You are on page 1of 40

DIREITO ADMINISTRATIVO

PROFESSOR ALEXANDRE PRADO

AGENTES PBLICOS

Agentes Pblicos
Conceito: So todas as pessoas incumbidas, definitiva ou transitoriamente, com ou sem remunerao do exerccio de alguma funo estatal.

Agentes Pblicos
AGENTE PBLICO Segundo Maria Sylvia Di Pietro agente pblico seria toda pessoa fsica que presta servios ao Estado e s pessoas jurdicas da Administrao Indireta.

Agentes Pblicos
1. 2. Agente Poltico Agente Administrativo
Servidor Estatal ou Servidor Pblico em sentido amplo (Estatutrio, Celetista e Temporrio)

3.

Militar
Foras Armadas, Polcia Militar, Bombeiro Militar

Particular em Colaborao com o Poder Pblico


Agentes honorfico, Agentes delegados, Agentes credenciados, Gestores de negcios pblicos (agentes de fato necessrio), Agente pblico voluntrio.

Agentes Pblicos
Agentes Polticos
So os componentes do Governo nos seus primeiros escales, investidos em cargos, funes, mandatos ou comisses, por nomeao, eleio, designao ou delegao para o exerccio de atribuies constitucionais.

Agentes Pblicos
Como regra geral so retribudos sob a forma de subsdio e possuem regime jurdico prprio, diferente do servidor ocupante de cargo efetivo.

Agentes Polticos

Exemplo: Presidente da Repblica, Ministros, Vereadores, Deputados, Senadores.

Agentes Pblicos
Agentes Administrativos
So os investidos em cargos ou empregos pblicos, com retribuio pecuniria, em regra por nomeao e excepcionalmente por contrato de trabalho.

Agentes Pblicos
Agentes Administrativos
a)Servidores Pblicos (efetivos ou em comisso); b)Contratados por tempo determinado (art. 37, IX da CF); c)Contratados sob o regime de emprego (lei 9.262/99); d)Empregados Pblicos celetistas

Agentes Pblicos
Agentes Honorficos
So cidados, que por sua condio cvica so convocados, designados ou nomeados para prestar, transitoriamente, determinados servios ao Estado. No so servidores pblicos, mas exercem temporariamente a funo pblica. so convocados, designados ou nomeados transitoriamente em razo de sua honorabilidade ou notria capacidade tcnica. No esto sujeitos s regras constitucionais referentes proibio de acumulao de cargos, empregos e funes pblicas.

Agentes Pblicos
So os que recebem a incumbncia da Administrao para represent-la em determinado ato ou praticar certa atividade especfica. Portanto agem em nome do Estado, sendo este responsvel por seus atos.

Agentes Credenciados (contratados por locao civil de servios):

Agentes Pblicos
so particulares que recebem a incumbncia da execuo de determinada atividade, obra ou servio pblico e o realizam em nome prpria, por sua conta e risco, mas segundo as normas do Estado e sob a permanente fiscalizao do delegante

Agentes Delegados

Agentes Pblicos
Tm responsabilidade objetiva no tocante aos danos causados a particulares. Nesse caso, a responsabilidade do Estado subsidiria, ou seja, a obrigao de pagar a indenizao surge apenas se o particular for insolvente.

Agentes Delegados

Agentes Pblicos
exercem funes pblicas em situaes emergenciais, sem autorizao da Administrao Pblica. Ex.: qualquer pessoa do povo que realize uma priso em flagrante (art. 320 CPP). Situao diversa a do agente de fato putativo, que, de m-f, se faz passar por agente pblico. usurpao de funo pblica (art. 328 DO C.P.).

gestores de negcios pblicos (agentes de fato necessrio):

Agentes Pblicos
Agente Pblico Voluntrio: (voluntrios sponte propria )
Aquele que se oferece para atuar a servio do estado sem que haja contraprestao por parte do estado. Exemplo: Amigos da Escola.

Agentes Pblicos
CESPE - MPU - TCNICO ADMINISTRATIVO - NVEL MDIO - 2013

01.Os ministros de Estado so considerados agentes polticos, dado que integram os mais altos escales do poder pblico.
(CERTO)

Agentes Pblicos
FCC TJ RJ COMISSRIO DA INFNCIA E DA JUVENTUDE NVEL MDIO 2012

02. A norma constitucional que exige a realizao de concurso pblico para ingresso de servidores na Administrao Pblica NO atinge a) os ocupantes de emprego pblico, desde que se trate de nvel mdio de formao. b) os cargos e funes pblicas, desde que a natureza da atividade seja de baixa complexidade. c) os cargos em comisso de livre nomeao e exonerao. d) os cargos ocupados por temporrios, desde que de livre nomeao. e) as Funes de confiana existentes para quaisquer atribuies, ainda que por prazo indeterminado.

