You are on page 1of 35

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

APRESENTAO. Ol meu amigo, ol minha amiga,

Vamos dar incio hoje ao nosso curso de Direito Previdencirio voltado para o concurso de Auditor Fiscal do Trabalho AFT, que tradicionalmente realizado pela ESAF. O nosso curso abordar, em teoria e questes, toda a matria cobrada neste concurso. Neste incio, quero firmar com vocs o compromisso de adotar neste curso o padro de qualidade que tornou o Ponto dos Concursos uma referncia nacional na preparao de candidatos. Utilizarei uma linguagem simples, clara e direta, para levar at voc os principais conceitos do Direito Previdencirio e para te mostrar como eles tm sido cobrados em provas.

Para aqueles que no me conhecem, eu sou o professor Flaviano Lima, aqui de Salvador BA. Inicialmente me formei em Administrao de empresas e posteriormente me formei em Direito. No ano de 1997, eu fui aprovado no concurso para Fiscal de Contribuies Previdencirias, cargo que depois foi renomeado para Auditor Fiscal da Previdncia Social - AFPS. Com a criao da Receita Federal do Brasil RFB, no ano de 2007, o cargo de AFPS passou a integrar os quadros deste rgo, com a denominao de Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil. Desde 2002, eu dou aulas de Direito Previdencirio em cursos preparatrios para concursos. Portanto, tenho certeza que posso te ajudar a entender a matria e te orientar para que voc faa uma excelente prova!! Mas, voc tambm precisa firmar comigo e, acima de tudo, com voc mesmo, o compromisso de dedicar-se a esse objetivo!! Conte comigo para te auxiliar e vamos juntos conquistar a aprovao!

Para manter contato comigo, utilize o e-mail flaviano@pontodosconcursos.com.br

PROGRAMA DO CONCURSO

O programa da disciplina legislao previdenciria do concurso AFT muito conciso, pois menciona apenas a Lei n 8.213, de 24/07/1991. Esta lei dispe sobre os planos de benefcios da Previdncia Social e d outras providncias. Efetivamente, a lei n 8.213 trata dos requisitos necessrios concesso dos benefcios devidos pelo Regime Geral de Previdncia Social - RGPS. Para tanto, ela apresenta uma definio de Previdncia Social, enumera os seus objetivos e

1 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

princpios, define quem so os segurados obrigatrios e o segurado facultativo, dispe sobre a manuteno e perda da qualidade de segurado, inscrio, dependentes, salrio de benefcios, renda mensal e outros temas relacionados aos benefcios. No nosso curso, entretanto, no trataremos apenas destes assuntos. Alm deles, estudaremos tambm as disposies constitucionais relativas Seguridade Social. Isto porque, nas ltimas provas de AFT, foram cobradas algumas questes que diziam respeito organizao constitucional da Seguridade Social.

Embora este assunto no esteja expressamente includo no programa da nossa disciplina, ele consta do programa de Direito Constitucional. Vou inclu-lo no nosso curso, pois sei que a abordagem deste tema nas aulas de Direito Constitucional normalmente mais superficial, at mesmo pela extensa relao de assuntos desta disciplina. Portanto, melhor pecar pelo excesso, mas garantir que voc tenha acesso a todo o contedo cobrado nas provas.

ORGANIZAO DO CURSO.

O nosso curso ser feito em cinco aulas, esquematizadas na forma abaixo: AULA AULA DEMONSTRATIVA TEMAS ABORDADOS
Seguridade Social: Seguridade na Constituio Federal. Sade, Previdncia Social e Assistncia Social. Objetivos Constitucionais. Competncias privativa, comum e concorrente para legislar sobre Seguridade Social. Financiamento. Eficcia e interpretao das normas de seguridade. Previdncia Social: conceito; disposies constitucionais. Lei n 8.213/1991. Princpios. Regime Geral de Previdncia Social. Dos segurados. Empresa e empregador domstico. Manuteno da qualidade de segurado. Dependentes. Das inscries. Das espcies de prestao. Acidente de trabalho. Perodos de carncia. Salrio de benefcio.

AULA 1

AULA 2

AULA 3

AULA 4

Renda mensal do benefcio. Reajustamento do valor dos benefcios. Aposentadoria por invalidez. Aposentadoria por idade. Aposentadoria por tempo de servio. Aposentadoria especial. Auxlio-doena. Salrio-famlia. Salrio-maternidade. Penso por morte.

2 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

Auxlio-recluso. Auxlio-acidente. Servio social. Habilitao e reabilitao profissional. Contagem recproca de tempo de servio. Decadncia e prescrio. Acumulao de benefcios. Apresentarei a teoria de cada um dos tpicos do programa e depois voc resolver as questes para fixar o contedo. Em seguida, apresento o gabarito comentado, para que voc possa compreender os erros que eventualmente tenha cometido. Se houver dvidas, s entrar em contato comigo pelo e-mail.

Vamos comear? CONTEDO. 1. SEGURIDADE SOCIAL. O art. 193 da Constituio inaugura o ttulo da ordem social afirmando que ela tem por base o primado do trabalho e possui duplo objetivo: o bem-estar e a justia social. Dentro da ordem social, destaca-se o conceito de Seguridade Social, definido no art. 194 da Constituio Federal, que assim dispe: CF, art. 194. A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de aes, de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade, destinadas a garantir os direitos relativos Sade, Previdncia e Assistncia Social. O conceito constitucional delimita de modo preciso as reas de atuao da Seguridade Social. Dentre todas as aes realizadas pelos poderes pblicos e pela sociedade, somente estaro compreendidas na Seguridade Social, aquelas cujos objetivos sejam a garantia de direitos relativos Sade, Previdncia e Assistncia Social. Este conceito muito cobrado em provas. As bancas examinadoras, particularmente a ESAF, adoram elaborar alternativas nas quais se inserem no conceito de Seguridade Social as aes para a garantia dos direitos relativos educao e vida, o que, como voc j pode perceber, torna a questo falsa. Veja este exemplo, extrado de uma prova elaborada pela ESAF:

3 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

A seguridade social compreende um conjunto de aes de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade, visando a assegurar os direitos relativos sade, vida, previdncia e assistncia social. A assertiva est errada. O direito vida , sem sombra de dvida, uma decorrncia do direito sade e at mesmo do direito assistncia social, entretanto, a questo deve ser respondida com base na interpretao literal do art. 194 da Constituio. Portanto, daqui para frente, sempre que vir a expresso Seguridade Social, lembre que se trata de aes cujo objetivo a garantia dos direitos relativos a SADE, ASSISTNCIA SOCIAL E PREVIDNCIA SOCIAL. SADE SEGURIDADE SOCIAL ASSISTNCIA SOCIAL PREVIDNCIA SOCIAL

A Seguridade Social estabelece uma rede social de proteo, qual comumente se d o nome de Estado do bem-estar social, que oferece proteo ao cidado nas situaes de risco social. Ou seja, o objetivo desta rede proteger os cidados nas situaes de infortnio, garantindo-lhes os meios mnimos necessrios para uma existncia digna. Com vistas ao alcance deste objetivo, as polticas e aes pblicas de sade, assistncia social e previdncia social atuaro de modo integrado. Por esta razo, a ESAF considerou correta a assertiva abaixo: A Previdncia Social vista como um servio a ser prestado de forma integrada com a Assistncia Social e a Sade. O conceito constitucional demonstra que as aes na rea de Seguridade Social no sero desenvolvidas exclusivamente pelo Estado, pois a iniciativa destas aes tambm pertence sociedade. Entretanto, de acordo com o pargrafo nico do art. 194 da Constituio, compete ao poder pblico organizar a Seguridade Social, nos termos da Lei. Agora que voc j conhece o conceito constitucional de Seguridade Social, vamos falar sobre as principais caractersticas de cada um dos seus seguimentos: sade, assistncia social e previdncia social.

