You are on page 1of 12

A memria

Em alguns casos, a unidade usada para determinar o tamanho da memria dos computadores foi multiplicada por mil, de kilobyte para megabyte. Isso no significou apenas uma grande diferena de capacidade, mas tambm uma melhora das caractersticas desse componente vital. A velocidade das memrias atualmente empregadas, que supera amplamente a de seus antecessores, continua sendo, no entanto, um autntico empecilho para o aumento da velocidade dos microprocessadores.
A memria um componente eletrnico do computador que pode receber, armazenar e fornecer informao. Ela formada por grande quantidade de clulas que atuam como diminutos condensadores capazes de reter as cargas eltricas recebidas e de indicar, graas a elas, cada bit de informao. Em geral, quando se fala de memria est se fazendo referncia memria RAM (Random Access Memory, memria de acesso aleatrio), que constitui a zona de trabalho do microprocessador. Todos os programas e dados manejados pelo processador ficam temporariamente armazenados nessa memria, capaz de acessar de modo rpido e aleatrio, e de conservar, qualquer dado. H um grande nmero de modalidades de memria RAM e diversas outras variedades de memria dotadas de caractersticas especiais que lhes permitem cumprir determinadas funes no PC. Atualmente, a maioria de componentes e perifricos incorpora algum tipo de memria. Na verdade, essa afirmao pode ser estendida a qualquer equipamento que conte com uma quantidade mnima de eletrnica para ajudar em seu funcionamento, como por exemplo os televisores, as lavadoras e os automveis mais modernos.

Unidades de medida

A caracterizao da memria como dispositivo de armazenamento costuma provocar muitas confuses. No ocorre o mesmo quando se faz meno ao disco rgido como um sistema de memria. Isso se deve ao fato de que a memria e os dispositivos de armazenamento como o disco rgido, o CD-ROM etc. empregam as mesmas unidades de medida e cumprem funes de armazenamento de dados.

Para evitar a confuso, pode-se recorrer a uma imagem: o computador seria como um pequeno escritrio no qual um arquivo e uma biblioteca de referncia armazenam grande quantidade de informao durante todo o tempo, permitindo que o usurio possa fazer consultas sempre que julgar conveniente. Essa mesma funo, no caso do computador, compete ao disco rgido. Por outro lado, todos os papis que poderiam ser encontrados sobre a mesa de trabalho equivaleriam informao armazenada pela memria RAM, que contm tudo o que necessrio para tornar possvel o trabalho, embora com um volume de dados mais limitado que o do disco rgido (o arquivo e a biblioteca) e com uma velocidade de consulta muito mais alta. A unidade bsica de informao gerenciada por um computador 1 bit (b), que s pode ter dois valores, 0 ou 1. Em combinao, vrios bits podem criar nmeros em formato binrio. A unio de 8 bits denominada byte (B). Em modo

decimal, um byte converte-se em um nmero com valor entre 0 e 255. importante lembrar a diferena entre bit e byte, j que alguns perifricos tm a capacidade de armazenamento indicada em Kb (Kilobits) ou em Mb (Megabits), enquanto em outros ela dada em KB (Kilobytes) ou em MB (Megabytes). Obviamente, a capacidade do dispositivo varia, de modo significativo, quando se usa uma ou outra medida (1 MB, ou 1.048.576 bytes, equivale a 8 Mb ou 8.000.000 bits). Os prefixos kilo, mega e giga indicam fatores de 1 .000, 1 .000.000 e 1.000.000.000 quando utilizados para bits. Para bytes seu significado muda para fatores equivalentes a 1.024, 1.048.576 e 1.073.741.824.

Tipos de memria
No interior da unidade central de um PC h vrios tipos de memria que permitem o funcionamento normal do sistema. Elas podem ser divididas em trs classes: memrias ROM, DRAM e SRAM. Cada classe subdivide-se, por sua vez, em subclasses. A caracterstica fundamental da memria ROM (Read Only Memory, memria somente de leitura) sua capacidade de armazenar de forma permanente a informao, sem exigir para isso qualquer tipo de alimentao eltrica. Todos os PCs incorporam uma pequena quantidade de memria ROM, que contm o software de iniciao do sistema e as rotinas bsicas de entrada e sada (BIOS).

