You are on page 1of 21

MIBEC

Ministrio Betel em Clulas Colina/Cariacica

SEMINRIO DE CONSOLIDAO
Um Processo Eficaz de Formar Discpulos
01 a 03 de Fevereiro 2013

Mato Grosso 53 Colina/Cariacica

PROGRAMA
SEXTA-FEIRA 01/02 19:30 Abertura 19:35 Perodo Intercesso 20:00 Louvor 20:15 Palestra 1: A Consolidao Palestra 2: A Orao que Conquista SABADO 02/02 19:45 Louvor 20:05 Palestra 3: A Entrega Palestra 4: A Acomodao DOMINGO 03/02 09:30 Louvor 09:45 Palestra 5: A Fonovisita Palestra 6: A Visita 11:15 Encerramento

INTRODUO
Estamos vivendo tempo de avivamento. Deus est tocando o corao de homens e mulheres para que O conheam e faam-nO o Senhor de suas vidas. Diante deste despertar espiritual, a igreja enfrenta um grande desafio: cumprir a grande comisso dada em Mateus 28.19-20: Ide por todo mundo e fazei discpulos de todas as naes... Uma das grandes que, como igreja, temos enfrentado, o desafio de reter cada alma que se decide por Cristo, com o objetivo de segu-lO. Este mandamento inclui no apenas ir; Deus no envia a igreja a fazer decises, mas converses; e este no um trabalho de um dia, um estilo de vida. Ns, como igreja de Jesus Cristo, temos que tomar este privilgio com a responsabilidade e seriedade que ele requer. Para isto necessrio impregnar-nos profundamente com o que a consolidao e o que ela envolve. Devemos am-la e empregar todo nosso esforo para faz-la realidade. por isto que voc deve familiarizar-se com este material estando presente nas palestras, pois nelas, cada tema ser aprofundado. Estou seguro que aps estes trs dias, a consolidao no ser apenas um conhecimento, mas tambm far parte da sua vida, um habito que praticar com todos os que ganharem para cristo, no apenas na Igreja, mas no trabalho, na escola, ou reunio em casa. nosso desejo que ao por em pratica estes ensinamentos, veja o crescimento no lugar onde Ele o colocou. O Senhor o respalde como fez com a Igreja Primitiva e, a cada dia, acrescente ao sua clula, seu grupo de orao, ministrio e igreja aqueles que ho de ser salvos. ... E o Senhor acrescentava Igreja os que haviam de ser salvos (Atos 2.47).

GUIA DE ESTUDO
1. A Consolidao: um processo eficaz para formar discpulos
Portanto ide, fazei discpulos de todas as naes... (Mateus 29.19)

Um dos ltimos desejos e mandamentos de Cristo, antes de deixar a terra, foi o ir e fazer discpulos de todas as naes. Esta ordem envolve toda a Igreja de Jesus. A Igreja o nico instrumento com o qual Deus conta para realizar o sonho de Jesus: levar Sua Palavra por toda a terra. O ir tem a ver com a atividade que a Igreja realiza para buscar os que no se conhecem a Cristo. Este deve ser o primeiro passo da igreja em seu propsito de obedecer Grande Comisso. Fazer discpulos mais que pregar ou convidar algum para ir igreja; cuidar do recm-nascido espiritualmente.

O que a Consolidao?
Consolidao o cuidado a ateno que devemos dispensar ao novo crente para reproduzir nele o carter de Cristo, de maneira que sua vida cumpra com o propsito de Deus: dar fruto que permanea (Joo 15.16). Este fruto deve manifestar-se em uma vida transformada capaz de reproduzir-se em outros. A chave do sucesso do Ap Paulo foi: cuidar das pessoas de acordo com o valor dado por Deus. E exatamente isso que ns devemos fazer. Para consolidar, necessitamos trabalho e esforo. Quando o amor o que nos move, e o desejo profundo de suprir a necessidade do corao de Deus as almas, a satisfao ser muito grande.

Ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, at a consumao dos sculos. (Mateus29. 19,20)

Objetivos da Consolidao

Tarefa n1
1. Segundo Mc 1.16-19 1.1. Que trabalho Simo e Andr estavam realizando? 1.2. Quem passou junto ao mar da Galileia? 1.3. Quem buscou a quem? Isto implica que Jesus Se deslocou, deixou Sua comodidade e foi ao lugar onde se encontravam aqueles a quem iria chamar. 1.4. Para que os chamou? 1.5. Junto a quem iam permanecer? 2. Jesus, como sacerdote, conhecia o privilegio e a responsabilidade de apresentar-Se diante de Deus por Sua equipe e pelos novos crentes alcanados por eles. Leia Joo 17.20 e discuta: 2.1. Porque Jesus orava? 2.2. Por meio de que eles creram? 2.3. Segundo Joo 17.15, o que Jesus pediu ao Pai a respeito de Seus discpulos? 3. Em Marcos 1.29-31 encontramos que Jesus compartilhou com Pedro: 3.1. Em que lugar? 3.2. Ali curou a .............................................................................................. Este ato impactou a famlia de Pedro, uma vez que Jesus supriu a sua necessidade e mostrou interesse pessoal por eles. 4. Ao longo dos Evangelhos vemos que Jesus lhes ensinava no s teoricamente, mas tambm compartilhava com eles todo o Seu tempo, e lhes mostrou um novo estilo de vida. 4.1. Segundo Mateus 13.10-12, por que voc acredita que Jesus considerava importante explicar muito bem a Seus discpulos todas as coisas e Se esforava para que Eles entendessem? 5. Como sabemos que os trs anos de discipulado de Jesus Cristo com seus doze foram efetivos? Jesus o comprovou ao envi-los a fazer o mesmo que haviam visto em Seu ministrio. Segundo Marcos 6.7-13 Responda: 5.1. Como os enviou? 5.2. O que deveriam levar? 5.3. O que deveriam pregar? 5.4. De que forma foram respaldados? Por tudo acima podemos concluir que Jesus Cristo nos deu o melhor exemplo de como consolidar homens, pois Seus resultados so evidentes e esto repercutindo ainda nos nossos dias.

Pela manh semeia a tua semente, e tarde no retenhas a tua mo; pois tu no sabes qual das duas Prosperar, se esta, se aquela, ou se ambas sero igualmente boas. (Eclesiastes 11.6)

2. Princpios da Consolidao
Reter almas no trabalho s do pastor, de todos ns como igreja. O sucesso depende no de um s homem, mas de toda uma equipe. O livro de Atos, capitulo 2, narra a primeira pregao de Pedro a uma multido, e os passos seguidos pelos apstolos para manter o fruto.
Eu vos farei pescadores de homens (Mateus 29.19)

Vejamos estes passos: 1. VERIFICAR A ENTREGA Segundo Atos 2.41 os que receberam a Palavra foram batizados. A entrega genuna de uma pessoa era comprovada por meio do seu arrependimento, ao confessar seus pecados, e ao descer s guas batismais. 2. DOUTRINAR OS NOVOS CRENTES Em Atos 2.42 vemos como perseveravam na doutrina dos apstolos, ensinando a seus discpulos de maneira persistente. 3. COMPANHEIRISMO O verso 42 diz Perseveravam na comunho uns com os outros. O homem, por natureza, um ser social que necessita dos demais para desenvolver-se. 4. SANTIDADE (Atos 2.42) ... Perseveravam no partir do po. (I Corntios 11.29) Porque quem come e bebe, come e bebe para sua prpria condenao, se no discernir o corpo do Senhor. O requisito mais importante para participar da ceia do Senhor a santidade. Isto deve ser ensinado aos novos crentes: viver em santidade. 5. ORAO Atos 2.42 ... Perseveravam nas oraes. Os discpulos eram homens de orao. A orao move a mo de Deus, libera Seu poder e nos d a uno e o respaldo necessrio para ver os resultados. Ser que estes princpios podem funcionar em nossa poca? A resposta se encontra em ... e a cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos (Atos 2.42). Isto demonstra um crescimento continuo!

