You are on page 1of 3

ESCOLA MUNICIPAL DR.

ANTNIO MOREIRA DE SOUZA E SILVA Avaliao de Literatura 5 Ano 2 TRIMESTRE

Nome_____________________________________________ Data: ____/_____/_____

Leia o texto com ateno e resolva as questes 1 a 11: Convite (Jos Paulo Paes) Poesia brincar com as palavras como se brinca com bola, papagaio, pio. S que bola, papagaio, pio de tanto brincar se gastam.

As palavras no: quanto mais se brinca com elas mais novas ficam. Como a gua do rio que gua sempre nova. Como cada dia que sempre um novo dia. Vamos brincar de poesia?

1) O texto que voc leu um texto ( a ) literrio ( b ) potico 2) A inteno do texto : ( a ) brincar com as palavras. ( b ) falar sobre tipos de brinquedos. ( c ) mostrar como se brinca fora de casa. 3) O texto mostra que a poesia: ( a ) um texto muito longo. ( b ) pode deixar as crianas desanimadas. ( c ) pode ser ma brincadeira.

( c ) jornalstico

4) A idia central da poesia : ( a ) Os brinquedos so poucos, mas as palavras so muitas. ( b ) Os brinquedos acabam, mas as palavras se renovam. ( c ) Os brinquedos podem ser guardados, mas as palavras no podem.

5) A palavra elas em destaque na terceira estrofe se refere: ( a ) s palavras ( b ) as brincadeiras ( c ) s guas 6) Podemos encontrar este tipo de texto em: ( a ) livros de receita ( b ) manual de instruo 7) O poema possui: ( a ) 17 versos e 4 estrofes ( b ) 4 versos e 17 estrofes 8) Quem o autor do texto que voc leu? R: __________________________________________________________ 9) Para leitores de que faixa etria voc acha que esse texto foi escrito? Explique como voc concluiu isso. R: ___________________________________________________________ 10) O texto est escrito em prosa ou em versos? Porque? R:___________________________________________________________ 11) Complete a seguinte frase: Um poema um texto criado para... ( a ) ser lido e apreciado por sua beleza. ( b ) informar sobre fatos do dia-a-dia.

( c ) livros de leitura

Leia o texto com ateno e resolva as questes 12 a 18: Chapeuzinho Amarelo (Chico Buarque de Holanda) Era a Chapeuzinho Amarelo. Amarelo de medo. Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho. J no ria. Em festa no aparecia. No subia escada, nem descia. No estava resfriada, mas tossia. Ouvia conto de fada e estremecia. No brincava de mais nada, nem de amarelinha. Tinha medo de trovo. Minhoca, para ela, era cobra. E nunca apanhava sol, tinha medo de sombra. No ia pra fora pra no se sujar. No tomava banho pra no descolar. No falava nada pra no engasgar. No ficava em p com medo de cair. Ento vivia parada, deitada, mas sem dormir, com medo de pesadelo. Era Chapeuzinho Amarelo.

12) Responda. a) Quem o autor do texto? ______________________________________ b) Qual o seu ttulo? ___________________________________________

c) Qual o assunto do texto? ______________________________________ 13) Com se chama a personagem do texto? _____________________________ 14) Assinale as coisas que voc viu que Chapeuzinho Amarelo tinha medo: ( ) rir ( ) escada ( ) conto de fadas ( ) escrever ( ) minhoca ( ) pesadelo ( ) trovo ( ) ver televiso ( ) chorar 15) Quais coisas a Chapeuzinho Amarelo tem medo que voc tambm tem? R: __________________________________________________________ 16) Para voc, o que medo? R: __________________________________________________________ 17) Que coisas provocam medo em voc? R: __________________________________________________________ 18) As coisas que voc tem medo so verdadeiras? Explique R: ___________________________________________________________

You might also like