You are on page 1of 20

CONCEITO DE CARICATURA: NO TEM GRAA NENHUMA

Conceito de caricatura: no tem graa nenhuma*

Alberto Gawryszewski
Doutor em Histria Econmica pela Universidade de So Paulo (USP). Ps-doutorado em Histria Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Associado do Departamento de Histria da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Programa de Ps-graduao em Histria Social da UEL. Coordenador do LEDI. Autor de, entre outros livros, Panela vazia: o cotidiano carioca e o fornecimento de gneros alimentcios 1945/50 (vencedor do Prmio Carioca de Pesquisa, 2001).

RESUMO
Como muitas vezes o conceito de caricatura se mistura com o de charge, buscou-se neste artigo compreender alguns aspectos da formao destes conceitos dando destaque possibilidade de seu desdobramento quando se trata de imagem poltico-ideolgica. PALAVRAS-CHAVE: caricatura; imagem; imprensa.

ABSTRACT
As many times the concept of caricature is confused with the concept of cartoon, this article tries to understand some aspects of the formation of these concepts, emphasizing the possibility of its deployment when it refers to the political-ideological image. KEY WORDS: caricature; image; press.

Este trabalho foi inicialmente escrito como parte do trabalho final de Ps-doutorado em Histria Social da UFRJ (A Caricatura e a charge na imprensa comunista - 1945/57). Esta discusso est atualmente inserida na pesquisa A arte grfica visual na imprensa anarquista (1901-1927) que tem o apoio financeiro do CNPq (chamada 050/2006) e da Fundao Araucria (chamada 02/2006.) Gostaria de agradecer a Milton Lopes, da FARJ, pela cesso das imagens anarquistas.

DOMNIOS DA IMAGEM, LONDRINA, ANO I, N. 2, P. 7-26, MAIO 2008

ALBERTO GAWRYSZEWSKI

Conceito de caricatura: no tem graa nenhuma

Introduo As expresses caricatura, charge, cartum soam, em geral, como semelhantes, com o mesmo significado. Hoje, a expresso charge passou a ser usada com mais freqncia devido aos jornais dirios que as publicam e assim as intitulam. Dessa forma, para o cidado comum, ao ver uma caricatura, pode cham-la de charge, sem nenhum constrangimento. Mas, como se d tal discusso na academia? Presente em nosso dia-a-dia, a caricatura e as demais formas de humor grfico (charge, cartum etc.) ainda so carentes de estudos tericos mais profundos. Embora na dcada de 90 e na seguinte tenhamos um aumento significativo de estudos nos diversos ramos do saber (Histria, Comunicao, Letras, Educao etc.) que utilizam tais materiais como fonte, eles ainda no foram o suficiente para podermos ter uma base segura para o conceito de caricatura e das demais formas de humor grfico, em especial nas diferenas intrnsecas entre elas. Em realidade, a prpria expresso humor grfico no to usual, ou seja, no h consenso sobre seu uso. Muitos dos estudos que utilizam a caricatura e charge como fonte de suas pesquisa em geral no as diferenciam ou o fazem de forma incipiente. Pesquisadores das reas da semitica, comunicao e lingstica se preocupam muito com o uso da metfora, hiprbole e anttese, entre outras, nas imagens. Tal abordagem muito nos ajuda, mas no d conta das necessidades para a conceituao ou diferenciao entre as formas de humor grfico, em especial da caricatura. Outros pesquisadores, em especial da Histria, que no tm a mesma preocupao dos pesquisadores pretritos, se voltam para localizar as imagens no tempo de sua criao, limitando-se, muitas vezes, a descrever os fatos ilustrados nas imagens. Enfim, no aprofundam o debate terico desse tipo de fonte e no as diferenciam com profundidade. Um tema que une quase todos os estudiosos a questo do riso e do humor que, para eles, estaria na base da caricatura e da charge. Entretanto, poucos se preocuparam em aprofundar esta relao. O objetivo deste trabalho contribuir com o debate terico das possveis definies de caricatura e charge, conhecendo suas variaes e diferenas. Assim, este trabalho foi dividido em duas partes: na primeira, apresentamos e debatemos o conceito de caricatura e de charge, com base em dicionrios gerais e especfico e em estudiosos que utilizaram tais imagens em suas pesquisas prticas e tericas; na segunda, refinamos as discusses para os conceitos de caricatura poltica e charge poltica, partindo, especialmente, de nossas pesquisas com as imprensas anarquistas e comunistas. Ao final propomos novos conceitos quando se pensa em imagens publicadas em uma imprensa engajada politicamente, ou seja, caricatura ideolgica e charge ideolgica.

DOMNIOS DA IMAGEM, LONDRINA, ANO I, N. 2, P. 7-26, MAIO 2008

CONCEITO DE CARICATURA: NO TEM GRAA NENHUMA

Apresentando e debatendo conceitos H autores que admitem a existncia de caricatura no Egito Antigo, com o uso da zoomorfia nas suas representaes, outros ainda nas pinturas rupestres. A maioria dos autores, entretanto, afirmam que ela teria surgido na Renascena, com os irmos Caracci, na Itlia, quando foi lanado pelo editor Guilain, em 1664, um livro retratando tipos populares de Bolonha. Preferimos a posio de que no se poderia falar em caricatura na Histria antes de sua reproduo massiva, ou seja, estaria sua existncia como arte na contemplao por um grande nmero de pessoas, por amplos setores da sociedade. Portanto, sua importncia popular e histrica estaria residindo, justamente, em sua dimenso social e poltica. Robert de la Sizeranne prope trs fases da evoluo da caricatura: simbolista, no princpio, quando os egpcios recorriam aos animais para simbolizar o carter de suas vtimas, tais como os lees e as gazelas que representavam os reis e as concubinas; deformante, at a Renascena, quando ento a palavra italiana caricare (carregar) dava a medida exata de sua finalidade; caracterstica, nos tempos atuais. Para esse autor, caracterizar seria sublinhar algum gesto, para notar algum jogo de fisionomia, para unir to intimamente todos os aspectos inesperados, inditos, da mquina humana, que o envoltrio da carne e dos ossos revele todos os seus segredos (apud LIMA, 1963, p. 6). Mas como definir caricatura para pod-la diferenciar de charge e outros gneros de desenho de humor e arte? Muitas foram as definies de caricatura que encontramos no decorrer de nossas leituras sobre o tema. Colocar todas? Por uma questo de espao vamos limitar tal debate, procurando mostrar um tipo de evoluo neste conceito. Grande parte dos autores que discutiram

tal conceito iniciou seus trabalhos de pesquisa partindo das definies dadas pelos dicionrios. Por que no faramos o mesmo? No dicionrio Michaelis a expresso definida como: s. f. 1. Representao grotesca, com inteno satrica, dos traos caractersticos, fsicos, de uma pessoa. 2. Reproduo deformada. 3. Pessoa ridcula pelo aspecto ou pelos modos. No dicionrio Aurlio: 1. Desenho que, pelo trao, pela escolha dos detalhes, acentua ou revela certos aspectos caricatos ( ridculos, burlescos, grotescos) de pessoa ou fato. 2. Representao burlesca em que se arremedam comicamente pessoas e fatos; arremeto, farsa, stira. 3. reproduo deformada de algo. Desde j podemos apontar uma diferena entre estes dois estudos: em Michaelis o conceito se restringe apenas pessoa; em Aurlio o conceito j engloba fato ou alguma coisa (algo). Estariam se debruando sobre o mesmo objeto? Na enciclopdia Barsa: Gnero de desenho deformado de cunho basicamente satrico, mas no obrigatoriamente cmico. Nessa ltima definio encontramos um dado novo: pode o desenho no ser obrigatoriamente cmico. Vejamos um dicionrio especfico sobre esta matria, ou seja, um dicionrio de comunicao:
1. a representao da fisionomia humana com caractersticas grotescas, cmicas ou humorsticas. A forma caricatural no precisa estar ligada apenas ao ser humano ( pode-se fazer caricatura de qualquer coisa), mas a referncia humana sempre necessria. 2. Arte de caricaturar. Designao geral e abrangente da caricatura como forma de arte[...] Nesta acepo, so subdivises da caricatura: a charge, o Cartum, o desenho de humor, a tira cmica, a histria em quadrinhos

DOMNIOS DA IMAGEM, LONDRINA, ANO I, N. 2, P. 7-26, MAIO 2008

ALBERTO GAWRYSZEWSKI de humor e a caricatura propriamente dita (a caricatura pessoal) (RABAA; BARBOSA, 1978, p.19).

