You are on page 1of 30

Aula 4

CRDITOS ADICIONAIS E SIMULADO

Ol amigos! Como bom estar aqui! Por crdito oramentrio inicial, entende-se aquele aprovado pela lei oramentria anual, constante dos oramentos fiscal, da seguridade social e de investimento das empresas estatais. O oramento anual consignar importncia para atender determinada despesa a fim de executar aes que lhe caiba realizar. Tal importncia denominada de dotao. O oramento anual pode sofrer alteraes qualitativas e quantitativas por meio de crditos adicionais. Por crdito adicional, entendem-se as autorizaes de despesas no computadas ou insuficientemente dotadas na lei oramentria. As alteraes qualitativas e quantitativas do oramento viabilizam a realizao anual dos programas mediante a alocao de recursos para as aes oramentrias ou para a criao de novos programas, e so de responsabilidade conjunta dos rgos central e setoriais e das unidades oramentrias (UO). A necessidade de alterao oramentria pode ser identificada pela UO ou pelo rgo Setorial. Em qualquer caso, a solicitao de alterao dever ser elaborada de forma a atender as condies dispostas nas Portarias da Secretaria de Oramento Federal (SOF) que estabelecem procedimentos e prazos para solicitao de alteraes oramentrias para o exerccio. As solicitaes de alteraes oramentrias que tiverem incio na UO devero ser elaboradas em seu momento especfico, que em seguida deve encaminhar a solicitao para o respectivo rgo Setorial. O rgo Setorial correspondente proceder a uma avaliao global da necessidade dos crditos

solicitados e das possibilidades de oferecer recursos compensatrios. Aps a verificao do crdito e aprovao da sua consistncia, os rgos Setoriais devero encaminhar SOF as solicitaes de crditos adicionais de suas unidades. Ao receber a solicitao de crdito adicional a SOF elabora o pleito de crditos e, por meio de uma anlise criteriosa da solicitao, decide por atend-la ou no. Os Analistas de Planejamento e Oramento (APO) da SOF verificam se a solicitao est em conformidade com a metodologia utilizada e se atende aos parmetros legais vigentes, fazem os ajustes necessrios e avaliam a viabilidade de atendimento da solicitao. Caso seja aprovado o pedido de crdito adicional, sero preparados os atos legais necessrios formalizao da alterao no oramento.

1. CONSIDERAES INICIAIS
As dotaes inicialmente aprovadas na LOA podem revelar-se insuficientes para realizao dos programas de trabalho, ou pode ocorrer a necessidade de realizao de despesa inicialmente no autorizada. Assim, a LOA poder ser alterada no decorrer de sua execuo por meio de crditos adicionais. Os crditos adicionais so alteraes qualitativas e quantitativas realizadas no oramento. Segundo o art. 40 da Lei 4320/64, so crditos adicionais as autorizaes de despesa no computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Oramento. Relembro que segundo o art. 166 da CF/88, os projetos de lei relativos ao plano plurianual, s diretrizes oramentrias, ao oramento anual e aos crditos adicionais sero apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum.

O ato que abrir o crdito adicional, que pode ser um decreto, uma medida provisria ou uma lei, de acordo com sua classificao, deve indicar a importncia, a espcie e a classificao da despesa at onde for possvel. Segundo a Lei 4320/64: Art. 46. O ato que abrir crdito adicional indicar a importncia, a espcie do mesmo e a classificao da despesa, at onde for possvel. Os crditos adicionais classificam-se em: Suplementares: so os crditos destinados a reforo de dotao oramentria; Especiais: so os crditos destinados a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica; Extraordinrios: so os crditos destinados a despesas urgentes e imprevisveis, como em caso de guerra, comoo intestina ou calamidade pblica. Ateno: O crdito suplementar incorpora-se ao oramento, adicionando-se dotao oramentria que deva reforar, enquanto que os crditos especiais e extraordinrios conservam sua especificidade, demonstrando-se as despesas realizadas conta dos mesmos, separadamente. Nesse sentido, entende-se que o reforo de um crdito especial ou de um crdito extraordinrio deve dar-se, respectivamente, pela abertura de crditos especiais e extraordinrios. Ou seja, no se pode reforar um crdito especial ou extraordinrio que se mostrou insuficiente por meio de crditos suplementares.

2. CRDITOS SUPLEMENTARES
So os destinados a reforo de dotao oramentria. Os crditos suplementares tero vigncia limitada ao exerccio em que forem autorizados. A LOA poder conter autorizao ao Poder Executivo para abertura de crditos

suplementares at determinada importncia ou percentual, sem a necessidade de submisso do crdito ao Poder Legislativo. So autorizados por Lei (podendo ser a prpria LOA ou outra Lei especial), porm so abertos por decreto do Poder Executivo. Na Unio, para os casos onde haja necessidade de outra lei especfica, so considerados autorizados e abertos com a sano e publicao da respectiva lei.

QUADRO CRDITOS SUPLEMENTARES FINALIDADE AUTORIZAO LEGISLATIVA Reforo de dotao oramentria j prevista na LOA anterior abertura do crdito. So autorizados por lei (podendo ser j na prpria LOA ou outra lei especfica) Abertos por decreto do Poder Executivo. Na Unio, para ABERTURA os casos onde haja necessidade de outra lei especfica , so considerados autorizados e abertos com a sano e publicao da respectiva lei. INDICAO DA ORIGEM DOS RECURSOS VIGNCIA Obrigatria Vigncia limitada ao exerccio em que forem autorizados

3. CRDITOS ESPECIAIS
So os destinados a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica, devendo ser autorizados por lei. Note que sua abertura depende da existncia de recursos disponveis e de exposio que a justifique. Os crditos especiais no podero ter vigncia alm do exerccio em que forem autorizados, salvo se o ato de autorizao for promulgado nos ltimos quatro meses daquele exerccio, casos em que, reabertos nos limites dos seus saldos, podero viger at o trmino do exerccio financeiro subsequente. So autorizados por lei especial (no pode ser na LOA), porm so abertos por decreto do Poder Executivo. Na Unio, so considerados autorizados e abertos com a sano e publicao da respectiva lei.

