You are on page 1of 14

4. Incapacidade Relativa: O art. 4 traz as hipteses de incapacidade relativa.

Os relativamente incapazes (chamados de pberes), agem por si s (em parte), acompanhados por seus representantes, que neste caso no dizemos que os representam, mas que os assistem. o instituto da Assistncia (art. 1634, V). * Na falta dos pais, outros exercem a proteo sobre os incapazes, so os Tutores para os menores e os Curadores para os maiores. * A falta da assistncia gera ato relativamente nulo (anulvel)- art. 171, I. * Excepcionalmente, os relativamente incapazes tm capacidade de fato ou de exerccio: aceitar mandato (art. 666); fazer testamento (art. 1860, nico); ser testemunha (art. 288, I); celebrar contrato de trabalho e outros atos excepcionados pela lei. Art. 4: So incapazes, relativamente a certos atos, ou maneira de os exercer: I - os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos; II - os brios habituais, os viciados em txicos, e os que, por deficincia mental, tenham o discernimento reduzido; III - os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo; IV - os prdigos. Pargrafo nico. A capacidade dos ndios ser regulada por legislao especial.

5. Capacidade X Legitimidade A Capacidade genrica, a legitimao especfica. A Capacidade diz respeito aos negcios juridicos em geral, mas a legitimidade diz respeito determinado negcio. Ex.: Maria e Joo querem se, mas no podem, pois so irmos por adoo (art. 1521). Eles no tm legitimao, portanto, podendo se casar com outras pessoas, pois Capacidade eles tm. Se Joo e Maria fossem incapazes para o casamento, no poderiam se casar nem entre si nem com outras pessoas. * O Intervalo Lcido admitido em nosso sistema? Obs.: - O rol contido nos arts. 3 e 4 so de natureza taxativa; - O que se entende pela expresso legal maiores de 16 (art. 4, I)? - O surdo-mudo no se encaixa expressamente nos arts. 3 e 4 , mas Maria H. Diniz entende que se enquadraria no inciso III do art 3, entre os que no podem exprimir a vontade, ou no inciso III do art. 4 (Excepcionais), conforme o grau de discernimento constatado em laudo pericial, pois as tcnicas modernas de educao podem levar o surdo-mudo a ser apenas relativamente incapaz, e no absolutamente incapaz. - Os ausentes constavam no Cdigo Civil de 1916 como Absolutamente incapazes. A melhor tcnica entende que os tais tm proteo legal, mas no so incapazes. - Analfabetismo, idade avanada e cegueira seriam causas de incapacidade? - Prdigo: um relativamente incapaz (art. 4, IV), mas essa incapacidade apenas para a gerncia extraordinria, como contratar, fazer pacto antenupcial (que prev a regulao de bens no casamento), contrato de convivncia (que prev a regulao de bens na unio estvel). Para atos civis cotidianos, como comprar comida, bebida, vesturio, o prdigo capaz. - Silvcola: Constava no Cdigo Civil de 1916 como relativamente incapaz. Hoje a incapacidade dos ndios da selva (integrados ou semi-integrados civilizao) deve ser tratada exclusivamente pelo Estatuto do ndio (Lei n 6.0001/73). Logo, no se deve, com

