You are on page 1of 24

1

Heidegger e a pergunta pela tcnica*


Zeljko Loparic DF, UNICAMP

1. A pergunta pelo instrumental em Ser e tempo S poderemos corretamente apreciar a natureza e a relevncia do problema da tcnica, tema que ocupa um lugar central na segunda fase do pensamento de Heidegger, se considerarmos o caminho que levou a sua elaborao. No presente trabalho, gostaria de elucidar alguns passos decisivos dados por Heidegger nesse caminho. Este se inicia j na primeira fase do pensamento heideggerinao, marcada pela publicao, em 1927, de Ser e tempo, e se prolonga at os seus ltimos escritos. (1) Em Ser e tempo, Heidegger usa a palavra "tcnica" somente uma vez e ainda como adjetivo, quando fala da "complicada construo 'tcnica' da aparelhagem de experimentao" (p. 358). No se deve da concluir que essa obra nada diz sobre a questo da tcnica. Basta lembrar que o conceito de coisa a que Heidegger atribui o primado ontolgico o de coisa como instrumento (Zeug). preciso, no entanto, compreender de maneira correta a funo da fenomenologia da instrumentalidade em Ser e tempo. No se trata de uma tentativa de elaborar a "ontologia regional" das coisas de uso. Heidegger visa dois outros objetivos. Em primeiro lugar, um objetivo negativo, o de destruio do primado da ontologia tradicional que entende as coisas como presentidades constantes (das stndig Vorhandene) caracterizadas pela substancialidade, materialidade, extenso, ordenao espacial, e assim por diante e que, no cotidiano, a "mais prxima" (Heidegger 1927, pp. 68, 130). Em

Verso modificada da palestra pronunciada no I Colquio Heidegger da Unicamp, em 1995, e publicada em Cadernos de Histria e Filosofia da Cincia, srie III, v. 6, n. 2, 1996, pp. 107-138.

Essa tarefa inseparvel de uma outra, a de procurar traduzir Heidegger para um portugus que, ao mesmo tempo, seja compreensvel para um leitor educado e no traia o alemo decididamente ps-metafsico criado por Heidegger. No que segue, darei a ateno devida tambm a esse ponto.

(1)

outras palavras, Heidegger se vale da descrio do manuseio ocupado para desconstruir a primazia do mundo como res extensa, estabelecido na filosofia ocidental desde Descartes. Em segundo lugar, Heidegger almeja atingir um objetivo positivo: pr a caminho uma pesquisa ontolgica guiada por uma semntica temporal constituda no horizonte do tempo originrio do estar-a. A idia central de Heidegger a de que um enunciado ontolgico ou descreve o sentido temporal de um fenmeno originrio positivo ou, ento, afirma que "algo no ainda isso ou aquilo ou que no mais isso ou aquilo". Nesse ltimo caso, o enunciado recebe um "sentido fenomenal positivo" a partir daquilo que o fenmeno de que se fala no (2) . Por exemplo, a presentidade (Vorhandenheit), o modo de ser dos objetos dados na representao, no mais a manualidade (Zuhandenheit), o modo de ser dos objetos de uso manual. Este modo de ser oculta aquele (3) . Na ordem do desocultamento, o mo (das Zuhandene) primeiro em relao coisa meramente presente (das Vorhandene), mas no necessariamente no sentido absoluto. O que se afirma que, no acontecer da manifestao, a manualidade como sentido de ser do ente intramundano tem o primado relativamente mera presentidade e no que a manualidade seja o modo de ser incontestavelmente originrio do ente intramundano. O estar-a do homem primitivo, por exemplo, desconhece o modo de ser do instrumento. Um fetiche ou um objeto de magia no so "descobertos" como instrumentos. Entre os indgenas, "o que disponvel no mundo no tem o modo de ser do instrumento". Tudo indica que um fetiche possa ser primrio relativamente ao instrumento, isto , que tenha o carter de ainda no ser o instrumento (Heidegger 1927, p. 82). portanto incorreto dizer que, segundo o Heidegger de Ser e tempo, s existem dois sentidos do ser do ente intramundano, a manualidade e a presentidade. Esse um ponto importante que deve ser levado em conta nas aplicaes de Ser e tempo aos problemas de ontologias regionais, como o problema mencionado do sentido do ser de objetos do mundo primitivo. Seguindo essa mesma linha de pensamento, seria fcil mostrar que o sentido do ser dos "objetos subjetivos" ou dos brinquedos dos bebs tal como descrito por Winnicott (cf. Winnicott 1971), no nem o da manualidade, nem o da
(2)

Cf. Heidegger 1927, p. 82. Por conseguinte, tambm a realizao de uma possibilidade existencial tem um sentido essencialmente distinto da atualizao de algo metafisicamente possvel. Sobre esse ponto, cf. Heidegger 1987, p. 209. (3) Mas isso no prova que esta ltima seja a possibilidade originria (ou o sentido originrio) do ser do ente intramundano, do seu ser em si mesmo (an sich).

presentidade nem o do fetiche. Isso no implica que o sentido do ser desses objetos no possa ser tratado em termos da analtica existencial de Heidegger. A condio para tanto o reconhecimento de que a problemtica do sentido do ser do ente apenas aberta e exemplificada e no definitivamente resolvida pela distino entre a manualidade e a presentidade.

Seja como for, a partir do uso de instrumentos que Heidegger desenvolve a sua descrio do fenmeno do mundo e da mundanidade. Esse fenmeno interessa-nos aqui porque, segundo Heidegger, a mundanidade a totalidade da significncia que funciona como condio de possibilidade de manifestao ou de desocultamento do ente intramundano em geral. preciso notar que nenhum modo da mundanidade , em si mesmo, determinante para o sentido do ser do ente no seu todo. Nenhum mundo concreto de articulao da significncia pode esgotar as possibilidades que possam ser projetadas: a possibilidade ocupa um lugar mais alto que a efetividade (4). preciso notar ainda que a fonte ltima da possibilidade de significncia, isto , da presena ou da manifestao do ente em geral, a abertura ou o A constitudo pelo tempo originrio e sempre articulado dessa ou daquela maneira, como este ou aquele mundo. Isso posto, Heidegger poder dizer que o ser humano o A explicitado como estar num mundo junto das coisa e com outros seres humanos.

Dessa concepo da mundanidade como totalidade da significncia articulada a partir do A iluminado pelo tempo seguem-se algumas conseqncias importantes para o nosso tema. Em primeiro lugar, fica desconstrudo o carter originrio de regies do ente tradicionalmente consideradas como primrias, a saber, a natureza, o esprito, a cultura, a tcnica e a histria. Todas elas perdem o seu primado diante do tempo-espao originrio do A particularizado como um mundo em que o estar-a se encontra desde sempre. Em segundo lugar, perdem a fora as oposies metafsicas entre a natureza e a tcnica, a natureza e a histria, a natureza e o esprito.

(4)

Cf. Heidegger 1927, p. 38. Estamos numa posio que pode ser caratcterizada como acsmica e que j foi aproximada do gnosticismo (cf. Loparic 1990).