Portanto, se inicialmente a caricatura estava ligada intrinsecamente ao homem, se ela era pessoal, passou depois a abarcar algo mais. Percebe-se que a caricatura abarcaria subdivises, ou seja, a charge seria uma delas. Carmona citou a definio do conceito no Diccionario de la Real Academia Espaola (RAE): dibujo satrico em que se deforman las facciones y el aspecto de alguma persona. J a Enciclopdia Universal Ilustrada, que lhe pareceu mais completa, diz: caricatura es uma representacin plstica de una persona o de uma Idea, interpretandola voluntarimente bajo su aspecto ridculo o grotesco. Artisticamente estriba su fuerza en la representacin de los elementos carctersticos de la persona o cosa representada (CARMONA, 2003, p.19). Malagn analisou dicionrios dos sculos XIX e XX produzidos na Espanha, mostrando as devidas diferenas durante os anos. Como sntese concluiu trs pontos em comum entre os conceitos: 1) Se circunscrevem unicamente a pessoas (salvo alguns dicionrios mais recentes); 2) a intencionalidade do grotesco e do ridculo como fim; 3) a deformao, exagero ou desproporo como meio para chegar a esse fim. Sobre o primeiro ponto nos chamou ateno para um aspecto lingstico importante, ou seja, de que na lngua espanhola no existe outro tipo de palavra para definir caricatura. Por todo elle hemos de considerar la caricatura en el sentido m amplio, esto es, englobando en su nombre todos los posibles subgneros [...](MALAGN, 2002, p. 6). O termo caricatura englobaria, assim, o conceito de caricatura poltica, de costumes, social etc., ou seja, em sua viso a caricatura incluiria as demais. Estariam

includoe neste conceito a charge, o cartum e demais desenhos de humor. Quanto ao segundo e terceiro aspectos apontados, no acreditava que nem toda caricatura fosse intencionalmente ridcula e grotesca em seu fim, muito menos seria a deformao e o exagero um trao definitivo, visto que nem todo desenho que contm exagero ou deformao seria uma caricatura. Aps destrinar o conceito de caricatura em 21 caractersticas e qualidades possveis, apontou uma definio do conceito:
Una imagen generalmente unida al grabado o a cualquer outro tipo de reproduccin masiva que consiste en una reduccin o sntesis visual por mdio de lneas de la persona u objeto que se representa; en donde la idea de agresividade, degradacin, exageracin, juego, fantasa o vertiente humorstica estn en mayor o menor medida patentes con el fin de crear un cdigo por el que se pueda representar una opinin, una crtica, o en definitiva un contenido que si quiere dar a conocer en relacin a una persona, una idea o un situacin determinada (MALAGN, 2002, p.13).

Advertiu que tal conceito ainda poderia trazer em si vrias tipologias que buscassem compreender o conceito de caricatura. Por fim, considerou que poderamos dividir, de forma pragmtica, a caricatura em diversos sub-gneros, a saber: caricatura poltica; social; poltico-social; de costumes; simblica; festiva; fantstica; pessoal. Em nossa opinio, tal proposta se torna pertinente e importante, pois facilitaria ao estudioso da imagem caricatural uma viso mais clara de seu objeto de anlise e de sua fonte. Deve-se chamar a ateno para o fato de que a charge, por exemplo, estaria enquadrada nestas subdivises, pois tal expresso inexiste na lngua ptria do autor. O pesquisador Carlos Abreu conceituou a caricatura de imprensa como um gnero

10

DOMNIOS DA IMAGEM, LONDRINA, ANO I, N. 2, P. 7-26, MAIO 2008

CONCEITO DE CARICATURA: NO TEM GRAA NENHUMA

iconogrfico de opinio, por meio do qual o autor do desenho buscava dar uma interpretao de algo, dar uma dimenso crtica ao seu trabalho, com auxlio de recursos psicolgicos, retricos e/ou plsticos, que poderiam ser potencializados por um texto breve (ABREU, 2001, p. 1). O vocbulo algo d a dimenso que a caricatura pode alcanar em sua crtica e anlise. Em outro texto, esse mesmo autor consideraria a caricatura como um gnero com diferentes ramificaes, como por exemplo, a caricatura poltica, editorial, de costume, pessoal etc., nas quais o humor pode estar presente, da mesma forma como em outros ramos da imprensa, como a crnica (ABREU, 2001, p. 1). Um pesquisador brasileiro que buscou compreender e dar uma definio para o termo caricatura foi Camilo Riani. Inicialmente aceitou, como quase os estudiosos, que este conceito derivou do verbo italiano caricare , que significa carregar, sobrecarregar, carregar exageradamente. Mas sua preferncia conceitual estava na expresso humor grfico, que englobaria as categorias de caricatura, charge, cartum e histria em quadrinhos, ou seja, acompanha muitos dos estudiosos do tema (RIANI, 2002, p. 25-26). Riani fez um trabalho se baseando nos Sales de Humor realizados pela prefeitura municipal de Piracicaba e de outros do pas,onde o conceito de caricatura era uma categoria especfica destes concursos, junto com charge, cartum e HQ. No poderia usar este autor o termo caricatura englobando outros gneros de arte do desenho, j que este conceito se limitava a uma categoria dos Sales. Existe, portanto, uma certa flexibilidade neste termo. Miani, citado por Riani, por exemplo, conceituou caricatura como um termo genrico aplicado a todos os desenhos humorsticos, desde que

desencadeasse o riso, a crtica escarnecedora e a stira contundente (apud MIANI, 2002, p. 25). Aqui, mais uma vez, encontramos o riso e a stira unidos, isto , para este autor todo desenho de humor seria caricatura. Sem dvida, uma reduo expressiva do conceito. Como poderemos verificar, com grande parte dos estudiosos do tema, o conceito de caricatura est longe de um consenso. Com Riani no foi diferente, visto que observou que a expresso caricatura ora era um campo artstico, ora sinnimo de charge ou cartum (RIANI, 2002, p. 26). Percebeu este autor, analisando os contedos das obras de humor grfico, o destaque dado s personalidades famosas e classe dominante. Tais fatos levaram a que conclusse pela necessidade de o leitor ter um conhecimento prvio sobre o retratado. Esta uma questo corrente nos estudos que utilizam a charge e a caricatura como objetos e fontes, ou seja, se o leitor no conhecer os smbolos, os personagens e os fatos nada entender do desenho ou poder ter uma viso diferente da proposta pelo autor. Riani props, assim, diferenciar as diversas formas de desenhos de humor:
Caricatura desenho humorstico que prioriza a distoro anatmica, geralmente com nfase no rosto e/ou em partes marcantes/diferenciadas do corpo do retratado, revelando tambm, implcita ou explicitamente, traos de sua personalidade; Charge desenho humorstico sobre fato real ocorrido recentemente na poltica, economia, sociedade, esportes etc. Caracteriza-se pelo aspecto temporal (atual) e crtico; Cartum desenho humorstico sem relao necessria com qualquer fato real ocorrido ou personalidade pblica especfica. Privilegia, geralmente, a critica de costumes, satirizando comportamentos, valores e o cotidiano; Histria em quadrinhos (HQ): histria desenhada/desenvolvida em distintas etapas/quadros seqenciais, com roteiro e trama (RIANI, 2002, p.34)