Agentes Pblicos
CESPE - PC-BA - DELEGADO DE POLCIA - NVEL SUPERIOR - 2013

0.3 Para que ocorra provimento de vagas em qualquer cargo pblico, necessria a prvia aprovao em concurso pblico. (ERRADO)

Smulas
Smula n 15, STF
DENTRO DO PRAZO DE VALIDADE DO CONCURSO, O CANDIDATO APROVADO TEM O DIREITO NOMEAO, QUANDO O CARGO FOR PREENCHIDO SEM OBSERVNCIA DA CLASSIFICAO.

Smula n 16, STF


FUNCIONRIO NOMEADO POR CONCURSO TEM DIREITO POSSE.

Smula n 17, STF


A NOMEAO DE FUNCIONRIO SEM CONCURSO PODE SER DESFEITA ANTES DA POSSE.

Agentes Pblicos
CESPE - PF - ESCRIVO - NVEL SUPERIOR - 2013

04. A posse de um candidato aprovado em concurso pblico somente poder ocorrer pessoalmente
(ERRADO)

Agentes Pblicos
CESPE - PF - ESCRIVO - NVEL SUPERIOR - 2013

05. So requisitos para a investidura em cargo pblico, entre outros, a idade mnima de dezoito anos e a aptido fsica e mental, podendo as atribuies do cargo justificar a exigncia de outros requisitos estabelecidos em lei.
(CERTO)

Smulas
Smula n 683, STF O LIMITE DE IDADE PARA A INSCRIO EM CONCURSO PBLICO S SE LEGITIMA EM FACE DO ART. 7, XXX, DA CONSTITUIO, QUANDO POSSA SER JUSTIFICADO PELA NATUREZA DAS ATRIBUIES DO CARGO A SER PREENCHIDO. Smula n 684, STF INCONSTITUCIONAL O VETO NO MOTIVADO PARTICIPAO DE CANDIDATO A CONCURSO PBLICO. Smula n 686, STF S POR LEI SE PODE SUJEITAR A EXAME PSICOTCNICO A HABILITAO DE CANDIDATO A CARGO PBLICO.

Agentes Pblicos
CESPE - MPU - TCNICO ADMINISTRATIVO - NVEL MDIO - 2013

06. Admite-se a realizao, pela administrao pblica, de processo seletivo simplificado para contratar profissionais por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico.
(CERTO)

Constituio Federal
Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: IX - a lei estabelecer os casos de contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico;

Agentes Pblicos
FCC TRT 6 (PE) TCNICO JUDICIRIO NVEL MDIO - 2012 07. A Constituio Federal previu, em seu artigo 37, inciso IX, a possibilidade de contratao por tempo determinado, para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico, nos termos da lei. Partindo-se do pressuposto de que no foi realizado concurso pblico para a contratao de servidores temporrios, correto afirmar que os admitidos a) ocupam cargo efetivo. b) ocupam emprego. c) ocupam emprego temporrio. d) desempenham funo. e) desempenham funo estatutria.

Smulas
Smula n 685, STF INCONSTITUCIONAL TODA MODALIDADE DE PROVIMENTO QUE PROPICIE AO SERVIDOR INVESTIR-SE, SEM PRVIA APROVAO EM CONCURSO PBLICO DESTINADO AO SEU PROVIMENTO, EM CARGO QUE NO INTEGRA A CARREIRA NA QUAL ANTERIORMENTE INVESTIDO.

Agentes Pblicos
CESPE - ANS - ANALISTA ADMINISTRATIVO - NVEL SUPERIOR - 2013

08. Na Constituio Federal de 1988 (CF), vedada a acumulao de cargo de diretor da ANS com cargo de professor de universidade federal em regime de 40 horas semanais de trabalho.

(CERTO)

Agentes Pblicos
CESPE - INPI - ANALISTA DE PLANEJAMENTO (DIREITO) - NVEL SUPERIOR - 2013

09. Com base na Constituio Federal de 1988, a vedao de acmulo remunerado de cargos, empregos ou funes pblicas no se estende s sociedades de economia mista, pois essas so pessoas jurdicas de direito privado. (ERRADO)

Constituio Federal
XVI - vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto, quando houver compatibilidade de horrios, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI: a) a de dois cargos de professor; b) a de um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico; c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas; XVII - a proibio de acumular estende-se a empregos e funes e abrange autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista, suas subsidirias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder pblico;

Constituio Federal
Art. 95. Os juzes gozam das seguintes garantias: Pargrafo nico. Aos juzes vedado: I - exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou funo, salvo uma de magistrio;

Constituio Federal
Art. 128. O Ministrio Pblico abrange: 5 - Leis complementares da Unio e dos Estados, cuja iniciativa facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecero a organizao, as atribuies e o estatuto de cada Ministrio Pblico, observadas, relativamente a seus membros: II - as seguintes vedaes: d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra funo pblica, salvo uma de magistrio;

Constituio Federal
Art. 73. O Tribunal de Contas da Unio, integrado por nove Ministros, tem sede no Distrito Federal, quadro prprio de pessoal e jurisdio em todo o territrio nacional, exercendo, no que couber, as atribuies previstas no art. 96. 3 Os Ministros do Tribunal de Contas da Unio tero as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do Superior Tribunal de Justia, aplicando-se-lhes, quanto aposentadoria e penso, as normas constantes do art. 40.