QUADRO CRDITOS ESPECIAIS FINALIDADE AUTORIZAO LEGISLATIVA Destinados a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica anterior abertura do crdito. So autorizados por Lei especfica (no pode ser na LOA) Abertos por decreto do Poder Executivo. Na Unio so ABERTURA considerados autorizados e abertos com a sano e publicao da respectiva lei. INDICAO DA ORIGEM DOS RECURSOS Obrigatria Vigncia limitada ao exerccio em que forem autorizados, salvo se o ato de autorizao for promulgado nos ltimos VIGNCIA quatro meses daquele exerccio, casos em que, reabertos nos limites dos seus saldos, podero viger at o trmino do exerccio financeiro subsequente.

Segundo o art. 168 da nossa Constituio, os recursos correspondentes s dotaes oramentrias, compreendidos os crditos suplementares e especiais, destinados aos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica, ser-lhes-o entregues, em duodcimos, at o dia 20 de cada ms. O artigo ainda ressalta que ser na forma da Lei Complementar, que ainda no foi editada. Caiu na prova: (CESPE Analista Judicirio Administrativo - TRE/GO 2009) Um instrumento de alterao da lei oramentria anual tem as seguintes caractersticas: necessita de prvia autorizao em lei especial; aberto exclusivamente por decreto do Poder Executivo; deve conter a indicao da fonte de recursos; pode ter sua vigncia prorrogada, desde que tenha sido autorizado nos ltimos quatro meses do exerccio financeiro.

Esse instrumento recebe a denominao legal de: A) crdito suplementar. B) crdito especial. C) crdito extraordinrio. D) crdito oramentrio. Observando o nosso quadro, o examinador trata exatamente do crdito especial: autorizado por Lei especial (no pode ser na LOA), porm a regra que sejam abertos por decreto do Poder Executivo; sua abertura depende da existncia de recursos disponveis e pode ter sua vigncia prorrogada, desde que tenha sido autorizado nos ltimos quatro meses do exerccio financeiro. Resposta: Letra B.

4. CRDITOS EXTRAORDINRIOS
So os destinados a despesas urgentes e imprevisveis, tais como em caso de guerra ou calamidade pblica, conforme art. 167 da CF/88. Os crditos extraordinrios podem reforar dotaes oramentrias (como os suplementares) ou criar novas dotaes (como os especiais), pois o que os define a imprevisibilidade e urgncia. Sero abertos por Medida Provisria, no caso federal e de entes que possuem tal instrumento, e por decreto do Poder Executivo para os demais entes, dando imediato conhecimento deles ao Poder Legislativo. Os crditos extraordinrios no podero ter vigncia alm do exerccio em que forem autorizados, salvo se o ato de autorizao for promulgado nos ltimos quatro meses daquele exerccio, casos em que, reabertos nos limites dos seus saldos, podero viger at o trmino do exerccio financeiro subsequente.

QUADRO CRDITOS EXTRAORDINRIOS FINALIDADE AUTORIZAO LEGISLATIVA Destinados a despesas urgentes e imprevisveis Independe de autorizao legislativa prvia. Aps a sua abertura deve ser dado imediato conhecimento ao Poder Legislativo Abertos por Medida Provisria, no caso federal e de ABERTURA entes que possuem previso deste instrumento; e por decreto do Poder Executivo, para os demais entes que no possuem medida provisria. INDICAO DA ORIGEM DOS RECURSOS Facultativa Vigncia limitada ao exerccio em que forem autorizados, salvo se o ato de autorizao for VIGNCIA promulgado nos ltimos quatro meses daquele exerccio, casos em que, reabertos nos limites dos seus saldos, podero viger at o trmino do exerccio financeiro subsequente.

Caiu na prova: (ESAF AFC/CGU - 2008) Ao longo do exerccio financeiro, pode ocorrer a necessidade de abertura de crditos adicionais para cobrir despesas nocomputadas ou insuficientemente dotadas. Com base na legislao vigente, relativa a esse assunto, identifique a opo incorreta. a) A abertura dos crditos suplementares e especiais depende da existncia de recursos disponveis para atender despesa e ser precedida de exposio justificada. b) Somente ser admitida a abertura de crdito extraordinrio para atender a despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica, observado o disposto na Constituio Federal. c) A vigncia dos crditos especiais no pode ultrapassar o exerccio financeiro em que foram autorizados, em respeito ao princpio oramentrio da anualidade.