DOMNIOS DA IMAGEM, LONDRINA, ANO I, N. 2, P. 7-26, MAIO 2008

11

ALBERTO GAWRYSZEWSKI

Vemos, portanto, que a caricatura para Riani (e tambm para Miani) possui, em sua essncia, o aspecto humorstico vinculado ao homem e visa destacar ou produzir suas deformidades anatmicas, podendo realar aspectos de sua personalidade. , assim, bem especfica, no genrica. O conceito de charge tambm cristalino, pois se trata de um desenho com humor que retratava fato recente em vrios ramos da sociedade. Vemos tambm que a base da caricatura e da charge o humor, com a diferena que a charge tem um aspecto crtico definido. Mas desde j perguntamos se tal viso se aplica quando pensamos em uma subdiviso, tal como a existncia de uma caricatura e uma charge tipicamente polticas. Luiz Guilherme Sodr Teixeira outro estudioso brasileiro da charge e da caricatura. Foi um dos poucos a diferenciar estas categorias. Segundo este autor, a charge, diferentemente da caricatura e do cartum, busca a apreenso do real. Seu trao pela reflexo do real, uma crtica razo onde o humor a base de sua narrativa. Portanto, conceito prximo de Riani. Para ele: a charge resume situaes polticas que a sociedade vive como problemas, e os re-cria com os recursos grficos que lhe so prprios (TEIXEIRA, 2005, p. 73). J a caricatura no visa essencialmente a reflexo, a crtica. Sua funo seria reproduzir o personagem em si mesmo, ou seja, seu limite a prpria composio fsica do retratado, sua resposta est no excesso: o orelhudo, narigudo, barrigudo. Sua marca seria a extravagncia, o exagero nos traos, na semelhana. Mas, para este autor, a caricatura no agressiva, embora cause o riso. Embora prximo de Riani, no considera que a caricatura explicite traos de personalidade. Outro aspecto interessante citado por Luiz Guilherme, e

ignorado por Riani, a no agressividade da caricatura. Mas, retomando a pergunta feita anteriormente, como ficam as caricaturas tipicamente polticas? Elas no expressam traos de personalidade, ou pelo menos no denunciam ou elogiam ideais polticos dos agentes? Elas sempre trazem o riso, o humor a base de sua composio? Antes de respondermos tais questes, seria interessante discutirmos um tipo de conceito que encontramos, ou seja, um desenho que visava somente o riso, nada tendo de poltico: desenho de humor. Jimenz caracterizou esse tipo de desenho de humor blanco, ou seja, desenhos que somente objetivam fazer rir, sem qualquer fundo social ou poltico/ideolgico. A questo do riso e do humor na caricatura tema recorrente dentro do estudo sobre o conceito de caricatura, mas no nosso objetivo aprofundar tal questo. Herman Lima, indo ao encontro do pensamento de Jimenz, afirmou que:
[...] a caricatura, dum modo geral, se pode provocar o riso ou o sorriso, traz tambm em sua prpria substncia motivo para reflexes nem sempre superficiais, ao passo que a finalidade do desenho humorstico, de par com a satisfao dum prazer esttico, derivado de sua beleza, graa ou elegncia de concepo e de execuo, precipuamente fazer rir (LIMA, 1963, p. 25-26).

O riso e o humor fazem parte da discusso do conceito de caricatura, como j vimos em diversas conceituaes. A seguir, partiremos para a discusso dos conceitos propriamente ditos de caricatura e charge polticas. Seria possvel pensar em uma caricatura ou charge poltica s com o carter do riso? As especificidades desta arte deram um sentido novo aos estudos tericos de at ento.

12

DOMNIOS DA IMAGEM, LONDRINA, ANO I, N. 2, P. 7-26, MAIO 2008

CONCEITO DE CARICATURA: NO TEM GRAA NENHUMA

A caricatura e a charge polticas Vimos anteriormente toda a dificuldade de definio do conceito de caricatura. Nossas recentes pesquisas usam como fonte bsica imagens, que no caso seriam as charges e as caricaturas. Entretanto, elas esto carregadas de significados polticos, pois foram publicadas na imprensa comunista (1945-57) 1 e na imprensa anarquista (1901-1927)2, ou seja, possuem todo um objetivo educacional e ideolgico. Deixamos em aberto no item anterior algumas indagaes: podemos pensar em uma subdiviso, tal como a existncia de uma caricatura e uma charge tipicamente polticas? Sendo possvel, so construdas visando o riso, o humor? possvel pensar em caricaturas polticas que expressem ou denunciem o carter do retratado? o que pretendemos responder agora. Vimos que muitos autores, em especial os da lngua espanhola, em suas subdivises do conceito de caricatura usam a expresso caricatura poltica. Para Carlos Abreu, a caricatura poltica era uma das ramificaes da caricatura, em que o humor poderia estar presente ou no (ABREU, 2000, p. 4). Na primeira parte deste trabalho, vimos que esse autor usou o pronome indefinido algo dentro de sua natureza de substantivo, isto , deu um significado maior arte e s crticas possveis nas caricaturas. Em outro trabalho, disse que era bom aclarar que a denominao de caricatura poltica no s abarcava personagens ou situaes vinculadas diretamente a este mundo, bem como expresses da preocupao social dos caricaturistas (ABREU, 2001 A, p.2). Podemos, perceber, portanto, que vai alm

do simples conceito de caricatura como traos caractersticos e fsicos do personagem; engloba preocupaes sociais e polticas daquele que produz a arte, ou seja, um profissional engajado. Em uma perspectiva tradiconal, estaria ele falando de charge poltica e no da caricatura? Malagn, de forma semelhante ao pensamento de Abreu, buscou traar uma definio para a caricatura poltica, onde esta extrapolava a simples imagem humana, ou seja, seria aquela em que o tema fosse nacional ou internacional, estivesse ligada intimamente a questes polticas, com seus personagens, palavras e fatos (MALAGN, 2002, p.15). Novamente no estamos diante de um narigudo ou barrigudo somente, mas de uma situao poltica ou social maior. Estaramos, ento, falando de caricatura poltica ou de charge poltica? O trabalho clssico de Herman Lima nos traz contribuies interessantes sobre a temtica. Destacou a importncia do estudo de caricaturas pessoais, usadas para fixar personalidades ilustres por um grande perodo. Citou o caso do caricaturista Thomas Nast, que contribuiu para a fixao da imagem do Tio Sam, com suas calas de listas, colete estrelado, casaca azul chapu de chamin, que seria baseada na figura de Lincoln. Tal figura adquiriu com o tempo o valor de representar uma nao (LIMA, 1963, p. 9). Outros exemplos existem para uma imagem representar algo maior. Carmona, por exemplo, em seu estudo sobre a caricatura na Colmbia, afirmou que a imagem de um velho com sombreiro largo, com uma manta puda negra, armado, com a inscrio conservadorismo, foi to recorrente na imprensa liberal que se

1 2

Trata-se da pesquisa concluda caricaturando e ilustrando na imprensa comunista (1945-57) j citada. Trata-se da pesquisa em andamento, j citada.

