You are on page 1of 8

Gusmo, D. S; Jobim e Souza, S. J.

A esttica da delicadeza nas roas de Minas: sobre a memria e a fotografia como estratgia de pesquisa-interveno

A ESTTICA DA DELICADEZA NAS ROAS DE MINAS: SOBRE A MEMRIA E A FOTOGRAFIA COMO ESTRATGIA DE PESQUISA-INTERVENO
Denise Sampaio Gusmo Solange Jobim e Souza Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil RESUMO: Este artigo relata um recorte de uma pesquisa-interveno mais ampla realizada em um pequeno povoado situado na regio leste de Minas Gerais, Brasil. O objetivo apresentar a estratgia metodolgica que, ao se beneficiar do uso da fotografia, traz tona o tema da memria como dispositivo estratgico para a construo de uma educao esttica do olhar, calcada no dilogo entre as geraes. PALAVRAS-CHAVE: Memria; linguagem; fotografia; pesquisa-interveno. THE POLITENESS OF AESTHETICS IN THE COUNTRY SIDE OF MINAS: ABOUT THE MEMORY AND THE PHOTOGRAPHY AS A DEVICE FOR THE INTERVENTIONAL RESEARC ABSTRACT: This article describes part of a major intervention research that took place in a small town located in the eastern part of the state of Minas Gerais, Brazil. This paper aims to present the methodological strategy, benefiting from the use of photography, that brings up the subject of memory as a strategical dispositif for constructing an aesthetic education for visual perception, based on the dialogue between generations. KEYWORDS: Memory; language; fotography; intervention research.
Janela sobre a memria (ll) Um refgio? Uma barriga? Um abrigo para se esconder quando estiver se afogando na chuva, ou sendo quebrado pelo frio, ou sendo revirado pelo vento? Temos um esplndido passado pela frente? Para os navegantes com vontade de vento, a memria um porto de partida. Eduardo Galeano (1994)

de experincias dos habitantes deste vale no interior das Gerais. Com isso a memria foi se perdendo... As escavaes que norteiam a estratgia tericometodolgica deste percurso trazem no seu bojo uma perspectiva scio-histrica e crtica da cultura, tendo em Walter Benjamin uma referncia fundamental, como podemos explicitar no fragmento destacado a seguir:
Quem pretende se aproximar do prprio passado soterrado deve agir como um homem que escava. Antes de tudo, no deve temer voltar sempre ao mesmo fato, espalh-lo como se espalha a terra, revolv-lo como se revolve o solo. Pois fatos nada so alm de camadas que apenas explorao mais cuidadosa entregam aquilo que recompensa a escavao. (Benjamin, 1995, p. 239).

O tema deste artigo tem como cenrio uma pesquisa realizada em um pequeno povoado situado na regio leste de Minas Gerais. Tudo se inicia com o desejo de Maria de Lourdes Souza, a Toquinha, em registrar casas, histrias e costumes ameaados de desaparecer no lugarejo onde nasceu e viveu a maior parte de sua vida, e que se constitui na fonte de sua inspirao como escritora: o Crrego dos Janurios. Desse encontro nasce a possibilidade de juntos recuperarmos a histria dos Janurios, uma comunidade onde vivem os descendentes de Joaquim Janurio de Souza, que fundou o povoado em 1867. A chegada da luz eltrica e da televiso, por volta de 1980, provocou mudanas que afetaram a convivncia e a troca

Ao revolver os fatos do Crrego dos Janurios, buscamos encontrar as histrias do lugar, mas, isso s foi possvel, porque nos dispomos a um trabalho de interveno que contou com a colaborao dos habitantes deste povoado. Construmos coletivamente o desejo de resgatar o sentido de contar nossas histrias e provocar um encontro entre geraes atravs do uso das imagens fotogrficas. Atravs das Oficinas da Memria 3 fomos abrindo espao para um trabalho que envolvia pessoas de diferentes segmentos de idade e o encontro e o dilogo entre as diferentes geraes foi acontecendo naturalmente.

