You are on page 1of 14

CENTRAIS ELTRICAS DE SANTA CATARINA CELESC FUNDAO DE ESTUDOS E PESQUISAS SCIO-ECONMICOS FEPESE

CARGO: ANALISTA DE SISTEMAS


DIA: 13/06/2004 HORRIO: 14:00 s 17:00 DURAO: 3 horas INSTRUES
Para fazer a prova voc usar: a) este caderno de prova com 7 (sete) folhas; b) um carto de respostas que deve ser assinado. Confira o nmero de inscrio, o nome e a identidade indicados abaixo. Assine no local indicado. A interpretao das questes parte integrante da prova, no sendo permitidas perguntas aos fiscais. No destaque folhas da prova. No carto de respostas, confira o nome, o cargo e o nmero de inscrio. Examine se h marcaes indevidas no campo destinado s suas respostas. Se houver, reclame imediatamente. Verifique, no caderno de prova, se faltam folhas, se a seqncia de questes, no total de 40 (quarenta), est correta e se h imperfeies grficas que possam causar dvidas. Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade. Para cada questo so apresentadas 5 (cinco) alternativas diferentes de respostas ( A, B, C, D e E). Apenas uma delas constitui a resposta correta em relao ao enunciado da questo. Utilize somente caneta esferogrfica com tinta preta. Questes em branco ou que contenham mais de uma resposta ou emendas ou rasuras no sero consideradas. Durante a prova no ser permitida comunicao entre os candidatos ou pessoas estranhas ao Concurso Pblico, bem como consultas de livros, revistas ou folhetos, nem uso de mquina calculadora (inclusive em relgio), celulares, pagers, bip, walkman, agenda eletrnica, gravadores ou similares. Ao terminar, entregue o carto de respostas e o caderno de prova devidamente assinados. Se voc concluir a prova aps s 16 horas, poder levar o seu caderno de prova. A durao da prova (3 horas), inclui o tempo destinado ao preenchimento do carto de respostas.
___________________________________________ ASSINATURA DO(A) CANDIDATO(A) INSCRIO NOME DO(A) CANDIDATO(A)

No DA IDENTIDADE

LOCAL / SETOR / GRUPO / ORDEM

CENTRAIS ELTRICAS DE SANTA CATARINA CELESC

CENTRAIS ELTRICAS DE SANTA CATARINA CELESC

LNGUA PORTUGUESA Texto: O futuro comea com H Ele tem um currculo de dar inveja. Mais de 90% de toda a matria que vemos no universo hidrognio. Ele fundamental para a vida: compe a gua e quase toda matria orgnica, alm de ser a fonte de energia do Sol, que funde 600 milhes de toneladas desse gs por segundo. Mais de 90% de todos os tomos existentes no universo so de hidrognio. Ele tambm inspirou muitas das pesquisas mais importantes do ltimo sculo foi pesquisando o hidrognio que os cientistas descobriram desde a origem do universo at os elementos que compem os tomos. Ele tambm abastece as naves que levam o homem ao espao (e s vezes as transforma em uma enorme bola de fogo). J bastante, mas espera-se dele ainda mais. A humanidade depende do hidrognio para, daqui a no mximo 50 anos, mover indstrias, carros e avies. Ele pode ser extrado da gua a um custo irrisrio e gerar energia. A nica substncia emitida o vapor uma coisa da qual nem o mais ferrenho dos ecologistas ir se queixar. H sinais de que podemos cumprir esse prazo. As principais tecnologias necessrias para que essa revoluo acontea j existem, mas ainda h um longo caminho para que elas se tornem comercialmente viveis. Por isso, as pesquisas nessa rea gastam entre 1 e 2 bilhes de dlares por ano, e as cifras devem aumentar. [...] Quais os motivos para gastar tanto dinheiro? O primeiro que o petrleo vai acabar. H uma enorme polmica sobre quando as reservas atuais iro se extinguir, mas sabe-se que a era do petrleo barato no ir durar mais do que 40 anos. [...] Mesmo que o petrleo no acabe to cedo, h o argumento ambiental: o mundo est esquentando. [...] Muitos cientistas atribuem esse efeito aos gases emitidos durante a queima de combustveis fsseis carvo, petrleo e gs natural -, que contribuem para o efeito estufa. [...] A soluo encontrar uma tecnologia que substitua com eficcia os combustveis fsseis. A no ser que aparea uma enorme revoluo tecnolgica nos prximos anos, o hidrognio o nico combustvel capaz de resolver esses problemas de forma satisfatria. O futuro dele como combustvel, por enquanto, inevitvel, afirma Peter Hoffmann, autor do livro

