You are on page 1of 115

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO JOS DOMINGOS FERNANDES BARRA

A RELAO TRABALHO E EDUCAO NO CONTEXTO DOS ACORDOS DE PESCA EM CAMET/PA: UMA ALTERNATIVA ECONMICA OU UMA PRTICA DE RESISTNCIA?

BELM 2013

JOS DOMINGOS FERNANDES BARRA

A RELAO TRABALHO E EDUCAO NO CONTEXTO DOS ACORDOS DE PESCA EM CAMET/PA: UMA ALTERNATIVA ECONMICA OU UMA PRTICA DE RESISTNCIA?

Dissertao apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Educao, do Instituto de Cincias da Educao da Universidade Federal do Par, como requisito para obteno do ttulo de Mestre em Educao. Orientador: Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva.

BELM 2013

JOS DOMINGOS FERNANDES BARRA

A RELAO TRABALHO E EDUCAO NO CONTEXTO DOS ACORDOS DE PESCA EM CAMET/PA: UMA ALTERNATIVA ECONMICA OU UMA PRTICA DE RESISTNCIA?

Esta dissertao foi julgada adequada obteno do ttulo de Mestre em Educao e aprovada em sua forma final pelo Curso de Mestrado em Educao da Universidade Federal do Par.

Belm, 28 de Junho de 2013. ______________________________________________________ Professor e orientador Gilmar Pereira da Silva, Dr. Universidade Federal do Par ______________________________________________________ Prof. Jos Vicente de Freitas, Dr. Universidade Federal do Rio Grande ______________________________________________________ Prof. Doriedson do Socorro Rodrigues, Dr. Universidade Federal do Par ______________________________________________________ Profa. Marilena Loureiro, Dra. Universidade Federal do Par

Apresentada em: ____/____/______ Conceito: _____________________

A Olvandino Barra e Zeneide Fernandes, pescadores que me ensinaram a remar contra as dificuldades e me mostraram o quanto importante dedicao e comprometimento para vencer na vida. A Gislane, minha esposa, presente em todos os momentos das conquistas pessoais e acadmicas. A Luciano, Gabriela e Giuliano, inspirao do esforo. FAMLIA, sem a qual no chegamos a lugar nenhum. Aos pescadores do municpio de Camet, que me ensinaram no convvio dirio de vrios anos a falar com propriedade, a saber de suas vidas, de suas histrias, de suas prticas. A todos, tantos amigos, irmos, companheiros, trabalhadores e trabalhadoras. Trabalho construdo com a mo e participao de muitos, nessa rede coletiva de conhecimento.

AGRADECIMENTOS

Agradeo a Deus, comandante a nos direcionar nesta viagem do saber e do conhecimento, pela vida. Agradeo imensamente minha esposa Gislane Damasceno, que compreende bem a importncia da formao e, por isso, fez de tudo para me ajudar nessa conquista. Ela, que tambm, de muitas formas, autora deste trabalho, foi e sempre ser meu amor, meu incentivo e meu suporte. Aos meus filhos Luciano, Gabriela e Giuliano, por terem, em vrios momentos, de abrir mo da presena paterna sem compreender o porqu das viagens semanais. Luciano, que assumiu o papel de pai, teve de se desdobrar entre a dinmica da vida de criana, os afazeres do lar e os estudos. Aos meus pais Olvandino e Zeneide e aos meus irmos Ana Maria, Joo, Rita, Lcia, Z Fernandes, Z Vando, e Antnio, famlia de pescadores que aprendeu a vencer na vida a partir de um ensinamento mpar chamado honestidade. Cada um de seu jeito, de sua maneira sempre esteve ao meu lado; uns mais presentes, dando-me dinheiro pra viagem, pra hospedagem, outros, orgulhosos de ter algum que ousou acreditar e foi capaz de vencer atravs da educao. Ao meu orientador Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva, companheiro e amigo que me inspira a viver, de fato, prticas emancipadoras de educao. Vejo nele algum realmente comprometido em transformar a sociedade por meio da educao. Agradeo minha sogra Maria de Nazar e ao meu sogro Jarbas Furtado, pessoas especiais sempre. Ao meu cunhado Raimundo Nunes e minha irm Maria Rita, que me acolheram em sua casa durante o perodo de estudo, abrindo mo de seu espao para tambm contribuir para minha conquista, minha eterna gratido. A todos os meus sobrinhos, representados aqui pelo Genilson Cibalena, exemplos de lealdade e compromisso, por terem me ajudado imensamente nos momentos das dificuldades, sobretudo, financeiras.

Ao Programa de Ps Graduao em Educao da UFPA e a todos os seus docentes, na pessoa da Profa. Marilena Loureiro, que criaram as condies para que eu me tornasse, de fato, um pesquisador. Ao Prof. Dr. Doriedson Rodrigues, exemplo de dedicao e reflexo de comprometimento e engajamento do fazer docente, cuja histria de vida muito se assemelha minha e, nessa relao, me ensina a percorrer o caminho da prtica docente de forma corajosa e afetuosa. Colnia de Pescadores Z-16 de Camet, onde trabalhei durante vrios anos e onde milito at hoje, por ter me ensinado que as conquistas vm pela persistncia e pelo trabalho, pois, com apenas alguns scios e um prdio simples, essa entidade conseguiu se tornar referncia de organizao e de luta social. s muitas pessoas e instituies que possibilitaram a realizao deste trabalho de pesquisa, que considero, pessoalmente, resultado de um grande esforo coletivo! A todos, obrigado pelo estmulo, pelas opinies, pelos textos enviados, pelos comentrios compartilhados, pelas crticas, pelas conversas e, tambm, pelos momentos de descanso e renovao da alma para continuar trilhando esse caminho difcil, mas prazeroso.

de fato maravilhosa a luta travada pela humanidade h tempos imemorveis; luta incessante com a qual tenta rasgar e ferir todos os vnculos que a libidinagem de um s, de uma classe, ou at de um povo, tenta impor-lhe. O homem, que h um certo tempo se sente forte, com a conscincia da prpria responsabilidade e do prprio valor, no quer que ningum lhe imponha a sua vontade e pretenda controlar as suas aes e o seu pensamento. Parece que se trata de um cruel destino para os humanos, este instinto que os domina para quererem devorar-se uns aos outros, em vez de conflurem as foras unidas para lutar contra a natureza e torn-la sempre mais til para as necessidades de todos os homens. (GRAMSCI, 1976, p. 61)

RESUMO

A partir da relao Trabalho e Educao estabelecida dentro de uma comunidade de pescadores artesanais no municpio de Camet, so analisados os acordos de pesca, enquanto formas estratgicas para a gesto dos recursos pesqueiros presentes nos rios e para o dia a dia desses trabalhadores. Buscamos, assim, na voz desses sujeitos (pescadores artesanais) identificar os problemas, as dificuldades e os ganhos com esses acordos, mas tambm como esses documentos so capazes de incitar mecanismos de organizao coletiva, atravs da cogesto dos recursos pesqueiros entre os moradores das comunidades onde a experincia realizada. Inicialmente buscando seu prprio reconhecimento e depois o reconhecimento como categoria, enquanto classe social, os sujeitos pescadores so estudados nesse processo de constituio quer em sua luta individual quer inseridos em movimentos sociais. Objetivamos, dessa forma, apreender a importncia do seu trabalho e como ele est impregnado no seu saber e nas suas prticas econmicas e/ou organizacionais. Do mesmo modo, tendo como ponto de partida concepes que descrevem lgicas comunitrias que permeiam formas de acesso e exercem a manuteno e a gesto de seus espaos, queremos compreender quais os fundamentos que viabilizam o uso compartilhado dos recursos pesqueiros.

Palavras-chave: Pesca artesanal. Movimentos sociais. Acordos de pesca. Colnia de pescadores.

ABSTRACT

From the relationship between Labor Education established within a community of fishermen in the municpio of Camet, are analyzed fisheries agreements, while strategic ways to manage fish stocks in rivers and gifts for daily routine these workers. Thus we seek the voice of these subjects (fishermen) to identify the problems, difficulties and gains on these agreements, but also how these documents are capable of inciting mechanisms of collective organization, through the co-management of fisheries resources among residents of communities where the research is performed. Initially seeking his own recognition, then recognition as category, while social class, subjects studied fishermen are in the process of setting up either in their struggle inserted individually or in social movements. We aim thus to grasp the importance of his work and how it is steeped in their knowledge and in their economic and/or organizational practices. Similarly, starting from conceptions to describe logical community that are around ways to access and perform maintenance and management of its spaces, which we want to understand the fundamentals that enable shared use of fishery resources.

Keywords: Artisanal fishing. Social movements. Fisheries agreements. Fishing community.

LISTA DE SIGLAS

ACOPREMAJ CEBs CGT CP CPP CP Z-16 CUT GTA GTZ IARA IBAMA IBGE MEB MMA MODERT MONAPE MPA MST ONGs PDA PDE PPG-7 PT SEAP SEPAq SUDEPE

Associao Comunitria de Preservao do Meio Ambiente do Rio Jorocazinho Comunidades Eclesiais de Base Central Geral dos Trabalhadores Colnia de Pescadores Comisso Pastoral da Pesca Colnia de Pescadores Z-16 de Camet Central nica dos Trabalhadores Grupo de Trabalho Amaznico Agncia de Cooperao Tcnica Alem Instituto Amaznico de Manejo dos Recursos Ambientais Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica Movimento de Educao de Base Ministrio do Meio Ambiente Movimento em Defesa da Regio Tocantina Movimento Nacional dos Pescadores Ministrio da Pesca e Aquicultura Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra Organizaes No-Governamentais Projeto Demonstrativo da Amaznia Plano de Desenvolvimento da Educao Programa para Proteo das Florestas Tropicais do Brasil Partido dos Trabalhadores Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura Superintendncia para o Desenvolvimento da Pesca

SUMRIO

INTRODUO CAPTULO 1 PROCEDIMENTOS TERICO-METODOLGICOS: A TRAJETRIA DA PESQUISA 1.1. CONSTRUO DO OBJETO 1.2. CARACTERSTICA DA PESQUISA 1.3. ABORDAGEM 1.4. COLETA DE DADOS CAPITULO 2 EDUCAO E MOVIMENTO: A FORMAO SOCIAL DO PESCADOR ARTESANAL 2.1. A HISTRIA DE FORMAO DO PESCADOR ARTESANAL 2.2. OS MOVIMENTOS SOCIAIS EM DEFESA DO PESCADOR ARTESANAL; A EMERSO E AFIRMAO ENQUANTO SUJEITOS POLTICOS 2.3. A CONQUISTA DAS COLNIAS DE PESCADORES CAPTULO III O SENTIDO DO TRABALHO PARA O PESCADOR ARTESANAL 3.1. O SENTIDO DA PESCA ARTESANAL: O TRABALHO COMO FUNDANTE DO SOCIAL 3.2. SABERES TRADICIONAIS E NOVOS SABERES: UMA CONSTRUO ATRAVS DO TRABALHO CAPTULO IV ACORDOS DE PESCA: UMA ALTERNATIVA ECONMICA E ORGANIZACIONAL 4.1. OS ACORDOS DE PESCA E A RELAO COM O MEIO AMBIENTE 4.2. A LEGISLAO DOS ACORDOS DE PESCA E O SIGNIFICADO PARA AS COMUNIDADES RIBEIRINHAS 4.3. A EXPERINCIA: COMO SO CONSTRUDOS OS ACORDOS DE PESCA 4.4. OS DESAFIOS, AS MUDANAS E OS RESULTADOS ALCANADOS NA VIDA DO PESCADOR ARTESANAL A PARTIR DOS ACORDOS DE PESCA 4.5. AS ALTERNATIVAS ECONMICAS: O QUE SE GERA A PARTIR DA AO DOS ACORDOS DE PESCA 4.6. OS CONFLITOS, AS DIFICULDADES E A TOMADA DE NOVOS RUMOS DO PESCADOR A PARTIR DOS ACORDOS DE PESCA CONSIDERAES FINAIS REFERNCIAS APNDICE A TERMO DE AUTORIZAO

12 18 18 19 22 24 31 31 38 51 55 55 61 65 65 69 72 78 84 89 96 95 104

11 APNDICE B QUADRO IDENTITRIO DOS ENTREVISTADOS ANEXO A- ATA DO ACORDO DE PESCA DA LOCALIDADE DE JARACUERA GRANDE CAMET PAR 105 107

ANEXO B- ATA DO ACORDO DE PESCA DAS LOCALIDADES DE PONTA DO XINGU, ILHA MALVINA, ILHA CAPIM E COSTA RICA CAMET PAR 110 ANEXO C- AUTORIZAO DO IBAMA PARA A ATUAO DE AGENTE AMBIENTAL NOS ACORDOS DE PESCA NA ILHA DE TENTEM - CAMET PAR 111 ANEXO D- LEI DE CRIMES AMBIENTAIS UTILIZADO PELOS MORADORES DE CAMET NOS ACORDOS DE PESCA- CAMET PAR 112 ANEXO E- PORTARIA DA COMARCA DE CAMET SOBRE O USO DOS RIOS E MATERIAIS PESCA DENTRO DOS ACORDOS DE PESCA- CAMET PAR 113

12

INTRODUO
Este trabalho , antes de tudo, resultado de uma vida dedicada aos pescadores artesanais do municpio de Camet, no Estado do Par; ora convivendo, ora trabalhando e estudando, fui, nesse perodo, pescando a dissertao que aqui apresento. Desenvolvi esta pesquisa no espao amaznico, onde a explorao dos recursos naturais sempre foi a base de sustentao para as populaes locais, sobretudo os recursos provindos do meio aqutico que possuem, para os pescadores artesanais por exemplo, uma significao maior, pois, enquanto fonte de alimentao, constituem-se modos de sobrevivncia para esses indivduos e, ao mesmo tempo, adquirem uma grande importncia econmica para a regio. Assim, enquanto filho de pescador, convivi de perto com a rotina de trabalho de pescadores artesanais, acompanhando vrias trajetrias de vida sempre marcadas por lutas, conquistas, ensinamentos e esperanas. Pude perceber em cada pescador que conheci o seu jeito peculiar de apreender o mundo e de transformar a natureza e a vida. Do ato de tecer a rede, de fazer matapi, at a prpria pescaria, do domnio do cu ou do conhecimento sobre os ventos, mars, chuvas e influncia da lua, at os fortes laos de amizade e de companheirismo, tudo isso constitui um conjunto de saberes que evidencia a especificidade do trabalho desse profissional, revelando que no processo de conhecimento e de trabalho que o homem se torna mediador da natureza. O fato de ser filho de pescador e de ter trabalhado em uma colnia de pescadores (especificamente na Z-16 de Camet), alm de exercer o cargo de coordenador regional da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura do Par (SEPAq), deu-me a oportunidade de fazer parte de um mundo em que o rio e a natureza representam, para os pescadores artesanais, a extenso de suas casas e de suas vidas. Contudo, para realizar um estudo amplo, sistemtico e formal dessa realidade, tive de me afastar do convvio dirio que me trouxera ensinamentos to grandes. E exatamente isso que observo de modo preliminar na qualidade de pesquisador: muitos jovens esperam no ter uma vida exaustiva como a de seus pais, nem eles (os pais) desejam que seus filhos desenvolvam essa mesma atividade de pesca. com essa realidade que busco dialogar, a fim de construir conhecimento junto queles que fazem parte de minhas experincias de vida, da minha historia.

13 Partindo da necessidade de conhecer, por meio de uma investigao cientfica, a relao trabalho/educao dentro de uma comunidade de pescadores e pescadoras artesanais no municpio de Camet, que proponho partir dos acordos de pesca, ressaltando a preocupao em se discutir estratgias que permitam perceber o processo formativo impregnado nessa experincia, alm de levar em considerao os diversos agentes sociais envolvidos e sem esquecer, claro, da importncia econmica que essa atividade representa para a economia familiar e para a economia da regio como um todo. A escolha e o interesse em pesquisar esse objeto esto relacionados, conforme indiquei acima, com minha trajetria de vida e se justificam pela sua relevncia, tanto do ponto de vista da experincia individual, quanto pela iniciativa coletiva de desenvolvimento econmico regional e organizacional que esses trabalhadores vm desempenhando. Soma-se a isso a experincia vivenciada na elaborao do trabalho monogrfico, em que tratamos acerca da experincia de gesto democrtica desenvolvida pelos pescadores e de sua contribuio para o desenvolvimento educacional. Como, na regio tocantina, a pesca e a explorao de algumas espcies de rvores frutferas, principalmente a do aa, compem a base da economia local, a diversidade de atividades exercidas pelas famlias surge como estratgia para enfrentar a sazonalidade dos recursos. Logo, o trabalho que constru a partir dos acordos de pesca e das relaes territrioambientais desenvolvidas pelos pescadores levar em conta toda essa dinmica natural, onde a sazonalidade dos recursos disponveis conduz a populao a um modo de vida particular, que se configura a partir de uma diversidade de atividades produtivas, como acontece, por exemplo, com os pescadores artesanais, que se dedicam captura de peixe e camaro e coleta de aa. Portanto, a pesca artesanal demonstra ser fundamental na economia familiar desta populao ribeirinha e, por isso, necessrio desenvolver diferentes estratgias que permitam a continuidade desta atividade, de modo a garantir a reproduo cultural dos pescadores que tm na pesca sua principal atividade econmica bem como, a manuteno dos estoques pesqueiros. Alm disso, o trabalho sobre os acordos de pesca possibilita dar visibilidade s diferentes formas de participao, de mobilizao e de cooperativismo desses mesmos pescadores artesanais, desvendando aspectos formativos referentes vida organizativa proposta por eles.

14 Complementa-se ainda neste trabalho a questo da busca pela escolarizao bsica, necessria para a qualificao profissional e para a obteno dos direitos constitucionais, uma vez que os trabalhadores da rea da pesca tiveram pouca ou nenhuma oportunidade de completar seus estudos na escola, espao privilegiado para o desenvolvimento do saber sistematizado, como destaca Saviani (2008, p. 18): ora, clssico na escola a transmisso-assimilao do saber sistematizado. Este aspecto, porm, no impediu que os pescadores construssem saberes na relao com o seu trabalho. Compreender, por conseguinte, a problemtica dos pescadores artesanais do municpio de Camet tem se tornado um desafio para vencer o contraste existente: de um lado, pequena parte da populao com acesso aos bens de consumo, e, de outro, uma parcela cada vez maior da populao vivendo em um progressivo estgio de pobreza. Essa situao preocupante e exige que faamos as seguintes reflexes: a) O municpio de Camet tem passado, nos ltimos anos (1980-2010), por um acelerado processo de urbanizao, fato que tem provocado um acentuado xodo do campo cidade, responsvel pelo crescimento acelerado de densidade demogrfica urbana (POMPEU, 2003); b) a economia na zona rural de Camet concentra-se basicamente na agricultura familiar e na pesca artesanal, e, ao longo do tempo, tem sido formada por uma mo de obra com baixa qualificao profissional. Outro fator relacionado a esses entraves e que possibilita entender melhor os elementos dos movimentos sociais (GOHN, 1994), em particular os da instituio que representa os pescadores artesanais, a Colnia de Pescadores Z-16 de Camet, fruto da conquista desses movimentos , so os problemas econmicos, culturais e sociais, uma vez que o municpio de Camet, situado na Mesorregio Nordeste Paraense, Microrregio do Baixo Tocantins (IDESP, 1995), concentra uma populao de 120.896 habitantes (IBGE, 2010). Dessa populao, 41,42% residem na rea urbana e 58,58%, na zona rural (IBGE, 2010). Desse nmero, 50% encontram-se na regio das ilhas, que perfazem uma soma de 122 localidades e 523 comunidades (PRELAZIA DE CAMET, 2005), situao que tem exigido polticas pblicas de reafirmao desses pescadores residentes nos locais citados, formados por pequenas ilhas, ora de vrzea, ora de terra firme. Outra questo a forma de trabalho em que os pescadores esto envolvidos, que, por sua vez, constitui uma histria particular de construo de saberes, identidades, vivncias,

15 crenas e costumes, sobre os quais foram impressas subjetividades e conscincias que resultaram em intervenes no processo social real. Tais elementos de natureza histrica, poltica, econmica, social e cultural, oriundos dessa populao de pescadores artesanais, permitem, em uma primeira abordagem, perceber algumas relaes com o processo de ensino e aprendizagem (formal ou informal), associadas importncia de seu desenvolvimento. Logo, a problemtica que instiga esse trabalho : os acordos de pesca, prtica cotidiana na vida dos pescadores do municpio de Camet, contribuem para a formao de trabalhadores e trabalhadoras conscientes de seu papel na sociedade? Ou esses saberes vm servindo para negar o trabalho desses profissionais? Que relaes, identidades, vivncias e formas de trabalho vm sendo repassados s comunidades de pescadores artesanais por meio dessas experincias? Uma das dificuldades para se estudar tal temtica est na carncia de literatura voltada para essa proposta. No nossa inteno saber por que essa vertente de estudo no tem despertado o interesse de muitos pesquisadores e arriscamo-nos a dizer que esse fato se justifica pela recente incorporao da temtica no campo cientfico. Segundo Santos (2002), esse campo de estudo comea a ganhar espao a partir da dcada de 1990, quando se intensifica o processo de globalizao da economia, e quando, consequentemente, o processo de trabalho tambm ganha outra dimenso. Essa realidade tem chamado a ateno de pesquisadores para o entendimento do saber no trabalho e as pesquisas vm demonstrando que, no processo do trabalho, desenvolve-se educao (SAVIANI, 2008). A categoria trabalho tambm um elemento privilegiado nesta pesquisa, uma vez que ele, estando no centro da essncia humana, permite que o homem construa relaes, pois, do contrrio, sem relaes, seria impossvel ao homem tornar-se homem e construir a sociedade. De um modo geral, a articulao dos objetivos se situa nos seguintes componentes: i) identificar a concepo ideolgica subjacente formao do(a) trabalhador(a) atravs dos acordos de pesca nas comunidades de pescadores artesanais do municpio de Camet; ii) entender em que medida o projeto de educao desenvolvido pela Colnia de Pescadores Z-16 de Camet tem procurado superar a lgica dominante, dando subsdios aos trabalhadores para se apropriarem do processo de trabalho como instrumento de compreenso de uma nova lgica que os tornem sujeitos na sociedade em que vivem; iii) analisar os modos e as condies que o sistema educacional tem ofertado para formar e

16 provocar transformaes no homem amaznida. Esta proposta tem por fim compreender como essas aes desenvolvidas por entidades da sociedade civil podem estar contribuindo para a construo de polticas de Estado que beneficiem os trabalhadores que, ao longo da histria, no tm tido acesso ao conhecimento de forma sistemtica. importante salientar ainda que a presente pesquisa parte da hiptese de que os pescadores artesanais, ao se organizarem por meio de acordos de pesca, esto construindo com sua atividade profissional no s modelos econmicos realizveis, mas tambm esperana de uma vida melhor. Ento, a escolha da Colnia de Pescadores Z-16 de Camet como lcus desta pesquisa se deve ao fato de acreditar na fora do movimento social e de uma economia solidria vivenciada a partir da autogesto coletiva direcionada por esses atores sociais. Essa entidade, fortalecida e reconhecida na regio atravs do seu trabalho de organizao dos pescadores, foi aos poucos crescendo e transformando o sentido de vida desses trabalhadores, constituindo-se, enfim, como espao de saber e de construo social possvel. Quanto estrutura deste trabalho, h quatro pontos principais. O primeiro trata da trajetria percorrida na construo da pesquisa, destacando a vivncia com os pescadores e justificando o porqu do estudo. Assumo a opo terica pelo materialismo dialtico, enquanto concepo de ensino que ampara e abre caminho para o objeto desta pesquisa. Ainda nesse ponto, apresento a abordagem da pesquisa qualitativa como a que melhor atende aos objetivos de meu trabalho. Baseado em um estudo de caso, utilizei a entrevista semiestruturada e a observao como tcnicas de coleta de dados. O segundo ponto apresenta a histria e a vivncia do pescador artesanal com destaque para seus modos de vida, seus saberes, suas prticas e seus ensinamentos. Trago para a discusso a caminhada dos movimentos sociais dos trabalhadores da pesca, seus anseio, suas lutas e, principalmente, suas conquistas, dando relevo para a tomada da Colnia de Pescadores Z-16, de Camet, enquanto mecanismo de luta e de afirmao poltica. O terceiro ponto, que trata do sentido do trabalho para o pescador artesanal, apresenta uma discusso acerca da importncia do trabalho a partir das perspectivas de Marx (1978, 1982, 1996), Frigotto (1994, 2010), Diegues (1995) e outros. Procuro, assim, estabelecer um dilogo entre aspectos das teorias desses autores, dada a necessidade de constituir um instrumento terico que conduza compreenso do mundo do trabalho. O ltimo ponto apresenta uma reflexo acerca da experincia dos acordos de pesca, elemento central do debate, analisando como vem sendo desenvolvida essa discusso, e

17 ainda buscando compreender a relao intrnseca desses acordos com o meio ambiente, o significado deles para os pescadores artesanais, a legislao que orienta esses acordos e as expectativas econmicas e organizacionais demandadas por esta experincia. Nesse captulo no tenho a pretenso de mostrar a viso e o aspecto do todo organizado, mas sim os conflitos enfrentados cotidianamente, os enfrentamentos junto aos rgos governamentais e junto s comunidades onde acontece a prtica dos acordos. Por fim, as consideraes finais deste trabalho apresentam os avanos e os retrocessos dos acordos, as perspectivas e os resultados das vivncias, refletindo os limites e possibilidades de sua criao.

18

CAPTULO 1 PROCEDIMENTOS TERICO-METODOLGICOS: A TRAJETRIA DA PESQUISA 1.1. CONSTRUO DO OBJETO


A minha convivncia com os pescadores artesanais me faz acreditar que toda a investigao cientfica parte de um desejo, de uma curiosidade, de uma inquietao, e deve ser orientada por um compromisso poltico do pesquisador para a construo social do conhecimento e, se possvel, para uma transformao da realidade. A pesquisa, nessa dinmica, tende a desafiar o prprio conhecimento que temos sobre ela, sendo mais que uma simples rotina ou uma ao forada, pois pesquisar exige empenho, aprofundamento tericometodolgico, reflexo, problematizao, anlise da realidade, descobertas, aprendizagens. nesse sentido que pretendo apresentar a trajetria percorrida na construo dessa investigao, uma vez que, ao iniciar o trabalho de pesquisa, o pesquisador, por vezes, carrega consigo determinadas verdades e compreenses da realidade que podem se desfazer conforme aprofunda o dilogo com os diversos saberes. Disso decorrem a importncia de abordar o tema e as inquietaes motivadoras desta pesquisa, que esto relacionadas tanto ao fato de ser filho de pescador, como tambm ao fato de ter a possibilidade de mostrar a construo de luta e estratgias de sobrevivncia a partir da mobilizao e organizao dos pescadores artesanais em seu trabalho coletivo. Iniciei esta pesquisa antes mesmo de entrar no curso de Mestrado Acadmico em Educao, pois, trabalhei na Colnia de Pescadores de Camet e isso me levou, j na graduao, a desenvolver uma reflexo sobre o tema, estabelecendo, segundo Cruz Neto (1999), uma relao de respeito e interao que eliminasse a obrigatoriedade da colaborao por parte dos sujeitos envolvidos:
Trata-se de estabelecer uma situao de troca. Os grupos devem ser esclarecidos sobre aquilo que pretendemos investigar e as possveis repercusses favorveis advindo do processo investigativo. preciso termos em mente que a busca das informaes que pretendemos obter, est inserido num jogo cooperativo onde cada momento uma conquista baseado no dilogo que foge a obrigatoriedade. (CRUZ NETO, 1999, p. 45).

As formas de participao e os laos de confiana advm do convvio por meio do trabalho e da vida diria, e com a partilha constante das experincias, a fim de compreender o significado social que atribudo sua realidade. Sobre a participao do pesquisador no contexto de sua pesquisa, Chizzotti (1995, p. 82) destaca que:
Essa participao no pode ser mera concesso de um sbio provisoriamente humilde, para efeitos de pesquisa. Supe que o conhecimento uma obra

19
coletiva e que todos os envolvidos na pesquisa podem identificar criticamente seus problemas e suas necessidades, encontrar alternativas e propor alternativas.

Em resumo, o objeto desta pesquisa est na relao trabalho e educao, dentro dos acordos de pesca vivenciados nas comunidades de pescadores artesanais, mais especificamente no trabalho realizado junto aos sujeitos da Colnia de Pescadores Z-6 de Camet, no Estado do Par. A hiptese deste trabalho a de que os pescadores artesanais, ao se organizarem para fazer a gesto dos recursos pesqueiros denominado acordo de pesca, esto construindo esperanas de uma vida melhor por meio de sua forma organizativa.

1.2. CARACTERSTICA DA PESQUISA


Convm ressaltar que, para analisar a experincia dos pescadores artesanais, enquanto parte do tema desta pesquisa, tive que recorrer literatura existente acerca da relao trabalho e educao, presente, sobretudo, nas obras de Nosella (2002), Chizzotti (1998), Machado (1994), Freire (1996), Marx (1988), Lima (2001) e outros. Assim, no processo evolutivo da humanidade, percebe-se que, desde os primrdios, as descobertas, as conquistas de novos domnios, as inovaes e avanos em todas as reas do conhecimento sempre estiveram relacionados com o inconformismo, com a inquietao, com o senso de aventura e com a capacidade de refletir e criar, caractersticas prprias do ser humano. , portanto, a partir da nsia de desvendar o desconhecido e de produzir novos conhecimentos que a humanidade impulsionada para projetar o novo em direo a mudanas que denominamos desenvolvimento. As interaes desses fatores conduzem produo de crescimento, de progresso e de riquezas, em um processo contnuo de realimentao, que culmina com reflexos internos sobre a sociedade e sobre a qualidade de vida das populaes. Por se encontrarem inseridos no quadro mundial, onde o conhecimento cientfico e a pesquisa so de grande relevncia, os estudos de hoje precisam ser formados em consonncia com a realidade. Dessa forma, para proceder anlise dos dados coletados neste estudo, utilizamos o enfoque do materialismo histrico, a partir da sua especificidade quando discute particularidade em um conjunto de elementos inter-relacionados socio-historicamente, tal como observa Frigotto (1994, p. 73): [...] Para ser materialista e histrica tem que dar conta da totalidade, do especfico, do singular e do particular.

20 A esse respeito, devemos observar que a totalidade refere-se a um conjunto de elementos articulados, tal como manifestado por Franco (2001, p. 132): [...] a totalidade um conjunto de atos articulados ou um contexto de um objeto com suas mltiplas relaes ou, ainda, um todo estruturado que se desenvolvem e se cria como produo social do homem. Fica explcito que estudar um objeto em sua totalidade conceb-lo nas relaes que o cercam, que o constituem, sejam elas econmicas, culturais ou polticas. Logo, o objeto deste trabalho deve ser apreendido como um todo relacionado, sem dicotomizar os fatos observados, ou seja, deve-se tentar desenvolver uma reflexo a partir das relaes dos pescadores dentro da formatao dos acordos de pesca em que eles, os pescadores, esto envolvidos, pois, caso contrrio, corre-se o risco de comprometer a prpria construo do conhecimento, como constatou Frigotto (1994, p. 81) ao escrever: [...] a teoria materialista histrica sustenta que o conhecimento efetivamente se d na e pela prxis. A prxis expressa, justamente, a unidade indissolvel de duas dimenses distintas, diversas no processo de conhecimento: a teoria e a ao. O materialismo histrico, considerado nesta perspectiva, possibilita analisar o desenvolvimento da histria, da vida da sociedade, da ao e da reflexo dos homens no contexto social.
[...] as leis sociolgicas que caracterizam a vida da sociedade, de sua evoluo histrica e da prtica social dos homens, no desenvolvimento O materialismo histrico a cincia filosfica do marxismo que estuda a humanidade. O materialismo histrico significou uma mudana fundamental na interpretao dos fenmenos sociais [...] (TRIVIOS, 1984, p. 51).