Agentes Pblicos
FCC TJ PE JUIZ NVEL SUPERIOR - 2013
10. Os servidores titulares de cargos efetivos dos Estados, que hoje ingressam no servio, sujeitam-se a regras constitucionais que disciplinam sua aposentadoria. Considere, a respeito, os itens abaixo sobre hipteses de aposentadoria e respectivo critrio de clculo de proventos: I. por invalidez permanente, com proventos integrais. II. compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de servio. III. voluntariamente, desde que cumprido tempo mnimo de dez anos de efetivo exerccio no servio pblico e cinco anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria, observadas as seguintes condies: a) sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuio, se homem, e cinquenta e cinco anos de idade e trinta de contribuio, se mulher; b) sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio. Est harmnico com as regras gerais constantes da Constituio o que consta APENAS em a) III. b) I. c) II d) II e III e) I e II

Agentes Pblicos
PREF. RIO DE JANEIRO GM/RIO - AGENTE ADMINISTRATIVO NVEL MDIO 2013

11. Uma servidora pblica, ocupante de cargo pblico, aposentase compulsoriamente ao atingir a seguinte idade:
a) 65 anos b) 70 anos c) 55 anos d) 60 anos

Constituio Federal
Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, includas suas autarquias e fundaes, assegurado regime de previdncia de carter contributivo e solidrio, mediante contribuio do respectivo ente pblico, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo. 1 Os servidores abrangidos pelo regime de previdncia de que trata este artigo sero aposentados, calculados os seus proventos a partir dos valores fixados na forma dos 3 e 17: I - por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuio, exceto se decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, na forma da lei; II - compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio; III - voluntariamente, desde que cumprido tempo mnimo de dez anos de efetivo exerccio no servio pblico e cinco anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria, observadas as seguintes condies: a) sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuio, se homem, e cinqenta e cinco anos de idade e trinta de contribuio, se mulher; b) sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio.

Agentes Pblicos
CESPE - INPI - ANALISTA DE PLANEJAMENTO (DIREITO) - NVEL SUPERIOR 2013

12. No caso de exonerao de servidor pblico concursado e nomeado para cargo efetivo, necessria a instaurao de processo administrativo disciplinar para assegurar os princpios da ampla defesa e do contraditrio.
(ERRADO)

Smulas
Smula n 19, STF INADMISSVEL SEGUNDA PUNIO DE SERVIDOR PBLICO, BASEADA NO MESMO PROCESSO EM QUE SE FUNDOU A PRIMEIRA. Smula n 20, STF NECESSRIO PROCESSO ADMINISTRATIVO COM AMPLA DEFESA, PARA DEMISSO DE FUNCIONRIO ADMITIDO POR CONCURSO. Smula n 21, STF FUNCIONRIO EM ESTGIO PROBATRIO NO PODE SER EXONERADO NEM DEMITIDO SEM INQURITO OU SEM AS FORMALIDADES LEGAIS DE APURAO DE SUA CAPACIDADE. Smula n 22, STF O ESTGIO PROBATRIO NO PROTEGE O FUNCIONRIO CONTRA A EXTINO DO CARGO.

Agentes Pblicos
CESPE - INPI - ANALISTA DE PLANEJAMENTO (DIREITO) - NVEL SUPERIOR 2013

13. A perda da funo pblica e a suspenso dos direitos polticos do servidor acusado de improbidade administrativa s se efetivam com o trnsito em julgado da sentena condenatria, no podendo, assim, ser o agente pblico afastado de seu cargo, emprego ou funo durante a instruo processual.

(ERRADO)

Agentes Pblicos
FUNRIO MPOG AGENTE ADMINITRATIVO NVEL MDIO 2009

14. Quando da realizao de uma auditoria interna, constatou-se que um servidor pblico federal utilizava, em obra ou servio particular, veculo e mquinas de propriedade da Autarquia em que estava lotado. Com relao a esta conduta, sob ponto de vista administrativo, correto afirmar: a) no constitui conduta administrativamente punvel, se os bens forem devolvidos de forma expontnea b) probidade administrativa c) prevaricao d) peculato e) improbidade administrativa

Agentes Pblicos
PREF. RIO DE JANEIRO GM/RIO ASSESSOR JURDICO NVEL SUPERIOR - 2013

15. A incontinncia pblica e escandalosa no recinto do servio d ensejo aplicao da seguinte pena disciplinar a) repreenso b) demisso c) multa d) suspenso

smulas
Smula n 18, STF PELA FALTA RESIDUAL, NO COMPREENDIDA NA ABSOLVIO PELO JUZO CRIMINAL, ADMISSVEL A PUNIO ADMINISTRATIVA DO SERVIDOR PBLICO.

You might also like