You are on page 1of 6

Artigos para memorizar Obrigao de Dar Coisa Certa Art.

233 A obrigao de dar coisa certa abrange os acessrios dela embora no mencionados, salvo se o contrrio resultar do ttulo ou das circunstncias do caso. Ao considerar a prestao da obrigao, obtemos a seguinte classificao a respeito das obrigaes: de dar coisa certa ou incerta, de fazer ou de no fazer. A obrigao de dar uma prestao positiva que consiste na entrega de uma coisa. Tem a finalidade de transferir a propriedade, ceder a posse, ou restituir a posse. Essa transferncia serve para que, com a entrega da coisa mvel (tradio) ou da coisa imvel (registro), se constitua um direito real ou para restituir a coisa ao seu proprietrio. Da pode-se extrair que existe a obrigao de dar propriamente dita e a obrigao de restituir. A coisa a se dar em prestao pode ser determinada ou determinvel, referindo-se coisa certa ou incerta. Coisa certa aquela determinada, individualizada e perfeitamente identificada por suas caractersticas. Importante lio de Caio Mrio, extrada do art. 313: identidade da coisa devida: o devedor no se desobriga com a entrega de coisa diversa, ainda que seja mais valiosa, porque o credor no obrigado a receb-la. Nos termos do artigo 233, a obrigao de dar coisa certa abrange os acessrios desta, salvo se houver disposio em contrrio acessorium sequitur principale. Art.234 Se, no caso do artigo antecedente,a coisa se perder, sem culpa do devedor, antes da tradio, ou pendente a condio suspensiva, fica resolvida a obrigao para ambas as partes; se a perda resultar de culpa do devedor, responder este pelo equivalente mais perdas e danos. Este artigo traz alguns princpios que regem as perdas e deterioraes da coisa. A mais grave forma de inexecuo da obrigao a perda ou deteriorao da coisa, tratada no 234. Antes da tradio, o devedor no deixou de ser proprietrio da coisa (art. 1267: a propriedade das coisas no se transfere pelos negcios jurdicos antes da tradio), ento quem suporta a perda o devedor, refletindo o princpio de que a coisa perece para o dono: res perit domino. Extrai-se dessas observaes uma outra obrigao, que a de conservar a coisa que deve ser dada. Art. 235 Deteriorada a coisa, no sendo o devedor culpado, poder o credor resolver a obrigao, ou aceitar a coisa, abatido de seu preo o valor que perdeu.

Quando a coisa se deteriora, sem culpa do devedor,o credor pode escolher resolver a obrigao exercendo o chamado direito formativo de resoluo, ou aceitar a coisa no estado em que se encontra, tendo o abatimento proporcional ao preo. Lembrando que pelo art. 313 o credor no obrigado a aceitar coisa diversa da prevista, por isso no obrigado a aceitar a coisa deteriorada. E quando no h culpa do devedor, no caber ao credor indenizao por perdas e danos. Art. 236 Sendo culpado o devedor, poder o credor exigir o equivalente, ou aceitar a coisa no estado em que se acha, com direito a reclamar, em um ou em outro caso, indenizao das perdas e danos. Quando existe a culpa do devedor para a deteriorao da coisa, cabe ao credor escolher se quer exigir o equivalente da coisa, ou a coisa no estado em que se encontra, sendo que nos dois casos haver indenizao ao credor das perdas e danos. De acordo com Clvis Bevilqua, quando o credor deteriora a perdas e danos para seu proveito ou para prejudicar o credor nasce para aquele a obrigao de pagar as perdas e danos, sem, contudo exoner-lo da obrigao anterior. Quando se fala em perdas e danos esto inseridos os danos emergentes = perdas efetivas e os lucros cessantes = que aquilo que se deixou de lucrar quando da inexecuo da obrigao. Art. 237 At a tradio pertence ao devedor a coisa, com os seus melhoramentos e acrescidos, pelos quais poder exigir aumento no preo; se o credor no anuir, poder o devedor resolver a obrigao. Pargrafo nico. Os frutos percebidos so do devedor, cabendo ao credor os pendentes. De acordo com Tepedino, os melhoramentos e acrescidos, benfeitorias ou acesses, constituem parte integrante da coisa, incorporando-se ao patrimnio do titular de direito. Ento, se a coisa pertence ao devedor antes da tradio,ele quem suporta os riscos das perdas e danos e logo, quem se beneficia com os melhoramentos e acrescidos. Lembrando aqui novamente a fora do princpio res perit domino. Em suma, melhoramento benfeitoria. Distinguem-se dos frutos porque estes so incrementos normais, previstos e esperados. Decorre da o porqu dos frutos no implicarem aumento de preo da coisa, como a benfeitoria, e pertencem ao devedor os j colhidos e os colher, pertencem ao credor, como parte da coisa. Os acrescidos so tudo que junta coisa, aumentando-a, seja de maneira natural, por aquisio feita pelo devedor ou por fato terceiro, e somam-se ao preo da coisa. Na segunda parte do artigo, trata-se da possibilidade do credor de no concordar com este aumento de preo, podendo resolver a obrigao, sob justificativa que, alterando-se o preo, muda-se a obrigao e seu objeto.