Para analisar a histria da humanidade e compreender a ao humana, o materialismo histrico destacado por Trivios (1984) como subsdio importante, no sentido de que, com esta viso, pode-se analisar a ao dos agrupamentos humanos, seja nos sindicatos, seja em outras instituies sociais. Da a necessidade de buscar nessa cincia filosfica elementos que possibilitem analisar a relao trabalho e educao dentro das comunidades de pescadores. Nesse contexto da anlise dos saberes dos pescadores necessrio ainda discutir as literaturas que abordam os movimentos sociais, as relaes dos homens entre si e dos homens com a natureza, a formao do(a) trabalhador(a), a qual delineada por um processo de educao via acordo de pesca, o processo educacional e as alteraes nas relaes desses sujeitos com os recursos pesqueiros, conceitos estes que ganham significados relevantes quando discutidos sob o enfoque do materialismo histrico. Neste sentido, Trivios diz que:

21
O materialismo histrico define outras sries de conceitos fundamentais para compreender suas cabais dimenses, como: sociedade, formaes socioeconmicas, estrutura social, organizao poltica da sociedade, vida espiritual, a cultura, concepo do homem, a personalidade, progresso social etc. (1984, p. 52).

As contribuies tericas do materialismo histrico subsidiam as anlises de forma que as dedues e interpretaes feitas perpassam pela contextualizao sociopoltica e histrica, ou seja, no caso do estudo dos acordos de pesca, elas permitiriam analisar a natureza contraditria dessas prticas. Tal enfoque, fundamentado na teoria marxista, permite analisar as contradies entre explorao da fora de trabalho e desestruturao do processo educacional desta categoria, alm de estimular possveis alternativas para a mudana deste cenrio. Outro aspecto de grande relevncia a produo de conhecimento a partir do trabalho conjunto como forma de enriquecer e garantir a veracidade das informaes. Neste sentido, estudar o trabalho e a educao dos pescadores artesanais do municpio de Camet, por meio dos acordos de pesca, exige a construo de uma pesquisa que privilegie as experincias acumuladas atravs da prtica cotidiana por esses atores sociais. De forma ampla, a pesquisa tem o objetivo de construir conhecimento sobre um determinado assunto em um processo com um conjunto de elementos, que possibilitar realizar uma anlise sistematizada de um determinado objeto, ou seja, pesquisa ato pelo qual procuramos obter conhecimento sobre alguma coisa (GATTI, 2002, p. 9). Atravs da pesquisa no se constri qualquer informao, por isso, o ato de pesquisar requer um procedimento especfico de acordo com o assunto escolhido, de modo que a especificidade demonstre que no se quer construir qualquer conhecimento, mas sim uma compreenso crtica alm do que se observa.
[...] o ato de pesquisar deve apresentar certas caractersticas especficas. No buscamos, com ele, qualquer conhecimento, mas um conhecimento que ultrapasse nosso entendimento imediato na explicao ou na compreenso da realidade que observamos. Um conhecimento que pode at mesmo contrair esse entendimento primeiro e negar as explicaes bvias a que chegamos com nossas observaes superficiais e no-sistemticas. Um conhecimento que obtemos indo alm dos fatos, desvendando processos, explicando consistentemente fenmenos segundo algum referencial (GATTI, 2002, p. 9).

A pesquisa, segundo Chizzotti (1998), tem o papel de investigar o mundo em que o homem vive, assim como investigar o prprio homem. Para adquirir conhecimentos, na perspectiva de apontar possveis solues para os problemas que afligem o homem, a pesquisa

22 a alternativa de interveno e desvelamento do problema. ela que possibilita assegurar que as informaes esto o mais prximo possvel da realidade, fornecendo certa segurana (GATTI, 2002), mesmo no campo das cincias humanas, em que os resultados dos estudos podem abrir-se para outros questionamentos e incertezas. Isso porque a pesquisa no algo fechado e no existe uma nica maneira de pesquisar, pois o que se tem so indicaes, propostas de investigar um assunto.
No h um modelo de pesquisa cientfica, como no h o mtodo cientfico para o desenvolvimento da pesquisa. Essa uma falsa idia, pois o conhecimento cientfico se fez e se faz por meio de uma grande variedade de procedimentos e a criatividade do pesquisador em inventar maneiras de bem realizar os seus estudos tem que ser muito grande. A pesquisa no , de modo algum, na prtica, uma reproduo fria das regras que vemos em alguns manuais. O prprio comportamento do pesquisador em seu trabalho -lhe peculiar e caracterstico (GATTI, 2002, p. 11).

1.3. ABORDAGEM
Concebemos a abordagem da pesquisa qualitativa como pressuposto investigativo mais eficaz para conduzir a compreenso do fenmeno aqui pesquisado. No h, neste caso, um procedimento nico a seguir, o que se tem so propostas, sugestes de fazer pesquisa porque investigar um assunto e construir o conhecimento que esteja altura da realidade dependem muito da postura do investigador. Este trabalho focaliza, pois, dados qualitativos, por defender uma viso ampla e, ao mesmo tempo, integrada do objeto a ser investigado. tambm qualitativa, porque envolve elementos que interferem nos fenmenos estudados, tal como preconiza Ldke e Andr (1986, p. 17):
Qualitativa porque se contrape ao esquema quantitativo de pesquisa (que divide a realidade em unidades possveis de mensurao, estudando-as isoladamente), defendendo uma viso holstica dos fenmenos, isto , que leve em conta todos os componentes de uma situao em suas interaes e influncias recprocas.

A pesquisa qualitativa, alm da viso holstica, se pauta na flexibilidade de investigar o objeto de estudo levando em considerao que, no momento oportuno, pode haver a necessidade de modificar alguns elementos da pesquisa, como mudanas de categorias, e outros elementos que porventura apaream. Para Alves-Mazzotti e Gewandsznnajder, (2002, p. 147), as investigaes qualitativas, por sua diversidade e flexibilidade, no admitem regras precisas, aplicveis a uma ampla gama de casos. Isso pode

23 ser observado no saber e na atuao poltica dos pescadores, relacionados num contexto que envolve, dentre outras dimenses, o social, o cultural e o poltico. Essa diversidade em torno do objeto da pesquisa no possibilita antecipar qualquer concluso a respeito do que est sendo investigado, pois o foco da pesquisa vai criando os rumos do processo de investigao.
[...] nas pesquisas qualitativas [...] o foco da pesquisa vai sendo ajustado ao longo do processo. Assim, o grau de especificao do problema na fase de planejamento ir variar em funo de caracterstica deste, bem como da posio do pesquisador ao longo do continuum-qualitativo (ALVESMAZZOTTI & GEWANDSZNNAJDER, 2002, p. 147).

Essa caracterstica, principalmente no que se refere ao posicionamento do pesquisador, contribuiu para a escolha desse tipo de abordagem, de modo que o objeto estudado requer do pesquisador uma leitura ampla, envolvendo todo um contexto articulado. Este um dos fatores que orienta nossas preocupaes, de modo que tanto o objeto quanto o local da pesquisa esto inseridos em uma relao interdependente de fatores internos e externos. Com relao ao local a ser investigado, ele deve ser analisado, segundo Bogdan e Biklen (1994), no seu contexto histrico e tratado na pesquisa qualitativa como um espao que est inserido em diversos aspectos sociais. Disto decorre a importncia do pesquisador nessa pesquisa, como frisa Trivios (1987, p. 128), o chamado ambiente natural de Bogdan existe, mas observado numa perspectiva que o vincula a realidades sociais maiores. O pesquisador importante medida que no esquece esta viso ampla e complexa do real social. O pesquisador que se utiliza da abordagem qualitativa considera os fenmenos pesquisados como elementos que possuem sentidos, como os gestos, os atos, as palavras, que so aes cheias de significado. Os significados dos elementos que envolvem o objeto de estudo so de suma importncia na abordagem qualitativa, porque valorizam o modo como as pessoas vivem, sentem e pensam. Nessa perspectiva, os instrumentos de gerao de dados, como a entrevista, devem ser mediados pelo dialogismo, de tal forma que se aproximem de uma conversao. Assim se expressam Bogdan e Biklen a esse respeito: o processo de conduo de investigao qualitativa reflete uma espcie de dilogo entre os investigadores e os respectivos sujeitos, dado estes no serem abordados por aqueles de uma forma neutra (1994, p. 51).

24 Na abordagem qualitativa, em suma, os dados so analisados de forma contextualizada, ou seja, as palavras e os documentos so discutidos a partir da riqueza do significado, respeitando a forma e o contedo, para que possam se aproximar da realidade. Valoriza-se tambm a descrio detalhada do objeto pesquisado, por entender que a descrio releva um contedo capaz de contribuir na construo do conhecimento em torno desse objeto. Isso demonstra que no se tem conhecimento pronto e acabado antes da gerao dos dados, mas, ao contrrio, as inferncias, explicaes e concluses a que se chega devem ser analisados em um processo de construo contextualizada.
Para um investigador qualitativo que planeje elaborar uma teoria sobre o seu objeto de estudo, a direo desta s se comea a estabelecer aps a escolha dos dados e o passar de tempo com os sujeitos. No se trata de montar um quebra-cabea cuja forma final conhecemos de antemo. Est-se a construir um quadro que vai ganhando forma medida que se recolhem e examinam as partes. O processo de anlise dos dados como um funil: as coisas esto abertas de incio (ou no topo) e vo se tornando mais fechada e especfica no extremo. O investigador qualitativo planeja utilizar parte do estudo para perceber quais so as questes mais importantes. No presume que se sabe o suficiente para perceber reconhecer as questes importantes antes de efetuar (sic) a investigao. (BOGDAN & BIKLEN, 1994, p. 50).

1.4. COLETA DE DADOS


No contexto da abordagem qualitativa, eu me propus a utilizar o estudo de caso, cuja principal vantagem , de acordo com Andr (1995, p. 52), [...] a possibilidade de oferecer uma viso profunda e ao mesmo tempo ampla e integrada de unidade social complexa, compostas de mltiplas variveis. A especificidade do estudo de caso um dos critrios utilizados para eu ter escolhido esse tipo de pesquisa, apesar de o meu objeto de estudo encontrar-se em um contexto particular, isso no o isola do contexto mais amplo onde acontecem as aes dos sujeitos pesquisados, tal como fora apresentado por Bogdan e Biklen: o estudo de caso consiste na observao detalhada de um contexto, ou indivduo, de uma nica fonte de documentos ou de um acontecimento especfico (1994, p. 89). As perguntas, por exemplo, que foram utilizadas nas entrevistas, a partir desse tipo de pesquisa, no tiveram de ser to especficas, assim, orientei-as para que fossem desenvolvidas em eixos temticos acerca do objeto em estudo. Isso demonstra que o processo de organizao da pesquisa para estudar o fenmeno amplo e vai se afunilando medida em que nos aproximamos do objeto estudado. O estudo de caso, segundo Bogdan e Biklen (1994), nessa formatao de funil, faz com que o pesquisador se articule para estudar o objeto

25 delimitado, e, nessa organizao, amplie da melhor forma possvel o horizonte contextual da pesquisa, alm de buscar definir os passos que iro compor cada processo, com um foco definido, a fim de que os dados gerados seja recolhidos, revistos e analisados at alcanar os objetivos determinados. nesse sentido que o estudo de caso se configura como um processo amplo que vai se estreitando, como menciona Bogdan e Biklen (1994, p. 90), de uma fase de explorao alargada passa para uma rea mais restrita de anlise dos dados coligidos. essa restrio da anlise dos dados que possibilita, ento, compreender a complexidade do fenmeno investigado, ou seja, a complexidade do exame aumenta medida que se aprofunda o assunto (TRIVIOS, 1984, p. 134). O estudo de caso possibilita, assim, construir o conhecimento de forma concreta, mais contextualizada e tambm voltada para a interpretao do leitor, que fundamental para compreender o real significado deste objeto de estudo.
[...] o conhecimento gerado pelo estudo de caso : mais concreto, configurase como um conhecimento que encontra eco em nossa experincia porque mais vivo concreto e sensrio do que abstrato. Mais contextualizado, nossas experincias esto enraizadas num contexto, assim tambm o conhecimento nos estudos de caso [...]. Mais voltado para a interpretao do leitor, os leitores trazem para os estudos de caso as suas experincias e compreenses, as quais levam a generalizaes quando novos dados do caso so adicionados aos velhos (ANDR, 2005, p. 16-17).

O objeto desta pesquisa requer uma interpretao consistente por meio do estudo de caso; e este, por sua vez, de acordo com Trivios (1984), exige vrios requisitos necessrios para o processo e para o resultado do estudo, como objetivao, originalidade, coerncia e consistncia das ideias. Quanto aos instrumentos e tcnicas de gerao de dados, fundamentais no processo investigativo, eles devem seguir os princpios que regem a pesquisa escolhida, pois no se escolhe um mtodo de pesquisa aleatoriamente. Os mtodos devem, segundo Gatti (2002), estar articulados com o contedo, com as caractersticas do objeto escolhido. Assim, as tcnicas fazem parte do processo investigativo e sua escolha influencia o resultado da pesquisa, por isso, no se escolhe um mtodo de pesquisa sem antes conhecer suas limitaes. A tcnica escolhida permite a flexibilidade no processo de investigao, como destaca Trivios (1987, p. 138), ao considerar que o [...] pesquisador qualitativo, que considera a participao do sujeito como um dos elementos de seu fazer cientfico, apoia-se

26 em tcnicas e mtodos que renem caractersticas [...] que ressaltam sua implicao e da pessoa que fornece informaes. Definir as tcnicas de coleta de dados no apenas, de acordo com Gatti (2002), uma questo de rotina, de passos e etapas do processo investigativo, mas sim uma vivncia em torno do problema, que requer consistncia e objetividade para um resultado coerente, ou seja, os mtodos nascem do embate de idias, perspectivas, teoria, com a prtica. Eles no so somente um conjunto de passos que ditam um caminho, so tambm um conjunto de crenas, valores e atitudes (GATTI, 1987, p. 54). Segundo essa orientao, adotei neste trabalho a entrevista semiestruturada, pois compreendo que esse instrumento suficiente para alcanar os objetivos propostos. A escolha dessa tcnica se pauta no objeto deste estudo, porque pretendia gerar dados a partir de conversaes em que as informaes pudessem ser absorvidas naturalmente. Alm disso, esse instrumento se relaciona com a teoria e os conhecimentos a que o pesquisador se vincula, alm disso, ele proporciona uma interao entre quem pesquisa e quem pesquisado, sem imposio em uma relao dialgica. Essa interao pode contribuir para criar um clima de confiana e propiciar a gerao de informaes importantes.
[...] na entrevista a relao que se cria de interao, havendo uma atmosfera de influncia recproca entre quem pergunta e quem responde. Especialmente nas entrevistas no totalmente estruturadas, onde no h a imposio de uma ordem rgida de questes, o entrevistado discorre sobre o tema proposto com base nas informaes que ele detm e que no fundo so a verdadeira razo da entrevista. Na medida em que houver um clima de estmulo e de aceitao mtua, as informaes fluiro de maneira notvel e autntica (ANDR & LDKE, 1986, p. 33).

Esse instrumento de gerao de dados possibilita tambm abordar temas complexos, que envolvem diversas relaes sociais, ou seja, que requerem uma anlise profunda do objeto investigativo, conforme Mazzotti-Alves e Gewandsznnajder (2000, p. 168): por sua natureza interativa, a entrevista permite tratar de temas complexos que dificilmente poderiam ser investigados adequadamente atravs de questionrios, explorando em profundidade. Alm disso, a entrevista possibilita uma aproximao entre o pesquisador e o pesquisado, que facilita o esclarecimento da finalidade da entrevista para o sujeito que est sendo pesquisado, e, segundo Moroz e Gainfaldoni (2002, p. 66), ela ainda [...] tem a vantagem de envolver uma relao pessoal entre pesquisador/sujeito, o que facilita um maior esclarecimento de pontos nebulosos. Acrescente-se ainda o fato de que se a entrevista for mais profunda, as respostas so registradas a partir de questes previamente elaboradas sob as

27 quais o entrevistado discorre (questes semi-abetas) [...] que o entrevistador desenvolve (CHIZZOTTI, 1998, p. 58). A entrevista semiestruturada nos possibilita gerar as informaes sem muita rigidez, porque faz com que os sujeitos entrevistados sintam-se confortveis para responder os questionamentos relacionados ao objeto de pesquisa. O mais importante nesse tipo de entrevista o significado atribudo pelos sujeitos entrevistados aos eventos que fazem parte da vida de todos, justamente porque o carter de semiestruturao assegura confiana na construo do conhecimento para a pesquisa. Logo, as entrevistas tm a possibilidade de gerar os dados pelo menos no incio da pesquisa, de maneira informal, de modo que o pesquisado sinta-se vontade para falar, expressar aquilo que venha a contribuir para a pesquisa (ALVES-MAZZOTTI & GEWANDSZNNAJDER, 2000). Com isso, amenizam-se as situaes que, por acaso, sejam desagradveis para o entrevistado e, ao mesmo tempo, possibilitam a participao na construo do conhecimento. Contudo, as entrevistas exigem cuidados. Por exemplo, no desenvolvimento do estudo no se pode esquecer-se do foco da pesquisa, j que essas informaes iro contribuir para analisar o objeto investigado.
[...] a entrevista como qualquer outro instrumento, est submetido aos cnones do mtodo cientfico, um dos quais a busca de objetividade, ou seja, a tentativa de captao do real, sem contaminaes indesejveis nem da parte do pesquisador nem de fatores externos que possa modificar aquele real original (HAGUETTE, 1987, p. 75-76).

O que se busca na entrevista so informaes que se aproximam da realidade em torno do objeto de pesquisa, da os cuidados na entrevista para no comprometer os dados gerados em interao. Nesse sentido, Ldke e Andr (1986) chamam a ateno para se conhecer os limites e as exigncias da entrevista; nesse sentido, um dos cuidados que se deve ter ao utiliz-la so os elementos que no esto presentes nas falas dos sujeitos pesquisados, mas sim no comportamento que apresentam no momento do trabalho da gerao de dados.
O entrevistador precisa estar atento no apenas (e no rigidamente, sobretudo) ao roteiro preestabelecido e s respostas verbais que vai obtendo ao longo da interao. H toda uma gama de gestos, expresses, entonaes, sinais no-verbais, hesitaes, alteraes de ritmo, enfim, toda uma comunicao no verbal cuja captao muito importante para a compreenso e a validao do que foi efetivamente dito (LDKE & ANDR, 1986, p. 36).

Gerar dados por meio das entrevistas requer, portanto, muita ateno, pacincia e conhecimento do que realmente se quer saber. Assim, a entrevista semiestruturada permite ao entrevistador especificar o que se quer saber, e, ao mesmo tempo, possibilita ao entrevistado

28 se expressar da forma que achar conveniente. Nessas entrevistas, [...] tambm chamadas focalizadas, o entrevistador faz perguntas especficas, mas tambm deixa que o entrevistado responda em seus prprios termos (ALVES-MAZZOTTI & GEWANDSZNNAJDER, 2000, p. 168). Outro ponto relevante no uso da entrevista semiestruturada est na postura do entrevistador, que pode fazer as adaptaes necessrias no processo da entrevista, ou seja, [...] a entrevista semi-estruturada, que se desenrola a partir de um esquema bsico, porm no aplicado rigidamente porque permite que o entrevistador faa as necessrias adaptaes (ANDR E LDKE, 1986, p. 34). Alm disso, mesmo que o entrevistador faa perguntas especficas durante a entrevista semiestruturada, os entrevistados so livres para se posicionarem de acordo com sua realidade (ALVES-MAZZOTTI, 2000), ainda mais porque o que o entrevistador deseja so informaes teis para discutir o objeto da pesquisa. Nesse instrumento de gerao de dados, os informantes dialogar com aquilo que percebem e acreditam.
[...] queremos privilegiar a entrevista semi-estruturada porque esta ao mesmo tempo em que valoriza a presena do investigador, oferece todas as perspectivas possveis para que o informante alcance a liberdade e a responsabilidade necessrias, enriquecendo a investigao (TRIVIOS, 1987, p. 146).

Com essa liberdade maior para o entrevistado e com a metodologia prpria da entrevista semiestruturada, o informante participa efetivamente da construo do contedo da pesquisa e contribui para que se possa analisar com mais preciso o objeto pesquisado. Abrese, assim, espao para utilizar vrios mecanismos na gerao das informaes, como a gravao de falas dos entrevistados, que utilizamos nesta pesquisa. Quanto aos procedimentos para anlise dos dados, considero que uma fase que requer rigor intelectual e, acima de tudo, dedicao, porque se trata do momento da sistematizao, da organizao dos dados gerados na pesquisa. Assim,
[...] a anlise dos dados qualitativos um processo criativo que exige grande rigor intelectual e muita dedicao. No existe uma forma melhor ou mais correta. O que se exige sistematizao e coerncia do esquema escolhido com o que pretende o estudo. (PATTO apud ANDR, 1986, p. 42).

Esses dados so classificados de acordo com as informaes geradas e as relaes dessas informaes so selecionadas de acordo com as categorias que configuram o corpo da pesquisa e, s ento, realiza-se uma anlise parcial das falas dos sujeitos entrevistados. Em

29 seguida, esses dados so relacionados com os referenciais tericos e, assim, constituem o material para interpretao das questes de pesquisa:
medida que os dados vo sendo coletados, o pesquisador vai procurando quantivamente (sic) identificar temas e relaes, construindo interpretaes e gerando novas questes e/ou aperfeioando as anteriores, que, por sua vez, o leva a buscar novos dados, complementares ou mais especficos, que testem suas interpretaes, num processo sintonia fina que vai at a anlise final (ALVES-MAZZOTTI & GEWANDSZNAJDER, 2000, p. 170).

Essas selees faam parte dos procedimentos analticos de qualquer pesquisa, conforme afirma Andr (2005, p. 55):
Desde o incio do estudo, no entanto, so usados procedimentos analticos, quando se procura verificar a pertinncia das questes selecionadas frente s caractersticas especficas da situao estudada e so tomadas decises sobre reas a serem mais exploradas, aspectos que merecem mais ateno e outros que podem ser descartados. Essas escolhas decorrem de um confronto entre os fundamentos do estudo e o que vai sendo aprendido no desenrolar da pesquisa, num movimento constante que perdura at o final do relatrio.

Durante a anlise, porm, tive o cuidado de sistematizar os dados ao final do processo de entrevistas, quando os organizei e os classifiquei de acordo com as categorias pertinentes do estudo. Essas possveis categorias, que surgiram a partir dos eixos das entrevistas, tal como proponho para este processo, foram aqui classificadas em: trabalho, educao, movimentos sociais e iniciativas organizacionais e econmicas. Identificar as categorias um trabalho rduo e, para isso, o pesquisador deve ler e reler todo o material gerado nas entrevistas, como frisa Andr (2005, p. 56): o passo seguinte leitura e releitura de todo o material para identificar os pontos relevantes e iniciar o processo de construo das categorias descritivas. A pesquisa pode a priori permitir afirmar que as classificaes das categorias no so definitivas e, por isso, podem sofrer modificaes nos momentos oportunos, uma vez que elas no se esgotam no processo da anlise. Tais categorias, selecionadas segundo o contexto em que est inserido o objeto da pesquisa, pauta-se no conceito marxiano. Torna-se central, ento, a categoria trabalho nesta pesquisa, por entender que por meio do trabalho que o homem constri seu saber, em um contexto articulado. Ora, esse trabalho, que possibilita ainda a construo do prprio homem e do mundo, [...] ultrapassa a mera atividade instintiva assim a fora que criou a espcie humana e a fora pela qual a humanidade criou o mundo como o conhecemos (BRAVERMAN, 1987, p. 53). O trabalho est na essncia humana, por isso, ao mesmo tempo em que o homem se relaciona,

30 transforma-se a si mesmo e educa-se, colocando [...] o conceito e o fato do trabalho como princpio educativo (GRAMSCI apud MANACORDA, 1991, p. 136). A categoria seguinte, a de movimento social, se explica porque a prtica dos acordos de pesca s foi possvel via movimento social, a prpria Colnia de Pescadores Z-16 de Camet. Por isso, compreender o contexto histrico dessa colnia de pescadores possibilitou situar o territrio da pesquisa, contribuindo para termos noo do espao pesquisado. Com relao ao local/contexto escolhido para essa pesquisa, escolhi as comunidades de Paruru de Janua-Coelis e Jaracuera, ambas pertencentes ao municpio de Camet, onde as experincias sobre os acordos de pesca so mais frequentes, mas tambm por possurem nvel significativo de organizao, com boa atuao e com forte capacidade de reflexo. J os sujeitos informantes foram: os coordenadores da Colnia, dentro das prprias comunidades em que a experincia se localizava; os moradores participantes do acordo de pesca; e a executiva da Colnia de Pescadores Z-16 de Camet, composta pelo presidente, tesoureiro e secretrio. Importa salientar, por fim, que a presente investigao compreendeu um trabalho rduo de pesquisa bibliogrfica sobre os pescadores e a pesca artesanal, podendo-se afirmar preliminarmente que os autores que tratam do mesmo tema desta pesquisa no contemplam de forma ampla a discusso em torno dos acordos de pesca.

31

CAPITULO 2 EDUCAO E MOVIMENTO: A FORMAO SOCIAL DO PESCADOR ARTESANAL


2.1. A HISTRIA DE FORMAO DO PESCADOR ARTESANAL Compreender a trajetria social de formao do pescador artesanal, levando em considerao aspectos como comportamentos, confiana, compromisso, solidariedade, e valores, contribui para os processos de inovao e de aprendizado a que esto associados. Os pescadores, ao longo da construo de suas identidades, com tcnicas e saberes passados de gerao em gerao, construdos a partir de sua interao social, cultural, simblica e, por que no dizer, territorial, apreendeu de maneira mpar a linguagem natural, que lhes permite indicar a profundidade do rio e, at mesmo, a quantidade de peixes em determinado local. A partir dessas atividades e dessa vivncia, surgiram interaes sociais, econmicas, territoriais e culturais particulares que, ao longo do processo, no foram reconhecidas pela falta de polticas publicas voltadas a essa categoria de trabalhadores. A histria dessa formao do pescador est ligada atividade da pesca artesanal, que, embora no seja a nica atividade praticada pelas comunidades ribeirinhas, tem uma enorme importncia na configurao dos modos de vida, nos processos produtivos e na formao da identidade dos sujeitos, uma vez que ela tem sido reconhecida como uma das principais fontes de subsistncia para as comunidades de pescadores artesanais. A pesca como prtica cultural e econmica configura-se como uma ao que envolve uma combinao lgica de diversas prticas sociais da vida cotidiana, pois executada de forma coletiva e acompanhada de outras atividades, como a agricultura, a caa e o extrativismo vegetal, particularmente nesta regio do baixo Tocantins, caracterizada pela extrao do aa. Especificamente com relao ao estudo sobre a formao social do pescador artesanal, percebi que ele tem assumido presena marcante no mbito da pesquisa em educao, o que ajudou a construir no Brasil uma sociedade capaz de conviver com diferentes prticas sociais. Ao trazer inicialmente para o debate a compreenso e a caracterizao da formao do pescador, estabelece-se, de modo intrnseco, a ligao entre esse pescador e sua atividade, que a pesca artesanal, sobretudo pela vivncia que esses sujeitos esto envolvidos. Trata-se de buscar referncia do saber desses pescadores no sentido de reconstruir e redefinir a identidade pertinente ao campo do conhecimento em Educao, estabelecendo a apropriao desse conhecimento nesse universo conceitual, cuja fundao est no princpio de

32 uma histria particular, pois, desses saberes, sobre os quais foram impressas subjetividades e conscincia, resultaram em intervenes no processo social real:
Diferente do saber tcnico-cientfico, as relaes que os pescadores estabelecem com os rios e matas so conformadas por saberes que estes sujeitos tm construdo por meio de suas narrativas e oralidades, por relaes que estabelecem um com os outros e com diferentes ecossistemas, ou seja, so saberes que so produzidos na vida cotidiana. Para alm do empirismo ingnuo, estes saberes por serem construdos cotidianamente no exerccio de suas prticas socioculturais, orientam e informam suas relaes e conformam suas atividades produtivas. (SILVA, 2009, p 20).

Sobre este saber, Santos (1989, p. 56) afirma que, para se estabelecer como conhecimento, o conhecimento cientfico teve que romper com o senso comum, e, no momento, torna-se necessrio fazer uma segunda ruptura, resgatando outras formas do conhecimento para uma nova cincia, mais afeita aos desafios contemporneos. No se trata de negar um em funo do outro, mas sim de estabelecer um novo dilogo entre saberes, porque, em um modelo que contemple as questes da pesca artesanal, o saber dos pescadores tem muito a contribuir. Em uma perspectiva mais abrangente, a pesca artesanal, uma das atividades extrativistas mais tradicionais na Amaznia, tem garantido o desenvolvimento produtivo e cultural das populaes que se apropriam da diversidade de seus ambientes aquticos mar, rios, lagos, igaraps, igaps, esturios de rios e de seus recursos, imprimindo-lhes um significado que, dentro de uma lgica prpria da sociedade cabocla, alicera sua vida material e imaterial (McGRATH, 1993; LOPES, 2008). Por isso, o envolvimento da populao pesqueira junto ao rio vai alm da explorao para aquisio do alimento, uma vez que esse rio representa para o ribeirinho um espao produtivo de trabalho socialmente construdo (FURTADO, LEITO & MELLO, 1993; SILVA, 2001). Com relao importncia dos rios, Simonian et al. (2010, p. 144) diz:
Sabe-se que os rios na Amaznia configuram-se como condio indispensvel para a sobrevivncia das populaes locais, mormente daquelas que vivem nas regies mais afastadas dos centros urbanos de porte grande. Os rios servem como importante via de comunicao, so fonte de protena animal, servem para higiene pessoal e limpeza de utenslios domsticos, alm de lugar de lazer ou brincadeira de crianas e adolescentes ribeirinhas, exatamente por esta condio que as famlias amaznicas procuram as margens dos rios e igaraps para fixarem moradia e; ou fazerem suas roas.

Em resumo, o rio uma via de acesso e comunicao, local de vivncia e morada do homem, culminando com a sua relao com o ambiente e contribuindo para a sua prpria conservao.