DOMNIOS DA IMAGEM, LONDRINA, ANO I, N. 2, P. 7-26, MAIO 2008

13

ALBERTO GAWRYSZEWSKI

converteu em um esteretipo ( apud ABREU, 2000, p. 3). Em nosso estudo sobre a imprensa comunista, a imagem de Tio Sam foi constantemente usada pelo imaginrio dos artistas do partido comunista como sinnimo do imperialismo norte-americano. Da mesma forma, a figura do gordo, de terno e cartola simbolizava o prprio sistema capitalista, sistema da opresso e da desigualdade social, seja na imprensa comunista, seja na anarquista. Na verdade, a caricatura (ou charge) pode expressar sua idia indo alm do desenho de um simples personagem. Ela pode desnudar, descobrir, denunciar, aos olhos do desenhista, toda uma estrutura de dominao. Em nossas pesquisas, alm da cartola e do Tio Sam, como vimos, a zoomorfia (o polvo, o morcego etc) e smbolos como o cifro, a sustica (na imprensa comunista), a cruz (na imprensa anticlerical anarquista), entre outros, foram utilizados no imaginrio poltico para representar os seus inimigos. Mary de la Paz Mogolln e Cira Mosquera propem uma idia para o conceito de caricatura poltica (sinmino de desenho humorstico): Un buen dibujo humorstico descubre polticamente a un personaje y pone de relieve esa parte oculta de su personaje, aunque tambin es de notar que la caricatura ha servido...para ensalzar y adular a poderoso (apud ABREU, 2000, p. 3). Esta definio importante, pois nos apresentou dois lados da caricatura poltica: pode atacar ou defender um personagem, um iderio poltico, o prprio poder. Vimos que grande parte dos estudos sobre caricatura a v como cmica, objetivando o riso. Terminamos a parte anterior deste trabalho afirmando que a caricatura e a charge poltica possuam especificidade e perguntando se caberia o riso. Bem, a caricatura poltica, dentro desta questo,
14

comporta uma discusso diferenciada, pois como veremos posteriormente, se a caricatura poltica tem seu lado cmico, do riso, muitas vezes no traz consigo tal contedo ou possibilidade, ou quem sabe mesmo nem um sorriso amarelo. Como afirmou Herman Lima: [...] O certo que a caricatura poltica ou social raramente pode levar ao riso despreocupado, como acontece com o desenho humorstico (LIMA, 1963, p. 26). Muitos desenhistas, inclusive, aceitam o riso em seus trabalhos, mas no visam exatamente tal ato humano. Sua produo estaria engajada em uma luta poltica, que buscava esclarecer seu prprio posicionamento frente aos fatos cotidianos e polticos da vida local e internacional. O poder de formadora de opinio pblica, de denunciar, de mostrar a realidade, de conscientizar etc. foram formas apresentadas pelos estudiosos da imagem para demonstrar a importncia poltica da imagem. Ana Sanchez afirmou que a caricatura refora valores populares, nacionais, assim preservando a herana cultural de um povo. Na realidade vai mais alm, ou seja, o humor grfico serve para revelar a verdade, desmistificar e desnudar as contradies e as ambigidades dos poderosos. O artista busca no leitor um cmplice para defender os interesses coletivos. Cita o exemplo do caricaturista costarriquenho Hugo Daz Jimnez. Disse este que, com seus traos, ajudou a dar conta da dor, misria, angstia, alegria e esperana do povo. Em sntese, ele seria um artista comprometido com sua arte a servio do povo.
dentro de la lucha contra la injusticia, la marginacin, la corrupcin, y en favor del apoyo a los trabajadores, es muy gratificante saber que uno ha puesto su mejor esfuerzo, que ha aportado algo a esa lucha, an sin saber en concreto qu es lo que logra.

DOMNIOS DA IMAGEM, LONDRINA, ANO I, N. 2, P. 7-26, MAIO 2008

CONCEITO DE CARICATURA: NO TEM GRAA NENHUMA Obviamente, no critico a quien hace dibujos solamente para hacer rer, disfruto mucho el humor blanco, sin embargo yo no podra ser un caricaturista sin compromiso (apud SANCHEZ, 2002, p. 3).

Gmez, por sua vez, deixou claras as qualidades que deveria possuir um caricaturista:
[...] no basta tener un espritu crtico aguzado, ni un penetrante sentido del humor, ni una lnea fcil, ni una aptitud para conseguir el parecido. Se necesita todo ello en dosis abundantes, y, adems, no poca cultura literaria, muchsima versacin sobre le poltica y un conocimiento profundo de las costumbres y de la idiosincrasia del pueblo (apud CARMONA, 203, p. 124).

Outro artista costarriquenho, Fernando Zeledn Guzmn (Zele) tambm se posicionou sobre o papel de sua obra dentro de um contexto poltico:
La caricatura poltica es una contribucin para elevar la conciencia de la gente. Yo no tengo otra forma de hacerlo, no soy poltico ni s dar discursos polticos, soy mdio zopetas. Estas es la trinchera que yo escogi, para disparar los balazos que puedo tirar. Yo hago la labor de un mosquito, que no puede detener la locomotora pero si al conductor. Esa es mi labor, joder al conductor (apud SANCHEZ, 2002, p. 8).

Na opinio do desenhista argentino Hermenegildo Sbat, para trabalhar bem a imaginao se faz necessrio estar longe do poder, pois este seria sinnimo de seriedade e o humor est, pelo contrrio, junto ao povo, junto cultura popular (apud SANCHEZ, 2002, p. 4). Henfil, um dos nossos maiores chargistas, afirmou que seu compromisso no era com o humor, o seu objetivo no era provocar o riso e sim clarear os fatos como ele os via. O que no quer dizer que no podemos considerar sua arte como integralmente provida de humor. Tambm afirmou que se fazia necessrio ao artista um engajamento na luta, ou seja, [...] a chave para voc fazer humor engajado voc estar engajado. No h chance de voc ficar em casa vendo os engajamentos l fora, e conseguir fazer algo. Esse talvez seja o humor panfletrio. o humor que voc faz l fora (apud SANTOS, 2003, p.148). Neste sentido, Carmona estaria certo ao afirmar que, mais que o riso, a caricatura poltica visava destruir simbolicamente a imagem do inimigo (CARMONA, 2003, p. 38).

As caricaturas e charges polticas de nossas pesquisas so fruto do trabalho de artistas engajados, simpatizantes de um projeto poltico (ou pertencente a um partido, como no caso do partido comunista). Em realidade, por estarem presentes em um peridico politicamente engajado, seus trabalhos artsticos s poderiam seguir a sua orientao. Mesmo em outros peridicos (jornais ou revistas) dito burgueses, as caricaturas e as charges expressavam o ponto de vista tomado por estes. A liberdade pode se tornar meramente simblica. Muitos autores buscam desenvolver a idia do poder que o desenho grfico, a caricatura tem sobre a opinio pblica, sobre as possibilidades de mudana poltica e social que ela poderia proporcionar. Carmona e Carlos Abreu afirmaram ser a caricatura poltica um instrumento de luta ideolgica. Carmona, baseado em outros autores, considerou que desde o incio as caricaturas tm sido usadas como veculos de idias e instrumentos de divulgao de interesses de partidos e de dirigentes polticos (CARMONA, 2003, p. 21). Como so fundadas em personagens, fatos, situaes especficas, no poderiam deixar dvidas aos leitores, da a preocupao de dar identidades aos retratados. Visa esta arte, como vimos, desnudar, clarear, dar uma viso de uma situao poltica ou de um personagem poltico.
15