d) Tero vigncia at o final do exerccio financeiro os crditos extraordinrios cujo ato de autorizao tenha sido promulgado nos primeiros 4 (quatro) meses do exerccio financeiro. e) Para fins de abertura de crditos suplementares e especiais, consideram-se recursos disponveis os provenientes do excesso de arrecadao, ou seja, do saldo positivo das diferenas, acumuladas ms a ms, entre a arrecadao prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendncia do exerccio. A abertura de crditos adicionais ocorre em virtude da necessidade de cobrir despesas no-computadas ou insuficientemente dotadas na Lei Oramentria Anual. A questo pede a opo incorreta sobre o assunto: a) Correta. Tanto para a abertura de crditos suplementares como para a de crditos especiais obrigatria a indicao dos recursos disponveis utilizados. Ela deve, ainda, ser precedida de exposio justificada. b) Correta. Consoante dispe a CF/88, a abertura de crdito extraordinrio somente ser admitida para atender a despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica. c) a incorreta. A vigncia dos crditos especiais limitada ao exerccio em que forem abertos, salvo se o ato de autorizao for promulgado nos ltimos quatro meses daquele exerccio, casos em que, reabertos nos limites dos seus saldos, podero viger at o trmino do exerccio financeiro subsequente. d) Correta. Se abertos nos primeiros 8 meses do ano, a vigncia limite para os crditos extraordinrios ser at o final do exerccio financeiro. e) Correta. Uma das possibilidades de fontes de recursos para a abertura de crditos suplementares e especiais o excesso de arrecadao, que o saldo positivo das diferenas acumuladas ms a ms entre a arrecadao prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendncia do exerccio. Resposta: Letra C

5. FONTES PARA A ABERTURA DE CRDITOS ADICIONAIS


Para a abertura dos crditos suplementares e especiais, necessria a existncia de recursos disponveis para ocorrer a despesa. Ela deve, ainda, ser precedida de exposio justificada. Segundo o art. 43 da Lei 4320/64, consideram-se recursos para esse fim, desde que no comprometidos: I - o supervit financeiro apurado em balano patrimonial do exerccio anterior; II - os provenientes de excesso de arrecadao; III - os resultantes de anulao parcial ou total de dotaes oramentrias ou de crditos adicionais, autorizados em Lei; IV - o produto de operaes de credito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realiz-las. Supervit Financeiro um conceito estudado na Contabilidade Pblica, que corresponde a diferena positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos crditos adicionais transferidos e as operaes de credito a eles vinculadas. J excesso de arrecadao o saldo positivo das diferenas acumuladas ms a ms entre a arrecadao prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendncia do exerccio. Ressalta-se, ainda, que para o fim de apurar os recursos utilizveis, provenientes de excesso de arrecadao, deduzir-se- a importncia dos crditos extraordinrios abertos no exerccio. Temos ainda mais uma fonte de recursos, segundo o art.167 da CF: 8 Os recursos que, em decorrncia de veto, emenda ou rejeio do projeto de lei oramentria anual, ficarem sem despesas correspondentes podero ser utilizados, conforme o caso, mediante crditos especiais ou suplementares, com prvia e especfica autorizao legislativa.

A Portaria Interministerial SOF/STN 163/2001, alterada pelo Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico 2 edio (Portaria Conjunta STN/SOF n 2, de 6 de agosto de 2009), define ainda como fonte de recursos para crditos adicionais a reserva de contingncia, que so os destinados ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos:

Art. 8 A dotao global denominada Reserva de Contingncia, permitida para a Unio no art. 91 do Decreto-Lei n 200, de 25 de fevereiro de 1967, ou em atos das demais esferas de Governo, a ser utilizada como fonte de recursos para abertura de crditos adicionais e para o atendimento ao disposto no art. 5, inciso III, da Lei Complementar n 101, de 2000, sob coordenao do rgo responsvel pela sua destinao, bem como a Reserva do Regime Prprio de Previdncia do Servidor - RPPS, quando houver, sero identificadas nos oramentos de todas as esferas de Governo pelo cdigo

99.999.9999.xxxx.xxxx, no que se refere s classificaes por funo e subfuno e estrutura programtica, onde o x representa a codificao das aes correspondentes e dos respectivos detalhamentos. Pargrafo nico. As Reservas referidas no caput sero identificadas, quanto natureza da despesa, pelos cdigos 9.9.99.99.99 e 7.7.99.99.99,

respectivamente. O referido manual destaca que a reserva do RPPS tambm poder ser utilizada durante o exerccio, caso necessrio, para a abertura de crditos adicionais com o objetivo de atender a compromissos desse Regime. Assim, uma fonte especfica para atender ao RPPS, que no pode ser utilizada em outras situaes.

QUADRO FONTES DE RECURSOS PARA A ABERTURA DE CRDITOS ADICIONAIS Supervit financeiro apurado em balano patrimonial do exerccio anterior; Excesso de arrecadao; Anulao total ou parcial de dotaes; Operaes de crditos; Recursos sem despesas correspondentes. Reserva de Contingncia

Cuidado: No confunda fontes de recursos para crditos adicionais com fonte de recursos para emendas LOA. Esta ltima ter como fonte apenas as anulaes de despesas, excluindo a dotao para pessoal e seus encargos, servio da dvida e transferncias tributrias constitucionais para Estados, Municpios e Distrito Federal. Artigo importante da LDO: Segundo o art. 4 da LRF, integrar o projeto da LDO o anexo de metas fiscais, que conter as metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes. Consoante esse dispositivo, as LDOs todos os anos dispem que as alteraes promovidas na programao oramentria tm que se compatibilizar com a obteno da meta de resultado primrio estabelecida no Anexo de Metas Fiscais. O art. 56 da LDO-2010 determina: 12. Os projetos de lei de crditos suplementares e especiais destinados a despesas primrias devero conter demonstrativo de que no afetam o resultado primrio anual previsto no Anexo de Metas Fiscais desta Lei, indicando, quando for o caso, os cancelamentos compensatrios.

