You are on page 1of 26

3

Txteis

1. Introduo O presente trabalho, resulta de uma pesquisa feita sobre as fibras txteis. Comea com um breve historial das fibras txteis e breves conceitualizaes, origem das fibras e a sua classificao, onde so apresentadas diversas perspectivas tericas de diferentes pensadores e normas como a (A.S.T.M) com o objectivo de contextualizar o tema em questo.

Em seguida o trabalho faz uma abordagem concernente aos tecidos onde sob ponto de vista tcnico txtil, segundo ESCOBET o gnero obtido em forma de lmina mais ou menos resistente, elstico e flexvel, mediante o cruzamento e entrelaamento de duas sries de fios, uma longitudinal e a outra transversal.

Numa terceira parte o estudo fala da tecelagem e dos tipos de teares onde so apresentados diferentes tipos de teares e o seu manuseamento. de referir que desde a Pr - Historia oHomem vem confeccionando a sua prpria roupa.Os seus utenslios de costura eram principalmente sovelas e agulhas feitas em osso, espinhas, madeira e mais tarde o bronze. Com a racionalizao do trabalho sentiu-se a necessidade de construir maquinas, maquinas estas que foram se desenvolvendo ao longo dos seculos. Thomas Higgs foi o inventor da primeira fiandeira, a Spinning-Jenny, que tinha apenas seis fusos. Tendo sido aperfeioada mais tarde em 1775 por Samuel Compton que juntou as mquinas Spinning Jenny e Throstte e construiu a Mule-Jenny. Mas s passados cerca de vinte anos depois da inveno, e que esta maquina teve a sua verdadeira aplicao.

Na quarta parte o estudo a borda s tcnicas de impresso levando em considerao que foi atravs dessas tcnicas que cpias de grandes quadros viajavam pela Europa e influenciavam artistas de diferentes pontos do mundo. Na quinta e sextas partes o estudo faz meno tcnica de carimbagem assim como do Tingimento e estampagem dos tecidos. Na ltima parte o estudo ira fazer uma abordagem sobre materiais naturais reciclveis, batiques e por fim a concluso e as suas respectivas referncias bibliogrficas.

II Grupo. Educao Visual III Ano. Atelier I.2013

4
Txteis

1.2.Objectivos

1.2.1. Objectivo geral Restaurar a informao acessvel relativa s fibras txteis;

1.2.2. Objectivos especficos Definir tecelagem e teares para posteriormente fazer o uso destes conhecimentos de modo produzir diferentes tipos de teares; Demostrar as formas de uso dos teares; Conhecer diferentes tcnicas de impresso e carimbagem;

2. Metodologia

Quando falamos em metodologia, queremos referir-nos a um conjunto de caminhos eprocedimentos a percorrer e utilizar, no sentido de fundamentar e sistematizar o processo de investigao e a elaborao de um trabalho de pesquisa. Alm de sistematizar todo o trabalho de investigao, os procedimentos metodolgicos tambm tem a inteno de racionalizar, que ajuda no s a economizar recursos e tempo, mas tambm a fornecer uma coerncia prpria ao estudo, uma consistncia cientfica, conferindo lhe, por isso, uma estrutura mais racional e de maior rigor. Segundo Hegenberg citado por MARCONI & LAKATOS (2000:44) mtodo o caminho pelo qual se chega a determinado resultado, ainda que esse caminho no tenha sido fixado de antemo de modo reflectido e deliberado. Seguindo a definio do autor os mtodos usados para a elaborao deste trabalho foram:

Consultas em fontes bibliogrficas; Pesquisas pela internet

II Grupo. Educao Visual III Ano. Atelier I.2013

5
Txteis

3. Txteis 3.1.Breve Historial dos Txteis Os primeiros indcios de objectos txteis podem ser datados de h mais ou menos 10.000 mil anos, coincidindo com o sedentarismo agrcola dos primeiros homens, muito antes da inveno da escrita, no incio da Idade do Bronze. E provm da arte dos cesteiros, que graas aos etnlogos, possvel perceber as estruturas, vistas como que atravs de uma lente de aumento, das armaes-tecidos de vrias cestarias.

