You are on page 1of 10

1

Qual das afirmaes abaixo define corretamente o conceito do princpio da reserva legal?

a) No h crime sem lei que o defina; no h pena sem cominao legal. b) A pena s pode ser imposta a quem, agindo com dolo ou culpa, e merecendo juzo de reprovao, cometeu um fato tpico e antijurdico. c) A criminalizao de uma conduta s se legitima se constituir meio necessrio para a proteo de determinado bem jurdico. d) Nenhuma pena passar da pessoa do condenado. e) A pena deve estar proporcionada ou adequada magnitude da leso ao bem jurdico representada pelo delito e a medida de segurana periculosidade criminal do agente.

2 O princpio da proporcionalidade:

a) probe a adequao tpica por semelhana entre fatos. b) determina que o poder punitivo estatal no pode aplicar sanes que atinjam dignidade da pessoa humana ou que lesionem a constituio fsico-psquica dos condenados. prtica do fato. sentena penal condenatria. e) determina que todos so iguais perante a lei penal.

c) determina que a pena no pode ser superior ao grau de responsabilidade pela

d) determina que ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado d

Com relao ao princpio da anterioridade da lei, marque a alternativa

3 correta.

a) O direito penal intervm somente nos casos de maior gravidade, protegendo uma parte dos interesses jurdicos. b) Para que haja crime e seja imposta pena preciso que o fato tenha sido cometido depois de a lei entrar em vigor. c) A lei posterior mais severa tem efeito "ex nunc". d) Apesar de uma conduta se subsumir ao modelo legal, no ser considerada tpica se for socialmente adequada ou reconhecida, isto , se estiver de acordo com a ordem social da vida historicamente condicionada. e) O direito penal s deve ser aplicado quando a conduta defende um bem jurdico, no sendo suficiente que seja imoral ou pecaminosa.

4 Com relao ao princpio do "ne bis in idem", correto afirmar que:

a) a criminalizao de uma conduta s ser legitima se constituir meio necessri para a proteo de determinado bem jurdico. b) nenhuma pena passar da pessoa do condenado. c) todos so iguais perante a lei penal. d) ningum pode ser punido duas vezes pelo mesmo fato. condenatria.

e) ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena pen

Analise as afirmaes sobre o princpio da insignificncia e marque a

alternativa correta.

I O princpio da insignificncia est ligado aos chamados crimes de bagatela. II Nas hipteses de leses mnimas, ser reconhecida a atipicidade dos fatos. III O princpio da insignificncia recomenda que o direito penal apenas intervenha nos casos de leso jurdica grave. a) Todas. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) Nenhuma.

6 correto afirmar, no que diz respeito ao princpio da culpabilidade, que:

a) a criminalizao de uma conduta s se legitima se constituir meio necessrio para a proteo de determinado bem jurdico. b) no h crime sem lei que o defina; no h pena sem cominao legal. c) a pena deve estar proporcionada ou adequada magnitude da leso, ao bem jurdico representada pelo delito e a medida de segurana periculosidade criminal do agente. prtica do fato. e) a pena s pode ser imposta a quem, agindo com dolo ou culpa, e merecendo juzo de reprovao, cometeu um fato tpico e antijurdico.

d) determina que a pena no pode ser superior ao grau de responsabilidade pela

O princpio da proibio da analogia "in malam partem":

a) determina que o poder punitivo estatal no pode aplicar sanes que atinjam dignidade da pessoa humana ou que lesionem a constituio fsico-psquica dos condenados. sentena penal condenatria. c) probe a adequao tpica por semelhana entre fatos. d) determina que todos so iguais perante a lei penal. prtica do fato.

b) determina que ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado d

e) determina que a pena no pode ser superior ao grau de responsabilidade pela

Qual das alternativas traz o correto conceito do princpio da irretroatividade da lei penal?

a) O direito penal s deve ser aplicado quando a conduta defende um bem jurdico, no sendo suficiente que seja imoral ou pecaminosa. b) O direito penal intervm somente nos casos de maior gravidade, protegendo uma parte dos interesses jurdicos. c) Apesar de uma conduta se subsumir ao modelo legal, no ser considerada tpica se for socialmente adequada ou reconhecida, isto , se estiver de acordo com a ordem social da vida historicamente condicionada. d) A lei posterior mais severa tem efeito "ex nunc". e) Para que haja crime e seja imposta pena preciso que o fato tenha sido cometido depois de a lei entrar em vigor.

O princpio da igualdade determina que:

a) ningum pode ser punido duas vezes pelo mesmo fato. condenatria. c) a criminalizao de uma conduta s se legitima se constituir meio necessrio para a proteo de determinado bem jurdico. d) todos so iguais perante a lei penal. e) nenhuma pena passar da pessoa do condenado.

b) ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena pen

Analise as afirmaes e marque a alternativa correta.

10
I O princpio da fragmentariedade conseqncia dos princpios da reserva legal e da interveno mnima. II O princpio da pessoalidade impede a punio por fato alheio. III O direito penal protege todos os bens jurdicos de violaes, at os de menor importncia. a) Todas as afirmaes esto corretas. b) Apenas as afirmaes I e II esto corretas. c) Apenas as afirmaes II e III esto corretas. d) Apenas as afirmaes I e III esto corretas. e) Nenhuma das afirmaes est correta.

