You are on page 1of 34

Ordens Indexicais Mobilizadas nas Performances Discursivas de um Garoto de Programa: ser negro e homoertico Indexical Orders Mobilized in a Hustlers

Discursive Performances: Being Black and Gay


Glenda Cristina Valim de Melo Luiz Paulo da Moita Lopes RESUMO. Neste artigo, analisamos as ordens de indexicalidade mobilizadas nas performances discursivas de raa, gnero e sexualidade de Hiago, um garoto de programa. Para tal, nos ancoramos nas Teorias Queer e em teorizaes sobre a internet como um espao de coexistncias de discursos e atores. Esta pesquisa de cunho etnogrfico virtual (Hine, 2000 e 2005) e os dados foram gerados em um chat entre um dos pesquisadores e Hiago. Como instrumental analtico, embasamo-nos nas propostas de Goffman (1979/1998) de alinhamento e enquadre, na perspectiva de ordem de indexicalidade e escalas de Blommaert (2010). Observamos que foram mobilizadas algumas ordens de indexicalidade especficas nas performances discursivas de Hiago que so mltiplas. Palavras-chave: ordens de indexicalidade, performances discursivas, teorias queer, internet. ABSTRACT. In this paper, we analyze the orders of indexicality mobilized in Hiagos identity performance of race, gender and sexuality. We take into account Queer Theories and internet theorizing as a space of coexistence of discourse and actors. This research is based on virtual ethnography (Hine, 2000 e 2005) and data were generated in a chat between one of the researchers and Hiago. The analytical framework is based on Goffman proposal of footing and frame (1979/1998); on order of indexicality and scale by Blommaert (2010). We observe that some specific orders of indexicality were mobilized by Hiagos discursive performances that are multiple. Keywords: orders of indexicality, discursive performances, queer theory, internet.

1. Introduo No senso comum, nas disporas africanas no Brasil e em outras partes do mundo (como os Estados Unidos), ser negro ainda sinnimo de heteronormatividade e virilidade; se, porventura, homens negros no encenarem tais performances discursivas e corporais, podem ser acusados de estarem negando sua prpria origem e contrariando

Sou grata ao CNPq pela bolsa 159621/2010-0, no mbito do Edital MEC/CAPES e MCT/CNPq/FINEP N 28/2010 - Programa Nacional de Ps-Doutorado - PNPD 2010, que possibilitou este estudo. Tal bolsa foi concedida ao Projeto Letramentos Digitais Singularidades do Ethos, Performances e Narrativas Identitrias, do Prof. Dr. Luiz Paulo da Moita Lopes (CNPq 560303/2010 -06).

Agradeo ao CNPq pela Bolsa de Produtividade que propiciou esta pesquisa (CNPq 3033-1/2009-0), assim como ao auxlio pesquisa da FAPERJ (E -26/110.065/2012) e ao PNPD (MEC/CAPES e MCT/CNPq/FINEP) referido na nota anterior. Sou tambm grato ao CNPq pelo auxlio (470547/20120), concedido pelo Edital Universal (14-2012).

as matrizes hegemnicas desta raa. Sendo assim, embasados em Hutchinson (1999) e Sullivan (2003), podemos dizer que h uma normalizao entre raa negra, sexualidade, gnero ou uma percepo homofbica de muitos negros e no negros quanto ao tema, visto que nas palavras do primeiro autor, a homoafetividade, no senso comum, seria um produto da chamada cultura branca e colidiria com a agenda antirracista. Para compreender as dicotomias que nascem com esta perspectiva, neste estudo investigamos um chat com Hiago Waldeck, um homem negro, gay e garoto de programa, que autor do blog Um Dirio Escrito por Hiago Waldeck 1 . Nele, analisamos as ordens de indexicalidade mobilizadas pelo participante em suas performances discursivas de raa, gnero e sexualidade. Salientamos que no blog citado, o participante problematiza, narra sua histria, debate as experincias vivenciadas por ele como homem, negro, gay e garoto de programa, mas no chat com um dos pesquisadores que ele detalha como compreende e inter-relaciona os preconceitos vivenciados por questes relativas raa, gnero, sexualidade, fatores econmicos etc. Ancorados nos preceitos da Modernidade Recente (RAMPTON, 2006) e na Lingustica Aplicada Indisciplinar e Transgressiva (MOITA LOPES, 2006;

PENNYCOOK, 2006), esta investigao pode contribuir para o fortalecimento dos estudos da rea linguagem e raa no Brasil, bem como para ampliar a perspectiva da questo racial nos estudos queer, pois segundo McDonald (2006), nem sempre este trao performativo considerado nas pesquisas da rea. Sendo assim, para discutir todos estes aspectos, embasamo-nos nas propostas de raa, sexualidade, gnero etc orientadas pelas Teorias Queer e nas teorizaes sobre a internet como espao de coexistncia de Discursos e atores. A seguir, expomos a metodologia de pesquisa, os construtos analticos e, finalmente, passamos anlise.
1

O participante autorizou a anlise de seu blog, de suas narrativas e do seu Facebook, desde que fossem reconhecidas as fontes e o nome do blog fosse mantido no original.

2. Negros e Gays: Raa e Sexualidade pelo vis das Teorias Queer Buscando desconstruir normalizaes que causam sofrimento, ancoramo-nos nas Teorias Queer 2 para desnaturalizar os traos performativos abordados nesta investigao, a saber: raa, gnero, sexualidade etc. Segundo Louro (2004), tais teorias so contrrias a qualquer forma de sedimentao, independente de onde vier, e almejam ainda contestar as verdades, as subjetividades etc. que foram emoldurados como hegemnicos pela Modernidade. As Teorias Queer compreendem que o sujeito social constitudo pela linguagem, pela Histria e tambm por meio da interseco de vrios traos performativos como raa, gnero, classe social, escolaridade e outros. Nesta perspectiva, de acordo com Sullivan (2003) e Barnard (2004), a raa seria sexualizada e a sexualidade seria racializada ou, como indica Sedgwick (1990/2008, p. 31) algumas dimenses de sexualidade no estariam ligadas apenas ao gnero, mas tambm classe social e raa. A linguagem aqui relevante, porque compreendida como performativa e , portanto, por meio dela que somos construdos como homens, negros, homoafetivos etc. Compreendemos, ento, a linguagem como ao ou em performance que ocorre no momento da enunciao (AUSTIN, 1962/1990; DERRIDA, 1972/1988); como performance (ao), a linguagem constri e constitutiva do sujeito social. Os atos de fala performativos, cujos efeitos semnticos nos fazem homens, mulheres, negros etc., so incessantemente repetidos pelos atores com os quais convivemos e por instituies como escola, igreja, famlia, mdia e outros. Pela iterabilidade, eles ganham a ideia de substncia e de pr-determinao ao discurso, sendo sedimentados nos corpos

Os pressupostos tericos das Teorias Queer so discutidos por Sedgwick (1990/2008), Sullivan (2003), Barnard (2004) e Louro (2004).

(BUTLER, 2004) e tornando-se materialidade em ns e por ns, pelo outro e pela linguagem. Partindo da proposta de Butler (2003, 2004) para explicar a constituio de gnero, possvel dizer que raa, sexualidade e outros traos performativos passariam pelo mesmo processo. A construo scio-histrica desses traos to naturalizada, sedimentada e assimilada que se torna uma substncia. Essa substncia ou essncia nos faz acreditar que a prpria materialidade dos corpos no seria por si uma construo. Nossos corpos negros ou brancos so efeitos semnticos ou resultado das repeties de vrios atos de fala performativos de raa, gnero, sexualidade e outros que ouvimos ao longo de nossa existncia (SOMMERVILLE, 2000; SULLIVAN, 2003; BARNARD, 2004 e WILCHINS, 2004). Embasados em Hall (2006), que nos compreende como sujeitos ps-modernos, cujas identidades no so permanentes, podemos nos entender como seres que transgridem e desconstroem essas sedimentaes e assim se reinventam. Considerando a interseco entre raa negra, sexualidade, gnero etc., de acordo com Sullivan (2003), Silva Jnior (2011) e tambm nos discursos que permeiam a sociedade brasileira, encontramos uma normalizao em particular: os homens negros ao se declararem gays estariam ferindo os princpios dessa raa. Para entendermos melhor este pressuposto, retomamos dois grandes Discursos3 do senso comum sobre a sexualidade desses atores: o primeiro se refere ao seu pnis avantajado, desempenho sexual animalesco e avaliado como negativo; e o segundo tambm foca a genitlia grande, mas com o desempenho sexual estigmatizado como fenomenal e positivo.

