You are on page 1of 10

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Faculdade de Direito FAD

Resenha

referente

disciplina

Sociologia Jurdica, pelo grupo: Ana Patrcia da Silva, Genivaldo Galdino da Silva, Gilson Csar de Medeiros, Marciano Matias Neto. Alunos do segundo perodo de Direito, matutino. Professor: Joo Paulo do Vale de Medeiros.

Mossor RN 29 de Julho de 2013

Sabadell, Ana Lucia. Manuel de Sociologia Jurdica, introduo a uma leitura do direito. 4 edio revista, atualizada e ampliada 2 tiragem / Editora Revista dos tribunais.

No manual de sociologia jurdica, Ana L. Sabadell faz uma anlise bastante crtica de como acontece a relao da mulher na sociedade atual, apesar desta j ter conquistado certa porcentagem dos seus direitos, nota-se que ainda h muito a ser conquistado, principalmente, o respeito pela mulher nas suas vrias funes sociais. Sabadell procura evidenciar os locais em que a mulher sofre mais opresso fsica e/ ou psicolgica, vivendo numa sociedade ainda bastante machista, onde ela no encontra apoio suficiente para liberta-se. Sabadell ir mostrar tambm como a lei se comporta diante desses casos, evidenciando um contraste entre o que est na lei e o que esta pratica de fato. Discutir sobre igualdade de gnero descrever a busca das mulheres por dias melhores, transformando as realidades impostas em um novo horizonte (mais valorativo em suas vidas), perfazendo sentidos construtivos em prol da causa feminista ao longo da histria e na sociedade, conflitando os interesses sociais hegemnicos e reconstituindo a cada dia a mulher, como disse a escritora francesa Simone de Beauvoir: No se nasce mulher, torna-se mulher. Antes ser preciso abordar as realidades postas e descrever tais conflitos. Segundo a OMS (Organizao Mundial de Sade) metade das mulheres vtimas de homicdios so assassinadas por seus companheiros (namorado ou marido), valendo ressaltar que muitos desses crimes omitidos tambm so cometidos pelos seus ex companheiros, que na maioria dos casos no se conformam com o fim do relacionamento e continuam interferindo na vida delas. Outro dado importante foram pesquisas feitas em cinquenta pases, no qual se constatou violncia domstica, sendo as mulheres sujeitas a manter relaes sexuais por imposio dos seus companheiros, fazendo estes, uso da fora fsica e mental para intimid-las, e em outros casos submetidas a violncias sexistas. A OMS em 2005 realizou pesquisas no Brasil e concluiu que o pas nada fizera de significativo em polticas pblicas para as mulheres, embora atualmente tenha criado mecanismo mnimo de coibio a tais preconceitos e delitos sobre tal assunto, um instrumento muito importante em defesa

da mulher foi a criao da lei 11.340 de 7 de agosto de 2006 ( lei Maria da Penha ) que atualmente tem edificado vrios campos em defesa de tais gnero. Em relao ao trabalho pesquisas mostra que a mulher alm de sofrer discriminao laboral, h frequentes atos de assedio sexual envolvendo mulheres no seu ambiente de trabalho, acrescente ainda as diferenas salariais existente na prtica cotidiana, embora muitas vezes a mulher desenvolva igual ou superior servio em relao ao homem. H na sociedade um sentimento machista instaurado historicamente que reflete tambm no direito, embora a constituio no seu artigo 7, XXX estabelea: igualdade entre os sexos, probe diferena salarial, de exerccio de funes e critrios de admisso entre trabalhadores por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil. Existe de fato uma imposio masculina (ideologia) na pratica social que transposto no Direito e nas instituies de um modo geral seja ela pblica ou privada, porm os movimentos sociais feministas esto ganhando espao principalmente na atualidade. Radbrush evidncia o j exposto da seguinte forma:
A colaborao da mulher na justia abalar por completo a naturalidade do sentimento jurdico masculino, trazendo sua condicionalidade e sua possibilidade de reviso tona, tendo como consequncia que, em lugar do direito masculino ditatorial, tome posse um verdadeiro direito humano. (Radbrush 1999, pp. 146-147).

