You are on page 1of 15

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Prof. Marcelo Sabaris Carballo Pinto

Gerenciamento de Dispositivos

Gerenciamento de Dispositivos de E/S Introduo

Gerenciador de Dispositivos

Todos os dispositivos so controlados com o objetivo de se obter o maior compartilhamento possvel entre os diversos usurios de forma segura e confivel. Sua tarefa escolher a forma mais adequada para a alocao de todos os dispositivos de um sistema (impressoras, terminais, unidades de disco, etc.), de acordo com uma poltica de programao de execuo (scheduling) definida pelos projetistas do sistema. O Gerenciador de Dispositivos faz a alocao, inicia a operao e, por fim, desaloca o dispositivo. Deve prover Independncia dos Dispositivos:

Gerenciar recursos de E/S independente de qualquer dispositivo

Oferece varias camadas que se comunicam at os dispositivos de E/S


1 - Rotinas de Entrada/Sada 2 - Drivers de Dispositivos 3 - Controladores de Dispositivos 4 - Dispositivos de E/S

Os passos para comunicao entre o SO

Os seguintes passos principais devem acontecer seqencialmente:

1. O Gerenciador de Dispositivos recebe os impulsos eltricos emitidos atravs do teclado, decodifica as teclas pressionadas para formar o comando e o envia para a Interface de Comandos do Usurio, onde o comando vlido pelo Gerenciador da Unidade de Processamento. 2. O Gerenciador da Unidade de Processamento envia uma mensagem de reconhecimento, a qual exibida no monitor de vdeo para que o digitador saiba que o comando foi enviado. 3. Quando o Gerenciador da Unidade de Processamento recebe o comando, ele determina se o programa deve ser recuperado de algum meio de armazenamento ou se j est em memria; em seguida, notifica o gerenciador apropriado. 4. Se o programa estiver armazenado, o Gerenciador de Arquivos deve identificar sua localizao exata no disco, passar essa informao para o Gerenciador de Dispositivos, o qual recupera e envia o programa para o Gerenciador de Memria. Este, por sua vez, deve encontrar espao para o programa e gravar em memria sua exata localizao. 5. Assim que o programa estiver em memria, o Gerenciador de Memria deve monitorar sua localizao e seu progresso, medida que executado pelo Gerenciador da Unidade de Processamento. 6. Uma vez terminada a execuo, o programa deve enviar uma mensagem de trmino ao Gerenciador da Unidade de Processamento. 7. Por fim, o Gerenciador da Unidade de Processamento deve repassar a mensagem de trmino ao Gerenciador de Dispositivos, que dever exibi-la no monitor de vdeo para que o usurio possa v-la. Apesar de ser uma demonstrao simplificada de uma operao muito complexa, ela serve para ilustrar o alto grau de preciso que requer um sistema operacional. bom lembrar que, nenhum gerenciador poderia executar devidamente suas tarefas sem a cooperao ativa de todos os outros componentes.

Camadas de Acesso aos Dispositivos

Rotinas de E/S

Toda vez que um processo realiza uma operao de E/S o S.O. deve tornar essa tarefa o mais simples possvel As rotinas de E/S permitem que o S.O. se comunique com qualquer dispositivo que possa ser conectado ao sistema Criam uma interface simples entre os aplicativos e os dispositivos

Camadas de Acesso aos Dispositivos

Drivers de Dispositivos

Software responsvel pela comunicao das rotinas de E/S com os controladores de dispositivos Cada dispositivo de E/S deve possuir um driver

Camadas de Acesso aos Dispositivos

Controladores de Dispositivos

Componentes de hardware responsveis pela manipulao direta com os dispositivos Operam instrues de baixo nvel Fazem a comunicao do sistema com o mundo externo Transferem dados na forma de blocos ou palavras Podem ser Dispositivos Estruturados

Dispositivos de E/S

Transferem e armazenam blocos de tamanho fico Transferem e armazenam palavras sem estar em formato de blocos

Dispositivos No Estruturados

Gerncia de Dispositivos no Linux

Objetivo Criar uma interface nica que esconda os detalhes especficos de cada dispositivo. Cada dispositivo tem um controlador (processador p/ realizar determinada funo) Exemplo: teclado, mouse e portas seriais controlador serial Discos IDE controlador IDE Cada controlador possui um diferente conjunto de registradores de controle e estado (CSR) utilizados p/ realizar as operaes em controlador/dispositivo CSR concentrados no ncleo ler e escrever comum a todas aplicaes Software que implementa essas operaes no ncleo = driver de dispositivos

Gerncia de Dispositivos no Linux

Pelo Kernel (ncleo) do sistema


O Kernel pode ser compilado com suporte a vrios dispositivos, ou pode utilizar mdulos para carregar este suporte. Geralmente os mdulos de dispositivos esto na pasta do kernel em /etc/. Voc pode ver a lista de alguns dispositivos usando o comando lspci, ou utilizando o Kinfocenter (no caso de usar o KDE) e tambm usando o Hal-device-manager. Toda vez que o Linux inicia, o sistema tenta configurar o hardware e isto acontece automaticamente caso seja possvel. Se no for possvel, a sua distribuio pode no ter suporte configurao automtica ou o dispositivo no suportado. Existem muitos drives de dispositivos para Linux, mesmo equipamentos que no so mais suportados pelo Windows (em vista da antigidade) podem ser suportados no Linux.

Gerncia de Dispositivos no Linux

Um projeto comunitrio visa listar todos os dispositivos conhecidos num arquivo de texto chamado de "pci.ids", relacionando VENDOR e DEVICE ID com seus respectivos nomes "amigveis". Esse projeto pode ser encontrado no "The Linux PCI ID Repository" - http://pciids.sourceforge.net./ . Ele no completo porm est sendo atualizado constantemente. Isso no um programa, apenas um arquivo de texto puro o qual pode ser usado por outros utilitrios (como o lspci por exemplo). Tendo esse arquivo sempre por perto, basta pegar os PCI IDs do dispositivo e pesquis-los no arquivo, usando um editor de texto qualquer (como o VIM ou o Notepad2). Aps obter o nome "amigvel" do dispositivo, fica mais fcil pesquisar no Google ou ento em http://www.driverguide.com/ (um cadastro gratuito requerido).

Gerenciamento de Dispositivos Recursos do Windows 7

Com o Windows 7, nunca foi to fcil trabalhar com impressoras, cmeras, telefones celulares, players de msica e outros dispositivos, graas a dois novos recursos: O Device Stage e a pasta Dispositivos e Impressoras.

Device Stage

Pense no Device Stage como uma home page para o seu hardware: Quando voc conecta algo ao seu PC, voc ver um menu com as principais tarefas para o tipo de dispositivo. Um multifuncional, por exemplo, mostrar opes para imprimir e digitalizar. Nas verses anteriores do Windows, eles frequentemente ficavam em menus separados. E tem mais. Os fabricantes podem personalizar o Device Stage, de forma que, para muitos dispositivos, voc veja informaes de status e opes de menu feitas sob medida para o seu modelo especfico, incluindo uma foto do seu dispositivo.

Dispositivos e Impressoras

A nova pasta Dispositivos e Impressoras mostra tudo o que voc tem conectado ao seu PC, sendo um modo prtico de verificar uma impressora, player de msica, cmera, mouse ou porta-retratos digital (para citar s alguns). Tambm o lugar para adicionar um novo dispositivo na rede com ou sem fio e solucionar problemas com um dispositivo ou impressora.

You might also like