24

Psicologia & Sociedade; 20, Edio Especial: 24-31, 2008

Vamos privilegiar mostrar neste texto a construo de uma metodologia especfica, pautada especialmente em Walter Benjamin (1994, 1995) e Mikhail Bakhtin (2003). Caracterizamos a estratgia metodolgica utilizada como uma modalidade de pesquisa-interveno, que utilizou a linguagem fotogrfica para abordar o tema da memria em um contexto particular o Crrego dos Janurios, e retratar seus moradores e suas histrias. Na medida em que a linguagem fotogrfica foi um recurso fundamental em nossa estratgia metodolgica cabe ao pesquisador se indagar sobre o tipo de olhar que o leva ao campo e como ele se coloca diante do outro. Com base em nossos autores situamos a presena do pesquisador no campo como sujeito da experincia (Larrosa, 1998). Isto significa dizer, que embora haja o reconhecimento de que os conceitos tericos que o pesquisador carrega consigo estejam sempre presentes na orientao do seu olhar sobre o objeto de pesquisa, estes no devem impedir o encontro com o enigma, com a surpresa, com o inesperado. O sujeito da experincia aquele que se deixa afetar pelo encontro com o outro, buscando no s compreend-lo, mas tambm aprender com ele. Portanto, nosso trabalho se d no entrelaamento de imagens e narrativas. E na interao imagempalavra e palavra-imagem que buscamos romper com a busca de um sentido fixo para o que vemos, propondo uma metodologia que, ao contemplar as perspectivas dialgicas e alteritria, se da conta, permanentemente, de que o sentido construdo com o outro e no sobre o outro.

A Grafia do Olhar O Uso da Fotografia como Estratgia Metodolgica


Buscar em crianas, jovens, adultos e mais velhos a memria do Crrego dos Janurios possibilitar o alargamento desse universo, abrindo-se para outras compreenses. A fotografia uma forma de linguagem que possibilita diversas interpretaes e compe, junto com as narrativas, uma forma de se contar a histria desse lugar. Portanto, h nas imagens fotogrficas uma forte relao com a memria, como nos diz Boris Kossoy (2001):
Fotografia memria e com ela se confunde. Fonte inesgotvel de informao e emoo. Memria visual do mundo fsico e natural, da vida individual e social. Registro que cristaliza, enquanto dura, a imagem escolhida e refletida de uma nfima poro de espao do mundo exterior. tambm a paralisao sbita do incontestvel avano dos ponteiros do relgio: , pois, o documento que retm a imagem fugidia de um instante de vida que flui ininterruptamente. (p. 156).

As escavaes desse solo mineiro chegam por meio da escuta da palavra dita, da histria oral narrada por seus habitantes. Chegam tambm por meio da palavra escrita, das pesquisas feitas no Museu da Cidade de Inhapim e nos contos literrios de Toquinha, habitante

