You are on page 1of 18

O PRIMEIRO MODERNISMO NOS ENSAIOS DE ANTONIO CANDIDO

The first Modernism in the essays of Antonio Candido


Irensia Torres de Oliveira*

1 INTRODUO
Para discutir o pensamento de Antonio Candido sobre o Modernismo, e mais especificamente, o primeiro Modernismo, necessrio considerar que o prprio crtico se via, como intelectual, com um papel no processo de renovao da mentalidade intelectual empreendida pelo movimento. Num depoimento dado a Mario Neme, em 1943, o jovem crtico, ento com vinte e cinco anos, justificava a tendncia de sua gerao para o estudo e a anlise como uma exigncia do momento histrico, inserida no mesmo processo de renovao que o dos modernistas. Nesse depoimento, procura tomar posio diante das geraes anteriores e responder m vontade que cercava os intelectuais de seu tempo por serem exclusivamente crticos, analistas rigorosos, e no artistas. Responde provocao de Oswald, publicada na revista Clima (A sua gerao l desde os trs anos. Aos vinte tem Spengler no intestino. E perde cada coisa!), justificando a prpria atitude com a fora de uma tarefa histrica que se apresenta.
preciso compreender que o surto dessa tendncia para o estudo corresponde em ns a uma imposio da necessidade social de crtica. a necessidade de pensar as coisas e as obras, inclusive as que voc e os seus companheiros fizeram, sem compreender bem o que estavam fazendo, como de praxe (CANDIDO, 2002a, p. 241).

Professora de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Cear.

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 74, P. 133-150,

JAN./ABR.

2008. EDITORA UFPR.

133

OLIVEIRA, I. T de. O PRIMEIRO MODERNISMO NOS ENSAIOS DE ANTONIO CANDIDO

Pode-se perceber um sentido de responsabilidade, como se os intelectuais da nova gerao paulista se sentissem cobrados a manter o nvel de interveno das geraes de 20 e 30. H um entendimento de continuidade do processo, no qual agora os mais jovens entram com a tarefa de analisar, compreender e sistematizar. Antonio Candido no publicou longos estudos para sistematizar o movimento modernista, nada do porte da Formao da Literatura Brasileira, mas podemos encontrar avaliaes e propostas de articulaes bem variadas em alguns ensaios, de visada panormica. Nos anos 50, publicou dois textos que mais tarde seriam refundidos no ensaio Literatura e cultura de 1900 a 1945, publicado no livro Literatura e sociedade (2000/1965). O texto se apresenta no subttulo justamente como panorama para estrangeiros e se articula em torno das preocupaes de Antonio Candido no perodo, relativas ao sistema literrio. Tanto que o panorama se inicia com a seguinte frase: Se fosse possvel estabelecer uma lei de evoluo da nossa vida espiritual, poderamos talvez dizer que toda ela se rege pela dialtica do localismo e do cosmopolitismo, manifestada pelos modos mais diversos (CANDIDO, 2000, p. 109). A primeira frase do livro Formao, escrito no mesmo perodo, indica tambm o programa de estudos regido por aquela suposio: Este livro procura estudar a formao da literatura brasileira como sntese de tendncias universalistas e particularistas (CANDIDO, 1993, p. 23). No panorama dos anos 50, j articula os dois pontos importantes das sistematizaes que props para o movimento: a ruptura do primeiro Modernismo com o perodo anterior e sua continuidade com o de 30. Percebese, portanto, a preocupao de estabelecer uma srie de rupturas e continuidades, alm de conflitos do campo literrio e ideolgico, configurando fragilidades e desdobramentos do sistema literrio. No texto da Plataforma da nova gerao, do incio dos anos 40, h uma tendncia do crtico de separar-se da gerao de 20 (um estouro de enfants-terribles) e aproximar-se da de 30. Embora admitisse que ele e seus contemporneos seriam continuadores naturais daquela gerao, porque teriam herdado os problemas que ela no conseguira resolver, reconhecia na ltima uma espcie de filiao: Ns nos formamos sob o seu influxo e somos em grande parte o seu resultado. A nossa orientao intelectual se delineia na atmosfera de suas lutas polticas, dos seus partidos extremos dos quais vamos aprender muita coisa [...] (CANDIDO, 2002a, p. 240). Nesse momento, por mais respeito que demonstre pelos intelectuais de 20, a grande admirao recai nos artistas e intelectuais de 30 Para falar a verdade, com os de 30 que comea a literatura brasileira (CANDIDO, 2002a, p. 239).

134

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 74, P. 133-150, JAN./ABR. 2008. EDITORA UFPR.

OLIVEIRA, I. T de. O PRIMEIRO MODERNISMO NOS ENSAIOS DE ANTONIO CANDIDO

Entretanto, nos panoramas sobre literatura e cultura publicados a partir dos anos 60, mistura-se nfase dada dcada de 30 como amadurecimento e culminncia, a importncia crescente conferida ao primeiro Modernismo, como semeador, catalisador e organizador da renovao consolidada na dcada seguinte. Efetivamente, Antonio Candido apresenta o primeiro Modernismo como aquele que coordenou e providenciou a ruptura, embora de maneira restrita e excepcional, e forneceu as sementes para os frutos amadurecidos de 30. Em 20, a renovao estava dada em potncia; em 30, era concretizada, realizando os grandes objetivos da primeira fase: enfraquecimento do academicismo, direito inovao formal e temtica, reconhecimento da literatura regional em escala nacional. Embora o momento seguinte fosse fundamental, porque sedimentava e dava razo agitao anterior, os valores e critrios, ou seja, o caminho a seguir, j estava dado no momento anterior. Podemos talvez at dizer que, se na Formao da Literatura Brasileira o ponto de vista adotado era o dos romnticos, como elemento explicativo ou metodolgico declarado, embora o autor muitas vezes discordasse de seus critrios, o ponto de vista assumido nos ensaios ou comentrios mais gerais sobre o Modernismo , salvo engano, j que no explicitado pelo autor, o dos primeiros modernistas. Os valores e pontos de vista crticos praticados parecem estar mais ligados ao primeiro Modernismo que gerao posterior.