Art. 238 Se a obrigao for de restituir coisa certa, e esta, sem culpa do devedor, se perder antes da tradio, sofrer o credor a perda, e a obrigao se resolver, ressalvados os seus direitos at o dia da perda. Diferente das obrigaes de dar stricto sensu, na obrigao de restituir a coisa pertence ao credor, ele o dono, e logo, segue o princpio res perit domino, razo de vir no artigo a expresso sofrer o credor a perda. Exemplos de obrigao de restituir, que so subespcies da obrigao de dar so: contrato de comodato, locao, depsito e penhor. Acontecendo a perda antes da tradio, resolver-se- a obrigao, posto a no existncia do objeto que caracterizava tal obrigao Art. 239 Se a coisa se perder por culpa do devedor, responder este pelo equivalente, mais perdas e danos. Aqui trata-se da mesma regra incidente na segunda parte do art. 234 (caso de perda com culpa na obrigao de dar coisa certa). Importante lembrar que, dentro da obrigao de dar/ restituir, encontra-se uma obrigao de fazer que cabe ao devedor: ele est obrigado a conservar a coisa. Art. 240 Se a coisa restituvel se deteriorar sem culpa do devedor, receb-la- o credor, tal qual se ache, sem direito indenizao; se por culpa do devedor, observar-se o disposto no art. 239. Embora se trate da coisa a ser restituda, nesse artigo h um erro de remisso, pois que o art. 239 trata simplesmente da perda da coisa, e no da sua deteriorao, deixando de tratar ento da possvel aceitao do credor da coisa deteriorada. Certo seria se ele remetesse, no caso da deteriorao com culpa, ao art. 236, cabendo ento no caso, uma interpretao sistmica, sendo que se o credor assim o escolher, poder aceitar a coisa deteriorada, cabendo ainda a ele perdas e danos. Art. 241 Se, no caso do art. 238, sobrevier melhoramento ou acrscimo coisa, sem despesa ou trabalho do devedor, lucrar o credor, desobrigado de indenizao. Na obrigao de restituir coisa certa, se houver melhoramento da coisa ou acrscimos antes da tradio (restituio), eis que aproveita o dono da coisa, ou seja, o credor. A remisso ao art. 238 s para ressaltar que se trata de coisa a restituir. Art. 242 Se para o melhoramento, ou aumento, empregou o devedor trabalho ou dispndio, o caso se regular pelas normas deste cdigo atinentes s benfeitorias realizadas pelo possuidor de boa-f ou de m-f. PU. Quanto aos frutos percebidos, observar-se-, do mesmo modo, o disposto neste cdigo acerca do possuidor de boa- f ou m-f. Possuidor de boa-f = ter direito a ser indenizado pelas benfeitorias necessrias e teis, tendo assegurado o seu direito de reteno. No caso das benfeitorias volupturias, poder levantlas sem deteriorao da coisa. (art. 1219 CC)

Tem direito aos frutos percebidos, mas no aos pendentes, que devero ser restitudos se o devedor os tiver colhido depois de cessada a boa-f. (Art. 1214 CC)