33 possvel perceber, ento, que, por meio de seus saberes, as famlias de pescadores artesanais atribuem mltiplos significados e conhecimentos ao rio. A dimenso material desses significados est conformada por processos organizativos de seus hbitos e prticas culturais, configurados por meio de suas atividades agrcolas, de suas prticas de pesca e lazer, e de seus deslocamentos, entre outras; a dimenso simblica est expressa principalmente nos seus rituais religiosos, conformada nas lendas e mitos, que ainda fazem parte do imaginrio de muitos ribeirinhos, conforme suas tradies culturais. Sem dvida, os pescadores artesanais se caracterizaram, principalmente, pela simplicidade da tecnologia, mas tambm pelo baixo custo de produo. Baseada em conhecimentos transmitidos ao pescador por seus ancestrais, pelos mais velhos da comunidade, ou mesmo pela interao com os companheiros do ofcio (MALDONADO, 1986), essa produo, que alcanada por equipes de trabalho formadas por relaes de parentesco, , em parte, consumida pela famlia e o restante comercializado. Esse aprendizado com os mais velhos e com a prpria experincia, segundo Diegues (1995), constitui o domnio do saber-fazer, cerne da profisso do pescador, materializado na figura do mestre depositrio dos segredos do mar. A necessidade de transmitir esse conhecimento ao longo das geraes a medida de confiana nele depositado. Muitos pescadores artesanais podem ser considerados, por outros da mesma profisso, como artistas do mar, mas s o mestre que consegue ser o guardio da tradio. O processo de formao dos pescadores artesanais, do momento de sua iniciao na pesca, passando pela profissionalizao at chegar a mestrana, assim descrito por Cardoso (2001, p. 60):
Inicia-se na infncia por um processo por vezes ldico e vai constituindo-se como uma cultura prpria, uma cultura pesqueira [...] inicia-se na infncia a vivncia com os processos pesqueiros e passa por vrios nveis de parentescos, pais, avs, cunhados, tios, irmos [...] A profissionalizao depende da possibilidade de uma pequena poupana a ser investida em terra na construo da casa ou na compra de uma pequena embarcao [...] a mestrana guarda em si a prtica e conhecimento construdo ao longo de dcadas no trabalho com o mar.

As fases de aprendizagem do pescador artesanal revelam, portanto, que h, ao longo de sua trajetria, um processo de relacionamento e de apropriao com a natureza. A atividade da pesca torna-se, dessa maneira, uma articulao dos processos naturais e sociais na produo e reproduo do conhecimento.

34 A capacidade criativa como este sujeito lida com o mar, cuja relao est mediada pelo trabalho, um elemento importante sobre o qual se assenta a noo da arte de ser pescador, tal como demonstra Ramalho (2008, p. 5):
A Arte dos pescadores resulta de sua criatividade, de seu sentimento de liberdade e resistncia, pois a pesca artesanal sempre se caracterizou, para seus profissionais, como uma no subordinao sociedade canavieira e nem a sociedade urbana de consumo, que fizeram com que seu trabalho e seu modo de vida (para eles livres) permitissem o surgimento de uma arte (a arte da pesca) repleta de cdigos prprios.

Compreende-se, portanto, que o saber local, enquanto patrimnio de uma populao, enraza-se como expresso simblica e material de um determinado grupo social, a partir do seu jeito de ser, das formas de viver, estar e ver o mundo. As prticas subjetivas e objetivas corporificam e moldam modos de vida ao projetar formas de convivncia reveladora de particularidades sociais. Refletindo acerca da comparao da arte da pesca a outras formas de trabalho artesanal, Diegues (1983, p. 198) diz que:
No caso da pesca, o domnio da arte exige um perodo de experincia mais longo que nas outras formas de artesanato. Se compararmos o pescador artesanal a um arteso de mveis, constatamos algumas diferenas importantes. Este adapta seus instrumentos de trabalho a uma matria-prima relativamente homognea: a madeira. J o pescador artesanal obrigado a dominar o manejo de diferentes instrumentos de capturas utilizados para diferentes espcies, num meio em contnua mudana.

Artesanal, nesse contexto, est associado ideia de arteso. Desse modo, o pescador artesanal, ao usar sua habilidade e talento, circunscreve-se em seu conhecimento e na utilizao dos instrumentos de trabalho (redes, anzis, matapis, conhecimentos sobre mudanas de local de pesca e do pescado, entre outros), em momentos precisos. Todavia, o objeto da ao do seu trabalho no esttico, pois, em um meio em constante movimento e transformao, sempre exigido um constante saber-fazer. Sobre a formao desse pescador artesanal, Mello (1985) destaca que os europeus, desde sua chegada ao Brasil, ocupando o espao amaznico inicialmente em busca das drogas do serto (sc. XVII) e posteriormente expandindo a economia extrativista (fins do sculo XVIII), sobretudo da borracha, trazem consigo o costume da prtica agrcola. Assim sendo, surge a figura do pescador lavrador, ou seja, o trabalhador que vai extrair para o seu sustento alimentos, tanto do mar (rios) quanto da terra, nunca sendo, porm, um especialista de atividade exclusiva.

35 A pesca era considerada uma atividade ocasional, restrita em geral ao perodo de safra (como o da tainha1, por exemplo) e, em alguns casos, verificou-se uma transformao (parcial ou preponderante) do pescador lavrador em pescador martimo, integrado ainda pequena produo mercantil.
Em sua relao com o oceano/mar, os pescadores martimos no s elaboram uma imagem de si prprios, mas tambm criam mitos e prticas rituais, classificam os recursos naturais segundo categorias especficas e tm linguajar prprio. Ao contrrio de comunidades de pescadores que vivem ecossistemas litorneos abrigados as sociedades martimas desenvolveram prticas e rituais variadas, em geral destinadas a aplacar os espritos do oceano/mar. (SILVA, 1982, p. 45).

Pode-se afirmar que os pescadores artesanais so condicionados pelos ritmos da natureza e pelas variaes sazonais que determinam suas parcerias. Somado a isto, h outras caractersticas comuns: tm baixo nvel de escolaridade; so produtores autnomos ocupando quase totalmente seu tempo de atividade de pesca e tambm so proprietrios do seu meio de produo, sem vnculos empregatcios ou de assalariamento. Em relao ao grau de escolaridade dos pescadores e das pescadoras, segundo dados do Ministrio da Pesca, de 2011, atualmente mais de 80% dos pescadores so ainda analfabetos. O analfabetismo, acredito, contribui para manter e mesmo agravar os contextos de explorao desses trabalhadores. Essa situao se d por vrias razes, dentre as quais: ausncia de escolas ao longo das comunidades e, quando elas j esto instaladas, h uma precariedade em seu funcionamento; inexistncia de prdios prprios muitas escolas funcionam com pequenas salas multisseriadas, na maioria das vezes em barraces comunitrios, com um nmero limitado de professores qualificados, na maioria das vezes transferindo as metodologias urbanas para as atividades realizadas nas escolas rurais. apenas na dcada de 1980, segundo Gomes (2009, p. 10), que se inicia a estruturao de uma rede oficial de ensino, com a construo de pequenos prdios e a contratao de professores e professoras pelas prefeituras municipais. Pode-se dizer que melhorias na rede de escolas pblicas das comunidades vo ser notadas apenas nos anos 1990, rompendo-se em parte com a situao anterior, marcada por interrupes, ausncia de professores locais, professores sem formao pedaggica, alm dos deslocamentos de alunos (crianas e adolescentes) e at professores por longas distncias a escolas de outras comunidades.

Para mais informaes sobre a tainha, peixe tpico da regio amaznica, cf. Verssimo (1970).

36 Apesar da baixa escolaridade,2 esses pescadores exercem a pesca como atividade econmica prioritria, desenvolvendo relaes de trabalho com base na parceria, com tecnologia de captura seletiva e no mecanizada. Constata-se, dessa maneira, um descompasso entre as escolas das comunidades e a vida local; em um ambiente onde a atividade da pesca se apresenta, na maioria das comunidades, como a principal fonte de sobrevivncia e possuindo uma dinmica definida especialmente pela relao direta com o rio, torna instvel a frequncia a uma escola rgida em seus horrios e o cumprimento de seus procedimentos, objetivos e metodologias. O distanciamento entre a pesca e a escola no pode ser compreendido, todavia, como sendo apenas uma questo de horrio e de ritos externos; acredito que isso ocorra porque a escola no cumpre uma de suas funes mais precpuas: a da relao com a vida e com o trabalho local. Por outro lado, esses pescadores, que foram ao longo dos anos ignorados pelo poder pblico, 3 possuam condies precrias de moradia, educao, saneamento e trabalho, que muito lentamente vm sendo melhoradas ao longo dos ltimos anos. A falta dessas condies materiais contribuiu para moldar a figura do pescador como um desprovido de conhecimento, segundo uma conotao preconceituosa firmada na sociedade da poca, que o rotulava como portador de incapacidade, resultante de seu atraso e acomodamento (MELO, 1985, p. 75). Eis, portanto, o que seria o retrato desse pescador:
Sedentrio, lavrador beira rio [...] Onde o encontrareis sempre furtando ao trabalho dirio, sem ardor e nem pressa. O tempo, um instantinho, como ele diz, de ir a qualquer gua, ali perto, como um de ns vai cozinha pegar peixe ou mariscar na sua expresso tpica. (MENDES, 1968, 69).

Maus (1979, 105) reafirma essa viso implcita, no menos taxativa, quando diz que:

Com relao ao nvel de escolaridade desses trabalhadores: [...] o predomnio do ensino fundamental incompleto. A impossibilidade de conciliao (estudo-trabalho) fundamenta-se no fato de passarem longos perodos no mar, o que acarreta sempre num dficit para o aluno aprendiz de pescador. Mas, mesmo com uma baixa escolaridade, so indivduos que possuem um bom grau de esclarecimento no que diz respeito aos seus direitos, principalmente, os trabalhistas e s polticas desenvolvidas na esfera da pesca. So conscientes quanto s necessidades de sua comunidade e questionam as gestes da associao dos pescadores quando no procuram por melhorias para categoria. So tambm informados e conscientes das proibies e listas de espcies em extino do IBAMA, contudo, isso no significa dizer que so obedientes s mesmas. (ANDRADE, 2010, p. 109). 3 possvel afirmar isso porque no se tinha poltica para a pesca artesanal por parte do poder pblico, como, por exemplo, o atual seguro-defeso, destinado a garantir que, na poca do fechamento da pesca, os pescadores recebam uma ajuda financeira; no se tinha tambm um projeto de alfabetizao, como o Pescando Letras.

37
O pescador sempre apresentado como incapaz, improdutivo, necessitando de ensinamento irracional em sua maneira de visualizar ou de operar o processo produtivo, inbil de aproveitamento dos recursos que a natureza coloca a sua disposio; algum que executa sua atividade inadequadamente. [...] Ele aparece como algum quase ou totalmente desprovido de conhecimentos cientficos, que manipula uma tecnologia extremamente rudimentar, como de resto tambm todo o seu instrumento de trabalho.

O processo histrico, ao qual esse trabalhador foi submetido, foi violento sob diferentes pontos de vista: No final do sculo XIX, inmeros pescadores artesanais tinham-se tornado verdadeiros proletrios do convs, trabalhando 16 horas por dia em condies durssimas no Mar do Norte. (DIEGUES, 1995, p. 85). De pescadores de subsistncia a proletrios de convs, a atividade produtiva e criadora da pesca sofreu um processo histrico profundo, que foi de um estranhamento subjacente at um novo modelo que se apresenta com a colonizao: o capitalismo. Nesse contexto, ao descrever a formao social do pescador na Amaznia, Verssimo (1985, p. 7) ainda via uma caracterstica peculiar:
O indgena principalmente ictifago, e consequentemente, pescador. A mata amaznica, sem embargo do seu volume e espessura, lhe no obstculo vida fcil e cmodo que leva. A prodigiosa rede de canais rios furos, igaraps, lagos ligados uns aos outros e aos rios prximos que lhes oferecem o meio mais fcil, mais conveniente, mais propcio s suas, alis, resumidas, necessidades de vida social o desobrigam de devass-la.

No geral, pode-se dizer que a figura do pescador artesanal foi ofuscada pelo fato de ele no ter institucionalmente uma profissionalizao. A pesca no era concebida como uma nica atividade, sendo vista como complementar da caa executada poca pelos povos indgenas. Ao se referir a essa categoria de trabalhadores, Thiago de Melo dizia ser comum a ideia de que boa parte da populao da gente do interior vive mesmo de farinha de mandioca e de peixe (2006, p. 27). A definio normativa de pescador artesanal s foi dada oficialmente pelo Decreto-Lei 221/67, em seu artigo 26, que o define como: [...] aquele que matriculado na repartio competente segundo as leis e regulamentos em vigor, faz da pesca sua profisso ou meio principal de vida (BRASIL, 1967). Esse mesmo decreto define pesca como: [...] todo ato tendente a capturar ou extrair elementos animais ou vegetais que tenham na gua seu normal ou mais frequente meio de vida (BRASIL, 1967). Essa definio s foi possvel porque no se tinha referncia anteriormente do que seria a funo do pescador artesanal. A explicao mais simplista aquela que assegura ser qualquer pessoa que pesca, porm essa afirmativa insuficiente para uma caracterizao mais precisa. Outra possibilidade remete noo de homem do mar, ou pessoa que passa sua vida

38 dentro de um barco, porm essa viso tambm parcial e elimina a identificao de parte do grupo social. Deve levar em considerao, segundo Diegues (1995), que os pescadores artesanais possuem percepes e representaes em relao ao mundo natural, marcadas pela ideia de associao com a natureza e de dependncia de seus ciclos. Esto associados a modos de produo pr-capitalistas, prprios de sociedades em que o trabalho ainda no havia se tornado mercadoria, com grande dependncia dos recursos naturais e dos ciclos da natureza, em que a dependncia do mercado, mesmo existindo, no total. Os pescadores artesanais podem ser caracterizados, ento, pela prtica de vrias atividades ligadas sua sobrevivncia econmica e cultural. Praticam, alm da pesca, a mariscagem, a agricultura (na qual se insere tambm a criao de pequenos animais, como galinhas e porcos) e o extrativismo, especialmente do aa. Essa caracterstica pluriativa pode ser percebida tanto na observao direta de sua rotina quanto no contedo dos dilogos estabelecidos entre as comunidades. Esses trabalhadores, principalmente a partir de 1980, vm se tornando um grupo social de muita importncia econmica e cultural dentro da sociedade brasileira. Em sua atividade de pesca, eles sofrem influncias das externalidades ambientais geradas pelos diversos atores sociais que ocupam o mesmo sistema o caso mais visvel nessa regio, foi o da implantao da Usina Hidreltrica de Tucuru, a partir do discurso desenvolvimentista que, para os ribeirinhos, trouxe, dentre outras coisas, a diminuio do pescado, o aparecimento de doenas, a poluio das guas, etc. A formulao de polticas pblicas para a pesca, por vezes, possuiu um vis produtivista, que no conseguia atender s mltiplas dimenses da vida deste grupo, muitas delas s foram conquistadas via movimento social, haja vista que a viso setorial na pesca impossibilitava aes de formato mais sistmico e holstico, que poderiam ajudar no estabelecimento de patamares de sustentabilidade da totalidade do sistema.

2.2. OS MOVIMENTOS SOCIAIS EM DEFESA DO PESCADOR ARTESANAL; A EMERSO E AFIRMAO ENQUANTO SUJEITOS POLTICOS
Ao discutir a questo dos movimentos sociais4 e sua articulao em defesa dos pescadores artesanais, preciso caracterizar o conceito mais amplo para compreender o
4

Por movimentos sociais referimo-nos a coletivos francamente organizados que atuam juntos de maneira noinstitucionalizada para produzir alguma mudana na sociedade (SZTOMPA, 1998, p. 465).

39 avano, o conhecimento e as prticas executadas por esses grupos. No entanto, no tarefa fcil conceituar movimentos sociais, porque cada movimento possui suas especificidades. No Brasil, a emergncia dos movimentos sociais se confunde com a prpria histria do pas, uma vez que as lutas indgenas travadas com os portugueses no incio da colonizao, e mais tarde as lutas quilombolas, guerras santas, banditismo, so analisadas conjuntamente por Dias (2007) como movimentos populares tradicionais, cuja motivao se explica a partir de um contexto histrico profundamente marcado pela opresso poltica e econmica exercida pela metrpole portuguesa, sendo que tal situao constitui o ponto de partida na anlise das revoltas ocorridas desde o incio da colonizao at meados da segunda metade do sculo XIX. Nesse perodo, surgiram inmeras rebelies populares que se estenderam por todas as regies do pas e tm em comum a luta pela abolio da escravatura e a aspirao pela independncia poltica do pas. Ainda nesse perodo da histria brasileira, a constituio dos quilombos considerada a principal forma de resistncia, por parte dos negros africanos, condio de explorao a que eram submetidos. Essa forma de organizao se constitui num importante legado para as classes desfavorecidas, haja vista que, desde o incio da histria do pas, as lutas por uma sociedade mais justa estiveram presentes.
Os Quilombos foram, justamente expresses marcantes destas lutas, a organizao de negros escravizados, que criavam vrios mecanismos para fugirem dos engenhos onde viviam e trabalhavam, para construrem comunidades livres, atraindo tambm brancos pobres, indgenas, caboclos, motivados pela perspectiva de uma vida livre. Nestas comunidades, experimentavam uma organizao da produo em certos casos muito desenvolvida, com tcnicas agrcolas avanadas, artesanato, metalurgia, uma nova organizao poltica, qualitativamente diferente da Colnia de Portugal, uma dinmica social com princpios de liberdade e igualdade. (BRITO, 2005, p. 14).

Alm das revoltas de escravos, esse perodo foi marcado por uma srie de acontecimentos, tais como: a Revoluo Pernambucana, de 1817, as rebelies contra as Juntas Constitucionais e Infantarias Lusas (Bahia, Par, Piau e Paraba), a Confederao do Equador (Recife), a Balaiada (Maranho), a Setembrada e a Novembrada (Pernambuco), a Cabanagem (Par), a Guerra dos Farrapos (Rio Grande do Sul), a Sabinada (Bahia), a Revoluo Praieira (Pernambuco) e outros (SOARES DO BEM, 2006, p. 1140-1141). Se, por um lado, as inmeras rebelies tm significativa importncia do ponto de vista da classe trabalhadora, desfavorecida, por ter proporcionado uma aprendizagem de que somente atravs de lutas que se pode modificar a condio de existncia; por outro, no se pode esquecer que essas lutas se deparam com diversos entraves, j que se colocam em

40 confronto com os interesses da classe hegemnica, o que, no sculo XIX, caracterizado pela forte represso, por parte do governo, s rebelies populares. Na Cabanagem (1835-1840), por exemplo, a represso contra a revolta cabana chegou a assassinar cerca de 30% da populao do Par na poca, estimada em cem mil habitantes (ALMEIDA, 2010, p. 294). Vale mencionar tambm que, entre o final do sculo XIX e o incio do sculo XX, aconteceram vrias revolta que ficaram conhecidas na histria do pas como Movimentos Messinicos. Trata-se de movimentos comandados por um lder religioso, um messias, que, a partir de suas pregaes religiosas, passa a reunir um grande nmero de fiis camponeses pobres numa nova forma de organizao popular, que foge s regras tradicionais e, por isso, vista como uma ameaa ordem constituda. So exemplos desses movimentos messinicos: Canudos (1893-1897), na Bahia, e Contestado (1912-1916), entre Paran e Santa Catarina, os quais so considerados por Brito (2005) como as primeiras tentativas de reforma agrria no Brasil, e que foram barbaramente reprimidas pelo Estado, em verdadeiras guerras sangrentas. J no sculo XX, o movimento sindical se expressou como a principal forma de organizao entre os movimentos sociais, em decorrncia do desenvolvimento de uma economia urbano-industrial. Tal organizao sofreu influncia decisiva das experincias dos imigrantes europeus, principalmente no que diz respeito ao trabalho assalariado e aos direitos trabalhistas conquistados em seus pases de origem, isto , uma realidade muito diferente da encontrada no Brasil, o que os motivou a se organizarem formando o que viria a ser os sindicatos. Assim, o movimento sindical sofreu diversas influncias, como a dos anarquistas, no incio do sculo; a dos trabalhistas e dos comunistas, na dcada de 1930, a do Golpe Militar, de 1964; e a do novo sindicalismo, a partir da dcada de 1980. At o incio dos anos 1920, as principais lutas dos sindicatos estavam atreladas a melhorias de condies de trabalho dos operrios, os quais reivindicavam, por meio de grandes agitaes em greves, melhores salrios, reduo da jornada de trabalho, descanso semanal, regulamentao do trabalho feminino e infantil. Vale lembrar, no entanto, que nesse momento os sindicatos atuavam sem o reconhecimento do governo, como afirma Sousa (2002, p. 121), ao afirmar que: Os primeiros sindicatos, no Brasil, surgiram como sociedade civil, no reconhecida, mas independentes. Esse no reconhecimento por parte do Estado teve como consequncia uma srie de violentas represses, com prises e expulses de imigrantes, o que resultou no enfraquecimento do movimento operrio por boa parte dos anos 1920, e tambm o movimento no obteve resultados prticos com relao a suas

41 reivindicaes por mudanas das condies de trabalho nas fbricas, supramencionadas anteriormente. Na dcada de 1930 foram implementadas algumas reformas que, por um lado, atendiam parte das reivindicaes dos operrios e, por outro, constituam uma estratgia do governo para controlar os sindicatos, inibindo, dessa forma, sua atuao. Foi o que aconteceu, por exemplo, com a publicao do Decreto n 1970, de 1931, de acordo com o qual os sindicatos tiveram reconhecido seu direito de representao, mas, em contrapartida, foram caracterizados como rgos auxiliares do Estado, cuja constituio passava a depender de autorizao prvia do Ministrio do Trabalho, Comrcio e Indstria, criado em 1930. (SOUSA, 2002, p. 121). Nos anos 1940, o movimento operrio volta a crescer, especialmente com a promulgao da Constituio Liberal de 1946, que vigorou at 1964. Por um lado, ela garantiu liberdade de associao e organizao aos trabalhadores; por outro, preservou a estrutura sindical caracterizada pelo controle do governo sobre os sindicatos. Mesmo diante do rgido controle que os sindicatos eram submetidos pelo Ministrio do Trabalho, no impediu que a sociedade civil se organizasse em sindicatos paralelos aos oficiais, numa tentativa de fuga ao controle exercido pelo governo, tendo destaque os movimentos de associaes de moradores nas reas perifricas das cidades. Na dcada de 1950 e incio dos anos 1960, so as organizaes camponesas que se destacaram no cenrio das lutas sociais, em torno de uma s bandeira: a reforma agrria, mas tambm com objetivo de formar sindicatos rurais no intuito de fortalecer as lutas da classe trabalhadora rural, haja vista que esta categoria encontrava-se atrasada na questo da organizao sindical, se comparada com outras categorias como a classe operria, por exemplo. At 1956, de acordo com Sousa (2002), nenhum sindicato de trabalhador rural havia sido reconhecido pelo Ministrio do Trabalho; em 1957, apenas trs tinham sido reconhecidos, sendo que, at 1960, no Brasil todo, somente oito sindicatos conseguiram o reconhecimento do governo. Isso no quer dizer, porm, que outros no estivessem organizados. O autor ainda descreve que, no ano de 1962, o governo brasileiro publicou duas portarias a de n 209A, de 25 de junho de 1962; e a de n 355A, de 21 de novembro de 1962 com a inteno de facilitar a legalizao e reconhecimento dos sindicatos rurais, resultando na oficializao de mais de cem, nesse mesmo ano. Enquanto o reconhecimento dos sindicatos rurais caminhava a passos lentos, os camponeses organizavam-se nas Ligas camponesas, dando visibilidade questo da reforma

42 agrria e contribuindo significativamente para a organizao dos trabalhadores rurais. Porm, o regime militar dissolveu as ligas camponesas e desencadeou um violento processo de represso ao movimento sindical de forma geral, perseguindo os comunistas que continuavam no comando de sindicatos (SOUSA, 2002, p. 124). O fim das Ligas camponesas, em 1964, no impediu que outros movimentos de resistncia no campo surgissem. A onda de represso que tomou conta do pas, sobretudo na primeira dcada da ditadura militar, desmobilizou o modo de estruturao e de conduo das lutas da maioria dos movimentos sociais, que passaram de um plano de atuao concreta para uma atuao na clandestinidade. Em meados da dcada de 1970, os movimentos sociais reaparecem no cenrio poltico brasileiro, com carter ainda mais popular, pois [...] as pessoas que passam a encabear a luta so oriundas de vrios lugares (vilas, favelas, zona rural) (BARRA; FURTADO, 2004, p. 47). Nesse contexto, as principais reivindicaes estavam voltadas para a satisfao das necessidades mnimas de sobrevivncia da populao pobre, tais como: moradia, saneamento bsico, creches, transportes, sade, terra para plantar etc. Outro ponto a destacar foi o episdio das greves dos metalrgicos, que ocorreram na regio do ABC paulista, no final da dcada de 1970, contribuindo para a criao do Partido dos Trabalhadores (PT) e para a reorganizao, na dcada seguinte, do movimento operrio atravs das centrais sindicais: Central nica dos Trabalhadores (CUT) e Central Geral dos Trabalhadores (CGT). A dcada de 1980 foi marcada pelo surgimento dos novos movimentos sociais, que passaram a abraar outras demandas, como a questo das mulheres, dos homossexuais, dos negros, das crianas, dos ndios, do meio ambiente, entre outras:
De fato, os novos movimentos sociais no se esgotaram em demandas somente por insero socioeconmica, mas pleitearam uma ampla reformulao dos padres culturais. Mulheres, homossexuais e negros, por exemplo, passaram a formular diferentes estratgias para o desenvolvimento de polticas da diferena, levantando uma nova ordem de demandas relativas aos modernos direitos sociais, que impuseram o tema da identidade como central nessas demandas. (SOARES DO BEM, 2006, p. 1152).

Neste contexto, cabe salientar a contribuio do Movimento Diretas J (19841985), para pr fim ao regime militar, uma vez que esse movimento foi decisivo no processo de eleies diretas para presidente da Repblica; e do amplo movimento pela Constituinte, que resultou na Constituio de 1988, na qual se verificaram avanos importantes com relao aos direitos sociais.

43 Se nas duas dcadas precedentes os movimentos sociais tiveram grande visibilidade em funo da acentuada atuao mediante greves e manifestaes nas ruas, na dcada de 1990, no entanto, estes perderam tal visibilidade pelo fato de haver um declnio das formas de atuao, motivo pelo qual Alguns analistas diagnosticaram que eles estavam em crise porque haviam perdido seu alvo e inimigo principal o regime militar (GOHN, 2007, p. 19-20). Todavia, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) foi, nesse perodo, o movimento social mais atuante, ao lado das Organizaes No-Governamentais (ONGs), que tiveram maior destaque.
[...] as ONGs passaram a ter muito mais importncia nos anos 90 do que os prprios movimentos sociais. Tratam-se de ONGs diferentes das que atuavam nos anos 80 junto com os movimentos populares. Agora so ONGs inscritas no universo do Terceiro Setor, voltadas para a execuo de polticas de parceria entre o poder pblico e a sociedade, atuando em reas onde a prestao de servios sociais carente ou at mesmo ausente, como na educao e sade, para clientelas como meninos e meninas que vivem nas ruas, mulheres com baixa renda, escolas de ensino fundamental etc. (GOHN, 2007, p. 22).

O fato de os movimentos sociais terem perdido visibilidade no quer dizer, necessariamente, que eles tenham deixado de existir, apenas mudaram suas formas de atuao, haja vista que a conjuntura poltico-econmica brasileira havia mudado, especialmente com o advento do neoliberalismo, em que o Estado exime-se da garantia dos direitos bsicos populao. Deste modo, a partir de 1990, os movimentos sociais passam a se organizar de forma institucionalizada, com destaque na criao de Fruns Nacionais, os quais promovem discusses sobre os problemas sociais, definindo metas e estratgias no sentido de solucion-los, e [...] isso lhes possibilitou sair do nvel apenas reivindicatrio, para um nvel mais operacional, propositivo (GOHN, 2007, p. 24). Outra questo marcante desse perodo foi a articulao dos movimentos populares com outros tipos de movimentos sociais, por meio da criao da Central dos Movimentos Populares. No incio do sculo XXI, os movimentos sociais adquirem outra forma de mobilizao, caracterizada pela atuao em redes, o que, na verdade, constitui uma evoluo do modelo organizacional edificado nos anos 1990. Agora os movimentos sociais passam a se articular no mais exclusivamente por demandas locais, mas tambm por demandas mais abrangentes como a questo da globalizao, do meio ambiente, dos direitos humanos, etc. No livro Movimentos sociais no incio do sculo XXI, Gohn (2007, p. 31-32) apresenta dez eixos temticos sobre os quais as lutas e demandas dos movimentos sociais no Brasil esto agrupadas, a saber:

44
(1) lutas e conquistas por condies de habitabilidade na cidade, nucleados pela questo da moradia, expressa em trs frentes de luta: a) articulao de redes sociopolticas que militam ao redor do tema urbano (do habitat, a cidade propriamente dita) e participaram do processo de construo e obteno e um Estatuto da Cidade; b) movimentos sociais populares dos Sem-teto (moradores de ruas e participantes de ocupaes de prdios abandonados); c) contra a violncia urbana (no trnsito, ruas, escolas, aes contra as pessoas e seu patrimnio); (2) mobilizao e organizao popular em torno de estruturas institucionais de participao na estrutura polticoadministrativa da cidade (Oramento Participativo e Conselhos Gestores); (3) mobilizaes e movimentos de recuperao de estruturas ambientais, fsico-espaciais (como praas, parques), assim como de equipamentos e servios coletivos (rea da sade, educao, lazer, esportes e outros servios pblicos degradados nos ltimos anos pelas polticas neoliberais); (4) mobilizaes e movimentos contra o desemprego; (5) movimentos de solidariedade e apoio a programas com meninos e meninas nas ruas, adolescentes que usam drogas, portadores de HIV e de deficincias fsicas; (6) mobilizaes e movimentos dos sem-terra, na rea rural e suas redes de articulaes com as cidades via participao de desempregados e moradores de rua, nos acampamentos do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra); (7) movimentos tnico-raciais (ndios e negros); (8) movimentos envolvendo questes de gnero (mulheres e homossexuais); (9) movimentos rurais pela terra, reforma agrria e acesso ao rdito para assentamentos rurais; e (10) movimentos contra as politicas neoliberais e os afeitos da globalizao (contra Alca, Frum Social Mundial etc.).

No sentido de promover uma estreita relao com o conceito que se assemelha luta dos pescadores artesanais e aps analisar vrios autores que discutem movimentos sociais, compreende-se, a partir da viso de Souza (2006, p. 29), que evidente:
[...] na historicidade dos movimentos sociais a busca pela liberdade, lutas contra a opresso e pela organizao de um modo de vida especfico. Os movimentos sociais so respostas conjuntas dos sujeitos aos problemas da sua realidade, reivindicando melhorias, ao mesmo tempo construindo histria.