2 O PRIMEIRO MODERNISMO NO SISTEMA LITERRIO


O Modernismo pensado no ensaio Literatura e cultura de 1900 a 1945, sobretudo a partir da dialtica entre local e universal. Ao lado do Romantismo, constitua um dos momentos decisivos na literatura brasileira, de mudana de rumos e revigorao do pensamento em geral, possuindo ambos em comum o fato de priorizarem o local, embora apoiados nos modelos europeus. A diferena residia em que o particularismo romntico se afirmava por uma rejeio da herana portuguesa, que no Modernismo j estaria superada e esquecida, afirmando-se este em combate contra o academismo cosmopolita. Assim, o Modernismo inaugurava um novo momento na dialtica de local e universal, afirmando o primeiro dos termos pelo recurso ao segundo, ou seja, afirmando-se o dado local pela valorizao vanguardista (europeia) do primitivo. Promovia, ento, a aceitao dos componentes recalcados da nacionalidade, principalmente ligados nossa condio de pas etnicamente mestio e culturalmente influenciado por culturas

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 74, P. 133-150,

JAN./ABR.

2008. EDITORA UFPR.

135

OLIVEIRA, I. T de. O PRIMEIRO MODERNISMO NOS ENSAIOS DE ANTONIO CANDIDO

primitivas, amerndias e africanas. As nossas deficincias, supostas ou reais, so reinterpretadas como superioridades. [...] O primitivismo agora fonte de beleza e no mais empecilho elaborao da cultura (CANDIDO, 2000, p. 120). Alm da nova atitude de valorizao do elemento primitivo, a expresso literria do desrecalque localista tinha sido buscada tambm nas vanguardas, principalmente francesa e italiana. Mas esse emprstimo agora assumia um carter diferente, por dois motivos: primeiro, porque no estvamos mais to distantes material e culturalmente da Europa e tambm ramos atingidos pelos efeitos da velocidade e da mecanizao, das agitaes sociais e ideolgicas que tinham constitudo os estmulos das vanguardas; segundo, porque os processos artsticos radicais dos vanguardistas europeus terminavam tendo maior coerncia e possibilidade de assimilao num ambiente como o nosso, em que se convivia cotidianamente com as culturas primitivas. A concluso do autor de que, do ponto de vista da dialtica de local e universal, nos anos 20 e 30, empreendeu-se um admirvel esforo de construir uma literatura universalmente vlida por meio de uma intransigente fidelidade ao local (CANDIDO, 2000, p. 126). O Modernismo mostrava-se, portanto, como um importante momento de sntese na dinmica literria brasileira. O equacionamento das tendncias localistas e universalizantes indicava tambm um outro aspecto de grande interesse para o crtico, que era o estabelecimento de uma tradio literria local. Mais de uma dcada depois de formuladas as ideias sobre a adequao dos recursos vanguardistas europeus s necessidades expressivas locais, o autor vai chamar a ateno para as conquistas modernistas relacionadas continuidade literria, em artigo publicado numa revista portuguesa. A partir de 1922, encontramos cada vez mais escritores que no apenas filtram com originalidade as influncias externas, mas se formam, nas coisas essenciais, a partir de antecessores brasileiros (CANDIDO, 2002b, p. 118). Para mostrar os avanos nesse sentido, d os exemplos de Mrio de Andrade e Manuel Bandeira, cujas obras seriam impossveis de compreender sem recorrer a fontes externas. No caso do primeiro, seriam os unanimistas franceses, futuristas italianos, as teorias estticas franceses, como de Paul Derme, e, no do segundo, Cesrio Verde, Antonio Nobre, os simbolistas belgas. Este j no seria o caso, por exemplo, de Drummond, Joo Cabral ou Guimares Rosa, cujas influncias preponderantes podiam ser encontradas nos antecessores brasileiros e as fontes externas, quando existiam, apareciam subordinadas ou combinadas a uma tradio literria capaz de apoiar e nortear a produo de obras de valor.

136

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 74, P. 133-150, JAN./ABR. 2008. EDITORA UFPR.

OLIVEIRA, I. T de. O PRIMEIRO MODERNISMO NOS ENSAIOS DE ANTONIO CANDIDO

Pensando nos desdobramentos do sistema literrio, como Antonio Candido configurou na Formao da Literatura Brasileira, sentimos falta de uma articulao entre o momento alto do surgimento da obra de Machado de Assis, que mostra a formao do sistema, e o Modernismo. Na prosa, com Machado, j se constitura uma continuidade, o que no aconteceria na poesia, ainda muito voltada para modelos externos. Os exemplos dados por Candido nesse artigo, perseguindo a ideia de modernidade e de continuidade, so, na sua grande maioria, de poetas. como se a renovao modernista, no caso da poesia, pudesse ser explicada de maneira convincente nos limites do movimento, o perodo considerado por Antonio Candido em suas avaliaes, 1922-1945. No caso da prosa, parece ser mais difcil a viso localizada da renovao. O nico exemplo de narrativa, na perspectiva da continuidade, o de Guimares Rosa, mostrando como poderamos, talvez, supor uma fonte em Joyce, sem que ela, se realmente houve, aparecesse de maneira diretamente reconhecvel. A ideia de continuidade na prosa parece exigir uma considerao mais ampla no tempo, uma diferenciao menos ntida em termos de tradio e modernidade, porque as fontes muitas vezes, no caso brasileiro, remetem a obras anteriores ao advento das vanguardas. Os exemplos dados por Candido para a poesia citam fontes j vanguardistas, mas talvez no fosse possvel o mesmo para a prosa, que possui uma trajetria anterior e segue outro caminho. Enfim, a conquista da narrativa moderna parece ser mais difcil de restringir ao perodo modernista, no Brasil e na Europa, demarcando rupturas claras. Graciliano Ramos, nosso maior romancista de 30, deve mais a Dostoivski e a Machado do que aos narradores de Vanguarda. Se aproxima-se de Kafka e dos expressionistas, em alguns momentos, mais justo pensar que essa proximidade se deva a terem recorrido a fontes comuns para empreenderem uma renovao sentida como necessria, em um tempo em que os conflitos se mundializavam por causa das guerras. Talvez por isso, com as ressalvas que se lhe possa fazer, Graciliano parea mais maduro que os escritores de 20. Nesse sentido, e se no estou enganada, a proposta de sistema literrio de Antonio Candido interfere na tentativa de detectar os avanos modernistas, principalmente na prosa. Se, com Machado de Assis, como se prope na Formao, o sistema j est formado, porque se mostra capaz de dar massa crtica para o trabalho do grande escritor, a tentativa de explicar a renovao da narrativa como ruptura localizada dentro dos limites modernistas pode deixar de contemplar alguns elos fundamentais para a compreenso do processo instaurado pelo prprio sistema literrio em funcionamento.

