You are on page 1of 19

Na imensido do cosmos

.flutuam estruturas teriam uma tal complexidade que se tornariam capazes de compreender e de reflectir. Verdadeiras inteligncias extraterrestres chamados Crberos de Boltzmann (Boltzmann Brains, BB em ingls), a partir do nome de Ludwig Boltzmann, genial fsico austraco do sculo XIX (1844 1906).

.Pai da termodinmica cuja aproximao estatstica serviu de fundamento para a fsica quntica. Estas entidades inteligentes que no tm mais do que uma existncia terica entre os defensores cada vez mais numerosos do multiverso. Para estes cientistas de entres os quais se contam os clebres cosmologistas Andrei Loinde e Alan Guth, - se um evento tambm improvvel para que a vida terrestre possa tomar forma, ento os BB so a legio ! Os crberos de Boltzmann foram imaginados em resposta ao paradoxo colocado pelo segundo princpio da termodinmica. O qual estabelece que a entropia de um sistema isolado aumenta obrigatoriamente ao longo do tempo. A entropia uma medida da desordem que explica por exemplo, porque um copo partido nunca se reconstri espontaneamente. Todo o nosso quotidiano a expresso do segundo princpio da termodinmica, colocado a funcionar, a organizao cede progressivamente a desordem, excepto para a estrutura do Universo e para a vida! Com efeito, no nosso Universo, as nuvens de gs e poeiras se encontram organizadas em galxias que formam estrelas e depois planetas; um deles, pelo menos a Terra que pde ter ao longo das eras geolgicas, seres vivos cada vez mais complexos.

A histria do cosmos ento de uma ordem crescente. O nosso Universo contraria o segundo princpio da termodinmica? No de todo!, explica Aurlien Barrau, cosmologista na Universidade Joseph-Fourier, em Grenoble, Frana. A explicao que poder ser, que ns nos encontramos no seio de uma estrutura muito ordenada, cuja contraparte seria um outro universo que apresenta a maior das desordens.

Uma inteligncia do tipo BB a mais provvel A termodinmica foi com efeito fundada sobre meios estatsticos a partir de flutuaes. Estas flutuaes estatsticas de energia podero ento explicar tambm as estruturas ordenadas do nosso Universo compensadas em algum lugar. Todavia, quanto mais ordenada uma estrutura, mais improvvel que aparea. Com efeito, a energia que ele deve mobilizar mais elevada. Resultado: uma inteligncia extraterrestre, tipo crbero de Boltzmann bem mais provvel do que o nosso universo onde uma vida assaz complexa se pde se desenvolver ! Resta identificar os eventuais indcios que assinalaro estes monstros inteligentes que no excluem a fsica terica. Para qu alegraram-se aqueles que esperam trocar com os nossos primos distantes. Ainda so precisas juntar as condies da sua emergncia: planeta acolhedor e tijolos qumicos indispensveis.

Vida, modo de fabricao


gua lquida, elementos qumicos, tectnicas de placas e campo magntico, so as condies para existncia de organismos vivos. Resta procurar os exoplanetas situados em zona habitvel

Paisagem extraterrestre (viso artstica) Segundo a gravidade do planeta, o ambiente qumico, a vida pode tomar formas difcil de imaginar.

Trs auroras e trs pores-do-sol sucessivos nas nuances de luz desconhecidas na Terra. To fabuloso o espectculo que usufruem os habitantes de Gliese 667C se eles existirem! Os astrnomos do Observatrio Europeu Austral (ESO) com efeito acabaram de descobrir, 22 anos-luz da Terra, trs Super-Terras orbitam na zona habitvel desta estrela, que nesta regio do espao, Gliese 667C est localizado distncia ideal da sua estrela para que possa existir gua no estado lquido.