Embora haja com a insero da mulher no campo judicirio uma conscincia mais humanstica em relao ao positivismo jurdico masculino imposto, levando o Direito a uma condio no somente positivista, mas tambm humana na viso de Radbrush, existem alguns autores que defende ideias contrarias, mais

conservacionista, expondo o direito como algo masculino indo de encontro a posio feminista/humanstica. Um deste o norte- americano Frances Olsen (1945) que lana a ideia do Direito msculo, partindo do pressuposto da racionalidade objetiva. Cria-se um sistema dualista onde observa que o homem possui: razo, ao, capacidade de abstrao; enquanto a mulher possui caractersticas inferior tais como: irracionalidade, o sentimentalismo, a passividade. Com essa forma de ver e organizar o pensamento instaura-se as relaes sociais de gnero garantindo a supremacia masculina.

As feministas tem conscincia que o Direito moderno masculino e sabem que as representaes das mulheres em rgos pblicos e particulares so bastante reduzidas, por isso, surge inmeras questes que no podem ser silenciadas, por exemplo: O direito neutro? Ou observamos uma proteo masculina desde sua elaborao e aplicao? Ento como falar em igualdade de sexo? E, por conseguinte em respeitar os direitos de todos os seres humanos? notrio que as prticas sociais impostas so contundentes ao responder o que foi questionado, um exemplo a ser mencionado o artigo 215 do Cdigo Civil Brasileiro (posse sexual mediante fraude) utilizado at maro de 2005, no qual punia quem mantivesse relaes sexuais com mulheres honestas mediante fraude. A discriminao surge a partir da terminologia usada pela palavra Honesta que para os juristas enquadrava a mulher em duas categorias: Honesta/Desonesta. Ao invs da lei proteger a mulher criava-se outro mecanismo de dominar e inferioriz-la, evidenciando com isso, uma maior discriminao, pois as desonestas no eram dignas de receber proteo do legislador. Em outras palavras: A mulher pede proteo justia e o legislador quer julga-la. Desta forma a lei no garante um direito real mulher, pois pode ser contestado pelo prprio rgo da justia. A pena no tem um vigor original, produz-se outro sentido para punir o homem, criando-se uma proteo masculina a lei. A dominao do gnero feminino pelo masculino um fenmeno mundial. Esse fenmeno encontra razes na cultura patriarcal que se sustenta em relaes de poder com complexos mecanismos de controle social que oprime e marginalizam as mulheres em todo o mundo, com um grau de intensidade que varia em virtude de valores culturais, religiosos, condies sociais e econmicas. Em vista disso, o estudo da cultura patriarcal relevante para o direito, visto que a valorao dos direitos da mulher est imbricada nesta cultura. Quando se discute as diferenas entre homens e mulheres, um ponto basilar no debate feminista a questo do termo sexo sendo substitudo pelo termo gnero. Na viso feminista sexo refere-se questo biolgica, de carter naturalista, enquanto que gnero: representa a construo social da identidade masculina e feminina que mutvel em funo da realidade, isto , dos valores dominantes em cada perodo histrico. Outro ponto nuclear das pesquisas sobre a posio das mulheres no Direito e na sociedade refere-se questo publico/privado.

