You are on page 1of 17

Atos Administrativos

Roteiro: 1- Conceito 2- Requisitos ou Elementos 3- Atributos ou Caractersticas 4- Classificao 5- Espcies 6- Formas de Extino (Invalidao)

Atos da Administrao
Atos Administrativos Atos privados da Administrao Atos Polticos

Com Supremacia / Imperatividade

Regidos predominantemente pelo direito privado

Praticados no exerccio da funo poltica

ATO ADM - conceito


Manifestao de vontade do estado ou de quem lhe faa as vezes. Unilateral. Visa materializar a vontade do legislador infraconstitucional. Passvel de exame de legalidade pelo poder judicirio. Praticados sobre a gide do direito pblico. Alterar posies jurdicas, modificando, adquirindo, resguardando, transferindo, ou extinguindo obrigaes do prprio estado ou de particulares atingidos pela prtica do ato.

ATO ADM - conceito


Para alguns autores para ser ato, alm dos seis itens acima, tem que possuir um stimo elemento: imperatividade.

Atos da Administrao
Todo ato praticado pela administrao pblica ato da administrao. Todo ato administrativo um ato da administrao, mas o contrrio nem sempre.

Atos da Administrao modalidades


ato poltico atos privados da administrao pblica atos materiais contratos, convnios, consrcios administrativos fato administrativo atos normativos da administrao pblica.

ATO POLTICO
Agente poltico pode praticar ato poltico e ato administrativo, j o agente administrativo s pratica ato administrativo. Exemplo: Veto poltico quando o PR entende que a lei no atende a interesse pblico.(Art. 66, 1, da CF) Veto jurdico quando o PR entende que a lei inconstitucional. .(Art. 66, 1, da CF) CUIDADO: veto jurdico no ato administrativo, porque ele materializa vontade do constituinte, isso ATO POLTICO (ato que tem como fundamento direto a CF).

ATOS PRIVADOS DA ADMINISTRAO PBLICA


ATOS PRIVADOS DA ADMINISTRAO PBLICA: contratos de locao, compra e venda, financiamento, doao. No podemos confundir atos administrativos com os atos privados da Adm. Pblica. Segundo Jess Torres, os atos privados sofrem as temperanas do direito pblico, a partir da interpretao principiolgica do direito administrativo. Ex: contrato de locao regido pela Lei 8245/91, figurando a Adm. Pblica como locatria, esta no pode sofrer o despejo liminarmente.

ATOS MATERIAIS
ATOS MATERIAIS: so atos de execuo, ex: limpeza urbana, pavimentao, patrulhamento. No confundir o ato (ordem) com sua execuo. RADAR DE TRNSITO: a fotografia da placa um ato de execuo, ato material.

CONTRATOS
CONTRATOS, CONVNIOS, CONSRCIOS ADMNISTRATIVOS: So manifestaes de vontade por parte da administrao pblica, ora bilateral, ora multilateral.

FATO ADMNISTRATIVO
FATO ADMNISTRATIVO: a materializao da vontade encontrada em um ato administrativo. A construo de um presdio fato administrativo que sinnimo de ato material, nesse caso, limpeza urbana. Fato um acontecimento que gera interesse para o direito administrativo, mas nem sempre fato administrativo vai ser sinnimo de ato material, como por exemplo, a morte de um servidor, passagem do tempo.

Fatos Administrativos e Fatos Jurdicos


Fatos Administrativos Fatos Jurdicos

Exemplos de Fatos Administrativos


- Prescrio administrativa; - Construo de obra pblica; - Invalidez de um servidor, como causa de sua aposentadoria; -Morte de um servidor, como causa da concesso inicial da penso ao(s) beneficirio(s);

Silncio Administrativo
Para Celso Antnio Bandeira de Mello, corresponde a omisso da Administrao, que deixa de agir, seja porque foi provocada, seja porque um rgo tem de pronunciar-se para fins de controle. O direito privado disciplina a aplicao normativa sobre o silncio. Conforme dispositivo legal (art. 111 CC), o silncio importa consentimento tcito, salvo se a Lei tornar indispensvel a manifestao expressa. Este entendimento, como se v, no se aplica ao Direito Pblico, devendo haver distino quando a Lei apontar a consequncia da omisso administrativa, daquela em que a Lei no se refere a tais consequncias. Fato(s) O silncio no ato jurdico Na Administrao, fato administrativo.

ATOS NORMATIVOS DA ADMINISTRAO PBLICA.


Possuem a finalidade de integrar a lei, de complementar seu contedo.

QUESTO CESPE
Atos ajurdicos, conforme denomina Digenes Gasparini, ou fatos administrativos so aqueles atos materiais da Administrao Pblica que no correspondem a uma manifestao de vontade diante de uma situao, mas so meros trabalhos dos agentes pblicos, tais como a aula ministrada por um professor, um ofcio redigido por uma secretria ou a conduo de uma viatura pblica. Embora esses atos no sejam preordenados produo de efeitos jurdicos especficos, isso no significa que no possam gerar direitos.

ELEMENTOS
O ato administrativo uma espcie de ato jurdico. Ato jurdico elementos: agente capaz, forma e objeto. Art. 104 do CC : validade do negcio jurdico requer: I - agente capaz; II - objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel; III - forma prescrita ou no defesa em lei.

ELEMENTOS
A capacidade do direito civil transforma-se no direito administrativo em competncia. Competncia, forma e objeto. INDISPONIBILIDADE DO INTERESSE PBLICO: Motivo ( o porqu) e finalidade (para que) para pratica do ato obrigatria no ato administrativo.