deste lugarejo. E chegam ainda por meio da fotografia, da grafia do olhar. As fotos revelam escolhas diante de um universo infinito de imagens possveis. E a que tcnica e subjetividade se entrelaam. A fotografia no um registro mecnico da realidade. Muito mais que isso, a foto traz grafada a subjetividade do fotgrafo. Para Kossoy (2001) a fotografia um duplo testemunho, tanto pelo que nos mostra da cena passada como pelo que nos revela do seu autor. Alm disso, ele nos lembra que o processo de fotografar est vinculado ao momento histrico, definindo a atuao do fotgrafo enquanto filtro cultural. Contudo, naquele pequeno povoado de Minas Gerais o pesquisador no foi o nico a fotografar. Nosso objetivo foi tambm o de possibilitar a escuta das imagens produzidas pelos prprios moradores, deixando que revelassem seu olhar diante do prprio cotidiano, expressando a crtica, a esttica e a potica de seus olhos. Para isso realizamos as Oficinas de Memria, utilizando a fotografia como um dispositivo de dilogo entre crianas, adultos e os mais velhos, buscando construir com eles uma relao com a cmera e com o ato fotogrfico que rompesse com o automatismo e a disperso, to presentes no consumo de imagens no mundo atual. Mais do que um aprendizado tcnico, que s seria possvel com mais tempo e com a ajuda de um fotgrafo profissional, procuramos, nessas oficinas, estabelecer um ritmo que facilitasse o aprendizado de caminhar com os olhos despertos diante da vida. Nosso propsito foi mostrar como a fotografia pode se constituir como uma grande aliada na educao esttica do olhar, possibilitando a construo de um olhar crtico e desperto, em vez de passivo e disperso, em face do uso abusivo de imagens no nosso tempo. Fotografar, aqui neste contexto, significou reverenciar o momento, dizer com a foto como importante valorizar aquele instante. Significou tambm estar presente e ter conscincia disso. Entender que o passado, o presente e o futuro se entrecruzam e que no possvel retomar o fio da histria sem compreender que ela tambm est se dando neste instante, no aqui e agora. A fotografia ajudou os habitantes dos Janurios a compreenderem que preciso tomar o curso do prprio Crrego, saberem-se sujeito da e na histria. Vale mencionar que as narrativas dos habitantes do povoado revelaram a ciso entre progresso e felicidade, relacionada com o surgimento da luz eltrica e da televiso. A rotina comum da vida, antes baseada na convivncia entre os pares, d lugar ao isolamento. O cotidiano mediado pelas imagens televisivas diminui sensivelmente o espao para o dilogo entre as pessoas. No entanto, a fotografia, sendo tambm uma outra forma de uso da tecnologia, se coloca aqui exatamente como uma mediao tcnica interessada

25

Gusmo, D. S; Jobim e Souza, S. J. A esttica da delicadeza nas roas de Minas: sobre a memria e a fotografia como estratgia de pesquisa-interveno

no elo entre os tempos e os seres. O conceito de exotopia em Bakhtin (2003), exprime com preciso o quanto cada um de ns precisa do outro para se ver a si prprio:
Quando contemplo um homem situado fora de mim e minha frente, nossos horizontes concretos, tais como so efetivamente vividos por ns dois, no coincidem. Por mais perto de mim que possa estar esse outro, sempre verei e saberei algo que ele prprio, na posio que ocupa, e que o situa fora de mim e minha frente, no pode ver: as partes de seu corpo inacessveis ao seu prprio olhar a cabea, o rosto, a expresso do rosto -, o mundo ao qual ele d as costas, toda uma srie de objetos e de relaes que, em funo da respectiva relao em que podemos situar-nos, so acessveis a mim e inacessveis a ele. Quando estamos nos olhando, dois mundos diferentes se refletem na pupila dos nossos olhos. (p. 43).

Figura 1. Fabiane fotografando crianas com pipa.

Bakhtin (2003) permite compreender que ao fotografar crianas, adultos e mais velhos, o prprio ato fotogrfico devolve, na imagem revelada, a conscincia daquilo que antes s era visvel a uma nica pessoa. Assim, o excedente de viso de cada um possvel de ser retomado atravs do ato fotogrfico. Apostamos neste trabalho essencial do olhar atravs e por meio das imagens capturadas pelos diferentes enquadramentos da cmara, em um modo de desenvolver um dilogo que construsse histrias, imagens do pensamento, que se no fossem estimuladas continuariam na desmemoria. Escavar o solo da histria do Crrego dos Janurios exige cuidado, pois o terreno da memria frtil, mas tambm delicado. Fomos ao encontro do passado sabendo que aquilo que emerge das escavaes s possvel pela experincia do presente. Para alm de dados e informaes, as escavaes nos remetem ao encontro com a linguagem, possibilitando a construo de uma perspectiva crtica e o ressignificar de um passado que, ao dialogar com o presente, o ilumina e o faz transformar, entregando aquilo que recompensa as escavaes (Benjamin, 1995). Em todas as viagens que fizemos a Minas sempre caminhvamos pelo Janurio com uma mquina fotogrfica, um gravador e um bloco. Escrevamos mais com a cmera do que com a caneta, e logo compreendemos que caminhar naquela roa significava ficar em permanente estado de escuta. Vejamos ento o que emergiu dessas escavaes ao longo da Oficina de Memria que realizamos. Todos os narradores que participaram desta pesquisa nasceram e viveram no Crrego dos Janurios, e nessa narrativa de contos e imagens que nos deteremos a seguir.

