You are on page 1of 74

0

HIGIENE E MEDICINA DO TRABALHO


Mdulo I-

Maro/2009

HISTRIA DA SEGURANA DO TRABALHO

As atividades laborativas nasceram com o homem. Pela sua capacidade de raciocnio e pelo seu instinto gregrio, o homem conseguiu, atravs da Histria, criar uma tecnologia que possibilitou sua existncia no planeta. Partindo da atividade predatria, evoluiu para a agricultura e o pastoreio, alcanou a fase do artesanato e atingiu a era industrial. Com a revoluo industrial, e a expanso do uso da mquina a vapor, na Inglaterra, ocorreu um aumento vertiginoso da atividade industrial. Condies totalmente inspitas de calor, ventilao e umidade eram encontradas, pois as fbricas no ofereciam condies adequadas de trabalho ao ser humano, como ainda, em muitos pases em desenvolvimento no oferecem. As mquinas primitivas ofereciam toda a sorte de riscos, e as conseqncias tornaram-se to crticas que comeou a haver clamores, inclusive de rgos governamentais, exigindo um mnimo de condies humanas para o trabalho. No Brasil, podemos fixar por volta de 193O a nossa Revoluo Industrial e, embora tivssemos j a experincia de outros pases, em menor escala, bem verdade, atravessamos os mesmos percalos, o que fez com que se falasse, em 1970, que o Brasil era o campeo de acidentes do trabalho. Com a necessidade de criar melhores condies de trabalho, foi criada editada em Agosto de 1978 a Portaria 3.214, que estabeleceu no Brasil as Normas Regulamentadoras de Segurana do Trabalho.

HIGIENE E MEDICINA DO TRABALHO

O desenvolvimento tecnolgico da humanidade, apesar de trazer enormes benefcios e conforto para o homem do sculo XX, tem exposto o trabalhador a diversos agentes potencialmente nocivos e que, sob certas condies, podem provocar doenas profissionais ou do trabalho no desenvolvimento das suas atividades e at mesmos de populaes vizinhas a industrias ou polos industriais. 2

A Higiene do Trabalho, estruturada como uma cincia prevencionista, vem sendo aperfeioada dia a dia e tem como objetivo fundamental atuar no ambiente de trabalho, a fim de detectar os agentes prejudiciais sade, quantificar sua intensidade ou concentrao e tomar as medidas de controle necessrias para resguardar a sade e o conforto dos trabalhadores. A Associao Norte-Americana de Higienistas Industriais- ACGIH- define deste modo esta cincia: A Higiene Industrial uma cincia e uma arte, que tem por objetivo. o reconhecimento, avaliao e o controle daqueles fatores ambientais ou tenses, originadas nos locais de trabalho, que podem provocar doenas, prejuzos sade ou bem-estar, desconforto significativo e ineficincia nos trabalhadores ou entre as pessoas da comunidade. Da definio de Higiene e seus objetivos, fica claramente estabelecido que seus princpios e metodologia de atuao so aplicveis a qualquer forma de atividade humana, em que possam estar presentes diversos fatores causadores de doenas profissionais. Por esses motivos d-se uma denominao mais ampla esta cincia, falando de "Higiene e Medicina do Trabalho", sendo esta denominao a utilizada no Brasil.

A Higiene do Trabalho ou Higiene industrial est relacionada, direta ou indiretamente, a outras atividades profissionais tais como: DIREITO Fornece subsdios tcnicos para solues de conflitos trabalhistas, previdencirios (na concesso de aposentadoria especial, indenizaes ou doenas do trabalho) e civil. ENGENHARIA Ela est presente em todas as etapas de um programa de higiene do trabalho. ERGONOMIA Esta atividade tem como finalidade a melhoria do conforto e qualidade de vida do trabalhador no seu ambiente de trabalho. MEDICINA DO TRABALHO Acompanha o controle biolgico, atravs de exames mdicos. um dos parmetros utilizados para verificar a eficincia e subsidiar um programa de controle de riscos ambientais.

TOXICOLOGIA - Tem por finalidade fornecer dados tcnicos sobre os contaminantes ambientais nos locais de trabalho. PSICOLOGIA E SOCIOLOGIA Elas tratam de harmonizar as relaes entre o processo produtivo, o ambiente de trabalho e, principalmente, o trabalhador. O SESMT- Servios Especializados em Engenharia e Medicina do Trabalho, estabelecido pela Portaria 3.214 atravs da NR 04, procura reconhecer os fatores ambientais relacionados no processo do trabalho e compreender os seus efeitos no organismo dos trabalhadores e no seu bem-estar, avaliar, baseando em tcnicas modernas. A magnitude desses fatores ambientais, deve interpretar os resultados das medies representativas das exposies, escolher os meios para eliminar, controlar ou reduzir os riscos ambientais, afim de atenuar os seus efeitos a nveis compatveis com a preservao da sade, do bem-estar e conforto. OUTROS CONCEITOS A OMS e a OIT props o conceito de sade ocupacional: A sade ocupacional tem como objetivo promover e manter no seu mais alto grau o bem-estar fsico, mental e social dos trabalhadores de todas as profisses, evitar a deteriorao da sade provocada pelas condies de trabalho, proteg-los em suas atividades dos riscos dos agentes nocivos, manter os trabalhadores de forma adequada s suas aptides fisiolgicas e psicolgicas. Adaptar o trabalho pessoa e cada pessoa ao seu trabalho. Se houver alteraes nocivas ou insalubres no ambiente geradas pelas atividades laboriais, sero criadas condies propcias para o surgimento das doenas ou patologias do trabalho.

ETAPAS DA HIGIENE DO TRABALHO a) identificao dos riscos e definio de prioridades b) avaliao das exposies c) Controle das exposies d) Administrao dos resultados e) Comunicao e controle f) Acompanhamento 4

a) Identificao dos riscos e definio de prioridades Analisar as diferentes operaes e processos para identificar a presena de agentes fsicos, qumicos, biolgicos, ergonmicos que possam prejudicar a sade do trabalhador, estimando o grau de risco. Definir prioridades de monitoramento e controle ambiental, com base nas informaes acima. Avaliar novos processos e modificaes de equipamentos visando o controle das exposies. b) Avaliaes das exposies Estabelecer plano de monitoramento para avaliar quantitativamente as fontes potenciais de exposio e a eficincia das medidas de controle implementadas; O plano de monitoramento deve incorporar uma estratgia de amostragem que inclua a relao custo/benefcio dos dados de exposio que sero obtidos; Estabelecer normas que assegurem a qualidade dos dados obtidos, tanto referente amostragem quanto anlises qumicas. Trabalhar junto com a medicina ocupacional visando correlacionar os dados de exposio ambiental com os dados mdicos. c) Controle das exposies Controles da engenharia pois procuram solues definitivas para a causa do problema Controles administrativos (limitao da exposio); Controle por equipamento de proteo individual.

d) Administrao dos resultados Atravs da documentao dos resultados e medidas de controle e) Comunicao e controle Treinamento e informao sobre os riscos ambientais e a preveno. f) Acompanhamento O acompanhamento serve para a monitorao dos agentes agressivos e verificar se o trabalhador est exposto abaixo do limite de tolerncia. 5

CLASSIFICAO DOS RISCOS AMBIENTAIS A maioria dos processos pelos quais o homem modifica os materiais extrados da natureza, para transform-los em produtos segundo as necessidades tecnolgicas atuais , capazes de dispensar no ambiente dos locais de trabalho substncias que, ao entrarem em contato com o organismo dos trabalhadores, podem acarretar molstias ou danos a sua sade. Assim, tambm estes processos podero originar condies fsicas de intensidade inadequada para o organismo humano, sendo que ambos os tipos de riscos (fsicos e qumicos) so geralmente de carter acumulativo e chegam, as vezes, a produzir graves danos aos trabalhadores. Para facilitar o estudo dos riscos ambientais, podemos classifica-los em trs grupos: a) riscos qumicos; b) riscos fsicos ; c) riscos biolgicos Por sua vez, cada um destes grupos subdivide-se de acordo com as conseqncias fisiolgicas que podem provocar, quer em funo das caractersticas fsico-qumicas dos agentes, quer segundo sua ao sobre o organismo, etc. a) Riscos qumicos As substancias ou produtos qumicos que podem contaminar um ambiente de trabalho classificam-se, segundo as suas caractersticas fsico-qumicas, em: 1 - Aerodispersoides; 2 - Gases e vapores. Ambos comportam-se de maneira diferente, tanto no que diz respeito ao perodo de permanncia no ar, quanto s possibilidades de ingresso no organismo. Por sua vez, ao Aerodispersoides podem ser slidos ou lquidos, atendendo ao seguinte esquema geral de classificao: slidos em ps e fumos e os lquidos em nvoas e neblinas. Os Aerodispersoides slidos e lquidos so classificados em relao ao tamanho da partcula e a sua forma de origem.

So poeiras e nvoas os Aerodispersoides originados por ruptura mecnica de so1idos e lquidos, respectivamente; e so fumos e neblinas aqueles formados por condensao ou oxidao de vapores, provenientes respectivamente, de substancias slidas ou lquidos a temperatura e presso normais (25 o C e 1 atmosfera de presso). b) Riscos fsicos Ordinariamente, os riscos fsicos representam um intercmbio brusco de energia entre o organismo e o ambiente, em quantidade superior quela que o organismo capaz de suportar, podendo acarretar uma doena profissional. Entre os mais importantes podemos citar:

temperaturas extremas: calor; frio; rudo; vibraes; presses anormais; radiaes ionizantes radiaes no ionizantes.

c) Riscos biolgicos Neste ultimo grupo esto classificados os riscos que representam os organismos vivos, tais como:

vrus; bactrias; fungos; parasitas. De tudo quanto se tem exposto, pode-se concluir que a presena de agentes agressivos nos locais

de trabalho representa um risco, mas isto no quer dizer que os trabalhadores expostos venham a contrair alguma doena. Para que isto acontea, devem concorrer vrios fatores, que so:

Tempo de exposio Quanto maior o tempo de exposio, maiores sero as possibilidades de se produzir uma doena do trabalho.

Concentrao ou intensidade dos agentes ambientais Quanto maior a concentrao ou intensidade dos agentes agressivos presentes no ambiente de

trabalho, tanto maior a possibilidade de danos sade dos trabalhadores exposto:

Caractersticas dos agentes ambientais As caractersticas especficas de cada agente tambm contribuem para a definio de seu

potencial de agressividade. O estudo do ambiente de trabalho, visando estabelecer relao entre esse ambiente e possveis danos sade dos trabalhadores que devem efetuar seus servios normais nesses locais, constitu o que chamamos de um levantamento de condies ambientais de trabalho. O levantamento pode dividir-se em duas partes:

1. estudo qualitativo; 2. estudo quantitativo. O estudo qualitativo das condies de trabalho visa coletar o maior numero possvel de informaes e dados necessrios, a fim de fixar as diretrizes a serem seguidas no levantamento quantitativo. O estudo quantitativo completar o reconhecimento preliminar dos ambientes de trabalho, atravs de medies adequadas que nos diro no final quais so as possibilidades de os trabalhadores serem afetados pelos diferentes agentes agressivos presentes nos locais de trabalho,

1 - Levantamento qualitativo Normas gerais de procedimento 8

Deve-se iniciar o reconhecimento qualitativo do ambiente de trabalho com um estudo minucioso de uma planta atualizada do local, assim como de um fluxograma dos processos a fim de estabelecer a forma correta de proceder o levantamento: saber o que fazer e como fazer nos diferentes locais de trabalho. O estudo qualitativo deve dar informao detalhada de aspectos como:

numero de trabalhadores; horrios de trabalho; matrias-primas usadas, incluindo nome comercial e nome cientfico das substancias; maquinarias e processos; tipos de energia usada para transformao de materiais; produtos semi-elaborados; produtos acabados; substancias complementares usadas nos processos;

existncia ou no de equipamentos de controle, tais como: ventilao local, estado em que se encontram os equipamentos, etc.;

tipo de iluminao e estado das luminrias; presena de poeiras, fumos, nvoas e ponto de origem da disperso; uso de EPI por parte dos trabalhadores.

