You are on page 1of 40

MDULO III Sistemas Operacionais

Unidade I: Introduo aos Sistemas Operacionais INTRODUO DO MDULO DE SO No mdulo anterior, vimos sobre o funcionamento de alguns componentes de hardware de um computador, tais como os processadores, memria RAM, componentes grficos e barramentos. Para possibilitar a interao do usurio com os componentes de hardware, necessrio utilizar um programa de computador denominado sistema operacional. Esse sistema esconde do usurio detalhes que possibilitam a utilizao de computadores pessoais em larga escala. Pensando nisso, desenvolvemos este mdulo de maneira que voc possa compreender um pouco de como a interao entre hardware e sistema operacional ocorre e possa, tambm, conhecer boa parte da histria dos sistemas operacionais modernos. Desde j, esclarecemos que no tratamos mais da parte fsica do computador, mas sim da parte lgica, responsvel por manipular, de alguma forma, a fsica. CONTEDO COMPLEMENTAR INTRODUO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS Para comearmos nossa nova jornada, veremos nestes vdeos uma entrevista com o Professor Cludio de Castro Monteiro, mestre em computao e doutorando em Engenharia Eltrica, falando sobre Sistemas Operacionais. http://www.youtube.com/watch?v=5H5nFPPnB4A Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=cTFIR54UcL8 Parte 2

SISTEMA OPERACIONAL SOFTWARE Em um estudo mais detalhado, voc poder verificar que o sistema operacional est presente desde sistemas para controle de avies de guerra, at em aparelhos celulares. Nesta unidade, descreveremos detalhes interessantes e intrigantes do Sistema Operacional. Para melhor compreenso dos Sistemas Operacionais, observamos que ser necessrio, antes de entrarmos em detalhes a esse respeito, definirmos o que venha ser um Software. Software (ou programa de computador) pode ser definido como a sequncia de instrues lgicas a serem seguidas e/ou executadas na manipulao, redirecionamento ou modificao de um dado, uma informao ou um acontecimento. Um exemplo que caracteriza bem essa situao quando voc navega na

Web, pois para navegar voc utiliza um software denominado navegador (em ingls, browser). Os Software podem ser categorizados em: aplicativos e software de sistema.

APLICATIVOS E SOFTWARES DE SISTEMA Os aplicativos so softwares, com finalidades especficas, comprados, baixados da internet ou desenvolvidos pelos usurios, por exemplo, editores de textos, planilhas, jogos e sistemas de controle de estoque. J os softwares de sistema fornecem o ambiente e as ferramentas nos quais os aplicativos podem ser criados e executados. Nessa categoria, esto situados o interpretador de comandos (tambm conhecido como shell), os compiladores, programas independentes de aplicao e o sistema operacional.

PRINCIPAIS SISTEMAS OPERACIONAIS No entanto, gostaramos de ressaltar que nem todos os sistemas computacionais precisam de sistemas operacionais. Podemos citar como exemplo, a mquina de lavar. A partir da interao do usurio com alguns botes especficos, esta realiza um conjunto de aes relativamente simples tais como ligar, lavar, enxaguar, desligar etc. Por isso, a adoo de um sistema operacional, apenas aumentaria os custos de desenvolvimento e produo. Nos sistemas computacionais que precisam de sistemas operacionais, tais como os computadores pessoais, os mais conhecidos e utilizados so: Microsoft Windows: famlia de sistemas operacionais criados pela Microsoft. Entre as verses do Windows esto o Windows 95, Windows 98, Windows 2000, Windows ME e o Windows 7. Mac OS: famlia de sistemas operacionais criados pela Apple, destinados aos computadores da linha Macintosh. Unix: tem sido o sistema operacional favorito dos programadores e a verso Linux tem se tornado popular para computadores pessoais.

FUNES DO SISTEMA OPERACIONAL Existem ainda centenas de outros sistemas operacionais desenvolvidos para sistemas computacionais com finalidades especficas como mainframes, robtica, manufatura, sistema de controle em tempo real, entre outros. Cada sistema operacional possui aspectos que se diferenciam em relao aos outros. Neste mdulo, discutiremos os pontos que so comuns entre os sistemas da famlia Windows e Unix. Resumindo, o sistema operacional realiza duas funes que no esto relacionadas: apresentar ao usurio uma interface conveniente com o hardware, o que denominado de mquina estendida (ou mquina virtual), e gerenciar recursos do sistema (tais como processadores, memrias e dispositivos de entrada e sada). Essas funes sero detalhadas no decorrer deste mdulo.

ELEMENTOS DO SISTEMA OPERACIONAL A figura, ao lado, mostra o sistema operacional em relao aos elementos de um sistema computacional. Conforme essa figura, o sistema operacional gerencia recursos de hardware, permite aos aplicativos acessarem recursos de sistema (diretamente ou utilizando softwares de sistema) e fornece uma interao direta do usurio com o computador.

SISTEMA OPERACIONAL COMO UM GERENCIADOR DE RECURSOS O primeiro destaque que fazemos a respeito do sistema operacional que ele tem como principal tarefa manter o controle sobre quem est usando determinado recurso, evitando que haja conflitos de requisies entre diferentes programas e usurios. Vale ressaltarmos que os recursos podem ser compartilhados de duas formas: no tempo e no espao. E que cabe tambm ao sistema operacional, determinar como esse recurso ser compartilhado no tempo e no espao.

SISTEMA OPERACIONAL COMO UMA MQUINA ESTENDIDA O sistema operacional tambm fornece ao programador, chamadas de sistema ou funes de biblioteca para permitir a programao de recursos. Por exemplo, para ler ou gravar dados em um disquete, o programador tem que se preocupar apenas com nomes de arquivos e as operaes correspondentes a essas aes. Para o programador lidar com a entrada e a sada de um CD, o sistema operacional oculta detalhes de implementao sobre o hardware e apresenta uma viso simples e agradvel dos nomes dos arquivos que podem ser lidos e escritos. Dessa forma, o sistema operacional protege o hardware do disco e apresenta uma interface orientada para arquivos simples. Ele tambm oculta aspectos relacionados s interrupes, aos temporizadores, ao gerenciamento de memria e outros aspectos de nvel inferior. TAREFAS DO SISTEMA OPERACIONAL Agora, vamos acompanhar como as tarefas que competem ao sistema operacional, mencionadas anteriormente, so executadas por ele. Quando o computador ligado, normalmente o sistema operacional se torna ativo e controla os recursos do sistema. Nesse instante, carregado um pequeno conjunto de instrues de sistema armazenadas na memria ROM (do ingls Read-Only Memory). Essas instrues verificam se o hardware do sistema est funcionando corretamente e, caso esteja, ativa as unidades de disco do computador. Alm disso, todos os elementos chave do sistema operacional so carregados, os programas de inicializao so executados, a interface com o usurio fornecida e o sistema preparado para uso. Essa atividade frequentemente denominada booting.

MULTIPROGRAMAO Como j mencionamos anteriormente, na memria principal de um computador, podem existir vrios programas armazenados simultaneamente. Esses programas disputam o acesso ao processador para serem executados. A tcnica que possibilita manter, ao mesmo tempo, esses programas na memria principal, denominada multiprogramao.

Um programa em execuo reside na memria principal e suas instrues so processadas, uma aps outra, em um ciclo denominado buscar-decodificar-executar (em ingls, fetch-decode-execute). Outro aspecto que gostaramos de frisar que todos os sistemas operacionais modernos empregam a multiprogramao. Isso significa que, consequentemente, um sistema operacional deve realizar a gerncia de memria para conhecer os programas que esto na memria e em que parte desta, eles residem.

PROCESSOS Chamamos sua ateno tambm, para outro conceito importante do sistema operacional, o da ideia de processo, que pode ser definido como um programa em execuo. Em outras palavras, um programa um conjunto de instrues estticas e um processo a entidade dinmica que representa o programa quando executado.

GERENCIAMENTO DE PROCESSOS Assim, com a multiprogramao, um sistema pode ter vrios processos ativos ao mesmo tempo. O sistema operacional deve controlar esses processos com cuidado e, para evitar conflitos, ele realiza o gerenciamento de processos para rastrear o progresso de um processo e todos os seus estgios intermedirios.

SINCRONIZAO DA CPU Em relao s ideias de gerncia de memria e de processos, outra necessidade a sincronizao da CPU, que determina qual processo executado pela CPU em determinado ponto da memria. Gerenciamento de memria, de processo e compartilhamento de CPU so os trs principais tpicos discutidos neste mdulo. importante voc ter sempre em mente que o sistema operacional apenas um programa que deve ser executado. Os processos do sistema operacional devem ser controlados e mantidos na memria principal,

junto com outros softwares de sistema e aplicativos. O sistema operacional executado na mesma CPU que os outros programas. Antes de detalharmos o gerenciamento de recursos, tais como a memria principal e a CPU, vamos explorar o conceito de tempo compartilhado.

TEMPO COMPARTILHADO Uma vez feita a contextualizao do assunto, passamos a observar que inicialmente, os sistemas de tempo compartilhado foram desenvolvidos para mainframes e que um mainframe um computador de grande porte, dedicado normalmente ao processamento de uma grande quantidade de informaes. Conectados ao mainframe normalmente existem vrios terminais burros. Cada terminal burro consiste, essencialmente, de monitor e teclado conectados ao mainframe. O sistema operacional reside no mainframe e gerencia o compartilhamento de recursos entre vrios usurios. Quando um programa executado no mainframe, a propriedade do processo resultante desse programa atribuda para o usurio que executou o processo. A CPU compartilhada entre todos os processos criados por todos os usurios e, para cada processo, atribudo um tempo de acesso CPU. Nos mainframes, a premissa que a CPU to rpida que pode lidar com as necessidades de vrios usurios sem que nenhum deles perceba uma queda no desempenho do computador. Na verdade, os usurios de um sistema de tempo compartilhado s vezes podem sentir a degradao nas respostas do computador, dependendo da quantidade de usurios ativos e das capacidades da CPU. Quando o tempo de resposta demorado, o usurio tem a impresso que o computador est lento. Atualmente, vrios computadores de mesa suportam sistemas operacionais que utilizam o compartilhamento de tempo para permitir que vrios usurios utilizem o computador simultaneamente.