base no Cdigo Civil, determinar a capacidade do silvcola, que poder ser plena, relativa ou nenhuma. - Condenao criminal enseja incapacidade? No enseja, embora o condenado perca, eventualmente, certos direitos, como o poder familiar, a habilitao para dirigir, a crdeencial de mdico, engenheiro, advogado. - Capacidade Plena: Capacidade de direito ou jurdica + Capacidade de fato ou de exerccio. * Ter Capacidade de direito implica ter capacidade de exerccio? E ter capacidade de exerccio implica ter capacidade de direito? - Para aquisio da Personalidade Jurdica: * Basta o nascimento com vida; * No exige-se que a vida seja vivel; * No basta a concepo; * No necessrio o registro; * O que a Declarao de Nascido Vivo- DNV? - A lei pe a salvo os direitos do nascituro (art. 2). So exemplos dessa proteo ao nascituro a presuno legal de paternidade (art. 1597), direito alimentos (art. 1694 e ss), curatela (art. 1779) e direito sucessrio (art. 17989). * Questo: O concepto in vitro tem a mesma proteo do nascituro (concepto in vivo, natural)? 6. Cessao da Incapacidade: A Incapacidade cessa quando cessa sua causa, seja a causa a menoridade, enfermidade, toxicomania, prodigalidade etc. Pode ocorrer que a causa seja permanente, por se tratar de um mal incurvel. O art. 104 da Lei 6.015/73, manda que se averbem as sentenas que puserem fim interdio. Nesta afirmao est contida a hiptese de incapacidade por menoridade? No caso da menoridade, cessa-se a incapacidade com a maioridade, que se d aos 18 anos (art. 5). Quando a causa da incapacidade a menoridade, possvel, excepcionalmente, que cesse antes dos 18 anos. Essa aquisio antecipada da capacidade de exerccio, antes da maioridade, denomina-se Emancipao. possvel, portanto, que a pessoa menor seja capaz. Porm, o fenmeno jurdico da emancipao no torna a pessoa maior de idade, mas a torna capaz. Assim, embora Carlos R. Gonalves afirme que a emancipao a antecipao da maioridade, entende-se que no h antecipao da maioridade, mas da Capacidade. Espcies de Emancipao: A. Voluntria (art. 5, nico, I): Emancipao dos filhos pelos pais; B. Judicial (art. 5, nico, I): Emancipao dos tutelados. C. Legal (art. 5, nico, II-V): Emancipao de pessoas que se encontram em situaes jurdicas ali determinadas. * Observe-se, porm, que em qualquer caso exige-se o requisito de 16 anos como idade mnima. Alis, essa a regra. A exceo o Casamento. Ocorre na emancipao legal do nubente que se casa com menos de 16 anos, sob alvar judicial, em exceo legalmente prevista (art. 1520).

Questes: * No caso de pessoas que se emancipam com o casamento, se tais pessoas se descasam antes de completar 18 anos, voltariam a ser capazes? * E no caso do emancipado por fora de assuno de cargo pblico efetivo, se vier a deixar o cargo, enquanto menor? Entende-se, como lecionam Carlos R. Gonalves e Silvio Rodrigues, que a emancipao irrevogvel em qualquer hiptese. 7. Individualizao da Pessoa Natural: Se os objetos so identificados dentro de suas coletividades, quanto mais o homem, figura essencial das relaes jurdicas (o direito est para o homem). A correta individualizao da pessoa uma questo de interesse do Estado e da sociedade, e est associada ao princpio da segurana jurdica. A Pessoa Natural se individualiza, se identifica, dentro do grupo social, com base em trs critrios: Nome; Estado (Individual, familiar ou poltico) e Domiclio. A. Nome: O nome, segundo Carlos R. Gonalves, uma etiqueta colocada sobre cada um de ns. Entendemos por nome, o nome completo da pessoa, que se forma pelo prenome + sobrenome. Porm, nas relaes cotidianas no costumeiro perguntar o prenome, mas o nome, quando desejamos apenas o prenome. A diferenciao, na prtica, assim se faz: quando se pergunta o nome, se numa conversa informal, responde-se apenas o prenome. Se a conversa formal, perante uma autoridade, no cartrio ou preenchimento de um cadastro comercial, respondemos o nome completo (prenome + sobrenome). Aspectos do Nome: O nome apresenta dois aspectos distintos: o pblico e o privado. Pblico: O Estado tem interesse na perfeita individualizao das Pessoas, por questes de segurana, no sentido mais amplo, que vai desde a identificao criminal at a cobrana correta de tributos. Privado: Direito da Personalidade (sua natureza jurdica), imprescritvel e inalienvel. Partes do Nome: Nome = Prenome + Sobrenome (art. 16) O Sobrenome tambm conhecido como apelido de famlia, nome de famlia ou patronmico. Indica a genealogia da pessoa, sua origem familiar. No escolhido pelos pais, mas transmitido, necessariamente, por eles. O Prenome pode ser Simples (Joo, Maria) ou Composto (Jos Maria, Marco Antnio). O prenome escolhido pelos pais, ou pelos representantes legis, no caso da criana nascer com os pais pr-morto (pai morto e me morta no parto ou defuntas que do luz). A encolha, porm, estar limitada a no poder escolher um nome que exponha seu portador ao ridculo. O Agnome uma partcula distintiva que poder aparecer para distinguir pessoas familiares com o mesmo nome, como Jos da Silva Junior, Joo Jos da Silva Neto, Jos da Silva Sobrinho, Manoel da Silva Filho, Arthur Souza Primo. Princpio da Imutabilidade do Nome: A regra da imutabilidade do nome a que vigora, seja pelo interesse que o Estado tem nessa estabilidade, ou mesmo pelo aspecto personalssimo desse direito. No se muda o nome, eis a regra.

