You are on page 1of 110

1

Governo de Estado do Acre


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO

Srie Cadernos de Orientao Curricular

Orientaes Curriculares para o Ensino Fundamental CADERNO 1 - Arte

Rio Branco Acre


2010

Sumrio
Apresentao Introduo
O papel da escola hoje Os adolescentes e jovens adotados como alunos Os propsitos da Educao Bsica nestes tempos que vivemos Do que falamos quando falamos em objetivos, contedos e atividades? Uma nota sobre conceitos de avaliao Breves consideraes sobre os temas transversais ao currculo O lugar da Histria e da Cultura Afro-Brasileira na educao escolar

Referncias Curriculares
Breves consideraes sobre o ensino de Arte
- O ensino de arte e seus desafios - Contra o conceito de arte como superficialidade. Que arte esta? - Os cdigos da arte no contexto contemporneo - Como vai minha produo artstica?

Arte: currculo e estratgias


O que propem os Parmetros Curriculares Nacionais - A experincia como referncia - Qual percurso desejamos construir junto ao aluno em arte? a) A sondagem dos sujeitos: quem so meus alunos e quais as suas perguntas b) A seleo e encadeamento de temas, contedos e atividades c) Os contextos locais como chave de valorizao do sujeito expressivo social e cultural d) A obra que se completa no apreciador: A mediao do professor na apreciao do aluno e) Cuidados na hora da avaliao: O que valorar?

Contribuies formao dos alunos


- Os elementos de construo do pensamento potico

Arte e as outras reas Curriculares Objetivos do ensino Referncias Curriculares: Objetivos, Contedos, Propostas de Atividade e Formas de Avaliao

Sugestes de materiais de apoio Bibliografia

Todos tero direito a receber educao. Todos tero direito a uma educao capaz de promover a sua cultura geral e capacit-los a, em condies de iguais oportunidades, desenvolver as suas aptides, sua capacidade de emitir juzo e seu senso de responsabilidade moral e social, e a tornar-se til na sociedade.
Texto baseado na Declarao Nacional dos Direitos da Criana

Apresentao
Cadernos para o professor
Esta publicao integra a Srie Cadernos de Orientao Curricular, que rene subsdios para o trabalho pedaggico com as diferentes reas curriculares, e destinada aos professores do 6 ao 9 ano do Ensino Fundamental de todas as escolas pblicas do Acre. Em 2008 e 2009, foram elaborados subsdios semelhantes para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que vm se constituindo em importantes referncias para o planejamento pedaggico nas escolas. E, para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Mdio, foi elaborada recentemente a publicao Planejamento Escolar Compromisso com a aprendizagem, um texto complementar importante, com enfoque nas questes de avaliao, planejamento e interveno pedaggica e com alguns tpicos coincidentes com o contedo deste Caderno. A finalidade dessas publicaes apoiar as equipes escolares no processo de concretizao do currculo um currculo que assegure a melhor aprendizagem possvel para todos os alunos, razo de ser da educao escolar e de tudo o que se faz nos sistemas de ensino. Tambm por essa razo, h um processo de formao de professores em curso, cujo contedo principal so as Orientaes Curriculares ora propostas, que so desdobramentos, atualizados, dos Parmetros e Referenciais Curriculares elaborados anteriormente. Em relao a este material, importante no perder de vista que, por mais flexvel que seja, toda proposta curricular estabelece, ainda que de modo geral, quais so as conquistas esperadas progressivamente a cada ano de escolaridade, tendo em conta o que foi estabelecido nos anos anteriores. Assim, tomar como referncia o que preveem os quadros com as orientaes curriculares deste Caderno pressupe avaliar os conhecimentos prvios e o processo de aprendizagem dos alunos, tanto porque esse tipo de avaliao um princpio pedaggico como porque condio para ajustar as expectativas, os contedos e as atividades especificadas. Considerar o que est indicado em cada quadro, de cada uma das reas curriculares, implica considerar tambm o fato de que os alunos no necessariamente tero os saberes previstos se, nos anos anteriores, o trabalho pedaggico se orientou por outros pressupostos e por outros indicadores. A iniciativa de, neste momento, apresentar esses subsdios para os professores acrianos , como toda iniciativa na rea educacional, decorrente de uma anlise da situao atual, dos desafios hoje colocados e de uma concepo sobre o papel do professor na educao escolar. O propsito central contribuir com os professores dos anos finais do Ensino Fundamental de todo o Estado do Acre na importante tarefa de ensinar a todos. Equipe de Elaborao da Srie Cadernos de Orientao Curricular

Introduo
Nesta Introduo so abordadas questes relacionadas funo social da escola, os propsitos Educao Bsica, como desdobramentos, e alguns caminhos para alcan-los, seguidos de algumas consideraes importantes sobre objetivos, contedos e atividades de aprendizagem e de avaliao.

O papel da escola hoje1


Hoje, talvez mais do que nunca, h um compromisso tico e pedaggico que no podemos deixar de assumir com as crianas e jovens que so alunos das nossas escolas: oferecer todas as possibilidades que estiverem ao nosso alcance para que eles conquistem o conhecimento sobre as coisas do mundo, interess-los com propostas desafiadoras e significativas, incentiv-los a procurar respostas para suas prprias questes, mostrar que as suas descobertas intelectuais e suas idias tm importncia, encoraj-los a darem valor ao que pensam, potencializar a curiosidade em relao s diferentes reas do conhecimento, familiarizando-os desde pequenos e progressivamente - com as questes da linguagem, da matemtica, da fsica, da biologia, da qumica, da tecnologia, da arte, da cultura, da filosofia, da histria, da vida social, do mundo complexo em que vivemos. Do ponto de vista pedaggico, o desafio, portanto, propor boas situaes de ensino e aprendizagem, ou seja, situaes que de fato levem em conta as hipteses e os conhecimentos prvios dos alunos sobre o que pretendemos que eles aprendam e que lhes coloquem novos desafios. Assim estaremos cumprindo uma tarefa essencial da educao escolar: favorecer um contato amistoso de todos com o conhecimento nas diferentes reas desde pequenos. Ou, em outras palavras, alimentar os alunos... A esse respeito, importante dizer que o professor e linguista Egon de Oliveira Rangel presenteou-nos, recentemente, com uma explicao belssima sobre o sentido da palavra aluno e sobre essa condio, nem sempre bem-entendida, em que crianas, jovens e adultos so colocados na escola. Ao referir-se recente histria da educao em nosso pas, comentando duas perspectivas opostas (uma, a que chama de tradicional, dominada por preocupaes praticamente exclusivas com o que e como ensinar, e outra, muito diferente e com a qual nos identificamos em que a aprendizagem, ou melhor, o que j sabemos a respeito dela, comanda o ensino), recupera a histria e desloca o aluno para o lugar de sujeito:

Circulou por muito tempo, entre os educadores, uma verso fantasiosa da etimologia de aluno que atribua a essa palavra de origem latina a composio a-lumnus. O primeiro componente, a-, seria um prefixo com significado de privao; e o segundo seria uma das formas da palavra lumen/luminis (luz). Assim, alumnus significaria sem-luzes. Entretanto2, alumnus origina-se no de lumen, mas de um antigo particpio de alere (alimentar), e significava criana de peito, criana que se d para criar (RANGEL: 2000)3.
1 2

Material produzido pela equipe do Instituto Abaporu de Educao e Cultura e publicado parcialmente nos Cadernos 1 e 2. Tal como informam as professoras Maria Emlia Barcellos da Silva e Maria Carlota Rosa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que pesquisaram a fundo a etmologia da palavra. 3 RANGEL, Egon de Oliveira. Para no Esquecer: de que se lembrar, na hora de escolher um livro do Guia? Livro didtico e sala de aula: cmodos de usar. Braslia: MEC/SEF, 2000. (36) f. BBE.

6
E, aliando-se aos que defendem a centralidade do aluno no processo pedaggico que tem como metfora e como razo de ser alimentar as crianas (e jovens) que foram adotadas pela escola , o autor acrescenta:

Atentos aos movimentos, estratgias e processos tpicos do aprendiz numa determinada fase de sua trajetria e num certo contexto histrico e social, h os educadores que procuram organizar situaes e estratgias de ensino o mais possvel compatveis e adequadas. Nesse sentido, o esforo empregado no planejamento do ensino e na seleo e desenvolvimento de estratgias didtico-pedaggicas pertinentes acaba tomando o processo de aprendizagem como princpio metodolgico de base.
Tal como indicam os propsitos apresentados mais adiante, a tarefa poltica e pedaggica, na Educao Bsica, tornar a escola, de fato, um espao-tempo de desenvolvimento integral dos alunos, de ampliao dos processos de letramento, de mltiplas aprendizagens, de aquisio do conhecimento considerado necessrio hoje e de convvio fecundo entre eles. Nossa tarefa, metaforicamente falando, aliment-los, o que significa garantir:

acesso aos saberes, prticas e experincias culturais relevantes para o desenvolvimento integral de todos, ou seja, para o desenvolvimento de suas diferentes capacidades cognitivas, afetivas, fsicas, ticas, estticas, de relacionamento pessoal e de insero social; experincias, conhecimentos e saberes necessrios para que possam progressivamente participar da vida social como cidados; desenvolvimento da personalidade, pensamento crtico, solidariedade social e juzo moral, contribuindo para que sejam cada vez mais capazes de conhecer e transformar (quando for o caso) a si mesmos e ao mundo em que vivem; domnio das ferramentas necessrias para continuar aprendendo para alm da escola.

Para tanto, no que isso diz respeito proposta curricular (que apenas um dos muitos aspectos em jogo), h diferentes nveis de concretizao, conforme indicam os Parmetros Curriculares Nacionais:

Os Parmetros Curriculares Nacionais constituem o primeiro nvel de concretizao curricular. So uma referncia nacional, estabelecem uma meta educacional (...) Tm como funo subsidiar a elaborao ou a reviso curricular dos Estados e Municpios, dialogando com as propostas e experincias j existentes, incentivando a discusso pedaggica interna s escolas e a elaborao de projetos educativos, assim como servir de material de reflexo para a prtica de professores. (...) O segundo nvel de concretizao diz respeito s propostas curriculares dos Estados e Municpios. Apesar de apresentar uma estrutura curricular completa, os Parmetros Curriculares Nacionais so abertos e flexveis, uma vez que, por sua natureza, exigem adaptaes para a construo do currculo de uma Secretaria ou mesmo de uma escola. Tambm pela sua natureza, eles no se impem como uma diretriz obrigatria: o que se pretende que ocorram adaptaes atravs do dilogo entre estes documentos e as prticas j existentes, desde as definies dos objetivos at as orientaes didticas para a manuteno de um todo coerente. O terceiro nvel de concretizao refere-se elaborao da proposta curricular de cada instituio escolar, contextualizada na discusso de seu projeto educativo. Entende-se por projeto educativo a expresso da identidade de cada escola em um processo dinmico de discusso, reflexo e elaborao contnua. Esse processo deve contar com a participao de toda equipe pedaggica, buscando um comprometimento de todos com o trabalho realizado, com os propsitos discutidos e com a adequao de tal projeto s caractersticas

7 sociais e culturais da realidade em que a escola est inserida. no mbito do projeto educativo que professores e equipe pedaggica discutem e organizam os objetivos, contedos e critrios de avaliao para cada ciclo. Os Parmetros Curriculares Nacionais e as propostas das Secretarias devem ser vistos como materiais que subsidiaro a escola na constituio de sua proposta educacional mais geral, num processo de interlocuo em que se compartilham e explicitam os valores e propsitos que orientam o trabalho educacional que se quer desenvolver e o estabelecimento do currculo capaz de atender s reais necessidades dos alunos. O quarto nvel de concretizao curricular o momento da realizao da programao das atividades de ensino e aprendizagem na sala de aula. quando o professor, segundo as metas estabelecidas na fase de concretizao anterior, faz sua programao, adequando-a quele grupo especfico de alunos. A programao deve garantir uma distribuio planejada de aulas, distribuio dos contedos segundo um cronograma referencial, definio das orientaes didticas prioritrias, seleo do material a ser utilizado, planejamento de projetos e sua execuo. Apesar da responsabilidade ser essencialmente de cada professor, fundamental que esta seja compartilhada com a equipe da escola atravs da co-responsabilidade estabelecida no projeto educativo.
A perspectiva, agora, em se tratando da proposta atual para o Estado do Acre, desenvolver uma parceria experiente para apoiar as escolas na efetivao do terceiro nvel de concretizao do currculo, ou seja, na definio dos desdobramentos, do que est previsto nos documentos curriculares existentes, em algo que se assemelhe a um plano geral de ensino especfico da disciplina a que chamaremos aqui de quadro curricular. Desse modo, entendemos que ser possvel contribuir para a consolidao dos propsitos especificados mais adiante e, consequentemente, com a melhor aprendizagem possvel para os alunos das sries mais avanadas da Educao Bsica.

Os adolescentes e jovens adotados como alunos


A instituio escolar s poder cumprir com a tarefa social de garantir acesso e permanncia do aluno na escola, qualidade de sua aprendizagem e desenvolvimento das capacidades que contribuam para sua formao como pessoa se souber minimamente quem esse aluno tendo em conta os processos de construo do conhecimento, de socializao, de constituio da identidade, de construo de projetos de vida, de interao com o mundo em que vive. Avanar na compreenso de como se do esses processos um desafio necessrio. Em condies ideais, a faixa etria dos alunos do 5o ao 9o ano seria a de 11 a 14 anos, caracterizada como pr-adolescncia e adolescncia e, no Ensino Mdio, de 15 a 17 anos, final da adolescncia. No entanto, em funo da acentuada defasagem idade-srie, caracterstica da escola brasileira hoje, nessa etapa da escolaridade h alunos mais velhos o percentual de crianas e adolescentes do Ensino Fundamental com idade acima da correspondente srie superior a 60% e a isso se soma uma grande variao de faixa etria, sobretudo nas sries mais avanadas e nos cursos noturnos. Por isso, atualmente o universo de alunos, no s do Ensino Mdio, mas tambm do 5o ao 9o ano, pode ser caracterizado como juvenil, uma vez que a noo de juventude inclui tanto os mais novos como os mais velhos. Uma reflexo sobre quem , afinal, o aluno a quem a educao escolar se destina exige, entretanto, ir alm das caractersticas etrias mais elementares: preciso considerar especialmente os aspectos de ordem cognitiva e sociocultural. No pode ignorar as singularidades da populao juvenil que frequenta a escola, sob risco de no ser possvel mediar adequadamente o processo de construo de conhecimento e de cidadania de seus alunos.