A oposio que aqui mais nos interessa a entre a natureza e a tcnica. (5) A instrumentalidade dos instrumentos no nos leva a um mundo oposto ao da natureza. Pelo contrrio, esse horizonte de manifestao do ente intramundano serve de fio condutor para a descoberta de pelo menos dois sentidos de natureza. O primeiro desses sentidos o de natureza como depsito de "materiais". No uso dos instrumentos manifesta-se uma natureza interna ao mundo instrumental, ntima da tcnica do trabalho manual na qual se desoculta a instrumentalidade das coisas. O segundo sentido o de natureza que "levada em conta" no uso das coisas no mundo ambiente: as intempries, o sol, o clima, a paisagem. (6)

Esses dois sentidos de natureza so distintos, bem entendido, da natureza como o domnio de presentidades (substncias ou de foras da natureza), tal como explicitada, por exemplo, em Kant. (7) Mesmo assim, a natureza no sentido kantiano no passa, segundo Heidegger, de uma derivao ontolgica, de resto, perfeitamente legtima, dos sentidos da natureza descobertos na instrumentalidade (Heidegger 1927, p. 63).

Isso vale tambm para a natureza que objeto da cincia e da tecnologia. Dada a estrutura do estar-a, mesmo a existncia "prpria" pode fazer a sua cincia e tecnologia. O desbaratamento do mundo do uso pela tematizao objetivante a que assistimos hoje em dia, baseado no "projeto cientfico da natureza", pensado, em Ser e tempo, como um processo ontolgico e epistemolgico que envolve, sim, um problema de fundamentao, a partir da mundanidade do mundo, dos modos de articulao categorial do ser do ente, tpicos do saber cientfico; no entanto, quando esse problema for resolvido, mostrando-se que, e como, a cincia se origina da "existncia prpria", isto , da estrutura fundamental do estar-a (mostrando, no essencial, que a mera presentidade no mais a

A oposio entre a natureza e o esprito cai diante do fenmeno mesmo do estar-a que , originariamente espacial e compreendedor. A distino entre a natureza e a histria perde o seu carter irredutvel diante da tese de Heidegger de que antes de serem descobertas, as leis de Newton no existiam. Ou seja, a natureza no sentido de Newton s pode ser pensada no interior da articulao da acontecncia do A a ttulo de um projeto cientfico do mundo e das coisas intramundanas. (6) Esse sentido de natureza serviu de ponto de partida para as reflexes de Watsuji sobre a relao natureza caracterstica da cultura japonesa (cf. Watsuji 1992). (7) A natureza accessvel na totalidade das significaes instrumentais difere tambm da natureza que "'tece e impulsiona' /webt und strebt/, que nos assalta, que nos prende como uma paisagem". A natureza-paisagem, elaborada sobretudo pelo romantismo, no tem nem o modo de ser do material disponvel, nem levada em conta nos afazeres cotidianos, nem existe como algo meramente presente. Heidegger sustenta, contudo, que mesmo essa natureza que nos "abraa" s compreensvel ontologicamente a partir do conceito do mundo, isto , da anlise do estar-a. Cf. Heidegger 1927, p. 70.

(5)

instrumentalidade), deixa de existir, pelo menos primeira vista, qualquer problema adicional de "esquecimento" da origem (Hiedegger 1927, p. 363).

No parece portanto haver, em Ser e tempo, nada de intrinsecamente problemtico no sentido do ser do ente explicitado categorialmente, em termos das categorias da filosofia da natureza de Kant ou da fsica de Newton, desde que seja expedido, a partir da totalidade da significncia, o "atestado de nascimento" desse sentido "deficiente" do ser do ente. Nessas condies, nenhum sentido do ser deve ser "preferido" ao outro: todos, as "privaes" includas, so possibilidades estruturais "herdadas" do estar-a (8) .

Existem, no entanto, indicaes de que, mesmo em Ser e tempo, o projeto filosfico-cientfico da natureza, elaborado na Modernidade, constitui-se num distanciamento encobridor da origem e da verdade originria do ser do ente em geral. Heidegger deixa claro que esse projeto implica num tempo mensurvel que transcorre e que linear, infinito e irreversvel. Ora, tal tempo no existencialmente indiferente. Ele tem um sentido existencial-ontolgico, a saber, o de abrir a possibilidade de fuga da morte para a eternidade, como Heidegger mostra no pargrafo 81 de Ser e tempo. Trata-se portanto do ocultamento do verdadeiro sentido do ser do estar-a que ocorre quando se pensa o tempo tendo em vista a medio das meras presentidades (1927, p. 424). Aqui nos defrontamos com uma das mais significativas tenses internas Ser e tempo, no resolvidas por Heidegger na primeira fase da sua obra. (13)

2. O encontro com Jnger Os limites do projeto de Ser e tempo no terminam a. O principal decorre do fato de Heidegger I no poder dizer que o projeto cientfico do mundo, uma possibilidade aberta pelo ser o A do homem, seja, em si, um perigo ou, ainda menos, um perigo extremo, para o

A impropriedade , ela mesma, uma possibilidade onto-ontolgica da estrutura do estar-a e no algo que determina essa estrutura. Por isso, ela supervel, sempre dentro dos limites dessa estrutura, por um modo ser tambm onto-ontolgico, a saber, pela resoluo. (9) Trata-se, em suma, da incapacidade do projeto de Ser e tempo de desconstruir a presentidade como tal, isto , como um sentido estruturalmente fundado e, por isso, incontornvel do ser do ente. O resultado mais radical possvel o estabelecimento do carter derivado da presentidade e, portanto, do mundo da cincia e da tcnica.

(8)

homem e o habitat do homem. A questo da periculosidade do projeto cientfico (tcnico) da natureza s poder ser formulada e tratada por Heidegger na segunda fase da sua obra.

Um primeiro passo importante nessa direo foi dado por Heidegger depois de ele ter tomado conhecimento das anlises sobre a tcnica moderna e suas razes metafsicas expostas por Ernst Jnger em dois escritos, A mobilizao total (1930) e O trabalhador (1932). Sabemos do prprio Heidegger que esses textos, nos quais a temtica da tcnica explicitada luz do conceito de vontade de poder nietzschiana, tiveram um impacto imediato e decisivo sobre o seu pensamento (10) .

O mundo dos dias de hoje oferece, sustenta Jnger, um espetculo que lembra uma paisagem de vulces. A essncia do vulcanismo jngeriano a unio entre a guerra e o progresso. O nome dessa unio "mobilizao total" (11) . A mobilizao total transforma a vida em "energia potencial" que gera um gigantesco processo de trabalho, dominado pela figura titnica do trabalhador. A sua tarefa infinita, no sentido de no ter meta alguma, e csmica, no sentido de submeter incondicionalmente o homem e tudo que existe. O resultado dessa submisso total o de "embutir a imagem da guerra na ordem do estado de paz" (Jnger 1930, p. 131). Os Estados industriais so como "forjas vulcnicas", que abalam todas as construes tradicionais humanas, at a prpria Terra. O que permanece unicamente a instrumentao (Rstung), o nervo central da vida. Nesse mundo, os deveres bsicos passam a ser os de defesa e de trabalho (Jnger 1932, p. 302).

