You are on page 1of 16

RESPONSABILIDADE CIVIL

O termo responsabilidade provm de: Res Coisa, bem, aquilo que faa parte do mundo e das possveis relaes jurdicas. pondere Equilibrar, ponderar. idade Sufixo de ao. Assim, o termo responsabilidade no se resume apenas na obrigao de quem causou o dano de repar-lo, de retornar a situao do lesado ao status quo, mas tambm em garantir uma relao jurdica equilibrada e tica. Agindo os sujeitos de forma no tica ou no equilibrada a responsabilidade seria usada para impor tal equilbrio. Segundo Maria Helena Diniz:
Responsabilidade civil a aplicao de medidas que obriguem uma pessoa a reparar dano moral ou patrimonial causado a terceiro em razo de ato por ela mesmo praticado, por pessoa por quem responda, por algo que a pertena ou de simples imposio legal.

Segundo Pablo Stolze:


Deriva da transgresso de uma norma jurdica civil preexistente, impondo ao infrator a consequente obrigao de indenizar o dano.

A responsabilidade civil provm da violao de uma norma jurdica preexistente, a qual gerar uma obrigao ao causador do dano de indenizar o lesionado. a consequncia jurdica e patrimonial do descumprimento de uma obrigao. Princpio do NEMINEM LAEDERE: A ningum dado causar prejuzo a outrem. Dependendo do tipo de norma jurdica violada, essa responsabilidade civil ser contratual ou extracontratual/aquiliana:

Resp. Civil Contratual CC, arts. 389 e ss. e 395 e ss. (Inadimplemento das obrigaes e Mora). Viola norma contratual prvia. Resp. Civil Extracontratual CC, srts. 186 a 188 (ato ilcito/abuso de direito) e 927 e ss. Viola a lei.

1 - Responsabilidade Civil Extracontratual O primeiro artigo do Ttulo do Cdigo Civil Da Responsabilidade Civil, de pronto j liga a matria aos atos ilcitos:
CC, Art. 927. Aquele que, por ato ilcito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado repar-lo. Pargrafo nico. Haver obrigao de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem. CC, Art. 186. Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem , ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito.

Tais artigos consagram a regra geral da responsabilidade civil extracontratual o dano causado a outrem por ato ilcito, o qual encontra seu significado no art. 186. Veja, portanto, que, por influncia do direito francs, a CULPA intrnseca ao conceito de ato ilcito. *Importante lembrar que h, como excees, casos de responsabilidade civil por atos lcitos. o caso da desapropriao.
CC, Art. 187. Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes.

O art. 187 trata do abuso de direito e no inclui em sua definio a CULPA. Para o direito brasileiro o abuso de direito se caracteriza pelo DESVIO DE FINALIDADE, no pela inteno de causar prejuzo, no carecendo de qualquer anlise de culpa para ser caracterizado.

No interessa a existncia de dolo ou culpa. Utiliza-se o CRITRIO OBJETIVO FINALSTICO. Basta exceder, desviar a finalidade, no sendo necessria a inteno de provocar dano. Mesmo havendo a noo de culpa no conceito de ato ilcito (art. 186), este deve sempre ser interpretado de acordo com o art. 927, o qual traz em seu pargrafo nico, a responsabilidade civil independente de culpa, ou seja, a RESPONSABILIDADE CIVIL OBJETIVA. 2 ELEMENTOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL So elementos necessrios da responsabilidade civil: 1 CONDUTA HUMANA 2 NEXO DE CAUSALIDADE 3 DANO OU PREJUZO *Perceba que ato ilcito no elemento necessrio da responsabilidade civil, motivo pelo qual, excepcionalmente, a doutrina aceita a responsabilidade civil por ato lcito caso da desapropriao e da passagem forada art. 1.285. 2.1 Conduta Humana Conduta humana, para a responsabilidade civil, todo e qualquer comportamento praticado por uma pessoa, comportamento este que h de ser positivo ou negativo, consciente e voluntrio e causador de dano ou prejuzo. No havendo VOLUNTARIEDADE, no h conduta humana! *Recordar a classificao do Fato Jurdico (fato jurdico em sentido estrito, ato-fato jurdico e aes humanas.) 2.2 Nexo de Causalidade O nexo de causalidade o vinculo existente entre o agente e o resultado danoso. So 3 as teorias que explicam o nexo causal:

Teoria da Equivalncia das Condies ( Conditio Sine Qua Non) Teoria da Causalidade Adequada Teoria da Causalidade Direta ou Imediata Teoria da Equivalncia das Condies (Conditio Sine Qua Non) A primeira teoria foi criada pelo alemo Von Buri no sc. XIX e consagra como causa do evento danoso tudo o que houver concorrido para o mesmo. a teoria adotada pelo Cdigo Penal brasileiro em seu art. 13, a qual hoje aperfeioada pela teoria da imputao objetiva. Teoria da Causalidade Adequada Criada pelo tambm alemo Von Kries, determina que causa no toda e qualquer condio que haja contribudo para a efetivao do resultado, mas sim apenas o fato antecedente abstratamente idneo produo do efeito danoso. Analisa-se, pela probabilidade, qual abstratamente apto a gerar o dano ocorrido. Adotada por parte da doutrina. Teoria da Causalidade Direta ou Imediata Tambm chamada de Teoria da Interrupo do Nexo Causal, foi criada pelo brasileiro Agostinho Alvim e determina que causa apenas o fato antecedente que ligado por um vnculo de necessariedade ao resultado danoso, determinasse este ltimo como uma consequncia sua, direta e imediata. de mais fcil aplicao e necessita de uma relao direta e imediata entre o comportamento e o resultado. Adotada por Gustavo Tepedino e Carlos Roberto Gonalves.
CC, Art. 403. Ainda que a inexecuo resulte de dolo do devedor, as perdas e danos s incluem os prejuzos efetivos e os lucros cessantes por efeito dela direto e imediato, sem prejuzo do disposto na lei processual.

antecedente

2.3 Dano ou Prejuzo O dano consiste na efetiva violao a um interesse jurdico tutelado, o qual pode ser patrimonial (material) ou extrapatrimonial (moral). Para que haja dano indenizvel necessrio se faz que haja violao a interesse juridicamente tutelado e que o dano seja CERTO, no hipottico. A falta de dano torna sem objeto a pretenso a sua reparao. Espcies de dano: Dano Material - Leso ao patrimnio de uma pessoa. Danos emergentes/positivos - Diminuio do patrimnio da vtima (o que ela perdeu/gastou) Lucros cessantes (o que a vtima razoavelmente deixou de auferir).

Dano Moral Dano Esttico

STJ aceita cumulao. Dano Reflexo ou Dano em Ricochete: Consiste no dano que atinge pessoa indireta. Gera prejuzo a uma vtima indireta ligada vtima direta do ato ilcito. Teoria muito adotada pelo STJ em casos de morte, indenizando a famlia.

3 CLASSIFICAO QUANTO AOS ELEMENTOS: A Responsabilidade Civil pode depender ou no do elemento subjetivo CULPA, podendo ser: Resp. Civil Subjetiva Com Culpa Resp. Civil Objetiva Sem Culpa

Resp. Civil Subjetiva 4 elementos: 1. Conduta Humana (Fato) 2. Nexo de causalidade 3. Dano 4. CULPA

Resp. Civil Objetiva 3 elementos: 1. Conduta Humana (Fato) 2. Nexo de causalidade 3. Dano

3.1 Responsabilidade Civil Subjetiva A CULPA possui duas formas de anlise. A primeira se embasa na reprobabilidade social e no animus agendi enquanto a segunda enfoca a previsibilidade entre o ato praticado e o resultado obtido. A culpa, na primeira anlise, possui o elemento subjetivo e o elemento extrnseco. O elemento subjetivo consiste no animus agendi, o qual se encaixa no pensamento da possibilidade do agente ter agido de forma distinta. Havia como agir de forma diferente? H nexo entre a vontade do autor e o fato? O elemento extrnseco consiste na reprobabilidade exercida pela sociedade sobre a conduta praticada. Elemento Subjetivo Animus Agendi CULPA Elemento Extrnseco Reprobabilidade Social Na segunda anlise a culpa vista pelo prisma da previsibilidade dos resultados obtidos e da violao do cuidado objetivo, na qual se encaixam a negligncia, a imprudncia e a impercia. Qual o grau de previsibilidade dos resultados obtidos? Houve violao do cuidado objetivo? Previsibilidade do resultado CULPA Violao do cuidado objetivo