Essas informaes devem ser acrescidas de comentrios escritas, que permitem esclarecer a situao real do ambiente de trabalho. A empresa deve assessorar-se de um elemento tcnico que esteja familiarizado com os processos industriais, mtodos de trabalho e demais atividades que so efetuadas normalmente no local, a fim de obter dados fidedignos e esclarecer as duvidas que possam surgir durante o levantamento. Para maior facilidade na coleta da informao podem ser utilizadas fichas padronizadas, que tenham condies de reunir as informaes mais importantes e necessrias. No existe um modelo nico para fichas desse tipo, j que seu formato e tamanho, bem como os itens constantes das mesmas podem variar em funo do tipo de empresa e dos objetivos e finalidades 9

do levantamento. Portanto, o engenheiro de segurana deve elaborar seu prprio material auxiliar cuidando para que tais formulrios sejam simples e completos, a fim de que representem um poderoso instrumento que venha a facilitar o levantamento e nunca interferir negativamente em sua qualidade. 2 - Levantamento quantitativo Uma vez realizado o levantamento qualitativo, j reunimos as condies necessrias para traar os rumos a serem seguidos no levantamento quantitativo. Este por sua vez, deve ser minucioso e completo, para que represente as condies reais em que se encontra o ambiente de trabalho. Deve-se, portanto verificar a intensidade ou concentrao dos agentes fsicos e qumicos existentes no local analisado. Dessa forma, so colhidos subsdios para definir as medidas de controle necessrias. Uma vez adotadas as medidas de controle que alteram as condies de exposio inicialmente avaliadas, ser necessrio um novo levantamento quantitativo, para se verificar a eficcia das medidas implantadas. Periodicamente, devero ser rea1izada novas quantificaes, a fim de detectar possveis alteraes, que exijam a adoo de novas medidas de controle ou a adequao das j existentes. Os critrios de avaliao e controle de cada agente sero estudados dentro dos itens especficos. 3 - Suscetibilidade individual A complexidade do organismo humano implica em que a resposta do organismo a um determinado agente pode variar de indivduo para indivduo, Portanto, a suscetibilidade individual um fator importante a ser considerado. Todos estes fatores devem ser estudados quando se apresenta um risco potencial de doena do trabalho e, na medida em que este seja claramente estabelecido, podendo planejar a implementao de medidas de controle, que levaro eliminao ou minimizao do risco em estudo. O tempo real de exposio ser determinado considerando-se a anlise da tarefa desenvolvida pelo trabalhador. Essa anlise deve incluir estudos, tais como:

tipo de servio; movimento do trabalhador ao efetuar o seu servio;

10

perodo de trabalho e descanso, considerando todas as suas possveis variaes durante a jornada de trabalho A concentrao dos poluentes qumicos ou a intensidade dos agentes fsicos devem ser avaliadas, mediante amostragem nos locais de trabalho, de naneira tal que essas amostragens sejam o mais representativas possvel da exposio real do trabalhador a esses agentes agressivos. Este estudo deve considerar tambm as caractersticas fsico-qumicas dos contaminantes e as caractersticas prprias que distinguem o tipo de risco fsico. Junto a este estudo ambiental ter de ser feito o estudo mdico do trabalhador exposto, a fim de determinar possveis alteraes no seu organismo, provocadas pelos agentes agressivos, que permitiro a instalao de danos mais importantes, se a exposio continuar. Pode-se concluir, ento. que a Higiene do Trabalho uma cincia multidisciplinar, que tem por objetivo fundamental a preservao da sade do trabalhador, o patrimnio mais importante. Nos itens que se seguem faremos um estudo mais aprofundado dos riscos ambientais, assim como das tcnicas empregadas pela Higiene do Trabalho necessrias para atingir o seu objetivo. Sero citadas as Normas Regu1amentadoras relacionadas aos quesitos legais, que garantem a todo trabalhador brasileiro o direito de preservar a sua sade no trabalho.

RISCOS FSICOS
Consideram-se agentes fsicos as diversas formas de energia as que possam estar expostos os trabalhadores, tais como rudo, vibrao, presses anormais, radiaes ionizantes e no ionizantes, temperaturas extremas e umidade que, de acordo com as caractersticas do posto de trabalho, podem causar danos sade. Estudaremos, ento, o reconhecimento, avaliao e controles desses agentes.

1-RUDO
CONCEITOS

11

Som qualquer oscilao de presso (no ar, gua ou outro meio) que o ouvido humano possa detectar. Quando o som no desejado, molesto e incmodo, pode ser chamado de barulho. Rudo um fenmeno fsico que, no caso da Acstica, indica uma mistura de sons, cujas freqncias no seguem uma regra precisa. Pode ser definido, tambm, como uma classe de som. Geralmente de natureza aleatria, onde no existe definio clara da freqncia. um som desagradvel ou indesejado propagado num meio elstico como os slidos, lquidos ou ar. Faixa Audvel O alcance da audio humana se estende de aproximadamente 20 Hz a 20.000 Hz. Freqncia o nmero de vezes que a oscilao (de presso) repetida, na unidade de tempo. Normalmente, medida em ciclos por segundo ou Hertz (Hz). Por exemplo: Alta freqncia: so os sons agudos Baixa Freqncia: so os sons graves 1 Hz = 1 c/seg. 1 ciclo = 1 oscilao completa. A freqncia mede a qualidade do som quanto mais alta a freqncia, melhor a qualidade do som. A sensibilidade do ouvido humano diferente para cada freqncia: Motor baixa freqncia menor que 1000 Hz Apito alta freqncia maior que 1000 Hz. Comprimento de Onda Conhecendo a velocidade e a freqncia do som, podemos encontrar o seu comprimento de onda, isto , a distncia fsica no ar entre um pico de onda at o prximo, pois: comprimento de onda = velocidade / freqncia. Para 20 Hz, o comprimento de onda de 20 metros.

12

Decibel (dB) O som mais fraco que o ouvido humano saudvel pode detectar de 20 milionsimos de um pascal (ou 20 Pa.20 micro pascals). Surpreendentemente, o ouvido humano pode suportar presses acima de um milho de vezes mais alta. Assim, se ns tivssemos que medir o som em Pa, chegaramos a nmeros bastante grandes e de difcil manejo. Para evitar isto, outra escala foi criada a escala decibel (dB). A escala decibel usa o limiar da audio de 20 Pa como o seu ponto de partida ou presso de referncia Isto definido para ser 0 dB. Cada vez que se multiplica por 10 a presso sonora em Pascal, adiciona-se 20 dB ao nvel em dB. Desta forma, a escala dB comprime os milhes de unidades de uma escala em apenas 120 dB de outra escala. Nvel de Presso Sonora Mede a intensidade do som, cuja unidade o decibel (dB). O som, ao se propagar no meio, opera algum tipo de presso. Ao se propagar no ar opera presso sobre a membrana timpnica dentro do pavilho auditivo. A relao entre o estmulo fsico e a sensao humana funo logartima. Estimulo Fsico Sensao 1 0 2 0,3 4 0,6 10 1 100 2 1000 3 10000 4 100000 5

humana Assim, quando o estmulo multiplicado por 10, a sensao humana aumenta apenas 1 unidade, por 1000, aumenta 3 vezes. Amplitude o valor mximo atingido pela grandeza que est sendo analisada, que pode ser: deslocamento, velocidade, acelerao ou presso. No caso de vibraes, as 3 primeiras grandezas so utilizadas, enquanto que para as vibraes sonoras, a ltima. Dose de Rudo A dose de rudo uma variante do rudo equivalente, para o qual o tempo de medio fixado em 8 horas. A nica diferena entre a dose de rudo e o rudo equivalente que a dose expressa em percentagem da exposio diria tolerada.

13

Dose Equivalente do rudo Os nveis de rudo industriais e exteriores flutuam ou variam de maneira aleatria com o tempo e o potencial de dano audio depende no s do seu nvel, mas tambm da sua durao. Para o nvel de rudo continuo, torna-se fcil, avaliar o efeito, mas se ele varia com o tempo, deve-se realizar uma dosimetria , de forma que todos os dados de nvel de presso sonora e tempo, possam ser analisados e calculado o nvel de rudo equivalente (Leq), que representa um nvel de rudo contnuo em dB(A), que possui o mesmo potencial de leso auditiva que o nvel de rudo varivel amostrado. A necessidade de se usar um dosmetro de rudo, deve-se dificuldade de se realizar os clculos de forma manual. Tipos de Rudo O rudo contnuo o que permanece estvel com variaes mximas de 3 a 5 dB(A) durante um longo perodo. O rudo intermitente um rudo com variaes, maiores ou menores de intensidade.. O rudo de impacto apresenta picos com durao menor de 1 segundo, a intervalos superiores a 1 segundo. Limite de Tolerncia Para fins de NR-15, a concentrao ou intensidade mxima ou mnima, relacionada com a natureza e o tempo de exposio do agente, que no causar dano sade do trabalhador, durante a sua vida laboral. Obs.: Os LTs da NR-15 so para AT 48 horas / semanais Para rudo intermitente / contnuo, h risco grave e iminente para exposies, sem proteo, a 115 dB(A). Para rudo de impacto, h risco grave e iminente, para exposies iguais ou superiores a 140 dB(Linear) ou 130 dB(Fast). Tabela 1: Limites de tolerncia Tipos de Rudo Rudo Contnuo / Intermitente Rudo de Impacto Limite de Tolerncia (NR-15) 85 dB(A) para 8 horas de exposio LT = 130 dB(linear) / dB, ccto linear e resposta de impacto. OU LT = 120 dB(C) (fast) / dB, ccto FAST, compensao C. O QUE IMPORTANTE SABER Qual a origem do rudo ? O rudo, na sociedade moderna, provm de diversas fontes, e as mais freqentes so: Mecnica, Choques, Vibraes, Aerodinmica, Ressonncias (dutos), Turbulncias (curvas, cotovelos, etc.), Hidrodinmica, Exploses 14

E para que se tenha uma referncia, a seguir apresentado um quadro com exemplos de nveis de rudo e suas fontes. Tabela 2: Exemplos de NPS Fonte de Rudo Leso Permanente Avio a jato Rebitadeira Automtica Trovo Metr Trfego Conversao Normal Quarto noite NPS dB(A) 50 140 130 120 90 80 60 a 70 25 a 35

O que fazer quando os nveis de rudo so muito altos? Quando as medies comprovarem que os nveis de presso sonora so muito altos, devem ser tomadas providncias a fim de reduzi-los. Embora os detalhes de um Programa de Reduo de Rudo possam ser um tanto complexos, h algumas linhas gerais para se encaminhar as solues. Reduo de rudo na fonte, atravs de tratamento acstico das superfcies da mquina ou substituio de parte da mquina ou toda a mquina, de forma a se reduzir a gerao de som. Reduzindo a transmisso do som, atravs de isolamento da fonte sonora ou atravs de tratamento do ambiente, atravs da incluso de superfcies absorvedoras, no teto, paredes e piso. Fornecer Protetor Auricular para as pessoas expostas. Esta medida a ltima a ser considerada como soluo definitiva e somente deve ser usada na fase de implantao das solues de engenharia. A prioridade deve ser sempre direcionada para eliminar / reduzir o nvel de rudo da fonte geradora. Excluir as fontes mais ruidosas, atravs da compra de novos equipamentos, remoo para outras reas isoladas, ou se nada for possvel, deve-se ainda reduzir a exposio do pessoal que trabalha no local. ADIO E SUBTRAO DE NVEIS DE RUDO As operaes em decibis no so lineares. Assim sendo, 90 dB + 90 dB no igual a 180dB, pois, como vimos anteriormente, a escala de presso sonora uma relao logartmica. Portanto, para adicionar ou subtrair nveis de presso sonora, necessrio calcular a razo mdia quadrtica das presses de cada nvel e 15

em seguida efetuar a soma ou subtrao. Com estes dados, calcula-se o nvel de presso sonora total ou resultante. Contudo, para evitar clculos complexos, foram criadas as curvas de adio e subtrao em dB, conforme grficos a seguir. ADIO: Passos: 1) Verifica-se a diferena entre os dois valores medidos em dB. 2) O valor da diferena colocado no eixo das abcissas e lido no eixo das ordenadas. 3) O valor lido nas ordenadas somada ao maior nvel em dB. SUBTRAO Supondo que foi medido 100dB de quatro mquinas. No se sabe o valor da fonte A. 1) Desligando a fonte A e fazendo a leitura NPST1 = 98 dB, por exemplo 2) NPST NPST1 = 100 98 = 2 3) Leva-se o valor 2 na abcissa do grfico e l-se 4,1 4) Toma-se o NPST e subtrai-se o valor 4,1 => 100 - 4,1 = 95,9 dB que o valor da fonte A ANATOMOFISIOLOGIA DA AUDIO

Em termos anatmicos, o aparelho auditivo humano est dividido em trs partes: ouvido externo ouvido mdio ouvido interno. Ouvido externo

16

formado pelo pavilho auricular de funo decorativa e localizao da fonte sonora como se captasse o som amplifica a fonte sonora. importante assinalar que a pele do segmento cartilaginoso do conduto segrega o cermem destinado a manuteno de condies estveis de umidade, temperatura e higiene. Esta pele delgada pode ser altamente prejudicada por corpos estranhos inclusive por protetores de insero quando mal adaptados. Ouvido mdio a membrana timpnica separa o ouvido interno do mdio. Esta membrana possui 8,5mm2 e formada por trs camadas, sendo que a intermediria formada de fibras colgenas que lhe conferem qualidades retratrias especiais. O tmpano, que suporta a presso sonora, move-se muito pouco o que, de certa forma, protege as delicadas estruturas dos ouvidos mdio e interno. O ouvido mdio um pequeno espao onde se situa a cadeia auricular que transmite mecanicamente as retraes do tmpano para o ouvido interno atravs da janela oval. Os ossculos martelo, bigorna e estribo se encontram suspenso no interior do ouvido e presos na caixa timpnica por delicados ligamentos. Ouvido Interno composto de duas estruturas inseridas no temporal: o caracol e os canais semicirculares. Nestas duas estruturas esto alojadas as terminaes nervosas do nervo auditivo.

EFEITOS DO RUDO NO ORGANISMO HUMANO Danos auditivos Os efeitos do rudo sobre o sistema auditivo podem ser de 3 tipos: 1) MUDANA TEMPORRIA DO LIMIAR DE AUDIO Tambm conhecida como surdez temporria que ocorre aps a exposio do trabalhador ao rudo intenso, mesmo por curto perodo de tempo. observado na prtica quando, aps se est em local com muito barulho, nota-se uma certa dificuldade de audio. A audio retorna aps algum tempo de afastamento da fonte de barulho. 2) SURDEZ PERMANENTE.