REQUISITOS / ELEMENTOS DO ATO ADMINISTRATIVO: Os requisitos do ato administrativo so seus elementos constitutivos, necessrios a sua validade. So enumerado na Lei de Ao Popular. So eles: COMPETNCIA FINALIDADE FORMA MOTIVO OBJETO
Fato(s)

II- Requisitos, Elementos ou Pressupostos de Validade Competncia: se refere ao conjunto de atribuies do agente pblico, que estaro definidas nos seus cargos, empregos, funes. Sempre - Pode ser delegada e avocada. Vinculados (previsto Finalidade: fim mediato do ato. Atender ao interesse em lei) pblico! Forma: significa exteriorizao do ato, formalizao significa o modo especfico dessa exteriorizao, em regra, ser escrita. Excees: atos por gestos, sinais, placas, sons...

Motivo: Por qu? a sua causa. Podem ser vinculados ou discricionrios Objeto: Para que serve? - So os efeitos jurdicos produzidos ARDEMT + Criao/Comprovao de uma nova situao jurdica.

ELEMENTOS
CABM: Elementos: realidade intrnseca do ato: forma e objeto (contedo)..os demais seriam pressupostos. Pressupostos: distingue-se em: Pressupostos de existncia e Pressupostos de validade.

Motivo: so as razes ou pressuposto de fato e de direito que serve de fundamento para a pratica do ato. Vs. Motivao: a explicitao dos motivos. A motivao obrigatria para todos os atos? Regra: SIM Exceo: Exonerao, ad nutum de servidor ocupante de cargo em comisso.

ELEMENTOS
Pressupostos de existncia: Objeto - ...Sem objeto materialmente e juridicamente possvel no pode surgir ato jurdico algum..exonerao de servidor falecido.. Pertinncia do ato ao exerccio da funo administrativa....o ato deve ser imputvel ao Estado..agente de fato?, usurpador de funo pblica?...

ELEMENTOS
Pressupostos de validade: so os condicionantes de sua lisura jurdica. A) sujeito B) motivo C) finalidade D) causa ( NC entre motivo e objeto) E) formalizao

Competncia
Caractersticas:
irrenuncivel; inderrogvel; Imprescritvel

Delegao de Competncias
A delegao parcial e temporria; O ato de delegao bem como sua revogao deve ser publicado na imprensa oficial O Ato praticado com objeto de delegao considerado editado pela autoridade delegada; Na delegao, a subordinao incondicionada; A delegao revogvel a qualquer momento.

Delegao de competncias
So indelegveis:
A edio de atos normativos; A deciso de recursos administrativos; Os atos de competncia exclusiva.

AVOCAO DE COMPETNCIAS
AVOCAO:
CARTER EXCEPCIONAL; PARCIALMENTE; REVOGVEL A QUALQUER TEMPO; SUBORDINAO CONDICIONADA.

COMPETNCIA
Art. 11. A competncia irrenuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prpria, salvo os casos de delegao e avocao legalmente admitidos. Art. 12. Um rgo administrativo e seu titular podero, se no houver impedimento legal, delegar parte da sua competncia a outros rgos ou titulares, ainda que estes no lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razo de circunstncias de ndole tcnica, social, econmica, jurdica ou territorial. Pargrafo nico. O disposto no caput deste artigo aplica-se delegao de competncia dos rgos colegiados aos respectivos presidentes.

COMPETNCIA
Art. 13. No podem ser objeto de delegao: I - a edio de atos de carter normativo; II - a deciso de recursos administrativos; III - as matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade.

COMPETNCIA
Art. 14. O ato de delegao e sua revogao devero ser publicados no meio oficial. 1o O ato de delegao especificar as matrias e poderes transferidos, os limites da atuao do delegado, a durao e os objetivos da delegao e o recurso cabvel, podendo conter ressalva de exerccio da atribuio delegada. 2o O ato de delegao revogvel a qualquer tempo pela autoridade delegante. 3o As decises adotadas por delegao devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-o editadas pelo delegado.

COMPETNCIA
Art. 15. Ser permitida, em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior.

COMPETNCIA
Usurpao de competncia usurpao no mero abuso, crime contra a Adm. Pblica art. 328, CP. Usurpao pressupe invaso na atribuio de outrem, podendo, inclusive, ser considerado vcio de iniciativa no processo legislativo (inconstitucionalidade formal).

COMPETNCIA
No se confunde com a Teoria do Funcionrio de Fato. Teoria do Funcionrio de Fato havendo boa-f do agente pblico (o servidor ignora o vcio sobre seu ato de investidura), bem como no causando prejuzo ao destinatrio, a situao jurdica ter aparente legalidade. Ex: concurso da magistratura estadual que est impugnado no CNJ - pretende-se a invalidao da nomeao destes juzes caso o CNJ invalide o concurso e retire os juzes, que esto proferindo sentena, estas sentenas no sero invalidadas.

Abuso de poder
Abuso de poder: excesso de poder (quando o ato tiver no abuso competncia limite de atuao do rgo ou do agente; saio da minha ao e invado a ao de outro) ou desvio de poder ou desvio de finalidade (o poder que ele tem para satisfazer interesse pblico, mas ele desvia para satisfazer interesse pessoal).

Forma lei 9784/99


Art. 22. Os atos do processo administrativo no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir. 1o Os atos do processo devem ser produzidos por escrito, em vernculo, com a data e o local de sua realizao e a assinatura da autoridade responsvel. 2o Salvo imposio legal, o reconhecimento de firma somente ser exigido quando houver dvida de autenticidade. 3o A autenticao de documentos exigidos em cpia poder ser feita pelo rgo administrativo. 4o O processo dever ter suas pginas numeradas seqencialmente e rubricadas.

