You are on page 1of 8

Tpicos em Geotecnia e Obras de Terra

Prof. M. Marangon

Unidade 07 - UTILIZAO DE COMPUTAO NA GEOTECNIA Uso do programa GEOSLOPE/W


(Student Version)

A computao vem sendo, a partir da dcada de 80, cada vez mais utilizada para a soluo dos diversos problemas de Engenharia Civil, qualquer que seja a nossa rea de atribuio profissional, entre as cinco definida na Resoluo 1010/2002 do CONFEA, quais sejam: Construo Civil, Geotecnia, Hidrotcnica, Sistemas Estruturais e Transportes. O objetivo desta ltima unidade do nosso curso de Tpicos em Geotecnia e Obras de Terra apresentar um exemplo de utilizao dos recursos computacionais na soluo de problemas de Engenharia Geotcnica, como por exemplo, na anlise de estabilidade de taludes de barragens ou em outra aplicao 7. 1 O conjunto de Softwares da GeoStudio Optou-se por utilizar o software SLOPE/W (Taludes para Windows) do pacote de softwares da GeoStudioTM 2004 (figura 01), difundido mundialmente e muito usado pelos profissionais de Geotecnia. Trata-se de software com marca registrada e com os direitos de propriedade reservados. Nossa utilizao no curso se restringir a manipulao da verso Student (verso free), de cpia instalada em sala de aula. Ressalta-se que a utilizao deste software tem como objetivo apenas servir de exemplo aos estudantes de Engenharia de como um determinado problema pode ser analisando em um microcomputador. No h interesse aqui de que o mesmo domine perfeitamente o uso do software e explore todas as suas potencialidades.

Figura 01 Conjunto de software da GeoStudioTM2004 e sua interaes

Tpicos em Geotecnia e Obras de Terra 7. 2 Etapas para a Anlise de Estabilidade 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. Definio do problema Definir rea de trabalho, Definir escala e Definir grid Salvar o arquivo Desenho dos contornos do problema (camadas de solo) Definir as propriedades dos solos e vincular as camadas Especificar os mtodos de anlise Especificar as opes de anlise Desenhar a linha piezomtrica Desenhar o raio e a grelha da superfcie de ruptura Desenhar os eixos Visualizao do texto das camadas de solo e do problema Verificao quanto a erros Salvar, resolver e visualizao dos resultados

Prof. M. Marangon

7. 3 Exemplo de Problema de Estabilidade

1. Definindo o problema Definindo a rea de trabalho, isto , o tamanho do espao disponvel do papel e o tamanho do desenho do problema a ser analisado. Os parmetros a serem definidos, para o exemplo acima, esto apresentados na tabela abaixo (a ser utilizado o formato A4 297x215mm). Menu Set Parmetro Page Valores Width: 260 Height: 200 mm Meters Horz: 200 Vert: 200 X:1 e Y:1 Marcar: Snap to Grid e Display Grid

Working Area Units Engineering Units Scale Grid Spacing A escolha (*.slz)

Set

Scale

Set File

Grid Save

Tpicos em Geotecnia e Obras de Terra 2. Desenhando os contornos do problema (camadas de solo)

Prof. M. Marangon

2.1) Na barra de ferramentas View (Toolbar) clicar em Zoom Page. Esta funo permite que toda a rea definida seja vista. A partir das coordenadas do traado:
(0 ; 14) (10 ; 14)

Linha Piezomtrica
(0 ; 11) (15 ; 8) (30; 3) (40; 3)

(20 ; 9) (0 ; 9) (30 ; 4) (40 ; 4)

(0 ; 0)

(40 ; 0)