17

Se o trabalhador fica exposto, durante longos perodos, a barulho de intensidade expressiva, esta perda irreversvel e est associada destruio do elementos sensoriais da audio. 3) TRAUMA ACSTICO a perda auditiva repentina aps exposio a barulho intenso causados por exploses, impactos sonoros semelhantes. Conforme o tipo e extenso da leso, pode haver somente uma perda temporria ou pode se permanente. A exposio a NPS muito elevada pode ocasionar a ruptura da membrana do tmpano e at mesmo a desarticulao da cadeia auricular com surdez imediata como acima. FADIGA AUDITIVA Ocorre quando a exposio ao rudo prolongada e resulta na elevao do limiar da percepo auditiva. Estas alteraes podem ser transitrias ou permanentes sendo que a transitria tem possibilidade de tratamento e cura. A fadiga auditiva provocada por edema reversvel das clulas ciliadas que sofrem mudanas de metabolismo e alteraes de potencial eltrico celular. Obs.: o dano transitrio ocorrido aps 8 horas de exposio semelhante ao dano permanete aps 10 anos da mesma exposio. TCNICAS DE MEDIO E AVALIAO DO RUDO Conceitos: 1- Medio a coleta dos dados ambientais em campo, atravs de diferentes tcnicas e aparelhos. Ela deve ser orientada por um objetivo claro e especificamente determinado para que seja desenvolvida num tempo mnimo com os recursos disponveis. Decibelimetro: aparelho utilizado para medir a intensidade do som /rudo instantneo Dosmetro: aparelho utilizado para medir rudo com uso de integrador pessoal

2- Avaliao a comparao dos valores obtidos numa medio com os padres estabelecidos. Objetivos de uma avaliao

18

Do ponto de vista da higiene industrial, a avaliao pode ter um ou mais dos seguintes objetivos: 1) Determinar o risco de dano auditivo 2) Avaliar a interferncia com as comunicaes. 3) Determinar o potencial de desconforto ou incmodo 4) Descrever a fonte de barulho para orientar as medidas corretivas 5) Comparar com critrios legais ou normais internos das empresas. OBS.: Para a segurana do trabalho o principal objetivo da avaliao determinar o risco de dano auditivo. AVALIAO PARA DETERMINAR O DANO AUDITIVO 1) Tipos de rudos a) Contnuo ou intermitente para fins de aplicao dos limites de tolerncia, aquele rudo que no seja de impacto. b) Rudo de impacto aquele que apresenta picos de energia acstica de durao inferior a 1 seg a intervalos superiores a 1 seg. 2) Limites de tolerncia Os limites de tolerncia devem ser interpretados, no caso do rudo, como NPS e a exposio a cada um deles aos quais as maioria dos trabalhadores podem estar expostos, dia a dia, durante toda sua vida de trabalho, sem que isto resulte um efeito adverso na sua habilidade de ouvir ou entender uma conversa normal. 3) Suscetibilidade Individual uma caracterstica de cada indivduo que deve ser levada em conta nas avaliaes. importante salientar que: > Os LT nunca deve ser interpretados como linha certa que separa o rudo perigoso do som aceitvel. > Os LT referem-se maioria dos trabalhadores e, em conseqncia, uma pequena populao de trabalhadores pode apresentar efeitos nocivos apesar de estarem expostos a valores inferiores. CLCULO DO TEMPO DE EXPOSIO PERMITIDO dado pela frmula: T= 16
L - 80

19

2 T= tempo de exposio L = nvel de rudo da exposio Ex.1: Qual o tempo permitido de exposio a uma NPS = 85 dB?

Ex. 2: Qual o tempo de exposio a um NPS = 105 dB? EFEITOS COMBINADOS Se durante a jornada de trabalho ocorrerem dois ou mais perodos de exposio a rudo de diferente nveis, devfem ser considerados os seus efeitos combinados, de forma que, se a soma das seguintes fraes: C1 + C2 + C3 + C4 ...............................................................+ Cn T1 T2 T3 T4 Tn Exceder na unidade, a exposio estar acima do limite de tolerncia. C1 e Cn indicam o tempo total que o trabalhador fica exposto a um nvel de rudo especfico. T1 e Tn indicam a mxima exposio diria permissvel a este nvel, segundo o quadro do anexo 1 da NR-15 da Portaria 3214/78. IMPORTANTE Se o somatrio CM EXPOSIO ACIMA DO LT. > 1 ENTO O TRABALHADOR ESTAR A UMA

Aplicao prtica Ex.: 1 Numa casa de fora, os operadores ficam expostos diariamente, durante 8 horas, aos seguintes nveis de rudo dB 87 91 94 Tempo dirio exposio 2 horas 1,5 h 2h 20

96

1,5

Observao: BUSCAR TEMPO MXIMO DE EXPOSIO NA TABELA DO ANEXO 1 nr15.

Alguma medida de controle dever ser tomada. Obs.: quanto MAIOR for Cn, MAIOR ser o risco. Tn Ex.:2 Um trabalhador exerce sua funo em uma carpintaria de um canteiro de obras trabalhando: dB 110 90 115 85 Verificar se extrapola o L.T. Tempo dirio exposio 40 min 1h 20min 6h

PROCEDIMENTOS PARA UMA AVALIAO 1) No campo de trabalho a) fazer um croqui do local de trabalho que vai ser avaliado b) selecionar os pontos de medies prximos dos trabalhadores c) marcar os pontos a serem avaliados sobre o croqui d) efetuar as medies em cada um dos pontos, anotando os valores num formulrio e) verificar sempre as condies das baterias e a calibragem do aparelho f) o operador do medidor deve ficar o mais afastado possvel do microfone. g) O microfone deve ficar prximo da zona auditiva dos expostos. Deve-se tomar cuidado para que o microfone no fique na zona de sombra auditiva. h) O medidor deve ser orientado de maneira a captar o maior NPS existente. i) Em cada ponto de medio, deve-se permanecer o tempo suficiente para assegurar que todas as variaes de rudo sejam registradas. j) Quanto maior o n de medies mais preciso ser o resultado. CUIDADOS Umidade no ambiente e no aparelho 21

Correntes de ar interferem na medio.

MEDIDAS DE CONTROLE a) Controle na fonte feito prioritariamente e o mais recomendado quando h viabilidade, tcnica e econmica. FORMA DE CONTROLE No projeto das instalaes ou na aquisio do equipamento Diminuir velocidade de rotao Aumentar a massa de elementos vibrantes Aumentar a rigidez de peas/partes Melhorar sistemas de amortecimento Utilizar acoplamentos flexveis Reduzir velocidade de vazo de fludos Reduzir a turbulncia dos fluidos Substituio de processos Modificao de processos Enclausuramento de fontes de rudo ou partes mveis dos equipamentos.

b) Controle na transmisso Utilizao de barreiras de enclausuramento de todo o equipamento ou processo. utilizado quando no possvel controlar na fonte. c) Controle no pessoal feito quando: Tecnicamente no possvel controlar o rudo na fonte ou na trajetria Enquanto medidas de controle so implantadas. FORMAS DE CONTROLE a) Medidas de Engenharia; b) Medidas Administrativas c) Medidas no homem 22

PROGRAMA DE CONSERVAO AUDITIVA PCA Tambm chamado de PPA Programa de Proteo Auditiva. Este programa dever contemplar os seguintes itens bsicos: a) Anlise da exposio Mensurao da intensidade do rudo, distribuio em termos de tempo de exposio durante um dia tpico de trabalho e o efeito acumulativo ao longo da vida laborativa. b) Controle da exposio feito atravs de medidas tcnicas de reduo do rudo na fonte, diminuindo a proporo de rudo transmitido atravs do ar ou estruturas slidas ou revisando processo operacionais tais como: a. Remanejamento de trabalhadores b. Enclausuramento c. Anteparos absorventes de som d. Revestimento com materiais acsticos. Enquanto medidas tcnicas no so implantadas ou no houver possibilidades tcnicas e administrativas, recorre-se ao uso de EPIs. 3. Medida de Audio feita atravs de exames audiomtricos pr-admissionais, peridicos e demissionais. Tem a funo de identificar precocemente os trabalhadores com alteraes auditivas, acompanhamento durante a vida laboral e checagem dos resultados do programa implantado. 4. Educao dos Trabalhadores Conscientizao de que o rudo prejudicial e que devem ser seguidas s recomendaes e uso correto de EPIs. Participao dos trabalhadores, atravs de suas lideranas, no planejamento, execuo e avaliao dos programas. Os trabalhadores devem ter acesso aos resultados dos exames de sade inclusive os audiogramas para que possam fazer seu prprio acompanhamento. Equipe para a elaborao de um PCA: 23

O PCA exige o trabalho de uma equipe multidisciplinar, com poder decisrio e representantes dos setores envolvidos: gerentes, higienista industrial, fonoaudilogo, mdico do trabalho, engenheiro de segurana, chefes de produo e os prprios trabalhadores. Uso de EPIs

A atenuao proporcionada pelo EPI, em geral, de 10 dB inferior a indicada pelo fabricante. A eficcia do EPI depende tambm de uma indicao correta e tima adaptao. No caso do EPI tipo insero, o tamanho inadequado do canal auditivo do usurio, a existncia de deformaes no equipamento ou do canal auditivo e a reduo da eficincia pelo tempo de uso, podem alterar sensivelmente a proteo pretendida. No caso do protetor tipo concha, a seleo imperfeita ou presso insuficiente tambm so causas de sua m proteo. O uso de EPI deve ser prescrito apenas quando as medidas tcnicas de controle de rudo forem impraticveis. Sua eficcia como controle das perdas auditivas questionvel e a maioria das vezes superestruturada.

2- VIBRAO
Vibrao um movimento, oscilao e balano de objetos. Ex.: A vibrao de uma corda de violo tanto pode ser sentida pelo tato como podemos ver seu movimento e escutar o som produzido por esta vibrao. Todos os objetos matrias podem vibrar, porm nem sempre podemos perceber o seu movimento atravs do tato 24

O ar ao redor da corda do violo tambm se movimenta, porm no sentimos essa vibrao pelo tato. Se a oscilao: a) b) for sentida pelo tato VIBRAO for sentida pelo sistema auditivo SOM As vibraes tteis se caracterizam por freqncias mais baixas e atacam determinadas regies do organismo humano: de 3 a 6 Hz : atacam o sistema trax-abdomen; de 60 a 90 Hz : atacam o globo ocular; de 200 a 300 Hz : atacam os infundbulos e lbios.

Reao de Cinese So reaes do organismo humano a freqncias inferiores a 1 Hz e que provocam acelerao do retardo de movimentos seguidos de nsias e enjos. Vibraes mecnicas So aquelas situadas na faixa de 1 a 1000 Hz e atuam em regies diferentes do organismo: Exposies a vibraes menores que 16 hz e 140 dB (140 dB = 200 N/m) causam, por ao mecnica, um afundamento do trax, dando a sensao de contrao no peito e fome. Se a freqncia estiver entre 3 6 Hz o efeito ser bem mais acentuado causam deslocamentos de segmentos corporais e alteraes da motricidade da musculatura. Ex.: Martelete: atacam os membros superiores: cotovelos, articulaes, mos e de dor. Problemas Causados: ortro-articular (artrose do cotovelo, necrose dos ossos do credor, descolamentos, anafmicos),muscular e angioneurolgicos (doenas de Raynawal dedos brancos e insensveis, alteraes nervosas alterando a sensibilidade ttil). Vibraes em Equipamentos

Os equipamentos que mais apresentam problemas por serem fonte vibraes so os equipamentos mecnicos. Alguns exemplos de fontes de vibrao:

25

motoserras marteletes Perfuratrizes Vibradores de Concreto Politrizes Serras circulares e mquinas de carpintaria Veculos com motores a diesel

Equipamentos Manuais So em sua maioria, de menor porte rudo operador e transportador manualmente pelo trabalhador. A vibrao que eles apresentam caracterstica do prprio equipamento. Sendo impossvel eliminar sua vibrao os trabalhos de preveno devem ser:

a) b) bsica. c)

Fazer manuteno peridica no equipamento dando especial ateno as partes e peas Dotar o operador de recursos que diminuam seu esforo tais como: luvas acolchoadas

mveis que se desgastam mais rpido devido tambm a prpria vibrao do equipamento. para absoro da vibrao, treinamento para uso correto do equipamento e noes de sua manuteno Equacionar e limitar o tempo de trabalho com o equipamento intercalando um perodo

de descanso para a recuperao do organismo (musculares e articulaes). Equipamentos Fixos So equipamentos de maior parte, trabalham fixos e podem provocar maior intensidade de vibrao. Podemos citar as serras circulares, fresas, esmeris de grande porte, prensas e equipamentos tipogrficos. Medidas de Controle a) Manuteno peridica dos equipamentos notadamente nas partes mveis e nos rolamentos e mancais que, por serem de constante movimento rotatrio, qualquer desgaste tem como conseqncia um aumento considervel na vibrao.

26

b) Suas bases de sustentao devero ser planejadas de acordo com a parte do equipamento. Pode ser utilizada base de concreto armado sobre manter de borracha para absorver a vibrao sobre o piso. c) Os pontos de fixao do equipamento sobre o piso devem ter juntas de borracha que possam absorve os movimentos de oscilao e vibrao do equipamento. d) Controlar a jornada de trabalho dos operadores e, se necessrio, reduzir o tempo ou intercalar perodos de descanso.

Equipamentos Motorizados Os equipamentos em geral mveis em geral podem oferecer vibraes que, se no controlados, causam desconforto e possveis danos sade dos operadores, Limites de Tolerncia Os limites de tolerncia para exposio vibrao esto descritos no Anexo 8 da NR-15, estabelecido atravs de percia no local de trabalho, utilizando como parmetros internacionais, j que nossa legislao no estabelece valores de limites de tolerncia para a vibrao.

3- PRESSES ANORMAIS

27

De interesse para a segurana do trabalho so as condies de trabalho hiperbricas. So as situaes em que o trabalhador obrigado a trabalhar sob presses superiores presso atmosfrica. So elas: a) Trabalho em furao e confeco de tubules de ar comprimido que uma estrutura vertical eu se estende abaixo da superfcie do solo ou da gua. A atmosfera pressurizada se ope presso da gua permitindo que os operrios trabalhem no seu interior. b) Trabalho em operaes de mergulho toda aquela que envolve trabalhos submersos aquticos e que se estende desde os procedimentos iniciais de preparao at o final do perodo de observao. Perodo de Observao Aquele que se inicia no momento em que o mergulhador deixa de estar submetido a condies hiperbricas e se estende: At 12 horas para os mergulhos com ar At 24 horas para os mergulhos com misturas respiratrias artificiais.