Historicamente, o espao de atuao da mulher foi prioritariamente o privado, sendo excluda da vida politica e profissional, limitado o acesso instruo e restringido o direito de administrar seu prprio patrimnio. Na tentativa de superar esta situao, na Europa, segunda metade do sculo XIX, ocorreu o movimento feminino que reivindicava a igualdade jurdica, econmica e politica entre os gneros. Somente no final do sculo XIX e inicio do sculo XX foram feitas reformas permitindo uma limitada incluso das mulheres na esfera publica sem, no entanto, se contestar a predominncia dos homens nos dois espaos. Em uma abordagem terica objetiva e de teor crtico, Ana Lcia Sabadell (20032008), destaca como preocupao primordial em sua obra a questo da violncia praticada contra a mulher, tendo como foco uma leitura feminista do direito. Tal violncia contra a mulher no campo das relaes privadas apresenta uma fisionomia caracterstica da cultura patriarcal. Isso se constata quando se observa a violncia domstica, a qual um modelo de violncia fsica e/ou psquica, sofrida pelas mulheres na intimidade do lar, manifestando, assim, toda a agressividade masculina, por meio de um poder de posse de vis patriarcal. Esse tipo de opresso domstica confunde-se com castigo, uma demonstrao de que as mulheres no tm domnio de seu prprio destino. Constata-se, desse modo, que no mbito privado, o direito no garante a integridade fsica e psquica da mulher, como tambm o livre exerccio da sua sexualidade. Ao se curvar s regras da sociedade patriarcal, a mulher se torna a rainha do lar, contudo caso se rebele ser vtima dos mecanismos de correo: insultos, espancamento, estupro e homicdio; mazelas que expressam o nvel de discriminao feminino. Desde a infncia, a mulher induzida a silenciar diante da violncia, no ambiente domstico, e no campo social levada a aceitar os valores do mundo patriarcal, em especial atravs da explorao do seu corpo na sociedade de consumo competitiva e agressiva. At nossos dias, h obstculos para se combater a violncia no campo familiar. A prpria mulher, como vtima, tem dificuldades amplas para denunciar e identificar essa violncia. Na nossa Constituio Federal, observa-se que a intimidade e a livre configurao da vida privada constituem direitos fundamentais, garantidos pelo art. 5, inciso X, alertando que o Estado no deve intervir na esfera privada. Contudo, este mesmo art. 5 garante em seu caput o direito vida,

liberdade e segurana; o Cdigo Penal considera como crimes violncia contra a integridade fsica e moral. Como superar esse impasse normativo! Apesar da criao de normas e instituies exclusivas para tentar combater a violncia domstica, a vida privada, em famlia, continua fora do alcance real das normas jurdicas. Vislumbra-se, nitidamente, que o direito ainda possui forte carter masculino, salvaguardando a privacidade dos homens em prejuzo das mulheres. Este o grande empecilho para que toda a sociedade reconhea o problema da violncia domstica. Segundo estudos feministas, o argumento da preservao da privacidade masculina e a tutela da liberdade dos homens contribuem para o combate e a extino da agressividade causada pelo homem mulher, na privacidade de muitos lares, mesmo nos dias atuais. Aps a fria e custica anlise, advinda das pesquisas feministas, oportuno lembrar os limites do direito na resoluo desta questo mal resolvida. Tais limites se materializam na pouca eficcia das normas que do combate, no papel, violncia domstica, como tambm no fato de que a casual punio de quem agride (o homem) no resolve de modo pleno o problema. Assim, chega-se concluso de que ocorrem problemas de adequao interna das normas. importante ressaltar que a melhor maneira de combater to arraigada violncia contra a mulher, ser ensinando a todos, a sociedade, desde a sua formao mais tenra que homens e mulheres merecem igual respeito e dignidade. Apenas a mudana de mentalidade quebrar o predomnio da cultura patriarcal. Enfim, tal temtica termina vinculando o problema da eficcia das normas com a mudana social, requerendo mais ateno por parte da sociologia do direito. Na prtica judicial brasileira pode-se realizar a leitura da violncia de gnero, em especial, ao se identificar a incidncia do gnero no direito, a partir de trs nveis: na produo de normas jurdicas, no debate doutrinrio e na aplicao do direito (com enfoque aqui para a produo jurisprudencial). O motivo de se aludir jurisprudncia brasileira no sentido de mostrar como se (re) produz a discriminao de gnero no discurso jurdico. A figura feminina que recorre ao sistema de justia penal, no Brasil, inmeras vezes sofre discriminaes por parte dos operadores do direito. Tal fato se evidencia nos processos por crimes de natureza sexual. comum haver sentenas em que o foco da discusso no a violncia sexual sofrida pela mulher, porm o seu comportamento, a sua moral sexual. Dessa forma, a mulher vtima duas vezes.

