You are on page 1of 15

Usos da anlise factorial em Psicologia

Seminrios de mtodos e anlise de dados

Parte I A medida em Psicologia

Doutoramento em Psicologia Abril 2010

Lus Fasca

Medir

Medir
Medir consiste em atribuir nmeros a objectos, segundo determinadas regras. (Stevens, 1946)

MUNDO REAL (objecto de estudo)

MEDIO

NMEROS (representao matemtica)

Stevens, S. S. (1946). "On the Theory of Scales of Measurement," Science, 103, 677-680.

Nveis de medida
Podemos usar os nmeros segundo as suas diferentes propriedafes, dando origem a quatro tipos de nveis ou escalas de medida (Stevens, 1946):

Escala Nominal ou Categorial


Os nmeros so usados como etiquetas (nomes ou categorias) para identificar os objectos medidos. A atribuio dos nmeros aos objectos medidos convencionada no reflectem a quantidade da caracterstica observada mas sim a sua qualidade. As medies nesta escala apenas nos permitem saber se dois objectos so iguais ou diferentes no que respeita aspecto que est a ser medido. A nica operao matemtica permitida a contagem (frequncias e moda).

Escala Nominal ou Categorial Escala Ordinal Escala Intervalar Escala de Quociente ou de Razo

Escala Nominal ou Categorial


Exemplos: Sexo (varivel) 1 Masculino 2 Feminino

Escala Ordinal
Os nmeros so usados para ordenar os objectos consoante a quantidade da caracterstica medida. Informa se um objecto tem mais ou menos quantidade do que outro, mas no quo mais ou menos. Pode ser usada qualquer srie de nmeros, desde que preserve as relaes de ordem entre os objectos medidos (os valores numricos so irrelevantes). Alm da operao de contagem, possvel identificar posies (mximo, mnimo, mediana, etc).

Curso que frequenta

(varivel)

1 Cincias 2 Cincias Sociais 3 Humanidades 4 Artes

Escala Ordinal
Exemplos: Posies numa competio

Escala Intervalar
Os nmeros so usados para expressar as distncias (intervalos) entre os objectos, consoante a quantidade da caracterstica medida. Permite comparar diferenas entre objectos. As unidades de medida so convencionadas. A localizao do 0 convencionada (0 no significa ausncia de). possvel proceder a somas e diferenas com os valores destas escalas de medida (mdia, desviopadro, etc).

Escala Intervalar
Exemplos: Temperatura

Escala Intervalar
Clsius e Fahrenheit 100 F 37 C e 0 F -18 C

Ontem estiveram 15C e hoje 30C! O dia de hoje duas vezes mais quente? Em Fahrenheit: 15 C = 59 F e 30 C = 86 F No o dobro Porqu?

QI

Os nmeros utilizados pelas escalas intervalares no permitem estabelecer relaes de proporcionalidade (por no haver um zero absoluto).
converso: C = (F 32) * 5/9 F = 9*C/5 + 32

Escala de Razo ou de Quociente


Possui as mesmas propriedades da escala intervalar, mas inclui um 0 absoluto (0 significa ausncia de). possvel estabelecer relaes de proporcionalidade entre os valores destas escalas. possvel proceder a multiplicao e diviso com valores de variveis medidas a este nvel; todos os procedimentos estatsticos so permitidos.

Escala de Razo
Exemplos: Peso Comprimento Tempo
(em geral, as medidas fsicas)

Exemplos de nveis de medida


Medir o peso em gramas com uma balana Escala de quociente Medir o estado civil com a seguinte codificao: 1 Solteiro, 2 Casado, 3 Unio de Facto, 4 - Divorciado, 5 Vivo Escala nominal Medir o desempenho numa prova de velocidade atravs do tempo de realizao Escala intervalar ? Medir o desempenho numa prova de atletismo atravs da ordenao (ranking) dos concorrentes Escala ordinal

Exemplos de nveis de medida


Medir os conhecimentos de Histria atravs um teste com classificao entre 0 e 20 Escala ordinal / Escala intervalar (?) Medir a atitude face comida chinesa com a escala 1 Desagrada-me muito 2 Desagrada-me 3 Nem me agrada nem me desagrada 4 Agrada-me 5 Agrada-me muito Escala ordinal / Escala intervalar (?) Medir o nvel de introverso com um teste de personalidade Escala ordinal / Escala intervalar (?)