Campnula a cmara atravs da qual o trabalhador passa do ar livre para a cmara de trabalho do tubulo e vice-versa. A Presso de trabalho a maior presso de ar a que submetido o trabalhador no tubulo durante o perodo de trabalho que de 3,4 Kg/cm Uma vez dentro do tubulo ou campnula, dever ser fornecida aos trabalhadores uma situao adequada razo de 30 ps/mm para cada trabalhador. A qualidade deste ar dever ser mantida dentro de padres de pureza atravs de filtros apropriados para a reteno de contaminantes como: monxido de carbono, dixido de carbono, leos, materiais particulados, metano e oxignio (a mais de 20%). Durante os trabalhos de descompresso, a presso ser reduzida a uma velocidade no superior a 0,4 Kg/cm/mm. Dever ser feita somente por pessoal de comprovada experincia neste tipo de servio. A temperatura no interior da campnula e do tubulo ser no mximo de 27C e conseguindo resfriando-se o ar atravs de resfriadores colocados antes da entrada na cmara de trabalho. As atividades realizadas sob ar comprimido no so consideradas como insalubres de grau mximo.

28

Trabalhos Submersos (Mergulhos) Nestas operaes so utilizadas dois sistemas, a saber: a) Cmara submergvel de presso atmosfrica: uma cmara resistente a presso externa,

especial somente projetada para uso submerso, na qual os seus ocupantes permanecem submetidos presso atmosfrica. ligada superfcie por uma linha de vida que fornece suprimento respiratrio e comunicao. b) Mergulho com equipamento autnomo: aquele em que o suprimento de mistura respiratria levado pelo prprio mergulhador e utilizado como sua nica fonte. O mergulhador dever estar atado a linha de vida que um cabo manobrado do local de onde conduzido o mergulho e que permite recuper-lo da gua caso seja necessrio. O equipamento autnomo de mergulho poder conter: Ar natural comprimido at 50 m Mistura respiratria artificial contendo oxignio, hlio e nitrognio.

Antes de iniciar uma operao de mergulho, todo o equipamento dever ser revisado com uma antecedncia de no mximo 12 horas.

Situao fisiolgica para os trabalhadores hiperbricos

a) b) c) d) e)

Aparelho circulatrio no poder apresentar leso ou distrbio funcional do corao. Aparelho respiratrio sem qualquer tipo de leso pulmonar adquirida ou no de acidentes Aparelho digestivo dever ter integridade anatmica e funcional. Aparelho genital-urinrio no poder ter doenas crnicas ou recorrentes bem como Dever ter tambm perfeitas condies neuro-psiquiatricas.

Presso sistlica e diastlica no superior a 150 e 90 mmHg. de mergulho.

doenas venreas.

29

Doenas causadas

a) b) c)

Compresso O aumento brusco da presso acarreta: ruptura do tmpano, tonteiras, Descompresso a descompresso brusca causa a embolia traumtica com ruptura dos Doenas descompressvas: Acmulo de bolhas de N na circulao Dor nas juntas, olhos e dentes. Ruptura dos tmpanos Confuso mental Morte celular e osteonecroses

hemorragias no nariz e ouvidos, perda da orientao espacial. alvolos pulmonares, causando infarto e embolia cerebral.

30

4-FRIO
Alguns segmentos necessitam da baixa temperatura, para o desempenho de suas atividades afins, abaixo exemplos de lugares fechados: Frigorficos; Indstria Alimentcia; Indstria do Pescado; Armazenagem de Alimentos; Cmara frigorficas e frias; Fabricao de gelo e sorvetes. A exposio ao frio desencadeia alguns sintomas como: confuso, comportamento incomum, coordenao deteriorada, fala enrolada, letargia (sonolncia) e inconscincia A ao do frio pode causar: problemas circulatrios, resfriados, congelamento nos ps e mos, pneumonias e queimaduras do frio. Perniose: forma severa de geladura ou queimadura do frio - caracterizada por escaras negras, comumente no dorso das mos e ps, associadas a dores severas. Geladura ou Queimadura do Frio: resultante da prolongada exposio ao frio mido, seus sintomas so: pele avermelhada, inchada e quente, vesiculao e ulcerao, formigamento, adormecimento e dor. P-de-trincheira ou P-de-imerso: causada pela longa exposio a gua fria, afeta extremidades inferiores de trabalhadores relativamente imveis, e que se encontram submersos em gua fria. Primeiro estgio: Isqumico durao de vrios dias rea inchada, fria, adormecida e branca Segundo estgio: Hipermico durao de 2 a 6 semanas dor, formigamento, vermelhido, inchao, vesiculao e ulcerao Terceiro estgio: Ps-Hipermico durao de meses dormncia, sensibilidade ao frio, prurido e pele cinza-azulada ou negra. Leso congelante (Frosbite): congelamento localizado e irreversvel do tecido, envolvendo a formao de cristais de gelo e ruptura das clulas (reas perifricas do corpo: dedos, nariz, orelhas e bochecha). A pele congela em torno de 2,20C: Congelao superficial: pele e tecidos o aspecto da pele esbranquiada, seca e dura, perda de sensibilidade. Reaquecimento causa dor, vermelhido, inchao e vesiculao. Congelao profunda: peles, tecidos subcutneos e tecidos mais profundos, incluindo msculos e ossos, a rea afetada tem aparncia plida, fria e slida, ocorre a formao de vesculas hemorrgicas 31

profundas, ulcerao e necrose, o processo terminal resulta em gangrena seca seguida de autoamputao. Hipotermia: reduo da temperatura do corpo abaixo de 35C, resultando a incapacidade do corpo em repor a perda de calor para o ambiente. No caso da hipotermia os efeitos biolgicos da exposio ao frio podem causar decrescentes sinais clnicos progressivos, como na tabela a seguir: Como forma de prevenir, os trabalhos devem ser monitorados de forma que a exposio no afete as condies de sade jornadas de trabalho de 4 horas, com roupas secas apropriadas para baixa temperatura, pausas de 10 minutos em abrigo aquecido, com pausa prolongada (refeio) equipamentos de proteo individual (ou coletiva) devem ser disponibilizados. Limites de Tolerncia Embora a legislao brasileira no fixe limites de tolerncia ao frio, que constatado atravs de percia no local de trabalho, a ACGIH estabelece limites para exposio a este agente em funo da velocidade do ar, temperatura de bulbo seco, obtendo-se ndice de temperatura equivalente de resfriamento, valor este que determina o grau de risco da exposio. Estipula que entre 17,9C e 15C trabalha-se 6h40min/dia com 40min de trabalho e 20min de descanso fora do ambiente de trabalho. Medidas de Controle a) Aclimatizao: uma medida que, para a exposio ao frio, no est ainda muito estudada, mas sabe-se que alguns indivduos conseguem respostas termoreguladoras satisfatrias, quando gradualmente so expostos a ambientes frios, ou seja, segundo determinados gradientes trmicos e sob controle e sob controle da velocidade do ar, alguns indivduos tem boa adaptao. b) Vestimenta de trabalho: necessrio que o isolamento do corpo pela vestimenta de trabalho seja satisfatrio e que a camada de ar compreendida entre a pele e a roupa elimine parcialmente a transpirao para que haja uma troca regular de temperatura. c) Regime de trabalho: Quando a exposio ao frio intenso, o trabalhador deve ter em mente que ser necessrio intercalar perodos de descanso em local termicamente superior ao local frio, de forma a manter uma resposta termo-regulador satisfatria do corpo humano. d) Exames Mdicos: Na seleo de pessoal para execuo se trabalhos em locias de frio intenso, devese realizar exames mdicos pr-admissionais para se conhecer o histrico ocupacional do indivduo e 32

saber como encontra-se seu estado de sade em geral, que o impea ao no de exercer atividades desta natureza.

5- CALOR
33

O calor (simbolizado por Q) a forma de inserir energia trmica entre dois corpos que se vale da diferena de temperaturas existente entre eles. No correcto afirmar que um corpo tem mais calor que outro; o calor uma forma de transferir energia de um sistema para outro, sem transporte de massa, e que no corresponde execuo de um trabalho mecnico. A transmisso de energia sendo funo da diferena de temperatura entre os dois sistemas - Convencionalmente, se um corpo recebe energia sob a forma de calor (e no sob a forma de trabalho), a quantidade Q positiva e se um corpo transfere energia sob a forma de calor, a quantidade transferida Q negativa. A unidade do Sistema Internacional (SI) para o calor o joule (J), embora seja usualmente utilizada a caloria (cal; 1 cal = 4,18 J). Todo corpo tem uma certa quantidade de energia interna que est relacionada ao movimento continuo de seus tomos ou molculas e s foras interativas entre essas partculas. Os slidos, lquidos ou gases apresentam constante movimento (vibraes) em suas partculas. A soma dessas vibraes de um corpo constitui a energia trmica do mesmo. Esta energia interna diretamente proporcional temperatura do objeto. Quando dois corpos ou fluidos em diferentes temperaturas entram em interao (por contato, ou radiao), eles trocam energia interna at a temperatura ser equalizada. A quantidade de energia transferida enquanto houver diferena de temperatura a quantidade Q de calor trocado, se o sistema se encontrar isolado de outras formas de transferncia de energia. O calor um agente presente em diversos ambientes de trabalho, onde ocorre a exposio excessiva ao calor, tais como: Siderrgicas; Indstrias de Vidro; Operaes em Caldeiras; Fornos, estufas 1- Conceitos Bsicos Quando o trabalhador est exposto junto a uma ou vrias fontes de calor ocorrem as seguintes trocas trmicas entre o ambiente e o organismo.

34

C Fonte de calor

C- Conduo/conveco Metabolismo

R- Radiao

E- Evaporao

M-

A) Conduo : o processo de transferncia de calor que ocorre quando dois corpos slidos, que no esto em movimento, a diferentes temperaturas so colocados em contato. O calor do corpo de maior temperatura se transfere para o de menor at que haja um equilbrio trmico, isto , quando a temperatura dos corpos se igualarem. Ex.: Aquecimento de uma barra de ferro

B) Conveco : o processo de transferncia de calor idntico ao anterior, s que neste caso, a transferncia de calor se realiza atravs de fluido em movimento. Ex: Aquecimento de um Becker com gua. C) Radiao : Quando h a transferncia de calor sem suporte material algum, o processo denominado radiao. A energia radiante passa atravs do ar. Ex.: radiao emitida por um forno eltrico. D) Evaporao : o processo de passagem de um lquido, a determinada temperatura para a fase gasosa, passando, portanto, para o meio ambiente. No necessrio diferena de temperatura para desenvolvimento do processo. O calor transferido desta forma chamado de calor latente. Calor latente a grandeza fsica que determina a quantidade de calor que uma unidade de massa de determinada substncia deve receber para mudar de estado fsico Ex.: suor emanado aps uma atividade fsica. 35

Equilbrio Trmico

Fatores que influenciam nas trocas trmicas entre o ambiente e o organismo a) Temperatura do ar b) Umidade relativa do ar c) Velocidade do ar d) Calor radiante e) Tipo de atividade a) Temperatura do ar O sentido de transmisso de calor depender da defasagem positiva ou negativa entre a temperatura do ar e a temperatura da pele. Se a temperatura ar > que a da pele: o corpo ganhar calor por conduo/ conveco. Se a temperatura ar < que a da pele, o organismo perder calor por conduo-conveco.

b) Umidade Relativa do Ar Este parmetro influi na troca trmica entre o organismo e o ambiente pelo mecanismo de evaporao. Deste modo, a perda de calor no organismo por evaporao depender de umidade relativa do ar, isto , da quantidade de gua presente numa determinada quantidade de ar. Sabe-se que o organismo humano perde em mdia 600 Kcal/h pela evaporao do suor, isto se a umidade relativa for 0%. Quanto maior a umidade relativa do ar ( maior saturao de gua no ar), menos ser a perda de calor por evaporao.

36

c) Velocidade do Ar A velocidade do ar no ambiente pode alterar as trocas tanto na conduo e conveco como na evaporao. Quando h aumento de velocidade do ar no ambiente, haver acelerao na troca de camadas de ar mais prximas ao corpo, aumentando deste modo o fluxo de calor entre este e o ar. Se h maior velocidade do ar, haver substituio mais rpida das camadas de ar mais saturadas com gua e substituio por outras menos saturadas, favorecendo, ento, a evaporao. importante verificar o sentido de transmisso de calor, pois o aumento de velocidade do ar poder favorecer ou desfavorecer o ganho de calor pelo organismo, dependendo se o gradiente de temperatura positivo ou negativo. Assim, se a temperatura do ar for menor que a do corpo, o aumento de velocidade do ar favorecer o aumento de perda de calor do corpo para o meio. Caso contrrio, o corpo ganhar mais calor com o aumento da velocidade do ar. No caso da evaporao, o aumento de velocidade do ar sempre favorecer a evaporao. Para se medir a velocidade do ar so usados equipamentos chamados anemmetros: Modelo de Anemmetro

d) Calor Radiante Quando um indivduo se encontra em presena de fontes apreciveis de calor radiante, o organismo ganhar calor pelo mecanismo de radiao. Caso no haja fonte de calor radiante ou se as mesmas foram controladas, o organismo humano poder perder calor pelo mesmo mecanismo. e) Tipo de Atividade Quando submetido a certa temperatura o corpo humano, como homeotrmico, reage para manter a sua temperatura em torno dos 37C. Ao executar uma atividade a temperatura do corpo tende a aumentar, mas sem sair das proximidades dos 37C, por descontrole desse sistema orgnico essa temperatura se eleva indiscriminadamente tem-se que parar a atividade imediatamente, pois, chegando aos 42C ocorre falncia do sistema nervoso e morte. Assim, tem-se que organizar o trabalho, com

37

perodos de trabalho (atividade) e descanso (diminuio do metabolismo) para que a temperatura corporal no ultrapasse a normal de funcionamento do corpo. As reaes ao calor so: vaso dilatao perifrica; sudorese; doenas do calor (exausto do calor, desidratao, cimbras do calor, choque trmico).

