You are on page 1of 10

Direito do Trabalho II

Caderno de Exerccio

SEMANA 1
CASO CONCRETO: Felipe Mattos ingressou na empresa Alfa Ltda. no dia 25/11/2009 na funo de tcnico de informtica, mas pediu demisso em 13/05/2010, pois recebeu proposta mais vantajosa e resolver trabalhar em outra empresa. O empregador no pagou as frias do perodo sob o argumento de que a Consolidao das Leis do Trabalho no assegura o direito s frias proporcionais quando o empregado pede demisso antes de completar 12 (doze) meses de trabalho. Diante dos fatos relatados, responda justificadamente: Felipe tem direito s frias proporcionais? Justifique, indicando os artigos da CLT, a posio do TST sobre a matria bem como a Conveno Internacional n 132 da Organizao Internacional do Trabalho. QUESTO OBJETIVA: A respeito das frias, correto afirmar que: (A) o empregado e o empregador definiro de comum acordo a poca da concesso das frias. (B) o empregado que, no curso do perodo aquisitivo, permanecer em gozo de licena remunerada, com percepo de salrios, por mais de 30 dias, no ter direito s frias. (C) em casos excepcionais sero as frias concedidas em dois perodos, salvo se o empregado for menor de 21 anos, hiptese em que elas sempre sero concedidas de uma s vez. (D) sempre que as frias forem concedidas fora do perodo concessivo devero ser pagas em dobro, sem o acrscimo de 1/3. (E) aps cada perodo de 12 meses de vigncia do contrato individual de trabalho, o empregado ter direito a frias, salvo de tiver mais de 30 faltas.

SEMANA 2
CASO CONCRETO: Teresa Cristina foi admitida pela empresa Beta Ltda., por contrato de experincia de 90 dias. O aludido contrato foi pactuado na forma do art. 481 da CLT, ou seja, com clusula assecuratria do direito recproco de resciso antecipada. O empregador resolveu romper o contrato de experincia antes do trmino do prazo de 90 dias, mesmo sem Teresa Cristina no ter dado qualquer motivo. A dispensa sem justa causa ocorreu no dia 17/09/2010, sendo este o ltimo dia da prestao de servios. Diante dessa situao, responda aos seguintes questionamentos: a) Teresa Cristina tem direito ao aviso prvio? Justifique. b) Qual a data (dia, ms e ano) da extino do contrato de trabalho? Justifique indicando os entendimentos do TST sobre o tema. QUESTO OBJETIVA (ADVOGADO BESC 2004 - FGV) - O empregado que, durante o prazo do aviso prvio, cometer qualquer das faltas consideradas pela lei como justas para resciso: (A) perde o direito ao restante do respectivo prazo. (B) tem direito ao recebimento integral do ms do aviso prvio. (C) tem direito ao recebimento em dobro do ms do aviso prvio.

(D) no faz jus ao pagamento de qualquer valor do aviso prvio. (E) no poder ser punido, em razo de j estar cumprindo o aviso prvio.

SEMANA 3
CASO CONCRETO: Gabriel Antonio foi contratado em 18/10/2008 pela empresa Alfa Ltda., empresa prestadora de servios, que fornecia mo-de-obra de servios gerais para o Municpio de Fortaleza - Cear. Em 17/08/2010 a empresa Alfa Ltda. fechou as portas, sob a alegao de que o Municpio no havia repassado os valores ajustados no contrato firmado o que, segundo alegou, impossibilitou a continuidade do negcio. Gabriel jamais usufruiu frias. Diante do caso apresentado responda justificadamente: a) possvel enquadrar o rompimento contratual como factum principis ou motivo de fora maior? Justifique. b) Discrimine as verbas rescisrias devidas ao Gabriel em virtude do trmino contratual. QUESTO OBJETIVA: Assinale a opo correta: a) A morte do empregado equivale ao pedido de demisso, sendo cabvel, inclusive, o aviso prvio b) Resilio a expresso utilizada para a extino do contrato de trabalho por dispensa por justa causa; c) Na extino do contrato por fora maior, o empregador tem que pagar a indenizao equivalente metade da que seria devida na hiptese de dispensa sem justa causa; d) Resoluo a expresso utilizada para a extino do contrato por iniciativa de qualquer das partes, sem justa causa;