8
Infelizmente, ainda hoje no h conhecimento suficiente sobre a juventude no Brasil - o que existe diz respeito sobretudo a jovens dos grandes centros urbanos, o que no d conta da diversidade que caracteriza essa fase da vida: quase nada se sabe, por exemplo, sobre a vivncia juvenil no meio rural. Considerando uma mesma faixa de idade, o que se verifica que geralmente so bem diferentes os adolescentes e jovens que vivem em famlias de classe mdia ou de camadas mais populares, em um grande centro urbano ou no meio rural, com maior ou menor acesso aos bens culturais, informao, ao conhecimento. Alm disso, apesar de todas as transformaes fsicas prprias da juventude, esta um fenmeno social e no h definies rgidas de incio e fim: isso algo que depende do momento histrico, do contexto social e da prpria trajetria familiar e individual de cada um. Em qualquer caso, entretanto, a sociabilidade ocupa um lugar central na vida dos adolescentes e jovens: o grupo de amigos constitui-se em um espao importantssimo de convvio e busca de respostas para as inquietaes, preocupaes, dvidas. nesse espao, entre iguais, que eles podem vivenciar novas experincias, criar smbolos de identificao e laos de solidariedade, meios prprios para realizar descobertas (sobre o mundo e sobre si mesmos) necessrias constituio da prpria identidade e dos projetos de vida. Entretanto, nem sempre as peculiaridades desse momento da vida tm sido consideradas em sua real importncia, porque a concepo predominante tanto na sociedade como na escola tem o foco no futuro, no que ser preciso para "a vida que vir". Isso faz com que as necessidades do agora, as potencialidades e os valores que devem ser privilegiados na formao dos adolescentes e jovens para se situarem em relao ao mundo, a si mesmo e aos outros, na fase da vida em que esto, nem sempre sejam levadas em conta. A possibilidade da escola se constituir de fato em um espao privilegiado de construo de referncias para os alunos, em um espao efetivamente formativo, depende do conhecimento que conseguir obter sobre como se d o seu processo de constituio da identidade. No se pode perder de vista, por exemplo, que particularmente os adolescentes e jovens dos setores populares vm sendo socializados no interior de uma cultura da violncia, marcada por discriminao e esteretipos socialmente construdos, que tende a produzir uma identidade influenciada pelo sentimento de inferioridade. Essa cultura est presente em diferentes instncias da sociedade, inclusive na escola, e acaba por prejudicar o desenvolvimento pleno de cada um. Tambm importante considerar que a identidade no deve ser restrita dimenso de autoimagem individual ou grupal. No apenas a pergunta quem sou eu? que os jovens procuram responder enquanto experimentam expresses de identidade, mas tambm por onde e para onde vou?. A identidade individual e coletiva de alguma forma interfere na inveno de caminhos para a vida a partir do presente e requer a construo de um conjunto de valores relacionados a estas questes existenciais nucleares para todo indivduo: quem eu sou, quem eu quero ser, o que quero para mim e para a sociedade. Isso exige uma busca de autoconhecimento, compreenso da realidade e do lugar social em que se est inserido. Todo jovem, de um jeito ou de outro, tem projetos que so fruto de suas escolhas, conscientes ou no, bem como de suas condies afetivas e das oportunidades oferecidas (ou no) socialmente. Essas escolhas so ancoradas em uma avaliao da realidade, seja ela qual for, conforme as possibilidades de compreenso que cada um tenha de si mesmo e do contexto em que est inserido. Os projetos de vida no dizem respeito apenas a um futuro distante, mas, ao contrrio, implicam um posicionamento do jovem no presente, em relao ao meio social e ao contexto em que vive, tendo em conta os recursos que encontra para lidar com o seu cotidiano. Podem ser individuais e/ou coletivos, mais amplos ou restritos, com perspectiva de curto ou mdio prazo. De qualquer modo, tendem a ser dinmicos, transformando-se na medida do amadurecimento dos prprios adolescentes e jovens e/ou conforme as mudanas no campo das possibilidades que esto dadas ou que so conquistadas.

9
Em relao aos adolescentes e jovens mais pobres, importante considerar que, nesse caso, s inseguranas da prpria condio juvenil somam-se as dificuldades de sobrevivncia e tambm, no raro, os efeitos de uma baixa auto-estima produzida pelas discriminaes que geralmente sofrem. Esse conjunto de adversidades tende a dificultar a constituio de projetos que afirmem a dignidade. Como instituio pblica e educacional que , a escola pode desempenhar um importante papel para melhorar a auto-estima desses alunos e contribuir no s para o seu desenvolvimento como pessoa e como estudante, mas tambm para a construo de referncias para seus projetos de vida.

Propsitos da Educao Bsica nestes tempos em que vivemos4


O que aqui se apresenta so compromissos necessrios para favorecer a ampliao progressiva de capacidades, conhecimentos, saberes e experincias que se pretende que os alunos conquistem na escola. Quais so os propsitos5?

Oferecer aos alunos um conjunto de conhecimentos, saberes e prticas relevantes, definido a partir de diferentes cincias e outros campos da cultura, assim como promover a compreenso do carter histrico, pblico, coletivo e mutante desses tipos de conhecimento. Consolidar contextos institucionais apoiados nos valores de liberdade, tolerncia, igualdade, verdade, justia, solidariedade e paz, e promover a reflexo do sentido desses valores em contextos particulares. Contribuir para que os alunos desenvolvam o sentido de pertencimento social e cvicopoltico. Favorecer o desenvolvimento de atitudes favorveis de cuidado consigo mesmo e com os outros, a partir do conhecimento de prticas construtivas e de zelo com a sade. Criar oportunidades para que os alunos conheam e valorizem o patrimnio natural e cultural da cidade e do pas, tomando-os como temas de estudo em diferentes reas curriculares e incluindo nas propostas didticas o acesso ao patrimnio artstico, arquitetnico, recreativo, informativo e de servios da cidade/regio. Desenvolver propostas que, partindo do reconhecimento das situaes de desigualdade no acesso aos bens materiais e simblicos, assegurem aprendizagens fundamentais e enriqueam a perspectiva universal da cultura a que todos alunos tm direito, sem desqualificar ou desconsiderar suas referncias pessoais, familiares e culturais. Garantir o direito de expresso do pensamento e das ideias dos alunos, mesmo que divergentes das posies do professor e dos colegas, e o exerccio de discutir diferentes pontos de vista, acolher e considerar as opinies dos outros, de defender e fundamentar as prprias opinies e de modific-las quando for o caso. Fazer de cada sala de aula um ambiente de trabalho colaborativo, para que os alunos possam enfrentar os desafios colocados, sabendo que o erro faz parte do processo de aprendizagem e que contam com apoio para darem o melhor de si.

A formulao destes propsitos teve como referncia os seguintes documentos: Parmetros Curriculares de Lngua Portuguesa (MEC, 1997), Diseo Curricular para la Escuela Primria de la Ciudad de Buenos Aires (2004), Matrizes de Referncia em Lngua Portuguesa para o 1 Ciclo da Secretaria Municipal de Educao de Campinas (2007) e Caderno de Orientaes Para o Ensino de Lngua Portuguesa e Matemtica no Ciclo Inicial (Secretaria Estadual do Acre e Secretaria Municipal de Rio Branco, 2008). 5 A formulao destes propsitos teve como referncia o documento Diseo Curricular para la Escuela Primria de la Ciudad de Buenos Aires (2004).

10

Estimular e ajudar os alunos a se comprometerem com sua prpria aprendizagem, confiarem em seus recursos pessoais e em suas possibilidades e desenvolverem uma adequada postura de estudante. Promover o respeito e a valorizao das atividades escolares e a prtica de hbitos de estudo e trabalho, criando condies para que os alunos faam escolhas em relao s formas de trabalho, administrao do tempo, atividades a serem desenvolvidas e reas de conhecimento a aprofundar. Planejar instncias que permitam aos alunos avaliar suas prprias tarefas e dos demais colegas, bem como o percurso pessoal de aprendizagem, dispondo de informaes sobre o ponto em que se encontram em relao s expectativas de alcance, para poderem analisar seus avanos e suas dificuldades. Preservar, ao longo da escolaridade, a continuidade da experincia escolar dos alunos, identificando prioridades e estabelecendo critrios para a incluso de diferentes projetos que enriqueam o trabalho pedaggico. Equilibrar as propostas de trabalho individual e grupal, enfatizando, em todos os casos, a necessidade e importncia de compromisso com a prpria aprendizagem e com a cooperao entre os pares. Garantir a participao dos alunos no planejamento, realizao e avaliao de projetos a curto, mdio e longo prazo. Constituir normas adequadas para a convivncia, o trabalho escolar, o cuidado com os materiais, equipamentos e espaos comuns, zelando para que essas normas sejam efetivamente cumpridas, com as ajudas que se fizerem necessrias. Criar instncias apropriadas, quando necessrio, para o debate de insatisfaes, reivindicaes e divergncias, utilizando a discusso fraterna e dispositivos deliberativos, se for o caso como forma de encontrar respostas para situaes de conflito, tendo em conta diferentes alternativas e as respectivas consequncias. Contribuir para que os alunos assumam responsabilidades e participem das decises coletivas, aceitando os riscos e aprendendo a partir dos erros cometidos. Planejar propostas especficas, relacionadas aos temas em estudo, e aproveitar situaes cotidianas e acontecimentos ocasionais oportunos, para ajudar os alunos a compreenderem as implicaes de diferentes posies ticas e morais. Organizar os tempos e espaos de trabalho que favoream o melhor desenvolvimento possvel das propostas. Promover situaes que incentivem a participao dos alunos em atividades comunitrias e que lhes permitam compreender as problemticas que afetam os diferentes grupos de pessoas, comprometendo-os com propostas que extrapolem os limites da sala de aula e ganhem a rua: campanhas na comunidade, correspondncia com os meios de comunicao emitindo opinio sobre problemas que lhes preocupam, intercmbio com outras instituies etc. Criar contextos projetos, atividades de comunicao real, situaes de publicao dos escritos - que evidenciem as produes dos alunos e justifiquem a necessidade da escrita correta e da adequada apresentao final dos textos. Elaborar e desenvolver um amplo programa de leitura na escola, articulando todas as propostas em andamento e outras consideradas necessrias, aes que envolvam intercmbio com os familiares e uso dos recursos disponveis na comunidade, de modo a constituir uma ampla rede de leitores que se estenda para alm do espao escolar.

11

Garantir o acesso permanente dos alunos a diferentes portadores de texto, gneros textuais, situaes de leitura e escrita e propsitos sociais que caracterizam essas prticas. Preservar o sentido que tm as prticas de leitura e escrita fora da escola, buscando a mxima coincidncia possvel entre os objetivos de ensino destas prticas na escola e os seus objetivos sociais, ou seja, utilizando todo o conhecimento pedaggico para no escolariz-las. Criar oportunidades para que os alunos conheam e usem tecnologias de informao e comunicao e que desfrutem de todos os meios de acesso ao conhecimento e bens culturais disponveis, como bibliotecas, museus, centros de cultura e lazer, videotecas etc. Assegurar que os alunos possam exercer os seus direitos de leitores, escritores e estudantes das diferentes reas do conhecimento. Ou seja, como leitores, podem fazer antecipaes quando leem, formular interpretaes prprias e verificar sua validade, perguntar o que no sabem, questionar as intenes do autor, emitir opinio sobre o assunto lido, criticar as mensagens de que destinatrio direto ou indireto. Como escritores, devem produzir textos que faam sentido, em situaes de comunicao real, com tempo suficiente para escrever e revisar conforme a necessidade, podendo solicitar ajuda quando preciso e elegendo leitores para analisar a qualidade dos prprios textos. Como estudantes das diferentes reas do conhecimento, podem expressar suas hipteses e seus saberes sobre qualquer assunto, recebendo ajuda para faz-lo e para avanar em seu processo de compreenso. Priorizar metodologias pautadas no trabalho com hipteses, conjecturas ou suposies que os alunos possam testar, validar ou refutar, experimentando diferentes formas de pensar, aprender e se expressar. Considerar os indicadores das provas externas como uma demanda contextual necessria, a serem tomados como referncia na organizao do trabalho pedaggico, mas no como a razo da educao escolar, porque a funo social da escola no pode, em hiptese alguma, se confundir com a tarefa exclusiva de preparar os alunos para irem bem nas provas externas.

12 Como alcan-los?
Para que a escola possa constituir-se e consolidar-se como esse lugar de aprendizagem e de produo de conhecimento para todos6, preciso que se converta em um contexto propcio para relaes interpessoais solidrias, trabalho coletivo e desenvolvimento profissional contnuo, apoiado no estudo, na reflexo sobre a prtica, na discusso de situaes-problema e na investigao de questes relevantes para a comunidade escolar. O fato que, tal como alimentao, sade, convvio social e lazer, o conhecimento tambm fundamental para a qualidade de vida das pessoas alunos e profissionais. Quanto mais se sabe, mais se pode saber o que sabemos nos faz melhores observadores, melhores intrpretes e, por certo, melhores cidados. Nesse sentido, a escola uma instituio poderosa, porque tanto pode dar luz o conhecimento e o prazer de aprender para todos como, ao contrrio, pode obscurecer. Se considerarmos que o magistrio a maior categoria profissional do pas (so mais de um milho e seiscentos mil professores!) e que os alunos passam cerca de quatro horas na escola durante 200 dias letivos, por vrios anos, teremos a real dimenso de sua potencialidade como instituio educativa. Utilizando como referncia o conceito de professor reflexivo, hoje bastante difundido e aceito, Isabel Alarco desenvolve7, por analogia, o conceito de escola reflexiva e apresenta dez idias que traduzem o seu pensamento a esse respeito, aqui resgatadas no contedo, mas formuladas com algumas adaptaes e apresentadas como pressupostos:

Tomar como princpio que, em uma escola, o mais importante so as pessoas. Considerar que liderana, dilogo e reflexo-ao so fundamentais na gesto escolar. Construir e consolidar um projeto educativo prprio, explcito e compartilhado. Compatibilizar a dimenso local e universal da educao escolar. Garantir o exerccio da cidadania no interior da prpria escola. Articular as aes de natureza poltico-administrativa e curricular-pedaggica. Criar contextos que favoream o protagonismo e a profissionalidade dos professores. Incentivar o desenvolvimento profissional e a ao refletida de todos. Produzir conhecimento sobre a prtica pedaggica e a vida da escola, buscando resposta para os desafios. Considerar que a escola e as pessoas so sistemas abertos, isto , esto em permanente interao com o ambiente externo.

