You are on page 1of 22

6.

Tratamento e disposio final do lixo


H vrias maneiras erradas de disposio final do lixo sendo praticadas pelas cidades brasileiras:

Elas refletem o desconhecimento dos aspectos sanitrios e ambientais envolvidos, o despreparo tcnico e a falta de recursos econmicos da maioria dos Municpios para enfrentar o problema. O que se faz, nestes casos, dar sumio logo no lixo, se possvel, escondendo-o da vista da populao. Formas de tratamento e disposio final de lixo urbano A destinao ou disposio final, como o prprio nome sugere, a ltima fase de um sistema de limpeza urbana. Geralmente esta operao efetuada imediatamente aps a coleta. Em alguns casos, entretanto, antes de ser disposto o lixo processado, isto , sofre algum tipo de beneficiamento, visando melhores resultados econmicos, sanitrios e/ou ambientais. Quando o processamento tem por objetivo fundamental a diminuio dos inconvenientes sanitrios ao homem e ao meio ambiente, diz-se ento que o lixo foi submetido a um tratamento. Vrias so as formas de processamento e disposio final aplicveis ao lixo urbano. Na maioria das vezes, ocorrem associadas. As mais conhecidas so: - Compactao: Trata-se de um processamento que reduz o volume inicial de lixo de 1/3 a 1/5, favorecendo o seu posterior transporte e disposio final. Isto pode se dar nas estaes de transferencia, conforme j comentado.

46

- Triturao: Consiste na reduo da granulometria dos resduos atravs de emprego de moinhos trituradores, objetivando diminuir o seu volume e favorecer o seu tratamento e/ou disposio final. - Incinerao: Este processo visa a queima controlada do lixo em fornos projetados para transformar totalmente os resduos em material inerte, propiciando tambm uma reduo de volume e de peso. Do ponto de vista sanitrio excelente. A desvantagem fica por conta dos altos custos de instalao e operao, alm dos riscos de poluio atmosfrica, quando o equipamento no for adequadamente projetado e/ou operado.

- Aterro (sanitrio e controlado): A rigor, o nico mtodo de disposio final propriamente dito. Consiste basicamente em: a) compactao dos resduos em camadas sobre o solo, empregando-se, por exemplo, um trator de esteira; b) o seu recobrimento com uma camada de terra ou outro material inerte; c) adoo de procedimentos para proteo do meio ambiente.

- Compostagem: Trata-se de mtodo para decomposio do material orgnico existente no lixo, sob condies adequadas, de forma a se obter um composto orgnico para utilizao na agricultura. 47

Apesar de ser considerado um mtodo de tratamento, a compostagem tambm pode ser entendida como um processo de destinao do material orgnico presente no lixo. Isto porque possibilita enorme reduo da quantidade de material a ser disposto no aterro sanitrio (somente o que for rejeitado no processamento). - Reciclagem: A reciclagem dos materiais recuperveis no lixo urbano tem cada vez maior aceitao no mundo. As vantagens econmicas, sociais, sanitrias e ambientais sobre os outros mtodos so evidentes.

Este processo constitui importante forma de recuperao energtica, especialmente quando associado a um sistema de compostagem. Apenas alguns componentes do lixo urbano no podem ser reaproveitados. o caso de louas, pedras e restos de aparelhos sanitrios, que at o momento, pelo menos, no tem nenhum aproveitamento econmico. Outros so considerados resduos perigosos, como restos de tinta e pilhas, por exemplo, e devem ser separados para evitar a contaminao do composto. Dependendo das caractersticas regionais, a reciclagem pode representar um fator importante de reduo de custos dentro do sistema de limpeza urbana. Escolha do sistema adequado A deciso sobre o sistema de disposio do lixo a ser adotado para uma certa cidade ou regio dever ser precedida de uma avaliao criteriosa das alternativas disponveis. A escolha depender do contexto em que se situe o poder de deciso. Trocando em midos: se for considerada apenas como o problema de um setor com oramento limitado, est claro que a Administrao buscar a soluo mais econmica. Esta, quase sempre, ser o aterro controlado ou sanitrio, desde que exista rea adequada e disponvel. Se o problema for submetido tica mais ampla, devero ser considerados, ao lado dos custos financeiros, benefcios tais como: preservao do meio ambiente; melhoria das condies sanitrias e dos aspectos sociais envolvidos; economia de divisas com a recuperao de materiais (muitos dos quais fabricados com matria-prima Importada); desenvolvimento da agricultura atravs do recondicionamento de solos, com aplicao de composto orgnico; gerao de energia atravs de componentes combustveis encontrados no lixo.