A previsibilidade do resultado analisada com base na ausncia de previso do previsvel, e o agente s ser responsabilizado pelos resultados previsveis.

AGENTE

previsibilidade

RESULTADO

O cuidado objetivo consiste no cuidado que todo homem mdio deve possuir em seus atos e relaes jurdicas. Outra pessoa com devido discernimento e prudncia agiria da mesma forma? De acordo com o grau de reprobabilidade da sociedade a culpa pode ser classificada em grave, leve e levssima. o Grave conduta viola gravemente o cuidado objetivo, provm de erro grosseiro. o Leve Houve prudncia na prtica do ato, mas este agiu de forma faltosa, gerando dano. o Levssima Houve dano, mas o ato foi realizado com prudncia e diligncia. Pode ser classificada tambm como: Culpa in vigilando Ato praticado com falta de vigilncia do responsvel por pessoa ou coisa sob sua responsabilidade. Culpa in eligendo Ato praticado com falta de cuidado na escolha, na eleio de seu representante. Culpa in contrahendo inadimplemento contratual. Proveniente do

Essa classificao da culpa (in vigilando, in eligendo) era muito importante antes do CC 2002, quando vigorava o sistema da culpa presumida nos casos de responsabilidade civil indireta. Tais casos hoje no se submetem ao sistema da culpa presumida, e sim responsabilidade civil objetiva.

3.2 - Responsabilidade Civil Objetiva Consiste na reparao de determinadas situaes sem a necessidade de anlise de culpa. No carece da anlise da culpa para se configurar, bastando apenas a existncia da conduta humana, do dano e do nexo de causalidade.

Embasa-se, dentre outras, na teoria do risco, pela qual toda pessoa que exerce alguma atividade que gera risco de dano a terceiros, se o dano for ocorrido, deve ser reparado, mesmo que no haja concorrido com culpa. A responsabilidade civil objetiva est presente no pargrafo nico do art. 927 do Cdigo Civil e pode ocorrer em duas situaes: Casos determinados em leis especiais (RCO presumida pela lei). Exs.: CDC, Legislao ambiental, Leis que tratam sobre DPVAT. Casos em que a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implique risco para os direitos de outrem Atividade habitual, normalmente desenvolvida que expe a vtima a um risco maior do que outros membros da sociedade. Conceito aberto Princpio da concretude. Diz Carlos Roberto Gonalves:
A responsabilidade civil desloca-se da noo de culpa para a idia de risco, ora encarada como risco-proveito, que se funda no princpio segundo o qual reparvel o dano causado a outrem em consequncia de uma atividade realizada em benefcio do responsvel (ubi emolumentum, ibi onus, isto , que aufere os cmodos (lucros) deve suportar os incmodos ou riscos), ora mais genericamente, como risco criado, a que se subordina todo aquele que, sem indagao de culpa, expuser algum a suport-lo, em razo de uma atividade perigosa, ora, ainda, como risco profissional, decorrente da atividade ou profisso do lesado, como ocorre nos acidentes de trabalho.

Teoria do risco: Atividade habitual + risco + proveito En. 38 I Jornada de Direito Civil:
38 Art. 927: a responsabilidade fundada no risco da atividade, como prevista na segunda parte do pargrafo nico do art. 927 do novo Cdigo Civil, configura-se quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano causar a pessoa determinada um nus maior do que aos demais membros da coletividade.