Os mais antigos txteis foram descobertos nas turfeiras da Europa Setentrional, onde as mulheres j usavam camisas longas e saias, nas civilizaes lacustres da Sua, na Mesopotmia, na Cordilheira dos Andes e nos gelos do norte da Escandinvia. Mas tambm existem indcios txteis em grutas da Pennsula Ibrica. Sendo frgeis e facilmente putrescveis, no h de facto abundncia de objectos txteis pr-histricos, encontrando-se representaes em pedra e pinturas rupestres de homens e mulheres vestidos com peas txteis identificveis.
Segundo VICENT-RICARD (1989,p.175), Esses primeiros tecidos eram de armao-tela (tafet), muito parecida com a actual: o entrelaamento do fio de teia com o fio de tramareproduzia um mdulo bsico: um fio preso, outro saltado, cruzando-se indefinidamente.Depois vieram mais duas armaes: a armao-sarja (sarja) e a armao-cetim (cetim). Estas so, at hoje, as trs armaes bsicas de todos os tecidos.

Na Antiguidade j se nota, porm, variada cultura de fibras, ressaltandoentre elas o linho e o algodo, de origem vegetal, e a seda e a l, de origem animal. NoPerodo Neoltico, provavelmente foi domesticado o carneiro, pelos povos persas. Foram descobertos na Mesopotmia, na necrpole de Susa, os primeiros vestgios de txteis em fibrade linho, desenvolvendo-se a cultura do linho nas costas da Sucia, ao mesmo tempo, nasmargens do Nilo, no Egipto Antigo.

No perodo mercantilista, durante o sistema corporativo, inicia-se o processo de concentrao industrial na tecelagem com as fbricas de Abbeville e as clebres manufacturas de Gobbelin.

II Grupo. Educao Visual III Ano. Atelier I.2013

6
Txteis

O rpido desenvolvimento da tecelagem exige mtodos mais modernos, o que induz a Revoluo Industrial, a criar condies para a introduo contnua de inovaes tcnicas e da forma fabril de produo. Com a introduo da mquina a vapor por James Watt. Embora conhecido desde a Antiguidade como fonte de energia, o vapor de gua nunca fora utilizado. Sua adopo como fonte de fora motriz tornou a fbrica uma realidade palpvel. O primeiro ramo da indstria a ser mecanizado foi a manufactura de teares, por volta de 1767 (Hargreaves).

Hoje, o material volta a preocupar os criadores e ganha mais importncia que a busca de formas, o pblico encara a roupa de modo mais pessoal e assumido. Ao longo da histria da humanidade, tcnicas ancestrais fizeram de diferentes civilizaes centros da arte txtil. Para se poder exprimir em termos actuais a trama da histria do tecido, e entender como foi possvel determinadas formas de expresso criativa chegarem a possuir linguagem prpria e assim poderem comunicar-se por meio de motivos e textura, preciso voltar histria dos mitos fundamentais, arqutipos das civilizaes.

3.1.1. Fibras txteis Segundo a Resoluo (CONMETRO 01/01).Entende-se por fibras txtil, todo elemento de origem qumica ou natural, constitudo de macromolculas lineares, que apresenta alta proporo entre seu comprimento e dimetro e cujas caractersticas de flexibilidade, suavidade e conforto ao uso, tornem tal elemento apto s aplicaes txteis.

Alguns pensadores afirmam que fibra txtil o termo genrico, para vrios tipos de material, naturais ou no naturais que formam os elementos bsicos para fins txteis. De acordo com a (A.S.T.M.)1, fibra txtil um material que se caracteriza por apresentar um comprimento pelo menos 100 vezes superior ao dimetro ou espessura.

Alm do comprimento e da espessura ou dimetro, as demais caractersticas concludentesseriam: a resistncia a tenso, a absoro, o alongamento, a elasticidade, etc.
1

A.S.T.M Internacional (ASTM), originalmente conhecida como American Society for Testing and Materials, um rgo estadunidense de normalizao. A (A.S.T.M.) desenvolve e publica normas tcnicas para uma ampla gama de materiais, produtos, sistemas e servios.
II Grupo. Educao Visual III Ano. Atelier I.2013

7
Txteis

As fibras txteis podem ser utilizadas de forma isolada na fabricao de no tecidos, entretelas, etc. No entanto sua maior utilizao acontece na rea de fiao.

3.1.2. Origem das fibras e sua classificao As fibras txteis podem ter varias origens, e esse o critrio usado para sua classificao Assim, as fibras podem ser de: Origem Natural: so todas as fibras que j se apresentam prontas na natureza necessitando apenas de alguns processos fsicos para transform-las em fios ou seja, so produzidas pela natureza sob uma forma que as torna aptas para o processamento txtil. As fibras de origem natural encontram se divididas em: Fibras txteis animais; Fibras txteis vegetais; E fibras txteis minerais.

