You are on page 1of 21

INTRODUO

A prestao dos Primeiros Socorros depende de conhecimentos bsicos, tericos e prticos por parte de quem os est aplicando. O restabelecimento da vtima de um acidente, seja qual for sua natureza, depender muito do preparo psicolgico e tcnico da pessoa que prestar o atendimento. O socorrista deve agir com bom senso, tolerncia, calma e ter grande capacidade de improvisao. O primeiro atendimento mal sucedido pode levar vtimas de acidentes a seqelas irreversveis. Para ser um socorrista necessrio ser um bom samaritano, isto , aquele que presta socorro voluntariamente, por amor ao seu semelhante. Para tanto necessrio trs coisas bsicas, mos para manipular a vtima, boca para acalm-la, anim-la e solicitar socorro, e finalmente corao para prestar socorro sem querer receber nada em troca.

OBJETIVO
Os Primeiros Socorros ou socorro bsico de urgncia so as medidas iniciais e imediatas dedicadas vtima, fora do ambiente hospitalar, executadas por qualquer pessoa, treinada, para garantir a vida, proporcionar bem-estar e evitar agravamento das leses existentes.

AVALIAO INICIAL
Antes de qualquer outra atitude no atendimento s vtimas, deve-se obedecer a uma seqncia padronizada de procedimentos que permitir determinar qual o principal problema associado com a leso ou doena e quais sero as medidas a serem tomadas para corrigilo. Essa seqncia padronizada de procedimentos conhecida como exame do paciente. Durante o exame, a vtima deve ser atendida e sumariamente examinada para que, com base nas leses sofridas e nos seus sinais vitais, as prioridades do atendimento sejam estabelecidas. O exame do paciente leva em conta aspectos subjetivos, tais como:
O local da ocorrncia. seguro? Ser necessrio movimentar a vtima? H mais de

uma vtima? Pode-se dar conta de todas as vtimas?


A vtima. Est consciente? Tenta falar alguma coisa ou aponta para qualquer parte

do corpo dela. As testemunhas. Elas esto tentando dar alguma informao? O socorrista deve ouvir o que dizem a respeito dos momentos que antecederam o acidente. Mecanismos da leso. H algum objeto cado prximo da vtima, como escada, moto, bicicleta, andaime e etc. A vtima pode ter sido ferida pelo volante do veculo? Deformidades e leses. A vtima est cada em posio estranha? Ela est queimada? H sinais de esmagamento de algum membro? Sinais. H sangue nas vestes ou ao redor da vtima? Ela vomitou? Ela est tendo convulses? Para que no haja contaminao, antes de iniciar a manipulao da vtima o socorrista dever estar aparamentado com luvas cirrgicas, avental com mangas longas, culos panormicos e mscara para respirao artificial ou amb.

As informaes obtidas por esse processo, que no se estende por mais do que alguns segundos, so extremamente valiosas na seqncia do exame, que subdividido em duas partes: a anlise primria e secundria da vtima.

ANLISE PRIMRIA
A anlise primria uma avaliao realizada sempre que a vtima est inconsciente e necessria para se detectar as condies que colocam em risco iminente a vida da vtima. Ela se desenvolve obedecendo s seguintes etapas:

determinar inconscincia; abrir vias areas; checar respirao; checar circulao; e checar grandes hemorragias.

COLAR CERVICAL Tipos


O colar cervical encontrado nos tamanhos pequeno, mdio e grande e na forma regulvel a qual se ajusta a todo comprimento de pescoo.

Escolha do tamanho
Com o pescoo da vtima em posio anatmica, medir com os dedos da mo, a distncia entre a base do pescoo (msculo trapzio) at a base da mandbula. Em seguida comparar a medida obtida com a parte de plstico existente na lateral do colar, escolhendo assim o tamanho que se adapta ao pescoo da vtima.