2.2) No menu Sketch clicar em Lines. Neste ponto estaremos fazendo um esboo do problema, ou seja, estaremos desenhando a estrutura proposta inicialmente. a. Utilizando o mouse, mover o cursor para as coordenadas (0,14) e clicar com o boto esquerdo do mouse, definindo o primeiro ponto. Mover o cursor para as coordenadas (10,14) e clicar novamente no boto esquerdo do mouse, definindo uma linha que ligar as coordenadas (0,14) (10,14). Segue-se assim por diante para as seguintes coordenadas: (10,14) (30,4); (30,4) (40,4); (40,4) (40,0); (40,0) (0,0); (0,0) (0,14). Clicar no boto direito do mouse para finalizar o contorno externo do croqui. b. Escolher Lines no menu Sketch novamente e marcar as seguintes coordenadas: (0,9) (20,9) definindo o limite entre as camadas de solo superior e inferior. Clicar com o boto direito do mouse para finalizar. c. Em Zoom Toolbar, clicar em Zoom Objects. 3. Definindo as propriedades dos solos e vinculando as camadas As propriedades do solo deste problema, ou seja os parmetros de resistncia ao cisalhamento e peso especfico, esto definidos na figura. 3.1) 1 Escolha Material Properties em KeyIn menu. Seguiremos a seguinte ordem: Morh-Coulomb Camada de solo superior Amarelo (cor escolhida)

Isto , a primeira coluna identifica a camada (por uma questo de ordem), a segunda coluna o mtodo de anlise a ser utilizado, a terceira coluna o nome da camada e a quarta coluna, a cor que identificar a camada no croqui. Em Basic Parameters definiremos Unit Weight (15), Phi (20) e Cohesion (5), parmetros que esto apresentados na figura no incio do documento. Para finalizar a definio da primeira camada, clicar em Copy.

Tpicos em Geotecnia e Obras de Terra 3.2) 2

Prof. M. Marangon

Para identificar a segunda camada, seguir os procedimentos anteriores novamente e para finalizar, clicar em Copy. Morh-Coulomb Camada de solo inferior Verde (cor escolhida)

Em Basic Parameters definiremos Unit Weight (18), Phi (25) e Cohesion (10). Se a verso permitir: Para identificar a terceira camada, na janela do mtodo de anlise escolheremos Bedrock, clicar em Copy e para finalizar OK. 3 Bedrock Base de rocha Laranja (cor escolhida)

Inserindo as propriedades do solo no croqui O contorno fechado correspondente a cada camada dever ser informado e vinculado a cada conjunto de propriedades de cada material. Em Draw do menu escolha Regions. Em sentido horrio clicar sobre os pontos (0 ; 14), (10 ; 14), (20 ; 9), (0 ; 9) e (0 ; 14). Na janela que aparecer region properties escolher Material Type 1 , feche a janela em CLOSE, o comando regions continua ativado. Clicar sobre os pontos (0 ; 9), (20 ; 9), (30 ; 4), (40 ; 4), (40 ; 0), (0 ; 0) e (0 ; 9). Na janela que aparecer region properties escolher Material Type 2, feche a janela em CLOSE. Finalize o comando com a tecla ESC. 4. Especificando o mtodo de anlise 4.1) 4.2) Em KeyIn do menu escolha Analysis Setting na orelha Projct ID identifique o projeto. Na orelha Method selecione a opo only Bishop, Ordinary and Janbu. Para especificar mais alguns parmetros do mtodo de anlise, novamente clicar em Analysis Setting em KeyIn menu. Na caixa de dilogo, na orelha: PWP selecione a opo Piezometric lines with Ru/B-bar, na orelha: Control no item Slip Surface Option selecionar Grid and Radius, no item Advanced Min. Slip Surface Thickness igual a 0.1 (zero), e no item Tension Crack Option selecionar None e para finalizar Direction of Movement selecionar Left to Right.

5. Desenhando a linha piezomtrica As condies de poropresso nos solos 1 e 2 sero definidas por uma linha piezomtrica. 5.1) Escolha Pore Water Pressure em Draw menu. Na caixa de dilogo, selecionar 1 em Piez. Line # e em seguida, selecionar solo 1 (upper soil layer) e solo 2 (lower soil layer). Clicar em Draw. Clicar o cursor na coordenada (0,11), criando assim o Ponto 9. Em seguida, para a coordenada (15,8) Ponto 10, (30,3) Ponto 11 e (40,3) Ponto 12. Para finalizar, clicar com o boto direito do mouse e clicar Done.

5.2)

Tpicos em Geotecnia e Obras de Terra 6. Desenhando o raio e a grelha da superfcie de ruptura Radius 6.1) Escolha Slip Surface em Draw menu e em seguida, Radius. 6.2) 6.3)

Prof. M. Marangon

Clicar o cursor na coordenada (15,4), criando assim o Ponto 13. Em seguida para a posio no sentido anti-horrio (15,2) Ponto 14, (29,2) Ponto 15, (29,4) Ponto 16. Aparecer uma caixa de dilogo e designaremos 2 para # of Radius Increments. Para finalizar, clicar OK.