Limitaes da tipologia de Stevens


Existem outros nveis de medida: Escalas quasi-intervalares Situam-se entre os nveis ordinal e intervalar e so frequentes em Cincias Humanas Escalas nominais hierrquicas 11 - Ansiedade 12 - Fobia 13 - Hipocondria 21 - Esquizofrenia 22 - Delrio paranide 23 - Doena bipolar

Prtica corrente em Cincias Socias


Stevens (Quasi-intervalar), Intervalar, de Quociente Ordinal Nominal SPSS

Escalas (confuso terminolgica)


Escala nvel de medida (nominal, ordinal, intervalar). Escala sucesso dos graus definidos ao longo de uma dimenso (rgua, escala discreta de analogia visual). Escala instrumento que inclui vrios itens e que se destina a medir um determinado atributo (escala de medida, escala de Likert).

O problema das escalas discretas


Discordo totalmente Discordo No concordo nem discordo Concordo Concordo totalmente

Estas escalas (ditas de tipo Likert) permitem medir variveis contnuas, discretizando-as e gerando intervalos no necessariamente equivalentes. ATENO: ateno ao significado do termo escala; aqui usado no sentido de grelha de resposta; formalmente, no se lhe deveria atribuir o termo Likert mas, talvez, escala discreta de analogia visual (discrete visual analog scale).

Outro escalas visuais discretas

O problema das escalas discretas


Atitude negativa Discordo totalmente Discordo No concordo nem discordo

X
Concordo Concordo totalmente

Atitude positiva

O problema das escalas discretas


A qualidade das medidas obtidas com este tipo de escala s garantida se o construto psicolgico for convenientemente amostrado pelo item a que ele se refere e se a grelha no estiver desequilibrada. Evitar escalas com poucos ou com muitos nveis. Reflectir sobre a presena de um nvel central. Considerar sempre a possibilidade de utilizar mais do que um item para avaliar o mesmo construto psicolgico.

Medidas multi-item
de evitar a utilizao de um nico item para avaliar um atributo. 1. Itens so amostras de comportamento O item Prefiro ficar em casa a ler um livro em vez de ir a uma festa pode ser utilizado para avaliar a introverso. No entanto, reflecte apenas um dos aspectos deste trao de personalidade e apresenta-o de forma muito circunstancial (porqu no Prefiro ficar em casa a bordar em vez de ir a uma festa?)

Medidas multi-item
2. Cada item individual correlaciona fracamente com o atributo que pretende medir Isto porque a resposta ao item depende no s do atributo que se pretende medir (introverso) mas tambm de outros atributos especficos (neste caso, gosto por leitura ou gosto por ficar em casa). A resposta a itens individuais envolve ainda uma margem de erro considervel (por exemplo, quem responde 3 a este item poder responder 5 no dia seguinte).

Medidas multi-item
3. Um item individual permite classificar uma pessoa num conjunto restrito de nveis Se a grelha de resposta tiver trs nveis
Discordo No concordo nem discordo Concordo

o item s permitir descriminar trs nveis do atributo em questo. como utilizar uma rgua com apenas trs divises, fornecendo assim medidas muito grosseiras.

Medidas multi-item
Todos estes problemas se resolvem com medidas multi-itens. 1. O conceito em avaliao fica melhor amostrado, pois diferentes itens representam as suas diferentes facetas. 2. As componentes especficas de cada item tendem a anular-se no conjunto total dos itens. 3. As variaes devidas a erros de medida tendem a anular-se no conjunto total de itens. 4. Um conjunto de dez itens com trs nveis de resposta cada permite uma discriminao do atributo em 30 nveis.

Pressupostos do modelo multi-item somativo


O modelo mais simples para explorar a informao sobre um atributo num conjunto de itens o modelo somativo. Os itens da escala tm uma curva ICC montona crescente; a curva pode ser diferente para cada item A soma dos itens tem uma curva ICC aproximadamente linear Os itens, no seu conjunto, medem apenas o atributo em questo (tm apenas um factor em comum); aspectos especficos dos itens anulam-se atravs da soma.

