You are on page 1of 5

doi: 10.4322/tmm.

00504007

ESPIRAIS CONCENTRADORAS NO TRATAMENTO DE MINRIOS DE FERRO: UMA BREVE REVISO


Diego de Souza Arenare 1 Otvia Martins Silva Rodrigues 2 Armando Corra de Araujo 3 Paulo Roberto de Magalhes Viana 4

Resumo A aplicao de espirais concentradoras no processamento de minrios de ferro data da dcada de 1960 na concentrao de hematita especular no Canad. Desde ento, sua aceitao tem sido ampla entre as empresas produtoras de minrio de ferro. As espirais, apesar de ter um funcionamento muito simples, possui um dos mais complexos mecanismos de separao entre os mtodos gravticos. Os principais mecanismos de separao descritos na literatura so apresentados neste artigo, assim como as principais variveis de projeto, as quais tambm so importantes no que diz respeito a uma melhor eficincia para o processamento de diferentes tipos de minrios, ou diferentes etapas de processo. Por fim, os principais problemas operacionais em circuitos de espirais so apresentados, com algumas sugestes de melhorias. Palavras-chave: Espiral concentradora; Minrio de ferro.

REVISITING SPIRAL CONCENTRATION AS APPLIED TO IRON ORE BENEFICIATION


Abstract The application of spiral concentrators in the processing of iron ores started in the 1960s for the concentration of a specular hematite ore in Canada. Since then, its acceptance has been ample among most iron ore producing companies. Spirals, although presenting very simple operating principles, have one of the most complexes separation mechanisms among all the gravity beneficiation methods. The main separation mechanisms described in literature are presented in this paper, as well as the design variables, that are of fundamental importance with respect to the achievement of a better efficiency for the processing of different types of ores or different stages in the process. The main operational problems occurring in spiral circuits are presented and some suggestions for improvements are made. Key words: Spiral concentrator; Iron ore. 1 INTRODUO A espiral concentradora foi desenvolvida pelo engenheiro I.B. Humphreys no incio da dcada de 1940, com o objetivo de recuperar ouro associado pirita. A primeira aplicao industrial foi na concentrao de cromita, no estado norte-americano do Oregon, em 1943. Em 1960, pela primeira vez foi empregada na concentrao de hematita especular em Quebec, no Canad, sendo o nmero de espirais prximo a 2.000 unidades. Somente aps a queda da patente, a espiral ganhou maior espao. Mudanas de vrios aspectos foram acrescentadas ao projeto original, aumentando a eficincia e a aplicabilidade do equipamento. A aplicao em beneficiamento de minrio de ferro comum, principalmente devido aos baixos custos operacionais e em investimentos. Entretanto, o processamento de fraes finas (<0,038 mm) no possvel, tornando outros mtodos de concentrao mais adequados, como a flotao e a concentrao magntica. Este trabalho apresenta os princpios da concentrao na espiral, com enfoque para aplicaes em minrios de ferro. So discutidos os mecanismos operacionais e de separao, variveis de projeto e operao de usina.

Engenheiro. Arcelor Mittal. Fazenda do Crrego Fundo, BR381, Km 522, s/n. Itatiaiucu, MG, Brasil. E-mail: diego.arenare@arcelormittal.com.br Mestre, Curso de Ps Graduao em Engenharia Metalrgica e de Minas UFMG. Rua Esprito Santo, 35, 7 andar, Centro, Cep 31160-030, BeloHorizonte, MG, Brasil. E-mail: otaviamartins@yahoo.com.br. 3 Engenheiro. Research and Development. Mining and Mineral Processing Research Center, Arcelor Mittal. BP 30320, F-57283 Maizires-ls-Metz Cedex France. E-mail: armando.correa@arcelormittal.com. 4 Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Minas UFMG. Rua Esprito Santo, 35, 7 andar, Centro, Cep 31160-030, Belo Horizonte, MG. E-mail: pviana@demin.ufmg.br.
1 2