Colocao do colar cervical (2 socorristas)


Socorrista 1
Retirar qualquer vestimenta e adorno em torno do pescoo da vtima; Examinar o pescoo da vtima antes de colocar o colar; Fazer o alinhamento lentamente da cabea e manter firme com uma leve trao pa-

ra cima;

Socorrista 2
Escolher o colar cervical apropriado; Passar a parte posterior do colar por trs do pescoo da vtima; Colocar a parte anterior do colar cervical, encaixando no queixo da vtima de forma

que esteja apoiado firmemente;


Ajustar o colar e prender o velcro, mantendo uma discreta folga (um dedo) entre o

colar e o pescoo da vtima; Manter a imobilizao lateral da cabea at que a mesma seja imobilizada (apoio lateral, preso pelas correias da maca).

ANLISE SECUNDRIA
O principal propsito da anlise secundria descobrir leses ou problemas diversos que possam ameaar a sobrevivncia da vtima, se no forem tratados convenientemente. um processo sistemtico de obter informaes e ajudar a tranqilizar a vtima, seus familiares e testemunhas que tenham interesse pelo seu estado, e esclarecer que providncias esto sendo tomadas. Os elementos que constituem a anlise secundria so: Entrevista Objetiva - conseguir informaes atravs da observao do local e do mecanismo da leso, questionando a vtima, seus parentes e as testemunhas.
Exame da cabea aos ps - realizar uma avaliao pormenorizada da vtima, utili-

zando os sentidos do tato, da viso, da audio e do olfato.


Sintomas - so as impresses transmitidas pela vtima, tais como: tontura, nusea,

dores, etc.
Sinais vitais - pulso e respirao. Outros sinais - Cor e temperatura da pele, dimetro das pupilas, etc.

NOES SOBRE DOENAS Insolao Conceituao


Ocorre devido ao direta dos raios solares sobre o indivduo.

Sinais e Sintomas

Temperatura do corpo elevada; Pele quente, avermelhada e seca; Diferentes nveis de conscincia; Falta de ar; Desidratao; Dor de cabea, nuseas e tontura.

Primeiros Socorros
Remover a vtima para lugar fresco e arejado; Baixar a temperatura do corpo de modo progressivo, envolvendo-a com toalhas u

Intermao Conceituao

medecidas; Oferecer lquidos em pequenas quantidades e de forma freqente; Mant-la deitada; Avaliar nvel de conscincia, pulso e respirao; Providenciar transporte adequado; Encaminhar para atendimento hospitalar.

Ocorre devido ao do calor em lugares fechados e no arejados (nas fundies, padarias, caldeiras etc.) intenso trabalho muscular.

Sinais e Sintomas
Temperatura do corpo elevada;

Pele quente, avermelhada e seca; Diferentes nveis de conscincia; Falta de ar; Desidratao; Dor de cabea, nuseas e tontura; Insuficincia respiratria.

Primeiros Socorros
Remover a vtima para lugar fresco e arejado; Baixar a temperatura do corpo de modo progressivo, aplicando compressas de pano

umedecido com gua;


Mant-la deitada com o tronco ligeiramente elevado; Avaliar nvel de conscincia, pulso e respirao; Encaminhar para atendimento hospitalar.

Ferimentos Externos Conceituao


So leses que acometem as estruturas superficiais ou profundas do organismo com grau de sangramento, lacerao e contaminao varivel.

Sinais e Sintomas

Dor e edema local; Sangramento; Lacerao em graus variveis; Contaminao se no adequadamente tratado.

Primeiros Socorros
Priorizar o controle do sangramento; Lavar o ferimento com gua; Proteger o ferimento com pano limpo, fixando-o

sem apertar; No remover objetos empalados; No colocar qualquer substncia estranha sobre a leso; Encaminhar para atendimento hospitalar.

Hemorragias Conceituao
a perda de sangue devido ao rompimento de um vaso sanguneo (artrias, veias e capilares). Toda hemorragia deve ser controlada imediatamente. A hemorragia abundante e no controlada pode causar a morte em 3 a 5 minutos.
A. Hemorragia Externa

Sinais e Sintomas

Sangramento visvel; Nvel de conscincia varivel decorrente da perda sangnea; Palidez de pele e mucosa.