Comecemos com as palavras de Ecla Bosi (2003), autora que foi uma fonte de inspirao fundamental neste trabalho de escavaes no Crrego dos Janurios:
do cotidiano que brota a magia, a brincadeira que vai transformando uma coisa em outra... Abra os olhos e apure os ouvidos. s prestar ateno. Ao pintor que, do alto da escada, com seu gorro de jornal, vai colorir as paredes da casa, ao padeiro que hoje se inspirou e fez pes em forma de drago e tartaruga (no passe indiferente pela vitrine). Voc testemunha grandes e pequenos episdios que esto acontecendo sua volta. Um dia ser chamado a contar tambm. Ento ver que o tecido das vidas mais comuns atravessado por um fio dourado: esse fio a histria. (p. 10).

Nosso primeiro encontro teve como participantes Brenda, Gilzane e Fabiane, todas com 10 anos, e Regiane, com 12. Leidiane e Gleisiane, primas de Brenda, caminharam conosco pelo Crrego, mas no fotografaram, pois moram em Ipatinga e estavam apenas passando uns dias ali. Pedi s duas que ajudassem s fotgrafas, anotando num bloquinho as fotos e os ttulos das imagens que seriam produzidas na oficina. Brenda e Regiane dividiram uma cmera, enquanto a outra dupla foi composta por Gilzane e Fabiane.

Olhar e Entre-Olhar: Fatos, Paisagens, Pessoas e Narrativas


Figura 2. Grupo de crianas da oficina de fotografia.

26

Psicologia & Sociedade; 20, Edio Especial: 24-31, 2008

Nossa proposta era criarmos um cesto da memria com imagens. Fabiane e Regiane nunca tinham fotografado; Gilzane havia experimentado poucas vezes, na cmera de uma tia, e Brenda fez sua primeira foto com nossa mquina em abril de 2001. A oficina teve trs momentos: fotografar (em abril de 2003), analisar e conversar sobre as fotografias, nomeando-as e trazendo dados das paisagens e pessoas, assim como explicar o porqu da escolha daquela imagem para o cesto de memria (junho de 2003). A ltima etapa era dar um retorno para as pessoas fotografadas, mostrando-lhes as imagens (tambm em junho de 2003). Vamos entrelaar estes trs momentos na tentativa de revelar algo do olhar das nossas jovens fotgrafas e dos temas que atravs de suas lentes ficaram mais em foco. Nosso objetivo era caminhar fotografando, e a pergunta que guiava o olhar e os cliques das cmeras era: que imagens queremos deixar para a histria do Crrego dos Janurios? Denise: - Oi, Leandro. A gente t aqui fazendo umas fotos do Crrego dos Janurios pra depois fazer uma exposio. Ento as meninas esto tirando fotos do que elas acham importante, e elas escolheram voc. Leandro fica contente e faz uma pose:

Figura 4. Foto de Gilzane: Getlio espalhando o caf.

Figura 3. Regiane fotografando Leandro puxando a mula com caf.

O grupo d foto o ttulo Leandro puxando a mula com caf, e Regiane nos conta um pouco dele, e o porqu de sua escolha.
Ele tipo um lavrador. Trabalha com a apanhao de caf. Ele vigia a casa da D. Nega, ele que cuida das vacas. Tem 24 anos, por a. Eu acho ele uma pessoa muito legal. Ele gosta de brincar com a gente.

Seguimos caminhando.