224

Tecnol. Metal. Mater., So Paulo, v. 5, n. 4, p. 224-228, abr.-jun. 2009

2 PRINCPIOS DE SEPARAO E VARIVEIS DE ESPIRAIS CONCENTRADORAS A espiral concentradora consiste de uma disposio helicoidal de calhas ao redor de uma coluna central, como mostra a Figura 1(a). As principais variveis geomtricas so: o passo, a altura, a inclinao e a inclinao radial da calha. De acordo com Holland-Batt,(3) um fluxo movimentando-se na calha de uma espiral composto basicamente por dois fluxos: um fluxo primrio, no sentido descendente e devido ao da fora gravitacional, e um fluxo secundrio, no sentido transversal calha e devido ao da fora centrfuga. Estes dois vetores produzem uma distribuio das partculas como apresentado na Figura 1b. Podem ser observadas duas zonas principais, separadas por uma zona intermediria.

Coluna Central a

Durante a descida da polpa, as partculas densas posicionam-se na zona de concentrado. A separao acontece na zona de transio, onde o fluxo secundrio carrega as partculas de menor massa especfica para a zona de recuperao, e as partculas densas sedimentam e se dirigem para a zona de concentrado. Como todo mtodo de concentrao gravtica, a separao pode ocorrer por massa especfica e tamanho. As partculas finas tendem a ser direcionadas para a zona leve, enquanto as partculas grossas tendem zona de concentrado. Entretanto, partculas muito grossas tendem a ir para zona leve devido gerao de um torque que faz com que elas colem atravs da calha. Partculas prximas regio interior se movem em leito e partculas na regio externa se movem em suspenso. Leitos largos podem ocorrer na zona intermediria criando distrbios no mecanismo de separao. Isso comum em minrios compostos por minerais de alta massa especfica.(4) 3 SEPARAO HIDRODINMICA A sujeio das partculas a diferentes formas de fluxo (laminar, intermedirio e turbulento) leva atuao de diferentes foras sobre elas, as quais determinam se seguem para a zona de concentrado ou zona leve. Uma anlise quantitativa e detalhada dessas foras difcil devido ao fato de muitas delas no serem mensurveis. Cinco foras principais podem ser citadas,(1) sendo que o vetor resultante dessas cinco foras determina a direo da partcula na calha da espiral (Figura 2): fora da gravidade (Fg): faz com que as partculas se direcionem zona de concentrado; fora centrfuga (Fc): provoca o movimento radial direcionando as partculas para zona leve;

Passo (M) Altura (H)

A Inclinao Raio externo (ro) Profundidade mxima (cy) Inclinao da calha Q Raio interno (ri)

Mineral leve Mineral denso

Coluna Central

Fluxo primrio

Fluxo secundrio

Superfcie do fluido FD FC Fg A r Fd

Superfcie da calha Fb Fa Fc

Fg

Zona de concentrado

Zona de transio

Zona de recuperao
(1)

Figura 1. a) Parmetros geomtricos de uma espiral concentradora. b)Principais zonas na calha da espiral.(2) Tecnol. Metal. Mater., So Paulo, v. 5, n. 4, p. 224-228, abr.-jun. 2009

Figura 2. Foras que atuam no movimento das partculas na calha da espiral. 225

Teor de Fe no concentrado (%)