Primeiros Socorros
Comprimir o local usando um pano limpo. (quantidade

excessiva de pano pode mascarar o sangramento;


Manter a compresso at os cuidados definitivos; Se possvel, elevar o membro que est sangrando; No utilizar qualquer substncia estranha para coibir o

sangramento;
Encaminhar para atendimento hospitalar. B. Hemorragia Interna

Sinais e Sintomas

Sangramento geralmente no visvel; Nvel de conscincia varivel dependente da intensidade e local do sangramento.

Casos em que devemos suspeitar de hemorragia interna importante:


Sangramento pela urina; Sangramento pelo ouvido; Fratura de fmur; Dor com rigidez abdominal; Vmitos ou tosse com sangue; Traumatismos ou ferimentos penetrantes no crnio, trax ou abdome.

Primeiros Socorros
Manter a vtima aquecida e deitada, acompanhando os sinais vitais e atuando ade-

quadamente nas intercorrncias;


Agilizar o encaminhamento para o atendimento hospitalar.

OBS: AMPUTAO PARCIAL: Controlar o sangramento sem completar a amputao. AMPUTAO TOTAL: Controlar o sangramento e envolver a parte amputada em pano limpo a ser transportada junto com a vtima. C. Hemorragia Nasal

Sinais e Sintomas

Sangramento nasal visvel

Primeiros Socorros
Colocar a vtima sentada, com a cabea ligeiramente voltada para trs, e apertar-lhe

a(s) narina (s) durante cinco minutos;


Caso a hemorragia no ceda, comprimir externamente o lado da narina que est

sangrando e colocar um pano ou toalha fria sobre o nariz. Se possvel, usar um saco com gelo; Encaminhar para atendimento hospitalar.

Queimaduras Conceituao
uma leso produzida no tecido de revestimento do organismo, por agentes trmicos, eltricos, produtos qumicos, irradiao ionizantes e animais peonhentos.

Sinais e Sintomas
1 Grau
Atinge somente a epiderme; Dor local e vermelhido da rea atingida.

2 Grau
Atinge a epiderme e a derme; Apresenta dor local, vermelhido e bolhas dgua.

3 Grau
Atinge a epiderme, derme e alcana os tecidos mais profundos, podendo chegar at

o osso.
PRIMEIRO GRAU SEGUNDO GRAU TERCEIRO GRAU

VERMELHIDO

BOLHAS

NECROSE

EPIDERME DERME HIPODERME MSCULO

Primeiros Socorros
A.

Isolar a vtima do agente agressor; Diminuir a temperatura local, banhando com gua fria (1Grau); Proteger a rea afetada com plstico; No perfurar bolhas, colocar gelo, aplicar medicamentos, nem produtos caseiros; Retirar parte da roupa que esteja em volta da rea queimada; Retirar anis e pulseiras, para no provocar estrangulamento ao inchar. Encaminhar para atendimento hospitalar;
Queimaduras Eltricas

Primeiros Socorros

Desligar a fonte de energia eltrica, ou retirar a vtima do contato eltrico com luvas

de borracha e luvas de cobertura ou com um basto isolante, antes de tocar na vtima; Adotar os cuidados especficos para queimaduras apresentados anteriormente, se necessrio aplicar tcnica de Reanimao Cardiopulmonar (RCP).
B.

Primeiros Socorros

Queimaduras nos Olhos

Lavar os olhos com gua em abundncia durante vrios minutos; Vedar o(os) olho(s) atingido(s) com pano limpo; Encaminhar para atendimento hospitalar.

Desmaio Conceituao
a perda sbita e temporria da conscincia e da fora muscular, geralmente devido diminuio de oxignio no crebro, tendo como causas: hipoglicemia, fator emocional, dor extrema, ambiente confinado etc.