Esse furioso processo perfaz-se nas profundezas da vida, no na superfcie, como a luta de classes de Marx. Tanto no socialismo, como no fascismo, tanto no americanismo como no sionismo, tanto nos Estados nacionais como na comunidade internacional, predomina a mobilizao total. Mesmo a polcia dos pases latinos obedece s leis

(10)

Em 1978, ele escreve: "O vulcanismo vai aumentar. A terra no somente produzir novas espcies, mas novos gneros. O super-homem ainda conta como espcie." (Jnger 1981/1932/, p. 317). Mesmo a vontade de poder de Nietzsche foi deixada para trs. O que h se determina no a partir de vontade de controlar, mas a partir de vontade de destruir e de refazer. No se trata de uma vontade nietzschiana e sim de uma vontade sadiana. Em Sade, o tema dos vulces central. O personagem de cientista sadiano mais conhecido, o qumico Almani, sonha em imitar a natureza vulcnica. - Para a continuao da discusso entre Heidegger e Jnger, cf. Jnger 1950 e Heidegger 1959b. (11) Cf. Jnger 1930, p. 127.

modernas de trnsito, ironiza Jnger. A compulso para a instrumentao uniformiza progressiva e seguramente todos homens. Os modos dessa compulso so mais fortes que a tortura, to fortes que o homem os sada com jbilo. Numa nota quase sadiana, Jnger diz: "Por detrs de toda sada que assinalada pelos smbolos de felicidade, espreitam a dor e a morte" (Jnger 1930, pp. 145-46).

Um trao inconfundvel da mobilizao a tcnica. Mas no o seu momento essencial. A essncia da mobilizao no algo tcnico, a prontido (Bereitschaft) para a mobilizao e a tcnica.

Essa prontido existia na Europa inteira, mas no existia, na poca, entre os alemes. Os alemes perderam a I Guerra Mundial justamente por s se terem mobilizado parcialmente (Jnger 1930, p. 136); porque, na Alemanha, o esprito do progresso foi ativado incompletamente (p. 140). Os voluntrios alemes perderam essa guerra de mobilizao total e, num certo sentido, morreram inutilmente. No obstante ou, melhor, por isso mesmo, eles experienciaram, ao morrer por uma "ptria invisvel", um jbilo "em que se expressou com vigor a voz do demnio alemo e no qual o tdio em relao a valores antigos uniu-se nsia inconsciente de uma vida nova" (Jnger 1930, p. 146).

O verdadeiro resultado da derrota militar alem foi a conquista de uma Alemanha no progressista e "mais profunda". A prova da existncia dessa Alemanha a atual inquietude alem, "sinal de surgimento de um gnero novo que no pode mais ser satisfeito por nenhuma idia desse mundo, nem por nenhuma imagem do passado". "Aqui reina", prossegue Jnger, "uma frutfera anarquia que se originou dos elementos da terra e do fogo e na qual se oculta o germe de um novo poder". Aqui aponta uma "nova instrumentao que tenta forjar as suas armas de um metal mais puro, mais duro, testado por todas as resistncias".

Depois da I Guerra Mundial, a Europa ganhou dimenses planetrias. Com isso, ela perdeu o poder de convico. Assim ficou aberto o espao para o surgimento de novas foras. O alemo, vencido, encontrou uma delas, a saber, a si mesmo. A guerra e a derrota

foram antes de tudo um meio de auto-efetivao. A nova instrumentao alem deve ser uma mobilizao dos alemes - e nada mais. Alm da mobilizao total no sentido de pensamento organizatrio incondicional, que global, existe uma mobilizao "mais alta", especfica da Alemanha do ps-guerra (Jnger 1930, p. 147).

3. A vontade alem de saber

Essas idias de Jnger sobre a nova instrumentao alem constituem o pano de fundo das primeiras posies explcitas sobre a tcnica que Heidegger tomou no seu Discurso de posse como Reitor da Universidade de Friburgo (1933). (12) Como em Ser e tempo, existe um lugar de origem do pensamento ontolgico, lugar que controla as mudanas histricas e no submetido a elas. S que, agora, a articulao do lugar de origem que possibilita o pensamento do ser no mais determinada pelo estar-a, mas por uma vontade que se manifestou no comeo grego da filosofia (13) . A novidade do Discurso de posse est na tentativa de definir melhor a "mobilizao" espiritual que possa sobrepujar e, assim, desconstruir a vontade de poder de Nietzsche e que permita retomar, em termos de um poder superior, a crtica do projeto cientfico e tcnico do mundo iniciada por Jnger.

A nossa vontade alem de saber deve consistir, diz Heidegger, em querer "colocarse de novo sob o poder do comeo de nosso estar-a espiritual-acontecencial". No se trata, portanto, de servir vontade de poder, tal como explicitada na Modernidade, mas aos poderes mais altos, os que se manifestaram na hora da irrupo da filosofia grega. "Toda cincia permanece atada quele comeo da filosofia. dele que extrai a fora da sua essenciao, desde que permanea altura desse comeo" (Heidegger 1933, p. 11).

(12)

Logo que foram publicados, Heidegger leu e discutiu com seus colaboradores os textos mencionados de Jnger e reconheceu que neles "est expressa uma compreenso essencial da metafsica de Nietzsche" (Heidegger 1983, p. 24). (13) Mas no est claro como a histria do pensamento do ser depende do seu comeo grego. Heidegger ainda no dispe da idia da acontecncia do ser ele mesmo, nem da tese de que essa acontecncia consistiria no esquecimento progressivo da verdade do ser que culminaria na tcnica moderna. Em outras palavras, ele no v ainda, nenhuma conexo essencial entre a tchne grega e a tcnica dos modernos.

Que a cincia, isto , a filosofia grega? O primeiro filsofo grego foi Prometeu. squilo pe na sua boca as seguintes palavras: "Mas, o saber muito menos forte que a necessidade". A palavra grega aqui traduzida por "saber" "tchne". O saber filosfico como tchne um saber que "permanece exposto supremacia do destino" e, por isso, no pode seno fracassar. um saber que s pode ter o sentido de uma obstinao diante da "inalterabilidade inescrutvel" (p. 11); um saber que consiste num questionamento que se mantem em meio ao ente o qual se oculta constantemente. A supremacia do destino e a impotncia diante do destino, so esses os dois caracteres da tchne, isto , do saber do comeo da filosofia. Embora condenada ao insucesso, a obstinao filosfica no uma veleidade ou um capricho. Pelo contrrio, ela se constitui no mais alto modo de "enrgeia", de "estar-com-as-mos-na-obra" do ser humano, num poder que "agua e abrange" tudo o que h.

Trata-se, para os alemes, de recuperar a grandeza desse comeo numa poca caraterizada pela morte de Deus, isto , pelo abandono total do homem em meio ao ente. Na modernidade, o manter-se em meio ao ente que se oculta constantemente transmuta-se "em exposio, inteiramente desprotegida, ao oculto e incerto, isto , ao questionvel. /.../ O questionar transforma-se, assim, na figura mais alta do saber" (p. 13). ele que "expe, de novo, a cincia fertilidade e bno de todos os poderes do existir humanoacontecencial, formadores do mundo" (p. 14). O questionamento desprotegido em meio incerteza do ente no seu todo exige a resoluo para a essenciao do ser e compele o povo alemo a trs servios: o de trabalho, o de luta e o de saber (15) . A vontade alem de saber a vontade de que esses trs servios constituam-se como um "nico poder", como uma nica "fora formadora" (p. 18).