Tomorrows Energy (Energia do amanh, indito no Brasil), uma das obras mais completas sobre o assunto.
(KENSKI, Rafael. O futuro comea com H. Super Interessante. So Paulo: Abril, edio 186, p. 51, mar. 2003.)

01) De acordo com o texto, indique se so verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo. ( ) Um componente da gua poder ser a principal fonte de energia do futuro. ( ) A letra H no ttulo faz referncia a um futuro mais humano. ( ) O principal problema do hidrognio ser um grande poluente. ( ) Os atuais combustveis fsseis esto em extino. Assinale a alternativa que apresenta a seqncia CORRETA. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) V, F, F, V. F, V, V, F. V, F, V, F. V, V, F, F. F, V, F, V.

02) Assinale a alternativa na qual TODOS os vocbulos seguem a mesma regra de acentuao grfica. A( B( C( D( E( ) ir / gs / nica. ) currculo / fsseis / combustvel. ) irrisrio / tomos / gua. ) petrleo / indstria / matria. ) eficcia / viveis / indito.

03) Identifique a seqncia de elementos que assegura o encadeamento lgico-discursivo do texto abaixo sem alterao de sentido. ..... existe um componente do qual se pode extrair energia a baixo custo, esse elemento o hidrognio. ..... a tecnologia necessria para tanto seja conhecida, ela no economicamente vivel. ....., somas importantes so investidas em pesquisas, ..... se teme que o petrleo acabe nos prximos anos.

CENTRAIS ELTRICAS DE SANTA CATARINA CELESC

Assinale a alternativa que apresenta a seqncia CORRETA. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Assim / mesmo que / porm / logo. Ainda que / se / sobretudo / pois. Se / ainda que / assim / pois. Logo / ainda que / porm / ento. Como / que / assim / porm.

A( ) novembro de um ano at maro do seguinte. B ( ) dezembro de um ano at abril do seguinte. C ( ) outubro de um ano at fevereiro do seguinte. D ( ) setembro de um ano at janeiro do seguinte. E ( ) janeiro a maio de um mesmo ano. NOES DE INFORMTICA

ano ano ano ano

04) Assinale a alternativa CORRETA. Se o perodo sublinhado no texto fosse reescrito alterando-se o sujeito Ele... para Eles..., os verbos (em itlico) deveriam ser conjugados como segue: A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) so / compe / serem / funde. / compe / ser / funde. / compe / ser / fundem. esto / compem / serem / fundem. so / compem / serem / funde. ANEEL 05) O valor mensal faturvel para unidades consumidoras do grupo B, trifsicas, referente ao custo de disponibilidade do sistema eltrico ser: A ( ) valor em 30 kWh. B ( ) valor em 50 kWh. C ( ) valor em 80 kWh. D ( ) valor em 40 kWh. E ( ) valor em 100 kWh. moeda moeda moeda corrente equivalente a corrente equivalente a corrente equivalente a equivalente a

08) Na segunda coluna do quadro abaixo so listados componentes de um computador, e na primeira, a funo de cada um desses componentes. Correlacione as colunas: 1. unidade central de ( processamento 2. perifricos de ( entrada e sada ) dispositivos utilizados para reteno da informao. ) dispositivos que permitem a comunicao entre o usurio e a mquina. ) dispositivo que armazena as instrues e dados que esto sendo processados pela mquina. ) dispositivo que comanda todas as funes da mquina, sendo responsvel pela execuo dos programas.