Slots para mdulos de Memria DIMM na placa-me

Hoje em dia no se empregam memrias do tipo ROM tradicional. Em vez delas se utilizam as do tipo EEPROM (Electrically Erasable Programmable ROM, ou seja, ROM eletricamente apagvel e programvel), muito mais prticas para os fabricantes de placas-me porque, mediante um processo especial, possvel alterar ou regravar a informao nelas contidas e, dessa forma, atualizar com facilidade os programas e rotinas de iniciao sem manipular o chip de memria ou a placa-me, como acontecia com a ROM clssica. A DRAM (Dinamic RAM, RAM dinmica) o tipo de memria mais empregado atualmente na maioria dos PCs. Sua principal vantagem a alta densidade de armazenamento, que permite a alocao de grande quantidade de bits em chips de memria de reduzidas dimenses. Graas a isso, elas tm preo muito baixo, que possibilita a incorporao de grandes quantidades de memria principal num PC. Nas memrias DRAM, as clulas que armazenam a informao trabalham como diminutos acumuladores que retm a carga dos bits que circulam pelos barramentos. A carga armazenada em cada clula se consome com rapidez e, por isso, necessrio refrescar ou recarregar seu contedo de modo constante, para evitar a perda dos dados armazenados. Esse o principal inconveniente da DRAM. Seu funcionamento dinmico obriga o processador a fazer pausas contnuas para acessar todas as posies de memria, com o objetivo de refrescar o contedo das clulas. Cada ciclo de refrescamento emprega vrios ciclos do processador. Por esse motivo, nos processadores mais antigos o refrescamento da memria podia chegar a consumir cerca de 10% do tempo total do processador. Com os processadores Pentium II e superiores, esse valor diminuiu para at aproximadamente 1%.

Velocidade e freqncia

A velocidade dos processadores ou dos barramentos de dados reflete-se em sua freqncia de funcionamento. As memrias tm sua velocidade expressa em nanossegundos (ns), magnitude que representa a bilionsima parte de um segundo. Para se ter uma idia do que isso significa, tome-se como referncia a velocidade da luz no vcuo, de aproximadamente 300 mil quilmetros por segundo. Em um nanossegundo, um raio de luz percorre apenas cerca de 29,98 cm. Para comparar a velocidade da memria (tempo gasto em cada ciclo) com a freqncia de relgio (nmero de ciclos que podem ser executados por segundo) preciso fazer um pequeno clculo: dividir 1 segundo pela freqncia. Ainda nesta seo podem ser verificados os resultados da relao existente entre MHz e ns. Como se pode observar, quando se aumenta a freqncia de relgio o tempo gasto por ciclo diminui. A freqncia do microprocessador no determina a velocidade que a memria deve suportar. Por exemplo, um microprocessador Pentium de 200 MHz no precisa utilizar memria to rpida como os 5 ns indicados na tabela da segunda pgina deste captulo. Nesse caso, o fato de a memria DRAM conectar-se com o barramento do sistema a 66 MHz estabelece a velocidade mnima da memria em 15 ns para, desse modo, evitar tempos de espera. Calcular a velocidade tima da memria, adequada para uma determinada freqncia de comunicao, no to fcil como pode fazer supor o exemplo. O processo por meio do qual a memria transfere um dado divide-se basicamente em duas fases. Na primeira, a posio da memria localizada, fornecendo assim as coordenadas dentro da grade em que se dispem as clulas de informao, para, em seguida, transferir a informao. O tempo consumido durante a preparao inicial necessria para localizar o endereo de memria conhecido como latncia. O tempo real de acesso memria o resultado da soma da latncia com o tempo por ciclo. Por exemplo: se um mdulo de memria indicar um tempo de acesso de 60 nanossegundos, isso significa que se est falando de uma latncia de aproximadamente 25 ns e de um tempo por ciclo de cerca de 35 ns.

