You are on page 1of 7

Exame Nacional do Ensino Secundrio

Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de Maro

Prova Escrita de Portugus


12. Ano de Escolaridade Prova 639/1. Fase
Durao da Prova: 120 minutos. Tolerncia: 30 minutos.
8 Pginas

2011
VERSO 1

Na folha de respostas, indique de forma legvel a verso da prova. A ausncia dessa indicao implica a classificao com zero pontos das respostas aos itens de 1.1. a 1.7. do Grupo II. Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. No permitido o uso de corrector. Em caso de engano, deve riscar de forma inequvoca aquilo que pretende que no seja classificado. No permitido o uso de dicionrio. Escreva de forma legvel a numerao dos grupos e dos itens, bem como as respectivas respostas. As respostas ilegveis ou que no possam ser identificadas so classificadas com zero pontos. Ao responder, diferencie correctamente as maisculas das minsculas. Se escrever alguma resposta integralmente em maisculas, a classificao da prova sujeita a uma desvalorizao de cinco pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. Para responder aos itens de escolha mltipla, escreva, na folha de respostas, o nmero do item; a letra que identifica a opo escolhida. As cotaes dos itens encontram-se no final do enunciado da prova.

Prova 639.V1 Pgina 1/ 8

GRUPO I
A
Leia o poema seguinte. Em caso de necessidade, consulte o glossrio apresentado a seguir ao texto. 1

Na casa defronte de mim e dos meus sonhos, Que felicidade h sempre! Moram ali pessoas que desconheo, que j vi mas no vi. So felizes, porque no so eu.

As crianas, que brincam s sacadas altas, Vivem entre vasos de flores, Sem dvida, eternamente. As vozes, que sobem do interior do domstico, Cantam sempre, sem dvida. Sim, devem cantar. Quando h festa c fora, h festa l dentro. Assim tem que ser onde tudo se ajusta O homem Natureza, porque a cidade Natureza. Que grande felicidade no ser eu!

10

15

20

Mas os outros no sentiro assim tambm? Quais outros? No h outros. O que os outros sentem uma casa com a janela fechada, Ou, quando se abre, para as crianas brincarem na varanda de grades, Entre os vasos de flores que nunca vi quais eram. Os outros nunca sentem. Quem sente somos ns, Sim, todos ns, At eu, que neste momento j no estou sentindo nada.

25

Nada? No sei Um nada que di


lvaro de Campos, Poesia, edio de Teresa Rita Lopes, Lisboa, Assrio & Alvim, 2002

GLOSSRIO sacadas (verso 5) varandas pequenas.

Prova 639.V1 Pgina 2/ 8

Apresente, de forma clara e bem estruturada, as suas respostas aos itens que se seguem.

1. As sensaes do sujeito potico so determinantes para a construo de uma certa ideia de quotidiano feliz. Identifique duas sensaes representadas nas quatro primeiras estrofes, citando elementos do texto para fundamentar a sua resposta.

2. Caracterize o tempo da infncia tal como apresentado na terceira estrofe do poema.

3. Explique a relao que o sujeito potico estabelece com os outros nas seis primeiras estrofes do poema, fundamentando a sua resposta em referncias textuais pertinentes.

4. Relacione o contedo da ltima estrofe com as reflexes apresentadas nas duas estrofes anteriores.

B
Fazendo apelo sua experincia de leitura, explicite o modo como Ricardo Reis perspectiva a passagem do tempo e as implicaes da decorrentes. Escreva um texto de oitenta a cento e trinta palavras.

Observaes: 1.  Para efeitos de contagem, considera-se uma palavra qualquer sequncia delimitada por espaos em branco, mesmo quando esta integre elementos ligados por hfen (ex.: /dir-se-ia/). Qualquer nmero conta como uma nica palavra, independentemente dos algarismos que o constituam (ex.: /2011/). 2.  Um desvio dos limites de extenso indicados implica uma desvalorizao parcial (at cinco pontos) do texto produzido.