Poder-se-ia objetar que a retomada direta da fora do comeo grego da filosofia ocidental tornara-se impossvel pelo curso da histria, em particular, pela cristianizao posterior e pelo pensamento matemtico-tcnico da modernidade. A objeo no procede, responde Heidegger. O comeo ainda . Ele no est atrs de ns, mas diante de ns.
(15)

Desses servios Heidegger fala tambm em seus discursos polticos dos anos trinta, cf. Schneeberger 1962.

10

Trata-se de ter a liberdade para dispor de novo do seu poder. At mesmo a tcnica moderna pode ser rendida pelo poder do destino que dispe, desde o comeo, da tchne grega. Heidegger sabe do furor desenfreado da tcnica moderna e do desgaste do ente que esta efetua (Heidegger 1957b [1935], p. 30). Mas, ainda em 1935, ele pensa que as palavras gregas tchne e poesis tm um sentido totalmente diferente do da tcnica moderna, "que algo essencialmente distinto de todo e qualquer uso de instrumentos conhecido at agora" (p. 148).

Vemos o que aconteceu. Heidegger reconheceu que o poder ser do Ser e tempo no tem poderes para desconstruir a tcnica tal como descrita por Jnger. A natureza vulcnica no um projeto do estar-a, mas a expresso da vontade de poder, no sentido de Nietzsche. Se quisermos desconstruir o vulcanismo a partir de algo que ele no mais, precisamos de um Ainda no mais poderoso do que os extases do tempo originrio constitutivos do A do ser humano. Precisamos de uma abertura da verdade do ser comandada por um poder mais alto que o poder-ser do estar-a. Em 1933, Heidegger tem a esperana de que esse poder tenha-se desocultado no incio da filosofia grega. Nesse contexto, o programa de desconstruo da ontologia passava a consistir na demonstrao de que a metafsica e a tcnica modernas no so mais o pensamento do ser da origem da filosofia grega, o pensamento que Heidegger caracterizara como ainda sendo prometico.

4. A tchne, no lugar do manuseio

Em A origem da obra de arte (1935), Heidegger tenta dar um exemplo desse retorno, planejado em 1933, fora do comeo grego da filosofia ocidental. As virtudes do manuseio, ao mesmo tempo positivas e descontrutivas, so agora atribudas tchne dos gregos (16) .

(16)

Num certo sentido, o artigo sobre a origem da obra de arte representa um momento conservador no pensamento de Heidegger.

11

Os gregos, diz Heidegger, usavam a palavra "tchne" tanto para o artesanato como para a arte. Mas, essa palavra no significa propriamente "nem o artesanato, nem a arte, nem, por certo, a tcnica no sentido de hoje". No se trata nem mesmo de "um modo de performance prtica em geral". A palavra significa antes "um modo do saber", no sentido de "recepo do presente como tal /na sua presena/" (1954, p. 47), isto , de "desocultamento do ente" na sua verdade.

Nessa interpretao, a tchne no pode ser usada para interpretar o "manuseio ocupado" de Ser e tempo. O desocultamento do ente na sua verdade, pensado na tchne pelos gregos, nunca uma atividade do homem, mas um produzir "que deixa de antemo que o ente chegue presena de acordo com o seu aspecto", em meio ao ente "que surge autgeno, da phsis" (p. 48). O fazer do artista no se compreende a partir da atividade artesanal, mas a partir da tchne como phsis, como produzir que faz aparecer.

Observamos, aqui, um deslocamento na compreenso heideggeriana da determinao do sentido do ser do ente. Esta no est mais no poder do poder-ser do estara (do homem), mas no poder do vigor imperante da phsis. Estamos, claramente, a caminho da destranscendentalizao definitiva do pensamento do ser, que, em Ser e tempo, ainda estava preso ao conceito de condio de possibilidade a priori do sentido do ser.

Esse movimento de dessubjetivao acompanhado de um outro, o que retira da instrumentalidade do instrumento o primado na compreenso do sentido do ser do ente intramundano. Esse primado - que se deve ao fato de o instrumento ter uma posio intermediria entre a coisa e a obra, o que torna plausvel a tentativa de compreender, usando o ser instrumental como fio condutor, o sentido do ser das coisas e das obras e, finalmente, do ente no seu tido - deve ser questionado (pp. 18-19). Como proceder nesse questionamento? Observando que o que mostra o instrumento na sua instrumentalidade a obra (p. 27) e que a obra no o instrumento; que o caminho em direo ao sentido do ser do ente como tal no seu todo a obra, no o instrumento. O "fato de que um ente existe" (das Dass) no se manifesta no instrumento, pelo contrrio, "desaparece na utilidade". Existir como instrumento significa ser "largado para alm de si", emergir no em si mesmo,

12

mas na sua serventia (Dienlichkeit). a obra, e s ela, que faz com que o ente como tal seja. Vemos a mudana do enfoque: o acesso ao ente no mais o manusear, nem, menos ainda, o perceber, mas o produzir artstico que pe em obra a verdade (o desocultamento) da presena do ente. A instrumentalidade no somente perde o seu primado metodolgico, mas desconstruda como derivada e mesmo como encobridora da verdade (do sentido) do ser (17) .

5. A viragem Heidegger no permaneceu por muito tempo nesse caminho de retorno aos gregos. Num texto de 1938, ele reconhecer o engano cometido em textos referidos, de 1933 a 1935, em particular no Discurso de posse. "Aquele discurso", diz ele, "passa por cima da 'modernidade' e da 'cincia corriqueira', para deixar surgir a essncia da cincia de um saber mais originrio", um saber que "s pode ser fundado no debate com o primeiro comeo do pensamento ocidental" (18) . Heidegger admite, em outras palavras, que, em 1933, ele ainda no tinha compreendido a comum-pertena entre a vontade de poder de Nietzsche e o poder que impera no comeo grego da filosofia ocidental, isto , o carter acontecencial e destinamental da tcnica. Heidegger I ainda no fazia diferena entre o primeiro comeo e a origem do pensamento do ser. Distino essencial, que permitir a Heidegger II discriminar a retomada do comeo grego do pensamento do ser e o retorno origem desse pensamento. Feita essa discriminao, a exposio origem no significa mais necessariamente a submisso fora da filosofia grega. Mais importante ainda que se torna possvel pensar essa exposio sem recorrer s metforas da fora e da submisso. Em vez de se valer dessas imagens, tiradas da metafsica nietzschiana da vontade de poder, o segundo Heidegger passar a falar em correspondncia ao chamado ou incitao da origem. Dessa maneira, ele chegar a conceber um pensamento do ser "mais inicial" (anfnglicher) que o grego. Isso lhe permitir espreitar a possibilidade de um "outro comeo" do pensamento da presena, diferente do grego e capaz de nos libertar da herana do primeiro comeo: o da

(17)

Uma razo a mais para no tratar em termos de instrumentalidade os modos de ser dos objetos de Winnicott, diferentes dos "objetos externos" ou "objetos objetivamente percebidos". (18) Cf. Vietta 1989, p. 32; meus grifos.