Fibrastxteis animais:Estas fibras so obtidas a partir dos animais (seda, l, etc.). Exemplo 1: Seda- produzida por secreo glandular das larvas de alguns insectos como mostram as imagens nmeros 1e 2.

Os tecidos possuem um aspecto macio, malevel e brilho intenso. Confortvel, mantm a temperatura do corpo. Pode ser usado em camisas, saias, blusas, batas, diversos produtos de

II Grupo. Educao Visual III Ano. Atelier I.2013

8
Txteis

decorao. Mdico Txteis -O tecido de seda antibacteriano, antialrgico e ainda por cima termodinmico Exemplo 2: L- constituda por plos de alguns mamferos.Figurasnmeros 3 e 4.

Figuras nmeros 3 e 4.

O tecido feito de l serve como isolante trmico, no aquece tanto sob o sol (mantm a temperatura do corpo em mdia 5 a 8 graus mais baixa em comparao com tecidos sintticos expostos ao sol), "respira" no corpo, naturalmente elstico, portanto mais confortvel e no amassa.

Fibras txteis vegetais: So extradas nas plantas (algodo, linho, sinsal, fibra de cco). Exemplo 1: algodo figura nmero 5.

II Grupo. Educao Visual III Ano. Atelier I.2013

9
Txteis

Algodo figura n5.

As roupas feitas de algodo absorvem suor, mantendo, assim, um maior conforto;O algodo pode ser misturado com qualquer outro tipo de fibra; Hipoalergnico, o que significa que tem uma baixa tendncia para provocar reaes alrgicas. Exemplo 2: Sinsal imagens nmeros 6 e 7

Os principais produtos so os fios biodegradveis utilizados em artesanato; no enfardamento de forragens; cordas de vrias utilidades, torcidos, e cordis. As fibras podem ser utilizadas tambm na indstria automobilstica, substituindo a fibra de vidro. Uma fibra sinttica demora at 150 anos para se decompor no solo, enquanto a fibra do sisal, em meses, torna-se um fertilizante natural.

II Grupo. Educao Visual III Ano. Atelier I.2013

10
Txteis

Fibras txteis minerais: so todas fibras provenientes de rochas com estrutura fibrosa.Exemplo: amianto imagens nmeros 8 e 9

O amianto uma fibra de boa qualidade isolante com boa durabilidade, flexibilidade e incombustibilidade. Com o advento da revoluo industrial no seculo XIX, o amianto foi a matria-prima escolhida para isolar termicamente as mquinas.

Origem no natural: so todas as fibras produzidas por processos qumicos, a partir de produtos (polmeros) naturais ou a partir de polmeros obtidos por sntese qumica. Elas esto divididas em: Fibras txteis artificiais: E fibras txteis sintticas.

Fibras txteis artificiais: so todas as fibras que se apresentam na natureza numa forma no utilizvel. O homem atravs de artifcios qumicos as coloca em condies de uso, ou seja, so obtida a partir de produtos naturais. Exemplo: viscose, modal, cupro, acetado, triacetado, etc.

II Grupo. Educao Visual III Ano. Atelier I.2013

11
Txteis

Exemplo: fibra de viscose imagens nmeros 10 e 11.

Imagens nmeros 10 e 11.

Viscose um tipo de tecido cuja fibra obtida atravs da regenerao da celulose, a partir de pasta de madeira e/ou do linterde algodo. Comercialmente conhecida como rayonna apresentao de filamento contnuo e fibrane ou floco na apresentao da fibra cortada. Possui maior absoro de umidade em relao ao algodo. A viscose utilizada em malhas, vestidos, casacos, blusas e trajes desportivos. Fibras txteis sintticas: so fibras que no existem na natureza. Estas so formadas por macromolculas criadas (sintetizadas) pelo homem ou seja, so obtidas por sntese qumica.(polister, poliamida, acrlico, elastano, etc.). Exemplo 1: Poliamida Imagens nmeros12 e 13.