Graas ao instrumento HARPS que equipa o telescpio de 3,6 metros do ESO no Chile, descobriram 6 exoplanetas que podem ser 7 no total. Mas os outros so gigantes gasosos que orbitam fora da famosa zona habitvel. Esto fora de jogo para acolher extraterrestres; por que a zona habitvel para os caadores de exoplanetas situados fora do sistema solar -, uma zona alvo onde eles esperam descobrir outras formas de vida. Neste momento, Gliese 667C o sistema mais prometedor alguma vez encontrado. 908 planetas j foram recenseados fora do Sistema Solar; recentemente os pesquisadores conseguiram achar planetas rochosos entre o tamanho da Terra e 10 vezes maiores aquelas que se chamam Super-Terras, no lugar das trs mais recentes descobertas de exoplanetas em Gliese 677C. Dentro deles, 46 planetas esto situadas na zona habitvel, podero ter gua lquida na sua superfcie. Mais perto da estrela a gua se transforma em vapor devido ao calor. Alm de uma fronteira chamada limite dos gelos, a gua congela. Esta regio orbital mais ou menos distante da estrela. Se a estrela uma jovem gigante azul, muito brilhante, a zona habitvel ser mais distante, para se proteger dos seus potentes raios. Se pelo contrrio, se tratar de uma an vermelha, pequena e com um brilho fraco, a zona habitvel ser prxima. Mas neste caso o exoplaneta pode estar sob a sua total influncia gravitacional: orbitando de forma sncrona, mostrando sempre a estrela a mesma face dia onde reinaria uma temperatura infernal, e por outro lado a face noite que mergulhada permanente nas sombras manter-se-ia glacial. este o caso dos 3 planetas do Gliese 667C, uma estrela peso-pluma que tem uma massa equivalente a 1/3 da massa solar e uma luminosidade 100 vezes mais fraca. Outro contra: a rbita do planeta que deveria de ser estvel e quase esfrica, por que um planeta tem uma rbita excntrica que sai regularmente dos limites da zona habitvel e ver assim a sua gua periodicamente a congelar ou a evaporar. Esta zona de habitabilidade alternamente um conceito slido e controverso na comunidade cientfica. Com efeito, a pesquisa por uma vida extraterrestre no se limita a esta zona de conforto.

Se encontra gua lquida fora da zona habitvel,, explica Franois Raulin, director do grupo de pesquisa Exobio do CNRS que, agrupa laboratrios que trabalham neste domnio. No sistema solar, ns temos os exemplos das luas Tit, Encelado e Europa, que abrigam provavelmente mares internos, protegidos do frio por uma crosta de gelo ou rocha, e nos quais a vida se pode desenvolver. Certos que nesta distncia tudo fica congelado; mas estas luas gravitam a volta de planetas gigantes, cuja fabulosa energia gravitacional aquece as camadas internas por movimentos de mar, que permite manter a gua em estado lquido. Actualmente, os caadores de extraterrestres conseguiram cumprir a primeira etapa: achar mundos onde se pode encontrar gua potvel ou se esconde gua potvel em eventuais oceanos. A gua lquida com efeito uma condio necessria a vida; mas no a suficiente; ningum sabe como nasceu o primeiro organismo a face da Terra. Se imagina alguns suportes as argilas? onde se permite catalisar as reaces qumicas. Mas Franois Raulin, existem tambm ciclos de hidratao e desidratao. A gua necessria para algumas reaces qumicas os monmeros mas um problema para outras tal como as ligaes cidas. Se a vida extraterrestre sobreviveu ao modelo terrestre, ela ter a necessidade de na sua histria de ter episdios de hidratao e desidratao: ciclos sazonais? Mars?

140
O nmero de sistemas solares que tm vrios planetas descobertos actualmente 400 anos-luz A grande parte dos exoplanetas recenseados actualmente se encontram a partir deste curto raio que se estende a partir do nosso Sistema Solar