Porm, excepcionalmente, ser admitido se alterar o prenome nos casos de: - Exposio do portador ao ridculo (art. 55, nico, LRP); - Evidente erro ortogrfico (art. 58, nico, LRP); - Susbtituio do prenome por apelidos pblicos notrios (art. 58, LRP). O acrscimo do apelido j era admitido pela jurisprudncia, como o nome de Lula, mas agora possvel a substituio: ao invs de Edson Arantes, Pel Arantes. - Substituio para proteo em caso de colaborao com a Justia Criminal (art. 58, LRP); - Adoo de pesso menor de idade (art. 1627); - A jurisprudncia admite a traduo de nomes estrangeiros, com vistas a facilitar o aculturamento, a adaptao da pessoa; - Quando o nome estrangeiro expuser o seu portador ao ridculo, como, por exemplo, Sergay (Lei 6.815/80- Situao do estrangeiro no Brasil) Mudanas Excepcionais no Sobrenome so possveis nos casos de: - Adoo de pessoa menor (art. 1627); - Deciso do STF: O nome pode ser modificado desde motivadamente justificado. Justifica-se pelo princpio da dignidade da pessoa. - Casamento (art. 1565, 1); - Separao e Divrcio (art. 1571 e ss) - Reconhecimento de filho (art. 1609); - Unio estvel (analogia do art. 57, 2, LRP); - Transexualssimo, com mudana cirrgica de sexo; - Filiao socioafetiva (Doutrina)

--> Estado Civil: 1. Estado Civil Individual: Segundo Carlos R. Gonalves, modo de ser da pessoa quanto idade, sexo, cor, altura, peso, cor dos cabelos, sade, escolaridade, enfim, fala de caracteres fsicos e intelectuais do invidduo (indivduo frente ao espelho) 2. Estado civil Familiar: Fala do indivduo em relao famlia em sentido amplo: grau de parentesco (pai, filho, irmo), em face do casamento (solteiro, casado, separado, vivo, divorciado) 3. Estado civil Poltico: Diz do indivduo em relao aos aspectos polticos, cidadania: nacional (nato ou naturalizado) ou estrangeiro. Obs.: tal a importncia do estado familiar, que costumeiramente quando se quer fazer referncia ele dizemos apenas estado civil, quando tecnicamente seria correto dizer estado civil familiar, pois o estado civil pode ser individual, familiar ou poltico.

Domiclio: Conceito: a sede jurdica da pessoa natural, o lugar em que a pessoa centraliza suas relaes jurdicas. *O art. 70 afirma que o domiclio da pessoa natural o lugar onde ela estabelece a sua residncia com nimo definitivo. * Assim, de acordo com os arts. 70 e 74, tem-se que: Domiclio: Residncia (lugar fsico, elemento objetivo) + animus vivendi (desejo de fixao, de permanncia, elemento subjetivo) * Domiclio, Residncia e Habitao ou Morada: Fora da tcnica jurdica estes trs so tomados como sinnimos, porm Domiclio a sede jurdica da pessoa; Residncia elemento do domiclio, um estado de fato; e Habitao a relao de fato inferior a residncia, como a estada num hotel, casa de praia. Princpio da pluralidade de domiclios: Alm de domiclio com sentido geral (art. 70), o CC apresenta: Domiclio Profissional ou Funcional, que pode ser nico ou mltiplo (art.72): Trata-se de domiclio especfico para as relaes jurdicas voltadas para o exerccio da profisso. Domiclio Ocasional (art. 73): Para o caso de pessoas que no tm paradeiro, convencional a lei que ser o lugar em que tais pessoas forem encontradas. Domiclio Especial (art. 78): Divide-se em: Do contrato: Aquele escolhido pelas partes para o cumprimento de um contrato; De eleio: Escolhido para eventual propositura de ao para resolver litigios entre as partes contratantes. Obs.: Orlando Gomes fala, ainda, do Domiclio aparente, referindo ao art.74, que seria aquele que, embora no fosse domiclio propriamente, por falta do elemento subjetivo, transparecesse terceiros, a qualidade de domiclio.