1
OUTROS FATORES

Como o prprio nome implica, um computador pessoal no foi projetado para ser utilizado por mltiplos usurios e, originalmente, os sistemas operacionais no levavam isso em considerao. Com o passar dos anos, as funcionalidades dos computadores pessoais evoluram e incorporaram muitos aspectos de sistemas maiores, tais como o compartilhamento de tempo. Gostaramos de destacar que, embora o termo computador de mesa seja comumente utilizado como sinnimo de PC, o termo estao de trabalho (em ingls, workstation) mais apropriado para substituir o termo PC, descrevendo que o computador individual, entretanto, com capacidade de suportar muito mais usurios. Os sistemas operacionais evoluram para suportar essas mudanas no uso dos computadores.

Outro fato que tambm devemos levar em considerao quanto aos sistemas operacionais, que nos dias atuais, os computadores esto conectados em redes. Unidade II Gerenciamento de Processos PROCESSOS Ao executar um programa, o usurio tem a impresso de possuir o processador e todos os demais recursos reservados exclusivamente para seu uso. Na realidade, o processador executa o programa de um usurio durante um intervalo de tempo e, no instante seguinte, poder processar um outro programa. Para que a troca de programas ocorra sem problemas, necessrio que todas as informaes do programa interrompido sejam guardadas para que, quando este voltar a ser executado, no lhe falte nenhuma informao necessria continuao do seu processamento. ESTRUTURA DO PROCESSO Observe a figura. Nela, voc pode verificar que um processo formado por trs partes, conhecidas como contexto de hardware, contexto de software e espao de endereamento que, juntas, mantm todas as informaes necessrias execuo de um programa.

CONTEXTO DE HARDWARE Importante sabermos que, quando um processo est em execuo, o seu contexto de hardware est armazenado nos registradores do processador e que no momento em que o processo perde a utilizao da CPU, o sistema salva as informaes do processo no contexto de hardware desse processo.

O destaque que fazemos em relao ao contexto de software, que a maior parte de suas informaes proveniente de um arquivo do sistema operacional, conhecido como arquivo de contas. Nesse arquivo, gerenciado pelo administrador de sistema, so especificados os limites dos recursos que cada processo pode alocar. O contexto de software composto por trs grupos de informaes sobre o processo: identificao, quotas e privilgios.

BLOCO DE CONTROLE DO PROCESSO Nesta seo, falaremos a respeito do Bloco de Controle do Processo que, de certa maneira, contempla o assunto focalizado anteriormente sobre estrutura de processo. O processo implementado pelo sistema operacional, por uma estrutura de dados denominada bloco de controle do processo (PCB, do ingls Process Control Block) e, a partir do PCB, o sistema operacional mantm todas as informaes sobre o contexto de hardware, contexto de software e espao de endereamento de cada processo. ESTADOS DO PROCESSO No slide anterior, comentamos a respeito de Bloco de Controle do Processo, aqui, dando sequncia nesse assunto, discutiremos sobre os estados do processo. Iniciamos observando que os processos passam por diferentes estados ao longo do seu processamento, em funo de eventos gerados pelo sistema operacional ou pelo prprio processo. Dessa forma, um processo pode encontrar-se em um dos seguintes estados: NOVO, PRONTO, EM EXECUO e FINALIZADO. Confira nos prximos slides a definio de cada um.

ESTADO NOVO O processo foi criado. Por exemplo, quando o usurio executa um aplicativo, o processo entra nesse estgio. A criao de um processo ocorre a partir do momento em que o sistema operacional adiciona um novo PCB sua estrutura e aloca um espao de endereamento na memria, para uso. A partir da criao do PCB, o sistema operacional j reconhece a existncia do processo, podendo gerenci-lo e associar programas ao seu contexto para serem executados.

1
ESTADO PRONTO O processo tem condies para ser executado e aguarda a oportunidade de utilizar o processador. A partir de um mecanismo conhecido como escalonamento, o sistema operacional determina a ordem e os critrios pelos quais os processos, em estado de pronto, devem utilizar o processador.

ESTADO EM EXECUO O processo est sendo executado.

ESTADO FINALIZADO O processo foi executado ou encerrado e o sistema operacional no precisa manter informaes relativas a esse processo.

MUDANA DE ESTADO DO PROCESSO importante ressaltarmos que muitos processos podem estar nos estados pronto ou espera, simultaneamente. Entretanto, em um computador com processador de um nico ncleo, apenas um processo pode estar no estado execuo. Destacamos ainda, que um processo muda de estado durante seu processamento em funo de eventos originados por ele mesmo (eventos voluntrios) ou pelo sistema operacional (eventos involuntrios). Basicamente, existem cinco mudanas de estado que podem ocorrer a um processo, conforme mostrado na figura.

PROCESSOS INDEPENDENTES Falaremos agora sobre trs processos: independentes, subprocessos e thread. Esses processos so maneiras diferentes de implementar a concorrncia dentro de uma aplicao. O que significa que, busca-se subdividir o cdigo em partes para trabalharem de forma cooperativa. Vamos tratar de cada um desses processos. O uso de processos independentes a forma mais simples de implementar a concorrncia em sistemas multiprogramveis. Neste caso, no existe vnculo do processo criado, com o seu criador. A criao de um processo independente exige a alocao de um PCB.

SUBPROCESSOS Subprocessos so processos criados dentro de uma estrutura hierrquica. Neste modelo, o processo criador chamado de processo pai, enquanto o novo chamado de processo filho. Alm disso, os processos filhos possuem seu prprio PCB e podem compartilhar quotas com o processo pai. Uma caracterstica desta implementao a dependncia existente entre o processo criador e o subprocesso. Caso um processo pai deixe de existir, os subprocessos subordinados so automaticamente eliminados. O uso de processos independentes e subprocessos demanda consumo de diversos recursos do sistema. Sempre que um novo processo criado, o sistema deve alocar recursos, consumindo tempo da CPU, neste trabalho. Outro problema a comunicao e sincronizao entre processos, consideradas pouco eficientes, visto que cada processo possui seu prprio espao de endereamento. THREAD O conceito de thread foi introduzido na tentativa de reduzir o tempo gasto na criao, eliminao e troca de contexto de processos nas aplicaes concorrentes, bem como economizar recursos do sistema como um todo. Em um ambiente multithread, um nico processo pode suportar mltiplos thread, cada qual associado a uma parte do cdigo da aplicao. Neste caso, no necessrio haver diversos processos para a implementao da concorrncia. Cada thread possui seu prprio contexto de hardware, porm compartilha o mesmo contexto de software e espao de endereamento com os demais thread do processo. O compartilhamento do espao de

endereamento permite que a comunicao de thread, dentro de um mesmo processo, seja realizada de forma simples e rpida.

DEADLOCKS Condies semelhantes a esta, em que se constata a impossibilidade da execuo do trabalho de duas entidades (os pescadores) por haver uma dependncia mtua entre elas, e por estarem sujeitas obteno exclusiva de recursos (o anzol, e o par vara e linha) so um problema to conhecido na cincia da computao, que recebem um nome prprio: deadlocks. Quando a questo se desenvolve dentro de um computador, no entanto, o cenrio que serve de pano de fundo da histria o prprio hardware; ao passo que entidades que disputam recursos so processos, ou seja, programas em execuo; e os recursos so variados: na maioria das vezes, regies da memria RAM, mas h casos em que so representados por outros componentes do sistema, a exemplo de dispositivos perifricos. No caso dos pescadores, parte do problema se devia intransigncia dos prprios Paulo e Pedro, que se recusavam a trabalhar juntos, mas tambm falta de viso dos donos das lojas, incapazes de perceber que poderiam aumentar seus lucros se investissem na compra de mais equipamentos. Em parte, tambm se devia pescadores, mais atrapalhava do que ajudava.

Quando Frederick Brooks, um notvel cientista da computao de origem norte-americana, conferiu invisibilidade a denominao de "uma das dificuldades essenciais do software", ele se referia a algo presente no domnio dos bits intrinsecamente semelhante s dificuldades que tiveram os pescadores, os donos das lojas e o prefeito da cidade, em perceber as sutilezas naquela cidade. Mais do que isso, em software, as condies responsveis pelo aparecimento dos deadlocks so as mesmas quatro apresentadas no caso dos pescadores:

E assim como foi possvel evitar deadlocks naquele lugarejo pacato, tambm em software possvel evitar deadlocks, desde que se contorne o surgimento de quaisquer das quatro condies. H tcnicas sofisticadas para isso, que fazem uso, por exemplo, de um ramo da matemtica, denominado Teoria dos Grafos. Mas este um assunto para outra conversa. COMO DETECTAR E TRATAR DEADLOCKS Por ora, o que provavelmente interessa a voc, Aluno Integrado, que a manifestao dos deadlocks mais comum aquela que a voc, certamente, causa mais irritao: os travamentos de programas. Na maioria das vezes em que um programa de computador deixa de responder, a causa no passa da impercia do desenvolvedor de perceber as sutilezas envolvidas; tornando-se, portanto, refm daquilo que, to tragicamente, denominam: invisibilidade. A um usurio comum, tudo que resta fazer notificar os desenvolvedores responsveis pela criao do software a respeito do travamento e, preferencialmente, determinar de que maneira seria possvel que eles, os desenvolvedores, reproduzissem o problema no local onde trabalham. Uma das vantagens de se usar software livre em relao aos softwares proprietrios, que o acesso a desenvolvedores de softwares livres costuma ser bastante direto - seno pelas barreiras impostas pela lngua. E h chances de que eles tenham tempo suficiente para corrigir o erro, antes que ele volte a aparecer na tela do seu computador.

