You are on page 1of 10

CONGRATULAES

PARABNS! Voc acaba de adquirir um produto desenvolvido com tecnologia de ponta 100% brasileira, com a qualidade ProShock System. Este manual contm informaes importantes para manuteno e instalao do produto. Seguindo este manual atentamente e mantendo sua bike e sua suspenso em perfeitas condies, voc ir reduzir a possibilidade de danos ao produto ou que comprometam a integridade fsica do usurio. Seja qual for o seu estilo de pilotagem, e mesmo que apenas pratique o cross country nos ns de semana, recomendamos que seja feita uma reviso peridica a cada competio, treino ou uso casual. Para garantir o desempenho correto da sua suspenso, solicitamos que sejam seguidas todas as informaes contidas neste manual. Se voc no tem experincia e/ou no tem ferramentas apropriadas, recomendamos que a instalao da sua suspenso ProShock Onix que a cargo de um mecnico capacitado e bem equipado.

INFORMAES GERAIS
As suspenses ProShock System foram projetadas e desenvolvidas para serem utilizadas em modalidades especcas, de forma que cada suspenso tenha seu melhor comportamento em termos de amortecimento e resistncia, referente modalidade a qual foi destinada. Dessa forma importante que o ciclista saiba escolher a suspenso mais adequada ao seu estilo de uso ou modalidade praticada. As denies (vide tabela 1) ajudam a esclarecer como selecionar sua suspenso com referncia s condies para as quais foram dimensionadas. - Trekking: modalidade caracterizada por passeios ciclsticos alternando terrenos levemente acidentados (trilhas), estradas de terra e asfalto. Muito praticada por pessoas que gostam de pedalar, se aventurar e curtir a natureza em passeios de variados nveis de diculdade, podendo ser de curta ou longa distncia. - Cross country (XC): modalidade do esporte muito comum no mundo das bikes em que o praticante pilota a bicicleta de maneira agressiva em terrenos acidentados exigindo maior esforo da bike e de seus componentes. Essa modalidade apesar de exigente no inclui situaes extremas em que o esportista utiliza a bike para saltar obstculos ou grandes quedas (drops). - Endurance (All Mountain): Modalidade onde as provas so de longa durao e de terrenos com as caractersticas mais variadas, sendo necessrio uma suspenso robusta e com bom curso adaptvel a todos os obstculos. - 4X(Four Cross)/Freeride: Estilo de pilotagem agressivo em que necessrio vencer grandes obstculos e saltos moderados. Esta modalidade requer uma suspenso mais resistente e com mais curso de amortecimento em relao ao XC. interessante utilizar alm de uma suspenso especca, componentes apropriados para a modalidade, garantindo um desempenho melhor do conjunto.

Modelo ONIX

Trekking +

Cross country (XC) ++

Endurance (All mountain) _

4X (Four Cross) _
Tabela 1

Nota: No recomendado utilizar as suspenses em situaes anormais ou de extremo abuso dos componentes. O uso da mesma em outras modalidades e/ou condies fora do especicado em projeto pode causar srios danos estrutura do produto, podendo resultar em acidentes graves ao condutor.

INFORMAES TCNICAS
A suspenso ProShock Onix utiliza um avanado sistema de amortecimento desenvolvido inteiramente pela rea de engenharia da ProShock System. Esse sistema composto por uma perna somente a ar (dual air) e uma perna contendo o inovador sistema hidrulico (leo) de amortecimento TSI.

> SISTEMA DUAL AIR


Buscando atender as mais exigentes necessidades do mercado brasileiro praticante de cross country, o corpo de engenharia da ProShock realizou um trabalho de pesquisa minucioso e criou o sistema dual air. O conceito dual air utiliza um modelo de molas que funcionam atravs da compresso do ar. Um exemplo simples de uma mola de ar uma seringa. Ao fechar a passagem do ar na ponta da seringa e apertar o mbolo na outra extremidade, possvel empurr-lo at certo ponto. A partir deste ponto, a fora necessria para apert-lo tem que ser muito alta e ao solt-lo ele retorna posio inicial. A ProShock Onix utiliza esse conceito para moldar um sistema de molas positiva e negativa que funcionam de maneira integrada. Com ele, a suspenso passa a ter uma ampla faixa de regulagens, garantindo sempre um excelente comportamento independente do peso, terreno ou estilo de pilotagem. Funcionamento As molas atuam diretamente na funo elstica do conjunto. Toda a energia imposta ao sistema armazenada no movimento de compresso e liberada no retorno da suspenso. Durante a compresso, a cmara de ar que atua como mola positiva reduzida, enquanto a cmara de ar da mola negativa expandida. No movimento de retorno posio inicial, ocorre o inverso. A cmara positiva expandida, utilizando a fora do ar pressurizado e a cmara negativa comprimida, fazendo com que haja um equilbrio entre as cmaras durante esse deslocamento. Esse equilbrio de foras, quando bem ajustado, faz com que a suspenso absorva os impactos de maneira macia e suave, priorizando o conforto e a performance tanto na compresso quanto no retorno. A gura 1 mostra o posicionamento das molas positiva e negativa dentro da suspenso.

