You are on page 1of 7

20 Doenas causadas pelo Sedentarismo

O sedentarismo j considerado a doena do prximo milnio. Na verdade trata-se de um comportamento induzido por hbitos decorrentes dos confortos da vida moderna. Com a evoluo da tecnologia a tendncia a ter menos gastos calricos cada vez maior. A vida sedentria provoca literalmente o desuso dos sistemas funcionais. Vrios rgos e sistemas entram em um processo de regresso funcional, como a atrofia das fibras musculares, a perda da flexibilidade articular, alm do comprometimento funcional de vrios rgos. O sedentarismo a principal causa do aumento da incidncia de vrias doenas: hipertenso arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol, infarto do miocrdio, etc. Alm de ser considerado o principal fator de risco para a morte sbita e estando associado s causas ou ao agravamento de doenas. Para atingir o mnimo de atividade fsica semanal, existem vrias possibilidades: Praticar atividades esportivas como andar, correr, pedalar, nadar, fazer ginstica, exerccios com pesos ou jogar bola. Recomenda-se a realizao de exerccios fsicos de intensidade moderada durante 40 a 60minutos de 3 a 5 vezes por semana; exercer as atividades fsicas necessrias vida cotidiana de maneira consciente.

1 M ALIMENTAO Muitas das vezes o sedentarismo associa-se m alimentao causando graves problemas. Atualmente, com a vida agitada que todos levam, muitos no se preocupam com a alimentao. Apenas lembrando assunto quando surge algum tipo de doena e a pessoa se v obrigada a se alimentar de uma forma mais saudvel. 2 OBESIDADEA A obesidade uma doena caracterizada pelo acmulo excessivo de gordura corporal. Causada por fatores genticos, psicolgicos e ambientais (consumo excessivo de calorias e pouco gasto). 3 COLESTEROL ELEVADOO O aumento de colesterol na corrente sangunea pode ocasionar entupimento de veias e artrias causando o infarto e derrame. O colesterol provm de duas fontes: do seu organismo e dos alimentos que voc ingere. Consumir em excesso alimentos de origem animal pode elevar os nveis de colesterol no sangue. 4 GASTRITE A gastrite uma inflamao na mucosa do estmago, que podemos classificar de aguda ou crnica. Nos casos de gastrite crnica, o agente causador mais comum a infeco pela bactria. Mas tambm pode ocorrer devido ao fator hereditrio, stress e m alimentao. 5 DIABETE A diabete uma doena caracterizada pela falta de produo ou produo insuficiente de insulina ou tambm pela ao insuficiente da insulina, que faz com que haja o aumento na taxa de glicose no sangue. A diabetes tipo II pode estar relacionada com o excesso de peso e a obesidade. 6 HIPERTENSO A hipertenso ocorre quando os nveis de presso arterial encontramse acima dos valores de referncia para a populao em geral. Podemos citar como causas da hipertenso a obesidade, consumo excessivo de lcool, sal em excesso, tabagismo, sedentarismo e fator hereditrio. Esta doena um dos principais fatores de risco para as doenas cardiovasculares.

7 DOENAS DEVIDAS A BEBIDAS ALCOLICASDEVIDAS O lcool excessivo e os aperitivos alcolicos perturbam todos os metabolismos e ainda mais quando so ingeridos fora das refeies. Pode ocasionar gastrite, lcera gstrica e duodenal, crie dentria, hepatite aguda, cirrose heptica ou hepatite crnica, osteoporose, doenas do foro nervoso e psquico. 8 CARNCIAS ESPECFICAS Resultantes da falta total ou parcial de vitaminas (raquitismo e escorbuto); de minerais (crie dentria e osteoporose) em pases mais pobres; de protenas ou de aminocidos. Carncia de ferro nas mulheres grvidas e nas crianas; falta de clcio em pessoas de meia-idade, idosas e em doentes alcolicos.