II Grupo. Educao Visual III Ano. Atelier I.2013

12
Txteis

Imagens 12e13

Poliamida foi a primeira fibra qumica sinttica criada pelo homem em 1938. Devida sua resistncia, maciez, conforto e principalmente sua absoro equilibrada de umidade (4%) considerada dentre as fibras sinttica a mais amigvel a pele. Em tecidos ou malhas elsticas (misturada com elastano), onde o ajuste e o contato direto com a pele exigem materiais confortveis, conquistou a preferncia dos consumidores.

Exemplos 2 fibra de elastano imagens nmeros 14 e 15.

Elastano um filamento sinttico conhecido por sua excepcional elasticidade. mais forte e durvel que a borracha seu principal concorrente. Ele foi inventado em 1959 por Joseph Shivers, da DuPont. Quando foi colocado no mercado, revolucionou muitas reas da indstria de vesturio. utilizado em vesturio esportivo (roupa para ginstica),moda praia (sungas, biqunis) etc
II Grupo. Educao Visual III Ano. Atelier I.2013

13
Txteis

4. Tecidos

Ao observarmos nossa volta, veremos que estamos cercados de objectos das mais variadas formas, de diversos materiais e cores, com as mais diferentes funes. Nesta diversidade, identificamos um grupo que se apresenta de vrias formas, cores, desenhos e funes diferentes, mas com caractersticas em comum, que so os objectos txteis. Como caracterstica comum, os tecidos so todos feitos a partir de fibras txteis, atravs de mtodos de cruzamento e entrelaamento.

4.1.Conceito de Tecido

Tecido sob o ponto de vista tcnico txtil, segundo ESCOBET o gnero obtido em forma de lmina mais ou menos resistente, elstico e flexvel, mediante o cruzamento e entrelaamento de duas sries de fios, uma longitudinal e a outra transversal.

Muito antes de surgir a tcnica de estamparia, foi possvel modificar o aspecto destes fios, combinar texturas e conseguir diversificar ao infinito o aspecto dos tecidos, formando os motivos a partir do prprio acto de tecer. Ao longo do tempo, os motivos dos cruzamentos tornaram-se linguagens peculiares a cada povo, a cada civilizao. Os tecidos, com seus signos, tornaram-se meios de comunicao. Um lento processo de evoluo que passou de regio a regio, de sculo a sculo.

4.2.Propriedades dos tecidos As propriedades do tecido so: Aparncia, o toque, a capacidade de moldagem, a flexibilidade.

II Grupo. Educao Visual III Ano. Atelier I.2013

14
Txteis

5. Tecelagem A tecelagem a operao de cruzamento ortogonal de dois sistemas de fios de modo a produzir um tecido. Realiza-se em mquinas denominadas teares ou, mais modernamente, por mquinas de tecer.

A tecelagem conhecida por ser uma das formas mais antigas de artesanato ainda presente nos dias de hoje. H cerca 12.000 anos, na Era Neoltica, os homens j utilizavam o princpio da tecelagem, entrelaando pequenos galhos e ramos para construir barreiras, escudos ou cestas. Teias de aranha eninhos de pssaros podem ter sido as fontes de inspirao tal trabalho. Uma vez que essa tcnica j era conhecida, muito provvel que o homem primitivo tenha comeado a usar novos materiais para produzir os primeiros tecidos rsticos, e, mais tarde, vesturio.

A tecelagem possibilita a elaborao de tecidos destinados confeco (fabricao) de bolas, cortinas, toalhas, vesturios, tapearias de parede, tapetes e tudo o mais que a criatividade de cada pessoa determina. Para tecer, necessrio um equipamento denominado tear, sendo o mais utilizado pelos principiantes, o conhecimento pelo nome de Tear Pente-lio que possibilita de uma maneira bastante simples e rpido, a execuo de pecas utilitrias e decorativas.

5.1.Conceitos bsicos Para se explicar a tecelagem manual e o princpio de funcionamento de um tear, necessrio o conhecimento dos seguintes conceitos bsicos: Tear: Segundo o Dicionrio Aurlio, tear um aparelho ou mquina destinada a produzir tecidos. Esta ferramenta, permite o entrelaamento de uma maneira ordenada de dois conjuntos de fios, denominados trama e urdidura, formando como resultado uma malha denominada tecido. Urdidura: formado por um conjunto de fios tensos, paralelos e colocados previamente no sentido do comprimento do tear. Trama: o segundo conjunto de fios, passados no sentido transversal do tear com auxlio de uma agulha (tambm denominada navete). A trama passada entre fios da urdidura, por uma aberturadenominada cala.
II Grupo. Educao Visual III Ano. Atelier I.2013

15
Txteis

Cala: a abertura entre os fios mpares e pares da urdidura, por onde passa a trama. Pente: uma pea bsica no tear Pente-lio, que permite levantar e baixar alternadamente os fios da urdidura, para permitir a abertura da cala e posterior passagem da trama.