Mtodos para obter medidas compsitas


Como combinar a informao fornecida por diferentes itens para conseguir uma medida do atributo? Mtodo ordinal de Guttman Mtodo dos intervalos de Thurstone Mtodo somativo de Likert Mtodo do trao latente (IRT) O modelo mais simples para explorar a informao sobre um atributo num conjunto de itens o modelo somativo.

Mtodo ordinal (escala de Guttman)


Tcnica de Guttman Objectivo: estabelecer uma escala constituda por itens ordenados em que o facto de se aceitar a um item implica aceitar os itens anteriores (escalograma ou escalonamento cumulativo). Nvel de medida: ordinal. Especialmente adequado para medir atitudes.

Escala de Guttman (cont.)


5. Seleccionar os itens que permitem um escalonamento o melhor possvel (exige o uso de software especfico) e organizar a escala (eventualmente aleatorizada).
Sim Os portadores de HIV deviam ser reunidos em guetos prprios. Os portadores de HIV deviam ser obrigados a declarar a sua condio clnica. Sinto-me pouco confortvel se souber que no meu local de trabalho existe um portador de HIV. Se um conhecido meu tivesse HIV, tentaria evit-lo. No tenho problemas em relacionar-me com pessoas com HIV, desde que mantenham certa distncia. Convivo sem problemas com pessoas com HIV. Gostaria de colaborar num grupo de apoio com pessoas com HIV. ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) No ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

Modelo intervalar (escala de Thurstone)


Tcnica de Thurstone (equal appearing intervals) Objectivo: criar uma escala que fornea medidas de nvel intervalar, partindo do pressuposto de que os indivduos tendem a concordar com os itens que expressam uma opinio prxima da sua e a discordar dos restantes. Nvel de medida: intervalar

Escala de Thurstone (cont.)


Cada item avalia um grau da dimenso em causa.
Itens Sou mais inclinado reflexo do que aco. Preciso de conviver com os outros para me sentir realizado. Prefiro limitar os meus conhecimentos a punhado reduzido de pessoas. Costumo ficar na retaguarda em situaes de convvio social. Gosto de ter muito encontros sociais. Prefiro ficar em casa a ler do que ir a uma festa. Sim ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) No ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) (5) (1) (6) (8) (2) (7)

Modelo somativo (escala de Likert)


Tcnica de Likert Objectivo: criar uma escala que mea uma varivel estatisticamente associada ao atributo em estudo. Desde que a relao entre a resposta a cada item e o nvel de atributo do indivduo seja montona e desde que se use nmero suficiente de itens, a varivel que resulta da soma dos itens estabelecer uma relao linear com o atributo. Nvel de medida: intervalar

A pontuao final corresponde mdia dos pontos associados aos itens que o respondente assinalou como verdadeiros.

Escala de Likert (cont.)


Tcnica de Likert 1. Gerar um conjunto alargado de itens (50), expressando pela negativa ou pela positiva o atributo em estudo.

Escala de Likert ( cont.)


2. Juzes utilizam uma escala de 5 nveis (por exemplo) para avaliar o grau em que os itens expressam o atributo em estudo.
1 = Concordar com o item significa que o respondente possui o atributo num grau bastante reduzido . 3 = Concordar com o item no informa sobre o grau em que o respondente possui o atributo ... 5 = Concordar com o item significa que o respondente possui o atributo num grau bastante elevado

Seleccionar os itens que tenham mdia mais elevada e aqueles mdia mais baixa (em ambos os casos com desvios-padres reduzidos, significando concordncia entre juzes).

Escala de Likert (cont.)


Ou 2. Juzes expressam a sua opinio pessoal face aos itens seleccionados, usando uma escala discreta (geralmente, 5 nveis).
1 = Discordo totalmente 2 = Discordo 3 = Nem concordo, nem discordo 4 = Concordo 5 = Concordo totalmente

Tcnicas de escalonamento para pessoas (tcnica de Likert, cont.)