Aterro controlado e aterro sanitrio


O aterro controlado e o sanitrio so mtodos de disposio final de lixo no solo que podem ser amplamente empregados. A tcnica consiste na utilizao de princpios de engenharia para:

48

Mesmo as instalaes de reciclagem, incinerao e compostagem precisam de um local onde sejam descartados, de forma apropriada, as sobras e os refugos provenientes do processamento do lixo. Neste caso, o aterro pode servir tambm como alternativa em situaes de emergncia motivadas por interrupes eventuais da instalao industrial. Os maiores problemas para a implantao de aterros so: - a possibilidade de se poluir o solo e cursos de gua superficiais ou subterrneos; - a necessidade de superviso constante de modo a garantir a manuteno das mnimas condies ambientais e de salubridade; - a gerao de gases a partir da decomposio do lixo aterrado; - a necessidade de terrenos disponveis para a instalao do aterro prximos aos locais de produo do lixo, j que o custo de transporte muito elevado na limpeza urbana em virtude do baixo peso especfico do lixo; - a resistncia dos moradores nas cercanias do aterro que, muitas vezes, por no serem ouvidos e devidamente esclarecidos quanto ao problema, acabam por criar impasses desgastantes para a Administrao Municipal.

49

Escolha do local para o aterro sanitrio Para analisar cada um dos terrenos disponveis e preciso considerar os seguintes aspectos: Propriedade - Se a rea do Governo, no h necessidade de desapropri-la ou negociar sua aquisio, arrendamento, etc. Em certas situaes, a utilizao de uma rea particular pode representar uma opo interessante, como nos casos em que o rgo da limpeza urbana e o proprietrio fazem um contrato para aterramento da rea mediante a cesso, ao termino do contrato, de parte do terreno recuperado. Tamanho da rea - O stio selecionado para a instalao do aterro dever ser suficiente para utilizao por um perodo de tempo que justifique os investimentos, sendo usual admitir-se um mnimo de cinco anos. Algumas vezes, porm, justifica-se a utilizao de reas com menores capacidades. Localizao - Quanto a este fator, a melhor rea e aquela que: - est prxima da zona de coleta (no mximo 30 km para ida e volta); - apresenta vias de acesso em boas condies de trfego para os caminhes, inclusive em pocas de chuvas, com o minimo de aclives, pontes estreitas e outros inconvenientes; - est afastada de aeroportos ou de corredores de aproximao de aeronaves, j que o lixo atrai urubus, por exemplo, que podem provocar acidentes areos; - est afastada no mnimo 2 km de zonas residenciais adensadas para evitar incmodos ao bem-estar e a sade dos moradores; - servida por redes de telefones, energia eltrica, gua, transportes e outros servios, o que facilitara enormemente as operaes de aterro; - est afastada de cursos de gua, nascentes e poos artesianos, em virtude da possibilidade de contaminao das guas; - apresenta jazidas acessveis de material para cobertura do lixo, par a revestimento de pistas de acesso e impermeabilizao do solo; - apresenta posicionamento adequado em relao a ventos dominantes.

50

Caractersticas topogrficas - Devem ser escolhidas reas que facilitem o aterro e que naturalmente favoream a proteo a vida e ao meio ambiente. So geralmente recomendadas reas tais como: - terrenos localizados em depresses naturais secas; - minas abandonadas; - jazidas de argila ou saibro j exploradas. Tipo de solo - A composio do lixo urbano bastante variada, podendo conter substncias perigosas ao homem e ao ambiente. A tendncia natural que tais substncias e os produtos da prpria decomposio do lixo comecem a penetrar no solo, levadas pela gua presente no lixo e pela gua das chuvas. A este tipo de fenmeno se d o nome de lixiviao. Dela resulta o chorume, um lquido de cor escura, odor desagradvel e elevado poder de poluio. O solo de baixa permeabilidade portanto o ideal para o aterro, pois funciona como se fosse um filtro. Vai retendo as substncias medida que o chorume se movimenta atravs dele, reduzindo o seu poder contaminante. guas subterrneas - importante que se conhea o perfil hidrogeolgico, ou seja, as caractersticas do lenol fretico da rea . Quanto mais profundo o nvel da gua subterrnea, menores sero as possibilidades de contaminao e tambm menores as medidas de proteo e controle exigidas . Considera-se, geralmente, que a cota inferior do aterro deve estar distante no mnimo cerca de 3 metros do lenol fretico.