3. memria principal

4. memria auxiliar

moeda corrente

moeda corrente equivalente a

06) A concessionria estabelece a tenso primria de distribuio igual ou superior a 69 kV quando a demanda contratada ou estimada pelo interessado for igual ou superior a: A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) 2000 kW. 2300 kW. 2500 kW. 1800 kW. 1500 kW.

A seqncia CORRETA de nmeros, entre parnteses, de cima para baixo, : A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) 2, 1, 4, 3. 4, 1, 3, 2 . 4, 2, 3, 1. 2, 4, 1, 3. 1, 2, 3, 4.

07) O perodo mido constitui-se no perodo de 05 (cinco) meses consecutivos, compreendendo os fornecimentos abrangidos pelas leituras de:

CENTRAIS ELTRICAS DE SANTA CATARINA CELESC

09) Analise as seguintes afirmativas: I - O tamanho da memria RAM normalmente medido em Megahertz enquanto o tamanho dos discos rgidos medido em Gigabytes. II - Sistema operacional o conjunto de programas que coordenam e gerenciam os recursos do computador, sendo o MS Windows e o Linux exemplos desta categoria de software. III - Se um programa antivrus est corretamente instalado no computador, podemos afirmar que no existem chances de infeco do mesmo. IV - Para analisar linhas e colunas de cifras de vendas de uma empresa, o software mais indicado seria uma planilha eletrnica, enquanto que para digitar correspondncias e relatrios, o ideal seria optar por um software de processamento de textos. V - Um disco magntico, aps formatado em um tipo de equipamento, pode ser utilizado em qualquer tipo de mquina e todo o contedo gravado antes da formatao permanece inalterado. Assinale a alternativa CORRETA. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) As afirmativas II, III e IV esto corretas. As afirmativas I e V esto corretas. As afirmativas III e V esto corretas. As afirmativas I, II e V esto corretas. As afirmativas II e IV esto corretas. 10) Considere a situao em que um usurio deseja fazer o backup de um arquivo de 3 Megabytes, que est armazenado em um disco rgido de um computador. Analise os itens a seguir, relativos aos procedimentos capazes de se fazer esse backup. I - Pode se efetuar o backup em um CD regravvel, caso o computador possua o dispositivo de gravao apropriado, pois essa mdia de armazenamento tem capacidade bem superior a 3 Megabytes. II - Pode-se usar a verso mais atual do programa Winzip para armazenar o arquivo em disquetes, pois o Winzip permite compactar o arquivo e, caso o arquivo compactado no caiba em um nico disquete, gravar em vrios disquetes. III - Pode-se realizar o backup na prpria memria RAM do computador, pois esse tipo de memria no voltil, o que permite a manuteno dos dados quando o computador desligado; alm disso, a quantidade de memria RAM tipicamente instalada em computadores grande o suficiente para armazenar 3 Mbytes. IV - Caso o computador esteja conectado a outros computadores por meio de uma rede, pode-se realizar o backup transferindo uma cpia do arquivo desejado do seu computador para o disco rgido de outro computador conectado a essa rede. Assinale a alternativa CORRETA. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Os itens I, II e IV esto corretos. Os itens I, II e III esto corretos. Os itens I, III e IV esto corretos. Somente os itens II e III esto corretos. somente os itens I e IV esto corretos.

CENTRAIS ELTRICAS DE SANTA CATARINA CELESC

11) Analise a afirmativas:

veracidade

das

seguintes

INGLS Text: Stressed Out Stress on the job costs American companies as much as $ 150 billion a year in lower productivity, unnecessary employee sick leave, and higher medical costs. Three-quarters of the office workers today say they suffer from stress at work. Recently, psychologists and doctors have begun to study the problem more closely. They have discovered that the most stressful professions are those that involve danger and extreme pressure and those that carry a lot of responsibility. The signs of stress range from nervousness, anger, and frequent illness to forgetfulness and even mental problems. The best way to deal with stress is through relaxation, but sometimes the only answer is to fight back or change jobs.
From: RICHARDS, Jack C. Interchange. English for international communication. Book 3. Cambridge University Press, 1993 (adapted).