Observao: Usualmente o crdito adicional iniciativa do Executivo. No entanto, a LDO-2010 da Unio (art. 57, 1) prev situaes em que o crdito adicional pode ser aberto no mbito do Poderes Legislativo e Judicirio e do Ministrio Pblico por atos, respectivamente, dos Presidentes da Cmara dos Deputados, do Senado Federal e do Tribunal de Contas da Unio; dos Presidentes do Supremo Tribunal Federal, do Tribunal de Justia do Distrito Federal e dos Territrios e dos Tribunais Superiores; e do Procurador-Geral da Repblica. Neste caso so ainda maiores as restries: deve ser aberto pelas autoridades citadas, ser do tipo suplementar, autorizado na LOA2010, com indicao de recursos compensatrios (anulao total ou parcial de dotaes) e observar as normas da SOF. Ainda, para esse caso especfico, o 5o dispe que as aberturas de crditos no mbito do Poder Judicirio devero ser enviadas ao Conselho Nacional de Justia, com exceo do Supremo Tribunal Federal e do Ministrio Pblico Federal. Caiu na prova: (CESPE Analista Judicirio TST 2008) Os crditos suplementares autorizados na lei oramentria de 2008, no mbito do TST, sero abertos por ato do presidente do STF, dispensada a manifestao do Conselho Nacional de Justia. Vamos resolver pela atual LDO-2010 da Unio. O art. 57, 1 prev situaes em que o crdito adicional pode ser aberto no mbito do Poderes Legislativo e Judicirio e do Ministrio Pblico por atos, respectivamente, dos Presidentes da Cmara dos Deputados, do Senado Federal e do Tribunal de Contas da Unio; dos Presidentes do Supremo Tribunal Federal, do Tribunal de Justia do Distrito Federal e dos Territrios e dos Tribunais Superiores; e do Procurador-Geral da Repblica. Ainda, deve ser aberto pelas autoridades citadas, ser do tipo suplementar, autorizado na LOA2010, com indicao de recursos compensatrios (anulao total ou parcial de dotaes) e observar as normas da SOF. Finalmente, para esse caso especfico, o 5o dispe que as aberturas de crditos no mbito do Poder Judicirio devero ser enviadas ao Conselho

Nacional de Justia, com exceo do Supremo Tribunal Federal e do Ministrio Pblico Federal. Logo, os crditos suplementares autorizados na LOA, no mbito do TST, sero abertos por ato do presidente do prprio TST e devero ser enviadas ao Conselho Nacional de Justia. Resposta: Errada

6. VEDAES CONSTITUCIONAIS EM MATRIA ORAMENTRIA


A CF/88 estabelece diversas vedaes em matria oramentria. Algumas destas vedaes ns j vimos nas primeiras aulas. Outras estudaremos nas prximas. No entanto, vamos consolid-las:

So vedados: O incio de programas ou projetos no includos na lei oramentria anual. Estudamos em Instrumentos de Planejamento. A realizao de despesas ou a assuno de obrigaes diretas que excedam os crditos oramentrios ou adicionais. Estudamos nesta aula. A realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta. a regra de ouro. Estudaremos em Despesas Pblicas. A vinculao de receita de impostos a rgo, fundo ou despesa, ressalvadas a repartio do produto da arrecadao dos impostos a que se referem os arts. 158 e 159, a destinao de recursos para as aes e servios pblicos de sade, para manuteno e desenvolvimento do ensino e para realizao de atividades da administrao tributria, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198, 2, 212 e 37, XXII, e a prestao de garantias s operaes de crdito por antecipao de

receita, previstas no art. 165, 8, bem como o disposto no 4 deste artigo. o princpio da no-vinculao de receitas. Estudamos em Princpios Oramentrios. A abertura de crdito suplementar ou especial sem prvia autorizao legislativa e sem indicao dos recursos correspondentes. Estudamos nesta aula. A transposio, o remanejamento ou a transferncia de recursos de uma categoria de programao para outra ou de um rgo para outro, sem prvia autorizao legislativa. o princpio da proibio do estorno. Estudamos em Oramento na CF/88. A concesso ou utilizao de crditos ilimitados. o princpio da quantificao dos crditos oramentrios. Estudamos em Princpios Oramentrios. A utilizao, sem autorizao legislativa especfica, de recursos dos oramentos fiscal e da seguridade social para suprir necessidade ou cobrir dficit de empresas, fundaes e fundos, inclusive daqueles que compem os prprios oramentos fiscal, de investimentos das estatais e da seguridade social. Estudamos em Instrumentos de Planejamento. A instituio de fundos de qualquer natureza, sem prvia autorizao legislativa. A transferncia voluntria de recursos e a concesso de emprstimos, inclusive por antecipao de receita, pelos Governos Federal e Estaduais e suas instituies financeiras, para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. A realizao de despesas distintas do pagamento de benefcios do regime geral de previdncia social com recursos provenientes das contribuies sociais a seguir: do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem

vnculo empregatcio; e do trabalhador e dos demais segurados da previdncia social.

A CF/88 ainda ressalta que: Nenhum investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem prvia incluso no plano plurianual, ou sem lei que autorize a incluso, sob pena de crime de responsabilidade. Estudamos em Oramento na CF/88. Os crditos especiais e extraordinrios tero vigncia no exerccio financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorizao for promulgado nos ltimos quatro meses daquele exerccio, caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, sero incorporados ao oramento do exerccio financeiro subsequente. Estudamos nesta aula. A abertura de crdito extraordinrio somente ser admitida para atender a despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica. Estudamos tambm nesta aula. permitida a vinculao para a prestao de garantia ou contragarantia Unio e para pagamento de dbitos para com esta de receitas prprias geradas pelos impostos a que se referem os arts. 155 e 156, e dos recursos de que tratam os arts. 157, 158 e 159, I, a e b, e II, tudo da Constituio Federal. uma das excees ao princpio da no-vinculao de receitas. Estudamos em Princpios Oramentrios. Caiu na prova: (FCC Procurador de Contas TCE/AL 2008) Sobre as vedaes constitucionais em matria oramentria, correto afirmar: (A) vedada a instituio de fundos de qualquer natureza, mesmo atravs de lei. (B) vedada a concesso ou utilizao de crditos limitados.