DOMNIOS DA IMAGEM, LONDRINA, ANO I, N. 2, P. 7-26, MAIO 2008

ALBERTO GAWRYSZEWSKI

Mostrar sua verdadeira face, seu verdadeiro carter, ou seja, mostrar aquilo que a mdia, o personagem buscava esconder, destruir uma imagem que estava sendo construda. Vamos retomar a relao de cumplicidade entre o desenho (ou seu autor) e o observador. S existir o riso, o prazer de ver/ler a imagem se houver uma certa cumplicidade, uma possibilidade de acordo entre o desenhista e o leitor. Faz-se necessria ateno para dois aspectos. O primeiro quanto ao carter negativo da imagem. Carmona e Lima nos chamaram a ateno para este fato, visto que nem toda caricatura visava destruir o retratado. Lima, inclusive, lembra-nos da caricatura de Rui Barbosa, onde a cabea do jurista baiano fora feita no formato de uma biblioteca, denotando grande saber. Em segundo, est como a imagem era interpretada pelo leitor. Dependendo da posio pessoal deste, a imagem poderia ter uma conotao positiva ou no, como vimos. Luiz Guilherme Sodr Teixeira nos diz que a charge tem uma carga de agressividade em sua essncia, e que ela importante em sua relao com o leitor, j que acorda e potencializa sua prpria agressividade, possibilitando o despertar de uma conscincia crtica. Para ele: a agressividade da charge o aditivo, o subsdio, o complemento da opinio prvia do leitor, que se expressa para e por ele, num tom acima dos limites da palavra (TEIXEIRA, 2005, p. 73). Assim, a charge poltica, nunca neutra; toma partido e potencializa seu humor e sua crtica. Mas h excees, segundo este autor: s h quebra da agressividade quanto h consenso social, quando se compartilham sentimentos de exaltao e euforia, como na vitria ou no luto, na catarse coletiva. Entretanto, em sua definio de caricatura, onde a base seria o humor, o prazer e no a busca de uma crtica ao sujeito

(somente a este possvel se dirigir a caricatura), a agressividade no toma espao, o seu trao linear, superficial e cmico dificulta tal qualidade. Para Motta, o riso um recurso antigo usado na poltica para enfraquecer a posio dos adversrios. Entretanto, afirma que o riso pode ser til e, portanto, tolerado aos que detm o poder, visto ter a qualidade de amenizar a crtica. Pode, inclusive, desanuviar crises que porventura ocorram no ambiente poltico (MOTTA, 2006, p. 24) . A charge e a caricatura polticas podem causar o riso, por possurem uma carga de humor, podem divertir, mas no podemos nos esquecer de que podem causar tambm ao intrprete um estranhamento, pois podem despertar sua conscincia, dar uma viso do poltico ou da situao que desconhecia, isto , desvendar, desnudar uma realidade que talvez no quisesse ver ou conhecer. Portanto, a charge e a caricatura polticas possuem um grau de ambigidade, uma carga emocional que a caricatura comum, a charge comum, a de costumes e de humor no contm.

Tribuna Popular, 05/06/1945. p. 1

16

DOMNIOS DA IMAGEM, LONDRINA, ANO I, N. 2, P. 7-26, MAIO 2008

CONCEITO DE CARICATURA: NO TEM GRAA NENHUMA

Imprensa Popular, outubro de 1955

(MOTTA, 2002, p. 125)

No caso de nossas pesquisas, onde o receptor da mensagem provavelmente era um simpatizante da causa comunista ou anarquista, as imagens que degradavam o inimigo trariam satisfao. Como primeiro exemplo podemos mostrar a imagem publicada na pgina ao lado: possui ttulo (De vu novo) e um dilogo entre os personagens (No adianta...Aquela pinta manjada). L est, com o corpo de mulher, o poltico integralista e, portanto, anticomunista declarado, Plnio Salgado. Uma mulher sedutora que deixa cair seu leno na esperana de que um dos cavalheiros o pegue. Entretanto, eles conhecem aquela pinta e a ignoram, sabem que de m fama. Na imagem, o smbolo do integralismo no nega a essncia poltica da senhora. Simpatizantes de Plnio certamente se desgostaram da imagem, ao contrrio dos inimigos do retratado (incluindo no comunistas), que se alegraram com a mesma. A imagem desenhada (a caricatura, a charge etc.) desde seu incio, como nos falou Carmona, era utilizada nos embates polticos. Este aspecto interessante quando podemos

encontrar o inimigo do PCB, por exemplo, tambm usando desta tcnica para desmistificar o cavaleiro da esperana, para desnudar as relaes PCB/PCUS, para ironizar as suas idias, enfim, criando todo um imaginrio anticomunista no Brasil. Um exemplo desse embate podemos verificar nas imagens acima. Nelas podemos identificar traos absurdamente idnticos, ou seja, algum copiou algum. Afinal, quem nasceu primeiro? A pergunta de difcil resposta, mas a imagem do PCB tem a assinatura do artista Toledo, que assinou outras charges semelhantes nesse mesmo perodo. Enquanto que na obra de Toledo os polticos Caf Filho e Juarez Tvora esto a servio do imperialismo norte-americano obedecendo s ordens vindas dos EUA, na outra imagem, o mico representa o lder do PCB Luiz Carlos Prestes, onde faz um papel subordinado, pois alm de fornecer as ordens vindas da URSS, recolhia as doaes. O tocador do realejo, aquele que d o ritmo da msica, era o Secretrio Geral do PCUS e presidente da URSS, Malenkov. Assim, dependendo do receptor da imagem, ela

DOMNIOS DA IMAGEM, LONDRINA, ANO I, N. 2, P. 7-26, MAIO 2008

17

ALBERTO GAWRYSZEWSKI

poder causar revolta ou alegria, dificilmente um riso gratuito ao simpatizante de Prestes ou Juarez. Nestas imagens esto embutidos valores, ideais e crenas que poderiam ser colocados tanto a servio de quem acreditava nelas como de quem queria combat-las. O inimigo deveria ser apresentado como mentiroso, falso, oportunista, mau, perverso, antidemocrtico, autoritrio, traidor, egosta, enfim, por uma srie de determinaes negativas. No caso de nossa pesquisa com a imprensa comunista, a questo do discurso nacional vital. Tanto a direita como a esquerda, conforme os desenhos mostrados, usavam a questo da subordinao do inimigo a um outro pas, a um iderio poltico contrrio aos interesses de nao brasileira. J na imprensa anarquista tal temtica estava vinculada prpria destruio do conceito de nao, ou seja, inexistia o discurso de nacionalidade. A charge produzida pelo PCB foi retirada do jornal dirio Imprensa Popular de 1955. Juarez Tvora, participante da Coluna Prestes, da Revoluo de 30 etc., era neste momento Chefe do Gabinete Militar do Presidente Caf Filho, que assumiu aps o suicdio de Vargas. Os bilhetinhos simbolizam as ordens do imperialismo norte-americano, que eram tiradas pelo mico-presidente. Vemos no peito de Juarez uma placa com a inscrio $ego. O Cifro acompanha boa parte das caricaturas, principalmente, e as charges publicadas pela imprensa comunista. Seu significado est ligado traio, entrega das riquezas nacionais, venda do carter do indivduo, bem como buscava mostrar a subordinao do presidente ao seu chefe de gabinete (que tambm d o ritmo da msica). Esta imagem, publicada em preto-e-branco, demonstrava que para o autor os personagens nela contida eram conhecidos pelo pblico leitor, pois no estavam acompanhados de
18