Equilbrio Homeotrmico Os mecanismos de termoregulao do organismo tem como finalidade manter a temperatura interna do corpo constante e evidente que haja um equilbrio entre a quantidade de calor gerado no corpo e sua transmisso para o meio ambiente. A equao que descreve o estado de desequilbrio se denomina balano trmico. M C RE=S Onde, M= calor produzido pelo metabolismo C= Calor ganho ou perdido por conduo R= calor ganho ou perdido por radiao E= calor perdido por evaporao S= calor acumulado no organismo ( sobrecarga trmica) Obs.: O organismo encontra em equilbrio trmico quando S for igual a zero. Efeitos do Calor no Organismo Quando o calor cedido pelo organismo ao meio ambiente inferior ao recebido ou produzido pelo metabolismo total ( metabolismo basal + metabolismo de trabalho), o organismo tende a aumentar sua temperatura e para evitar esta hipertermia ( aumento da temperatura interna do corpo), so colocados em ao alguns mecanismos de defesa, quais sejam: Vasodilatao Perifrica: Com o aumento do calor ambiental, o organismo humano promove a vasodilatao perifrica, no sentido de permitir maior troca de calor entre o organismo e o ambiente. 38

Ativao das grndulas sudorparas: H aumento do intercmbio de calor por mudana do suor do estado lquido para vapor.

Clculo de IBUTG Para se medir o a temperatura de conveco/conduo (so interdependentes) usa-se os termmetros de bulbo seco e mido, e medida em todos os casos e trabalhos. A influncia do fluxo de temperatura por radiao medido pelo termmetro de globo, essa medio realizada em trabalhos em que o produto deste depende do calor , como alto forno de uma indstria siderrgica. Como j foi dito, o que interessa o conjunto dos trs termmetros, que nos fornecer o IBUTG ndice de Bulbo mido Termmetro de Globo. Esse ndice tambm leva em considerao a taxa de metabolismo, que um item importante. 1. Termmetro de Bulbo mido termmetro composto de uma haste contendo mercrio e um pano mido em sua base. Destina-se a medir a umidade do ar. 2. Termmetro de Globo termmetro composto de uma haste contendo mercrio e uma esfera metlica que engloba o corpo da haste, sem toc-la. Destina-se a medir a temperatura devida ao calor irradiado.

rvore de Termmetros Digital

IBUTG - ndice de bulbo mido-termmetro de globo. ndice usado para avaliao da exposio ao calor. O IBUTG dado pelas seguintes expresses:

39

1. Ambientes internos ou externos sem carga Onde: solar: tbn = temperatura de bulbo mido IBUTG = 0,7 tbn + 0,3 tg natural tg = temperatura de globo 2. Ambientes externos com carga solar: tbs = temperatura de bulbo seco. IBUTG = 0,7 tbn + 0,1 tbs + 0,2 tg

ANEXO 3- NR 15
LIMITES DE TOLERNCIA PARA EXPOSIO AO CALOR

1. A exposio ao calor deve ser avaliada atravs do "ndice de Bulbo mido Termmetro de Globo" IBUTG definido pelas equaes que se seguem: Ambientes internos ou externos sem carga solar: IBUTG = 0,7 tbn + 0,3 tg Ambientes externos com carga solar: IBUTG = 0,7 tbn + 0,1 tbs + 0,2 tg

onde: tbn = temperatura de bulbo mido natural tg = temperatura de globo tbs = temperatura de bulbo seco. 2. Os aparelhos que devem ser usados nesta avaliao so: termmetro de bulbo mido natural, termmetro de globo e termmetro de mercrio comum. 3. As medies devem ser efetuadas no local onde permanece o trabalhador, altura da regio do corpo mais atingida. Limites de tolerncia para exposio ao calor, em regime de trabalho intermitente com perodos de descanso no prprio local de prestao de servio. 1. Em funo do ndice obtido, o regime de trabalho intermitente ser definido no Quadro 1.

QUADRO 1
TIPO DE ATIVIDADE

40

Regime de Trabalho Intermi- tente com Descanso no Prprio Local de Trabalho (por hora) Trabalho contnuo 45 minutos trabalho 15 minutos descanso 30 minutos trabalho 30 minutos descanso 15 minutos trabalho 45 minutos descanso

Leve

Moderada

Pesada

at 30,0 30,1 a 30,6 30,7 a 31,4 31,5 a 32,2

at 26,7 26,8 a 28,0 28,1 a 29,4 29,5 a 31,1

at 25,0 25,1 a 25,9 26,0 a 27,9 28,0 a 30,0

No permitido o trabalho sem a adoo de acima de 32,2 medidas adequadas de controle

acima de 31,1

acima de 30

2. Os perodos de descanso sero considerados tempo de servio para todos os efeitos legais. 3. A determinao do tipo de atividade (Leve, Moderada ou Pesada) feita consultando-se o Quadro 3. Limites de tolerncia para exposio ao calor, em regime de trabalho intermitente com perodo de descanso em outro local (local de descanso). 1. Para os fins deste item, considera-se como local de descanso ambiente termicamente mais ameno, com o trabalhador em repouso ou exercendo atividade leve. 2. Os limites de tolerncia so dados segundo o Quadro 2. QUADRO 2 _
M (Kcal/h) 175 200 250 300 350 400 450 500

_____
Mximo IBUTG 30,5 30,0 28,5 27,5 26,5 26,0 25,5 25,0

Onde: M a taxa de metabolismo mdia ponderada para uma hora, determinada pela seguinte frmula: _ M= Mt x T t + Md x Td 60 41

sendo: Mt = taxa de metabolismo no local de trabalho. Tt = soma dos tempos, em minutos, em que se permanece no local de trabalho. Md = taxa de metabolismo no local de descanso. Td = soma dos tempos, em minutos, em que se permanece no local de descanso. _____ IBUTG o valor IBUTG mdio ponderado para uma hora, determinado pela seguinte frmula: ______ IBUTGt x Tt + IBUTGd x Td IBUTG = 60 sendo: IBUTGt = valor do IBUTG no local de trabalho. IBUTGd = valor do IBUTG no local de descanso. Tt e Td = como anteriormente definidos.

Os tempos Tt e Td devem ser tomados no perodo mais desfavorvel do ciclo de trabalho, sendo Tt + Td = 60 minutos corridos. 3. As taxas de metabolismo Mt e Md sero obtidas consultando-se o Quadro 3. 4. Os perodos de descanso sero considerados tempo de servio para todos os efeitos legais. QUADRO 3
TAXAS DE METABOLISMO POR TIPO DE ATIVIDADE TIPO DE ATIVIDADE Sentado em Repouso TRABALHO LEVE Sentado, movimentos moderados com braos e tronco (ex.: datilografia). Sentado, movimentos moderados com braos e pernas (ex.: dirigir). De p, trabalho leve, em mquina ou bancada, principalmente com os braos. TRABALHO MODERADO Sentado, movimentos vigorosos com braos e pernas. De p, trabalho leve em mquina ou bancada, com alguma movimentao. De p, trabalho moderado em mquina ou Kcal/h 100
125

150 150

180 175 220

300

42

bancada, com alguma movimentao. Em movimento, trabalho moderado de levantar ou empurrar. TRABALHO PESADO Trabalho intermitente de levantar, empurrar ou arrastar pesos (ex.: remoo com p). Trabalho fatigante

440 550

Medidas de Controle no Ambiente O calor, como todo agente ambiental, deve ser controlado, primeiramente na fonte ou na trajetria, constituindo medidas aplicveis ao ambiente. No sendo possvel este tipo de controle, por razes de ordem tcnica ou econmica, devem ser adotadas medidas aplicveis ao trabalhador. A finalidade das medidas de controle , obviamente, procurar diminuir a quantidade de calor que o organismo produz ou recebe e na possibilidade de dissip-lo. a) Medidas relativas ao ambiente Finalidade: Procurar diminuir a quantidade de calor que o organismo produz e recebe e aumentar sua possibilidade de dissip-lo. necessria, ento, uma avaliao precisa de todos os fatores que atuam na sobrecarga trmica. Metabolismo: Muitas vezes difcil influir sobre o calor pelo metabolismo. A mecanizao ( automatizao) da operao a fim de minimizar o esforo fsico do trabalhador acarreta a diminuio da sobrecarga trmica. Em determinadas situaes a automatizao completa das operaes eliminar o problema. Conveco: A reduo da temperatura do ar diminui este fenmeno e isto conseguido atravs da insulfrao de ar fresco, com velocidade adequada e em, certos casos, exausto do ar quente. Se a insuflao de ar fresco invivel, o aumento da velocidade do ar pode ser conseguido atravs da simples circulao do ar feita por ventiladores com velocidades apropriadas. Deve ser salientar a importncia da localizao adequada dos mesmos, a fim de se evitar que circule ar das zonas mais quentes para os adjacentes mais frias. Radiao: A reduo deste fator de grande importncia para a diminuio da sobrecarga trmica. Para reduzir o calor radiante a medida mais eficiente a utilizao de barreiras que reflitam os raios infravermelhos. O alumnio polido muito eficiente para esta finalidade. Nos casos em que necessrio a viso atravs da barreira, existem vidros especiais que refletem os raios infravermelhos, bem como filmes especiais que podem ser aplicados sobre o vidro comum com a mesma finalidade. A manuteno contnua das barreiras de suma importncia, pois a ao de produtos qumicos agressivos fazem com que elas percam a propriedade de reflexo. Quando isso ocorre, elas passam a absorver a radiao incidente, tornando-se fontes emissoras de calor radiante e, consequentemente, reduzindo sua eficcia como medida de controle. 43

As barreiras devem ser localizadas entre o trabalhador e a fonte de calor e nunca posicionados atrs do trabalhador, mesmo que vise a proteo de outros trabalhadores. Evaporao: Devem ser criadas condies que favoream a evaporao do suor e tambm auxiliem na manuteno do equilbrio trmico, aumentando a capacidade evaporativa da pele. As condies ambientais podem ser modificadas favorecendo o fenmeno da evaporao, atravs das seguintes medidas: a) Reduo da umidade relativa do ar : nos casos de fontes localizadas de vapor dgua, recomenda-se ventilao local exaustora. b) Aumento da movimentao do ar: Ao aumento da velocidade do ar favorece a evaporao do suor, no entanto essa medida dever ser estudada cuidadosamente quando a temperatura for superior a 35C, uma vez que o ganho de calor por conveco poder contribuir para o aumento da sobrecarga trmica. Medidas de Controle Relativas ao Homem Na soluo de um problema de higiene industrial devem ser considerados primeiro as medidas relativas ao ambiente. Em determinadas situaes, por razes de ordem tcnica, as nicas medidas aplicveis so as relativas ao pessoal, que podem ser bastante eficazes. Dentre as medidas, pode-se destacar: a) Aclimatizao: constitui em uma adaptao fisiolgica do organismo a um ambiente quente. Essa medida de fundamental importncia na preveno dos riscos decorrentes da exposio ao calor intenso. A aclimatizao ser total em, aproximadamente, duas semanas. importante mencionar que a perda de cloreto de sdio pela sudorese ser menor no indivduo aclimatizado, ou seja, ocorre o equilbrio dos sais nas clulas do corpo; b) Limitao do tempo de exposio: esta medida consiste em adotar perodo de descanso, visando reduzir a sobrecarga trmica a nveis compatveis com o organismo humano. c) Exames Mdicos: a realizao de exames mdicos pr-admissionais com a finalidade de detectar possveis problemas de sade que possam ser agravados com a exposio ao calor. Os exames peridicos devem monitorar possveis estados patolgicos em estados iniciais; d) EPI: Existem no mercado uma grande variedade de EPIs para o controle exposio ao calor; 44

e) Educao e Treinamento: de fundamental importncia e educao e treinamento dos trabalhadores expostos ao calor intenso. Deve se conscientizar o trabalhador quanto aos riscos que representa o calor intenso, quanto ao uso correto dos equipamento de proteo individual.

6- UMIDADE
45

Se entende pr umidade o contedo de gua em uma substancia ou material, No caso da umidade do ar gua esta misturada com o mesmo de forma homognea no estado gasoso. Como qualquer outra substancia o ar tem um limite de absoro , este limite se denomina saturao. Abaixo do ponto de saturao (ponto de orvalho) o ar mido no se distingue do ar seco ao simples olhar sendo absolutamente incolor e transparente. Acima do limite de saturao a quantidade de gua em excesso se precipita em forma de neblina ou pequenas gotas de gua (chuva) A quantidade de gua que o ar absorve antes de atingir a saturao depende da temperatura e aumenta progressivamente com ela. A 0 C ela de 4,9 g/m3 a 20 C alcana 17,3 g/m3. A umidade absoluta a relao entre o peso da gua dissolvida no ar e o peso do ar seco. Sua unidade grama pr Quilograma ( g/Kg ). A umidade relativa a relao existente entre a umidade absoluta do ar e a umidade absoluta do mesmo ar no ponto de saturao a mesma temperatura. Se indica normalmente em (%). Ponto de orvalho ( Dew Point ) definido como o ponto em que o vapor de gua presente no ar esta prestes a se condensar. O anexo 10 da NR 15, cuja redao se encontra abaixo, define que a caracterizao da insalubridade para a imunidade realizada por avaliao qualitativa, atravs de simples inspeo no local de trabalho e verificao da proteo adequada ao trabalhador. Ser de grau mdio, cabendo ao trabalhador o adicional devido referente a 20% do salrio mnimo legal. O referido anexo tem em seu texto: As atividades ou operaes executadas em locais alagadas ou encharcadas, com umidade excessiva, capazes de produzir danos sade dos trabalhadores, sero considerados insalubres em decorrncia de laudo de inspeo realizada no local de trabalho. Como a umidade afeta o organismo Quando aumenta a umidade do ambiente, o nosso corpo perde a capacidade de suar. Aumenta a dificuldade de respirar e o corpo se sente sufocado; Quando aumenta a umidade do ar, o nosso corpo transpira menos, o suor se condensa na pele e sentimos mais calor ainda;

46

Quando aumenta a umidade do ambiente aumenta as condies biolgicas para os micro-organismos se desenvolverem. Da surge mais Bactrias, Fungos e Mofos; Quando a umidade abaixa, o ar fica mais seco e, mesmo com a temperatura elevada, no sentimos tanto calor assim.

