You are on page 1of 3

O que engenharia Gentica? de um determinado organismo, geralmente de forma artificial.

. Esta manipulao envolve duplicao, transferncia e isolamento de genes, com o objetivo de produzir organismos geneticamente melhorados para desempenharem melhor suas funes e produzir substncias teis ao homem.
um conjunto de tcnicas que envolvem a manipulao de genes

2-) O que so enzimas de restrio na tecnologia do DNA?


so enzimas que cortam a molcula de DNA atravs do reconhecimento de seqncias nucleotdicas especficas e tambm podem ser chamadas como endonucleases de restrio. 3-) Projeto Genoma: Qual o principal objetivo do projeto Genoma e qual a funo da eletroforese? de desvendar o cdigo gentico de um organismo (podendo ser animal, vegetal, de fungos, bactrias ou de um vrus) atravs do seu mapeamento. Um destes projetos considerado como marco o Projeto Genoma Humano que j est tendo um impacto na pesquisa de diversas reas das cincias humanas, como potencial de lanar diversos desenvolvimentos cientficos e comerciais.

A eletroforese a migrao de uma molcula carregada sob a influncia de um campo eltrico. A mobilidade eletrofortica
dada por: = Onde: A mobilidade eletrofortica () a razo entre a velocidade(v) da macromolcula e o potencial eltrico(E) que move a macromolcula ou a razo entre a carga lquida(Z) e o coeficiente de atrito(f). Os suportes para eletroforese comumente empregados so os gis de poliacrilamida para protenas e agarose para os cidos nuclicos, em virtude de estes polmeros funcionarem como uma peneira molecular, ou seja, separar as espcies em funo de sua massa e tamanho molecular, respectivamente, inibe a propagao do calor em virtude do atrito causado pela migrao e pela aplicao do campo eltrico. 4-) O que plasmdio? Como se obtm um plasmdio e qual a sua utilidade em engenharia Gentica? v/E = Z/f

so molculas circulares duplas de DNA capazes de se reproduzir independentemente do DNA cromossmico. Ocorrem geralmente em bactrias e por vezes tambm em organismos eucariticos unicelulares (ex: o anel de 2micra em Saccharomyces cerevisiae) e clulas de eucariotas superiores. O seu tamanho varia entre poucos milhares a mais de cem mil pares de bases. Existem entre uma, para grandes plasmdeos, at vrias dezenas de cpias de um mesmo plasmdeo numa nica clula. A replicao do DNA plasmdico feita pela mesma maquinaria celular que realiza a replicao do DNA cromossmico, mesma velocidade ou a uma velocidade superior (o que provoca um nmero elevado de cpias do plasmdeo na clula). Os plasmdeos replicam-se de forma independente do DNA cromossmico mas a sua replicao d-se a cada diviso celular de forma a conservar pelo menos uma cpia em cada clula-filha. 5-) Fabricao de produtos Farmacuticos: Como feita a produo de insulina por engenharia gentica ? Qual a importncia da Echerichia coli? A insulina feita industrialmente um medicamento essencial no tratamento da diabetes, e a mesma denominada como insulina artificial.O processo de fabricao e industrializao da insulina constituido por diversas etapas. Sendo que os produtos base utilizados na produo da insulina so clulas de microrganismos que passam por um

processo de modificao por engenharia gentica, ou clulas de mamferos. Guia de processo utilizado na produo de insulina: O pncreas do mamfero (geralmente porcos ou bois) passam por um processo de congelamento, aps ser congelado o pncreas modo e em seguida adicionada a uma soluo alcolica que auxilia na extrao da insulina; A partir de ento a mistura obtida atravs do pncreas modo misturado a soluo alcolica passa por vrias etapas de filtrao e tambm de evaporao do lcool; Com o resultado obtido atravs da etapa final da filtrao e da evaporao do lcool adiconado sal, e nesta etapa a insulina precipitada; Ao ficar com o aspecto cristalizado, ocorrer a reao catalisada por enzimas que a partir de ento ocorrer a transformao da insulina humana; Aps transformar-se em insulina humana, iniciado o processo de purificao, que feito para eliminar protenas contaminantes, sendo que este processo ocorre por meio de colunas cromatogrficas; Aps ser purificada, a insulina passa por um processo de cristalizao, no mesmo feito tendo por meio o uso do zinco; Os cristais de insulina obtidos atravs de todo este processo so dissolvidos e utilizados na preparao de medicamentos.

Esses medicamentos contendo em sua composio a insulina, geralmente podem ter ao rpida ou ao lenta. A maneira na qual a insulina utilizada influenciar no tipo de reao. Isso ocorre devidos os pacientes diabticos possurem necessidades diferentes.

A Escherichia coli muito usada para a produo de insulina, uma vez que feito o isolamento do RNA mensageiro do gene que codifica a insulina, obtendo o DNA complementar e inserindo-o no plasmdeo e o mesmo introjetado na bactria. Essa espcie de bactria tem ainda a vantagem de produzir alta quantidade de protenas, e estas so extradas e purificadas para serem administradas em pacientes diabticos.

6-) Organismos Transgnicos: A sua aplicao nos animais e vegetais?


so organismos que, mediante tcnicas de engenharia gentica, contm materiais genticos de outros organismos. A gerao de transgnicos visa organismos com caractersticas novas ou melhoradas relativamente ao organismo original. Resultados na rea de transgenia j so alcanados desde a dcada de 1970, na qual foi desenvolvida a tcnica do DNA recombinante. A manipulao gentica combina caractersticas de um ou mais organismos de uma forma que provavelmente no aconteceria na natureza. Por exemplo, podem ser combinados os DNAs de organismos que no se cruzariam por mtodos naturais. A aplicao mais imediata dos organismos transgnicos e dos organismos geneticamente modificados em geral a sua utilizao em investigao cientfica. A expresso de um determinado gene de um organismo num outro pode facilitar a compreenso da funo desse mesmo gene. No caso das plantas, por exemplo, espcies com um reduzido ciclo de vida podem ser utilizadas como "hospedeiras" para a insero de um gene de uma planta com um ciclo de vida mais longo. Estas plantas transgnicas podero depois ser utilizadas para estudar a funo do gene de interesse mas num espao de tempo muito mais curto. Este tipo de abordagem tambm usado no caso de animais, sendo a Drosophila melanogaster (mosca da fruta) um dos principais organismos modelos.

Em outros casos, a utilizao de transgnicos uma abordagem para a produo de determinados compostos de interesse comrcio, medicina ou agronmico, por exemplo. O primeiro caso pblico foi a utilizao da bactria Escherichia coli, que foi modificada de modo a produzir insulina humana no final da dcada de 1970.

You might also like