Os mdulos DIMM que podem trabalhar com o barramento do sistema a 100 MHz so identificveis pela inscrio PC100 que aparece em cada um de seus chips.

O aumento de freqncia dos barramentos de dados e dos microprocessador es favoreceu o contnuo surgimento de memrias RAM que se utilizam de tcnicas diferentes para conseguir acessos de memria muito mais rpidos. O quadro "Todas as Memrias", publicado no final deste texto, mostra uma relao completa das diferentes classes de memria existentes no mercado. Alm disso, indica as caractersticas principais de cada uma delas. A velocidade de acesso memria constitui no momento atual um importante gargalo, responsvel em grande parte pela conteno no processo de constante aumento de desempenho dos PCs.

Diferentes tipos de mdulos SIMM de 72 contatos

A memria cache
A memria SRAM muito mais rpida do que qualquer das demais modalidades de memria DRAM. Diferentemente do que ocorre com todas as memrias de tipo dinmico, a DRAM, a de tipo esttico, no precisa do contnuo refrescamento de seu contedo para evitar a perda de dados. Essa caracterstica, juntamente com outras particularidades tcnicas, faz com que a

memria cache seja muito rpida, chegando a alcanar tempos de acesso inferiores a 2 nanossegundos. Em vez dos diminutos acumuladores caractersticos das memrias DRAM, as memrias SRAM contam com um grupo de seis transistores para o armazenamento de cada bit. Em conseqncia, ocorre uma drstica reduo no tempo de acesso, pois se evitam os atrasos criados pelos processos de carga e descarga eltrica em cada acumulador. A presena de transstores melhora o rendimento das memrias estticas mas implica uma renncia alta densidade de armazenamento, tpica das memrias DRAM. O resultado um considervel aumento no tamanho fsico nos mdulos de memria SRAM e, tambm, em seu custo de produo, o que impossibilita us-la como memria principal. Um dos avanos mais importantes introduzidos nos computadores pessoais o aproveitamento das caractersticas da SRAM para faz-la operar como memria cache, tambm conhecida como memria intermediria. A memria cache de primeiro nvel (L1) situa-se fisicamente dentro do microprocessador para funcionar como ponte entre ele e a memria principal. Todos os dados transferidos entre a memria RAM e o processador passam pela cache, onde eles se mantm durante alguns ciclos de relgio. Em muitas das operaes que efetua, o processador precisa acessar repetidas vezes dados que foram processados poucos ciclos antes. Graas cache, ele pode acessar novamente essa informao que a SRAM mantm armazenada, evitando os tempos de espera inevitveis num acesso memria RAM. Para melhorar ainda mais o desempenho da cache do processador, os PCs possuem uma cache de segundo nvel (L2), com velocidade inferior da cache de primeiro nvel mas de muito mais capacidade. Desse modo, aumentam as possibilidades de se conseguir um melhor grau de aproveitamento da informao armazenada nas memrias cache. Ao tentar ler um dado a partir da memria RAM, o PC tratar de localiz-lo, em primeiro lugar, na cache de primeiro nvel. Na hiptese de no o encontrar ali, far a mesma operao com a cache de segundo nvel, onde as probabilidades de encontr-lo so maiores. A cache de segundo nvel trabalha com tempos de acesso superiores aos da cache de primeiro nvel e, pelo fato de no estar integrada dentro do processador, no pode se comunicar com a mesma freqncia de relgio. Nos computadores equipados com microprocessadores Pentium, a cache L2 est situada na placa-me e conecta-se com o processador freqncia do barramento do sistema. J os processadores Pentium PRO tm a cache L2 integrada em seu interior, para permitir que ela trabalhe mesma freqncia de relgio. Desse modo, o desempenho deles foi incrementado, mas custa de um aumento excessivo de seu preo. Os criadores do Pentium II introduziram uma mudana nesse sentido, ao retirar a cache de segundo nvel da placa-me e situ-la dentro do cartucho do processador. Diferentemente do que ocorre com o Pentium PRO, nos Pentium II e III a cache L2 no se situa dentro do microprocessador; fica num mesmo mdulo que inclui um barramento de dados especial entre ambos. Em conseqncia, os processadores da famlia Pentium II e III comunicam o processador e a cache de segundo nvel metade da freqncia interna do processador. Os modelos Celeron constituem uma exceo, porque no possuem cache de segundo nvel; por sua vez, os modelos Xeon conseguem uma freqncia de comunicao entre o processador e a cache L2 igual freqncia interna do processador. Os processadores Pentium III do tipo "E", conhecidos como "coppermine", tambm tm incorporada uma memria cache que funciona mesma freqncia da CPU; no entanto, diversamente dos modelos anteriores do Pentium III, seu tamanho se reduz a 256 KB. O tamanho das memrias cache habitualmente no muito grande. Na de primeiro nvel, por exemplo, de somente 16 ou 32 KB nos diversos microprocessadores dos Pentium, Pentium II e Pentium III, aumentando na de segundo nvel at 256, 512 ou 1.024 KB. Um tamanho excessivo da cache pode chegar a ser contraproducente para o desempenho de um sistema.