FORMA - CABM
Forma o meio de exteriorizao do ato. formalizao significa o modo especfico, modo prprio, desta exteriorizao. Motivao importante requisito de sua formalizao. Certos defeitos na formalizao apenas torna o ato irregular, no afetando sua validade

FORMA - CABM
Pode haver ato veiculado em descompasso com a previso normativa, por defeito de formalidade, e, a despeito disto, no ser invalidvel pelo vcio destarte reconhecido. JUSTIFICATIVA: em muitos casos a formalizao distinta da lei em nada afeta o direito dos administrados, tendo apenas a funo de padronizao/uniformizao

FORMA - CABM
Importa, pois, para caracterizar o defeito como mero vcio de irregularidade que a adoo de uma frmula para expedir o ato ao invs daquela que seria prpria tenha a mesma publicidade prevista para esta; que as vias recursais e os prazos pra insurgir-se sejam idnticos etc.

Finalidade
Finalidade o bem jurdico que se quer proteger o resultado previsto legalmente como o correspondente tipologia do ato administrativo, consistindo no alcance por ele comportados. Para cada finalidade que a administrao pretende alcanar existe uma ato de definido em lei (tipicidade)

Finalidade - exemplos
Dissoluo(objeto) de passeata tumultuosa (motivo) para proteo da ordem pblica(finalidade). Interdio (objeto) de fbrica poluidora (motivo) para proteo da insalubridade pblica(finalidade).

Desvio de poder (finalidade)


Ocorre desvio de poder, e, portanto desvio de finalidade, quando o agente se serve de um ato administrativo para satisfazer finalidade alheia a natureza do ato utilizado (CABM).

Desvio de poder (finalidade)


Trata-se na verdade de um mau uso da competncia que o agente possui para praticar atos administrativos, traduzido na busca de uma finalidade que simplesmente no pode ser buscada (interesse pessoal) ou, quando possa, no pode s-lo atravs do ato utilizado (interesse pblico diverso) (CABM).

Desvio de poder (finalidade) modalidades


1) Quando o agente busca uma finalidade alheia aos interesses pblicos. Isso sucede ao pretender usar de seus poderes para prejudicar um inimigo ou para beneficiar a si prprio ou amigo. Ex. remoo de um inimigo

Desvio de poder (finalidade) modalidades


2) Quando o agente busca uma finalidade ainda que de interesse pblico alheia categoria do ato que utilizou. Deveras, consoante advertiu o preclaro Seabra Fagundes: Nada importa que a diferente finalidade com que tenha agido seja moralmente lcita. Mesmo moralizada e justa, o ato ser invalido por divergir da orientao legal.

Desvio de poder (finalidade) modalidades


Exemplo ( 2 modalidade) : Remoo de um servidor que merecia punio a fim de castig-lo.

Motivo
Elemento motivo: motivo diferente de motivao, que diferente de mvel, que diferente de teoria dos motivos determinantes. Motivo so as razes de fato ou de direito que do ensejo a prtica do ato administrativo.

Motivao
Motivao a exteriozao das razes ( dos motivos),. Motivo a razo para pratica do ato. Quais os atos administrativos cuja motivao obrigatria? Em questo literal use o art. 50 da Lei 9.784/99. Art. 50, I da Lei 9.784/99 - O ato que restringe seu interesse ou direito tem que ter motivao obrigatria (exteriorizar as razes). Motivao aliundi aquela motivao cuja exteriorizao no est no ato, mas sim em outro documento, ato.

Motivao
A motivao obrigatria segundo a doutrina, segundo Celso Antonio de Mello, todos os atos so de motivao obrigatria, 1 argumento o princpio democrtico (art. 1, par. nico da CF). O 2 argumento o art. 93, X da CF OBS: h atos em que a motivao trazida pelo prprio legislador (ex.: aposentadoria compulsria ao servidor que completa 70 anos), ento no precisa o ato ter motivao, porque a prpria lei j diz.

Motivao
motivao for obrigatria + um ato vinculado = PODE SER SANADA. Ex: voc entra com um processo administrativo para tirar sua carteira de motorista, e a administrao pblica indefere mas no explicita o motivo, a voc ingressa com uma ao judicial e a administrao pblica diz o motivo (que voc tem 17 anos), a o vcio da ausncia de motivao est sanado. PORTANTO A AUSNCIA DE MOTIVAO S PODE SER SANADO QUANDO O ATO FOR VINCULADO

Motivao
A 2 corrente (JSCF), a administrao pblica s motiva quando a lei manda. O administrador regido pelo motivo da legalidade estrita, se o legislador manda motivar voc o faz. Inciso VIII do art. 50

TMD
TEORIA DOS MOTIVOS DETERMINANTES Ela surge como forma de controle dos atos administrativos, porque sempre que a administrao pblica pratica um ato, caso o administrador venha a motivar o ato, no momento da exteriorizao do ato, surge uma ligao entre as alegaes (motivao) e realidade dos fatos, o que prescreve a lei.

MVEL
MVEL sinnimo de inteno. a inteno do administrador no momento que ele praticou o ato. O mvel tem que ser analisado nos atos discricionrios. Ato administrativo praticado por agente pblico absolutamente incapaz vlido ou invlido? Depende do ato, se o ato for vinculado vlido, porque no foi ele que fez a valorao, se ele cumpriu aquilo que a lei disse pouco importa a sanidade mental. Se o ato for discricionrio no vlido, porque a inteno est prejudicada por ausncia de discernimento.