Levantamentos preliminares Escolhido o local para o aterro sanitrio, comeam as preocupaes com o projeto executivo. Para incio de conversa, sero necessrias algumas informaes que orientaro todo o trabalho, tais como: 1. Levantamento topogrfico - devem ser indicados todos os detalhes importantes (cursos de gua, caminhos, construes, etc.). 2. Levantamentos geotcnicos - sero executados para definir o tipo de solo, determinar o nvel do lenol fretico e a capacidade de suporte do terreno. 51

3. Levantamento da quantidade dos resduos destinados ao aterro - servir para calcular a vida til do aterro. O peso especfico do lixo compactado (varia de 500 a 700 kg/m3) ser um elemento fundamental a ser considerado nestes clculos. 4. Levantamento dos tipos de resduos - orientar as medidas de proteo e controle que se fizerem necessrias. 5. Levantamento de dados complementares - eis alguns levantamentos importantes: - identificar os planos de ocupao do solo e projetos urbansticos previstos para a regio; - definir o uso futuro da rea a ser aterrada; - reunir dados a respeito das condies climticas da regio, uma vez que estas influiro na operao do aterro (freqncia e intensidade de chuvas e ventos, por exemplo).

Delineamento do projeto e discusso com a comunidade Antes de iniciar o projeto executivo precise lanar as idias bsicas, a concepo geral do aterro. Aps esta fase fundamental que se informe comunidade sobre o que um aterro sanitrio, as medidas de proteo e controle de poluio que sero tomadas e os benefcios a serem alcanados com a recuperao da rea e destinao sanitariamente adequada do lixo. Assim, sero evitados problemas futuros, nas fases de implantao e operao do aterro sanitrio.

52

Instalaes de apoio Geralmente as instalaes auxiliares compreendem: - portaria; - cercas; - balana rodoviria; - sede administrativa, vestirio, sanitrio e refeitrio; - setor de oficina de manuteno, borracharia e abrigo para os equipamentos; - instalao de servios bsicos (gua, luz, esgotos, telefones e vias de acesso). Obras de drenagem gua e aterro de lixo so duas coisas que no combinam. Um sistema de drenagem apropriado garante a proteo do meio ambiente e a sade dos moradores. Para tanto devem ser drenadas tanto as guas limpas superficiais (desvio de cursos de gua e guas de chuva), como as guas poludas (chorume). A drenagem do chorume pode ser feita utilizando-se: - tubos de PVC, concreto ou barro perfurados; - drenos cegos de brita n 1 e n 2. Entre as formas de distribuio dos drenos no terreno, a mais utilizada a espinha de peixe. Para facilitar o escoamento, os drenos devam apresentar uma inclinao de 2%.

Para evitar o bloqueio parcial ou total dos drenos pelas substncias slidas presentes no lquido percolado (chorume) costuma-se proteger os drenos com uma fina camada de capim. Uma vez captado, o chorume dever passar por algum dos seguintes processos - filtros biolgicos; - lagoas de estabilizao; - valos de oxidao; - recirculao; - tanques de aerao. 53

Na maioria dos casos suficiente, para o controle da poluio, a drenagem superficial, a boa impermeabilizao da base e a cobertura diria do lixo vazado. Com estas providncias, o chorume produzido fica contido na massa do lixo, evitando a contaminao dos corpos dgua. da que vem a diferenciao bsica entre os aterros sanitrios e os controlados. Requisito para o primeiro, o sistema de captao e tratamento de chorume dispensvel no segundo pressupe um terreno com caractersticas naturais favorveis (solo pouco permevel e lenol fretico profundo, em especial) Por exigir menores recursos para implantao e operao, o aterro controlado apresenta-se como a opo mais acessvel maioria das cidades brasileiras. Drenagem de gases Entre os produtos da decomposio vai aparecer o gs de aterro, constitudo por cerca de 60% de metano (CH). Este gs poder ocasionar exploses, caso sua concentrao na atmosfera seja superior a 5%. Torna-se, portanto, necessria a sua drenagem. As trs formas mais usuais de se construir drenos verticais, que devero estar instalados em diversos pontos do aterro, so: - utilizando-se um tubo guia dentro do qual so colocadas pedras britadas ns 3 e 4 (ou pedras de mo de at 10 cm), com o tubo sendo elevado medida que se aumente a cota do aterro; - utilizando-se tubos perfurados de concreto com dimetro de 0,5 ou 1 metro , que vo sendo sobrepostos conforme a elevao da cota do aterro; - utilizando-se uma frma feita de tela, onde se colocam pedras de mo, que vai subindo medida que o aterro sobe.

