You are on page 1of 8

SECRETARIA DA ADMINISTRAO PENITENCIRIA

COORDENADORIA DE REINTEGRAO SOCIAL E CIDADANIA DEPARTAMENTO DE PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

GRUPO DE TERAPIA COMUNITRIA:


Sementes para Re-Significar a Vida CENTRAL DE PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS DE SANTOS

O que as pessoas dizem, como elas sentem e o que elas pensam e conhecem,so fatos to vlidos e cientficos quanto a nota de um teste de QI ou a resposta a um questionrio ou levantamento. Van Der Eyken

SECRETARIA DA ADMINISTRAO PENITENCIRIA


COORDENADORIA DE REINTEGRAO SOCIAL E CIDADANIA DEPARTAMENTO DE PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

... O trabalho desenvolvido nas CPMAs pretende no somente tornar efetiva e execuo das Penas e Medidas Alternativas, mas objetivam que ela atinjam plenamente seu potencial preventivo, retributivo (retribuir com um bem o dano causado sociedade) e ressocializador, a partir da idia de eficincia e qualidade no acompanhamento, e, de rigor e seriedade na fiscalizao... Pensando na eficincia e na qualidade, a CPMA de Santos, a partir de Junho/07 , montou um Grupo de Terapia Comunitria, com apoio da rede Prefeitura Municipal de Santos/Secretaria de Assistncia Social, onde (trs) Tcnicos Assistentes Sociais/Terapeutas Comunitrios passaram a desenvolver as reunies semanais (Teras-Feiras s 17 horas), juntamente com Equipe Tcnica e estagirias desta CPMA. A Terapia Comunitria um instrumento que nos permite construir redes sociais solidrias de promoo da vida e mobilizar os recursos e as competncias dos indivduos, das famlias e das comunidades. Procura suscitar a dimenso teraputica do prprio grupo valorizando a herana cultural dos nossos antepassados indgenas, africanos, europeus e orientais, bem como o saber produzido pela experincia de orientais, bem como o saber produzido pela experincia de vida de cada um. Enquanto muitos modelos centram suas atenes na patologia, nas relaes individuais, privadas, a TC se prope cuidar da sade comunitria em espaos pblicos. Prope-se a valorizar a preveno. Prevenir , sobretudo, estimular o grupo a usar sua criatividade e construir seu presente e seu futuro a partir de seus prprios recursos. A BOCA CALA, O CORPO FALA. A BOCA FALA, O CORPO SARA. Ressaltamos que aps contatos com Juzes da Vara de Execues e Juizado Especial Criminal da Comarca de Santos, acordamos com M.M. Juzes que as 02(duas) horas de participao na TC seriam consideradas como PSC. Iniciamos o grupo com 09 pessoas, e hoje atendemos em mdia 20 pessoas semanalmente, entre prestadores e familiares. Vale ressaltar que a principio pensamos em voltar este trabalho somente para os usurios de drogas ilcitas, bem como para os seus familiares e amigos, mas atualmente este grupo volta-se para diversas demandas, ou seja, o grupo est atendendo aos demais tipos de delitos/infraes, mas continua a ter um grande nmero de usurios de drogas. Tendo em vista que o consumo de entorpecentes atinge tanto o usurio quanto familiares e todo o corpo social que o cerca, nosso objetivo principal buscar alternativa de mais uma modalidade de contribuio no tratamento = tratar no s o corpo biolgico, mas tambm o corpo social..

SECRETARIA DA ADMINISTRAO PENITENCIRIA


COORDENADORIA DE REINTEGRAO SOCIAL E CIDADANIA DEPARTAMENTO DE PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

De acordo com pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Informaes sobre Drogas, 19,4% da populao brasileira j fizeram uso de drogas em alguma etapa da vida, excluindo o consumo de lcool e tabaco. Ainda segundo a pesquisa, a dependncia de drogas afeta usurios e familiares. Em uma projeo do nmero de dependentes (14% da populao) e o tamanho mdio da famlia brasileira (3,4 pessoas), o Centro calcula que 47,6% da populao afetada pelas conseqncias da dependncia de drogas.

T.C.=Alternativa para preveno no uso de drogas: Antecipar-se ao uso indevido de drogas, trabalhando possveis motivadores para o consumo, analisando riscos e fortalecendo fatores de proteo; Oferecer, para aqueles que j so usurios e suas famlias, um espao de acolhimento, amparo e auxilio na mudana da compreenso quanto ao uso ou abuso de drogas e contribuir para a reduo dos riscos e danos associados ao uso; Facilitar a identificao da necessidade e dos meios para o tratamento de dependentes ou usurios e suas famlias e contribuir para a adeso e permanncia no atendimento; Favorecer a criao ou o Resgate da Rede Social do usurio. T.C. = Abordagem Preventiva: A T. C. um espao no qual vrios domnios da vida do individuo e da coletividade podem ser trabalhados, sejam eles familiar, profissional, comunitrio, cultural, entre outros. um espao de promoo de encontros interpessoais e intercomunitrios, objetivando a valorizao das historias dos participantes, o resgate da identidade, a restaurao da auto-estima e da confiana em si, a ampliao da percepo dos problemas e possibilidades de resoluo. Tem como base de sustentao o estmulo para o desenvolvimento ou a criao de uma rede de Solidariedade. Este contexto de possibilidades de expresso dos conflitos, medos e dvidas, num ambiente livre de julgamento, onde se valorizam as diferenas individuais e as experincias de vida de cada um, favorece a preveno, o tratamento e a reinsero social dos usurios, dependentes e suas famlias. Quando os habitantes de uma comunidade no possuem laos sociais fortalecidos mais fcil de expandirem se os fatores de risco geradores de demandas pelas drogas e tambm a ampliao de oferta com a conseqente violncia gerada pelo trfico e o crime organizado.