Gilzane: - Getlio espalhando caf. Getlio t numa pose. Denise: - Algum pediu pra ele fazer essa pose? Fabiane: - No. Brenda: - Eu no, ningum. Denise: - Eu acho que foi assim, que a gente falou assim, a gente precisa pedir permisso pra ele tirar a foto, lembra? Regiane: - Foi a Gilzane ali que falou. Denise: - E a ele se preparou para a foto. Eu achei muito legal ele ter feito essa pose a. Gilzane, por que voc tirou essa foto? Gilzane: - Ah, eu acho assim, importante, porque eu acho que o caf uma das coisas mais importantes aqui no Janurio. Porque a maioria das pessoas tem bastante caf. Eu acho diferente porque eu fico assim pensando, o caf d, a apanha o caf, depois pe pra secar, a depois limpa, a que vai fazer o p. Diferente, eu acho. Eu fico pensando, como que Deus faz uma coisa to importante. Brenda: - Porque ele est espalhando, mexendo o caf, que muito importante. Ele apanha o caf, seca e depois limpa ele e faz o p. P pra fazer caf. s vezes a gente que tem uma lavourinha, igual o Tio Tota [Nestor]. Uma lavourinha ele pode pegar, cuidar dele, ficar espalhando ele e limpando ele. Pode at formar um caf. E d pra gente at vender o caf. Ento importante aqui no Janurio. Gilzane traz o tema da lavoura de caf e Regiane tambm, mas sua escolha vem tramada pelo afeto por Leandro, que brinca com as crianas. Enquanto isso, Fabiane fotografa as crianas brincando...

27

Gusmo, D. S; Jobim e Souza, S. J. A esttica da delicadeza nas roas de Minas: sobre a memria e a fotografia como estratgia de pesquisa-interveno

Figura 7. Gilzane fotografando D. Nega Figura 5. Foto de Fabiane: Meninos soltando pipa.

Brenda: - Olha essa foto, Vtor e Marco Aurlio soltando pipa. Quem tirou essa foto foi voc, no foi, Fabiane? Fabiane: - Ah, porque eles estavam se divertindo.
Gilzane: - Ficou bonito. Achei interessante, porque os meninos estavam divertindo. Eles fizeram a pipa, depois soltaram a pipa, brincando. , pipa tem muito tempo que os meninos j fazem assim. J tem muito tempo, porque eu acho que at meu tio j fazia.

A pesquisadora e Gilzane, cada uma com sua cmera, estavam em diferentes ngulos de viso, podendo grafar com nosso olhar distintos pontos de vista de uma mesma cena: a casa de D. Nega. Do meu ngulo de viso, vejo Gilzane, a casa, a janela e D. Nega, mas Gilzane no v o que eu vejo: a menina exercitando a arte de fotografar. E o que v Gilzane a partir de sua perspectiva?

Regiane: - , que a mostra a brincadeira dos meninos que eles gostam mais de brincar.

Figura 6. Fabiane, Gilzane e Brenda mostrando fotos para Vtor e Marcos Aurlio.

Figura 8. Foto de Gilzane: D. Nega na janela.

Uma cena que vale destacar nessa andana fotogrfica com as meninas foi a imagem de Gilzane fotografando D. Nega. Estava distrada, e quando nos demos conta vimos Gilzane trabalhando, concentrada e silenciosa, no registro de D. Nega. A imagem transbordava poesia, e tratamos imediatamente de registr-la para que a foto nos ajudasse a dizer o que entendemos por uma esttica da delicadeza.

Denise: - incrvel essa foto aqui! A casa, a janela pequenininha e aqui na foto parece enorme. Porque isso em fotografia se chama enquadramento. Ela fez um recorte da cena. Ela escolheu e enquadrou s aquela janela e ela tomou toda a cena. Muito legal. Gilzane, por que que voc tirou essa foto dela?

28

Psicologia & Sociedade; 20, Edio Especial: 24-31, 2008

Gilzane: - Ah, porque uma pessoa mais velha, ela uma biblioteca como a minha me falava. Fabiane: - Ah, ela tambm minha tia, irm da minha v, me do meu pai. Denise: - O que eu t entendendo que com essas fotos vocs esto contando alguma coisa aqui que eu acho importante. Ento eu no sabia, por exemplo, eu no lembrava que esse cafezal era daqui. Ento vamos lembrar aqui dessa histria aqui. Ento vamos l: D. Nega mora nessa casa. Fabiane:- E dona daquele terreno [da foto do Leandro com a mula]. Gilzane: - Que tem caf. Brenda: - E o Getlio cuida. Denise: - Entendi. Agora vamos l na casa dela mostrar as fotos.