47

7- RADIAO IONIZANTE
A diferena entre as radiaes ionizantes e no ionizantes se devem sua origem e a quantidade de energia, variando sua capacidade de penetrar na matria e arrancar ou no os atamos que a constituem. Radiao ionizante a radiao que possui energia suficiente para ionizar tomos e molculas. Pode danificar nossas clulas e afetar o material gentico (DNA), causando doenas graves (por exemplo: cncer), levando at a morte. A radiao eletromagntica ultravioleta (excluindo a faixa inicial da radiao ultravioleta) ou mais energtica ionizante. Partculas como os eltrons e os prtons que possuam altas energias tambm so ionizantes. So exemplos de radiao ionizante as partculas alfa, partculas beta (eltrons e postrons), os raios gama, raios-x e neutrons. A emisso de partculas ou de ondas eletromagnticas de um ncleo instvel, com energia suficiente para remover um eltron de um tomo denominada radiao ionizante.

Normalmente a emisso de uma radiao ionizante estar acompanhada de outras radiaes. ANEXO N 5- NR 15: RADIAES IONIZANTES Nas atividades ou operaes onde trabalhadores possam ser expostos a radiaes ionizantes, os limites de tolerncia, os princpios, as obrigaes e controles bsicos para a proteo do homem e do seu meio ambiente contra possveis efeitos indevidos causados pela radiao ionizante, so os constantes da Norma CNEN-NE-3.01: "Diretrizes Bsicas de Radioproteo", de julho de 1988, aprovada, em carter experimental, pela Resoluo CNEN n 12/88, ou daquela que venha a substitula. CNEM- Comisso Nacional de Ernegia Nuclear Radiao: (i) qualquer dos processos fsicos de emisso e propagao de energia, seja por intermdio de fenmenos ondulatrios, seja por meio de partculas dotadas de energia cintica. (ii) energia que se propaga de um ponto a outro no espao ou num meio material. 48

Radiao ionizante: radiao cuja energia superior energia de ligao dos eltrons de um tomo com o seu ncleo; radiaes cuja energia suficiente para arrancar eltrons de seus orbitais. As radiaes ionizantes existem no Planeta Terra desde a sua origem, sendo portanto um fenmeno natural. No incio, as taxas de exposio a estas radiaes eram certamente incompatveis com a vida. Com o passar do tempo, os tomos radioativos, instveis, foram evoluindo para configuraes cada vez mais estveis, atravs da liberao do excesso de energia armazenada nos seus ncleos. Pelas suas propriedades esta energia capaz de interagir com a matria, arrancando eltrons de seus tomos (ionizao) e modificando as molculas. Considerando a evoluo dos seres vivos, a modificao de molculas levou a um aumento de sua diversidade, e provavelmente ao surgimento de novas estruturas que, devidamente associadas, ganharam caractersticas de ser vivo. As radiaes ionizantes continuaram a .trabalhar. este material ao longo das eras, produzindo modificaes que contriburam para o surgimento da diversidade de seres vivos que povoaram e povoam a Terra. No final do sculo XIX, com a utilizao das radiaes ionizantes em benefcio do homem, logo seus efeitos na sade humana tornaram-se evidentes. Ao longo da histria, estes efeitos foram identificados e descritos, principalmente, a partir de situaes nas quais o homem encontrava-se exposto de forma aguda (acidentes e uso mdico). Efeitos que porventura pudessem decorrer de exposies s radiaes em condies naturais foram pouco estudados e pouco entendidos. Recentemente um esforo no sentido de melhor se entender o papel destas radiaes junto vida tem sido desenvolvido e a expectativa que possam ser emitidos novos conceitos a respeito dos efeitos biolgicos das radiaes ionizantes.

ESTRUTURA FSICA E QUMICA DA MATRIA Todas as substncias que entram na constituio da matria resultam do arranjo entre tomos de elementos qumicos. O produto de tais arranjos so as molculas. Uma molcula pode ser constituda por um ou mais tomos. Macromolculas podem apresentar centenas ou mesmo milhares deles. Para compor uma molcula, os tomos devem interagir de acordo com suas propriedades fsicas e qumicas. O TOMO a menor quantidade de uma substncia elementar que tem as propriedades qumicas de um elemento. Todo tomo constitudo por um ncleo e uma coroa eletrnica. O nmero de eltrons que constituem a coroa eletrnica do tomo determinado pelo nmero de prtons que, juntamente com os neutrons, entram na constituio de seu ncleo. Os prtons apresentam carga eltrica positiva e os 49

eltrons so carregados negativamente. As cargas positivas dos prtons contidos no ncleo so neutralizadas pelas cargas negativas dos eltrons distribudos em rbitas em torno do ncleo. A relao entre as cargas positivas e negativas resulta na estrutura eletricamente estvel do tomo. Alm de orbitarem em torno do ncleo do tomo, os eltrons apresentam movimento de rotao em torno de si mesmo. Sendo os eltrons carregados negativamente, o resultado desta movimentao a gerao de campos eletromagnticos. A neutralizao destes campos ocorre atravs do emparelhamento de eltrons cuja rotao seja oposta. A maioria dos elementos apresenta eltrons desemparelhados nas camadas mais externas de seus tomos. A neutralizao dos campos eletromagnticos, devidos existncia desses eltrons, ocorre a partir da interao entre tomos cujos eltrons no emparelhados apresentem rotao em sentido oposto. As propriedades qumicas dos tomos de um determinado elemento esto relacionadas ao nmero de eltrons no emparelhados presentes na coroa eletrnica. Qualquer agente, qumico ou fsico, capaz de remover eltrons da coroa eletrnica dos tomos pode interferir com a estrutura molecular do meio impactado. Propriedades das radiaes ionizantes Sob o ponto de vista dos sentidos humanos, as radiaes ionizantes so: invisveis, inodoras, inaudveis, inspidas e indolores. Alm da capacidade de ionizao, as radiaes ionizantes so bastante penetrantes, quando comparadas com os demais tipos. As radiaes eletromagnticas do tipo X e gama, so as mais penetrantes e, dependendo de sua energia, podem atravessar vrios centmetros do tecido humano at metros de blindagem de concreto. Por isso so muito utilizadas para a obteno de radiografias e para controlar nveis de material contidos em silos de paredes espessas. As radiaes beta so pouco penetrantes, em relao s anteriores. Dependendo de sua energia, podem atravessar milmetros e at centmetros de tecido humano. J as partculas alfa possuem um poder de penetrao muito pequeno. Mesmo radiaes com 5 MeV, no conseguem atravessar a espessura de uma folha de papel. Entretanto, o seu poder de ionizao muito grande.

50

Definio de Radioatividade uma caracterstica de certos tomos de existirem radiao em carter espontneo. Ocorre em elementos de nmero atmico maiores acima de 83.

A absoro das radiaes pelo organismo responsvel pelo aparecimento de diversas leses e males. Ao serem absorvidas pelo organismo, podero produzir dois efeitos principais: a) Ionizao a radiao ao atingir um tomo tem o poder de dividi-lo em duas partes eletricamente carregadas. Este efeito recebe o nome de ionizao e as duas partculas carregadas so chamadas de par inico. Este efeito caracteriza a RADIAO IONIZANTE. b) Excitao quando a radiao ao atingir um tomo, no tem energia suficiente para ionizlo, apenas excitando, fazendo com que sua energia interna aumente. Produz ento calor interno. Entre efeito caracteriza a RADIAO NO IONIZANTE. Importante O organismo humano no possui mecanismo sensorial que permita a deteco s radiaes ionizantes no podendo evit-las de forma natural. DECAIMENTO RADIOATIVO MEIA VIDA ATIVIDADE

DECAIMENTO perda de radioatividade a uma determinada taxa, que caracterstica de cada espcie radioativa. MEIA VIDA (T ) intervalo de tempo para o qual o n o de radionucldeos cai para a metade. ATIVIDADE mede o n de transformaes nucleares que ocorrem em um determinado intervalo de tempo. 51

Unidades usadas em avaliaes radioativas Curie Mede a atividade de uma fonte radioativa. Define o numero de desintegraes ocorridas em qualquer material radioativo por unidade de tempo 1C = 3,7 x 100 desintegrao por segundo.

Roentgen (R) Mede a taxa de exposio por unidade de tempo a uma fonte radioativa. As unidades mais usadas so o R/h e mR/h. RAD Mede a dose absorvida em uma exposio a uma fonte radioativa. Define a quantidade de energia absorvida por unidade de massa do individuo. Unidade 1 rad = 10-2 J/kg = Gray 1 Gy = 100 rad = 1 J/kg Rem utilizada para avaliar o dano que uma exposio a uma junta radioativa causa a um organismo. O Rem define a dose equivalente, quantos rad um indivduo pode receber para que cause efeito biolgico no organismo. Indica a magnitude da leso biolgica que advm de uma exposio e absoro de radiao.

Obs.: para uma mesma dose absorvida no tecido, a ocorrncia de efeitos biolgicos depende no s do valor da dose, mas tambm de uma srie de fatores: Tipo e energia da radiao Distribuio no tempo da dose absorvida Extenso do organismo atingido pela radiao e natureza dos rgos atingidos; Idade do indivduo.

Natureza e fontes radioativas Do ponto de vista da Higiene do Trabalho, as radiaes ionizantes de maior interesse so: Gama, Rx, Beta e Nutrons. Gama, Rx e Beta so normalmente utilizados em processos industriais. As radiaes ionizantes podem ser encontradas de forma natural ou produzidas artificialmente: Natural Vrios elementos que compem a rbita terrestre so normalmente radioativos: urnio238, potssio-40, trio-232, carbono-14, etc.

52

Obs: O C-12 um istopo estvel no radioativo, encontrado em grande quantidade na natureza. J o C-14 radioativo, tem perodo de meia vida de 5000 anos e usado em processos de datao arqueolgica. Temos tambm as radiaes csmicas provenientes do espao (raios csmicos) que bombardeiam constantemente a crosta terrestre. Um dos seus efeitos transformar o C-12 estvel em C-14 radioativo. Artificial So produzidas artificialmente pelo homem para utilizao profissional destacandose seu uso para: Medicina: usa-se o Rx para identificao, localizao e combate a doenas. Tambm com a mesma finalidade so usadas as seguintes fontes radioativas: IODO-131, Estrncio-90, OURO-198, COBALTO-60, IRIDIO-192 e TANTACIO-182. Indstria: O Rx utilizado para verificao de falhas em estruturas metlicas e identificao de soldas defeituosas. Os radionuclideos so utilizados em muitas luminrias (fluorescentes), produo de energia eltrica, medidas de preciso para ferramentas de formas e verificao de desgastes em anis de segmento para motores. So tambm utilizadas em laboratrios de pesquisas nucleares, biolgicas e engenharia gentica (mutaes, transgnicas). Efeitos no Organismo

Os efeitos dependem da dose de radiao e do tempo de exposio a fontes radioativas. Podem ser divididos em somticos e genticos. a) Efeitos Somticos: So alteraes que ocorrem no organismo (tecido e rgos) atingido

gerando doenas e danos. Estes efeitos se manifestam somente no individuo irradiado por um longo perodo de exposio, cataratas, anemias, leucemia, cncer da tireide, e de pele so exemplos. b) Efeitos agudos: so ocasionados por exposio a grandes doses de radiao em um curto espao de tempo. Exemplos garganta Exposio a 50 Rem dor de cabea, nusea e vmito em 1 semana. Exposio a 200 Rem aps 1 hora nusea e vmito Exposio a 600 Rem aps 1 semana diarrias, nuseas, inflamao da boca e

53

apatia

Exposio a 400 Rem aps 2 semanas queda de cabelo, perda do apetite, fadiga e Exposio a 200 Rem aps 30 dias Sangramento, diarria e morte de 15% dos casos.

Efeitos Genticos: So mutaes ocorridas por cromossomos ou gens das clulas germinativas que levam a alteraes nas geraes futuras: defeitos de nascenas como deformaes fsicas, ausncia de rgos, surdo-nudez, doenas mentais etc.

Importante a localizao da fonte emissora pode estar fora do organismo so as fontes externas, bem como dentro do organismo quando as fontes esto depositadas internamente por ingesto, inalao ou absoro pela pele. a mais perigosa, pois provoca exposio contnua at que a desintegrao cesse, ou seja, retirada.

Limites de Tolerncia

1) 2)

A dose mxima permissvel para o corpo inteiro, gnadas ou rgos hemato-poticos de 5 Por um perodo de 3 meses a dose mxima permissvel de 3 Rem para os mesmos rgos

Rem por um perodo de 12 meses descritos no numero 1. Parte do Corpo Mos, braos, ps Dose Trimestral e 40 Rem 15 Rem 8 Rem Dose Anual 75 Rem 30 Rem 15 Rem

tornozelos Ossos, tireide e pele de todo o corpo Quaisquer rgos (menos

gnadas e hemato-poticos)

Medidas de Controle

Nenhuma fonte de radiao to poderosa a ponto de no permitir que a adoo de medidas de controle no elimine seus riscos. A aplicao correta dos procedimentos bsicos de preveno e controle manter qualquer exposio, externa ou interna, abaixo de nveis estabelecidos. 54

Os princpios bsicos de controle da fontes externas so: Distancia eficaz e a mais simples de ser aplicada. A intensidade da radiao varia de acordo com o inverso do quadrado da distncia. I 1 = intensidade de radiao distncia R1 I 2 = intensidade de radiao distncia R2 Temos que I1 = (R2)2 I2 = (R1)2

Blindagem Baseia-se no uso de barreiras que tenham a capacidade de absorver as radiaes. Na prtica utiliza-se o chumbo ou concreto que barram a passagem da radiao em funo da espessura das paredes pelo tipo e energia da radiao incidente. Limitao de tempo de exposio em algumas situaes haver a necessidade de exposio a fontes radioativas. Nestes casos sero necessrios o uso de vestimentas apropriadas e principalmente a limitao do tempo de exposio para que o trabalhador permanea dentro dos limites de tolerncia. Um forte controle pode ser conseguido restringindo-se a reas as atividades que envolvam materiais radioativos, impedindo a contaminao de reas vizinhas bem como a gua, o ar e o solo que so fontes de contaminao interna dos indivduos. importante salientar que tendo sido um material radioativo absorvido pelo organismo, pouco ou nada pode ser feito para elimin-lo da regio onde se depositou.