6. Reter cerca de 20-30 itens e organizar a escala final. 7. A pontuao final corresponde mdia dos pontos associados aos itens que o respondente assinalou como verdadeiros (ateno aos itens invertidos recodificar 1 = 5, 2 = 4, 3 = 3, 4 = 2, 5 = 1).

3. Para cada respondente, calcular a soma dos itens (ateno aos itens invertidos). Calcular a correlao de cada item com a soma total e excluir os itens que apresentem correlaes baixas (por exemplo, inferiores a 0,30).

Escala de Likert (cont.)


O modelo somativo o dominante na avaliao psicolgica por envolver menos custos do que os mtodos anteriores e por no ser sujeito a tantas crticas.

Escala de Likert (cont.)


Limitaes: Os resultados da medio dependem dos itens que integram a escala (uma vez que o medido no o atributo em si mas sim uma varivel que lhe est associada e que baseada naqueles itens especficos). Isto impede comparar resultados obtidos com escalas diferentes que meam o mesmo atributo (s permite a anlise da relao entre medidas). O item no tem um significado individualizado. Assume-se que os itens tm todos os mesmo peso (dificuldade): 12 pontos so 12 pontos, independentemente dos itens especficos que foram respondidos correctamente.

Itens problemticos numa escala de Likert


Respostas assimtricas (ceiling effects e floor effects) Concentrao na categoria central.

Validade das medidas

Validade
A validade de um instrumento de medida expressa o grau em que esse instrumento mede o que pretende medir. A validao de um instrumento exige estudos empricos que se desenvolvem-se, muitas vezes, durante um perodo longo aps a construo do instrumento.

Validade de contedo
Grau em que os contedos includos na escala se referem quilo que se pretende medir. a) Evitar que os itens reflictam aspectos de outros construtos psicolgicos. b) Evitar que fiquem de fora aspectos do construto psicolgico em estudo. Como proceder sua avaliao?

Validade de contedo
Exames dos itens Validade facial (transparncia dos itens) desejvel? Avaliao por juzes do contedos dos itens. Exame das respostas Latncia de resposta. Anlise dos erros.

Validade por referncia a um critrio


Validade referncia a um critrio apoia-se na possibilidade de obter ndices alternativos da varivel e no exame da associao entre esses ndices a as medidas fornecidas pelo instrumento. Como proceder sua avaliao?

Validade por referncia a um critrio


Validade concorrente Se for possvel obter ao mesmo tempo a medida fornecida pelo instrumento e a medida obtida por um critrio externo (por exemplo, medidas fornecidas por outro instrumento) Validade preditiva A informao referente ao critrio obtida posteriormente.

Validade de construto
Construto a designao de variveis no observadas em geral, todas as teorias psicolgicas se referem a construtos e no a variveis mais especficas e observadas (conceitos construdos pelos tericos).

Validade de construto
Validade de construto (Cronbach & Meehl, 1954): Que construtos explicam a variao nas medidas fornecidas por um teste? A validao de construto consiste em examinar as diferentes relaes, previstas pela teoria que define o construto, entre a medida em anlise e as diversas outras medidas teoricamente relevantes.

Validade de construto
Exemplo: avaliar a validade de construto de uma medida de introverso/extroverso.
A teoria poderia prever a relao desta dimenso da personalidade com outras dimenses psicolgicas (dominncia-submisso, impulsividade-reflexividade, sociabilidade-timidez), com certas preferncias profissionais (vendedores vs. bibliotecrios, por exemplo), com ndices psicofisiolgicos, etc. Pode ainda ser avaliada atravs de anlise factorial ou de estudos experimentais. Nenhuma destas medidas seria um critrios suficiente para demonstrar a validade da medida a validao do instrumento seria fruto de um conjunto de investigaes.

Validade de construto
Mtodos Diferenas entre grupos Correlaes Anlise factorial Estudos longitudinais (de mudana) Validade convergente e divergente

Validade de construto
Validade convergente-divergente (Campbell & Fiske, 1959) O instrumento deve correlacionar com outras variveis com as quais o construto medido se relacione, de acordo com a teoria (valdaide convergente); o teste no se deve relacionar com variveis das quais o construto medido deve diferir (validade divergente).