Figura 9. D. Nega vendo as fotos.

Tanto Brenda como Gilzane com a outra mquina fotografaram Toquinha e Denise. Alm do afeto manifestado por todas, e totalmente recproco, as meninas fazem comentrios sobre a foto, explicando por que ela deve estar no acervo.

a mesma coisa, a quando vocs vm diferente assim, porque a a gente faz uma coisa diferente. Mais divertido. Fabiane: - E tambm porque vocs que esto buscando as coisas mais antigas, tirando fotos... Aprofundando na histria do Janurio. Gilzane: - Porque a as crianas, o que elas no sabem vo ficar sabendo. Fabiane: - E ns tambm. Gilzane: - A gente tambm. Elas vo saber coisas diferentes. As meninas fizeram ao todo 48 fotos, cerca de 12 cada uma, e se entusiasmaram com o resultado. Praticamente inaugurando o exerccio de fotografar, mostravam orgulhosas as fotos para os adultos, surpreendidos com a beleza das imagens ao se verem em um ou outro registro. As fotos apresentadas aqui foram as escolhidas para compor o acervo fotogrfico do Crrego dos Janurios. Os temas se repetiram nas outras fotos e destaco o afeto como um dos eixos centrais. As crianas fotografaram crianas, brincadeiras, divertimento, e tambm aqueles que amam (tios, bisav, amigos, irm...). O tema do caf tambm emerge, e bonito perceber nas imagens e no que elas nos contam o valor do cultivo e da terra. Denise: - Eu quero que vocs falem uma frase ou palavra que defina, pra vocs, como que foi essa experincia de ter fotografado o Crrego dos Janurios. Brenda: - Paisagem, no? Porque a gente tirou foto do caf com o Getlio, do Leandro carregando caf dentro do balaio... Fabiane: - De vrias paisagens. Gilzane: - Da natureza, das pessoas... Denise: - Que bonito, isso. As imagens que vocs produziram trazem paisagens humanas, naturais e da cultura daqui, n? Brenda, Gilzane, Regiane e Fabiane mostraram, atravs das lentes de suas cmeras, paisagens humanas, naturais e culturais do Crrego dos Janurios, criando com suas belas imagens uma esttica da delicadeza.

Por uma Esttica da Delicadeza


Em nossa metodologia de pesquisa, optamos em escavar a histria em busca da memria do Crrego dos Janurios no encontro com os seus habitantes. A rememorao para Benjamin (1994, 1995) possibilita no s um dilogo com o passado, mas tambm com o presente, pois no se trata somente de no esquecer o passado, mas tambm de agir sobre o presente (Gagnebin, 2006, p. 55). A experincia das escavaes no levou ao encontro com a linguagem. A produo de narrativas, com nossos interlocutores, trouxe um ritmo: singular, potico, esttico, poltico, crtico. Vejo na delicadeza dois sentidos es-

Figura 10. Foto de Brenda: Minhas amigas Denise e Toquinha.

Gilzane: - Ah, porque a gente sempre faz uma coisa todo dia, por exemplo, vai na escola todo dia, tudo

29

Gusmo, D. S; Jobim e Souza, S. J. A esttica da delicadeza nas roas de Minas: sobre a memria e a fotografia como estratgia de pesquisa-interveno