13

metafsica das foras em geral e, por isso, tambm das foras da fase terminal dessa metafsica, da tcnica. Foi s com o tempo que Heidegger pode perfazer esse caminho que vai do seu projeto de retomada da fora da filosofia grega, formulado em 1933, at o incio, no fim da dcada dos anos trinta, da viglia por uma outra incitao, no mais grega, para o pensamento sobre o que h. Gostaramos de sublinhar alguns pontos altos desse percurso. Heidegger explicitou, em primeiro lugar, a relao entre a tchne e a tcnica moderna, j notada em 1935. Em 1937, ele escreve: "A tchne abre e nos entrega a verdade do ente, torna o ente enquanto ente acessvel; mas, ao mesmo tempo, ela, por necessidade, no deixa mais que o ente cresa e o coloca totalmente sob o seu domnio - pelo que fica simultaneamente aniquilada a verdade. /.../ Mas, o que o essencial da 'tcnica' de hoje?" (p. 17). precisamente essa pergunta que abre o caminho para a meditao tardia de Heidegger sobre a essncia no tcnica da tcnica e sobre o ultrapassamento da metafsica. Progressivamente, Heidegger passar a estabelecer, de fato, a relao entre o saber metafsico (e cientfico) tradicional e a tcnica, falando em tecnicizao do saber pelo mtodo (1937, p. 8). O passo decisivo nessa direo foi uma palestra de 1938, intitulada "A fundamentao da imagem moderna do mundo pela metafsica", em que o saber moderno claramente concebido como um saber de dominao, a servio da vontade de poder (19) . Heidegger tematiza, ainda, a existncia de uma relao ntima entre a tcnica e a vontade de poder de Nietzsche. Em 1940, ele j tem claro que a "economia maquinal" de Nietzsche, "o clculo maquinal de todo agir", na compreenso de Heidegger, exige um novo tipo de homem, a saber, o super-homem, e que, inversamente, esse tipo de homem precisa de "economia maquinal" para "erigir uma dominao incondicional sobre a terra"
(20)

. No contexto de suas anlises de Nietzsche, Heidegger dir que a vontade de poder quer

a objetivao incondicional das coisas, a sua transformao em objeto da tcnica, o que um ataque permanente s coisas. (21) A partir da tese nietzschiana de que o niilismo europeu o processo acontecencial, Heidegger chega ao ponto central do seu pensamento da tcnica: esta um momento
(19)

As etapas preparatrias dessa palestra so as prelees sobre as questes fundamentais da metafsica kantiana, de 1935/6, (publicadas como Die Frage nach dem Ding [A pergunta pela coisa], em 1962), e as prelees sobre Schelling, de vero de 1936. (20) Cf. Heidegger 1961a, vol. II, pp. 165-66)

14

constitutivo da vontade de poder e, como tal, uma herana da tchne grega. Por isso, o salvamento dos perigos da tcnica passa necessariamente, no pela submisso fora do comeo grego, depositada no princpio da razo suficiente, mas, ao contrrio, pela libertao dessa fora. dentro desse novo contexto que deve ser lido o comentrio ao Discurso de posse, escrito em 1945, em que Heidegger reconstri a sua relao com Jnger. Na poca da publicao dos textos de Jnger (1930-32), Heidegger ainda no sabia do carter acontecencial da metafsica, nem pode se distanciar dela. Em 1939/40, dispondo j da interpretao da tcnica em termos da acontecncia do ser, Heidegger voltou a trabalhar Jnger para mostrar que o que ele "pensa no pensamento de domnio e forma do trabalhador e o que v luz desse pensamento o domnio universal da vontade de poder no interior da histria planetar" (Heidegger 1983, p. 24-25). 6. O abandono do ser A desconstruo da tcnica foi formulada de maneira exemplar na seco 26 do artigo "Ultrapassamento da metafsica", publicado em 1954 e composto de trechos escritos entre 1936 e 1946. Em vez de ser moral, fazendo da tcnica uma recusa monstruosa do bem, a crtica heideggeriana acontecencial: a tcnica o modo de ser do ente nos nossos dias, determinado pela metafsica, isto , pela acontecncia do ser ele mesmo. Na poca de hoje, essa acontecncia se d na maneira do abandono do ser (Seinsverlassenheit). A tcnica trata o ente no seu todo como objeto de consumo (Verbrauch). O consumo do ente visa a instrumentao (Rstung), no sentido metafsico pela qual o homem se torna o "senhor" dos "elementos". As guerras so apenas conseqncias da instrumentao. Elas tendem a garantir uma determinada forma de desgaste (Vernutzung) das coisas. Nesse processo est envolvido tambm o homem, a ttulo de "matria prima" mais importante. As guerras mundiais so a forma inicial de eliminao da diferena entre a guerra e a paz, eliminao que se tornou necessria desde que o mundo tornou-se invivvel (Unwelt). Estamos nos aproximando de um estado em que a destruio da guerra no mais experienciada como tal e a paz perdeu o seu sentido e contedo. Tal modo de ser das coisas, continua Heidegger, exige planejamento e liderana. O nome dessa liderana, que submete todos os esforos ao todo do planejamento e da
(21)

Cf. Heidegger 1943, p. 236, cf. 1954, p. 100.

15

securitizao, chama-se "instinto" de liderana. O "instinto" o ultrapassamento do intelecto em direo de calculabilidade incondicional de tudo. A vontade torna-se "mera pulso (Trieb) de clculo". At ento, "instinto" era uma especifidade dos animais, que dava conta do til e do nocivo. O carter certeiro do instinto animal corresponde ao seu atrelamento cego num domnio de utilidade e esse, por seu turno, corresponde dominao incondicional do homem moderno sobre o mundo. O instinto da animalidade e a ratio da humanidade tornam-se idnticos. Dizer que o instinto o carter da humanidade significa dizer que a animalidade, em cada uma das suas formas, est totalmente submetida ao clculo e ao planejamento (sade, adestramento). Como o homem a matria prima mais importante, devemos contar com que, no futuro, sejam construdas fbricas para a produo artificial de material humano. As pesquisas do qumico Richard Kuhn (prmio Nobel de qumica de 1942) j abrem a possibilidade de gerao planificada de seres humanos, seja de sexo masculino, seja de feminino. A cultura tambm consumo e representa o nico caminho pelo qual o homem ainda pode pretender salvar a subjetividade. No nos enganemos: a demanda pela cultura existe no mesmo sentido que existe a demanda pela matria prima humana e obedece s mesma regras de instrumentao ordenadora. Para a produo de livros de entretenimento e de poesia, o poeta no mais importante do que o aprendiz de encadernao. Dessa maneira, at mesmo a obra de arte perde o seu poder de desocultamento originrio da verdade do ser e passa a existir sob o domnio do ser desocultado como tcnica, como armao instaladora (22) .

