You are on page 1of 4

Transmisso de Sinais Fsica

A transmisso de informao atualmente feita de forma muito variada, desde uma simples conversa entre duas pessoas at a realizao de videoconferncias atravs de aparelhos de comunicao mvel, sem esquecer a transmisso de sinais escritos (como livros ou sites). Todas estas formas de comunicao implicam a transmisso de sinais. Em Fsica, o que se entende por sinal? Sinal: uma perturbao de qualquer espcie (visual, sonora) que utilizada para transmitir uma informao ou parte dela. Numa comunicao, existe um emissor (que produz o sinal) e um recetor (que recebe e interpreta o sinal). Que tipos de sinais podemos distinguir? Em relao propagao no tempo distinguimos: - Sinais Contnuos: sinais de longa durao. - Sinais Descontnuos: sinais de curta durao. Docente: Benjamim Medeiros benjamimfq@gmail.com

Unidade 2 Parte 1.1

Comunicao da Informao a Curtas Distncias


Ano: 1983 Modelo: Motorola Dynatac Comprimento: 33 cm Largura: 12 cm Espessura: 7 cm Peso: 2,5 kg Autonomia: 10h (standby) 1h (chamada) Preo (na altura): $4000

http://sites.google.com/site/benjamimfq/

Alm disso, os sinais podem ser distinguidos em: Sinais Peridicos: que se repetem regularmente ao longo do tempo. Sinais No-Peridicos: quando no existe repetio nem periodicidade.

Propagao de um Sinal
No dia-a-dia somos confrontados com a propagao de vrios sinais, sendo que damos uma maior importncia ao sinais sonoros, sinais luminosos e outros sinais eletromagnticos. O som e a radiao eletromagntica (inclui luz visvel) propagam-se no espao no e tempo na forma de ondas. Este fenmeno explica-se pelo modelo ondulatrio. Em Fsica, o que uma onda? Uma onda caracteriza-se pela existncia de uma perturbao inicial que altera, localmente, uma propriedade fsica que ir propagar-se no espao e no tempo. O som e a luz so fenmenos ondulatrios parecidos? O som e a radiao eletromagntica so ondas completamente diferentes, quer na forma de propagao quer na necessidade de um meio. Que tipos de ondas podemos distinguir (em termos de meio de propagao)? De acordo com a sua natureza distinguimos: Ondas Mecnicas: so ondas que necessitam de meio material para se propagar.
Exemplos: som, onda do mar, onda ssmica

Propagao de um Sinal
Que tipos de ondas podemos distinguir (em termos da forma de propagao)? No que concerne forma de propagao distinguimos: Ondas Longitudinais: so ondas em que a perturbao avana na mesma direo em que foi produzida, ou seja, perturbao e propagao so no mesmo sentido.
Exemplos: onda sonora, puxar uma mola, peas de domin que caem em sequncia

Ondas Transversais: so ondas em que a perturbao provocada perpendicular direo em que a onda se vai propagar.
Exemplos: ondas eletromagnticas, a onda gerada pela queda de uma gota

Onda Transversal

Onda Longitudinal

Ondas Eletromagnticas: no necessitam de meio, podem propagar-se no vazio.


Exemplos: luz visvel, UV, IV, raios-X

VIDEO
Todas as ondas so perturbaes onde h transferncia de energia, mas onde no h transferncia de matria.

Caractersticas de uma Onda Peridica


O que uma onda peridica? Onda Peridica: uma onda que resulta da propagao de pulsos iguais em intervalos de tempo iguais, repete-se de forma igual ao longo do tempo.

Caractersticas de uma Onda Peridica


Nota: o perodo e o comprimento de onda so identificados em grficos diferentes. O perodo num grfico y/t, e o comp. de onda num grfico y/x. Como identificamos estas caractersticas em grficos representativos de uma onda?

crista ou pico

ventre ou vale

Que outras grandezas podemos calcular a partir das indicadas anteriormente? Que caractersticas podemos identificar numa onda peridica? Perodo ( T ): o intervalo de tempo de um ciclo completo, ou seja, o tempo para uma onda repetir-se. A unidade SI o segundo ( s ). Comprimento de Onda ( ): o comprimento entre cada ciclo completo, calculada como a distncia entre picos ou vales consecutivos. A unidade SI o metro (m). Amplitude ( A): o comprimento desde a posio de equilbrio at crista ou at ao vale. A unidade SI o metro (m). Frequncia ( f ): indica o n. de oscilaes que uma onda realiza por unidade de tempo. A unidade de SI o hertz (Hz ou s-1).

f =

1 T

VIDEO
s Velocidade de Propagao ( v ): rm = t

v=

v f

Sinal Harmnico e Onda Harmnica


O que um sinal harmnico? Sinal Harmnico: sinal que se repete ao longo do tempo. So descritos matematicamente pelas funes seno ou co-seno. Como possvel obter fisicamente um movimento harmnico? Pode obter-se uma oscilao harmnica fazendo mover um bloco preso a uma mola numa superfcie sem atrito. Outro exemplo de movimento harmnico ser a projeo de um movimento circular uniforme. Que expresso matemtica representa as ondas harmnicas?
Funo que descreve um sinal harmnico:
y = elongao (m) = frequncia angular (rad.s-1) Pg. 142