Planos de anlise do ato administrativo


Plano da perfeio, plano da validade e plano da eficcia. Ato perfeito o ato perfeito quando esgotadas as fases necessrias a sua produo. Portanto aquele que completou o ciclo necessrio a sua formao

Planos de anlise do ato administrativo


Plano de Validade adequao do ato s exigncias normativas. Plano da eficcia a situao atual de disponibilidade para produo de seus efeitos prprios, tpicos

Planos de anlise do ato administrativo


Diante das 3 possibilidades os atos administrativos podem ser classificados por 4 hipteses: - perfeito, vlido e eficaz. - perfeito, invlido e eficaz. - perfeito, vlido e ineficaz. - perfeito, invlido e ineficaz.

Efeitos do ato
Plano da eficcia a situao atual de disponibilidade para produo de seus efeitos prprios, tpicos Os efeitos dos atos administrativos se dividem em efeitos tpicos e atpicos. Os efeitos tpicos so aqueles que decorrem da execuo do objeto, o objeto sinnimo de contedo. Ex: decreto que determina a construo de 2 presdios em Bangu. O objeto a construo do presdio, a construo do presdio (contedo objeto) o efeito tpico (efeito esperado, que decorre da execuo do objeto).

Efeitos do ato
O efeito atpico se divide em efeito atpico reflexo e efeito atpico prodmico. O efeito atpico reflexo aquele efeito que no foi objetivado pelo ato, mas acabei atingindo por uma via reflexa, obliqua. Ex: desapropriao, quando desaproprio uma casa e ela est alugada, atinjo sem querer o contrato de locao.

Efeitos do ato
O efeito prodmico ou preliminar existem enquanto perdura a situao de pendncia do ato, isto , durante o perodo que intercorre desde a produo do ato at o desencadeamento de seus efeitos tpicos. EX: os atos sujeitos a controle por parte de outro rgo portanto, foi efeito atpico preliminar do ato controlado acarretar para o rgo controlador o dever-poder de emitir ato de controle.

Objeto
Objeto ou contedo (CABM) aquilo que o ato dispe, isto , o que decide, enuncia, certifica, opina ou modifica na ordem jurdica. , em suma, a prpria medida que produz a alterao na ordem jurdica. Em ultima, instncia, o prprio ato, em sua essncia.

10

Questes de Prova

Atos Administrativos

Questes de Prova

Atos Administrativos

(AFT 2010 ESAF) 1. Sabendo-se que o agente pblico, ao utilizar-se do poder que lhe foi conferido para atender o interesse pblico, por vezes o faz de forma abusiva; leia os casos concretos abaixo narrados e assinale: (1) para o abuso de poder na modalidade de excesso de poder; e (2) para o abuso de poder na modalidade de desvio de poder. Aps, assinale a opo que contenha a sequncia correta. ( ) Remoo de servidor pblico, ex officio, com o intuito de afastar o removido da sede do rgo, localidade onde tambm funciona a associao sindical da qual o referido servidor faz parte; ( ) Aplicao de penalidade de advertncia por comisso disciplinar constituda para apurar eventual prtica de infrao disciplinar; ( ) Deslocamento de servidor pblico, em servio, com o consequente pagamento de dirias e passagens, para a participao em suposta reunio que, na realidade, revestia festa de confraternizao entre os servidores da localidade de destino; ( ) Agente pblico que, durante a fiscalizao sanitria, interdita estabelecimento pelo fato de ter encontrado no local inspecionado um nico produto com prazo de validade expirado. a)2 / 1 / 2 / 1 b)1 / 1 / 2 / 2 c)1 / 2 / 1 / 2 d)2 / 2 / 1 / 2 e)2 / 1 / 1 / 2

(Defensor Pblico da Unio 2004 CESPE) 1. (Delegado D.F. 2004 NCE) Em relao aos elementos constitutivos do ato administrativo, correto afirmar que: a) a competncia o elemento do ato administrativo em que pode ser encontrado maior discricionariedade para a Administrao Pblica; b) o elemento motivo tambm chamado de motivao; c) os atos administrativos, como regra, podem ser praticados de uma forma livre, desde que a lei no exija determinada solenidade como sendo essencial; d) o elemento motivo corresponde s razes de fato e de direito que servem de fundamento para o ato administrativo; e) o vcio de competncia no admite qualquer tipo de sanatria. (Analista SUSEP 2010 ESAF) 2. No desvio de poder, ocorre o seguinte fenmeno: a) o agente, que tem competncia para a prtica do ato, o realiza, contudo, com finalidade diversa daquela prevista em lei. b) o agente pratica um ato para o qual no tem competncia. c) o agente pratica um ato com objeto ou motivo diverso do originalmente previsto em lei. d) o agente deixa de praticar um ato vinculado. e) o agente pratica um ato discricionrio com motivo diverso do previsto em lei.

Questo de concurso
Em 2007, a Administrao Pblica estendeu um certo benefcio a uma categoria de servidores pblicos estaduais, com base na legislao vigente. Posteriormente, revendo o procedimento, surgiu uma nova orientao (interpretao) no sentido de anulao do procedimento anterior e cassao do benefcio estendido. Em Mandado de Segurana coletivo, analise a liminar pleiteada.