Possuidor de m-f = ter direito somente ao ressarcimento de benfeitorias necessrias, sem direito de reteno e sem possibilidade de levantar benfeitorias volupturias. (art. 1220 CC) Responde por todos os frutos, percebidos e colhidos, e mesmo aqueles que deixou de colher por sua culpa. Da obrigao de dar coisa incerta Art. 243 A coisa incerta ser indicada, ao menos, pelo gnero e pela quantidade. Na coisa incerta falta apenas a individuao da coisa devida, ela determinvel pela seu gnero e quantidade. Esse estado cessa com a escolha, sendo ento transitrio esse estado, pois caso o contrrio faltaria obrigao um objeto, tornando nulo o ato. Na lio de Tito Fulgncio, s h escolha mesmo na obrigao alternativa, que tem como objeto duas ou mais prestaes. Na obrigao genrica o ato corresponde to somente individualizao da coisa. Art. 244 Nas coisas determinadas pelo gnero e pela quantidade, a escolha pertence ao devedor, se o contrrio no resultar do ttulo da obrigao; mas no poder dar a coisa pior, nem ser obrigado a prestar a melhor. A escolha seleo do que ser entregue, j sendo acordados o gnero e quantidade, para que a coisa se torne certa, e ento passa a vigorar as regras para a obrigao de dar coisa certa. Para Pontes de Miranda, a expresso correta seria a concretizao da coisa para torn-la certa. Se no estabelecido pelas partes quem dever fazer a escolha da coisa, cabe ao devedor fazla, dentro dos limites impostos pelo artigo. A redao do artigo muito criticada por dar a entender que embora o credor no possa escolher a melhor coisa, pode escolher entre as melhores, e do mesmo jeito, o devedor no pode prestar a pior coisa, mas pode entregar a coisa que est dentre as piores. De acordo com o princpio da boa-f objetiva, a interpretao mais acertada seria a escolha e entrega da coisa intermediria, o que de acordo com Caio Mrio se resume em: A obrigao s se resolve pela entrega da coisa que contenha as qualidades mdias das coisas de seu gnero.

Caso a escolha seja do credor, dever indic-la na petio inicial da execuo para entrega da coisa incerta, caso no o faa, entende-se que renunciou ao direito de escolher, e cabe ento ao devedor entregar o que escolher. Art. 245 Cientificado da escolha o credor, vigorar o disposto na Seo antecedente. (Obrigao de Dar coisa Certa) Individualizada a coisa, torna-se certo o objeto da obrigao, ficando submetida esta disciplina das obrigaes de dar coisa certa. A concretizao no se d com a mera separao da coisa, a individualizao, em regra, se efetua com a entrega da coisa. A separao ato preparatrio, enquanto a entrega constitui adimplemento da obrigao. Art. 246 Antes da escolha, no poder o devedor alegar perda ou deteriorao da coisa, ainda que por fora maior ou caso fortuito. A coisa s se torna suscetvel de perda ou deteriorao aps a individualizao, pois o gnero no perece. (Genus non perit) O gnero no pode desaparecer, a menos que seja limitado, o que poder ocorrer apenas em casos excepcionais. Das obrigaes de fazer Art. 247 Incorre na obrigao de indenizar perdas e danos o devedor que recusar a prestao a ele s imposta, ou s por ele exequvel. As obrigaes de fazer, embora tambm sejam positivas, se diferem da obrigao de dar por se referir a um fato. Envolvem a prestao de uma atividade pelo devedor. Nas palavras de orlando Gomes, tm por fim o aproveitamento do servio contratado. Na obrigao de fazer possvel que o comportamento desejado pelo credor s possa ser desempenhado por um nico devedor. Tem-se como infungvel a obrigao de fazer que obrigatoriamente s puder ser prestada pelo devedor. Essa infungibilidade constada no caso concreto, e poder tambm ser naturalmente infungvel, baseado no intuitu personae ou contratualmente infungvel, quando o credor quer fazer de obrigao fungvel, personalssima. O artigo acima ( 247) trata das obrigaes de fazer infungveis, tanto naturalmente ( s por ele exequvel) quanto contratualmente ( a ele s imposta). Embora receba este tratamento as obrigaes de fazer infungveis, a regra a fungibilidade da prestao.

Pois subtende-se que o credor prima mais por obter o resultado, do que por escolher o meio. O CC prev, quando da impossibilidade de se executar a prestao,a converso da obrigao de fazer em perdas e danos, adotando uma conduta condizente com os princpios de que ningum pode ser compelido a prestar um fato contra sua vontade, da boa-f e da dignidade da pessoa humana. Logo, subentende-se que nas obrigaes em que somente o devedor pode realizar a prestao, a sua recusa implicaria somente a indenizar o credor perdas e danos

You might also like