You are on page 1of 5

PERSONALIDADE NATURAL Art.

2o A personalidade civil da pessoa comea do nascimento com vida; mas a lei pe a salvo, desde a concepo, os direitos do nascituro. A personalidade comea com o nascimento com vida, verificando-se por meio da respirao, ou seja, se respirou nasceu com vida, e ter direitos (nascituro). Caso, nasceu sem vida (natimorto), no ter direitos, somente a certido de bito.

INCAPACIDADE ABSOLUTA REPRESENTANTES LEGAIS

REPRESENTADOS PELOS PAIS OU

Art. 3o So absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil: I - os menores de dezesseis anos; (impberes) II - os que, por enfermidade ou deficincia mental, no tiverem o necessrio discernimento para a prtica desses atos; III - os que, mesmo por causa transitria, no puderem exprimir sua vontade. INCAPACIDADE RELATIVA ASSISTIDOS PELOS PAIS OU REPRESENTANTES

Art. 4o So incapazes, relativamente a certos atos, ou maneira de os exercer: I - os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos; (pberes) II - os brios habituais, os viciados em txicos, e os que, por deficincia mental, tenham o discernimento reduzido; III - os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo; IV - os prdigos. Pargrafo nico. A capacidade dos ndios ser regulada por legislao especial.
EMANCIPAO Art. 5o A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada prtica de todos os atos da vida civil. Pargrafo nico. Cessar, para os menores, a incapacidade: I - pela concesso dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento pblico, independentemente de homologao judicial, ou por sentena do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos; II - pelo casamento; III - pelo exerccio de emprego pblico efetivo; IV - pela colao de grau em curso de ensino superior;

V - pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existncia de relao de emprego, desde que, em funo deles, o menor com dezesseis anos completos tenha economia prpria. A maioridade do menor: 18 anos Antes da idade legal poder adquirir capacidade pela emancipao. A emancipao concedida pelos pais, deve ser vista como um benefcio para o menor. Emancipao pelo casamento: idade mnima para casar com 16 anos e autorizao dos pais ou representantes legais. Quem constitui famlia, com a devida autorizao, tem maturidade suficiente para reger os atos da vida civil. Exerccio de emprego pblico: federal, estadual ou municipal de carter efetivo. Relao de emprego ou estabelecimento prprio, somente se for para o prprio sustento. FIM DA PERSONALIDADE NATURAL Art. 6o A existncia da pessoa natural termina com a morte; presume-se esta, quanto aos ausentes, nos casos em que a lei autoriza a abertura de sucesso definitiva. A prova da morte pela certido extrada do assento de bito. Morte real Quando cessa a personalidade jurdica, sua prova mediante a certido de bito ou com deciso judicial que possa afirmar como morte real. Ou com o diagnstico de paralisao da atividade enceflica, segundo art. 3 da Lei n 9434/97. Deixando de ser sujeito de direitos e obrigaes, regime matrimonial, extino do poder familiar, entre outras. Art. 6. CC Art. 6o A existncia da pessoa natural termina com a morte; presume-se esta, quanto aos ausentes, nos casos em que a lei autoriza a abertura de sucesso definitiva. Morte presumida Tudo que presumido altamente provvel, mas no constitui certeza. Caber ao juiz, fixar a data da morte presumida do desaparecido na sentena, requisito que essencial, melhor cabendo estabelec-la no dia de sua ltima notcia, na ausncia de critrio mais seguro, segundo a prova apresentada. Morte presumida sem decretao de ausncia: Quando for provvel de que estava em perigo de vida (Art. 7, I e II, CC). Ante as circunstncias em que se deu o acidente, naufrgio, incndio, sequestro, catstrofe. Art. 7 CC Pode ser declarada a morte presumida, sem decretao de ausncia: I - se for extremamente provvel a morte de quem estava em perigo de vida; II - se algum, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, no for encontrado at dois anos aps o trmino da guerra. Pargrafo nico. A declarao da morte presumida, nesses casos, somente poder ser requerida depois de esgotadas as buscas e averiguaes, devendo a sentena fixar a data provvel do falecimento. O bito dever ser justificado judicialmente, diante da presuno legal da ocorrncia do evento da morte.