7. O nazismo e a tcnica Heidegger reconhece ter acreditado, em 1933, que o movimento nacional-socialista pudesse trazer "a reunio dos alemes na sua essncia acontecencial e ocidental" (23) . Ele no nega ter tido a f, mantida ainda em 1935, na possibilidade de o homem alemo

(22) (23)

Cf. Heidegger 1954, pp. 91-95. Cf. Heidegger 1983, p. 39.

16

enfrentar o poder da "tcnica planetria", de onde a frase sobre a "verdade e grandeza interna" do movimento nacional-socialista, de Introduo metafsica (1935) (24).

Foi justamente em razo da frustrao dessa f que Heidegger se afastou do nazismo. Ele deu-se conta de que o movimento nazista no enfrentava o poder da tcnica e que, no essencial, no fazia mais do que efetivar o modo de ser do ente como calculabilidade e dominao. Heidegger percebeu, ainda, que o nazismo era apenas uma realizao, entre outras, de uma possibilidade que permanecia aberta. Mesmo depois da queda do nazismo, mesmo na paz que se seguiu II Guerra Mundial, vigorava, em nvel planetar, o desgaste do ente em geral. Em vez de apostar no milenarismo tecnolgico-mtico do trabalhador alemo (no dos burgueses alemes) de Jnger, paralelo, no seu carter titnico e prometico, ao do milenarismo tecnolgico do proletariado internacional, de Marx e Bloch, Heidegger ver nele o desenvolvimento da herana grega da filosofia, da herana do primeiro comeo. De onde, a sua busca de um outro comeo do pensamento do ser e de um tipo de saber que no mais assista nadificao do ente no seu todo pelo poder da tcnica. (25).

8. A pergunta pela tcnica em Heidegger II O apogeu da reflexo heideggeriana sobre a tcnica est nos textos dos anos 40 e 50. No artigo A pergunta pela tcnica (1949), de importncia capital para o nosso tema, Heidegger submete desconstruo explcita o conceito grego de tchne, conceito que em 1935 ainda ocupava o lugar de produo originria de manifestao. Heidegger reafirma o desligamento (operado em 1935) da pergunta pela tcnica da questo da instrumentalidade e do agir instrumental. O problema da tcnica no o da instrumentalidade, nem mesmo a causalidade implicada pela instrumentalidade, mas o modo de desocultamento, da verdade, do ser.
(24)

Alguns crticos contestam que essa famosa frase foi escrita em 1935 e a datam de 1953. A pgina correspondente do manuscrito est faltando. Maurer (1991) argumentou que a data de 1935 est correta, j que a frase se insere, com facilidade, no contexto geral da lio. (25) Para muitos, esse tipo de anlise e de crtica do nazismo chocante e mesmo escandaloso. O que se esperava de Heidegger era o reconhecimento da culpa moral de haver participado do movimento nazista e a condenao moral por essa participao. Sobre esse ponto, cf. a afirmao de Derrida, citada em Vietta, pp. 101-02, de que, se Heidegger tivesse "condenado" (entenda-se, condenado moralmente) o crime de Auschwitz, ele quase certamente teria sido "absolvido". Heidegger no podia fazer o que lhe pediam por que uma condenao moral de modo

17

Desde a Antiguidade grega, h quatro causas. Que so essas causas? Modos de trazer algo presena. Esse trazer presena chamado por Plato de poesis, o ocasionar do que passa e avana do no-presente presena (Heidegger 1949, p. 19). Trazer presena produzir. A arte, o artesanato uma poesis. Mesmo a phsis poesis, por exemplo, o emergir da florao, nela mesma. Todos os trs, a arte, o artesanato e a phsis radicam no desocultamento do (ser do) ente ocasionado pelas causas. Que tem a tcnica a ver com tal desocultamento do ente? Tudo. A tchne grega pertence poesis, ela um modo de desocultamento "poitico", produtivo, onde acontece a verdade (pp. 20-21). A sua herana longnqua, por muito tempo incubada, a tcnica moderna (26) . Que modo de produo, de desocultamento do ente, a tcnica moderna? O de provocao do ente no seu todo. Provocao que transforma, estoca, distribui, conecta. Controla e securitiza. Constanteia (bestndigt) tudo. como constanteado (das Bestand) que hoje existe tudo o que est presente. A constateao rene. No se trata de um fazer humano. Pelo contrrio, o homem reunido instalao do constante, por uma provocao unificadora, que Heidegger chama de armao (Gestell). A armao, diz Heidegger, " a reunificao de uma alocao que coloca o homem na posio de desocultar o efetivo maneira de instalao do constanteado" (p. 31). Agora, Heidegger sabe tambm como determinar com preciso a relao entre o saber cientfico e a tcnica. No foi a matematizao da natureza que gerou a tcnica. Embora preceda historicamente o desenvolvimento desta, a cincia matematizada, j ao nascer, estava no campo de fora da essncia da tcnica, que existe desde a Grcia. O pensamento representacional da cincia no o lugar originrio da verdade do ser, ele apenas um modo epocal ("moderno") do desocultamento do ser como presena constante, constanteada, que j foi prenunciado na tchne dos gregos.

Em 1951/52, Heidegger voltar a identificar a poesis e a tchne como os lugares de onde nos adveio a tcnica moderna e a cincia calculadora. Hoje, escreve ele, o conglomerado empresarial (Konzern) da filosofia do futuro est completo e consiste de lgica formal, acoplada psicologia, psicanlise e sociologia. Cabe perguntar,
atual de desocultamento do ser era um gesto sem sentido. Sobre a questo da "culpa" de Heidegger, cf. Loparic 1990.

18

entretanto, se a formao do conglomerado empresarial dessas disciplinas um feito humano ou se, talvez, ele decorre "do destinamento de um poder que vem de longe e do qual as palavras gregas poesis (poesia) e tchne (tcnica) talvez sejam nomes adequados" (1961b, p. 10). No h dvida sobre a resposta heideggeriana a essa pergunta: o poder que hoje nos controla a todos ttulo de cincia moderna decorre do poder das origens gregas da filosofia, isto , da metafsica. O rompimento com o comeo grego da filosofia est consumado (27). No mesmo ato, fica definida a retratao do Heidegger II em relao ao Discurso de posse do Heidegger Reitor: a vontade de poder explicitada por Nietzsche, como o modo da presena que caracteriza a poca de hoje, no pode ser questionada e combatida por um poder que estaria nos primrdios da filosofia grega. Na sua essncia, esse poder dos comeos j um prenncio do poder exigido pela vontade de poder da fase terminal da metafsica ocidental. A nova cincia fundamental, diz Heidegger num texto de 1966, a ciberntica, "teoria do controle de planificao e de organizao do trabalho humano", teoria que, acrescenta ele, "constri a linguagem para o intercmbio de informaes". O trao fundamental da cientificidade " o seu carter ciberntico, isto , tcnico". Agora, todas as categorias tm exclusivamente a funo ciberntica, tendo perdido "qualquer sentido ontolgico" que ainda possua em Kant. O domnio sobre o saber exercido pelas "operaes e modelos do pensamento representacional calculador" (28) . A tcnica assim entendida no um projeto do estar-a, nem da ordem das possibilidades do estar-a. Tampouco um modo de ser ahistrico. Ela um momento da acontecncia do ser, ele mesmo, acontecncia que se inicia na Grcia. Em Heidegger I, embora se possa falar em acontecer do ser, isto , do A no tempo originrio, no se pode falar ainda em pocas do acontecer do ser. Em Ser e tempo, o ser tem o sentido de fundamento infundado (lanado) no horizonte do tempo dos extases. Para Heidegger II, a conexo entre o ser e o tempo o acontecido de um acontecer prvio a qualquer acontecer

(26) (27)

Usamos o termo "incubada" no sentido de Heidegger que fala em tempo de incubao do princpio do fundamento (1957c).