A matria orgnica no prpria da Terra Em todo o caso, necessrio nutrir a nossa gua com elementos orgnicos. Fcil; segundo Robert Pascal, do Institut des Biomolcules Max-Mousseron (Instituto de biomolculas MaxMousseron) da Universidade de Montpellier, Frana; a matria orgnica no prpria da Terra. Ela se pode formar um pouco por todo o Universo: no meio interstelar, na atmosfera dos planetas, etc. 99% das molculas orgnicas se encontram nas poeiras interstelares! Assim, os compostos mais abundantes do Universo so: o carbono (C), o hidrognio (H), o oxignio (O), e o azoto (N). Estes elementos tm uma grande reactividade qumica, nota Robert Pascal. A maioria dos pesquisadores, pensam que vida se apoia de incio sobre o carbono, o elemento que forma as ligaes qumicas mais difceis de romper. Isto permite compor molculas complexas e estveis, sublinha Robert Pascal. No meio interstelar, se identificaram 160 molculas derivadas do carbono. Isto no impede que de imaginar outro tipo de vida que se possa organizar a volta de outro elemento qumico (ler o texto a seguir). Uma vida nova difcil de imaginar, porque a qumica do carbono domina em quase absoluto sobre a Terra.

Qumica As outras combinaes possveis da vida Os bioqumicos buscam uma alternativa ao par gua-carbono, que est na base da vida sobre a terra

Os pequenos homens verdes que sempre imaginamos, so sempre compostos pelos mesmos elementos que ns: carbono (C), hidrognio (H), oxignio (O) e azoto (N) que so o famoso grupo CHON, composto pelos 4 elementos mais abundantes do universo de entre a quase centena de elementos qumicos conhecidos.

Na base da vida, existem dois tipos de compostos: por um lado as molculas orgnicas e por outro lado um solvente no qual se transportam as espcies qumicas (clcio, potssio) atravs do organismo. A vida sobre a Terra repousa na realidade sobre o par carbono-gua: o primeiro o tijolo essencial das biomolculas e o segundo, o solvente mais abundante sobre o nosso planeta., precisa, Robert Pascal, qumico no Instituto de Biomolculas MaxMousseron, na Universidade de Montpellier, Frana. Contudo, os planetas do Sistema Solar escondem outros solventes. Deste modo algumas luas geladas de Jpiter encerram uma mistura de gua e amonaco (NH3), assim como Tit, o maior satlite de Saturno que tem lagos de etano (C2H6) e de metano (CH4). Estes solventes orgnicos podem desempenhar eles o papel da gua (H 2O) para uma outra forma de vida? A gua possui trs propriedades essenciais: est no estado lquido numa grande gama de temperaturas na presso ambiente (entre 0 e 100C), prossegue Robert Pascal. tambm uma molcula polar (ver imagem a seguir). Esta propriedade a base da formao das membranas de todas as clulas vivas. Enfim, a gua capaz de formar pontes de hidrognio ligaes de fraca energia assegurando uma reactividade com as macromolculas orgnicas Tanto que outros lquidos no se apresentam assim. O etano e o metano so apolares e no tm as propriedades necessrias para se constiturem como um solvente capaz de substituir a gua. Resta o amonaco, um candidato interessante porque se trata igualmente de uma molcula polar; todavia apenas se mantm entre os -78C e os -33C, e no pode desempenhar o papel de solvente fora destas temperaturas. Ora, de uma maneira geral, a velocidade das reaces qumicas aumentam com a temperatura, como por exemplo a decomposio dos alimentos acelerada por temperatura elevada. As reaces qumicas que tenham lugar num solvente a base de amonaco sero bem mais lentas que aquelas que ocorrem num meio aquoso. Outra questo por qual elemento poder ser o carbono substitudo? Resposta: silcio (Si). Este elemento com efeito tetravalente como o carbono, o mesmo que dizer que capaz de formar 4 ligaes qumicas, mesmo quando dez vezes menos abundante do que o carbono no universo. Mas tambm o tomo de silcio 50% mais volumoso e duas vezes mais massivo do que o carbono. Por outro lado, a vida baseada no silcio rejeitaria areia (SiO2), enquanto a vida baseada no carbono emite dixido de carbono (CO2), um gs em parte solvel no sangue que pode ser transportado atravs do organismo at aos rgos.