qualquer referncia sobre os mesmos. S um aspecto est nesta charge e que no encontramos na outra: o olhar do cego. Juarez, por cima dos culos, acompanha atentamente os fatos. De cego no tinha nada, ou seja, buscava Toledo abrir os olhos dos leitores do jornal para o verdadeiro carter deste poltico. Na charge produzida pela direita brasileira, vemos Luiz Carlos Prestes e Malenkov. O autor desconhecido se preocupou em identificar cada figura, apesar de a imagem de Prestes ser bem popular. Na placa ao peito de Malenkov, a letra C da palavra cego foi substituda pela foice e o martelo. Este aspecto, somado s notas musicais que saem do realejo (PCB), ao que est escrito na caixinha de mensagens (orientao russa) e ao ttulo da imagem (O cego clandestino e o seu secretrio), bem como a cor usada (vermelha, utilizada nas roupas de Malenkov, no smbolo da foice e do martelo e nas calas do mico), deram charge uma conotao de embate poltico, de denncia, de subordinao, de destruio imagem de heri, de nacionalista que o PCB construra para Prestes e para si prprio. interessante perceber o rosto de Prestes: barba por fazer e magro, dando um ar de velho e relapso na higiene. Pelas imagens tambm podemos reforar as afirmaes anteriores, de que os personagens e os fatos so descritos para uma fcil identificao e compreenso do leitor. Da mesma forma, elas possuam uma sntese de uma leitura poltica. Estabelecido o dilogo entre o autor e o leitor, as conseqncias so imprevisveis, ou no. Ficamos, por fim, com uma pergunta: teria sido comum tal postura de o

DOMNIOS DA IMAGEM, LONDRINA, ANO I, N. 2, P. 7-26, MAIO 2008

CONCEITO DE CARICATURA: NO TEM GRAA NENHUMA

(DAUMIER, 1995, p. 9)

inimigo copiar o inimigo? Um deboche do deboche? Uma resposta certa, ela foi usada como forma de ataque e de defesa. Nesse discurso importante lembrar o desenho de Philipon (acima), uma referncia na histria da caricatura mundial, que transformou a cabea do Rei Luis Filipe de Frana em uma pra (poire que quer dizer tolo). Tal imagem ajudou a enriquecer ainda mais as possibilidades da caricatura poltica. Por sua causa Philipon foi processado e teve que pagar multa (que ironicamente foi paga com a venda das cpias do desenho). A analogia e metfora, ou como disse

Gombrich, a descoberta do semelhante no dessemelhante, ou melhor, a descoberta terica da diferena entre semelhana e equivalncia, possibilitou a transformao da arte de desenhar. Os usos de vegetais, animais e outros bens inanimados estiveram presentes na arte comunista e na arte anarquista como arma de construo e desconstruo. Ela no pde fugir de seu caminho. Um exemplo dessa explorao da equivalncia est na caricatura poltica a seguir, onde vemos, ao contrrio de Filipon, uma caricatura simptica de Truman se transformar em arma de guerra, um avio

DOMNIOS DA IMAGEM, LONDRINA, ANO I, N. 2, P. 7-26, MAIO 2008

19

ALBERTO GAWRYSZEWSKI

Voz Operria, 26/04/1952, p. 5

soltando bomba. O riso e a alegria da caricatura sem crtica se transveste em uma denncia do carter guerreiro de Truman. Aqui podemos perceber que a definio de caricatura (poltica) sem agressividade, sem reflexo, onde a base o humor e o riso, perde sentido. Podemos apresentar mais quatro caricaturas polticas em que os traos dos personagens vo alm do simples trao, do simples exagero fsico. A alma, a essncia dos retratados colocada mostra. Como se disse, a caricatura, em especial a poltica, pode desnudar o verdadeiro carter do personagem, deve e pode denunci-lo, deve e pode desmascarar o que a mdia quer esconder.

No primeiro caso temos a figura de Churchill, devidamente apresentado na legenda abaixo do desenho. uma caricatura carregada de sentidos polticos. Sem o canho na boca seria uma caricatura nos padres comuns do conceito: riso, cmica, personagem, de seu tempo, sem crtica e sem agressividade. Mas, ao transformar o seu conhecido charuto em uma arma de guerra, o autor, certamente engajado politicamente,quis denunciar o carter guerreiro do retratado. No segundo caso, temos Assis Chateaubriand, poltico brasileiro, dono de uma vasta rede de comunicao, notoriamente conhecido por suas posies

Imprensa Popular, 1955

Imprensa Popular, 1955

20

DOMNIOS DA IMAGEM, LONDRINA, ANO I, N. 2, P. 7-26, MAIO 2008

CONCEITO DE CARICATURA: NO TEM GRAA NENHUMA

direitistas. O artista da imprensa comunista, engajado e empregado desta, Jorge Brando, retratou-o com traos grotescos, valendo-se de seus traos fsicos (baixinho, barrigudo, narigudo, dentuo e peludo) para real-los e acrescentar outros no muito humanos: unhas crescidas e rabo. Em sntese, era um monstro! Entretanto, o caricaturista quis acrescentar outras caractersticas mais polticas, que do o ar de seu carter poltico e tico, tais como vendido, traidor da ptria e capacho.

rasgando a Constituio. O caricaturista Lcio se preocupou em desenhar o presidente olhando para o leitor, e j foi dito por um estudioso que pelo olhar que se conhece a alma do retratado.

Imprensa Popular, 1955 (autoria Jorge Brando)

Tribuna Popular, 13/05/1947, p. 1

A imagem acima, embora primeira vista, dentro dos conceitos-padro de charge, possa ser considerada como tal, prefiro v-la como uma caricatura poltica. Por qu? Parece-me que a proposta da imagem denunciar o carter autoritrio do presidente Dutra, desmistificar a idia construda pela mdia de que respeitava a Constituio brasileira, que sempre carregava uma, demonstrando sua adeso mesma. Pela imagem podemos identificar a figura de Dutra, escondido atrs de uma cortina, sem a vista de ningum,

Por fim, um terceiro personagem bem conhecido, retratado como um animal agourento (aqui temos mais um caso de animalizao de pessoas, o uso da zoomorfia), uma figura traidora: o jornalista e poltico Carlos Lacerda. Sua primeira caricatura como corvo deu-se no jornal ltima Hora, feita por Lan, em maio de 1954 (DULLES, 1992, p. 33). Segundo Gombrich, a boa caricatura aquele que marca o caricaturado por toda a vida (GOMBRICH, 1995, p. 366) . Foi este o caso. A figura de Lacerda, a partir da, sempre estar associada figura do corvo. Toda imprensa contrria a Carlos Lacerda utilizar uma caricatura onde o corvo seu corpo. Interessante perceber o papel exercido por seus culos como fator importante para a confeco da figura. Buscava-se retratar o carter de Lacerda, sempre crtico, demolidor,
21