Classificao: O domiclio pode ser: a) Voluntrio: Decorre da vontade, e subdivide-se em: Geral: Especial: b) Necessrio ou Legal: Aquele domiclio imposto, por convenincia, pelo Estado. Tm domiclio necessrio o militar da ativa, o incapaz, o martimo, o preso, o servidor pblico. * Perde-se o Domiclio? Sim. Perde-se o domiclio pela sua mudana voluntria, ou por assumir a pessoa uma condio jurdica para qual o Estado declina um domiclio necessrio. Ex.: Condenao de pena restritiva de liberdade, incapacidade.

Direitos da Personalidade: So direitos subjetivos indisponveis, entranhavelmente ligados personalidade, que guarnecem a dignidade da pessoa humana. Dizem respeito ao ser humano, mas excepcionalmente podero pertencer Pessoa jurdica (art. 52) 1. Origem e Importncia: Os referidos direitos ganham importncia direta da civilizao humana. O Cristianismo, que ensina, sobretudo, o amor ao prximo como a si mesmo, teve importncia fundamental no desenvolvimento desses valores que engrandecem a alma, promovendo o ser humano. A escola do Direito Natural tambm tem papel relevante no crescimento dos direitos personalssimos (intuitu personae) Dentre os documentos mais importantes, esto a Declarao dos Direitos do Homem de 1789, e a Declarao Universal dos direitos humanos de 1948. No Brasil, sua primeira fonte foi a jurisprudncia. A Constituio Federal foi a grande norma ensejadora da necessidade de se positivar a matria: o art. 5, X, anunciou a inviolabilidade da intimidade, da privacidade, da honra e da imagem, com a correlata garantia de indenizao por dano material ou moral. Com essa provocao, o Cdigo Civil de 2002, pela primeira vez, trouxe a matria em captulo prprio (art. 11- 21). A matria ainda tratada timidamente, sem o desembrao ideal, porm, na opinio de Miguel Reale, foi proposital apresentar poucas normas dotadas de rigor e clareza, cujos objetivos permitiro os naturais desenvolvimentos da doutrina e da jurisprudncia. 2. Espcies: Inatos: Surgem com o surgimento da personalidade (direito vida, integridade fsica, honra, imagem, a alimentos). Alis, podem preceder o incio da personalidade, pela proteo ao concepto. Adquiridos: Conquistados no exerccio da personalidade (direito ao nome, ao apelido, obra literria). 3. Fundamento: Os direitos da personalidade so fundamentados no princpio constitucional da dignidade da pessoa (art. 1, III, CF). Nenhum outro princpio pode servir de base, com tanta propriedade, quanto este princpio dos princpios constitucionais. 4. Rol Exemplificativo: No existe a pretenso, por parte da lei ou da doutrina, de listar exaustivamente esses direitos, mas, como exemplo, tm-se os direitos (ao): Vida; Liberdade; Alimentos; Honra, Nome; Boa fama; Imagem; Prprio corpo (vivo ou morto); Intimidade; Privacidade; Planejamento familiar; Liberdade de pensamento; Liberdade de culto; Criao cientfica, literria e artstica. * Para Rubens Limongi Frana, esses direitos podem ser classificados em trs categorias: Integridade Fsica: Vida, liberdade, alimentos, corpo; Integridade Intelectual: Liberdade de expresso, de culto, de criao artstica. Integridade Moral: Honra, nome, imagem.