Avaliao das Radiaes Ionizantes A avaliao ionizante pode ser avaliada no ambiente, utilizando-se contador GEIGER, ou individualmente, com os dosmetros de filmes e bolso.

8- RADIAO NO IONIZANTE
55

As radiaes no inonizantes ao incidir sobre a matria biolgica no possuem energia suficiente para provocar uma ionizao. O anexo 7, NR 15, Portaria 3214 no estabelece limites de tolerncia para este tipo de radiao, estabelecendo a caracterizao da insalubridade pela avaliao qualitativa conforme transcrio a seguir; a) Para efeitos desta norma, so radiaes no ionizantes as microondas, ultravioletas e laser; b) As operaes ou atividades que extrapolam os trabalhadores s radiaes no ionizantes sem a proteo adequada, ser consideradas insalubres, em decorrncia de laudo de inspeo realizada no local de trabalho; c) As atividades ou operaes que exponham os trabalhadores s radiaes da luz negra no so considerados insalubres; Embora a norma no estabelea limites, a ACGIH fixa limites de tolerncia bem definidos para radiaes ultravioletas, microondas e laser. Radiaes eletromagnticas se manifestam como ondas eletromagnticas ou como pacotes de energia (quantas) sem massa como, por exemplo, calor, luz, ondas de rdio, televiso ou condutores de alta tenso. a) Radiaes imediatamente percebidas pelos sentidos: infravermelho (calor), luminosa (efeitos fsicos). b) As radiaes ultravioletas so cancergenas dependendo da intensidade e tempo de exposio. c) As ondas de televiso, rdio e alta tenso atuam globalmente nos tecidos e rgos. Avaliao das Radiaes No Ionizantes Para a radiao no ionizante, os medidores so especficos para cada tipo de radiao. Medidas de Controle As medidas de controle das radiaes no ionizantes, entre outras so: Microondas: f) Enclausuramento das fontes; g) Uso de barreiras h) Sinalizao; i) Exames mdicos Radiao Ultravioleta a) Uso de barreiras; b) Equipamentos de proteo individual tais como: culos com lentes filtrantes, roupas apropriadas para proteo do brao, trax, mos e outras partes do corpo; c) Exames mdicos. 56

Laser a) EPI- Protetores para os olhos, luvas protetores, roupas, escudo; b) Sinalizao; c) Blindagem; d) Treinamento.

Riscos Qumicos
57

Definio So substncias compostas ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratrias nas formas de poeiras, fumaa, nvoas, neblinas, gases ou vapores ou que pela natureza da atividade de exposio possam ter contato ou serem absorvidas pelo organismo, pela pele ou pela ingesto. Ar atmosfrico: O ar que respiramos composto por Oxignio, Nitrognio Gs Carbnico, Argnio, Hlio, em composio mais ou menos estvel em ambientes abertos e ?de ? significativas de poluentes. O vapor de gua tambm esta presente em concentrao varivel seguindo condies climatolgicas e atividades industriais exercidas no local. Ar expirado com

Componente N2, H2, He, Ar O2 CO2 Vapor Dgua

Ar Seco 79% 20,97% 0,03% 0%

Ar com 50% UR 78% 20,69% 0,06% 1,25%

100% UR 75% 16% 4% 5%

1- GASES E VAPORES
Gs So substancias que em CNTP (25C e 1 atm) esto em estado gasoso natural Hidrognio, Oxignio Nitrognio. 58

Vapor fase gasosa de substncias que em CNTP so liquidas e slidas vapores dgua, vapores de gasolina, vapores de naftalina, vapores de ter.

Importante: Os gases / vapores no se sedimentam nem se aglomeram permanecendo, portanto intimamente misturados com o ar atmosfrico.

Classificados fisiolgicos dos gases e vapores segundo sua ao no organismo podem ser danificados em irritantes, anestsicos e asfixiantes. 1. Irritantes Produzirem inflamao dos tecidos com que entram em contato direto tais como a

pele, a conjuntiva ocular e vias respiratrias. Esta inflamao produzida somente em tecidos epiteliais. O ponto de ao dos gases e vapores irritantes no organismo depende da solubilidade: Gases altamente solveis so retidos logo na medida logo na entrada das vias respiratrias nas nervosas do nariz e da garganta (so os que sofrem a ao irritante) e o ar que se aflora nos pulmes j no mais contem o contaminante. Exemplos: cidos, Amnia, Soda Custica. Gases pouco solveis passam quase totalmente pelas vias superiores e vo se Gases moderadamente solveis agem sobre todo o aparelho respiratrio. Exemplo solubilizar nos pulmes. Exemplo: Oznio e gases nitrosos Vapor de cloro e de SO2. Concluso: para que possam atuar, devem primeiramente se dissolver na gua dos tecidos midos. Logo as partes da pele molhadas pela transpirao podem tambm sofrer a ao dos irritantes. 2. Anestsicos Exercem ao depressiva sobre o sistema nervoso central sendo tambm denominado de narcticos. So introduzidos no organismo principalmente pelas vias respiratrias, alcanam os pulmes e so transferidos para o sangue que os leva para o resto do corpo. Em alguns casos, podem atingir a corrente sangneas pela penetrao atravs da pele. Exemplo: butano, propano, cetonas, benzeno, lcoois, etc Os anestsicos podem atuar tanto a nvel de rgos e vsceras (fgado e rins) como no sistema fornecedor de sangue (anemia e leucemia) e sistema nervoso. 3. Asfixiantes Impedem a chegada do O2 ao crebro e aos tecidos causando leses aos membros. 59

Anoxemia a deficincia na entrega de O2 aos tecidos do organismo. Asfixiantes simples Tem o poder de deslocar o O2 do ar ambiente fazendo com que o mesmo seja respirado com deficincia de O2 (o ar deve ter no mnimo 18% de O2). Para sua remoo do ambiente necessria uma boa ventilao local. Logo: o real perigo mais a falta de O2 do que a presena do gs/vapor asfixiante no ambiente. Exemplo: H2, N2, He, metano, acetileno e CO2. Asfixiante Qumico So as substncias que, ao engrenarem no organismo, impedem a perfeita oxigenao de rgos e tecidos. Importante: o ar inalado contm O2 suficiente porem o asfixiante qumico no permite que o O2 seja adequadamente aproveitado pelo organismo. Exemplo: CO, anicinas e gs cianidro.

Avaliao dos Riscos


1. Concentrao no ar a relao entre o contaminante e o volume do ar amostrado no local de interesse. Unidades mais usadas: mg/m, Mg/m, PPM (partes por milho), mppdc (milhes de partculas por dm cbico) e mppc (milhes de partculas por pe cbico) 2. Avaliao O risco para a sade dos trabalhadores depende de fatores tais como: Concentrao do contaminante no ambiente de trabalho Tempo de reposio Caractersticas fsico-quimicas do contaminante Suscetibilidade pessoal. 3. Coletas de amostras representativas de fundamental importncia conhecermos a concentrao dos contaminantes existentes no local de trabalho. Para isso devemos coletar amostra no local que possibilitem uma anlise quantitativa das substancias existentes. Esta coleta pode ser um problema complexo devido concentrao de uma substncia no ar que pode variar em funo de: a) Movimentao do ar ambiente b) Dos ciclos de trabalho realizado 60

c) Distncia do trabalhador a fonte Para uma coleta ideal deve-se antes identificar corretamente: a) O local do ponto de trabalho b) A movimentao do trabalhador em relao fonte contaminante c) O tempo de permanncia do trabalhador diante dos contaminantes d) Fazer coletas o mais prximo possvel dos pontos de entrada do contaminante no organismo. Obs: sempre realizar mais de uma coleta durante toda a jornada de trabalho. 3.1 - Zona de amostragem existem dois tipos fundamentais de coletas de amostra: a) Zona de Exposio normal do trabalhador: a mais comumente adotada quando se quer estudar um grau de exposio que um trabalhador a um determinado contaminante. As coletas so feitas na zona de respirao por ser a via mais importante de penetrao de substancias txicas no organismo. b) Amostragem no ambiente: Tem a finalidade de determinar o grau de contaminao de um local em relao ao tempo de jornada de trabalho. Nesta situao deve-se estudar bem o ambiente de trabalho para que definir os pontos representativos e deve-se ter a funo trajetria dos poluentes determinada pelas correntes de ar. O aparelho amostrador no pode ficar situado na trajetria dos poluentes e tambm no necessariamente no centro do local de trabalho. 4. Equipamentos para avaliao de gases / vapores 4.1 Aparelhos de Leitura direta Fornecem imediatamente e no prprio local a concentrao do contaminante. Utilizando-se de dois mtodos: a) Indicadores calorimtricos fornecem a concentrao existente no ambiente pela alterao da cor devido reao qumica. Existem trs tipos:

a.1 Tubos indicadores contem substancias qumicas impregnadas em um slido (carvo ativado ou slica gel). Usados para avaliar concentraes de gases e vapores no ambiente. a.2 Filtros de Papel tratados quimicamente e utilizados para avaliao aerodispersides. a.3 Lquidos reagentes utilizados para avaliar a circulao de gases cidos de alcalinos.

61

Sistemtica do mtodo consistem em passar uma quantidade de ar atravs do reagente e se a substancia contaminante estiver presente neste ar produzir uma alterao na cor do reagente. A comparao da intensidade da colorao obtida ento comparada com escalas de cores padronizadas que fornecero a concentrao do contaminante. 4.2 Aparelhos Amostradores Coletam a mostra do ar ou do contaminante para posterior anlise em laboratrio. Amostradores de ar total coletam um volume conhecido de ar contaminado que levado posteriormente para anlise em laboratrio. Deve ser utilizado para gases e vapores j que fumos e poeiras se depositam nas superfcies internas do aparelho. Amostradores de Separao do contaminante O ar contaminado passa atravs de um meio coletor que separa os contaminantes do restante do ar. necessrio saber o volume de ar coletado para se saber a concentrao do contaminante. A relao do contaminante feito atravs de: Adsoro: meio slido utilizando carvo ativado ou slica gel para a reteno do contaminante. A sua renovao em laboratrio feita por lavagem com solventes adequados (dissulfeto de carbono geralmente). Absoro: O ar contaminado passa por meio liquido onde os gases e vapores so retidos por diluio de reaes qumicas. A substancia absorvente mais usada a gua desde que o contaminante tenha alta solubilidade. Para gases ou vapores cidos utiliza-se de meio absorvente alcalino. Amostradores de Condensao: O ar contaminado passa por condensadores que utilizam ar liquefeito ou gelo seco. O ar deve ser desumidificado para no se liquefazer ou solidificar. Vantagens: o contaminante coletado em estado puro Desvantagens: para uma boa eficincia da amostragem necessrio uma srie deste aparelho, perdendo sua ?tabilidade. A amostra deve ser mantida resfriada at o momento da analise para evitar perdas por evaporao.

62

Explosimetro: mede o potencial de explosividade pela presena de gases e vapores combustveis no ar. So de aspirao manual ou traves de bombas, com cmara de combusto adotadas de filamentos eltricos aquecidos para verificar os limites de explosividade do ar contaminado por substancias combustveis.

Oxmetro existem locais ou situaes em que poder haver deficincia de O2 no ar, pela alterao de presso ou pela presena de gases asfixiantes. Este equipamento fornece a porcentagem de O2 no ar ambiente. Lembrar que o ar respirvel deve ter em torno de 20% de O2.

Medidas de Controle

Controle no ambiente Este controle se inicia desde o recebimento dos produtos, transporte interno, armazenamento, utilizao nos processos e descarte de rejeitos. Devem ser estudados os seus efeitos txicos, medio de concentraes e providencias a serem tomadas em caso de acidentes. Mtodos de Controle

Ventilao Local Exaustores um dos meios mais eficazes para o controle n ambiente. Consiste em aspirar os gases e vapores no seu ponto de formao e lana-os fora do ambiente de trabalho: Capelas utilizados em laboratrios e locais de manipulao de produtos. Coifas utilizadas nos locais de manuseio dos produtos. Caractersticas construtivas CaptorTubulaoVentiladorTubulao exaustora. Obs: a tubulao externa deve possuir altura suficiente para que os gases no retornem ao local de trabalho. Ventilao geral diluidora utilizada em ambientes abertos e de modo a diluir substancias a valores abaixo dos limites de tolerncia. A quantidade de ar a ser insuflado deve ser adequada para a retirada do poluente e no tornar o ambiente incomodo pela excessiva movimentao das massas de ar. Ventilao Combinada Este sistema permite a formao de uma corrente de ar que arrasta os gases e vapores e capturada pelo sistema exaustor e sendo lanada fora do ambiente de trabalho.

63

Substituio de Produtos Txicos S vivel quando se pode substituir produtos altamente txicos por outros menos txicos e com as mesmas propriedades desejadas. Em muitos casos o benzeno pode ser trocado por xileno, por exemplo. Controle no Homem A primeira condio para controle no homem promover sua educao e treinamento para lidar com a substancia txica. Uso de EPIs as vias de penetrao no organismo so a pele, respirao e ingesto. So os pontos crticos que devem ser protegidos pelo uso de EPIs. Obs: quando a concentrao e toxidez forem muito elevados deve-se usar equipamentos autnomos de respirao.