DOMNIOS DA IMAGEM, LONDRINA, ANO I, N. 2, P. 7-26, MAIO 2008

ALBERTO GAWRYSZEWSKI

agourento mesmo, afinal sua figura esteve presente em momentos difceis de nossa histria (suicdio de Getlio Vargas, golpe contra a posse de Juscelino, golpe contra a posse e, posteriormente, ao governo Jango entre outros). A partir da figura de Lacerda podemos identificar aspectos que colocam a caricatura e a charge poltica como possuidoras de uma longa existncia, muito diferente da opinio da maioria dos estudiosos que as colocam com uma vida efmera, em especial a caricatura. Charges e caricaturas vinculadas aos discursos ideolgicos transitavam por eles durante sua existncia. Assim, por exemplo, durante o perodo da guerra fria smbolos e imagens foram repetidos exausto tanto pela imprensa comunista como pela anticomunista. Pelo seu carter universal, podemos dizer que se assemelha ao cartum (poltico?). Da mesma forma, ainda hoje, o cifro, a sustica entre outros smbolos podem ser encontrados nas caricaturas e charges para denunciar situaes polticas ou o carter ideolgico do retratado. Assim, uma caricatura de um personagem pode ser repetida diversas vezes, ou uma similar, como no caso do corvo Lacerda, enquanto o retratado estiver na vida poltica ou no mudar de posio ideolgica. Um exemplo interessante da permanncia de uma charge poltica durante longo tempo pode ser dado com a imagem seguinte. Com o ttulo A guerra, foi publicada no jornal anarquista A Plebe, de 23 de junho de 1917, em sua primeira pgina, desacompanhada de qualquer texto sobre o mesmo assunto, embora fosse o perodo da I Guerra. Ela apresenta um tema caro ao anarquismo antimilitarismo , uma vez que os interesses dos patres, do imperialismo, da existncia da nao e do nacionalismo, que levariam os operrios guerra, os maiores
22

sacrificados com sua existncia. Sua legenda deixa claro que quem vencer a guerra ser a morte (A que vencer), ou seja, a scia dos interesses capitalistas. Posteriormente foi impressa no mesmo jornal, em 01 de maio de 1947, em pgina que discutia o primeiro de maio, em especial a historia dos mrtires de Chicago. Foi retirado o ttulo e,sob a imagem, foi colocada uma nova legenda: Guerra guerra deve ser o brado de todos os homens de conscincia reta. Vemos, portanto, que passados exatos 30 anos de sua primeira impresso, a mesma charge ainda era til aos ideais anarquistas, demonstrando a permanncia da charge poltica no tempo.

A Plebe, 23/06/1917, p. 1

Por fim, um dos temas discutidos pelos estudiosos da charge e da caricatura sobre sua relao com o texto, seja na sua composio, seja enquanto ilustrando um texto. Para Abdelmalack, a caricatura (que ela no diferencia de charge) composta por trs elementos: o desenho, a legenda e o ttulo (ABDELMALACK, 1991, p. 20). claro que no to simples assim, pois podemos encontrar tanto a charge como a caricatura ora desacompanhada de ttulo, legenda e ilustrando algum texto, ora acompanhada de legenda ou ttulo sem ilustrar qualquer texto e assim por diante, tudo depende das intenes do autor ou do editor. Exemplos foram mostrados nas imagens supra.

DOMNIOS DA IMAGEM, LONDRINA, ANO I, N. 2, P. 7-26, MAIO 2008

CONCEITO DE CARICATURA: NO TEM GRAA NENHUMA O contato da caricatura com o texto se d quando o texto nomeia e situa: enquanto a imagem faz o julgamento moral; quando o texto oferece ao narrador a possibilidade de (des) qualificar o que mostra pela imagem; quando o texto um prolongamento da sua expresso, que acentua caracterstica de seu carter, com seus pensamentos impossveis de serem explicitados pela forma visual. As legendas tambm ampliam os recursos de disfunes entre o retratado e ele mesmo; entre o que ele mostra e o que fala. Tambm amplia as relaes entre personagens pelos dilogos. Aliando a caricatura aos recursos do gracejo verbal em mltiplas combinaes com a imagem (ABDELMALACK, 1991, p. 21).

A caricatura poltica de Dutra, por exemplo, ilustrava a notcia cuja manchete era: Em plena ditadura. Esta reportagem acusava o presidente Dutra de conspirar contra a Constituio que ele havia jurado respeitar - e promover uma campanha contra o Congresso com o objetivo de fech-lo, como em 1937, na implantao da ditadura do Estado Novo.3 Vemos, portanto, que neste caso a imagem sintetizava a notcia, procurando, como j afirmamos, desmascarar a farsa produzida pela mdia. O uso de ttulos, dilogos, legendas, comentrios nas caricaturas e charges polticas, embora possamos encontrar sua no ocorrncia, faz da relao imagem/texto uma realidade quando se estuda tal temtica. Mas, qual a relao entre eles? Claro est nos desenhos apresentados neste texto que o que se procurava era deixar cristalino para o receptor da mensagem a idia do autor ou do editor. A legenda, como vimos, pode reforar e/ou complementar a imagem, dando-lhe sentido, atingindo mais diretamente o caricaturado ou uma situao cotidiana da populao. Ou seja, os componentes ajudam o receptor a entender de forma clara o objeto proposto com o desenho elaborado. No desenho poltico a participao da legenda e, mesmo, do texto, pode exercer importante funo, ou seja, podemos encontrar uma forte interao. Nas fontes utilizadas por ns, o desenho poltico muitas vezes sintetizava a mensagem do texto, como vimos no caso de Dutra. Abdelmalack, que como j vimos no diferenciou caricatura de charge e apresentou a caricatura como composta de trs elementos, fez uma longa relao entre a imagem e o texto:

Marcos Silva tambm enfatizou a relao entre imagem e texto:


A dependncia da imagem em relao palavra (observe-se importncia da fala) para alcanar o efeito humorstico tanto se reporta desvalorizao de capacidade autnoma da visualidade quanto sugere um receio de perder um controle sobre os deslizamentos de significaes em que se baseia a produo de humor visual (SILVA, 1990, p. 53-54).

No entanto, afirmou esse autor que isso no era motivo para se admitir a ineficcia dos recursos visuais na identificao dos elementos que formavam o personagem, nem como suporte principal para a transmisso da mensagem pretendida. Concordamos com Carmona quando afirma que no se pode encarar a caricatura como subsidiria, auxiliar ao texto ou qualquer outra coisa, pois ela tem contedos prprios, gerados por um artista. Em nossas pesquisas encontramos muitas caricaturas e charges polticas acompanhadas do texto, podendo sintetiz-lo ou apenas reforar suas idias. Uma boa parte das imagens que encontramos foi feita por artistas estrangeiros,

Em plena ditadura, In: Tribuna Popular, 13/05/47. p. 1.

DOMNIOS DA IMAGEM, LONDRINA, ANO I, N. 2, P. 7-26, MAIO 2008

23

ALBERTO GAWRYSZEWSKI

o que significava dizer que no teve o menor contato com a reportagem que a acompanhava. Logicamente representava o pensamento, o iderio comunista ou anarquista e, por isto, foi utilizada. At que ponto podemos dizer que foi o texto que foi elaborado para se adequar imagem? uma pergunta que ningum formulou e por tal razo sem resposta. No ousamos respondla, mas fica a questo. A riqueza da caricatura ou da charge poltica est em que elas podem ter vidas prprias, no precisam ser subsidirias ou dependentes de qualquer texto. Ao receptor caberia estabelecer os pontos de ligao. A imagem dentro daquele quadrado ou retngulo seria interpretada s vezes de forma diversa do proposto no texto contguo ou mesmo do seu criador. Mas muitas vezes, especialmente em se tratando de publicaes polticas, estas relaes podem alcanar uma aproximao tal que, ao ver a imagem e ler o texto, o leitor se levaria pelo texto. Muitas das caricaturas e charges polticas publicadas nos jornais do PCB foram acompanhadas por explicaes da redao, pois afinal, no se deveriam criar conflitos na cabea do leitor, mas luz. Consideraes finais Sintetizando toda esta histria podemos perceber a dificuldade de se encontrar um conceito definitivo para caricatura e para charge, em especial para caricatura poltica e para charge poltica. Consideramos que uma boa possibilidade para ajudar neste imbrglio seria a busca de uma nova alternativa, ou seja, a criao de novos conceitos, tais como caricatura ideolgica e charge ideolgica.