fora de arraste (FD): a fora que o fluido realiza sobre a partcula no sentido do seu movimento devido ao atrito entre o fluido e a superfcie da partcula. Para partculas localizadas prximo superfcie livre da polpa, a fora de arraste atua no sentido da borda da calha, enquanto em partculas situadas na superfcie da calha atua no sentido da coluna central; foras de Bagnold (FB): atuam no sentido de soerguer as partculas quando estas se encontram prximas superfcie da espiral. Levam dilatao e ao afrouxamento do leito, proporcionando condies para que ocorra a segregao das partculas segundo o tamanho e a massa especfica; e fora de atrito (Fa): causada pela superfcie da calha que se ope ao movimento das partculas. 4 VARIVEIS OPERACIONAIS A taxa de alimentao a principal varivel operacional, determinando a velocidade do fluxo primrio e, conseqentemente, do fluxo secundrio. Baixas taxas de alimentao conduzem a uma rpida sedimentao das partculas, levando grande parte delas para a banda de densos. Taxas de alimentao elevadas levam a um aumento da velocidade dos fluxos primrio e secundrio, levando partculas de finos densos e mistos a serem mantidas em suspenso na zona perifrica, alm das partculas leves, diminuindo a recuperao, mas aumentando o teor no concentrado. A Figura 3 apresenta os resultados de concentrao de minrio de ferro para diferentes taxas de alimentao. A massa especfica da polpa desempenha um papel secundrio na separao, sendo associada com a vazo. A Figura 4 apresenta resultados, onde so comparadas massa especfica da polpa e taxa de alimentao. A recuperao de ferro mostra-se melhor para polpas densas, onde a recuperao decrescente com o aumento da vazo. O efeito oposto observado no teor de ferro no concentrado. Comparando com polpas menos densas, polpas de alta massa especfica tendem a produzir um concentrado de alto teor.

90 Recuperao de Fe (%) 88 86 84 82 30 62 61 60 59 58 57 56 55 54 30 40 10% de slidos 15% de slidos 20% de slidos 25% de slidos 30% de slidos 40 50 60 70 80 90 Vazo de alimentao (L/min)

100

10% de slidos 15% de slidos 20% de slidos 25% de slidos 30% de slidos 50 60 70 80 90 Vazo de alimentao (L/min) 100

Figura 4. a) Efeito da massa especfica da polpa na recuperao; e b) no teor do concentrado.(7)

100

65 Teor de Fe no concentrado (%)

90

60

80

55

70

0,5

1,0 Vazo de polpa (l/s)

1,5

2,0

50

Figura 3. Recuperao versus teor de ferro no concentrado para diferentes fluxos de alimentao.(5) 226

O tamanho das partculas muito importante no mecanismo de separao da espiral concentradora. Os novos equipamentos so capazes de processar minrios na faixa entre 2mm e 0,074 mm. Entretanto, uma faixa muito ampla em tamanho pode maximizar o efeito da separao por tamanho, levando queda na recuperao, mas sem alteraes considerveis no teor obtido no concentrado.(6) O efeito do teor de ferro na alimentao estudado por Dallire, Laplante e Elbrond.(7) Como mostrado na Figura 5a, tanto para polpas com 20% e 32% de slidos, o teor no concentrado aumenta para alimentaes mais ricas em ferro. Nas curvas de recuperao, apresentadas na Figura 5b, a polpa a 20% de slidos apresenta resultados crescentes com o teor de ferro na alimentao. A polpa a 32% de slidos apresenta uma recuperao mxima para alimentaes com cerca de 40% de ferro, com uma queda para alimentaes com alto teor. Isso pode ser atribudo sobrecarga da banda contendo densos, levando estes a serem perdidos no produto leve. A posio dos desviadores (ou separadores) uma simples maneira de escolher e especificar a relao teor e recuperao. Quando os desviadores so posicionados perto da coluna central o concentrado produzido tem alto teor e baixa recuperao.

Recuperao de Fe (%)

Tecnol. Metal. Mater., So Paulo, v. 5, n. 4, p. 224-228, abr.-jun. 2009

Teor de Fe no concentrado (%)

65 20% de slidos 32% de slidos 60 a

55

alguma ineficincia no mecanismo de separao. Neste caso, requer-se gua de lavagem com o objetivo de substituir a gua que segue para a zona de concentrado. A quantidade de gua perdida considervel por causa da massa de densos coletada, e se no for reposta haver perda de eficincia na separao.(9) 6 APLICAES E PROBLEMAS DE PROJETO
NOS CIRCUITOS DE ESPIRAIS

50 25

30

35 40 45 50 Teor de Fe na alimentao (%)

55

Teor de Fe no concentrado (%)

65 b 60

55

20% de slidos 32% de slidos 30 35 40 45 50 Teor de Fe na alimentao (%) 55

50 25

Figura 5. a) Efeito do teor de alimentao no teor de concentrado; e b) recuperao de ferro para diferentes massas especficas de polpa.(7)