SECRETARIA DA ADMINISTRAO PENITENCIRIA


COORDENADORIA DE REINTEGRAO SOCIAL E CIDADANIA DEPARTAMENTO DE PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

A promoo de redes sociais que resultem em vnculos de solidariedade entre as pessoas nos diversos tipos de comunidades constitui, sem dvida, um fator de proteo dos mais importantes a serem incrementados pelos programas de preveno ao uso indevido de drogas, nas esferas Federal, Estadual ou Municipal. nesta perspectiva que a metodologia da Terapia Comunitria est qualificada como uma estratgia eficaz de preveno do uso indevido de drogas, de promoo de sade e de construo de redes sociais integrando as tantas possibilidades de aes preventivas do uso de drogas. T.C. = Contribuio no tratamento de dependentes de drogas: O uso de drogas nos remete a questionamentos que vo alm da pessoa do usurio, ampliando-se para uma reflexo e interveno junto a todas as pessoas envolvidas: famlia, amigos, colegas de trabalho... A T.C. pode se constituir como instrumento facilitador na formao de redes solidrias para o enfrentamento do uso indevido de drogas e de problemas associados dependncia. Fundamentada na viso mais ampla de dependncia, visa resgatar a incluso dos sujeitos na famlia e na comunidade. A T.C. no tem como proposta realizar o tratamento das dependncias, mas poder contribuir de forma significativa em cada uma das etapas, atuando diretamente junto aos dependentes ou, de forma indireta, atravs de aes com as suas famlias, com os demais membros das comunidades e com as equipes profissionais. A REINSERO SOCIAL A T.C. pode prestar um imenso beneficio na fase de reinsero social do dependente que poder ser convidado s reunies para compartilhar com o grupo seu processo de recuperao e, tambm, ser incentivado para que continue o tratamento. Tais medidas podem facilitar sua reintegrao Social com a (re) construo de seus vnculos de amizade e de ajuda. Nesta fase de retorno ao convvio social e de resgate das perdas ocorridas, importante que o grupo possa auxiliar a pessoa no resgate de seus contatos familiares, profissionais e sociais. CONCLUSO: A Terapia Comunitria no contexto da PSC vem construindo vnculos com intuito de oferecer apoio aos indivduos e suas famlias, especialmente em situaes de sofrimento.

SECRETARIA DA ADMINISTRAO PENITENCIRIA


COORDENADORIA DE REINTEGRAO SOCIAL E CIDADANIA DEPARTAMENTO DE PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

Cabe ressaltar que 03 (trs) membros deste grupo alegaram ter superado a dependncia qumica, como auxilio da T.C.; outros 04 (quatro) solicitaram interveno atravs de Internao em clnica de desintoxicao, No perodo de Junho/07 a Dezembro/09 foram realizadas 86 sesses de Terapia Comunitria abrangendo 993 (novecentas e noventa trs) pessoas. Os problemas apontados pelos participantes durante as sesses foram: Drogadio= 30%; Estresse= 27%; Trabalho(desemprego,insatisfao,dificuldade financeira) = 20%; Conflitos familiares= 16%; Depresso= 7%. A TC representa um papel muito importante de mobilizao familiar e comunitria uma vez que proporciona a participao do grupo familiar e social buscando re-significar a vida do usurio. Cabe ressaltar que membros destes grupos deram depoimentos de ter superado a dependncia qumica a partir da participao na TC e outros solicitaram interveno atravs de internao em Clinica,e, por fim, familiares discorreram sentir-se mais acolhidos/amparados , pois puderam compartilhar, trocar, aliviar suas angustias e anseios, e com isso, vislumbrar novos caminhos/solues para seus problemas.... Uma breve trajetria histrica da Terapia Comunitria: A Terapia Comunitria nasceu em 1988, em Fortaleza, e seu criador foi o Prof. Dr. Adalberto Barreto, mdico psiquiatra, telogo, antroplogo, terapeuta familiar, que sentiu a necessidade de articular o saber cientifico com o saber popular, na perspectiva do desenvolvimento das dinmicas individuais e das comunidades. uma nova abordagem de acolhimento da dor e do sofrimento, atravs da partilha de experincias de vida e sabedorias de uma forma horizontal e circular. Indita, objetiva e frente das solues apresentadas at hoje a resposta que faltava nas intervenes sociais e empresariais. Cada um torna-se terapeuta de si mesmo, a partir da escuta das histrias de vida e todos so co-responsveis na busca de solues e superao dos desafios do cotidiano. uma reunio de pessoas, onde todos so acolhidos, ouvidos, podendo conversar com simplicidade, onde o terapeuta no o especialista do conhecimento. Um lugar onde o indivduo deixa brotar de dentro para fora, suas riquezas, suas competncias e suas experincias (boas e ms). Compartilham problemas, dificuldades, solues e despertam a solidariedade. Os encontros acontecem sempre em um clima de amizade, compreenso, tolerncia, onde no final todos cantam, se abraam em um circulo em que cada um elo de sustentao, estimulo e apoio deste crculo. Apropria comunidade a detentora das solues de ss problemas. Ela est alicerada em quatro eixos tericos: 1. Pensamento Sistmico: Os problemas s so entendidos e resolvidos se os percebermos como partes de um todo: biolgico (corpo), psicolgico (mente e emoes) e a sociedade. Cada parte influencia e interfere na outra.