SEMANA 4
CASO CONCRETO: Marcos Vincius foi contratado pelo Banco Alfa S/A na funo de vigilante em 19/10/2009. Em 13/08/2010 Marcos faltou ao servio injustificadamente, tendo sido advertido por escrito. Marcos Vincius j havia faltado outras vezes sem qualquer justificativa tendo sido advertido em todas as ocasies. No dia 06/09/2010, Marcus Vincius voltou a faltar sem qualquer justificativa, desta vez foi punido com 3 (trs) dias de suspenso. Ao retornar da suspenso o Banco Alfa S/A resolveu dispensar Marcos Vincius por justa causa. Diante do caso apresentado, responda justificadamente: O Banco Alfa S/A agiu corretamente ao dispensar Marcus Vincius por justa causa? Justifique. QUESTO OBJETIVA: A resciso indireta : a) a dissoluo do contrato de trabalho sem justa causa. b) a extino do contrato de trabalho a prazo determinado. c) a demisso requerida pelo empregado. d) a dissoluo antecipada do contrato de trabalho, a prazo determinado, requerida pelo empregado.

e) a resoluo do contrato de trabalho pelo empregado por falta grave do empregador.

SEMANA 5
CASO CONCRETO: A empresa Alfa & Beta Servios Ltda. deixou de pagar salrios aos seus empregados alegando que estava passando por srias dificuldades financeiras, eis que no havia recebido os valores provenientes do contrato de prestao de servios firmado com determinado ente pblico. Durante 3 (trs) meses consecutivos, Guilherme trabalhou sem receber os salrios. Considerando a situao hipottica acima, responda justificadamente: a) Qual a melhor forma para Guilherme romper o contrato de trabalho, considerando que essa situao tornou insuportvel a continuidade do contrato. b) Quais as verbas trabalhistas devidas a Guilherme nesta modalidade de terminao do contrato de trabalho? QUESTO OBJETIVA (CESPE 2008.2) - Antnio, contratado como vigilante noturno de uma instituio financeira, abandonou, em duas oportunidades distintas, sem justificativa, seu posto de trabalho, por cerca de 30 minutos, para resolver questes particulares, fato comprovado por testemunhas. Na situao hipottica apresentada, a atitude de Antnio, para fins de despedida por justa causa, de acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, considerada: a) desdia no desempenho de suas funes. b) abandono de emprego. c) ato de improbidade. d) ato de indisciplina ou de insubordinao.

SEMANA 6
CASO CONCRETO: Ana Cristina foi contratada no dia 15 de outubro de 2008 pela empresa Lua Nova Ltda. na funo de secretria. Foi dispensada sem justa causa em 14/09/2010, ocasio em que foi informada que deveria cumprir o aviso prvio em casa. Diante do caso apresentado, responda: a) Qual o prazo mximo (dia, ms e ano) para pagamento das verbas resilitrias? Justifique indicando o entendimento do TST sobre a matria. b) Qual a consequncia do pagamento no ser realizado no prazo legal? Fundamente sua resposta. c) Qual a data da extino do contrato de trabalho? Justifique. QUESTO OBJETIVA (CESPE 2009.3) - Acerca de resciso de contrato de trabalho, assinale a opo correta. a) eficaz a quitao genrica outorgada pelo empregado na resciso contratual. b) Na hiptese de cumprimento do aviso prvio, o pagamento das parcelas constantes do instrumento de resciso ou recibo de quitao dever ser efetuado at o primeiro dia til imediato ao trmino do contrato. c) Qualquer compensao no pagamento da resciso contratual no poder exceder o valor equivalente a trs meses de remunerao do empregado.

d) Para os casos de resciso do contrato de trabalho de empregado com mais de um ano de servio, a lei exige a assistncia do sindicato ou da autoridade do Ministrio do Trabalho e Emprego para a validade do recibo de quitao, formalidade no exigida para o pedido de demisso.