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 74, P. 133-150,

JAN./ABR.

2008. EDITORA UFPR.

137

OLIVEIRA, I. T de. O PRIMEIRO MODERNISMO NOS ENSAIOS DE ANTONIO CANDIDO

3 A RENOVAO: GRANDES VERTENTES


Em grandes linhas, a renovao empreendida pelo Modernismo apresentada por Antonio Candido como a libertao de antigas restries, articulada em duas vertentes: em termos temticos ou ideolgicos, a expanso propiciada pelo que chamou de desrecalque localista, e, em termos propriamente estticos, a pesquisa formal dirigida para as tcnicas vanguardistas europeias. Tal configurao artstica permitia que, ao mesmo tempo, nossa vida intelectual pudesse estar atualizada com o mundo e incluir aqueles elementos que antes deviam ser recalcados, a bem dessa atualizao. A direo apontada pela vanguarda europeia foi ento uma alternativa para o problema do complexo de inferioridade que nossos intelectuais nutriam em relao Europa, traduzido ora em rejeio xenfoba, ora em cpia servil. Isso porque, segundo Antonio Candido, as combinaes de progresso tecnolgico e primitivismo experimentadas pelas vanguardas eram muito mais adequadas a nossa experincia histrica que europeia.

3.1 DESRECALQUE LOCALISTA


Tudo aquilo que, antes, envergonhava, porque marcava nossa distncia em relao Europa, as presenas do negro e do ndio em nossa formao tnica, a mestiagem, as culturas consideradas primitivas, agora podia ser trazido tona com orgulho, at com euforia, e transformados em superioridade. Macunama seria a sntese do desrecalque empreendido pelos primeiros modernistas:
Mrio de Andrade, em Macunama (a obra central e mais caracterstica do movimento), compendiou alegremente lendas de ndios, ditados populares, obscenidades, esteretipos desenvolvidos na stira popular, atitudes em face do europeu, mostrando como a cada valor aceito na tradio acadmica e oficial correspondia, na tradio popular, um valor recalcado que precisava adquirir estado de literatura (CANDIDO, 2000, p. 120).

A valorizao desse aspecto por Antonio Candido est relacionada com a situao intelectual do perodo, um momento em que j se reconhece o carter miscigenado de nossa formao tnica e cultural, mas tambm se experimenta um grande complexo de inferioridade por causa disso. As teorias raciais, ainda em voga no perodo, apontam para a inferioridade das raas no brancas e mestias, num grande debate naturalista, em que o homem tratado no mesmo patamar, e com os mesmos termos, de qualquer espcie
138 REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 74, P. 133-150, JAN./ABR. 2008. EDITORA UFPR.

OLIVEIRA, I. T de. O PRIMEIRO MODERNISMO NOS ENSAIOS DE ANTONIO CANDIDO

animal. A perspectiva de sair da raa para a cultura, a aceitao e mesmo a exaltao da cultura desses contingentes discriminados representam um avano possvel. Macunama, j a partir do subttulo, entra na discusso muito viva naquele tempo sobre o carter nacional brasileiro, geralmente pontuada por lamentaes de todo tipo, um certo consenso de elite de que o povo brasileiro no prestava e era seu libi para deix-lo mngua de educao e outros melhoramentos civilizacionais. A exaltao do elemento popular, ainda que constituindo uma espcie de exotismo interno, tinha o seu lado libertrio e de confronto com a mentalidade atrasada de grande parte das camadas dominantes. Antonio Candido faz uma diferenciao, no que tange valorizao do pas, entre as tendncias que pretendiam exprimir a essncia do pas e os que desejavam pesquis-lo. Nos primeiros, estava o pessoal do verdeamarelismo e da Anta, nacionalistas conservadores, cuja viso esttica se desdobraria numa viso poltica fascista; entre os ltimos, preocupados com a pesquisa, estavam Oswald, Mrio de Andrade e Raul Bopp, nos quais o crtico reconhecia mais humour, maior ousadia formal, elaborao mais autntica do folclore e dos dados etnogrficos, irreverncia mais conseqente, produzindo uma crtica bem mais profunda (CANDIDO, 2000, p. 122). Posto na cena entre o tradicionalismo passado e o conservadorismo contemporneo, o primeiro Modernismo realmente se apresentava como uma alternativa importante, no apenas em termos estticos, mas tambm crticos. Apesar disso, e com o passar do tempo, foi-se tornando mais visvel que a inteno militante de tratar nossas deficincias como superioridades tinha um limite crtico. Roberto Schwarz trata do problema em dois estudos: primeiro, no ensaio A carroa, o bonde e o poeta modernista (1987), sobre a poesia Pau-Brasil de Oswald de Andrade, e segundo, no livro Duas meninas (1997), j nas concluses, quando trata mais especificamente da obra de Mrio de Andrade. No caso de Oswald, o desrecalque significava alar os nossos atrasos e sobrevivncias pr-burguesas ao mesmo patamar das conquistas do progresso tecnolgico e das instituies burguesas, que importvamos. Tal convivncia, no Brasil, poderia estar formando uma combinao nova, capaz de redimir o cansao da sociedade liberal burguesa europeia. Por isso, na poesia Pau-Brasil encontram-se ao mesmo tempo a euforia pelo progresso, visto como inocente, e pelos elementos pr-burgueses de nossa formao. Para Schwarz, tanto nos dirios de Helena Morley, quanto na poesia Pau-Brasil de Oswald e na obra de Mrio, a viso simptica da sociedade brasileira necessita da supresso (do recalque?) de aspectos incmodos da realidade. Nos dirios da menina, a excluso de tais aspectos se deveu ao

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 74, P. 133-150,

JAN./ABR.