Sinais e Sintomas

Tontura; Sensao de mal estar; Pulso rpido e fraco; Respirao presente de ritmos variados; Tremor nas sobrancelhas; Pele fria, plida e mida; Inconscincia superficial;

Primeiros Socorros

Colocar a vtima em local arejado e afastar curiosos; Deitar a vtima se possvel com a cabea mais baixa que o corpo; Afrouxar as roupas; Encaminhar para atendimento mdico.

Convulso Conceituao
Perda sbita da conscincia acompanhada de contraes musculares bruscas e involuntrias, conhecida popularmente como ataque. Causas variadas: epilepsia, febre alta, traumatismo craniano, etc.

Sinais e Sintomas

Inconscincia; Queda abrupta da vitima; Salivao abundante e vmito; Contrao brusca e involuntria dos msculos; Enrijecimento da mandbula, travando os dentes; Relaxamento dos esfncteres (urina e/ou fezes soltas); Esquecimento.

Primeiros Socorros
Colocar a vtima em local arejado, calmo e seguro; Proteger a cabea e o corpo de modo que os movimentos involuntrios no causem

leses; Afastar objetos existentes ao redor da vitima; Lateralizar a cabea em caso de vmitos; Afrouxar as roupas e deixar a vtima debater-se livremente; Nas convulses por febre alta diminuir a temperatura do corpo, envolvendo-o com pano embebido por gua; Encaminhar para atendimento hospitalar.

Leses Traumticas de Ossos, Articulaes e Msculos


A. Fratura

Conceituao
Fratura o rompimento total ou parcial de qualquer osso. Existem dois tipos de fratura:
Fechadas: sem exposio ssea. Expostas: o osso est ou esteve exposto.

FECHADA

EXPOSTA

B.

Conceituao

Entorse

a separao momentnea das superfcies sseas articulares, provocando o estiramento ou rompimento dos ligamentos;
C. Distenso

Conceituao
o rompimento ou estiramento anormal de um msculo ou tendo.
D. Luxao

Conceituao
a perda de contato permanente entre duas extremidades sseas numa articulao.

Sinais e Sintomas

Dor local intensa; Dificuldade em movimentar a regio afetada; Hematoma; Deformidade da articulao; Inchao;

Primeiros Socorros
Manipular o mnimo possvel o local afetado; No colocar o osso no lugar; Proteger ferimentos com panos limpos e controlar sangramentos nas leses expos-

tas;
Imobilizar a rea afetada antes de remover a vtima; Se possvel, aplicar bolsa de gelo no local afetado; Encaminhar para atendimento hospitalar.

Principais Imobilizaes Provisrias

COLAR CERVICAL

TIPIA

TALAS

Leses da Coluna Vertebral Conceituao


A coluna vertebral composta de 33 vrtebras sobrepostas, localizada do crnio ao cccix, e no seu interior h a medula espinhal, que realiza a conduo dos impulsos nervosos. As leses da coluna vertebral mal conduzidas podem produzir leses graves e irreversveis de medula, com comprometimento neurolgico definitivo (tetraplgica ou paraplegia). Todo o cuidado dever ser tomado com estas vitimas para no surgirem leses adicionais.

Sinais e Sintomas
Dor local intensa; Diminuio da sensibilidade, formigamento ou dormncia em membros inferiores

e/ou superiores;
Paralisia dos segmentos do corpo, que ocorrem abaixo da leso; Perda do controle esfincteriano (urina e/ou fezes soltas). Nota: Todas as vitimas inconscientes devero ser consideradas e tratadas como portadoras de leses na coluna.

Primeiros Socorros
Cuidado especial com a vtima inconsciente; Imobilizar o pescoo antes do transporte, utilizando o colar cervical; Movimentar a vtima em bloco, impedindo particularmente movimentos bruscos do

pescoo e do tronco;
Colocar em prancha de madeira; Encaminhar para atendimento hospitalar.