SEMANA 7
CASO CONCRETO (OAB/RJ 26 exame): Joo foi admitido em 20/05/1995 na empresa XY Ltda. e imotivadamente dispensado em 20/01/2003, tendo sido o aviso prvio indenizado pelo empregador. Considerando-se que Joo era credor de duas horas extras dirias, que no foram adimplidas pelo empregador, ajuizou ao trabalhista em 27/01/2005 postulando tais parcelas. A empresa XY Ltda., em defesa, argi a prescrio total e parcial. Responda, de forma fundamentada, se no caso concreto ocorreu a prescrio total e a parcial. Aponte os dispositivos legais pertinentes. QUESTO OBJETIVA (CESPE/OAB 2004) - Acerca das regras de prescrio e decadncia no direito do trabalho, assinale a opo incorreta. a) Para os trabalhadores urbanos, o prazo para o ajuizamento da ao de dois anos a contar da extino do contrato de trabalho, sob pena de prescrio da pretenso correlata; b) Embora no esteja previsto em lei, o prazo fixado pelo empregador para que seus empregados adiram a plano de desligamento incentivado de natureza decadencial; c) Durante a vigncia do contrato de trabalho, o trabalhador rural dispe de cinco anos para ajuizar reclamao trabalhista, sob pena de prescrio da pretenso correlata; d) Para dispensar dirigente sindical que cometa falta grave, dispe o empregador do prazo prescricional de 30 dias, a contar da suspenso aplicada.

SEMANA 8
CASO CONCRETO (OAB/RJ 28 exame): Paulo da Silva Netto sempre esteve envolvido em "confuses" e "brigas". Contudo, quando Paulo completou 16 anos, arrumou um emprego na Metalrgica Cruzeiro do Sul Ltda., e resolveu estudar noite. Aps 6 meses de trabalho, Paulo foi dispensado sem justa causa e nada recebeu. Dona Maria (me de Paulo), faltando 30 dias para Paulo completar 20 anos, comprou um txi para seu filho trabalhar. Paulo soube pelo Sr. Marcos (gari), que deveria ter recebido horas extras. Paulo quer propor ao na Justia do Trabalho, porm, Joo (mdico), lhe disse que seus direitos j estavam prescritos. Diante do caso apresentado, responda: Operou-se a prescrio total/parcial para Paulo pleitear seus direitos? Justifique, ressaltando os aspectos fticos e jurdicos envolvidos na questo. QUESTO OBJETIVA (CESPE/OAB - 2009.2) - Segundo grande parte da doutrina, prescrio consiste na perda do direito de ao pelo no exerccio desse direito no prazo determinado por lei. A esse respeito, assinale a opo correta.

a) No caso de ao ajuizada em razo do no recolhimento da contribuio para o FGTS, a prescrio de trinta anos, respeitado o binio posterior ao trmino do contrato de trabalho. b) A prescrio da pretenso relativa s parcelas remuneratrias no alcana o respectivo recolhimento da contribuio para o FGTS. c) Para aes em que se questionem crditos resultantes das relaes empregatcias, prev-se prazo prescricional de dois anos no curso da relao de emprego e de cinco anos aps a extino do contrato de trabalho. d) Para a ao em que se pleiteie apenas anotao da carteira de trabalho e previdncia social, conta-se o prazo prescricional a partir da extino do contrato de trabalho.