> SISTEMA HIDRULICO TSI


O TSI consiste em um amortecedor hidrulico (leo) desenvolvido para trabalhar interno haste, ou seja, todos os componentes (pisto, vlvulas e leo) necessrios para gerar a absoro de energia esto selados dentro da haste. O funcionamento desse amortecedor ocorre atravs do escoamento do leo passando por dois sistemas independentes de pisto e vlvulas. O primeiro sistema tem a funo de amortecer os impactos e o segundo sistema tem a funo de travar a suspenso quando acionado. As principais vantagens do conceito TSI so:

Pisto de Trava

Cmara de ar Mola (+)

SISTEMA TSI

SISTEMA DUAL AIR

Pisto de Retorno

Cmara de ar Mola (-)

Maior ecincia na absoro de energia durante o retorno da suspenso; Sistema de trava independente do sistema de retorno; Ajuste no da velocidade de retorno (rebound); Acionamento da trava no guido; Maior durabilidade da suspenso, pois riscos e arranhes nas hastes no causam vazamentos no sistema, uma vez que o mesmo todo interno.
3

Figura 1

INFORMAES ESTRUTURAIS
Hastes fabricadas em liga de alumnio de alta resistncia 6082-T6 trelada e tratadas com anodizao dura Crown forjado em liga de alumnio 6351-T6 Monobloco feito em liga especial de magnsio (maior leveza e resistncia) Tubo superior fabricado em liga de alumnio de alta resistncia e jateado supercialmente com esferas de ao (shot peening)
Notas: 1 - A suspenso pode sair de fbrica com um funcionamento um pouco lento (dura). Isso normal, sendo necessrio um tempo de uso, para que ela atinja o funcionamento ideal (amaciamento). 2 -.leo recomendado: ProShock System uid #5 3 - Projetos e especicaes tcnicas sujeitos a alteraes sem a prvia.comunicao.

Caractersticas
Peso Disc (g)* Peso V-Brake (g)* Curso (mm) Presso - mola positiva (PSI) Presso - mola negativa (PSI) Volume de leo (ml) Tubo superior
*Peso considerando o tubo superior inteiro e o conjunto da trava no guido.

1570 +15 1620 15 80 150 140 70 Diam. (1 1/8) / Compr. (250 mm)
Tabela 2

KIT DA TRAVA

Proshock Onix Disc Proshock Onix V-Brake Figura 2 Modelos da Onix / Identicao dos componentes

INTRUES DE MONTAGEM
> INSTALAO DA SUSPENSO
Instale sua suspenso ProShock Onix utilizando ferramentas adequadas, ou deixe a instalao a cargo de um mecnico capacitado e bem equipado.
Nota: A instalao incorreta de sua suspenso poder resultar em acidentes com conseqncias graves.

Remova o garfo existente em sua bicicleta juntamente com a pista inferior do rolamento de direo. Corte o tubo superior (1) da sua suspenso ProShock Onix utilizando o garfo original como medida ou a partir dessa medida, acrescentando o nmero de espaadores desejados.
Notas: 1 - Assegure-se em deixar um comprimento suciente para o travamento adequado do conjunto de direo. 2 - Limpe bem todas as partes para eliminar as limalhas do processo de corte. 3 - Instale a pista inferior do rolamento de direo no tubo superior, assentando-a corretamente sobre o garfo. 4 - Evite batidas e marcas de ferramentas na superfcie do tubo, pois podero causar falhas por.fadiga com risco de acidentes de conseqncias graves.

Ajuste o conjunto de direo de tal forma a deix-lo sem folga e com movimento livre.

Instale os freios dianteiros e regule-os conforme as instrues do fabricante.