2- AERODISPERSIDES POEIRAS
Classificao dos Aerodispersides: 64

Lquidos = Nvoas e Neblinas So formadas por gotculas lquidas com dimetro entre 0,1 e 100 m Slidos = Poeira partculas > 0,5 m Fumos partculas < 0,5 m Fibras tamanhos variveis

Classificao segundo os efeitos do Organismo

Pneumoconiticas Produzem as afeces a nvel dos pulmes chamadas pneumoconioses. Exemplo: Silicose = doena causada pela inalao de slica livre no ar Asbestose = doena causada pela inalao de microfibras de asbesto ( amianto) Bissinoce = doena causada pela inalao das fibras de algodo no ar.

Txicas Produzem efeitos acelerados no organismo tanto por inalao como pela ingesto. Exemplos: etc. ? transtornos gastrointestinais por ingesto, asma qumica por inalao, provoca formao de Mercrio comprometimento do sistema nervoso central causando tremores e espasmos Mangans ataca o sistema nervoso central alterando a capacidade mental, capacidade clculos renais e disfunes hepticas. musculares. Provoca tambm irritabilidade, depresso e diminuio da memria. psicomotora. Nos pulmes causa bronquites agudas e reduz a resistncia s infeces respiratrias Chumbo Encefalopatias, arteriosclerose cerebral, epilepsia, alterao da habilidade motora,

Alrgicas Seus efeitos no organismo dependem muito da suscetibilidade do trabalhador exposto Ex.: Resinas Epxi; alguns tipos de madeiras, poeiras de ambientes fechados e midos contendo mofo.

Incomodas Produzem enfermidades leves e geralmente predispe o sistema respiratrio a enfermidades tpicas como bronquites e resfriados crnicos.

65

Ex.: Amidos de milho, cimento, gesso, fibras de l e nvoas de leos vegetais. Formam pouco tecido e a reao do ferido potencialmente reversvel.

Tamanho das Partculas

No caso das poeiras o tamanho das partculas de fundamental importncia, pois fornece o grau de penetrao no sistema respiratrio e a quantidade inalada. Tamanho da Partcula (menor ou igual) 2,0 M 2,5 M 3,5 M 5,0 M 10,0 M % de penetrao 90 75 50 25 0

Remoo de Poeiras ambientais

A remoo de poeiras do ar necessria para que o mesmo possa ser liberado na atmosfera ambiente devidamente purificado sem que oferea riscos sade das pessoas e danos ecolgicos. Os equipamentos para esta finalidade so colocadas em 2 grupos: Filtros de ar Para remoo de poeiras no grau de concentrao em que possam encontrar-se no ar ambiente. Utilizados em: Para tomadas de ar exterior Reteno de poeiras produzidas em ambientes fechados Instalaes de ventilao / circulao e ar condicionado Coletores de Poeiras Destinados a remover cargas considerveis de poeiras oriundas de processos e captados nos locais onde so produzidas. Os coletores tm capacidade muito maior que a dos filtros de ar de 100 a 2.000 vezes o teor de concentrao dos filtros. Estudo da NR-15, anexos 12 e 13. Fumos metlicos

66

So encontrados nos processos que envolvem soldagem de peas metlicas por arco eltrico e soldagem por chama aberta em oxi-acetileno. Tanto a composio dos fumos de solda quanto sua quantidade dependem de: Tipo de liga a ser colocada Tipo de processo de soldagem Tipo de eletrodo utilizado Deve-se lembrar que alem do fumo produzido, os arcos eltricos produzem um intensa radiao (ultravioleta) que produzem queimadura nos olhos e produzem oznio (de cheiro forte e grande capacidade oxidante). Elementos encontrados nos fumos metlicos Cdmio, Cobre, Mangans, Chumbo, Cromo, Nquel, Ferro, Magnsio, Zinco e Alumnio. Elementos que apresentam toxidez

Cdmio Penetra no organismo pela via respiratria ou pela via oral. O deposito de cdmio mximo no organismo quando se inala seu fumo. No organismo se acumula no fgado e rins. O oxido de cdmio uma substancia cancergena. Quando identificado acarreta insalubridade de grau mximo.

Mangans Penetra no organismo principalmente pela via respiratria. O mangans absorvido abandona rapidamente a corrente sangunea e se aloja nos tecidos, principalmente o fgado e pode chegar ao crebro causando psicoses manaco-depressivas e perturbaes psicomotoras. Acarreta insalubridade de grau mximo quando ultrapassado o limite de tolerncia.

Chumbo Penetra no organismo por via respiratria ou por ingesto. Pode se distribuir por todo o organismo atravs da corrente sangunea, sendo que 90% do metal absorvido fica retido nos ossos. O organismo tem capacidade de excret-lo se for interrompido o processo de exposio. As intoxicaes graves causam comprometimento dos rins e sistema nervoso, reduzindo a fora muscular, paralisias e impotncia sexual. Quando detectado acarreta insalubridade de grau mximo. As presenas de contaminantes nos fumos resultantes de processos de soldagem variam em funo do tipo de metal a ser soldado e do material fundante utilizado para a solda. Portanto os fumos de solda devem ser freqentemente analisados para constituintes individuais que provavelmente estejam presentes para se determinar se os limites de tolerncia especficos so excedidos. 67

Agentes Biolgicos

68

As doenas tm como agentes etiolgicos microorganismos patognicos. Os micrbios que so seres microscpicos unicelulares e aclorofilados. So encontradas no ar, guas, solo ou no organismo de outros animais. Patogenicidade a capacidade que os microorganismos tem de causar doenas. So chamadas de virulentos e essa virulncia pode ser de 2 tipos: Infecciosa Quando o microorganismo infecta outro organismo pelo seu poder invasor. Ex.: Gripe e sarampo Toxigncia quando o microorganismo tem capacidade de elaborar toxinas lesivas as clulas orgnicas. Ex.: Bacilus Botulimus Botulismo (envenenamento pela ingesto de carne contaminada). Infeco Implantao, crescimento e multiplicao de seres inferiores em um organismo altamente organizado de um hospedeiro. Para que a doena se instale necessrio que o microorganismo virulento rompa as barreiras defensivas do organismo suscetvel e encontre condies propicias a sua implantao e multiplicao passando ento a exercer seu poder patognico.

Barreiras protetoras do organismo

Pele ntegra a pele revestida por um reduto acido que tem ao bactericida sobre os germes que se depositam sobre a superfcie cutnea. O meio acido produzido pelos bacilos adfilos destri a flora patognica da cavidade vaginal O epitlio ciliado da traquia e rvore brnquica, atravs do seu movimento, impede em grande parte a entrada de germes no parnquima pulmonar (tecido esponjoso do pulmo) A lisozima existente na lgrima e demais secrees corporais impede a penetrao de bactrias.

69

Imunizao Uma grande parte das doenas infecto-contagiosas propicia condies de defesa ao organismo atravs da imunizao que pode ser permanente ou duradoura o que levou a criao de vacinas que estimulam o organismo produo de anticorpos especficos. Higiene a atividade que procura quebrar os elos da cadeia de transmisso das doenas infecto contagiosas. Sua essncia impedir que as pessoas se contaminem com agentes infectantes: Destruindo germes patognicos pasteurizao do leite, fervura de gua para beber. Impedindo a disseminao de vetores destruio de larvas de mosquito e de populaes de ratos Eliminando animais doentes para impedir que se constituam um reservatrio do vrus como o cabrculo ou a febre amarela Pelo saneamento bsico, dando destino ao lixo tratamento de efluentes e esgotos.

Agentes Infectantes ou Biolgicos

So formados pelos seguintes grupos: Grupo Bactrias Fungos Riqutsias Vrus Protozorios Exemplos Ttano e Tuberculose Micoses Tifo e Febre Maculosa Raiva e Hepatite Amebas, Tripanossomos, Plasmdios

Modos de Contgio

a) direto: vias respiratrias, boca (beijos) relaes sexuais e pela pele indireto: contato com objetos contaminados pelo doente e pelo ar inalado. b) Vetores mecnicos: transmisso por agentes que no se infectam com a doena. Como exemplo temos as moscas que levam nas patas germes patognicos que so depositados no alimentos. 70

c) Vetores biolgicos: existem doenas que tem parte do seu ciclo em outros seres vivos sem o qual se quebra o elo da cadeia de transmisso; Ex.: Malria mosquito anfeles; Tifo exantemtico piolho do corpo e Febre Maculosa Carrapato. d) Alimentos: quando o agente infectante fica sobre os alimentos, principalmente doenas de veiculao hdrica. e) Transmisso pelo solo: muitas bactrias sobrevivem de forma vegetativa no solo como os bacilos do ttano e do carbnculo ou mesmo pela disposio de defesa dos humanos. Vias de penetrao Digestiva, Respiratria, Cutnea, Ocular e Parenteral (tudo que no seja o sistema gastro-intestinal).

Doenas Profissionais devidas a agentes Biolgicos 1- Por Bactrias Doena de Weil (Leptospirose)

a.

Fonte de infeco rato, co e eventualmente o gado vacum;

b. Modo de transmisso pela pele ou mucosas em contato com a gua contaminada pela urina dos animais doentes; c. Locais de trabalho peixarias, matadouros, canais e esgotos, mineiros, agricultores, veterinrios, etc. d. Quadro clnico febre cefalia, meningismo e hemorragias.

2- Mormo a. Fonte de infeco o reservatrio natural o cavalo; b. Modo de transmisso se faz pela pele que apresenta escoriaes; c. Locais de trabalho tratadores em cocheiras e veterinrios; d. Quadro clnico rinite com secreo abundante, febre, expectorao hemorrgica. uma doena letal.

71

3 - Carbnculo a. Fonte de infeco ls, couros, peles e crinas; b. Modo de transmisso atravs de pequenas feridas e escoriaes da pele em contato com produtos contaminados de animais; c. Locais de trabalho trabalhadores que operam carcaas de animais mortos e manufaturados de subprodutos animais; d. Quadro clnico produz necroses de tecidos (pstulas) e na forma interna produz edemas (tunuefao da pele) e hemorragias levando a morte.

4- Brucelose a. Fonte de infeco sangue, vsceras e leite de animal infectado; b. Modo de transmisso pela pele e ingesto de subprodutos de origem animal que esteja infectado; c. Locais de trabalho esto sujeitos os trabalhadores agrcolas e da industria de carnes e laticnios; d. Quadro clnico uma doena benigna causando dores no corpo, fadiga, sudorese e febre baixa.

5-Ttano a. Fonte de infeco poeiras, estrumes ferro e excrementos de animais; b. Modo de transmisso penetrao de esporos atravs de feridas; c. Locais de trabalho os mais variados principalmente os que possibilitem ferimentos diversos; d. Quadro clnico contratura dolorosa da musculatura e ataque ao sistema nervoso central pela distribuio da toxina atravs dos vasos sanguneos e linfticos.
Por vrus e riqutsias

Raiva ou Hidrofobia

a.

Fontes de infeco Quase todos os mamferos so suscetveis raiva, notadamente o

co, gato, gado bovino e eqino. 72

b. Modo de transmisso contaminao pela saliva de animais raivosos atravs da mordedura . A incubao no animal dura 21 dias. c. Patogenia No homem o perodo de incubao de trs meses quando ento aparecem os sintomas: irritabilidade, cefalia, delrio e convulses. A deglutio dificultada pela paralisao dos msculos da regio. H contraes espasmdicas quando se tenta beber gua. uma doena infecciosa aguda e letal. Riquetsioses

Nome genrico para os variados tipos de doenas infecciosas tais como : vrios tipos de tifo transmitidos por piolhos, pulgas e carrapatos. Modo de transmisso Pela picada de piolhos e seus dejetos contaminados facilitada pela coadura. Pela picada da pulga e do rato e mordedura de carrapatos contaminados. Obs: O tifo e a febre ? so doenas de notificao compulsria.

Por Fungos P-de-atleta ou Tinea Pedis

Causada pela umidade dos ps e pelo uso constante de botas e botinas fechadas e sem higiene. Sintomatologia prurido interdigital ou na planta dos ps com formao de vesculas contendo lquido denso e amarelado. Na forma crnica apresenta leses na pele com descamao. Contaminao na utilizao de calados utilizados por pessoas contaminadas chuveiros coletivos e vestirios molhados.

Por Parasitas Ancilostomose

Agente Etiolgico Ancylstoma Duodenale e Necator Americanus Fontes de Infeco Contato com o colo infectado por objetos contaminados. A penetrao da larva se d pela pele.

73

Sintomatologia As larvas se localizam no duodeno at atingirem a fase adulta. No local da penetrao da larva aparece uma dermatite pruriginosa. Na fase adulta comeam a aparecer os sintomas: perturbaes digestivas (falta de apetite e vmito), diarria e anemia. Obs: uma doena de notificao compulsria Escabiose ou Sarna Provoca o aparecimento de dermatites pruriginosas que obriga a pessoa a se coar constantemente. Esta coadura constante leva ao aparecimento de escoriaes na pele que podem causar novas infeces. A caracterstica do prurido a sua exarcebao noturna. Ataca principalmente os espaos interdigitais axilar e rgos genitais. Modo de transmisso habitualmente pelo contato pessoa a pessoa e tambm pela utilizao de roupas ou toalhas contaminadas pela infestao. A penetrao pela pele multiplicando-se por baixo da mesma onde a fmea pe ovos que so responsveis pelo prurido.

Bibliografia: Moraes, Giovanni Arajo. Normas Regulamentadoras Comentadas 5 ed. Volumes 1 e 2 revisada , ampliada e atual Rio de Janeiro: 2005; Saliba, Tuffi Mendes; Correa, Mrcia Angelin Chaves; Amaral, Lnio Srvio . Manual Prtico de Higiene Industrial- Belo Horizonte: 1994 www.fundacentro.gov.br www.mte.gov.br

74

You might also like