4 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

2. SADE Segundo o art. 196 da Constituio, sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal igualitrio s aes e servios para a sua promoo, proteo e recuperao. O dispositivo demonstra que o acesso aos servios de sade universal. um dever do Estado prestar servios de sade e todos podem ter acesso aos servios de sade prestados pelo poder pblico, qualquer que seja a sua condio social ou econmica. O acesso aos servios pblicos de sade tambm independe de contribuio, ou seja, no necessrio que o indivduo tenha previamente recolhido contribuies ao sistema de seguridade, para que possa beneficiar-se dos servios. Tanto um mendigo quanto um milionrio tm idntico acesso aos servios pblicos de sade. Estas duas caractersticas dos servios de sade so bastante exploradas pela ESAF, portanto, no esquea:

ACESSO UNIVERSAL. SERVIOS DE SADE. INDEPENDEM DE CONTRIBUIO

As aes e servios de sade competem ao SUS Sistema nico de Sade, vinculado, no mbito federal, ao Ministrio da Sade. Nos estados, no Distrito Federal e nos municpios, as aes de sade so desenvolvidas no mbito das respectivas Secretarias de sade. A Constituio afirma que as aes e servios de sade so de relevncia pblica, cabendo ao poder pblico dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentao, fiscalizao e controle, devendo sua execuo ser feita diretamente ou atravs de terceiros e, tambm, por pessoa fsica ou jurdica de direito privado. O dispositivo no deixa margem de dvida quanto

5 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

responsabilidade do Estado nas aes de sade. Nem sempre a execuo destes servios ser feita diretamente pelo Estado, mas a fiscalizao e o controle estaro sempre a seu encargo. Para que voc entenda o que afirmei acima, tenha em mente que os servios de sade podem ser prestados por hospitais pblicos, hiptese em que o Estado estar prestando o servio de sade diretamente, mas tambm podem estes servios ser prestados por hospitais particulares remunerados pelo SUS. Nesta ltima hiptese, teremos uma pessoa jurdica de direito privado prestando servios pblicos de sade, sendo remunerada diretamente pelo Estado. A fiscalizao e o controle, entretanto, incumbem sempre ao Estado. No artigo 199, a Constituio reitera a idia acima exposta, quando afirma que a assistncia sade livre iniciativa privada e que as instituies privadas podero participar de forma complementar do sistema nico de sade, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito pblico ou convnio, tendo preferncia as entidades filantrpicas e as sem fins lucrativos. Impede-se apenas a participao direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistncia sade no pas, salvo nos casos previstos em lei. Neste mesmo artigo, a Constituio veda a destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes s instituies privadas com fins lucrativos. Note que a vedao alcana apenas a destinao de recursos pblicos sob a forma de subveno ou auxlio. Assim, uma vez que se permite a participao de entidades privadas com fins lucrativos no SUS, de modo complementar, tero elas direito remunerao pelos servios que prestarem. As aes e os servios de sade, de acordo com o art. 198 da Constituio, integram uma rede regionalizada e hierarquizada, constituindo um sistema nico que deve ser DESCENTRALIZADO, com direo nica em cada esfera de governo. No por outra razo que cada municpio e cada estado tm a sua prpria Secretaria de Sade como rgo mximo responsvel pelas aes de sade em suas esferas de competncia. A Constituio exige a participao da comunidade no acompanhamento e na gesto das aes de sade. O atendimento prestado pelo SUS ser integral e tero prioridade as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais. O Sistema nico de Sade ser financiado com recursos do oramento da Seguridade Social da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos municpios. Uma vez que, nos termos do inciso II

6 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

do art. 23 da Constituio, todos os entes federativos tm competncia para cuidar da sade pblica (competncia comum), naturalmente, cada um deles dever aplicar uma parcela das suas receitas no desenvolvimento de aes de proteo e promoo da sade. A Constituio estabelece limites mnimos para a aplicao de recursos na rea de sade. De acordo com o 3 do art. 198, os percentuais mnimos de aplicao de recursos na sade por cada um dos entes federativos sero definidos em Lei Complementar. O 4 do art. 77 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias ADCT, por sua vez, define que, enquanto no for publicada a lei complementar a que se refere o 3 do art. 198, os limites mnimos sero os seguintes: No caso da Unio: a) no ano 2000, o montante empenhado em aes e servios pblicos de sade no exerccio financeiro de 1999 acrescido de, no mnimo, cinco por cento; b) do ano 2001 ao ano 2004, o valor apurado no ano anterior, corrigido pela variao nominal do Produto Interno Bruto - PIB; II - no caso dos Estados e do Distrito Federal, doze por cento do produto da arrecadao dos impostos a que se refere o art. 155 e dos recursos de que tratam os arts. 157 e 159, inciso I, alnea a, e inciso II, deduzidas as parcelas que forem transferidas aos respectivos Municpios; e III - no caso dos Municpios e do Distrito Federal, quinze por cento do produto da arrecadao dos impostos a que se refere o art. 156 e dos recursos de que tratam os arts. 158 e 159, inciso I, alnea b e 3. Portanto, atualmente, os limites mnimos de recursos a serem aplicados na sade

correspondem, no caso da Unio, ao valor aplicado no ano anterior, corrigido pela variao nominal do PIB. Para os estados aplica-se o percentual mnimo de 12% e para os municpios o percentual de 15%. A constituio atribui ainda Lei Complementar as seguintes competncias:

7 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

Definio dos critrios de rateio de recursos destinados sade, da Unio para os Estados, o Distrito Federal e os municpios, bem como dos Estados para os municpios, com o objetivo de reduzir progressivamente as disparidades regionais. Estabelecimento das normas de fiscalizao, avaliao e controle das despesas com sade nas esferas federal, estadual, distrital e municipal. Estabelecimento das normas de clculo do montante a ser aplicado pela Unio na sade. Nos termos do art. 200 da Constituio, alm de outras atribuies, compete ao SUS, nos termos da lei: Controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substncias de interesse para a sade e participar da produo de medicamentos, equipamentos, imunobiolgicos, hemoderivados e outros insumos; Executar as aes de vigilncia sanitria e epidemiolgica, bem como as de sade do trabalhador; Ordenar a formao de recursos humanos na rea de sade; Participar da formulao da poltica e da execuo das aes de saneamento bsico; Incrementar em sua rea de atuao o desenvolvimento cientfico e tecnolgico; Fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e guas para consumo humano; Participar do controle e fiscalizao da produo, transporte, guarda e utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos; Colaborar na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. Estes temas relacionados s disposies constitucionais acerca da sade so cobrados pela ESAF de modo bastante literal. Portanto, considero importante a leitura dos art. 196

8 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

a 199 da Constituio, uma vez que muitas so as questes cujo enunciado repete disposies destes artigos, alterando apenas algumas palavras. 3. ASSISTNCIA SOCIAL Segundo o art. 203 da Constituio, a Assistncia Social ser prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuio Seguridade Social. Assim como a sade, a Assistncia Social um sistema no contributivo. Entretanto, enquanto a sade tem abrangncia universal, a Assistncia Social tem alcance mais restrito, uma vez que os benefcios e servios assistenciais somente sero prestados queles que deles necessitem. PRESTADA A QUEM DELA NECESSITAR. INDEPENDE DE CONTRIBUIO .

ASSISTNCIA SOCIAL

A Assistncia Social tem por objetivo a proteo aos desvalidos, quelas pessoas que, sem ela, dependeriam da caridade alheia para obter condies de sobrevivncia. Exatamente por esta razo, a necessidade do beneficirio uma premissa para a concesso do benefcio ou a fruio do servio assistencial. Nos ltimos anos, houve significativo aumento no alcance dos programas assistenciais promovidos pelo governo federal, tendo significativo destaque o programa Bolsa-Famlia. De acordo com o art. 203 da Constituio, a Assistncia Social atender aos seguintes objetivos: A proteo famlia, maternidade, infncia, adolescncia e velhice; O amparo s crianas e adolescentes carentes; A promoo da integrao ao mercado de trabalho; A habilitao e reabilitao das pessoas portadoras de deficincia e a promoo de sua integrao vida comunitria;

9 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

A garantia de um salrio mnimo de benefcio mensal pessoa portadora de deficincia e ao idoso que comprovem no possuir meios de prover prpria manuteno ou de t-la provida por sua famlia, conforme dispuser a lei. As aes governamentais na rea da Assistncia Social sero realizadas com recursos do oramento da Seguridade Social, alm de outras fontes, e organizadas com base nas seguintes diretrizes: Descentralizao poltico-administrativa, cabendo a coordenao e as normas gerais esfera federal e a coordenao e a execuo dos respectivos programas s esferas estadual e municipal, bem como a entidades beneficentes e de assistncia social; Participao da populao, por meio de organizaes representativas, na

formulao das polticas e no controle das aes em todos os nveis. A Constituio permite que os Estados e o Distrito Federal vinculem at cinco dcimos por cento de sua receita tributria lquida a programa de apoio incluso e promoo social, vedada a aplicao desses recursos no pagamento de: despesas com pessoal, encargos sociais, servio da dvida e qualquer outra despesa corrente no vinculada diretamente aos investimentos ou aes apoiados. J est claro que a Assistncia Social ser prestada a quem dela necessitar. Cabe lei definir quem pode ser considerado necessitado, para fins de recebimento de benefcios assistenciais. interessante observar que esta definio no linear, mas acontece benefcio por benefcio. BPC LOAS. Para efeito de recebimento do benefcio assistencial mensal, no valor de um salrio-mnimo, previsto no inciso V do art. 203 da Constituio, conhecido como BPC-LOAS (Benefcio de Prestao Continuada previsto na Lei Orgnica da Assistncia Social LOAS), ser considerado necessitado o deficiente ou o idoso que no tenha renda prpria e cuja renda familiar mensal per capita seja inferior a 25% do salrio-mnimo.