RESPOSTA
RESPOSTA: Violao do devido processo legal e da faceta subjetiva da segurana jurdica (proteo confiana). Alm disso, a Administrao Pblica no est autorizada a anular atos administrativos anteriores quando houver mudana de interpretao da norma ou orientao administrativa ( vedada a reformatio in pejus retroativa em razo de nova interpretao art. 2, XIII da Lei 9784/99). A nova interpretao ser vlida apenas para o futuro. o que chamamos de Princpio do Fato Consumado do direito administrativo h manuteno do direito lquido e certo, podendo ser concedida a liminar inaudita altera partes.

Atributos / Caractersticas dos Atos Administrativos:

Exemplos de Atos Administrativos, apresentando seus Atributos: Presuno


Veracidade Legitimidade de e a presuno de veracidade e legitimidade relativa ou juris tantum, admitindo prova em contrrio ( a inverso do nus da prova). Obedincia voluntria a uma ordem ... Ex: No estacionar em local proibido, parar numa operao policial etc. Ex: Ser compelido a construir uma calada, sob pena de multa; ter de regularizar a empresa, sob pena de interdio de estabelecimento. Ex: CNH, Ttulo de eleitor, Sinalizao de Trnsito. Ex: Apreenso de bens; interdio de estabelecimento; suspenso de atividades; inutilizao de bens; embargo de obras; demolio; multas; internao compulsria.
- www.twitter.com/ProfessorLopes

Presuno de
Coercibilidade ou

Veracidade Legalidade (ou Validade) Legitimidade


Poder de coero ou Poder de Imprio. Coero = Fora que impe obedincia ao ato administrativo, independente da vontade do destinatrio. Adm. Pb. poder exigir o cumprimento dos seus atos, usando meios indiretos de coero, sem a necessidade de interveno do Poder Judicirio.

Imperatividade Exigibilidade Tipicidade

Coercibilidade ou Imperatividade Exigibilidade Tipicidade Autoexecutoriedade ou Executoriedade


e-mail: alexandre@alexandrelopes.pro.br

o atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras definidas previamente em lei. Ocorre quando toda a formalizao do ato vem prevista em Lei.
Adm. Pb. ir executar seus atos adm., usando meios diretos de coero, sem a necessidade de interveno do Poder Judicirio.

Autoexecutoriedade
ou Executoriedade
e-mail: alexandre@alexandrelopes.pro.br

- www.twitter.com/ProfessorLopes

11

(Assistente Previdencirio - RioPrevidencia 2010 - CEPERJ) So exemplos de elementos e atributos do ato administrativo, respectivamente: a) motivo e imperatividade b) discricionariedade e forma c) executoriedade e legitimidade d) presuno da veracidade e tipicidade e) autoexecutoriedade e motivo (Analista TJ PE 2007 FCC) Dentre os atributos do ato administrativo, a imperatividade (A) garante ao Poder Pblico a execuo de determinado ato administrativo, sem necessidade de interveno do Poder Judicirio. (B) autoriza a Administrao Pblica a executar os atos que no respeitaram os requisitos necessrios para sua formao vlida, enquanto no decretada sua nulidade pelo Judicirio. (C) exige que os atos administrativos correspondam a figuras definidas previamente na lei como aptas a produzir determinados resultados. (D) permite que determinado ato obrigacional expedido pela Administrao Pblica se imponha a terceiros, independentemente de sua concordncia. (E) o resultado que a Administrao quer alcanar com a prtica de atos que conferem direitos solicitados pelos administrados.

Questes de Prova

Atos Administrativos

(Policial Rodovirio Federal 2009 - FUNRIO) A Lei Seca considera crime conduzir veculos com a ingesto no organismo de determinado teor alcolico, com penas que variam da multa at a recluso. Um dos pontos polmicos da lei trata da obrigatoriedade do motorista em fazer testes de dosagem alcolica (bafmetro) por estar usando a rodovia que de uso comum do povo, mas o motorista pode se recusar a fazer qualquer teste, j que ningum obrigado a produzir uma prova contra si. No caso de o motorista usar a artimanha de se negar a fazer o exame, entrando posteriormente com um recurso na Justia, a lei prev que o testemunho do agente de trnsito ou policial rodovirio tem fora de prova diante do juiz. A Administrao Pblica autua, por meio do seu agente policial, que se vale de meios indiretos de coao, aplicando uma multa. Como se denomina esse atributo do poder de polcia na doutrina, segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro (Direito Administrativo)? A) Atributo da coercibilidade. B) Atributo da exigibilidade. C) Atributo da autoexecutoriedade. D) Atributo de ordem pblica. E) Atributo da previsibilidade legal.

DOS ATOS ADMINISTRATIVOS EM ESPCIE:


CLASSIFICAO N ormativos
O rdinatrios

DOS ATOS ADMINISTRATIVOS EM ESPCIE:


CLASSIFICAO
N ormativos O rdinatrios

ESPCIES
Decretos, Regulamentos, Regimentos, Resolues, Deliberaes, Instrues Normativas, Pareceres Normativos, Portarias. Ordens de Servio, Instrues, Circulares, Memorandos, Ofcios, Avisos, Despachos, Portarias. L icenas - Licena (ou Alvar) para funcionamento de estabelecimento. A dmisses - Matrcula em Instituio de Ensino Pblico, Internao hospitalar. P ermisses - Permisso de uso de bem pblico, Permisso de Servio Pblico. A utorizaes - Autorizao para portar arma de fogo, Autorizao de Servio Pblico. C ertides - Certido Eleitoral ... A postilas - Informativos gerais sobre doenas, vacinao etc. P areceres Parecer Tcnico de Engenharia, Arquitetura, Parecer Jurdico. A testados Atestado Mdico. P. Disciplinar Penalidades em agentes pblicos em geral (Advertncias, Suspenses, Demisses ...). E, ainda, penalidades nas empresas contratadas pelo Poder Pblico (Advertncia, Multa, Suspenso Temporria de Licitar, Declarao de Inidoneidade). P. de Polcia Penalidades aplicadas nos administrados em geral. (Multas, Interdies de Estabelecimento, Suspenso de Atividade, Embargo de Obra, Apreenso de Bens).