Seguimos aqui a perspectiva de Gee (2004, p.15) de que discurso com letra minscula se refere linguagem em uso. Enquanto que Discurso, com letra maiscula, est relacionado s ideologias, s formas de estar no mundo.

O primeiro Discurso constitui o corpo do homem negro, sua sexualidade e sensualidade por atos de fala performativos negativos. Henrique (2007) indica tal posicionamento quando cita Nina Rodrigues, com sua perspectiva darwinista, que descreve os negros como criaturas forjadas no clima quente, que exaltam as paixes e os desejos desenfreados responsveis pela degradao social. Atribuies semelhantes so descritas tambm por Munanga (1986, p.16) que, ao criticar os discursos da Cincia da Raa, menciona que sexualidade, nudez ... constituem tema-chave da descrio do negro na literatura cientfica [de uma poca]. Nessa literatura, segundo Sullivan (2003:60), o pnis grande conota grande permissividade. Sendo assim, o negro dotado de pnis grande, alm de inferior, animal, ruim, ainda seria permissivo e teria sua sexualidade desvalorizada. J o segundo Discurso, foco de nosso interesse e observvel na sociedade atual, segue a tendncia dos atos de fala performativos de negritude. O pnis grande objeto de desejo de homens e mulheres, j que no imaginrio do senso comum, eles teriam um desempenho sexual considerado acima da mdia. Nas palavras de Silva Jnior (2011, p. 53), a identidade sexual do homem negro exaltada pelo modelo hegemnico, como reprodutor, viril, bem dotado. Ainda de acordo com o autor, que cita Frosh, Phoenix e Patman (2002), a sexualidade do homem negro estaria localizada na estrutura falocntrica, o que o posicionaria como superior aos homens de outras raas do ponto de vista sexual. De acordo com Lima e Cerqueira (2007, p. 7), podemos hipotetizar que tais performances discursivas de valorizao do homem negro como viril e grande conquistador de parcerias sexuais seriam influenciadas pelos efeitos semnticos de atos de fala de negritude. Segundo os autores, ela se constitui atravs da normalizao do negro heterossexual, representado pela emblemtica virilidade de sua fora fsica,

agressividade, violncia, grande apetite sexual e pnis potente. Ainda com base nesses autores, esse negro seria inabalvel, que protegeria a si mesmo e aos subalternos mais frgeis (mulheres e crianas) contra a opresso racial (LIMA E CERQUEIRA, 2007, p. 7). No senso comum, poderamos relacionar o segundo Discurso ao famoso nego, pois segundo Simes et al. (2010, p. 53-54), esses homens tendem a ser alvo de grande interesse ertico e podem ser tomados por garotos de programa. H aqui expectativas quanto ao tamanho de pnis, potncia e alto desempenho sexual acima da mdia. Se olharmos para as prticas sociais embasados nas Teorias Queer, o segundo Discurso desconstri e reinventa os Discursos negativos sobre o homem negro e sua sexualidade (primeiro Discurso), reposicionando esse corpo bano positivamente como viril e potente sexualmente. No campo poltico, esse fato relevante para a comunidade negra, pois esta sedimentao visaria a recuperar, resgatar e valorizar, estrategicamente, a autoestima, a sexualidade, a beleza etc. deste grupo. Contudo, esses atos de fala performativos cristalizam a raa, o gnero e a sexualidade dos homens negros em dois binarismos: no passado, a sexualidade considerada animalesca e negativa, e no presente, a sexualidade elogiada que despertaria as fantasias de muitos(as). Tais atos de fala, assim, deslegitimam as subjetividades dos corpos banos, naturalizam normalizaes trazidas por estes dois Discursos hegemnicos que caracterizam a sexualidade desse homem como anormal4 (FOUCAULT, 2010). Alm disso, ambos os Discursos tratam tanto raa, gnero e sexualidade como traos pr-determinados e pr-existentes linguagem. J em relao homoafetividade de homens negros, conforme Lima e Cerqueira (2007, p. 7), apontam, o negro homoafetivo tido como portador de um distrbio moral, da alma ou da natureza [...]. incapacitado para salvar a raa, tanto quanto
4

Embasados em Foucault (2010), compreendemos anormal aqui como aquele que deve ser corrigido e curado; o estranho, o monstro, o degenerado, o perigoso, o diferente.

incapaz de proteger os mais fracos. Para estes antroplogos, eles, em comparao aos heteronormativos, so vistos como fracos, covardes e traidores da raa negra, sendo tal perspectiva compartilhada por membros da comunidade negra e branca

heteronormativa. Este ponto enfatizado ainda por Hutchinson (1999, p. 30) que aponta a conduta homoafetiva do negro como anormal, indesejada e no-negra. Esse gay negro no seria acolhido na comunidade gay padro e branca, visto que nela h tambm uma negao de sua participao nos espaos de confraternizao e de poder (HUTCHINSON, 1999; LIMA e CERQUEIRA, 2007). De acordo com Lima e Cerqueira (2007, p. 7), h uma afirmao da identidade [homoafetiva] que passa necessariamente pelas perspectivas definidas por um mercado de consumo voltado para o pblico [homoafetivo] urbano, branco, jovem e integrado s relaes de produo. Consequentemente, para ser aceito nesta comunidade, muitos negros gays precisariam ter poder aquisitivo, status e prestgio. Contudo, os aspectos sociais e econmicos de muitos homens negros em contexto brasileiro, retratados pelos censos do IBGE 5 , o prprio racismo e a homofobia (HUTCHINSON, 1999) poderiam colocar estes corpos em situao de apagamento e/ou de negao de sua sexualidade. Assim, mais do que os brancos, eles teriam de encenar performances heteronormativas para serem aceitos, includos e reconhecidos, como mencionado anteriormente. Quando um gay negro sai do armrio, ele desconstri as naturalizaes trazidas pela raa negra sobre sexualidade e gnero. Podemos dizer embasados em HITCHINSON (1990), que possibilita tambm a compreenso de que tais traos esto interligados e tambm em constante tenso. O autor ainda acrescenta que um negro constitudo, em nossas palavras, por traos performativos de raa, sexualidade, gnero etc. pode lidar com uma compreenso de raa mais complexa e multidimensional (p.

Para maiores informaes sobre os censos brasileiros, acessar http://www.ibge.gov.br .

30). Sendo assim, uma interseco entre os traos performativos citados que privilegia uma nica possibilidade de agir reducionista, alm de sedimentar e normalizar a heteronormatividade, as masculinidades hegemnicas 6 e uma viso de raa negra consciente7. So apagadas, desta forma, as infinitas outras probabilidades de construo, constituio de gnero, raa negra e sexualidade para estes atores, ocasionando, assim, um aprisionamento desses sujeitos sociais, mas sem as correntes da senzala. Tal ponto, conforme Sommerville (2000), Sullivan (2003), Barnard (2004) Wilchins (2004) indicam, nos impediria de termos uma viso mais completa dos variados sujeitos sociais. Ademais, de acordo com Sedgwick (1990/2008, p.10), uma compreenso desconstrutiva destes binarismos torna possvel identific-los como lugares peculiares e densamente carregados por manipulaes poderosas e potenciais.... Desta forma, estas matrizes hegemnicas so limitadoras, castradoras e causam sofrimentos aos que tentam se enquadrar nelas por uma cobrana social. So atos de violncia aos prprios homens negros. Como aborda Butler (1998, p. 39), que critica a noo de sexo, mas considerando aqui a interseco de raa negra, gnero e sexualidade, possvel dizer que:
[...] o sexo [a raa e o gnero] no [descrevem] uma materialidade prvia, mas [produzem e regulam] a inteligibilidade da materialidade dos corpos. ... [as categorias sexo, raa e gnero impem] uma dualidade e uma uniformidade sobre os corpos a fim de manter a sexualidade reprodutiva como uma ordem compulsria. Discuti em outro lugar com mais preciso como isso funciona, mas para nossos propsitos aqui, gostaria de sugerir que esse tipo de classificao pode ser chamado de violento, forado e que essa ordenao e produo discursiva dos corpos de acordo com [as categorias sexo, raa, gnero] em si mesma uma violncia material.