O metano um gs combustvel que pode ser utilizado em cozinhas, fbricas e at para movimentar veculos. Nos primeiros casos sua recuperao simples, bastando instalar uma rede de captao e distribuio a partir dos poos de drenagem. Para a utilizao em veculos, h necessidade de um pr-tratamento e compresso do gs, e que exige altos investimentos. Para evitar interferncia os tubos devero ser colocados, no mnimo, a uma distancia de 50 m de um para o outro.

54

Escolha do mtodo construtivo do aterro Ha trs fatores a considerar: - topografia da rea; - tipo de solo; - profundidade do lenol fretico. A anlise desses fatores determinar o mtodo a empregar. Existem trs possibilidades: - trincheira; - rampa; - rea. Os procedimentos para a execuo da obra so quase os mesmos, independente do mtodo seguido. Eis aqui as regras bsicas para operao em aterros sanitrios: - espalhamento e a compactao do lixo devero ser efetuados, sempre que possvel, de baixo para cima, a fim de se obter um melhor resultado; - para uma boa compactao, o espalhamento do lixo de ver ser feito em camadas no muito espessas de cada vez, com o trator dando de trs a seis passadas sobre a massa de resduos; - a altura da clula deve ser de 2 a 3 metros para que a decomposio do lixo aterrado ocorra em melhores condies; - a camada de solo de cobertura ideal de 20 a 30 cm para os recobrimentos dirios de lixo; - uma nova clula ser instalada no dia seguinte em continuidade que foi includa no dia anterior; - a execuo de uma clula em sobreposio outra ou o recobrimento final do lixo s dever acontecer aps um perodo de cerca de 60 dias; - a camada final de material de cobertura dever ter no minimo 50 cm; - a largura da clula devera ser a menor possvel (em geral, suficiente para descarga de trs a cinco caminhes coletores). Mtodo da trincheira - a tcnica mais apropriada para terrenos que sejam planos ou poucos inclinados, e onde o lenol fretico esteja situado a uma profundidade maior em relao superfcie

55

Mtodo da rampa - Indicado quando a rea a ser aterrada plana, seca e com um tipo de solo adequado para servir de cobertura. A permeabilidade do solo e a profundidade do lenol fretico confirmaro ou no o uso desta tcnica.

Mtodo da rea - uma tcnica adequada para zonas baixas, onde dificilmente o solo local pode ser utilizado como cobertura. Ser necessrio retirar o material de jazidas que, para economia de transporte, devem estar localizadas o mais prximas possvel do local a ser aterrado. No mais, os procedimentos so idnticos ao mtodo da rampa.

56

Vias internas Os acessos internos tem de ser bem previstos nesta fase para facilitar a movimentao de resduos no aterro. Eles podem ser construdos com vrios materiais: saibro, rocha em decomposio, material de demolio, produtos de pedreira. A espessura recomendada para as vias internas do aterro de 30 a 50 cm, compactadas em camadas de 10 cm. Um bom aterro o que se mantm em boas condies de operao e trfego at mesmo em dias chuvosos.

Equipamentos utilizados Os equipamentos normalmente empregados nas operaes em um aterro sanitrio so: - trator de esteiras - provido de lamina para espalhamento, compactao e recobrimento do lixo; - caminho basculante - para transporte de material de cobertura e para acessos internos; - p mecnica - para carregamento dos caminhes; - retroescavadeira - para abertura de valas maiores; - carro-pipa - para abastecimento dagua, para reduo da poeira nas vias internas e umidecimento dos resduos mais leves (papis, plsticos, etc.) evitando seu espalhamento. A falta de recursos financeiros, a dificuldade de mo-de-obra especializada para manuteno e a inexistncia de um sistema de pronta reposio de peas sobressalentes so fatores que no podem deixar de ser considerados na seleo dos equipamentos. O mtodo de operao do aterro ser o principal fator determinante. H Municpios pequenos que no dispem de equipamentos especficos para operao no aterro. Uma soluo pode ser a utilizao peridica

