You are on page 1of 6

CASO CLINICO A PLANEAMENTO FAMILIAR

A Antnia de 28 anos teve 1 filho h dois anos, a sua gravidez foi de termo, refere no ter tido nenhum aborto, nem complicaes durante a gravidez. Tem sido uma pessoa saudvel, no entanto, ultimamente tem aumentado de peso na ordem dos 10 kg (IMC=25). A sua menarca foi aos 12 anos, refere ser regular principalmente depois de iniciar a toma da plula desde os seus 20 anos. No tem perodos menstruais prolongados nem abundantes e a dismenorreia diminuiu desde que iniciou a CO. Teve a primeira relao sexual aos 22 anos. Actualmente vem consulta de vigilncia em Planeamento Familiar e refere equipa de sade que pretende mudar de mtodo contraceptivo pois acha que este responsvel pelo seu aumento de peso, para alm de se esquecer do a tomar muitas vezes.

Estabelea um plano de cuidados para esta primeira consulta (informando especificamente sobre os mtodos contracetivos hormonais oral e adesivo) e faa o planeamento para o acompanhamento da D. Antnia.

Sistematize num plano todos os mtodos contracetivos, evidenciando contraindicaes, indicaes para este caso.

CASO CLINICO B PLANEAMENTO FAMILIAR

A D. Clara tem 22 anos toxicodependente e fumadora de cerca de 30 cigarros/dia desde os seus 17 anos. No tem filhos e nega quaisquer abortos. Foi menstruada aos 15 anos, idade que em que iniciou atividade sexual. Actualmente no tem companheiro regular e por isso diz no querer continuar a tomar a plula. O seu perodo menstrual irregular.

Estabelea um plano de cuidados para esta primeira consulta (informando especificamente sobre os mtodos Barreira) e faa o planeamento para o acompanhamento da D. Clara.

Sistematize num plano todos os mtodos contracetivos, evidenciando contraindicaes, indicaes para este caso.

CASO CLINICO C PLANEAMENTO FAMILIAR

A Regina tem 22 anos e vem pela primeira vez consulta de PF, com o namorado Joo. As suas crenas religiosas no lhe permitem o uso de contracetivos, contudo referem no ter condies para ter de imediato um filho. Pretendem saber qual o mtodo natural que podem usar sem colocar em causa as suas crenas.

Estabelea um plano de cuidados para esta primeira consulta (informando especificamente sobre os mtodos contracetivos Auto- avaliao) e faa o planeamento para o acompanhamento do casal.

Sistematize num plano todos os mtodos contracetivos, evidenciando contraindicaes, indicaes para este caso.

CASO CLINICO D PLANEAMENTO FAMILIAR

A Sra. Virgnia de 45 anos tem 3 filhos (16, 13 e 7 anos), todas as gravidezes foram partos de termo. No espao entre as duas ltimas gravidezes teve um aborto espontneo. Ao avaliar a TA apresentava valores de 160/80mmHg, algumas varizes nos membros inferiores, queixa-se de cefaleias e insnias com alguma

regularidade e dispareunia. O marido, camionista de profisso s vem a casa aos fins-de-semana. Como mtodo utiliza o coito interrompido desde o ltimo parto. Quando era mais nova utilizava o preservativo, mas o terceiro filho surgiu devido ao rompimento do preservativo.

Estabelea

um

plano

de

cuidados

para

esta

consulta

(informando

especificamente sobre os mtodos Contracetivos Cirrgicos) e faa o planeamento para o acompanhamento do casal.

Sistematize num plano todos os mtodos contracetivos, evidenciando contraindicaes, indicaes para este caso.

CASO CLINICO E PLANEAMENTO FAMILIAR

A Carla tem 32 anos, teve a menarca aos 13 anos e iniciou a atividade sexual aos 18 anos. Tem um companheiro o Fbio com o qual mantem uma relao h cerca de 1 ano. Desde que iniciaram o namoro, utilizam o preservativo como mtodo contraceptivo. A Carla nunca esteve grvida e nunca foi a nenhuma consulta de PF, no pretende ter filhos a curto prazo. Tem sido uma jovem saudvel. O seu perodo menstrual irregular, dura 4/5 dias e no refere dismenorreia. Ontem tiveram uma relao sexual desprotegida, apesar de estarem preocupados por uma eventual gravidez, tem alguma confiana, uma vez que a Carla esteve menstruada h 17 dias. Pretendem para no ter outro susto, usar outro mtodo contracetivo eficaz, mas que no implique estar diariamente a tomar comprimidos.

Estabelea um plano de cuidados para esta primeira consulta (informando especificamente sobre Contraceo de emergncia e sobre o

Dispositivo intrauterino) e faa o planeamento para o acompanhamento do casal.

Sistematize num plano todos os mtodos contracetivos, evidenciando contraindicaes, indicaes para este caso.

CASO CLINICO F PLANEAMENTO FAMILIAR

A Sra. Elvira de 35 anos tem 2 filhos de 10 e 6 anos de idade. Na segunda gravidez desenvolveu diabetes gestacional sendo o parto de pr-termo. A Sr.. Elvira iniciou atividade sexual aos 16 anos e desde ento comeou a tomar a plula (COC trifsica). Teve a menarca aos 14 anos e tem um ciclo menstrual regular e de curta durao (3 dias). No quer engravidar mais, mas tambm no quer fazer a laqueao de trompas. Na consulta de PF refere que deveria fazer uma pausa na toma da plula para uma limpeza do organismo, mas no sabe como deve fazer ou se existe outro mtodo mais adequado sua fase da vida que seja mais adequado.

Estabelea um plano de cuidados para esta primeira consulta (informando especificamente sobre os mtodos contracetivos hormonais Anel vaginal, injetvel ou implante e faa o planeamento para o

acompanhamento do casal.

Sistematize num plano todos os mtodos contracetivos, evidenciando contraindicaes, indicaes para este caso.

You might also like