2008. EDITORA UFPR.

139

OLIVEIRA, I. T de. O PRIMEIRO MODERNISMO NOS ENSAIOS DE ANTONIO CANDIDO

prprio momento histrico, um momento de repouso na marcha do progresso, que permitiu certa liberdade de tocar a vida fora de seus esquadros. No caso dos autores modernistas, essa viso altamente construda, a partir de instrumentos artsticos poderosos, que do conta da diversidade de elementos em jogo, e se propem como artefatos modernos. Diferentemente de Helena, ambos vivem em um momento de forte interveno do progresso econmico, catalisado pela lavoura do caf. O desafio ao qual os dois se lanam, na viso de Schwarz, encontrar a forma de convivncia entre as esferas do progresso, capitaneado pelas elites paulistas, e os traos pr-burgueses de nossa formao, em que constam a informalidade, o familismo etc. No caso especfico de Mrio, a inteno edificante de aperfeioar a nacionalidade encontra-se combinada a cada passo com o timbre transgressor. Nesse ponto, o crtico lembra que Machado de Assis tambm tentara, nos romances da primeira fase, estabelecer uma possibilidade de convivncia decente entre as famlias abastadas e seus dependentes, mas s alcanou verdadeira estatura crtica quando desistiu das formas conciliatrias e passou a figurar os impasses da desigualdade nas relaes sociais do pas (SCHWARZ, 1997, p. 141-3). Est embutido a um programa de modernizar a viso das elites e cham-las responsabilidade pelo pas. Nisso Mrio no est sozinho no comeo do sculo XX. O momento de percepo por grande parte dos intelectuais de que o projeto nacional est ameaado, externamente pelas tendncias imperialistas do perodo, e internamente pela fragilidade do tecido social. Fazem-se crticas elite brasileira pela falta de liderana na constituio de uma nao forte, internamente coesa, e chama-se a mesma elite para assumir o compromisso de conduzir e reformar o pas, o que inclui aceitar o povo mestio e sem instruo como seu povo e sua responsabilidade. Esta forma de ver se encontra em autores ideologicamente antagnicos como Manuel Bomfim e Alberto Torres. Nesse sentido, a literatura de Mrio e de Oswald tem um sentido de engajamento, quando procura mostrar o povo brasileiro ao mesmo tempo simptico e adaptvel ao progresso, de maneira que o avano econmico e tecnolgico no precise significar um atentado nacionalidade, um fator de diviso, mas um elemento capaz de funcionar e ser melhorado, em relao Europa, pelos traos pr-burgueses de nossa formao1. Em termos crticos, o momento de verdade da obra dos dois modernistas, o que as faz inflectir diferente e as impede de figurarem como justificao ideolgica, o humor.

1 Tenho tentado mostrar como a obra de Lima Barreto trabalha na percepo do impasse entre as sobrevivncias desagregadoras da sociedade colonial proprietria e as novas tendncias desagregadoras da sociedade de consumo. Em nenhuma das duas formas, o autor carioca v as sementes de uma sociedade mais coesa. Por isso, provavelmente, a nacionalidade, grande obsesso do perodo, aparece como projeto frustrado no romance de Policarpo.

140

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 74, P. 133-150, JAN./ABR. 2008. EDITORA UFPR.

OLIVEIRA, I. T de. O PRIMEIRO MODERNISMO NOS ENSAIOS DE ANTONIO CANDIDO

Antonio Candido e Roberto Schwarz vinculam as avaliaes positivas da obra de Oswald de Andrade considerao do sarcasmo. Para o primeiro, porque uma soluo esttica e crtica, como veremos mais adiante, e, para o segundo, porque relativiza a ideologia do progresso inocente. A aspirao ideolgica recebe um vis crtico pelo ar de piada que envolve a deciso de colocar no presente do universo e com sinal energicamente positivo! o nosso provincianismo e as nossas relaes rurais atrozes (SCHWARZ, 1987, p. 28). So limites crticos importantes, que entram obrigatoriamente na discusso atual do pensamento sobre o Brasil, mas do ponto de vista daquele perodo e dos grupos que empreenderam o movimento modernista, representam de fato uma ruptura e uma conscincia crtica mais avanada, como Antonio Candido procurou mostrar, muito atento aos debates do incio do sculo XX.

3.2 CONQUISTAS FORMAIS


A renovao formal no primeiro Modernismo tambm pensada em termos de ruptura com os ideais estticos do perodo anterior a 1922, dominado pelo convencionalismo e a superficialidade. Quais seriam propriamente as conquistas formais do movimento? Nos panoramas, Antonio Candido enfatiza mais atitudes que recursos propriamente. A grande conquista o direito pesquisa e liberdade de criar, o grande legado deixado por 20 para 30. Mais especificamente, aponta como conquistas a incorporao da linguagem coloquial linguagem literria, as experimentaes que rompem os limites entre prosa e poesia, sobretudo em Oswald, a desarticulao da narrativa tradicional pela descontinuidade e a simultaneidade (mais uma vez Oswald), teorizadas por Mrio de Andrade nA escrava que no Isaura. Nas anlises sobre a obra de Oswald, pode-se perceber bem a maneira como Antonio Candido encarou a questo da forma. Na anlise que fez dos seus romances, ainda nos anos 40, aponta as permanncias de esteticismo e a busca de rompimento com o passado. O artigo chama-se justamente Estouro e libertao. O grande problema detectado nesse momento que a liberdade oswaldiana s se apresenta como rejeio completa, como momento negativo, de stira, sarcasmo e pilhria, da maneira que surge no par Miramar-Serafim. O crtico elogia as soldas arrojadas, a conciso lapidar, por meio das quais Oswald de Andrade consegue quase operar uma fuso da prosa com a poesia (CANDIDO, 1992b, p. 26). Mas mantm a expectativa de que a obra chegasse a uma sntese, pela superao do

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 74, P. 133-150,

JAN./ABR.