CONCEITO Estabelecem normas de contedo geral e abstrato, visando, via de regra, a regulamentar as Leis.
Organizam e disciplinam o funcionamento interno da Administrao Pblica. So aqueles onde o interesse pblico vai ao encontro do interesse privado. ATOS So aqueles que NFORMAES PINIES. F apenas vo enunciar um O I

N egociais

N egociais

E nunciativos

E nunciativos

P unitivos

P unitivos

Aplicam penalidades em geral, podendo derivar do uso do Poder Disciplinar ou do Poder de Policia.

Questes de Prova

Atos Administrativos

Atos Administrativos
(Tcnico Jud. rea Administrativa STF 2008 CESPE) Joo, inspetor do trabalho, servidor do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE), fiscalizou a empresa Beta e, aps detectar diversas irregularidades, lavrou auto de infrao, fixando multa. A empresa entendeu que o auto de infrao no era cabvel, pois, na sua viso, no havia qualquer irregularidade que a justificasse. A empresa, ento, resolveu recorrer no prazo legal. Entretanto, ao protocolar o recurso, teve notcia de que deveria realizar prvio depsito de 30% do valor da multa fixada para poder recorrer. Tendo como referncia a situao hipottica apresentada, julgue os itens seguintes. 1. O ato praticado por Joo constitui tpico ato derivado do poder disciplinar da administrao pblica. ( ) 2. O ato praticado por Joo goza de presuno de legitimidade e executoriedade. ( ) 3. A autoridade administrativa responsvel pelo julgamento do recurso interposto pela empresa Beta pode delegar a deciso ao prprio Joo. ( ) 4. A exigncia do depsito prvio como pressuposto de admissibilidade do recurso administrativo uma exigncia compatvel com a CF. ( )

(Analista TRE-AL 2010 - FCC) Certides, pareceres e o apostilamento de direitos so espcies de atos administrativos (A) punitivos. (B) negociais. (C) ordinatrios. (D) normativos. (E) enunciativos. (Gestor Gov. MPOG 2009-ESAF) Os atos administrativos de opinio apenas atestam ou declaram a existncia de um direito ou situao, como os pareceres.( ) (Analista TRT 17R 2009 - CESPE) No julgamento de processos administrativos, a administrao pblica pode, motivadamente, deixar de aplicar jurisprudncia a respeito da matria ou, ainda, discrepar de pareceres, laudos, propostas e relatrios oficiais. ( )

12

Questes de Prova

Atos Administrativos

DESFAZIMENTO DOS EFEITOS JURDICOS DO ATO ADMINISTRATIVO - REVOGAO


DESFAZIMENTO DO ATO

(Tcnico Jud. rea Administrativa STF 2008 CESPE) Ainda tendo como referncia a situao hipottica apresentada acima, julgue os itens seguintes. 5. Caso a administrao pblica verifique que o ato de Joo foi ilegal, deve revog-lo em ateno convenincia pblica. ( ) 6. O MTE exemplo de entidade administrativa, ou seja, unidade de atuao dotada de personalidade jurdica. ( ) 7. O ato administrativo praticado por Joo deve estar pautado nos princpios da legalidade, da finalidade e da moralidade, que configuram princpios explcitos da administrao pblica. ( ) 8. Nos processos administrativos de que possam resultar sanes aos administrados, como o descrito nessa situao hipottica, devem ser garantidos os direitos de apresentao de alegaes finais, produo de provas e interposio de recurso. ( ) 9. A empresa Beta, embora tenha direitos e interesses que podem ser afetados por deciso da administrao pblica, no poder ser qualificada como interessada junto administrao pblica, pois apenas as pessoas fsicas podem ostentar essa qualidade. ( )

REVOGAO

INOPORTUNO
INCONVENIENTE

EFEITOS

IRRETROATIVOS (ex nunc)


Os atos vinculados; Atos integrantes de procedimentos administrativos; Os meros atos administrativos; Os atos que se refiram a direitos gravados em clusula ptrea.
74

So irrevogveis

DESFAZIMENTO DOS EFEITOS JURDICOS DO ATO ADMINISTRATIVO - ANULAO ANULAO


DESFAZIMENTO DO ATO

REVOGAO X INVALIDAO

ILEGALIDADE

EFEITO

RETROATIVOS (ex tunc)

Lei 9784/99 Art. 54. O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. 1o No caso de efeitos patrimoniais contnuos, o prazo de decadncia contar-se- da percepo do primeiro pagamento.
75 Smula 473 STF: A administrao pblica pode anular seus atos eivados de vcio de legalidade, porque deles no se originam direitos, ou revog-los por motivo de convenincia e oportunidade, respeitados os direitos adquiridos e ressalvados, em todos os casos, a apreciao judicial.

76

DEMAIS FORMAS DE EXTINO DOS EFEITOS JURDICOS DO ATO


RENNCIA
O administrado abre mo dos efeitos jurdicos (favorveis) do ato administrativo.

DEMAIS FORMAS DE EXTINO DOS EFEITOS JURDICOS DO ATO

CONTRAPOSIO
Decorre da edio de outro ato administrativo com efeito jurdico contrrio / oposto ao do primeiro.