11

Qual das seguintes afirmaes define corretamente o princpio da interveno mnima?

a) no h crime sem lei que o defina; no h pena sem cominao legal. juzo de reprovao, cometeu um fato tpico e antijurdico. c) a criminalizao de uma conduta s se legitima se constituir meio necessrio para a proteo de determinado bem jurdico. d) nenhuma pena passar da pessoa do condenado. e) a pena deve estar proporcionada ou adequada magnitude da leso ao bem jurdico representada pelo delito e a medida de segurana periculosidade criminal do agente.

b) a pena s pode ser imposta a quem, agindo com dolo ou culpa, e merecendo

12 Com relao ao princpio da humanidade, correto afirmar que:

a) probe a adequao tpica por semelhana entre fatos.

b) determina que o poder punitivo estatal no pode aplicar sanes que atinjam condenados. prtica do fato. sentena penal condenatria. e) determina que todos so iguais perante a lei penal.

a dignidade da pessoa humana ou que lesionem a constituio fsico-psquica do

c) determina que a pena no pode ser superior ao grau de responsabilidade pela

d) determina que ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado d

13 Assinale a alternativa que mostra o conceito do princpio da ofensividad

a) Para que haja crime e seja imposta pena preciso que o fato tenha sido

cometido depois de a lei entrar em vigor. b) Apesar de uma conduta se subsumir ao modelo legal, no ser considerada tpica se for socialmente adequada ou reconhecida, isto , se estiver de acordo com a ordem social da vida historicamente condicionada. c) O direito penal intervm somente nos casos de maior gravidade, protegendo uma parte dos interesses jurdicos. d) O direito penal s deve ser aplicado quando a conduta defende um bem jurdico, no sendo suficiente que seja imoral ou pecaminosa. e) A lei posterior mais severa tem efeito "ex nunc".

Analise as afirmaes sobre o princpio da pessoalidade e marque a

14 alternativa correta:
I - Somente o autor da infrao penal pode ser apenado.

II - A obrigao de reparar o dano pode ser estendida aos sucessores. se estender aos sucessores. a) Todas. b) Apenas a I e II. c) Apenas a I e III. d) Apenas a II e III. e) Nenhuma.

III A decretao do perdimento de bens, nos termos da lei, no pode

15 O princpio da pessoalidade determina que:

a) a pena deve estar proporcionada ou adequada magnitude da leso e ao bem

jurdico representada pelo delito e a medida de segurana periculosidade criminal do agente. b) nenhuma pena passar da pessoa do condenado. c) no h crime sem lei que o defina; no h pena sem cominao legal. d) a criminalizao de uma conduta s se legitima se constituir meio necessrio para a proteo de determinado bem jurdico. e) a pena s pode ser imposta a quem, agindo com dolo ou culpa, e merecendo juzo de reprovao, cometeu um fato tpico e antijurdico.

16

Marque a alternativa correta, no que tange ao princpio da presuno da inocncia.

a) Determina que o poder punitivo estatal no pode aplicar sanes que atinjam condenados. b) Determina que todos so iguais perante a lei penal. prtica do fato. d) Probe a adequao tpica por semelhana entre fatos. sentena penal condenatria.

a dignidade da pessoa humana ou que lesionem a constituio fsico-psquica do

c) Determina que a pena no pode ser superior ao grau de responsabilidade pela

e) Determina que ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado d

17 Sobre o princpio da fragmentariedade, correto afirmar que:

a) O direito penal s deve ser aplicado quando a conduta defende um bem jurdico, no sendo suficiente que seja imoral ou pecaminosa.

b) Apesar de uma conduta se subsumir ao modelo legal, no ser considerada tpica se for socialmente adequada ou reconhecida, isto , se estiver de acordo com a ordem social da vida historicamente condicionada. c) A lei posterior mais severa tem efeito "ex nunc". d) Para que haja crime e seja imposta pena preciso que o fato tenha sido cometido depois de a lei entrar em vigor. e) O direito penal intervm somente nos casos de maior gravidade, protegendo uma parte dos interesses jurdicos.

Analise as afirmaes sobre o princpio da interveno mnima e

18 assinale a alternativa correta.


I O princpio da interveno mnima procura evitar a definio desnecessria de crimes e a imposio de penas injustas, desumanas ou cruis.

II - A criao de tipos delituosos deve obedecer imprescindibilidade.

III O Estado s deve intervir, por intermdio do direito penal, quand

os outros ramos do Direito no conseguirem prevenir a conduta ilcita. a) Todas esto corretas. b) Apenas a I e II esto corretas. c) Apenas a II e III esto corretas. d) Apenas a I e III esto corretas. e) Nenhuma est correta.

19 O princpio da individualizao da pena determina que:

a) no h crime sem lei que o defina; no h pena sem cominao legal. juzo de reprovao, cometeu um fato tpico e antijurdico. c) a criminalizao de uma conduta s se legitima se constituir meio necessrio para a proteo de determinado bem jurdico. d) nenhuma pena passar da pessoa do condenado. jurdico representada pelo delito e a medida de segurana periculosidade criminal do agente.

b) a pena s pode ser imposta a quem, agindo com dolo ou culpa, e merecendo

e) a pena deve estar proporcionada ou adequada magnitude da leso e ao bem

20 Com relao ao princpio da adequao social, correto afirmar que:

a) para que haja crime e seja imposta pena preciso que o fato tenha sido cometido depois de a lei entrar em vigor. b) o Direito Penal intervm somente nos casos de maior gravidade, protegendo uma parte dos interesses jurdicos. c) apesar de uma conduta se subsumir ao modelo legal, no ser considerada tpica se for socialmente adequada ou reconhecida, isto , se estiver de acordo com a ordem social da vida historicamente condicionada. d) a lei posterior mais severa tem efeito "ex nunc". e) O direito penal s deve ser aplicado quando a conduta defende um bem jurdico, no sendo suficiente que seja imoral ou pecaminosa.

Clique aqui para ver os resultados

You might also like