Corpo Estranho nos Olhos Conceituao


a introduo acidental de poeiras, gros diversos etc. na cavidade dos glbulos oculares.

Sinais e Sintomas

Dor; Ardncia; Vermelhido; Lacrimejamento.

Primeiros Socorros

No esfregar os olhos; Lavar o olho com gua limpa; No remover o corpo estranho manualmente; Se o corpo estranho no sair com a lavagem, cobrir os dois olhos com pano limpo; Encaminhar para atendimento hospitalar.

Intoxicaes e Envenenamentos Conceituao


O envenenamento ou intoxicao resulta da penetrao de substncia txica/nociva no organismo atravs da pele, aspirao e ingesto.

Sinais e Sintomas

Dor e sensao de queimao nas vias de penetrao e sistemas correspondentes; Hlito com odor estranho; Sonolncia, confuso mental, alucinaes e delrios, estado de coma; Leses cutneas; Nuseas e vmitos; Alteraes da respirao e do pulso.

Primeiros Socorros
A. B. Pele

Retirar a roupa impregnada; Lavar a regio atingida com gua em abundncia; Substncias slidas devem ser retiradas antes de lavar com gua; Agasalhar a vtima; Encaminhar para atendimento hospitalar.

Aspirao Proporcionar a ventilao; Abrir as vias reas respiratrias; Encaminhar para atendimento hospitalar. Identificar o tipo de veneno ingerido; Provocar vmito somente quando a vtima apresentar-se consciente, oferecendo Ingesto

C.

gua;
No provocar vmitos nos casos de inconscincia, ingesto de soda custica, ci-

dos ou produtos derivados de petrleo;

Encaminhar para atendimento hospitalar.

Estado Choque Conceituao


a falncia do sistema cardiocirculatrio devido a causas variadas, proporcionando uma inadequada perfuso e oxigenao dos tecidos.

Sinais e Sintomas

Inconscincia profunda; Pulso fraco e rpido; Aumento da freqncia respiratria; Perfuso capilar lenta ou nula; Tremores de frio.

Primeiros Socorros

Colocar a vtima em local arejado, afastar curiosos e afrouxar as roupas; Manter a vtima deitada com as pernas mais elevadas; Manter a vtima aquecida; Lateralizar a cabea em casos de vmitos; Encaminhar para atendimento hospitalar.

Choque Eltrico
Conceituao
o fenmeno da passagem da corrente eltrica pelo corpo quando em contato com partes energizadas.

Sinais e Sintomas
Parada cardiorrespiratria; Queimaduras; Leses traumticas.

Primeiros Socorros
Interromper imediatamente o contato da vtima com a corrente eltrica, utilizando lu-

vas isolantes de borracha , com luvas de cobertura ou basto isolante;


Certificar-se de estar pisando em cho seco, se no estiver usando botas com sola-

do isolante;
Realizar avaliao primria (grau de conscincia, respirao e pulsao); Aplicar as condutas preconizadas para parada cardiorrespiratria, queimaduras e le-

ses traumticas; Encaminhar para atendimento hospitalar.

PARADA CARDIORRESPIRATRIA
Conceituao
a ausncia das funes vitais, movimentos respiratrios e batimentos cardacos. A ocorrncia isolada de uma delas s existe em curto espao de tempo; a parada de uma acarreta a parada da outra. A parada cardiorrespiratria leva morte no perodo de 3 a 5 minutos.

Sinais e Sintomas
Inconscincia; Ausncia de movimentos respiratrios e batimentos cardacos.

Primeiros Socorros
A. Remover dentadura, pontes dentrias, excesso de secreo, dentes soltos etc.; Colocar uma das mos sobre a testa da vtima e com a outra fazer uma pequena Desobstruo das Vias Areas

fora para elevar o queixo;


Estender a cabea da vtima para trs at que a boca abra.

B.