2008. EDITORA UFPR.

141

OLIVEIRA, I. T de. O PRIMEIRO MODERNISMO NOS ENSAIOS DE ANTONIO CANDIDO

momento ainda tradicionalista e do momento puramente negativo de stira social. Referindo-se ao primeiro romance da srie Marco Zero, A revoluo melanclica, diz que ultrapassou o esteticismo desvairado da fase catlicoparnasiana assim como a crtica puramente negativa do perodo seguinte (porventura melhor, literariamente falando), lanando-se numa perspectiva sinttica de crtica social construtiva (CANDIDO, 1992b, p. 32). Mais tarde, em artigo de 1970, faz uma srie de ressalvas a essa primeira avaliao da obra de Oswald. Mesmo julgando ter acertado em muitas anlises e julgamentos, considera ter sido um erro pensar que o melhor do escritor ainda estivesse por vir. Esta expectativa havia sido disseminada pelo prprio Oswald. Na poca, o autor gostava de dar a entender que sua obra definitiva ainda estava para ser escrita. Candido reconhece, na anlise de 1970, que a obra definitiva de Oswald era o par Miramar-Serafim e muda de opinio em relao ao valor dos dois livros. Nos anos 40, considera o Miramar um ponto de equilbrio e classifica o Serafim como fragmento de grande livro. Depois, a avaliao se inverte. O Serafim ser visto como uma obra mais radical e mais sofisticada que o Miramar, constituindo o ponto mximo do impulso renovador oswaldiano (CANDIDO, 2004, p. 57-8). A srie Marco Zero avaliada no como superao da obra anterior, mas como o momento de mais uma tentativa de escrever romance srio, como havia sido a Trilogia do exlio. Nas obras de Marco Zero, imps-se mais um elemento passadista da formao do escritor. [...] Oswald conservou de maneira recessiva um veio naturalista que estufou no decnio de 1930, estimulado pela moda de literatura documentria e social dominante (CANDIDO, 2004, p. 53-4). No entanto, o fracasso da srie serviu para uma avaliao mais minuciosa dos pontos fortes da literatura oswaldiana. Antonio Candido mostra que o ponto de inflexo no estava no uso das tcnicas vanguardistas (simultanesmo, pontilhismo, descontinuidade), que se encontravam tambm nos livros srios, mas na combinao altamente feliz que essas tcnicas alcanavam com a atitude que chamou de sarcasmo-poesia. A mesma potencializao no acontecia nos romances da Trilogia nem de Marco Zero. Pelo contrrio, nestes as tcnicas mesmas se desvigoravam pela direo dominante do esteticismo ou do naturalismo (CANDIDO, 2004, p. 53). Nos ensaios sobre a obra de Oswald, as questes de forma so preponderantes, procurando desvendar as relaes entre o uso de tcnicas vanguardistas e a felicidade da composio narrativa. A diferena entre o ensaio de 1945 e o de 1970, que revisa o primeiro, a mudana de considerao da unidade narrativa, seguindo o princpio aristotlico, que o levara inicialmente a valorizar o Miramar acima do Serafim. A aceitao da

142

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 74, P. 133-150, JAN./ABR. 2008. EDITORA UFPR.

OLIVEIRA, I. T de. O PRIMEIRO MODERNISMO NOS ENSAIOS DE ANTONIO CANDIDO

stira como realizao definitiva que inscreve o nome do escritor na histria da literatura brasileira tambm representa uma superao dos valores clssicos. Em 1970, Antonio Candido j no v mais na tcnica sincopada do Serafim certa preguia de aprofundar os problemas de composio, mas o grande trunfo do autor, a forma de expresso que lhe permitira a melhor realizao literria. possvel perceber a virada crtica para uma forma de avaliao mais adequada literatura que se fazia no sculo XX, mas tambm muito voltada para questes especificamente literrias. Isto segue naturalmente a viso de Antonio Candido de que a elaborao formal da estrutura e do estilo a chave do acerto em arte e literatura (CANDIDO, 1989b, p. 197). Nestes ensaios, sentimos falta da considerao dos fatores sociais envolvidos tambm como fatores estticos, restringindo-se estes normalmente a elementos tcnicos e de composio narrativa, o que talvez se justifique porque a se busque uma viso geral da obra e menos uma anlise mais apurada dos fatores. No mesmo ano, 1970, o crtico publicaria o conhecido ensaio Dialtica da malandragem, que empreende uma anlise norteada por reflexes acerca da relao entre matria narrativa e valor esttico. A justificativa para o formalismo estrito das anlises talvez se encontre na prpria configurao da obra de Oswald e na nfase que deu experimentao formal, indicando ao crtico a necessidade de se entender os xitos e fracassos dos experimentos, a significao deles no conjunto de sua obra. Alm disso, a compreenso e sistematizao das pesquisas formais reforavam, de maneira mais geral, o embate modernista contra os convencionalismos da poca, quer dizer, mostravam a amplitude e a consistncia dos novos recursos formais, esclarecendo, para no passarem despercebidas, as conquistas estticas. Estas significavam, afinal, no apenas superaes individuais, mas tambm o legado do movimento. Em estudo posterior, de 1970, o mbito de avaliao no muda. Quando Candido descobre a relevncia da afinidade entre as tcnicas vanguardistas e o humor oswaldiano, no percebida inteiramente em 1945, as solues ainda so enfocadas como elaborao formal especfica do campo literrio. Os termos da avaliao dizem respeito ao domnio narrativo, de tcnicas e de composio geral, em relao ora com as tendncias anarquistas profundas da personalidade literria do autor, ora com a inteno ideolgica de fazer romance social. Sucesso e insucesso vo depender de combinaes possveis dessas variveis. No ensaio de 1945, Estouro e libertao, est no horizonte do crtico a realizao esteticamente amadurecida de crtica social. O resultado esperado, como superao do passadismo e da crtica puramente negativa, era uma perspectiva sinttica de crtica social construtiva. O modelo de

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 74, P. 133-150,

JAN./ABR.