5. Caractersticas: A. Indisponibilidade: Principal atributo dos direitos da personalidade, do qual decorrem os demais. So indisponveis por serem fora do comrcio, que, por sua prpria natureza, so indestacveis da persona. Como se pode dispor de sua honra, nome, liberdade ou vida? Porm, essa indisponibilidade, modernamente, entendida como relativa, pois, excepcionalmente, admite-se a disposio do direito imagem, criao intelectual, como a doao de rgos (sempre gratuita) para fins altrusticos e teraputicos. * Questo: O que significa no podendo seu exerccio sofrer limitao voluntria? (art. 11) * Questo: O que significa sem prejuzo de outras sanes previstas em lei? (art. 12) * O STF decidiu que os direitos personalssimos, em caso de ofensa, podem ser reclamados pelos sucessores do ofendido, pois o direito de ao, neste caso, ganha natureza patrimonial. O que isso significa? B. Intransmissibilidade e Irrenunciabilidade (art.11): No se pode transmitir (alienar) nem renunciar (abrir mo) aos direitos da personalidade, pois estes so indestacveis das pessoas. C. Absolutos: Tm oponibilidade erga omnes, ou seja, so direitos que correspondem ao dever de absteno (obrigao de no fazer) imposto todos. D. Ilimitados (arts. 11-21): A lei e a doutrina apresentam um rol aberto, meramente exemplificativo. Existem na mplitude necessria para proteo integral da pessoa, frente a todas as circunstncias da vida. * Questo: Como se pode exercer esse direito, em famlia matrimonializada? Em unio estvel? Em unio homoafetiva? Em famlia monoparental? Solitariamente? * Questo: Pode-se exigir a prestao de afeto, como no caso do pai que no exerceu sua funo paterna, poderia dele se exigir reparao? E. Imprescritibilidade: No perecem pelo no uso. Porm, a pretenso indenizatria prescritvel. F. Impenhorveis: Por serem indisponveis, indestacveis da pessoa. Porm, excepcionalmente, poder ser objeto de penhora os reflexos patrimoniais, nas hipteses em que a pessoa dispe de uma obra literria ou de sua imagem (fins comerciais). G. Vitaliciedade: Tais direitos duram por toda a vida, ou seja, enquanto durar a personalidade jurdica da pessoa natural. * Questo: Esses direitos podem ultrapassar os limites da existncia da personalidade jurdica de pessoa natural?

6. Hipteses Legais: O CC traz um rol aberto dos direitos da personalidade. A. Disposio do prprio corpo (arts. 13 e 14): * Questo: possvel fazer a reduo de mamas para fins estticos? Sim, tolerado em carter excepcional. * Questo: Enxertos e prteses fazem parte do corpo? Sim, a pessoa tem direito um corpo vivo ou morto.

* Transplantes (art. 13, nico da lei 9.434/97): Princpio do consenso afirmativo, o qual afirma que no pode ser implcita a vontade de doar rgos. Assim, s se doador de rgos se expressamente manifestar sua vontade de faz-lo. B. No constrangimento a tratamento mdico de risco (art. 15): O mdico dever informar ao paciente acerca dos riscos, e trata-lo apenas com sua anuncia. * Se o enfermo for incapaz? O mdico dever os ricos aos representantes legais do paciente e estes assumem a responsabilidade pelo tratamento. * Esse direito autoriza o suicdio e a autoleso? No. * Autoriza a eutansia? No. * Autoriza o aborto? O aborto autorizado apenas nas situaes em que a lei permite. * possvel cirurgia esttica, de mama, de nariz, etc.? Sim. * Esse direito autoriza algum se negar a um transplante de rgo ou transfuso de sangue em iminente risco de morte? No h direito de resistncia do paciente se h risco de morte. C. Ao nome e ao pseudnimo (arts. 16- 19): Um dos efeitos da sentena que reconhece o vnculo de filiao, na ao investigatria de paternidade, o direito ao nome do pai. D. Proteo imagem e palavra (art. 20): * Imagem: Representao de figura humana pela pintura, escultura, fotografia, filme, etc. * Palavra: Escrita ou falada. E. Privacidade (art. 21): * Aqui est nsito o direito intimidade? So sinnimos? No so sinnimos, pois a Intimidade um espao mais estreito e fechado, e est dentro da privacidade.

