You are on page 1of 4

Agrupamento Vertical de Montemor-o-Novo Escola E. B.

2/3 So Joo de Deus Cincias Naturais 8 Ano Nome: ___________________________________ N____ Turma ____ Ficha de Trabalho
1. Observa os grficos seguintes:

Classifica as seguintes afirmaes em verdadeiras (V) ou falsas (F). A Terra primitiva adquiriu condies que favoreceram o aparecimento de vida. Depois desta ter surgido, vrios acontecimentos possibilitaram o seu desenvolvimento, como podes observar no grfico da figura. Com base na anlise desse grfico, responde:

Pensa-se que as primeiras formas de vida surgiram h 4000 M.a. O oxignio livre na atmosfera s se formou h 2200 M.a., como resultado da atividade fotossinttica levada a cabo pelos organismos autotrficos que povoavam o oceano primitivo. O aparecimento de vida foi possvel devido presena de oxignio livre na atmosfera terrestre. O primeiro grande aumento da biodiversidade terrestre esteve relacionado com o aparecimento do oxignio na atmosfera. Aproximadamente h 750 M.a. foi possvel os seres vivos aquticos conquistarem o ambiente terrestre, devido formao da camada de ozono.

2. Classifica as seguintes afirmaes em verdadeiras (V) ou falsas (F). A Terra...

primitiva apresentava temperaturas muito elevadas no permitindo a manuteno de gua no estado lquido, sua superfcie. nos seus primrdios, no possua camada de ozono na atmosfera. fomou-se e, pouco depois, surgiu a vida porque o planeta apresentava j as condies propcias ao aparecimento de vida.

3. Classifica as seguintes afirmaes em verdadeiras (V) ou falsas (F). Considera as etapas que marcaram a evoluo do aparecimento de vida sobre a Terra.

O aparecimento da camada de ozono resultou do excesso de oxignio produzido pela atividade fotossinttica e foi muito importante porque passou a proteger os seres vivos das radiaes solares nocivas. O aparecimento das bactrias fotossintticas levou alterao da composio da atmosfera terrestre. A vida na Terra no conquistou, de imediato, os ambientes terrestres porque o planeta no reunia todas as condies necessrias. O ambiente aqutico comeou por ser o meio mais estvel. O acontecimento que marcou a passagem da vida para o ambiente terrestre foi o aparecimento do oxignio.

4. Estabelece a correspondncia correta. Tanto quanto se sabe, a Terra o nico planeta conhecido capaz de suportar vida, da forma como a conhecemos, estando esta capacidade relacionada com a existncia de um conjunto de condies favorveis. Relaciona essas condies com os efeitos que provocam.

gua no estado lquido

Permite a manuteno da gua no estado lquido e a receo da quantidade de luz e calor necessria s atividades dos seres vivos. Determina uma fora de gravidade capaz de reter a atmosfera terrestre. Responsvel moderado. pelo efeito de estufa

Distncia ao Sol

Camada de ozono

Massa da Terra

Protege os seres vivos do efeito das radiaes solares nocivas. Intervm nas reaes qumicas vitais e um meio propcio existncia de seres vivos.

Atmosfera habitvel

5. Seleciona a opo correta. A energia solar que um planeta recebe...

tanto maior quanto maior for a sua distncia ao Sol. tanto maior quanto menor for a sua distncia ao Sol. tanto menor quanto maior for a sua distncia ao Sol. no depende exclusivamente da sua distncia ao Sol. tanto menor quanto menor for a sua distncia ao Sol.

6. Seleciona a opo correta. muito comum a utilizar a expresso "planeta azul" para designar a Terra, porque:

o nosso planeta tem gua lquida que faz parte da constituio dos seres vivos. o nosso planeta tem gua que, no estado lquido, azul. o nosso planeta tem uma atmosfera essencialmente constituda por azoto e oxignio. o nosso planeta tem gua no estado slido, lquido e gasoso. cerca de 70% da sua superfcie ocupada pelos oceanos.

7. Classifica as seguintes afirmaes em verdadeiras (V) ou falsas (F). Se a Terra no ocupasse a terceira rbita relativamente ao Sol, as suas caractersticas seriam diferentes.

Se a Terra se encontrasse na posio de Vnus no poderia ter gua no estado lquido, porque a sua temperatura mdia seria de, aproximadamente, 450C. Pode afirmar-se que volta de uma estrela as zonas que permitem reunir condies propcias vida so muito limitadas. A distncia a que a Terra est do Sol permite que o nosso planeta receba uma quantidade moderada de calor e de radiao. Se a Terra se encontrasse na posio de Marte a sua temperatura seria muito mais elevada, impedindo a manuteno da gua no estado lquido.

8. Seleciona a opo correta. A Terra um dos planetas do Sistema Solar. As caractersticas da Terra que permitiram o aparecimento de vida foram:

a existncia de gua no estado slido, lquido e gasoso. a manuteno de uma temperatura mdia razovel, a existncia de atmosfera, a presena de luz e de gua no estado lquido. a existncia de atmosfera e de gua no estado lquido. a manuteno de uma temperatura mdia razovel, a presena de luz e de oxignio.

9. Seleciona a opo correta. A composio da atmosfera terrestre...

manteve-se sempre igual desde os primrdios da Terra. no depende dos seres vivos que habitam o planeta. igual dos outros planetas do Sistema Solar. est em constante evoluo. est estabilizada.

You might also like