Morte presumida com decretao de ausncia: Quando ocorre o desaparecimento sem deixar notcias ou qualquer tipo de informao que possa vir a ser encontrado e sem deixar um representante(Art. 22 a 39, CC) Art. 30. Os herdeiros, para se imitirem na posse dos bens do ausente, daro garantias da restituio deles, mediante penhores ou hipotecas equivalentes aos quinhes respectivos. 1o Aquele que tiver direito posse provisria, mas no puder prestar a garantia exigida neste artigo, ser excludo, mantendo-se os bens que lhe deviam caber sob a administrao do curador, ou de outro herdeiro designado pelo juiz, e que preste essa garantia. 2o Os ascendentes, os descendentes e o cnjuge, uma vez provada a sua qualidade de herdeiros, podero, independentemente de garantia, entrar na posse dos bens do ausente. Morte simultnea ou comorincia Quando dois ou mais indivduos falecerem na mesma ocasio, podendo ser em lugares e acontecimentos distintos, no podendo identificar qual faleceu primeiro. A comorincia aplica-se em situaes de catstrofes, acidentes ou em situaes de coincidncias. Art. 8, CC Quando um casal morre na mesma ocasio sem saber quem faleceu primeiro, a herana de cada ir para seus respectivos herdeiros. Art. 8 CC Se dois ou mais indivduos falecerem na mesma ocasio, no se podendo averiguar se algum dos comorientes precedeu aos outros, presumir-se-o simultaneamente mortos. INDIVIDUALIZAO DA PESSOA NATURAL - NOME: designao que distingue as pessoas das demais e a identifica na sociedade. - ESTADO: indica sua posio na famlia e na sociedade poltica - DOMICLIO: sede jurdica NOME - direito de todos. Direito da Personalidade. Elementos do nome: Prenome e sobrenome (ou apelido familiar) Agnome: distingui pessoas de uma mesma famlia que tem o mesmo nome. - Gmeos ou irmos que tiverem o mesmo prenome devero ser registrados com prenome duplo ou com nome completo diverso. Axinimo: forma corts de tratamento ou expresso de reverncia ex.: Sr, Vossa Santidade, Vossa Senhoria... Os ttulos de nobreza, como conde, comendador... PRENOME: nome prprio da pessoa. Pode ser simples ou composto. No pode expor ao ridculo na escolha do nome. O Oficial no pode registrar nomes que exponham ao ridculo.

SOBRENOME (Patronmico): indica a filiao, procedncia. Alcunha: depreciativo, tirado de alguma particularidade fsica ou moral. Cognome: qualifica pessoa ou coisa. Epteto: D. Pedro o justiceiro. Hipocorstico: diminutivo do nome: Gabi (Gabriela), Bia (Bianca). RETIFICAO DE PRENOME: - Erro Grfico. Art. 58, LRP, Pargrafo nico Art. 55, Pargrafo nico: Registro de nomes que possam expor a ridculo os seus portadores. Retificao do prenome em caso evidente de erro grfico, art. 110, LRP. Procedimento feito no cartrio onde se encontra o registro, como manifestao conclusiva do Ministrio Pblico, por meio de ofcio. - Adoo Adies intermedirias: Problemas de homonmia, para melhorar a identificao de pessoas, populares ou no. possvel alterar o nome completo, sem prejudicar o prenome. Art. 56, LRP, permite que o interessado, no primeiro ano aps ter atingido a maioridade civil (18 anos ou se houve emancipao), altere o nome, pela via administrativa ou por deciso judicial, desde que no prejudique o apelido de famlia. Ex.: acrescentar sobrenome de av, av; Presidente Luiz Incio Lula da Silva. Porm, passado a maioridade, poder ser feita a alterao, mas no administrativa. Mudana de nome completo por meio do casamento, divrcio, reconhecimento de filho, unio estvel ou transexualismo. ESTADO Estado individual: idade, sexo, cor, altura, sade (so ou insano e incapaz). Estado familiar: solteiro, casado, vivo, divorciado. Estado poltico: nacional (nato ou naturalizado) e estrangeiro. CARACTERES Indivisibilidade: no possvel ter mais de um estado, ex.: solteiro e casado, maior e menor Indisponibilidade: fora de comrcio, irrenuncivel ou inalienvel. Imprescritibilidade: no se perde nem se adquire o estado pela prescrio. Nasce com a pessoa e com ela desaparece.

DIREITO DA PERSONALIDADE Inatos: direito a vida e a integridade fsica ou moral. Adquiridos: decorrem do status individual.

Caractersticas: Intransmissibilidade e irrenunciabilidade: no se pode transmitir a terceiros, renunciar seu uso ou abandonar, nascem e extinguem com eles (vida, honra, liberdade...). Absolutismo: erga omnes, carter geral, inerentes a toda pessoa humana. Nolimitao: ilimitado o nmero de direitos da personalidade. Imprescritibilidade: no se extinguem pelo uso ou pelo decurso do tempo. Impenhorabilidade: no se pode ser penhorado No sujeio a desapropriao: no se pode ser retirado contra sua vontade. Vitaliciedade: desde a concepo at a morte.

PESSOA JURDICA Para sua formao necessrio uma pluralidade de pessoas ou bens e uma finalidade especfica (de ordem material), bem como uma ato constitutivo e respectivo registro no rgo competente (elemento formal). - Vontade humana criadora: necessrio duas ou mais pessoas com vontades convergentes ligadas por uma inteno comum (affectio societatis) - Ato constitutivo (estatuto ou contrato social): requisito formal, exigido pela lei, que o estatuto (associaes que no tem fins lucrativos), contrato social (sociedades, simples ou empresariais). - Registro do ato constitutivo no rgo competente: O ato constitutivo deve ser registrado para a existncia legal da pessoa jurdica. - Liceidade de seu objetivo: objetivo para a formao da pessoa jurdica. - Sociedades: geral, civis, comerciais, com objetivo de lucro. - Fundaes: religiosos, morais, culturais ou de assistncia. - Associaes: esportiva, religiosa, filantrpica, recreativa, sem fins econmicos. CONTRATO SOCIAL: por meio de duas ou mais pessoas que se obrigam reciprocamente a conjugar esforos, contribuindo, com bens ou servios. O registro feito na Junta Comercial. Os estatutos e atos constitutivos: Cartrio de Reg. De Pessoas Jurdicas.

You might also like