Difcil, ento, de incorporar a areia rejeitada, no-solvel em gua nas reaces bioqumicas. Uma vida baseada sobre o par silcioamonaco para rejeitar segundo William Bains, exobilogo da Universidade de Cambridge, Reino Unido que considerou todas as possibilidades; sem contar se existir uma tal excentricidade no Universo, no a podemos detectar! Porque para detectar outras formas de vida, ns tentamos descobrir as suas trocas com o meio ambiente como a respirao. Ora o metabolismo desde seres diferentes seria to extremamente lento que para ns pareceria no existir, de uma forma semelhante ao mundo mineral.

A gua, solvente indispensvel H2O uma molcula polar (a), de facto uma das suas extremidades atra cargas positivas e outra, cargas negativas, formando redes de vrias molculas de gua e transportando ies e os rodeando como aqui, o io cloreto (Cl-) e o io sdio (Na-) resultantes da dissoluo do sal (NaCl) na gua (C)

Um tecto magntico indispensvel Se a magia da vida se opera algures na Via Lctea, de que vida se trata ? Vida bacteriana ou vida complexa sem falar de civilizaes inteligentes ? preciso algo mais do que gua e a qumica para que um dia aparea uma humanide. necessrio partida um tecto magntico e ter onde assentar os ps, um planeta geologicamente vivo. Tomemos como exemplo a Terra e Marte, ambos localizados na zona habitvel do Sol. Se a Terra estivesse localizada em rbita marciana, manteria a gua em estado lquido, explica Franck Selsis, pesquisador do Laboratrio de Astrofsica de Bordus, Frana. Se houver vida na gua intersticial do solo marciano, as suas possibilidades de desenvolvimento so limitadas porque Marte geologicamente extinto E a sua superfcie est directamente exposta aos ventos solares, electricamente carregados e nocivos. Sobre a Terra, os movimentos do ncleo metlico lquido, produz um campo magntico que nos serve de escudo anti ventos solares. Enquanto a tectnica de placas, esta actividade geolgica que agita a Terra como terramotos e vulcanismo, necessria para reassegurar os constituintes da atmosfera, sublinha Franois Raulin. Nomeadamente ejecta gs carbnico na atmosfera, que contribui para o efeito estufa e nos permite usufruir de uma temperatura amena. Sem atmosfera, a temperatura terrestre seria de -18C Ao admitir que todas estas caractersticas estejam reunidas sobre vrios planetas da Via Lctea, como os encontrar ? Desde dos anos 60 do Sculo XX, o programa SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence, Busca por inteligncia extraterrestre), tenta detectar sinais electromagnticos que uma civilizao extraterrestre emite de forma voluntria ou no. Cinquenta anos de escuta, ainda no deram em nada. por isso que os pesquisadores cada vez mais se concentram na deteco de bio marcadores que revelariam uma actividade biolgica. Sobre a Terra, o aparecimento da vida mudou totalmente a fsico-qumica do planeta, sublinha Franck Selsis. A presena de oxignio ou ozono na nossa atmosfera detectvel a grandes distncias.

Estes exoplanetas, classificados como habitveis pela NASA, so super-Terras, rochosas de tamanho superior ao da Terra mas inferior ao de Neptuno, limite dos planetas gasosos

Comparao entre as zonas habitveis dos sistemas Kepler 62 e o Sistema Solar. O primeiro em cima conta com cinco planetas, dois dos quais na zona habitvel. A sua estrela 100 vezes menos luminosa do que o Sol

O indcio mais vlido em termos probatrios seria a deteco de uma actividade de fotossntese, o mecanismo que permite as plantas e a bactrias, transformar a luz em matria orgnica. Processo de si complexo, prova de uma vida j evoluda e que sobre a Terra permite compor uma atmosfera, ou seja, um composto favorvel ao advento de organismos mais complexos.

certo que sobre Terra, existem formas de vida que no utilizam a fotossntese. Mas que so incapazes de modificar o nosso ambiente e ns no seriamos capazes em medida de as encontramos caso existem noutro planeta, indica Franck Selsis.