57

de mquinas pertencentes a outro setor da Prefeitura, como, por exemplo, as usadas para conservao das estradas. Operao manual de um aterro sanitrio Operar o aterro atravs de ferramentas manuais de fcil aquisio pode ser uma boa opo na reduo dos custos para Municpios de pequeno porte. A escolha do terreno o fator fundamental para o sucesso deste tipo de operao. O ideal usar uma pequena depresso natural (seca) para vazamento dos resduos. Com o auxlio de enxadas, ancinhos, gadanhos e/ou forcados pode-se ir espalhando o lixo e nivelando as superfcies superior e lateral em taludes de 1:1. O recobrimento do lixo deve ser efetuado diariamente, ao trmino da jornada de trabalho. A compactao do lixo pode ser efetuada por apiloamento. A operao vivel apenas para volumes dirios de lixo no superiores a 40 m3 - aproximadamente 10 t/dia. Outra forma de operao manual seria a utilizao de uma trincheira, escavada previamente por meio de equipamento mecnico (trator, por exemplo) pertencente a outro rgo da Prefeitura. O material proveniente da escavao ser depositado em local prximo para depois servir como cobertura. O espalhamento e o nivelamento dos resduos devero ser efetuados manualmente, conforme o caso anterior. A compactao pode ser feita pelo prprio trfego dos veculos coletores sobre a rea aterrada. Para operar um aterro manualmente, fundamental que os trabalhadores encarregados de espalhar e recobrir o lixo portem, alm de ferramentas adequadas, vestimentas e luvas que Ihes dem proteo e segurana. As capas plsticas so necessrias para dias chuvosos.

A reciclagem do lixo urbano


Apesar do significado abrangente do termo, a reciclagem vem sendo atualmente considerada, acima de tudo, um mtodo de recuperao energtica. Dentro deste conceito, pode-se classificar as diversas formas de reciclagem de acordo com a maior ou menor recuperao de energia de cada processo. Assim: Mximo ndice de recuperao - A se enquadra a seleo de materiais que podero ser novamente utilizados, sem qualquer beneficiamento industrial, a no ser lavagem e eventual esterilizao. Exemplo: garrafas inteiras de refrigerantes ou de cerveja. Mdio ndice de recuperao - Neste caso, h necessidade de se proceder algum beneficiamento industrial ao produto recuperado a fim de transform-lo novamente em material reutilizvel. Exemplo: cacos de vidro, metais e embalagens de plstico. Recuperao biolgica - Trata-se de uma particularizao do caso anterior, isto , mdio ndice de recuperao, s que referente s fraes orgnicas do lixo. o caso da produo de adubo orgnico e da obteno 58

de combustvel gasoso (metano). Baixo ndice de recuperao - Neste caso esta inserido o aproveitamento do poder calorfico dos materiais combustveis presentes no lixo, mediante sua incinerao. Por exemplo, quando se queima um saco plstico, a energia liberada menor que a utilizada no seu processo de fabricao, desde a matria-prima (petrleo) at o produto acabado (saco plstico). No planejamento de um sistema de reciclagem, deve-se ter sempre como objetivo principal a obteno do maior balano energtico possvel. Compostagem A compostagem um processo de transformao da matria orgnica do lixo em um composto (adubo) orgnico. Isso acontece pela ao de microorganismos existentes no prprio lixo, que vo decompondo a matria orgnica mais complexa em produtos finais mais simples. Basicamente existem dois tipos de compostagem: um que se d com a presena do oxignio do ar (via aerbia), e outro que ocorre sem este oxignio (via anaerbia).

Fundamentos do processo de compostagem As substncias resultantes da decomposio por via aerbia so os gs carbnico (CO2), a gua (H20) e produtos finais oxigenados (nitratos, sulfatos, etc.), havendo uma grande liberao de energia sob a forma de calor durante o processo. Na compostagem anaerbia, alm de gs carbnico e gua so produzidos o metano (CH4), a amnia (NH3) e produtos finais parcialmente reduzidos (aldedos, lcoois, etc.), ocorrendo uma liberao de energia durante a decomposio em intensidade menor que na compostagem aerbia. Por ser mais rpido e no exalar odores desagradveis ou lquidos agressivos, o processo aerbio de compostagem costuma ser preferido. As condies favorveis., ou melhor, os principais fatores que influem na atividade biolgica para a decomposio da matria orgnica, so: 59

Teor de umidade - Se no houver gua em quantidade suficiente, a massa de lixo a compostar tender a secar, reduzindo a velocidade de decomposio e aumentando o tempo de compostagem. Se o teor de umidade muito alto, odores desagradveis so produzidos, alm de poder ocorrer uma percolao de nutrientes do composto pela elevada concentrao de gua. A compostagem nesta situao tambm ocorrer lentamente. O teor de umidade ideal para uma compostagem aerbia est na faixa de 40 a 60%.