Respirao Artificial (Boca a Boca)

Verificao da Respirao
Encostar o ouvido sobre a boca e nariz da vtima, mantendo as vias areas abertas; Observar se o peito da vtima sobe e desce, ouvir e sentir se h sinal de respirao.

Procedimento
Manter a cabea estendida para trs, sustentando o queixo e mantendo as vias a-

reas abertas;
Pinar o nariz da vtima;

Inspirar, enchendo bem o peito, e colocar sua boca de forma a vedar completamen-

te, com seus lbios, a boca da vtima;


Aplicar 1 sopro moderado com durao de 1 a 2 segundos respirar e aplicar mais 1

sopro; Observar se quando voc sopra o peito da vtima sobe; Aplicar uma respirao boca a boca a cada 5 ou 6 segundos; Continuar at que a vtima volte a respirar ou o atendimento mdico chegue ao local.

C.

Massagem Cardaca Manter a cabea da vtima estendida para trs, sustentando-a pela testa; Localizar o Pomo de Ado com a ponta dos dedos indicador e mdio; Deslizar os dedos em direo lateral do pescoo para o lado no qual voc estiver

Verificao do Pulso

posicionado (no utilize o polegar, pois este tem pulso prprio);


Sentir o pulso da cartida (espere 5 10 segundos). A cartida a artria mais re-

comendada por ficar prxima ao corao e ser acessvel.

Procedimento

Realizar somente quando tiver certeza de que o corao da vtima parou; Colocar a vtima sobre uma superfcie rgida; Ajoelhar-se ao lado da vtima; Usando a mo prxima da cintura da vtima, deslizar os dedos pela lateral das costelas prximas a voc, em direo ao centro do peito, at localizar a ponta do osso esterno; Colocar a ponta do dedo mdio sobre a ponta do osso esterno, alinhando o dedo indicador ao mdio; Colocar a base da sua outra mo (que est mais prxima da cabea da vtima) ao lado do dedo indicador; Remover a mo que localizou o osso esterno, colocando-a sobre a que est no peito; Entrelaar os seus dedos, estendendo-os de forma que no toquem no peito da vtima.

Posicionar seus ombros diretamente acima de suas mos sobre o peito da vtima; Manter os braos retos e os cotovelos estendidos; Pressionar o osso esterno para baixo, cerca de aproximadamente 5 centmetros; Executar 15 compresses. Contar as compresses medida que voc as executa; Fazer as compresses uniformemente e com ritmo; Durante as compresses, flexionar o tronco ao invs dos joelhos; Evitar que os seus dedos apertem o peito da vtima durante as compresses.

D.

Reanimao Cardiopulmonar (RCP) Aplicar 2 sopros moderados aps as 15 compresses; Completar 4 ciclos de 15 compresses e 2 sopros e verificar o pulso. Se no houver

pulso, manter o ciclo iniciando sempre pelas compresses no peito. Continuar verifi-

cando o pulso a cada 4 5 minutos. Se o pulso voltar, faa apenas a respirao boca a boca; Continuar com a RCP, inclusive durante o transporte, at que a vtima volte a respirar, a ter pulso ou at que o atendimento mdico chegue ao local.

Picadas e Ferroadas de Animais Peonhentos Conceituao


Animais peonhentos so aqueles que introduzem no organismo humano substncias txicas. Por exemplo, cobras venenosas, aranhas e escorpies. Se possvel deve-se capturar ou identificar o animal que picou a vtima, mas sem perda de tempo com esse procedimento. Na dvida, tratar como se o animal fosse peonhento.

Sinais e Sintomas
A.

