You are on page 1of 4

MANDADO DE SEGURANA Vira e mexe, principalmente no mbito dos concursos, lemos ou escutamos falar no tal do mandado de segurana: "fulano

impetrou um mandado de segurana", "cicrano quer ingressar com um mandado de segurana para garantir o direito a posse" e por a vai. Porm, ser que voc sabe realmente o que o mandado de segurana?

A Constituio Federal, em seu art. 5, inciso LXIX estabeleceu que: "conceder-se- mandado de segurana para proteger direito lquido e certo, no amparado por"habeas-corpus" ou "habeas-data", quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico". Assim, o mandado de segurana , antes de tudo, uma garantia constitucional que visa proteger os direitos lquidos e certos dos indivduos, direitos estes que no sejam amparados por habeas corpus, nem por habeas data e que tenham sido violados por ato de autoridade governamental ou agente de pessoa jurdica privada no exerccio de atribuies do Poder Pblico. Vale lembrar que o habeas corpus ser concedido sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder. J o habeas data visa assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico; oupara a retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo. Resta claro, portanto, que o mandado de segurana uma ao judicial residual, pois s ser cabvel quando direito amparado no envolver os objetos desses outros remdios constitucionais.

Cabe mencionar aqui a lio do ilustre doutrinador Hely Lopes Meirelles que bem define o mandando de segurana: O mandado de segurana ao civil de rito sumrio especial, sujeito a normas procedimentais prprias, pelo que s supletivamente lhe so aplicveis disposies gerais do Cdigo de Processo Civil. Destina-se a coibir atos ilegais de autoridade que lesam direitos subjetivos, lquido e certo, do impetrante. Por ato de autoridade, suscetvel de mandado de segurana, entende-se toda ao ou omisso do Poder Pblico ou de seus delegados, no desempenho de suas funes ou a pretexto de exerc-las. Direito lquido e certo o que se apresenta manifesto na sua existncia, delimitado na sua extenso e apto a ser exercitado no momento da impetrao - ou seja, pressupe fatos incontroversos, demonstrados no plano por prova prconstituda, por no admitir dilao probatria. O prazo para a impetrao de cento e vinte dias do conhecimento oficial do ato a ser impugnado.

A lei que disciplina o mandado de segurana a lei n 12.016/2009. Esse remdio constitucional tem como principais caractersticas: - uma ao judicial de natureza civil de rito sumrio especial;

- Poder ser repressivo ou preventivo; - Sujeito ativo (impetrante): indivduo titular do direito lquido e certo, no amparado por habeas corpus ou habeas data; - Sujeito passivo (impetrado): a autoridade pblica ou no exerccio da funo pblica coatora que pratica ato comissivo ou omissivo. Considera-se autoridade coatora aquela que tenha praticado o ato impugnado ou da qual emane a ordem para a sua prtica. Ressalte-se que equiparam-se s autoridades os representantes ou rgos de partidos polticos e os administradores de entidades autrquicas, bem como os dirigentes de pessoas jurdicas ou as pessoas naturais no exerccio de atribuies do poder pblico, somente no que disser respeito a essas atribuies. - Prazo para impetrao do mandado de segurana: 120 dias, a contar da data em que o interessado tiver conhecimento oficial do ato a ser impugnado (prazo decadencial); - Poder ser impetrado, tambm, o mandado de segurana coletivo que visa assegurar a defesa de direitos coletivos e individuais homogneos; - No poder ser concedido mandado de segurana quando: o ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, de deciso judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo, da deciso judicial transitada em julgado.

Mandado de injuno Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. O mandado de injuno, previsto no artigo 5, inciso LXXI da Constituio do Brasil de 1988, um dos remdios-garantias constitucionais, sendo, segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), uma ao constitucional usada em um caso concreto, individualmente ou coletivamente, com a finalidade de o Poder Judicirio dar cincia ao Poder Legislativo sobre a ausncia de, norma regulamentadora que torne vivel o exerccio dos direitos e garantias constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. Possui efeito muito semelhante Ao Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) por Omisso, diferenciando-se desta essencialmente por ser usado num caso concreto, sendo aquela uma das formas de controle concentrado no STF (que pode ocorrer sempre que uma das partes legitimadas pelo artigo 103 da Constituio Federal alega que uma lei ou um ato normativo federal ou estadual, em tese, incompatvel com a Constituio - ADIn; quando alegam que lei ou ato normativo federal compatvel com a Constituio - ADC; ou h ausncia de norma regulamentadora prevista na CF/88 ADIn por omisso). H ainda, como modalidade concentrada de controle de constitucionalidade, a ADIn interventiva, analisada pelo STF por requisio do Procurador Geral da Repblica, e a arguio de descumprimento de preceito fundamental, quando h violao de preceito fundamental, inclusive de lei municipal e lei anterior entrada em vigor da Constituio Federal de 1988.

