You are on page 1of 4

CAPILARIDADE - Pedro Murrieta Na maioria das vezes que ocorre fluxo de gua nos solos esta se move sob

a ao da gravidade. comum, no entanto, ocorrer movimentos de gua contrrios ao da gravidade. Por exemplo: quando se recobre um terreno argiloso (como o que acontece na pavimentao das estradas) e se impede a evaporao contnua da gua do solo em sua superfcie, a camada imediatamente abaixo do pavimento torna-se saturada, acumulando gua. Esta gua subiu do nvel fretico do terreno at sua superfcie, num movimento contrrio gravidade. o conhecido fenmeno da ascenso capilar, tanto mais acentuado quanto mais argiloso o solo. Para solos arenosos a ascenso de 30cm. Em solos argilosos observa-se ascenso muito maior. Em So Paulo, na pista do Aeroporto de Congonhas, a ascenso capilar atingiu 35m (Vargas, 19878). Da teoria do tubo capilar tem-se: A gua subir dentro de um tubo capilar de dimentro d, at uma altura hc, tal que a componente vertical da fora capilar Fc, seja igual ao peso da coluna d'gua suspensa. A Fsica explica o fenmeno admitindo a existncia de uma tenso superficial Ts atuando ao longo da linha de contato com o lquido, sob um ngulo .
Fc Fc

Fc . cos ' W w Fc ' .d . T s


tubo capilar menisco

hc NA

Ww ' d 4

. h c . w
d

logo: 4 . Ts d . w

hc ' Onde:

. cos

hc = altura capilar = ngulo de contato Ts = tenso superficial da gua, por umidade de linha de contato entre a gua e o tubo.

Na realidade, Ts varia com a temperatura da gua e no tem um valor fixo. O valor de Ts a 20EC igual a 73 dinas/cm ou 0.73 N/m. Com este valor de Ts, no caso de gua e vidro mido ( = 0E), com hc e d em cm, pode-se escrever: hc ' 0.3 d

Nota-se que hc inversamente proporcional ao dimetro do tubo. Com este modelo possvel compreender porque h ascenso capilar nos solos. O nvel fretico funciona como recipiente de gua e os canalculos do solo como tubos capilares. Nos solos grossos tais canalculos tm grande dimetro, logo a altura capilar pequena ou nula. J nos solos finos, os canalculos so de pequeno dimetro e a ascenso pode ser muito grande.

Poderia se pensar em uma altura capilar bem determinada, acima do nvel d'gua fretico. Entretanto, isto no acontece pois, embora os poros dos solos se comuniquem todos entre si, os seus dimetros variam muito, formando canalculos de dimetros variveis. Assim, o solo acima do nvel fretico, est saturado somente at uma altura de ascenso capilar (hc min) que corresponde ao dimetro dos poros maiores. Porm, em canalculos de dimetros menores que estes, a gua inevitavelmente subir mais alto. A mxima ascenso possvel corresponde a estes canalculos. Entre as alturas mnima e mxima, o solo no estar saturado, embora mido.
NT

100 nvel capilar

S (%)

nvel de saturao capilar

altura de asceno capilar mxima

NA

Altura de ascenso capilar em solos, Terzaghi prope: hc ' c e . 10

Onde: e = ndice de vazios. 10 = dimetro efetivo, em cm c = constante que depende da forma dos gros, variando entre 0,1 e 0,5 cm. Exemplo: Se, para um determinado solo 10 = 0,035mm e e = 0,5, qual a altura de ascenso capilar para esta areia? hc ' c 0.5 . 0.0035

para c = 0,1 6 hc = 57cm para c = 0,5 6 hc = 287cm.

CONTRAO DOS SOLOS

A contrao dos solos tambm explicada pelos fenmenos capilares. Com efeito, quando toda a superfcie do solo esta submersa, no h fora capilar. A medida, porm, que a gua vai evaporando, formam-se meniscos entre seus gros e, consequentemente, iro surgindo foras capilares que aproximam as partculas.

partcula menisco partcula

De fato, a fora que arrasta a gua em tubos capilares corresponde a uma reao que comprime as paredes do tubo. A existncia desta fora pode ser constatada observando-se o comportamento de tubos capilares compressveis, sob o efeito da evaporao da gua no interior. Existe, assim, agindo sobre o solo e em todas as direes, uma presso chamada presso capilar, que cresce medida que a gua evapora. Esta compresso produzida pela presso capilar explica a contrao dos solos durante seu processo de perda

de umidade.

COESO APARENTE De maneira anloga, pode-se explicar a coeso aparente. Uma demonstrao simples e convincente da existncia e ao da presso capilar em uma massa porosa a seguinte: satura-se um pedao de algodo com gua. Depois, dentro d'gua, comprime-se com a mo e solta-se, seguidamente. Pode-se observar que o chumao de algodo recupera-se com certa rapidez. Se, porm, aps comprimir o algodo dentro d'gua, retiramo-lo, deixando-o ao ar, nota-se que ele no apresenta variao visvel, permanecendo comprimido. Ao devolv-lo para dentro d'gua, a recuperao volta a se apresentar pois os meniscos so destrudos. SUCO EM SOLOS NO-SATURADOS A diferena entre a presso do ar e da gua (ua - uw) nos vazios de um solo no saturado convencionalmente chamada de suco. A suco, na verdadade a soma de duas parcelas: a suco osmtica, devida a presses osmticas que surgem em funo dos solutos existentes na gua e a suco matricial, devida, principalmente s foras capilares. A manifestao fsica da suco na forma de uma presso negativa na gua que cria uma forte ligao entre as partculas de solo aumentando sua resistncia ao cisalhamento e a rigidez da estrutura. No estudo de solos no-saturados, deve-se ressaltar a importncia da condio do ar nos vazios no comportamento destes solos: - quando o ar est em forma contnua, o fluxo controlado pela permeabilidade do ar nos vazios o que faz com que as deformaes ocorram rapidamente. A suco, pode atingir nveis baixsimos e tem influncia decisiva no comportamento do solo, especialmente na compressibilidade e na resistncia. O aumento do grau de saturao leva reduo da suco, podendo ocorrer o brusco colapso da estrutura do solo. - quando o ar est ocluso, a permeabilidade da gua que controla o fluxo nos vazios. A suco torna-se praticamente nula e a gua pode fluir. comum admitir-se que em amostras compactadas a ocluso ocorre em torno da umidade tima. Em solos naturais, pode-se admitir que esta ocluso ocorre quando o grau de saturao supera 85%. O aumento da saturao em um solo no saturado, diminue a suco e por consequencia a resistncia ao cisalhamento deste solo. por isto que uma prtica comum na Mecnica dos Solos tratar o solo nosaturado como saturado em face desta situao ser a mais desfavorvel em termos de resistncia.

FENMENOS CAPILARES NA ENGENHARIA Nas estradas, a ascenso capilar, se o solo do sub- sifo capilar, seca o recipiente leito siltoso ou argiloso, danificar o pavimento, a no ser que se tome cuidados especiais (construo de sub-base granular que impea gua de continuar NA a subida at a sub-base).

Nas barragens ocorre o sifonamento capilar. Em um canal entre Berlim e Stettin (Alemanha), perdia-se 1700 l/min, com o ncleo argiloso a apenas 30 cm acima do nvel d'gua. Com o aumento de 10cm na altura do ncleo, a perda foi reduzida para 380 l/min.

NA

You might also like