(C) vedada a abertura de crdito suplementar ou especial sem prvia autorizao legislativa e sem indicao dos recursos correspondentes. (D) A abertura dos crditos suplementares e especiais somente ser admitida para atender a despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de calamidade pblica. (E) vedado o incio de programa ou projetos includos na lei oramentria anual. a) Errada. vedada a instituio de fundos de qualquer natureza, sem prvia autorizao legislativa. b) Errada. vedada a concesso ou utilizao de crditos ilimitados. c) Correta. vedada a abertura de crdito suplementar ou especial sem prvia autorizao legislativa e sem indicao dos recursos correspondentes. d) Errada. A abertura de crdito extraordinrio somente ser admitida para atender a despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica. e) Errada. vedado o de incio de programas ou projetos no includos na LOA. Resposta: Letra C.

Segue agora o memento desta aula e depois o simulado. Sero 50 questes de concursos anteriores somente do CESPE e apenas dos ltimos dois anos, referentes s matrias estudadas at esta aula.

MEMENTO AULA 4
QUADRO COMPARATIVO DOS CRDITOS ADICIONAIS
CRDITOS ADICIONAIS
FINALIDADE

SUPLEMENTARES
Reforo de dotao oramentria j prevista na LOA anterior abertura do

ESPECIAIS
Destinados a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica anterior abertura do crdito. So autorizados por Lei especfica (no pode ser na LOA)

EXTRAORDINRIOS
Destinados a despesas urgentes e imprevisveis Independe de autorizao legislativa prvia. Aps a sua abertura deve ser dado imediato conhecimento ao Poder Legislativo Abertos por Medida

AUTORIZAO LEGISLATIVA

crdito. So autorizados por lei (podendo ser j na prpria LOA ou em outra lei especfica) Abertos por decreto do Poder Executivo. Na Unio, para os casos onde haja

Abertos por decreto do Poder Executivo. Na Unio so considerados autorizados e abertos com a sano e publicao da respectiva lei

Provisria, no caso federal e de entes que possuem previso deste instrumento; e por decreto do Poder Executivo, para os demais entes que no possuem medida provisria

ABERTURA

necessidade de outra lei especfica, so considerados autorizados e abertos com a sano e publicao da respectiva lei

INDICAO DA ORIGEM DOS RECURSOS Vigncia limitada ao exerccio em que forem autorizados, Vigncia limitada ao VIGNCIA exerccio em que forem autorizados salvo se o ato de autorizao for promulgado nos ltimos quatro meses daquele exerccio, casos em que, reabertos nos limites dos seus saldos, podero viger at o trmino do exerccio financeiro subsequente Obrigatria Obrigatria Facultativa

FONTES PARA A ABERTURA DE CRDITOS SUPLEMENTARES OU ESPECIAIS


Supervit financeiro apurado em balano patrimonial do exerccio anterior; Excesso de arrecadao; Anulao total ou parcial de dotaes; Operaes de crditos;

Reserva de contingncia; Recursos sem despesas correspondentes. Para o fim de apurar os recursos utilizveis, provenientes de excesso de arrecadao, deduzir-se- a importncia dos crditos extraordinrios abertos no exerccio. Na utilizao do supervit financeiro deve-se conjugar os saldos dos crditos adicionais transferidos (provenientes do exerccio anterior) e as operaes de credito a eles vinculadas.

VEDAES CONSTITUCIONAIS EM MATRIA ORAMENTRIA


Incio de programas ou projetos no includos na LOA Realizao de despesas ou a assuno de obrigaes diretas que excedam os crditos oramentrios ou adicionais Realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta Princpio da no-vinculao de receitas, Princpio da proibio do estorno e Princpio da quantificao dos crditos oramentrios Utilizao, sem autorizao legislativa especfica, de recursos dos oramentos fiscal e da seguridade social para suprir necessidade ou cobrir dficit de empresas, fundaes e fundos Instituio de fundos de qualquer natureza, sem prvia autorizao legislativa Transferncia voluntria de recursos e a concesso de emprstimos, inclusive por antecipao de receita, pelos Governos Federal e Estaduais e suas instituies financeiras, para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos Estados, do DF e dos Municpios Realizao de despesas distintas do pagamento de benefcios do regime geral de previdncia social com recursos provenientes das contribuies sociais

QUESTES APRESENTADAS DURANTE A AULA


1) (CESPE Analista Judicirio Administrativo - TRE/GO 2009) Um instrumento de alterao da lei oramentria anual tem as seguintes caractersticas: necessita de prvia autorizao em lei especial; aberto exclusivamente por decreto do Poder Executivo; deve conter a indicao da fonte de recursos; pode ter sua vigncia prorrogada, desde que tenha sido autorizado nos ltimos quatro meses do exerccio financeiro. Esse instrumento recebe a denominao legal de: A) crdito suplementar. B) crdito especial. C) crdito extraordinrio. D) crdito oramentrio. 2) (ESAF AFC/CGU - 2008) Ao longo do exerccio financeiro, pode ocorrer a necessidade de abertura de crditos adicionais para cobrir despesas nocomputadas ou insuficientemente dotadas. Com base na legislao vigente, relativa a esse assunto, identifique a opo incorreta. a) A abertura dos crditos suplementares e especiais depende da existncia de recursos disponveis para atender despesa e ser precedida de exposio justificada. b) Somente ser admitida a abertura de crdito extraordinrio para atender a despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica, observado o disposto na Constituio Federal. c) A vigncia dos crditos especiais no pode ultrapassar o exerccio financeiro em que foram autorizados, em respeito ao princpio oramentrio da anualidade. d) Tero vigncia at o final do exerccio financeiro os crditos extraordinrios cujo ato de autorizao tenha sido promulgado nos primeiros 4 (quatro) meses do exerccio financeiro.