Prova 639.V1 Pgina 3/ 8

A
1. .................................................................................................................................................... 15 pontos Critrios especficos de classificao Aspectos de contedo (C) ................................................................................... 9 pontos
Nveis 4 Descritores do nvel de desempenho no domnio especfico da disciplina Identifica, adequadamente, duas sensaes representadas nas quatro primeiras estrofes, citando elementos do texto relativos a ambas as sensaes. Identifica, adequadamente, duas sensaes representadas nas quatro primeiras estrofes, citando elementos do texto relativos a apenas uma das sensaes. OU Identifica, com pequenas imprecises, duas sensaes representadas nas quatro primeiras estrofes, citando elementos do texto relativos a ambas as sensaes. Identifica, adequadamente, apenas uma sensao representada nas quatro primeiras estrofes, citando elementos do texto relativos a essa sensao. OU Identifica, adequadamente, duas sensaes, sem citar elementos do texto. OU Identifica, com pequenas imprecises, duas sensaes representadas nas quatro primeiras estrofes, citando elementos do texto relativos a apenas uma das sensaes. Identifica, adequadamente, apenas uma sensao representada nas quatro primeiras estrofes, sem citar elementos do texto. OU Identifica, com pequenas imprecises, apenas uma sensao representada nas quatro primeiras estrofes, citando elementos do texto relativos a essa sensao. Pontuao 9

Aspectos de organizao e correco lingustica (F) .......................................... 6 pontos Estruturao do discurso .................................................................. 3 pontos Correco lingustica*1...................................................................... 3 pontos Cenrio de resposta A resposta pode contemplar os tpicos que a seguir se enunciam, ou outros considerados relevantes. Nas quatro primeiras estrofes do poema, encontram-se representadas sensaes visuais e auditivas, atravs dos elementos seguintes: que j vi mas no vi (v. 3) sensao visual; As crianas, que brincam s sacadas altas, / Vivem entre vasos de flores (vv. 5-6) sensao visual; As vozes, que sobem do interior do domstico, / Cantam sempre (vv. 8-9) sensao auditiva.

* Vide Factores de desvalorizao, no domnio da correco lingustica, dos itens de construo resposta restrita e resposta extensa (p. C/5).

Prova 639 Pgina C/6/ 14

2. .................................................................................................................................................... 20 pontos Critrios especficos de classificao Aspectos de contedo (C) ................................................................................... 12 pontos
Nveis 4 3 2 1 Descritores do nvel de desempenho no domnio especfico da disciplina Caracteriza, adequadamente, o tempo da infncia, tal como apresentado na terceira estrofe do poema. Caracteriza, com pequenas imprecises, o tempo da infncia, tal como apresentado na terceira estrofe do poema. Caracteriza, de modo incompleto, o tempo da infncia, referindo apenas um dos tpicos fundamentais presentes na terceira estrofe do poema. Caracteriza, de modo incompleto e impreciso, o tempo da infncia apresentado na terceira estrofe do poema. Pontuao 12 9 6 3

Aspectos de organizao e correco lingustica (F) .......................................... 8 pontos Estruturao do discurso .................................................................. 4 pontos Correco lingustica*2...................................................................... 4 pontos Cenrio de resposta A resposta pode contemplar os tpicos que a seguir se enunciam, ou outros considerados relevantes. Na terceira estrofe do poema, o tempo da infncia caracterizado:  por um ambiente de despreocupao feliz, sugerido pelo acto de brincar (As crianas, que brincam s sacadas altas, / Vivem entre vasos de flores vv. 5-6);  pela no conscincia da passagem do tempo (Sem dvida, eternamente. v. 7).

* Vide Factores de desvalorizao, no domnio da correco lingustica, dos itens de construo resposta restrita e resposta extensa (p. C/5).

Prova 639 Pgina C/7/ 14

3. .................................................................................................................................................... 15 pontos Critrios especficos de classificao Aspectos de contedo (C) ................................................................................... 9 pontos
Nveis Descritores do nvel de desempenho no domnio especfico da disciplina Explica, adequadamente, a relao que o sujeito potico estabelece com os outros nas seis primeiras estrofes do poema, fundamentando a resposta em referncias textuais pertinentes. Explica, adequadamente, a relao que o sujeito potico estabelece com os outros nas seis primeiras estrofes do poema, fundamentando a resposta em referncias textuais no totalmente pertinentes. OU Explica, com pequenas imprecises, a relao que o sujeito potico estabelece com os outros nas seis primeiras estrofes do poema, fundamentando a resposta em referncias textuais pertinentes. OU Explica, de modo no totalmente completo, a relao que o sujeito potico estabelece com os outros nas seis primeiras estrofes do poema, fundamentando a resposta em referncias textuais pertinentes. Explica, adequadamente, a relao que o sujeito potico estabelece com os outros nas seis primeiras estrofes do poema, sem fundamentar a resposta em referncias textuais. OU Explica, com pequenas imprecises, a relao que o sujeito potico estabelece com os outros nas seis primeiras estrofes do poema, fundamentando a resposta em referncias textuais no totalmente pertinentes. OU Explica, de modo no totalmente completo, a relao que o sujeito potico estabelece com os outros nas seis primeiras estrofes do poema, fundamentando a resposta em referncias textuais no totalmente pertinentes. Refere, de modo incompleto, a relao que o sujeito potico estabelece com os outros nas seis primeiras estrofes do poema, sem fundamentar a resposta em referncias textuais. OU Refere, com imprecises, a relao que o sujeito potico estabelece com os outros nas seis primeiras estrofes do poema, sem fundamentar a resposta em referncias textuais. Pontuao