ATENO
O tubo utilizado nas suspenses modelo ProShock Onix recebe um tratamento de shot peening, que aumenta a sua resistncia fadiga. Os tubos so fornecidos pela ProShock System e a substituio dos mesmos por outros similares podem acarretar quebra do tubo, podendo ocasionar acidentes graves ao condutor.
Nota: 1 - No monte sua suspenso em um eixo de porca, pois a fora excessiva para xar esse sistema pode causar danos na estrutura das gancheiras, podendo resultar na fratura do componente e em acidentes graves ao ciclista. 2 - Recomendamos utilizar pneus de tamanhos entre 1,9 a 2,1. No utilize pneus de tamanho maiores que 2,35, pois isso pode comprometer o funcionamento da suspenso e gerar acidentes graves ao ciclista. 3 - No instale o conduite do freio ou dos cmbios diretamente sobre o crown. Os conduites e cabos so abrasivos e podem causar danos no crown. Caso a instalao seja necessria, utilize uma proteo adequada na regio de contato entre o crown e o conduite ou cabo.

> INSTALAO DO KIT DA TRAVA NO GUIDO


O kit de acionamento do sistema de trava deve ser instalado no lado esquerdo do guido da bicicleta. Com isso, o ciclista poder travar o funcionamento da suspenso sem retirar as mos da manopla, facilitando a dirigibilidade e o controle da bicicleta durante essa operao. Para instalar o kit da trava no guido utilize o procedimento a seguir: 1 - Escolha um local no guido para instalar o kit da trava. Ex.: entre o passador de marcha e o manete do freio, antes do passador etc; 2 - Remova os componentes necessrios para montar o kit da trava no local escolhido. Ex.: manopla, manete de freio e passador de marcha. Essa remoo deve ser feita de acordo com as instrues de cada fabricante; 3 - Instale o kit da trava no guido; 4 - Verique se a alavanca (10) est na posio aberta. Caso no esteja pressione o boto vermelho (9) para liber-la; 5 - Gire o kit da trava at encontrar a inclinao ideal para o acionamento, conforme suas preferncias;

INTRUES DE MONTAGEM
Nota: 1 Escolha uma inclinao que que fcil para acionar e que tambm facilite a sada do conduite. 2 Posicione a alavanca de modo que o acionamento seja feito sempre empurrando o dedo para frente e nunca para baixo. A alavanca deve car posicionada para cima, conforme est ilustrado na gura 3

Figura 3 Posio de montagem do kit da trava

6 - Fixe o kit da trava no guido, parafusando-o (11) com uma chave Allen 2,5; 7 - Re-instale os componentes que foram removidos (manopla, manete de freio e passador de marcha) de acordo com as instrues de cada fabricante; 8 - Ajuste o comprimento do conduite e corte-o na medida correta para encaix-lo no alojamento do kit da trava (12) e no suporte sobre o crown (5); 9 - Fixe os terminais nas extremidades do conduite; 10 - Acione a alavanca (10) empurrando-a at o nal do curso ou at parar na posio empurrada; 11 - Passe o cabo que est xado na alavanca para dentro do conduite; 12 - Encaixe o conduite no conjunto da alavanca e no suporte sobre o crown (5); 13 - Puxe o cabo e mantenha-o esticado contornando o alojamento do disco de regulagem da suspenso (6); 14 - Encaixe uma chave Allen 4 no centro do disco e gire-o no sentido horrio at chegar ao batente; 15 - Segure a chave Allen 4 mantendo o disco (6) posicionado no nal do curso;
Nota: Mantenha o disco posicionado no nal do curso, porm no faa uma fora excessiva para gir-lo alm do batente. A fora excessiva no nal do curso pode prejudicar o funcionamento do sistema.

16 - Fixe o cabo no alojamento do disco. Utilize uma chave Allen 1,5 para apertar o parafuso localizado na lateral do disco, o qual realizar a xao do cabo.
Nota: de extrema importncia que o disco esteja posicionado no nal do curso no momento da xao do cabo no alojamento, pois caso isso no acontea, a suspenso poder no travar completamente.

17 - Verique se o sistema est funcionando corretamente: aperte o boto vermelho (9) para destravar o sistema e comprima algumas vezes a suspenso (bombadas) acione a alavanca da trava (10) e verique se a suspenso tornou-se rgida (travada).
Nota: No recomendado instalar a alavanca de acionamento da trava no lado direito do guido, pois o cabo/conduite caria muito curvado, podendo causar falha no funcionamento do sistema; e a alavanca/boto de trava, caria na posio incorreta, dicultando o acionamento.

REGULAGEM
A sua suspenso ProShock Onix utiliza um sistema de molas dual air em uma das pernas e um sistema hidrulico (TSI) na outra. O sistema dual air permite calibrar as molas de ar positiva e negativa. O TSI oferece regulagem independente de retorno e trava.