e) Para fins de abertura de crditos suplementares e especiais, consideram-se recursos disponveis os provenientes do excesso de arrecadao, ou seja, do saldo positivo das diferenas, acumuladas ms a ms, entre a arrecadao prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendncia do exerccio. 3) (CESPE Analista Judicirio TST 2008) Os crditos suplementares autorizados na lei oramentria de 2008, no mbito do TST, sero abertos por ato do presidente do STF, dispensada a manifestao do Conselho Nacional de Justia. 4) (FCC Procurador de Contas TCE/AL 2008) Sobre as vedaes constitucionais em matria oramentria, correto afirmar: (A) vedada a instituio de fundos de qualquer natureza, mesmo atravs de lei. (B) vedada a concesso ou utilizao de crditos limitados. (C) vedada a abertura de crdito suplementar ou especial sem prvia autorizao legislativa e sem indicao dos recursos correspondentes. (D) A abertura dos crditos suplementares e especiais somente ser admitida para atender a despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de calamidade pblica. (E) vedado o incio de programa ou projetos includos na lei oramentria anual.

GABARITO
1 B 2 C 3 E 4 C

SIMULADO
1) (CESPE Analista Administrativo - ANATEL 2009) Suponha que, pouco antes do final do exerccio, determinado ente, necessitando de crdito suplementar, apresente a seguinte situao: receita e despesa oradas: R$ 3 bilhes; estimativa da arrecadao at o final do exerccio: R$ 3,2 bilhes; despesa liquidada: R$ 2,6 bilhes; empenhos a serem efetuados at o final do exerccio: R$ 250 milhes, anulando-se o saldo das dotaes; saldo do supervit financeiro do exerccio anterior: R$ 80 milhes.

Com base nesses dados, correto concluir que ser possvel abrir um crdito suplementar de at R$ 270 milhes. 2) (CESPE Planejamento e Execuo Oramentria Min. da Sade 2008) O plano plurianual um instrumento de planejamento governamental de longo prazo, tendo vigncia de quatro anos, de modo a coincidir com o mandato do chefe do Poder Executivo. 3) (CESPE TFCE - TCU 2009) Admite-se a utilizao, mediante autorizao legislativa especfica, de recursos dos oramentos fiscal e da seguridade social para suprir necessidade ou cobrir dficit de empresas, fundaes e fundos. 4) (CESPE Analista Administrativo ANAC 2009) A reserva de contingncia, que compreende o volume de recursos destinados ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos, bem como eventos fiscais imprevistos, poder ser utilizada para abertura de crditos adicionais, desde que definida na lei de diretrizes oramentrias. 5) (CESPE - Analista Judicirio STF - 2008) A CF, ao tratar dos crditos extraordinrios, referiu-se, corretamente, s despesas imprevistas, e no s imprevisveis, pois, no primeiro caso, admite-se que houve erro de previso, enquanto, no segundo, as despesas no podiam mesmo ser previstas.

6) (CESPE AFCE TCU 2009) Suponha que, pouco antes do final do exerccio, seja necessrio abrir um crdito adicional em um ente que apresentou os seguintes dados: a receita arrecadada ficou R$ 500.000,00 inferior prevista, mas R$ 250.000,00 superior despesa realizada; foram abertos R$ 120.000,00 em crditos extraordinrios mediante cancelamento de dotaes; foram reabertos R$ 135.000,00 de crditos adicionais no utilizados no exerccio anterior; o supervit financeiro do balano patrimonial do exerccio anterior foi de R$ 245.000,00. Nessas condies, correto concluir que seria possvel abrir crdito suplementar ou especial de at R$ 110.000,00. 7) CESPE Gesto Econmico-Financeira e de Custos- Min. da Sade- 2008) Na abertura de crdito extraordinrio por medida provisria, somente sero admitidas emendas para acrscimo, no para incluso de dotao, e que dependero de cancelamento de dotao preexistente. Com relao Lei n. 4.320/1964, execuo do oramento e ao controle de sua execuo, julgue os itens a seguir. 8) (CESPE Planejamento e Execuo Oramentria Min. da Sade 2008) As operaes de crdito por antecipao de receita, autorizadas durante o exerccio, constituem recursos para fins de abertura de crditos suplementares. 9) (CESPE Gesto de oramento e finanas IPEA 2008) Estar violando norma constitucional o administrador pblico que abrir crditos suplementares ou extraordinrios sem a indicao de recursos correspondentes. 10) (CESPE AFCE TCU 2009) A nica hiptese de autorizao para abertura de crditos ilimitados decorre de delegao feita pelo Congresso

Nacional ao presidente da Repblica, sob a forma de resoluo, que fixar prazo para essa delegao. 11) (CESPE Analista SERPRO 2008) Em atendimento ao princpio da unidade, a LOA no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa. 12) (CESPE Gesto de oramento e finanas IPEA 2008) Se uma receita arrecadada pela Unio e parte dela distribuda para os estados, ento a Unio deve prever no oramento, como receita, apenas o valor lquido. A respeito dos princpios oramentrios, julgue o prximo item. 13) (CESPE Gesto Econmico-Financeira e de Custos- Min. da Sade2008) O detalhamento da programao oramentria, em consonncia com o princpio da especializao, deve permitir a discriminao at onde seja necessrio para o controle operacional e contbil e, ao mesmo tempo, suficientemente agregativo para facilitar a formulao e a anlise das polticas pblicas. 14) (CESPE Planejamento e Execuo Oramentria Min. da Sade 2008) A incluso da reserva de contingncia no oramento visa, entre outras finalidades, assegurar o atendimento ao princpio do equilbrio. 15) (CESPE Analista - INMETRO 2009) vedado consignar na lei oramentria crdito com finalidade imprecisa ou com dotao ilimitada. 16) (CESPE Planejamento e Execuo Oramentria Min. da Sade 2008) A lei oramentria anual (LOA) no pode mais autorizar a abertura de crditos suplementares durante o exerccio financeiro de execuo do respectivo oramento, pois a Constituio Federal de 1988 (CF) vedou a abertura de crditos suplementares sem prvia autorizao legislativa.