SECRETARIA DA ADMINISTRAO PENITENCIRIA


COORDENADORIA DE REINTEGRAO SOCIAL E CIDADANIA DEPARTAMENTO DE PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

2. Teoria da Comunicao: A comunicao entre as pessoas o elemento que une os indivduos, a famlia e a sociedade. A comunicao permite compreender que todo ato (verbal ou no) individual ou grupal, possibilita entender as muitas possibilidades dos significados e sentidos do comportamento humano. 3. Antropologia Cultural: A cultura o elemento de referncia de nossa identidade, interferindo de forma direta de quem eu sou quem somos ns. a partir da que podemos nos aceitar, nos amar, para aceitarmos e amarmos o outro. 4. Resilincia: a prpria histria pessoal e familiar de cada participante. Em nosso trabalho, no identificamos fraquezas e carncias, no diagnosticamos problemas nem como compens-los, pelo contrario, identificamos as foras e capacidades dos indivduos, das famlias e das comunidades para que atravs deste recurso, os indivduos possam encontrar suas prprias solues. Apoiamonos nas competncias dos indivduos e no nas suas carncias.

Os principais objetivos da Terapia Comunitria so: - Valorizar o papel da famlia e da rede de relaes que ela estabelece; - Reforar a dinmica interna de cada indivduo para que descubra seus valores e potenciais; - Suscitar sentimento de unio e identificao com seus valores culturais; - Redescobrir e reforar a confiana de cada indivduo; - Reforar a auto-estima individual e coletiva; - No se prope a resolver problemas, mas sim suscitar dinmicas que possibilitem a partir de experincias criar uma rede de apoio aos que sofrem. Responsveis pelo Projeto Texto de Maria Donizeti Arajo Roquetti / Terapeuta Comunitria Responsvel Tcnica pela CPMA de Santos: Gislene Rosa Porto

SECRETARIA DA ADMINISTRAO PENITENCIRIA


COORDENADORIA DE REINTEGRAO SOCIAL E CIDADANIA DEPARTAMENTO DE PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

ANEXOS:

Convite para participao no Grupo

Quando cada um colocou em comum a sua espiga de milho, o seu tomate, o seu peixe, a sua farinha... todos comeram e, ainda sobrou foi muito! Alberto Barreto
O que ? Um espao de partilha de sofrimento e preocupaes daquilo que est tirando o sono, trazendo tristeza e inquietao. Sua dor vai ser acolhida. Por que? uma forma de tentar transformar o sofrimento em crescimento, a carncia em competncia e lidar melhor com a vida. Lembramos que: Quando a boca cala, os rgos falam, mas quando a boca fala os rgos saram. Quando acontece? Todas as Teras-Feiras, das 17h00min s 18h00min, aqui na CPMA de Santos. Como fao para participar? Basta comparecer! Pode trazer seus familiares e amigos. O seu comparecimento ser contado como 02 (duas) horas de Prestao de Servios Comunidade.

Maiores informaes: CPMA SANTOS: Rua Amador Bueno n. 309 Centro Fone: 3224-4081 / 3232-6952 e-mail: cpmasantos@sap.sp.gov.br cpmasantos@santos.sp.gov.br

SECRETARIA DA ADMINISTRAO PENITENCIRIA


COORDENADORIA DE REINTEGRAO SOCIAL E CIDADANIA DEPARTAMENTO DE PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS

Carto de Natal distribudo na Festa de Confraternizao de Final de Ano

A Equipe de TERAPIA COMUNITRIA/ CPMA DE SANTOS deseja a VOC E SEUS FAMILIARES um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de alegrias!!!

Abra seu corao... sonhe... deseje... ame... sorria... fique feliz...volte a ser criana... Que Papai Noel leve pra voc aquilo que mais deseja e que este ESPAO seja um ponto de partida de grandes descobertas e fantsticas realizaes!!! Que Deus te ilumine e prospere sua vida em todos os sentidos!! Dezembro/09

You might also like