> MOLAS DE AR DUAL AIR


A perna congurada com o sistema dual air possui duas cmaras de ar interligadas que funcionam como mola positiva e negativa. Esse sistema permite alterar o comportamento de compresso da suspenso. Atravs da calibragem de presso das cmaras de ar possvel ajustar a suspenso de maneira precisa de acordo com o peso, terreno ou estilo de pilotagem. A Onix vem regulada de fbrica com as presses indicadas (vide tabela 3) para um ciclista entre 65 75 kg, podendo ser alterada para combinaes de presses que deixem a suspenso mais macia ou mais rgida, conforme a sua necessidade.

A tabela 3 mostra algumas combinaes de presses indicadas para a faixa de peso. Essas combinaes levam em considerao uma faixa de regulagem sugerida para que, dentro da variao de peso do ciclista, seja possvel deixar a suspenso mais macia ou mais rgida, sem que haja uma alterao signicativa do comportamento. O conceito de regulagem desse sistema quanto maior a presso da cmara positiva, maior ser a pr-carga para compresso (mais rgida); quanto maior a presso da cmara negativa, mais macia ca a suspenso.

Nota: A calibragem de presso ideal para o seu peso ou que atenda suas preferncias de acordo com o terreno e o estilo de pilotagem, pode deixar sua suspenso com o retorno excessivamente rpido (batendo no retorno ou socando em cima). Caso isso acontea, utilize a regulagem de retorno para aumentar o amortecimento e eliminar esses efeitos indesejados.

Ao calibrar a presso das molas positiva e negativa importante considerar o ajuste correto do SAG na suspenso. SAG a porcentagem do curso utilizada pelo peso do ciclista ao sentar na bicicleta. O ajuste correto do

SAG melhora a dirigibilidade e o comportamento da suspenso ao passar por irregularidades/obstculos do terreno. O SAG ideal deve estar entre 15 e 25 per cento do curso total da suspenso.

Por exemplo, para o modelo ONIX (80 mm): um ciclista de 80 kg que preferir a suspenso macia, deve utilizar 160 PSI na cmara positiva e 160 PSI na cmara negativa. Caso esse mesmo atleta prera a suspenso mais rgida, deve-se pressurizar a cmara positiva com 180 PSI e a negativa com 160 PSI. O comportamento entre macia e rgida, para o mesmo ciclista seria 170 PSI na cmara positiva e 160 PSI na cmara negativa. Se ainda assim a suspenso no estiver com o funcionamento de acordo com a preferncia do ciclista, basta variar as presses das molas positiva e negativa de cinco em cinco PSI, para mais ou para menos, at encontrar o comportamento ideal.

Presses Recomendadas
Peso do ciclista (kg) Abaixo de 40 40 - 50 50 - 60 60 - 70 70 - 80 80 - 90 Acima de 95 Mola positiva 80 80 - 100 100 - 120 120 - 150 150 - 170 170 - 190 190 Mola negativa 70 90 - 110 90 - 110 110 - 140 140 - 160 160 - 180 180
Tabela 3

Nota: No recomendado o uso da suspenso com presses fora dos limites especicados (vide tabela 3).

Para regular a presso das molas de ar positiva e negativa, remova as tampas da vlvula contidas em cima do crown (2) e embaixo do monobloco (3) respectivamente. Pressurize e ajuste com um calibrador manual.
Nota: A calibragem das presses deve ser feita sempre comeando pela mola positiva e depois a negativa

As vlvulas, sendo do tipo padro, so especicadas para utilizar os mesmos tipos de calibradores empregados em automveis e motocicletas. Se necessrio, utilize a extenso de vlvula ref.: 3680C fornecida com a sua suspenso para facilitar o

encaixe do bico vlvula. Quando da remoo do bico calibrador, possvel que haja a sada de um pequeno spray de leo pelas vlvulas isso normal e no causar danos sua suspenso.

Nota: No aconselhvel utilizar dispositivos digitais de calibragem de presso encontrados em postos de servios para automveis, pois tais dispositivos no reconhecem o sistema de cmara de ar da suspenso. Pode-se utilizar compressores com displays analgicos de calibragem de presso, os quais apresentam a presso em um manmetro de ponteiro

> RETORNO (REBOUND) TSI


Retorno a velocidade com que a suspenso retorna sua posio inicial aps ter sido comprimida. A velocidade de retorno pode ser ajustada girando o boto azul (4) que est localizado na parte inferior do monobloco na perna hidrulica. Ao girar o boto no sentido anti-horrio, o retorno torna-se mais lento; ao girar no sentido horrio, torna-se mais rpido. Como regra geral, o retorno mais rpido tende a deixar sua suspenso mais confortvel, porm, dependendo da presso das molas de ar, pode deixar sua suspenso batendo no retorno ou socando em cima. O retorno muito lento tende a deixar sua suspenso com uma baixa velocidade de reao, podendo ocasionar perda no aproveitamento do curso de amortecimento durante uma seqncia de sucessivas irregularidades e obstculos no terreno. Isso pode ocorrer devido suspenso no ter tempo suciente para retornar sua posio inicial e permanecer trabalhando apenas com uma pequena porcentagem do curso total de amortecimento. O ideal ajustar a velocidade de retorno utilizando sua sensibilidade em funo do terreno e do seu estilo de pilotagem, evitando sempre os efeitos indesejveis do retorno excessivamente rpido (socando em cima) ou lento (baixa velocidade de reao).