9 HIPERTENSO ARTERIAL
A hipertenso arterial uma doena crnica determinada por elevados nveis de presso sangunea nas artrias, o que faz com que o corao tenha que exercer um esforo maior do que o normal para fazer circular o sangue atravs dos vasos sanguneos. A presso sangunea envolve duas medidas, sistlica e diastlica, referentes ao perodo em que o msculo cardaco est contrado (sistlica) ou relaxado (diastlica).

10 ANSIEDADE
As pessoas ansiosas tm um vasto nmero de sintomas. Muitos resultam de um aumento da estimulao do sistema nervoso vegetativo ou autnomo, que controla o reflexo ataque-fuga. Outros so somatizaes, ou seja, os doentes convertem a ansiedade em problemas fsicos, incluindo dores de cabea, distrbios intestinais e tenso muscular. 11 INFARTO DO MIOCRDIO O infarto est mais frequentemente associado a uma causa mecnica, ou seja, interrupo do fluxo sanguneo para uma determinada rea, devido a obstruo completa ou parcial da artria coronria responsvel por sua irrigao. O tamanho da rea necrosada depende de vrios fatores, tais como o calibre da artria lesada, tempo de evoluo da obstruo e desenvolvimento da circulao colateral.

Esta, quando bastante extensa, capaz de impedir a instalao de infarto, mesmo em casos de obstruo total da coronria.

12 ATROFIA
Este tipo de atrofia acomete principalmente ossos e msculos, e decorre de sua pouca utilizao ou total inutilizao. Astronautas que passam muito tempo no espao (ambiente de baixa gravidade) desenvolvem aumento da absoro ssea, visto que os ossos esto sendo privados de esforos cotidianos como os da caminhada. Quando h uma leso suficientemente grande em um nervo motor levando a paralisia, os msculos inervados por esta estrutura ficam imobilizados e sofrem atrofia. Inicialmente h perda de miofibrilas e de material celular, e em estgios mais avanados h reduo da populao de clulas musculares. O mesmo ocorre na imobilizao de membros fraturados, quando a imobilizao muito longa necessrio um trabalho de fisioterapia para recuperao dos msculos e ossos afetados.

13 ATEROSCLEROSE
Aterosclerose uma doena inflamatria crnica caracterizada pela formao de ateromas dentro dos vasos sanguneos. Os ateromas so placas, compostas especialmente por lpidos e tecido fibroso, que se formam na parede dos vasos. O volume dos ateromas aumenta progressivamente, podendo ocasionar obstruo total em algum ponto do vaso. A aterosclerose em geral fatal quando afecta as artrias do corao ou do crebro, rgos que resistem apenas poucos minutos sem oxignio.

14 OSTEOPOROSE
A osteoporose uma doena que atinge os ossos. Caracteriza-se quando a quantidade de massa ssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas. Faz parte do processo normal de envelhecimento, e mais comum em mulheres do que em homens. A doena progride lentamente e raramente apresenta sintomas antes que acontea algo de maior gravidade, como uma fratura, que costuma ser espontnea, isto , no relacionada a trauma. Se no forem feitos exames diagnsticos preventivos a osteoporose pode passar despercebida,

at que tenha gravidade maior. A osteoporose pode ter sua evoluo retardada por medidas preventivas.

15 DISLIPIDEMIA
Dislipidemia, hiperlipidemia ou hiperlipoproteinemia a presena de nveis elevados ou anormais de lipdios e/ou lipoprotenas no sangue. Os lipdios (molculas gordurosas) so transportados numa cpsula de protena, e a densidade dos lipdios e o tipo de protena determinam o destino da partcula e sua influncia no metabolismo. As anormalidades nos lipdios e lipoprotenas so extremamente comuns na populao geral, e so consideradas um factor de risco altamente modificvel para doenas cardiovasculares, devido influncia do colesterol, uma das substncias lipdicas clinicamente mais relevantes, na aterosclerose. Algumas formas de dislipidemia podem tambm predispor pancreatite aguda.