Esses so, segundo nos parece, os principais desafios da gesto de uma escola para faz-la de qualidade, se entendermos que uma escola boa de fato aquela que no apenas d acesso ao conhecimento para todos que nela convivem, mas tambm cria condies para que todos se desenvolvam. E, se concentrarmos o foco, colocando o zoom especificamente na gesto da sala de aula, podemos considerar que os desafios so semelhantes para os professores. Seriam estes, de modo geral:

Tomar como princpio que, em uma sala de aula, o mais importante so os alunos.

H quem prefira chamar uma escola desse tipo de reflexiva, como o caso de Isabel Alarco (2001), h quem prefira cham -la de organizao aprendente, como Michael Fullan, Andy Hargreaves (2000) e outros tantos. Rui Canrio (2000), por exemplo, afirma que esse sentido metafrico de organizao aprendente, de escola que aprende se coloca quando aprendem coletivamente os seus atores, os seus autores, os sujeitos que nela atuam. 7 In Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.

13

Considerar que liderana, dilogo e reflexo-ao so fundamentais na gesto do trabalho pedaggico. Construir e consolidar, tanto quanto possvel, projetos explcitos e compartilhados com os alunos. Compatibilizar, no trabalho pedaggico, a dimenso local as necessidades especficas da turma e a dimenso geral as demandas do projeto educativo da escola e do sistema de ensino. Garantir o exerccio da cidadania no convvio cotidiano da sala de aula. Articular, na ao docente, a perspectiva do ensino e da gesto da classe. Criar contextos que favoream o protagonismo dos alunos. Incentivar o desenvolvimento de uma adequada postura de estudante pelos alunos e de compromisso com a prpria aprendizagem. Produzir conhecimento sobre o que acontece no cotidiano, buscando respostas para os desafios sempre que possvel, coletivamente. Considerar a sala de aula e os alunos so sistemas abertos, isto , esto em permanente interao com tudo o que est alm deles prprios e da porta da classe.

Evidentemente nenhum educador conseguir facilmente dar conta dessas tarefas sozinho. Para realiz-las importante contar com o apoio de um coletivo forte e solidrio. Mas para poder contar com o apoio de um grupo desse tipo, preciso se empenhar em constru-lo cotidianamente: a fora de um coletivo vem do envolvimento de cada um. Esse investimento na construo de um verdadeiro esprito de equipe fundamental por infinitas razes. Uma delas nos lembra Anton Makarenko: uma incoerncia pretender educar um coletivo sem ser, o educador, parte de um coletivo tambm.

14

Do que falamos quando falamos em objetivos, contedos e atividades?


As consideraes que se seguem representam, de certo modo, o marco conceitual em relao abordagem curricular e ao conhecimento didtico: esto explicitadas, nesta parte, as concepes de objetivo e contedo de ensino, de atividade para ensinar e avaliar, de planejamento e avaliao e de modalidades de organizao didtica dos contedos.

Os objetivos
A formulao dos objetivos indicados nos Cadernos de Orientao Curricular apresenta as capacidades possveis de serem desenvolvidas pelos alunos, quando a proposta de ensino organizada segundo os pressupostos e os desdobramentos pedaggicos defendidos nesses materiais. Se os propsitos da Educao Bsica, aqui enunciados, indicam algumas das principais tarefas das escolas para garantir o desenvolvimento das diferentes capacidades de seus alunos, nos objetivos que compem as referncias curriculares das diferentes reas de conhecimento esto indicadas quais so estas capacidades que coincidem com expectativas de alcance, com o que se considera desejvel e necessrio que todos os alunos aprendam durante o perodo letivo. Dessa perspectiva, o desenvolvimento das diferentes capacidades dos alunos a razo de ser da educao escolar. A definio dessas expectativas de alcance, evidentemente, no tem a inteno de padronizar as possibilidades dos alunos: h aqueles que, com certeza, iro muito alm do que est estabelecido como expectativa e h outras que, por razes vrias, no tero condies de conquistar os saberes previstos. A clareza a esse respeito no pode justificar, entretanto, a omisso por parte das Secretarias de Educao, que tm a responsabilidade institucional de zelar pelo direito melhor aprendizagem possvel para todos os alunos, de apresentar indicadores de referncia para o ensino e de contribuir para minimizar as desigualdades no acesso ao conhecimento.

Os contedos
Na tradio pedaggica, o termo contedo escolar foi utilizado para referir-se aos ensinamentos clssicos das disciplinas, ou seja, sempre esteve muito relacionado aos principais conceitos das reas de conhecimento. Porm, o que hoje se tem uma ampliao da concepo de contedo escolar, tomado como o que se ensina explicitamente ou se favorece que os alunos aprendam a fim de desenvolver diferentes capacidades no s as de natureza cognitiva, mas todas as demais: fsicas, afetivas, ticas, estticas, de insero social e de relao interpessoal... Sabemos que as capacidades humanas se inter-relacionam de alguma forma, mas a depender do tipo, um ou outro aspecto predomina mais: alm daquelas em que o aspecto cognitivo preponderante, como pensar, ler e calcular, h as capacidades fsicas, como correr, danar e saltar; afetivas, como desenvolver autoestima e demonstrar sentimentos; ticas, como respeitar o outro e conviver com as diferenas; estticas, como desenhar e apreciar a arte; de insero social e de relacionamento interpessoal, como participar de grupos e conviver solidariamente. Tal como hoje defendem vrios estudiosos, so quatro os principais tipos de contedo escolar. Cada tipo requer tratamento didtico diferenciado, porque so aprendidos de modo diferente, conforme demonstra a caracterizao elaborada8 com base no que prope Antoni Zabala em A prtica educativa: como ensinar (1998), que segue abaixo.
8

Caracterizao elaborada por Rosaura Soligo.

15
Um primeiro tipo de contedo rene fatos, acontecimentos, situaes, dados e fenmenos concretos que so informaes de pouca ou nenhuma complexidade. Por exemplo: nomes de lugares, pessoas e objetos em geral, endereos, nmeros de telefones, instrues simples... Esse tipo de contedo aprendido basicamente mediante atividades de repetio e/ou cpia mais ou menos literal, a fim de serem memorizados no requerem construo conceitual e so compatveis com uma abordagem transmissiva, baseada no uso da linguagem verbal. De qualquer forma, para ensinar esse tipo de contedo conveniente, sempre que possvel, associ-lo a um ou mais conceitos, para que a aprendizagem no seja exclusivamente mecnica e que se apie em relaes estabelecidas com outros contedos mais significativos. Outro tipo de contedo rene conceitos e princpios. Os conceitos se referem ao conjunto de fatos, objetos ou smbolos que tm caractersticas comuns e os princpios se referem s mudanas que se produzem em um fato, objeto ou situao em relao a outros fatos, objetos ou situaes, em geral relaes de causa-efeito ou correlaes. Por exemplo: energia, fotossntese, territrio, cultura, sistema alfabtico de escrita, sistema de numerao decimal, diviso... Esse tipo de contedo9 implica, necessariamente, compreenso e aprendido por um processo de elaborao e construo pessoal, por aproximaes sucessivas, por erros e acertos nas interpretaes, que vo se depurando conforme avana o entendimento. So boas atividades, nesse caso, as que favoream que aquilo que objeto de conhecimento dos alunos se relacione com seus conhecimentos prvios, que mobilizem e potencializem essas relaes, que apresentem desafios ajustados s necessidades e possibilidades de aprendizagem, que confiram significado e funcionalidade ao que est sendo estudado, que requeiram o uso dos conceitos para descobrir, interpretar e verificar outras situaes, construir outras ideias, adquirir outros saberes. Esses dois tipos de contedo so os que a escola, ao longo da histria, tem se ocupado em ensinar, embora cometendo o equvoco geralmente de srias consequncias para a (no)aprendizagem dos alunos de ensinar conceitos e princpios complexos com estratgias de repetio-fixao-memorizao, ou seja, como se fossem informaes simples, de fcil assimilao. J os tipos de contedo descritos a seguir, tambm por um equvoco de efeitos semelhantes, em geral no tm sido tomados pela escola como contedos em si, mas como derivaes do conhecimento de fatos e conceitos, o que, na prtica, no se verifica... Procedimentos, mtodos, tcnicas, destrezas ou habilidades e estratgias configuram outro tipo de contedo. Em geral, envolvem um conjunto de aes ordenadas, no so necessariamente observveis e, conforme a natureza e complexidade, dependem do conhecimento de conceitos que permitam proceder desta ou daquela forma. Alguns exemplos: ginstica, dana, leitura, escrita, reflexo, estudo, pesquisa, clculo mental, comparao... Contedos dessa natureza s se aprendem pela prtica (pois fazendo que se aprende a fazer) e a qualidade do desempenho requer exercitao frequente, aplicao em contextos diferenciados e reflexo sobre a prpria atividade, o que possibilita a tomada de conscincia da ao desenvolvida: para poder proceder melhor importante poder refletir sobre a maneira como procedemos. As atividades devem, ento, funcionar como contextos favorveis para o uso desses recursos e, portanto, as atividades permanentes so privilegiadas, porque se caracterizam pela constncia e pela regularidade. Por fim, o outro tipo de contedo rene valores, atitudes e normas. Valores so princpios ou afirmaes ticas que permitem s pessoas emitir juzo sobre condutas e seus respectivos sentidos. Atitudes so tendncias ou predisposies relativamente estveis para atuar de certo modo, de acordo com determinados valores. E normas so padres ou regras de comportamento a serem seguidos em determinadas situaes e que orientam a conduta de todos os membros de um grupo social, constituindo a forma pactuada de pr em prtica certos valores compartilhados por uma coletividade, que indicam o que pode/deve ou no ser feito. Alguns exemplos: solidariedade, cooperao, respeito, responsabilidade, liberdade, cuidado com o meio
9

Tambm as teorias - conjunto de regras ou leis, mais ou menos sistematizadas, aplicadas a uma rea especfica podem ser includas nesse tipo de contedo.

16
ambiente, gosto pela leitura... Os processos vinculados compreenso de contedos associados a valores, em geral, exigem reflexo, tomada de posio e elaboraes complexas de carter pessoal. Ao mesmo tempo, a apropriao e a interiorizao do que est sendo compreendido requer envolvimento afetivo, o que, por sua vez tem relao com necessidades individuais, com o ambiente, com o contexto. Nesse sentido, so situaes adequadas de ensino e de aprendizagem aquelas que de fato contribuem para estimular esses processos e funcionam como situaes exemplares, pois apenas o discurso do dever ser totalmente ineficaz nesse caso: a coerncia na postura, na abordagem e nas eventuais cobranas de conduta essencial. Mas o fato de poder identificar as caractersticas predominantes nos contedos, bem como as principais estratgias de aprendizagem e, em consequncia, as abordagens metodolgicas mais adequadas, no significa que as apropriaes do sujeito que aprende se do de maneira isolada em cada caso, muito pelo contrrio. Ainda que no quadro de referncias curriculares das diferentes reas os contedos no sejam apresentados separadamente, conforme os tipos indicados acima, importante ressaltar que predominam os procedimentos. Isso acontece porque, embora os diferentes componentes curriculares contem com contedos de todos os tipos, a capacidade de uso do conhecimento o que mais importa. Em relao aos conceitos, por exemplo, o saber sobre est sempre a servio do saber fazer, ou seja, tudo o que o aluno aprende deve potencializar sua capacidade de proceder. Portanto, neste documento no se ver os contedos relacionados da maneira convencional: ao invs de breves listas com conceitos, temas e informaes, quase sempre a forma de apresent-los faz referncia, mesmo que nem sempre direta, a um certo modo de trabalhar com eles, ou seja, est explicitado o que exatamente ensinar. As atividades de ensino e aprendizagem As atividades, tarefas ou situaes de ensino e aprendizagem so as propostas feitas aos alunos para trabalhar um ou mais contedos. H uma relao muito estreita entre objetivos, contedos e atividades porque os contedos, selecionados em funo do tipo de capacidade que se espera dos alunos, so trabalhados a partir das propostas de atividade. Ou, dito de outro modo, por meio das atividades que se tratam os contedos para que sejam desenvolvidas as capacidades indicadas como objetivos. Dessa perspectiva, o contedo est potencialmente no objetivo, porque este que define o que preciso ensinar e est potencialmente na atividade, medida que ela uma forma de abord-lo. As atividades de avaliao Em relao s formas de avaliar, algumas consideraes so necessrias. A primeira delas que nem sempre as atividades especficas para avaliar so as mais informativas sobre o processo de aprendizagem: a observao cuidadosa do professor e a anlise do conjunto da produo escolar do aluno, geralmente, so muito mais informativas sobre o seu nvel de conhecimento. Outra considerao importante que qualquer atividade planejada especificamente para avaliar deve ser semelhante s que o aluno conhece, isto , no deve se diferenciar, na forma, das situaes de ensino e aprendizagem propostas no cotidiano. Isso no significa, entretanto, que as atividades devam ser iguais, mas sim que o aluno tenha familiaridade com a tarefa proposta e com a consigna (a forma de solicitar a tarefa). Se a tarefa nunca foi solicitada antes e o tipo de consigna estranho ao que ele est acostumado, no ser possvel saber ao certo se o desempenho apresentado o seu melhor ou se foi influenciado negativamente pelo desconhecimento daquele tipo de proposta. No faz sentido, por exemplo, avaliar o entendimento dos textos com questes de responder ou completar se no cotidiano elas so de

17
mltipla escolha e vice versa. Esse , inclusive, um dos principais problemas que podem surgir nas avaliaes externas, quando elas se organizam de modo diferente do que utilizado no cotidiano. Por essa razo, importante incorporar ao trabalho pedaggico tambm as formas de avaliar usadas nas provas externas, para que os alunos possam se familiarizar com elas naturalmente. E h atividades que so as melhores para o aluno aprender, mas no servem para avaliar: uma situao de aprendizagem deve favorecer que o aluno ponha em jogo o que j sabe, estabelea relaes, conecte o que est aprendendo ao seu conhecimento prvio e da por diante; j uma situao de avaliao deve favorecer que ela explicite o que j sabe... Portanto, so tarefas bastante diferentes, que nem sempre so compatveis no mesmo tipo de proposta. Se o objetivo , por exemplo, desenvolver o gosto pela leitura e o interesse pelos livros e demais portadores textuais, uma excelente proposta ser o professor ler em voz alta bons textos de diferentes gneros e portadores para os alunos. Mas ler em voz alta para eles no permite avaliar se esto de fato desenvolvendo interesse pela leitura, pelos textos e portadores. Isso algo que se poder verificar observando as escolhas que fazem, os seus comentrios, as atitudes durante as situaes de leitura... Ou seja, nem tudo que bom para ensinar, bom para avaliar. A avaliao da aprendizagem dos alunos pressupe ter em conta no s os resultados obtidos nos momentos especficos para avaliar, mas tambm (e principalmente) o conhecimento prvio que eles tinham sobre aquilo que se pretendia que aprendessem, o seu percurso de aquisio de conhecimento e a qualidade das propostas (atividades, agrupamentos, intervenes), para poder redimension-las quando os resultados no forem os esperados. Dessa perspectiva, o processo de avaliao deve apoiar-se em trs tipos de propostas: Observao sistemtica - acompanhamento do percurso de aprendizagem do aluno, utilizando instrumentos de registro das observaes. Anlise das produes observao criteriosa do conjunto de produes do aluno, para que, fruto de uma anlise comparativa, se possa ter um quadro real das aprendizagens conquistadas. Anlise do desempenho em atividades especficas de avaliao: verificao de como o aluno se sai nas situaes planejadas especialmente para avaliar os seus conhecimentos prvios sobre o que se pretende ensinar e para avaliar o quanto aprendeu sobre o que j foi trabalhado. Conforme o objetivo que se tenha, a proposta mais adequada ser uma ou outra:

a observao dos alunos em atividade essencial para avaliar atitudes e procedimentos; a anlise comparativa de suas produes e dos registros das observaes feitas o que indicar o percurso de aprendizagem e a evoluo do seu conhecimento; o uso de atividades especficas para avaliar determinados contedos importante quando se pretende verificar se/ou quanto esses foram aprendidos em um perodo de tempo.