A super-Terra Gliese 667C, situada a 22 anos-luz da Terra, poder abrigar gua lquida e pode ser outra coisa (viso artstica)

Da mesma forma se houver vida fora das zonas habitveis, esta estar dissimulada sob uma banquisa de gelo, ou um solo rochoso. Impossvel de detectar um nico indcio a distncia. Resumindo, ns nunca veremos nada dos extraterrestres subterrneos ou subglaciares. A partir da, a zona habitvel que era de incio um conceito climatolgico, se tornou a nica zona onde a vida pode modificar a superfcie e a atmosfera de um planeta; a nica zona onde se poder descobrir a presena da vida, conclui o pesquisador. O nico alvo dos caadores de extraterrestres.

A zona habitvel o nico local onde a vida pode modificar a superfcie e a atmosfera de um planeta, no qual se poderia descobrir a existncia da vida Franck Selesis, pesquisador no Laboratrio de Astrofsica de Bordus, Frana

Sobre Terra, a vida conheceu uma evoluo extremamente lenta Mas estes extraterrestres no forosamente seres conscientes e inteligentes. Sobre a Terra a vida conheceu uma evoluo extremamente lenta. De entre as clulas que apareceram h cerca de 4 bilies de anos e o homo sapiens h 200 mil anos, a natureza criou uma profuso de espcies diferentes adaptadas ou no. A evoluo darwiniana aleatria e procede por tentativa e erro, explica Louis dHendecourt, especialista de astroqumica do Instituto de Astroqumica no Instituto de Astrofsica Espacial de Orsay, Frana; necessrio reunir um nmero fenomenal de condies iniciais aleatrias antes que tivessem aparecido as primeiras escrituras as tabuinhas da Babilnia que existem apenas h 5 mil anos. Isto um evento muito raro. Mesmo que houver 1 bilio de planetas habitveis, a probabilidade de um deles desenvolver uma civilizao muito pequena. A Pontifcia Academia de Cincias, em Roma, entende o assunto de outra forma. Ns nunca falamos em extraterrestres nem em seres conscientes, mas apenas na possibilidade de vida no Universo, nota Pierre Lna, astrofsico francs membro desta instituio dependente do Vaticano. Para ns os ET, so assuntos de fico cientfica, no so assuntos de cincia.

Deus, a cincia e os outros mundos


A descoberta de uma outra forma de vida no cosmos significaria o final das religies ? No se tem a certeza, responde uma vasta sondagem feita a crentes e a no crentes. Melhor, muitos religiosos esto prontos a acolher seres vindos de outro planeta

Assim que for descoberta a vida sobre Marte, todas as religies se colapsaro de uma vez. Eis a afirmao que entende como a mais frequente Jacques Arnould, filsofo e historiador da cincia, encarregado de misso para as questes ticas no Centre National dtudes Spatiales (Centro Nacional de Estudos Espaciais, CNES). Ora nada menos certo! suficiente para se convencer, se referir as concluses fornecidas por um recente estudo conduzido pelo pastor norte-americano Ted Peters, professor de teologia no Seminrio Teolgico Luterano do Pacfico, na Califrnia (EUA). Tendo entendido as declaraes do astro-bilogo Paul Davies sobre o impacto que teria sobre a religio a descoberta de extraterrestres, o telogo meteu as mos a obra ao conduzir em 2008, uma vasta sondagem sistemtica entre crentes e no-crentes para reconhecer as suas reaces perante uma tal eventualidade. Em colaborao com Julie Froelhig, do Centro de Teologia e Cincias Naturais de Berkeley (Califrnia, EUA) e assim ele escrutinou 1300 respostas entregues por catlicos, protestantes, protestantes evanglicos, ortodoxos, judeus, mrmons, budistas, muulmanos, etc. Resultado: uma maioria significativa dos crentes questionados, de todas as confisses, afirmaram que no seriam abalados nas suas convices religiosas por estas revelaes, inversamente os no-crentes esto convencidos de um desmoronar das religies. Mais surpreendente ainda, a maioria dos crentes se diz mesmo pronta a acolher os pequenos homens verdes, se a aventura dos pesquisadores a encontrar o trao qualquer que fosse a religio das pessoas que responderam ao questionrio. Por que amontoar as ideias recebidas

Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifcio para a Cultura, junto ao retrato de Galileu Galilei, censurado pela Igreja em 1633 e reabilitado em 1992.