10 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

De acordo com o art. 1 do Estatuto do idoso, sero assim consideradas pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Entretanto, para o fim especfico de recebimento do benefcio assistencial BPC-LOAS, a pessoa ser considerada idosa a partir dos sessenta e cinco anos de idade. Entende-se como famlia, para efeito de definio da renda per capita familiar, conjunto de pessoas composto pelo requerente, o cnjuge, o companheiro, a companheira, os pais e, na ausncia de um deles, a madrasta ou o padrasto, os irmos solteiros, os filhos e enteados solteiros e os menores tutelados, desde que vivam sob o mesmo teto. No esquea: para recebimento do benefcio assistencial correspondente a um salrio-mnimo mensal, conhecido como BPC-LOAS, so os seguintes os requisitos previstos em lei: REQUISITOS PARA A CONCESSO DO BPC-LOAS. No possuir renda prpria e ter renda familiar per capita inferior a 25% do salrio-mnimo. Deficiente ou idoso (65 anos ou mais)

4. PREVIDNCIA SOCIAL Segundo o art. 201 da Constituio Federal, a Previdncia Social ser organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo e de filiao obrigatria, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial. A proteo fornecida pela Previdncia Social destina-se, principalmente, aos trabalhadores. Diferentemente da Sade e da Assistncia Social, a Previdncia Social depende de contribuio prvia, pois uma modalidade de seguro. De um modo geral, enquanto est na ativa, o trabalhador e a empresa recolhem contribuies para o sistema, a fim de que, se ocorridas algumas das situaes de risco social previstas em lei, obtenha a cobertura da Previdncia Social, sob a forma de concesso de benefcios e servios. Embora seja uma espcie de seguro, a participao do trabalhador no plano previdencirio bsico obrigatria. Logo, no h espao para a manifestao de vontade do trabalhador acerca da participao ou no no plano previdencirio. A partir do momento que ele venha a exercer

11 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

uma atividade que, nos termos da lei, seja de filiao obrigatria, estar automaticamente vinculado ao sistema previdencirio, ainda que no queira ou que no saiba disso. Como veremos adiante, a filiao obrigatria fundamental para a efetivao do princpio da solidariedade social. A partir da Emenda Constitucional n 20, passou a constar do texto constitucional a exigncia de que o sistema previdencirio obedea a critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial. Este dispositivo, inserido no texto constitucional devido preocupao com o dficit da Previdncia, exige do legislador e dos gestores da Previdncia a busca constante pelo equilbrio entre as contribuies vertidas pela sociedade para o financiamento do sistema e os valores que a Previdncia retorna sociedade sob a forma de benefcios. Alm disso, exige que os gestores da Previdncia estejam atentos s probabilidades futuras, tendo em vista que o equilbrio das contas da Previdncia depende de fatores como a modificao da composio etria da populao e dos seus nveis de ocupao profissional. Portanto, no esquea: BENEFCIOS PRESTADOS AOS TRABALHADORES E DEMAIS PESSOAS QUE CONTRIBUREM PREVIDNCIA SOCIAL (Regime Geral) A FILIAO AO REGIME DE PREVIDNCIA OBRIGATRIA. DEVE OBSERVAR CRITRIOS QUE PRESERVEM O EQUILBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL. Segundo o art. 201 da Constituio, a Previdncia Social dever oferecer cobertura para os seguintes eventos: Doena, invalidez, morte e idade avanada; Proteo maternidade, especialmente gestante; Proteo ao trabalhador em situao de desemprego involuntrio; Salrio-famlia e auxlio-recluso para os dependentes dos segurados de baixa renda; Penso por morte do segurado, homem ou mulher, ao cnjuge ou companheiro e dependentes.

12 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

5. PRINCPIOS DA SEGURIDADE SOCIAL Agora que a gente j conversou um pouco sobre Seguridade Social, e que voc j sabe que ela tem por objetivo a garantia dos direitos relativos sade, assistncia social e previdncia social, vamos comear a estudar os princpios da Seguridade Social. O pargrafo nico do art. 194 da Constituio enumera os objetivos constitucionais da Seguridade Social. Embora a Constituio d a eles a denominao de objetivos, a doutrina previdenciria os denomina princpios da Seguridade Social, pois so enunciados com alto grau de abstrao e que influenciam o legislador, o aplicador da lei e o intrprete. Portanto, as questes podem cobrar estes itens denominando-os de princpios da Seguridade Social, ou de objetivos da Seguridade Social. 6. PRINCPIO DA SOLIDARIEDADE O princpio da solidariedade no est expresso no pargrafo nico do art. 194 da Constituio, mas sim no inciso I do seu art. 3. Ali, a Constituio afirma que a construo de uma sociedade livre, justa e solidria constitui um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil. Embora no seja um princpio ou objetivo especfico da Seguridade Social, a solidariedade a prpria razo de existncia deste sistema. A criao de uma rede de benefcios sociais cujo objetivo a proteo das pessoas que venham a se encontrar em situaes de risco somente faz sentido, quando se entende que o risco no deve ser suportado por cada um individualmente, mas sim por toda a sociedade. Seguindo-se esta idia, o fato de uma pessoa encontrar-se em uma situao de extremo infortnio, por exemplo, porque no mais pode trabalhar em razo da doena, afeta no apenas a pessoa e aqueles que dela dependem, mas toda a sociedade. Exatamente por essa situao, a sociedade se organiza para a criao de um sistema cujo objetivo a proteo dessas pessoas em situao de risco. A solidariedade aparece, por exemplo, no regime de repartio adotado pela Previdncia Social. Neste sistema, as contribuies vertidas pelos trabalhadores em atividade so utilizadas para o pagamento de benefcios queles que esto aposentados. Os benefcios devidos queles que hoje esto em atividade sero custeados pelas contribuies vertidas pela prxima gerao de trabalhadores (solidariedade intergeracional e intrageracional). Assim, sucessivamente, as geraes ativas financiam os benefcios daquelas que esto na inatividade.

13 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

o princpio da solidariedade que permite, por exemplo, que um trabalhador que venha a sofrer um acidente no seu primeiro dia de trabalho possa receber aposentadoria por invalidez durante toda a sua vida. Tendo sofrido o acidente no primeiro dia de trabalho, resta claro que no houve contribuio por parte deste segurado. Os recursos necessrios ao pagamento daquela aposentadoria, portanto, sero bancados por toda a sociedade, pois se entende que o risco de perder a capacidade de trabalho por fora de um acidente no deve ser suportado por cada um individualmente, mas sim por toda a sociedade. tambm o princpio da solidariedade que determina que um aposentado que retorna atividade deve recolher normalmente as contribuies previdencirias, mesmo no podendo receber uma nova aposentadoria. 7. PRINCPIO DA UNIVERSALIDADE DA COBERTURA E DO ATENDIMENTO O princpio da universalidade da cobertura, tambm conhecido como universalidade objetiva, impe que o sistema de Seguridade Social oferea cobertura a todas as situaes de risco social. Impede-se, portanto, a omisso do sistema quanto cobertura de determinada situao que venha a colocar o indivduo em situao de risco social. A universalidade do atendimento, por sua vez, implica a obrigatoriedade de atendimento pelo sistema de Seguridade Social a todas as pessoas. A prpria Constituio determina que a sade seja prestada a todos e que a assistncia social seja prestada a todos que dela necessitem. Quanto Previdncia Social, ela destina-se precipuamente ao trabalhador, entretanto, aquele que no desenvolve atividade remunerada pode filiar-se ao Regime Geral de Previdncia Social na condio de segurado facultativo, regra que materializa o princpio da universalidade tambm neste ramo da seguridade social. Tratando do tema, a ESAF, no ltimo concurso de AFT, considerou incorreta a seguinte assertiva:

A doutrina subdivide a universalidade em objetiva, significando que o atendimento deve abranger pessoas de todo o pas, no mbito urbano ou rural, e subjetiva, significando que a abrangncia deve abarcar os riscos sociais e a preveno do surgimento da necessidade protetora em qualquer circunstncia.