Grelha 6.4) Escolha Slip Surface em Draw menu e em seguida, Grid. 6.5) Clicar o cursor na coordenada (23,25), criando assim o Ponto 17. Em seguida seguindo o sentido anti-horrio, para a posio (22,19), criando o Ponto 18. Quando voc move o cursor, um paralelogramo desenhado do Ponto 17 ao Ponto 18. Mover o cursor para a coordenada (26,19). Um paralelogramo desenhado do Ponto 17 ao Ponto 18 e ao Ponto 19. Em seguida aparecer uma caixa de dilogo onde colocaremos no incremento X o valor 2 e no incremento Y o valor 3. Clicar OK.

6.6)

7. Desenhando os eixos Escolha Axes em Sketch menu. Na caixa de dilogo em Display, marcar Left Axes, Bottom Axis e Axis Numbers. Em Axis Titles, escrever em Bottom X Distance (m) e Left Y Elevation (m). Para finalizar, clicar OK. Mova o mouse para a coordenada (0,0) e arraste at a posio (40,25) e solte o boto esquerdo do mouse. Aparecero as especificaes acima. 8. Visualizando o texto das propriedades do solo (camadas) e do problema Propriedades dos solos Escolha Soil Properties em View menu. Aparecer uma caixa de dilogo em branco. Clicar o cursor para qualquer ponto dentro do Solo 1. As propriedades do solo aparecero na caixa de dilogo. Para ver as propriedades de todos os materiais definidos, clicar em All Soils. Adicionar legendas das definies dos solos Escolha Text em Sketch menu. Aparecer uma caixa de dilogo em branco e definiremos a Orientation horizontal.

Tpicos em Geotecnia e Obras de Terra

Prof. M. Marangon

Selecionar a opo Insert Field e selecionar o material 1 Selecionar somente Description e Material. Clicar o cursor para qualquer ponto dentro do Solo 1. Aparecero todas as caractersticas definidas para o Solo 1. Para colocar legendas no Solo 2, seguir o mesmo procedimento acima. Para finalizar, clicar em Done. 9. Verificao quanto a erros A definio do problema dever ser verificada pelo SLOPE/W para assegurar que os dados foram definidos corretamente. Escolha Verify em Tools menu e selecione o boto Verify. Para finalizar, clicar em Done. 10. Salvar, resolver e visualizar os resultados Salvar o arquivo dos dados do problema Resolver o problema No menu Tools escolha a opo SOLVE ou escolha nos cones apresentados pelo SLOPE/W aquele que representa Solve (uma calculadora). Na caixa de dilogo que aparecer, clicar no boto Start. Terminado o clculo, ir no menu File e clicar Exit. Visualizando os resultados No menu Window escolha a opo CONTOUR ou escolha nos cones apresentados pelo SLOPE/W aquele que representa Contour (vrias curvas de nvel). Aparecer uma outra janela com todas as superfcies de ruptura. Para visualizar cada fator de segurana de cada fatia da superfcie de ruptura escolha Slip Surface em Draw menu. * Para visualizar fatores de segurana por outro mtodo de estabilidade Escolha Method em View menu e escolha na caixa de dilogo o mtodo que voc quer calcular os fatores de segurana. Clicar em OK. Poderemos perceber que os valores dos fatores de segurana mudaro. Para visualizar os resultados, seguir o procedimento do item anterior. ** Para visualizar as foras atuantes em cada fatia da superfcie de ruptura Escolha Reinforcement Information em View menu. Pode-se determinar quaisquer foras atuantes, bastando clicar sobre a fatia de ruptura desejada. *** Para visualizar o grfico de resultados Escolha Graph em Draw menu. Isso para visualizar qualquer grandeza ao lado da varivel X.

Tpicos em Geotecnia e Obras de Terra Algumas telas geradas na edio do exemplo apresentado

Prof. M. Marangon

Tpicos em Geotecnia e Obras de Terra

Prof. M. Marangon

You might also like