CADUCIDADE
Lei posterior impede que o ato administrativo continue a produzir efeitos.

CASSAO
Quando o destinatrio do ato altera os efeitos jurdicos imediatos (objeto) .

77

13

Teoria das Nulidades dos atos administrativos


Teoria Monista (Hely Lopes Meirelles e Digenes Gasparini) Negava a aplicao da Teoria das Nulidades do direito privado no direito Administrativo. Os atos administrativos eivados de vcios sempre sofreriam a invalidao, pois os juristas reconheciam a sua total invalidade no ordenamento jurdico trata-se de hiptese de nulidade absoluta. Os atos seriam invalidados porque NULOS. Smula 473 do STF do ato administrativo viciado no se originam direitos- tais atos devem ser invalidados, e deles no se originam direitos ainda que tenha produzido eficcia quanto a terceiros. Esta smula est defasada dentro do nosso ordenamento.

Teoria das Nulidades dos atos administrativos


Teoria Dualista (Celso Antnio Bandeira de Mello, JSCF, Odete Medauar, etc) Juristas defendem a aplicao do direito privado, no que for compatvel com o direito pblico. Esta corrente contraria o posicionamento monista. Os atos administrativos so atos jurdicos que podem ser nulos ou anulveis. A partir do momento que se reconhece a existncia de atos anulveis, surge o fenmeno da convalidao ou sanatria dos atos administrativos. Parcela dos atos administrativos que contiverem vcios restaurveis podero ser reaproveitados no ordenamento jurdico.

Teoria das Nulidades dos atos administrativos


Para identificar se o ato nulo ou anulvel: a maioria dos atos administrativos anulvel; normalmente os atos so nulos apenas quando a lei expressamente declarar que o so. OBS: dependendo do tipo de vcio, especialmente aqueles relacionados finalidade ou ao objeto, o ato ser insuscetvel de convalidao. A prpria Administrao Pblica, que tem o poder dever de invalidar seus atos eivados de vcios, quem os invalidar. Se assim no fizer, podero ser tomadas medidas judiciais para que o ato seja anulado.

Teoria das Nulidades dos atos administrativos


Na Lei 9784/99 arts. 54 e 55: foi positivada a Teoria Dualista. No havendo leso a interesse pblico, o ato administrativo poder ser convalidado pela Adm. Pblica (regra do direito privado: no h nulidade sem prejuzo); Existem limites ao poder de invalidar da Adm. Pblica: ex. limites temporais.

LEI 9784/99
Art. 55. Em deciso na qual se evidencie no acarretarem leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanveis podero ser convalidados pela prpria Administrao.

LEI 9784/99
Art. 54. O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. (confirmatria) 1o No caso de efeitos patrimoniais contnuos, o prazo de decadncia contar-se- da percepo do primeiro pagamento. 2o Considera-se exerccio do direito de anular qualquer medida de autoridade administrativa que importe impugnao validade do ato.

14

LEI 9784/99
Art. 53. A Administrao deve anular seus prprios atos, quando eivados de vcio de legalidade, e pode revog-los por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

CLASSIFICAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS


1) QUANTO POSIO DA ADM. PBLICA: 1.1) ATOS DE IMPRIO: Aqueles em que a Administrao goza de todas as suas prerrogativas e privilgios, de forma coercitiva ao particular. 1.2) ATOS DE GESTO: Quando a Administrao se coloca praticamente no mesmo nvel do particular, realizando atos negociais. 1.3) ATOS DE MERO EXPEDIENTE: Mera tramitao burocrtica.

86

CLASSIFICAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS


CLASSIFICAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS


3)QUANTO EXEQUIBILIDADE: 3.1) ATO PERFEITO: Quando j completou todo o seu ciclo de formao, todas as etapas necessrias: Est motivado, assinado, publicado... OU se faltar alguma dessas fases, diz-se que o ato IMPERFEITO. 3.2) ATO VLIDO: Quando todos os requisitos esto de acordo com a lei, a autoridade que assinou deve ter competncia, a finalidade pblica, a publicao deve ser da forma exigida por lei... OU se algum deles no estiver de acordo, ser INVLIDO ou NULO. 3.3) ATO EFICAZ: Quando, alm de perfeito, j pode gerar efeitos. Se ainda depender de algum Termo, Condio ou outro ato complementar ser ATO INEFICAZ ou PENDENTE. 3.4) ATO CONSUMADO: Aquele que no pode mais ser modificado pois j exauriu todos os seus efeitos.

2) QUANTO AO DESTINATRIO:
2.1) ATOS GERAIS: Atingem todas as pessoas que estiverem na mesma situao, de forma geral. 2.2) ATOS INDIVIDUAIS: Alcanam pessoas determinadas nominalmente. 2.2.1) Simples ou Singular = 01 (um) indivduo 2.2.2) Plural ou Plrimo = grupo identificado de indivduos (coletividade)

e-mail: alexandre@alexandrelopes.pro.br

- www.twitter.com/ProfessorLopes

87

88

CLASSIFICAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS

CLASSIFICAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS


5) QUANTO AOS EFEITOS: 5.1) ATO CONSTITUTIVO: Quando a Administrao cria uma situao nova. Exemplo: Nomeao. 5.2) ATO DECLARATRIO: Aquele ato que declara, reconhece um direito que j existia mesmo antes do ato, como na licena de obras. Como o ato vinculado, o particular j tinha direito licena, a Administrao apenas reconhece. 5.3) ATO ENUNCIATIVO: Aquele em que a Administrao enuncia, atesta determinada situao que j existia, como nas certides negativas de tributos. So exemplos de atos enunciativos a certido, a apostila e o declarao.