ESCALONAMENTO DA CPU Outra observao que fazemos, a respeito do assunto tratado no vdeo, que as decises de escalonamento da CPU tambm podem ser realizadas quando se desloca o processo do estado em execuo para o estado de pronto, ou quando se desloca o processo do estado de espera para o estado de pronto. Esses so exemplos de escalonamento preemptivo, porque o processo atualmente em execuo tem seu estado alterado pelo sistema operacional. Os algoritmos de escalonamento so avaliados frequentemente por mtricas especficas, como por exemplo, o tempo de retorno, que mensura o tempo entre o momento em que um processo chega ao estado de pronto e o instante que vai para o estado de execuo. O ideal que esse tempo de retorno seja pequeno. ABORDAGENS DE ESCALONAMENTO importante voc saber que existem vrias abordagens que podem ser utilizadas para determinar qual processo ser escolhido para passar do estado de pronto para o estado de execuo. Destacamos, aqui, as trs mais conhecidas: o primeiro a chegar o primeiro a ser atendido (FCFS, em ingls First-Come, First-Served), o menor trabalho o prximo (SJN, em ingls Shortest Job Next), e distribuio do tempo de processamento de forma equivalente entre todos os processos no estado pronto (Round-robin).

FCFS A FCFS uma abordagem de escalonamento no preemptiva que consiste em enviar os processos para a CPU, na ordem em que eles chegam ao estado de execuo. Quando um processo obtm acesso CPU, esse acesso mantido desde que a CPU faa uma solicitao obrigando o processo a esperar, como na solicitao de um dispositivo em uso por outro processo. Suponha que os processos P1 a P5 cheguem ao estado pronto no mesmo instante, mas na ordem e tempo de servio, conforme mostrado na figura.

Na abordagem de escalonamento FCFS, cada processo recebe acesso CPU. Para simplificar, vamos assumir que os prprios processos no se colocam no estado de espera. Uma vez que estamos supondo que todos os processos chegaram ao estado pronto ao mesmo tempo, o tempo de resposta para cada processo o mesmo que o seu tempo de concluso. Dessa forma, o tempo mdio igual a (140 + 215 + 535 + 815 + 940) / 5 ou 529. O algoritmo FCFS fcil de implementar, mas no usa fatores importantes, tais como requisitos de tempo de servio. Apesar do tempo de servio ter sido utilizado em nossos clculos do tempo de resposta, o algoritmo no utiliza essa informao para auxiliar na definio da ordem de execuo dos processos. O grfico de Gantt, abaixo, mostra a ordem e o tempo de concluso dos processos:

SJN A SJN (Shortest Job First), assim como o FCFS, uma abordagem de escalonamento no preemptiva que consiste em observar todos os processos no estado pronto e despachar aquele com o menor tempo de servio. A figura mostra o grfico de Gantt para o mesmo conjunto de processos que examinamos no exemplo do FCFS. Devido os critrios de seleo serem diferentes do FCFS, a ordem na qual os processos so programados e concludos pelo SJN tambm so diferentes. Observe que o algoritmo de SJN se baseia no conhecimento do futuro, ou seja, ele envia CPU o processo que executado em menor tempo. Esse tempo praticamente impossvel de determinar. Assim, para executar esse algoritmo, o valor de tempo de servio para um processo geralmente estimado pelo sistema operacional, usando fatores de probabilidade diferentes e levando em considerao o tipo de trabalho. Entretanto, se essas estimativas estiverem incorretas, a eficincia do algoritmo se deteriora. O algoritmo de SJN comprovadamente timo, o que significa que se pudssemos saber o tempo de servio de cada trabalho, o algoritmo SJN produziria o menor

tempo de resposta para todos os trabalhos, em comparao com qualquer outro algoritmo. No entanto, uma vez que no podemos prever o futuro, fazemos suposies e esperamos que essas suposies estejam corretas.

ROUND-ROBIN O algoritmo de escalonamento round-robin distribui o tempo de processamento de forma equivalente entre todos os processos no estado pronto. Esse algoritmo estabelece uma fatia de tempo determinado, que a quantidade de tempo que cada processo recebe antes de retornar ao estado de pronto para permitir que outro processo seja executado. Eventualmente, ser atribuda, ao processo de preempo, outra fatia de tempo de CPU. Esse processo continua at obter todo o tempo que precisa e finaliza sua execuo. Note que o algoritmo round-robin preemptivo. A expirao de uma fatia de tempo uma razo arbitrria para remover um processo da CPU. Essa ao representada pela transio do estado de execuo para o estado de pronto. Suponha que a fatia de tempo utilizada para um determinado algoritmo de round-robin seja de 50 e que tenha sido utilizado o mesmo conjunto de processos dos exemplos anteriores. Os resultados do grfico de Gantt so:

SISTEMA OPERACIONAL COMO UM GERENCIADOR DE RECURSOS Para cada processo dado um intervalo de tempo de 50 unidades, a menos que ele no precise de uma fatia completa. Por exemplo, o processo 2, originalmente, necessita de 75 unidades de tempo. Vamos supor que foi dada uma fatia de tempo inicial de 50. Quando a sua vez de usar a CPU chegar novamente, ele vai precisar de apenas 25 unidades. Portanto, o processo 2 termina e o processamento finaliza em 325 unidades de tempo.

O tempo mdio para este exemplo (515 + 325 + 940 + 920 + 640) / 5, ou 668. Note que esse tempo de resposta maior do que nos outros exemplos. Isso significa que o algoritmo round-robin no to bom como os outros? No. No podemos fazer tais afirmaes gerais com base em um exemplo. S podemos dizer que um algoritmo melhor que o outro para o conjunto especfico de processos. O algoritmo de escalonamento round-robin provavelmente o mais amplamente utilizado. Em geral, ele auxilia em todos os tipos de trabalho e considerado o mais exato.

Unidade III Gerenciamento de Memria GERENCIAMENTO DE MEMRIA MEMRIA PRINCIPAL Gostaramos de iniciar essa nossa conversa, chamando sua ateno para o fato de que todo computador possui uma memria principal onde so armazenados os programas em execuo. E que essa memria pode ser vista como um grande bloco de espao contnuo dividido em grupos de 8, 16 ou 32 bits. Cada byte (ou palavra de memria) possui um endereo correspondente, que simplesmente um nmero inteiro que identifica determinada regio da memria. HIERARQUIA DAS MEMRIAS Relembramos, portanto, que os primeiros sistemas operacionais possibilitavam que, em determinado momento, somente um programa ocupasse a memria principal. Quando o usurio executava outro programa, o que estava na memria era removido para que esse fosse colocado. Nos sistemas operacionais, em que apenas um programa por vez carregado em memria para execuo, a alocao da memria principal um problema simples de se resolver: basta reservar uma rea de memria para o ncleo do sistema operacional e alocar o programa na memria restante. Assim, nos sistemas operacionais em que vrios programas podem ser carregados na memria para execuo simultnea, o espao de memria destinado aos programas deve ser dividido entre eles para possibilitar o uso eficiente da memria principal. De um modo geral, os programas so armazenados em memrias secundrias (por exemplo, disco rgido, CDs, DVDs e disquetes) devido ao baixo custo, alta capacidade e possibilidade de armazenamento permanente de dados.

EXECUO DE PROCESSOS Vamos pensar o seguinte... como o processador executa apenas instrues localizadas na memria principal, antes de um programa ser executado, o sistema operacional deve transferi-lo da memria secundria para a memria principal. Alm disso, o tempo de acesso memria secundria muito superior ao tempo de acesso memria principal. Com isso, para maximizar o uso de recursos computacionais, tal como o compartilhamento do processador, o gerenciamento de memria deve manter, na memria principal, a maior quantidade possvel de processos. O que nos faz perceber que mesmo na ausncia de espao livre na memria principal, o sistema operacional deve permitir que novos processos sejam aceitos e executados.