SEMANA 9
CASO CONCRETO (ELABORADO PELA PROF MARIA INS GERARDO): Daniel Tostes, no optante, foi admitido pela Empresa Gama Ltda. no dia 01/07/1984 na funo de analista contbil. Em 15 de outubro de 2010 Daniel foi dispensado sem justa causa. Na hiptese acima apresentada, explique como ser calculada a indenizao do tempo de servio de Daniel. Justifique sua resposta. QUESTO OBJETIVA (ELABORADA PELA PROF MARIA INS GERARDO) Assinale quais so as hipteses que autorizam a movimentao da conta vinculada do trabalhador no Fundo de Garantia do Tempo de Servio: a) despedida sem justa causa, culpa recproca, fora maior, extino normal de contrato a termo e suspenso total do trabalho do avulso por perodo igual ou superior a 90 dias; b) despedida sem justa causa, fora maior, extino normal de contrato a termo, aposentadoria e gozo de auxlio-doena; c) despedida sem justa causa, culpa recproca, despedida com justa causa, aposentadoria e fora maior, d) despedida sem justa causa, despedida indireta, fora maior, culpa recproca e pedido de demisso.

SEMANA 10
CASO CONCRETO (CESPE/OAB 2009.2) Maria, empregada da Empresa Fogo Dourado LTDA, recebeu aviso-prvio indenizado em 12/06/2009, na forma estipulada na CLT. Em 14/06/2009, ela recebeu exames laboratoriais que confirmavam sua gravidez e, no dia seguinte, apresentou os exames no setor de pessoal da Empresa, solicitando que lhe fosse garantida a estabilidade. A Empresa negou o pedido por entender que a gravidez, nos trinta dias seguintes ao aviso-prvio indenizado no gera direito estabilidade, uma vez que a resciso se opera automaticamente na data de dispensa, sendo a previso legal do perodo de trinta dias mera fico jurdica. Considerando a situao hipottica apresentada, responda, de forma fundamentada, se Maria faz jus estabilidade provisria, indicando se possvel a interposio de alguma medida judicial no caso.

QUESTO OBJETIVA (ADVOGADO DO SENADO FEDERAL ? 09.11.2008 - FGV) Considere as seguintes assertivas sobre o Trabalho da Mulher e a Proteo Maternidade: I. O trabalho noturno da mulher permitido, sendo devido o adicional noturno de 25% (vinte e cinco por cento) no mnimo. II. Ao empregador vedado utilizar a empregada em atividades que impliquem o emprego de fora muscular igual ou superior a 20 (vinte) quilos para o trabalho contnuo. III. Para amamentar o prprio filho at que complete 6 (seis) meses, a me ter direito a trs intervalos especiais, de meia hora cada um. IV. A me adotiva tem direito licena-maternidade pelo perodo de 120 (cento e vinte) dias e ao salrio-maternidade. V. Em consonncia com a Constituio Federal/88, necessria a existncia de creches para assistncia gratuita aos filhos e dependentes do trabalhador do sexo feminino ou masculino desde o nascimento at 6 (seis) anos de idade. Assinale: (A) se somente uma assertiva for falsa. (B) se somente duas assertivas forem falsas. (C) se somente trs assertivas forem falsas. (D) se somente quatro assertivas forem falsas. (E) se todas as assertivas forem falsas.

SEMANA 11
CASO CONCRETO (CESPE/OAB - 2009.3) Considere que o presidente da CIPA no mbito de determinada empresa tenha sido demitido sem justa causa. Nessa situao, caberia reclamao trabalhista contra o ato do empregador dada a funo desempenhada pelo empregado? QUESTO OBJETIVA (OAB/FGV 2010.2) Paulo, empregado de uma empresa siderrgica, sofreu acidente do trabalho, entrando em gozo de auxlio-doena acidentrio, a partir do dcimo sexto dia de seu afastamento. Durante este perodo de percepo do benefcio previdencirio, ele foi dispensado sem justa causa por seu empregador. Diante do exposto, assinale a alternativa correta. (A) Paulo tem direito a ser reintegrado, com fundamento na garantia provisria de emprego assegurada ao empregado acidentado. (B) Paulo tem direito a ser readmitido, com fundamento na garantia provisria de emprego assegurada ao empregado acidentado. (C) Paulo tem direito a ser readmitido, em razo da interrupo do contrato de trabalho que se operou a partir do dcimo sexto dia de afastamento. (D) Paulo tem direito a ser reintegrado, em razo da suspenso do contrato de trabalho que se operou a partir do dcimo sexto dia de afastamento.