16 ASMA
A asma uma doena inflamatria crnica das vias nasais que ataca o sistema respiratrio 1 , que resulta na reduo ou at mesmo obstruo no fluxo de ar. Sua fisiopatologia est relacionada a interao entre fatores genticos e ambientais 1 que se manifestam como crises de falta de ar devido ao edema da mucosa brnquica, a hiperproduo de muco nas vias areas e a contrao da musculatura lisa das vias areas, com consequente diminuio de seu dimetro (broncoespasmo).

17 TENSIONAMENTO MUSCULAR
Este tipo de atrofia acomete principalmente ossos e msculos, e decorre de sua pouca utilizao ou total inutilizao. Astronautas que passam muito tempo no espao (ambiente de baixa gravidade) desenvolvem aumento da absoro ssea, visto que os ossos esto sendo privados de esforos cotidianos como os da caminhada. Quando h uma leso suficientemente grande em um nervo motor levando a paralisia, os msculos inervados por esta estrutura ficam imobilizados e sofrem atrofia. Inicialmente h perda de miofibrilas e de material celular, e em estgios mais avanados h reduo da populao de clulas musculares. O mesmo ocorre na imobilizao de membros fraturados, quando a imobilizao muito longa

necessrio um trabalho de fisioterapia para recuperao dos msculos e ossos afetados.

18 DOENA PULMONAR OBSTRUTIVA CRNICA


Doena pulmonar obstrutiva crnica (abreviada por DPOC) uma doena crnica, progressiva e parcialmente reversvel que acomete os pulmes e tem como principais caractersticas a destruio de seus alvolos e o comprometimento dos restantes. Ocorre com mais frequncia em homens mais velhos e fumantes. Pessoas que tiveram tuberculose tambm podem desenvolver a doena. Os principais sintomas dos pacientes so a limitao do fluxo areo (entrada e sada do ar), principalmente na fase expiratria, a dispneia (falta de ar), a hiperinsulflao dinmica que leva ao encurtamento das fibras musculares do diafragma, fadiga muscular, insuficincia respiratria entre outros.

19 DEPRESSO NERVOSA
O transtorno depressivo maior, tambm chamado de perturbao depressiva major em Portugal, um transtorno psiquitrico que afeta pessoas de todas as idades. Caracteriza-se pela perda de prazer nas atividades dirias (anedonia), apatia, alteraes cognitivas (diminuio da capacidade de raciocinar adequadamente, de se concentrar ou/e de tomar decises), psicomotoras (lentido, fadiga e sensao de fraqueza), alteraes do sono (mais frequentemente insnia, podendo ocorrer tambm hipersonolncia), alteraes do apetite (mais comumente perda do apetite, podendo ocorrer tambm aumento do apetite), reduo do interesse sexual, retraimento social, ideao suicida e prejuzo funcional significativo (como faltar muito ao trabalho ou piorar o desempenho escolar).

20 CANCRO
Cancro (portugus europeu) ou Cncer (portugus brasileiro), uma doena caracterizada por uma populao de clulas que cresce e se divide sem respeitar os limites normais, invade e destri tecidos adjacentes, e pode se espalhar para lugares distantes no corpo, atravs de um processo chamado metstase. Estas propriedades malignas do cncer o diferenciam dos tumores benignos, que so auto-limitados em seu crescimento e no invadem tecidos adjacentes

(embora alguns tumores benignos sejam capazes de se tornarem malignos). O cncer pode afetar pessoas de todas as idades, mas o risco para a maioria dos tipos de cncer aumenta com o acrscimo da idade.1 O cncer causa cerca de 13% de todas as mortes no mundo, sendo os cnceres de pulmo, estmago, fgado, clon e mama os que mais matam.2 Concluindo Em todos os casos, para o aumento da qualidade de vida, necessrio ter uma alimentao equilibrada, diminuir o consumo de alimentos industrializados e fazer atividade fsica. interessante haver um acompanhamento mdico nesse processo de mudana de hbitos.

You might also like