4 Dano Moral Evoluo histrica da dano moral: 1 Irreparabilidade. 2 Desdobramento de um dano material. 3 CF/88, art. 5, V e X Reparabilidade autnoma.
CF, Art. 5, V - assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm da indenizao por dano material, moral ou imagem; CF, Art. 5, X - so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao;

4 CC/2002 Trata expressamente do dano moral Art. 186. Dano moral aquele que atinge a pessoa em seus direitos da personalidade (honra, dignidade, intimidade, imagem, nome CF, arts. 1, III, e 5, V e X), no em seu patrimnio, podendo acarretar vtima dor, tristeza, angstia, sofrimento, vexame ou humilhao. Difere-se do mero aborrecimento cotidiano, o qual no indenizvel. Pode vitimar pessoas jurdicas. Pode ser cumulado com dano patrimonial, dependendo do caso concreto. consagrado expressamente pelo CC no art. 186. O ordenamento brasileiro, assim como o espanhol, suo e francs, d tratamento de regra geral indenizao por dano moral. Diferentemente, na Itlia e na Alemanha tende-se a tipificar as situaes ensejadoras de dano moral. Diz o Enunciado n 159 da III Jornada de Direito Civil:
159 Art. 186: O dano moral, assim compreendido todo dano extrapatrimonial, no se caracteriza quando h mero aborrecimento inerente a prejuzo material.

A anlise extremamente subjetiva, feita no caso concreto. Mero aborrecimento no indenizvel.

*O que dano moral in re ipsa ? Teoria adotada pelo STJ (Resp. 775766/PN e 718618/RS) segundo a qual em determinados casos o dano moral no precisa de prova, ou seja, no precisa haver prova da violao ao direito da personalidade. Exemplos: Negativaes indevidas nos rgos de proteo ao crdito e a falta de comunicao prvia (5 dias) de tal inscrio.
Sm. 403 STJ - Independe de prova do prejuzo a indenizao pela publicao no autorizada da imagem de pessoa com fins econmicos ou comerciais.

DANO MORAL E NEGATIVAES:


Smula 359 STJ - Cabe ao rgo mantenedor do Cadastro de Proteo ao Crdito a notificao do devedor antes de proceder inscrio. Smula 385 STJ - Da anotao irregular em cadastro de proteo ao crdito, no cabe indenizao por dano moral, quando preexistente legtima inscrio, ressalvado o direito ao cancelamento.

4.1 - DANO MORAL Teoria do Desestmulo A teoria do desestmulo ou Punitive Damage a teoria adotada nos Estados Unidos, segundo a qual a reparao por dano moral no deve ter apenas um carter indenizatrio ou punitivo, mas tambm um carter pedaggico. H a funcionalizao (funo social) da reparao civil, como h do contrato, da terra, da empresa, somando ao carter punitivo, um carter pedaggico da reparao civil. Ainda no predominante no Brasil, mas vem ganhando espao, como, por exemplo, o Projeto de Lei 276/2007 que visa reformar o art. 944 do CC incluindo que a reparao civil existiria tambm para desestimular o praticante; e o En. n 379 da IV Jornada de Direito Civil, que dita:

379 Art. 944 O art. 944, caput, do Cdigo Civil no afasta a possibilidade de se reconhecer a funo punitiva ou pedaggica da responsabilidade civil.

4.2 - Quantificao do Dano Moral H duas formas de se quantificar o dano moral: Pela EQUIDADE MEDIANTE ARBITRAMENTO Sistema aberto Princpio da operabilidade - nica tcnica amparada pela CF e predominante no Brasil. Pelo tarifamento O tabelamento da reparao por dano moral, caso da lei de imprensa No deve ser utilizado no Brasil, como dita a Smula 281 do STJ:
Smula 281 STJ. A indenizao por dano moral no est sujeita tarifao prevista na Lei de Imprensa.