SEMANA 12
CASO CONCRETO (OAB/ES 2005.1) Um empregado da empresa pblica Correios e Telgrafos foi demitido sem justa causa aps trs anos de servios. Em reclamao trabalhista, requereu a sua reintegrao, alegando estabilidade, tendo em vista que foi admitido mediante concurso pblico. Analise a situao apresentada acima e redija a soluo para o caso, abordando a alegada estabilidade, a ausncia de motivao para a demisso e o ingresso por concurso pblico, luz do art. 37 da CRFB/88. QUESTO OBJETIVA (CESPE 2008.2) Anbal foi eleito membro do conselho fiscal do sindicato representativo de sua categoria profissional em 20 de maio de 2008. No dia 20 de agosto de 2008, Anbal foi demitido sem justa causa da empresa onde trabalhava. Segundo orientao do TST, nessa situao hipottica, a demisso de Anbal a) somente seria regular se houvesse a extino da empresa. b) foi arbitrria, pois no houve nenhuma justificativa prvia ou inqurito capaz de provar justa causa para a demisso. c) foi regular, pois membro de conselho fiscal de sindicato no tem direito estabilidade provisria porquanto no representa ou atua na defesa de direitos da categoria respectiva, agindo somente na fiscalizao da gesto financeira do sindicato. d) foi irregular, pois Anbal gozava de estabilidade provisria desde sua eleio ao cargo de conselheiro fiscal do sindicato.

SEMANA 13
CASO CONCRETO: Sindicato dos bancrios formalizou Conveno Coletiva de Trabalho com o Sindicato dos Bancos fixando a contribuio assistencial no percentual de 2% a ser descontado dos salrios dos empregados no ms seguinte ao reajuste. Ana Maria, bancria do Banco Beta S/A, no sindicalizada e teve descontado do seu salrio a referida contribuio assistencial. Alm desse desconto, no ms de maro, seu empregador tambm efetuou desconto a ttulo de contribuio sindical. Diante do caso apresentado, responda as questes propostas, justificando suas respostas com os dispositivos legais pertinentes e o entendimento do TST sobre a matria. a) Ana Maria poder exigir a devoluo dos valores descontos em seu salrio a ttulo de contribuio assistencial? b) A resposta seria a mesma na hiptese de contribuio sindical? QUESTO OBJETIVA: Assinale a opo incorreta a respeito da estrutura sindical brasileira: a) Segundo jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, incumbe ao Ministrio do Trabalho e Emprego proceder ao registro das entidades sindicais. b) As confederaes sindicais detm legitimidade para propor ao direta de inconstitucionalidade.

c) possvel a criao de mais de um sindicato representativo de uma mesma categoria, em idntica base territorial. d) Ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questes judiciais ou administrativas.

SEMANA 14
CASO CONCRETO (OAB/DF 2005-I): A empresa Vende Tudo S/A lhe consulta sobre a possibilidade de celebrao de acordo coletivo de trabalho com o sindicato representante da categoria profissional de seus empregados, para fins de concesso de PLR (Programa de Participao nos Lucros ou Resultados). Quer saber se poder celebrar acordo coletivo de trabalho por prazo indeterminado (vigncia indeterminada) j que de seu interesse e do interesse de seus empregados a instituio de Programa de Participao nos Lucros ou Resultados, de carter permanente e no provisrio. QUESTO OBJETIVA (CESPE 2009.1) No que concerne s convenes coletivas de trabalho, assinale a opo correta. a) facultada a celebrao verbal de acordo coletivo de trabalho, desde que presentes, ao menos, duas testemunhas. b) Acordo coletivo o negcio jurdico pelo qual dois ou mais sindicatos representativos de categorias econmicas e profissionais estipulam condies de trabalho aplicveis, no mbito das respectivas representaes, s relaes individuais do trabalho. c) Para ter validade, a conveno coletiva de trabalho deve ser, obrigatoriamente, homologada pela autoridade competente. d) No lcito estipular durao de validade superior a dois anos para a conveno coletiva de trabalho.