Desconstruir os binarismos criados pela interseco de raa, sexualidade e gnero, com base nas teorizaes queer (SEDGWICK, 1990/2008; SOMMERVILLE,
6

Conferir Badinter (1993), Connel (1995, 2000) e Moita Lopes (2002) para definies de masculinidades hegemnicas. 7 Em Melo & Moita Lopes (no prelo), em pesquisa sobre as performances discursivas de mulheres negras, os resultados indicam que h uma diferena entre negro consciente (defensor da ancestralidade africana negra) e no consciente (no defensor dos princpios africanos de negritude).

2000; SULLIVAN, 2003; BARNARD, 2004; MOITA LOPES, 2004; WILCHINS, 2004) torna-se relevante, porque a raa negra mesclada sexualidade, ao gnero, bi/hetero/homoafetividade podem indicar diversas possibilidades de performances discursivas quanto sexualidade, prpria raa e ao gnero. As cristalizaes impedem que os homens negros hetero/homoafetivos etc. ... [aprendam] a se construir discursivamente em termos de desejo sexual de modos diferentes por toda a vida (MOITA LOPES, 2004, p. 4), j que h muitas dimenses da sexualidade (SEDGWICK, 1990/2008, p. 35). Na Modernidade recente, estamos envolvidos na reflexividade sobre ns mesmos (GIDDENS, 1991) e temos, nesta pesquisa, como propsito poltico nos voltarmos para aqueles cujos corpos foram apagados na Modernidade. Sendo assim, homens, negros, homoafetivos etc. podem reverter essa violncia, transgredir e reinventar suas performances discursivas de raa negra, sexualidade e gnero. Por um lado, pela internet possvel potencializar estas aes, visto que elas nos propiciam diferentes possibilidades de acesso que contribuem para que os sujeitos sociais, nesta investigao, homens, negros e gays, desnaturalizem e desconstruam esses discursos hegemnicos. Por outro lado, a rede pode ser tambm o espao de consumo de corpos e de ratificao dessa sexualidade exacerbada de homens negros, como veremos a seguir. 3. A Internet como Espao Hbrido As Tecnologias de Informao e Comunicao (TICs) tm possibilitado uma infinidade de usos para os mais diferentes tipos de usurios. Segundo Jenkins (2008), nesta sociedade convergente surgem distintas novas formas de interao. Por meio de ferramentas tecnolgicas cada dia mais mveis e hbridas (computadores, celulares, tablets etc.), h um ambiente propcio para que os diversos atores sociais se reinventem

e faam o mesmo com suas atividades cotidianas, criando, por exemplo, mundos online que proporcionam vivncias variadas antes inimaginveis. Desta forma, a internet um lugar de possibilidades, do hbrido e de coexistncias de discursos e atores sociais. Sendo assim, no ambiente online, homens, negros de sexualidades diversas, poderiam encontrar menos dificuldade em discutir sobre raas, gneros etc., visto que nesse espao eles estariam protegidos pela amplitude, anonimato e as mltiplas possibilidades oferecidas pela rede (PARREIRAS, 2009). Por meio de blogs, redes sociais, grupos, comunidades de afinidades, torna-se possvel contar outras histrias, desconstruir as dicotomias, sem o receio da depreciao ou hostilidade do face a face. Concomitantemente, a rede tambm um ambiente em que esses mesmos corpos banos podem ser erotizados, expostos, desejados, consumidos e o prprio corpo ressignificado pela figura, por exemplo, de avatares (PARREIRAS, 2009). Considerando Bauman (2008), que aborda a questo do consumo, possvel constatar que homens negros, como mercadorias sexuais, tambm so expostos em sites, blogs, comunidades de afinidades e grupos. Os homens negros nus na rede seriam, portanto, um tipo especfico de mercadoria, aquelas voltadas a realizar os prazeres sexuais e as fantasias de parceiros(as) que buscam por um desempenho acima da mdia. Nestas condies, embasados em Arriaz et al. (2008, p. 203) que tratam da internet como espao de prosumidores 8 , possvel dizer que na web estes corpos negros erotizados e suas subjetividades estariam a servio do capitalismo moderno tambm no mundo online, pelo toque na tela ou no mouse. Uma rpida busca no Google pode ilustrar esta questo, ao buscarmos homens negros o resultado foi de 4.890.000 sites a eles associados, sendo que apenas na primeira pgina tais negros eram indicados por itens lexicais como lindos, sexy, bonitos,
8

Resultado da juno do vocbulo produtor e consumidor que sintetizam o usurio imaginrio da web 2.0 (ARRIZA ET AL. 2008, p. 201).

calientes etc. Filtrando um pouco mais a busca para homens negros gays, tivemos 5.530.000 sites sobre este tema. J na primeira pgina encontramos links para blogs, sites, vdeos, imagens que expem os corpos banos como em uma vitrine. Nesta perspectiva, hardware/software deixam o centro da discusso, que ocupado pelos usurios diversos. Esses atores, por sua vez, deixariam de ser apenas consumidores para, segundo Arriza et al. (2008, p. 201), como ocorre com o participante desta pesquisa ao contar na web parte de sua rotina como garoto de programa, negro e gay, fazer seu marketing pessoal ao relatar como foi um dia de seu trabalho9, erotizar seu corpo, denunciar preconceitos diversos etc. Sendo assim, a rede se tornou lugar onde possvel tanto reinventar a vida social (MOITA LOPES, 2010) como consumir corpos, inclusive daqueles outrora apagados pela Modernidade como negros, gays, lsbicas etc. Ela , portanto, um espao hbrido, porque nela h coexistncias de Discursos, contradies e resistncias, cujos propsitos e sujeitos sociais so variados. A internet tambm um espao de experimentar alternativas e de pensar novos futuros ou, minimamente, de deixar escapar ou afugentar os fantasmas escondidos no armrio (MOITA LOPES, 2013, p.129). neste contexto hbrido que se situa Hiago Waldeck, participante desta pesquisa e que nos pareceu consciente dessa possibilidade de coexistncia de discursos e sujeitos sociais diversos na internet, como veremos ao longo da anlise. 4. Contexto, Metodologia de Pesquisa e Construtos Analticos Seguindo a perspectiva de Hine (2000, 2005) e Rutter & Smith (2005), este estudo de cunho etnogrfico virtual. Nele partimos, primeiramente, de uma explorao por

Apesar do blog e do Facebook de Hiago Waldeck no serem foco desta investigao, eles foram analisados por um dos pesquisadores. Vale salientar que neste espao o blogueiro faz uso de recursos multimodais (por exemplo vdeo) tanto para narrar sua histria como para enfatizar o seu marketing pessoal como garoto de programa.

seis meses do blog Um Dirio Escrito por Hiago Waldeck!, criado em fevereiro de 2012 por Hiago Waldeck, nome fantasia do blogueiro. Considerando o ltimo acesso em 13 de agosto, o corpus constitudo por mais de 500 textos, divididos entre narrativas do blogueiro, seus posts, comentrios seus e de seguidores. Nesta explorao etnogrfica, notamos que Hiago seguido por pessoas de vrias partes do mundo. Algumas narrativas produzidas pelo autor so publicadas tambm no Facebook, mas o inverso no ocorre. Entre as vrias histrias muitas nos chamaram ateno, mas especialmente a intitulada Preconceitos, Racismo e Outros, postada no blog em 28 de maro de 2012, s 9h10, orientou-nos inicialmente no chat entre um dos pesquisadores e Hiago, por interseccionar preconceito racial, sexual, fator econmico e religio. Partindo dessa narrativa realizamos uma entrevista online, instrumento de gerao de dados, no Facebook com o blogueiro, em 26 de abril de 2013, das 13h54 s 16h12, visando saber como raa, sexualidade, gnero e outros so entextualizados, transpostos, recontextualizados10, interseccionados, encenados e indexicalizados nas performances discursivas de Hiago. Os participantes desta conversa so um dos pesquisadores, Glenda e Hiago Waldeck. Embasamo-nos, nesta investigao, na perspectiva de Blommaert; Dong (2006, p. 39)11 sobre entrevistas. Sendo assim, consideramos aqui o chat como uma entrevista ou conversa colaborativa, um tipo particular de conversa, estruturada por perguntas e/ou temas que se gostaria de discutir; portanto, como em uma conversa, a entrevista online tambm deve fluir.