O sucesso no depende de um homem, depende de uma equipe.

Tarefa n2
1. Para que um povo permanea com o Senhor e persevere em sua vida crist, deve tomar com seriedade sai deciso por Cristo. 1.1. Segundo Atos 2.38, que coisas eram necessrias para obter o perdo de pecados? 1.2. Como voc pode gerar nas pessoas a necessidade de receber o perdo de pecados? 2. Formar o carter de Cristo nos recm-convertidos demanda Constancia e perseverana. 2.1. Segundo Atos 2.46, em que perseveravam os novos? 2.2. Segundo Hebreus 13.17, explique porque razes devemos assistir igreja. 2.3. Com base na sua experincia pessoal, como voc ensinaria ao novo a importncia dos benefcios de congregarse ou assistir a uma reunio de clula? 3. Os apstolos, conscientes da importncia que para o novo estreitar laos de amizade, promoveram a unidade e a harmonia entre todos os crentes, independentemente do tempo que tinham no Senhor. 3.1. Segundo Atos 2.44, preencha o espao em branco: ......................................... os que haviam crido estavam ............................................. e tinham em comum todas as coisas. 3.2. Segundo Provrbios 18.24, quem o primeiro que deve mostrar-se amigo: eles ou ns? Por qu? 3.3. Leia Atos 2.46 e responda: em que lugares se reuniam os crentes para compartilharem? 4. A igreja primitiva enfatizou a santidade levando a participar da Ceia do Senhor apenas aos que estavam limpos diante de Deus. Uma das evidencias de sua santidade que os de fora os viam com bons olhos. 4.1. Leia Atos 2.46-47 e explique: o que significa favor perante o povo? 4.2. Segundo I Timteo 3.7, o que necessrio ter para com os de fora e por qu? 4.3. Podemos relacionar cair na graa do povo com bom testemunho? Por qu? 5. Tudo o que foi obtido pela igreja primitiva era resultado da sua dedicao em buscar ao Senhor em orao; por esta razo um de seus desafios foi fazer de seus novos convertidos homens de orao. 5.1. Segundo At 2.42, preencha o espao em branco: E perseveravam na doutrina dos apostolos, na comunho uns com os outros, no partir do po e nas .......................................... 5.2. Segundo Tessalonicenses 5.17, a que nos exorta Paulo? 5.3. Com base em Mt 7.7, como se pode motivar o novo crente para que leve uma vida de orao?

E o Senhor acrescentava cada dia Igreja os que haviam de ser salvos .

3. Preparando-nos para Consolidar


SANTIDADE Todo aquele que ser usado por Deus deve ser santo. Todo aquele que deseja ter sucesso na consolidao dever preparar-se de forma excelente. necessrio estar convencido de que, ao fazer sua parte, Deus far a dEle e no o deixar envergonhado. (Efsios 3.20). A preparao se fundamenta em: 1. SANTIDADE Todo aquele que ser usado por Deus deve ser santo. Deus no mistura o santo com o profano, por isso no derrama Sua uno em um vaso sujo. A santidade algo que se deve buscar, pois somente assim a presena de Deus repousar em sua vida. Osias 10.12 A nica coisa que lhe rouba autoridade e respaldo de Deus o pecado oculto em sua vida. Dirija-se sempre ao Senhor e no Lhe omita nada. 2. COMPAIXO O amor foi a chave do sucesso de Cristo e Ele o manifestou desde o momento em que deixou o seu trono de gloria para fazer-se igual a ns. 3. CONHECER A PALAVRA Todos os homens usados por Deus na historia deram Palavra de Deus um lugar prioritrio em sua vida. Nela se encontra a fonte de sabedoria e crescimento espiritual. Mateus 4.4 4. DISPOSIO Colossenses 3.23 Uma das coisas que agradam ao Senhor que faamos nosso trabalho para Ele e no para aqueles ao nosso redor. Devemos fazlo como Ele mesmo faria se estivesse em nosso lugar: com fogo, empenho e paixo. Como se dele dependesse a nossa prpria vida. 5. ORAO Devemos nos tornar especialistas na orao. por meio dela que ganha meio dela que ganhamos as grandes batalhas; tudo que desejado no mundo terreno devemos conquist-lo antes no espiritual.