14 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

Como se v, a ESAF inverteu os conceitos de universalidade subjetiva e objetiva, o que justifica ter sido a questo considerada incorreta. importante entender que a Seguridade Social impe ao Estado uma srie de obrigaes, quer seja de conceder benefcios, quer seja de prestar servios em prol dos beneficirios. Todas estas aes demandam enorme quantidade de recursos, de modo que o princpio da universalidade dever ser temperado por outros princpios, especialmente os princpios da seletividade e da reserva do possvel, pois as necessidades so infinitamente superiores s possibilidades materiais de atendimento. 8. UNIFORMIDADE E EQUIVALNCIA DOS BENEFCIOS E SERVIOS S

POPULAES URBANAS E RURAIS. Por este princpio, a Constituio impede a discriminao populao rural, exigindo que os benefcios oferecidos pela Seguridade Social a esta populao sejam idnticos queles oferecidos populao urbana. Alm de serem uniformes, os benefcios devem ser equivalentes, ou seja, tambm no possvel que se diferencie o valor dos benefcios por serem eles concedidos s populaes urbana ou rural. Para a melhor compreenso deste princpio, importante ter em mente que, historicamente, a proteo social oferecida populao urbana foi sempre mais abrangente do que aquela fornecida populao rural. Se pensarmos na proteo previdenciria, por exemplo, ela tem incio no Brasil na dcada de vinte, com a criao das Caixas de Aposentadoria e Penso nas empresas Ferrovirias, determinada pela Lei Eloy Chaves. Inicialmente destinada aos

trabalhadores urbanos, a proteo previdenciria somente foi estendida aos trabalhadores rurais na dcada de sessenta, com a criao do FUNRURAL Fundo de Assistncia e Previdncia do trabalhador rural. Mesmo a, os benefcios concedidos aos trabalhadores rurais eram bem diferentes daqueles concedidos aos trabalhadores urbanos e, na maioria das vezes, tinham valor inferior ao salrio-mnimo. Este princpio se materializa, por exemplo, na garantia constitucional de que os benefcios que substituem a renda do trabalhador no tenham valor inferior a um salrio-mnimo, a qual se aplica, indistintamente, aos trabalhadores urbanos e aos trabalhadores rurais.

15 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

necessrio frisar, entretanto, que a existncia deste princpio no impede a existncia de algumas diferenciaes na concesso dos benefcios e nas regras de contribuio dos trabalhadores rurais, as quais tm fundamento na prpria Constituio, como, por exemplo, os requisitos etrios reduzidos em cinco anos para a obteno de aposentadoria por idade pelos trabalhadores rurais e a previso de que as contribuies previdencirias devidas pelos pequenos produtores rurais que exeram a sua atividade em regime de economia familiar incidiro sobre o resultado da comercializao da produo. Sobre o tema, vale citar uma interessante questo feita pelo CESPE no concurso para Juiz Federal do TRF 1, feito em 2009:

A CF estabelece expressamente que um dos objetivos do sistema de seguridade social a uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais. Entretanto, o legislador ordinrio poder estabelecer benefcios diferenciados para essas populaes, em determinadas hipteses.

A questo foi considerada incorreta, pois ainda que existam alguns requisitos diferenciados para a concesso de benefcios aos trabalhadores rurais (como a diferenciao da idade requerida para a aposentadoria), tais requisitos encontram fundamento no prprio texto constitucional, sendo vedada a sua instituio por lei ordinria. 9. PRINCPIO DA SELETIVIDADE E DA DISTRIBUTIVIDADE NA PRESTAO DOS BENEFCIOS E SERVIOS. O princpio da seletividade atua como uma forma de ponderao ao princpio da universalidade. O legislador constituinte, ao delinear o sistema de Seguridade Social, previu que as necessidades de benefcios excederiam bastante as possibilidades do sistema, da porque imps a seletividade. No sendo possvel o oferecimento de cobertura a todas as situaes de risco social, cabe ao sistema selecionar quais as situaes sero objeto de cobertura, ou qual a extenso da cobertura fornecida em cada uma das situaes. importante frisar que se devem selecionar as situaes de risco a serem cobertas e no as pessoas a serem protegidas, pois isto implicaria ofensa ao princpio da universalidade e at mesmo isonomia.

16 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

O princpio da reserva do possvel, que no est expresso na Constituio, mas mencionado pela doutrina, reconhece que as prestaes da Seguridade Social sero devidas na medida das disponibilidades oramentrias. Tem, portanto, um contedo bastante prximo ao princpio da seletividade. Toda seleo exige um critrio. A Constituio determina que se faa uma seleo das situaes de risco a serem cobertas pela Seguridade e, ao mesmo tempo, determina que a distributividade seja o critrio utilizado nesta seleo. Em outras palavras, a Constituio determina que o sistema de Seguridade Social atue como elemento distribuidor de renda, objetivo que somente se alcana quando se prioriza a concesso de benefcios e servios queles que mais necessitam. Ora, se, nos termos do art. 195 da Constituio, toda a sociedade financia a Seguridade Social, direcionar os benefcios da Seguridade queles que mais necessitam implica distribuir entre estas pessoas a maior parte dos valores que so trazidos ao sistema por toda a sociedade. Importante salientar que a escolha das situaes de risco a serem cobertas deve ser feita pela lei, no cabendo administrao pblica, enquanto gestora do sistema de Seguridade Social, nenhuma margem de discricionariedade na escolha das situaes a serem cobertas. A vinculao total, cabendo administrao apenas assegurar que a pessoa que est pleiteando o benefcio preenche os requisitos previstos em lei. Exemplo marcante de aplicao do princpio da seletividade e da distributividade a previso constitucional de que o salrio-famlia e o auxlio-recluso sejam concedidos apenas aos dependentes do segurado de baixa renda. Ora, a concesso destes benefcios a todos os segurados traria um grande nus ao sistema e, impondo-se uma seleo das situaes a serem cobertas, a Constituio direciona os benefcios aos dependentes dos segurados de baixa renda. 10. IRREDUTIBILIDADE DO VALOR DOS BENEFCIOS.

Por este princpio, a Constituio impede a reduo do valor dos benefcios, assegurando-lhes garantia semelhante quela concedida ao salrio pelo inciso VI do seu art. 7. Impede-se, portanto, que lei ou ato administrativo posterior concesso do benefcio venha a reduzir nominalmente o seu valor bruto, alterando-o, por exemplo, de R$ 1.000,00 para R$ 990,00.

17 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

Numa acepo ampla, este princpio protege tambm o valor real do benefcio, exigindo que o benefcio concedido seja periodicamente reajustado, a fim de que mantenha o seu valor de compra. O STF, entretanto, tem privilegiado uma interpretao restritiva deste princpio, reduzindo a proteo dele decorrente ao valor nominal do benefcio, conforme se observa no excerto abaixo, extrado do voto do Ministro Seplveda Pertence, em processo no qual se discutia a possibilidade de ex-ministros do STF continuarem a receber parcela remuneratria denominada adicional por tempo de servio, a partir do momento em que a remunerao dos ministros passou ser feita por meio de subsdio: De resto, mais que sedimentada na jurisprudncia do Tribunal que nem mesmo lei ordinria pode o agente pblico opor, a ttulo de direito adquirido, a pretenso a que se preserve dada frmula de composio da remunerao total, se, da alterao, no decorre a reduo dela; o mesmo sucede com relao aos proventos da aposentadoria... 24.875-1. Relator Ministro Seplveda Pertence). Este entendimento do STF vem sendo cobrado em provas de concurso, tendo a ESAF considerado errada a seguinte assertiva: o princpio da irredutibilidade do valor dos benefcios, segundo a orientao do Supremo Tribunal Federal, significa a irredutibilidade do valor real, protegendo-os do fenmeno inflacionrio. importante que se frise que a interpretao restritiva dada pelo STF ao princpio da irredutibilidade, previsto no inciso IV do pargrafo nico do art. 194 da Constituio, no significa que o valor real dos benefcios no esteja protegido, pois o 4 do art. 201 da Constituio expressamente exige a concesso de reajustes peridicos aos benefcios (MS

previdencirios, a fim de eles tenham preservado o valor de compra. Neste momento, muito importante que voc observe o seguinte: no h exigncia constitucional de que os benefcios da Previdncia sejam reajustados pelo mesmo ndice aplicado ao reajuste do salrio-mnimo. Pelo contrrio, a Constituio expressamente impede a vinculao ao salrio-mnimo para qualquer finalidade. Portanto, no esquea disso: os benefcios previdencirios no so reajustados pelo mesmo ndice aplicvel ao reajuste do salrio-mnimo.

18 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

De acordo com o art. 41-A da Lei n 8.213, de 1991, o valor dos benefcios previdencirios ser feito anualmente com base no ndice Nacional de Preos ao Consumidor INPC. Apenas para que voc no esquea: no incio deste ano, o salrio-mnimo foi reajustado em 9%, passando de R$ 622,00 para R$ 678,00. Os benefcios devidos pelo RGPS, por sua vez, foram reajustados apenas em 6,20%. Resta claro, portanto, que no h vinculao entre os dois reajustes. 11. EQIDADE NA FORMA DE PARTICIPAO NO CUSTEIO.