Os movimentos sociais, de acordo com Grzybowski (1987), constroem sua prpria maneira de se organizar, de lutar, de participar das discusses polticas onde esto inseridos. Essa maneira de participar dos movimentos fruto das reflexes construdas a partir do trabalho, como saberes desenvolvidos no contexto interno do movimento. Dessa forma, o trabalhador cria-se identidade e apresenta para o mundo sua concepo poltica e ideolgica. Os movimentos sociais, portanto, tm desenvolvido uma dinmica que afirma sua identidade social, ao mesmo tempo ampliam sua participao na discusso poltica na sociedade (GRZYBOWSKI, 1987). Um movimento que objetiva mudana generalizada em todos os setores da sociedade , segundo Touraine (1989, p. 233), um processo que combina princpio de identidade, de um princpio de oposio e um princpio de totalidade, quer dizer, a definio

45 de um grupo de disputa de interesse. Essa necessria anlise e reflexo do processo de aprendizagem que os movimentos constroem, atravs de suas lutas polticas e sociais, colocam em debate mudanas na sua essncia do foco perseguido por esses movimentos ao longo da histria. Se for observada a ao concreta desses movimentos, chega-se ao entendimento de que diferentes estratgias, que variam da simples forma unitria de denncia at a organizao coletiva (mobilizao, passeatas, marchas, negociaes, enfrentamento), foram, ao longo do tempo, redefinidas. O que se tem observado que grande parte movimentos sociais no radical no sentido de questionar e ser contra tudo, mas, pelo contrrio, esses movimentos so constitudos por trabalhadores comprometidos com as mudanas da sua realidade concreta. No caso especfico dos sujeitos deste trabalho, a pesquisa permitiu constatar que a organizao em movimento de pescadores foi uma das estratgias encontradas para lutar de forma coletiva em prol dos direitos de uma classe. Suas formas de atuao o descrevem atravs da simples mobilizao por um direito constitucional, e, mais presente, por um diferente meio que o caracteriza como um sistema de redes sociais, com o objetivo de tornlos mais orgnico. Os movimentos sociais tm construdo, segundo Gohn (2006, p. 15): [...] representaes simblicas afirmativas por meio de discurso e prticas. Eles criam identidades a grupos, antes dispersos e desorganizados. Projetam em seus participantes sentimentos de pertencimento social. Compreende-se, portanto, que os movimentos sociais, ao longo da sua perpetuao, se caracterizaram como um movimento de base e de busca de transformao dos trabalhadores em seus diversos aspectos. Representa foras organizadas no sentido de juntar pessoas com o objetivo de buscas sociais, energizando potencialidades por meio de suas prticas e fazeres propositivo. A esse respeito, Gohn (2010, 23) reflete que a atuao desses movimentos de carter progressista tem um sentido de desprendimento e busca permanente, pois [...] atuam segundo uma agenda emancipatria, realizam diagnstico sobre uma determinada realidade, constroem propostas e articulam aes coletivas que agem como resistncia excluso e lutam pela incluso social. As lutas em defesa principalmente da cultura local, neste caso, a dos pescadores artesanais, ajudam na construo de um novo padro de civilidade orientado para a formao primeira do ser humano e no to somente em preparar o homem para o mercado, como querem as polticas neoliberais de carter excludente.

46 Podemos perceber, ento, a ligao dos pescadores em movimentos sociais medida que h uma interao com o uso dos espaos e com os recursos hdricos; a primeira, caracterizada pela falta do pescado e utilizao de diversos tipos de apetrechos de pesca, e a segunda, pela implantao dos grandes projetos na Amaznia nesse caso o da Usina Hidroeltrica de Tucuru.5 Nesse projeto, houve, sem dvida, interveno por parte dos movimentos sociais:
A construo da Hidreltrica de Tucuru, ao subsumir o modo de vida dos pescadores da regio Tocantina, foi-lhes forando uma tomada de conscincia frente realidade propugnada por essa ao minero-energtica, resultando no fortalecimento de processos organizativos e na construo de saberes como elementos para refletir e direcionar suas prticas polticosociais de enfrentamento face dinmica sociometablica do capital na regio. (RODRIGUES, 2012, p. 35).

Nesse contexto, os pescadores, colocados diante de um amplo campo de embate, necessitam da politizao e da formao de movimentos sociais para discutir questes que envolvem seus espaos de vida, sua moradia, seu trabalho, dentre outros. Destaca-se, enfim, a emergncia de um novo personagem social, que o pescador artesanal. Enquanto o capital pregava o desenvolvimento regional com a construo da Hidreltrica de Tucuru, com mudanas na qualidade de vida, os pescadores, diante do exame da realidade propugnada por aquele e o cotidiano por eles vivido, construam formas opostas de entender a realidade e de nela intervir. Assim, os pescadores artesanais exerceram, segundo Silva (1988), papel ativo em importantes momentos de luta social no Brasil, como podemos destacar na abolio da escravatura, na revolta dos cabanos e em outros momentos considerados importantes no cenrio nacional. A esse respeito, Campos (1984, p. 4) observa que:
[...] foi na Cabanagem onde se visualizou o pescador participando de reaes por uma melhoria na qualidade de vida. Os Cabanos como eram chamados os integrantes da Cabanagem em sua maioria, eram pessoas que moravam em reas ribeirinhas da Amaznia, estando inseridos neste espao geogrfico, os pescadores. No entanto deve ser lembrado que a Cabanagem no era uma reao genuna dos trabalhadores da pesca, mais um processo onde o objetivo era um projeto maior de conquista social.

Podemos depreender, ento, que os movimentos sociais dos pescadores no Brasil, sempre estiveram ligados ao contexto poltico em que vivenciaram a cada poca. A construo da autonomia, como sendo a principal arma desses sujeitos, s foi possvel na
5

A construo da Usina Hidroeltrica de Tucuru, no Par, promoveu um desastre ambiental, o aparecimento de doenas, a diminuio do pescado da regio e o xodo dos pescadores para condies de extrema pobreza na zona urbana do municpio de Camet, segundo texto da Revista da Z-16 (MMA, 2006).

47 conjuntura brasileira a partir dos anos 1980, ganhando visibilidade aes importantes como os seminrios sobre a pesca artesanal, realizados em Braslia em 1985, e o chamado Movimento de Constituinte da Pesca,6 iniciado em fins de 1984 (CARDOSO, 2001, p. 101). A autonomia para os pescadores era pensar os interesses dos movimentos sociais a partir de planejamentos estratgicos em termos de metas e programas e significava, alm do conflito, estabelecer a incorporao de metas para priorizar a construo permanente da cidadania. Percebe-se, tambm, que novas estratgias foram institudas, ainda que de forma incipiente, como a articulao de proposta para o setor da pesca em nvel nacional. Vale lembrar que a Igreja Catlica, atravs da Comisso Pastoral da Pesca (CPP), foi de fundamental importncia para a compreenso ideolgica e tambm a iniciadora da articulao e da mobilizao dos pescadores artesanais na realidade contempornea. Soma-se a isso a organizao dos pescadores no Movimento Nacional dos Pescadores (MONAPE), nascido na dcada de 1970, a partir do Estado de Pernambuco, e que tinha como objetivo a formao e organizao de pescadores nas colnias. A caracterstica do MONAPE era procurar uma referncia de mobilizao, em que, segundo Sztompka, (1998, p. 465), pudesse formar:
Uma coletividade de indivduos atuando juntos; objetivo comum da ao, uma certa mudana na sociedade, definida pelos participantes de maneira similar; a coletividade relativamente difusa, com um baixo nvel de organizao formal; as aes tem um grau relativamente alto de espontaneidade, assumindo formas no-institucionalizadas e noconvencionais.

Nesse sentido, o papel primordial do MONAPE esteve ligado organizao da categoria de pescadores artesanais, defesa do meio ambiente, elaborao de propostas de polticas pesqueira, resgate da valorizao desses sujeitos, fazendo com que eles tivessem clareza dos problemas de sua realidade e, assim, de forma conjunta, reivindicar melhorias, ao mesmo tempo construindo historicamente outra perspectiva de vida. A existncia desses movimentos, conforme observa Nogueira (2005, p. 78), revelam esforos de reinveno, caracterizados seja movimentao social, seja ao campo poltico-cultural, mais especificamente demarcado pela esquerda e pela democracia, isto :
[...] a movimentao alternativa foi ganhando mpeto e se alastrando por diferentes pases, infiltrando-se como opinio e como incentivo ao, pelos interstcios da vida contempornea, a ponto de reivindicar a constituio de uma sociedade civil a ela vinculada. (NOGUEIRA, 2005, p. 78).
6

A constituinte da pesca considerada um marco que deu visibilidade categoria e alavancou os processos recentes de organizao dos pescadores.

48 A formao dos movimentos sociais contribuiu tambm para democratizao e construo do espao pblico no Brasil, medida que:
[...] as massas se articulam em torno do projeto hegemnico da classe trabalhadora, elas se libertam da condio amorfa e fragmentada em que vivem, elas se tornam o ator coletivo histrico que promove a superao de todo particularismo, estabelecendo, no horizonte socialista, uma nova grandeza tico-poltica. (COSTA, 2002, p. 41).

Confrontos, embates, lutas braais em atividades de passeatas foram cedendo lugar para a proposio. Ser propositivo estabelecer relaes de penetrao de ideias e, para tanto, h de se efetivar polticas pblicas pensadas por esses sujeitos nesses espaos coletivos, sendo necessrio formar o que Gramsci (2004) chama de intelectuais orgnicos, a fim de representar os movimentos nas negociaes, nos fruns, nos debates. Por isso, aumenta cada vez mais o nmero de militantes que tm adentrado s universidades na busca da sistematizao cientfica dos saberes. Segundo Bava (1994; 65), a populao menos favorecida v sua excluso cada vez mais evidente quando discute sua participao nas polticas pblicas empreendidas dentro da sociedade sade, educao, trabalho, alimentao, segurana, transporte, moradia e outros , o que aumenta o sentimento de desesperana, pois as expectativas de melhoria de condies de vida tornam-se cada vez mais minimizadas pela lgica do mercado, em que o capital faz com que haja a massificao das relaes sociais de pessoas que tm em comum a maximizao da situao de misria e excluso por conta da indisponibilidade de acesso ao acelerado desenvolvimento tecnolgico, que, como um rolo compressor, esmaga todos aqueles que no acompanham seu ritmo desenfreado. Essa grande parcela da populao que aspira participar das decises polticas com os mesmos direitos e representatividade, para que possam discutir e analisar os problemas, prope alternativas que atinjam de forma benfica suas bases sociais, tendo seus direitos garantidos como verdadeiros cidados, sendo sujeitos ativos na transformao do espao de vivncia. Para que haja a participao macia dentro dos movimentos sociais, faz-se necessrio desconstruir um modelo de conscincia que, por muito tempo, tem garantido o usufruto do lazer dos detentores dos meios de produo em detrimento do suor da classe trabalhadora. Porm, o que se busca uma possibilidade de se criar uma nova realidade diferente desta que est construda sem participao direta daqueles que carregaram os tijolos,

49 bateram a massa, plantaram as sementes, prepararam o alimento. Para tanto, Bava (1994, p. 61) reafirma que necessrio que a participao poltica torne-se um exerccio constante, voltada para a participao do homem e da mulher, como cidados conscientes de seus direitos, e que sejam respeitadas suas diferentes realidades, saberes construdos na prtica comunitria de seu cotidiano, rompendo com toda e qualquer forma de discriminao e preconceito. A concepo central que deve alimentar a luta do homem e da mulher nesses movimentos o pleno entendimento de que, para atingir a condio de seres sociais usufruindo de forma integral seus direitos, fazendo jus s suas potencialidades diversificadas, deve-se constituir na base das relaes entrelaadas pelo trabalho, e que envolvem seus semelhantes e a prpria natureza, da qual utilizam recursos necessrios sua sobrevivncia. Portanto, a ao humana deve tornar-se objeto de reflexo crtica, diante das circunstncias de vida (problemas, lutas e conquistas), levando a libertao contra a opresso e a excluso social, no que diz respeito s etnias, ao sexo, religio, aos gneros e a outros, com plenos direitos ao trabalho e dignidade humana. Frei Betto (1994, p. 43) consegue definir muito bem tal anseio quando afirma que:
No momento em que o homem emerge da percepo de vida como mero processo biolgico para a percepo da vida como processo biogrfico, histrico, ele comea a fazer a sua revolta como um marginal e bandido um potencial de contestao poltica. Ele comea a situar-se como um ser poltico.

Podemos afirmar, ento, que os movimentos sociais reinventam o processo educativo. As mudanas s acontecem quando os sujeitos tomam conscincia de suas situaes e resgatam suas capacidades de indignao, e, para isso, a mobilizao e a contestao funcionam como despertadores de conscincias, mostrando as muitas realidades e os fatores em comum, e discutindo possibilidades de mudana. nesse sentido que Arroio (2001, p. 185) chama a ateno: s vezes estamos to centrados na escola, temos um escolacentrismo to grande e pensamos que, se os excludos no passam pela escola, continuaro na barbrie. Fora da escola no h salvao. Por ser a escola primordial para a vida do ser humano, o movimento social busca reeducar a escola e o prprio conhecimento, como observa Arroio (2001, p. 187):
O conhecimento nos humaniza medida que vamos humanizando-nos. O conhecimento torna-se mais humano, tem outro sentido para ns e para a escola. Somos capazes de entender o verdadeiro sentido at da escola e da teoria pedaggica na medida em que os humanizamos.

50 Fica evidente, portanto, que a constituio do sujeito passa por um sistema de compreenso ideolgica de formao do ser. Esse processo tem como princpio bsico a construo coletiva que s se torna possvel num contexto de proposta poltica, isto , envolve uma viso de mundo, de sociedade que se contrape ao que hoje se apresenta como hegemnico. Acerca da hegemonia, Costa (2002, p, 40) afirma que ela:
[...] conquistada tambm e at mais propriamente no plano cultural, expressando assim, a capacidade de uma classe especfica para dirigir moral e intelectualmente o conjunto da sociedade produzindo consensos em torno de seu projeto poltico.

Ressignificar sua prpria histria, procurando elementos de contra-hegemonia, como afirma Gramsci (2004) e proporcionando uma capacidade transformadora dos e pelos prprios sujeitos, o grande propsito desses movimentos vinculados ao setor da pesca. Os movimentos dos pescadores artesanais se tornaram foras polticas, na medida em que ampliaram, a partir de um movimento de constituio de sujeitos, sua presena na discusso poltica e social, presena esta marcada pela responsabilidade, compromisso com a sociedade alm do desenvolvimento de diversas identidades, a partir de suas aes e prticas. Os trabalhadores pertencentes regio do baixo Tocantins, em especial, tm uma participao rica em movimentos sociais, organizacionais e polticos (COSTA, 2003). Por meio de diversas formas organizativas esses grupos sociais tm participado de uma luta histrica por reconhecimento de direitos, por garantia de medidas compensatrias, que possibilitem a reordenao social dos seus modos de vida, estruturados na relao direta que estabelecem com os rios e com a floresta. Outra informao relevante alcanada com a pesquisa que, antes da fundao do Sindicato de Trabalhadores Rurais, na dcada de 1970, j existiam as chamadas Sociedades Rurais, que reuniam grupos de agricultores que trabalhavam em mutires. No incio da dcada de 1990, na regio Tocantina, houve uma expressiva mobilizao desses trabalhadores por meio de suas organizaes (sindicatos de trabalhadores rurais, associaes, colnias de pescadores), todos unificados no Movimento em Defesa da Regio Tocantina (MODERT), conseguindo conquistar as primeiras linhas de crdito para a pequena produo familiar, em movimentos que ficaram conhecidos como Grito do Campo.7

O Grito do Campo foi um movimento liderado pelos trabalhadores da rea rural, que foi desencadeado nos anos 1980. Sua principal reivindicao era uma poltica agrcola mais justa. O Grito do Campo abriu caminho para inmeras reivindicaes de trabalhadores no Brasil.

51 Os ribeirinhos,8 na avaliao de Costa (2003), so mais organizados e mais fortemente institucionalizados do que os trabalhadores rurais da terra-firme9. Tanto assim que a organizao dos movimentos sociais com maior peso poltico e social em Camet (e na regio do baixo Tocantins) ainda a Colnia de Pescadores Z-16. Trata-se, segundo ele, da organizao sindical que garantiu as maiores conquistas para seus associados nos ltimos 10 anos, o que trataremos de forma mais aprofundada no decorrer deste trabalho.

2.3. A CONQUISTA DAS COLNIAS DE PESCADORES


Na Amaznia, a constituio de grupos humanos sempre esteve histrica e intrinsecamente articulada com os ecossistemas territorialmente localizados, processo que alguns autores denominam de movimento de mtua determinao. Por meio de diversas formas organizativas, essas famlias tm participado de uma luta histrica por reconhecimento de direitos, por garantia de medidas que possibilitem a reordenao social dos seus modos de vida, estruturados na relao direta que estabelecem com os rios e com a floresta. Portanto, a percepo local dos pescadores indica as transformaes do universo sociocultural em face das mudanas no tempo social e na organizao do espao das reciprocidades das relaes homem-natureza. Nessa perspectiva que foram criadas pela Marinha, na dcada de 1920, as colnias de pescadores, com objetivo de reunir pescadores de todo Brasil para atuarem como guias nos labirintos fluviais e para cuidarem dos pores dos grandes navios, tornando-se um instrumento de controle direcionado para fins operacionais. Silva (1991), ao tratar sobre o processo de criao das colnias de pescadores no Brasil entre os anos de 1919 e 1923, identifica uma dupla estratgia do Estado e do capital para com os pescadores, que eram a de atrelar os pescadores Marinha de Guerra e de organizar um mercado de trabalho para uma pescaria nascente organizada em moldes empresariais. Tal situao de organismo de representao dos pescadores e aparelho do
8

Entende-se por ribeirinho a populao que habita as margens do rio, nas vrzeas, composta por comunidades de pescadores. Nas ilhas a vida diria marcada pelo ritmo das mars. Na mar alta, as casas so totalmente cercadas de gua e pode-se sair apenas com canoa. Retirando-se, a mar descobre terras lamacentas sobre as quais cresce naturalmente a palmeira do aa e, em menor escala, o cacau, que com a pesca e a madeira quando permanecem, so os nicos recursos desta populao que se qualifica de extrativista. 9 A populao da terra firme compe a zona rural mais voltada para a agricultura. Na terra firme, as casas so feitas de madeira e geralmente so cercadas de algumas rvores frutferas. As deslocaes fazem-se com bicicleta ou a p para juntar-se nica estrada sobre a qual passa um nibus dirio. As principais culturas so a mandioca e a pimenta, anualmente completadas pelo arroz, pelo milho e pelo feijo em pequena quantidade. A populao no tem uma forte tradio agrcola, mas uma prtica extrativista, e geralmente consideram a natureza como uma fonte inesgotvel de recursos.

52 Estado, conforme frisado anteriormente, persistiu at 1988, quando o Movimento Constituinte da Pesca, levado a cabo pelos pescadores artesanais e seus organismos de apoio, como a CPP, buscou alcanar a equiparao das colnias aos estatutos dos sindicatos, atravs da promulgao do artigo 8 da atual Constituio Federal. Esse momento pode ser considerado um marco no processo de mobilizao e politizao contempornea da categoria dos trabalhadores da pesca. nesse mesmo contexto histrico que fundada, pela capitania dos portos do Par e Amap, em junho de 1923, a Colnia de Pescadores Z-16 de Camet, com objetivo de servir aos interesses do Estado. Durante muito tempo essa colnia, que passou a representar a categoria dos pescadores, permaneceu subordinada ao Ministrio da Marinha (consideradas reservas), e seus integrantes eram obrigados a prestar servios gratuitos a ela, tais como: guiar navios no labirinto fluvial amaznico, devido ao conhecimento martimo que os pescadores possuam, e pescar para alimentar a tropa da armada. A partir da dcada de 1940, a subordinao das colnias de pescadores passou para o Ministrio da Agricultura, que, entre outras coisas, estabeleceu o estatuto nico para todas as colnias do Brasil, como se fosse uniforme a diferente realidade da pesca nas variadas regies brasileiras. Desse modo, ao invs da subordinao aos militares, as colnias passaram a servir aos interesses de polticos e, por conseguinte, das elites locais. Em Camet, no era diferente. A partir de 1982, com o auge dos movimentos sociais no Brasil, a Prelazia de Camet passou a fazer um grande trabalho de conscientizao dos pescadores, por meio de visitas s comunidades ribeirinhas, encontros, reunies e cursos. A importncia da Igreja Catlica nesse processo de conquista foi fundamental e expressa, com muita propriedade, por Diegues (1995; 130), ao relatar que:
Um fato novo nesse perodo foi o surgimento da Pastoral dos Pescadores, rgo ligado Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil. Com a interveno da Pastoral dos Pescadores, o escopo das lutas foi ampliado, abrangendo temas como a representao democrtica, a comercializao, a aposentadoria e a previdncia social.

Pode-se dizer que, hoje, a representao poltica dos pescadores artesanais dada principalmente pelas colnias de pescadores. O trabalho atual das colnias passa pela busca pelos direitos constitucionais (auxlio-maternidade, auxlio-recluso, aposentadoria por idade, seguro-defeso), bem como pela formao de lideranas sociais no sentido de ocupar cargos polticos representativos nas diferentes instncias, destacando ainda que isso se d por um processo de apropriao educacional e ambiental desses trabalhadores.

53 No caso mais especfico desse estudo, a Colnia de Pescadores Z-16 de Camet, criada na dcada de 1920, s agora nesses ltimos tempos (incio do sculo XXI) tem se articulado como exemplo de demonstrao poltica, resistindo aos desafios de diversas naturezas, demonstrando aes prticas nas discusses sociais, materializando os direitos sociais dos trabalhadores no que tange busca pela efetivao de polticas voltadas para os pescadores artesanais. Um bom exemplo desta atuao da Colnia so os projetos que esta entidade vem desenvolvendo, entre os quais se destacam: Projeto Pescando o Saber (projeto de formao na rea de informtica para os filhos de pescadores); Projeto Pescador Transformador, que um cursinho pr-vestibular, tambm voltado aos pescadores, no sentido de possibilitar o ingresso no nvel superior; Projeto de Gesto e Uso Compartilhado dos Recursos Pesqueiros, que desenvolve ao educativa junto aos pescadores para o uso do rio, levando em considerao que esse espao que d sentido existncia desse pescador. A colnia trata ainda do seguro-defeso, que foi criado devido institucionalizao e regularizao da atividade de pesca como exerccio profissional, o que possibilita ao pescador, quando cadastrado h mais de trs anos, receber esse benefcio por ocasio do perodo de proibio da pesca (perodo de reproduo), que vai de novembro a fevereiro de cada ano. Sobre a atuao poltica desses trabalhadores, Martins (2010) afirma que:
[...] os trabalhadores da Colnia Z-16 tm desenvolvido aes que proporcionam a construo de seus saberes a partir de seus trabalhos e de suas lutas. Em outras palavras, esses sujeitos aprendem nas relaes sociais, a partir de seus trabalhos, que possibilitam compreender, discutir, analisar e propor alternativas de melhores condies de trabalho e vida.

A Colnia Z-16 de Camet, a partir dessas aes, se tornou um espao de construo de relaes, onde os trabalhadores podem se articular em seu ofcio, onde vivenciam e realizam suas aes, registros histricos dos saberes desses sujeitos, numa direo conjunta. Ainda existe em muitas regies como o caso da do baixo Tocantins a formao de associaes de pesca ou grupos de pescadores de cunho duvidoso, muitas vezes criadas com fins eleitoreiros e que buscam espaos de representao junto ao Estado. Essas associaes e grupos no possuem razes comunitrias de formao e no mantm o valor da origem pesqueira como um importante lao de unio; ou seja, so organizados mecanismos para a busca do seguro-defeso, via associaes que no tm nenhuma poltica de beneficio ao segurado, para conseguir tal benefcio o trabalhador se presta, muitas vezes, a pagar por servios inexistentes ou no realizveis.

54 preciso reafirmar que, ao falar da histria de luta desses trabalhadores, estou me referindo ao homem concreto, real e histrico, com sua atividade prtica e material, o pescador. Dessa forma, no comungo e me afasto do homem genrico, assim como do pescador genrico, a fim de evitar equvocos que incorrem quando alguns representantes do capital se referem aos pescadores como se fossem todos iguais. Portanto, os movimentos sociais aqui citados se tornaram foras motrizes, na medida em que ampliam sua presena na discusso poltica e social, presena esta marcada pela responsabilidade, pelo compromisso com a sociedade, alm do desenvolvimento de diversas identidades, a partir de suas aes e prticas. Entendem a sociedade por meio de vrias anlises, compreendem que a sociedade dinmica e, ao mesmo tempo, plural, e onde no prevalece uma nica teoria social. Por intermdio desses acontecimentos, vale lembrar que o Estado brasileiro passou a ter um reconhecimento dos pescadores como uma categoria a partir do incio do sculo XX, quando se estabeleceram as relaes oficiais e com a designao de rgos pblicos para tratarem do tema. A evoluo dessa representao, segundo os estudos de Cotrim (2008), pode ser apreendida na seguinte ordem cronolgica: na dcada de 1920, o Ministrio da Marinha era rgo do Estado responsvel pela organizao da pesca no Brasil; em 1967, durante o governo militar, a pesca estava submetida ao Ministrio da Agricultura, no qual foi criada a Superintendncia do Desenvolvimento da Pesca (SUDEPE) ainda nesse perodo foram criadas as normas do exerccio da pesca, que so vlidas at hoje (Decreto Lei 221/67); em 1989, foi criado o IBAMA, ligado ao Ministrio do Meio Ambiente, para onde migrou a pesca; em 2003, foi criada a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (SEAP) e, no dia 29 de junho de 2009, Dia do Pescador, o presidente Luiz Incio Lula da Silva sancionou a Lei n 11.958, criando o Ministrio da Pesca e Aquicultura (MPA), atendendo ao anseio histrico dos pescadores e aquicultores do pas, onde, atualmente, se encontra a gesto estatal da pesca.

55

CAPTULO III O SENTIDO DO TRABALHO PARA O PESCADOR ARTESANAL


3.1. O SENTIDO DA PESCA ARTESANAL: O TRABALHO COMO

FUNDANTE DO SOCIAL
Discutir a importncia do trabalho para o pescador artesanal requer uma anlise que contemple espaos formativos da dinmica que envolve esses trabalhadores. Busquei, nesse sentido, aprofundar a compreenso acerca do processo constitutivo do pescador artesanal como resultante do seu trabalho, isto , o trabalho enquanto elemento formador da conscincia do sujeito, e este como responsvel direto pela produo social da natureza. Ora, de acordo com Molon (2003, p. 56), a constituio do homem acontece dialeticamente pelo trabalho, no qual a conscincia possui gnese e natureza social e a atividade humana sempre uma atividade mediada socialmente e produtora de significados. J Saviani (1989, p. 152) acrescenta que Trabalho e Educao so atividades especificamente humanas; isso significa que, rigorosamente falando, apenas o ser humano trabalha e educa. Assim, o ser humano, e em particular o pescador artesanal, pelo trabalho, ao transformar a natureza imprimi nesta uma dimenso humana. Podemos dizer ainda que, pelo trabalho, ocorre a passagem do biolgico ao social, vinculando o natural ao humano-cultural. Por isso, esse trabalhador no s se adapta natureza, mas a transforma e, ao transform-la, transforma a si mesmo, pois tem a capacidade de criar o mundo da cultura por meio dos instrumentos de trabalho.
Antes de tudo, o trabalho um processo entre o homem e a Natureza, um processo em que o homem, por sua prpria ao, media, regula e controla seu metabolismo com a Natureza. Ele mesmo se defronta com a matria natural como uma fora natural. Ele pe em movimento as foras naturais pertencentes a sua corporalidade, braos e pernas, cabea e mo, a fim de apropriar-se da matria natural numa forma til para sua prpria vida. Ao atuar, por meio desse movimento, sobre a Natureza externa a ele e ao modific-la, ele modifica, ao mesmo tempo, sua prpria natureza. (MARX, 1982, p. 297).

Por meio do trabalho acontece uma dupla produo: a produo dos objetos culturais e a produo do prprio homem, consoante a ideia de Rodrigues (2005, p. 21):
O homem no nasce pronto e acabado, mas constri seus saberes num conjunto de relao, intermediada pelo trabalho e, nessa relao, educa-se. O homem , para Gramsci, uma srie de relaes ativas que humaniza e se transforma atravs de sua atividade natural e social. Essa transformao coletiva e se d atravs do trabalho na existncia humana. A existncia do homem possibilita agir, pensar, criar. So essas aes que o homem utiliza para construir seu saber. As atividades prticas intermediadas pelo trabalho exigem transformaes que requerem, por sua vez, um objetivo a realizar.

56 A atividade humana caracteriza-se, ento, tanto pela reproduo ou repetio de algo j existente quanto pela criatividade, pela capacidade de imaginar, criar, combinar novas situaes. Sendo o trabalho e a educao atributos do homem, o pescador artesanal no se limita a adaptar-se s condies estabelecidas pelo meio ambiente, pois o trabalho do pescador constitui um leque de significados que precisam ser revistos por meio do processo educativo luz da teoria crtica e do materialismo histrico-dialtico. Acredito ser possvel, ao deter-se nos processos de trabalho como produo histrica, buscar as formas de resistncia da pesca artesanal, mesmo no contexto capitalista.10 Dessa maneira, o pescador artesanal, por intermdio de seu trabalho, foi criando as condies de um distanciamento do seu prprio objeto, graas ao carter social de sua atividade produtiva. Isto , alm de pescar, foi criando a arte da pescaria, produzindo as tcnicas, as diferentes formas de redes de pesca, alternativas econmicas e organizacionais, ao mesmo tempo, em que vai descobrindo o funcionamento das mars, os movimentos da lua e se apropriando de elementos da natureza. Com isso minimamente solucionado, ele aperfeioa suas embarcaes, melhora suas casas, prticas sociais que simbolizam e se comunicam com seu trabalho, o qual , segundo Engels (1952, p. 3):
[...] a fonte de toda riqueza. Assim , com efeito, ao lado da natureza, encarregada de fornecer os materiais que ele converte em riqueza. O trabalho, porm, muitssimo mais do que Isso. a condio bsica e fundamental de toda a vida humana. E em tal grau que, at certo ponto, podemos afirmar que o trabalho criou o prprio homem.

Se, num primeiro momento, o trabalho dos pescadores historicamente era composto por uma atividade apenas de captura, ento seu imaginrio e seus smbolos estavam ligados provavelmente ao pescar para comer e alimentar suas famlias. Isso exigia uma determinada arte de pesca, ou seja, redes e apetrechos adequados a uma quantidade suficiente para um grupo social reduzido, mesmo que a organizao no fosse por famlias, mas sim por comunidades. Vzques (1978), ao afirmar que o ser humano to mais rico quanto maior for sua riqueza de relaes, reflete acerca das mltiplas formas de apropriao da natureza, que produziria uma riqueza proporcional s necessidades do ser humano pleno, pois, no capitalismo, o homem se reduz ao problema do sustento, renuncia s suas necessidades
10

Sobre o processo histrico de constituio do trabalho, Engels (1952, p. 9) descreve que: O trabalho mesmo se diversificava e aperfeioava de gerao em gerao, estendendo-se cada vez a novas atividades. caa e pesca veio juntar-se a agricultura, e mais tarde a fiao e a tecelagem, a elaborao de metais, a olaria e a navegao. Ao lado do comrcio e dos ofcios apareceram, finalmente, as artes e as cincias; das tribos saram as naes e os Estados.

57 humanas em favor da busca pelo trabalho alienado e, consequentemente, pelo dinheiro para sua sobrevivncia. Entendo que o trabalho, no que se refere produo de bens teis materiais e simblicos ou criao de valores de uso, condio indispensvel vida dos seres humanos em relao aos outros. Sobre essa tica, o trabalho transforma os bens da natureza ou os produz para responder, antes de tudo, s suas mltiplas necessidades. Por isso, o trabalho humanamente indispensvel ao homem desde sempre, criador de valor de uso, imprescindvel reproduo da vida.
O processo de trabalho, como o apresentamos em seus elementos simples e abstratos, atividade orientada a um fim para produzir valores de uso, apropriao do natural para satisfazer as necessidades humanas, condio universal do metabolismo entre o homem e a Natureza, condio natural eterna da vida humana e, portanto, independente de qualquer forma dessa vida, sendo antes igualmente comum a todas as suas formas sociais. (MARX, 1996, p. 303).

