You are on page 1of 5

gua em Foco

Introduo O gua em Foco tem como principais objetivos: (I) a formao inicial, com os alunos do Curso de Licenciatura em Qumica da UFMG, e continuada de professores, para trabalhar com a metodologia de projetos temticos de investigao de problemas abertos, de acordo com uma abordagem CTS Cincia, Tecnologia e Sociedade e (II) a formao do aluno do ensino mdio, preparando-o para o exerccio da cidadania. Os projetos temticos possibilitam escola no apenas reproduzir o conhecimento cientfico acumulado pela humanidade, mas tambm produzir conhecimentos sobre a realidade social e ambiental, usando a investigao cientfica como ferramenta. Esses conhecimentos so utilizados no apenas para refletir sobre essa realidade, mas tambm para subsidiar aes visando a sua mudana. O gua em Foco tem como um dos objetivos fornecer conhecimentos relevantes que possam servir de ferramenta cultural para o estudante participar ativamente da sociedade moderna, caracterizada, sobretudo, pela presena da cincia e da tecnologia. O importante em projetos deste tipo levar o aluno a entender os conceitos cientficos e as implicaes sociais das cincias naturais e das tecnologias na sua vida, alm de desenvolver valores e atitudes para uma ao social responsvel. O enfoque est em explorar alguns aspectos da vivncia do aluno, motivando a reflexo e a adoo de uma postura necessria para a transformao da sociedade tecnolgica em uma sociedade mais igualitria na qual se busque assegurar a preservao do ambiente. A abordagem temtica do gua em Foco assumida como elemento constitutivo de formao para a cidadania, consolidando o uso de ferramentas do conhecimento qumico no encaminhamento de solues de problemas sociais, desenvolvendo valores e atitudes. com essa abordagem que o projeto explicita as relaes Cincia Tecnologia Sociedade (CTS), associadas ao problema da qualidade da gua para uso humano, buscando enfatizar a educao ambiental.

Considerando que as atuais propostas para o ensino de Qumica tm como pressupostos a necessidade de participao ativa dos alunos nas aulas, o projeto cria oportunidades para que eles falem das suas experincias de vida e explicitem os conhecimentos prvios que aplicam a situaes cotidianas, dando condies para que o professor introduza conhecimentos cientficos potencialmente teis para a transformao ou a sofisticao desses saberes cotidianos. Essa uma das formas de possibilitar, na sala de aula, a construo de conhecimentos significativos pelos alunos. As atividades do projeto propiciam aos alunos a oportunidade de entrar em contato com diversos fenmenos e buscar compreend-los em um processo interativo professor/aluno e aluno/aluno, numa dinmica que busca contemplar os horizontes conceituais dos alunos. As atividades propem algumas questes que podero ser discutidas pelos alunos em pequenos grupos. O professor pode acompanhar as discusses nos grupos propondo novas questes e fornecendo novos elementos para a discusso. Aps estas discusses, sugere-se que o professor proponha uma discusso de fechamento do assunto com toda a turma, retomando os pontos que lhe pareceram mais importantes. Para dinamizar as discusses, sugerida a utilizao de fatos trazidos da vivncia dos alunos, textos, tabelas de dados etc. O processo de aprender cincia envolve tanto processos individuais como sociais. A relao sujeito-objeto

mediada pelos signos e ferramentas culturais, sendo a linguagem a principal dessas ferramentas. A realizao das atividades propostas no projeto gua em Foco se apia nos pressupostos tericos ligados ao scio-construtivismo de inspirao vygotskyana. Para Silva (2001), esse momento de discusso importante para que os alunos tenham a oportunidade de apresentar para os colegas e para o professor os resultados obtidos durante as discusses em pequenos grupos e, tambm, porque nesse momento que o professor, junto com os alunos, organiza os conceitos que foram postos em circulao e cujos sentidos foram construdos mediante um processo de negociao que caracteriza a construo coletiva dos enunciados que utilizam esses conceitos.