SEMANA 15
CASO CONCRETO: Os bancrios se reuniram em assemblia e decidiram paralisar as atividades por tempo indeterminado, objetivando o atendimento de suas reivindicaes, dentre as quais a concesso de reajuste salarial de 20% sobre os salrios do referido ms. Como o sindicato dos bancos no aceitou as reivindicaes, props dissdio coletivo de greve que culminou na declarao da ilegalidade da greve pela Justia do Trabalho. A greve durou exatamente 90 (noventa) dias. Diante dos fatos relatados, responda as questes abaixo: a) Os bancrios que paralisaram suas atividades em razo da greve tm garantido o pagamento dos salrios desses 90 (noventa) dias? Justifique informando se a greve acarreta na suspenso ou interrupo do contrato de trabalho. b) Os bancos poderiam romper o contrato de trabalho dos empregados bancrios durante o movimento grevista? c) O empregador poderia ter contratado trabalhadores substitutos durante a greve?

QUESTO OBJETIVA (OAB/FGV 2010.2) Com relao ao Direito Coletivo do Trabalho, assinale a alternativa correta. (A) Acordo coletivo do trabalho o acordo de carter normativo pelo qual dois ou mais sindicatos representativos de categorias econmicas e profissionais estipulam condies de trabalho aplicveis, no mbito das respectivas representaes, s relaes individuais de trabalho. (B) Na greve em servios ou atividades essenciais, ficam as entidades sindicais ou os trabalhadores, conforme o caso, obrigados a comunicar a deciso aos empregadores e aos usurios com antecedncia mnima de 72 (setenta e duas) horas da paralisao. (C) As centrais sindicais, por fora de lei, podem celebrar acordos e convenes coletivos de trabalho. (D) O recolhimento da contribuio sindical obrigatria (imposto sindical) somente exigido dos empregados sindicalizados, em face do princpio da liberdade sindical.

SEMANA 16
CASO CONCRETO (OAB/CESPE 2008.1) Pedro estava cumprindo o perodo referente ao aviso prvio quando registrou sua candidatura a cargo de dirigente sindical. Nessa situao especfica, deveria ser aplicada a Pedro a regra da estabilidade prevista no art. 543, 3., da CLT? Fundamente sua resposta. QUESTO OBJETIVA (OAB/CESPE 2007.2) Tito, empregado da empresa Pgasus Ltda., fumava no interior do escritrio da empresa, desrespeitando ordem geral emanada da direo que proibia os empregados de fumarem nesse espao. Diante dessa situao hipottica, assinale a opo correta. a) A atitude praticada por Tito constitui motivo para a despedida por justa causa, consistente em ato de indisciplina, j que descumpria ordens gerais do empregador dirigidas impessoalmente ao quadro de empregados. b) Apesar de descumprir a ordem da direo de no fumar no interior do escritrio, no cabe a aplicao da justa causa a Tito, j que a atitude praticada por ele constitui um estado de necessidade inerente ao vcio de fumar, e no um ato de indisciplina. c) A empresa jamais poderia emitir norma de proibio de fumar no interior do escritrio, pois estaria utilizando do seu poder econmico para tolher a liberdade individual dos seus empregados. d) A atitude praticada por Tito constitui motivo para a despedida por justa causa, consistente na desdia, ou seja, a falta culposa, j que agia com negligncia em relao proibio emanada da direo da empresa.

You might also like