Mesmo assim, houve (encontra-se arquivado no Plenrio) o Projeto de Lei 7124/2002 que deseja tabelar as reparaes por dano moral no Brasil dividindo as ofensas em leve (at R$ 20.000,00), mdia (at R$90.000,00) e grave (at R$180.000,00). No mesmo sentido h opinies de que qualquer dano moral deve ser limitado ao mximo de R$ 100.000,00, que determinam o mximo em 10 vezes os rendimentos do ofensor, no ultrapassando certo nmero de rendimentos da vtima O que seguido por diversos juzes. 5 - EXCLUDENTES DA RESPONSABILIDADE CIVIL As causas excludentes da responsabilidade civil quebram o nexo de causalidade entre agente e evento danoso, extinguindo a responsabilidade do agente. 1. Estado de Necessidade e Legtima Defesa 2. Estrito Cumprimento do Dever Legal e Exerccio Regular de Direito 3. Caso Fortuito e Fora Maior 4. Fato de Terceiro 5. Culpa Exclusiva da Vtima

5.1 Estado de Necessidade e Legtima Defesa


CC, Art. 188 No constituem atos ilcitos: I os praticados em legtima defesa ou no exerccio regular de um direito reconhecido; II a deteriorao ou destruio da coisa alheia, ou a leso a pessoa, a fim de remover perigo iminente. Pargrafo nico. No caso do inciso II, o ato ser legtimo somente quando as circunstncias o tornarem absolutamente necessrio, no excedendo os limites do indispensvel para a remoo do perigo.

Estado de Necessidade Violar direito alheio para livrar de perigo iminente. Legtima Defesa Repulsa a uma agresso injusta O art. 188 do CC engloba tanto o estado de necessidade, quanto a legtima defesa e, regra geral, deles retira a ILICITUDE DO ATO e a RESPONSABILIDADE CIVIL, mas h a exceo do terceiro inocente CC, arts. 929 e 930.
CC, Art. 929. Se a pessoa lesada, ou o dono da coisa, no caso do inciso II do art. 188, no forem culpados do perigo, assistirlhes- direito indenizao do prejuzo que sofreram. CC, Art. 930. No caso do inciso II do art. 188, se o perigo ocorrer por culpa de terceiro, contra este ter o autor do dano ao regressiva para haver a importncia que tiver ressarcido ao lesado. Pargrafo nico. A mesma ao competir contra aquele em defesa de quem se causou o dano (art. 188, I).

Assim, se o agente, atuando em legtima defesa ou estado de necessidade, atingir terceiro inocente, a este caber direito a ser indenizado e quele direito de regresso contra o real causador do perigo ou da agresso. 5.2 Estrito Cumprimento do Dever Legal e Exerccio Regular de Direito O inciso I do art. 188 no trata do estrito cumprimento do dever legal, apenas do exerccio regular de direito, mas a doutrina, a exemplo de Frederico Marques, determina como desnecessrio denominar os dois, pois quem age em estrito cumprimento do dever legal, age em exerccio regular de direito.

Ambos so clusulas excludentes da responsabilidade civil desde que no haja abuso ou excesso. Exemplos de Estrito Cumprimento do Dever Legal: - Oficial de Justia - Policial - Funcionrio da Infraero (R-X de aeroporto) Exemplos de Exerccio Regular de Direito: - Guarda Volumes - Porta giratria de bancos 5.3 Caso Fortuito e Fora Maior
CC, Art. 393. O devedor no responde pelos prejuzos resultantes de caso fortuito ou fora maior, se expressamente no se houver por eles responsabilizado. Pargrafo nico. O caso fortuito ou de fora maior verifica-se no fato necessrio, cujos efeitos no era possvel evitar ou impedir.

Para a lei no h diferena de significado entre caso fortuito e fora maior, ambos so fatos necessrios que no se pode evitar. Na doutrina, as opinies so distintas, sendo predominante a de Maria Helena Diniz, segundo a qual: - Caso fortuito evento imprevisvel - Fora maior evento inevitvel Tanto o caso fortuito quanto a fora maior excluem a responsabilidade civil por quebra do nexo causal, salvo se havia responsabilizao expressa em contrato para tal caso situao das seguradoras. Fortuito Interno X Fortuito Externo O fortuito interno faz parte do processo de criao ou confeco do produto, ou da execuo do servio. Ex.: Determinado lote do produto X foi lesionado por defeitos no maquinrio causados por um terremoto. Leso ocorreu antes da venda.