Validade de construto
Exemplo: validar uma escala de liderana
Considerar outras medidas que se associam (inteligncia social) e no se associam (ansiedade) a este construto. Considerar diferentes tcnicas de avaliao destes mesmos construtos (escala, entrevista, auto-relato). Registar o desempenho de uma amostra de indivduos nas noves situaes (3 construtos x 3 tcnicas).

Fiabilidade das medidas

Teoria do erro da medida


Em qualquer mediao existe sempre erro: Medida = Valor verdadeiro + erro Em Psicologia, o que o valor verdadeiro? E o erro?

Teoria do erro da medida


Valor verdadeiro (coneito clssico) Pontuao mdia obtida em testagens repetidas do mesmo atributo. Erro Erro sistemtico (afecta todas as medies de igual modo erro constante ou apenas algumas vis) Erro aleatrio

Medir como tiro no escuro


Medir avaliar um valor desconhecido. O acto de medir pode ser comparado a atirar a um alvo. Se o instrumento de medida tiver acuidade, os tiros distribuir-se-o em torno do centro do alvo. Se o instrumento de medida tiver preciso, os tiros concentrar-se-o na mesma zona do alvo.

Medir como tiro no escuro

O instrumento de medida ideal deve ter acuidade e preciso.

Erros
Erro constante Pouco importante em Psicologia, pois nunca se tem acesso aos valores verdadeiros do atributo. Se um instrumento avalia sempre um atributo 3 pontos acima de outro instrumento, qual est a medir correctamente? Vis Um instrumento avalia sistematicamente mais 3 pontos para respondentes do sexo feminino. Erro aleatrio Um instrumento sensvel a uma srie de factores que variam de forma no sistemtica (itens seleccionados, motivao dos respondentes, etc).

Fiabilidade de uma medida


Um instrumento de medida fivel se conduzir as resultados semelhantes mesmo quando h oportunidade para ocorrerem variaes (medidas obtidas em momentos diferentes ou em situaes diferentes). Fiabilidade no implica validade. A fiabilidade necessria mas no suficiente para a validade.

10

Fiabilidade de uma medida (viso restrita ao erro aleatrio)


A teoria do erro da medida considera sobretudo o erro que afecta ao acaso todas as observaes (erro aleatrio). Assume-se que: O erro aleatrio distribui-se simetricamente em torno do verdadeiro valor a medir (eventualmente com uma distribuio normal) O erro aleatrio uma componente aditiva da medida O erro aleatrio tem sempre a mesma varincia.

Avaliao da fiabilidade
Coeficiente de fiabilidade correlao entre duas medidas do mesmo atributo (por exemplo, medidas paralelas ou por reteste). ndice de fiabilidade correlao entre a medida e o valor verdadeiro. Corresponde raiz quadrada do coeficiente de fiabilidade. Assim, o coeficiente de fiabilidade corresponde percentagem de varincia da medida que explicada pelo atributo medido.

Fiabilidade = medida / (medida + erro)

Avaliao da fiabilidade
Importante: O valor do coeficiente de fiabilidade nunca pode ultrapassar o ndice de fiabilidade: a correlao entre as duas medidas imprecisas do mesmo atributo no pode ser superior correlao entre uma delas e o verdadeiro atributo que pretendem medir.

Avaliao da fiabilidade para medidas somativas - unidimensionalidade

Se a medida utilizada for de natureza somativa (a medida fornecida pela soma de itens), exigido o pressuposto adicional da unidimensionalidade da medida.

Spearman-Brown prophecy formula


Permite saber quantos itens necessita ter uma escala para se obter o coeficiente de fiabilidade desejado, sendo para isso necessrio ter ideia do valor mdio das correlaes entre itens.

Spearman-Brown prophecy formula


Numa escala cujos itens tenham uma intercorrelao mdia de 0.25, bastam 12 itens para que o coeficiente de fiabilidade seja elevado rkk = (12x0,25)/(1+11x0,25) = 0,80 Ilustra-se assim como pode ser alta a fiabilidade de uma escala somativa com itens fracamente correlacionados, desde que haja um nmero suficiente de itens.

k n de itens da escala rij mdia das correlaes entre itens rkk coeficiente de fiabilidade

11

Spearman-Brown prophecy formula


Quantos itens necessita ter a minha escala para alcanar uma fiabilidade determinada?
1 0,9

Frmula de Kuder-Richardson
Permite calcular um coeficiente de fiabilidade para escalas com itens dicotmicos (sim / no).