RASTREAR PROGRAMA Importante sabermos ainda, que o sistema operacional tambm deve proteger as reas de memria ocupadas por cada programa, alm da rea onde reside o prprio sistema. Por exemplo, caso um programa tente realizar algum acesso indevido memria, o sistema deve impedi-lo de alguma forma. Voc se lembra o que frisamos no comeo deste mdulo? Que em um ambiente de multiprogramao, mltiplos programas (e seus dados) so armazenados na memria principal? Pois , isso significa que o sistema operacional deve empregar tcnicas para rastrear onde e como um programa reside na memria e converter o endereo lgico de um programa, no endereo fsico da memria. ENDEREOS LGICOS Os endereos lgicos so criados como se o programa fosse carregado na localizao 0 da memria principal. Vamos ser mais especficos: suponha que um programa seja carregado no endereo 500 da memria fsica. Assim, se esse programa utilizar o endereo lgico 200, ele far referncia ao endereo 700 na memria fsica. Voc pode dizer neste momento que, se ns mudarmos as posies de memria do sistema operacional e do programa, ento os endereos lgicos e fsicos para o programa seriam os mesmos. Isso verdade. Mas voc teria outras coisas para se preocupar. Por exemplo, um

esquema de gerenciamento de memria deve sempre levar em conta a segurana, especialmente em um ambiente de multiprogramao. Dessa forma, necessrio impedir que um programa tenha acesso a determinado endereo que esteja alm do seu espao de memria alocado. Com o sistema operacional colocado na posio 0, todos os endereos lgicos para o programa so vlidos, com exceo daqueles que ultrapassam os limites da memria principal. Agora, se movermos a posio do sistema operacional, teremos que impedir que determinado endereo lgico de um programa acesse o espao de memria dedicado ao sistema operacional. Isso no complicado, mas aumenta a complexidade de processamento. SWAPPING Outra preocupao que se deve ter em relao ao gerenciamento de memria a da possibilidade de execuo de programas que sejam maiores que a memria fsica disponvel. Esse mecanismo conhecido como swapping. ALOCAO CONTGUA SIMPLES Ressaltamos que o gerenciamento de memria pode ser dividido em duas categorias: Abordagens que movem os programas entre a memria principal e o disco (swapping e paginao); Abordagens que no movimentam os programas entre diferentes dispositivos de armazenamento. A alocao contgua simples foi a abordagem de gerenciamento de memria adotada nos primeiros sistemas operacionais. Consiste na memria principal ser subdividida em duas reas: uma para o sistema operacional e outra para o programa do usurio, seja ele um aplicativo qualquer. Para utilizar essa abordagem, o programador, ao desenvolver as aplicaes, deve se preocupar apenas em no ultrapassar o espao de memria principal disponvel. Em outras palavras, a aplicao no deve ultrapassar a diferena entre o tamanho total da memria principal e a rea ocupada pelo sistema operacional. Na alocao contgua simples, o usurio tem controle sobre toda a memria principal, podendo ter acesso a qualquer posio de memria, inclusive a rea do sistema operacional. Para proteger o sistema computacional desse tipo de acesso, que pode ser intencional ou no, alguns sistemas protegem a memria utilizando um registrador que delimita as reas do sistema operacional e do usurio, conforme mostrado na animao ao lado. Assim, sempre que um programa faz referncia a um endereo na memria, o sistema operacional verifica se o endereo est dentro dos limites permitidos. Caso no esteja, o programa cancelado e uma mensagem de erro exibida para o usurio, indicando que houve uma violao no acesso memria principal.

Assim, importante voc saber que, apesar da facilidade da alocao contgua simples, apenas um usurio pode dispor dos recursos computacionais e, caso o programa do usurio no a preencha totalmente, existir um espao de memria livre sem utilizao. ALOCAO PARTICIONADA Para falarmos sobre essa abordagem, gostaramos de relembrar o que j foi dito antes: que os sistemas operacionais evoluram no sentido de proporcionar melhor aproveitamento dos recursos computacionais disponveis. Pois, foi a partir da evoluo que novas abordagens de gerenciamento da memria principal foram criadas para suportar que vrios programas estivessem, ao mesmo tempo, nessa memria. Uma dessas abordagens a alocao particionada. ALOCAO PARTICIONADA ESTTICA Em relao a esse tipo de gerenciamento, podemos dizer que est relacionado ao fato de que, inicialmente, os programas s podiam ser carregados e executados em apenas uma partio especfica, mesmo se outras estivessem disponveis. E que essa limitao ocorria porque os compiladores geravam apenas cdigos absolutos. No cdigo absoluto, todas as referncias a endereos de um programa so posies fsicas na memria principal. Isso fez com que os programas fossem alocados em reas especficas da memria, fato que deu nome a essa abordagem de gerenciamento de memria de alocao particionada esttica absoluta.

ALOCAO PARTICIONADA ESTTICA RELOCVEL No entanto, importante sabermos que com a evoluo dos compiladores, o cdigo gerado deixou de ser absoluto e passou a ser relocvel. E que no cdigo relocvel, todas as referncias a endereos de um programa so relativas ao incio do seu cdigo, e no a endereos fsicos de memria. Assim, os programas passaram a ser executados a partir de qualquer partio. Esse tipo de gerncia de memria denominado alocao particionada esttica relocvel.

ALOCAO DE PARTIES Para controlar as parties, a alocao relocvel mantm uma tabela com o endereo inicial de cada partio, seu tamanho, e se est em uso. Sempre que um programa carregado para a memria, o sistema percorre essa tabela, na tentativa de localizar uma partio livre, onde o programa possa ser carregado.

PROTEO NA ALOCAO PARTICIONADA Nessa abordagem, chamamos sua ateno para o fato de que a proteo da memria se baseia em dois registradores que indicam os limites, inferior e superior da partio onde o programa est sendo executado. Assim, caso o programa tente acessar uma posio de memria fora dos limites definidos pelos registradores, ele interrompido e uma mensagem de violao de acesso gerada pelo sistema operacional.

FRAGMENTAO INTERNA Uma ltima observao que fazemos, a respeito desse assunto, que tanto nos sistemas de alocao absoluta quanto nos de alocao relocvel, os programas, normalmente, no preenchem totalmente as parties onde so carregados. Esse tipo de problema, decorrente da alocao fixa das parties, conhecido como fragmentao interna.

ALOCAO PARTICIONADA DINMICA Como voc pode perceber, o prprio nome desse tipo de alocao sugere ideia contrria ao tipo de alocao, analisado anteriormente. E foi justamente com a alocao particionada esttica, que se evidenciou a necessidade de uma nova forma de gerenciamento da memria principal, para que o problema da fragmentao interna fosse reduzido e, consequentemente, o grau de compartilhamento da memria aumentado. O que significa dizer que, na alocao particionada dinmica ou varivel, foi eliminado o conceito de parties de tamanho fixo. Dessa forma, cada programa utilizaria o espao necessrio, tornando-o como sua partio. Como os programas utilizam apenas o espao que necessitam, no

esquema de alocao particionada dinmica no ocorre o problema da fragmentao interna.

FRAGMENTAO EXTERNA Com tudo isso, podemos afirmar que a princpio, o problema da fragmentao interna est resolvido. Entretanto, um tipo diferente de fragmentao comea a ocorrer, quando os programas terminam e deixam espaos cada vez menores na memria, no permitindo o ingresso de novos programas. Esse tipo de problema denominado fragmentao externa.

SOLUCIONANDO A FRAGMENTAO EXTERNA No entanto, destacamos que existem duas solues para o problema da fragmentao externa da memria principal. Na primeira soluo, conforme os programas terminam a execuo, apenas os espaos livres situados nas imediaes so reunidos, produzindo reas livres de tamanho maior. E na segunda soluo, envolve a relocao de todas as parties ocupadas, eliminando todos os espaos entre elas e criando uma nica rea livre contgua. Para isso, necessrio que o sistema computacional tenha a capacidade de mover os diversos programas na memria principal, ou seja, realizar a relocao dinmica. Esse mecanismo de compactao, tambm conhecido como alocao particionada dinmica com relocao, reduz, em muito, o problema da fragmentao, porm a complexidade do seu algoritmo e o consumo de recursos do sistema, como processador e espao em disco, podem torn-lo invivel. Unidade IV Gerenciamento de Arquivos INTRODUO Nas unidades anteriores, falamos sobre gerenciamento de memria e de processo, nessa vamos discutir sobre Gerenciamento de Arquivos. Iniciamos esse assunto, dizendo que um sistema operacional possibilita que os usurios executem aplicaes (tais como, editores de texto, jogos, reprodutores de udio e vdeo) que processam informaes como textos, msicas e filmes, armazenados sob a forma de arquivos em um disco rgido ou outro meio. ARQUIVO De maneira breve e simples, podemos dizer que um arquivo basicamente um conjunto de dados armazenados em um dispositivo fsico no voltil, identificado por um nome, composto por uma sequncia de caracteres, que possibilita sua localizao posterior. Arquivos so extremamente versteis em contedo e capacidade: podem conter desde um texto com alguns bytes, at sequncias de vdeo com dezenas, at milhares de gigabytes.

Um dispositivo de armazenamento pode conter milhes de arquivos que so organizados em estruturas hierrquicas denominadas diretrios (conforme mostrado na figura). A organizao fsica e lgica dos arquivos e diretrios dentro de um dispositivo denominada sistema de arquivos. SISTEMA DE ARQUIVOS Para facilitar a compreenso a respeito desse assunto, podemos dizer que um sistema de arquivos pode ser visto como uma imensa estrutura de dados armazenada de forma persistente em um dispositivo fsico. E que existe um grande nmero de sistemas de arquivos, dentre os quais podemos citar o NTFS (nos sistemas Windows), o Ext2/Ext3/Ext4 (Linux), o HPFS (MacOS), FFS (Solaris) e o FAT (usado em pen drivers USB, mquinas fotogrficas digitais e leitores MP3). Nos prximos slides vamos explicar dois sistemas de arquivos muito adotados pelos sistemas operacionais: FAT e EXT. FAT FAT a sigla para Tabela de Alocao de Arquivos (do ingls, File Allocation Table) e o FAT 16 o mais antigo dos sistemas da famlia Windows. Ele tem uma grave restrio que reconhecer somente discos de no mximo 2 GB, por partio. Talvez, por essa limitao, ele tenha sido substitudo pelo FAT 32. Ressaltamos que o FAT 16 ainda utilizado nos pen drivers e tambm em cartes de memria, como os que voc usa em mquinas fotogrficas digitais, desde que tenham o tamanho mximo de 2 GB. O FAT 32 veio para tentar solucionar este pequeno problema de reconhecimento, passando a reconhecer parties de at 2 TB. Alm disso, este sistema tambm consegue posicionar o diretrio principal em qualquer lugar do disco. Outra vantagem o fato de que no sistema FAT 16, havia uma limitao no nmero de entradas que podiam ser alocadas no diretrio principal, mais precisamente 512 arquivos e/ou pastas. Isto no ocorre no FAT 32. Outra curiosidade sobre os sistemas de arquivo: o FAT 32 tem a capacidade de poder mudar o tamanho da partio sem a perda de dados. Apesar desta capacidade, a Microsoft no implementou essa caracterstica no FAT 32. Na prtica, isso nos permite, caso seja preciso, aumentar o tamanho de uma partio FAT 32. EXT3 O sistema EXT3 (sigla para Third Extended File System) uma evoluo de seu antecessor, o EXT2. Foi desenvolvido pela Red Hat, possui total compatibilidade com o EXT2, alm de algumas melhorias significativas, como o uso do journaling, que consiste em um registro (log ou journal) das transaes, cuja finalidade recuperar o sistema em caso de desligamento no programado.