10

Segundo Rampton (2006, p. 118), a entextualizao a formulao de uma experincia em palavras e proposies; j a transposio o mover um texto por meio de entextualizao para outra situao; enquanto a recontextualizao so os novos sentidos atribudos ao texto no processo de transposio, ou seja, em seu novo contexto. 11 Apesar dos autores abordarem a entrevista em contexto presencial, compreendemos que ela traz contribuies para o mundo online.

Nesta investigao, o construto terico analtico de indexicalidade relevante, porque indica como nossas performances discursivas locais sinalizam discursos construdos social, historica e coletivamente que permeiam o mundo social (OCHS, 1992 e BLOMMAERT, 2006) ou nas palavras de Rocha (2013:127) o fenmeno da indexicalidade nos indicaria que [...] no h ciso entre escalas micro e macrossociais, principalmente porque essa classificao por vezes se d a partir de convenes estabelecidas na teoria social. Esta indexicalizao de sentidos do macro em contextos micros ocorre via recursos semiticos diversos que mobilizam valores indexicais que se orientam de acordo com ordens de indexicalidade (FABRCIO, 2013:155 e BLOMMAERT, 2010). Para Blommaert (2010), a indexicalidade ordenada em dois modos: primeiro, pela ordem indexical, compreendida aqui como um construto que nos permite entender como os sujeitos sociais em suas performances narrativas indexicalizam ideologias e/ou Discursos das grandes narrativas (SILVERSTEIN, 2003); segundo, pela ordem de indexicalidade, ou seja, pelos valores que so normatizados, hierarquizados, estratificados e apontados no processo de indexicalizao

(BLOMMAERT, 2010). Sendo assim, para a anlise das ordens de indexicalidade mobilizadas nas performances de Hiago, ancoramo-nos na proposta de escala sugerida por Blommaert (2010). Segundo o autor, a escala, um termo emprestado da Histria e da Geografia, uma metfora para imaginar o movimento de mensagens ou pessoas pelo espao e pelo tempo que so constitudos por normas, expectativas e cdigos (p.32). Os eventos ou fenmenos sociais, segundo o sociolinguista, ocorrem simultaneamente no espao e no tempo, sendo indissociveis e contextualizados socialmente; uma escala em nvel pessoal (micro) pode ser situada em uma escala impessoal ou genrica (macro), por exemplo, e nesta situao relevante considerar a questo de espao e tempo, a

hierarquizao, a estratificao e a relao de poder entre elas, visto que escalas diferenciadas apontam para nveis distintos de normalizaes entre os sentidos denotacionais e conotacionais. J para anlise das performances discursivas de raa, gnero e sexualidade, optamos pelos construtos de alinhamento e enquadre propostos por Goffman ([1979], 1998) 12.. Salientamos que nesta investigao, o enquadre entendido como explicando a atividade que estaria sendo realizada e os sentidos dados pelos falantes ao que dizem. Footing, segundo Goffman (1979/1988, p. 70), [...] representa o alinhamento, a postura, a posio, a projeo do eu de um participante na sua relao com o outro, consigo prprio e com o discurso que est em construo. relevante dizer que para os dois momentos citados anteriormente, respaldaremonos nos ndices lingusticos (SILVERSTEIN, 1985), entendidos como marcas lingusticas que podem sinalizar a aes dos participantes na interao. Em outras palavras, observaremos os enquadres, os alinhamentos, as ordens de indexicalidade e suas escalas por meio do lingustico. Enfatizamos, contudo, que estes traos lingusticos esto condicionados ao contexto em que a interao ocorre (PONTES, 2009) e na forma como os participantes mobilizam sentidos s convenes lingusticas (TANNEN, 1984/2005). Para esta anlise, usaremos os diticos e as modalizaes (BRONCKART (1999/2007). Os diticos, segundo Ilari (2006, p.66), so palavras que mostram e podem viabilizar a comunicao; so caracterizados, conforme Levinson (2007), por pronomes pessoais de primeira e segunda pessoas, os demonstrativos, tempos verbais, advrbios de tempo e lugar e uma srie de traos lingusticos relacionados enunciao. J as modalizaes, propostas por Bronckart (1999/2007), so classificadas em quatro. As
12

Apesar de tais pressupostos tericos no terem sido propostos para a interao online, acreditamos que possam auxiliar na compreenso da vida virtual.

lgicas so compreendidas como os julgamentos sobre o valor da verdade das proposies enunciadas. J as denticas avaliam o que enunciado luz dos valores sociais, ou seja, os eventos sociais so apresentados como socialmente permitidos, proibidos, necessrios, desejveis etc. Quanto s apreciativas, qualificam os julgamentos mais subjetivos como bons, maus, estranhos etc. Finalmente, as pragmticas introduzem um julgamento sobre uma das facetas de responsabilidade de um ator em relao ao processo em que agente, como o querer fazer e o dever fazer. Diferentemente de uma conversa face a face, na interao do chat do Facebook, no momento da conversa, ambos estavam em espao e localidade diferentes. Os dados esto armazenados nesta rede social e podem ser recuperados a qualquer momento. Ademais, h possibilidade de toda a conversa ser relida antes de um prximo comentrio por ambos os participantes. 5. Raa e afins: Anlise do Chat com Hiago Waldeck A anlise em questo est organizada em duas partes: na primeira delas, abordaremos a temtica raa, sexualidade, gnero e situao econmica, as performances discursivas de Hiago e as ordens de indexicalidade observadas. J no segundo momento da anlise, focaremos na temtica raa, gnero e sexualidade, as performances identitrias do blogueiro e as ordens de indexicalidade mobilizadas. 5.1. Raa, Gnero, Sexualidade e Situao Econmica Salientamos brevemente que no incio da interao, h um ritual de apresentao, indexicalizado pelos ndices lingusticos (boa tarde, tudo bem?, tudo bem com voc?). Percebemos um enquadre de apresentao laminado por um microenquadre de elogios, alinhamentos de cordialidade e expectativa entre os participantes. Aps todo

o ritual da apresentao e elogios, eles passam a abordar uma das narrativas de Hiago, como mostra o excerto a seguir:

Excerto 1: Conversa sobre a Narrativa do Blog

No excerto 1, aps a mtua apresentao mencionada brevemente, a pesquisadora se realinha ao participante, questionando-o sobre a narrativa Preconceito, Racismo e Outros, postada no blog em 28 de maro de 2012, s 9h10. Na histria em questo, o blogueiro relata os preconceitos racial, financeiro e religioso; alm disso, ele se posiciona criticamente contra qualquer um deles. Observamos uma alterao no enquadre de apresentao, para uma conversa sobre a narrativa, mostrada nas linhas 22 e 23. H ainda micro enquadres laminados de preconceitos, preconceitos entre negros e tambm de ascenso socioeconmica. Ademais, Hiago traz tona um suposto preconceito entre negros (as), linhas 32 e 33, mobilizando os sentidos e os valores da ordem de indexicalidade preconceito racial entre negros sugerida por meio de predicao e referncia (pessoas negras; preconceito com pessoas da prpria raa) e pela modalizao apreciativa (pior de tudo, so quando vejo pessoas negras tendo preconceito com pessoas da prpria raa), indicando uma avaliao do blogueiro sobre esse preconceito. Observamos tambm que o blogueiro ao mobilizar tais valores em escala pessoal, ele avalia negativamente e critica este tipo de preconceito, negro versus negro. A ordem de indexicalidade preconceito racial entre

negros parece orientar o posicionamento de Hiago como homem negro no militante, j que os militantes no compreenderiam tal situao como preconceito. Quanto ao alinhamento, Hiago o faz de forma reflexiva e interessada ao detalhar o contexto de produo da narrativa citada, como mostram as linhas de 25 a 28. Ele ainda se coloca como solidrio ao amigo que sofreu preconceito, conforme as linhas 25 a 27. Ao faz-lo, o blogueiro aqui se alinha em solidariedade a esse personagem da narrativa (um amigo) ausente na conversa, ao relatar suas prprias experincias e justificar a razo de ter produzido a narrativa em questo. Ao faz-lo, identificamos aqui que Hiago mobiliza sentidos de valor da ordem de indexicalidade preconceitos, posicionando-se contrrios a eles, trazendo-os, assim, para a escala pessoal. Ainda em relao ao alinhamento, Hiago se coloca como conhecedor de que h outras leituras possveis sobre os preconceitos sofridos pelo amigo, nas linhas 26 e 27, mas enfatiza apenas a sua leitura, sugerida pelos diticos (eu, oculto ou no; comigo, minha forma). Notamos tambm que o participante se posiciona como crtico e reflexivo sobre as relaes de poder exercidas pela ascenso econmica, linhas 35 a 38, sinalizadas pela predicao (a sensao de poder), pelas referncias (um prazer, muita autoestima) e ainda por meio dos verbos no presente do indicativo (sentem, faz, d, continuem sendo e agindo, deixa, vem), sugerindo aes habituais de atores sociais com os quais o blogueiro poderia conviver. Salientamos, portanto, que durante todo o excerto percebemos que ambos os participantes projetam alinhamentos de concordncia, interesse, cumplicidade, sugeridos pelas modalizaes lgicas (com certeza, linha 34; e, com certeza, linha 35) e tambm em curiosidade, sinalizado pela pergunta (Qual seria a histria? O que voc acha desse seu texto?).

Ao serem acionados os sentidos das ordens de indexicalidade de preconceito racial entre negros e preconceitos, observamos uma hierarquizao entre as ambas ordens, ou seja, ter preconceito compreendido como negativo, mas o preconceito entre negros avaliado como pior pelo blogueiro (pior de tudo, so quando vejo pessoas negras tendo preconceito com pessoas da prpria raa). Estas duas matrizes orientam as performances discursivas de Hiago ao longo do excerto 1 que so: de um homem negro que sofreu preconceitos raciais e financeiros; de um homem negro crtico e reflexivo sobre acontecimentos ao seu redor e de homem negro perceptivo das relaes de poder. Seguindo a tendncia de encenar performances identitrias diversificadas, no excerto 2 os participantes tematizam a ascenso socioeconmica de Hiago:

Excerto 2: Conversa sobre Preconceitos Raciais e Ascenso Socioeconmica

Nas linhas 39 a 55, Hiago indexicaliza a ordem de indexicalidade ascenso socioeconmica como forma de reconhecimento, sinalizada pela assertiva (Depois que comecei a me vestir melhor, tive milhares de elogios), pelos diticos pronominais e de tempo (isso, me, minha, deles, eu, depois, todos), o condicionamento trazido pelo subjuntivo (tratasse e tive), pela predicao e referncia (melhor e roupas de marca), a frase adversativa (mas apenas na parte que realmente interessa a eles, a parte financeira) e a sentena causal (todos vinham falar comigo, para no dia seguinte me

pedir mil reais emprestado pra pagar conta). Todos os ndices lingusticos mostram a ascenso financeira do participante e tambm uma renovao na sua forma de vestir. Ao situar essa ascenso em escala pessoal, ele relata os efeitos semnticos de tal mudana em sua vida e a relao dela com o preconceito racial. O trecho seguinte tambm ratifica o passado de se vestir fora do padro e corrobora a interseco entre os traos performativos raa e situao econmica. O ditico de tempo (Antigamente), o pretrito imperfeito do indicativo e a modalizao apreciativa (eu andava muito simples) sugerem um hbito passado na vida do participante:
Antigamente eu andava muito simples, nada de luxo enchia meus olhos, at que um dia fui seguido numa loja, s porque estava de simples. Sei disso, pois meu amigo trabalhava na loja e comentou comigo depois (Hiago, 2013).

Ao longo do excerto 2 percebemos, portanto, que os participantes projetam alinhamentos de concordncia e cumplicidade. O enquadre geral de conversa sobre a narrativa Preconceito, Racismo e Outros laminado pelos micro enquadres sobre a influncia da questo econmica na vida de Hiago e tambm pelo preconceito racial. Em relao aos alinhamentos, Hiago novamente se posiciona de forma crtica, perceptiva e consciente dos preconceitos e dos efeitos de sua ascenso financeira em sua vivncia. Quando questionado pela pesquisadora se a ascenso econmica havia deixado Hiago menos negros aos olhos de outros, ele se alinha em concordncia e ratifica sua pergunta com uma modalizao lgica, acompanhada de um ponto de exclamao (Com certeza!), sinalizando uma nfase nessa ao. Identificamos, ainda, que o aspecto financeiro associado raa poderia amenizar o preconceito em relao ao segundo trao performativo. Isso sinalizado pela modalizao dentica (O fato deles saberem que eu posso gastar e fazer tudo) e pela referncia e predicao (o que um branco rico faz,

acabou me deixando uma pessoa branca aos olhos deles), sugerindo que o blogueiro, devido sua nova situao financeira, tem socialmente condies de consumir como um sujeito social branco. Nas linhas 51 a 54, observamos que a pesquisadora recorre ao ndice lingustico menos negro, ampliando a questo da ascenso financeira a membros de outras raas, por sua vez o blogueiro compreende o termo como branco, apagando outras possibilidades de raa como a amarela e a vermelha. Isto pode nos sinalizar que para ascender socioeconomicamente em contexto brasileiro seria necessrio encenar performances identitrias de sujeitos sociais brancos, visto que eles teriam um maior poder aquisitivo e de consumo do que os atores negros. Ao trazer esta questo, identificamos que so indexicalizadas matrizes sobre ser negro e ser branco, sendo que o segundo ocupa uma posio hierrquica de prestgio e mais vantajoso do que o primeiro. Neste excerto, notamos que as performances identitrias encenadas por Hiago so de um homem negro que ascendeu financeiramente devido ao trabalho como garoto de programa, cujo poder aquisitivo lhe permite comprar itens outrora no possveis, mas tambm ciente dos efeitos desta mudana na forma como tratado. Como no excerto 1, o blogueiro encena tambm performances discursivas crticas, reflexivas sobre o preconceito racial e a questo financeira. Tais performances so orientadas em escala pessoal pelas ordens de indexicalidade ascenso socioeconmica como forma de reconhecimento, sociabilidades da raa negra e da branca. 5.2. Raa, Gnero e Sexualidade Nesta seo, so tematizadas raa, gnero e sexualidade, alm disto, so projetados enquadres laminados, alinhamentos de concordncia, compreenso, cumplicidade, crticos e reflexivos entre os participantes, como veremos ao longo da

anlise e j observados a partir do excerto 4, em que os participantes abordam os preconceitos sofridos por Hiago:

Excerto 3: Conversa sobre (Des)vantagem de Ser Negro

No enquadre geral de conversa sobre a questo focalizada na narrativa, encontramos dois microenquadres laminados. O primeiro deles, (des)vantagem de ser negro, indicado pelo questionamento da pesquisadora por meio de uma pergunta (em que momento ser negro te ajuda e em que momento te atrapalha?). Hiago, por sua vez, projeta um alinhamento de reflexo ao abordar a questo. Ao faz-lo, ele entextualiza, transpe e recontextualiza os atos de fala performativos que destacam a sexualidade exacerbada do homem negro heteronormativo, como mostrado nas linhas 64 a 66 e ainda de 86 a 89. Alm disto, ele mobiliza sentidos e valores acerca da ordem de indexicalidade relativa sexualidade erotizada do homem negro heteronormativo, sugerido pelos predicativos (bem dotado, pnis de 25 cm, membro avantajado), ratificando esses discursos de potncia sexual do negro citados por Lima & Cerqueira (2007) e Silva Jnior (2011). Identificamos que Hiago aciona sentidos em escala macro da sexualidade do negro heteronormativo e os situa em suas performances discursivas de garoto de programa negro e homoafetivo.