Marcas da picada; Dor, inchao; Manchas roxas, hemorragia; Febre, nuseas; Sudorese, urina escura; Calafrios, perturbaes visuais; Eritema, dor de cabea; Distrbios visuais; Queda das plpebras; Convulses; Dificuldade respiratria.
Cobras

Primeiros Socorros
Manter a vtima deitada. Evite que ela se movimente para no favorecer a absoro

de veneno;
Se a picada for na perna ou brao, mantenha-os em posio mais baixa que o cora-

o; Lavar a picada com gua e sabo; Colocar gelo ou gua fria sobre o local; Remover anis, relgios, prevenindo assim complicaes decorrentes do inchao; Encaminhar a vtima imediatamente ao servio de sade mais prximo, para que possa receber o soro em tempo; No fazer garroteamento ou torniquete; No cortar ou perfurar o local da picada.

Medidas Preventivas
B.

Usar botas de cano longo e perneiras; Proteger as mos com luvas de raspa ou vaqueta; Combater os ratos; Preservar os predadores; Conservar o meio ambiente.

Escorpies/Aranhas

Sinais e Sintomas
Dor; Eritema; Inchao; Febre; Dor de cabea.

Primeiros Socorros

Os mesmos utilizados nas picadas de cobras; Encaminhar a vtima imediatamente ao servio de sade mais prximo, para avaliar

a necessidade de soro especfico.

Picadas e Ferroadas de Insetos Conceituao


H pessoas alrgicas que sofrem reaes graves ou generalizadas, devido a picadas de insetos (abelhas e formigas).
OBS: Especial cuidado deve ser dado a picadas mltiplas ou simultneas. Tm sido descritos casos fatais por ataque de enxames de abelhas africanas por choque e hemlise macia.

Sinais e Sintomas

Eritema local que pode se estender pelo corpo todo; Prurido; Dificuldade respiratria (edema de glote). Retirar os ferres introduzidos pelos insetos sem espremer; Aplicar gelo ou lavar o local da picada com gua; Encaminhar para atendimento hospitalar.

Primeiros Socorros

TCNICAS PARA REMOO E TRANSPORTE DE ACIDENTADOS


Conceituao
O transporte de acidentados deve ser feito por equipe especializada em resgate (Corpo de Bombeiros, Anjos do Asfalto, outros). O transporte realizado de forma imprpria poder agravar as leses, provocando seqelas irreversveis ao acidentado. A vtima somente dever ser transportada com tcnica e meios prprios, nos casos, onde no possvel contar com equipes especializadas em resgate.

OBS: imprescindvel a avaliao das condies da vtima para fazer o transporte seguro (nmero de pessoas para realizar o transporte). A remoo ou transporte como indicado abaixo s possvel quando no h suspeita de leses na coluna vertebral.

Uma pessoa
a. Nos braos: Passe um dos braos da vtima ao redor do seu pescoo.

b. De apoio: Passe o seu brao em torno da cintura da vtima e o brao da vtima ao redor de seu pescoo.

c. Nas costas: D as costas para a vtima, passe os braos dela ao redor de seu pescoo, incline-a para a frente e levante-a.

Duas pessoas
a. Cadeirinha: Faa a cadeirinha conforme abaixo. Passe os braos da vtima ao redor do seu pescoo e levante a vtima.

b. Segurando pelas extremidades: uma segura a vtima pelas axilas, enquanto a outra, segura pelas pernas abertas. Ambas devem erguer a vtima simultneamente.

Trs pessoas
Uma segura a cabea e costas, a outra, a cintura e a parte superior das coxas. A terceira segura a parte inferior das coxas e pernas. Os movimentos das trs pessoas devem ser simultneos, para impedir deslocamentos da cabea, coluna, coxas e pernas.

Quatro pessoas
Semelhante ao de trs pessoas. A quarta pessoa imobiliza a cabea da vtima impedindo qualquer tipo de deslocamento.

TELEFONES TEIS
CORPO DE BOMBEIROS (RESGATE) .............................................................................193 AMBULNCIA ....................................................................................................................192 POLCIA MILITAR...............................................................................................................190 INSTITUTO BUTANTAN (HOSPITAL).............................................................. (11) 37267962 CENTRO DE CONTROLE DE INTOXICAES...................... 0800-7713733/(11) 50125311

You might also like