COMPAIXO

CONHECER A PALAVRA

DISPOSIO

ORAO

Tarefa n3
1. Samuel se consagrou a Deus desde seus primeiros anos, e como fruto disto, ele cresceu em santidade, como mostra I Samuel 2. Qual o resultado de tal crescimento segundo... 1.1 I Samuel 2.26 1.2 I Samuel 3.19 1.3 I Samuel 2.10 Este crescimento contnuo manifesta a santidade predominante na vida de Samuel a qual lhe deu o privilgio de trazer a presena de Deus, no s em sua regio Sil, mas em todo Israel. 2. A palavra compaixo origina-se do grego Splancha = entranhas, que onde se originam as emoes fortes e poderosas, as ternas misericrdias, os sentimentos de afeto, compaixo, simpatia e piedade. Porque podemos identificar que o Ap Paulo tinha compaixo? 2.1 Glatas 4.12 2.2 Glatas 4.19 2.3 Filipenses 1.8 2.4 O que fez Paulo movido por esta compaixo? (Romanos 15.19,20) 3. Que evidencias dava Pedro de que tinha um amplo conhecimento das Escrituras? (Atos 2.14-35) O que isto produziu nos que o ouviam? (Atos 2.37) 4. Segundo Jonas 1.1-3, qual foi a reao de Jonas quando o Senhor o encarregou, pela primeira vez, de levar a mensagem de salvao a Nnive? 1. Baseado em Jonas 3.1-3, que fez Jonas quando o Senhor lhe deu uma segunda oportunidade de pregar? 2. Que conseqncia trouxe a Nnive a disposio de Jonas? (Jonas 3.4-10) 5. Jesus nosso exemplo mximo de quo necessria a orao para conseguir resultados. Em Marcos 1.35, que fez Jesus antes de pregar? O que o tempo de orao de Jesus o impulsionou a fazer? (Marcos 1.38,39)

E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel, que far segundo o que est no meu corao e na minha mente. Edificar-lhe-ei uma casa duradoura, e ele andar diante de meu ungido (I Samuel 2.35)

INTERESSE PESSOAL
Tenha interesse, examine a situao dos que quer alcanar, que coisas o cegam, escravizam e destroem.

4. A Orao que Conquista


A arma mais poderosa dada por Deus aos cristos a orao Daniel nos ensina o que a orao pode fazer na vida de um homem e de uma nao. Veja esses quatro passo bsicos encontrados em Daniel 9: 1. ASSUMIR UM INTERESSE PESSOAL PELOS OUTROS Daniel 9.3 2. CONFESSAR O PECADO DE SEU POVO COMO SE FOSSE SEU Daniel 9.5 3. IMPLORAR A MISERICORDIA DE DEUS Daniel 9.18 PROMOVER COM A ORAO PERSEVERANTE UMA GERRA NO MUNDO ESPIRITUAL Daniel 10.13
4.

CONFESSAR O PECADO DO POVO, COMO SEU


Confesse seus pecados, os da comunidade, e dos governantes.

IMPLORAR MISERICORDIA
Reivindique promessa bblicas apropriadas. II Co 10.5; Jo 16.8

Conhecendo estes princpios, coloquemos em prtica os seguintes mecanismos de orao: Compromisso dirio de orao intercessria Intercesso semanal como equipe Pacto de orao de trs

PROMOVER UMA GUERRA NO MUNDO ESPIRITUAL


Pacto de cada 3 pessoas orar por nove pessoas durante um ms, todos os dias, e uma vez por semana juntos. Ez 22.30