Quando a proposta esta ltima, de avaliao de desempenho, e o aluno j sabe o que isso significa e para que serve, importante, ento, deixar claro o que se pretende avaliar (e por que razo), para que ela procure dar o melhor de si nesses momentos. E devem ser atividades a serem realizadas individualmente e sem ajuda, a menos que o propsito seja analisar como ele procede em parceria com os demais colegas ou com a ajuda do professor. A prova , portanto, apenas um dos instrumentos possveis de avaliao, e no o nico e nem o mais adequado, a depender do tipo de contedo. Se bem planejada, a prova um recurso que pode ser oportuno para avaliar o conhecimento do aluno sobre fatos e conceitos, mas nem sempre servir para avaliar atitudes e procedimentos, que so os contedos mais recorrentes nos anos iniciais. Para avaliar adequadamente a aprendizagem, preciso ter sempre como referncia trs parmetros, tomados simultaneamente como critrio geral: o aluno em relao a ele mesmo, em relao ao que se espera dele e em relao aos demais colegas que tiveram as mesmas oportunidades escolares.

18
Avaliar o aluno em relao a ele mesmo significa considerar o que ele sabia antes do trabalho pedaggico realizado pelo professor e comparar esse nvel de conhecimento prvio com o que ele demonstra ter adquirido no processo. Avaliar o aluno em relao ao que se espera dele pressupe ter expectativas de aprendizagem previamente definidas (o que, neste Caderno, est indicado como objetivos e contedos) e utiliz-las como referncia para orientar as propostas de ensino e de avaliao. E avaliar o aluno em relao aos demais que tiveram as mesmas oportunidades escolares apenas uma forma de complementar as informaes obtidas a partir dos dois primeiros parmetros: a comparao do desempenho dos alunos s tem alguma utilidade se contribuir para entender melhor porque eles aprenderam ou no o que se pretendia ensinar. Considerar ao mesmo tempo esses trs parmetros condio para avaliar de maneira justa.

Uma nota sobre conceitos de avaliao


Vivemos tempos em que a prtica da avaliao externa nos sistemas de ensino tem se intensificado, provocando certos mal-entendidos em relao a algo nem sempre bem compreendido: a razo de ser, a real funo da avaliao da aprendizagem dos alunos. Em hiptese alguma o processo de avaliao de aprendizagem desenvolvido pelo professor pode se confundir com a proposta de avaliao externa que hoje se faz, baseada em alguns indicadores bastante especficos. Vejamos por que. Avaliao de aprendizagem o processo de verificao do nvel de conhecimento demonstrado pelo aluno e do nvel de desenvolvimento das capacidades colocadas como objetivos do ensino, com a finalidade de subsidiar o trabalho pedaggico do professor, de possibilitar que ele ajuste as propostas de ensino s possibilidades e necessidades de aprendizagem de sua turma. Ou seja, a avaliao de aprendizagem est a servio do planejamento do ensino. E dessa perspectiva, como dissemos, pressupe avaliar o aluno em relao a si mesmo, ao que se espera dele e ao que conquistaram os demais alunos da turma. Isso algo que somente o professor pode fazer. J a avaliao externa, que se realiza atravs de provas estruturadas com base em uma matriz de referncia nica (como as do SAEB - Sistema de Avaliao da Educao Bsica e Prova Brasil, realizadas pelo MEC, bem como as avaliaes elaboradas e aplicadas pelas prprias Secretarias de Educao), tem a finalidade de identificar o nvel de desempenho dos alunos em relao a alguns objetivos e contedos considerados relevantes em um determinado momento, para consequentemente poder identificar como esto se saindo os sistemas de ensino e suas escolas no que diz respeito ao trabalho com esses objetivos e contedos. A perspectiva central orientar as polticas pblicas e, em alguns casos, tambm a destinao de recursos para a educao. Assim, esses dois tipos de avaliao no se coincidem e nem se excluem: com as provas externas se pretende avaliar exclusivamente o desempenho dos alunos em alguns aspectos e, dadas as suas caractersticas e os seus limites, as provas no alcanam o processo de aprendizagem como um todo, tanto porque se pautam em apenas uma parte dos objetivos/contedos do ensino como porque no incluem um dos principais parmetros a considerar: a anlise dos saberes conquistados pelo aluno por comparao ao prprio conhecimento, antes. Confundir esses dois processos avaliativos ou atribuir avaliao externa maior importncia teria como consequncia pelo menos trs equvocos inaceitveis, com efeitos desastrosos para os alunos:

19

considerar como contedo relevante apenas o que priorizado nas provas; usar como critrios de avaliao justamente os parmetros que menos consideram o sujeito da aprendizagem (isto , o desempenho do aluno em relao ao que dele se espera e em relao a como se saem os demais alunos do ano/srie/turma); tomar como referncia nica para todos os alunos de uma escola ou de uma cidade indicadores que no levam em conta certas peculiaridades que, por vezes, justificam projetos e contedos especficos, ajustados s necessidades que se identifica.

A cada uma o seu devido lugar, portanto: a avaliao externa importante e necessria, mas no ela a orientar o ensino no dia-a-dia da sala de aula. Como indicam os propsitos das escolas relacionados anteriormente, preciso considerar os indicadores das provas externas como uma demanda contextual necessria, que devem, sim, ser tomados como referncia na organizao do trabalho pedaggico, mas no como a razo da educao escolar, porque a funo social da escola no pode de forma alguma se confundir com a tarefa exclusiva de preparar os alunos para irem bem nas provas externas. Nenhuma iniciativa concebida de fora pode substituir uma proposta de avaliao criteriosa, qualitativa, formativa, planejada e desenvolvida e pelo professor para iluminar suas escolhas pedaggicas.

Breves consideraes sobre os temas transversais ao currculo


A questo dos temas transversais, como componentes do currculo, ganhou relevncia especialmente a partir da publicao dos parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. A perspectiva, na poca (1997), era de que algumas questes sociais precisavam ser abordadas no currculo escolar de todas as escolas do pas tica, sade, meio ambiente, orientao sexual e pluralidade cultural e outras deveriam ser selecionadas localmente, no mbito da Secretaria de Educao ou das escolas, conforme a importncia que tivessem. Seguindo a tendncia predominante naquele momento, a proposta para esses temas era de um tratamento transversal nas reas curriculares afins, muito mais compatvel com sua natureza e complexidade do que seria a abordagem em uma nica disciplina. No se constituam em novas disciplinas, muito pelo contrrio, mas em um conjunto de temas transversalizados em vrias, contempladas na concepo, nos objetivos, nos contedos e nas orientaes didticas de cada uma delas. A transversalidade pressupe sempre um tratamento integrado das reas curriculares relacionadas aos temas selecionados. Como esse tipo de abordagem era pouco familiar aos educadores at ento, a opo nos Parmetros Curriculares de Ensino Fundamental foi por uma apresentao das propostas de trabalho com esses temas sociais considerados relevantes em duas perspectivas: as propostas no s foram transversalizadas na concepo, nos objetivos, nos contedos e nas orientaes didticas de cada disciplina, mas foram tambm reunidas em publicaes especficas de cada um dos temas, onde se aprofundou a fundamentao metodolgica. Passada mais de uma dcada, e com esses subsdios todos disponveis, nestas Orientaes Curriculares a opo no foi por organizar documentos especficos por temas: as questes da tica, da sade, do meio ambiente, da sexualidade e da pluralidade cultural esto transversalizadas no quadro curricular das disciplinas afins.

20

O lugar da Histria e da Cultura Afro-Brasileira na educao escolar


Desde 2003, a Lei 10.639 tornou obrigatrio o ensino sobre Histria e Cultura Afro-Brasileira nas escolas, o que representa uma importante conquista, resultado da luta de professores, pesquisadores e militantes comprometidos com o justo tratamento dessa questo na educao escolar. Para tanto, cabe toda escola assegurar o estudo da histria da frica e dos africanos, da opresso, resistncia e luta dos negros no Brasil, das influncias dos negros na formao da sociedade brasileira do ponto de vista cultural, social, econmico e poltico. A perspectiva a de garantir que os alunos aprendam sobre o processo histrico que teve como caracterstica a presena do negro no Brasil, sobre as causas que determinaram e determinam at hoje as suas condies de vida e trabalho, bem como a excluso social de grande parte da populao negra em nosso pas. E, por outro lado, garantir que os alunos aprendam sobre a dimenso e riqueza da contribuio trazida pela cultura e pelo povo africano para a formao da nossa identidade como brasileiros e para que possam, acima de tudo, desenvolver atitudes positivas e no discriminatrias em relao no apenas aos negros, mas a todas as pessoas, quaisquer que sejam as suas caractersticas. Segundo o que prev a Lei 10.639, esses contedos devero ser trabalhados, de modo geral, em todo o currculo escolar, mas mais especificamente nas reas de Arte, Literatura e Histria. Quando a escola ainda no desenvolve plenamente uma prtica pedaggica nesse sentido, uma alternativa valiosa o planejamento de projetos interdisciplinares que favoream a abordagem dos contedos a partir de perspectivas das diferentes reas curriculares. O trabalho coletivo necessrio para planejar e realizar projetos integrados tem sempre a vantagem de favorecer o avano do conhecimento docente sobre os temas e as possibilidades didticas mais interessantes para abord-los de maneira adequada. Uma escola inclusiva e comprometida com a formao de todos os alunos aquela capaz de comunicar as prticas culturais e os conhecimentos historicamente produzidos que so tomados como contedo nas diferentes reas curriculares e, ao mesmo tempo, capaz de instrumentaliz-los para que desenvolvam valores ticos e atitudes necessrias a um convvio social fraterno, pautado na aceitao da diferena, na justia e no repdio a qualquer forma de discriminao.

21

ARTE
Breves consideraes sobre o ensino de Arte
O ensino de arte e seus desafios Ao planejar o trabalho em sala de aula, um professor de arte se depara com uma imbricada composio de demandas. Por um lado, possui questes da educao esttica a considerar e da educao artstica a promover. Por outro, precisa considerar o processo de ensino e aprendizagem em seu carter formativo e de aquisio de ferramentas com a finalidade de propiciar a constituio de sujeitos integrais e crticos na sociedade. O professor se depara com o desafio de formular propostas que faam sentido ao grupo com o qual trabalha, propiciando processos de desenvolvimento e a aquisio de autonomia. Sem desejar esgotar todas as discusses em relao s atividades de arte na escola, possvel considerar que existam aspectos primordiais a serem considerados para que se efetive uma prtica significativa e ciente de suas caractersticas, contornos, funes e potencialidades: 1. A urgente necessidade de reverter o desconfortvel e errneo consenso (que permeia a sociedade e se revela na fala de alguns pais e infelizmente na fala e atitudes de alguns colegas educadores) que desvaloriza a atividade artstica pautado em uma apreenso muito superficial do sentido e funo desta atividade ao desenvolvimento humano; 2. A necessidade de trabalhar com os alunos questes relacionadas arte contempornea em suas possibilidades hbridas de expresso; 3. Ser o educador tambm um sujeito que mantm vivo em si um processo de desenvolvimento como artista. Na sequncia, sero discutidas e analisadas cada uma das questes acima apresentadas, questionando alguns de seus pressupostos e propondo estratgias passveis de serem adotadas em cada um dos casos. Contra o conceito de arte como superficialidade. Que arte esta? Infelizmente ainda nos deparamos com discursos voltados arte que no conseguem identificar nela sua real funo. Estes tendem a compreend-la sob o vis da funcionalidade ou utilidade, em uma lgica estritamente pragmtica. Paulo Leminski, em artigo intitulado A Arte e outros Inutenslios, publicado no jornal paulista Folha de So Paulo, comenta sobre esta forma de compreender a arte restrita ao mercado e ao utilitarismo j em 1986. O autor diz que no (...) mundo burgus, a obra de arte s pode ser duas coisas: ornamento e mercadoria10. Ou seja, sendo a maneira de valorar de um perodo pautada em preceitos mercantis, na utilidade, a arte como poesia, expresso, linguagem e comunicao, deixa de poder ser apreendida em sua plenitude. A funo no pragmtica da arte simplesmente passa despercebida num mundo que no identifica algo que est fora e alm do alcance de sua lgica de funcionamento. Em um sistema que apreende o mundo em seus valores de troca, pautado por uma lgica econmica, o que mais fazer seno reduzir as criaes a espaos nos quais tenham funcionalidade, como ornar ou ser transmutada em valores num sistema mercantil. Mas nesta reduo, a essncia deste fazer artstico , literalmente e sem maiores pudores, descartada. Constatao semelhante pode ser encontrada no texto de Otavio
10

LEMINSKI, Paulo. A Arte e Outros Inutenslios. Jornal Folha de S. Paulo, caderno Ilustrada, p. 92, 18/10/1986.