O princpio da equidade na participao no custeio relaciona-se com o princpio tributrio da capacidade contributiva e indica que cada pessoa deve ser chamada a contribuir para o sistema de Seguridade Social, na medida da sua capacidade. Sob este fundamento, por exemplo, as contribuies devidas pelos segurados empregados Previdncia Social sero maiores medida que seja maior o seu salrio de contribuio. Do mesmo modo, as contribuies previdencirias devidas pelas empresas possuem alquotas superiores quelas devidas pelos segurados, dada, em regra, a sua maior capacidade econmica. Para que seja efetivamente equitativa, a participao no custeio deve levar em conta no apenas a capacidade econmica, mas tambm o nus trazido ao sistema. Em outras palavras, a contribuio tambm deve ser graduada em razo dos riscos proporcionados aos beneficirios. Deste modo, por exemplo, a empresa cuja atividade possui um alto grau de riscos de acidente do trabalho deve ter uma contribuio superior quela cujo grau de risco de acidentes baixo. Por sua vez, a empresa que investe em preveno e segurana do trabalho, tendo um desempenho em relao aos acidentes do trabalho bem melhor do que a mdia do seu segmento econmico, deve recolher contribuies previdencirias menores do que uma empresa que no faa os mesmos investimentos e cause um nmero maior de acidentes. Do mesmo modo, a empresa que expe o seu trabalhador a agente nocivo prejudicial a sua sade deve ter um adicional de contribuio em relao s demais empresas, que no expem os seus trabalhadores a este tipo de risco. 12. DIVERSIDADE DA BASE DE FINANCIAMENTO.

19 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

Como o prprio nome diz, o princpio da diversidade da base de financiamento impe que os recursos destinados Seguridade Social provenham de diversas fontes, com vistas ao seu fortalecimento financeiro. Evita-se, deste modo, que o sistema de Seguridade Social venha a se tornar excessivamente dependente de uma nica fonte, que se viesse a sofrer grande oscilao, traria desequilbrio ao sistema. A diversidade est contemplada nos incisos do art. 195 da Constituio, que prevem diversas bases econmicas para a incidncia das contribuies sociais (folha de salrios e demais rendimentos do trabalho, faturamento ou receita, lucro, receita de concursos de prognstico e operaes de importao). Esta diversidade reforada pela atribuio constitucional de competncia residual Unio, para que institua novas contribuies de Seguridade Social, o que abre ainda mais o leque das possibilidades de financiamento. 13. CARTER DEMOCRTICO GESTO E DESCENTRALIZADO COM DA ADMINISTRAO, DOS

MEDIANTE

QUADRIPARTITE,

PARTICIPAO

TRABALHADORES, DOS EMPREGADORES, DOS APOSENTADOS E DO GOVERNO NOS RGOS COLEGIADOS. Por este princpio, a Constituio exige a participao da sociedade na gesto da Seguridade Social. Os quatro grupos que tm interesses na Seguridade Social trabalhadores, aposentados, empresas e o governo devem ter assento e voz nos seus rgos decisrios, para que possam acompanhar a gesto e participar das decises. Por fora disto, em cada um dos segmentos da Seguridade h rgos colegiados encarregados de acompanhar a gesto e controlar a execuo das polticas de cada uma das reas. So exemplos o Conselho de Sade, o Conselho Nacional de Assistncia Social CNAS e o Conselho Nacional de Previdncia Social CNPS. 14. DISTRIBUIO DE COMPETNCIAS EM MATRIA DE SEGURIDADE SOCIAL.

De acordo com o inciso XXIII do art. 22 da Constituio Federal, compete privativamente Unio legislar sobre Seguridade Social. De acordo com o pargrafo nico deste artigo, lei complementar pode autorizar os estados a legislar sobre questes especficas das aterias ali relacionadas.

20 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

J o inciso XII do art. 24 da Constituio, afirma que compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre Previdncia Social, proteo e defesa da sade. Esta distribuio de competncias mostra-se um pouco confusa. Enquanto a Unio detm competncia privativa para legislar sobre o todo (Seguridade Social), a competncia para legislar sobre as partes deste todo (sade e previdncia social) atribuda de modo concorrente Unio e aos estados. No caso da Previdncia Social, a atribuio de competncia aos estados justifica-se pela possibilidade de instituio de regimes prprios de previdncia para os servidores pblicos titulares de cargo efetivo, nos moldes previstos no art. 40 da Constituio. O inciso II do art. 23 da Constituio afirma que cuidar da sade e assistncia pblica uma competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Diante disso, justifica-se a atribuio de competncia legislativa aos Estados no que toca sade. Quanto aos municpios, o inciso I do art. 30 atribui a eles competncia para legislar sobre assuntos de interesse local. Portanto, tero eles a possibilidade de legislar sobre previdncia social (para que possam instituir o regime prprio de Previdncia Social dos seus servidores efetivos), sade e assistncia social. 15. FONTES DO DIREITO PREVIDENCIRIO.

Fontes do direito previdencirio so os fatos dos quais se originam as normas de direito previdencirio. Como em todos os ramos do direito, as fontes podem ser classificadas em dois grupos: fontes materiais, que so as situaes ocorridas na sociedade que influenciam o surgimento de normas jurdicas, e as fontes formais, que so os textos legais nos quais podem ser encontradas as referidas normas, a opinio dos estudiosos da matria e as decises dos juzes e tribunais acerca do tema. Como fontes formais de normas de direito previdencirio, temos a Constituio, as leis complementares, as leis ordinrias e medidas provisrias, os decretos regulamentadores emitidos pelo poder executivo, os atos administrativos emitidos pelos rgos responsveis pela execuo de aes na rea previdenciria (Portarias, Resolues, Instrues Normativas, Ordens de servio, circulares, dentre outros).

21 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

Dentre as fontes formais do Direito Previdencirio, incluem-se tambm os tratados, as convenes e os acordos internacionais. Em matria de Seguridade Social, estes intrumentos disciplinam a possibilidade de um pas reconhecer o tempo de contribuio efetuado por um segurado ao regime previdencirio de outro pas. A competncia para a celebrao destes tratados do presidente da repblica, ficando eles sujeitos a referendo do congresso nacional. A aprovao dos tratados pelo congresso nacional se d por meio de Decreto-legislativo. 16. HIERARQUIA DAS NORMAS DE DIREITO PREVIDENCIRIO.

As normas jurdicas so dispostas hierarquicamente, de modo que as normas que se encontram em nvel inferior apenas sero legtimas se no contrariarem as disposies contidas nas normas que lhes so superiores. A Constituio encontra-se no topo da hierarquia das normas jurdicas vigentes no pas, no apenas de direito previdencirio, mas de todos os ramos. Todas as demais normas somente sero vlidas se forem compatveis com o texto constitucional. Abaixo da Constituio encontram-se as leis complementares, as leis ordinrias e as medidas provisrias. Embora ainda no haja consenso, a maior parte da doutrina atualmente entende inexistir hierarquia entre elas, uma vez que no h identidade de matrias. H situaes para as quais a Constituio exige que a disciplina seja feita por meio de lei complementar. Para as demais, a disciplina pode ser feita por lei ordinria. Uma vez que tratam de assuntos diferentes, no h que se falar em hierarquia entre elas. Abaixo das leis, h os decretos regulamentadores emitidos pelo chefe do poder executivo, cuja funo tornar mais minucioso o texto legal, sem, entretanto, alterar-lhe o contedo. Entre os atos administrativos, a hierarquia determinada pela posio do agente administrativo que emitiu o ato. Assim, o Decreto hierarquicamente superior a uma Instruo Normativa da Receita Federal do Brasil, por exemplo, pois o Decreto emitido pelo Presidente da Repblica, enquanto a Instruo Normativa emitida pelo Secretrio da Receita. 17. APLICAO DAS NORMAS DE DIREITO PREVIDENCIRIO.

O ordenamento jurdico composto por um complexo de normas que devem guardar uma harmonia entre si. Existindo uma contradio entre duas ou mais normas que integram o sistema jurdico, surge um conflito aparente. A designao aparente decorre do fato de que uma

22 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

das normas dever ceder em detrimento da outra, a fim de preservar a harmonia do sistema, de modo que compete ao intrprete, utilizando uma sequncia de raciocnios prevista no prprio ordenamento jurdico, encontrar a norma aplicvel ao caso. Assim, o primeiro raciocnio a ser adotado a verificao da hierarquia existente entre as normas jurdicas conflitantes. Se houver normas de hierarquia distinta, o conflito resolve-se pela aplicao da norma hierarquicamente superior. Assim, se a lei dispe de uma forma e o Decreto dispe de outra, prevalece a disposio da lei. Se as normas forem de idntica hierarquia, deve-se observar se h entre elas alguma que seja especial. Isto porque, a norma especial prevalece sobre a norma geral. Diz-se especial a norma que trata especificamente da matria. Geral a norma que no se volta especificamente para a matria objeto do confronto, tratando dela apenas de modo secundrio ou sob outros aspectos. Um exemplo talvez esclarea melhor. O antigo Cdigo Civil previa que a maioridade civil somente era alcanada aos 21 anos. Ainda durante a sua vigncia, foi editada a Lei n 8.213/1991, que trata dos benefcios previdencirios, e fixou em 21 anos a idade limite para que os filhos e os irmos mantivessem a sua condio de dependente do segurado. O novo Cdigo Civil, que entrou em vigor no ano de 2003, antecipou a maioridade civil para os dezoito anos. De imediato surgiu a dvida: ser que a alterao da maioridade civil para os 18 anos revogou as disposies da Lei n 8.213, fazendo com que os filhos e irmos somente mantivessem a condio de dependente at esta idade? A resposta no, pois o Cdigo Civil uma norma geral, que no trata especificamente da matria previdenciria. Assim, do ponto de vista previdencirio, continuam vlidas as disposies da Lei n 8.213 e a dependncia continua existindo at os 21 anos. Por fim, se nenhuma dentre as normas em conflito puder ser caracterizada como norma geral, o conflito resolve-se pela cronologia, em favor da norma mais recente. Vale, portanto, a mxima: lei posterior revoga a lei anterior, naquilo que lhe for contrria. 18. INTERPRETAO DA LEGISLAO PREVIDENCIRIA.