ORGANOGRAMA - PACTO DE ORAO DE TRS

Tarefa n4
1. Leia Dn 9.5-15, e responda? 1.1. Como Daniel buscou ao Senhor? 1.2. Como Jerusalem se encontrava naquele momento? 1.3. Por que Daniel desejava a restaurao de Jerusalm? 1.4. O que Daniel fez em sua orao? 1.5. Voce acredita que Daniel participou dos pecados que confessou? Por qu? CONFESSAR OS PECADOS COMO SE FOSSEM NOSSO S, MOSTRA COMPAIXO E N OS MOTIVA A SER PARTE DA SOLUO 2. Baseado em Daniel 10.12,13, responda: 2.1. Desde que momento o Senhor havia ouvido e respondido a orao de Daniel? 2.2. O que aconteceu quando foi enviada a resposta? 2.3. Quem veio auxiliar a Gabriel?

Vemos que, quando oramos a Deus com atitude correta, Ele envia Sua resposta imediatamente; se o inimigo se levanta em oposio nossa orao, desencadeamos uma guerra no terreno espiritual.

Conquistar as coisas no mundo espiritual trar respostas no mundo material.

5. A Entrega
Quando as pessoas se decidem por Cristo, desencadeiase uma guerra no mundo espiritual, similar a iniciada por Fara, quando Israel saiu do Egito e deixou-o sem escravos.

O processo na pratica comea quando termina a pregao e o pastor faz o apelo e algum vai a frente entregando sua a vida a Cristo. Aps a orao de entrega, os novos decididos vo para uma sala em separado, e o consolidador lhe explica a obra de Cristo e a necessidade de aceit -la utilizando as cinco verdades bblicas referentes ao plano de salvao para evangelizar. 5 ENSINOS PARA EVANGELIZAR 1. ENSINO SOBRE O AMOR Empregar e explicar passagens que ensinem sobre o amor incondicional de Deus. Ex.: Jr 33.3; Jo 3.16; Jo 10.10. 2. ENSINO SOBRE O PECADO Use versculos que mostrem como todos os homens tm pecado, e ningum esta isento: Rm 3.23; Rm 3.10 12; Rm 6.23. Enfatize que apesar do profundo amor de Deus, o homem tem se esquecido dEle, fazendo se sbio em sua prpria opinio e praticando o mal diante do Senhor, como diz Rm 3.12 No h quem faa o bem, no h nem um s. 3. ENSINO SOBRE CRISTO COMO NICO E SUFICIENTE SALVADOR Jo 14.6; Gl 3.13; Ef 2.8-9; Is 53.5; Jo 1.7 O objetivo de nossa pregao deve ser sempre apresentar a Jesus Cristo crucificado por nossos pecados. Rm 5.8; Ef 2.8-9 4. ENSINO SOBRE ARREPENDIMENTO At 3.19; IJo 1.9; Is 1.18; Pv 28.13 Deve-se pedir a Diga-lhe de um enfatizar ao novo convertido: Se de corao Deus que apague seu passado, Ele o far. que Deus v o corao e da a importncia genuno arrependimento . Arrepender-se

ENSINO SOBRE O AMOR


Jr31.3; Jo3.16; 10.10b

ENSINO SOBRE O PECADO


Deus odeia o pecado, mas ama o pecador. Faamos o mesmo. Rm3.10; 3.23

ENSINO DE CRISTO NICO E SUFICIENTE SALVADOR


A graa uma ddiva que se oferece gratuitamente ao pecador. (Scofield) Jo14.6; IJo1.7; Is53.5