Para entender a dimenso criadora de vida do trabalho e as formas histricas que ele tem assumido, Frigotto (2010) considera que crucial responder no pergunta genrica: o que ser humano?, mas sim: como se produzem socialmente os seres humanos?. possvel perceber na compreenso histrica fundamental que temos do ser humano por uma tripla dimenso: individualidade, sendo; natureza, constituindo e dependente de ar, gua, comida, ferro, clcio, vitaminas, sais etc.; e ser social, produzindo sua individualidade e natureza em relao aos demais seres humanos. A individualidade que possumos e a natureza que desenvolvemos (nutridos, subnutridos, abrigados, sem-terra, etc.) esto subordinadas ou resultam de determinadas relaes sociais que os seres humanos assumem historicamente (GRAMSCI, 1978). Diferentemente do animal, que programado por sua natureza e, por isso, projeta ou modifica suas condies de vida, adaptando-se e respondendo instintivamente ao meio, os seres humanos criam e recriam, pela ao consciente do trabalho, sua prpria existncia (LUKCS, 1978).
Pressupomos o trabalho numa forma em que pertence exclusivamente ao homem. Uma aranha executa operaes semelhantes s do tecelo, e a abelha envergonha mais de um arquiteto humano com a construo dos favos de suas colmeias. Mas o que distingue, de antemo, o pior arquiteto da melhor abelha que ele construiu o favo em sua cabea, antes de constru-lo em cera. No fim do processo de trabalho obtm-se um resultado que j no incio deste existiu na imaginao do trabalhador, e, portanto, idealmente. (MARX, 1978, p. 298).

58 A partir dessa elementar constatao, Max destaca uma dupla centralidade do trabalho quando concebido como valor de uso: criador e mantenedor da vida humana em suas mltiplas e histricas necessidades e, como decorrncia dessa compreenso, princpio educativo.
O trabalhador, como criador de variedades uso, como trabalhador til, e indispensvel existncia do homem quaisquer que sejam as formas de sociedade necessidade natural eterna de efetivar o intercmbio material entre o homem e a natureza e, portanto, de manter a vida humana (MARX, 1982, p. 50).

Nesse sentido, para Marx, o trabalho assume duas dimenses distintas e sempre articuladas: trabalho como mundo de necessidade e trabalho como mundo de liberdade. Segundo ele, o primeiro est subordinado s necessidades imperativas do ser humano, considerado em sua condio de ser histrico-natural, que necessita produzir os meios da manuteno de sua vida biolgica e social. a partir da resposta a essas necessidades imperativas que, por sua vez, estabelecem relativa variao histrica que o ser humano pode fruir do trabalho mais especificamente humano trabalho criativo e livre ou trabalho no delimitado pelo reino da necessidade:
Em face de cada novo progresso, o domnio sobre a natureza que tivera incio com o desenvolvimento da mo, com o trabalho, ia ampliando os horizontes do homem, levando-o a descobrir constantemente nos objetos novas propriedades at ento desconhecidas. (ENGELS, 1999, p. 4)

Concebemos a atividade humana na perspectiva da abordagem scio-histrica, defendida por Vygotsky (ano), cuja inspirao est em Marx no conceito de trabalho social, o qual apresenta dois sentidos: o primeiro, decorrente das anlises da economia poltica, concebido por ele como atividade alienada e alienante do trabalhador que vive historicamente sob o regime da propriedade privada dos meios de produo; o segundo, como atividade humana criadora decorrente da anlise filosfico-poltica que Marx faz em O Capital (PINO, 2006). O trabalho constitui-se, para Frigotto (2010), em elemento criador da vida humana, em um dever e em um direito. Um dever a ser aprendido e socializado desde a infncia. Trata-se de aprender que o ser humano como ser natural necessita elaborar a natureza, transform-la, e pelo trabalho extrair dela bens teis para satisfazer suas necessidades vitais e socioculturais, adjacentes na vida diria de pescador artesanal.
O ato de agir sobre a natureza transformando-a em funo das necessidades humanas o que conhecemos com o nome de trabalho. Podemos, pois, dizer que a essncia do homem o trabalho. A essncia humana no , ento, dada ao homem; no uma ddiva divina ou natural; no algo que precede a

59
existncia do homem. Ao contrrio, a essncia humana produzida pelos prprios homens. O que o homem , -o pelo trabalho. A essncia do homem um feito humano. um trabalho que se desenvolve, se aprofunda e se complexifica ao longo do tempo: um processo histrico (SAVIANI, 1989, p. 154).

Por outro lado, podemos perceber que o trabalho e a propriedade dos bens do mundo tambm so um direito, pois por eles que os indivduos podem criar, recriar e produzir permanentemente sua existncia. Impedir o direito ao trabalho, mesmo em sua forma capitalista de trabalho alienado, uma violncia contra a possibilidade de produzir minimamente a prpria vida. Desde o sculo XVIII, em quase todas as sociedades, o trabalho vem sendo regulado pelas relaes sociais capitalistas. Trata-se de um modo de produo social da exigncia humana que foi se estruturando em contraposio ao modo de produo feudal e que se caracteriza pela acumulao de capital, mediante o surgimento da propriedade privada dos meios e instrumentos de produo. Para constituir-se, todavia necessitava alm do surgimento da propriedade privada da abolio da escravido, j que era fundamental dispor duplamente de trabalhadores, ou seja, de no proprietrios de meios de instrumentos de produo e tampouco de propriedade de senhores ou donos. dessa relao social assimtrica que se constituem as classes sociais fundamentais: os perifricos trabalhadores que necessitam vender sua fora de trabalho para sobreviver. Daqui que surge o trabalho/emprego, o trabalho assalariado. Tanto a propriedade quanto o trabalho, a cincia e a tecnologia, sob o capitalismo, deixam de ter centralidade como valores de uso e de resposta s necessidades vitais de todos os seres humanos. Sua centralidade fundamental transforma-se em valor de troca com o fim de gerar mais lucros ou mais capital. Por isso, era preciso abolir a escravido especialssima, pois a nica capaz de incorporar um valor maior s demais mercadorias que coletivamente produz. O trabalho assalariado passa a ser a pedra de toque, o manancial de onde se torna possvel a cumulao e a riqueza de poucos, mediante a explorao e a alienao do trabalhador. Mas com a abolio da escravido que em si algo positivo a classe capitalista pde construir ideologicamente uma positividade ao trabalho, explorando, e um critrio de julgamento moral. Pessoa confivel aquela que no vadia, que trabalha e que no fica atoa. A afirmao do trabalho como algo nobre e positivo fundamental nova ordem social capitalista. Trata-se de uma maneira de forar o trabalhador a empregar-se e a submeter-se explorao e alienao.

60 Esse processo de alienao faz com que o salrio recebido pelo trabalhador no fim de semana ou do ms represente apenas parte do tempo pago pelo que produziu de bens ou servios, a outra parte fica com quem empregou o trabalhador. Parte de seu esforo, que tem como resultado mercadorias ou servios, ento alienada, ou seja, apropriado pelo empregador (mais valia). O que mascara essa exposio sua legalizao pelo contrato de trabalho.
A mais-valia sua propriedade, ela jamais pertenceu a outro. Se a adianta para a produo, ele faz, exatamente como no dia em que pela primeira vez pisou no mercado, adiantamentos de seu prprio fundo. Que, dessa vez, esse fundo se origina do trabalho no-pago de seus trabalhadores, no altera absolutamente nada na coisa. Se o trabalhador B ocupado com a mais-valia que o trabalhador A produziu, ento, primeiro, A forneceu essa mais-valia sem que se tenha deduzido um real do justo preo de sua mercadoria, e, segundo, B no tem absolutamente nada a ver com esse negcio. O que B exige e tem direito de exigir que o capitalista lhe pague o valor de sua fora de trabalho. (MARX, 1996, p. 219)

A ideologia dominante passa a ideia de que, ao assinarem um contrato, patro e trabalhador o fazem igualmente livres e nas mesmas condies. Na verdade, a situao do patro, comprador de fora de trabalho, e a do trabalhador, vendedor de sua fora de trabalho, configurem uma relao de classe profundamente desigual. Nesse sentido, o contrato de trabalho, sob o capitalismo, uma legislao da desigualdade ou uma explorao legalizada. O grau de explorao varia de pas para pas ou de regio para regio, fundamentalmente, de acordo com a organizao dos trabalhadores que lutam por leis que lhes garantam direitos e com o maior ou menor nmero de trabalhadores que buscam trabalho. Em tempos de desemprego estrutural, como o que vivemos atualmente, aumenta tambm a explorao e a perda de direitos conquistados.
As grandezas relativas do preo da fora de trabalho e da mais-valia so condicionadas por trs circunstncias: 1) a extenso da jornada de trabalho ou a grandeza extensiva do trabalho; 2) a intensidade normal do trabalho ou sua grandeza intensiva, de modo que determinado quantum de trabalho despendido em determinado tempo; 3) finalmente, a fora produtiva do trabalho, de tal forma que segundo o grau de desenvolvimento das condies de produo o mesmo quantum de trabalho fornece no mesmo tempo um quantum maior ou menor de produto. Combinaes muito diferentes so evidentemente possveis, conforme um dos trs fatores seja constante e dois sejam variveis, ou dois fatores constantes e um varivel, ou, por fim, os trs sejam simultaneamente variveis. Essas combinaes so ainda multiplicadas pelo fato de que, com variao simultnea de diferentes fatores, a grandeza e a direo da variao podem ser diferentes. (MARX, 1996, p. 147).

Em sociedades nas quais os trabalhadores esto mais organizados em sindicatos ou partidos no se eliminou a explorao do trabalho, mas tornou-se menor. Grande parte dos

61 pases europeus tem, hoje, salrio mnimo equivalente a cerca de mil dlares. No Brasil, o salrio mnimo no atinge 270 dlares. Ampla literatura nos mostra as lutas da classe trabalhadora em defesa de seus direitos e como estes so atingidos em tempos de crise. O perodo entre o final do sculo XIX e incio do XX, como nos mostra o historiador Eric Hobsbawm (1995), foi marcado por revoltas, lutas e guerras; na primeira metade do sculo XX, duas guerras mundiais e revolues socialistas de 1917. Portanto, o trabalho, enquanto atividade criadora para os pescadores artesanais, se estabelece em uma relao entre os fenmenos naturais e o outro. Desse modo, sua habilidade e talento circunscrevem-se em seu conhecimento e na utilizao dos seus instrumentos de trabalho em momentos precisos. O objeto da ao do seu trabalho no esttico e exige um saber-fazer sobre um meio em constante movimento e transformao. A formao da identidade desse trabalhador resultante de uma relao de troca com a natureza, onde a reciprocidade o princpio organizador do seu trabalho.

3.2. SABERES TRADICIONAIS E NOVOS SABERES: UMA CONSTRUO ATRAVS DO TRABALHO


Dialogar sobre o saber do pescador artesanal na trajetria de vida a partir do trabalho significa entender que os chamados saberes tradicionais foram criados nas estreitas relaes entre o homem e a natureza. Dessa relao, que nascem os saberes necessrios para a insero do homem na sociedade, pois estabelecem novas possibilidades de trabalhos que advm da transformao do prprio sujeito a partir das relaes sociais. So conhecimentos transmitidos das geraes mais experientes para as mais jovens, principalmente pela oralidade e pelas prticas do cotidiano (MORAES, 2005). medida que o homem amaznico se v diante de fenmenos e situaes particulares, ele desenvolve um conjunto de representaes e significaes que lhes permitam enfrentar as diversas situaes que se apresentam em seu cotidiano, criando sempre novas formas de trabalho. No contexto em que esta pesquisa se encaixa, a tradio interpretada como algo em movimento, dinmico, um conhecimento inveterado transmitido de gerao a gerao, pois o saber tradicional dos pescadores artesanais cumulativo, ou melhor, ele produzido por geraes sucessivas e evolui a cada passagem; emprico, pois se confronta com o teste da experincia diria, com a ida a campo, e dinmico, uma vez que se transforma em funo das mudanas socioeconmicas, tecnolgicas e fsicas.

62 Devido vida que levam, ao conhecimento acumulado e educao que recebem desde pequenos, os pescadores conhecem tambm os limites da coleta de acordo com o ritmo da natureza, tendo, na maioria das vezes, como condio de sua reproduo, a manuteno do equilbrio ambiental. Os saberes tradicionais so, com frequncia, desvalorizados tambm pela comunidade cientfica, por estarem localizados, segundo Allut (2000), na parte mais baixa da rvore do saber, no que diz respeito formao que os pescadores possuem. Nesse pensamento, os pescadores no geram conhecimento confivel, porque no receberam a instruo necessria para isso, ou seja, no frequentaram escolas, nem universidades para o ensino dessas habilidades. Ento no seria possvel que esses saberes tivessem valor de verdade, uma vez que no derivariam do mtodo cientfico. Os conhecimentos tradicionais que os pescadores artesanais trazem em sua bagagem profissional so, dentro de seu lcus, muito importantes do ponto de vista da contribuio para a conservao da natureza, uma vez que esses saberes so construdos pela observao constante do ambiente em que vivem. Logo, o conjunto de saberes tericos e prticos que os pescadores artesanais possuem sobre o comportamento, a reproduo e os hbitos da vida que levam, do trabalho que executam, assim como os ciclos naturais, oferece uma rica fonte de informaes de como manejar, conservar e utilizar os recursos pesqueiros de uma maneira sustentvel. Tratar, portanto, desses conhecimentos dentro da perspectiva da importncia das tradies, conforme a dimenso que assumem atualmente os problemas socioambientais, demonstra o quanto necessrio o surgimento de novos caminhos para a sociedade. Caminhos estes que devem ser compreendidos luz de uma nova sensibilidade e de uma nova racionalidade acerca da natureza. Os saberes, nesse contexto, so vistos como insuficientes, pois foram construdos com base em um empirismo ingnuo, resultante somente de percepes causais elaboradas sem controle no processo de observao. Negam, com isso, a relao secular que os pescadores tm com o ambiente martimo e tambm todo o rico e detalhado conhecimento acumulado ao longo de vrias geraes. Para Castro (2000), esses conhecimentos devem, sim, ser priorizados, objetivando valorizar os recursos naturais para poderem controlar e racionalizar seus usos sob padres ocidentais de sustentabilidade. Cada um busca em seu mbito objetivo semelhante: oferecer certo controle da natureza, no primeiro caso, na forma de explicaes causais, marcadas por teorias complexas de mdio e longo alcance e, no segundo caso, recorrendo a outras estratgias explicativas que

63 necessitam de interpretao rpida, a fim de possibilitar a tomada de decises objetivas e pontuais. Com isso,
No se nega a importncia dos saberes dos pescadores como elemento de fortalecimento de uma identidade classe, mas sim a realidade socioeconmica que inviabiliza a atividade laboral do pescador, impedindolhe que se constitua sujeito de uma prxis produtiva definidora tambm de classe. (RODRIGUES, 2012, p. 160).

Os saberes dos pescadores nesse novo cenrio vislumbram, portanto, dois sentidos: a) um saber dado no movimento da pesca, que se aprende no convvio familiar e cuja dinmica se expressa nas prticas artesanais, nos conhecimentos da natureza, em um carter transgeracional, em que as concepes e crenas so passadas por meio das geraes familiares (MALDONADO, 1986), fornecendo a base da convivncia dos pescadores artesanais entre si e com o seu ambiente.
Atravs do seu conhecimento que tem da natureza que explora para sobreviver do seu trabalho no mar, o homem se apropria, de determinadas maneiras, dos ambientes produtivos e do mundo em que vive. Essa apropriao se realiza no processo de trabalho e o ultrapassa, pois inspira modos de ser e de estabelecer relaes sociais, de constituir famlias, de organizar o trabalho. (MALDONADO, 1986, p. 7).

b) est relacionado tendncia para diminuio do nmero de pescadores artesanais ameaando a continuao da pesca artesanal pelas futuras geraes, pelo fato de a sustentabilidade econmica, ou seja, a pesca artesanal no ser capaz de manter por si s o homem do mar em seu local de morada. Sendo assim, temos uma contradio no que se refere ao trabalho e, por conseguinte, educao no contexto dos pescadores artesanais, pois, ao mesmo tempo em que o saber transmitido maioria das vezes de pai para filho, esses pais no desejam que seus filhos reproduzam esta cultura. Torna-se preponderante, ento, buscar compreender que variveis estariam ocasionando tais ambivalncias. No que tange primeira questo, segundo Costa (2004, p. 257), o saber familiar e a dependncia dos recursos naturais levam a crer que a atividade da pesca artesanal se d de forma exclusiva como prtica de subsistncia. Com relao segunda proposio, o desejo dos pais de mudana da atividade pesqueira para os seus filhos ocorre pela falta de acesso aos bens sociais e de polticas pblicas centradas com nfase maior nos centros urbanos.

64 Podemos considerar que as comunidades de pescadores construram um repertrio de conhecimentos sobre os produtos dos rios e da mata, como peixes, camaro, aa, ervas, madeira, palhas, frutas, que, por meio dos seus saberes, tm garantido usos mltiplos desses recursos, utilizados tanto na sua dieta alimentar e no tratamento de suas doenas, quanto na fabricao de objetos domsticos e de apetrechos de pesca, na construo de suas moradias e na comercializao de pequenos excedentes. O rio e a terra so compreendidos no s como espao de trabalho, mas tambm de moradia, sobrevivncia, de convivncia comunitria e de educao. Essas representaes esto associadas ao existir pessoal e comunitrio, sobretudo, em torno de uma conscincia ecolgica associada necessidade de sobrevivncia humana. Cotidianamente, na relao direta com diferentes ambientes, constroem, ampliam ou reconstroem saberes que tm garantido uma relao responsvel com os recursos da natureza.

65

CAPTULO 4 ACORDOS DE PESCA: UMA ALTERNATIVA ECONMICA E ORGANIZACIONAL


4.1. OS ACORDOS DE PESCA E A RELAO COM O MEIO AMBIENTE A politizao dos pescadores instrumentalizados em suas manifestaes ao longo dos ltimos anos tem sido acompanhada de uma maior visibilidade destes sujeitos sociais como agentes polticos em luta por melhores condies de trabalho, moradia, sade e pela valorizao de seu saber. Assim, segundo Saviani (1989, p. 154), diferentemente dos animais, que se adaptam natureza, os homens tm de adaptar a natureza a si, agindo sobre ela e transformando-a e, em ltima instncia, ajustando a natureza s suas necessidades:
Podemos distinguir o homem dos animais pela conscincia, pela religio ou por qualquer coisa que se queira. Porm, o homem se diferencia propriamente dos animais a partir do momento em que comea a produzir seus meios de vida, passo este que se encontra condicionado por sua organizao corporal. Ao produzir seus meios de vida, o homem produz indiretamente sua prpria vida material. (Marx & Engels, 1974, p. 19).

Por conseguinte, ao propor uma discusso sobre acordos de pesca, inicia-se, sem dvida, um debate sobre o meio ambiente. Assim, diante da crise socioambiental, a Educao Ambiental surge como proposta para enfrentar esta conjuntura, demandando um processo educativo que direcione para o contexto em que vive a comunidade, promovendo mudanas nas suas formas de organizaes e mobilizaes, e gerando processos participativos. Os pescadores artesanais, dentro da lgica do ir alm, fazendo com que nossas aes se traduzam em escolhas e atitudes claras e em efeitos coletivos e sociais (LOUREIRO, 2004, p. 48), vm buscando potencializar o processo de vivncia na construo de sonhos possveis no contexto dos acordos de pesca. A articulao com outros setores para a reformulao dos instrumentos de gesto da pesca, pela incorporao da pesca de pequena escala como escopo das polticas para o setor, para que seja cumprida a legislao ambiental e para encaminhamento de denncias e lutas, entre outros aspectos, apontam no s para os conflitos presentes na atividade pesqueira como tambm a importncia do que convencionou tratar de pesca artesanal, convergindo para novas prticas e estratgias de preservao dos recursos naturais. O processo educativo deve impulsionar, sem dvida, a necessidade de interesse coletivo, interrogando prticas desafiadoras, questionando situaes de explorao por meio do esforo permanente de construo de alternativas econmicas e sociais.

66 plausvel acreditar que uma educao conscientizadora possa desencadear um processo para libertao do ser humano, tal como Freire (1996) acreditava, entretanto, deve-se compreender que a emancipao do ser humano envolve a inter-relao dos fatores polticos, sociais e educacionais. No se pode esquecer ainda que a educao possui, de acordo com Freire (1996), uma funo utpica, entendida como um processo de autorreflexo das contradies do presente e reflexo crtica do futuro. O compromisso que se apresenta, dessa forma, Educao Ambiental o da denncia do modelo da racionalidade econmica e o anncio da possibilidade alternativa que permita construir um modelo capaz de ser integrado gesto coletiva a que esto sugerindo os pescadores atravs dos acordos de pesca. Esta importncia se baseia na adoo de tcnicas de captura de maior seletividade e de menor escala de depredao, podendo ser considerada menos impactante ao ambiente explorado, pois a pesca extrativa, que consiste em um processo de apropriao da natureza pelo trabalho humano, apresenta uma forte dependncia dos processos naturais. Alm do aparato tecnolgico e da aproximao com o objeto de trabalho, a pesca artesanal pressupe o conhecimento de alguns fenmenos naturais, tais como o conhecimento de ventos, guas, mars, fundos, correntes, comportamento de cardumes e uma srie de outros processos, formando sistemas cognitivos prprios para a interpretao, apropriao e representao desses conhecimentos. O conhecimento gerado neste processo, que tem entre suas caractersticas uma observao contnua da natureza, uma histria vivida e observada de sucesso de contatos com o meio aqutico, tem servido reproduo das pescarias e fornecem elementos para a ao dos pescadores frente s questes ambientais tornando importante a contribuio do conhecimento dos pescadores na definio das polticas para o setor, aliando ao saber produzido na esfera das cincias que tem por objeto a atividade pesqueira. medida que o homem foi se distanciando da natureza e passou a encar-la como uma gama de recursos naturais disponveis a serem transformados em bens consumveis, comearam a surgir problemas socioambientais e a ameaa da sobrevivncia no nosso planeta. A Educao Ambiental surgiu ento como uma necessidade de mudana na forma de encarar o papel do homem no mundo, uma vez que parte da sensibilizao para conscientizar os indivduos sobre suas atitudes em relao ao meio em que vivem. Para que se possa compreender a Educao Ambiental em um contexto mais amplo, que englobe o seu carter no s biolgico e social, mas cultural, poltico e histrico,

67 necessrio primeiramente entendermos as relaes da natureza com o homem e a sociedade, uma vez que essas relaes indicam caminhos diferentes para pensar a educao ambiental. A compreenso dessas relaes implica no entendimento de representaes diferenciadas acerca do meio ambiente, que se caracterizam, segundo Tozoni-Reis (2004, p. 33), por trs concepes distintas e tendenciais da relao homem-natureza: aquelas que consideram pressuposto bsico o sujeito natural, o sujeito cognoscente ou o sujeito histrico. A primeira concepo diz respeito s ideias de que o homem deve se submeter s leis da natureza, uma vez que ele apenas mais um elemento presente nela. Percebe-se que esta uma viso bastante romantizada, idlica, onde, para se voltar ao equilbrio ambiental, deve-se voltar ao equilbrio natural; o homem um perturbador, dominador da natureza. A humanidade domestica, domina e se apropria de seus recursos; qualquer interveno humana intrinsecamente negativa, sendo que todas as vezes que o homem se volta para a natureza tem a inteno de tirar algum proveito em seu prprio benefcio. Essa representao se caracteriza como o sujeito natural, e, em muitas cincias, ainda hoje, prevalece pensamento. Essa representao se caracteriza como o sujeito natural, e em muitas cincias, ainda hoje, prevalece esse pensamento. Na representao do sujeito cognoscente, aponta-se a falta de conhecimentos sobre as leis da natureza como sendo a causadora dos problemas ambientais. Aqui a natureza no intocvel, mas deve ser usada racionalmente, e, portanto, a degradao ambiental pode ser amenizada pelo avano dos conhecimentos tcnico-cientficos adquiridos pelo homem. O conhecimento o mediador da relao homem-natureza e deve ser transmitido atravs da educao, e a partir dessa conscientizao garantir que o homem haja como fiscalizador da natureza. uma representao que percebe essa mediao como mecnica, ou seja, basta conhecer para preservar, saber usar (conhecimentos tcnicos e cientficos), para poder usar mais e sempre, mas sempre usar (TOZONI-REIS, 2004, p. 34). O conhecimento sobre a natureza fundamental, mas essa tendncia nega a forma do uso desse conhecimento pelos diferentes indivduos, que muitas vezes utilizam esses saberes para poderem se aproveitar mais dos recursos naturais. A terceira tendncia v a relao homem-natureza construda a partir das relaes sociais, portanto histrica e social, conceituada como uma relao no mais entre o homem e a natureza, mas entre a sociedade e a natureza. Nessa relao sociedade-natureza a histria e a cultura so mediadoras, e as consequncias das aes do homem so historicamente determinadas.

68 Nessa concepo, denominada sujeito social, os determinantes dos problemas ambientais so a poltica, a economia e a cultura capitalista, que tm papel fundamental no processo de degradao do meio ambiente, uma vez que esse modelo econmico produz cada vez mais necessidades (ou desejos?) e, consequentemente, mais meios para satisfaz-las, utilizando os recursos naturais. A conscientizao ambiental entra aqui como um processo de reflexo histrica, articulando conhecimentos e valores para a transformao da relao homem-natureza-sociedade. O meio ambiente se gera e se constri no processo histrico das inter-relaes entre sociedade e natureza, portanto a compreenso dessas relaes deve ser mediada pelos estilos de desenvolvimento vigentes. A mentalidade consumidora gerada pelo modelo econmico vigente , nessa concepo, a causa imediata dos problemas ambientais, uma vez que o que se valoriza no o ser, mas sim o ter. Produz-se nos indivduos o esprito consumista, onde a prioridade adquirir coisas desnecessrias, sem que haja a real necessidade. A separao entre o homem e a natureza reflete-se em toda produo humana, em particular no conhecimento produzido pelo modelo de desenvolvimento da nossa sociedade. A fragmentao do saber, ou seja, as especializaes do conhecimento aprofundou a compreenso das partes. Mas o meio ambiente , em primeiro lugar, uma unidade que precisa ser compreendida inteira, e atravs de um conhecimento interdisciplinar, que possibilite uma viso holstica da realidade, que poderemos assimilar plenamente o equilbrio dinmico do ambiente em que se vive. A interdisciplinaridade tem sido apontada como exigncia da Educao Ambiental, tambm sendo apresentada como uma perspectiva de abordagem importante para o enriquecimento da compreenso da dinmica homem natureza, pressupondo o dilogo entre os diversos saberes, ou seja, a Educao Ambiental coloca a necessidade de ampliar o dilogo entre o homem e a natureza e dos homens entre si, e, alm disso, uma prtica dos conhecimentos das cincias e a integrao de um conjunto de saberes no acadmicos. preciso, de acordo com Leff (2001), um novo dilogo que englobe a tradio e a modernidade, implicando um processo de hibridao cultural, onde se valorizem saberes populares produzidos por diferentes culturas.

69

4.2. A LEGISLAO DOS ACORDOS DE PESCA E O SIGNIFICADO PARA AS COMUNIDADES RIBEIRINHAS


O surgimento dos acordos de pesca na Amaznia demonstra que os grupos usurios so agentes ativos que se relacionam com o recurso, entre si, e com o sistema externo, e respondem de acordo com os padres de oportunidades e limites ambientais (ecolgicos, sociais e econmicos). Como o ambiente de vrzea heterogneo e dinmico em todas estas dimenses, os acordos de pesca devem ser analisados como uma instituio igualmente dinmica, com resultados variados, segundo as caractersticas ecolgicas e sociais de cada caso. Para entender a legislao relacionada aos acordos, em primeiro lugar, necessrio retomar ainda que de forma sistmica uma descrio destes pescadores, destacando-os em suas caractersticas mais essenciais e que os diferenciam dos outros tipos de pescadores. Os pescadores artesanais se caracterizam, principalmente, pela simplicidade da tecnologia e pelo baixo custo da produo, produzindo com equipes de trabalho formadas por relaes de parentesco e compadrio, sem vnculo empregatcio entre a tripulao e o mestre dos barcos. A produo , em parte, consumida pela famlia e, em parte, comercializada, sendo a pesca baseada em conhecimentos transmitidos ao pescador por seus ancestrais, pelos mais velhos da comunidade, ou que este tenha adquirido pela interao com os companheiros do ofcio (MALDONADO, 1986). O processo de manejo sustentvel nas reas de vrzea deve levar em conta, segundo McGrath (2007, p. 25), algumas premissas bsicas: a) A diversidade de ambientes na vrzea (solo, cobertura florestal e recursos hdricos). b) O respeito estratgia de apossamento e uso diversificado dos recursos naturais da economia familiar e comunitria, o que envolve: agricultura, pesca, extrativismo florestal, criao de pequeno animais domsticos, pecuria e caa de subsistncia. c) As regras internas de uso dos recursos naturais, as quais no podem contrariar a legislao ambiental em vigor; parte da legislao ambiental que regula o manejo precisa ser revista para conciliar os princpios bsicos da organizao coletiva e de manejo de recursos locais. d) As regras do plano de manejo devem ser flexveis e revistas periodicamente para se adequarem realidade socioambiental.

70 e) A complexidade do empreendimento deve ser compatvel com a capacidade organizacional do grupo comunitrio responsvel pelo projeto, e seu desenvolvimento deve acompanhar o desenvolvimento da capacidade do grupo. f) Em sistemas de cogesto essencial que o governo conceda s comunidades o poder de definir as regras do sistema, mecanismos para arrecadar fundos para custear as despesas com o sistema de manejo e o direito de excluir pessoas que no so membros do grupo responsvel pelo sistema de manejo e, portanto, no contribuem para a manuteno do sistema. g) Devem ser revistas as normas administrativas de manejo, com o intuito de estimular o manejo integral e a no regulamentao das atividades estanques, ou seja, unificar em um nico processo as normas administrativas que regulam o manejo florestal e o desmatamento no imvel rural na Amaznia brasileira. h) O objetivo principal da proteo ambiental, ou seja, do manejo comunitrio, deve ser a manuteno dos servios ecolgicos dos recursos naturais. Muitas medidas de regulamentao das atividades pesqueiras foram

implementadas na Amaznia, primeiramente atravs da SUDEPE, criada em 1962, e extinta em 1988, e depois pelo IBAMA (FREITAS, 2002, p. 229). Desde os anos 1970, ocorrem nos Estados do Par e do Amazonas srios conflitos relacionados ao aproveitamento pesqueiro (HARTMANN, 2001, p. 12). Tm-se notcias da celebrao dos primeiros acordos comunitrios de pesca nessa mesma poca, segundo dados do IBAMA (AZEVEDO, 2004, p. 57). Nesse perodo, os acordos de pesca eram realizados por lideranas da prpria comunidade sem a necessidade de serem legalizados ou regulamentados. Com o passar do tempo, essa situao foi se alterando e os conflitos de pesca comearam a aumentar. Nesse sentido, os acordos de pesca surgiram como uma forma de lidar com os conflitos e estabilizar ou reduzir a presso sobre os recursos pesqueiros locais. Discutindo sobre a legalidade dos acordos de pesca, Rodrigues (2012, p. 241) analisa que:
Para alm dos documentos oficiais criados pelo Ministrio do Meio Ambiente, como a Portaria 029, de 31 de dezembro de 2001, as normas de pesca desencadeadas pelas comunidades significaram a utilizao de seus saberes sobre os rios e as aes de pesca, como materialidade concreta para a efetivao dos acordos e das determinaes da prpria portaria.