I - Os equipamentos perifricos e dispositivos de armazenamento de arquivos de uma mquina podem ser compartilhados, tornando-os acessveis a partir de outras mquinas da rede de computadores. II - Modem o software que transforma os dados analgicos enviados pelos usurios em sinais digitais que so transmitidos pela linha telefnica, e realiza o processo inverso ao receber dados. III - Para acessar a Internet necessrio um computador com um modem e um navegador Web (Web Browser). IV - Um link contido em uma pgina Web pode, ao ser acionado com um clique do mouse, conduzir a outras partes da mesma pgina, a outra pgina ou arquivo no mesmo servidor, ou para uma pgina ou arquivo em outra mquina da rede. V - Ethernet o padro de rede mais utilizado nas redes de longa distncia que formam o backbone (a espinha dorsal) da Internet. VI - Dados enviados pela Internet so codificados usando algoritmos criptogrficos, tornando impossvel que outra pessoa alm do usurio ao qual se destinam os dados consiga intercept-los. VII - Os vrus de computador se propagam de diversas maneiras, como por exemplo atravs de e-mails com arquivos anexados e de disquetes oriundos de mquinas infectadas. Assinale a alternativa CORRETA. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) As afirmativas II, IV e VI esto corretas. As afirmativas II, III e VII esto corretas. As afirmativas I, V e VI esto corretas. As afirmativas I, IV e VII esto corretas. As afirmativas III, V e VII esto corretas.

12) Select the CORRECT proposition according to the text. A ( ) Professions that involve danger or carry much responsibility can cause stress. B ( ) Only professions that involve danger or carry a lot of responsibility can cause stress. C ( ) Stress on the job costs American companies over $ 150 billion a year. D ( ) Sometimes the only answer to stress is to beat the boss. E ( ) Relaxation is the only way to deal with stress.

CENTRAIS ELTRICAS DE SANTA CATARINA CELESC

13) Which one of the following questions can be answered according to the information contained in the text? A ( ) How many American companies spend a lot of money on medical costs? B ( ) How have psychologists and doctors discovered the most stressful professions? C ( ) Why are office workers those that suffer the most from stress at work? D ( ) How much do American companies spend on medical costs alone? E ( ) What is the best way to handle stress? 14) Select the CORRECT proposition complete the following sentence: The text is centered around A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) psychologists. mental problems. job stress. unemployment. costs. to CONHECIMENTOS ESPECFICOS 16) Qual dos seguintes diagramas NO pode ser considerado um produto resultante da anlise e projeto orientados a objetos? Assinale a alternativa CORRETA. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Diagrama de testes. Statechart. Diagrama de classes. Diagrama de colaborao. Diagrama de atividades.

15) Select the proposition which contains the SAME INFORMATION of the following sentence: The signs of stress range from nervousness, anger, and frequent illness to forgetfulness and even mental problems. A ( ) Stress can be revealed by nervousness, anger, and frequent illness, besides forgetfulness and bouts of madness. B ( ) The signs of stress cover nervousness, rage, frequent illness, and forgetfulness, but not mental problems. C ( ) Nervousness, anger, and frequent illness are signs of stress as well as mental problems and fear. D ( ) The signs of stress vary from nervousness, wrath, and frequent sickness to forgetfulness and even mental problems. E ( ) The signs of stress include nervousness, anger, frequent diseases, headaches, and forgetfulness.

17) Assinale a afirmativa CORRETA em relao ao diagrama de classes em UML apresentado abaixo:

A ( ) As classes C e D herdam da classe A somente o atributo x. B ( ) As classes C e D herdam da classe A o atributo x e a associao ab. C ( ) A classe A possui os atributos x, y e z.