O Som
A parte da fsica que estuda o som e o seu comportamento a acstica. Qual a origem do som? Uma onda sonora resulta do movimento vibratrio das partculas volta do emissor do som. No som existe transporte de energia, mas no h transporte de matria (como em todas as ondas). Que tipo de onda o som? Onda Mecnica: precisa de meio material para se propagar. Onda Sonora Onda Longitudinal: a propagao na mesma direo da vibrao. Como se propaga o som?

y = A sin ( t)

ou

y = A cos ( t)

O som uma onda de presso, pois existem zonas de compresso e rarefao. Compresses: zonas de maior presso, onde as partculas de ar se aproximam. Rarefaes: zonas de menor presso, onde as partculas de ar se afastam.

A = amplitude do sinal (m) t = tempo (s)

Qual o aspeto destas funes harmnicas e entre que valores variam?

O Som
O som propaga-se da mesma forma em todos os meios?

O Som
O que um som puro?

VIDEO
O som uma onda que no se propaga no vcuo, pois tendo em conta que uma onda mecnica, esta necessita de um meio material para se propagar. A velocidade de propagao do som depende do tipo de meio onde o som viaja. No geral, o som propaga-se com velocidade, por ordem decrescente, em slidos (especialmente metais), em lquidos e em gases. Contudo h excees.

Som Puro ou Simples: som que pode ser descrito graficamente como funo seno (ou co-seno), ou seja, onda harmnica.
Um som puro obtido pela vibrao de um diapaso. Vamos distinguir nos sons puros as seguintes caractersticas: a intensidade e a frequncia. Que tipos de sons podemos distinguir de acordo com a sua intensidade?

Intensidade Sonora: est associada amplitude das ondas. De acordo com a intensidade podemos distinguir sons fortes e sons fracos. Intensidade Sons Fortes: ondas com uma elevada amplitude. Sons Fracos: ondas com uma reduzida amplitude.

Som fraco

Som forte

Nota: se a amplitude maior, o som mais forte, audvel a maiores distncias.

O Som
Que tipos de sons podemos distinguir de acordo com a sua frequncia?

O Som
O que um som complexo?

Altura do Som: de acordo com a altura do som, podemos distinguir sons graves (ou baixos) e sons agudos (ou altos). Altura do Som Sons Graves ou Baixos: ondas com uma baixa frequncia. Sons Agudos ou Altos: ondas com uma elevada frequncia.

Som Complexo: som que resulta da sobreposio de vrios sons puros.


Se atiramos vrias pedras a um lago, podemos observar os efeitos da sobreposio das ondas. Que tipos de sobreposies podemos distinguir? Uma sobreposio uma combinao/soma de duas ou mais ondas num mesmo meio, produzindo uma onda composta ou complexa.
Pg. 152

Som agudo

Som grave
Construtivas: a amplitude da onda final superior s ondas originais. Acontece se as ondas esto em fase (os picos coincidem). Sobreposies Destrutivas: a amplitude da onda final inferior s ondas originais. Acontece se as ondas esto desfasadas (picos coincidem com vales).

Nota: quanto maior a frequncia do som, mais agudo ser este som. Um som agudo mais energtico que um som grave, porque tem uma maior frequncia. Contudo, os sons agudos tm uma menor capacidade de propagao, pois como so mais energticas, so mais facilmente absorvidas.

O Som
O que nos permite distinguir o som de um piano do som de um violino? Como todos sabem, fcil distinguir de ouvido os diversos tipos de instrumentos, mesmo se estiverem a tocar a mesma nota. At distinguimos pessoas pela sua voz.

O Som
Como so constitudos os sons complexos? Os sons complexos so explicados pela sobreposio de um som fundamental e alguns dos seus harmnicos. O que o som fundamental? E o que so os harmnicos? Som fundamental: onda harmnica que corresponde frequncia mnima que um instrumento capaz de produzir (tem o maior comprimento de onda). Um diapaso um instrumento que apenas emite uma nota, s tem o som fundamental. A guitarra, p.e., emite vrias notas. Cada nota um harmnico do som fundamental. Som harmnico: onda sonora que tm frequncia que um mltiplo inteiro da frequncia fundamental. A frequncia de um som harmnico igual a:

A caracterstica que nica para o som de cada instrumento ou da voz de cada pessoa chamada de timbre. O timbre permite distinguir dois sons com a mesma intensidade e frequncia, mas provenientes de instrumentos diferentes.

f = n f1
Imaginemos uma guitarra em que corda vibra a uma frequncia fundamental de 60 Hz. Ento:

f frequncia do harmnico f1 frequncia do som fundamental n n. inteiro positivo

O Som
Temos a capacidade de ouvir todos os sons?

Espetro Sonoro

pg. 149

Infrassons: sons de frequncia menor que um humano pode ouvir ( f < 20 Hz). Sons Audveis: frequncias que um humano capaz ouvir (20 Hz < f < 20000 Hz). Ultra-sons: frequncias superiores s que um humano pode ouvir ( f > 20000 Hz).

T.P.C. pg. 170 Ex. 7, 9, 10, 26, 27, 30, 34, 42, 44

You might also like