You are on page 1of 5

pergunta:"Cerca de 27 milhes de brasileiros tm intolerncia ao leite por deficincia na produo de uma enzima do intestino.

" (FOLHA DE SO PAULO, 09/08/98) Sobre a enzima citada no artigo, e as enzimas em geral, podemos afirmar que: a) aumentam a energia de ativao necessria para as reaes. b) atuam de forma inversamente proporcional ao aumento da temperatura. c) so altamente especficas em funo de seu perfil caracterstico. d) so estimuladas pela variao do grau de acidez do meio. e) so consumidas durante o processo, no podendo realizar nova reao do mesmo tipo. resposta:C pergunta:O esquema a seguir representa reagentes e produtos de reaes qumicas que ocorrem nas clulas.

Essa seqncia de reaes um modelo que mostra a a) ao de uma enzima na sntese de uma substncia. b) produo de ADP a partir de ATP. c) formao de um nucleotdeo. d) digesto de uma protena. e) oxidao de uma molcula de glicose. resposta:A pergunta:A glicoquinase e a hexoquinase so duas enzimas que reagem com o mesmo substrato, a glicose. Ambas so enzimas intracelulares que fosforilam a glicose formando glicose 6-fosfato (G6P). Dependendo da enzima produtora, a G6P pode ou ser degradada na via da gliclise para gerar energia ou ento ser usada para sntese de glicognio. A gliclise ocorre nos tecidos em geral e a sntese de glicognio ocorre principalmente no fgado. A sntese do glicognio somente acontece quando existe excesso de glicose no sangue. Essa uma forma de armazenar esse acar. Observe a figura a seguir, que apresenta as velocidades de reao

dessas duas enzimas em funo da concentrao da glicose. Nveis normais de glicose no sangue esto ao redor de 4mM.

Qual das duas enzimas gera G6P para sntese de glicognio heptico? Justifique sua resposta. resposta:A hexoquinase possui uma grande afinidade pela glicose, ou seja, ela atinge a velocidade mxima com uma concentrao muito pequena de glicose. A glicoquinase exibe uma afinidade bem menor pois somente atinge sua velocidade mxima em concentraes bem mais altas do substrato. Logo, a enzima que contribui para a formao de glicognio heptico a glicoquinase, pois esta somente produz G6P com mxima eficincia quando h excesso de glicose no sangue. pergunta:Nos laboratrios qumicos, a maneira mais freqente de ativar um reao fornecendo calor, que funciona como energia de ativao. Nos seres vivos, isso no possvel, pois corre-se o risco de as protenas serem desnaturadas. A estratgia desenvolvida pelos seres vivos para superar a barreira inicial das reaes foi a utilizao de: a) ATP. b) enzimas. c) hormnios. d) glicose. e) clorofila. resposta:B pergunta:Em diversas circunstncias, ocorre produo de gua oxigenada (H2O2) em nosso organismo. Na presena de ons Fe2+, a gua oxigenada d origem a um radical livre que ocasiona mutaes no DNA. Nesse processo, a enzima catalase importante, pois catalisa a produo de H2O e O2 a partir de H2O2. Para a verificao desse fato, realizou-se um experimento constitudo de vrios testes, nos quais, em tubos de ensaio contendo H2O2, acrescentaram-se diferentes materiais, conforme especificado na tabela adiante medindo-se a quantidade de O2 liberada.

Com base no experimento apresentado, julgue os seguintes itens. (0) O experimento evidencia a existncia da catalase do fgado. (1) Os testes mostraram que a liberao de O2 diretamente proporcional concentrao de enzima. (2) No teste VI, no ocorre liberao de O2 porque o calor desnatura e, conseqentemente, inativa as enzimas. (3) testes de III e VI podem ser considerados como sendo os testes realizados para o controle do experimento. (4) A liberao de O2 cessa aps um curto perodo de tempo por ocorrer consumo de enzima durante a reao. resposta:Itens corretos: 0 e 2 Itens errados: 1, 3 e 4 pergunta:O gato siams um animal de rara beleza pois a pelagem de seu corpo clara com extremidades - orelhas, focinho, ps e cauda - pretas. A presena do pigmento que d a cor negra a essas extremidades o resultado da atividade de uma enzima que fica inativada acima de 34C. Explique por que esses animais tm a pelagem negra nas extremidades do corpo. resposta:As extremidades do corpo perdem calor para o meio ambiente com mais facilidade e costumam, portanto, apresentar uma temperatura inferior do restante do corpo. Como a enzima s ativa abaixo de 34C, a sntese do pigmento que confere cor negra s ocorrer nas extremidades do corpo. pergunta:Considere a rota metablica que produz o aminocido arginina na figura adiante.

Em um experimento, trs linhagens de bactrias foram irradiadas com Raios X, que causaram mutaes nos genes envolvidos na rota metablica acima representada. Para descobrir quais enzimas da rota metablica foram afetadas, as trs linhagens foram

cultivadas em meios suplementados com ornitina, citrulina e arginina, obtendo-se o resultado mostrado na tabela acima: Sobre esse experimento, podemos afirmar que a) o gene que codifica a enzima 1 na linhagem I foi afetado. b) o gene que codifica a enzima 2 na linhagem I foi afetado. c) o gene que codifica a enzima 3 na linhagem II foi afetado. d) o gene que codifica a enzima 1 na linhagem II foi afetado. e) o gene que codifica a enzima 3 na linhagem III foi afetado. resposta:E pergunta:O grfico a seguir representa a atividade enzimtica de uma determinada reao em funo da temperatura:

A seta indica o ponto: a) timo de temperatura para a atividade enzimtica. b) de desnaturao da enzima. c) de desnaturao do produto. d) mnimo da temperatura para a reao enzimtica. e) mximo de substrato obtido. resposta:A pergunta:Uma substncia X o produto final de uma via metablica controlada pelo mecanismo de retro-inibio (feedback) em que, acima de uma dada concentrao, X passa a inibir a enzima 1.

Podemos afirmar que, nessa via metablica, a) a quantidade disponvel de X tende a se manter constante. b) o substrato faltar se o consumo de X for pequeno. c) o substrato se acumular quando a concentrao de X diminuir. d) a substncia A se acumular quando a concentrao de X aumentar. e) a substncia B se acumular quando o consumo de X for

pequeno. resposta:A pergunta:A purificao e anlise de uma molcula biolgica indicou a presena de nove diferentes monmeros. Podemos afirmar que se trata de um( a): a) cido nuclico. b) glicerdio. c) esteride. d) protena. e) vitamina. resposta:D pergunta:Um estudante recebeu um quebra-cabea que contm peas numeradas de 1 a 6, representando partes de molculas.

Para montar a estrutura de uma unidade fundamental de uma protena, ele dever juntar trs peas do jogo na seguinte seqncia: a) 1, 5 e 3 b) 1, 5 e 6 c) 4, 2 e 3 d) 4, 2 e 6 resposta:D pergunta:Considere as quatro frases seguintes. I - Enzimas so protenas que atuam como catalisadores de reaes qumicas. II - Cada reao qumica que ocorre em um ser vivo, geralmente, catalisada por um tipo de enzima. III - A velocidade de uma reao enzimtica independe de fatores como temperatura e pH do meio. IV - As enzimas sofrem um enorme processo de desgaste durante a reao qumica da qual participam. resposta:C

You might also like