CENTRAIS ELTRICAS DE SANTA CATARINA CELESC

D ( ) Uma instncia da classe F est associada a vrias instncias da classe B. E ( ) A classe B possui os atributos y, x e w. 18) Sobre Banco de Dados (BD) CORRETO afirmar que: A ( ) ele um repositrio de dados no-operacionais e volteis. B ( ) trata-se to somente de um repositrio de meta-dados. C ( ) ele nunca mantm dados redundantes. D ( ) trata-se to somente de um repositrio centralizado de dados. E ( ) ele um repositrio de dados operacionais e persistentes. 19) Sobre Sistemas Gerenciadores (SGBDs) INCORRETO afirmar que: de BD

seus SGBDs para a manipulao de dados.

definio

21) Sobre o modelo relacional de dados CORRETO afirmar que: A ( ) dados so organizados em relaes cujos atributos possuem domnios atmicos. B ( ) uma relao pode ter de zero a muitas chaves primrias. C ( ) relao e tabela so conceitos idnticos. D ( ) uma chave estrangeira em uma relao R1 que faz referncia a uma relao R2 define um relacionamento com cardinalidade muitos-para-muitos entre R1 e R2. E ( ) a regra de integridade referencial trata da unicidade de valor de chaves primrias. 22)Considere duas relaes Empregados(codEmp, nome, codDepto) e Departamentos(codDepto, nome), tal que codDepto em Empregados uma chave estrangeira que faz referncia a Departamentos. A alternativa que expressa CORRETAMENTE a consulta buscar os nomes dos empregados que no trabalham no departamento de nome Vendas na linguagem SQL : A ( ) SELECT nome FROM Empregados WHERE codDepto < > Vendas B ( ) SELECT nome FROM Empregados WHERE NOT EXISTS (SELECT * FROM Departamentos WHERE nome = Vendas AND codDepto = Empregados.codDepto) C ( ) SELECT Empregados.nome FROM Empregados, Departamentos WHERE Departamentos.nome < > Vendas D ( ) SELECT nome FROM Empregados WHERE codDepto NOT IN (SELECT codDepto FROM Departamentos WHERE nome < > Vendas) E ( ) SELECT nome FROM Empregados WHERE Departamentos.nome = Vendas AND Empregados.codDepto < > Departamentos.codDepto

A ( ) eles utilizam um catlogo para armazenar dados sobre os dados do BD. B ( ) eles so responsveis pelo acesso a dados e pela integridade dos dados armazenados em um BD. C ( ) eles permitem a concorrncia de acesso a dados, garantindo que no haja interferncia entre transaes executando simultaneamente. D ( ) eles implementam tcnicas de recovery, garantindo uma restaurao sempre completa do estado consistente do BD anterior ocorrncia de uma falha. E ( ) eles definem planos de acesso para o processamento de consultas que levam em conta ndices e estimativas sobre os dados armazenados. 20) Sobre modelos afirmar que: de SGBDs CORRETO

A ( ) o modelo hierrquico representa de maneira adequada as entidades do mundo real e as cardinalidades dos seus relacionamentos. B ( ) a primeira gerao de modelos de SGBDs foi o modelo relacional. C ( ) modelos orientados a objetos oferecem uma melhor abstrao para a representao de dados com estrutura complexa que o modelo relacional. D ( ) modelos de SGBDs ditos no-convencionais, como os modelos orientado a objetos e temporal, dominam atualmente o mercado de SGBDs. E ( ) tanto o modelo de rede quanto o modelo relacional utilizam a linguagem SQL em

CENTRAIS ELTRICAS DE SANTA CATARINA CELESC

B( ) uma entidade uma abstrao de um conjunto de ocorrncias de uma coisa do mundo real. C ( ) um auto-relacionamento um relacionamento entre duas entidades diferentes com a descrio dos papis desempenhados por cada entidade no relacionamento. D ( ) um atributo uma propriedade que pode ser definida tanto para uma entidade quanto para um relacionamento. E ( ) uma entidade fraca uma entidade cuja identificao depende da identificao de outra(s) entidade(s).