senciais para a nossa reflexo. Um fala de uma percepo potica do mundo, revelada tantas vezes pela grafia do olhar de crianas e adultos do Crrego. O outro nos leva ao cuidado e humildade. O terreno da memria delicado nele mesmo, por isso exige tambm delicadeza da parte daquele que se aventura a escav-lo. O tempo da delicadeza talvez seja este tempo em que vislumbramos o futuro no presente, de olhos dados com o passado. Um tempo em que pensamos naqueles que ainda vo nascer e nos comprometemos com os vindouros aqui e agora. O tempo da delicadeza tambm um tempo de escuta, ou melhor, de sermos testemunhas de experincias que se no forem ouvidas podero ficar para sempre emudecidas. Foi no confronto entre o eu e outro que essas narrativas foram se construindo e o encontro entre as crianas, os adultos e os mais velhos foi sendo entremeado pelas experincias grafadas pelo olhar. Ao fotografarem, as diferentes geraes se re-encontraram, construindo uma subjetividade permeada pelo intercmbio de seus diferentes olhares e saberes. Ao se depararem com as imagens, os fotgrafos(as) construam sentidos, contavam suas histrias. Nossa tarefa foi organizar, com os fotgrafos(as) e moradores do Crrego dos Janurios, uma narrativa de imagens e palavras, buscando trazer para um pblico mais amplo uma determinada concepo de esttica que foi ali produzida. Esta concepo nos implica com a ao, com a tica, com a responsabilidade de estar no mundo. Compromisso de que tambm nos fala Bakhtin (2003), lembrando que cincia, arte e vida cobram uma unidade.
Os trs campos da cultura humana a cincia, a arte e a vida s adquirem unidade no indivduo que os incorpora sua prpria unidade. . . O que garante o nexo interno entre os elementos do indivduo? S a unidade da responsabilidade. Pelo que vivenciei e compreendi na arte, devo responder com a minha vida pra que todo o vivenciado e compreendido nela no permaneam inativos. . . Arte e vida no so a mesma coisa, mas devem tornar-se algo singular em mim, na unidade da minha responsabilidade. (p. 1-2).

uma cmara uma outra perspectiva da roa e de seus habitantes. A viso crtica compe uma das faces da esttica da delicadeza, que possibilita a renncia ao assujeitamento, ao conformismo diante do risco do desaparecimento da memria do povoado. Em contraponto a uma existncia que separa o progresso da convivncia, a tecnologia da sensibilidade, a criana do adulto, buscamos, coletivamente (os moradores do Crrego dos Janurios, os professores e as pesquisadoras), libertar a histria dos habitantes daquele povoado da sina da mesmice e ousar inventar novas relaes com a vida que engendrem formas de existir conjugadas s dimenses tica e potica. Ao vivermos em conjunto esta experincia sentimos necessidade de dar um nome quilo que, tendo sido vivido no contexto desta pesquisa interveno, seguramente ultrapassa todas as nossas tentativas de descrio. Nomear sempre um desejo de dar sentido ao que muitas vezes no precisa necessariamente de nome para existir. Ainda assim, insistimos aqui em dar um nome ao que foi vivido e relatado sobre os acontecimentos que provocamos nas roas de Minas, e da surgiu o que chamamos de esttica da delicadeza. Ao criarmos um nome nos sentimos ainda mais responsveis por seus desdobramentos posteriores na vida, nos modos como a partir da nomeao inventamos maneiras para agir no mundo. E o nosso desejo de que tudo isto que teve incio como uma pesquisa interveno, e que aqui foi narrado com palavras e imagens, possa tambm existir para alm das roas de Minas.

Notas
1. Esta pesquisa resultou na dissertao de mestrado Por uma esttica da delicadeza: Ressignificando contos e imagens nas rocas de Minas, de Denise Sampaio Gusmo (2004), Departamento de Psicologia, Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro. Estamos dando continuidade a este projeto, desde 2005, a nvel de doutorado, com o objetivo de construo de uma casa-museu para abrigar o acervo cultural local, mas especialmente um espao de convivncia e encontro das pessoas da localidade com as mltiplas possibilidades de narrativas que ali se revelaram, como a fotografia, a histria escrita, a histria contada, a sanfona, os violeiros, as brincadeiras, o teatro, etc. O objetivo construir um espao que se constitua no s como lugar onde se reverencia a memria mas, tambm, como abrigo da capacidade humana de narrar, tecida no intercmbio de experincias, no dilogo entre as geraes. 2. Maria de Lourdes Souza (1998) autora do livro Dicionrio de lembranas. Rio de Janeiro, RJ: Contempornea. Seus contos so inspirados em sua infncia e adolescncia vividas no Crrego dos Janurios. Sua angstia e preocupao com o desaparecimento da memria do povoado nos levaram at l. 3. Denominamos Oficinas da Memria as diversas atividades criadas com os residentes do Crrego dos Janurios, como estratgias metodolgicas de pesquisa e interveno, desenvolvidas ao longo do trabalho de campo.