2008. EDITORA UFPR.

143

OLIVEIRA, I. T de. O PRIMEIRO MODERNISMO NOS ENSAIOS DE ANTONIO CANDIDO

pensamento aqui , como se percebe facilmente, a dialtica hegeliana, nos seus trs momentos: tese, anttese, sntese. A soluo esttica devia ajustar os restos de esteticismo danunzianos, possivelmente eliminando-os, forjar um estilo to vivo quanto o das Memrias sentimentais, embora no necessariamente o mesmo, e aprofundar a psicologia das personagens, de certa maneira domando a mobilidade vertiginosa do Serafim . Dessas providncias literrias parece depender a eficcia da crtica social, que a inteno declarada do autor e a perspectiva sinttica visada pelo crtico. Salvo engano, pressupe-se nesse ensaio uma relao dada, resolvida em si mesma, entre a inteno de crtica social e a elaborao literria bemsucedida, em termos de composio, psicologia das personagens, tcnicas narrativas. Em 1970, o momento negativo da stira considerado o mais alto na trajetria do escritor, como vimos antes. Em termos especificamente literrios, esta j era a opinio de Antonio Candido em 1945. Enfatizam-se, na Digresso sentimental sobre Oswald de Andrade, as conquistas formais ligadas descontinuidade, mobilidade e simultaneidade na narrativa, e conferem-se outros valores aos traos sumrios da stira e falta de encaminhamento narrativo sinttico do estilo sincopado, que em 1945 pareciam dificultar a aceitao do Par, sobretudo do Serafim, como momento definitivo. Nas anlises de romances empreendidas nos anos 70, das Memrias de sargento de milcias e dO cortio, os recursos e tcnicas no so tratados com a mesma autonomia, mas sempre adquirem sentido e valor junto a outros elementos da narrativa, s modificaes condicionadas pela matria local, s ideologias, recuperando-se a autonomia da forma na chave de uma historicidade profunda, que a distancia at das intenes declaradas dos autores. O ensaio de Roberto Schwarz sobre a poesia Pau-Brasil, publicado em 1987, tem Antonio Candido muito presente: leva em considerao a valorizao formal vanguardista dos ensaios sobre Oswald e os pressupostos de anlise dialtica desenvolvidos pelo crtico. Dando mais peso a estes ltimos, empreende um exame da poesia oswaldiana por um vis no tentado, mas de certa forma pressuposto pelo mestre, como vimos anteriormente. Em relao s inovaes formais, Schwarz considera que o uso inventivo e distanciado das formas parece colocar a poesia de Oswald no campo inequivocamente crtico. E de fato, sempre que o alvo alguma espcie de rigidez oficialista, a quebra da conveno tem este efeito (SCHWARZ, 1987, p. 25). Passando para a configurao ideolgica da poesia, mostra que as tcnicas de nivelamento de elementos heterogneos, muito apuradas em termos formais, no funcionam criticamente, pelo contrrio. O

144

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 74, P. 133-150, JAN./ABR. 2008. EDITORA UFPR.

OLIVEIRA, I. T de. O PRIMEIRO MODERNISMO NOS ENSAIOS DE ANTONIO CANDIDO

humor, o ar de piada, que, no final, recupera criticamente a poesia oswaldiana. Antonio Candido, sem fazer as correlaes propostas por Schwarz, tambm j indicara que o melhor da obra de Oswald passava pelo sarcasmo.

4 RUPTURAS E CONTINUIDADES DO PRIMEIRO MODERNISMO


No ensaio Literatura e cultura de 1900 a 1945, Antonio Candido explica as relaes do Modernismo com o perodo anterior. Em outros panoramas, no dar mais a mesma ateno ao assunto. Comparada com a da fase seguinte (1922-1945) a literatura aparece a essencialmente como literatura de permanncia. Conserva e elabora os traos desenvolvidos depois do Romantismo, sem dar origem a desenvolvimentos novos. O romance mais tpico do perodo, segundo Candido, forma-se pela confluncia do que h de mais superficial em Machado de Assis, da ironia amena de Anatole France e dos romances franceses do ps-naturalismo, sentenciosos, repassados de sexualismo frvolo: Paul Bourget, Abel Hermant (CANDIDO, 2000, p. 113). Alm desse tipo de narrativa, Antonio Candido aponta a grande voga do conto sertanejo, gnero artificial e pretensioso, tambm um tipo de permanncia decadente do regionalismo romntico. Na poesia, teria havido algo muito semelhante, com a observao de que o Naturalismo na prosa havia sido muito mais vigoroso que o Parnasianismo na poesia, apesar do grande talento de seus representantes. Este ltimo contribura de maneira pouco essencial para a poesia brasileira, pois se lhe havia conferido maior regularidade plstica, ter-lhe-ia tambm reforado o pendor retrico. O Simbolismo, mais original, estava restrito s obras de dois autores, Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens, pouco conhecidos na poca, e congregava manifestaes espiritualistas. Estas ltimas so reconhecidas pelo crtico como proposta de renovao anterior ao Modernismo, articulada a partir da Primeira Guerra Mundial, em torno da filosofia de Farias Brito, da crtica de Nestor Victor e, depois, do apostolado intelectual de Jackson de Figueiredo, contando com a influncia dos simbolistas belgas e de Antnio Nobre. Entretanto, Antonio Candido julga que o movimento espiritualista no consegue concretizar de fato uma renovao porque no se separa da tradio, constituindo apenas mais uma face da literatura de permanncia. O Modernismo, muito mais radical, acabou sobrepondo-se a ele. A posio do primeiro Modernismo em relao s duas tendncias, a do academismo dominante e a dos espiritualistas, de ruptura, embora

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 74, P. 133-150,

JAN./ABR.