23) Bancos de dados Oracle e SQL Server podem ser acessados remotamente utilizando a arquitetura cliente-servidor. Analise as afirmativas abaixo referentes operao dos clientes e servidores nestes sistemas. I. Ao processar uma consulta efetuada por um usurio, o aplicativo cliente solicita ao servidor os dados utilizados na consulta, recebe estes dados pela rede, processa a consulta e entrega o resultado ao usurio. Procedimentos armazenados (stored procedures) so mantidos no servidor, e sua execuo pode ser solicitada por usurios remotos utilizando o aplicativo cliente. Como os dados armazenados no servidor podem ser acessados concorrentemente por vrios clientes, o servidor deve coordenar o acesso aos dados usando mecanismos de controle de concorrncia de modo a evitar inconsistncias. So VERDADEIRAS afirmativas: A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Somente II. I, II e III. Somente I. Somente II e III. Somente III. as seguintes

25) Sobre o SGBD ORACLE INCORRETO afirmar que: A ( ) ele oferece uma linguagem de quarta gerao para o desenvolvimento de aplicaes que fazem acesso a BDs. B ( ) ele permite a definio de BDs objetorelacionais. C ( ) ele capaz de armazenar imagens e documentos textuais. D ( ) ele permite a gerao de resultados de consultas no formato XML. E ( ) ele utiliza a linguagem OQL (Object Query Language) do padro ODMG (Object Database Management Group) para a consulta a objetos persistentes. 26) Sobre processamento OLTP (On-Line Transaction Processing) e processamento OLAP (On-Line Analytical Processing) CORRETO afirmar que:

II.

III.

24) Sobre o modelo Entidade-Relacionamento INCORRETO afirmar que: A ( ) um relacionamento uma abstrao de um conjunto de associaes entre duas ou mais ocorrncias de entidades.

A ( ) drill-down e slice-and-dice so exemplos de operaes executadas em processamentos OLAP. B ( ) um data warehouse suporta processamento OLTP e processamento OLAP. C ( ) SGBDs no suportam nenhuma destas duas formas de processamento. D ( ) roll-up e atualizao de dados so exemplos de operaes executadas em processamentos OLTP. E ( ) um data warehouse suporta processamento OLAP e operaes de atualizao de dados.

CENTRAIS ELTRICAS DE SANTA CATARINA CELESC

10

27) Considere o documento XML doc1.xml e o esquema DTD doc2.dtd que referenciado por doc1.xml, mostrados a seguir: doc1.xml
<?xml version=1.0?> <!DOCTYPE esquema SYSTEM doc2.dtd> <raiz> <e1 a1=valor1> <e3>valor2</e3> </e1> <e2> <e5>valor3</e5> <e5>valor4</e5> </e2> </raiz>

28) Suponha que em uma mquina com o sistema operacional Windows 2000 h um drive lgico drive F: em uma partio estendida de um dos discos da mquina. Este drive lgico foi formatado com o sistema de arquivos NTFS. Nesta mesma mquina h um segundo disco com 10GB de espao no-alocado. Caso a capacidade de armazenamento do drive F: se esgote, possvel aumentar sua capacidade sem perder o seu contedo: I. II. III. Redimensionando dinamicamente o drive F: e adicionando a este o espao noalocado no segundo disco da mquina. Criando um novo volume no segundo disco da mquina e montando este novo volume no diretrio raiz do drive F:. Criando uma nova pasta no drive F: e uma partio no segundo disco da mquina, e em seguida montando a nova partio nesta pasta. As afirmativas CORRETAS so as seguintes: A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Somente I. Somente II. Somente III. Somente I e II. Somente I e III .

doc2.dtd
<!ELEMENT <!ELEMENT <!ELEMENT <!ELEMENT <!ELEMENT <!ELEMENT <!ELEMENT <!ATTLIST raiz (e1, e2?)> e1 (e3 | e4+)> e2 (e5, e6)*> e3 (#PCDATA)> e4 (#PCDATA)> e5 (#PCDATA)> e6 (#PCDATA)> e1 a1 CDATA>

O documento doc1.xml pode ser classificado como: A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) apenas vlido. apenas bem-formado. bem-formado e vlido. nem bem-formado nem vlido. no possvel determinar a classificao de doc1.xml

29) No sistema operacional IBM AIX, o arquivo /etc/resolv.conf especifica: A ( ) os nomes de domnio dos servidores DNS (Domain Name System) da rede local. B ( ) os nomes de domnio associados a cada endereo IP da rede local.