Aerao - No processo de compostagem aerbia, se o teor de oxignio baixo os microorganismos aerbios morrem e so substitudos pelos anaerbios, os quais no decompem a matria orgnica com rapidez e ainda produzem maus odores. Para se garantir, num processo aerbio, a aerao necessria a toda massa de resduos, normalmente empregado o sistema de aerao forada ou utilizados mecanismos para o revolvimento peridico como, por exemplo, ps mecnicas. Relao carbono-nitrognio (C/N) - Os microorganismos responsveis pela compostagem necessitam de carbono para seu desenvolvimento e de nitrognio para a sntese de protenas. No processo de compostagem h uma queda acentuada do teor de carbono, enquanto ocorre uma menor diminuio do teor de nitrognio. Em geral, a relao C/N ideal no incio da compostagem dever estar entre 30:1 e 35:1. Um composto curado, isto , em condies de ser empregado na agricultura dever ter uma relao C/N menor ou igual a 18:1. Teor de fsforo e de potssio - A presena destes dois elementos necessria pare o desenvolvimento dos microorganismos responsveis pela compostagem. A quantidade ideal de fsforo e de cerca de 20% do teor de nitrognio, enquanto o potssio dever ocorrer em nvel de aproximadamente 8% do teor de nitrognio. Substncias txicas - Mangans, cobre, zinco, nquel, cromo e chumbo so metais pesados que, ocorrendo sob determinada configurao qumica, podem inibir o processo de compostagem, j que so nocivos aos microorganismos. 60

Alm destes fatores, existem outros que tambm influenciam o processo de compostagem, como a reao do meio (pH cido ou alcalino), a presena no substrato a ser composto de macro e micronutrientes necessrios ao metabolismo dos microorganismos e ainda a intensidade dos ventos. O composto orgnico derivado do lixo O composto orgnico um recondicionador de solos exauridos , no devendo ser confundido com os fertilizantes qumicos, embora possua em sua composio cerca de 6017o em peso dos macro e micronutrientes necessrios s plantas (nitrognio, fsforo, potssio, etc.). Entre suas propriedades, pode-se destacar: melhoria da estrutura do solo, tornando-o poroso e agregando suas partculas que se transformam em grnulos; - aumento da capacidade de absoro e reteno da gua no solo, - reduo da eroso do solo causada pela gua das chuvas; - aumento da estabilidade do pH do solo; - reteno dos macronutrientes impedindo seu arrastamento pela gua das chuvas; - formao de quelatos, ou seja, estruturas moleculares que aprisionam os micronutrientes (ferro, zinco, cobre, etc.) possibilitando sua absoro apenas pelas razes das plantas; - aumento da aerao do solo, necessria respirao das razes; - melhoria da drenagem da gua do solo; - maior reteno do nitrognio no solo. O composto orgnico pode ser utilizado em qualquer tipo de cultura, associado ou no a fertilizantes qumicos, em quantidades que variam em mdia de 5 a 50 t/hectare, em funo da qualidade do solo. Os processos aerbios de compostagem possibilitam uma caracterstica bastante importante ao composto orgnico resultante que a eliminao de organismos patognicos que porventura se encontrem no lixo. . Isto se d em virtude da elevao de temperatura da massa a compostar a at aproximadamente 70C, durante quase todo o processo de decomposio. Recuperao de materiais do lixo urbano O processo de compostagem dever estar sempre que possvel associado a um sistema de recuperao dos subprodutos reciclveis presentes no lixo. Existem diversos processos para seleo desses materiais que, eventualmente, podem ser instalados de forma isolada ou associadas entre si, como por exemplo: Manual - consiste na catao executada por trabalhadores ao longo de uma esteira transportadora, em uma mesa de madeira ou concreto ou mesmo no cho. 61