No caso de um PC de uso domstico ou equipado para tarefas multimdia, uma cache de segundo nvel muito grande faria com que o sistema gastasse um tempo desnecessrio em verificar se a informao de que necessita est dentro da cache. Isso acontece porque, ao executar aplicativos diferentes e programas muito grandes, o microprocessador necessita continuamente de informao que no acessou anteriormente, o que reduz a eficincia da memria cache. Em contrapartida, os computadores que efetuam tarefas muito concretas e repetitivas, como muitas vezes ocorre com os servidores de rede, fazem um uso muito mais intensivo da cache. Em conseqncia, os microprocessadores para esses equipamentos melhoram seu desempenho com memrias cache de maior tamanho. O chipset da placa-me controla a cache de segundo nvel. Como curiosidade, vale citar que os chipsets da lntel para os processadores da famlia Pentium tm a limitao de no poder empregar a memria cache de segundo nvel com os endereos de memria acima dos primeiros 64 MB.

IMPORTANTE Para constatar as vantagens trazidas pela cache de segundo nvel basta comparar os diversos processadores da famlia Pentium II da Isso faz com que, quando se amplia um PC acima dessa quantidade de Intel. O memria, diminua a velocidade de acesso informao ali contida. Superar os modelo 64 MB de memria em computadores equipados com chip-sets HX, VX ou TX s Celeron no recomendvel em determinados casos. Ao iniciar, os sistemas operacionais tem cache L2 como o Windows utilizam boa parte dos primeiros endereos de memria e e fazem uso intensivo de toda a memria que encontram no sistema. claramente o mais lento; os Pentium II Num PC com 128 MB de memria que no pudesse empregar a cache com 64 com MB, o sistema poderia perder velocidade, de modo indesejado, ao colocar informao nesse espao. Com toda probabilidade seria possvel conseguir um barramento de 66 e 100 melhor desempenho extraindo-se do PC a memria que excedesse os 64 MB. MHz o melhoram com uma cache de 512 KB; e a gama Xeon Incorpora memrias cache multo mais rpidas e de menor tamanho.

Memria fsica
A memria principal constituda por mdulos que ficam inseridos em slots de expanso integrados na placame. Um mdulo no mais do que uma pequena placa de circuito impresso que agrupa vrios chips de memria, para facilitar a instalao desta. Nos primeiros PCs era possvel ampli-la conectando os chips individuais de memria, ou DIPs (Dual Inline Package, cpsula dupla em linha) nos soquetes livres da placa-me. Esse mtodo freqentemente provocava a avaria dos DIPs durante a instalao, porque os pinos se dobravam. Os primeiros mdulos de memria eram SIMMS de 30 contatos, que se empregavam com microprocessadores anteriores aos 80486 da Intel. Os processadores Pentium II popularizaram e ampliaram os mdulos SIMM de 72 contatos.