De um lado, o blogueiro entextualiza, transpe atos de fala performativos de valorizao da sexualidade do homem negro heteronormativo e o recontextualiza para o contexto de negro, gay e garoto de programa, desnormalizando, portanto, os sentidos de virilidade e grande apetite sexual (LIMA & CERQUEIRA, 2007, p.) como exclusivos de negros heteronormativos. Por outro lado, ele refora a sexualidade pr-determinada da raa negra como um todo, mobilizando valores da ordem de indexicalidade hipersexualidade da raa negra. Hiago ratifica os Discursos provenientes desta ordem, o que criticado pelas Teorias Queer que buscam desestabilizar qualquer tipo de norma, independente de onde vier (LOURO, 2004). O participante aborda, ainda, a fantasia despertada pelo corpo bano, linhas de 80 a 85, enfatizando novamente o esteretipo de um tipo de negro (LIMA & CERQUEIRA, 2007; SIMES ET AL., 2010; SILVA JNIOR, 2011) tambm presente nos discursos hegemnicos do senso comum, sugeridos pela predicao e referncia (a fama dos negros, bem dotado, 25 cm, avantajado), mobilizando valores da ordem de indexicalidade relativa sexualidade do homem negro heteronormativo. Observamos que o blogueiro ratifica esses atos de fala performativos de fantasia e os usa em seu trabalho como garoto de programa, indicando, assim, que a internet tambm um espao para consumo de corpos banos e subjetividades (BAUMAN, 2008; ARRIAZ ET AL., 2008). Contudo, estas normalizaes podem gerar sofrimentos aos homens negros (hetero) homoafetivos, pois apagam outras possibilidades de performar sua sexualidade (Sedgwick,1990/2008), impedindo-os de compreender outras faces mais complexas de raa e aprisionando-os em termos de desejo sexual (MOITA LOPES, 2004). Percebemos tambm que ao recontextualizar os valores da matriz sexualidade exarcebada do homem heteronormativo para sua escala pessoal e homoafetiva, o

blogueiro desconstri a sexualidade negativa do homem negro gay e apaga a superioridade acerca da sexualidade do negro heteronormativo, colocando a ambos em igualdade. H, assim, uma desestabilizao tanto da sexualidade como da raa desses atores sociais. Ainda neste microenquadre, (des)vantagem de ser negro, linhas 63 a 72, o participante apresenta algumas aes preconceituosas vivenciadas por ele e por outros(as) negros(as). Elas so sinalizadas por verbos no infinitivo e no presente do indicativo (entrar numa loja, seguirem, vai roubar, dar, revistarem, est, senta, cisma, trocar, ir peg-la, sair correndo), o infinitivo e o presente sugerem as aes realizadas por outros e pelas referncias (todos os seguranas, uma parada na esquina, drogas, algum, bolsa). Estes traos lingusticos sinalizam os sentidos da ordem de indexicalidade relativa aos preconceitos raciais sofridos por negros mobilizados por Hiago. A ordem de indexicalidade em questo orienta os exemplos de preconceito racial citados pelo blogueiro. Quanto ao preconceito mencionado, h alinhamentos explcitos de compreenso e ratificao entre a pesquisadora e o participante, sinalizados pelo verbo no pretrito perfeito do indicativo, reticncias (entendi...), pela assertiva generalista (isto acontece muito mesmo) e pela assertiva particular (comigo tambm), mostrando que ela tambm passa pelo mesmo. Neste alinhamento, observamos tambm que o blogueiro mesmo ascendendo socioeconomicamente ainda sofre preconceito racial como indicado pelo ndice lingustico de contradio (Mas), pelo ditico de frequncia (s vezes me vem um cliente e que est a fim de ataca) e pela modalizao apreciativa, mostrando um julgamento negativo da subjetividade (a as ofensas so grande quando me chamam de negro ou preto).

Tambm neste excerto, as performances discursivas de Hiago so crticas e reflexivas quanto s situaes vivenciadas pelos preconceitos raciais. Ele mobiliza em escala pessoal os sentidos e os valores das ordens de indexicalidade relativas sexualidade exacerbada do negro heteronormativo e tambm dos preconceitos raciais que orientam suas performances identitrias de homem negro, garoto de programa que recontextualiza discursos de sexualidade hegemnica do negro para o seu trabalho, ou seja, indicando se apropriar de tais atos de fala performativo tanto para seu marketing pessoal e como para ratificar as performances discursivas do personagem que ele se tornou (mas s por causa do personagem que eu me tornei), alm de reinventar a questo racial para o negro homoafetivo. J no excerto 5, a pesquisadora aborda a temtica sair do armrio do blogueiro como negro, sinalizada pela pergunta (Hiago, me explica como foi pra voc negro se assumir como gay?), linha 86. Encontramos aqui o segundo micro enquadre, a conversa sobre o assumir-se gay, em que o alinhamento projetado por ambos os participantes de uma conversa informal e ntima:

Excerto 4: Conversa sobre o Sair do Armrio de Hiago

O blogueiro, neste excerto, aborda e cita os sofrimentos causados pelo seu sair do armrio como negro, sugeridos por referncia e predicao (bicha preta, vergonhoso, monstro, papel de ridculo); verbos no pretrito imperfeito e perfeito do indicativo, sinalizando um sentimento vivenciado pelo participante (era algo que no comeo magoava muito), pela modalizao apreciativa, avaliando o sair do armrio (o comeo foi difcil); e pela modalizao pragmtica, exprimindo um desejo do blogueiro (a ponto de eu querer largar tudo e tentar ser feliz com mulher). Hiago, ao expor os sofrimentos vivenciados como negro e homoafetivo, tambm aciona valores acerca da ordem de indexicalidade a homoafetividade do homem negro. possvel perceber, ento, que estas matrizes essencialistas e sedimentadas de raa negra, gnero e sexualidade heteronormativa so limitadoras e geram muito sofrimento e violncia (BUTLER, 1998) para os sujeitos sociais, como no caso de Hiago. Embasados em Hutchinson (1999), possvel dizer que elas posicionam esses atores como covardes, fracos, traidores da raa negra, cuja homoafetividade os excluiria da comunidade racial em questo. J nas linhas de 94 a 100, o participante entextualiza, transpe e recontextualiza Discursos hegemnicos do senso comum sobre negros e gays, sinalizados por meio de predicao (vergonhoso), pela assertiva (sem contar que muitos acham vergonhoso o fato de um negro se assumir gay), pela modalizao lgica (Sim), indicando que o contedo a seguir deve ser compreendido como verdade, pela modalizao apreciativa