ATRIBUTOS DE ARQUIVOS No entanto, vale ressaltarmos que cada arquivo caracterizado por um conjunto de atributos, que podem variar de acordo com o sistema de arquivos utilizado. Destacamos aqui, os dois atributos mais conhecidos que so: Nome: string de caracteres que identifica o arquivo para o usurio, como "foto1.jpg", "relatrio.pdf", "documento.doc", etc; Tipo: indicao do formato dos dados contidos no arquivo, como udio, vdeo, imagem, texto etc. Muitos sistemas operacionais usam parte do nome do arquivo para identificar o tipo de seu contedo, na forma de uma extenso: ".doc", ".jpg", ".mp3" etc. Feitas essas consideraes, passamos a tratar da organizao e estrutura de um arquivo. Para isso, iniciamos observando que, em sua forma mais simples, um arquivo contm basicamente uma sequncia de bytes, que pode estar estruturada de diversas formas para representar diferentes tipos de informao. FORMATOS DE ARQUIVOS Em relao ao formato ou estrutura interna, destacamos que um arquivo pode ser definido - e reconhecido pelo ncleo do sistema operacional ou somente pelas aplicaes. O ncleo do sistema, geralmente reconhece apenas alguns poucos formatos de arquivos, como binrios executveis e bibliotecas. Os demais formatos de arquivos so vistos pelo ncleo apenas como sequncias de bytes sem um significado especfico, cabendo s aplicaes, interpret-los. Os arquivos de dados convencionais so estruturados pelas aplicaes para armazenar os mais diversos tipos de informaes, como imagens, sons e documentos. Uma aplicao pode definir um formato prprio de armazenamento ou seguir formatos padronizados. Por exemplo, h um grande nmero de formatos pblicos padronizados para o armazenamento de imagens, como JPEG, GIF, PNG e TIFF, mas tambm existem formatos de arquivos proprietrios, definidos por algumas aplicaes especficas, como o formato PSD (do editor Adobe Photoshop) e o formato XCF (do editor grfico GIMP). A adoo de um formato proprietrio ou exclusivo dificulta a ampla utilizao das informaes armazenadas, pois somente aplicaes que reconheam aquele formato conseguem ler corretamente as informaes contidas no arquivo. EXTENSES RECONHECIDAS PELO WINDOWS Relacionamos, a seguir, uma lista de algumas extenses reconhecidas pelo sistema operacional Windows e seus aplicativos: EXE: Arquivo executvel, consistindo no arquivo principal do programa. TXT: Arquivo de texto no executvel. DLL: Bibliotecas de informaes usadas por outros aplicativos ou pelo sistema operacional. ICO: Arquivo de cone BMP: Arquivo de imagem de mapa de bits WAV: Arquivo com multimdia de udio AVI: Arquivo com multimdia de vdeo HTM ou HTML: Documento da internet JPEG: Arquivos de imagem padro bitmap (jpeg) comprimido

CONSTRUO DE SISTEMA DE ARQUIVOS Na implementao de um sistema de arquivos, considera-se que cada arquivo possui dados e metadados. Os dados de um arquivo so o seu contedo em si (uma msica, uma fotografia, um documento ou uma planilha). Por outro lado, os metadados do arquivo so seus atributos (nome, datas, permisses de acesso etc) e todas as informaes de controle necessrias para localizar e manter seu contedo no disco. Como voc pode observar, vrios detalhes importantes devem ser considerados na construo de um sistema de arquivos, que vo do acesso de baixo nvel aos dispositivos fsicos de armazenamento implementao da interface de acesso a arquivos para os programadores. Caso esses detalhes no sejam levados em conta, diversos problemas podem surgir. Unidade V Histria dos Sistemas Operacionais CONTEDO COMPLEMENTAR ENIAC - O PRIMEIRO COMPUTADOR ELETRNICO Passamos agora para uma nova fase em nossos estudos, na qual estudaremos um pouco sobre a histria dos sistemas operacionais, desde seu surgimento at os novos e modernos SO's que temos hoje. Para comearmos clique em http://www.youtube.com/watch?v=F3qWg1JBPZg e veja um vdeo do Youtube que conta a histria do surgimento do ENIAC (O primeiro computador eletrnico), como se dava seu funcionamento e o que esta criao significou para a sociedade da poca.

1 GERAO - VLVULAS E PAINIS DE PROGRAMAO Em meados da dcada de 40 e 50 (1945-1955), os computadores no trabalhavam com o conceito de sistema operacional propriamente dito. Nesta poca, um pequeno grupo de pessoas era responsvel pelo projeto, construo, programao, operao e manuteno da mquina. O conceito de linguagem de programao ainda no existia. Todas as instrues eram dadas atravs dos painis da mquina, com chaves, inmeros fios, cabos e luzes de aviso. Um exemplo dessa fase o ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator), um gigantesco computador com 70 mil resistores e entre 17.468 e 18.000 vlvulas a vcuo que ocupavam a rea de um ginsio desportivo. No incio dos anos 50, houve uma melhora no uso de tais mquinas com o advento do carto perfurado que tornou possvel a codificao de programas em cartes e sua leitura pela mquina, dispensando a programao atravs de painis.

2 GERAO - TRANSISTORES E SISTEMA EM LOTE (BATCH) Com a insero da tecnologia dos transistores, em meados dos anos 50, os computadores tornaram-se confiveis a ponto de serem comercializados. No demorou muito para aprimorarem o sistema de leitura de cartes perfurados, j implementado anteriormente. Tal aprimoramento foi chamado de programao em batch ou programao em lote, que consistia em coletar as instrues de vrios cartes perfurados, permitindo assim, a construo de sequncia de comandos para serem interpretados pela mquina. Normalmente, um programa era composto por um conjunto de cartes inseridos pelo usurio do sistema, na ordem correta, dando assim, mais eficincia e rapidez na execuo das tarefas. Nasciam assim, os primeiros SOs, mas por que SOs no plural? que cada mquina possua um SO prprio, devido a sua arquitetura muito peculiar. Nessa poca, os computadores eram usados maciamente na realizao de clculos cientficos e tambm de engenharia, tal como a obteno da soluo de equaes diferenciais parciais. J a programao era feita em linguagem FORTRAN. Os sistemas operacionais da poca eram o FMS (Fortran Monitor System) e o IBSYS, ambos sistemas operacionais desenvolvidos pela IBM. 3 GERAO - CIRCUITOS INTEGRADOS E MULTIPROGRAMAO A velocidade e a eficincia dos computadores aumentaram drasticamente com a introduo dos circuitos integrados na fabricao de componentes de tecnologia. Alm, claro, das facilidades geradas pela criao dos circuitos integrados, que alm da economia de espao, proporcionava tambm um aumento de performance significativo. Nos anos 60, muitos fabricantes de computadores tinham duas linhas de produto distintas e incompatveis. Havia os computadores cientficos, de grande porte, como o 7094, que era usado para clculos numricos em cincia e engenharia e, por outro lado, havia os computadores comerciais, tais como o 1401, que era vastamente usado para classificao em fita e impresso, por bancos e companhias de seguros. Porm, o desenvolvimento e a manuteno de duas linhas de produto completamente diferentes se tornaram muito caras para os fabricantes. E tambm, os clientes, em potencial, para aquisio de novos computadores, necessitavam inicialmente de uma mquina pequena, para mais tarde, com o crescimento, terem uma mquina maior onde pudessem rodar todos os seus programas mais rapidamente. Foi com a inteno de resolver esses problemas que a IBM introduziu o System/360: uma srie de mquinas cujos softwares eram totalmente compatveis. Alm disso, o 360 foi projetado para manusear tanto a computao comercial como a computao cientfica. Assim, uma nica famlia de mquinas poderia satisfazer as necessidades de todos os clientes. A IBM no parou por a. Apresentou os sucessores compatveis com a linha 360, usando uma tecnologia mais moderna, conhecidos como sries 370, 4300, 3080 e 3090.