Coeficiente de Fiabilidade

0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 0 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 55 60 65 70 75

r = 0,05 r = 0,10 r = 0,25 r = 0,35 r = 0,50 r = 0,60

N de itens

k n de itens da escala S2 varincia total da escala pi percentagem de respostas sim em itens dicotmicos qi percentagem de respostas no

alpha de Cronbach
Permite calcular um coeficiente de fiabilidade a partir de variveis no padronizadas (no exige que as varincias dos itens sejam iguais).

Avaliao da fiabilidade

Estabilidade temporal (teste-reteste)

Fiabilidade
k n de itens da escala s2i varincia do item i S2 varincia total da escala pi percentagem de respostas sim em itens dicotmicos

Estabilidade em formas paralelas Consistncia interna

Teste-reteste
Aplicar o instrumento de medida duas vezes consecutivas e estimar a sua fiabilidade atravs da correlao entre os dois resultados. O intervalo de tempo entre teste e reteste deve ser suficientemente grande para evitar efeitos de aprendizagem mas tambm suficientemente curto para que no haja mudana no atributo medido (2-3 semanas). Limitaes Efeitos de aprendizagem, intervalo entre aplicaes, anonimato, etc.

Formas paralelas
Um instrumento de medida, quando foi construdo, pode ter duas verses equivalentes, destinadas a medir a mesma varivel, com o mesmo nmero de itens de igual formato (formas paralelas). A aplicao simultnea das formas paralelas de um instrumento permite a avaliar a sua fiabilidade atravs da correlao entre as duas medidas obtidas. Limitaes Raramente existem formas paralelas de um instrumento.

12

Consistncia interna
Mtodo da bipartio a partir dos itens do teste obter duas formas paralelas (metade vs metade) e correlacionar a pontuao do inquirido em cada metade. Limitaes sero as duas metades realmente paralelas? Reduo do nmero de itens. Mtodo da consistncia interna considerar todas as biparties possveis e as respectivas correlaes. O coeficiente alpha de Cronbach mede a consistncia interna de um conjunto de itens e o seu valor depende do nmero de itens e da mdia das correlaes entre eles.

Usos do coeficiente de fiabilidade


Avaliar a fiabilidade do instrumento Em qualquer medida somativa, deve-se apresentar sempre um indicador da consistncia interna (alpha de Cronbach, por exemplo). Para escalas de que se prev ampla aplicao, convm indicar mais medidas de fiabilidade (por exemplo, de estabilidade temporal). Os coeficientes de fiabilidade so indicadores da eficcia do instrumento de medida. Em instrumentos pouco fiveis, a margem de erro atenua a estimao das correlaes reais entre as variveis.

Usos do coeficiente de fiabilidade


Avaliao da atenuao das correlaes O erro das medidas atenua a estimao da correlao real entre os dois atributos medidos.

Usos do coeficiente de fiabilidade


Avaliao da atenuao das correlaes - exemplo Se a correlao observada entre ansiedade e depresso for r12 = 0,48, e os coeficientes de fiabilidade dos instrumentos de medida forem, respectivamente, 0,70 e 0,80, a correlao real (sem erro) entre os dois atributos seria r* = 0,64. O efeito da correco para atenuao mais marcado quando os instrumentos tm pouca fiabilidade. Deve ser usado sobretudo para justificar o investimento numa medida mais fivel para avaliar os atributos em causa.

A correlao esperada entre dois atributos, caso no haja erro de medio (r*12), pode ser estimada a partir da correlao entre as duas medidas (r12) e dos respectivos coeficientes de fiabilidade (r11 e r22).

Usos do coeficiente de fiabilidade


Uso da frmula da atenuao das correlaes A frmula da correco para a atenuao permite chegar a uma outra frmula que permite estimar o coeficiente de correlao (r12) caso a fiabilidade dos instrumentos de medida aumentem de rxx para rxx.