A interpretao a tarefa de encontrar o sentido e o alcance da lei. Para tanto, existem diversos mtodos:

23 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

Gramatical ou literal o mtodo que prioriza o contedo semntico dos vocbulos empregados pela norma, ou seja, a sua literalidade. Assim, se a lei definiu que o benefcio assistencial mensal de um salrio-mnimo, previsto na Constituio, ser devido ao idoso que no tenha renda e cuja renda per capita familiar seja inferior a 25% do salrio-mnimo, o seu alcance dever ser definido pelos prprios termos que utilizou. No seria possvel, portanto, a concesso do benefcio a algum cuja renda per capita familiar fosse de 25%, pois a lei definiu que somente aqueles com renda per capita INFERIOR a este patamar teriam direito. Teleolgico ou finalstico para encontrar o sentido e o alcance da norma, este mtodo prioriza a finalidade para a qual ela foi elaborada. Usando este mtodo, por exemplo, o STF j assegurou o reconhecimento dos direitos previdencirios de menores que tenham trabalhado em idade inferior ao limite constitucional. O raciocnio simples: qual a finalidade do estabelecimento de uma idade mnima para o trabalho? Sem dvida, a proteo do menor. Ora, e qual a melhor forma de proteger o menor que efetivamente trabalhou, em detrimento da proibio constitucional? Sem dvida, reconhecendo os seus direitos previdencirios. Por este raciocnio, possvel se chegar a uma concluso que nem sempre se encontra expressa na literalidade da norma. Histrico este mtodo prioriza a anlise das discusses existentes quando da elaborao da norma, a fim de descobrir quais as razes que motivaram a sua elaborao. Sistemtico: por este mtodo, a interpretao da norma feita levando-se em conta o sistema normativo no qual ela est inserida. Em outras palavras, a busca pelo sentido da norma feita pelo confronto do seu contedo com o contedo de outras normas, a fim de evitar a contradio. Aplicando-se os mtodos acima, define-se o alcance da norma, o qual, quando confrontado com a sua literalidade, pode ser extensivo ou restritivo. Ou seja, aps submeter a norma a um procedimento de interpretao, possvel concluir que o seu texto disse mais do que deveria dizer, hiptese em que temos uma interpretao restritiva. Caso a interpretao conclua que o texto da norma disse menos do que deveria, teremos uma interpretao extensiva.

24 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

A depender de quem seja o intrprete, a interpretao classifica-se em autntica, quando feita pelo prprio legislador, por meio de lei posterior expressamente interpretativa, jurisprudencial, quando efetuada pelo poder judicirio no exerccio da sua funo de resoluo dos litgios, ou doutrinria, quando efetuada pelos estudiosos da matria. A integrao tem lugar quando h uma lacuna da lei, ou seja, quando o ordenamento jurdico no disciplina a questo posta sob anlise. Nestes casos, como no possvel deixar de decidir sob a justificativa de que no h legislao a respeito, possvel a utilizao da analogia, do costume, dos princpios gerais de direito e da equidade. As principais leis que tratam da matria previdenciria so a Lei n 8.212/1991, que trata da organizao e do custeio da Seguridade Social, e a Lei n 8.213/1991, que estabelece o plano de benefcios do Regime Geral de Previdncia Social. Ambas tratam do Regime Geral de Previdncia Social RGPS e foram regulamentadas pelo Decreto n 3.048/1999. Os regimes prprios de previdncia so regidos pelas respectivas leis que determinaram a sua instituio, devendo obedecer s disposies contidas na Lei n 9.717, de 1998. O INSS Instituto Nacional do Seguro Social a autarquia vinculada ao Ministrio da Previdncia responsvel pela concesso, manuteno e reviso dos benefcios concedidos pelo Regime Geral de Previdncia Social RGPS. O rgo responsvel pela arrecadao, fiscalizao e cobrana das contribuies previdencirias, como de resto de todos os tributos federais, a Secretaria da Receita Federal do Brasil, rgo inserido na estrutura do Ministrio da Fazenda. 19. VIGNCIA DA LEGISLAO PREVIDENCIRIA.

Vigncia a aptido para a produo de efeitos. Ou seja, podemos dizer que a lei est em vigor quando, uma vez ocorrida na prtica a situao por ela descrita, as suas determinaes podem ser aplicadas, em fenmeno que se denomina incidncia. Como regra, o art. 1 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil LICC determina que a lei entra em vigor quarenta e cinco dias aps a sua publicao, salvo se dispuser de outro modo.

25 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

Normalmente, os textos legais apontam a data em que ter incio a sua vigncia, sendo muito comum que a vigncia se d a partir da data da publicao. Denomina-se vacatio legis o perodo de tempo decorrido entre a publicao e a entrada em vigor da norma. Neste perodo, a lei j existe, j foi publicada, j cumpriu todos os requisitos necessrios para a sua validade, mas ainda no produz efeitos, por no ter entrado em vigor. Normalmente, este perodo de tempo fixado para que as pessoas tomem conhecimento da lei e possam adaptar-se s regras por ela prescritas. Em outras situaes, a lei entra em vigor, mas alguns de seus dispositivos exigem determinado perodo de tempo para que possam ter eficcia. Exemplo tpico o que ocorre com a lei que cria uma nova contribuio social ou aumenta a alquota de uma contribuio j existente. De acordo com o 6 do art. 195 da Constituio, a nova contribuio ou a contribuio cuja alquota foi majorada somente pode ser exigida aps noventa dias da publicao da lei que a instituiu ou majorou. Neste intervalo de tempo, a lei est em vigor, mas somente produzir efeitos depois de vencido o prazo de noventa dias. 20. CONCLUSO

Bem meus amigos, esta foi a nossa primeira aula. Espero que vocs tenham gostado. A seguir, vocs tm algumas questes de concursos anteriores acompanhadas do respectivo gabarito comentado. Resolvam as questes, testem os conhecimentos que vocs adquiriram e, se permanecerem com alguma dvida, mandem um e-mail (flaviano@pontodosconcursos.com.br). Terei imenso prazer em respond-lo. Um grande abrao para voc e at a nossa prxima aula. QUESTES DE CONCURSOS.
01. (ATRFB 2012 ESAF) Assinale a opo incorreta. Compete ao Poder Pblico, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: a) universalidade da cobertura e do atendimento, de modo. b) prevalncia dos benefcios e servios s populaes rurais. c) seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios. d) irredutibilidade do valor dos benefcios. e) equidade na forma de participao no custeio. 02. (AFRFB 2012 ESAF) Sobre o financiamento da seguridade social, assinale a opo incorreta.

26 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

a) A sociedade financia a seguridade social, de forma indireta, entre outras formas, por meio das contribuies para a seguridade social incidentes sobre a folha de salrios. b) O financiamento da seguridade social por toda a sociedade revela, entre outros, seu carter solidrio. c) A seguridade social conta com oramento prprio, que no se confunde com o oramento fiscal. d) O custeio da seguridade social tambm ocorre por meio de imposies tributrias no vinculadas previamente a tal finalidade. e) O financiamento da seguridade social tambm pode ensejar a instituio, pela Unio, no exerccio de sua competncia residual, de contribuio especfica. 03. (PGFN 2012 ESAF) luz dos objetivos da Seguridade Social, definidos na Constituio Federal, julgue os itens abaixo. I. Universalidade do atendimento. II. Diversidade da base de financiamento. III. Carter democrtico da administrao. IV. Redutibilidade do valor dos benefcios. O nmero de itens corretos a) zero. b) um. c) dois. d) trs. e) quatro. 04. (AFRFB 2009 ESAF) luz da Organizao da Seguridade Social definida na Constituio Federal, julgue os itens abaixo: I. Previdncia Social, Educao e Assistncia Social so partes da Seguridade Social; II. a Sade possui abrangncia universal, sendo qualquer pessoa por ela amparada; III. a Previdncia Social pode ser dada gratuitamente populao rural carente; IV. a Assistncia Social, por meio de sistema nico e centralizado no poder central federal, pode ser dada a todos os contribuintes individuais da Previdncia Social. O nmero de itens errados : a) zero b) um c) dois d) trs e) quatro 05. (AFRFB 2009 ESAF) - Maria Clara, empregada domstica com deficincia fsica, e Antnio Jos, empresrio dirigente de multinacional sediada no Brasil, desejam contribuir para o Regime Geral de Previdncia Social e com isso gozar de todos os benefcios e servios prestados pela Seguridade Social. De acordo com a situao-problema apresentada acima, correto afirmar que: a) Maria Clara e Antnio Jos podem participar da Assistncia Social. b) S Antnio Jos pode participar da Previdncia Social. c) S Antnio Jos pode participar de benefcios previdencirios. d) Maria Clara pode usufruir dos servios de Sade pblica em razo da sua deficincia fsica.