Para dar incio s discusses em sala de aula, o gua em Foco tem como proposta apresentar um problema aberto para os alunos resolverem a partir dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Qumica. Os problemas escolares, em geral, so bem definidos e delimitados, admitem resposta nica, envolvem o uso de algoritmos e, na maioria das vezes, no se referem a contextos especficos dos alunos. Os problemas que enfrentamos, no dia a dia, nas diversas atividades sociais so, ao contrrio, abertos. A definio e a delimitao desses problemas so construdas no processo de resolv-los. Alm disso, problemas abertos admitem respostas mltiplas e mtodos de investigao que demandam a anlise de custos e benefcios, envolvendo valores, atitudes e mltiplas formas de raciocnio (FoCo, 2004). O tratamento pode se constituir numa abordagem pedaggica que fomenta competncias teis para investigar problemas de interesse pessoal ou preocupao social. Ao lidar com problemas abertos, em que a cincia utilizada para subsidiar anlise de custos e benefcios, o projeto gua em Foco procura potencializar a mudana da cultura escolar ao aproxim-la das prticas reais que o aluno, como cidado e trabalhador, encontrar na sua vida. Em um projeto que lida com problemas abertos existe, ainda, a possibilidade de trabalhar o processo de metacognio, em que o aluno vai pensar sobre a sua forma de pensar, refletindo e descobrindo quais as estratgias utilizadas durante um dado processo de pesquisa, vivncia e descoberta. O projeto gua em Foco tem sido desenvolvido desde o ano de 2004 em vrias escolas das redes pblica e particular da grande Belo Horizonte Horizonte e sua finalidade a capacitao de professores e futuros professores para trabalhar com a metodologia de projetos temticos de investigao de problemas abertos. Este projeto tem como objetivo a investigao de um problema real, relacionado qualidade da gua, a partir dos conhecimentos adquiridos em sala de aula (Mortimer, 2007, p.3). A utilizao de situaes problemticas abertas que favoream a reflexo dos estudantes sobre implicaes sociais do conhecimento cientfico tem sido objetivo de muitas propostas curriculares que visam transformar o ensino de cincias (Carrascosa et al, 2006). O projeto gua em Foco incorpora esta discusso colocando como objetivos potencializar a reflexo da comunidade escolar

sobre a realidade, contribuir para a formao de cidados crticos e participativos, tornar a escola um espao de produo e no somente reproduo do conhecimento dentre outros (Mortimer, 2005) Metodologia: O projeto est sendo desenvolvido em 5 escolas estaduais participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciao Docncia PIBID. Os alunos do PIBID iro apresentar para o pblico algumas anlises realizadas para determinar a qualidade da gua e tambm apresentar para o pblico a metodologia de projetos como uma estratgia de ensino. Concluses: Esperamos que os visitantes possam obter informaes consistentes sobre o problema da Lagoa da Pampulha. importante tambm que os professores visitantes possam compreender a importncia do trabalho com metodologia de projetos e o uso de problemas abertos no ensino.

Bibliografia: CARRASCOSA, J. et al. Papel de la actividad experimental em la educacin cientfica. Caderno Brasileiro de Ensino de Fsica. v. 23, n.2, 2006. Disponvel em www.fsc,fsc.br/ccef/menu_cadernos.htlm. Acesso em 15 ago.2007. MORTIMER, E. F. Uma metodologia para caracterizar os gneros de discurso como tipos de estratgias enunciativas nas aulas de cincias. In: NARDI, R. A pesquisa em Ensino de Cincia no Brasil: alguns recortes. So Paulo: Escrituras, 2007. MORTIMER, E.F. gua em foco: qualidade de vida e cidadania . Belo Horizonte, 2005. CD-ROM. Silva, Penha das Dores Souza Silva. O projeto temtico na sala de aula: mudanas nas interaes discursivas. Tese (Doutorado em Educao) Faculdade de Educao, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

SILVA, Penha Souza. Mudanas nas prticas pedaggicas: o que dizem os professores de Qumica. Dissertao (Mestrado em Educao) Faculdade de Educao, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.

You might also like