Usos do coeficiente de fiabilidade


Se a correlao r12 = 0,40 entre as medidas de dois atributos for obtida atravs de instrumentos com fiabilidade r11 = 0,60 e r12= 0,70, qual ser a correlao entre as duas medidas caso os testes sejam mais fiveis (r11 = r12 = 0,80)? r12 = 0,49

13

Padres sobre nveis de fiabilidade


Algumas valores convencionados para os nveis de fiabilidade: Fiabilidade mnima exigida a um instrumento = 0,70 Exigir nveis de fiabilidade superiores a 0,80 pode acarretar custos desnecessrios (nestes casos, a margem de erro atenua pouco as correlaes). Para tomar decises sobre indivduos (e no sobre grupos), poder ser necessrio instrumentos mais fiveis (coeficientes superiores a 0,90).

Interpretao das medidas

Interpretao dos resultados


As medidas fornecidas por um instrumento psicomtrico (resultados brutos) no permitem uma interpretao directa. Os resultados brutos de uma medio tm por si s pouco significado. Apesar dos resultados brutos poderem ser usados para ordenar indivduos ou para serem relacionados com outras variveis, em geral a interpretao do resultado individual de uma medida psicolgica envolve a comparao com um padro externo (normas).

Normas
A fixao de normas de grupo para interpretao de provas psicolgica envolve: Identificao dos critrios para definir os grupos de referncia (sexo, grupos de idade, grupos de escolaridade, grupos profissionais) A aplicao da prova a um conjunto representativo da populao (amostra de aferio). A mdia e desvio-padro dos grupos presentes nesta amostra de aferio iro ser utilizados para obter os resultados normalizados / padronizados.

Resultados padronizados
Normas centradas e reduzidas

Resultados padronizados
Esta transformao permite interpretar o desempenho de um indivduo face ao desempenho do seu grupo de referncia). Por exemplo, num teste de ansiedade cujas normas estejam definidas por sexo e idade, um indivduo do sexo masculino com nota T = 70 vai ter um nvel de ansiedade dois desvio-padro superior mdia do grupo de rapazes da sua idade.

Os resultados brutos (RB) de cada grupo so padronizados de forma a serem centrados no valor mdio do grupo e a terem uma varincia especificada: Notas Z: Notas T: Notas QI: Mdia = 0, Desvio-padro = 1 Z = (RB mdia)/ desvio-padro Mdia = 50, Desvio-padro = 10 T = 50 + 10* (RB mdia) / desvio-padro Mdia = 100, Desvio-padro = 15 QI = 100 + 15*(RB mdia) / desvio-padro

14

Resultados padronizados
Normas baseadas em percentagens

Resultados padronizados
Normas em classes padronizadas

Os resultados brutos (RB) de cada grupo so transformados em notas percentlicas, que indicam a percentagem de indivduos do grupo de referncia que se situam abaixo desse valor. Um indivduo com nota percentlica 45 num teste de ansiedade apresenta nveis de ansiedade superiores a 45% do seu grupo de referncia.
Limitao: no expressam a grandeza da diferena em termos de resultados brutos; h mais discriminao das diferenas junto mdia e menos discriminao nos extremos.

A partir das reas da curva normal, possvel definir classes que agrupam resultados (em geral, as classes tm a mesma amplitude, agrupando assim percentagens distintas do grupo de referncia). A classificao em nove classes (stanine standard nine) muito utilizada em Psicologia:
Classe % 1 4% 2 7% 3 4 5 6 7 8 7% 9 4%

12% 17% 20% 17% 12%

Este tipo de resultados padronizados mais utilizado em avaliao do que em investigao, pois diferencia pouco os indivduos.

Converso entre resultados padronizados


Os resultados padronizados so facilmente conversveis entre si:
Notas Z Notas T Notas QI Percentis -3 20 45 0,9% -2 30 60 2% -1 40 85 16% 0 50 100 50% 1 60 115 84% 2 70 130 98% 3 80 145 99,9%

A relao entre percentis e notas T e Z pressupe a normalidade da distribuio das medidas.

15

You might also like