17) (CESPE Gesto Econmico-Financeira e de Custos- Min. da Sade2008) Em geral, o princpio oramentrio do equilbrio somente respeitado por meio da realizao de operaes de crdito. 18) (CESPE Gesto de oramento e finanas IPEA 2008) Se um administrador pblico municipal contrai, em nome do municpio, uma operao de crdito por antecipao da receita, poder vincular a receita de IPTU operao, dando-a como garantia da dvida. 19) (CESPE Especialista em Regulao - ANATEL 2009) S tem sentido relacionar o princpio da no-vinculao aos impostos, pois as taxas e contribuies so institudas e destinadas ao financiamento de servios e ao custeio de atribuies especficas sob a responsabilidade do Estado. 20) (CESPE ACE TCE/AC 2008) De acordo com o princpio do equilbrio, o oramento deve conter todas as receitas e despesas referentes aos poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, sendo que esse princpio est consagrado na legislao brasileira por meio da Constituio Federal e da Lei n. 4.320/1964. 21) (CESPE ACE TCE/AC 2008) Em consonncia com os princpios da unidade e da universalidade, a Constituio Federal determina a incluso, na Lei Oramentria Anual (LOA), de trs oramentos: oramento fiscal; oramento de investimentos das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital com direito a voto; e oramento da seguridade social. 22) (CESPE Suporte s atividades em direito - Min. da Sade - 2008) A lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, inclusive quando se tratar de dispositivo que preveja autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito.

23) (CESPE Analista SERPRO 2008) Nenhum investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem a prvia incluso no PPA ou lei que autorize a incluso. 24) (CESPE Gesto de oramento e finanas IPEA 2008) Determina a CF que os PPAs sejam elaborados em consonncia com os planos e programas nacionais, regionais e setoriais. 25) (CESPE Gesto de oramento e finanas IPEA 2008) Os objetivos bsicos do PPA incluem a organizao em programas das aes que resultem em incremento de bens ou servios que atendam demandas da sociedade. 26) (CESPE Gesto de oramento e finanas IPEA 2008) Entre os instrumentos de planejamento da atividade financeira do Estado previstos pela CF, o nvel mais abstrato para a formulao do plano de trabalho do governo constitudo pelo Plano Plurianual (PPA). 27) (CESPE Planejamento e Execuo Oramentria Min. da Sade 2008) Alm de permitir um debate mais profundo sobre as prioridades oramentrias, a LDO deve tratar dos financiamentos concedidos por agncias pblicas de desenvolvimento. 28) (CESPE Planejamento e Execuo Oramentria Min. da Sade 2008) No exerccio da independncia garantida pela CF, cabe ao Poder Judicirio fixar de forma autnoma os limites para suas propostas oramentrias. 29) (CESPE - Analista Judicirio STJ - 2008) A CF assegura autonomia administrativa e financeira ao Poder Judicirio; com isso, a proposta oramentria elaborada pelo STJ no precisa obedecer aos limites estipulados aos poderes na LDO.

30) (CESPE Analista Administrativo - ANATEL 2009) Em face da independncia, os Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio elaboram suas prprias propostas oramentrias, de acordo com os critrios e limites estabelecidos pela Lei de Diretrizes Oramentrias. O Ministrio Pblico integra a proposta do Executivo. As agncias reguladoras, por sua autonomia, encaminham suas propostas diretamente ao Congresso Nacional. 31) (CESPE Gesto de oramento e finanas IPEA 2008) No esto sujeitas a limitao de empenho e movimentao financeira as despesas relativas s atividades dos Poderes Legislativo e Judicirio e do Ministrio Pblico da Unio, exceto no caso de frustrao da arrecadao caracterizada por ser a estimativa atualizada da receita inferior receita estimada na prpria proposta oramentria. 32) (CESPE - Analista Judicirio STJ - 2008) Depender de lei complementar a regulamentao do PPA, da LDO e do oramento anual, no tocante a exerccio financeiro, vigncia, prazos, elaborao e organizao. A referida lei dever estabelecer normas de gesto financeira e patrimonial da administrao direta e indireta e condies para instituio e funcionamento dos fundos. Enquanto isso, na esfera federal, os prazos para o ciclo oramentrio esto estabelecidos no ADCT. 33) (CESPE Analista Ambiental Administrao e Planejamento- MMA 2008) O Ministrio do Meio Ambiente pode consignar, em seu oramento, dotao especfica, a ttulo de ajuda financeira, a empresas privadas com projetos de conservao do meio ambiente, com base no carter de lei especial de que se reveste o oramento pblico. 34) (CESPE Planejamento e Execuo Oramentria Min. da Sade 2008) A Lei Oramentria Anual compreende o oramento fiscal, o oramento de investimentos e o oramento da seguridade social.

