You are on page 1of 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO - UFMA CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS, SADE E TECNOLOGIA - CCSST DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR

PROFESSORA: RAFAELLE CORDEIRO ALUNA: BEATRIZ SILVEIRA SOUSA

ORGANELAS CELULARES

Imperatriz 2013

BEATRIZ SILVEIRA SOUSA

ORGANELAS CELULARES

Trabalho apresentado para obteno de nota da Disciplina de Fundamentos da Biologia Celular e Molecular,do Curso de Engenharia de Alimentos Prof.(a):Rafaelle Cordeiro

Imperatriz 2013

SUMRIO

1.0 INTRODUO ...................................................................................................... 4 2.0 CONHECENDO A CLULA: ........................................................................................ 5 3.0 FUNES DAS ORGANELAS: ............................................................................ 7 4.0 AS PRINCIPAIS DIFERENAS ENTRE CLULA VEGETAL E ANIMAL ............. 9 5.0 CONCLUSAO...................................................................................................... 10 6.0 REFERNCIAS ................................................................................................... 11

INTRODUO Abordar detalhadamente o contexto sobre organelas celulares e suas funes em clulas vegetais e animais, um resumo bsico de citologia (a rea da Biologia que estuda a clula em sua organizao, morfologia, funcionamento, composio qumica e os mecanismos de diviso celular). Entendendo desde a parte bsica que organela so estruturas da clula que possuem funo especializada, at a atuao de cada, relatando simultaneamente a diferena entre clula animal e vegetal para melhor compreenso do contedo em destaque.

CONHECENDO A CLULA: Todos os seres vivos so formados por clulas, com exceo dos vrus, sendo conhecidos desde formas unicelulares at formas pluricelulares,quando se usa o termo organismo unicelular afirma que a clula responsvel por todas as atividades vitais, como alimentao, trocas gasosas, reproduo, liberao de excretas, entre outras Os organismos pluricelulares so formados por muitas clulas (milhares, milhes, at trilhes de clulas), apresentam o corpo com tecidos, rgos e sistemas, especializados em diferentes funes vitais, as clulas dos pluricelulares diferem quanto s especializaes e de acordo com os tecidos a que elas pertencem. Ento afirmamos que a clula a unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Quanto organizao celular, ser procariticas (procariontes) ou eucariticas(eucariontes).Os seres possuidores dessas clulas so ditos eucariontes e procariontes. Uma clula quando possui ncleo individualizado (carioteca),envolvido por uma membrana nuclear,com presena de matria gentico no ncleo, o citoplasma e o ncleo,formando compartimentos ,como em uma fabrica organizada em sees so chamadas de eucariontes e essas clulas so encontradas nos animais,inclusive nos seres humanos,vegetais,protozorios e fungos. Exemplo:

Disponvel em:< http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/celula.asp> Acessado em:1set.2013

Nas procariontes so mais simples, sem organelas membranosas, como retculo endoplasmtico, complexo de Golgi, mitocndria, entre outras,possuem clula procaritica os organismos do reino Monera (bactrias e cianobactrias) nelas o DNA no est envolto por uma membrana,no h ncleo definido pela carioteca(membrana nuclear) e pode ser encontrar os ribossomos dispersos no citoplasma organelas que so responsveis pela sntese protica,molculas circulantes de DNA os plasmdeos tambm podem ser encontrados,e externamente a membrana plasmtica destas clulas,h parede celular.

Disponvel em:< http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/celula.asp> Acessado em: 1 set.2013

FUNES DAS ORGANELAS:

ORGANELAS

ORGANELAS

Ribossomo

responsvel

pela

sntese

de

protenas

Mitocndria

Respirao celular

Complexo de Golgi

Armazena

secreta

substncias

diversas, e atua na diviso celular

Lisossomo

Responsvel pela digesto celular

Retculo End. Liso

Transporte de substncias e produo de esterides

Retculo End. Rugoso

Transporte de substncias e sntese de protenas

Lisossomos: De forma e tamanho variveis, seu interior vai ser cido e conter enzimas hidrolticas,sua funo bsica a digesto celular, que envolve dois processos o primeiro a digesto de partculas alimentares englobadas pela clula (digesto heterofgica) e a segunda se constitui na digesto de organides inativos ou em degenerao (digesto autofgica).