Imagens estas mais voltadas ao embate ideolgico, de defesa de um ideal poltico, de transformaes polticas, econmicas e sociais, se encaixariam melhor em novos conceitos mais especficos, mais voltados para sua origem, sua criao. So imagens, como vimos, mais duradouras, mas permanentes no tempo, com smbolos que extrapolam limites territoriais e nacionais. So imagens que possuem uma intensa cumplicidade com o seu leitor que s assim poderiam causar o riso , com uma carga agressiva e de crtica como caracterstica bsica, denunciando uma situao poltico-social (ou defendendo) ou desnudando o carter do personagem retratado. Assim, poderamos definir a caricatura ideolgica como: imagem de personagem poltica, podendo abranger tambm fato poltico envolvido na questo proposta na ilustrao, com a agressividade como essncia. O humor no seu objetivo final, mas pode existir de forma irnica visando denunciar o carter do retratado. O uso do grotesco, da zoomorfia, da busca da equivalncia com uso de smbolos polticos uma de suas possibilidades. Quanto definio de charge ideolgica, podemos manter as mesmas caractersticas da caricatura, apenas se dirigindo ao fato poltico em especial, destacando-se o uso de smbolos. Por fim, no podemos nos esquecer da relao imagem-texto, ou seja, como dissemos anteriormente, muitas vezes o ttulo, a legenda e a identificao dos personagens tm uma funo poltica bem especfica, pois no pode o leitor ter dvidas dos fatos e dos personagens que esto sendo retratados, pois a funo da imagem poltica o esclarecimento conforme os interesses do editor do jornal.

24

DOMNIOS DA IMAGEM, LONDRINA, ANO I, N. 2, P. 7-26, MAIO 2008

CONCEITO DE CARICATURA: NO TEM GRAA NENHUMA

Referncias bibliogrficas
DAUMIER, Honor Caricaturas. Porto Alegre : Paraula, 1995. Prefcio de Charles Baudelaire ; traduo: Elosa Silveira Vieira, Sueli Bueno Silva. - Ed. bilinge. DULLES, John W. F. Anarquistas e comunistas no Brasil. Rio de Janeiro:Nova Fronteira, 1977, 2a. edio GOMBRICH, E. H. Arte e iluso. Um estudo da psicologia da representao pictrica. So Paulo: Martins Fontes, 1995. LIMA, Herman. Histria da caricatura no Brasil. Rio de Janeiro:Jos Olmpio, 1963. Volume 01. MALAGN, J. Enrique Pelez - El concepto de caricatura como arte en el siglo XIX, In: Sincrona 2002. MOTTA, Rodrigo Patto S. Em guarda contra o perigo vermelho (1917-1964) . So Paulo: Perspectiva : FAPESP, 2002 (Estudos;180). ______. Jango e o golpe de 1964 na caricatura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2006. il. (Nova biblioteca de Cincias Sociais) RABAA, Carlos Alberto & BARBOSA, Gustavo. Dicionrio de comunicao . Rio de Janeiro:Codecri, 1978. RIANI, Camilo. T rindo do qu? (Um mergulho nos sales de humor de Piracicaba). Piracicaba: UNIMEP, 2002. SECO, Javier Fisac. La caricatura poltica en la Guerra Fria (1946-1963). Valncia: Universidad de Valncia, 2003. SILVA, Marcos. Caricata repblica. So Paulo: Marco Zero, 1990 ______. Prazer e poder do Amigo da Ona, 1943-1962. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1989. 305p. : il. TEIXEIRA, Luiz Guilherme Sodr. Sentidos do humor, trapaas da razo: as charges . Rio de Janeiro: Fundao Casa de Rui Barbosa, 2005. 128 p. : il. (Coleo FCRB, Sre Estudos; 2).

de So Paulo, Departamento de Comunicaes e Artes, 1991. AGOSTINHO, Aucione Torres. A Charge. So Paulo:USP/ECA. Tese de Doutorado em Artes. 1993. CAMPOS, Maria de Ftima Hanaque. Rian: a primeira caricaturista brasileira (1 fase artstica - 1909/26). Dissertao de Mestrado, ECA/USP, 1990. CARMONA, Rubn Drio Acevedo. Poltica y caudillos colombianos en la caricatura editorial (1920-1950) . Programa de Doctorado: Universidad de Huelva, Espanha, 2003. GALLOTTA, Brs Ciro. O Parafuso. Humor e Crtica na Imprensa Paulistana 1915-1921. So Paulo:PUC/SP. Dissertao de Mestrado em Histria. 1997 GAWRYSZEWSKI, Alberto. A Caricatura e a charge na imprensa comunista (1945/57) . Trabalho de concluso de Ps-doutorado apresentado a Ps-graduao em Histria Social da UFRJ, 2004. MIGUEZ, ris Carolina Lopes de Souza. Arranjos combinatrios ( A charge nos estratagemas da identidade do jornal) . So Paulo:PUC/SP. Dissertao de Mestrado em Comunicao e Semitica. 2003. NERY, Joo Elias. Charge e caricatura na construo de imagens pblicas. So Paulo:PUC/ SP. Tese de doutoramento em Comunicao e Semitica. 1998. SANTOS, Sandra Machado, CyberComix: a eleio 2002 no humor eletrnico, Rio de Janeiro: UFRJ, Dissertao de Mestrado, Mestrado em Comunicao Social, 2003. SILVEIRA, Valria. A palavra imagens nos gestos de leitura: os quadrinhos em discusso. So Paulo: PUC/SP, Dissertao em Mestrado em Lngua Portuguesa. 2003. SOUZA, Luciana C. Pagliarini de. Charge poltica: o poder e a fenda. So Paulo:PUC/SP. Dissertao de Mestrado em Comunicao e Semitica. 1986

Internet Teses e dissertaes:


ABDELMALACK, Genny. Momentos da histria do Brasil atravs da caricatura (1900/37) . Dissertao de Mestrado em Artes, Universidade ABREU, Carlos, 2000; Dibujo satrico, dibujo humorstico, chiste grfico y caricatura, en Revista Latina de Comunicacin Social, nmero36, de diciembre de 2000, La Laguna (tenerife): http//

DOMNIOS DA IMAGEM, LONDRINA, ANO I, N. 2, P. 7-26, MAIO 2008

25

ALBERTO GAWRYSZEWSKI www.ull.es/publicaciones/latina/aa2000/latina/ aa2000kj/u36di/.htm ABREU, Carlos, 2001; Hacia una definicin de caricatura, en Revista Latina de Comunicacin Social, nmero 40, abril de 2001, La Laguna (tenerife): http://www.ull.es/publicaciones/latina/ 2001/latina40abr/102cabreuvii.htm ABREU, Carlos, 2001 A; Clasificaciones sobre la caricatura, en Revista Latina de Comunicacin Social, nmero 45, de diciembre de 2001, La Laguna (tenerife): http//ww.ull.es/publicaciones/ latina/2001/ latina45diciembre/4506abreu.htm SNCHEZ, Ana Ceclia El humor grfico en la cultura comtemporanea, In: Revista Tpicos do Humanismo ,nmero 83, 2002. http:// www.una.ac.cr/generales/topicos/83/

26

DOMNIOS DA IMAGEM, LONDRINA, ANO I, N. 2, P. 7-26, MAIO 2008

You might also like