Nota: O ajuste correto da velocidade de retorno mantm a roda dianteira por um tempo maior em contato com o solo, melhorando assim: o controle, a trao, a estabilidade e a performance do ciclista.

> TRAVA TSI


Trava o sistema de regulagem que permite ao ciclista deixar sua suspenso completamente rgida, ou seja, ao pedalar no ocorrer perda de energia pelo sistema de amortecimento. O acionamento da trava pode ser feito atravs de uma alavanca que deve ser instalada no guido da sua bicicleta, conforme descrito no item instrues de montagem deste manual. Para travar a suspenso, empurre a alavanca (10) at o nal do curso ou at parar na posio que foi empurrada; para destravar aperte o boto vermelho (9). A trava ser eciente e ajudar a melhorar o desempenho do ciclista durante as pedaladas em: Terrenos regulares, como ruas e rodovias de asfalto; Subidas; Situaes de sprint, em que o ciclista projeta seu corpo sobre o guido e exerce uma grande fora nos pedais. O TSI foi desenvolvido para travar a suspenso na posio em que a mesma se encontra no momento do acionamento da alavanca e sempre que houver uma puxada, aumentando a extenso do curso, a suspenso travar na posio estendida. Isso signica que: se o ciclista travar a suspenso e ela estiver comprimida at a metade do curso, car travada nessa posio; e caso o ciclista levante a frente da bicicleta para saltar um obstculo a suspenso continuar travada, porm agora na posio estendida. Esse mecanismo extremamente interessante, pois mantm a suspenso sempre travada como se fosse realmente um garfo rgido, evitando assim efeitos indesejados de batidas secas ou socadas ao passar por obstculos com a suspenso travada.

Nota: No recomendado utilizar a trava em terrenos irregulares, pois a suspenso no absorveros impactos decorrentes do terreno, podendo causar srios danos estrutura do produto e acidentes graves ao condutor. 8

MANUTENO E SERVIOS
A sua suspenso ProShock Onix requer pouca manuteno, sendo necessrio somente as seguintes vericaes peridicas: Manuteno Limpar hastes Vericar danos nas hastes Lubricar os mancais Vericar presso mola positivo Vericar presso mola negativa Trocar leo do dual air Trocar leo do TSI Limpeza interna/Reviso Geral A limpeza das hastes deve ser feita utilizando um pano mido e macio para no danic-las. Danos nas hastes podem originar trincas e a fratura do componente, podendo causar acidentes graves ao ciclista. A lubricao dos mancais deve ser feita sempre posterior limpeza das hastes. Para realizar essa operao, desloque as molas de aperto lateral dos anis raspadores, deixando-as nas hastes; molhe as hastes com o leo recomendado ProShock System A cada pedalada X X X X X X X X
Tabela 4

A cada ms

A cada ano

uid #5 e comprima (bombadas) algumas vezes a suspenso para que o leo penetre para dentro do monobloco. Em seguida, retorne as molas para os anis raspadores (posio original) e limpe o excesso de leo que cou nas hastes. As presses das cmaras positiva e negativa devem ser vericadas a cada ms ou a cada vez que o ciclista perceber um comportamento diferente da suspenso.

Nota: Sistemas pressurizados quando utilizados indevidamente so extremamente perigosos, podendo causar danos e ferimentos graves. Antes de qualquer desmontagem, despressurize a suspenso.

aconselhvel a limpeza interna da suspenso e a troca do leo a cada ano. Este servio deve ser realizado pela PSS Indstria e Comrcio Ltda., fabricante de sua suspenso ProShock Onix, a qual fornece assistncia tcnica completa diretamente ou

atravs de seus revendedores autorizados. Se voc tem alguma dvida entre em contato com a Assistncia Tcnica ProShock System atravs do endereo, telefone e e-mail contidos neste manual.

www.proshock.com.br Rua Gregrio Gurevich, 31 - Jd. Diamante So Jos dos Campos - SP - CEP: 12223-140 (12) 3912-8350
Tecnologia e inovao com sustentabilidade

You might also like