Walter Benjamin, Mikhail Bakhtin, Boris Kossoy, Ecla Bosi e Eduardo Galeano so alguns dos autores, que nos acompanharam neste texto e nos convencem com suas palavras belas e precisas que nosso destino viver as histrias e depois transform-las em narrativas, criar palavras e imagens para que as histrias possam ser contadas e re-contadas atravs dos tempos. Buscar o fio do sentido para aprendermos a tecer lies sobre a vida, que, mesmo como repetio, sempre o eterno retorno do novo nas geraes seguintes (Jobim & Souza, 2003). As belas fotografias produzidas pelas crianas, moradoras do Janurio, colocam em foco a criana produtora de cultura, capaz de revelar atravs das lentes de

30

Psicologia & Sociedade; 20, Edio Especial: 24-31, 2008

Referncias
Bakhtin, M. (2003). Esttica da criao verbal. So Paulo, SP: Martins Fontes. Benjamin, W. (1994). Magia e Tcnica, Arte e Poltica: Vol. 1. Obras Escolhidas. So Paulo, SP: Brasiliense. Benjamin, W. (1995). Rua de mo nica: Vol. 2. Obras Escolhidas. So Paulo, SP: Brasiliense. Bosi, E. (2003). Velhos amigos. So Paulo, SP: Companhia das Letras. Gagnebin, J. M. (2006). Lembrar escrever esquecer.So Paulo, SP: Ed. 34. Galeano, E. (1994). As palavras andantes. Porto Alegre, RS: L&PM. Gusmo, D. (2004). Por uma esttica da delicadeza: Ressignificando contos e imagens nas roas de Minas. Dissertao de Mestrado no-publicada, Departamento de Psicologia, Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro, RJ. Jobim, S., & Souza, S. (2003). O menino Kirikou, a Feiticeira Kabar e o Sbio da Montanha. In S. Jobim & S. Souza (Eds.), Educao @ ps-modernidade: Fices cientficas e crnicas do cotidiano. Rio de Janeiro, RJ: Letras. Kossoy, B. (2001). Fotografia e Histria. So Paulo, SP: Ateli Editorial. Larrosa, J. (1998). O enigma da infncia ou o que vai do impossvel ao verdadeiro. In J. Larrosa & N. De Lara (Eds.), Imagens do outro. Petrpolis, RJ: Vozes.

Denise Sampaio Gusmo psicloga, mestre e doutoranda em Psicologia pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq). Endereo para correspondncia: PUC-Rio, Departamento de Psicologia, Rua Marqus de So Vicente, 225, Gvea, Rio de Janeiro, RJ, 22453-900. Tel.: (21) 3527 1185 denisegusmao@globo.com Solange Jobim e Souza doutora. Professora Associada do Departamento de Psicologia, PUC-Rio. Professora Adjunta da Faculdade de Educao da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista de Produtividade do CNPq. Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Psicologia (GIPS) do Departamento de Psicologia da PUC-Rio. Endereo para correspondncia: PUC-Rio, Departamento de Psicologia, Rua Marqus de So Vicente, 225, Gvea, Rio de Janeiro, RJ, 22453-900. Tel.: (21) 3527 1185 soljobim@uol.com.br

A Esttica da Delicadeza nas Roas de Minas: Sobre a Memria e a Fotografia como Estratgia de PesquisaInterveno Denise Sampaio Gusmo e Solange Jobim e Souza Recebido: 31/07/2007 1 reviso: 04/10/2007 Aceite final: 27/11/2007

31

You might also like