Alm da placa-me, todos os componentes incorporam certa quantidade de memria. As placas grficas e os aceleradores 3-D constituem um bom exemplo disso.

Esses mdulos de memria permitem o armazenamento de 32 bits por ciclo e, portanto, devem ser instalados em pares para trabalhar com processadores com barramento externo de 64 bits, como acontece com todos os Pentium. Os Pentium II e Pentium III possuem slots para mdulos de memria de 168 pinos e 64 bits, que, basicamente, so dois mdulos SIMM de 32 bits integrados em um.

Os mdulos podem possuir diferentes tipos de memria. Os SIMMS de 72 contatos geralmente contm chips de memria DRAM (70 a 1 10 ns) e EDO RAM (40 a 60 ns). As altas freqncias de trabalho dos Pentium II e Pentium III exigem memrias de maior velocidade. Assim, os mdulos DIMM costumam ter chips de memria SDRAM (7 a 11 ns), que melhoram notavelmente seu desempenho.

TODAS AS MEMRIAS RAM Random Access Memory, memria de acesso aleatrio Memria primria de um computador, na qual se pode escrever ou ler informao em qualquer instante. Tecnologia que permite memria DRAM encurtar o caminho de transferncia de dados entre a memria e a CPU. Tipo de memria EDO RAM que melhora sua velocidade por poder acessar sem latncia endereos contguos de memria. O sistema mais comum de memria em PCs. Pode manter um dado durante um curto perodo de tempo, razo por que exige refrescamento contnuo. mais barata que a memria esttica, e de acesso mais lento.

EDO RAM

Extended Data Out Random Access Memory,memria de acesso aleatrio com sada de dados estendida Burst EDO Random Access Memory, memria de acesso aleatrio com sada de dados estendida e acesso Burst Dinamic Random Access Memory, memria dinmica de acesso aleatrio

BEDO RAM

DRAM

SDRAM

Synchronous Dinamic Random Access Memory, memria dinmica de acesso aleatrio sncrono Fast Page Mode Dinamic Random Acess Memory, memria dinmica de paginao de acesso aleatrio Rambus DRAM, memria dinmica de acesso aleatrio para tecnologia Rambus

Tecnologia DRAM que usa um relgio para sincronizar a entrada e a sada de dados na memria de um chip. Esse relgio sincronizado com o da CPU. Tecnologia de memria que melhora o desempenho da memria DRAM acessando os endereos mediante mudanas de pgina. Memria DRAM de alta velocidade desenvolvida para funcionar com futuras geraes de processadores com velocidades de 1 GB/s. Memria RAM muito rpida, que no exige processo de refrescamento. multo cara e, por esse motivo, pouco utilizada.

FPM DRAM

RDRAM

SRAM

Static Random Access Memory, memria esttica de acesso aleatrio

ROM

Read 0nly Memory, memria somente de leitura

Memria que permite um nmero indeterminado de leituras mas que no pode ser modificada (por no permitir a escrita de dados). Memria que permite uma nica programao. Umavez concluda esta, a memria PROM equivale a uma memria ROM. Memria ROM que o usurio pode reprogramar eletronicamente com um programador PROM. Para apag-la deve-se exp-la a raios ultravioleta.

PROM

Programmable Read 0nly Memory, memria programvel somente de leitura

EPROM

Erasable Programmable Read 0nly Memory, memria somente de leitura programvel e apagvel

EEPROM

Electrically Erasable PROM, somente de leitura eletricamente programvel e apagvel

Evoluo das memrias EPROM. possvel alterar seu contedo mediante sinais eltricos, sem necessidade de programadores ou apagadores.

retorna ao menu orincipal

You might also like