Peneiramento - consiste na classificao dos subprodutos em funo do tamanho atravs de peneiras rotativas ou vibratrias em plano inclinado. Separao gravimtrica - efetua-se em funo da diferena de massa entre os subprodutos utilizando-se esteiras oscilatrias inclinadas, separadores balsticos ou por ricochete. Separao magntica - consiste na separao do material ferroso existente no lixo atravs de extrator eletromagntico ou tambor (tambm chamado polia) magntico. Existem, ainda, outros processos de separao, tais como classificao tica, via mida e correntes eltricas induzidas, sendo em sua maioria procedimentos sofisticados, caros e de utilizao um tanto ou quanto discutveis. H que se considerar um outro fator importantssimo: No Brasil a mo-de-obra no qualificada necessitando de emprego bastante numerosa. Quando se pensar em um projeto de reciclagem, deve-se ter em mente uma utilizao intensiva desta mo-de-obra.

A seleo manual o processo que apresenta maior eficincia e at hoje no foi registrado nenhum prejuzo sade dos catadores . Os equipamentos de segurana necessrios muitas vezes se resumiro a apenas uniforme, botina e luvas do tipo raspa de couro. Deciso pela implantao de uma usina de reciclagem A implantao de uma instalao de reciclagem, deve levar em conta os seguintes fatores: -existncia de mercado consumidor num raio de no mximo 200 km para absoro do composto orgnico; 62

- existncia de mercado consumidor para pelo menos trs tipos de produtos reciclveis; - existncia de um servio de coleta com razovel eficincia e regularidade; - disponibilidade de rea pelo Municpio suficiente para abrigar a instalao industrial, o local onde se processar a compostagem e o aterro que receber os rejeitos do processo e o lixo bruto durante eventuais paralisaes da usina; - disponibilidade de recursos para fazer frente aos investimentos iniciais, ou ento de grupos privados interessados em arcar com os investimentos e operao da usina em regime de concesso; - disponibilidade, na Municipalidade, de pessoal com nvel tcnico suficiente para selecionar a tecnologia a ser adotada, fiscalizar a implantao da unidade e finalmente operar, fazer a manuteno e controlar a operao dos equipamentos eletromecnicos.

Reciclagem como opo para tratamento e disposio do lixo urbano Se as condies anteriores forem atendidas, sero necessrios ainda os seguintes procedimentos: 1) Anlise quantitativa e qualitativa do lixo produzido Devero ser levantados os seguintes dados: - quantidade do lixo coletado e seu percentual em relao estimativa do lixo total gerado; - determinao geogrfica dos principais centros geradores de lixo; - anlise gravimtrica dos componentes do lixo; - anlise do teor de umidade do lixo; - anlise fsico-qumica (caso o Municpio tenha condio de realiz-la).

63

2) Estudo de mercado para o composto orgnico e produtos recuperveis O objetivo deste estudo identificar previamente o mercado existente e potencial para os diversos subprodutos a serem gerados pela usina de reciclagem. Para tanto devero ser definidos os materiais a serem separados do lixo, que normalmente so os seguintes: - Papel e papelo; - plstico duro (PVC, polietileno de alta densidade, PET); - plstico filme (polietileno de baixa densidade); - garrafas inteiras; - vidro claro e misto - metal ferroso (latas, chaparia, etc.); - metal no-ferroso (alumnio, cobre, chumbo, autimnio, etc.); - composto orgnico. Deve-se tambm estimar a produo de cada um desses materiais para que o eventual comprador avalie com segurana seu interesse pelo produto e possa fixar um preo de compra.

Para um conhecimento prvio do mercado de produtos do lixo, importante observar os aterros ou vazadouros em funcionamento. H catadores? Que produtos so por eles separados? Em que quantidade? Quem os compra? A que preo? 3) Seleo de rea para instalao da unidade de reciclagem A rea ideal para se instalar a unidade dever atender aos seguintes aspectos: - ser suficiente para abrigar o setor de recuperao de materiais, a estao de compostagem e o aterro; - possibilitar um rpido e fcil acesso aos veculos coletores, ser provido de gua, energia e comunicao; - estar prxima dos centros consumidores de produtos reciclados e de adubos orgnicos ou, ento, nas 64