CENTRAIS ELTRICAS DE SANTA CATARINA CELESC

11

C ( ) os servidores raiz do DNS (Domain Name System). D ( ) os endereos IP dos servidores de nomes utilizados pela mquina. E ( ) o nome da mquina na rede.

D( ) layers. E ( ) polgonos derivados de buffers. 32) Indique os tipos de bandas de uma imagem LandSat que se utilizaria para quantificar a biomassa de um setor da superfcie terrestre por meio do ndice de Vegetao Normalizado. Assinale a alternativa CORRETA. A ( ) Todas as bandas disponveis. B ( ) Bandas 1, 2 e 3 do espectro visvel exclusivamente. C ( ) Bandas 4, 5 e 7 do espectro Infravermelho exclusivamente. D ( ) Banda 3 no vermelho e banda 4 no infravermelho. E ( ) Banda 6 termal.

30) Observe a classe abaixo, escrita em C++ (padro ANSI): class X { protected: int i; public: static float f; virtual void v(); char c() throw (); X& operator++(); }; Assinale a alternativa INCORRETA. A ( ) A funo operator++() executada sempre que um objeto da classe X for incrementado usando o operador prefixo incremento (++). B ( ) O atributo i' pode ser alterado por funes de classes derivadas (subclasses) de X. C ( ) Sendo x1 e x2 objetos da classe X, a expresso (x1.f == x2.f) ser sempre verdadeira. D ( ) A funo c() no pode gerar nenhuma exceo. E ( ) A classe X uma classe abstrata, pois v() uma funo virtual. 31) Em um ambiente de Sistema de Informao Geogrfica (SIG), as reas de preservao permanente afastadas 30m e 100m da periferia de um reservatrio destinado gerao de energia hidreltrica se caracterizariam por meio de: A ( ) pontos e crculos. B ( ) etiquetas (labels). C ( ) perfis.

33) Considere o conjunto de afirmaes abaixo relacionadas ao desenvolvimento de aplicaes para Web baseadas na tecnologia Java. I. II. Para cada pgina JSP contida na aplicao haver um servlet correspondente. Na arquitetura de uma aplicao baseada no Modelo 2, a parte de controle pode ser implementada atravs das tecnologias JSP ou servlet. O cdigo fonte Java de uma aplicao que acesse um banco de dados sempre deve tornar explcito qual banco est sendo acessado e, portanto, deve ser necessariamente recompilado caso haja uma mudana de banco de dados. Assinale a alternativa CORRETA. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Apenas a afirmao III verdadeira. As afirmaes I, II e III so verdadeiras. Apenas as afirmaes I e II so verdadeiras. Apenas a afirmao II verdadeira. Apenas as afirmaes I e III so verdadeiras.

III.

34) Considere o mtodo "m" escrito na linguagem Java a seguir. public void m() { X[] v; int i = 10; v = new X [i]; i = 5 + v.length; }

CENTRAIS ELTRICAS DE SANTA CATARINA CELESC

12

Imediatamente aps a execuo da instruo "v = new X [i];", quantos objetos da classe X foram instanciados? Assinale a alternativa CORRETA. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) dez zero nove um cinco

36) Considere o problema de especificar uma pgina JSP que tem por objetivo mostrar ao usurio uma tabela cujos dados so obtidos via consulta a um banco de dados relacional. Qual dos tipos de elemento da linguagem JSP abaixo o analista de sistemas deve recomendar ao projetista da pgina (web designer) caso seja proibida a presena de expresses escritas na sintaxe da linguagem Java? Assinale a alternativa CORRETA. A( B( C( D( E( ) ) ) ) ) Scriptlet Ao personalizada (custom action) Declarao (declaration script) Expresso (expression script) Ao padro (standard action)