Primeiramente vtima de agresso do homem e a seguir vitimizada pelo tratamento dispensado a ela pelo sistema de justia (reflexo centrada em estudos de Sabadell, 1999; Cepetti e Moretti; 2002). Ressalta-se nos estudos feministas de Ana Lcia Sabadell referncia a trs casos sobre agresso sexual praticada contra meninas entre 9 e 12 anos de idade. Trata-se de dois processos do STF e de um processo do Tribunal de Justia do Amap. ideal atentar que, no Brasil, a prtica do ato sexual (cpula) com meninas de 14 anos considerada estupro, alm de levar a punio como crime hediondo. O artigo 224 do Cdigo Penal prev que a violncia presumida se a vtima no maior de 14 (quatorze) anos. Para grande parte da doutrina e da jurisprudncia, muitos jovens menores de 14 anos mantm vida sexual ativa e tm conscincia do significado social dos atos sexuais. Por causa disso, afirma-se que a presuno da violncia deveria ser relativizada em funo do comportamento da vtima no caso concreto. Baseados nesta realidade, grande parcela dos julgadores argumentam, em uma perspectiva patriarcalista, defender a absolvio de homens que estupraram meninas (ou mantiveram relao sexual com consenso), sendo essas equiparadas a mulheres experientes e, s vezes, prostitutas. Aps categricos estudos feministas constantes na anlise dos trs casos em destaque, nos quais trs homens se seviciaram de meninas na faixa etria de 9, 10 e 12 anos (menores de 14 anos), foram identificadas situaes de discriminao contra a mulher, cristalizando, portanto, a reproduo da violncia patriarcal dentro do sistema de justia brasileira. Trs pontos vieram tona: 1. Descaracterizao da infncia. Os relatos sobre as vtimas, encontrados nos processos lhes retiram o status de criana (emprego de expresses: mocinha, jovem, mulher). Afirmativa de que a vtima possui conscincia do significado social do ato sexual (moa, mulher experiente); questiona-se a honestidade da vtima; h a classificao patriarcal das mulheres em honestas e desonestas (apesar da sua eliminao do Cdigo Penal, continua nas mentes de alguns operadores do direito). 2. Descaracterizao do estupro. Argumentos patriarcais so usados para descaracterizar o crime de estupro. Primeiro nega-se a violncia sexual, afirmando a existncia do consenso. Depois afirma-se que o estupro foi apenas uma ao insensata. Conclui-se, por fim, que negar o estupro negar a violncia sofrida pela vtima (acobert-la), mesmo quando tal vtima no tem conscincia de estar sendo refm de violncia sexual. 3. Reproduo do discurso patriarcal. Os casos relatados apresentam um perfil bem

