You are on page 1of 3

Erros do dia e respectiva correco N 12

01.09.2013

Transcries do livro de Lauro Portugal Gente famosa continua a dar PONTAPS NA GRAMTICA, 2006, Roma Editora.
Com prvia autorizao do autor.

Jornalismo Imprensa

pginas 53 e 54.

A azfama numa Redaco de jornal dirio deve ser trinta vezes pior que a num quarto de noiva em vspera de casamento, e desculpabilizar alguns atropelos linguagem. Mas, tratando-se de crnicas, artigos de opinio ou textos em peridicos ou revistas, que partida contaro com um maior espao de tempo para elaborao, no pode haver gua para deitar na fervura, que o mesmo dizer, no pode haver condescendncias. Neste campo de pontaps na gramtica vicejam autnticos alfobres de candidatos a "bota de ouro". Refiro mais uma vez Pulido Valente, custico, na Notcias Magazine: "A maior parte dos cronistas so ignorantes", Subentende-se que tambm no "relvado" da bola-gramtica (mesmo aliviando de alguma carga o ltimo termo da frase). Nada de que a gente se no tivesse apercebido. So tantas e to diversificadas as transgresses s regras gramaticais, que o seu registo completaria uma obra de vrios volumes. Neste captulo se incluem relatores de jogos e reprteres desportivos, porque muitos deles portadores da carteira de jornalista. O despertar da natural curiosidade do cidado para a novidade do dia-a-dia atribui a este "clube" importncia crescente na sociedade hodierna, requerendo, portanto, profissionais credenciados para um "jogo" sem recurso a "biqueiradas", ou seja, para uma utilizao perfeita do idioma portugus. Lamentavelmente, as infraces desta categoria de "jogadores" acontecem no s em "partidas normais", como tambm em "jogos de alta competio", isto , as suas faltas no desvalorizam apenas um texto normal, mas tambm, no raramente, o seu ttulo, por vezes em primeiras pginas, o que lhes confere uma visibilidade maior, proporcionando ao "espectador"/leitor um "jogo" eivado de imperfeies, que se traduz num espectculo decepcionante. No raras vezes se atribuem culpas ao processador de texto. Ora sabido que hoje todos os colaboradores na imprensa utilizam o suporte de disquete, CD, mini disc, ou mesmo o correio electrnico, no havendo, portanto, terceiros intervenientes entre a criao e a publicao.

Mas, mesmo que se registassem excepes, sempre a reviso da escrita se imporia (no mnimo, pelos prprios autores). A relevncia da imprensa justifica-a plenamente. 24horas 03/08/03, Seco Especial/art. Pai...: "... depois de preferir ir brincar com os cavalos do que sentar-se mesa de honra ... " (Correcto: "... depois de preferir ir brincar com os cavalos a sentar-se mesa de honra... ". A sintaxe do verbo preferir exige o emprego da preposio a em vez da expresso do que.)

Actual 25:09/04, Seco Livros/art. O terrorismo...: "... sobre o

fenmeno do terrorismo islamista e suas causas e origens ... " ("Remate enviesado". O seguidor do islamismo islamita.)

ldem 06/11/04, Seco Estreias/art. Kiss Me: "Kiss Me um daqueles filmes que tem obviamente uma boa ideia." (Mas no de se lhe tirar o "chapu" (acento circunflexo) - forma verbal do verbo ter,
que deve assumir o plural, porque antecedida de "um dos que": "... um daqueles filmes que tm obviamente uma boa ideia. '')

Colunista Correio da Manh, 13/08/03, Seco Correio.. ./art. A Ceia ...


: "... transportar vrias bandejas com o que eu suposera serem margaritas ... " (H coisas que no entendo, como este "remate". falta que at o fiscal de linha" - entenda-se "corrector automtico" - h-de ter assinalado, pois sabe que o pretrito mais-que-perfeito do verbo pr pusera, da mesma forma se conjugando os seus derivados. Assim, no suponho, tenho a certeza de que este jogador, dada a sua "estaleca'' em campo, deveria ter escrito: "... vrias bandejas com o que eu supusera serem margaritas... "

Colunista/economista Dirio de Noticias, 01/11/03, Seco Opinio,


artigo Portugal...: "... assiste fuga para o Brasil de uma sua autarca atempadamente avisada da eminente priso preventiva ... " (Esta senhora cheia de "estaleca" no campo onde se move to vontade d uma escorregadela eminente, isto , bem grande, notada, quando o sentido que pretendia atribuir ao adjectivo era "que

estava prestes a acontecer". Sujeita-se a iminente repreenso. Correcto: "... atempadamente avisada da iminente priso preventiva... ")

You might also like