No deixa de ser estranho o fato de Habermas no ter percebido esse rompimento com a Grcia e com Jnger (isto , com a Alemanha) e ter continuado a chamar o segundo Heidegger de "revolucionrio conservador". (28) Uma crtica da concepo da cincia do segundo Heidegger, encontra-se em Becker 1960. Esse texto resenhado em Pggeler 1965.

19

mundano ou intramundano, acontecer que Heidegger chama de Ereignis, apropriao ou inteirao do ser e do tempo. Dessa maneira, Heidegger desfaz o ltimo resqucio do apriorismo, o de que o tempo , atemporalmente, o horizonte do ser. Agora, o ser-presena no tempo pensado como destinamento (Geschick). Na expresso "acontecncia do ser", o sentido do termo "acontecncia" no mais o do existir de um estar-a no tempo, mas o de advir ao tempo dos modos da presena, presena que se torna destino (Schicksal) do homem. Essa a concepo hedeiggeriana do acontecer que est depositada na histria da metafisica, iniciado pela explicitao do ser como ida, em Plato, continuado pelo desocultamento do ser como substancialidade (Aristoteles), representidade (Descartes), objetidade (Kant) e, por fim, vontade de poder (Nietzcshe). A tcnica o ltimo dos destinamentos do ser e ela determina o nosso destino nos dias de hoje. Esse destino um perigo. Mais ainda, um perigo extremo. O perigo no est somente, nem primariamente, no fato de a humanidade poder ser destruda pelas mquinas mortferas. A ameaa verdadeira est no fato de o homem esquecer at mesmo da pergunta pelo sentido da presena. Quando tal acontece, tudo o que existe tem o modo de ser de um fabrico (das Gemache) e o homem, ele prprio, torna-se algo meramente constanteado (Heidegger 1954, p. 34-5). Haver alguma defesa contra esse perigo? Nada que se d ou que o homem possa fazer pode nos salvar. A fim de indicar a sua maneira de ver o caminho de salvamento (Rettung), Heidegger cita dois versos de Hlderlin:

"Mas, onde existe perigo, L cresce tambm o que salva."

O que significa aqui salvar? Significa garantir. O que que pode garantir o homem da constanteao? Aquilo mesmo que o faz constantear no sentido de perseguir instalando as coisas: o ser ele mesmo. A presena que se manifesta na tcnica como constanteao instaladora pode vir a se desocultar como o que guarda, sem perseguir, e o que resguarda, sem instalar.

20

Para tanto, preciso que acontea a viragem no desocultamento do ser, o que, de novo, s pode dar-se a partir do ser ele mesmo. Faz-se necessria uma revira-volta capaz de afianar o salvamento do esquecimento do ser, tpico da tcnica e fonte da sua periculosidade, num mundo que no seja mais dominado pelo poder da tcnica e onde o homem possa de novo morar. Que mundo esse? No o mundo aberto pela presentidade da percepo, nem pelo instrumento do manuseio, nem pela obra da tchne grega, mas o mundo da verdadeira coisa, coisa que, tal como um clice ou um assento, uma vereda ou um arado, uma rvore, uma lagoa, um rio, uma montanha, acondiciona (bedingt) o Cu e a Terra, os Deuses e os Mortais. tambm nesse espao quadripartite, chamado por Heidegger de Geviert, quadrindade, que poder iniciar-se o outro comeo do pensamento da presena e o habitar potico do mundo. Em Heidegger II, o problema do morar do homem continua sendo o problema central do homem. No se trata mais de uma tarefa imposta pela estrutura do estar-a, como em Ser e tempo, mas de uma necessidade decorrente do modo de desocultamento do ser na poca em vivemos. Esse modo a tcnica que desgasta tudo o que h, sendo, por isso, o perigo extremo. Ele faz com que o homem esquea a abertura do ser e, por isso, no tenha mais onde morar. No devido crise habitacional, mas em virtude da instalao perseguidora de tudo e que oculta a clareira em que se ilumina (torna-se verdadeira) a presena como tal (29) . A soluo do problema do morar o mundo aberto pela coisa verdadeira, o mundoquadrindade. O acesso a esse tipo de coisa pressupe a superao da tcnica e o fim da metafsica ocidental. Pressupe a libertao do pensamento da presena das foras do primeiro comeo, isto , da fora do princpio da razo suficiente. Nem por isso ele aceitaria dizer que a tecnologia aliada profilaxia, aliana apregoada, por exemplo, pelo movimento ecologista de hoje, possa ser uma soluo para a ameaa que advm da tcnica. O movimento ecologista tem duas finalidades, a conservao e a preveno. Tratase, em primeiro lugar, de preservar a Terra, com tudo o que existe nela, desde as paisagens
Cf. Heidegger 1966, pp. 64-65. Nesse contexto, tampouco existem as oposies tradicionais entre a natureza e a cultura, a natureza e a histria ou natureza e a tcnica. A morada do homem no , portanto, nem a natureza nem a cultura. Tampouco pode ser o mundo da tcnica. Em oposio a Ser e tempo, essa morada no mais o A articulado num mundo pelos projetos do estar-a. a verdade ou abertura do ser, pensada como a acontecncia do ser, isto , como o desocultamento da presena no tempo a partir do retraimento originrio.
(29)