22
Paz, Ver e Usar: Arte e Artesanato11. Neste, o autor diferencia a arte como expresso dos fazeres que, utilizando praticamente as mesmas ferramentas que a primeira, geram, no entanto, objetos passveis de uso (como a pintura - em uma bandeja de caf, um quadro - para combinar com o sof, msica e a cena dramtica - para propagandas, dana - para atrair audincias ou compor cenrios). Ambas as declaraes apontam para um deslocamento, ou mesmo incompreenso, do que prprio da arte, revelando dificuldades de compreenso da sua real funo. Reduzir a expresso potica dos sujeitos funcionalidade do resultado daquilo que realizado significa restringir a possibilidade de livre articulao do cdigo expressivo e no considerar a importncia crucial da arte no desenvolvimento humano. Por outro lado, o educador que justifica junto aos alunos as atividades realizadas pelo carter de adequao s funcionalidades, comercializveis ou decorativas, igualmente refora esta mesma lgica, perpetuando uma compreenso distorcida. O que deve e precisa ser feito no contexto escolar nunca esmorecer na tarefa de ir ao encontro e assim revelar o que a arte efetivamente acessa. fundamental realizar atividades que propiciem o encontro com a real funo da arte, elaborando propostas que, adequadas s questes de determinado grupo de alunos, favoream a ocorrncia de experincias nas quais o pensamento potico se constitua. Alm de orientar alunos, importante tambm conscientizar os colegas de trabalho que estejam compreendendo a funo das atividades de arte na escola de forma equivocada. E qual funo afinal esta? Ernst Fisher em seu texto A Necessidade da Arte, publicado em 1983, diz que o ser humano deseja (...) relacionar-se a alguma coisa mais do que o Eu, alguma coisa que, sendo exterior a ele mesmo, no deixe de ser-lhe essencial12 e que a arte se constitui como um meio de realizao desta forma de se integrar a uma coletividade: o ser humano (...) anseia por unir na arte o seu Eu limitado com uma existncia humana coletiva e por tornar social a sua individualidade13. Ou seja, o ser humano anseia por (...) ser um homem total. No lhe basta ser um indivduo separado; alm da parcialidade de sua vida individual, anseia uma plenitude de vida que lhe fraudada pela individualidade e todas as suas limitaes; uma plenitude na direo da qual se orienta quando busca um mundo mais compreensvel e mais justo, um mundo que tenha significao14. Ao se pensar na experincia em relao arte no ser difcil perceber o quanto h, no fazer e na apreciao artstica, um meio de entrar em contato com este essencial humano, seja ele sensvel, racional ou engajado; criando repertrios simblicos, articulando pensamentos, buscando solues, tentando, comprovando, dialogando consigo e com os outros... A arte propicia a constituio de uma gama enorme de experincias significativas de vida, no apenas atravs da racionalidade, mas tambm atravs de estados poticos deste ser no mundo. neste sentido que consta no texto dos PCNs que apenas um (...) ensino criador, que favorea a integrao entre a aprendizagem racional e esttica dos alunos, poder contribuir para o exerccio conjunto complementar da razo e do sonho, no qual conhecer tambm maravilharse, divertir-se, brincar com o desconhecido, arriscar hipteses ousadas, trabalhar duro, esforarse e alegrar-se com descobertas15. Estas so as reais funes da arte e deveriam ser exatamente estas as funes da arte na escola. Tendo em mente esta arte que devemos pensar no nosso atuar, no nosso planejamento, na forma com a qual estabeleceremos o contato com os humanos em desenvolvimento com os quais
11

PAZ, Otavio. Ver e Usar: Arte e Artesanato. In Paz, Otavio. Convergncias: Ensaios sobre Arte e Literatura. Rio de Janeiro, Editora Rocco, 1991. 12 FISCHER, Ernst. A necessidade da arte, Zahar, Rio de Janeiro,1967, p.13. 13 FISCHER, Ernst. A necessidade da arte, Zahar, Rio de Janeiro,1967, p.13. 14 FISCHER, Ernst. A necessidade da arte, Zahar, Rio de Janeiro,1967, p.12. 15 Brasil. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais : arte / Secretaria de Educao Fundamental. Braslia : MEC/SEF, 1997, p.27.

23
estaremos lidando. O que deve ser dia a dia evidenciado na prtica do educador e na sua interao com os mais diferentes sujeitos sociais o fato de que a real importncia da arte na escola a manuteno da humanidade - (...) a funo permanente da arte recriar para a experincia de cada indivduo a plenitude daquilo que ele no , isto , a experincia de toda a humanidade em geral16. Rodrigues comenta neste sentido que a arte (...) pode tornar o aluno sensvel cultura e ao prximo, fazendo-o capaz de perceber seu lugar e importncia no meio em que vive e apreciar valores diferentes da simples posse de bens materiais, do sucesso profissional pautado exclusivamente no sucesso financeiro e das iluses vendidas na mdia17. De forma semelhante, consta no texto dos PCNs que a educao em arte (...) propicia o desenvolvimento do pensamento artstico, que caracteriza um modo particular de dar sentido s experincias das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepo, a reflexo e a imaginao18. Ou seja, educar em arte tem por funo resgatar sempre o real sentido do existir dos seres humanos, expressar e compreender questes fundamentais da humanidade e que podem ser vistas e apreendidas, bem como expressas em criaes atravs de diversas tcnicas das artes visuais, do teatro, da dana e da msica. A inteno de propiciar o desenvolvimento esttico e artstico de sujeitos no ambiente escolar requer um planejamento adequado e respeitoso com possibilidades de leitura do mundo e expresso pessoal. A alfabetizao nos cdigos artsticos e a ampliao da capacidade de articulao expressiva e crtica dentro dos elementos deste cdigo devem compreender este aluno como sujeito cultural, expressivo, relacional e essencialmente como possuidor da nsia por um pertencimento condio de humano e ao mesmo tempo de agente expressivo desta humanidade. Os cdigos da arte no contexto contemporneo E por qual porta de entrada poderamos propiciar este contato entre sujeito apreciador e mundo da arte? A produo de hoje, contempornea (que significa do mesmo tempo), pode ser um lugar privilegiado, pois aborda questes presentes no tempo em que ns tambm estamos. claro que muitas destas produes dialogam e se referem a produes passadas, assim, por que no t-las como um desencadeador de temas e interesses neste resgatar das produes do passado? Uma Monalisa do artista plstico Fernando Botero, referida, por exemplo, no jornal da semana em relao a uma exposio deste artista no Brasil, pode abrir discusses sobre como e por quais motivos uma obra de um artista colombiano nos interessaria, como a arte na Colmbia na contemporaneidade, como foi a arte colombiana no passado, como a tcnica da pintura a leo, quem mais pintou obras com o mesmo nome, o que faz uma obra ser de um artista ou de outro, o que a potica de um artista, qual seria a potica de cada um dos alunos, quem fez e quem foi a Monalisa, por que desejaram represent-la, como era a vida de Leonardo Da Vinci, como era a vida do artista no sculo XVI... Alm destes aspectos, pode-se indagar que histria ser que esta obra conta, o que se sente quando se v este trabalho, o que esta obra gera no observador, em que espaos temos ainda hoje o retrato, por que se representa algum, quais so as formas hoje em dia utilizadas para representar algum? Da mesma forma, uma pea teatral de Gerald Thomas remete a qual ocupao de espao, a quais elementos cnicos, como foi feito o cenrio, como um cenrio pode ser feito em outras propostas, como era o figurino, como era a relao do figurino com os atores, ser que determinada histria refere-se a alguma histria j contada e quando, por que ela estaria sendo parcialmente recontada agora, o que se
16 17

FISCHER, Ernst. A necessidade da arte, Zahar, Rio de Janeiro,1967, p. 252. RODRIGUES, K. L. O professor de arte que temos e o professor de arte que queremos. Akrpolis Umuarama, v. 16, n. 3, p. 165-170, jul./set. 2008. 18 Brasil. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais : arte / Secretaria de Educao Fundamental. Braslia : MEC/SEF, 1997, p.15.

24
sente ao assistir a esta apresentao, como expressar estes sentimentos, foi suscitada no expectador a vontade de contar, atravs da cena, outra histria, qual seria o enredo? Estas questes, decorrendo do contato com situaes contemporneas e com situaes vivas do nosso tempo, podem/devem ser incorporadas em sala de aula a fim de propiciar a constituio de uma efetiva significao aos alunos. Da forma acima descrita, que apenas um exemplo de inmeros que podemos elencar, o passado fica decorrente de um engajamento no presente que a todos diz respeito, fica decorrente de um perceber ativo do estar no mundo hoje que contribui para o desenvolvimento da capacidade de reflexo crtica e ativa. Continuando a pensar neste sentido, podemos questionar como uma proposta chegaria a se efetivar como um projeto de estudo ou a ser uma proposta de trabalho no decorrer do ano letivo. No exemplo acima referido, um recorte de jornal poderia ter chegado sala de aula atravs das mos do professor. Mas a possibilidade de significao e engajamento dos alunos se ampliaria maravilhosamente se fosse estimulada a entrada deste material por parte dos alunos. Se o professor se predispuser a acolher em seu planejamento os indcios de interesse das articulaes daqueles que acompanha, o planejamento de suas atividades alcanar sua mxima potencialidade. A escuta dos alunos fundamental para que exista uma real situao de troca, de ensino e aprendizagem. E os interesses deste grupo podem ser vrios, vir de diversas fontes, partir de diversos estgios, ter vrias cores e sons. Ao professor como mediador deste processo caber priorizar quais interesses so os mais urgentes e a partir deles ampliar, atravs do propiciar de diversas experincias, as formas de relao. Olhando a produo contempornea em arte, vemos a pluralidade de caminhos a seguir e mesmo uma pluralidade de tcnicas em uma mesma obra - se considerarmos, por exemplo, uma performance que incorpora elementos das artes visuais, da narrativa, do gesto dos corpos e que muitas vezes acompanhada por sons ou msicas. Levar esta produo sala de aula urgente, pois os sujeitos que hoje se expressam atravs de recursos artsticos esto co-habitando o mesmo tempo e provavelmente se referindo a questes ou angstias semelhantes, pois da mesma poca. Essa aproximao fica enriquecida pelo fato de oferecer o contato com a arte no como algo de uma histria ou do passado, mas como algo vivo que est em articulao e ao hoje, atravs de formas to amplas e atravs de meios to diversos. Neste sentido, a pluralidade dos meios expressivos contemporneos amplia o repertrio de possibilidades tcnicas de expressar, o que mais uma vez bem vindo. Como vai minha produo artstica? O professor artista, que produz e que est engajado com as questes do seu tempo, faz com que a discusso em sala de aula fique potencializada e que o saber fazer, sentir e articular, no seja um saber adquirido de fora, mas compreendido e sentido de dentro. A comunicao entre os sujeitos em um campo potico muitas vezes vai acontecer em um nvel de escuta no verbal e a valorizao deste professor sensvel/potico fundamental ao campo da arte. O professor artista tem ampliado em si o contato com diferentes repertrios artsticos, alimenta em si um amplo lastro de referncias, passvel de ser acessado a fim de estimular os alunos a procurarem conhecer cada vez mais. O professor que deseja alunos crticos, criativos, sensveis e que se desenvolvam atravs da arte, no pode dar melhor exemplo do que ser um sujeito crtico, criativo, sensvel e que se desenvolva atravs da arte.

25

Arte: currculo e estratgias


O que propem os Parmetros Curriculares Nacionais O trabalho com Arte, tal como propem os Parmetros Curriculares Nacionais, contempla as reas curriculares de Msica, Teatro, Artes Visuais e Dana; cada uma considerada em sua especificidade, o que pontuado muito claramente pelo repdio situao de polivalncia, como apontado na contextualizao histrica feita anteriormente. O texto dos PCNs valoriza a experincia de fazer, a ao criadora (considerada como mobilizadora de recursos pessoais), habilidades, pesquisa de materiais e tcnicas, o perceber, imaginar e realizar. valorizado tambm o fruir formas artsticas baseadas na percepo e imaginao, respeitando a particularidade destas dinmicas para cada pessoa. Neste sentido, considera que ao (...) fazer e conhecer arte o aluno percorre trajetos de aprendizagem que propiciam conhecimentos especficos sobre sua relao com o mundo. Alm disso, desenvolvem potencialidades (como percepo, observao, imaginao e sensibilidade) que podem alicerar a conscincia do seu lugar no mundo...19. Por outro lado, incentiva que a arte seja tambm apreendida como objeto de uma cultura, da histria, interessando as formas e os motivos pelos quais estas se deram ao mundo de determinada maneira. Neste sentido a rea de arte (...) envolve tanto a experincia de apropriao de produtos artsticos (...) quanto o desenvolvimento da competncia de configurar significaes por meio da realizao de formas artsticas20. Ou seja, entende-se que aprender arte envolve a atividade de produo artstica pelos alunos, como conjunto organizado de relaes formais, e a compreenso do que feito, como objeto de cultura atravs da histria. Considera, por fim, que esto presentes, na atividade em arte, diversas dinmicas:

o fazer artstico como experincia potica; o fazer artstico como experincia de interao; o fazer artstico como desenvolvimento de potencialidades sensibilidade, imaginao, intuio, curiosidade e flexibilidade); o objeto artstico como forma; o objeto artstico como produo cultural. (percepo, reflexo,

Desta forma, orienta que os educadores, atentos a estas dinmicas, constituam propostas de atividades considerando estes vrios nveis de dinmicas intrnsecas ao campo de conhecimento, presentes nas diferentes linguagens da arte. A experincia como referncia As atividades que se pautam na ampliao das experincias que constituem o sujeito tm um carter fundamental no desenvolvimento humano. No caso da arte, por conter em seu campo a possibilidade de manipulaes (do corpo, ferramentas e matrias) e de experimentaes (atravs de todos os sentidos), estas podem assumir um papel de destaque no planejamento do professor, um campo de real articulao, construo e superao do sujeito vivo e agente do seu fazer. Segundo Larrosa este (...) o saber da experincia: o que se adquire no modo como algum vai respondendo ao que vai lhe acontecendo ao largo da vida e no modo como vamos dando sentido
19

Brasil. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: Arte. Secretaria de Educao Fundamental, Braslia: MEC/SEF, 1997, p.32. 20 Idem.