ENSINO SOBRE O ARREPENDIMENTO


At 3.19; Pv28.13; IJo1.9; Rm 12.2

ENSINO SOBRE O ACEITAR ou RECEBER


Rm 10.9; Ap3.20; Jo1.12; Mt7.13,14

mudar a maneira de pensar, para ajust -la aos parmetros estabelecidos por Deus. 5. ENSINO SOBRE ACEITAR OU RECEBER Ap 3.20; Mt 7.13,14; Jo 1.12; Rm 10.9,10 Explique que s os corajosos so capazes de aceitar o desafio e abrir o seu corao para Cristo. Encoraje -os a faz-lo. Diga-lhes que este o momento para dizer a Deus: Senhor, hoje reconheo que tenho conduzido mal minha vida e quanto necessito de Ti; vem, guia -me daqui em diante, entronizando-Te em meu corao. Na orao de entrega enfatize quatro coisas: 1 Sua necessidade de Deus: Necessito de Ti Senhor! 2 Sua condio: Sou pecador! 3 Seu arrependimento: Perdoa-me no quero falhar para contigo Senhor! 4 Sua entrega: Te recebo em meu corao Pai!

Modelo de Orao
Meu Deus e Pai, venho a Ti em orao para entregar-te toda a minha vida, pois est escrito que o Senhor amou o mundo de tal maneira, que enviou Teu nico Filho para nos salvar. Quero abrir as portas do meu corao neste momento, para reconhecer e receber a Jesus Cristo como meu nico Senhor e Salvador. Senhor Jesus, entrego-me a Ti de todo o meu corao. Perdoa-me de todos os meus pecados e fraquezas e, como barro nas mos do oleiro, molda-me como um vaso consagrado, cheio do Teu Santo Esprito. Eu me coloco totalmente nas tuas mos para fazer a Tua vontade, e no a minha. Entrego a ti todos os meus sonhos e desejos, peo que o Senhor revele a tua vontade. Instrua-me no caminho que devo seguir, pois est tudo em Tuas mos.

A Verificao da Entrega
Conhecendo os propsitos

REALIZANDO A VERIFICAO
1.A p r e s e n t e - s e

1. Mostrar e confirmar o amor de Deus a cada pessoa. 2. Assegurar-se de que recebam a Cristo e entendam que Ele vive em seu corao 3. Conhecer suas necessidades e mostrar -lhes que Cristo pode supri-las. Como fazer isso: Apresente-se: faa de forma espontnea para ganhar a confiana da pessoa. Com amabilidade e um sorriso, pergunte o nome e memorize-o; assim, far com que se sintam importantes. Quebreo Gelo: lembre-se: voc tem o controle da situao e, portanto a iniciativa; faa perguntas simples: O que achou da reunio? ou Como se sentiu? Faa Perguntas Simples de Diagnostico : Pergunte: -Onde est corao) Cristo neste momento? (R: no meu

2.Q u e b r e

Gelo

3.F a a

Perguntas de Diagnostico

4.I n t r o d u z a

ou Reforce o Ensinamento Pertinente

5.P r e e n c h a

Carto de Deciso

-Por que acredita que Ele se encontra em seu corao? (R:Porque a Bblia me afirma isso, por que eu creio) -O que Cristo fez na cruz? (R: Morreu por nossos pecados) -O que voc deve fazer para ser salvo? ( R:Crer em Cristo e receb-lo em meu corao) Introduza ou Reforce o Ensinamento Pertinente : Se, se sentem limpos porque so muitos bons, use o ensino sobre o pecado. Se sentem que no h perdo para seus pecados, utilize o ensino sobre Cristo como o nico e suficiente Salvador.

6.O r e

por Eles

Preencha o Carto de Deciso: enquanto voc preenche a ficha oferea-lhe um suco, caf. Preencha todos os campos da ficha com letra legvel.
Livra os que esto sendo levados morte, detm os que vo tropeando para a matana. Se disseres: Eis que no o sabemos; porventura aquele que pesa os coraes no o percebe? E aquele que guarda a tua vida no o sabe? E no retribuir a cada um segundo a sua obra? (Pv 24.11,12)

Ore por Eles: Leve-os diante do Senhor em orao, pedindo por sua necessidade, beno, proteo, o selo do Esprito Santo e unio ao corpo de Cristo, isto , Igreja.

6. Acomodao

Certa pessoa disse: Se no for agora, quando? Se no aqui, aonde? Se no for eu, quem?

