You are on page 1of 7

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASLIA

ESCOLA BBLICA

MDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula IV - Introduo ao Novo Testamento e o carter Literrio dos evangelhos

A ORIGEM DO NOME
A expresso traduzida como Novo Testamento provm de um termo grego que significa o ltimo desejo, testamento. O termo significava um instrumento que podia ser aceito ou rejeitado por algum, mas cujos termos no podiam ser modificados. Quando aceito, obrigava ambos os lados. As partes contratantes so Deus, de um lado, e o homem, do outro. A expresso Novo Acordo deriva do francs e significa acordo, contrato. Vai alm de uma promessa, pois esta ltima apenas obriga uma das partes, enquanto um contrato envolve, necessariamente, duas partes. Este o significado do termo aliana usado em xodo 24:1-8, quando o velho acordo selado entre Deus e o povo, e em Lucas 22:14-20, quando o novo acordo estabelecido. O Novo Testamento, ento, o instrumento usado por Deus para definir o novo acordo com os homens. Deus define os termos: o homem pode aceit-los ou rejeit-los, mas no pode alter-los. Quando os aceita, tanto Deus como o homem esto obrigados a cumprir seus termos. O Velho Testamento revelava a santidade de Deus por meio da Lei, que todos eram obrigados a cumprir. J o Novo revela a santidade do Senhor por meio do seu Filho, que permite que todos os que crem em seu nome se tornem filhos de Deus (Joo 1:12). O enfoque do Novo Testamento na pessoa de Jesus Cristo.

O CONTEDO
Composto de 27 livros, escritos por 9 autores. Caso Paulo seja considerado o autor de Hebreus, o nmero de autores cai para 8. Escrito em um perodo de aproximadamente 50 anos, entre 45 d.C. e 100 d.C. O Novo Testamento pode ser classificado de acordo com dimenses diferentes: por tipo literrio, por autor e por perodo.

Tipo literrio
Os cinco primeiros livros do Novo Testamento (os evangelhos e Atos) so histricos em sua essncia. Todos narram uma histria. Os evangelhos contam a vida de Jesus sob diferentes ngulos e Atos, uma continuao de Lucas, narra o nascimento e crescimento da igreja, com nfase na vida de Paulo.

Os livros que seguem so basicamente doutrinrios: Romanos, I e II Corntios, Glatas, Efsios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I Joo e Judas. A maioria foi escrita em forma de carta a alguma igreja, com o propsito de instru-la nos elementos da vida crist. Nenhum deles foi escrito como argumento formal (a nica exceo possvel seria Romanos). Possuem tom informal e geralmente lidam com questes que surgiam no cotidiano das igrejas. Um outro grupo de livros chamado de pessoal: I e II Timteo, Tito, Filemon, II e III Joo. Escritos a pessoas e no a grupos. Assumiram significncia maior com o tempo e se tornaram documentos pblicos. Escritos a pessoas que exerciam posio de liderana na igreja. Por fim, o livro de Apocalipse, ou Revelao de Joo, tem a natureza proftica ou apocalptica. Lida com questes do futuro e do presente em linguagem simblica.

Autores
Todos os autores do Novo Testamento eram judeus, com exceo de Lucas. Trs deles eram apstolos (Mateus, Pedro e Joo). Marcos, Judas e Tiago foram ativos no comeo da igreja ou tiveram contato com apstolos antes da morte de Jesus. Lucas e Paulo, mesmo no tendo sido testemunhas oculares do Senhor, eram bem conhecidos daqueles que o foram. Do autor de Hebreus nada se sabe. Autor Mateus Marcos Lucas Joo Tiago Judas Pedro Livro Mateus Marcos Lucas Atos Joo I, II e III Joo Apocalipse Tiago Judas I e II Pedro Romanos I e II Corntios Glatas Efsios Filipenses Colossenses I e II Tessalonicenses I e II Timteo Tito Filemon Hebreus

Paulo

Os Perodos
Os livros do Novo Testamento no foram escritos na ordem em que aparecem na Bblia. No devemos presumir, por exemplo, que porque os evangelhos so os primeiros livros do Novo Testamento, eles foram escritos antes das cartas de Paulo. Muitos foram escritos vrios anos aps os eventos sobre os quais fala. O evangelho de Marcos, por exemplo, narra a vida de Jesus (6 a.C. at 30 d.C.), mas provavelmente foi escrito entre os anos de 65 e 70 d.C. O primeiro sculo pode ser dividido em trs perodos desiguais de tempo no que tange a escrita do NT: O perodo inicial (6 a.C. a 30 d.C.) cobre a vida de Jesus. Os evangelhos narram eventos desse perodo. O perodo de expanso (30 a 60 d.C.), onde houve o desenvolvimento do foco missionrio. Pregadores e discpulos viajavam pelas estradas romanas, evangelizando e fundando novas igrejas. A narrativa de Atos se encaixa nesse perodo, bem como a maioria das cartas de Paulo. Atos narra, claramente, a fuso entre o judasmo e os gentios. O perodo de que mais temos informaes do NT. O perodo de consolidao (60 a 100 d.C.). Temos poucas informaes da igreja nesse perodo. As cartas pastorais de Paulo, Pedro e Joo pertencem a essa poca, bem como o livro de Apocalipse. Ao analisar os livros escritos no perodo de consolidao, vemos que a igreja estava adquirindo caractersticas de uma instituio e amadurecendo no seu corpo doutrinrio. As epstolas da poca lidam constantemente com heresias, o que pressupe que existia um sistema ortodoxo de doutrinas em vigor. impossvel precisar as datas em que os livros do NT foram escritos, uma vez que raramente h meno de datas ou aluses nos seus livros que permitam identific-los com eventos histricos. A tabela a seguir uma estimativa, de acordo com as melhores fontes disponveis. Ela apresenta os eventos que ocorreram no primeiro sculo, os livros que lidam com esses eventos e a poca em que os livros foram publicados:

Perodo

Data 6 a.C. 27 d.C. 30 d.C. 31-33 45 49 52

Evento Nascimento de Jesus Batismo Crucificao Converso de Paulo

Livros Mateus Lucas Marcos Joo

Publicao

Inicial 6 a.C. a 30 d.C.