26
ao acontecer do que nos acontece. No saber da experincia no se trata da verdade do que so as coisas, mas do sentido ou do sem-sentido do que nos acontece21. A qualidade da experincia sensvel e da percepo que se realiza constitui um evento em relao ao qual outros podero ser comparados e valorados, propiciando a compreenso e, mais do que isto, possibilitando a seleo daquilo que deve ter sentido e significado no decorrer da existncia. O apreciar uma atividade ativa. O sujeito, quando observa, se coloca frente e em atividade, com o intuito de se colocar em relao. Conversa intimamente com a obra que aprecia e com a qual interage, seja uma msica, uma pea, uma apresentao de dana ou uma escultura, por exemplo. As mais diversas formas de estesia so tambm maneiras de interagir; no apenas o perceber com os olhos, mas o perceber mais amplo do mundo, manipulando, tocando, cheirando, olhando, vendo, escutando, ouvindo, enfim, sentindo. No fazer, nosso corpo tambm opera como um todo, agindo e percebendo ao mesmo tempo, o que podemos ver na descrio de Dewey ao se referir s dinmicas a um artista em seu Ateli (e que pode ser transferida s demais reas da arte), em que ele mostra como o sujeito no momento do fazer articula e exerce uma gama ampla de recursos: a (...) mo move-se com o estilete de gravador ou com o pincel. Os olhos observam e relatam as consequncias do que foi feito. As mos e os olhos, quando a experincia esttica, so instrumentos atravs dos quais a criatura viva inteira, totalmente ativa e em movimento, opera22. Propiciar experincias e, junto a estas, incitar e valorizar o sujeito ativo (de um processo criativo ou de uma postura de construo do prprio desenvolvimento) papel importantssimo da educao em arte. Qual per-curso desejamos construir junto ao aluno em arte? Para elaborar o percurso que ser trilhado junto aos alunos no decorrer das suas formaes, a fim de elaborar o currculo com estratgias pertinentes e significativas, interessante refletir sobre alguns aspectos da relao que se estabelece entre objetivos do campo, instituio, professor, aluno, ferramentas e contedos. A forma com a qual o professor se posiciona dentro destas dinmicas ser determinante do tipo de educao em arte que ir se constituir. a) A sondagem dos sujeitos: quem so meus alunos e quais as suas perguntas A pertinncia de um trabalho desenvolvido em arte ser to melhor efetivada quanto mais decorrer da identificao de questes significativas aos sujeitos que se acompanha. Confluir atividades e propostas com questes, assuntos, dvidas ou ausncias de um grupo etapa fundamental na elaborao de encontros pertinentes e verdadeiros. Ento, necessrio observar, ser um observador do grupo, olhar como ele se apresenta, como se organiza, como se divide; olhar tambm os sujeitos em sua individualidade, em sua particularidade to valiosa arte; verificar que assuntos mais interessam, quais no interessam, como os sujeitos lidam com o espao, como o ocupam, o que leem, o que escutam, quando danam, como danam, como se movimentam, como se agrupam, como se relacionam uns com os outros, sobre o que conversam em outros ambientes, como so os desenhos realizados na orelha dos cadernos das outras reas curriculares. Ver, ainda, como se d o envolvimento dos alunos, se h dificuldade em comear ou em terminar um trabalho, quais recursos j esto adquiridos, que elementos precisariam para melhor expressar o que tem a dizer, se nas produes surgem elementos estereotipados de representao, se o lidar com os materiais demasiadamente regrado, se h liberdade exploratria no uso das ferramentas, se h escuta do outro, se h ateno a ritmos, timbres, como so as vozes, quais sons conseguem produzir, que movimentos conseguem fazer, em que momentos tm contato com o prprio corpo, se h
21

LARROSA, Jorge. p. LARROSA, Jorge. Nota sobre a experincia e o saber da experincia. Revista Brasileira de Educao, n 19 Rio de Janeiro: ANPED, 2002. p.27. 22 DEWEY, John. A arte como experincia. In: Dewey (Os Pensadores). So Paulo: Abril Cultural, 1985 (1934). p. 100.

27
movimentos codificados em funo de grupos, qual a conscincia de corpo que possuem. Observar quais so os repertrios de gestos, os sons, os silncios, as atividades e a frequncia das pausas e intervalos, as msicas que interessam e, nas canes, qual o contedo de seus textos, a qual estrutura meldica recorre e ainda a mobilidade ou rigidez dos corpos. Partindo do pressuposto de que a relao entre professor e aluno deve se dar de forma verdadeira e significativa entre sujeitos, quem so estes alunos? Onde vivem, em que contextos sociais esto inseridos, quais as dificuldades enfrentadas no cotidiano, dentro de qual repertrio articulam. Diferentes fazeres, como ver todos os dias a novela, escutar com a famlia msica clssica, brincar com os colegas de rua, discutir poltica na comunidade do bairro, indicam particularidades que devem se consideradas. Perguntar, fazer uma boa sondagem antes de comear, verificar quais so as questes so os primeiros passos para, a partir deles, percorrer de forma criativa tudo o que deve ser percorrido para conhecer as ferramentas, os contextos, os processos e as histrias. O ato de observar do professor, atento e sensvel, fornecer importantes dados sobre os sujeitos e o grupo e podem j em si conter indcios dos caminhos pertinentes possveis; seja ao encontrar interesses j constitudos, seja ao ampliar ou relativizar estas experincias iniciais. b) A seleo e encadeamento de temas, contedos e atividades A identificao e caracterizao dos sujeitos que o professor acompanha em sala so passos iniciais importantes elaborao de uma sequncia de atividades. Pensar nas atividades e na sequncia com a qual estas atividades sero desenvolvidas tambm algo que deve ser cuidado. O aprofundamento das discusses e o encadeamento de atividades a partir da percepo de novas questes que surgem no cerne de atividades anteriores conferem ao processo de desenvolvimento dos alunos densidade e pertinncia. A definio de uma sequncia de atividades a partir de elementos exgenos ao processo do fazer e do construir em arte muitas vezes colabora com a percepo de que, em arte, tem-se apenas o contato com manipulaes e tcnicas e no com o desenvolvimento e aquisio de possibilidades expressivas. Mas o professor, por outro lado, deseja que o aluno visite e experimente diversas tcnicas a fim de ter uma gama ampla de possibilidades expressivas. Esta preocupao e inteno so pertinentes e devem atender de forma cuidadosa aos processos vivenciais que se desencadeiam individualmente. Uma maneira de atender a estas duas demandas, a necessidade expressiva e o contato com diferentes ferramentas, evitar determinar o contedo/temtica/assunto das atividades, deixando livre a escolha daquilo que pode ser expresso atravs de uma tcnica. Uma forma de construir esta sequenciao expandir a discusso para outros lugares e outras pocas: como um assunto foi tratado, como um determinado tema foi representado, como determinada soluo tcnica foi utilizada, por que determinado sujeito pensou desta ou daquela forma, com quem dialogou, com quem conviveu... Por analogia, podemos questionar com quem, hoje, convivemos, dialogamos, em que espaos podemos falar. Este tipo de reflexo incrementa e refora a importncia do sujeito social, cognitivo e expressivo. De forma geral, propiciar vivncias significativas ao grupo contribui para a ampliao dos contedos de suas expresses. Neste sentido, so importantes atividades que valorizem a percepo sensvel do mundo: passear o olhar, observar atentamente locais e objetos habituais ou de interesse, perceber cheiros, movimentos, texturas, tocar e sentir volumes, percorrer sensivelmente os espaos, perceber o corpo ocupando e se movimentando. Por outro lado, construir, a partir destas vivncias, diferentes formas de registro, explorando diferentes formas de representaes tanto das coisas elas mesmas como dos sentidos e reflexes que so por elas suscitados, constitui o trnsito no entorno deste fazer artstico. Porm contedos podem tambm j estar nos sujeitos, muitas vezes recorrendo como temticas independentemente das

28
tcnicas ou ferramentas exploradas. O dilogo e as trocas entre professor e alunos, atravs da observao sensvel em relao ao que se opera em sala de aula, permitem um ajuste entre as atividades propostas e aquelas demandadas pelo grupo. Desta forma, deve-se estabelecer um equilbrio entre o cunho mais formalizador em relao ao que se deseja oferecer como ampliao e contato com as formas de construir um saber sobre o mundo, atravs de recursos expressivos no verbais, e a ateno e respeito aos saberes e demandas de fala j existentes nos alunos. O importante a variedade, pertinncia, intensidade e significao das experincias do grupo e fundamentalmente a lgica no encadeamento destas em direo ao aprofundamento das possibilidades expressivas atravs dos recursos propiciados pela arte e dos contedos a serem apreendidos. c) Os contextos locais como chave de valorizao do sujeito expressivo social e cultural A constatao de que a arte realizada hoje diz respeito ao contexto da vida na contemporaneidade tem seu paralelo no que se produz em arte no local no qual determinado grupo vive. O contexto local oferece inmeros parmetros para a ao do sujeito criativo e expressivo, sendo que esta interao um passo fundamental para que este sujeito se perceba socialmente agente e identificado com os contedos trabalhados na escola. Valorizar os contextos nos quais os alunos esto e as questes que deles emanam e partir deles propiciar que se compreenda a importncia deste existir humano onde quer que ele esteja geograficamente. As questes humanas universais, aquelas os grandes mestres acessam, ocorreram, por sua premissa de universalidade, em todos os humanos. Os assuntos do humano em sua poca acontecem em todos os lugares, pois a essncia deste existir est presente em todos. Assim, contextos restritos e intimistas geram questes a serem elaboradas da mesma forma como grandes eventos geram. Esta potncia pode ser vista comparando, por exemplo, a obra de Picasso e a de Morandi. Picasso na obra Guernica, por exemplo, refere-se a um ataque de consequncias mundiais e com isto impele nossa compreenso atrelada ao humano em lutas e guerra. Morandi, ao se dedicar por muito tempo, em seus desenhos e telas, ao arranjo incansvel de garrafas de vidro, nos compele a refletir sobre as formas de relacionar-se e as formas de sermos uns frente aos outros. Ou seja, h questes universais, no caso deste exemplo a questo das formas de relao, que podem ser discutidas independentemente da localizao dos sujeitos, por serem questes da humanidade que a todos atingem, em qualquer tempo e lugar. Trabalhar a partir destes microcosmos e dos conceitos que esto presentes neles uma forma de dar valor ao sujeito que acompanhamos, tanto em seu contexto sociocultural mais imediato como em sua forma potencial de expressar. Observar o que j est presente nos alunos, observar e apreciar as experincias e os trabalhos dos colegas de sala, o que est presente na regio, de que forma isto se relaciona (ou no se relaciona e por que no se relaciona) em um contexto regional, nacional e internacional, fazem com que se perceba e compreenda o quanto algo pode ser regional e universal, individual e cultural, ao mesmo tempo. d) A obra que se completa no apreciador: A mediao do professor na apreciao do aluno Como introduzir de forma significativa a apreciao de obras de arte respeitando o repertrio de cada um dos alunos e ao mesmo evidenciar e discutir estas obras como produes de uma cultura? Aqui nos deparamos com elementos de um equilbrio delicado. Explicitar ao aluno sobre os contextos de produo de determinada obra artstica contribui compreenso de conjunturas, dinmicas e articulaes socioculturais que subsistem s produes. Por outro lado, estas falas e explicaes podem orientar demasiadamente o contato

29
do sujeito frente obra e ele pode passar a ver nelas apenas o reflexo de um contexto, inibindo outras formas de contato que poderiam se efetivar entre aquele sujeito e a produo artstica. A obra por si se d ao mundo e nele se efetiva, o que inclusive descrevemos como sendo o carter aberto da obra (que se completa em cada um dos apreciadores). Se a msica, o teatro, a dana ou as artes visuais so escolhidos como opo de comunicao por um sujeito em seu papel de criador ou artista, podemos supor que esta escolha se d em detrimento da opo por outras mdias (como um texto escrito, por exemplo). Assim, traduzir a obra em palavras, atravs de decodificaes verbais preparatrias, efetiva-se praticamente como prova de descrena na capacidade e potncia de comunicao entre obra e seu apreciador atravs da linguagem prpria da produo. Como ento falar sobre a obra sem mediar e orientar as possibilidades de efetivo contato entre o aluno e o trabalho artstico? No texto dos PCNs, est pontuado que na apreciao potica importante que (...) o leitor seja capaz de se deixar tocar sensivelmente para poder perceber23, o que, para acontecer, deve ser pelo menos permitido, ou seja, o professor deve permitir a existncia do contato aluno-obra para que ele exera seu potencial de arte e humanidade. Neste sentido, mais interessante buscar estratgias que instrumentalizem o olhar do que aquelas que orientem a leitura. Podemos desenvolver o hbito deste olhar, atravs do exerccio de apreciao cotidiano em um contexto de educao esttica, a fim de que o aluno esteja de posse de ferramentas da linguagem da arte no momento em que se depara com uma produo. Isto pode ser feito no dia a dia, no contexto de sala de aula, reservando, ao final das atividades, momentos de apreciao em que formas de olhar e questionar frente a um trabalho realizado sejam exercitadas incrementando possibilidades de relao e leitura. possvel deixar as falas e as palavras para depois do encontro com as obras, preservando a potncia do encontro e o exerccio efetivo desta comunicao. Depois de estabelecido o contato, o professor pode e deve estar atento s questes trazidas pelos alunos, pois estas sempre ocorrem, e a partir delas encadear atividades, leituras e pesquisas que visem responder ao que se mostrou como interesse ao grupo. Neste momento, ento, explicitando os contextos, a poca, a tcnica, o impacto no perodo, as intenes do artista, a biografia do artista, como a obra visitada se relacionava com seus outros trabalhos e como foi percebida em sua poca. e) Cuidados na hora da avaliao: O que valorar? A origem do termo avaliao reside em valorar, que o ato de estimar ou atribuir o valor de alguma coisa em funo de outras. Avaliar, portanto, a ao de valorar algo em funo da valor-ao atribuda s qualidades daquilo que est sendo avaliado. A valorao de uma qualidade (propriedade do objeto) que determinar o resultado de um processo de avaliao. Ao avaliar, estamos selecionando uma (ou mais de uma) qualidade do objeto a valorar, estamos conferindo a ela um determinado valor que se estabelece em funo de alguns critrios escolhidos como pertinentes. De forma geral, em um contexto escolar, algumas questes sempre devem acompanhar a reflexo do professor junto aos processos de avaliao: o que est sendo efetivamente avaliado? Avaliao de quem? Avaliao de qu? O que est sendo avaliado realmente cabe ao professor (como parte um sistema educativo escolar especfico) avaliar? O que est sendo valorado como resultado da relao de ensino e aprendizagem estabelecida? O que no est sendo avaliado? Qual qualidade deste objeto oferece um bom parmetro para que se possa, a partir dele, atribuir valor ao que efetivamente se deseja avaliar? Os critrios de valorao da qualidade que

23

Brasil. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: Arte / Secretaria de Educao Fundamental. Braslia : MEC/SEF, 1997, p.29.