O 360 que tinha como seu sistema operacional o OS/360, foi a primeira linha de computadores a usar (em pequena escala) circuitos integrados (CIs), fornecendo grande vantagem em relao ao preo/performance, sobre as mquinas da segunda gerao. Isso foi um sucesso imediato e a ideia de uma famlia de computadores compatveis foi logo adotada por todos os outros fabricantes. O OS/360 e os sistemas operacionais similares da terceira gerao, produzidos por outros fabricantes, satisfizeram razoavelmente bem a seus clientes. Eles tambm popularizaram vrias tcnicas ausentes nos sistemas operacionais da segunda gerao. Provavelmente, a mais importante dessas tcnicas foi a multiprogramao. Para estudarmos multiprogramao importante reforar um conceito fundamental: o conceito de processo. Um processo basicamente um programa em execuo. Ele consiste em um programa executvel, com seus dados e pilha, o seu stack pointer e registradores, enfim, todas as informaes necessrias para executar o programa. A Multiprogramao a capacidade do sistema operacional de executar, concorrentemente, vrios processos, alternando-os entre CPU e memria. A grande vantagem da multiprogramao o fato dela evitar que a CPU fique ociosa enquanto outros processos em execuo esto realizando operaes que no requerem seu uso, como por exemplo, operaes de entrada/sada. 4 GERAO - COMPUTADORES PESSOAIS Em 1959, na Califrnia, Robert Noyce, da Fairchild (uma fabricante de semicondutores), criou um circuito integrado, fazendo o circuito todo em um chip. Da mesma maneira com que os microcomputadores da terceira gerao viabilizaram que cada departamento de uma empresa ou universidade tivesse seu prprio computador, o microprocessador possibilitou que as pessoas tivessem seu computador pessoal (PC Personal Computer). Como nesse momento o poder computacional j era bem significativo, abriu-se caminho para o crescimento da indstria de software para computadores pessoais. Basicamente, dois sistemas operacionais dominaram a cena do computador pessoal e da estao de trabalho (computadores pessoais normalmente interligados em redes): o MS-DOS da Microsoft e o UNIX.

QUADRO GERAL

Unidade VI Sistemas Operacionais Modernos SISTEMAS OPERACIONAIS MODERNOS De acordo com estimativas de empresas de pesquisa especializadas, j passa de 1 bilho de unidades a quantidade de computadores pessoais no mundo e esse nmero deve duplicar at 2014. Ento, imagine a quantidade de sistemas operacionais em funcionamento nesses computadores, sem contar os sistemas operacionais que "rodam" em outros dispositivos, como celulares, palm's, receptores de TV digital, entre outros. Agora que j vimos como surgiram os primeiros SOs, daremos continuidade estudando os sistemas operacionais mais comuns atualmente. Para chegar ao que conhecemos hoje, os sistemas operacionais passaram por um longo processo de desenvolvimento e amadurecimento, e grandes personalidades estiveram envolvidas nesta histria. Iniciaremos esta unidade estudando a histria dos SOs considerados como modernos e, tambm, um pouco da histria de seus criadores. CONTEDO COMPLEMENTAR HTC MAGIC Clique aqui http://www.youtube.com/watch?v=jHJrCH4w4Gk e confira um vdeo de demonstrao do HTC Magic com Sistema Operacional Android. KEN THOMPSON E O UNIX Os primeiros sistemas operacionais desenvolvidos em meados da dcada de 60 tinham um grande problema, a incompatibilidade. Cada mquina possua seu prprio SO, ou seja, um SO projetado para uma mquina no servia em outra, sem que fosse antes reescrito. Como boa parte dos grandes sistemas que temos hoje, como Orkut, YouTube, entre outros, o Unix surgiu a partir de um projeto pessoal, neste caso, do programador da empresa de tecnologia AT&T, Ken Thompson. Sua inteno era poder utilizar em uma mquina mais barata, um jogo chamado Space Travel, escrito por ele mesmo.

O jogo rodava em um gigantesco mainframe General Electric 645, e servia para demonstrar o sistema operacional que estava sendo desenvolvido pela AT&T na poca, o Multics. CONTEDO COMPLEMENTAR UNIX Clique aqui http://www.youtube.com/watch?v=6O7euT9K0q4 e veja a histria do Unix pela voz de seus criadores: Ken Thompson e Dennis Ritchie.

No entanto, a empresa cancelou o desenvolvimento do Multics, pouco tempo depois. Ento, para continuar jogando, Ken Thompson e seu colega Brian Kernighan decidiram criar uma verso mais simplificada do Multics, que permitisse rodar o jogo. Em apenas um ms conseguiram um sistema operacional rudimentar, mas com interpretador de comandos Shell, um editor de textos e ferramentas para programao. O sistema foi inicialmente batizado de Unics, numa referncia ao Multics, porm logo foi rebatizado para Unix.

O pequeno projeto pessoal de Ken Thompson e seu colega Brian Kernigham foi crescendo, bem como a equipe que participava dele. Em 1972, tambm na AT&T, foi criada a linguagem de programao C, por Dennis Ritchie. Usando essa nova linguagem, o Unix, ento, foi reescrito e se tornou capaz de funcionar em qualquer mquina, independentemente do modelo e do fabricante, sem precisar ser reescrito.

O Unix comea a se destacar e virar notcia em jornais e revistas cientficas. Como o cdigo-fonte era livremente distribudo, novas verses foram surgindo, a primeira foi a BSD (Berkeley Software Distribution), da Universidade da Califrnia, em Berkeley. Logo em seguida, a partir de 1979, surgiram as implementaes comerciais do Unix para servidores: Sun OS (da Sun, posteriormente rebatizado para Solaris), Xenix (da Microsoft), HP/UX (HP) e AIX (IBM). Com o acesso ao cdigo-fonte, vrias empresas reescreveram o Unix, dando origem a uma nova famlia de sistemas operacionais. Enquanto isso, no Brasil, a cultura Unix comeava a tomar forma, mais precisamente em 1984. Algumas empresas comeavam a oferecer minicomputadores com variaes nacionais do sistema operacional, um exemplo o SOx.

Podemos afirmar que mais de 90% dos SOs atuais foram diretamente ou indiretamente influenciados, de alguma maneira, pelo Unix, como por exemplo, o Mac OS X, sistema operacional dos produtos da Apple: um tipo de Unix. Assim como a base do sistema Windows NT e seus sucessores, podemos tambm citar o Linux, que alm de gratuito, roda em hardware barato, e apesar de se parecer visualmente com o Unix, no certificado como Unix de verdade. Estudaremos detalhadamente sobre ele mais a frente. Apesar da concorrncia entre os SOs, e de ser considerado como um SO antigo, o Unix tem seu espao garantido. Pesquisas revelam que boa parte dos ainda usurios do Unix ( grandes empresas que rodam aplicaes de alto risco como Bancos, Hospitais etc.) no planejam mudar de SO. Mesmo com a tendncia de migrao de Unix para Linux. A HISTRIA DA APPLE: APPLE I Steve Jobs e seu colega Steven Wozniak so grandes amigos desde os tempos de colgio. Ambos sempre se interessaram por eletrnica. Por coincidncia, ambos foram trabalhar no famoso Vale do Silcio, em empresas de tecnologia, sendo Steven Wozniak na Hewlett-Packard, e Steve Jobs na Atari. Em 1976, Wozniak criou o que seria o Apple I. Jobs, que sempre foi tido como visionrio, insistia em vender esta mquina, e em 1 de abril de 1976, criaram a Apple Computer. Desde a criao da empresa, Steve teve como seu principal foco a criao de computadores para o dia a dia, incluindo sistemas operacionais fceis de serem usados. O lanamento do Apple I, em 1976, um dos primeiros computadores pessoais, foi um marco na histria da computao. Apesar de no parecer to bonito, para os padres que conhecemos hoje, o Apple I foi uma grande revoluo, visto que, pela primeira vez, um PC continha um teclado fcil de ser utilizado e uma miniteleviso adaptada como monitor. CONTEDO COMPLEMENTAR HISTRIA DA COMPUTAO Clique aqui http://www.youtube.com/watch?v=pv-SFDT2kXA e veja a matria sobre os 30 anos da criao da Apple, desde os tempos de empresa de garagem a smbolo do imprio norte-americano.

A HISTRIA DA APPLE: APPLE II E III Jobs fez questo de criar o seu sistema operacional do zero, sem se basear, inicialmente, no Unix. Nos anos que se seguiram, os modelos Apple II e Apple III foram lanados no mercado, tornando-se um sucesso de vendas. As interfaces grficas eram muito primitivas, se comparadas com o padro usado atualmente, mas eram avanadssimas para a poca. Cada modelo do Apple possua um sistema operacional distinto.

Em uma visita empresa Xerox Parc, em meados de 1979, Steve Jobs conheceu um computador totalmente inovador, criado pela Xerox Parc, e ficou deslumbrado com o Xerox Alto. Este PC possua uma interface grfica (GUI) totalmente revolucionria. Ento, pouco tempo depois, a Apple lanou o Lisa, aproveitando as idias grficas do Xerox Alto. Nem preciso dizer que o sucesso foi estrondoso. A HISTRIA DA APPLE: O MACINTOSH E O MAC OS Sabe esse desktop bonitinho que temos hoje? Com pastas para representar arquivos e cones para representar programas? Esse conceito foi implementado pela Apple, no Machintosh, lanado em 1984. Esta mquina vinha acompanhada do revolucionrio e inovador sistema operacional denominado MAC OS. E no foi diferente seu sucesso, principalmente nos Estados Unidos. Mas com o passar dos anos, as verses do Machintosh e a do MAC OS j no eram mais to populares como antes, fazendo com que a Apple perdesse bastante mercado para a Microsoft.

