You are on page 1of 3

Teoria Populacional Malthusiana

A teoria criada por Tomas Robert Malthus (1766-1834), economista e demgrafo ingls, e que ganhou o nome de Malthusianismo foi primeira teoria populacional a relacionar o crescimento da populao com a fome, afirmando a tendncia do crescimento populacional em progresso geomtrica, e do crescimento da oferta de alimentos em progresso aritmtica. Durante os sculos XVIII e XIX houve um acentuado crescimento demogrfico devido consolidao do capitalismo e Revoluo Industrial que proporcionou a elevao da produo de alimentos nos pases em processo de industrializao diminuindo a taxa de mortalidade (principalmente na Europa e nos EUA). Isto fez com que os ndices de crescimento da populao subissem provocando discusses que culminariam em diversas teorias sobre o crescimento populacional, destacando-se o malthusianismo. Lanada sob o ttulo Ensaio sobre o princpio de populao e seus efeitos sobre o aperfeioamento futuro da sociedade, com observaes sobre as especulaes de Mr. Godwin, Mr. Condorcet e outros autores, a teoria de Malthus caracteriza-se pelo grande pssimo em relao ao crescimento populacional. Malthus acreditava que o crescimento demogrfico iria ultrapassar a capacidade produtiva da terra gerando fome e misria. Segundo Malthus, as nicas formas de evitar que isso acontecesse seria reduzindo a taxa de natalidade atravs da proibio de que casais muito jovens tivessem filhos, do controle da quantidade de filhos por famlia nos pases pobres, do aumento do preo dos alimentos e da reduo dos salrios para forar as populaes mais pobres a ter menos filhos. Entretanto, Malthus argumentava que a alta taxa de mortalidade e fecundidade seriam praticamente impossveis de reduzir uma vez que eram consequncias de fatores fora do alcance da interveno humana. Por isso, ele defendia que desastres como a fome, a epidemia e a guerra eram benficas no sentido de serem um controle para o crescimento populacional. Dentre os que se opunham teoria de Malthus destacou-se JeanAntnio Nicholas Caritat, o Marqus de Condorcet (1743-1794). Ele acreditava que as altas taxas de mortalidade e fecundidade registradas na poca eram devidas ignorncia, s supersties e ao preconceito e que apenas as luzes da razo seriam capazes de reverter essa situao. Sua teoria, publicada entre 1793 e 1974, se intitulava Esboo de um quadro histrico dos progressos do esprito humano e, ao contrrio de Malthus, apresentava uma viso bastante positiva do progresso humano.

Teoria Populacional Neomalthusiana


Aps a Segunda Guerra Mundial o crescimento populacional atingiu nveis bastante elevados caracterizando um segundo perodo de exploso demogrfica propiciado, entre outras coisas, pelo desenvolvimento de antibiticos e vacinas contra diversas doenas e ao acesso facilitado dos

pases de terceiro mundo a esses recursos graas a entidades de apoio internacionais como a Cruz Vermelha Internacional e a Organizao Mundial de Sade (OMS) (o primeiro grande crescimento demogrfico se deu nos sculos XVIII e XIX, poca da consolidao do sistema capitalista e da Revoluo Industrial). Esse novo crescimento demogrfico trouxe de volta a teoria proposta por Thomas Malthus no sculo XVIII dando origem a diversas novas teorias que relacionavam a pobreza e a fome experimentadas pelos pases em desenvolvimento ao crescimento demogrfico. Os chamados neomalthusianos novamente defendiam que o crescimento demogrfico seria o responsvel pelo avano da pobreza e da fome nos pases do terceiro mundo. Porm, desta vez, eles afirmavam que a causa da pobreza seria o crescimento da populao jovem que fazia com que os governos tivessem de investir cada vez mais em sade e educao deixando de lado os investimentos em setores produtivos. O que, segundo eles, estaria dificultando o desenvolvimento econmico e, assim, acabaria levando ao caos social. Os neomalthusianos defendiam ainda que uma quantidade maior de indivduos faria diminuir a renda per capita constituindo um outro fator de aumento da pobreza. Ou seja, quanto mais pessoas em um pas menor a renda per capita deste. A soluo, segundo eles, seria o controle da natalidade nos pases subdesenvolvidos atravs da adoo de polticas de controle de natalidade, que se tornaram bastante populares sob o nome de planejamento familiar.

Teoria Reformista
A teoria reformista foi elaborada em resposta teoria neomalthusiana. Segundo a teoria reformista, uma populao jovem e numerosa, em virtude de elevadas taxas de natalidade, no causa, mas consequncia do subdesenvolvimento. Nos pases desenvolvidos, onde o padro de vida da populao alto, o controle da natalidade ocorre paralelamente melhoria da qualidade de vida da populao e espontaneamente, de uma gerao para outra. Nos pases subdesenvolvidos, uma populao jovem numerosa s se torna empecilho ao desenvolvimento de suas atividades econmicas quando no so realizados investimentos sociais, em especial na educao e na sade. Tal situao gera um enorme contingente de mo de obra desqualificada que ingressa anualmente no mercado de trabalho. Para que a dinmica demogrfica entre em equilbrio, necessrio enfrentar em primeiro lugar as questes sociais e econmicas. Os investimentos em educao so fundamentais para a melhoria de todos os indicadores sociais. Pois quando o cotidiano familiar decorre em condies miserveis e as pessoas no tm conscincia das determinaes econmicas e sociais, elas no iro ficar preocupadas em gerar menos filhos. Foi constatado que quanto maior a escolaridade da mulher menor o nmero de filhos e a taxa de mortalidade infantil. De todas as a teorias, a reformista a que melhor retrata os fatores que geram o subdesenvolvimento poltico, social e econmico. Dessa forma, a teoria reformista derruba as teorias de Malthus.

You might also like