Ausncia: 1. Conceito: o instituto que protege o ausente. Considera-se ausente a pessoa que abandonou seu domiclio, no deixou procurador disposto e com poderes suficientes para represent-la, e no se tem notcia de seu paradeiro. 2. Previso Legal: No Cdigo Civil de 1916, o ausente era listado como Absolutamente incapaz (essa era a viso porque h pessoas que desaparecem por perturbao mental) e a ausncia constava no livro da famlia. No novo Cdigo Civil, porm, o ausente no considerado incapaz e a ausncia tratada na Parte Geral (arts. 22 e ss). 3. Faces da Ausncia (Silvio Rodrigues): O instituto da ausncia de natureza protetiva, sendo que numa primeira fase (inicial), a proteo voltada para o ausente, na expectativa de que este reaparea. Na segunda fase, porm, a proteo muda de foco, e volta-se para os herdeiros. 4. Legitimao para requerer (art. 22): Qualquer interessado ou o MP podem requerer a declarao de ausncia judicialmente. O juiz declara e nomeia o curador ao ausente. 5. Classificao da Ausncia: Existem duas espcies de ausncia, embora a doutrina no traga essa diferenciao. Ausncia Prpria (art.22): A pessoa desaparece sem deixar um procurador; Ausncia Imprpria (art. 23): A pessoa desaparece, deixando procurador, porm este no tem disposio ou no tem poderes suficientes para represent-lo. 6. Podem ser Curadores (art. 25): a. Cnjuge; b. Pais; c. Descendentes (Os mais prximos preferem aos mais distantes) Obs.: Tambm poder ser curador do ausente o companheiro, com a mesma prioridade conferida ao cnjuge. Porm, no havendo nenhum desses, o juiz dar um Curador ad hoc, ou seja, para aquele fim especfico (art. 25, 3). 7. Fases da Curadoria do ausente: 1 Fase- Curadoria do Ausente: Visa proteo do ausente, preservando-lhe o patrimnio, na expectativa de sua reapario (arts. 22- 25) 2 Fase- Sucesso provisria: medida que diminui a possibilidade do reaparecimento, cresce a presuno da morte do ausente; da o legislador passa a visar proteo dos sucessores (arts. 26- 36) 3 Fase- Sucesso Definitiva: Presuno de morte real, produzindo, portanto, todos os efeitos pertinentes extino da pessoa natural, com o fim de sua personalidade jurdica. 8. Procedimentos para arrecadao dos bens do Ausente: H um procedimento especial de jurisdio voluntria previsto nos arts. 1159 e ss. do CPC. Art. 1.159. Desaparecendo algum do seu domiclio sem deixar representante a quem caiba administrar-lhe os bens, ou deixando mandatrio que no queira ou no possa continuar a exercer o mandato, declarar-se- a sua ausncia.

Art. 1.160. O juiz mandar arrecadar os bens do ausente e nomear-lhe- curador na forma estabelecida no Captulo antecedente. Art. 1.161. Feita a arrecadao, o juiz mandar publicar editais durante 1 (um) ano, reproduzidos de dois em dois meses, anunciando a arrecadao e chamando o ausente a entrar na posse de seus bens. Art. 1.162. Cessa a curadoria: I- Pelo comparecimento do ausente, do seu procurador ou de quem o represente; II- Pela certeza da morte do ausente; III- Pela sucesso provisria. Art. 1.163. Passado 1 (um) ano da publicao do primeiro edital sem que se saiba do ausente e no tendo comparecido seu procurador ou representante, podero os interessados requerer que se abra provisoriamente a sucesso. 1- Consideram-se para este efeito interessados: I- O cnjuge no separado judicialmente; II- Os herdeiros presumidos legtimos e os testamentrios; III- Os que tiverem sobre os bens do ausente direito subordinado condio de morte; IV- Os credores de obrigaes vencidas e no pagas. 2- Findo o prazo deste artigo e no havendo absolutamente interessados na sucesso provisria, cumpre ao rgo do Ministrio Pblico requer-la. Art. 1.164. O interessado, ao requerer a abertura da sucesso provisria, pedir a citao pessoal dos herdeiros presentes e do curador e, por editais, a dos ausentes para oferecerem artigos de habilitao. Art. 1.165. A sentena que determinar a abertura da sucesso provisria s produzir efeito 6 (seis) meses depois de publicada pela imprensa; mas, logo que passe em julgado, se proceder abertura do testamento, se houver, e ao inventrio e partilha dos bens, como se o ausente fosse falecido. Art. 1.166. Cumpre aos herdeiros, imitidos na posse dos bens do ausente, prestar cauo de os restituir. Art. 1.167. A sucesso provisria cessar pelo comparecimento do ausente e converterse- em definitiva: I- Quando houver certeza da morte do ausente; II- Dez anos depois de passada em julgado a sentena de abertura da sucesso provisria; III- Quando o ausente contar 80 (oitenta) anos de idade e houverem decorrido 5 (cinco) anos das ltimas notcias suas. Art. 1.168. Regressando o ausente nos 10 (dez) anos seguintes abertura da sucesso definitiva ou algum dos seus descendentes ou ascendentes, aquele ou estes s podero requerer ao juiz a entrega dos bens existentes no estado em que se acharem, ou subrogados em seu lugar ou o preo que os herdeiros e demais interessados houverem recebido pelos alienados depois daquele tempo. Art. 1.169. Sero citados para lhe contestarem o pedido os sucessores provisrios ou definitivos, o rgo do Ministrio Pblico e o representante da Fazenda Pblica.