30
se avalia so pertinentes? Estes critrios foram determinados por quem? Referem-se a algum preceito geral ou pessoal? Ou seja, h de se ter muito claro em funo do qu se estabelece o valor a uma determinada qualidade e por que esta determinada qualidade, e no outra, est sendo tomada como um parmetro de valor ao processo de ensino e aprendizagem, em funo dos objetivos dinamicamente esperados durante este processo. A avaliao, portanto, depende do objetivo que pretendido no espao de educar, depende de como este educar compreendido no contexto em que se estabelece, depende, no fundo, da reflexo do grupo de educadores e sociedade sobre o papel esperado e os objetivos almejados ao cabo destes anos de escolaridade. A expectativa e a determinao destes objetivos resultaro em formas especficas de avaliao e na seleo das qualidades a serem avaliadas. importante ter em mente que a avaliao no mede o contedo da rea curricular, ela mede o desenvolvimento das qualidades e recursos do aluno em funo das trocas vivenciadas, tendo por base os objetivos almejados e o quanto este enriqueceu no processo de ensino e aprendizagem. Em ltima instncia, o acompanhamento deste desenvolvimento que deve estar subjacente a toda avaliao, so aferies deste desenvolvimento que se deve avaliar. A avaliao, se bem constituda, reflete no apenas o que o aluno aprendeu, mas revela o quanto foi efetiva, em relao aos objetivos iniciais, a relao de troca que se estabeleceu. A avaliao assim realizada fornece como resultado um ndice de valorao das relaes de troca que se deram entre o aluno e o professor e entre o grupo de educadores e sociedade, concomitantemente. No caso da avaliao de um trabalho realizado dentro das atividades de arte, teremos que considerar, portanto, os objetivos da arte como uma das reas curriculares e sua importncia para a formao deste humano em processo de exercer-se, tornar-se e constituir-se. preciso ter em mente, antes de tudo, o papel e importncia da arte no contexto geral de formao do indivduo, seu papel no contexto cultural do pas e social da comunidade e da escola. A avaliao valorar o retorno a estes objetivos, a avaliao em arte, como nas demais reas do conhecimento, responde ao papel atribudo a ela. Compreender o que prope a arte no contexto escolar fundamental para definir, portanto, o que avaliar em arte. importante tambm ter em mente que no mnimo complicado hierarquizar a expresso dos sujeitos. No se faz referncia aqui posse de ferramentas, nem ao uso criativo e busca de caminhos, mas expresso de uma pessoa, de um sujeito em processo de constituir-se. Ser que cabe ao professor valorar sua fala em comparao a outras falas? A expresso no precisa ser adequada a uma funo, talvez nem em absoluto adequada a nada, ela deve ser pertinente e dialogar socialmente. No na utilidade e na adequao que a arte se exerce, embora se veja escolas e educadores que valorizam exatamente estes aspectos do fazer em arte pautado no hierarquizar das expresses. O utilitarismo e a adequao no so (ou no deveriam ser) critrios de avaliao. Estabelecer sistemas de comparao tomando estes por base, tampouco. Uma vez que o que deve ser alcanado a expresso de essncias do humano, a articulao dentro de repertrios individuais e culturais, no faz sentido dizer que o trabalho expressivo de um aluno, compreendido dentro desta lgica, est melhor do que o de outro aluno. Isto implicaria ter na avaliao do professor um parmetro pressuposto de qualidade pautado em produes mais e menos adequadas. Mas caberia ao professor realizar uma avaliao pautada em critrios de adequao? Seria esta a valorao a ser feita pelo professor? Caso fosse, seria este julgamento baseado em qu? O gosto do professor no pode ser um parmetro de avaliao dos trabalhos, pois ele determinaria um padro aos resultados, o que no desejado a fim de garantir a pluralidade das produes. Da mesma forma, dizer e expressar ideias diferentes, em articulaes inusitadas e inovadoras, inesperadas (em relao quelas que seriam as corretas nos parmetros de um professor), no torna de forma alguma pior um trabalho, mas revela autonomia e a criatividade.

31
A arte curiosa das expresses do humano em sua diversidade, em suas particularidades, no em seu padro. Assim, uma maneira de propiciar um ambiente estimulante e acolhedor das individualidades valorizar cada sujeito em sua fala, buscando formas de avaliao/valorao mais adequadas. importante lembrar que a valorizao no dirigida ao objeto, mas ao desenvolvimento do sujeito: a criao um meio atravs do qual possvel acompanhar as articulaes e aquisies realizadas do/no sujeito. Este o foco. Sendo tomado o trabalho como resultado do processo de trocas e articulaes do aluno, o trabalho final deve ser visto como um ndice possvel deste processo. Esta uma constante, a competncia a ser desenvolvida no sujeito e a ferramenta. Uma vez que forma e contedo no se do de maneira partida, valorar o que foi realizado atravs de qual estruturao e qual arranjo foi realizado, simultaneamente, valorar a articulao construda. exatamente nesta confluncia que se encontra a qualidade a ser valorada - o o que indivisvel do como que confluem na expresso e que demandam acesso sensvel ao que intrnseco no/do humano a ser expressado. O que se avalia em arte? A resposta a esta pergunta funo direta do que se ensina em arte. O objeto, ou um trabalho artstico, pode ser um dos elementos tomados como medida do desenvolvimento deste sujeito. Tendo em mente ser o objetivo da arte o contato com o sensvel de cada humano, a instrumentalizao crtica e a expresso na linguagem, as avaliaes desenvolvidas devem, antes de tudo, ser resultado de atividades que contemplem, propiciem e incentivem estes contatos.

32

Contribuies formao dos alunos


A arte contribui para o contato do aluno consigo, com sua subjetividade, com sua capacidade de ser agente, articulador e expressivo, pois a arte impele ao de fazer, expressar e partilhar. Mas alm desta funo, a arte no contexto escolar pode dar legitimidade a uma forma de construo de conhecimento que no passa apenas pelos pressupostos da verbalidade e da racionalidade, mas da percepo sensvel entre os humanos. A arte da escola valoriza uma forma de estar no mundo em que a interao entre indivduos e entre indivduos e mundo se d atravs de entrelinhas, da percepo demorada, da poesia. O espao da arte na escola legitima as situaes de devaneio, sonho, dos deslumbramentos, dos encantamentos, da imaginao. Segundo Ana Anglica Albano24, uma das caractersticas mais fascinantes da arte transportar as pessoas para alm dos limites da realidade cotidiana, para um tempo e um espao onde tudo possvel. Ou seja, a formao em arte deve propiciar o contato dos alunos com suas ideias, sentimentos, questionamentos e emoes, e oferecer oportunidades de elaborao, expresso e compartilhamento destas atravs das possibilidades e recursos artsticos, existentes e a serem criados. Os elementos de construo do pensamento potico Como ser potico, ao compartilhar sobre sua forma de apreender, o sujeito favorece o exerccio da alteridade e de possibilidades de tomar/conhecer o mundo. A arte contribui para o ato criador que reorganizador das experincias. O (...) ato criador (...) estrutura e organiza o mundo, respondendo aos desafios que dele emanam, em um constante processo de transformao do homem e da realidade circundante. O produto da ao criadora, a inovao, resultante do acrscimo de novos elementos estruturais ou da modificao de outros25. O ato criador tambm estruturador e contribui para a conscincia de existir. Fisher comenta que para (...) ser um artista, necessrio dominar, controlar e transformar a experincia em memria, a memria em expresso, a matria em forma26. A arte como comunicao fornece a possibilidade de dizer de outra forma, de dizer o que por outros meios no possvel dizer. A arte como linguagem, como forma de representao, apresentao e expresso, opera na relao entre sujeito, cultura e seus elementos intrnsecos, para criar algo que antes no havia. Privar os alunos do desenvolvimento de sua capacidade expressiva priv-los de tornarem-se inteiros. Segundo Fernando Pessoa27, o valor essencial da arte o fato dela ser o indcio da passagem do homem pelo mundo, o resumo de sua experincia emotiva, porque pela emoo, e pelo pensamento que a emoo provoca, que o homem mais realmente vive na terra a sua verdadeira experincia e a pode registrar. A formao em arte deve propiciar que o aluno pense, articule e possa apropriar-se dos elementos pertinentes ao fazer artstico. Fundamentalmente, a arte na escola traz ao aluno um campo de articulao que, sendo conhecimento, no precisa necessariamente ser regido pela racionalidade: O ser humano que no conhece arte tem uma experincia de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimenso do sonho, da fora comunicativa dos objetos sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criaes musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes

24

ALBANO, Ana Anglica. Artes Visuais. In: Cadernos de Formao 1, Secretaria de Educao e Formao Profissional da Prefeitura Municipal de Santo Andr, 1999, p.45-65. 25 Brasil. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: arte / Secretaria de Educao Fundamental. Braslia : MEC/SEF, 1997, p.26. 26 FISCHER, Ernst. A necessidade da arte, Zahar, Rio de Janeiro,1967, p.14. 27 PESSOA, Fernando. Reflexes sobre a arte, in: Obras em prosa, volume nico, Rio de janeiro: Editora Nova Aguilar,1982, p.218.

33
que buscam o sentido da vida28. A arte demanda criatividade, estesia, relao entre humanos, reflexo e articulao de contedos em formas, conhecimento e domnio de maneiras atravs das quais expressar. Ver e sentir, conhecer, ver e dialogar/reagir, produzir, pensar e produzir, assimilar e criticar; todas estas so dinmicas intrnsecas e fundamentais do que cabe arte na escola. Ela amplia os recursos de dilogo e trocas em uma lgica no necessariamente racional e no por isto menos fundamental; no cartesiana e no por isto menos humana.

Arte e as outras reas Curriculares


A interdisciplinaridade, dentro das reas curriculares de arte, bem como destas em relao a outros campos de investigao do mundo, necessariamente trabalho coletivo, que envolve vrias pessoas, vrias cabeas pensando. No caso das especialidades em arte, cada uma possui, na construo de uma significao, particularidades e elementos especficos a serem organizados (...) diferentes para cada modalidade artstica, como, por exemplo: linhas, formas, cores e texturas, na dimenso plstica; altura, timbre, intensidade e durao, na dimenso musical; personagens, espao, texto e cenrio, na forma teatral; e movimento, desenho no espao, ritmo e composio, na dimenso da dana29. Esta mesma lgica se opera quando a arte se relaciona com outras formas de conhecimento sobre o mundo, sendo que cada rea demanda especificidade de conhecimento, de aprofundamento, a familiaridade com linguagens, bibliografias, interlocutores, articulaes potenciais e referncias. O contato da arte com outras reas de conhecimento pressupe respeito das especificidades de cada uma e a construo de um resultado que seja de fato produto da contribuio de todas. O conhecimento em arte, ao ampliar a percepo e crtica do sujeito em relao ao mundo, possibilita que se ampliem as referncias a partir das quais constri sua conceituao sobre as coisas. Conhecendo a arte de outras culturas, o aluno poder compreender a relatividade dos valores que esto enraizados nos seus modos de pensar e agir, que pode criar um campo de sentido para a valorizao do que lhe prprio e favorecer abertura riqueza e diversidade da imaginao humana. Alm disso, torna-se capaz de perceber sua realidade cotidiana mais vivamente, reconhecendo objetos e formas que esto sua volta, no exerccio de uma observao crtica do que existe na sua cultura, podendo criar condies para uma qualidade de vida melhor30. Essas mltiplas capacidades favorecem que o aluno construa uma rede de possibilidades criativas que podem auxili-lo em diversos campos de sua vida, inclusive no desempenho em outras reas curriculares, medida em que se torna capaz de colocar-se de forma mais densa em relao aos modos de abordar o mundo.

28

Brasil. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: arte / Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1997, p.19. 29 Brasil. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: Arte / Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1997, p.28. 30 Brasil. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: Arte / Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1997, p.19.

34

Objetivos do ensino
Tomando-se como referncia os propsitos da escola apresentados anteriormente, o conjunto de orientaes pedaggicas contidas neste documento e a lei 10.639, sobre o trabalho com etnia na escola, a expectativa de que os alunos sejam capazes de

ARTES VISUAIS
At o final do 6 ano:

Expressar-se nas modalidades da linguagem visual do desenho, experimentando e pesquisando suas possibilidades. Desenvolver a autoconfiana com a prpria produo plstica, relacionando com a dos colegas e de artistas da comunidade, valorizando e respeitando a diversidade artstica das vrias etnias da cultura brasileira e de outras culturas. Apreciar e ler imagens de diferentes culturas e pocas, da arte popular, folclrica, indgena ou erudita, local, brasileira ou internacional, e compar-las com a produo visual dos alunos na escola, compreendendo o contexto histrico e cultural de produo, atravs de reprodues ou visitas a museus, centros culturais ou comunitrios, galerias, feiras e eventos populares ou indgenas. Conhecer e identificar as profisses e os profissionais de artes plsticas e comunicao visual, suas organizaes de produo e de agremiao e sua forma de atuao na sociedade.

At o final do 7 ano

Expressar-se nas modalidades da linguagem visual experimentando e pesquisando suas possibilidades.

da

gravura

da

monotipia,

Desenvolver a autoconfiana com a prpria produo plstica, relacionando com a dos colegas e de artistas da comunidade, valorizando e respeitando a diversidade artstica das vrias etnias da cultura brasileira e de outras culturas. Apreciar e ler imagens de diferentes culturas e pocas, da arte popular, folclrica, indgena ou erudita, local, brasileira ou internacional, e compar-las com a produo visual dos alunos na escola, compreendendo o contexto histrico e cultural de produo, atravs de reprodues ou visitas a museus, centros culturais ou comunitrios, galerias, feiras e eventos populares ou indgenas. Conhecer e identificar as profisses e os profissionais de artes plsticas e comunicao visual, suas organizaes de produo e de agremiao e sua forma de atuao na sociedade.

At o final do 8 ano

Expressar-se nas modalidades da linguagem visual da pintura, experimentando e pesquisando suas possibilidades. Desenvolver a autoconfiana com a prpria produo plstica, relacionando com a dos colegas e de artistas da comunidade, valorizando e respeitando a diversidade artstica das vrias etnias da cultura brasileira e de outras culturas. Apreciar e ler imagens de diferentes culturas e pocas, da arte popular, folclrica, africana, indgena ou erudita, local, brasileira ou internacional, e compar-las com a produo visual dos alunos na escola, compreendendo o contexto histrico e cultural de produo, atravs de

35
reprodues ou visitas a museus, centros culturais ou comunitrios, galerias, feiras e eventos populares ou indgenas.