Aparelho de Golgi ou complexo de Golgi responsvel pela formao de vesculas que iro fazer o armazenamento ou excreo de substncias.

Retculo

endoplasmtico

(rugoso

liso)

permite

a distribuio

de

substncias pelo interior da clula,o retculo endoplasmtico rugoso sede de intensa sntese de protenas, e o retculo endoplasmtico liso produz lipdios, e algumas substncias ligadas a ele podem metabolizar substncias txicas, inativando-as. Mitocndrias:toda atividade celular requer energia,e atravs das mitocndrias que ser gerada essa energia necessria para as atividade celulares possuem DNA prprio e capacidade de autoduplicao liberando energia de molculas orgnicas, como a glicose, transferindo para molculas de ATP, os processos de oxidao da glicose constituem a respirao celular aerbica, dependente de oxignio. Ribossomos atuam na formao das cadeias proticas, formadas por protenas e por RNA ribossmico,so as organelas responsveis pela sntese de protenas. Os peroxissomos ou micro corpos so pequenas vesculas que contm enzimas oxidativas. Possuem, tambm, quase toda a catalase da clula, enzima que degrada a gua oxigenada,que participam, ainda, da eliminao de outras substncias txicas, como o etanol e o cido rico. Encontram-se no interior dos clios e de flagelos ou dispersos pelo citoplasma participam dos movimentos celulares e da manuteno da arquitetura celular, formando o cito esqueleto,que responsvel pelos diversos formatos da clula. O ncleo, o controlador da atividade celular, bem individualizado e delimitado por uma dupla membrana, a carioteca ou membrana nuclear,com interior ocupado pela cario linfa, na qual est mergulhado o material gentico formado por DNA associado a protenas, a cromatina,observa-se, ainda, um corpsculo denso, esfrico, chamado nuclolo.

AS PRINCIPAIS DIFERENAS ENTRE CLULA VEGETAL E ANIMAL Nos tecidos vegetais, as comunicaes entre as clulas so feitas por meio de estruturas denominadas plasmodesmas,eles permitem trocas de materiais entre clulas vegetais vizinhas por meio de pontes citoplasmticas. A organizao eucaritica da clula vegetal muito parecida com a da clula animal, apresentando muitas organelas comuns, como mitocndrias, retculo endoplasmtico, complexo de Golgi, ribossomos, entre outras. Apresentam a membrana estruturas tpicas, como celulsica que reveste

externamente a clula vegetal, sendo constituda basicamente de celulose. Outra estrutura que caracteriza a clula vegetal o cloroplasto, organela na qual ocorre a fotossntese.

os

cloroplastos so,

entre

outras,

organelas que podem ser classificadas como cromoplastos, Pois so organelas que possuem pigmentos (substncias coloridas) que absorvem energia luminosa para a realizao da fotossntese. Alm do cloroplasto que contm clorofila (pigmento verde), contm xantofila (pigmento amarelo), os eritroplastos, que contm a licopeno (pigmento vermelho), e assim por diante,quando os plastos no possuem pigmentos coloridos, so chamados de leucoplastos, como os amiloplastos que armazenam amido.

CONCLUSAO Desde o simples significado de clula a unidade funcional dos seres vivos,foi possvel abordar cada passo at chegar as funes que as organelas so como pequenos departamentos dentro das clulas,foi com essas informao que foi possvel resumir cada uma delas e saber seu campo de atuao.

REFERNCIAS Disponvel em < http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/citologia/organelas.php> Acessado em:1 set.2013 Disponvel em <http://pt.scribd.com/doc/19981892/O-que-sao-organelas> Acessado em:1 set.2013 Disponvel em <http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Morfofisiologia_vegetal/morfovegetal17.ph p> Acessado em:1 set.2013 Disponvel em <http://www.todabiologia.com/citologia/organelas_celulares.htm> Acessado em:1 set.2013 Disponvel em <http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/celulaeucarionte.asp> Acessado em:1 set.2013

You might also like