* Questo: Os bens sob curatela podem ser desapropriados? Sim, como qualquer outro bem. 9. Legitimao para requerer a Sucesso Provisria (art. 27): a. Cnjuge ou companheiro; b. Herdeiros presumidos; c. Pessoas que tenham aquisio de direito condicionada morte do ausente; d. Credor; 10. Sucesso Provisria e Cauo: Decorrido 1 ano (ausncia prpria) ou 3 anos (ausncia imprpria), a contar da arrecadao dos bens, ser aberta a sucesso provisria. Como nessa fase a proteo ainda voltada para o ausente, a sentena que abre essa sucesso precria s transita em julgado em 6 meses, quando, ento, concludo o inventrio, se dar a partilha (art. 28) Os sucessores prestaro cauo (garantia), salvo os descendentes, ascendentes e o cnjuge (art. 30). * Questo: Se o sucessor no puder caucionar, ainda assim entrar na posse? No, se o sucessor no puder caucionar, no entrar na posse. * Questo: Os herdeiros provisrios podem alienar os bens? (art. 31) Art. 31. Os imveis do ausente s se podero alienar, no sendo por desapropriao, ou hipotecar, quando o ordene o juiz, para lhes evitar a runa. Os Sucessores Provisrios representam o ausente, ativa e passivamente (art. 32). Assim, eventuais demandas contra o ausente refletiro contra os tais sucessores, assim como os sucessores provisrios podero demandar em nome do ausente, enfim, eventuais contratos em andamento (em fase de execuo, cumprimento, do contrato) sero discutidos pelos sucessores provisrios. 11. Efeitos da posse provisria (art. 33): Descentes, ascendentes e cnjuge fazem seus todos os frutos e rendimentos, ainda que o ausente reaparea e demonstre ter sido vtima de fora maior, provenientes dos bens arrecadados do ausente. Os demais sucessores devem poupar metade desses frutos e rendimentos, que sero devolvidos caso o ausente reaparea e demonstre ter sido vtima de fora maior. Art. 33. O descendente, ascendente ou cnjuge que for sucessor provisrio do ausente, far seus todos os frutos e rendimentos dos bens que a este couberem; os outros sucessores, porm, devero capitalizar metade desses frutos e rendimentos, segundo o disposto no art. 29, de acordo com o representante do Ministrio Pblico, e prestar anualmente contas ao juiz competente. 12. Notcia de morte real (art. 35): Se durante a posse provisria houver notcia da morte do ausente, cessar a sucesso provisria, e a sucesso definitiva ser considerada aberta a contar da data da morte. 13. Cessa a Sucesso Provisria (art. 1167, CPC): a. Reapario do Ausente; b. Com a notcia da certeza da morte;

c. Com a abertura da sucesso definitiva (10 anos aps a abertura da sucesso provisria ou 5 anos desde o desaparecimento, se o ausente j conta 80 anos) 14. Levantamento de Cauo: Com a Sucesso Definitiva, os sucessores que prestaram cauo podero levant-la (art. 37) 15. Reapario do Ausente (art. 39): Se, aps a abertura da sucesso definitiva, reaparecer o ausente, nos 10 anos seguintes, receber os bens na situao em que se encontrar, com direito aos bens que tenham ocupado o lugar dos originrios, ou seja, dos bens que tenham sido sub-rogados. E se eventual herdeiro comparecer no mesmo perodo, tambm suceder com base no estado do acervo. 16. Presuno de Morte Real: A morte presumida s se d com a sentena que declara aberta a sucesso definitiva, como se observa na parte final do art. 6. Logo, no caso do cnjuge, s ser considerado vivo a partir dessa sucesso definitiva. Porm. ocorre que possvel promover o divrcio aps 2 anos de separao de fato, sendo o ausente citado por edital (art. 1580, 2). Ou seja, o cnjuge pode aguardar a sucesso definitiva, quando a morte presumida produzir o fim da Pessoa Natural e as consequncias dessa decorrentes, ou, para no esperar tanto tempo, promover o divrcio aps 2 anos aps a separao de fato. Uma vantagem visvel na promoo do divrcio, alm do ganho de tempo, que se o ausente reaparecer, no haver a necessidade em discutir sobre a validade do casamento mais recente, que no tratada por nossa lei. * Questes: a) A declarao de ausncia ocorre em que momento: no incio do procedimento (quando o juzo tem notcia da ausncia), com a abertura da sucesso provisria ou com a abertura da sucesso definitiva? b) A sucesso provisria se abre aps 1 ano, a contar de que termo: do desaparecimento da pessoa, da concluso da arrecadao ou do primeiro edital publicado? c) Em que momento temos a morte presumida? d) Em que momento o cnjuge ser considerado vivo? e) Em que momento a sucesso definitiva se torna realmente definitiva (para Silvio Rodrigues a sucesso definitiva - Art. 37 - quase definitiva)? f) Para entrar na sucesso provisria necessrio caucionar (dar garantia)? g) No caso do credor, que habilita seu crdito, precisa caucionar para receber? h) Com a notcia da morte real, durante a sucesso provisria, que faz o juiz: declara aberta a sucesso definitiva, seguindo o rito da morte presumida com declarao de ausncia, ou encerra o procedimento especial? i) luz do Art. 30, 2, o companheiro precisa prestar garantia para entrar na sucesso provisria?