cercanias de estradas que possam esco-los; - estar situada em local que no incomode a populao vizinha. 4) Seleo da tecnologia mais adequada Um fator deve ser bem considerado quando da escolha de tecnologia: o grau de mecanizao e automatizao. Quanto maior for este grau: - menor ser a utilizao de mo-de-obra na instalao; - maior ser o investimento inicial; maior ser o custo de manuteno e operao; - maior ser a necessidade de emprego de pessoal tcnico especializado; - maior ser o consumo de energia. Num Pas como o Brasil, normalmente sero recomendveis a utilizao da separao manual dos materiais reciclveis, com exceo, talvez, do metal ferroso, e a compostagem em leiras a cu aberto, com reviramentos peridicos por meio de p mecnica ou outro equipamento auxiliar. 5) Anlise dos custos de investimento e operao Certos equipamentos encarecem muito a instalao e tambm os custos operacionais. Por isso os benefcios que trazem ao processamento do lixo devem ser bem avaliados do ponto de vista econmico para orientar sua eventual utilizao. 6) Estudos de viabilidade econmica Os dados mais importantes a serem analisados so: - produo estimada e preo dos materiais reciclados e do composto orgnico; - custo total de mo-de-obra (administrativa, operacional e da manuteno); - custo total de energia e combustvel ; - custo com transportes (se houver) e equipamentos auxiliares (ps mecnicas, microtratores, etc.); - despesas com manuteno; - custo com depreciao de equipamentos; - receitas indiretas, tais como: - reduo de custo de transporte de lixo bruto, que passa a ser vazado na usina em lugar do local para onde era anteriormente destinado; - reduo de custos com operao dos aterros, que passaro a receber menores quantidades de resduos; - outros benefcios, tais como: reduo do tempo de coleta, recuperao de matrias-primas muitas vezes importadas, aplicao de mo-de-obra intensiva, absoro de tecnologia e melhoria das condies sanitrias e ambientais. difcil se conseguir um equilbrio financeiro entre receitas e despesas em uma usina de reciclagem. 65

Os benefcios indiretos, as particularidades de cada instalao, as peculiaridades de cada cidade ou regio e ainda a anlise comparativa com outras alternativas que determinaro a convenincia desta opo para o tratamento e disposio do lixo urbano. Caracteristicas bsicas de uma usina de reciclagem para cidades de pequeno e mdio portes O melhor caminho para se explicar tudo isto atravs de um exemplo. Assim, considere as seguintes situaes: - cidade de pequeno ou mdio porte; - coleta domiciliar operando regularmente; - composio gravimtrica do lixo: acima de 20% em peso dos subprodutos reciclveis (papelo, plstico, meteis ferrosos, metais no-ferrosos e vidros); - teor de matria orgnica do lixo: acima de 209to; - indstrias prximas a cidade: - recuperao de papelo; - recuperao de plstico; - pequenas fundies; - indstria de bebidas; - rea agrcola na periferia onde se cultivam hortigranjeiros ou culturas perenes. Nesta situao poderia ser desenvolvido um projeto para instalao de uma usina de reciclagem com as seguintes caractersticas: - baixo custo de investimento; - utilizao intensiva de mo-de-obra com baixa qualificao; - uso de tecnologia simplificada que permita baixos custos de manuteno e operao; - baixo consumo energtico; - compostagem em leiras a cu aberto. Um projeto de concepo simples pode trazer um outro benefcio ao Municpio, que a utilizao de indstrias locais para fabricao de boa parte dos equipamentos. Os equipamentos auxiliares em uma usina podem ser: - p carregadeira; - microtrator agrcola; - veculo de carga leve com carroceria aberta; - carrocinhas ou contenedores com rodzios para transporte de reciclados. O projeto pode ser dividido de acordo com as fases de operao que so basicamente quatro: - recepo do lixo coletado e seleo de materiais de grande porte; - recuperao de materiais e triturao (se houver) do lixo; 66

- compostagem (ou cura); - peneiramento do composto orgnico para comercializao, 60 ou 90 dias aps o incio da cura.

A incinerao do lixo como opo de destinao final


A incinerao de lixo urbano em grandes quantidades no recomendvel para nosso Pas pois os investimentos e os custos operacionais para os incineradores de maior porte so muito elevados e exigem tecnologias sofisticadas. Entretanto pode ser um procedimento a se empregar em hospitais e centros de sade e na eliminao de outros resduos especiais, desde que operados corretamente e que sejam construdos com tecnologia adequada, alm de licenciados pelo rgo de controle ambiental competente.

67

You might also like