LEMBRE-SE DOS PROPOSITOS:

7. Fonovisita
A Fonovisita uma visita telefnica prpria do ganhador de almas, por isso deve ser feita com eficcia e voltada sempre para o beneficio do decidido. Propsitos da Fonovisita

Mostrar Interesse Genuno pela Pessoa

1. Mostrar ............................. pela pessoa e por sua necessidade. 2. Ganhar a .................. do decidido. 3. Deixar aberta a porta para realizar uma visita. Como Preparar o Telefonema 1. Em ............. 2. Buscando o ........... e ........... apropriado. 3. .................... o tempo. Como Realizar o Telefonema 1. Saudao: deve faze-lo de forma ............; identifique-se como integrante da igreja a que pertence. 2 . C o m e c e a C o n v e r s a : inicie uma conversa ............., dizendo que tem orado por sua necessidade, e deseja saber como ele est. 3. Avalie sua Condio Espiritual: pergunte o que achou da reunio e como ................... em relao a ............. desde que visitou a ............. 4. Marque a Visita: ................. lugar, dia e hora para a ............... 5. Ore por Ele: sempre termine ............. ............... .................. Estratgia de Sucesso
Mostre-se amvel e agradvel. Evite: ser impaciente na conversa Pressionar o novo crente Tomar muito tempo Discutir sobre qualquer assunto Mostrar interesse egosta, no dirigido a necessidade da pessoa.

Ganhar a Confiana do Decidido

Deixar a Porta Aberta para uma Visita

Eis que chamars a uma nao que no conheces, e uma nao que nunca te conheceu a ti correr, por amor do Senhor teu Deus, e do Santo de Israel; porque ele te glorificou. (Is 55.5)

8. Visita
Jesus sabia o quo importante era a visitao, por isso tomou tempo para ensin-la e realiz-la. Em Mateus 8.14,15, vemos como o Mestre visitou a casa da sogra de Pedro, ali orou por ela e curoua da febre. Em Lucas 19.1-10, foi casa de Zaqueu, o qual depois desta visita no voltou mais a fazer o que fazia antes, mas deu mostras de arrependimento. As visitas casa de Marta, Maria e Lzaro foram muito especiais. Ele se fez muito amigo da familia, tanto que as pessoas comentavam quanto Jesus amava Lzaro. Com base no que vimos acima, o desafio deve ser: fazer da visitao um estilo de vida, algo to normal para ns quanto frequentar a Igreja.
CONHECENDO O PROPSITO DA VISITA 1. Conhecer sua ................ sobre a reunio da qual ................. na igreja. 2. Descobrir suas .................. e ministrar com a .................... do Espirito Santo. 3. Vincul-la a uma reunio de clula e ................. a envolver-se nas atividades da Igreja, especialmente no ................. COMO PREPARAR A VISITA 1. Contate a pessoa e ............. seu desejo de visit -la e ........ por ela. 2. ............. o dia e a hora da visita. 3. ............ e prepare sua mensagem: baseado na .................. escrita no carto de deciso e na fonovista. 4. Reuna-se com seu companheiro de visita e ...................... pelo respaldo de Deus. REALIZANDO A VISITA Ao realizar a visita voce dever ir sempre acompanhado e faz -la em dupla, como os 12 e os 70 enviados por Jesus. Mt 10.5 -15; Lc 10.1. Uma vez recebido, proceda da seguinte maneira:

1. Apresente-se: se no conhce a pessoa, apresente -se a si mesmo e a seu companheiro, tendo cuidado de ser agradavel e sincero.. 2. Indague: averigue o que achou da reunio da igreja, ou clula, converse com a pessoa sobre seus problemas especificos e a razo dos mesmos. 3. Compartilhe: selecione a passagem biblica de acordo com a necessidade e explique-a em 10 minutos, para produzir f e confiana em Deus. Ministre s necessidades com a Palavra, qual responde os problemas mais comuns vividos pelas pessoas. 4. Ore: faa uma orao direta conforme a necessidade especifica. Ministre em orao, utilizando os nomes de Deus. Utilize promessas biblicas ou traga pores da palavra que possam tocar o corao dos ouvintes. Evite a terminologia religiosa na orao e seja o mais natural possivel. 5. Envolva: mostre as atividades da Igrejae motive-o a participar. a oportunidadde de criar nele a necessidade de ir a reunio da sua clula e anim-lo a participar de um encontro. 6. Libere a Paz: termine orando pela pessoa e sua familia, declarando beno e liberando paz sobre suas vidas. MINISTRANDO S NECESSIDADES COM A PALAVRA 1. mente Renovar a mente Rm 12.2 Sujeitar os pensamentos II Co 10.3-5 2. Ao corao Sentimentos Pv 4.23; II Tm 2.22 Medo I Jo 4.18; Hb 13.5 Depresso Jr 33.3; Mt 11.28; Hb 13.5b 3. Ao espirito Confisso e arrependimento I Jo 1.9; At 3.19 Crescimento espiritual Ef 2.20-22; II Pe 1.5-8 4. Ao corpo Cura Is 53.5; Mc 16.17-18 Templo do Espirito Santo I Co 6.18-20; II Co 6.16 5. Aos relacionamentos Com familia Ef 5.21; 6.4 Com os demais Ef 6.5-9; Tt 2.3-5 Restaurao Ec 4.15; Is 43.18 Perdo Mt 5.21-26; Ef 6.12 6. s finanas Prosperidade atravs dos dizimos Ml 3.10-12; Mt 23.23 Quebra de maldio Gl 3.13; Gn 3.17

Sabedoria para o uso do dinheiro Tg 1.5 Prosperidade atravs do dar Lc 6.38 A visita busca envolcer o recm convertido na viso da igreja, conseguir que participe de suas diferetnes atividades.
MINISTRANDO EM ORAO: USE OS NOMES DE DEUS SEGUNDO SUA NECESSIDADE TEXTO NOME DE DEUS E SEUS APLICAO BBLICO SIGNIFICADOS Jeremias 23.6 Exodo 31.13 Juzes 6.24 YHVH TSIDKENU Deus nossa Justia YHVH MKADDESH Deus que Santifica YHVH SHALOM Deus Paz YHVH SHAMAH Deus est Presente YHVH RAPHAH Deus que Cura YHVH JIREH Deus Provedor YHVH ROHI Deus o nosso Pastor YHVH NISSI Deus a nossa Bandeira YHVH SHABAOTH Senhor dos Exercitos EL SHADAI Deus Todo Poderoso
Pea que Deus estabelea Sua Justia, isto , sua retido em cada vida, como fruto de conhecerem a Cristo Ore para que o Senhor mesmo os santifique no espirito, alma e corpo. (Tessalonicenses 5.23) Reivindique que a paz de Deus, que ultrapassa o entendimento, guarde seus coraes e pensamentos em Cristo Jesus. Fp 4.9 Pea a presena de Deus em sua vida diria e em tudo o que fizer. Declare que Deus cura toda enfermidade, porque por sua chagas fomos curados (Is 53.5), e ore liberando sade. Pea que Deus supra tudo o que lhe falta, conforme Suas riquezas em glria (Fp 4.19) Confesse que Deus proteger, cuidar e guiar suas vidas. Pea libertao do poder do inimigo, com base em Is 59.19b. declare que, ainda que o inimigo venha como um rio, Deus levantar a Sua Bandeira contra ele. Declare que todo poder celestial est a sua disposio, para suprir as necessidades. Confesse que Deus o que amamenta, o que consola, o que fortalece e d poder.

Exodo 48.35 Exodo 15.26 Genesis 22.13,14 Salmos 23.1 Exodo 17.15

Isaias 1.3 Exodo 15.26

ASSEGURE O SUCESSO DE UMA VISITA 1. 2. 3. 4. Cuide de sua aparencia pessoal II CO 5.20; Hb 10.22 Bata a porta com naturalidade Fale e escute Tome apenas o tempo combinado

You might also like