Vrios acordos de pesca foram celebrados desde esse perodo, no entanto, at hoje se questiona a validade legal desse tipo de instrumento, mesmo tendo o IBAMA, rgo

71 responsvel pelo gerenciamento pesqueiro no Brasil, elaborado um documento em 1997 considerando os acordos de pesca legalizveis. Posteriormente, em 31 dezembro de 2002, o mesmo rgo publicou a Instruo Normativa n 29, reconhecendo os acordos de pesca como instrumento de ordenamento pesqueiro e estabelecendo critrios para a regulamentao dos mesmos. De acordo com o pargrafo nico do art. 1 dessa Instruo Normativa mencionada, entende-se por acordos de pesca um conjunto de medidas especficas decorrentes de tratados consensuais entre os diversos usurios e o rgo gestor dos recursos pesqueiros em uma determinada rea definida geograficamente. Essa Instruo Normativa tambm vai apresentar, em anexo, uma srie de procedimentos para a regulamentao dos acordos de pesca, definindo como regulamentao a edio de ato normativo do IBAMA com adoo de regras ou medidas acordadas (Art. 2, pargrafo nico). Os critrios para regulamentao dos acordos de pesca pelo IBAMA esto previstos no Art. 1 da Instruo Normativa. Para a edio dessa instruo, segundo as consideraes do prprio IBAMA, levou-se em conta, entre outros aspectos: a priorizao na implementao de processos de administrao participativa, a representatividade dos acordos de pesca em termos de reduo de conflitos sociais nos cursos das pescarias e a existncia de vrias portarias que regulamentam acordos de pesca na regio amaznica. Cabe tambm mencionar as previses constitucionais a esse respeito. Com o advento da Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, a competncia para legislar sobre pesca, entre outros assuntos, foi prevista no Art. 24, VI, como sendo concorrente entre Unio, Estados e Distrito Federal. Tambm aos municpios foi prevista a competncia para legislar sobre assuntos de interesse local e suplementar a legislao federal e estadual no que couber (Art. 30, I e II, respectivamente). Possibilitou-se um tratamento mais especfico ao tema levando em conta a realidade local. Alm da previso constitucional sobre o assunto, destaca-se a Lei 7.679, de 1988, que trata da proibio da pesca de espcies em perodos de reproduo, e o Decreto Federal 221, de 1967, tambm denominado Cdigo da Pesca. De acordo com o Art. 1 do Decreto-Lei 221, a pesca definida como toda atividade de captura de peixes ou quaisquer outros organismos animais ou vegetais que tenham na gua o seu meio normal ou mais frequente de vida e que seja ou no submetido ao aproveitamento econmico. Os corpos dgua e os organismos que neles vivem so de domnio pblico, de modo que o exerccio da pesca pode ser praticado por qualquer pessoa, respeitadas as demais

72 normas regulamentadoras. O Decreto-Lei vai ainda definir os tipos de pesca existentes: comercial, esportiva e cientfica. Sobre a fiscalizao participativa, o pescador atua como um educador ambiental junto comunidade. A lei estabelece e caracteriza-o como agente ambiental voluntrio. A Instruo Normativa n 19 de 2001 do IBAMA, institucionalizou a atuao desse agente e, posteriormente, foi institudo o Programa de Agentes Ambientais Voluntrios, atravs da Instruo Normativa n 66, de 12 de maio de 2005. No entanto, as organizaes comunitrias e os agentes ambientais voluntrios tm poderes muito limitados de fiscalizao dos acordos de pesca, restritos apenas constatao e no autuao. Os acordos de pesca podem definir a maneira como os recursos pesqueiros sero utilizados, mas no pode definir quem pode ou no pescar.

4.3. A EXPERINCIA: COMO SO CONSTRUDOS OS ACORDOS DE PESCA


A difuso de acordos de pesca ocorre geralmente em comunidades e localidades ribeirinhas, cujas trajetrias scio-institucionais se destacam pelo fortalecimento da participao social em organizaes coletivas, assim como o estabelecimento de instituies e prticas locais de carter coletivo. Os moradores dessas localidades, em geral, se destacam pela participao social ativa, seja por meios de entidades locais, seja nas colnias de pescadores. Pode-se notar que, em geral, h formao poltica de lideranas locais e de comunitrios na regio do baixo Tocantins. A gesto coletiva de participao dos acordos comunitrios de pesca nas reas ribeirinhas, na tentativa de organizar a pesca em suas respectivas comunidades, sofreu influncia principalmente pela Igreja Catlica, por meio do Movimento de Educao de Base (MEB) e do estabelecimento das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e da criao da Comisso Pastoral da Pesca (CPP). Posteriormente, conforme ressalta Almeida (2007, p. 9), outras iniciativas governamentais deram sequncia a esse processo, como a criao do Instituto Amaznico de Manejo dos Recursos Ambientais (IARA), responsvel pela administrao dos recursos pesqueiros do mdio Amazonas nos Estados do Par e do Amazonas, e que teve incio em 1990 com a implementao de um programa de cooperao tcnica entre o IBAMA, e da Agncia de Cooperao Tcnica Alem (GTZ). O IARA surgiu, entre outros motivos, para

73 dar resposta necessidade de mediar conflitos sociais entre os diferentes grupos de usurios dos recursos pesqueiros na regio. Para poder realizar a gesto dos acordos de pesca e adquirir uma representatividade institucional, inclusive junto a rgos pblicos, como o IBAMA, geralmente so criadas associaes constitudas pelos moradores e pescadores da comunidade local. o caso, por exemplo, da Associao Comunitria de Preservao do Meio Ambiente do Rio Jorocazinho (ACOPREMARJ), entidade sem fins lucrativos da comunidade de Jorocazinho de Baixo, situada no norte do municpio de Camet, criada com o intuito de gerir o acordo de pesca institudo naquela comunidade por volta de 1993. Nos acordos, um grupo de pescadores controla o acesso e o uso de um territrio pesqueiro bem definido, ou melhor, os acordos de pesca exprimem regras que regulam o uso do recurso pesqueiro definidas por membros da comunidade ou grupos de usurios locais, incluindo medidas e sanes a serem tomadas contra infratores. A fiscalizao fica tambm a cargo da prpria comunidade, que precisa de apoio governamental para dar efetividade aos acordos de pesca. Na realidade, essa postura mais simblica do que efetiva e serve para legitimar aes da comunidade. A partir dessas experincias, fao uma abordagem a partir das prticas vivenciadas e da pluralidade das vozes dos pescadores e das pescadoras em diferentes comunidades, onde diversas estratgias econmicas e organizacionais foram e esto sendo praticadas. Ressalto que vivenciei a prtica dos acordos por um longo perodo e que procuro privilegiar as falas dos sujeitos envolvidos, para que eles pudessem expressar diferentes vises sobre os projetos e, inclusive, dar sugestes para uma nova dinmica para manuteno dos acordos. A gesto das regras do acordo de pesca envolve um conjunto de aes coordenadas entre os moradores e pescadores ribeirinhos. As prticas de pesca, incluindo o uso de apetrechos e equipamentos, sofrem uma forte influncia de tais regras. H, inclusive, a prtica de pesca coletiva, como o caso da pesca do mapar, tambm conhecida como bloqueio. Como o mapar um peixe que circula em grupo, em cardumes, e a sua incidncia no baixo curso do Tocantins um fato cada vez mais raro, depois da construo da barragem de Tucuru, a sua pesca envolve esforos conjuntos de vrios pescadores. Constituem-se turmas com cerca de 50 pescadores ou mais, que utilizam rede aberta. O resultado da pesca do mapar dividido em grupo, inclusive para as famlias da comunidade

74 local que no participam da pesca do mapar e da prpria associao comunitria. Cerca de metade do resultado da pesca pertence ao dono da rede, que tambm cumpre a funo de taleiro na pesca. O restante dividido entre o grupo de moradores e pescadores, sendo que uma parcela maior reservada aos agentes ambientais voluntrios, pois o exerccio da funo impede a participao direta na pesca. A pesca do mapar assume, portanto, a feio de uma verdadeira congregao entre os pescadores, e o sucesso da pescaria resulta em um carter festivo para as famlias ribeirinhas da comunidade. Isso porque o mapar, cujo consumo geralmente associado com o aa, compe o alimento mais apreciado pelas famlias ribeirinhas do baixo Tocantins. Pode-se dizer at que a pesca do mapar um dos grandes mobilizadores para a adoo dos acordos de pesca no baixo Tocantins. O fato de as reas ribeirinhas que adotam os acordos de pesca se destacarem como as de maior captura do popular mapar torna-se, sem dvida, um motivo de grande difuso dos acordos de pesca, especialmente em Camet. Por isso, pode-se afirmar que a difuso dos acordos de pesca adquire uma maior motivao na satisfao pela busca por um melhor padro de consumo alimentar e de qualidade de vida por parte das famlias ribeirinhas, especialmente com o acesso ao consumo do mapar. Sem dvida, este um trao fundamental que difere as experincias dos acordos de pesca de outras experincias de desenvolvimento sustentvel e local que, muitas vezes, so atreladas a objetivos de uma maior insero na economia globalizada e na conquista de novos nacos de mercados internacionais. No obstante a relevncia da escala local, pode-se perceber situaes de adoo de inovaes no processo de aprendizagem e na introduo de apetrechos de pesca. As experincias dos acordos chegaram ao municpio de Camet no ano de 1999 e, hoje, acontece em 32 comunidades, tais como: Pacu de Cima e de Baixo, Guajar de Cima, Cuxipiari Furo Grande, Cuxipiar Costa, Ma, Ovdio, Joroca de Baixo e Paruru de JanuaCoelis. Nessas comunidades, associadas a esta experincia dos acordos de pesca, acontecem diversas estratgias econmicas e organizacionais, como a piscicultura, melicultura, manejo florestal e criao, renda e conservao ambiental, por meio da gesto dos recursos pesqueiros (laboratrio de produo de alevinos, fbrica gelo). Para que fossem concretizados os acordos no municpio de Camet, no entanto, entendo que foram tomados dois caminhos: primeiro, um vis de entrada atravs da Colnia de Pescadores Z-16 de Camet, rgo representativo e de grande expresso sindical. Configura-se por um trabalho de organizao e conscientizao um caminho para a busca da

75 qualidade de vida dos pescadores e pescadoras que, ao longo do tempo, foram subjugados como um povo ou uma classe sem cultura, sem saber, onde serviam apenas para instrumentalizao da pesca em si, pois, a ideia de o ser humano ser sujeito de sua prpria histria se personifica:
No momento em que o homem emerge da percepo de vida como mero processo biolgico para a percepo da vida como processo biogrfico, histrico, ele comea a fazer a sua revolta como um marginal e bandido um potencial de contestao poltica. Ele comea a situar-se como um ser poltico. (FREI BETTO, 1994, p. 43).

O segundo est relacionado diretamente poltica voltada para os pescadores artesanais em suas comunidades na atividade coletiva. Compreende-se que a vida dos pescadores em suas localidades no est atrelada somente atividade pesqueira, como uma nica forma de sobrevivncia, o que obriga a buscar alternativas para manter-se no seu local de morada Para a efetivao dessas estratgias, foi necessrio um certo perodo de amadurecimento dos pescadores, pois, alm de causar certa desconfiana, com o passar do tempo os grupos foram ficando mais fortalecidos e unidos. As comunidades, por meio do processo organizativo, foram ganhando fora e se estruturando enquanto mecanismos capazes de juntar pescadores em uma mesma forma de pensar: a luta pela sobrevivncia e a formao de um sujeito onde o elo central baseava-se na melhoria de vida das famlias. COLNIA Z-16

ACORDOS DE PESCA

COMUNIDADES/PESCADORES(AS) Esse movimento no poderia ser realizado to somente e por conta da comunidade, era preciso instigar a Colnia Z-16 a buscar recursos e financiamento, a fim de implementar projetos de gesto participativa que viessem alterar os modos de vida dos pescadores. Tal reflexo sobre mudana do meio de vida j havia sido alterada por ocasio da implantao da Hidroeltrica de Tucuru no incio dos anos 1980. Moradores do municpio tinham o rio como uma fonte de sobrevivncia tranquila e inesgotvel, o pescado era

76 abundante, a gua era de boa qualidade e a morada, principalmente noite, era sem preocupao, como relata D. Rita, moradora e pescadora da comunidade de Joroca de Baixo, para quem a vida era mais sossegada e dava para viver de forma tranquila:
Ns morvamos tranquilo. Tinha o peixe, tinha o aa, tinha frutas... e tudo. S bastava jogar uma malhadeira11 na frente da casa e pronto, estava feito o almoo e a janta. No era preciso se preocupar, pois o rio nos tranquilizava. Quando a gente pegava peixe (mapar) a gente vinha com o casco lotado, e passava dias e dias comendo o mapar de tudo quanto era jeito. A gente podia dormir a noite com as portas abertas sem medo de nada.

Essa forma de viver passa a ter uma nova dinmica a partir da implantao da Hidroeltrica de Tucuru, pois, o to sonhado progresso apregoado pela elite e pelo governo na poca, causou grande impacto na vida dos pescadores. Os principais agravantes decorrentes dessa situao foram: queda na economia proporcionada pela escassez do pescado e o desaparecimento de vrias espcies de peixes; diminuio acentuada dos cardumes de mapar, peixe tpico e smbolo da regio; baixa produtividade dos solos de vrzea, implicando na queda da produo de frutos como o cacau e o aa; poluio da gua e assoreamento do rio Tocantins, o que aumentou consideravelmente as doenas. Sobre a existncia de projetos dessa natureza, Falkemback (2001, p. 15) reflete que:
Estabeleceram no bojo de uma luta que buscou, portanto, resgatar condies de vida para essa populao atingida pelos danos sociais e ambientais decorrentes de projetos culturalmente invasivos, socialmente excludentes e politicamente antidemocrticos.

Todos esses fatores interferiram diretamente na gerao de renda e provocaram uma mudana sistemtica no modo de trabalho e reproduo dos pescadores que, a partir de ento, passaram a buscar novas estratgias de sobrevivncia, vendo no corte predatrio do aaizeiro, para extrao do palmito, uma das maiores fontes de economia. Outras atividades comearam a existir, como a criao de pequenos animais e o prprio nascimento dos acordos de pesca e da piscicultura. Vale ressaltar que as contradies entre crescimento econmico e manuteno dos ecossistemas que os sustentam encontram-se cada vez mais em evidncia; e no apenas pelas condies de vida, j bastante precrias das populaes mais pobres como tambm os altos padres de consumo material e energtico das sociedades contemporneas (BUARQUE, 2006; FOLADORI, 2001; SACHS, 2004; XIMENES, 1997). Os indicadores da deteriorao dos ecossistemas em todo o mundo tornam-se alarmantes, medida que a capacidade de suporte das reas de floresta vem sendo reduzida.
11

Material de pesca utilizado com muita frequncia por pescadores da regio tocantina.

77 Contribuem para isso o desmatamento, a expanso da eroso em terras cultivveis, a poluio de rios e mares. Somados a todas estas questes, existem os agravantes da exausto de fontes de energias no renovveis e do desordenado crescimento populacional, principalmente em regies mais pobres (FERNANDES, 2006; SOUZA, 2000). Tais questes esto intimamente relacionadas ao desenvolvimento sustentvel e pressupe trazer para o campo de anlise a condio de pobreza e explorao da maioria dos seres humanos, o processo intenso de degradao do meio ambiente e as possibilidades para reverter este cenrio. As aes implementadas pelas comunidades por meio dos acordos de pesca na regio amaznica tm representado importante estratgia para a proteo da biodiversidade, e trazem tona questes relacionadas com as demandas das populaes residentes nas reas ribeirinhas. Essa experincia de gesto das guas tem sido, portanto, um importante instrumento para a elaborao de propostas capazes de auxiliar a sobrevivncia de populaes tradicionais, pois, ao mesmo tempo em que lhes garante a gerao de renda, permite a explorao ordenada com vistas sustentabilidade. Aliado a isso, projetos de apicultura, piscicultura e manejo de aaizais tm representado uma alternativa vivel no sentido estimular o trabalho e a permanncia das famlias na rea ribeirinha, respeitando seus limites e impedindo a implantao de culturas degradantes. Para garantir, enfim, que os rios continuem tendo importncia para a vida e sejam capazes de garantir renda populao local, faz-se necessria a insero de novas tcnicas e de trabalhos voltados para diversificao da produo. Neste sentido, o acordo de pesca, na anlise dos participantes das comunidades, tem sido muito importante no s por proporcionar auxlio financeiro e acompanhamento tcnico aos pescadores deste municpio, mas pela possibilidade de provocar a mudana de concepo dos atores em relao a novas formas de vivncia, respeitando os limites do meio ambiente. Neste sentido, transcrevo o depoimento de Dorilio, morador da comunidade Pacu, para quem o acordo de pesca :
[...] um projeto que sustentabilidade, ele no um projeto de dois trs anos e acabou, ele deixou um marco na nossa vida, um total significado. um projeto de sustentabilidade, no um simples projeto, um projetinho como se diz, ele vem pra dar na vida dos cidados conhecimento, que principal, o bsico da nossa vida. No s dar condio [...], mas dar o conhecimento em si pra que a gente possa tocar o nosso negcio com o nosso prprio conhecimento.

78 Outro depoimento sobre os acordos o de Z Flvio, lder sindical e morador da Comunidade ribeirinha, que exerceu por duas vezes o mandato de vereador:
Os acordos de pesca um projeto que foi pensado para desenvolver o povo da Amaznia buscando alternativas, lgico que nenhum projeto, nenhum programa que diga isso aqui t perfeito, t pronto, ele vai se ajustando no decorrer do tempo que a vem erros e acertos, vamos aproveitando nossos acertos e vamos corrigindo nossos erros, o que no pode parar, j se diz um programa de sustentabilidade, de desenvolvimento sustentvel, ento ele vai se ajustando.

Percebe-se tambm que a Colnia Z-16, alm de fazer acontecer essa experincia, sentiu necessidade tambm de buscar, junto aos rgos governamentais e no governamentais, financiamento a essas comunidades, como forma de incentivar e dar maior participao aos membros. Uma das parcerias se deve s iniciativas produtivas comunitrias desenvolvidas na Amaznia pelo Projeto Demonstrativo da Amaznia (PDA), que a base do Programa para Proteo das Florestas Tropicais do Brasil (PPG-7), para incrementar a produo sustentvel das populaes tradicionais (extrativistas, seringueiros, ribeirinhos e ndios). Esse um fator considerado fundamental para melhoria da qualidade de vida dessas comunidades, mantendoas nas suas localidades e evitando o desmatamento causado pelos grandes empreendimentos. A esse respeito transcrevo o depoimento de nio, morador de comunidade de Guajar:
A importncia do PDA foi muito grande e tambm muito aproveitosa por que ele trouxe o manejo de acaiz, trousse outros conhecimentos como a criao do peixe, e outras e outros desenvolvimento porque alm do PDA outras pessoas tambm ampliaram, fizeram at emprstimo pra cavao de poo, criao. Hoje, toda parte tem aaiz manejado, por causa dos pequenos grupos que se formaram, aprenderam e mostraram e esse foi um ponto fundamental por que nem o FNO ele no deu essa capacitao pra ningum. O meio ambiente, aqui ele difcil pra trabalho, mas ele melhorou bastante, e tem umas outras reas tambm que o PDA deve ainda movimentar. A nos j citamos que um projeto pra ir buscar pelo PDA a extrao da andiroba, esse, tenho certeza que essa produo maior que o prprio aa que vocs vem a demanda que tem, uma outra fonte de renda maior. Ento, alm que se j v muito que o PDA est dando, a gente vai ter mais esse incentivo, evitar tambm o devastamento da andiroba. O PDA foi um dos principal projeto que veio na rea da pesca, isso sem dvida nenhuma.

4.4. OS DESAFIOS, AS MUDANAS E OS RESULTADOS ALCANADOS NA VIDA DO PESCADOR ARTESANAL A PARTIR DOS ACORDOS DE PESCA
A produo amaznica possui caractersticas peculiares que precisam ser entendidas para que o ecossistema seja preservado sem que, para isso, populaes inteiras tenham de abrir mo de suas formas de vivncia e garantia de qualidade de vida. Sobre o PDA, assim se manifesta D. Rita, moradora da Comunidade de Jorocazinho:

79
O PDA, pra mim trouxe muitas experincias, no s pra mim, mas como pra comunidade e pras famlias que aprenderam e levaram a srio. O que PDA trouxe, pra ns, trouxe muitos benefcios, muitos conhecimentos, muitas amizades. A gente fazia curso em certos grupos e a gente passava at trs dias em uma localidade e com isso a gente foi apanhando nosso conhecimento nossas amizades. Depois veio manejo, principalmente o manejo de enriquecimento que hoje s no foi boa pra ns a copaba e graviola. Esse manejo de enriquecimento entrou no PDA que a gente discutia muito as coisas que j tinham sido devastado na ilha, por que o PDA veio ensinar um manejo diferente, o primeiro manejo que ns aprendemos era que tirava tudo das reas, depois que o PDA veio dizer que no, por isso que foi feito o manejo no s do aa mas como o manejo de enriquecimento e com isso a gente procurou buscar nas discusses as nossas arvores nativas daqui.

Uma mudana significativa pode ser vista nas pequenas comunidades da regio. A capacidade de negociao mudou, houve melhoria na gerao de renda, nas questes de sade, higiene e educao. Ainda segundo D. Rita:
Os acordos de pesca ajudou muito, trouxe vrios cursos, a gente teve aquela participao da igreja que sempre apoia, eu acho muito fraca a participao que a gente v que nossos governantes no investem, essa a grande dificuldade que a gente tem. Tudo que ns temos de aprendizado, de benefcio pra nossa comunidade atravs dos projetos, por que com quem a gente consegue se adaptar, com quem voc consegue conversar, dizer onde sua dor com as Ongs com esses projetos. A grande dificuldade que a gente tem ainda a de conscientizar mais famlias. Eu imagino, espero que os acordos continue do nosso lado trazendo essas oficinas, esse aprendizado pra melhoria das nossas famlias. As nossas famlias t precisando de mais aprendizado de mais formao e atravs do acordo em nossa comunidade, a gente pode trazer essa formao essa conscientizao, nessa luta. Espero que isso tenha progresso e que daqui seja algo de esperana para o futuro das nossas famlias.

Para que as aes dos acordos de pesca possam se consolidar de maneira efetiva, constatei com esta pesquisa que se faz necessrio implementar conjunto de polticas pblicas,12 envolvendo os mbitos federal, estadual e municipal. Experincias na regio tocantina, como o Pescando Letras,13 tm representado apenas uma das etapas do processo e necessita de aes articuladas e sistemticas para constituir-se como alternativa de sustentabilidade. Neste sentido, de suma importncia que se viabilizem investimentos por parte do poder pblico nas reas de infraestrutura e servios bsicos como sade, educao, lazer, energia eltrica capazes de proporcionar condies de vida mais dignas s comunidades ribeirinhas.

12

As polticas pblicas consideradas neste trabalho envolvem sade, educao, transporte, segurana alimentar e habitao. 13 Projeto lanado em 2009 pelo Governo Federal para alfabetizar os pescadores artesanais, fazendo parte do Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE).

80 As consequncias sociais e humanas com relao aos modelos de

desenvolvimento baseados na excluso e na pobreza da maioria tm sido bastante questionadas (LIMA, 2001; SIMONIAN, 2007; SOUSA, 2002). Como se observa na Amaznia, que tem representado um laboratrio de polticas desenvolvimentistas desastrosas, onde os principais prejudicados so as populaes tradicionais e moradores das reas rurais. Parte dos projetos e aes desenvolvidas nesta regio concebe as pessoas como objetos e no como participantes e agentes de construo da realidade. Contrapondo-se a essa lgica, os acordos tm proporcionado o desenvolvimento de novas metodologias de elaborao e execuo de projetos, trazendo como inovao a ampla participao dos atores envolvidos. Com isso, as populaes rurais passam a compreender cada vez melhor o processo de excluso ao qual esto submetidas, de modo que, para Arroyo et al. (2004) e Gohn (1999), o campo no Brasil est em movimento e comea a cobrar aes mais significativas. H tenses, lutas sociais, organizaes e movimentos de trabalhadores que esto mudando o jeito de a sociedade olhar para rea rural e seus sujeitos. necessrio comear a encarar a zona rural como um lugar rico e cheio de vida, liberdade e bem-estar, e, para isso, fundamental que cada cidado ribeirinho tome conscincia de sua condio. preciso, entretanto, que estes sujeitos compreendam que o melhor modo de conseguir a sua realizao gerando unio dentro da prpria comunidade, a fim de conquistar cada vez mais sade, educao e efetivao de polticas pblicas voltadas para suas necessidades. A construo desta sociedade sustentvel envolve a promoo de uma educao que estimule a transformao tica e poltica dos indivduos, os processos de produo e apropriao dos bens econmicos, bem como das instituies, promovendo mudanas que percorram o cotidiano individual e coletivo. Nesse cenrio, o desafio tem sido o de propor um novo projeto de sociedade, no qual os aspectos polticos, sociais, econmicos, culturais e ambientais sejam criticamente revistos. Isto implica levar os cidados a uma compreenso de que sua realidade imediata sofre os reflexos da realidade social, ao mesmo tempo em que as aes individuais vo se somar s aes de outras pessoas para compor o tecido social. Esta relao dialtica entre o individual e o coletivo vai dar movimento realidade, e poder concretizar-se em um mundo mais justo e sustentvel aos humanos e a outras entidades no humanas, mas sem as quais no haveria o mundo tal qual o conhecemos.

81 Em uma pesquisa preliminar14 na regio, alguns moradores da rea ribeirinha consideraram que esse projeto implementado no municpio tem sido fundamental para a mudana de concepo em relao aos rios e floresta, bem como novas formas de gerar renda sem destruir o meio ambiente. Afirmam que os acordos de pesca so fruto de um processo de discusso realizado em sucessivas reunies com o objetivo de assegurar o mximo de representatividade daqueles que exploram os recursos pesqueiros e que comearam perceber que a qualidade de vida estava sendo ameaada por conta da diminuio do pescado. Os representantes da Colnia de Pescadores Z-16 (CP Z-16) de Camet expressaram sua conscincia de que se fazia necessria alguma atitude frente aos efeitos perversos da destruio das florestas e da diminuio do pescado. A esse respeito, Nei Lobato, morador da comunidade de Cuxipiari, diz que:
O principal motivo do surgimento desse projeto foi primeiro a questo do impacto da barragem, o fechamento da barragem a partir de 84 e 85 a partir disso ns comeamos a sofrer as consequncias pra c e a gente comeou ento essa discusso de organizao pela prelazia e foi criada a CPP que a Comisso Pastoral da Pesca, e atravs da CPP a gente comeou a discutir alternativa por que a gente j tinha uma viso que futuramente ia acabar nosso pescado. Com isso a gente comeo a discutir projetos de alternativa pra que o pescador pudesse sobreviver sem precisar sair, migrar da ilha dele e uma das alternativas que a gente encontrou logo de primeira foi a questo piscicultura. J tinha tido uma experincia l em Abaetetuba e a a gente foi pra l, ver a experincia, ver como era trabalhado e ns viemos pra c. Na verdade at o prprio tcnico veio aprender aqui com ns por que ainda se tinha muita experincia nessa rea houve muita resistncia do pessoal que tava na administrao naquela poca. Mas assim mesmo a gente acreditou que ia dar certo. A partir da que a gente comeou a trabalhar com projetos que fossem financiados porque o projeto da prelazia s era orientado. S era orientao a gente no tinha financiamento nenhum.

Era necessrio dar uma resposta s consequncias sociais e econmicas geradas pela Usina Hidroeltrica de Tucuru (como mencionado anteriormente), que expulsou a populao nativa de suas terras, causou subemprego em municpios atingidos pelos efeitos nefastos da hidroeltrica, como foi o caso de Camet. Para Z Flvio, morador da comunidade de Pacu:
Uma outra coisa tambm que se fez o povo se mobilizar foi os grandes impactos sofridos, porque j se vivia numa sociedade perversa, sofremos aqui o impacto da barragem de Tucuru, a o povo empobreceu, j era pobre de pobreza a ele baixou pra ser miservel, muito importante resgatar isso
14

A primeira etapa desta pesquisa aconteceu em outubro de 2009, consistindo em um survey nas comunidades de Pacui e Cuxipiar. Tornou-se uma publicao nacional do ministrio do meio ambiente, na qual eu estava envolvido. O ttulo desse trabalho foi Acordos de Pesca no municpio de Camet: uma alternativa econmica e organizacional.

82
por que a sociedade hoje, principalmente a juventude no tem conhecimento desses fatos, os que comearam, os que lutaram houve uma necessidade. Tinha um canto que o povo extrativista cantava esse canto que dizia que melhor lutando do que morrer de fome, o ndice de analfabetismo imenso aqui na regio, o povo sem profisso, sem conhecimento pra buscar outras alternativas [...] a se buscou de todas as formas [...] a a Igreja. O grande carro chefe da nossa luta, juntamente com a colnia, e depois com o sindicato. A necessidade foi o carro chefe pra ir se buscar o nosso direito.

Uma das respostas foi dada pelos acordos de pesca, que renem critrios bsicos que regulamentam a pesca em um rio, atendendo aos seguintes aspectos: a) apetrechos de pesca; b) local de pesca; c) espcies de peixe; d) estao do ano. Para que tais acordos pudessem ser implementados com mais fora, foram imprescindveis os investimentos realizados a partir do PDA, como comenta Nei Lobato, morador da comunidade de Cuxipiari:
Ns comeamos ento a pensar nesse projeto PDA que ns tnhamos discutido com o GTA que a nossa regio aqui no era includa no plano do GTA e conseguimos abrir brecha pra que a gente entrasse aqui pelo GTA Maraj e o que deu suporte pra que fosse aprovado nosso projeto de piscicultura pelo PDA foi justamente esse primeiro projeto que tinha sido feito pela prelazia e nos mandamos fotos, filmagem pra l pra provar que deu certo ento pra eles poderem aprovar o projeto e financiar.

Os resultados alcanados com os acordos de pesca tm sido muito importantes para a preservao do pescado, bem como para a conscientizao da populao ribeirinha em relao proteo dos rios. Transcrevo, a esse respeito, as palavras de Martenis Wanzeler, secretrio da Colnia de Pescadores Z-16 de Camet:
O que compensa todo esse esforo que feito no perodo da preservao uma captura em grande quantidade, que o povo acha que vai compensar n! Quando essa captura a quantia pescada no supera a expectativa a modo que o pessoal fica um pouco n! Mas, no geral a gente quer dizer que o acordo de pesca t sendo muito bom quando a gente cumpre n! Eu vejo como uma dificuldade aqui no Pacu que existe um estatuto que tem um bucado de norma, [...] que ainda no existe uma linha dos acordo de pesca possa ser analisado as propostas. Existe umas normas muito carregadas que de certa forma algumas pessoas tem dificuldade pra cumpri, que no tem um conselho tcnico que analisa, que poderia t orientando. Todos os acordos de pesca tem suas regras, tem uma ali ou outra aqui e acabamos punindo algumas pessoas por que tem gente que sobrevive exclusivamente da pesca. Ento ele vai l pescar e pega uma punio do acordo...