Extino da Pessoa Natural: A existncia da Pessoa Natural tem incio com a vida. Todo ser humano Pessoa Natural, e esta personalidade inaugura-se no instante do nascimento. Se respirar uma nica vez, a Pessoa Natural surge e se extingue, mas, ainda assim houve pessoa natural, cuja personalidade raiou com a vida e se apagou com a morte. 1. Formas de Extino da Personalidade: O art. 6 anuncia que a personalidade finda com a morte (paralizao da ati vidade cerebral, circulatria e respiratria). A morte aqui referida, a qual a tudo pe fim, a morte real, que se prova pelo atestado de bito ou pela sentena declaratria de morte presumida, com ou sem declarao de ausncia. Em verdade, existem duas espcies doutrinrias da morte: a real e a civil. A Real pode ser: Real Propriamente (com corpo- atestado de bito) Presumida (sem corpo-sentena, uma fico jurdica), a qual pode ser com declarao de ausncia (art. 6) ou sem declarao de ausncia (art. 7). Quanto morte civil, em oposio morte real, era uma fico jurdica, criada para se referir pessoa que era aniquilada em todos os seus direitos civis e s pessoas que abraavam a carreira religiosa. Havia na Idade Mdia, porm hoje no mais existe, uma vez que este instituto absolutamente incompatvel com o Estado Democrtico de Direito. No caso da morte presumida com ausncia judicialmente declarada, h presuno da morte aps 10 anos da abertura da sucesso provisria, quando a lei autoriza a sucesso definitiva (art. 26). Por fim, registre-se que as sentenas que declaram a morte presumida, com ou sem declarao de ausncia, devem ser inscritas no registro pblico (art. 9, IV). 2. Morte Comoriente (art. 8): A Comorincia consiste na fico legal de que houve a morte simultnea de pessoas, por no ser possvel precisar o momento em que cada uma morreu. Fala em comorincia, ainda que as mortes no tenham ocorrido no mesmo lugar. A. Qual a aplicao do instituto da Comorincia? Tal instituto s tem serventia se a dvida quanto ao momento da morte diz respeito pessoas que tm, entre si, relaes jurdicas que impliquem em eventual transferncias de bens entre os tais. O instituto ganha importncia, portanto, em tragdias em que padecem pessoas da mesma famlia e at famlias inteiras, como em quedas de aeronaves, desabamento de prdios, acidentes de veculos, etc. * Exemplo: Hiptese em que marido e mulher so comorientes, sem ascendentes ou descendentes.

Pessoas Jurdicas: 1. Introduo: As Pessoas Jurdicas so uma criao humana, artificiais, portanto, por convenincia da sociedade. Imitam a Pessoa Natural, seja no tocante capacidade, ou ao fato de nascerem (ao serem constitudas), produzirem (participando do trfico jurdico) e morrerem (ao se extinguirem). Por fim, o direito existe para as Pessoas Naturais, e para as Pessoas Jurdicas, por causa das Pessoas Naturais. Assim, a Pessoa Jurdica um instrumento para a Pessoa Natural. * As disposies legis de ordem geral esto nos arts. 40 e ss. 2. Conceito: Para Gonalves, a entidade a que a lei confere personalidade, capacitando-a a ser sujeito de direitos e obrigaes. Para Maria H. Diniz, a unidade de pessoas naturais ou de patrimnios, que visa consecuo de certos fins, reconhecida pela ordem jurdica como sujeito de direitos e obrigaes.

You might also like