(em certo ponto da minha vida eu me achava um monstro por ser), qualificando sua subjetividade negativamente como homem, negro e gay. Assim, como mostram Hutchinson (1999) e Lima & Cerqueira (2007), o negro ao se assumir gay passaria a ser malvisto pela comunidade, porque estaria negando as performances discursivas de raa negra que automaticamente seriam heteronormativas; h uma presso do outro para que esse negro se reenquadre de acordo com as normas da raa. Como em Melo & Moita Lopes (no prelo), cuja pesquisa relata as performances narrativas de uma blogueira que se descobriu negra aps os 20 anos, o blogueiro destaca a sua dificuldade em se aceitar negro e gay, linhas de 103 a 108, sinalizada pela predicao (errado e ruim), pelo ditico temporal (Depois de tantas pessoas dizendo na minha cabea), pela locuo verbal no pretrito perfeito do indicativo e pelo pretrito imperfeito, sugerindo, respectivamente, uma ao passada e acabada para Hiago, e uma ao inacabada por parte dos outros (comecei a acreditar no que me diziam); pelos diticos temporais e verbo no pretrito perfeito do indicativo, enfatizando uma ao j resolvida para o blogueiro (Eu j cheguei a ter preconceito quando era criana); pela modalizao pragmtica (No me aceitava gay e menos ainda negro tanto que sol era algo que evitava, s pra ter que ficar com a pele bem clara), mostrando um julgamento do prprio Hiago, e pela modalidade pragmtica (Algumas vezes acabava sendo atacado quando algum dizia que queria ter a minha cor, e na resposta eu dizia que queria ser branco), expressando um desejo do blogueiro em ser branco.
Os verbos no pretrito perfeito, imperfeito e futuro do pretrito do indicativo

(comecei, era, cheguei, aceitava, evitava, queria, dizia, acabava) sinalizam que so situaes passadas, j resolvidas no momento vivido pelo blogueiro. Vale salientar que o ditico temporal (Hoje em dia) e a assertiva (me orgulho de ser assim) indexicalizam que a no aceitao em ser negro e gay parece resolvida. Estes ndices lingusticos

contextualizam

mobilizam

valores

da

ordem

de

indexicalidade

relativa

homoafetividade do homem negro. Identificamos tambm que h uma hierarquizao entre ser negro e ser gay, sendo que o primeira parecia mais problemtico para o blogueiro do que o segundo. O blogueiro paralelamente aciona os valores das matrizes e homoafetividade do negro e negao de ser negro. Notamos com isso uma estratificao de valores entre essas ordens de indexicalidade, em que ser negro seria pior do que ser gay (No me aceitava gay e menos ainda negro tanto que sol era algo que evitava, s pra ter que ficar com a pele bem clara). Essa negao de si mesmo mostraria o sofrimento da perspectiva reducionista e castradora de classificar o homem negro em termos de normalizaes cristalizadas que encontramos na sociedade e os efeitos semnticos de discursos hegemnicos materializados nos corpos. Parafraseando Butler (1998, p. 39), podemos dizer que este tipo de essencializao tambm um tipo de violncia. Por outro lado, ao mobilizar valores em escala pessoal das ordens de indexicalidade acerca da sexualidade exacerbada do homem negro heteronormativo e a sexualidade do negro homoafetivo, vemos trs movimentos de Hiago: o primeiro desnormaliza a sexualidade exarcebada como exclusiva do homem negro

heteronormativo; o segundo se apropria dos atos de fala performativos dessa sexualidade por um gay negro; e por ltimo, ele ratifica os atos de fala performativos de raa negra e sexualidade acentuada como algo pr-determinado para todos os membros da raa negra. O blogueiro, ao posicionar-se como negro, gay e cujo desempenho sexual acima da mdia e superior a outras raas (SILVA JUNIOR, 2011), como garoto de programa, e que por ser negro est apto a realizar fantasias sexuais que esto no imaginrio de outros homens, ele desconstri os atos performativos de valorizao do

negro, que focam apenas a heteronormatividade. Mas ao mesmo tempo, ele essencializa a sexualidade da raa negra, apagando, desta forma, as diversas possibilidades de ser quanto raa, sexualidade e gnero (SEDGWICK,1990/2008; SULLIVAN, 2003; BARNARD, 2004; MOITA LOPES, 2004). Ao essencializar esta sexualidade da raa negra, ele valoriza aqui os sentidos da ordem de indexicalidade relativos hipersexualidade da raa negra. Finalmente, nas diversas performances discursivas observadas, identificamos que o blogueiro mobiliza sentidos e valores em escala pessoal de vrias ordens de indexicalidade: o preconceito racial sofrido por negros, o preconceito entre negros, preconceitos, a ascenso socioeconmica como forma de reconhecimento,

sociabilidades da raa negra e da branca, sexualidade exacerbada do homem negro heteronormativo, a sexualidade do negro homoafetivo, a hiper-sexualidade da raa negra e a homoafetividade/sexualidade do homem negro. Ele se apropria de valores dessas ordens em escala genrica, por meio de Discursos e atos de fala performativos que permeiam a sociedade, e os precipita em suas mltiplas performances identitrias locais, indicando-nos, assim, como elas constituem os diferentes modos de agir do personagem que Hiago se tornou e como neste contexto micro, o blogueiro compreende os discursos globais de raa, sexualidade, gnero, etc, trazendo tambm hibridez e instabilidade ao que seria raa, gnero e sexualidade. 6. Consideraes Finais Este estudo nos mostra as possibilidades e as contribuies da internet como um espao de coexistncia de Discursos e atores; alm disto, ele indica como os atores da Modernidade Recente (GIDDENS,1991) podem refletir sobre si mesmo e reinventar-se.

Hiago ao longo do chat, deixa escapar [e] afugentar os fantasmas escondidos no armrio (MOITA LOPES, 2013, p.129), as experincias e os sofrimentos vivenciados. Embasados nas Teorias Queer, podemos dizer que h uma desconstruo da qualificao do homoafetivo negro como fraco, etc. e tambm da superioridade do negro heteronormativo quanto sexualidade, raa e gnero. Contudo, ao faz-lo, o participante ratifica tambm que todos os sujeitos sociais negros teriam uma hipersexualidade, colocando-a como pr-existentes ao discurso, uma viso questionada pelas Teorias Queer para qual somos constitudos pela linguagem. Tal perspectiva, como mencionamos ao longo desta investigao, aprisionaria os homens negros s performances discursivas de sexualidade acentuada, apagando, desta forma, outras possibilidades de agir ou performar a raa negra, gnero, sexualidade e situao econmica; esta essencializao, como qualquer outra constitui um tipo de violncia (BUTLER, 1998). Ao mobilizar sentidos e valores de algumas ordens de indexicalidade, identificamos que os Discursos da escala impessoal so indexicalizados e precipitados em contexto pessoal. Alm disto, so eles que orientam as performances identitrias de Hiago. Nessas performances, os valores dessas ordens so ora desconstrudos, como ocorrido com a sexualidade do negro homoafetivo ou ratificados como mostra a anlise quando Hiago mobiliza os sentidos da hiper-sexualidade da raa negra. Com isto, observamos a complexidade dos sujeitos sociais e de suas performances discursivas tambm em contexto digital, assim como as contradies que as cercam. Este artigo nos sinaliza que possvel aos homens negros homoafetivos performar e reinventar outras sexualidades, compreender e vivenciar outras formas de desejos sexuais (SEDGWICK, 1990/2008; MOITA LOPES, 2004), de raa e de gnero;

desconstruindo, assim, os atos de fala performativos que visam classific-los, tax-los e determin-los a apenas certos espaos e contextos. Referncias Bibliogrficas ARRIAZ, R et al. (2008). Intalados en la Cresta de la Web 2.0? Cinco autores en busca de la big.two.dot.zero. In: Sabada, I & Gordo, A. (orgs). Cultura Digital y Movimentos Sociales. Madri: Catarata. AUSTIN, J. L. (1962/1990). Quando dizer fazer. Palavras e ao. Trad. Danilo Marcondes. Porto Alegre: Artes Mdicas. BADINTER, E. (1993). XY. Sobre a identidade masculina. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. BARNARD, I. (2004). Queer race: cultural interventions in the racial politics of queer theory. New York: Peter Lang. BAUMAN, Z. (2008). Vida para consumo. Trad. de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. BLOMMAERT, J. (2006). Social Linguistics Scales. Working Papers Urban Language & Literacies. London. BLOMMERT, J; DONG, J. (2006). Etnographic Fieldwolk: a beginners guide. Bristol: Short Run Press. BRONCKART, J. P. (1999/2007). Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Traduo Anna Raquel Machado e Pricles Cunha. 2. ed. So Paulo: EDUC, BROWN, B, & YULE, G. (1986). Discourse analysis. Cambridge: Cambridge University Press. BUTLER, J. (1998). Fundamentos contingentes: O Feminismo e a Questo do PsModernismo. In: Cadernos Pagu 11, pp.11-42. _____. 2003 [1999]. Problemas de Gnero: Feminismo e Subverso da Identidade. Trad.:Aguiar, Renato. RJ: Civilizao Brasileira. _____. (2004).Performative acts and gender constitution: an essay in phenomenology and feminist theory. In: BIAL, H. (Org). The performance studies reader. New York.