6. Tipos de tear Existem vrios tipos de tear, mas o presente estudo, cingiu-se apenas no estudo das seguintes teares: Tear de carto/ranhuras; Tear de pregos; Tear de ns

Tear de carto O tear de carto apesar de ser muito simples em sua construo e manuseio, possibilita a execuo de faixas, cintos alas que podem ser unidas entre si, para a obteno de panos decorativos, bolas, tapetes e outras pecas, de acordo com a sua criatividade. Exemplos a baixo

Imagem 1 que exemplifica o tear de carto usando papelo. Imagem 2que exemplifica o tear de carto usando simples papel

Tear de pregos Tear de pregos um equipamento muito simples, basicamente compe-se de 4 ripas de madeira, em duas das quais so fixados pregos espaados regularmente, dai a denominao tear de pregos. Apesar do tear ser muito simples, dependido do seu tamanho, podemos tecer
II Grupo. Educao Visual III Ano. Atelier I.2013

16
Txteis

pecas grandes para decorao, mantas, xales, utilitrios e tudo o mais que nossa criatividade determinar. No caso de se utilizar um tear pequeno, so tecidos pequenos quadrados, de acordo com a largura disponvel, que depois so unidos mo atravs de ponto cruz. E

xemplos abaixo. Imagem que


demostra um tear de pregos feito de ripas e pregos.

Imagem que tambm demostra um tear de pregos com uma peca j em execuo.

7. Tcnicas de impresso As tcnicas de impresso ajudaram a democratizar a arte na poca do Renascimento. Era atravs dessas tcnicas cpias de grandes quadros viajavam pela Europa e influenciavam artistas. Alm de ampliar o acesso s obras da arte famosas, o preo mais baixo (do que o de uma tela, por exemplo) permitia que mas pessoas pudessem adquirir as obras de arte.

II Grupo. Educao Visual III Ano. Atelier I.2013

17
Txteis

As

tcnicas

so:Xilogravura;Litogravura

(ou

litografia);Gravura

em

Metal;Serigrafia;Tipografia. Xilogravura: um processo de gravao em relevo que utiliza a madeira como matriz e possibilita a reproduo da imagem gravada sobre o papel.

Exemplos de xilogravuras feitas pelo famoso artista brasileiro Oswaldo Goeldi

Litogravura (ou litografia): um processo de impresso que utiliza uma pedra calcaria como matriz e se baseia na repulso entre a gua e as substncias gordurosas. Ao contrrio das outras tcnicas de impresso, a litografia planogrfica isto , o desenho feito atravs da gordura aplicada sobre a superfcie da pedra, e o no atravs de fendas e salvos na matriz, como a xilogravura ou na gravura em metal.

Exemplos incrveis litogravuras de M. C. Esher

das

Gravura em metal uma tcnica que utiliza chapas de cobre ou outros metais como matriz. A gravao pode ser feita diretamente na placa, com instrumentos como o

II Grupo. Educao Visual III Ano. Atelier I.2013

18
Txteis

buril e a ponta-seca, ou pela corroso com cidos. Geralmente usada para reproduzir desenhos de linhas finas e texturas.

Exemplos de gravura em metal feitas pelo artista alemo Albert Drer

Serigrafia Serigrafia um processo de impresso no qual a tinta vazada pela presso de um rodo (ou puxador) atravs de uma tela preparada. A tela (Matriz serigrfica), normalmente de polister , esticada em um bastidor (quadro) de madeira, alumnio ou ao. A "gravao" da tela se d pelo processo de fotossensibilidade, onde a matriz preparada com uma emulso fotossensvel colocada sobre um fotolito, sendo este conjunto matriz fotolito colocados por sua vez sobre uma mesa de luz. utilizada na impresso em variados tipos de materiais (papel, plstico, borracha, madeira, vidro, tecido, etc.)

Exemplos da serigrafia.