Budistas e mrmons so os mais abertos Estas anlises foram apresentadas em Janeiro de 2010, durante um muito srio congresso sobre a vida extraterrestre que aconteceu em Londres sob a gide da prestigiada Royal Society. Ao analisar os dados de forma detalhada, ns constatamos que os budistas e os mrmons seriam os mais abertos a acolher seres vivos de fora, explica Ted Peters, e que uma recente entrevistas conduzida pela agncia noticiosa Nova China (Xinhua) o confirmou a sua maneira. Questionado em Junho, depois do lanamento para o espao do ltimo foguete Longa Marcha, Shi Yongxin, um monge budista deu a sua opinio sobre a existncia possvel de outros mundos. Segundo este sbio, que ensina no clebre Templo de Shaolin (Provncia de Henan, China), os budistas acreditam na existncia de numerosos mundos diferentes. Para os budistas, os seres extraterrestres, no so diferentes de outros seres sensveis e estariam submetidos da mesma forma como os seres humanos as consequncias dos seus actos, o famoso Karma budista.

De entre as respostas recolhidas por Ted Peters, alguns budistas se se chegaram a questionar se ns poderamos estar prontos para descobrir os ET. No universo das espiritualidades orientais, as relaes no cosmos diferente. O mundo ser infinito, tudo possvel e a presena de outros seres e outras inteligncias colocada desde do incio, precisa Jacques Arnould, ou como por exemplo a cosmologia hindu onde vrios universos esto prximos uns dos outros. Quanto a religio mrmon, criada desde 1830 pelo seu fundador norte-americano Joseph Smith, j integra entidades extraterrestres; os textos enumeram os nomes de planetas extra-solares habitados por formas de vida sensveis. A rcita da criao concerniria apenas a nossa Terra e no excluiria que existem fora da Terra outras criaes.

O sistema heliocntrico de Nicolau Coprnico, representado esquerda e ao seu lado o sistema misto do jesuta Giovanni Riccoli (geocentrismo de Ptolomeu e heliocentrismo), so pesados e comparados e a vantagem dada ao sistema de Riccoli, em acordo com a Igreja Catlica. Ptolomeu, obsoleto colocado de lado, no cho (imagem do frontispcio de Almagestum Novum de Giovanni Riccoli, Bolonha, 1651)

A pluralidade de mundos desde h muito tempo debatida Judasmo, catolicismo, protestantismo. Sempre segundo os resultados da sondagem, estas religies no seriam destabilizadas se eventuais descobertas cientficas revelassem a existncia de outros seres no Universo. Isto no coloca problemas no Islo confirma o astrofsico Abd-al-Haqq Guideroni, director do Instituto de Altos Estudos Islmicos, em Saint-Clment-sur-Durance (Hautes-Alpes, Frana), que lembra que segundo o Alcoro, Deus criou outros planetas semelhantes Terra. E porque as trs grandes religies partilham a mesma rejeio do antropocentrismo que colocaria o homem no centro do Universo; para estas doutrinas, arrogante imaginar que Deus criou o vasto universo para mais nada a no ser para os habitantes do nosso planeta e porque a presena de Deus ilimitada e bem pode existir outros mundos como o nosso. Ao contrrio do que se poderia pensar, estas ideias contemporneas esto longe de serem precursoras; elas fazem com efeito, eco de debates bem mais antigos que hoje esto esquecidos. Se diz frequentemente que as religies nunca experimentaram o assunto dos extraterrestres porque estes s apareceram durante o sculo XX. Isto falso!, declara Jacques Arnould. Se uma descrio de uma viagem extraterrestre apenas desde h um sculo, a questo da pluralidade de mundos ela, uma questo muito velha, um velha questo que vem desde da Grcia Antiga.