4) QUANTO REGRA: 4.1) ATO VINCULADO O agente no tem margem de liberdade para agir, deve atuar como quando e onde a Lei exigir.

4.2) ATO DISCRICIONRIO Aqui o agente tem a prerrogativa de escolher uma dentre as vrias alternativas conferidas pela Lei, valorando a oportunidade e a convenincia no que se refere ao motivo e ao objeto na prtica do ato administrativo. A Lei no precisa dispor no sentido de que este ou aquele ato vinculado ou discricionrio, mas to somente conferir ao agente uma certa margem de liberdade ao agir. Margem esta inexistente nos atos vinculados.

89

90

15

CLASSIFICAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS


6) QUANTO S CONSEQUNCIAS DE SEUS VCIOS: 6.1) ATO NULO: aquele no qual existe um vcio que atinge regra fundamental, razo pela qual deve ser invalidado, no havendo possibilidade de sua permanncia no mundo jurdico. 6.2)ATO ANULVEL: aquele que, embora possua um vcio, esse no considerado essencial, sendo melhor para o interesse pblico sua convalidao. 6.3) ATO INEXISTENTE: o que no chega a entrar no mundo jurdico, como ocorre quando praticado por um menor impbere.

CLASSIFICAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS

7) QUANTO AO ALCANCE: 7.1) INTERNO: Quando s interessa ao mbito da repartio. A publicidade pode ser feita internamente. 7.2) EXTERNO: Quando interessa coletividade, externamente administrao.

91

92

CLASSIFICAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS


8) QUANTO MANIFESTAO DA VONTADE: 8.1) ATOS SIMPLES: So os que decorrem da declarao de vontade de um nico rgo, seja ele singular ou colegiado. Exemplo: despacho de chefe de seo, deliberao de um Conselho de Contribuintes.

CLASSIFICAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS


8.2) ATOS COMPOSTOS: Ainda de acordo com Hely Lopes Meirelles, so os que resultam da vontade nica de um rgo, mas depende da verificao por parte de outro, para se tornar exequvel. Exemplo: Uma autorizao que dependa do visto de uma autoridade superior. Em tal caso a autorizao o ato principal e o visto o complementar que lhe d exequibilidade. O ato complexo s se forma com a conjugao de vontades de rgos diversos, ao passo que o ato composto formado pela vontade nica de um rgo, sendo apenas ratificado por outra autoridade.

93

Questes de Prova

Atos Administrativos

CLASSIFICAO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS

8.3)ATOS COMPLEXOS: Segundo Hely Lopes Meirelles, so os que se formam pela conjugao de vontades de mais de um rgo administrativo. O essencial nessa categoria de atos o concurso de vontades de rgos diferentes para a formao de um ato nico. Exemplo: Aposentadoria

(AFT 2010 ESAF) 1. Sabendo-se que o agente pblico, ao utilizar-se do poder que lhe foi conferido para atender o interesse pblico, por vezes o faz de forma abusiva; leia os casos concretos abaixo narrados e assinale: (1) para o abuso de poder na modalidade de excesso de poder; e (2) para o abuso de poder na modalidade de desvio de poder. Aps, assinale a opo que contenha a sequncia correta. ( ) Remoo de servidor pblico, ex officio, com o intuito de afastar o removido da sede do rgo, localidade onde tambm funciona a associao sindical da qual o referido servidor faz parte; ( ) Aplicao de penalidade de advertncia por comisso disciplinar constituda para apurar eventual prtica de infrao disciplinar; ( ) Deslocamento de servidor pblico, em servio, com o consequente pagamento de dirias e passagens, para a participao em suposta reunio que, na realidade, revestia festa de confraternizao entre os servidores da localidade de destino; ( ) Agente pblico que, durante a fiscalizao sanitria, interdita estabelecimento pelo fato de ter encontrado no local inspecionado um nico produto com prazo de validade expirado. a)2 / 1 / 2 / 1 b)1 / 1 / 2 / 2 c)1 / 2 / 1 / 2 d)2 / 2 / 1 / 2 e)2 / 1 / 1 / 2
e-mail: alexandre@alexandrelopes.pro.br - www.twitter.com/ProfessorLopes

16

Questes de Prova

Atos Administrativos

(Defensor Pblico da Unio 2004 CESPE) 1. (Delegado D.F. 2004 NCE) Em relao aos elementos constitutivos do ato administrativo, correto afirmar que: a) a competncia o elemento do ato administrativo em que pode ser encontrado maior discricionariedade para a Administrao Pblica; b) o elemento motivo tambm chamado de motivao; c) os atos administrativos, como regra, podem ser praticados de uma forma livre, desde que a lei no exija determinada solenidade como sendo essencial; d) o elemento motivo corresponde s razes de fato e de direito que servem de fundamento para o ato administrativo; e) o vcio de competncia no admite qualquer tipo de sanatria. (Analista SUSEP 2010 ESAF) 2. No desvio de poder, ocorre o seguinte fenmeno: a) o agente, que tem competncia para a prtica do ato, o realiza, contudo, com finalidade diversa daquela prevista em lei. b) o agente pratica um ato para o qual no tem competncia. c) o agente pratica um ato com objeto ou motivo diverso do originalmente previsto em lei. d) o agente deixa de praticar um ato vinculado. e) o agente pratica um ato discricionrio com motivo diverso do previsto em lei.

17

You might also like