real sobre a reproduo do discurso patriarcal (presente em instncias superiores) materializado por intermdio de decises que demonstram como a cultura patriarcal assimilada pela prtica jurdica. Variados fatores contribuem para uma mudana ligada tutela dos direitos das mulheres. A entrada da mulher no espao pblico, a incluso desta no mercado de trabalho e a poltica das organizaes internacionais constituem elementos que influenciaram positivamente a garantia dos direitos das mulheres. Vrios pases, nas ltimas dcadas, implementaram reformas legislativas, acima de tudo nas reas do direito constitucional, do direito da famlia, do direito do trabalho e do direito penal, objetivando estabelecer a igualdade entre os gneros. fundamental perceber, nesse contexto, a manifestao do fenmeno do emprstimo jurdico. Muitas dessas reformas legislativas foram influenciadas diretamente por normas de origem internacional, produzidas pela ONU, e na Amrica, pela OEA. As declaraes, os tratados e as convenes vinculam (mesmo de modo diverso) os pases-membros dessas organizaes, obrigando a tomar medidas legislativas e tambm a elaborar polticas pblicas visando melhorar a situao das mulheres. Com relao aos direitos das mulheres, muitos pases com cultura patriarcal acolheram normas que tutelam os interesses feministas (igual tratamento, promoo e capacitao). No Brasil, a Lei 10.778, de 2003, obrigam os servios de sade a notificar casos de violncia contra a mulher adota uma definio idntica quela que se encontra na Conveno interamericana para prevenir, punir e erradicar a violncia contra a mulher (1994), assinada pela OEA e confirmada pelo Brasil, em 27/11/95. Mesmo assim os aspectos problemticos dessa definio (Vegners, 2005, p.8) no foram considerados pelo legislador ptrio. Paralelamente procurando tomar medidas para proibir a violncia domstica, cumprindo com sua obrigao internacional, o legislador brasileiro introduziu em 2004, no art. 129 do Cdigo Penal, o 9, que criminaliza essa prtica (norma essa modificada posteriormente pela Lei 11.340, de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha). Mesmo considerando as demandas da paridade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres, nenhum pas do mundo conseguiu tornar efetiva a igualdade entre os gneros. Destacamos, aqui, as aes afirmativas que se relacionam com a problemtica da mudana social por meio do direito.

As aes afirmativas so medidas de carter poltico que tutelam os interesses de grupos sociais considerados

marginalizados, no intuito de produzir igualdade material (quotas para acessos a cargos eletivos, incentivos econmicos para empregados, favorecimento de candidatos em concursos, etc). Tais medidas objetivam compensar as dificuldades de insero e o preconceito de que sofrem esses grupos, produzindo igualdade na prtica (Raposo, 2004).

As aes afirmativas tiveram origem nos Estados Unidos nos anos de 1960. L se desenvolveu uma ampla discusso sobre a insero social dos negros e, depois, das mulheres. Atualmente vrios pases empregam aes afirmativas para favorecer a igualdade dos gneros. No Brasil, as aes afirmativas estabelecem uma forte correspondncia com a problemtica de relaes mudana social e direito. A Lei 9.100 de 1995 fixou (art. 11 3), que 20% dos candidatos de cada partido nas eleies municipais deveriam ser do sexo feminino. A Lei 9.504 de 1997 (art. 10 3) fixou a cota em 30%, impondo-as a todas as eleies. As pesquisas indicam que a crescente feminizao no causou uma mudana significativa no exerccio das profisses jurdicas. Parece que as mulheres conquistaram o mundo, sem mud-lo, isto , sendo obrigadas a adotar padres de comportamento masculinos (Junqueira, 2001-a). Como embasamento conclusivo, faz-se mister dizer que a sociologia jurdica deixaria de lado uma parte significativa das relaes entre o direito e a realidade social, caso no contemplasse as complexas relaes entre os regulamentos e as prticas jurdicas e a posio social da mulher. Mesmo percebendo importantes progressos nas normas jurdicas e na aplicao destas no sculo XX, melhorando a posio feminina em muitos pases, a profecia de Radbrush, citada na introduo deste trabalho, no se cumpriu ainda. No temos um verdadeiro direito humano sem distino entre homens e mulheres. Tal profecia no pode ser cumprida em sociedades patriarcais. Ocorreram avanos e conquistas, todavia os relatos apresentados sobre a atuao de magistrados brasileiros, aqui expostos, constituem sinais de que o Brasil e muitos pases precisam avanar e muito, no sentido de fazerem acontecer a profecia de Radbrush. O que se buscou e vem ainda se buscando ao longo de dcadas foi a maior participao da mulher na sociedade

ativa, por isso movimentos como as suffragettes nos EUA e tantos outros movimentos, como na literatura e nas artes plsticas (semana de arte moderna de 1922). A insero da mulher no mercado de trabalho, a busca do prazer sem que esteja atrelada a concepo (revoluo sexual) o advento da plula anticoncepcional, e outras tantas barreiras foram transpostas para que a mulher possa assumir o papel que antes era destinado exclusivamente ao pblico masculino.

You might also like