35) Considere o conjunto de afirmaes abaixo relacionadas ao uso de pacotes (packages) no desenvolvimento de sistemas escritos na linguagem Java. I. Considere a existncia de duas bibliotecas de classes armazenadas, respectivamente, nos arquivos bib_1.jar e bib_2.jar. Se todas as classes contidas em bib_1.jar e bib_2.jar esto dentro de pacotes ento correto afirmar que nunca existiro duas classes, uma armazenada em bib_1.jar e a outra em bib_2.jar, que tenham o mesmo nome qualificado (fully qualified name). Suponha duas classes X e Y que fazem parte do mesmo pacote, sendo que Y possui um atributo umX do tipo X. Se a expresso "umX.idade" contida na classe Y foi compilada sem erro, ento o atributo "idade" definido na classe X necessariamente ou pblico (public) ou protegido (protected). A distribuio de classes em pacotes facilita o processo de manuteno de sotware. Assinale a alternativa CORRETA. A ( ) Apenas as declaraes II e III so verdadeiras. B ( ) Apenas a declarao III verdadeira C ( ) Apenas a declarao I verdadeira. D ( ) Apenas as declaraes I e II so verdadeiras. E ( ) As declaraes I, II e III so verdadeiras.

37) As alternativas abaixo descrevem algumas das interfaces de programao de aplicaes (APIs) fornecidas pela linguagem Java. Assinale a alternativa INCORRETA. A ( ) JDBC permite o acesso a bancos de dados a partir de programas escritos em Java. B ( ) AWT e Swing so usados para construir interfaces grficas. C ( ) DOM e SAX so usados para criao de aplicaes multimdia. D ( ) A classe java.lang.Math possui mtodos que realizam o clculo de funes matemticas, como por exemplo os mtodos log e sqrt. E ( ) No pacote java.net so disponibilizadas classes para acesso rede de comunicao, como por exemplo as classes Socket e DatagramSocket. 38) Em relao construo de interfaces grficas em Java, CORRETO afirmar que: A ( ) para especificar o cdigo executado quando um boto do tipo javax.swing.JButton pressionado, basta redefinir o cdigo do mtodo onClick do boto. B ( ) ainda no existem ambientes de desenvolvimento para a linguagem Java que possuam editores visuais, ou seja, que permitam compor visualmente a interface grfica de uma aplicao Java.

II.

III.

CENTRAIS ELTRICAS DE SANTA CATARINA CELESC

13

C ( ) uma interface grfica criada inserindo um atributo do tipo public interface em uma classe Java. D ( ) gerenciadores de layout organizam a disposio de componentes grficos em um continer um frame, por exemplo para fins de apresentao. E ( ) possvel exibir uma String em um objeto do tipo javax.swing.JTextField (uma caixa de texto) chamando o mtodo println deste objeto.

E( ) Servlets rodam em continers, que fazem a interface entre o servlet e a sua plataforma de execuo.

39) Assinale a alternativa INCORRETA referente ao Enterprise JavaBeans (EJB). A ( ) O armazenamento dos dados de estados de um bean de entidade pode ser efetuado pelo prprio bean ou pelo seu Continer. B ( ) Um bean de entidade representa uma entidade do sistema cujos atributos so armazenados em meio persistente. C ( ) Um bean de sesso representa uma sesso de interao entre um cliente e um servidor J2EE (Java 2 Enterprise Edition). D ( ) Um bean orientado a mensagens processa assincronamente mensagens recebidas atravs da rede de computadores. E ( ) Um bean de sesso identificado por sua chave primria. 40) Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere aos Servlets Java. A ( ) Servlets precisam ser registrados em um servidor de nomes usando JNDI (Java Naming and Directory Interface). B ( ) Um servlet HTTP uma classe Java que estende a funcionalidade de um servidor Web. C ( ) Um Servlet HTTP estende a classe javax.servlet.http.HttpServlet. D ( ) Servlets HTTP podem ser acessados a partir de qualquer navegador Web.

CENTRAIS ELTRICAS DE SANTA CATARINA CELESC

14

You might also like