CONNELL, R. W. (1996). Polticas de masculinidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Educao e Realidade 20 (2): p. 185 206 jul/dez. 1995. ______. (2000). The Men and the Boys. Berkeley: The University of California Press. DERRIDA, J. (1972/1988).Signature event context. Limited inc. evanston.

Northwestern University Press, pp 1-23. FABRCIO, B.F. (2013). A outridade lusfona em tempos de globalizao: identidade cultural como potencial semitico. In: MOITA LOPES, L.P.(Org). O portugus no sculo XXI: cenrio geopoltico e sociolingustico. So Paulo: Parbola, pp. 144-168. FOUCAULT, M. 2010 [2001]. Os Anormais. SP: Martins Fontes. FROSH, S.; PHOENIX, A; PATTMAN, R. (2002). Young Masculinities: understanding Boys in Contemporary Society. New York: Palgrave. GEE, J.(2004). Situated language and learning. A Critique of Traditional Schooling. New York: Routledge. GIDDENS, A. (1991). As consequncias da modernidade. So Paulo: Editora Unesp. GOFFMAN, E. (1979/1998). Footing. In: RIBEIRO, Branca Telles; GARCEZ, Pedro N. (Eds.). Sociolingustica interacional: antropologia, lingustica e sociologia em anlise do discurso. So Paulo: Loyola. 70-97. GUMPERZ, J. J.(1982). Discourse Strategies. Cambridge: Cambridge University Press, 1982. HALL, S. 2006. A Identidade Cultural na Ps-Modernidade. Traduo: Tomaz Tadeu da Silva e Guaracira Lopes Louro. 11 ed. Rio de Janeiro: DP&A. HENRIQUE, C.(2012) Reconstruo: uma abordagem scio-histrica sobre o racismo brasileira. Revista Urutgua. Maring. Abril/Mai/Jun/Jul 2007. Disponvel em: <http://www.urutagua.uem.br/012/12henrique.pdf>. HINES, C. (2000). Virtual ethnography. London: Sage Publications. ______. (2005).Virtual methods: issues in social research on the internet. Oxford: Berg Publishers.

HUTCHINSON, E.O. (1999). My Gay Problem, Your Black Problem. In: CABADO, D.W. Black Men On Race, Gender and Sexuality. New York: New York University Press, pp.303-305. LEVINSON, S.C. (2007). Pragmtica. Trad.Luiz Carlos Borges; Anbal Mari. So Paulo: Martins Fontes. LIMA, A.; CERQUEIRA, F. A. (2007). Identidade homossexual e negra em alagoinhas. In: Bagoas Estudos Gays: Gneros e Sexualidades, v. 1, n. 1, p. 269-286. LOURO, G.(2004). Um corpo estranho. Belo Horizonte: Autntica, 2004. MACDONALD, M. (2006). Alm da conta: a branqueza nos estudos esportivos e o conhecimento queer. In: CAUDEWELL, J. Sport, Sexualities and Queer/Theory. London/New York: Routledge. MELO, G.C.V.; MOITALOPES, L.P. (no prelo). As performances discursivoidentitrias de mulheres negras em uma comunidade para negros na Orkut. Delta: So Paulo. _____ (no prelo). A performance narrativa de uma blogueira: tornando-se preta em um segundo nascimento. MOITA LOPES, L.P. (2002). Identidades Fragmentadas: A Construo Discursiva de Raa, Gnero e Sexualidade em Sala de Aula. Campinas: Mercado de Letras. _____. (2004). Discursos sobre gays em uma sala de aula no Rio de Janeiro: possvel queer os contextos de letramento escolar? In: A questo social no novo milnio. Anais do VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Cincias Sociais. Coimbra. _____. 2006. Por uma Lingustica Aplicada Interdisciplinar. SP: Parbola. _____. (2013). Em Meio multido e seus desejos na web 2.0. In: SOUZA, E.M; LA GUARDIA, A; MARTINS, A.B. Figuraes do ntimo. Belo Horizonte: Autntica. _____ (2013). Como e por que teorizar o portugus: recurso comunicativo em sociedades porosas e em tempos hbridos de globalizao cultural. In: MOITA LOPES, L.P.(Org). O portugus no sculo XXI: cenrio geopoltico e sociolingustico. So Paulo: Parbola, pp. 101-168-119. MUNANGA, K. (1986). Negritude usos e sentidos. So Paulo: tica, 1986.

Ochs, E. (1992). Indexing gender in rethinking context: language as an interactive phenomenon, ed. by A. Duranti & C. Goodwin. Cambridge: Cambridge University Press, pp.335-358. PARREIRAS, C. (2009). Fora do Armrio... Dentro da Tela: Notas Sobre Avatares, Homossexualidades e Erotismo a Partir de Uma Comunidade Virtual. In: Diaz-Benitez, M.E.; FIGARD,C.E. Sexualidades Dissidentes. Rio de Janeiro: Garamond. PENNYCOOK, A.(2006). Uma lingustica aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma lingustica aplicada interdisciplinar. So Paulo: Parbola, p. 6784. RAMPTON, B. (2006). Late modern language, interaction and schooling. In: RAMPTON, B. Language in late modernity: interaction in an urban school. Cambridge: Cambridge Press, 2006. ROCHA, L.L. (2013). Teoria queer e a sala de aula de ingls na escola pblica: performatividade, indexicalidade e estilizao. [Tese de doutorado]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras. RUTTER, J.; SMITH, G. (2005). Ethnografic Presence in Nebulous Settings: A Case Study. In: Hine. C. Virtual methods: Issues in Social Research on the Internet. Oxford: Berg Publishers, p. 81- 92. SANTOS, M. (2000). Por uma outra globalizao. Rio de Janeiro: Record. SEDGWICK, E.K. (1990/2008). Epistemology of the Closet. Londres: Penguin. SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M.C. (2010). Lngua, linguagem e mediao tecnolgica. In: Trabalhos em Lingustica Aplicada: Campinas, 2010, p. 410-440. SILVA JUNIOR, P. M. (2011). A Construo Social das Masculinidades no Ambiente Escolar: Uma Viso de Masculinidades Possveis nas Periferias Urbanas. In: Revista Cientfica Sensus: Pedagogia. n.2, jul/dez, pp.47-59. SIMES ET AL.(2010). Jeitos de Corpo: Cor/Raa, Genero, Sexualidade e Sociabilidade Juvenil no Centro de So Paulo. Cadernos Pagu, Julho-Dezembro, pp. 37-78. SILVERSTEIN, M. (2003). Indexical order and the dialectics of sociolinguistic life. In Language & Communication, 23, pp.193-229

SOMMERVILLE, S.B. (2000). Queering the color line. Race and the inventions of homosexuality in america culture. Durham: Duke University. SULLIVAN, N.(2003). Queer Race. A critical introduction to queer theory. New York: New York University Press, 2003. TANNEN, D.(1984/2005). Conversational Style: analyzing talk among friends. New York: Oxford University Press. WILCHINS, R. 2004. Queer Theory, Gender Theory: An Instant Primer. Los Angeles: Alyson books.

You might also like