Fortuito interno NO exclui a responsabilidade civil. O fortuito externo ocorre depois do produto j vendido, j nas mos do consumidor. Ex.: Consumidor adquiriu produto perfeito o qual foi lesionado por um terremoto aps a compra. Fortuito externo EXCLUI a responsabilidade civil por quebra do nexo de causalidade. STJ entende que assalto a mo armada em nibus caso de fortuito externo, pois fruto da insegurana pblica, o que excluiria a responsabilidade civil da transportadora. H pensamentos divergentes analisando que se o assalto ocorre por diversas vezes na mesma linha de nibus ou na mesma rota, passa a ser um evento previsvel o que no retiraria a responsabilidade civil da transportadora. 5.4 Fato de Terceiro No fato de terceiro o suposto causador do dano atuou apenas como agente fsico de um dano verdadeiramente e juridicamente causado por terceiro. causa excludente da responsabilidade civil por quebra do nexo causal. dano. Quem ser responsabilizado o terceiro, real causador do Exs.: Brandon Lee, simulao da polcia em Rondonpolis. *Gol poderia alegar fato de terceiro contra o Legacy? No, pois quanto responsabilidade civil do transportador, como veremos mais adiante, o STF, com base na teoria do risco responsabilidade civil objetiva, entende impossvel a alegao de fato de terceiro, assim como a clusula de no indenizar. Smulas 187 e 161 do STF.
Smula 187 STF: A responsabilidade contratual do transportador, pelo acidente com o passageiro, no elidida por culpa de terceiro, contra o qual tem ao regressiva. Smula 161 STF: Em contrato de transporte, inoperante a clusula de no indenizar.

Teoria do Corpo Neutro Ocorre no caso especfico de excluso da responsabilidade civil por fato de terceiro em acidentes de trnsito quando um objeto considerado projtil do impacto de outro. Ex.: Engavetamento. O responsvel ser apenas o causador fsico do dano, no havendo nem a possibilidade de acionar o corpo neutro e este acionar regressivamente o real causador, pois a legitimidade passiva ser apenas do real causador do dano Posio STJ. 5.5 Culpa Exclusiva da Vtima A culpa exclusiva da vtima nunca pode ser presumida, sempre dever ser provada e gera a excluso da responsabilidade civil tambm por quebra do nexo causal. Ex.: Atropelamento em rodovia perto de passarela. Se motorista na velocidade adequada culpa exclusiva da vtima. Se motorista acima da velocidade culpa concorrente juiz reduzir a indenizao, mas no excluir a responsabilidade civil. Culpa exclusiva da vtima X Culpa concorrente:
CC, Art. 945. Se a vtima tiver concorrido culposamente para o evento danoso, a sua indenizao ser fixada tendo-se em conta a gravidade de sua culpa em confronto com a do autor do dano.

6 - Clusula de no indenizar Consiste na clusula responsabilidade civil. Ex.: Estacionamentos.


STJ Smula n 130: A empresa responde, perante o cliente, pela reparao de dano ou furto de veculo ocorridos em seu estacionamento.

contratual

que

prev

iseno

de

Em contratos de adeso, principalmente os que tratam de situao de direitos do consumidor, essa clusula nula de pleno direito por ser abusiva CDC, art. 25.

CDC, Art. 25. vedada a estipulao contratual de clusula que impossibilite, exonere ou atenue a obrigao de indenizar prevista nesta e nas sees anteriores. 1 Havendo mais de um responsvel pela causao do dano, todos respondero solidariamente pela reparao prevista nesta e nas sees anteriores. 2 Sendo o dano causado por componente ou pea incorporada ao produto ou servio, so responsveis solidrios seu fabricante, construtor ou importador e o que realizou a incorporao.

Clusula de no indenizar Condomnio Furto Resp 168346/SP Condomnio no se responsabiliza por furto se houver clusula de no indenizar na conveno de condomnio. Eresp 268669/SP (2006) e Resp 618553/SP (2007) Condomnio s se responsabiliza se houver previso de responsabilidade civil na conveno de condomnio ou em ata de assemblia.

You might also like