2008. EDITORA UFPR.

145

OLIVEIRA, I. T de. O PRIMEIRO MODERNISMO NOS ENSAIOS DE ANTONIO CANDIDO

assuma atitude mais radical diante da primeira, a quem combate muitas vezes ao lado da ltima. Entretanto, retoma de ambos alguns temas e atitudes pouco aprofundados neles, como a pesquisa lrica tanto no plano dos temas quanto dos meios formais; a indagao sobre o destino do homem e, sobretudo, do homem brasileiro; a busca de uma forte convico. (CANDIDO, 2000, p. 119) Esta retomada, por sua vez, dada a brusca mudana de plano em que se d, pode ser encarada tambm como ruptura. Em termos gerais, portanto, em relao ao perodo anterior, o Modernismo rompe com a literatura de permanncia, incluindo aqui o conto sertanejo, e com um movimento de renovao em curso ainda excessivamente tradicionalista, retomando alguns de seus temas, porm para subvert-los. A nfase na ideia de ruptura modernista e a considerao praticamente em bloco do movimento tm gerado nos ltimos anos alguns questionamentos por parte dos que estudam autores pertencentes ao chamado Pr-Modernismo. Esses questionamentos, bom lembrar, no se dirigem especificamente a Antonio Candido, mas aos que vm trabalhando com essa configurao de perodos, ou seja, a maior parte da crtica literria brasileira. Alfredo Bosi, no incio do tpico sobre o Modernismo do seu mais conhecido livro de historiografia, lembra o que viria a se constituir mais tarde um ponto de discusso na crtica literria brasileira: nem todos os modernistas eram modernos e nem todos os modernos eram modernistas. Ou seja, havia autores, que embora no tivessem participado do movimento modernista, e atuassem antes dele, faziam uma literatura mais reconhecidamente moderna, do ponto de vista de hoje, do que outros nele engajados (BOSI, 1994, p. 375). No que Alfredo Bosi desejasse com isso questionar o marco de renovao que foi o movimento modernista, pelo contrrio, mas essa diferenciao ou confuso entre moderno e modernista, nos ltimos tempos, de fato vem tendendo a tornar menos ntida a fronteira de renovao da literatura brasileira, que Antonio Candido nos panoramas demarca muito claramente a partir da Semana de Arte Moderna. O fato de o crtico apontar um evento especfico como marco e no a obra de um autor, como faz com Machado de Assis, na Formao da Literatura Brasileira, indica o interesse de valorizar a interveno coletiva, que atua sobre padres literrios mas tambm sociais. As possibilidades de renovao da literatura brasileira, no incio do sculo XX, so tratadas do ponto de vista de movimentos coletivos com atuao diversificada na vida intelectual. Por isso, os espiritualistas e simbolistas, que tiveram uma atuao conjunta em vrias reas do saber, mereceram figurar no ensaio Literatura e cultura de 1900 a 1945 como tentativa de renovao anterior ao Modernismo, com permanncias

146

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 74, P. 133-150, JAN./ABR. 2008. EDITORA UFPR.

OLIVEIRA, I. T de. O PRIMEIRO MODERNISMO NOS ENSAIOS DE ANTONIO CANDIDO

significativas nos anos 30 e em tenso com o engajamento social da dcada2. A renovao modernista importa sobretudo, nos panoramas, como repercusso coletiva. Numa entrevista, o reprter pergunta a Antonio Candido se teria sido Mrio ou Oswald de Andrade quem mais teria contribudo para esta renovao. Ele trata logo de colocar a questo em outros termos. A nenhum dos dois, individualmente, poder-se-ia atribuir essa conquista. O divisor de guas foi o movimento modernista, coletivo, de que fizeram parte e se exprime simbolicamente pela data de 1922. Eles foram protagonistas (CANDIDO, 1992a, p. 243). Por isso, haver um autor j moderno antes do movimento ou um modernista menos moderno, isoladamente, no muda o fato de que os esforos reunidos da dcada de 20 lograram alterar padres de gosto e critrios crticos, sobrepondo-se a valores tradicionalmente aceitos. As batalhas travadas em 20 prepararam o momento de tranquilidade para a produo dos autores de 30. Em relao ao Modernismo da dcada de 30, o esforo do crtico ser no sentido de estabelecer uma linha de continuidade. A dcada de 30 ser vista como momento de consolidao das propostas dos anos 20. No ensaio A revoluo de 1930 e a cultura, Antonio Candido vincula todas as conquistas de 30 ao movimento de 20, chamando a este perodo de uma grande sementeira. Aquelas conquistas seriam, sobretudo, atualizaes (no sentido da passagem da potncia ao ato) do que se esboara nos anos 20 (enfraquecimento da literatura acadmica, aceitao consciente ou inconsciente das inovaes formais e temticas, alargamento das literaturas regionais escala nacional, polarizao ideolgica). Na dcada seguinte, o movimento se rotiniza, o excepcional torna-se normal, mais aceito, menos contundente. O anticonvencionalismo visto como direito, no mais como transgresso e os escritores de 30 beneficiam-se da liberdade conquistada (CANDIDO, 1989b, p. 186). O mesmo ensaio utiliza a diviso proposta por Lafet entre projeto esttico (dcada de 20) e projeto ideolgico (dcada de 30) para apontar uma

2 Antonio Candido detm-se pouco em manifestaes individuais de renovao. Os sertes, de Euclides da Cunha, por exemplo, teriam inclusive favorecido a voga do conto sertanejo, antes que os modernistas compreendessem e redirecionassem o que havia de correto em sua insero na realidade do pas. Poetas como Augusto dos Anjos e Alphonsus de Guimaraens e escritores como Euclides e Lima Barreto, embora oferecessem opes divergentes no perodo, no conseguiram afirmar-se pelo que tinham de renovador. O crtico no nega, assim, a existncia de tendncias novas anteriores ao Modernismo, mas a incapacidade destas de renovar para alm da obra individual, de romper com padres mais amplos. No caso de Lima Barreto, que tinha um programa de renovao literria e militou publicamente por ele, os motivos dessa incapacidade merecem reflexo.

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 74, P. 133-150,

JAN./ABR.

2008. EDITORA UFPR.

147

OLIVEIRA, I. T de. O PRIMEIRO MODERNISMO NOS ENSAIOS DE ANTONIO CANDIDO

perda de 30 em relao a 20, que seria a menor conscincia da elaborao formal na prosa, com poucas excees, devido obsesso no tratamento dos problemas, tanto por parte dos escritores sociais, quanto dos espiritualistas. Tal atitude conduzia ao espontneo, que no limite o informe (CANDIDO, 1989b, p. 197). A poesia teria seguido outro caminho, prolongando uma experincia potica que comeara nos anos 20. Noutro ensaio, vindo a pblico originalmente como comunicao em um encontro sobre literatura em Washington, um ano antes, a avaliao feita de ngulo diferente e procura mostrar a importncia da conquista estilstica do romance de 30, ainda que no inteiramente consciente:
Os decnios de 30 e 40 foram momentos de renovao dos assuntos e busca da naturalidade, e a maioria dos escritores no sentia plenamente a importncia da renovao estilstica que por vezes efetuavam. Mas no nos esqueamos que esses autores (quase todos despreocupados em refletir sobre a linguagem literria) estavam de fato construindo uma nova maneira de escrever, tornada possvel pela liberdade que os modernistas do decnio de 1920 haviam conquistado e praticado (CANDIDO, 1989a, p. 205).