Se cientistas se interrogam sobre a forma como a qual a precisa para acolher os extraterrestres, parece que a maioria dos crentes estaria pronta a lhes estender a passadeira vermelha Ted Peters, pastor, professor de teologia no Seminrio Teolgico Luterano do Pacfico (EUA)

Filsofos, sbios, astrnomos, cientistas . destas pocas antigas, todos os pensadores se interessaram por este problema, tanto que a filosofia e teologia eram pouco distintas uma da outra. Mais tarde, nos sculos X e XI, a questo de outros mundos habitados comeou a ser colocada no cristianismo; em particular nos incios do sculo XIII, onde a escolstica, este ensinamento que visa conciliar o contributo da filosofia grega, com a teologia herdada dos Pais da Igreja (Orgenes, Gregrio de Nissa, Atansio de Alexandria, etc.) tomou importncia.

A controvrsia ganha dimenso Assim, que o tema da pluralidade de mundos habitados ocupavam um lugar preponderante, despoletaram mesmo uma viva controvrsia na recm-criada Universidade Sorbonne em Paris. Esta controvrsia vai opor os Antigos, adeptos de Plato (platonianos) e os Modernos, adeptos de Aristteles (aristotlicos), estes ltimos defendiam uma cosmologia que proibia a existncia de outros mundos habitados. tienne Tempier, Bispo de Paris de 1268 a 1279, teve que intervir no debate. Ele condenou, de entre outras ideias aristotlica que segundo a qual o universo se reduz apenas um mundo habitado No aos humanos que cabe dar limites a potncia criadora de Deus, afirma o telogo. Assim, ao contrrio que se fez depois, a teologia crist no sculo XIII, admitia perfeitamente a existncia de outras formas de vida, comenta Jacques Arnould. Isto no impediu nem as interminveis discusses nem os castigos terrveis como mostra o destino trgico destinado a Giordano Bruno (1548-1600), queimado vivo por ter ousado evocar mundos infinitos no seu livro De Infinito, Universo e Mondi. A Igreja ento considerou que o filsofo foi demasiadamente longe: ao estender o Universo sem limites, o adepto de Coprnico, tal um deus platnico, ousou atribuir ao cosmos uma dimenso quase divina.

Giordano Bruno foi condenado pela Inquisio e queimado por ter evocado uma pluralidade de mundos (esttua esculpida por Ettore Ferrari em Roma, Itlia)

Ser preciso esperar pela revoluo astronmica do sculo XVII, para que o mundo fechado, medieval, fundado sobre o geocentrismo, se abre a um universo imenso, de uma maneira tal como teria sido concebido por tienne Tempier no seu tempo. A partir da, o mundo seria infinito. Deus no pode ter sido o criador de apenas um mundo habitado, mas de uma pluralidade de mundos. Uma concepo que no foi renegada pelo jesuta Jos Gabriel Funes, astrnomo e actual director do Observatrio do Vaticano em Roma. Aps um colquio organizado em Novembro de 2009 na Pontifcia Academia de Cincias, em Roma, o Padre Funes com efeito, declarou que a imensa extenso do Universo tornaria possvel a existncia de outras formas de vida fora da Terra., estas formas podem ser elas mesmas evoludas. Num artigo publicado no dirio norte-americano Washington Post, no mesmo ano, o Padre Funes precisou: Como existe uma multiplicidade de criaturas sobre a Terra, pode igualmente existir igualmente, outros seres inteligentes criadas por Deus.

O Pensamento dos crentes no anacrnico Com a preponderncia do tema das civilizaes extraterrestres na fico cientfica desde h mais de um sculo, o prprio conceito de extraterrestre, ento faz parte da nossa prpria cultura, analisa Ted Peters. Para o pastor norte-americano, um dos aspectos mais interessantes do inqurito que ele conduziu e do qual ele colheu amostras segundo as quais os crentes teriam uma pensamento anacrnico sobre este assunto: Se alguns cientistas se interrogam sobre a forma como a qual a precisa para acolher eventuais visitantes extraterrestres, ou reduzir a ocorrncia de uma tal evento; parece que a maioria dos crentes estaria pronta a estender a passadeira vermelha!

Traduo do artigo/dossier Dans Limmensit du Cosmos da autoria de Bernadette Arnaud, Azar Khalatbari e Sylvie Rouat, publicado na revista francesa Sciences et Avenir, n 798, de Agosto de 2013

You might also like