A HISTRIA DA APPLE: MAC OS X O cdigo do MAC OS apresentava muitos problemas no final dos anos 90, obrigando a Apple a traar novos planos. Uma atitude tomada em 2001 chamou a ateno de todos, a Apple abandonou seu prprio cdigo e comeou a reescrever todo o seu sistema operacional, desta vez usando como base o Unix. A partir da, passou a se chamar MAC OS X (l-se Mac OS dez, e no Mac OS xis), sistema que continua forte e cheio de adeptos at os dias de hoje. A HISTRIA DA MICROSOFT: O INCIO Bill Gates tinha 18 anos quando entrou para o curso de Matemtica e Direito na Universidade de Harvard. Aos 21 anos ele abandonou os cursos para se mudar com seu amigo e scio para a cidade de Albuquerque, no estado do Novo Mxico. A Microsoft iniciou suas atividades em uma garagem, a princpio desenvolvendo softwares para o computador Altair da IBM, e em 1980, Steve Ballmer se junta companhia. O primeiro produto desenvolvido pela empresa foi uma verso do interpretador BASIC, para o computador Altair 8800 da MITS. Em 1977, lanado o Microsoft FORTRAN, para computadores baseados em CP/M. Com seus programas rodando, e com sucesso, nos computadores da IBM, a Microsoft anuncia, ento, que possua um sistema operacional completo. A IBM se interessa pelo projeto e em 1979 firma um grande contrato com a Microsoft. A HISTRIA DA MICROSOFT: DA GARAGEM AO IMPRIO esse contrato com a IBM que muda a histria da Microsoft. E aqui est a grande sacada de Bill Gates: vender o MS-DOS diretamente para fabricantes de computadores, ao invs de usurios finais. Isso fez com que o sistema operacional da Microsoft dominasse rapidamente o mercado de PCs. Porm, at ento, a Microsoft no possua nenhum sistema operacional inovador e to poderoso quanto o anunciado. Eis que resolvem, ento, arriscar e comprar o SO da empresa Seattle Computer Products, pelo valor de $50.000 (cinquenta mil dlares).

Esta transao foi considerada por muitos como o negcio do sculo, pois a partir desses 50 mil dlares, a Microsoft tornou-se uma das maiores e mais rentveis empresas do mundo, tendo seu patrimnio estimado em algumas dezenas de bilhes de dlares.

A HISTRIA DA MICROSOFT: O MS-DOS De posse do novo SO comprado da Seattle, a Microsoft comea a fazer uma srie de melhorias no sistema, lanando em 1982, o Microsoft-DOS ou MS-DOS. O MS-DOS, porm, no chamou tanto a ateno, por ter sua interface baseada em texto, enquanto a mquina Apple Lisa de Steve Jobs j apresentava uma interface grfica inovadora e bem mais avanada para os padres da poca. No conformado com isso, Bill Gates fez uma visita a Apple, com o objetivo de conhecer a empresa e, claro, o sistema com a famosa interface grfica. Ao final da visita, Gates convence Jobs a ser includo no desenvolvimento do Machintosh. Porm, acredita-se que o objetivo de Gates era copiar a interface grfica do Machintosh. Um tempo depois Steve Jobs descobre que a Microsoft estava laando mquinas no Japo, com interfaces muito parecidas com as da Apple e, por isso, rompe a parceria com a Microsoft. Comea, assim, a grande rivalidade entre Microsoft e Apple, que persiste at os dias de hoje. A Microsoft lanou o Sistema Operacional Windows 1.0, em 1985, reforando a concorrncia com o MAC OS. A HISTRIA DA MICROSOFT: A INOVAO Com a demisso de Steve Jobs, da Apple, a qual s retornou em 1997, houve uma desestabilizao na empresa, enquanto isso a Microsoft ganhava cada vez mais mercado e crescia a passos largos. O Windows 2.0 foi lanado em 1987, trazendo melhorias considerveis na parte visual e tambm no gerenciamento de memria. Logo no incio dos anos 90, surgem novidades no mercado de Sistemas Operacionais: o lanamento do Windows 3.0 (1990) e do Windows 3.1(1992). O Windows 3.0 era executado sobre o DOS e, portanto, oferecia compatibilidade com os programas DOS, beneficiando-se do processador 386, podendo fazer a multitarefa com programas DOS e tambm com programas Windows. Embora o Windows 3.0 tenha exigido revises mnimas de praticamente todos os programas Windows existentes na poca. Alm do mais, aps a introduo do Windows 3.0, comearam a aparecer os aplicativos, liderados pela diviso de aplicativos da prpria Microsoft e seguidos por praticamente todos os outros grandes desenvolvedores.

A HISTRIA DA MICROSOFT: A EXPANSO A Microsoft no parou de investir e desenvolver melhorias em seu SO. Na verso 3.0, a memria passou a ser gerenciada de maneira muito mais eficiente, e tambm com uma melhora significativa na interface grfica. Foi criado ainda um painel de controle e um gerenciador de arquivos organizado, facilitando o trabalho do usurio. Entre os motivos que contriburam para o sucesso, est o fato de o sistema j vir instalado de fbrica em um grande nmero de mquinas. Em apenas dois meses de lanamento, o 3.1 vendeu 3 milhes de cpias. O WINDOWS 95 Com o estrondoso sucesso de vendas e um crescimento assustador, foi lanada no ano de 1995, a nova verso deste sistema operacional, o Windows 95, um sistema operacional completo para computadores pessoais que elimina a necessidade do MS-DOS. Podemos dizer que esta foi a verso que definiu os padres que conhecemos hoje, em termos de desktop e organizao de arquivos em estrutura de raiz. Um exemplo disso o boto INICIAR, que foi implementado a partir desta verso e utilizado at hoje. Alm deste item, podemos citar a barra de tarefas, o gerenciador de arquivos Windows Explorer, e aps alguns pacotes de segurana (ou pacotes de atualizao), foi includo o navegador Internet Explorer, dentre outras funcionalidades. CONTEDO COMPLEMENTAR WINDOWS 95 Clique aqui http://www.youtube.com/watch?v=lJkpBffLbc4 e confira a noticia do lanamento do Windows 95 em uma matria do Jornal Nacional que foi ao ar no ano de 1995.

O WINDOWS 98 Em 1998, a Microsoft lana o Windows 98, desta vez j incorporado com o Internet Explorer. Apesar de apresentar melhorias em relao ao Windows 95, o SO era um pouco lento e instvel. Tais problemas s foram corrigidos com o Windows 98 SE (Second Edition), lanado em 1999, que inclua funes avanadas para compartilhamento de rede, suporte integrado a drivers de DVDROM, entre outras inovaes.

O WINDOWS ME Todas as verses apresentadas at aqui usavam o MS-DOS como ncleo do sistema, ou seja, o Windows funcionava como uma espcie de ambiente grfico. Com o passar do tempo, o uso desta arquitetura tornou-se insuportvel, visto que o MS-DOS no conseguia dar conta de processar tantas informaes, o que ficou evidente no Windows Me, lanado pela Microsoft, em 14 de setembro de 2000, que veio com inteno de ser o sucessor do Windows 98. O Windows Me trouxe algumas inovaes, como a capacidade de lidar com vrias mdias digitais, como o MP3, foi tambm adicionado um programa de edio de vdeo (Windows Movie Maker), um assistente de criao de redes digitais domsticas, alm de atualizaes dos programas j existentes no Windows 98. O WINDOWS NT Um outro sistema operacional da Microsoft o Windows NT (NT uma sigla para New Technology), que foi reescrito por completo em 32 bits. Com esse novo sistema a Microsoft esperava aposentar todos os seus sistemas anteriores, dada a superioridade da verso NT, porem isso no aconteceu de fato. Foi somente com a verso 4.0 que o NT finalmente deslanchou, especialmente em redes corporativas. Alm disso, ele implementou, definitivamente, o conceito de administrao de usurios que conhecemos hoje: modo administrador x modo usurio. Algumas tarefas passaram, ainda, a poder ser feitas apenas pelo sistema, principalmente aquelas que dependiam criticamente do hardware. Juntando essas modificaes com outras que reduziram os conflitos de DLLs, alem do fato de o sistema ser baseado no padro NTFS, tudo isso contribuiu para criar o salto de qualidade que foi o Windows 2000. O WINDOWS XP Lanado oficialmente em 25 de outubro de 2001, o Windows XP, rodando em sistemas de arquivo FAT 32 ou NTFS. A sigla XP deriva da palavra eXPerincia (eXPerience), tornou-se um marco na histria dos sistemas operacionais, principalmente por trazer muitos recursos totalmente novos. Entre eles, possvel citar que o sistema tornou-se muito mais seguro, por meio da diferenciao de permisses entre administradores e usurios comuns. A estabilidade tambm uma de suas fortes caractersticas, pois os nmeros das famosas telas azuis diminuram consideravelmente.

Mais as principais diferenas em relao s verses anteriores quanto interface grfica, que foi redesenhada e considerada a mais bonita entre os sistemas anteriores. Trata-se da primeira mudana radical desde o lanamento do Windows 95. Esta interface baseada no OS/2 da IBM, em que alguns direitos so compartilhados entre a IBM e a Microsoft. O WINDOWS VISTA Depois de seis anos de espera, em 2007, a Microsoft lana o Windows Vista, que foi muito aguardado pelos usurios. Ao contrrio do XP, esta nova verso desapontou o pblico de uma maneira geral, principalmente por exigir uma mquina muito potente. Seu grande destaque foram os efeitos grficos de ltima gerao, implementados pelos componentes Aero e o Flip 3D.

O WINDOWS SEVEN Uma nova verso deste SO, o Windows Seven, (ou Windows 7) foi lanado para empresas no dia 22 de julho de 2009, e comeou a ser vendido livremente para usurios comuns no dia 22 de outubro de 2009, menos de 3 anos depois do lanamento de seu predecessor, Windows Vista.

AS PRINCIPAIS VERSES DO WINDOWS Observe no quadro abaixo, uma lista com as principais verses do Windows ao longo de sua histria.