5 VARIVEIS DE PROJETO Seis variveis principais podem ser listadas com relao ao projeto das espirais: dimetro da hlice, passo, nmero de voltas, gua de lavagem, posio dos desviadores na calha e sistema de distribuio de alimentao. O dimetro da hlice tem influncia direta na capacidade de alimentao e na faixa granulomtrica. Dimetros maiores permitem uma melhor separao de materiais com faixas de distribuio granulomtrica mais ampla. De maneira geral, o beneficiamento de minrio de ferro feito em espirais com tamanhos de dimetro intermedirios. O passo determina a velocidade do fluxo primrio. Passos maiores possibilitam maiores capacidades porque a velocidade do fluxo maior. Segundo Wills,(8) o passo influencia na massa especfica de separao da espiral, mas no na recuperao e no teor. Massas especficas de separao menores requerem espirais com pequenos passos, enquanto a separao de minerais densos requer espirais com maiores passos. Um exemplo o sistema hematita e quartzo. O tipo de operao determinado principalmente pelo nmero de voltas. Etapas cleaner so realizadas em menor nmero de voltas, pois as partculas densas so as primeiras a se sedimentar. Para etapas rougher, requerido um nmero maior de voltas, para que as partculas se coloquem na posio de equilbrio. Entretanto, haver uma recuperao maior de leves.(8) Quando so utilizadas espirais nas plantas de minrio de ferro, os desviadores so usualmente localizados ao longo da calha. Isso normalmente ocorre porque a alta quantidade de minerais densos pode provocar uma sobrecarga na zona interna, o que provocaria
Tecnol. Metal. Mater., So Paulo, v. 5, n. 4, p. 224-228, abr.-jun. 2009

Embora a espiral no seja um equipamento considerado complicado, uma vez que no possui partes mveis, depois da seleo das variveis de operao deve-se ter um controle cuidadoso para obter os resultados esperados. O controle das caractersticas da alimentao muito importante para manter a constncia da operao, ndices de recuperao e teor do concentrado. As principais variveis de alimentao que devem ser constantemente controladas so: taxa de alimentao, distribuio granulomtrica, teor de ferro e massa especfica da polpa. A distribuio granulomtrica deve ser estreita. Em algumas plantas, em que a moagem no aplicada e todo o material alimentado nas espirais, a perda de partculas grossas no rejeito de partculas leves pode ser considervel. Partculas maiores que 1,2 mm devem ser separadas aps a cominuio por peneiramento, classificao em hidrociclones ou outros equipamentos de concentrao densitria. As lamas contidas tambm podem ter um efeito negativo no mecanismo de separao, uma vez que elas afetam a viscosidade da polpa. Estas so arrastadas para a zona de partculas leves e causam reduo da recuperao subsequente de ferro.(10) Este problema pode ser parcialmente controlado por operaes de atrio e deslamagem mais eficientes e um melhor controle da qualidade da gua de processo. Quando as plantas so constitudas por mltiplos bancos de espirais so necessrios distribuidores primrios. A correta operao para um distribuidor considera a mesma distribuio em relao ao nmero de sadas em termos de vazo de polpa, porcentagem de slidos, tonelagem, teor e distribuio de tamanho. Um tubo suficientemente longo deve permitir a estabilidade do fluxo e um perfil simtrico que mantm a homogeneidade da polpa pela seo, evitando segregao da polpa. As linhas de alimentao de cada banco devem ser do mesmo comprimento, quando possvel, e mesmas angulaes.(11)
227