(CESPE Analista SERPRO 2008) De acordo com o art. 165 da Constituio Federal, a LOA compreender o oramento fiscal, o oramento de investimentos das empresas estatais e o oramento da seguridade social. A respeito do oramento de investimentos das empresas estatais, julgue o item abaixo. 35) Ter entre suas funes a de reduzir as desigualdades interregionais, segundo critrio populacional. 36) (CESPE Analista SERPRO 2008) vedado o incio de programas ou projetos no includos na LOA. (CESPE Analista Ambiental Administrao e Planejamento - MMA 2008) A respeito dos conceitos e aplicaes atinentes administrao oramentria e financeira pblicas, julgue o prximo item. 37) O atendimento das despesas de conservao do patrimnio pblico est entre as condies que limitam a incluso de novos projetos na lei oramentria e nas de crditos adicionais. 38) (CESPE Analista Judicirio TST - 2008) As chamadas renncias de receitas, apesar de no representarem dispndios de recursos, devem ser objeto de estimativa que acompanha o projeto de lei oramentria, de forma a se evidenciarem os seus efeitos segundo critrio de distribuio regional dessas renncias. 39) (CESPE Analista Ambiental - Administrao e Planejamento MMA 2008) O oramento base-zero caracteriza-se como um modelo do tipo racional, em que as decises so voltadas para a maximizao da eficincia na alocao dos recursos pblicos. Adota-se, como procedimento bsico, o questionamento de todos os programas em execuo, sua continuidade e possveis alteraes, em confronto com novos programas pretendidos. 40) (CESPE - Analista Judicirio STF - 2008) O oramento-programa, como atualmente concebido, instrumento do planejamento e, desse modo, tem de

se integrar aos planos e programas governamentais. A esse propsito, uma das condies para a aprovao de emendas aos projetos de lei do oramento anual e de suas alteraes a de que sejam compatveis com o Plano Plurianual e com a Lei de Diretrizes Oramentrias. 41) (CESPE AFCE TCU 2009) Um dos desafios do oramento-programa a definio dos produtos finais de um programa de trabalho. Certas atividades tm resultados intangveis e que, particularmente na administrao pblica, no se prestam medio, em termos quantitativos. A propsito de mtodos, tcnicas e instrumentos do oramento pblico, julgue o prximo item. 42) (CESPE Gesto Econmico-Financeira e de Custos- Min. da Sade2008) A definio clara e precisa dos objetivos uma condio essencial para a adoo do oramento-programa. O maior nmero de pacientes atendidos e a possibilidade de eles serem tratados nas comunidades em que j residem, por exemplo, no constituem propriamente o objetivo de um novo programa, mas a construo de novos postos de sade, sim. 43) (CESPE - Analista Judicirio STF - 2008) Tem-se observado, no Brasil, que o calendrio das matrias oramentrias e a falta de rigor no cumprimento dos prazos comprometem a integrao entre planos plurianuais e leis oramentrias anuais. O ciclo oramentrio, tambm denominado processo oramentrio,

corresponde ao perodo de tempo em que se processam as atividades tpicas do oramento pblico, desde sua concepo at sua apreciao final. Com relao ao perodo de discusso, votao e aprovao do oramento pblico, julgue o item que se segue. 44) (CESPE - Analista Judicirio - TRT- 17 Regio - 2009) A LRF no permite que o produto da reestimativa da receita oramentria, feita no mbito do Poder Legislativo, seja utilizado como fonte de recursos para a aprovao de emendas parlamentares.

45) (CESPE Analista Ambiental - Administrao e Planejamento MMA2008) O veto do presidente da Repblica a determinado programa contido no projeto de lei oramentria aprovado pelo Congresso Nacional permite a supervenincia de recursos que podero ser utilizados mediante crditos suplementares, sem necessidade de prvia autorizao legislativa. 46) (CESPE AFCE - TCU - 2008) A execuo financeira dos programas do PPA pode apresentar um descompasso entre o desempenho de metas fsicas e a execuo oramentria e financeira. Em geral, a apresentao de resultados inferiores de metas fsicas, em relao execuo financeira, pode decorrer de deficincia no planejamento, dificuldades na conduo de licitaes ou na celebrao de convnios e contratos, pendncias ambientais e efeitos do contingenciamento oramentrio sobre a programao das despesas. 47) (CESPE Gesto Econmico-Financeira e de Custos- Min. da Sade2008) As superestimativas de receita na proposta oramentria somente so possveis porque a lei oramentria anual tem o carter autorizativo. 48) (CESPE ACE TCE/AC 2008) Pelo princpio da anualidade, a LOA deve dispor das alteraes na legislao tributria, que influenciaro as estimativas de arrecadao. 49) (CESPE Planejamento e Execuo Oramentria Min. da Sade 2008) Na vigncia da Constituio de 1967, o oramento da Unio no obedecia ao princpio da universalidade. 50) (CESPE Gesto de oramento e finanas IPEA 2008) O Congresso Nacional, na apreciao de um veto lei oramentria anual, pode destinar suplementao de dotaes que no tenham sido objeto de veto os recursos que ficarem sem despesas correspondentes.

GABARITO DO SIMULADO
1 E 11 E 21 C 31 C 41 C 2 E 12 E 22 E 32 C 42 E 3 C 13 C 23 C 33 E 43 C 4 C 14 C 24 E 34 C 44 E 5 E 15 C 25 C 35 C 45 E 6 C 16 E 26 C 36 C 46 C 7 E 17 C 27 C 37 C 47 C 8 E 18 C 28 E 38 C 48 E 9 E 19 C 29 E 39 C 49 C 10 E 20 E 30 E 40 C 50 E

E aqui terminamos nossa aula 4. Na prxima aula comearemos a tratar dos temas relacionados ao Planejamento Governamental e dos primeiros temas da discursiva Forte abrao! Srgio Mendes

You might also like