Ainda assim, os desafios tm sido bastante numerosos, especialmente aqueles de ordem geogrfica e ambiental, como possvel verificar no relato de Dorielio, morador da comunidade de cuxipiari:
A nossa foi difcil mesmo, por conta de que essa deficincia da nossa regio geogrfica, que as outras tem a facilidade, quanto as outras localidades que tem esse, podemos chamar de poo de criao, deviam sair na frente, na luta do acordo, eles no, aqui por conta de que as pessoas que sempre tive aqui

83
pensadores, que no se preocupava tanto com ns. Nos no tinha onde o peixe se alojar mas tinha onde criar. Por isso a gente iniciou uma luta que o acordo no municpio de Camet onde ele nasceu foi aqui na ilha, eu ainda lembro como hoje, no dia cinco de maro de 1999, foi uma luta que a gente sem ter a bacia geogrfica a gente pensava em preservar, foi aqui que nasceu essa preocupao por conta da necessidade, no foi fcil. Todos os dias, em reunio, de casa em casa a gente de sol em sol. O que era o nosso trabalho? Era uma conscientizao de que havia uma necessidade da gente criar um negcio chamado de acordo, que no funciona ainda as mil maravilhas, mas que precisa ser dado sustentabilidade, precisa ter recurso pra que esse negcio realmente continue. As coisas no nascem assim aperfeioadas, isso vem de muita luta, muitos de ns envelhecemo na luta. Eu queria pelo menos que o novo tivesse algum que pudesse t ressaltando que hoje em dia so muitos projetos, muitos benefcios, posso dizer assim, mas que isso no caiu do cu, hoje em dias muitos no sabem nem zelar pelo que tem. No foi uma luta minha mas, foi uma luta nossa, pra gente hoje em dia a gente possa t dando continuidade, existe ainda necessidade, o que tem que ver com bastante calma quem t necessitado.

Ainda segundo o Manoel do Carmo, morador da mesma comunidade:


O nosso rio raso, o acordo15 que a gente fez aqui na nossa comunidade era no usar malha 05 pra baixo, mas quando passa o tempo mais parece que o povo esquece. Na poca deu muito certo. Quem tinha malhadeira teve gente que queimou. Teve gente que entrou no projeto do INCRA que mesmo sendo rea de preservao pediu malha 05. Eu acho que tambm foi uma falha nossa de no orientar os nossos pescadores antes de fazer os pedidos de material de pesca, mas so coisa que no decorrer do tempo pode ir normalizando, conscientizando o pescador por que isso uma responsabilidade de todos ns.

As aes tm gerado novo dinamismo na economia local, gerando renda e melhoria geral das condies de vida das famlias envolvidas. Isso o que se verifica nos depoimentos de moradores de reas ribeirinhas:
[...] pra mim trouxe muitas experincias, no s pra mim, mas como pra comunidade e pras famlias que aprenderam e levaram a srio os acordos trouxe, pra ns. No inicio foi muito bom, trouxe muito benefcios, muitos conhecimentos muitas amizades, porque a gente procurou socializar muitos conhecimentos com as comunidades e at por que a gente fazia curso em certos grupos e a gente passava at trs dias em uma localidade e com isso a gente foi apanhando nosso conhecimento nossas amizades. E pra ns a gente teve um aprendizado bom e nisso nos acordos de pesca. Ele ajudou muito, trouxe vrios cursos, a gente teve aquela participao da igreja que sempre apoia, eu acho muito fraca a participao que a gente v que nossos governantes no investem, essa a grande dificuldade que a gente tem. Tudo que ns temos de aprendizado, de benefcio pra nossa comunidade atravs
15

O processo para criao do acordo de pesca foi bastante conflituoso e contou com participao inclusive do IBAMA. Aps a piscicultura, comearam as reunies para decidir como seria implantada a apicultura. Aps ter construdo o local para criao, a atividade foi implantada. No entanto, em 2008, por falta de prtica, conhecimento e auxlio tcnico na rea, em consonncia com a carncia financeira, os trabalhos pararam. Em 2009, retornaram, mas com baixa produo, e poucas pessoas trabalhando, mas s que, dessa vez, mais encaminhados, conseguindo inclusive uma pequena coleta de mel.

84
dos projetos, por que com quem a gente consegue se adaptar, com quem voc consegue conversar, dizer onde sua dor com as Ongs com esses projetos A grande dificuldade que a gente tem ainda a de conscientizar mais famlias. Eu imagino, e espero que continue do nosso lado trazendo essas oficinas, esse aprendizado pra melhoria das nossas famlias. As nossas famlias t precisando de mais aprendizado de mais formao e pelo acordo a gente pode trazer essa formao essa conscientizao, nessa luta. Espero que isso tenha progresso e que daqui seja algo de esperana para o futuro das nossas famlias. (D. Rita, moradora da comunidade de Jorocazinho)

Esta foi uma das respostas dadas s consequncias sociais, expressadas na demora de implementao de polticas pblicas capazes de criar um dinamismo novo na economia, para gerar emprego, renda e melhoria das duras condies de vida a que os pescadores esto submetidos, tais como: falta de financiamento para o setor, falta de escolas adequadas realidade local e de postos de sade nos distritos. A criao dessa alternativa econmica produziu expectativa na sociedade local, pois representantes do MMA anunciaram que se tratava de um avano para a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida. Tal aspecto est bem retratado na fala de Manoel do Carmo, da comunidade de Cuxipiari:
A nossa luta atravs de sindicato e colnia vem de muito tempo e esse povo luta pra qu? Para que nos tenhamos uma vida digna, por que um direito nosso. Ns vamos lutar porque nos vamos buscar o nosso direito de viver dignamente, ento esse projeto j vem, mas atravs de uma luta de muito tempo que h muito tempo ns lutamos. Isso j fruto da nossa luta. Era a necessidade foi a busca dos direitos constitucionais que s vezes no tinha.

A criao dos acordos j se constitua em uma luta antiga de muitos pescadores ribeirinhos, por entenderem que o modelo econmico baseado na explorao extrativista do pescado era insustentvel e acelerava a degradao dos recursos naturais.

4.5. AS ALTERNATIVAS ECONMICAS: O QUE SE GERA A PARTIR DA AO DOS ACORDOS DE PESCA


Associada ao acordo de pesca, uma alternativa de fortalecimento econmico para os pescadores do municpio de Camet a piscicultura, que tem sido utilizada como proteo e fortalecimento das experincias, bem como fonte de renda e alimentao. Segundo os entrevistados, os grandes desafios foram a falta de conhecimento em relao s tcnicas de criao e o convencimento dos moradores de que, mesmo morando prximos dos rios, a sobrevivncia a partir dos estoques pesqueiros estava ameaada.
Na verdade, aqui pra ns a piscicultura quando ela surgiu aqui pra ns no sabia o que era. Veio um projeto da prelazia de Camet [...] mas na poca tinha trabalhador aqui que no sabia nem pegar numa inchada pra cavar, foi brigado a gente sair foi ver experincia em Igarap-Mir, e da a gente

85
abraou e comeamos a trabalhar [...] e a fomos fazer a experincia e o resultado foi imediato, na poca ns tiramos peixe com oito meses depois que PDA veio pra ajudar de novo, a gente trabalhou de novo, no s ns aqui, mas outras comunidades tambm trabalharam e hoje a gente ver que os tanques d lucro no da o resultado 100% mas ele ajuda a gente na alimentao do dia-a-dia e tambm ajuda a gente a no t todo dia no rio, pescando, s tirando de l. (Manoel do Carmo, morador da Comunidade de Cuxipiari)

Houve tambm muita dificuldade para construo dos tanques de pesca, como foi expressado na fala abaixo:
Pra gente dar o avano no trabalho a gente se reuniu, nos ramos 10 pessoas e fomos trabalhando l e uma hora a gente comia uma vez no dia e acreditando que nos ia conseguir preparar o tanque que era pra nos ter o peixe, pra ns era importante isso, ento pra ns foi bom a gente pegou a prtica do trabalho, como tratar do peixe da gua. (Benedito, morador da comunidade Cuxipiari)

O processo de construo dos tanques e a criao dos peixes representaram um desafio, mas tambm ricas etapas no aprendizado dos moradores:
Teve gente que no deixou s na teoria nos ensinou na prtica, a gente no sabia nem o jeito de pegar no p, e ele dizia o manejo assim, o nosso recurso veio s no final, teve dia que ns trabalhamo s comendo ovo, mas ns acreditava que ns chegava l, gastamos 285 dias, muito grande o poo, mas ns cavamo, no final chegamo e entregamos t aqui o poo. (Jos Maria Puo, morador da comunidade de Pacu)

Alm dessas aes, os acordos geraram tambm a iniciativa, na regio do baixo Tocantins, com a apicultura. Esta atividade no despertou maiores interesses at a colheita dos primeiros litros de mel, s ento passou a merecer ateno especial.
Olha a gente iniciou aqui esse projeto e foi muito bom aqui pra comunidade ns no sabia mesmo nada de como trabalhar com apicultura e graas a esse projeto nos fizemos um curso aqui pra gente comear a trabalhar [...] e depois comeemo j a trabalhar o processo da colheita, onde pra ns foi uma grande honra e agora a gente j no encontra essa dificuldade tanta que muitas pessoas ainda tem dificuldade por no ter certos equipamentos pra tambm trabalharem por que ainda foi muito pouco o que veio pra ns a a gente ainda tem que compartilhar com esse povo que quer trabalhar. E foi muito bom pras famlias porque a gente j tem uma ajuda para sobrevivncia da famlia. (Maral, morador da comunidade de Pacu)

Contudo, ainda existem muitos desafios a serem vencidos para a produo de mel, como as habilidades para se trabalhar com esse empreendimento, a venda do produto no mercado local, a matria-prima, etc. Os pescadores contemplados pelo projeto vislumbram, dentre outras coisas, uma renda mais significativa.
A produo de mel aqui um sucesso. Agora um dos problemas da produo de mel aqui o mercado. Vender o produto e vender bem vendido. Ns

86
temos muita produo de mel, o problema conseguir esse mercado e a conscientizao da populao com a preservao da floresta. Essa questo da preservao e essa questo da nutrio, do conhecimento da nutrio do mel, a importncia dele na alimentao, falta incentivar mais, incentivar a populao a usar o mel de abelha no s como um remdio, mas como um alimento.

Outro fator que, de acordo com os entrevistados, diminuiu o sucesso da apicultura foi a pouca quantidade de recurso financeiro.
Infelizmente ns tivemos alguns atrasos por falta de condio, falta de recurso s vezes at o acompanhamento faltou ento ele d sim ele um trabalho bom, d resultado, ele um trabalho de cuidado (apicultura). Ningum no tinha condio (financeira) certas horas, o grupo mesmo ningum era assalariado, a gente pedia o acompanhamento, mas no era toda vez que podia vim, ento o fracasso foi todos os trs. (Benedito Besteira, morador da comunidade de Cuxipiar)

Outra atividade econmica vivenciada pelos pescadores, em decorrncia do projeto sobre os acordos de pesca, foi o manejo de aaizais, como forma de garantir maior produtividade e explorao consciente dos recursos da floresta.
A importncia do foi muito grande e tambm muito aproveitosa por que ele trouxe o manejo de acaiz, trousse outros conhecimentos como a criao do peixe e outras e outras desenvolvimento porque outras pessoas tambm ampliaram, fizeram at emprstimo pra cavao de poo, criao. Hoje, toda parte tem aaiz manejado por causa dos pequenos grupos que se formaram, aprenderam e mostraram e esse foi um ponto fundamental por que nem o FNO ele no deu essa capacitao pra ningum. (nio, morador da comunidade de Guajar)

Mesmo diante dessa conquista, vrios problemas vm surgindo no sentido de constituir uma mudana nas relaes econmicas da sociedade em que esta realidade se faz presente. grande o desafio a ser enfrentado pelas polticas e aes ainda necessrias nas comunidades ribeirinhas para que ocorra a incluso efetiva de seus moradores a condies de vida melhores. Um grave problema enfrentado ainda o da dificuldade em se trabalhar a conscientizao ambiental e a explorao racional dos recursos naturais, j que, na ausncia de alternativas, as pessoas acabam cometendo atos danosos s florestas e aos rios, pela constante ameaa de ausncia de renda. Por isso, os acordos de pesca so norteados por uma concepo que considera as dimenses poltica, econmica, educativa e cultural, respeitando as especificidades dos mais variados grupos sociais, e levando ainda em considerao no s suas limitaes, mas tambm suas demandas. A nova concepo de desenvolvimento remete tal discusso ao problema da participao em nvel global, regional e local. preciso compreender o desenvolvimento como uma maneira de resolver as necessidades de uma comunidade, e, para isso,

87 fundamental que esta mesma comunidade tenha a possibilidade de compor suas propostas e expor seus anseios. Neste sentido, torna-se imprescindvel definir no seio do grupo o que se entende por necessidade e quais so elas:
O desenvolvimento sustentvel consiste, assim, numa transio para um novo estilo de organizao da economia e da sociedade e das suas relaes com a natureza, prenunciando uma sociedade com equidade social e conservao ambiental. Essa transio de um estilo insustentvel para um sustentvel deve, contudo, enfrentar e redesenhar a rigidez e as restries estruturais, que demandam tempo e iniciativas transformadores da base da organizao da sociedade e da economia. (BUARQUE, 2006, p. 70).

Faz-se necessrio, portanto, priorizar o desenvolvimento de habilidades tcnicas, capacitando os homens por meio de instrumentos educacionais capazes de transformar a realidade e conscientizar a massa populacional. Sob esse aspecto, o processo formativo tem contribudo para o despertar cultural, a conscientizao, a compreenso dos direitos humanos, aumentando a adaptabilidade e o sentido de autonomia, de autoconfiana e de autoestima dos grupos. Para tanto,
Sugere-se que o projeto nacional de desenvolvimento deve emergir gradualmente de um dilogo conduzido, tanto em nvel local como nacional, entre todos os atores significativos do processo de desenvolvimento (governo, camponeses e trabalhadores, empresrios, intelectuais e a sociedade civil organizada), com vistas a alcanar objetivos negociados e a definir as obrigaes contratuais de todas as partes envolvidas (SACHS, 2004, p. 87).

Assim, a sustentabilidade necessita, alm de tecnologias sadias, padres diferentes de relacionamento social, organizaes comunitrias coesas, solidrias e baseadas em fortes motivaes e valores e interesses comuns. Mediante tal possibilidade, cada comunidade tem que ser orientada a participar de maneira ativa na construo de seus prprios caminhos, ou, como disse Buarque (2006, p. 27),
[] qualquer estratgia para a promoo do desenvolvimento local deve se estruturar em, pelo menos, trs grandes pilares: organizao da sociedade, contribuindo para a formao de capital social local (entendido como capacidade de organizao e cooperao da sociedade local) combinada com a formao de espaos institucionais de negociao e gesto, agregao de valor na cadeia produtiva, com a articulao e o aumento da competitividade das atividades econmicas com vantagens locais, e reestruturao e modernizao do setor pblico local, como forma de descentralizao das decises e elevao de eficincia e eficcia da gesto pblica local. Tudo isso associado com alguma forma de distribuio de ativos sociais, principalmente o ativo conhecimento, expresso pela escolaridade e capacitao tecnolgica. As mudanas que decorrem desses trs processos e a sinergia gerada no conjunto do tecido social viabilizam o desenvolvimento local de forma consistente e slida.

88 Deste modo, urgente a necessidade de aumentar cada vez mais a participao ativa dos pescadores nas discusses relacionadas ao modelo de sociedade que se quer alcanar e desde j definir os parmetros e diretrizes a serem seguidas para que se alcance tal objetivo. Essa tarefa no fcil, uma vez que as diferenas so muitas e os problemas tornam-se mais complexos. Tais questes exigem, ento, mais esforos voltados ao dilogo e explorao da riqueza identitria e diversificada inerente, como o caso das comunidades que tm o acordo de pesca. Essa questo destacada na fala de Martenes Wanzeler, secretrio da Colnia de Pescadores de Camet:
Umas das grandes dificuldades foi a implantao da coletividade, antigamente a populao era acostumada a trabalhar assim individual. Quando a gente comeou a discutir o projeto teve que mudar pra questo coletiva e esse grupo t de parabns por que aderiu. Essa falta de coletividade vem gerando problema nas outras organizaes, o acordo de pesca um. Tambm um dos fatores que a gente observa aqui na ilha o prprio ambiente, a questo geogrfica da localidade. No tem um poo natural em que possa ser preservado e depois fazer uma grande captura de peixe. A se desmotiva e o pessoal acha ah eu vou preservar todo tempo e depois o peixe vai embora. Faltava fazer um estudo, mas a experincia dos pescadores diz isso, em outros lugares h uma captura muito grande, com uma diversidade muito grande de espcie.

Esta tarefa implica na participao ativa de toda a comunidade, que deve descobrir por si s suas necessidades, mas tambm compreende uma ao de carter educativo, relacionado diretamente educao popular, haja vista que a finalidade dos projetos melhorar a vida cotidiana da maioria. Essas aes ocorrem quando vislumbramos o incentivo apicultura, o manejo de aaizais, a piscicultura e o estmulo aos acordos de pesca. Dentre as questes geradas com essas alternativas, destacam-se: a) a compatibilidade entre as metas de desenvolvimento comunitrio e a conservao ambiental, considerando que o uso sustentvel dos recursos naturais constitui uma base para o bem-estar das populaes tradicionais; b) conceito de gesto social dos recursos naturais; c) entendimento de que a organizao de populaes locais tem um papel fundamental para alcanar melhorias nas condies de vida e o uso sustentvel dos recursos naturais. As vantagens da participao na concepo de um projeto de desenvolvimento comeam pelo saber compartilhado da problemtica local e pela identificao de necessidades essenciais a serem incorporadas, desde a sua visualizao at a sua implantao. Nessa

89 perspectiva, a legislao brasileira no deixa a desejar, pois garante os direitos aos cidados, ao procurar atender suas demandas, e respeita suas especificidades, procurando contemplar os seus anseios. Para Ney Lobato, morador de comunidade de Cuxipiari:
Um fato importante para gente por ter avano nas conquistas, na nossa luta foi justamente a constituio de 88, onde ns conseguimos discutir e mandar para os nossos deputados para eles fazerem passar, aprovar por lei, pra gente ento depois t recebendo o beneficio. O acordo de Pesca nem tinha pra c pra nossa regio, ele era do Maraj, foi um projeto criado para preservao da Amaznia. Ns fomos pra l, o movimentos dos pescadores e discutindo com o pessoal da direo conseguimos abrir essa brecha para que o GTA Maraj jogasse o projeto pra c.

No entanto, no basta somente que a legislao garanta esses direitos, preciso que exista uma srie de fatores que interfiram em sua implementao, pois se espera transformar as polticas pblicas brasileiras em efetivos instrumentos de incluso social. Deve-se, ento, superar a concepo devastadora e buscar a sustentabilidade nos processos de conservao da natureza para que as populaes locais tenham condio de viver sem degradar e sem a angstia da presso produzida por empresrios que lucram com a destruio da floresta. Tal condio necessria para compreender as dinmicas socioambientais que compem a realidade dessas populaes, a fim de permitir a elaborao de propostas coerentes e compromissadas com a melhoria da qualidade de vida.

4.6. OS CONFLITOS, AS DIFICULDADES E A TOMADA DE NOVOS RUMOS DO PESCADOR A PARTIR DOS ACORDOS DE PESCA.
possvel afirmar que o enfoque metodolgico de resoluo de problemas, estimulado pelos acordos nas comunidades de pescadores, como meio para a problematizao da realidade, deve ser encarado como uma preparao para o enfrentamento de situaes conflituosas comuns s reas ribeirinhas. Este enfrentamento pode ser uma ocasio democrtica para, quando no se conseguir superar o conflito totalmente, ao menos esclarecer posies e comear a trabalhar com consensos ou acordos especficos.
O acordo de pesca um acordo de moradores que tem os incisos que cuida da pesca, mas ele do modo geral, invaso da propriedade dos outros, questo de pequenos animais uma srie de coisas. Um projeto que tem que ser ajustado. O grande avano da histria da luta do povo foi porque a igreja assumiu como carro chefe e as universidades atravs dos grupos acadmicos assumiu [...] a vinha dar o apoio pra esses humildes companheiros aqui do meio do mato. Isso ajudava demais o movimento. A gente encontrava as pessoas com uma outra cabea. Ns tivemos um perodo do conformismo. A igreja batia, batia, conscientizava, mas o povo estava aqui conformado, no acreditando que quando fosse fechar a barragem tudo isso ia acontecer, por que tinha ainda fartura. Ento organizamos sindicato comeamos a organizar

90
colnia por que sabia que isso ia acontecer. Quando aconteceu era gente no sindicato e todo mundo acreditou. Nos tivemos um momento de dificuldade at que ns conseguimos avanar. Hoje ns temos entrando numa outra fase do chamado conformismo. A tem a bolsa famlia tem uma serie de coisa. A gente fica batendo, olha precisamos se organizar pela manuteno desses projetos por que se no ele pode se tornar superficial na vida das famlias sem conhecimento da produo, de gerar produo, de gerar riqueza, e aquela velha ditadura volta a imperar o conformismo chegou, as pessoas no querem se expressar nem pra denunciar. Eu acho que PDA no cuidou especificamente como deveria ser do conhecimento, no consegui multiplicar, no teve um acompanhamento preciso. Hoje por exemplo se tiver investimento, pesquisas, aproveitando os conhecimentos adquiridos, os erros, um processo, o PDA em parte colaborou, falta motivao. O projeto do PDA mais uma fonte de renda que chega na vida do cidado. (Z Flavio morador da Comunidade de Pacu)

Nas comunidades investigadas, os conflitos comeam a ser superados, de maneira tmida, graas ao engajamento de algumas famlias de extrativistas, bem como a atuao de lideranas comunitrias e o incentivo dos projetos financiados pelo PDA.
De fato at mesmo lideranas de comunidade achava a gente de doido, diziam assim: vocs so doidos morando numa bacia amaznica pensando em criar peixe, aonde j se viu? Isso l pra onde no tem gua, e isso deixava a gente revoltado [...] chamar a gente de louco. Era coisa de louco s a nossa f impulsionava de que ia dar certo, isso era uma das maior dificuldade sem falar das outras condies financeiras e etc. (Dorilio morador da Comunidade de Pacu)

Mesmo se encontrando desarticulado algumas vezes, o movimento social se faz presente para exigir aes do poder pblico local e cobrar medidas capazes de garantir o cumprimento das legislaes; a exemplo disso est atuao da CP Z-16. As populaes residentes nas comunidades investigadas carecem de um processo formativo capaz de lhes proporcionar esclarecimentos empreendedores, para que tenham condio de enfrentar as mudanas na dinmica local geradas pelo mercado. As comunidades investigadas desenvolvem atividades capazes de mostrar aos moradores novas formas de enxergar o meio ambiente, vislumbrando-o como espao de trabalho rentvel e sustentvel, como observou Martenes Wanzeler, secretrio da Colnia Z16 de Camet:
Nessa linha de projeto demonstrativo, eu vejo que ele consegue fazer isso a em alguns casos, mas no generalizado, nem todo mundo consegui criar alguma coisa que impedisse de viver exclusivamente da pesca, como a criao de frango, mel de abelha, nesse sentido o PDA foi uma alternativa, no foi descaso, esbarrou na questo financeira mesmo.

No momento em que os pescadores comeam a se apropriar dos conhecimentos e informaes gerados pelo processo formativo, a relao com o meio ambiente assume um

91 papel cada vez mais desafiador. Uma vez articulados conhecimentos e informaes com demandas e perspectivas locais, cria-se a emergncia de novos saberes para apreender processos sociais que se complexificam, mas tambm h a intensificao dos riscos ambientais. O desafio do fortalecimento da cidadania para a populao ribeirinha se concretiza a partir da possibilidade de cada pessoa ser portadora de direitos e deveres e de se converter, portanto, em ator corresponsvel na defesa da qualidade de vida. Logo, uma proposta de sustentabilidade deve culminar em um aprendizado social, baseado no dilogo e interao em constante processo de recriao e reinterpretao de informaes, conceitos e significados. O entendimento sobre os problemas ambientais se d por uma viso do meio ambiente como um campo de conhecimento e significados socialmente construdos, que esto perpassados pela diversidade cultural e ideolgica, bem como pelos conflitos de interesse. Para os pescadores entrevistados, o que incentivou as aes foi o fato de estes grupos sociais apresentarem um modelo de ocupao do espao e de uso dos recursos naturais voltado especialmente para a subsistncia. Estas populaes fazem o uso intensivo de mo-de-obra familiar, e de tecnologias de baixo impacto derivadas de conhecimentos historicamente acumulados. A ideia de sustentabilidade implica, dessa maneira, na prevalncia da premissa de que preciso estabelecer uma limitao definida nas possibilidades de crescimento e um conjunto de iniciativas que levem em conta a existncia de interlocutores e participantes sociais relevantes e ativos atravs de prticas educativas. Espera-se que esses atores sejam capazes de estabelecer um processo de dilogo informado, o que refora um sentimento de corresponsabilizao e de constituio de valores ticos. Uma poltica de desenvolvimento na direo de uma sociedade sustentvel no pode ignorar nem as dimenses culturais, nem as relaes de poder existentes e muito menos o reconhecimento das limitaes ecolgicas, sob pena de apenas manter um padro predatrio de desenvolvimento. Sem dvida, o avano para uma sociedade sustentvel permeado de obstculos, na medida em que existe uma grande limitao de conscincia na sociedade com relao s implicaes do modelo de desenvolvimento em curso. O cerne das atividades ecologicamente predatrias tem como eixo central o desgaste e a ineficincia das instituies sociais, inacessibilidade aos sistemas de informao e comunicao, bem como os valores adotados pela sociedade. Para que haja uma mudana de concepo, preciso estimular uma

92 participao mais ativa da sociedade no debate dos seus destinos, como uma maneira de estabelecer um conjunto socialmente identificado de problemas, objetivos e solues. Por conseguinte, a participao, enquanto processo social, gera a interao entre atores sociais diferentes na definio do espao comum e do destino coletivo. Em tal contexto, como em quaisquer relaes humanas, ocorrem relaes de poder que incidem e se manifestam em nveis distintos em funo dos interesses, valores e percepes dos envolvidos, independentemente de sua condio de gnero. Para Gohn (1999), estas so algumas das concepes fundantes que auxiliam o entendimento do campo vasto de luta e composio entre projetos de participao para a sociedade. Alm disso, essa participao tambm promoo de cidadania, realizao do sujeito histrico e instrumento por excelncia para a construo do sentido de responsabilidade e de pertencimento a um grupo, classe, comunidade e local (BAUMAN, 1997). Em certo sentido, a participao o cerne do processo educativo, pois desenvolve a capacidade do indivduo ser senhor de si mesmo. Sobre isso, transcrevo o relato de D. Rita, moradora da comunidade de Jorocazinho:
O Acordo ajudou muito, trouxe vrios cursos, a gente teve aquela participao da igreja que sempre apoia, eu acho muito fraca a participao que a gente v que nossos governantes no investem, essa a grande dificuldade que a gente tem. Tudo que ns temos de aprendizado, de benefcio pra nossa comunidade atravs dos projetos, por que com quem a gente consegue se adaptar, com quem voc consegue conversar, dizer onde sua dor com as Ongs com esses projetos a grande dificuldade que a gente tem ainda a de conscientizar mais famlias. Eu imagino, espero que continue do nosso lado trazendo essas oficinas, esse aprendizado pra melhoria das nossas famlias que t precisando de mais aprendizado de mais formao e pelo acordo a gente pode trazer essa formao essa conscientizao, nessa luta. Espero que isso tenha progresso e que daqui seja algo de esperana para o futuro das nossas famlias.

Quando se tem por foco a educao emancipatria, observa-se que uma das deficincias de processos participativos est em enfatizar o envolvimento de cidados em situaes de escolhas eleitorais. Como consequncia desse posicionamento e da prpria trajetria da cidadania, no Brasil, tem-se um cidado passivo (CARVALHO, 2001). Ele espera tudo do paternalismo de governo e sua institucionalidade; tem-se, pois, uma populao que busca seus espaos de modo atomizado e desorganizado. Ainda, tem-se uma educao formal que instrumentaliza para a interveno tcnica e no prepara para a vida coletiva. Nesse modelo, tambm h de se incorporar:
[...] a percepo comunitria dos fundamentos bsicos do manejo, o uso comunitrio dos recursos florestais em reas de uso sustentvel definidas em consenso entre as comunidades e o estabelecimento de fruns e mecanismos de tomada de deciso e resoluo de conflitos [...] [juntamente com] [...] o

93
uso de tcnicas e instrumentos de avaliao e controle bem definidos. (PIRES, 2003, p. 2).

O fortalecimento e o gerenciamento de associaes comunitrias tm sido um desafio a ser alcanado. Segundo Pires et al. (2002), a criao das associaes comunitrias precisa ser fortalecida, as regras da comunidade devem ser formalizadas, definindo melhor os papis das pessoas que integram a comunidade e fortalecendo a organizao comunitria. Anualmente, os associados analisam o andamento das associaes, identificam os pontos positivos e negativos, as lies aprendidas e desafios e o grau de alcance dos objetivos dos comunitrios. Esta avaliao inclui uma autoavaliao dos associados e oferece indicaes das principais dificuldades encontradas pelas associaes e o seu grau de amadurecimento (PIRES, 2003).16 As dificuldades principais esto relacionadas quantidade de tcnicos para acompanhar os projetos em execuo, maior apoio financeiro, heterogeneidade cultural e das prticas produtivas, entre os habitantes, que apresentam uma cultura arraigada de explorao dos recursos da floresta (no manejada). Outro fator foi a desconfiana de alguns participantes em relao aos objetivos de sustentabilidade a serem alcanados o PDA (especialmente a construo de tanques para piscicultura). Isto diminuiu a participao comunitria, o que se [...] complica com a dificuldade encontrada pelos participantes na conciliao de tempo para a realizao de outras atividades econmicas (pesca, agricultura, etc.), alm das limitaes impostas pela sazonalidade da vrzea (PIRES et al., 2002, p. 3). Outro fator limitante foi a dependncia de agentes externos comunidade, visto que as comunidades no dispem, de acordo com Pires et al. (2002), de recursos financeiros prprios para arcar com os custos iniciais necessrios s associaes. Contudo, os resultados apresentados pelo PDA tm sido bastante positivos, especialmente no que se refere elaborao de outras alternativas de renda s populaes ribeirinhas. Os contemplados pelo projeto argumentam sua importncia principalmente no que concerne mobilizao dos ribeirinhos, conscientizao ambiental, ao estmulo ao empreendedorismo e capacidade de gerao de renda.
Sim, foi positivo sim. A partir do comeo da implantao do acordo que conseguiu a desenvolver varas atividades como a formao para o trabalho, a implantao da piscicultura, o manejo florestal, os acordos de pesca... e com
16

Ao longo dos anos, os coordenadores comunitrios e lideranas dos setores tm assumido uma maior participao e responsabilidade na organizao das assembleias anuais e os custos financeiros para sua realizao.

94
certeza ajudou muito as famlias a melhorar as condies de vida, pelo fato de ter mais alimentao, ter o peixe e hoje uma consolidao tambm a questo do beneficiamento de palmito, a produo de alevinos, que a dificuldade nossa maior t sendo adquirir esses alevinos que so l de terra alta e a gente tendo aqui vai facilitar no s pro grupo, mas pra gente que tem um pensamento regional, no s do municpio de Camet, assim pra t abastecendo a regio com alevinos, ento com certeza foi um ponto muito positivo na colnia de pescadores. (Nei Lobato, morador da comunidade de Cuxipiar).