O controle operacional deve ser eficiente para identificar alguma mudana nas caractersticas da polpa. Dispositivos de amostragem instalados em equipamentos podem ajudar a encontrar mudanas. Entretanto, o controle visual por operadores pode dar bons resultados operacionais. Variaes nos teores de ferro do ROM podem ser visualizadas se a largura do leito denso mudar. Variaes nos teores de slica tambm mudaro a cor no leito denso, se a separao no eficiente. Variaes na alimentao ou massa especfica da polpa podem afetar a largura do leito denso. Uma melhor massa especfica de polpa, associada com um teor de ferro mais alto, pode causar uma sobrecarga no leito denso, criando uma nova zona de corte (em posio diferente da diviso original). Baixas taxas de alimentao levaro menos material pela fora centrfuga o que tambm pode ser visualizado. 7 OBSERVAES FINAIS A aplicao de espirais na concentrao de minrio de ferro est em expanso no Brasil e em outros pases. As espirais tm apresentado um sucesso especial no processamento da frao fina do sinter feed (1+0,15mm) para produo do sinter feed ou

apenas remover ferro desta frao na produo do pellet feed, economizando assim energia na etapa de moagem. A operao deve ser cuidadosa para evitar alimentao de material grosseiro, o que normalmente resulta em entupimento dos desviadores e perda de material grosseiro no rejeito. A mxima que espirais no requerem muita ateno e necessitam de pouca manuteno no expressa a verdade sobre esse maravilhoso equipamento. As espirais requerem ateno e tambm merecem intervenes de manutenes programadas. Existem algumas plantas de espirais que no produzem os resultados desejados de acordo com o projeto, na maioria dos casos o problema decorre de m operao. Agradecimentos Os autores expressam seus sinceros agradecimentos Alcoa pelo suporte. Agradecemos tambm ao Professor Luiz Marcelo Tavares por seus comentrios.

REFERNCIAS 1 ABELA, R. The effect of slimes content on the rougher spiral circuit in a heavy mineral sands operation. In: HEAVY MINERALS 2003, Johannesburg, South African. Proceedings... Johannesburg: Institute of Mining and Metallurgy, 2003. p.1-7. 2 ABELA, R. Solutions to common design and operating problems in spiral circuits. In: HEAVY MINERALS 2003, Johannesburg, South African. Proceedings... Johannesburg: Institute of Mining and Metallurgy, 2003. p. 9-12. 3 ARENARE, D.S. Estudos de concentrao de bauxitas por mtodos de concentrao gravtica. 2009. 148 p. Dissertao (Mestrado em Engenharia Metalrgica e de Minas) Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. 4 ATASOY, Y.; SPOTTISWOOD, D.J. A study of particle separation in a spiral concentrator. Minerals Engineering, v.8, n. 10, p. 1197-208, June 1995. 5 BURT, R.O. Gravity concentration technology. Amsterdam: Elsevier, 1994. 6 DALLIRE, R.; LAPLANTE, A.R.; ELBROND, L. Humphreys Spiral Tolerance to feed variations. Bulletin of Canadian Institute of Mining and Metallurgy, v. 71, n. 797, p. 123-34, Sept. 1978. 7 DOMENICO, J. The mighty spiral. Outokumpu Technology Physical Separation Newsletter, n. 1, p. 1-6, Sept. 2005. 8 HOLLAND-BATT, A.B. Some design considerations for spiral separators. Minerals Engineering, v. 8, n. 11, p. 13811395, Nov. 1995. 9 KAPUR, P .C.; MELOY, T.P . Spirals observed. International Journal of Mineral Processing, v. 53, n. 1-2, p.15-28, Feb. 1998. 10 RICHARDS, R.G.; MACHUNTER, D.M.; GATES, P .J.; PALMER, M.K. Gravity separation of ultra-fine (0.1 mm) minerals using spiral separators. Minerals Engineering, v. 13, n. 1, p. 65-77, Jan. 2000. 11 WILLS, B.A. Gravimetry concentration In: WILLS, B.A. Mineral processing technology. 5. ed. Oxford: Pergamon, 1992. p. 407-47. Recebido em: 02/04/2009 Aceito em: 17/06/2009 Proveniente de: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON IRON ORE, 2., 2008, So Lus City, MA. So Paulo: ABM, 2008.

228

Tecnol. Metal. Mater., So Paulo, v. 5, n. 4, p. 224-228, abr.-jun. 2009

You might also like