27 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

e) Maria Clara e Antnio Jos podem participar da Previdncia Social. 06. (ATRFB 2009 ESAF) - A Constituio Federal de 1988 deu novo tratamento Previdncia Social no Brasil em relao s constituies pretritas. O conceito de Seguridade Social colocado no Ttulo da Ordem Social constitui em um novo paradigma constitucional medida que: a) a Previdncia Social vista como um direito social independente e no relacionado Assistncia Social. b) a Previdncia Social vista como um subsistema da Sade. c) a Previdncia Social vista como um servio a ser prestado de forma integrada com a Assistncia Social e a Sade. d) Assistncia Social e Previdncia Social so conceitos jurdicos idnticos. e) Sade e Assistncia Social so direitos sociais organizados da mesma maneira e com a mesma finalidade. 07. (ATRFB 2009 ESAF) - Tendo em vista os princpios e diretrizes da Seguridade Social, nos termos o texto da Constituio Federal e da legislao de custeio previdenciria, assinale a opo incorreta. a) Diversidade da base de financiamento. b) Universalidade da cobertura e do atendimento. c) Equidade na forma de participao no custeio. d) Irredutibilidade do valor dos benefcios e servios. e) Uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais.

08. (ATA 2009 - ESAF) - luz dos dispositivos constitucionais referentes Seguridade Social, julgue os itens abaixo: I. A Seguridade Social pode compreender aes de iniciativa da sociedade. II. Sade, Previdncia e Trabalho compem a Seguridade Social. III. Compete ao Poder Pblico organizar a Seguridade Social nos termos da lei. IV. A Seguridade Social no foi definida na Constituio Federal de 1988. a) Todos esto corretos. b) I e IV esto incorretos. c) I e III esto corretos. d) Somente I est incorreto. e) III e IV esto incorretos.

09. (ATA 2009 - ESAF) Assinale a opo correta entre as assertivas abaixo relacionadas organizao e princpios constitucionais da Seguridade Social. a) Os servios previdencirios devem ser sempre o mesmo, independente do destinatrio. b) Diversidade da base de financiamento objetivo da Seguridade Social. c) O valor dos benefcios pode ser diminudo gradativamente. d) A gesto da Seguridade Social ato privativo do Poder Pblico. e) Pode haver benefcios maiores para a populao urbana em detrimento da rural.

28 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

10. (PGE MT 2011 FCC) A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo sade, previdncia e assistncia social. Considere os itens abaixo relacionados: I. universalidade da cobertura e do atendimento; II. uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais; III. seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios; IV. irredutibilidade do valor dos benefcios; V. carter democrtico e centralizado da gesto administrativa, com a participao da comunidade, em especial de trabalhadores, empresrios e aposentados. Quanto aos princpios e diretrizes da Seguridade Social, esto corretos os itens:
a. b. c. d. e. I, II, III e IV, apenas. I, III, IV e V, apenas. I, II, IV e V, apenas. II, III, IV e V, apenas. I, II, III, IV e V.

11. (PGE AM 2010 FCC) No sistema de seguridade social, o princpio da solidariedade justifica:
a. a possibilidade de concesso aos professores do Ensino Mdio e Fundamental de aposentadoria com reduo de tempo de contribuio e de idade. o pagamento pelo Regime Prprio de Previdncia do Amazonas de benefcios aos filhos invlidos do segurado falecido. o pagamento de aposentadoria por invalidez ao segurado do Regime Prprio de Previdncia do Amazonas. a contribuio dos inativos ao Regime Prprio de Previdncia do Amazonas. o pagamento de auxlio-recluso aos segurados do Regime Prprio de Previdncia do Amazonas.

b.

c.

d. e.

12. (TRF 4 REGIO 2010 FCC) A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos :
a. sade e previdncia social, apenas.

29 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

b. c. d. e.

sade, previdncia social e assistncia social. sade e assistncia social, apenas. previdncia social, apenas. previdncia social e assistncia social, apenas.

13. (TRF 4 REGIO 2010 FCC) O princpio constitucional que consiste na concesso dos benefcios a quem deles efetivamente necessite, devendo a Seguridade Social apontar os requisitos para a concesso de benefcios e servios , especificamente, o princpio da:
a. b. c. d. e. diversidade da base de financiamento. uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais. universalidade da cobertura e do atendimento. equidade na forma de participao no custeio. seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios.

14. (DPE-AC 2012 CESPE) Assinale a opo correta no que se refere seguridade social.
a. A seguridade social compreende um conjunto de aes de proteo social custeado pelo Estado, conforme suas limitaes oramentrias, e organizado com base, entre outros objetivos, na irredutibilidade do valor das contribuies. A previdncia social estrutura-se como um sistema no contributivo, sendo os recursos para o financiamento de suas aes provenientes da arrecadao de tributos pelos entes estatais. A dimenso subjetiva da universalidade de cobertura e atendimento do seguro social, relacionada s situaes de risco social, adquire no apenas carter reparador, mas tambm preventivo. O princpio da equidade, que fundamenta a forma de participao no custeio da seguridade social, est associado aos princpios da capacidade contributiva e da isonomia fiscal. So considerados direitos fundamentais de primeira gerao ou dimenso os relativos sade, previdncia e assistncia social.

b.

c.

d.

e.

15. (DPE-RO 2012 CESPE) Com relao aos princpios e objetivos que norteiam a seguridade social no Brasil, assinale a opo correta.
a. Com relao seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios, o legislador ordinrio deve escolher os eventos que sero cobertos pela previdncia social, levando em conta as possibilidades econmicas dos segurados. As populaes urbanas e rurais devem receber tratamento uniforme e equivalente com relao aos benefcios e servios, de forma a reparar injustia histrica com os trabalhadores rurais, porm,

b.

30 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

devido reduzida capacidade de contribuio desses trabalhadores, a concesso dos benefcios deve exigir um maior perodo de carncia. c. A irredutibilidade do valor dos benefcios tem como escopo garantir que a renda dos benefcios previdencirios preserve seu valor real segundo critrios estabelecidos por lei, sem qualquer vinculao ao salrio mnimo, dada a vedao de sua vinculao para qualquer fim. No que concerne diversidade da base de financiamento, a seguridade social deve ser financiada por toda a sociedade, de forma direta, mediante contribuies provenientes do trabalhador, da empresa e da entidade a ela equiparada, da Unio e dos demais segurados e aposentados da previdncia social e, ainda, das contribuies sobre a receita de concursos de prognsticos. O custeio da seguridade social deve ser equnime, dadas as possibilidades de cada um. Lei complementar garante s empresas o repasse do custo da contribuio aos preos praticados no mercado.

d.

e.

16. (SEMAD-ARACAJ 2008 CESPE) A previdncia social brasileira est organizada em dois sistemas independentes. O denominado regime geral, cuja filiao obrigatria, abrange todas as atividades remuneradas exercidas por pessoas fsicas, ressalvadas as que estejam vinculadas aos regimes institudos pelos entes federativos em favor de seus servidores titulares de cargos efetivos, denominados regimes prprios ou especiais. 17. (PGE-ES 2008 CESPE) A seletividade e a distributividade dos benefcios e dos servios da seguridade social referem-se capacidade individual contributiva dos possveis beneficirios, que determina a aptido para usufrurem prestaes da seguridade social. 18. (FUB Mdico do TRABALHO 2011 CESPE) A seguridade social, destinada a assegurar o direito relativo sade e assistncia social, compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa exclusiva dos poderes pblicos. 19. (FUB Mdico do TRABALHO 2011 CESPE) A previdncia social tem por fim assegurar aos seus beneficirios meios indispensveis de manuteno, por motivo de incapacidade, idade avanada, tempo de servio, desemprego involuntrio, encargos de famlia e recluso, ou morte daqueles de quem dependiam economicamente. 20. (FUB Mdico do TRABALHO 2011 CESPE) Da no obrigatoriedade de adeso ao sistema de previdncia privada decorre a possibilidade de os filiados desvincularem-se dos regimes de previdncia complementar a que aderirem, especialmente porque a liberdade de associao comporta, em sua dimenso negativa, o direito de desfiliao. 21. (TCE-SE 2011 FCC) Maria e Joo so empregados da empresa X. Maria possui trs dependentes enquanto Joo no possui dependentes. Na qualidade de segurada Maria recebe o benefcio salrio-famlia enquanto Joo apesar de segurado no recebe. Neste caso especfico est sendo aplicado o princpio constitucional da
a. b. c. d. equidade na forma de participao no custeio. distributividade na prestao dos benefcios. universalidade do atendimento. diversidade da base de financiamento.