O acordo tambm possibilitou o fortalecimento de organizaes da sociedade civil, a exemplo da Colnia de Pescadores Z-16 de Camet, de outras associaes de pescadores, assim como de comunidades, desenvolvendo metodologias que estimulassem a mobilizao, o senso de coletividade e as iniciativas locais. Houve importantes trabalhos fomentando prticas produtivas capazes de melhorar a qualidade de vida local que no culminavam com a destruio dos rios. Alm destes aspectos, outro importante resultado alcanado foi a prestao de auxlio financeiro, tcnico e administrativo para que as entidades alcanassem autonomia e adquirissem instrumentos para melhor discutir, propor e elaborar polticas pblicas para as populaes ribeirinhas.

95

CONSIDERAES FINAIS
Este estudo buscou compreender o sentido dos acordos de pesca na vida e na produo do conhecimento dos pescadores artesanais, enquanto formas de dinamizar suas vidas e de buscar alternativas econmicas coletivas de sobrevivncia. Tal conhecimento, construdo na socializao dos pescadores e nos processos de apropriao da natureza, assumiu um sentido mais amplo e possibilitou apreender a pesca artesanal como um sistema, em que os diferentes tipos de pescadores eram seus componentes, alm, claro, dos recursos naturais, dos equipamentos e tcnicas empregados na captura do pescado e das prprias relaes de trabalho. Foi necessrio, para isso, estar atento para o fato de que a subjetividade dos atores que constituem este sistema tem um papel decisivo sobre a forma como ele evolui, uma vez que o pescador conduz suas interpretaes e decises frente realidade da qual faz parte e est exposto, alterando seus modos de vida, enquanto constituinte do processo de mudana social. Atravs deste trabalho foi possvel tambm identificar que os acordos de pesca apresentam caractersticas peculiares, tais como observou Morin (1986): uma organizao interna que assegura sua reproduo: os diferentes tipos de pescadores estabelecem relaes entre si, que podem encerrar desigualdades e/ou complementaridades, mas que so fundamentais para manter o funcionamento do sistema; uma sensibilidade aos elementos, internos e externos, com capacidade de resposta e adaptao: os pescadores percebem as mudanas ambientais, econmicas, polticas, etc., e as interpretam reagindo atravs de mudanas nos seus sistemas de produo na pesca, promovendo uma constante evoluo destes, ou tambm atravs de mudanas em suas estratgias familiares no sentido de assegurarem sua reproduo social enquanto pescadores, o que acaba por assegurar a reproduo desta forma de produo. Assim, justificamos a necessidade de analisar os acordos de pesca como um sistema, pois, s desta forma possvel perceber como os pescadores se organizam e interagem internamente em seu modo de produzir conhecimento. Ao mesmo tempo, para fugir de um holismo redutor, que entenderia a pesca artesanal como um sistema acabado, que existe e se explica por si mesmo, no se pode abrir mo da anlise do contexto em que est

96 inserida, ou seja, como os pescadores artesanais interpretam as condies externas (competio, conflitos socioambientais em torno dos espaos aquticos, polticas pblicas, relaes de mercado, etc.), elaborando, mediante os recursos que dispem, suas estratgias de reproduo social. Atravs do trabalho, pode-se dizer que a base para a implementao dos acordos de pesca a confiana compartilhada por moradores e pescadores de comunidades ribeirinhas. Isto se torna ainda mais verdadeiro quando se percebe que a fase mais difcil para a consolidao dos acordos (segundo as lideranas locais entrevistadas) justamente a fase inicial, pois os resultados efetivos dos acordos de pesca s se apresentam aps um ano ou mais. Durante esse convvio nas comunidades, as famlias ribeirinhas tm de renunciar ao consumo e captura mais imediata do pescado, evitando, portanto, a prtica da pesca predatria, que se torna uma deciso muito difcil, visto que tais famlias encontram-se em um contexto de crise prolongada, afetando, sobretudo, a pesca. medida que os resultados dos acordos aparecem (sejam estes de ordem econmica, ambiental, social, cultural ou institucional), as relaes de confiana no interior da comunidade aumentam. A partir da, outras experincias e inovaes podem ser suscitadas, resultando inclusive em modificaes nas formas de aprendizado coletivo, o que muito relevante em um segmento considerado bastante tradicional, como o caso do segmento da pesca. Tradicional tambm o aprendizado na pesca, que baseada geralmente em conhecimentos tcitos, transmitidos de pai para filho, sendo que o segredo do bom pescador (que geralmente resultado de longos processos empricos) dificilmente compartilhado com outros pescadores. Neste sentido, os acordos de pesca parecem introduzir hbitos que tm modificado paulatinamente essa dinmica, especialmente em pescas praticadas em grupo, como o caso das pescas do mapar. Ao introduzir inovaes praticadas por outros grupos em outros locais, as comunidades ribeirinhas esto efetivamente exercitando um tipo de saber, corporificado na vivncia e nas relaes de companheirismo travadas durante o ato coletivo. Por outro lado, as atividades coordenadas por meio dos acordos j apresentam algum resultado em termos de comercializao dos produtos, que um ponto-chave para poder diminuir a dependncia dos pescadores em relao presso exercida pelo rio. Apesar de ser uma questo que precisa ser mais adequadamente investigada, pode-se inferir que as experincias positivas dos acordos de pesca tm estimulado os

97 moradores e os pescadores ribeirinhos a aumentar o seu nvel de escolarizao, como se pde notar pelas localidades atendidas pelo Projeto Camet-Tapera, desenvolvido com apoio da Prefeitura de Camet (na gesto denominada Administrao popular, ligada ao PT), no perodo 2001-2004; esse projeto tinha como objetivo aumentar a escolarizao de jovens e adultos, especialmente em reas ribeirinhas. Outro projeto que pode ser citado o Pescando Letras, do Governo Federal, que buscou alfabetizar pescadores, alm de propiciar crdito e financiamento no setor da pesca. Isto particularmente importante quando se percebe o baixssimo nvel de escolarizao dos pescadores e ribeirinhos, que so bastante afetados pela carncia de escolas em suas reas e por currculos escolares inadequados para desenvolver a competncia de leitura das realidades que vivenciam. A organizao dos acordos de pesca tambm tem estimulado a construo de equipamentos coletivos por meio de esforos e recursos da prpria comunidade, a exemplo da criao de associaes nas comunidades onde acontece a experincia, no sentido de gerenciar o cooperativismo e criar estruturas para dar suporte comunidade local, como caso da Casa do acordo de pesca, construda na localidade de Jaracuera Grande, inicialmente como observatrio para as atividades de fiscalizao do acordo, mas que utilizada tambm como escola e posto de vacinao, alm de reunies comunitrias. Cabe salientar que h uma tendncia para o fortalecimento organizacional, como demonstrou a pesquisa, pois, a implementao dos acordos de pesca est intimamente ligada ao desenvolvimento scio-institucional das comunidades ribeirinhas. Em praticamente todas as reas onde foram implantados acordos de pesca, j havia uma base institucional anterior, firmada e organizada. Em alguns casos, com suporte da CP Z-16, em outros casos com uma trajetria prpria de organizao social das comunidades ribeirinhas, ou em outras com apoio da Igreja Catlica ou de outras religies. Em todo caso, a base para a implementao dos acordos de pesca no baixo Tocantins deriva de um acmulo dos movimentos sociais influenciados pela Igreja Catlica, mas que, paulatinamente, parece aprimorar os laos com outros grupos, desenvolvendo a afirmao enquanto sujeitos polticos e levando em considerao o aspecto produtivo e o aprendizado coletivo. Cabe ressaltar que o xito dos acordos de pesca est intimamente ligado sua propagao em escala regional, pois necessrio que moradores de rios e bacias hidrogrficas vizinhas tambm elaborem seus acordos de pesca. Isto fundamental devido mobilidade dos

98 peixes, que findam por serem capturados em reas onde no vigoram os acordos de pesca, no permitindo que os peixes atinjam a idade adulta, considerada ideal para a captura. Com base nesta perspectiva de propagao em escala regional, a possibilidade de evoluo dos acordos de pesca parece apontar para trs tipos de perspectivas: uma delas a proposta de criao de corredores ou bacias de reproduo de peixes, considerados necessrios para consolidar o esforo de conservao dos acordos de pesca, devido migrao dos peixes; outra proposta, em linha semelhante anterior, a criao de comits de microbacias hidrogrficas, que podem evoluir em uma escala regional, no sentido da criao do comit regional da bacia hidrogrfica do Tocantins; a terceira possibilidade o transbordamento da experincia positiva dos acordos de pesca para atrair outros segmentos sociais, inclusive urbanos. Para isso, torna-se necessrio propagar as experincias dos acordos de pesca e seus resultados positivos, especialmente na captura e acesso ao consumo do popular mapar e no processo de educao ambiental. Esta ltima possibilidade aponta para um projeto social de cunho audacioso, ancorado tanto em aspectos organizativos quanto em aspectos econmicos acumulados pelas experincias. H potencial para um tipo de transbordamento escalar (do local para o regional) no sentido da formulao de um projeto regional (e/ou rural) de desenvolvimento. No se trata de uma suposio pouco provvel, tendo em vista a rpida propagao dos acordos de pesca na regio do baixo Tocantins, particularmente nas localidades ribeirinhas do municpio de Camet. Para tanto, torna-se necessria a reformulao das leis e das prticas pesqueiras, de modo a considerar o conhecimento dos pescadores acerca da gesto dos acordos que levem a uma nova postura, amparada no saber e na prtica desses sujeitos.

99

REFERNCIAS
ALLUT, A. G. O conhecimento dos especialistas e seu papel no desenho de novas polticas pesqueiras. In: DIEGUES, AC (org.). Etnoconservao: novos rumos para a proteo da natureza nos trpicos. So Paulo: Ed. AnnaBlume/Nupaub/Hucitec, 2000. p. 101-124. ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O mtodo nas cincias naturais e sociais Pesquisa quantitativa e qualitativa. 2.ed. So Paulo: Pioneira, 2000. ANDR, Marli Eliza D. A. Pesquisa em Educao: abordagens qualitativas. So Paulo: EPU, 1986. ________. Estudo de caso em Pesquisa e Avaliao educacional. Braslia: Liber livro, 2005. ARROYO, Miguel. Educao em tempos de excluso. In: GENTILLI, Pablo & FRIGOTTO, Gaudncio (org). A Cidadania Negada: polticas de excluso na educao e no trabalho. So Paulo: Cortez, 2001.

ARROYO, M. G. Formao de Educadores e Educadoras do Campo. Braslia: MEC, 2004


BAUMAN, Z. Amor Lquido sobre a fragilidade dos laos humanos. Traduo de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2004. BETTO, Frei. Educao e Direitos Humanos. Srie: Produo de Terceiros Sobre Paulo Freire, 1994. BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigao qualitativa em Educao: uma introduo teoria dos mtodos. Porto: Porto, 1994. BRASIL. Decreto-Lei n 221, de 28 de fevereiro de 1967. Dispe sobre a proteo e estmulo pesca e d outras providncias. Disponvel em: [Legislao/Decretos-Leis]. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del0221.htm>. Acesso em: 12 jan. 2011. BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista: a degradao do trabalho no sculo XX. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1987 BUARQUE, Srgio. Reflexes e Recomendaes sobre Estratgias de Combate Pobreza. In: MIRANDA, C.; COSTA, C. (Orgs.). Reflexes e Recomendaes sobre Estratgias de Combate Pobreza. Braslia: Instituto Interamericano de Cooperao para a Agricultura, 2006. (Srie Desenvolvimento Rural Sustentvel, v. 4). CARDOSO, Eduardo S. Pescadores Artesanais: Natureza, Territrio, Movimento Social. Tese (Doutorado em Geografia) Departamento de Geografia, USP, So Paulo, 2001. Disponvel em: <http://www.radio.faced.ufba.br/twiki/pub/MarSol/ItemAcervo17/Pescadores_Artesanais__movimentos_sociais.pdf>. Acesso em: 2013. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Cincias Humanas e Sociais. 2.ed. So Paulo: Papirus, 2007.

COSTA, Srgio. As cores de Erclia. Esfera pblica, democracia, configuraes psnacionais. Belo Horizonte. Ed. UFMG, 2002.
COSTA, Gilson da Silva. Desenvolvimento rural sustentvel com base no paradigma da agroecologia. Belm: UFPA/NAEA, 2006.

100
CRUZ NETO, Otvio. O trabalho de campo como descoberta e criao. In: MINAIO, Maria Ceclia de Souza (Orgs.). Pesquisa social: teoria, mtodo e criatividade. Petrpolis, RJ: Vozes, 1999, p. 51-56. CHIZZOTTI. Antonio: Pesquisa em Ciencias Humanas e Sociais. So Paulo, Editora Cortez, 2006. DIEGUES, A. C. S. Povos e mares: leituras em scio-antropologia martimas. So Paulo: NUPAUB-USP, 1995. DIEGUES, A. C. S. Pescadores, camponeses, e trabalhadores do mar. So Paulo, tica, 1983. ENGELS, Friederich. Anti-Dhring. 1877. Disponvel em: <http://www.marxists.org/portugues/ marx/1877/antiduhring/index.htm>. Acesso em: maio 2012. ENGELS, Friederich 1952. O Papel do Trabalho na transformao do Homem em Macaco. 1 Edio: Neue Zeit, 1896. FALKEMBACK, Elza Maria Fonseca. MST, Escola de Vida Em Movimento, Cad. Cedes, Campinas, vol. 27, n. 72, p. 137-156, maio/ago. 2001. FERNANDES, Marcionila; GUERRA, Lemuel (Org.). Contra-discurso do desenvolvimento sustentvel. 2. ed. rev. Belm: UNAMAZ, UFPA, NAEA, 2006. FOLADORI, G. Limites do desenvolvimento sustentvel. So Paulo: ABDR, 2001. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios a prtica educativa. 34 ed. So Paulo: Paz e Terra, 1996. FRIGOTTO, Gaudncio. Capital humano e sociedade do conhecimento: concepo neoconservadora de qualidade na educao. In: REVISTA CONTEXTO E EDUCAO. Iniju, Editora Iniju, ano 9, n 34, abr/jun, 1994. FRIGOTTO, G. O enfoque da dialtica materialista histrica na pesquisa educacional . In: FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 10. ed. So Paulo: Cortez, 2006. FURTADO, Gislane D.; BARRA, Jos D. F. Pescadores Artesanais de Camet: formao histrica, movimentos e construo de novos sujeitos. Camet, PA: Novo Tempo, 2004. (Coleo Novo Tempo Cabano; 5) FURTADO, L.G. Problemas ambientais e pesca tradicional na qualidade de vida da Amaznia .In: Amaznia: desenvolvimento, sciodiversidade e qualidade de vida . Org. Lourdes Gonalves Furtado.- Belm: UFPA. NUMA: 1997 (Univeriadde e Meio Ambiente, n 9) GATTI, Bernade A. A construo da pesquisa em educao no Brasil. Braslia, DF: Plano, 2002. GENTILLI, P.; FRIGOTTO, G. A cidadania negada. Polticas de excluso na educao e no trabalho. So Paulo. Cortez, 2001. GOHN, Maria da Glria Marcondes. Movimentos sociais e educao. 3.ed. So Paulo: Cortez. 1999. _________.Teoria dos Movimentos Sociais: paradigmas clssicos e contemporneos.7 ed. So Paulo: Edies Loyola, 2007

101
GRAMSCI, Antonio. Concepo dialtica da histria. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1987. ______. Os intelectuais e a organizao da cultura. So Paulo: Civilizao Brasileira, 1988. GRUPPI, Luciano. O conceito de hegemonia em Gramsci. Traduo de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Graal, 1978. HAGUETTE, T.M.F. (1987) Metodologias Qualitativas na Sociologia. Petrpolis: Vozes, 1987. GOMES, Henrique Cezar Martins. Para onde sopram os ventos? Escola, vida e cultura dos povos do mar. Dissertao (Mestrado em Educao) Programa de Ps-Graduao em Educao, UFC, Fortaleza, 2002. GRZYBOWSKI, Cndido. Esboo de uma alternativa para pensar a educao no meio rural. Contexto & Educao, UNIJU, ano 1, n. 4, p. 47-59, out./dez. 1986. HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve sculo XX (1914-1991). So Paulo: Companhia das Letras, 1995. LEITO, W. O Pescador mesmo. Um estudo sobre o pescador e as polticas pblicas e desenvolvimento da pesca no Brasil. Belm. Universidade Federal do Par, Departamento de Antropologia. 1997 (Dissertao de Mestrado)

LEFF, Enrique. As aventuras da espistemologia ambiental. Da articulao das cincias ao dilogo de saberes. Srie idias sustentveis. Traduo de Gloria Maria Vargas. Rio de Janeiro: Garamond, 2001.
LIMA, A. A. B. Educao popular na Amaznia: as experincias da CUT em qualificao profissional. Porto Velho: CUT; Escola Sindical Amaznia/Escola Sindical Chico Mendes; Imediata, 2001. LOPES, S.B. Arranjos institucionais e a sustentabilidade de sistemas agroflorestais: uma proposio metodolgica. 2001. Dissertao (Mestrado em Desenvolvimento Rural)-Programa de Ps Graduao em Desenvolvimento Rural, UFRGS, Porto Alegre, 2008. LOUREIRO, Carlos. F. Trajetria e fundamentos da educao ambiental. So Paulo: Cortez, 2004.
LDKE, Menga e ANDR, Marli E. D. Pesquisa em Educao: abordagens qualitativas. So Paulo: EPU, 1988.

LUKCS, Georg. Histria e conscincia de classe: estudos sobre a dialtica marxista. So Paulo, Martins Fontes, 2003. MACHADO, N. J. O lugar da Educao. Estudos Avanados, So Paulo, v. 8, n. 22, p. 374-378, 1994. MALDONADO, Simone Carneiro. Pescadores do mar. So Paulo: tica, 1986. MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. 3.ed. So Paulo: Cortez, 1991. MARTINS, Egidio. Trabalho, educao e movimentos sociais: um estudo sobre o saber e a atuao poltica dos pescadores da Colnia Z-16, no Municpio de Camet-PA. Dissertao (Mestrado em Educao) UFPA, 2010.

102
MARX, Karl. O Capital: crtica da economia poltica. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2008a. V.1. ________ Manuscritos econmicos e filosficos. Lisboa: s.n., 1975. MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alem. Lisboa: Presena/Martins Fontes, 1974. ________; ENGELS, Friedrich. Crtica da educao e do ensino. Introduo e notas de Roger Dangeville. Lisboa, Portugal: Moraes, 1978. MAUS, Maria Anglica Motta. A literatura oficial sobre a pesca na Amaznia: uma tentativa de reviso crtica. In: SEMINRIO SOBRE A PESCA ARTESANAL, 1, 1984. Anais... Belm, Instituto do Desenvolvimento Econmico-Social do Par, 1984. MCGRATH, David G. Polticas pblicas e manejo comunitrio de recursos naturais na Amaznia. Belm: UFPA, 2002. ___________.; et al. Varzeiros, geleiros e o manejo de recursos naturais na vrzea do baixo Amazonas. Cadernos do NAEA, Belm, n. 11, Nov, 1993. p. 91 125. MELLO, Alex Fiza de. A pesca sob o capital. A tecnologia a servio da dominao. Belm: UFPA, 1985. MENDES, Armando. As pescarias amaznicas e a piscicultura no Brasil. So Paulo: Cruzeiro do Sul, 1968. Ministrio do Meio Ambiente. Camet: Acordos de Pesca Uma alternativa econmica e organizacional. Srie Sistematizao de experincias. 2006. MORIN, Edgar. Para Sair do Sculo XX, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. NOGUEIRA. Marco Aurlio. Um estado para a sociedade civil: temas ticos e polticos da gesto democrtica. 2.ed. So Paulo: Cortez, 2005. PDA Subprograma Projetos Demonstrativos. Camet: as experincias nas localidades de Joroca de Baixo e Cuxipiari Carmo. Srie Sistematizao: comunidades construindo sua sustentabilidade. Braslia: PDA, Revista II, 2005. POMPEU, Danzio. Evoluo territorial e urbana do municpio de Camet. Camet, PA: 2002. (Coleo Novo Tempo Cabano; 5) RODRIGUES, Doriedson. Saberes sociais e luta de classes: um estudo a partir da Colnia de Pescadores Artesanais Z-16 Camet/Par. Tese (Doutorado em Educao) UFPA, 2012. SACHS, I. Estratgias de transio para o sculo XXI. In: Bursztyn, M. (Org.). Desenvolvimento sustentvel. So Paulo: Brasiliense, 1993. p. 29 - 56. SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educao: fundamentos ontolgicos e histricos. Revista Brasileira de Educao, Rio de Janeiro, v. 12, n. 35, mai./ago. 2007. SILVA, Luis Geraldo (org). Os Pescadores na Histria do Brasil. Comisso Pastoral dos Pescadores. Petrpolis, RJ: Vozes, 1988. SILVA, Gilmar Pereira da. Trabalho, educao e desenvolvimento: o Norte da Educao da CUT na Amaznia. Tese (Doutorado em Educao) UFRN, Natal 2005.

103
SIMONIAN, L. T. L.; GLASER, M. Extractive reserves and the question of sustainability: recent experiences in north of Brazil.2000. Disponvel em: <http://www.biologie. uniamburg.de/bzf/oknu/proceedingsneotropecosys/p0767_simonian.pdf>. Acesso em: jan. 2013. SIMONIAN, L. T. L.(org.). Polticas pblicas, desenvolvimento, unidades de conservao e outras questes socioambientais no Amap. Belm: NAEA; MPEAP, 2010. SOARES DO BEM, A. A centralidade dos movimentos sociais na articulao entre o Estado e a Sociedade Brasileira nos sculos xix e xx. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 97, p. 1137-1157, set./dez. 2006. SOUSA, Raimundo Valdomiro. Campesinato na Amaznia: da subordinao luta pelo poder. Belm: NAEA, 2002. SZTOMPKA, Piotr. A sociologia da mudana social. Traduo de Pedro Jorgensen Jr. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1998. TOZONI-REIS, M. F. C. Educao Ambiental: Natureza, Razo e Histria. Autores Associados, Campinas So Paulo, 2004 TOURAINE, Alain. Como sair do liberalismo? Bauru: EDUSC,1989. (Coleo Filosofia e Poltica). TRIVIOS, Augusto Nibaldo Silva. Introduo pesquisa em cincias sociais: a pesquisa qualitativa em educao. So Paulo: Atlas, 1987. VZQUES, Adolfo Snchez. Filosofia da prxis. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. VERSSIMO, J. A pesca na Amaznia. Belm: Universidade Federal do Par, 1970. (Coleo Amaznia, Srie Jos Verssimo) VIGOTSKI, L. S. A construo do pensamento e da linguagem. So Paulo: Martin Fontes, 2001. XIMENES, Tereza (Org.). Perspectivas do desenvolvimento sustentvel: uma contribuio para a Amaznia. Belm: UFPA; UNAMAZ; 1997.

104

APNDICE A TERMO DE AUTORIZAO

Pelo presente instrumento, eu, abaixo firmado e identificado, autorizo, graciosamente, o(a) aluno(a) _____________________________________, portador(a) do RG _______________ e do CPF ___________________________, a utilizar minha entrevista, a ser veiculada, primariamente, no material em texto desenvolvido como dissertao de mestrado, ou ainda destinadas incluso em outros projetos educativos, organizados e/ou licenciados pela Universidade Federal do Par (UFPA), sem limitao de tempo ou de nmero de exibies. Esta autorizao inclui o uso de todo o material criado que contenha a entrevista concedida no dia ____/____/______, pelo(a) aluno(a) da UFPA, da forma que melhor lhe aprouver, notadamente para toda e qualquer forma de comunicao ao pblico, tais como material impresso, CD (compact disc), CD-ROM, CD-I (compact-disc interativo), home video, DAT (digital audio tape), DVD (digital video disc), rdio, radiodifuso, televiso aberta, fechada e por assinatura, bem como sua disseminao via Internet, independentemente do processo de transporte de sinal e suporte material que venha a ser utilizado para tais fins, sem limitao de tempo ou do nmero de utilizaes/exibies, no Brasil e/ou no exterior, atravs de qualquer processo de transporte de sinal ou suporte material existente, ainda que no disponvel em territrio nacional, sendo certo que o material criado destina-se produo de obra intelectual organizada e de titularidade exclusiva da UFPA, conforme expresso na Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais). Na condio de titular dos direitos patrimoniais de autor da srie de que trata o presente, o aluno(a) e a UFPA podero dispor livremente da mesma, para toda e qualquer modalidade de utilizao, por si ou por terceiros por ela autorizados para tais fins. Para tanto, poder, a seu nico e exclusivo critrio, licenciar e/ou ceder a terceiros, no todo ou em parte, no Brasil e/ou no exterior, a ttulo gratuito ou oneroso, seus direitos sobre a mesma, no cabendo a mim qualquer direito e/ou remunerao, a qualquer tempo e ttulo.

Camet, PA, _____ de ________________ de ______.

Assinatura: Nome: End.: CPF:

105
APNDICE B Quadro identitrio dos entrevistados

1. Jos Flvio Teles Viana Profisso: Pescador Localidade: Pacu de Cima, comunidade ribeirinha de Camet Idade: 55 anos Atuao na Colnia Z-16: Vice Presidente da Colonia (1999 a 2000).Ex- Vereador do PT (2000 a 2008). Tempo de entrevista gravada: 20 minutos. VIANA, Jos Flavio Teles. Jos Flvio Teles Viana: depoimento [Dezembro 2012]. Entrevistador: Jos Domingos Fernandes Barra. Camet: Colnia de Pescadores Z-16, 2013. Entrevista concedida para a pesquisa de mestrado A Relao Trabalho e Educao no contexto dos acordos de pesca em Camet- Pa: Uma Alternativa Econmica ou uma Prtica de Resistncia?

2. Martenis Wanzeler Profisso: Pescador Localidade: Domiclio em Vrzea So Jos, comunidade ribeirinha de Camet. Idade: 48 anos Atuao na Colnia Z-16: Funo: Secretrio da Z-16. Filiado Colnia. Tempo de entrevista gravada: 35 minutos. Wanzeler, Martenis: depoimento [fevereiro. 2013. Entrevistador: Jos Domingos Fernnandes Barra. Camet: Colnia de Pescadores Z-16, 2013. Entrevista concedida para a pesquisa de mestrado A Relao Trabalho e Educao no contexto dos acordos de pesca em Camet- Pa: Uma Alternativa Econmica ou uma Prtica de Resistncia. 3. Enio Costa Profisso: Pescador Localidade: Domiclio em Guajar de Nazar, comunidade ribeirinha de Camet. Idade: 60 anos Atuao na Colnia Z-16: Coordenador de Base. Filiado Colnia. Tempo de entrevista gravada: 23 minutos. COSTA, Enio: depoimento [Dezembro. 2012.] Entrevistador: Jos Domingos Fernandes Barra. Camet: Colnia de Pescadores Z-16, 2013. Entrevista concedida para a pesquisa de mestrado A Relao Trabalho e Educao no contexto dos acordos de pesca em Camet- Pa: Uma Alternativa Econmica ou uma Prtica de Resistncia. 4. Rita Cardoso Profisso: Pescadora Localidade: Domiclio em Jorocazinho de Baixo, comunidade ribeirinha de Camet. Idade: 62 anos Atuao na Colnia Z-16: Coordenao de Base. Filiado Colnia. Tempo de entrevista gravada: 33 minutos. CARDOSO, Rita: depoimento [Novembro. 2012.] Entrevistador: Jos Domingos Fernandes Barra. Camet: Colnia de Pescadores Z-16, 2013. Entrevista concedida para a pesquisa de mestrado A Relao Trabalho e Educao no contexto dos acordos de pesca em Camet- Pa: Uma Alternativa Econmica ou uma Prtica de Resistncia. 5. Ney Lobato Gomes Profisso: Pescador Localidade: Domiclio em Cuxipiari Costa, comunidade ribeirinha de Camet.

106
Idade: 59 anos Atuao na Colnia Z-16: Ex Tesoureiro. Filiado Colnia. Tempo de entrevista gravada: 26 minutos. GOMES, Ney Lobato: depoimento [Novembro. 2012. Entrevistador: Jos Domingos Fernandes Barra. Camet: Colnia de Pescadores Z-16, 2013. Entrevista concedida para a pesquisa de mestrado A Relao Trabalho e Educao no contexto dos acordos de pesca em Camet- Pa: Uma Alternativa Econmica ou uma Prtica de Resistncia. 6. Dorilio Pinto Wanzeler Profisso: Pescador Localidade: Domiclio em Pacu de Cima, comunidade ribeirinha de Camet. Idade: 58 anos Atuao na Colnia Z-16: Scio. Filiado Colnia. Tempo de entrevista gravada: 19 minutos. WANZELER, Dorielio Pinto: depoimento [Dezembro. 2012]. Entrevistador: Jos Domingos Fernandes Barra. Camet: Colnia de Pescadores Z-16, 2013. Entrevista concedida para a pesquisa de mestrado A Relao Trabalho e Educao no contexto dos acordos de pesca em Camet- Pa: Uma Alternativa Econmica ou uma Prtica de Resistncia. 7. Manoel do Carmo Profisso: Pescador Localidade: Domiclio em Pacu de Cima, comunidade ribeirinha de Camet. Idade: 62 anos Atuao na Colnia Z-16: Scio. Filiado Colnia. Tempo de entrevista gravada: 19 minutos. WANZELER, Dorielio Pinto: depoimento [Dezembro. 2012]. Entrevistador: Jos Domingos Fernandes Barra. Camet: Colnia de Pescadores Z-16, 2013. Entrevista concedida para a pesquisa de mestrado A Relao Trabalho e Educao no contexto dos acordos de pesca em Camet- Pa: Uma Alternativa Econmica ou uma Prtica de Resistncia. 8. Maral Wanzeler Profisso: Pescador Localidade: Domiclio em Pacu de Cima, comunidade ribeirinha de Camet. Idade: 55 anos Atuao na Colnia Z-16: Scio. Filiado Colnia. Tempo de entrevista gravada: 21 minutos. WANZELER, Dorielio Pinto: depoimento [Dezembro. 2012]. Entrevistador: Jos Domingos Fernandes Barra. Camet: Colnia de Pescadores Z-16, 2013. Entrevista concedida para a pesquisa de mestrado A Relao Trabalho e Educao no contexto dos acordos de pesca em Camet- Pa: Uma Alternativa Econmica ou uma Prtica de Resistncia.

107
ANEXO A- ATA DO ACORDO DE PESCA DA LOCALIDADE DE JARACUERA GRANDE CAMET PAR.

108

109

110
ANEXO B- ATA DO ACORDO DE PESCA DAS LOCALIDADES DE PONTA DO XINGU, ILHA MALVINA, ILHA CAPIM E COSTA RICA CAMET PAR.

111

ANEXO C- AUTORIZAO DO IBAMA PARA A ATUAO DE AGENTE AMBIENTAL NOS ACORDOS DE PESCA NA ILHA DE TENTEM - CAMET PAR.

112
ANEXO D- LEI DECRIMES AMBIENTAIS UTILIZADO PELOS MORADORES DE CAMET NOS ACORDOS DE PESCA- CAMET PAR.

113
ANEXO E- PORTARIA DA COMARCA DE CAMET SOBRE O USO DOS RIOS E MATERIAIS PESCA DENTRO DOS ACORDOS DE PESCA- CAMET PAR.

114

You might also like