Tipografia (do grego typos "forma" e graphein "escrita") a arte e o processo de criao na composio de um texto, fsica ou digitalmente. Assim como no design grfico em geral, o

II Grupo. Educao Visual III Ano. Atelier I.2013

19
Txteis

objetivo principal da tipografia dar ordem estrutural e forma comunicao impressa. Por analogia, tipografia tambm passou a ser um modo de se referir grfica que usa uma prensa de tipos mveis.

Exemplos da tipografia

8. Tcnicas de carimbagem 8.1.Carimbo Etimologicamente, a palavra carimbo deriva do trfico de escravos, pois quando os escravos africanos, antes de serem embarcados para as Amricas, recebiam uma marca a ferro de que tinham sido pagos os impostos e taxas devidos coroa. Dai ento foi que surgiu o vocbulo carimbo - foi incorporado lngua e seu uso passou a denominar esse instrumento como acessrio de marcao de animais, papis, etc.

Sua confeco, na atualidade usada em selos, como instrumento para garantir que correspondncias lacrada com a finalidade de garantir a inviolabilidade de tais envelopes, bem como identificar assinaturas apostas nos mais diversos documentos. Com o desenvolvimento da imprensa e produo de tipos mveis, o carimbo foi se popularizando, de forma a permitir sua ampla produo e a popularizao de seu uso. Modernos carimbos trazem j a almofada com tinta em seu bojo (Auto tintados) e, tambm, em forma de caneta, permitindo maior segurana e limpeza, facilitando o seu uso e portabilidade.

Os carimbos so importantes acessrios em escritrios, particulares ou governamentais, nos cartrios e outras reparties pblicas em que documentos so marcados frequentemente. Nos

II Grupo. Educao Visual III Ano. Atelier I.2013

20
Txteis

correios servem, desde o incio do selo postal, para inutilizar a estampa, assinalando ainda a data de postagem e local em que esta foi feita.

A tcnica de carimbo rpida, fcil, divertida e uma forma eficaz de repetir um desenho de numa grande variedade de superfcies, usando misturas diferentes de tintas. Existem muitos padres para escolher, normalmente colados a tacos de madeira, embora possa tambm dar largas sua imaginao. Os carimbos so fceis de fazer com esponja.

Exemplo de um timbre de carimbo

9. Tingimento e estampagem dos tecidos O tecido pode ser somente tingido, somente estampado ou pode passar pelos dois processos. No passam por essa fase tecidos construdos com fios tintos e tecidos de cor branca. Estas tcnicas proporcionam aos substratos mediante corantes e pigmentos por uma seleco de acordo com exigncias ou finalidade em questo.

9.1.Tingimento um processo qumico da modificao de cor da fibra txtil atravs da aplicao de materiais coradas, atravs de uma soluo ou disperso, processo que varia de artigo para artigo pois para cada tipo de fibra txtil existem corantes especficos. Neste processo ocorre uma modificao fsico-qumica do substrato (tecido) de forma que a luz reflectida provoque uma percepo de cor. Os produtos que provocam estas modificaes
II Grupo. Educao Visual III Ano. Atelier I.2013

21
Txteis

so denominados por materiais corantes que so compostos orgnicos capazes de colorir tecidos txteis ou no txteis.

10. Estampagem Processo de colorao apenas na face do tecido, podendo fazer uma cor lisa ou desenhos. O primeiro processo e mais tradicional conhecido como silk-screen (serigrafia), onde so feitos quadros com tecidos fino gravada a figura para cada cor a ser estampada, e a aplicao feita com tecido junto ao lado externo do quadro e a pasta do corante passada do lado interno, somente o corante que passa pela gravao atinge o tecido. O tamanho do quadro depende do tamanho do motivo a ser estampado. Posteriormente foi desenvolvido o processo de estamparia rotativa, que substitui os quadros com gravao por cilindro com gravao, a pasta de corante aplicada no centro do cilindro e o tecido passa de forma contnua, dando uma maior produo. O tamanho da figura estampada limitada ao tamanho da circunferncia do cilindro rotativo.

11. Materiais naturais reciclveis

A reciclagem de materiais naturais se tem tornado uma parte integral da vida humana. Quase todos os produtos que usamos podem ser reciclados e, com isso, h muitos benefcios obtidos a partir do processo de reciclagem de diversos materiais. Define-se por materiais naturais reciclveis:quaisquerprodutos ou substncia fsicas provenientes da naturezaque podem ser aproveitados e reutilizados no ciclo de produo de novos produtos. Estes materiais que se tornaram lixo so colectados, separados e processados como matria-prima na manufactura de novos utenslios.