J outros, alegando a origem no Direito anglo-saxnico, dizem que se trata de uma ao constitucional que autoriza o juiz a colmatar, num caso concreto, uma omisso no sistema normativo que torne invivel o exerccio dos direitos e das garantias constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. Viso geral O mandado de injuno fundamentado no artigo 5, inciso LXXI da Constituio Federal de 1988 e na Lei 8.038/90, no seu artigo 24. Conceitua-se por ser um remdio constitucional disposio de qualquer pessoa (fsica ou jurdica) que se sinta prejudicada pela falta de norma regulamentadora, sem a qual resulte inviabilizado o exerccio de seus direitos, liberdades e garantias constitucionais. Ou seja, para suprir a falta de uma lei. Tem como natureza jurdica ser uma ao constitucional de carter civil e de rito sumrio. O pressuposto para a ao no haver regulamentao sobre o direito constitucionalmente garantido. Cabe exclusivamente contra o poder pblico, pois tem que haver omisso deste em relao a legislar sobre esse direito. No cabe: quando o direito no for garantido pela Constituio; contra lei infraconstitucional; quando a omisso for suprida por projeto de lei ainda no aprovado pelo Congresso Nacional; ou quando houver norma regulamentadora, ainda que omissa (h correntes contrrias quanto a esse ltimo item). A declarao de existncia da omisso caracteriza a mora a favor do impetrante, sendo ordenado ao Legislativo que a conserte, sem procedimentos ou prazo para regularizao. Compete julgar o mandado de injuno queles compreendidos no artigos 102, 105, 121 e 125 da Constituio Federal. No admitido liminar nessa ao porque tm-se que esperar a resposta do rgo julgador em dizer se existe a omisso ou no quanto norma. Os procedimentos para a ao so os mesmos cabveis no mandado de segurana, no que for legal. O mandado de injuno declaratrio e mandamental. Declaratrio porque reconhece a omisso e mandamental porque o julgador manda a quem tem competncia legislar sobre o assunto, regulamentando-o. Quanto ao mandado de injuno coletivo, cabvel no que for cabvel o mandado de segurana, no qual as entidades impetrantes visam a garantir os direitos omissos de seus associados. Competncia A competncia para processamento e julgamento do mandado de injuno ir ser definida conforme a autoridade responsvel pela edio da norma faltosa. Desta forma, ser originariamente competente o Supremo Tribunal Federal para o julgamento do mandado de injuno, quando a edio de norma regulamentadora for de competncia do Presidente da Repblica, do Congresso Nacional, da Cmara dos deputados, do Senado Federal, da Mesa de uma das Casas Legislativas Federais, do

Tribunal de Contas da Unio, de qualquer dos Tribunais Superiores, inclusive, o Supremo Tribunal Federal; Em se tratando de recurso Ordinrio, tambm ser competente o Supremo Tribunal Federal para o julgamento do mandado de injuno, quando decidido em nica instancia pelo Superior Tribunal de Justia ou ainda, em grau de recurso Extraordinrio, quando a deciso proferida em sede de mandado de segurana contrariar a Constituio Federal. Ser originariamente competente o Superior Tribunal de Justia para o julgamento do mandado de injuno, quando a edio da norma regulamentadora for atribuio de rgo, entidade ou autoridade federal, da administrao direta ou indireta, excetuado os casos de competncia do Supremo Tribunal Federal, da Justia do Trabalho, da Justia Militar, da Justia Federal e da Justia Eleitoral. As Justias Estaduais tambm tm competncia para julgar o mandado de injuno na forma prevista nas Constituies Estaduais. Em Minas Gerais, por exemplo, compete ao Tribunal de Justia, o julgamento do mandado de injuno, nos casos em que a edio da norma regulamentadora for de atribuio de rgos estaduais ou de entidades da Administrao Direta ou Indireta. Aos juizes de Direito a competncia para julgar o mandado de injuno existe quando a edio da norma regulamentadora for atribuio de Vereadores, de sua Mesa Diretora, do Prefeito ou de autarquia ou fundao criada pelo municpio.

You might also like