21

at as espcies. nesse quadro que se discutem, hoje em dia, os direitos dos animais e at mesmo de coisas tais como esto (30) . Em segundo lugar, cabe prevenir as catstrofes naturais. Desde o ponto de vista de Heidegger II, tanto a ecologia conservadora concernida pelo passado, como a preventiva, preocupada pelo futuro, est condenada ao fracasso. A primeira ainda revela uma nostalgia da natureza grega, da eternidade das espcies, j destruda pelo vulcanismo, retratado por Jnger (e, antes dele, por Sade). O que hoje est na ordem do dia, no a conservao das espcies ou gneros, mas a criao de novas espcies e gneros. A preservao da biodiversidade um conceito anacrnico. O que est sendo preservado, o mundo da tcnica, a capacidade da tcnica de reproduzir, vontade, as mesmas espcies ou de construir, segundo os nossos desejos, as novas. O tema dos aliens, do surgimento de espcies novas ou desconhecidas na terra, algo que tomou definitivamente conta tanto da imaginao popular como da cientfica. No s os clones, as novas espcies j so realidade tecnolgica. Quanto preveno, o movimento ecolgico no antev um futuro em que a tcnica seria ultrapassada. Em muitos casos, ele prope apenas a limitao da atividade tcnica. Recomenda, ainda o uso da tcnica para o fins profilticos (despoluio, por exemplo) maneira da medicina preventiva. Em geral, esse movimento fica solidrio da phsis e da tchne gregas, que so a fonte da tcnica moderna. Nada probe, em outras palavras, que as partes habitveis da terra virem reservas ecolgicas e os oceanos, grandes aqurios. Aqui surge um problema que Heidegger no sabe como tratar. Por um lado, ele reconhece que, no mundo de hoje, no podemos mais renunciar nem fsica ( manipulao da natureza) nem responsabilidade (31) . Num certo sentido, o projeto baconiano permanece indispensvel. Por outro lado, esse projeto representa perigo para a essncia do homem e esse perigo no pode ser combatido simplesmente pelas polticas ecolgicas de conservao ou de preveno (polticas explicitadas, por exemplo, pelos conselhos de peritos). Enquanto agirmos dessa maneira, ainda estaremos sob o domnio da metafsica e da tcnica, condenados a viver em reservas naturais at sermos descartados como lixo (32). O problema o de achar uma morada onde o homem possa de novo morar, em liberdade, e

(30) (31)

Maurer fala em tica das coisas, contra Nietzsche. Heidegger no est fazendo aqui uma aluso ao livro de Hans Jonas: Der Prinzip Verantwortung, que de 1979. (32) Note-se que a tecnologia moderna no exclui, pelo menos em princpio, a possibilidade de o homem tornar-se fisicamente imortal.

22

morrer, de verdade (33). Quanto a esse problema, que o homem no pode deixar de se colocar mas que no pode resolver sozinho, o desamparo de Heidegger total. Ele deixa a questo completamente em aberto. Ele no tem condies nem ao menos de conceber, na situao de hoje, alguma soluo vivel.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Obs.: Algumas vezes, obras so assinaladas no pelo ano de edio, mas pelo ano da sua primeira verso.

BECKER, Oskar 1960: "Die Aktualitt des pythagoreischen Denkens", in Becker 1963, pp. 127-156. ------ 1963: Dasein und Dawesen. Gesammelte philosophische Aufstze. Pfullingen: Neske. GADAMER, Hans-Georg 1962: "Zur Einfhrung", in Heidegger 1962, pp. 102-125. HEIDEGGER, Martin 1935: "Der Ursprung des Kunstwerkes", in Heidegger 1957, pp. 768. ------ 1937: "Die Bedrohung der Wissenschaft", in Papenfuss e Pggeler (orgs.) 1991, pp. 5-27. ------ 1938: "Die Zeit des Weltbildes", in Heidegger 1957, pp. 69-104. ------ 1943: "Nietzsches Wort 'Gott ist tot'", in Heidegger 1957, pp. 193-247. ------ 1945: "Rektorat 1933/34. Tatsachen und Gedanken", in 1983, pp. 21-45. ------ 1946: "Wozu Dichter", in Heidegger 1957, pp. 248-295. ------ 1954: Vortrge und Aufstze. Pfullingen: Neske. ------ 1955: "Gelassenheit" in Heidegger 1959, pp. 11-28. ------ 1957a: Holzwege. Franfurt a/M.: Klostermann. ------ 1957b [1935]: Einfhrung in die Metaphysik. Tbingen: Niemeyer. ------ 1957c: Der Satz vom Grund. Pfullingen: Neske. ------ 1957d: Identitt und Differenz. Pfullingen: Neske. ------ 1959a: Gelassenheit. Pfullingen: Neske. ------ 1959b: Zur Seinsfrage. Franfurt a/M.: Klostermann.
(33)

Uma descrio de morte "verdadeira" pode se encontrar em A morte de Ivan Ilich, de Tolstoi.

23

------ 1959c: Unterwegs zur Sprache. Pfullingen: Neske. ------ 1961a: Nietzsche, 2 vols. Pfullingen: Neske. ------ 1961b: Was heisst Denken?. Tbingen: Niemeyer. ------ 1962a: Die Technik und die Kehre. Pfullingen: Neske. ------ 1962b: Der Ursprung des Kunstwerkes. Stuttgart: Reklam. ------ 1962c [1935/36]: Die Frage nach dem Ding. [Grundfragen der Metaphysik]. Tbingen: Niemeyer. ------ 1966: "Das Ende der Philosophie und die Aufgabe des Denkens", in Heidegger 1969, pp. 61-80. ------ 1969: Zur Sache des Denkens. Tbingen: Niemeyer. ------ 1983 [1933/1945]: Die Selbstbehauptung der deutschen Universitt. Das Rektorat 1933/34. Franfurt a/M.: Klostermann. ------ 1987: Zollikoner Seminare. Franfurt a/M.: Klostermann. ------ 1989: Beitrge zur Philosophie. Gesamtausgabe, vol. 65. Franfurt a/M.: Klostermann. JNGER, Ernst 1930: "Die totale Mobilmachung", in Werke, vol. V. Stuttgart: Klett. ------ 1950: "ber die Linie", in Anteile. Martin Heideger zum 60. Geburtstag, pp. 245-284. Franfurt a/M.: Klostermann. ------ 1981 /1932/: Der Arbeiter. Herrschaft und Gestalt. Stuttgart: Cotta. LOPARIC, Zeljko 1995: tica e finitude. S. Paulo: Educ. ------ 1996: "Winnicott e o pensamento ps-metafsico", in Catafesta, Ivonise (orga.) 1996: D.W. Winnicott na Universidade de S. Paulo, pp. 21-45. S. Paulo: Lemos. MARGREITER, Renhard e LEIDLMAIR, Karl (orgs.) 1991: Heidegger. Technik - Ethik Politik. Wrzburg: Knigshausen & Neumann. MAURER, Reinhart 1991: "Das eigentlich anstssige an Heideggers Technikphilosophie", in Margreiter e Leidlmair (orgs.) 1991, pp. 25-35. NUNES, Benedito 1986: Passagem para o potico. S. Paulo: tica. ------ (org.) 1994: A crise do pensamento. Ed. UFPa. PAPENFUSS, Dietrich e PGGELER, Otto (orgs.) 1991: Zur Philosophischen Aktualitt Heideggers. Franfurt a/M.: Klostermann. PGGLER, Otto 1965: "Hermeneutische und mantische Phnomenologie", em Pggeler 1984, pp. 321-357.

24

------ (org.) 1984: Heidegger. Perspectiven zur Deutung seines Werkes. Knigstein/Ts.: Atheneum. SADE, D.A.F. 1982/1797/: La nouvelle Justine, ou les malheurs de la vertu, Oeuvres, vols. VI e VII. Paris: Pauvert. SCHNEEBERGER, Guido 1962: Nachlese zu Heidegger. Bern. VIETTA, Silvio 1989: Heideggers Kritik am Nationalsozialismus und an der Technik. Tbingen: Niemeyer. WATSUJI, Tetsuro 1992: Fuhdo - Wind und Erde. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft. WINNICOTT, Donald W. 1971: Playing and Reality. Harmondsworth: Penguin Books.

You might also like