11.1. Classificao dos materiais naturais reciclveis segundo a sua origem Estes materiais podem ser de: Origem animal (Ex. l, seda); Origem vegetal (Ex. madeira, borracha etc.); Origem mineral (Ex. ferro).

II Grupo. Educao Visual III Ano. Atelier I.2013

22
Txteis

Materiais de origem animal (Ex. seda): A seda produzida por secreo glandular das larvas de alguns insectos.

Materiais de origem vegetal (Ex borracha): A reciclagem da borracha2 preserva o meio ambiente na medida em que evita a degradao do solo e reduz os impactos negativos sobre a natureza, especialmente porque impede que as substncias altamente txicas da borracha entre em contato com a terra ou com as guas, deteriorando esses ambientes a longo prazo.Em vrias regies do mundo, a populao altamente incentivada a participar ativamente dos processos de reciclagem da borracha para minimizar os impactos negativos que os resduos deste material causam ao meio ambiente. A reciclagem de materiais feitos de borracha pode chegar a uma taxa de 100% de aproveitamento atravs de uma srie de procedimentos. Os novos produtos obtidos atravs desses procedimentos so destinados para diversas finalidades, por exemplo, o revestimento de borracha um produto fantstico que surge da tcnica de reciclagem, sendo altamente preferido para a composio de materiais de revestimento.

Desde pneus de borracha velha, tubos e chapas a quaisquer outros produtos de borracha podem ser reciclados com o objetivo de obter diversos tipos de revestimento. Eles so usados como materiais para revestimentos em reas de recreao, gramados e no quintal, sendo tipos de revestimentos muito econmicos e com prazo de vida previsto de cerca de 20 anos em mdia. Mesmo aps esse tempo, o material ainda pode ser reciclado para obter uma nova forma de revestimento de borracha3.Exemplos da reciclagem da borracha Imagens abaixo:

A borracha produzida naturalmente da rvore seringueira ou sinteticamente a partir de fontes de petrleo. 3 Fonte: www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/4332-reciclagem-da-borracha-preserva-omeio-ambiente/
II Grupo. Educao Visual III Ano. Atelier I.2013

23
Txteis

Exemplos que ilustram o reaproveitamento da borracha de pneus para revestimentos em reas de recreao.

Materiais de origem mineral (Ex. ferro): A reciclagem de ferro uma das formas de reaproveitamento mais antigas do mundo. J no Imprio Romano, os soldados recolhiam utenslios e armas aps guerras para serem refundidos. E quanto mais foi aumentando a utilizao do ferro, mais a reciclagem desse material foi crescendo. Hoje, as empresas e profissionais que trabalham com isso so chamados de recicladores, mas eles, na verdade, so os antigos (sucateiros)4.Assim, a reciclagem de ferro, na verdade, tem muito a ver com reaproveitamento. Exemplos da reciclagem do ferro imagens abaixo:

Segundo o Dicionrio online de Portugus Sucateiro aquele indivduo que dedica-se recolha de ferro intil (ferro que serviu em mquinas) e que se aproveita para ser refundido.

II Grupo. Educao Visual III Ano. Atelier I.2013

24
Txteis

Exemplos: Como pode se notar nas duas imagens, na primeira esquerda temos sucate de ferro fundido que foi reaproveitado para fazer uma prateleira de vinho.

12. Batique uma forma de expresso artstica que consiste em desenhar com cera quente sobre o tecido e em seguida ting-lo com cores variadas, que lhe confere uma impressionante beleza. A tcnica do Batique tem como caracterstica singular o efeito da cera, que se parte em alguns lugares deixando um craquel no desenho, o que acrescenta um toque especial no trabalho dos artistas.

Por se tratar de uma arte milenar, o Batique se mantm fiel, sem sofrer mudanas na forma de construir as telas, dentro de um processo que exige uma grande concentrao e capacidade de imaginar na abstrao do olhar a beleza que cada trabalho revela ao ser finalizado. Nos tempos das colonizaes a tcnica do Batique embarcou nos navios holandeses e viajou pelo mundo. Com o Batique pode-se fazer quadros, cangas, lenos, enfim, tudo que tenha como suporte o tecido, e alem dele, papel, couro e casca de ovo. Exemplo da tcnica de Batique Imagem a baixo:

II Grupo. Educao Visual III Ano. Atelier I.2013

25
Txteis

Exemplo da tcnica de batique.