31 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

e.

seletividade da prestao dos benefcios.

22. (TRT 18 REGIO 2012 FCC) Dentre os princpios especficos da Previdncia Social, NO est incluso:
a. b. c. d. e. Vinculao entre o valor da contribuio do segurado e o benefcio que venha a perceber. Filiao obrigatria de todo trabalhador que se enquadre na condio de segurado. Carter contributivo independentemente do regime. Equilbrio financeiro e atuarial, a fim de manter o sistema em condies superavitrias. Correo monetria dos salrios de contribuio considerados no clculo dos benefcios.

23. (TRT 1 REGIO FCC 2012) A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes:
a. de iniciativa da sociedade, reguladas pelos Poderes Pblicos, destinadas a assegurar os direitos relativos a sade, previdncia e assistncia social. exclusivas dos Poderes Pblicos, destinadas a prover, quando materialmente possvel, os direitos relativos a sade, previdncia e assistncia social. exclusivas dos Poderes Pblicos, destinadas a assegurar os direitos relativos a sade, previdncia e assistncia social. de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos a sade, previdncia e assistncia social. de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a prover, quando materialmente possvel, os direitos relativos a sade, previdncia e assistncia social.

b.

c.

d.

e.

24. (TRT 1 REGIO FCC 2012) Segundo a Constituio, o regime de previdncia privada deve ser:
a. b. c. facultativo, complementar e organizado de forma autnoma em relao previdncia pblica. facultativo, complementar e organizado de forma dependente em relao previdncia pblica. obrigatrio para trabalhadores de remunerao superior ao teto da previdncia pblica, contratual e regulado por lei complementar. obrigatrio para empresas estatais e de grande porte, complementar e capitalizado. facultativo, organizado de forma autnoma em relao previdncia pblica e regulado por lei ordinria.

d. e.

32 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

25. (TRT 20 REGIO 2012 FCC) A seguridade social, que compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social, NO tem como objetivo
a. universalidade da cobertura e do atendimento e a seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios. a seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios e a equidade na forma de participao no custeio. a diversidade da base de financiamento e o carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos rgos colegiados. a equidade na forma de participao no custeio e a diversidade da base de financiamento. a universalidade da cobertura e do atendimento e o carter democrtico e centralizado da administrao, mediante gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos rgos colegiados.

b.

c.

d. e.

33 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

GABARITOS:

De acordo com o pargrafo nico do art. 194 da CF, um dos objetivos da Seguridade Social a uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais. Logo, a alternativa B, que fala em prevalncia dos benefcios e servios s populaes rurais, est errada. As demais alternativas apenas repetem o texto dos demais incisos do citado dispositivo constitucional. Segundo o art. 195 da CF, toda a sociedade financia a Seguridade Social, de modo direto e indireto. O financiamento direto se d pelo recolhimento das contribuies de Seguridade Social. Estas contribuies so uma espcie de tributo que se caracteriza pela vinculao do produto da arrecadao, ou seja, aquilo que se arrecada com as contribuies de Seguridade Social somente pode ser aplicado na prpria Seguridade Social. As contribuies de Seguridade Social encontram-se previstas no art. 195 da CF. Dentre elas, est a contribuio das empresas sobre a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho. Alm das contribuies de Seguridade Social previstas na CF, a Unio pode, no exerccio da sua competncia residual, criar outras contribuies no previstas no texto constitucional. O financiamento indireto da Seguridade social feito por meio por meio de recursos dos oramentos da Unio, estados, DF e municpios. A alternativa A inverte os termos, chamando de financiamento indireto aquilo que , de fato, financiamento direto. A assertiva IV est errada, pois a Constituio coloca como objetivo da Seguridade Social a irredutibilidade do valor dos benefcios. Art. 194 e 203 da CF. A educao no compe a Seguridade Social. A Previdncia social contributiva. A gesto da Seguridade democrtica e descentralizada. Logo, a assistncia social no funciona com base em sistema nico centralizado no poder federal. Alm disso, a Assistncia Social ser prestada apenas queles que dela necessitam. Maria Clara e Antonio Jos so trabalhadores e, portanto, segurados obrigatrios do RGPS. Art. 194 da CF. As aes no mbito da Seguridade Social so integradas. Art. 194, pargrafo nico da CF. Art. 194 da CF. Art. 194, pargrafo nico, VI, da CF. Art. 194, pargrafo nico da CF. A contribuio dos inativos existe apenas no mbito dos regimes prprios de Previdncia Social. Como os inativos no tm direito ao recebimento de novos benefcios, contribuem para o sistema como um todo, em razo do princpio da solidariedade. Em relao ao RGPS, o art. 195, II, da CF expressamente veda a incidncia de contribuies sobre as aposentadorias e penses. Art. 194, CF. Pelo princpio da seletividade e distributividade, prioriza-se a concesso de benefcios queles que mais necessitem, a fim de que, o sistema de Seguridade Social funcione como elemento distribuidor de renda. A irredutibilidade do valor dos benefcios, no das contribuies. A Previdncia Social contributiva. Os direitos s prestaes da Seguridade Social so considerados de segunda gerao. Historicamente, comearam a ser inseridos nos ordenamentos jurdicos em fins do sculo XIX. Os direitos de primeira gerao so aqueles conquistados na revoluo francesa, usualmente chamados de direitos civis (princpio da

4 5 6 7 8 9 10

D E C D C B A

11 12

D B

13

14

34 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Nome99999999999

DIREITO PREVIDENCIRIO P/ AFT (TEORIA E EXERCCIOS)

15 16 17 18 19

C C E E C

20 21

C E

22

23 24

D A

25

legalidade, direito de votar e ser votado, de no ser preso a no ser que haja ordem expressa do juiz...) A dimenso subjetiva da universalidade exige que todas as pessoas sejam atendidas. Logo, no leva em conta um carter preventivo ou reparador, o qual est presente na dimenso objetiva (universalidade da cobertura), ou seja, na definio das situaes de risco a serem atendidas pelo sistema de Seguridade Social. Obviamente, a Seguridade Social atende tambm as situaes preventivas. No que toca sade, por exemplo, a Constituio prioriza as atividades preventivas (art. 198, II). A escolha dos eventos cobertos pela Previdncia deve levar em conta a necessidade dos beneficirios, a fim de que sejam atendidas as pessoas que mais necessitam. A concesso de benefcios ao trabalhadores rurais no exige maior perodo de carncia. Em uma acepo ampla, o princpio da irredutibilidade garante a manuteno do valor real dos benefcios. Como vimos, o STF d ao princpio uma interpretao mais restrita, afirmando que ele protege apenas o valor nominal dos benefcios. A questo, entretanto, considerou correta a assertiva. A previdncia pblica divide-se entre o RGPS e os regimes prprios. Estes ltimos alcanam apenas os servidores pblicos efetivos. A seletividade e distributividade levam em conta a necessidade dos beneficirios, a fim de que sejam atendidas as pessoas que mais necessitam. A iniciativa das aes de Seguridade Social dos poderes pblicos e da sociedade. A questo repete a definio de Previdncia Social contida no art. 1 da Lei n 8.213, de 1991. A questo utiliza uma linguagem difcil, mas diz o bvio. A participao na Previdncia complementar facultativa. Logo, o segurado se filia se quiser. Do mesmo modo, tambm pode se desfiliar quando quiser. O salrio-famlia exemplo de aplicao do princpio da seletividade, uma vez que somente concedido aos segurados de baixa-renda. No h previso constitucional de vinculao entre o valor da contribuio do segurado e o benefcio que ele venha a receber. O princpio da solidariedade inclusive afasta esta vinculao, por exemplo, no caso do segurado aposentado que retorna atividade. Ele segurado obrigatrio, recolhe contribuies, mas no tem direito a novos benefcios. O conceito de Seguridade Social est expresso no art. 194 da CF: a seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. Segundo o art. 202 da CF, o regime de Previdncia complementar ser facultativo, privado e organizado de forma autnoma em relao ao RGPS. A alternativa E est errada, pois afirma que a administrao da Seguridade Social ser centralizada. As demais alternativas repetem o texto dos inciso do pargrafo nico do art. 195 da CF.

35 Prof. Flaviano Lima www.pontodosconcursos.com.br

O contedo deste curso de uso exclusivo de Nome99999999999, vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

You might also like