You are on page 1of 2

A Teoria da Histria

Por Pedro Augusto Rezende Rodrigues

A Teoria da Historia um campo de estudo que busca entender as diversas teorias que envolvem o conhecimento Histrico. Justamente por no haver uma concepo nica de analisar o passado, todas essas teorias alimentam vrios debates entres vrias concepes. As correntes mais famosas, e principais so: O Positivismo; A Escola dos Annales; A Nova Histria; A Microhistria.

O Positivismo foi elaborado por Augusto Comte

no sculo XIX. Tal teoria

acreditava que os pesquisadores deveriam encontrar um fator que determinasse a verdadeira histria, ela seria indiscutvel e encontrada nos documentos governamentais, que por isso, nunca estariam errados. De acordo com esse pensamento, apenas as histrias politicas teriam importncia de serem verificadas. Alm disso, defende a ideia que o conhecimento cientfico a nica forma de conhecimento verdadeiro, podendo-se afirmar que uma teoria verdadeira apenas se a mesma for comprovada atravs de mtodos cientficos vlidos. Assim, os positivistas, excluem tudo o que se refere a crenas, supersties, ou qualquer outra coisa que no possa ser comprovada cientificamente. Toda essa devoo cincia fez com que com o Positivismo fosse considerado como a religio da humanidade. A Escola dos Annales uma corrente historiogrfica nascida na Frana, em torno da revista Annales dhistoire conomique et sociale, e criada por Marc Bloch e Lucien Febvre que acreditavam que era insuficiente a forma com que a histria era tratada. Apesar disso, no foram os primeiros a propor novas abordagens a Histria. Tal corrente se destaca por adotar mtodos das Cincias Sociais Histria, o que ampliou o quadro das pesquisas histricas com a incorporao de atividades at ento pouco investigadas, rompendo assim com a compartimentao das Cincias Sociais (Histria, Sociologia, Psicologia, Economia, Geografia), privilegiando os mtodos pluridisciplinares.

A Nova Histria a corrente historiogrfica correspondente a terceira gerao da Escola dos Annales. Surgiu nos anos de 1970 e seu nome derivou da publicao da obra Fazer a Histria, organizadas pelos historigrafos Jacques Le Goff e Pierre Nova. Tal corrente acima de tudo a historia das mentalidades. Seus seguidores propem que se estabelea uma historia serial das estruturas mentais das sociedades, e cabe ao historiador a anlise dos dados. E a Microhistoria um gnero historiogrfico que surge com a publicao da coleo Microstorie, sob a direo de Carlo Ginzburg e Giovanni Levi entre 1981 e 1988. A proposta de anlise histrica defende uma delimitao extrema do tema por parte do historiador (inclusive em termos de espacialidade e de temporalidade). Com todo esse objeto (tema) bem delimitado a anlise se desenvolve a partir de uma explorao exaustiva das fontes. O prprio Giovanni Levi conceitua a microhistoria como se fosse um zoom em uma fotografia, o pesquisador observa um pequeno espao ampliado, mas, ao mesmo tempo, tendo em conta o restante da paisagem, apesar de no estar ampliada.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Microhist%C3%B3ria http://www.suapesquisa.com/o_que_e/positivismo.htm http://educacao.uol.com.br/filosofia/ult3323u30.jhtm

You might also like