II Grupo. Educao Visual III Ano. Atelier I.2013

26
Txteis

13. Concluso

Com a realizao deste trabalho, percepcionamos que as fibras txteis no constituem uma novidade na vida do homem. Desde a antiguidade j se notava, porm, variada cultura de fibras, ressaltando entre elas o linho e o algodo, de origem vegetal, e a seda e a l, de origem animal. No Perodo Neoltico, provavelmente foi domesticado o carneiro, pelos povos persas. de referir que o homem tambm sempre veio desenvolvendo novas tcnicas para tecer essas fibras.

Com o avano rpido da tecelagem o homem foi obrigado a desenvolver mtodos mais modernos, o que induz a Revoluo Industrial, a criar condies para a introduo contnua de inovaes tcnicas e da forma fabril de produo, onde foi introduzida a mquina a vapor por James Watt.

Todavia com o presente estudo suscitamos que o mesmo de extrema relevncia pois doptanos de conhecimentos que nos sero teis na nossa vida em geral e tambm nas aulas prticas da cadeira em causa tendo em conta que a mesma requer muita criatividade para a execuo de diferentes tarefas que ainda esto por vir.

II Grupo. Educao Visual III Ano. Atelier I.2013

27
Txteis

14. Bibliografia

ALMEIDA, Lus. Tecnologia de Fibras, tcnicas de fiao e tecelagem, controlo de qualidade. Cota TEX/18048. ARAJO, Mrio de. & CASTRO, E. M. de Melo. Manual de Engenharia Txtil. Fundao Caloustre Gulbenbian. MARQUES,Luisa; BARROS, Maria Jos F. Novo projectar Trabalhar, Educao Visual e Tecnolgica, Porto Editora, 6Ano, 1997. PHILIPS, Peter L. Briefing.A gesto do projeto de design. So Paulo: Blucher, 2008. RIBEIRO, Luiz Gonzaga. Introduo tecnologia Txtil. RJ: Editora SENAI/CETIQT. VICENT-RICARD, F. As Espirais da Moda. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989 BANN, David. Actualidad en la produccon de artes grficas. Barcelona: Blume, 2008. VILLASBOAS, Andr. Produo grfica para designers. Rio de Janeiro: 2AB, 2008. http://www.institutodopv.org http://www.haco.com.br/br/s-normas/s-tecidos.html www.portaisdamoda.com.br www.wikipedia.org
www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/4332-reciclagem-da-borracha-preserva-o-meioambiente/

Pt.m.wikipedia.org/wiki/tecelagem

II Grupo. Educao Visual III Ano. Atelier I.2013

28
Txteis

ndice
1. Introduo ....................................................................................................................................... 3 1.2. Objectivos ............................................................................................................................... 4 Objectivo geral ................................................................................................................ 4 Objectivos especficos..................................................................................................... 4

1.2.1. 1.2.2. 2. 3.

Metodologia .................................................................................................................................... 4 Txteis ............................................................................................................................................. 5 3.1. Breve Historial dos Txteis ..................................................................................................... 5 Fibras txteis ................................................................................................................... 6 Origem das fibras e sua classificao.............................................................................. 7

3.1.1. 3.1.2. 4.

Tecidos .......................................................................................................................................... 13 4.1. 4.2. Conceito de Tecido ............................................................................................................... 13 Propriedades dos tecidos ....................................................................................................... 13

5.

Tecelagem ..................................................................................................................................... 14 5.1. Conceitos bsicos .................................................................................................................. 14

6. 7. 8.

Tipos de tear.................................................................................................................................. 15 Tcnicas de impresso .................................................................................................................. 16 Tcnicas de carimbagem ............................................................................................................... 19 8.1. Carimbo................................................................................................................................. 19

9.

Tingimento e estampagem dos tecidos ......................................................................................... 20 9.1. Tingimento ............................................................................................................................ 20 Estampagem .............................................................................................................................. 21 Materiais naturais reciclveis .................................................................................................... 21 Classificao dos materiais naturais reciclveis segundo a sua origem ............................ 21

10. 11.

11.1. 12. 13. 14.

Batique ...................................................................................................................................... 24 Concluso.................................................................................................................................. 26 Bibliografia ............................................................................................................................... 27

II Grupo. Educao Visual III Ano. Atelier I.2013

You might also like