Os problemas literrios, quando se pensa estilo, forma e tema dissociadamente, so to espinhosos que Antonio Candido no mesmo ensaio, analisando a literatura da dcada de 70, encontra novamente um impasse dado nos mesmo termos deste ltimo, mas que avalia de maneira diferente. Em presena da fico vanguardista dos anos 70, renovadora, altamente consciente dos recursos formais e jogando com eles, vai considerar mais bem realizadas e satisfatrias algumas que foram elaboradas sem preocupao de inovar, sem vinco de escola, sem compromisso com a moda; inclusive uma que no ficcional (CANDIDO, 1989a, p. 215). Esses impasses, formulados por Antonio Candido em dois panoramas, em curto espao de tempo, mostram a grande mobilidade do crtico, capaz de afirmar o critrio de valor da elaborao formal consciente, reconhecer a revoluo estilstica da desliterarizao da literatura brasileira e sobrepor a obras resultantes de elaborada pesquisa formal outras de escrita mais tradicional. So trs momentos diferentes, em que se trata ora de afirmar um valor, ora de tratar as conquistas de um perodo literrio, ora de comparar a qualidade das obras sem submet-las a um valor prvio. Na citao acima, tambm digna de nota a nfase na organicidade entre o Modernismo de 20 e o de 30, referida mais acima. A nova maneira de escrever foi tornada possvel pela liberdade conquistada em 20. Autores importantes como Graciliano Ramos e Dionlio Machado, cujas formas de escrever no haviam sofrido influncia direta do primeiro Modernismo, ligavam-se a ele por terem se beneficiado da liberdade anteriormente

148

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 74, P. 133-150, JAN./ABR. 2008. EDITORA UFPR.

OLIVEIRA, I. T de. O PRIMEIRO MODERNISMO NOS ENSAIOS DE ANTONIO CANDIDO

conquistada. O argumento no meramente retrico, mas fica a pergunta sobre quais seriam, pois, os antecedentes e desdobramentos da prosa modernista.

5 A TTULO DE CONCLUSO
preciso lembrar que as ideias discutidas nesse trabalho vieram em grande parte de panoramas, muitas vezes preparados para exposio oral em eventos. o que Antonio Candido mesmo chamou de crtica esquemtica. De qualquer forma, creio que no descabido concluir que o grande mestre da crtica brasileira optou, na tarefa de explicar e sistematizar o Modernismo brasileiro, por uma lgica centrpeta, privilegiando elos e linhas eficazes de renovao da literatura brasileira.

RESUMO
Este ensaio pretende reunir, apresentar e discutir alguns aspectos da renovao da literatura brasileira empreendida pelo Modernismo na primeira fase, apontados na obra ensastica de Antonio Candido. Com isso, procura entender a importncia das conquistas, os critrios e valores implicados, bem como as formas de sistematizao do movimento propostas pelo crtico. Palavras-chave: modernismo; Antonio Candido ; sistema literrio.

ABSTRACT
This essay intends to gather, present and discuss some aspects of the renewal of Brazilian literature undertaken by the first Modernism, indicated in the literary criticism of Antonio Candido. In this way, it seeks to understand the importance of achievements, criteria and values involved, as well as the ways to systematize the movement proposed by the critic. Key-words: modernism; Antonio Candido; literary system.

REFERNCIAS
REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 74, P. 133-150,
JAN./ABR.

2008. EDITORA UFPR.

149

OLIVEIRA, I. T de. O PRIMEIRO MODERNISMO NOS ENSAIOS DE ANTONIO CANDIDO

BOSI, Alfredo. Histria concisa da Literatura Brasileira. 3. ed. So Paulo: Cultrix, 1994. CANDIDO, Antonio. A nova narrativa. In: A educao pela noite e outros ensaios. 2. ed. So Paulo: tica, 1989a. p. 199-215. ______. A revoluo de 1930 e a cultura. In: A educao pela noite e outros ensaios. 2. ed. So Paulo: tica, 1989b. p. 181-198. ______. Digresso sentimental sobre Oswald de Andrade. In: Vrios escritos. 4. ed. So Paulo: Duas Cidades; Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004. p. 33-61. ______. Entrevista. In: Brigada Ligeira e outros escritos. So Paulo: Editora da Unesp, 1992a. p. 229-246. ______. Estouro e libertao. In: Brigada ligeira e outros escritos. So Paulo: Editora da Unesp, 1992b. p. 17-32. ______. Formao da Literatura Brasileira: momentos decisivos. 7. ed. Belo Horizonte/Rio de Janeiro: Itatiaia, 1993. ______. Literatura e cultura de 1900 a 1945: panorama para estrangeiros. In: Literatura e sociedade. 8. ed. So Paulo: T. A. Queiroz Editor, 2000. p. 109-138. ______. Plataforma da nova gerao. In: Textos de interveno. Seleo, apresentao e notas de: Vincius Dantas. So Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2002a. p. 237-250. ______. Variaes sobre temas da Formao . In: Textos de inter veno . Seleo, apresentao e notas de: Vincius Dantas. So Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2002b. p. 93-120. SCHWARZ, Roberto. A carroa, o bonde e o poeta modernista. In: Que horas so? Ensaios. So Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 11-28. ______. Duas meninas. So Paulo: Companhia das Letras, 1997.

Submetido em: 20/03/2008. Aceito em: 25/11/2008.

150

REVISTA LETRAS, CURITIBA, N. 74, P. 133-150, JAN./ABR. 2008. EDITORA UFPR.

You might also like