Aspectos de organizao e correco lingustica (F) .......................................... 6 pontos Estruturao do discurso .................................................................. 3 pontos Correco lingustica*3...................................................................... 3 pontos Cenrio de resposta A resposta pode contemplar os tpicos que a seguir se enunciam, ou outros considerados relevantes. A relao que o sujeito potico estabelece com os outros nas seis primeiras estrofes marcada pela diferena:  os outros so felizes, como se deduz dos elementos referidos no texto alegria aparente (v. 2 e v. 4), brincadeira (v. 5), flores (v. 6), canto (vv. 8 a 10), festa (v. 11);  o sujeito potico considera-se parte e diferente deles So felizes, porque no so eu. (v. 4), Que grande felicidade no ser eu! (v. 14).
* Vide Factores de desvalorizao, no domnio da correco lingustica, dos itens de construo resposta restrita e resposta extensa (p. C/5).

Prova 639 Pgina C/8/ 14

4. .................................................................................................................................................... 20 pontos Critrios especficos de classificao Aspectos de contedo (C) ................................................................................... 12 pontos
Nveis 4 Descritores do nvel de desempenho no domnio especfico da disciplina Relaciona, adequadamente, o contedo da ltima estrofe com as reflexes apresentadas nas duas estrofes anteriores, fazendo referncias pertinentes ao texto. Relaciona, adequadamente, o contedo da ltima estrofe com as reflexes apresentadas nas duas estrofes anteriores, fazendo referncias ao texto no totalmente pertinentes. OU Relaciona, com pequenas imprecises, o contedo da ltima estrofe com as reflexes apresentadas nas duas estrofes anteriores, fazendo referncias pertinentes ao texto. OU Relaciona, de modo no totalmente completo, o contedo da ltima estrofe com as reflexes apresentadas nas duas estrofes anteriores, fazendo referncias pertinentes ao texto. Relaciona, adequadamente, o contedo da ltima estrofe com as reflexes apresentadas nas duas estrofes anteriores, sem fundamentar a resposta com referncias ao texto. OU Relaciona, com pequenas imprecises, o contedo da ltima estrofe com as reflexes apresentadas nas duas estrofes anteriores, fazendo referncias ao texto no totalmente pertinentes. OU Relaciona, de modo no totalmente completo, o contedo da ltima estrofe com as reflexes apresentadas nas duas estrofes anteriores, fazendo referncias ao texto no totalmente pertinentes. Relaciona, de modo incompleto, o contedo da ltima estrofe com as reflexes apresentadas nas duas estrofes anteriores, sem fundamentar a resposta com referncias ao texto. OU Relaciona, com imprecises, o contedo da ltima estrofe com as reflexes apresentadas nas duas estrofes anteriores, sem fundamentar a resposta com referncias ao texto. Pontuao 12

Aspectos de organizao e correco lingustica (F) .......................................... 8 pontos Estruturao do discurso .................................................................. 4 pontos Correco lingustica*4...................................................................... 4 pontos Cenrio de resposta A resposta pode contemplar os tpicos que a seguir se enunciam, ou outros considerados relevantes. A dor e o vazio expressos na ltima estrofe, particularmente no verso Um nada que di... (v. 26), decorrem das reflexes desenvolvidas nas duas estrofes anteriores. O sujeito potico questiona-se quanto aos outros (v. 15) e aos seus sentimentos, concluindo que: cada outro um eu (v. 16); s possvel sentir enquanto eu ou ns (vv. 21-24);  no se pode saber o que eles, os outros, sentem (vv. 17-20); existe uma incomunicabilidade essencial entre os seres humanos, de que resulta a conscincia individual separada de cada eu.

* Vide Factores de desvalorizao, no domnio da correco lingustica, dos itens de construo resposta restrita e resposta extensa (p. C/5).

Prova 639 Pgina C/9/ 14

You might also like