Tiago Glatas Conclio de Jerusalm I e II Tessalonicenses Mateus (?) I Corntios II Corntios Romanos Colossenses e Efsios Filemon Filipenses Lucas e Atos I Timteo Tito I Pedro II Timteo II Pedro Hebreus e Marcos Judas I, II e III Joo e Joo Apocalipse

Expanso 30 a 60 d.C.

54 55 56 60

Primeira priso de Paulo

Epstolas Paulinas

Consolidao 60 a 100 68 d.C. 70 85 95

Segunda priso de Paulo Destruio de Jerusalm Epstolas Gerais Apocalipse

OS EVANGELHOS
O Cristianismo centrado na histria de Jesus Cristo. Os registros autnticos da sua vida esto contidos apenas nos quatro evangelhos disponveis na Bblia, que a igreja primitiva reconhecia como cannicos desde o princpio. H outros evangelhos, chamados de apcrifos, dentre os quais encontra-se o de Judas, uma das polmicas levantadas pelo filme O Cdigo da Vinci. Esses evangelhos possuem data posterior aos quatro primeiros, reproduzem quase todas as informaes j registradas nos evangelhos cannicos e o que adicionam de novo possui natureza obviamente lendria. Denotam uma linguagem especfica de algum grupo ou seita local, cujas vises buscam afirmar. Para os pais da igreja do segundo sculo, incluindo Irineu e Tacio, os nicos evangelhos considerados autnticos eram os quatro.

Os quatro evangelhos no so obras completas da vida de Jesus (Joo 20:30). Foram escritos de forma independente, em locais diferentes, por pessoas diversas, com vises e perspectivas distintas e para platias diferentes. O tema dos evangelhos a vida de Jesus (Lucas 1:1, Mateus 1:1, Marcos 1:1, Joo 20:30-31). Possuem muitas passagens e histrias em comum, uma vez que narram a vida de uma mesma pessoa. Possuem, tambm, muitas diferenas, uma vez que foram escritos por pessoas diferentes e para pblicos distintos. Os trs primeiros evangelhos so muito parecidos entre si e so denominados sinticos, do grego ver, uma vez que apresentam uma viso parecida da vida de Cristo. Os evangelhos sinticos possuem uma natureza mais narrativa, enquanto Joo um livro mais teolgico, centralizado na natureza de Jesus e no significado da f nele.

O PROBLEMA SINTICO
Um dos problemas levantados pelos evangelhos sinticos a similaridade, s vezes at em palavras, das narrativas da vida de Jesus. Como o relato independente de trs pessoas poderia ser to similar a ponto de reproduzir os dilogos de Jesus, s vezes palavra por palavra (compare, por exemplo, as passagens de Mateus 8:1-4, Marcos 1:40-45 e Lucas 5:12-16)? Uma possibilidade seria descartar a independncia dos evangelhos, ou seja, assumir que um dos evangelhos foi escrito primeiro e que os outros se basearam naquele. Essa possibilidade deve ser descartada como improvvel, pois, se dois evangelhos copiaram material de um terceiro, por que a ordem dos eventos e a estrutura dos evangelhos so to diferentes? Outra possibilidade, mais provvel, se baseia na tradio oral dos ensinamentos cristos. Os evangelhos foram escritos e comearam a circular, no mnimo, aps a dcada de 50 d.C. Nessa poca, a igreja j possua mais de 20 anos e j comeava a estruturar sua doutrina de forma sistemtica, como atestam passagens como I Timteo 1:10-11, 4:6, 16, II Timteo 1:13, 4:2-3 e eventos como o Conclio de Jerusalm, ocorrido no ano de 49 d.C. Antes dos quatro evangelhos circularem, deve ter havido registros e memorizaes dos ensinamentos de Jesus que ajudavam os cristos a compartilharem a boa mensagem. Dessa forma, os autores dos evangelhos podem ter se baseado nesses registros e estruturao oral dos ensinamentos de Jesus para narrar os fatos, o que explicaria a similaridade existente entre eles. H muitas outras teorias que buscam explicar a origem dos evangelhos.

Ao mesmo tempo em que interessante estudar essas questes, deve-se tomar o cuidado para no racionalizar a origem deles, pois, afinal, toda a escritura inspirada por Deus (II Timteo 3:16) e jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Esprito Santo (II Pedro 1:21). O que se tenta fazer, ao estudar essas questes, tentar compreender os instrumentos usados por Deus para transmitir a sua mensagem aos homens.

CONSIDERAES FINAIS
Os evangelhos de Mateus e Marcos so os mais similares entre si. O evangelho de Marcos representa a principal narrativa sobre a vida de Jesus. Marcos esteve em contato prximo com os apstolos desde o incio da igreja. O evangelho de Lucas foi escrito pelo companheiro de Paulo e incorpora o seu conhecimento apostlico e a sua prpria pesquisa acerca dos fatos relatados. Muitos dos milagres e parbolas descritos em Lucas so nicos ao seu evangelho. Ao analisar os evangelhos, deve-se levar em conta que eles estavam escrevendo para platias diferentes e com objetivos diversos em mente, sob a direo do Esprito. As diferenas demonstram a independncia e liberdade que existia entre os seus autores e as similaridades apontam para a vida em comum que foi narrada, o fundo comum em que estavam vivendo e para a inspirao de Deus.

You might also like