A HISTRIA DO LINUX O Linux o mais famoso e importante exemplo de software livre que temos hoje. Por ter seu cdigo fonte aberto, o Linux tem um ritmo de crescimento muito grande, proporcionando-lhe melhorias e funcionalidades criadas pela comunidade de desenvolvedores e usurios espalhada pelo mundo, por meio da Internet. Bem, vamos ver agora como tudo isso aconteceu. SOFTWARE LIVRE Muitas pessoas confundem software livre (do ingls Free Software) com software gratuito. A palavra "Free" (utilizada em Free Software) pode ser empregada tanto no sentido de gratuidade, quanto no sentido de liberdade e, no sentido da liberdade, que essa palavra foi utilizada. Dessa forma, segundo a Free Software Foundation, o software livre pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribudo sem restries.

CONTEDO COMPLEMENTAR SOFTWARE LIVRE Clique aqui http://www.youtube.com/watch?v=4QxjSuPZuFY&feature=related e veja esta animao, que explica de forma bem simples o que o Software Livre e suas filosofias. No deixe de conferir!

O PROJETO GNU O projeto GNU, que teve incio em 1984, buscava a criao de um sistema operacional de cdigo fonte aberto, inspirando-se no Unix. No seu projeto original, o sistema operacional GNU utilizaria um Kernel chamado GNU/Hurd. O nome GNU, alm do significado original referente ao mamfero africano Gnu, um acrnimo recursivo de: GNU is Not Unix (em portugus: GNU no Unix). O coordenador do projeto Richard Stallman incentiva a comunidade a usar a nomenclatura GNU/Linux.

A CRIAO DA FSF Foi a partir desse projeto que Stallman criou, ento, em 1985, a Free Software Foundation (Fundao para o Software Livre, FSF), uma organizao sem fins lucrativos, que se dedica a levar a bandeira do software livre que, dentre outras liberdades, pregam:

Mas voc deve estar se perguntando... O que essas empresas e pessoas tm a ver com o Linux? Onde entra o Linus Torvalds, nessa histria? Bem, vamos juntar todas essas peas, agora, e descobrir juntos como foi criado o Linux. CONTEDO COMPLEMENTAR FREE SOFTWARE FOUNDATION Clique aqui http://www.youtube.com/watch?v=w8GBA4lpee0 para ver este vdeo com o resumo da criao da Free Software Foundation entre outros temas abordados.

ANDREW TANENBAUM E O MINIX A histria do Linux comea com uma das verses do Unix, o Minix, que foi um dos primeiros sistemas do tipo Unix baseado no projeto de um microncleo, criado para fins educacionais, pelo professor Andrew S. Tanenbaum, para que seus alunos pudessem estudar o Unix, em casa. a partir da que, o ento estudante de Cincias da Computao, da Universidade de Helsinki, na Finlndia, Linus Torvalds, entra em cena. Em 1991, Linus decide desenvolver um sistema, a partir do Minix, com algumas funcionalidades que ainda faltavam neste sistema.

LINUS TORVALDS E O LINUX Durante um tempo, Linus Torvalds trabalhou sozinho nesse projeto e, posteriormente, para divulgar sua ideia, postou uma mensagem para um grupo de usurios da Usenet uma espcie de lista de discusso, antecessora da Internet. Ainda em 1991, Torvalds disponibiliza a verso 0.02 do Kernel. Nas primeiras verses, o Linux usava o conjunto de aplicaes do Minix. Com o cdigo liberado, vrios desenvolvedores comearam a trabalhar no desenvolvimento do Kernel, dando assim, um ritmo de crescimento muito grande ao projeto. Enquanto isso, a Free Software Foundation (FSF) no conseguia avanar muito com seu Kernel, o GNU/Hurd, porm j tinha vrias ferramentas e aplicativos desenvolvidos pela FSF, que poderiam ser usados livremente. Linus utilizou essas ferramentas e aplicativos para o desenvolvimento de sua verso do Kernel.

CONTEDO COMPLEMENTAR A HISTRIA DO LINUX Clique aqui http://www.youtube.com/watch?v=qvIUSIjZ4Ok para ver um vdeo do Youtube que conta a histria do Linux desde a sua criao em 1991 at a sua chegada no Brasil, alm do modo como se deu a sua evoluo e disseminao pelo mundo. O GNU/LINUX Em 1994, lanada, ento, a verso 1.0 Linux, totalmente compatvel com o Unix. Isto possibilitou a utilizao de aplicativos desenvolvidos para esse sistema. Quando Linus mudou o licenciamento do Linux para a licena GPL, tornando-o legalmente compatvel com o projeto GNU, os desenvolvedores do GNU e do Kernel Linux trabalharam juntos para integrar os dois softwares e gerar um sistema operacional completo e de cdigo livre, denominado GNU/Linux. Essa nomenclatura incentivada pela comunidade FSF.

DIFUSO DO LINUX Uma das possibilidades mais importantes do Software Livre a de poder montar uma nova verso e distribu-la livremente aos interessados. Isso gerou um grande movimento na comunidade de desenvolvedores de softwares, que consiste basicamente em organizar o Kernel e mais uma srie de aplicativos e manuais com finalidades especficas, a esse procedimento damos o nome de distribuio Linux. H uma estimativa de que se tenha disponvel hoje mais de 500 distribuies Linux, contando

apenas as distribuies que ainda se encontram ativas. Essas distribuies so mantidas por empresas, governos, organizaes no governamentais e grupo de desenvolvedores no mundo todo. CONTEDO COMPLEMENTAR DISTRIBUIO LINUX Nesse vdeo voc ver um pouco sobre as principais distribuies Linux. No deixe de ver! Clique aqui! http://www.youtube.com/watch?v=OSlDxiqPqhQ

AS DIVERSAS DISTRIBUIES LINUX Apesar dessa grande quantidade, cerca de 98% so personalizaes de distribuies anteriores, j existentes. Dentre elas, podemos citar: Debian, Slackware e Red Hat. Vejamos no quadro, um resumo dessas distribuies. Importante ressaltar que, normalmente, as distribuies so criadas para atender s mais variadas demandas, como por exemplo, administrao de redes, edio de udio e vdeo, educao, servios de rede etc.

O DEBIAN Algumas das distribuies destaque: DEBIAN - O GNU/Linux Debian uma das distribuies mais antigas e conhecidas, talvez por suas caractersticas conservadoras e pela grande variedade de pacotes disponveis. Foi a partir dele que se originou uma variedade de novas distribuies, tanto comerciais, como a Linspire e o Xandros; quanto projetos desenvolvidos pela comunidade de usurios, como Ubuntu, Knoppix e o prprio Linux Educacional. Caractersticas: Quanto s suas caractersticas, podemos destacar seu estilo de desenvolvimento em trs verses, ou seja, verso instvel (Unstable), normalmente verses recm lanadas; verso de testes (Testing), verso em desenvolvimento, em que novos pacotes e funcionalidades so testadas; e, por ltimo, a verso estvel (Stable), esta a verso final que distribuda amplamente para os usurios finais. A facilidade de instalao outra grande caracterstica do Debian. Com apenas um comando, neste caso, o apt-get, podemos instalar, atualizar ou remover qualquer um dos 25 mil pacotes disponveis no repositrio oficial.

O SLACKWARE Algumas das distribuies destaque: SLACKWARE - O Linux Slackware uma distribuio muito utilizada tanto em ambientes coorporativos, quanto universitrios, sendo comumente usada por quem j adquiriu certa experincia com o Linux. Os profissionais de tecnologia gostam muito dessa distribuio, por ser praticamente toda configurada em modo texto. Caractersticas: Alm das caractersticas j mencionadas, destaca-se tambm a poltica de incluso de apenas aplicativos estveis e nenhuma interface grfica com configuraes especficas, o que torna o Slackware mais prximo do que foi o Unix-like. O Linux Slackware considerado por muitos como uma das distribuies mais segura, confivel e leve. Esses adjetivos fizeram com que o Slackware se tornasse muito utilizado em servidores e em sistemas de grande processamento, como por exemplo, no cinema (no filme Titanic, foram utilizados 18 computadores, rodando Linux, para realizar grande parte das animaes e efeitos grficos do filme).

O RED HAT Algumas das distribuies destaque: RED HAT - A Red Hat, Inc. uma empresa americana de tecnologia que, a princpio, desenvolve o sistema operacional Red Hat Linux, vendido para uso privado e para as empresas. Em 2004, a empresa dividiu seu SO em dois produtos, o Red Hat Enterprise Linux, voltado para o espao empresarial e, consequentemente, mais rentvel; e criou, algum tempo depois, a distribuio aberta de nome Fedora Core, que tem um ritmo de atualizao mais rpido. Uma das distribuies brasileira mais conhecida, a Conectiva, foi criada a partir das distribuies Red Hat. Caractersticas: A Red Hat criou o sistema de empacotamento conhecido como Red Hat Package Manager ou RPM. Outra caracterstica relevante da distribuio Red Hat foi a criao de ferramentas que auxiliam na deteco de novos hardwares, como placas de som, placas de vdeo e tambm de configuraes gerais do tipo som, mouse, teclado, timer, impressoras. O gerenciador de sistemas linuxconf tambm teve destaque, e funciona mais ou menos como o painel de controle do Windows. Outro exemplo prtico a distribuio Linux Educacional, que estudaremos a seguir.

DISTRIBUIO LINUX EDUCACIONAL O Linux Educacional mais uma ferramenta de apoio educao, disponibilizada pelo Ministrio da Educao - MEC. Trata-se de uma compilao do Linux baseada na distribuio Kubuntu, totalmente adaptada para o uso em laboratrios de informtica educacional e demais fins pedaggicos. A verso 3.0 traz vrias inovaes, dentre elas, voc pode conferir no quadro:

Organizao e realizao: LabTime (Laboratrio de Tecnologia da Informao e Mdias Educacionais) UFG (Universidade Federal de Gois) MEC (Ministrio da Educao)

You might also like