Conhecer e identificar as profisses e os profissionais de artes plsticas e comunicao visual, suas organizaes de produo e de agremiao e sua forma de atuao na sociedade.

At o final do 9 ano

Expressar-se nas modalidades da linguagem visual tridimensional (como tecelagem, cermica, escultura, prottipos, maquete e instalao), experimentando e pesquisando suas possibilidades. Desenvolver a autoconfiana com a prpria produo plstica, relacionando com a dos colegas e de artistas da comunidade, valorizando e respeitando a diversidade artstica das vrias etnias da cultura brasileira e de outras culturas. Apreciar e ler imagens de diferentes culturas e pocas, da arte popular, folclrica, africana, indgena ou erudita, local, brasileira ou internacional, e compar-las com a produo visual dos alunos na escola, compreendendo o contexto histrico e cultural de produo, atravs de reprodues ou visitas a museus, centros culturais ou comunitrios, galerias, feiras e eventos populares ou indgenas. Conhecer e identificar as profisses e os profissionais de artes plsticas e comunicao visual, suas organizaes de produo e de agremiao e sua forma de atuao na sociedade.

DANA
At o final do 6 ano:

Improvisar, compor e interpretar diferentes formas de dana. Desenvolver a percepo, fruio e anlise crtica de movimentos corporais e coreografias na apreciao da dana. Conhecer as dimenses histricas e culturais da dana e seus aspectos estticos e saber distinguir, nos diversos contextos, as caractersticas da relao corpo-dana.

At o final do 7 ano

Improvisar, compor e interpretar diferentes formas de dana. Desenvolver a percepo, fruio e anlise crtica de movimentos corporais e coreografias na apreciao da dana. Conhecer as dimenses histricas e culturais da dana e seus aspectos estticos e saber distinguir, nos diversos contextos, as caractersticas da relao corpo-dana.

At o final do 8 ano

Improvisar, compor e interpretar diferentes formas de dana. Desenvolver a percepo, fruio e anlise crtica de movimentos corporais e coreografias na apreciao da dana. Conhecer as dimenses histricas e culturais da dana e seus aspectos estticos e saber distinguir, nos diversos contextos, as caractersticas da relao corpo-dana.

At o final do 9 ano

Improvisar, compor e interpretar diferentes formas de dana.

36

Desenvolver a percepo, fruio e anlise crtica de movimentos corporais e coreografias na apreciao da dana. Conhecer as dimenses histricas e culturais da dana e seus aspectos estticos e saber distinguir, nos diversos contextos, as caractersticas da relao corpo-dana.

MSICA
At o final do 6 ano:

Expressar-se e comunicar-se atravs da improvisao, composio e interpretao musicais. Fazer uso de grafias musicais convencionais e no convencionais. Apreciar, perceber, fruir e analisar obras musicais de diversas culturas e pocas. Perceber e identificar as relaes entre uma obra musical e seu contexto cultural, histrico e geogrfico de produo.

At o final do 7 ano

Expressar-se e comunicar-se atravs da improvisao, composio e interpretao musicais. Apreciar, perceber, fruir e analisar obras musicais de diversas culturas e pocas. Fazer uso de grafias musicais convencionais e no convencionais. Perceber e identificar as relaes entre uma obra musical e seu contexto cultural, histrico e geogrfico de produo.

At o final do 8 ano

Expressar-se e comunicar-se atravs da improvisao, composio e interpretao musicais. Apreciar, perceber, fruir e analisar obras musicais de diversas culturas e pocas. Fazer uso de grafias musicais convencionais e no convencionais. Perceber e identificar as relaes entre uma obra musical e seu contexto cultural, histrico e geogrfico de produo.

At o final do 9 ano

Expressar-se e comunicar-se atravs da improvisao, composio e interpretao musicais. Construir instrumentos musicais tradicionais ou inventados pelos prprios alunos. Fazer uso de grafias musicais convencionais e no convencionais. Apreciar, perceber, fruir e analisar obras musicais de diversas culturas e pocas. Perceber e identificar as relaes entre uma obra musical e seu contexto cultural, histrico e geogrfico de produo. Identificar e compreender diferentes funes exercidas pelos msicos e sua forma de atuao na sociedade.

37

TEATRO
At o final do 6 ano:

Improvisar e representar, individual e coletivamente, fazendo uso dos elementos da linguagem teatral. Apreciar, perceber, fruir e analisar obras teatrais de diversas culturas e pocas. Compreender os diferentes momentos da histria do teatro mundial de regies e pocas variadas.

At o final do 7 ano

Improvisar e representar, individual e coletivamente, fazendo uso dos elementos da linguagem teatral. Apreciar, perceber, fruir e analisar obras teatrais de diversas culturas e pocas. Compreender os diferentes momentos da histria do teatro mundial de regies e pocas variadas.

At o final do 8 ano

Improvisar e representar, individual e coletivamente, fazendo uso dos elementos da linguagem teatral. Apreciar, perceber, fruir e analisar obras teatrais de diversas culturas e pocas. Compreender os diferentes momentos da histria do teatro mundial de regies e pocas variadas. Identificar e compreender diferentes funes exercidas pelos profissionais das artes cnicas e sua forma de atuao na sociedade.

At o final do 9 ano

Improvisar e representar, individual e coletivamente, fazendo uso dos elementos da linguagem teatral. Apreciar, perceber, fruir e analisar obras teatrais de diversas culturas e pocas. Compreender os diferentes momentos da histria do teatro mundial de regies e pocas variadas. Identificar e compreender diferentes funes exercidas pelos profissionais das artes cnicas e sua forma de atuao na sociedade.

38

Quadro de Referncias Curriculares


ARTES VISUAIS DANA MSICA TEATRO

39

ARTES VISUAIS - Referncias Curriculares para o 6 ano


Objetivos
[capacidades]

Contedos
[O que preciso ensinar explicitamente ou criar condies para que os alunos aprendam e desenvolvam as capacidades que so objetivos]

Propostas de atividade
[Situaes de ensino e aprendizagem para trabalhar com os contedos]

Formas de avaliao
[Situaes mais adequadas para avaliar]

Expressar-se nas modalidades da linguagem visual do desenho, experimentando e pesquisando suas possibilidades.

Produo de trabalhos de desenho, valorizando a espontaneidade, a inventividade e a maneira pessoal de se expressar. Finalizao dos prprios projetos e acabamento adequado aos meios utilizados. Experimentao e utilizao de diversos tipos de materiais e meios no traado de linhas no desenho: instrumentos grficos tradicionais (por exemplo, lpis, giz de cera, giz de lousa, carvo, nanquim, canetas hidrogrficas, pastel, tesouras, pincis etc.) e no tradicionais (por exemplo, argila, linhas, fitas, cordas, varetas, sarrafos, areia, terra, pedra, serragem, maquiagem etc.). Utilizao e experimentao de diversos tipos de suporte para a realizao de desenhos (por exemplo, papel, papelo, tela, madeira, pedra, murais, cho, pele do corpo etc.). Conceituao e utilizao de formas abertas e formas fechadas. Conceituao e explorao grfica da relao figura-fundo. Pesquisa e utilizao de diversas formas de linhas no desenho (por exemplo, fortes, fracas, retas, inclinadas, curvas, espirais, enoveladas, com laos, alceadas, quebradas, hachuradas, cruzadas etc.).

Atividades semanais de produo individual e coletiva na linguagem do desenho, em que o aluno possa manifestar seus temas e assuntos de interesse, atravs da experimentao e pesquisa em artes visuais. Situaes de produo individual e coletiva, a partir de propostas de trabalho que tragam desafios de explorao da linguagem visual (ponto, linha, plano, volume, forma, textura e cor). Situaes de criao individual e coletiva nas linguagens escolhidas, a partir de discusses que surjam da apreciao de produtos culturais pertinentes temtica trabalhada, sempre evitando a cpia e a releitura, permitindo a incorporao de novas formas de expresso. Alguns exemplos: desenho individual sobre suporte de diversos tamanhos, elaborando temas da vida cotidiana; desenho coletivo de grandes painis com tema previamente elaborado pelos alunos, a partir de conversa e leitura de reprodues de obras de arte, sobre papelo, madeira, plstico, tecido, cho, parede; elaborao de imagens sobre o cotidiano, utilizando-se desenho de memria, desenho

Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: se expressa livremente, utilizando elementos das linguagens plstica e visual; escolhe seus temas de representao, elabora seus sentimentos e pensamentos; se utiliza dos diversos recursos disponveis, experimentando; se expressa na linguagem trabalhada; utiliza-se de dispositivos tcnicos de comunicao visual; finaliza os prprios projetos e d acabamento adequado aos meios utilizados; interage produtivamente com seu grupo de trabalho; observa seu ambiente de vida e identifica qualidades estticas visuais e a forma particular com que registra a sua percepo.

40
Pesquisa e identificao, no prprio cotidiano, dos elementos da linguagem plstica presentes em objetos, no ambiente natural e na multiplicidade de informao visual veiculada pelas mdias visuais, observando formas, matizes, materiais, densidades, superfcies, texturas, efeitos visuais etc. de imaginao ou desenhos de observao; reelaborao (apropriao e transformao) das imagens do cotidiano, atravs de procedimentos de ampliao, transformao, deformao ou variao, realizando trabalhos plsticos de desenho, individualmente ou em pequenos grupos de alunos; interveno com desenho sobre fotografias do cotidiano ou sobre fotocpias de outros desenhos prprios ou de colegas realizados anteriormente; reelaborao (apropriao e transformao) das imagens dos meios de cultura de massa, modificando-as, transformando-as e criticandoas, atravs da realizao de trabalhos plsticos de desenho, individualmente ou em pequenos grupos de alunos; utilizao da pele do corpo (rosto, braos, mos, ps, pernas) como suporte, realizando desenhos com maquiagem ou carvo, individualmente sobre a prpria pele com auxilio de espelho ou trabalhando em pequenos grupos de alunos, possibilitando que um pinte sobre a pele do outro. Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: relaciona seus trabalhos com os de outros alunos ou obras de arte;

Desenvolver a autoconfiana com a prpria produo plstica, relacionando com a dos colegas e de artistas da comunidade, valorizando e respeitando a diversidade artstica das vrias etnias da

Reconhecimento do seu prprio desenvolvimento expressivo, a partir do confronto de seu trabalho com o dos colegas, artistas da comunidade, de outras regies e de outros pases e pocas, sem preconceitos.

Rodas de conversa em que o aluno possa manifestar-se verbalmente com clareza e seja estimulado a relacionar seu trabalho com o de colegas e de artistas de sua e de outras regies, sem discriminao esttica ou tnica.

41
cultura brasileira e de outras culturas. Observao e apreciao das produes dos colegas, respeitando as diferentes escolhas, formas de expresso e estilos pessoais. Identificao, nas obras ou reprodues dos colegas, dos elementos da linguagem visual e alguns procedimentos e tcnicas utilizadas. Situaes de elaborao de cartazes ou painis explicativos com o registro dos elementos da linguagem visual e alguns procedimentos e tcnicas utilizadas nos trabalhos apreciados. Situaes de elaborao de cartazes ou painis explicativos com informaes sobre as condies culturais de produo das obras observadas. Rodas de apreciao e discusso sobre imagens feitas pelos alunos, incentivando a observao de qualidades visuais como cor, textura, forma, composio. argumenta e justifica sua interpretao sobre o prprio trabalho, de colegas e obras de arte; percebe e valoriza as diferenas culturais expressas nos trabalhos de outros alunos ou obras de arte.

Observao: As rodas de conversa sobre a produo dos prprios alunos devem ser feitas com muito cuidado, pois no se trata de descobrir erros ou destacar talentos, mas possibilitar ao aluno o exerccio de leitura da prpria produo simblica, em uma atitude de valorizao da sua capacidade de representar. Apreciar e ler imagens de diferentes culturas e pocas, da arte popular, folclrica, indgena ou erudita, local, brasileira ou internacional, e compar-las com a produo visual dos alunos na escola, compreendendo o contexto histrico e cultural de produo, atravs de reprodues ou visitas a museus, centros culturais ou comunitrios, galerias, feiras e eventos populares ou indgenas. Apreciao de obras de arte e de reprodues de obras de arte da cultura local, brasileira e de outras culturas, e da informao visual veiculada pelas mdias publicitria, televisiva e de comunicao impressa, como revistas, jornais, cartazes, que tragam o contedo da vida cotidiana nas cidades e no campo. Apreciao da produo dos demais alunos, de trabalhos de artistas e artesos ou do ambiente natural. Anlise das imagens observadas, identificando: Visitas a museus, atelis, galerias, centros culturais, feiras, festivais, proporcionando um contato direto, ou por meios virtuais, com as fontes de informao e produo artstica de artistas que desenvolvem suas obras como reflexo da vida cotidiana em diversos contextos histricoculturais. Rodas de conversa para apreciao de imagens de obras de arte ou reprodues, analisando-as. Rodas de conversa para reflexo sobre os contedos apreciados Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: compreende os conceitos que utiliza e sua adequao aos elementos plsticos e visuais; faz a leitura e a anlise das obras de arte/reprodues; percebe os elementos da linguagem visual; estabelece relaes entre as imagens e o contexto sociocultural de produo;

42
os elementos plsticos, visuais e estticos presentes nos trabalhos, como linha, forma, cor (quentes, frias, primrias secundrias); as tcnicas utilizadas no desenho e na pintura; os estilos da poca histrica; as relaes entre as imagens e o contexto sociocultural de produo; as semelhanas e diferenas entre as imagens observadas e a produo visual dos alunos. tanto da produo dos alunos como das imagens de artistas de diversas culturas e pocas, incentivando a manifestao verbal sobre o prprio trabalho, dos colegas e trabalhos artsticos, atentando para: identificao e emprego de vocabulrio adequado em relao aos elementos e tcnicas das artes plsticas e visuais; valorizao da visita aos acervos e veculos que documentam trabalhos artsticos da sua e de outras culturas; identificao e compreenso, nos diferentes momentos da histria das artes plsticas e das artes visuais, das caractersticas tcnicas e estticas utilizadas; identificao e compreenso da importncia da conservao da memria de uma sociedade, representada pelos objetos, obras e prticas de suas populaes, encontrados nos museus, centros culturais ou comunitrios, galerias, feiras, eventos populares ou indgenas. relaciona as obras observadas com a percepo que tem sobre a sua prpria vida cotidiana; percebe as semelhanas e diferenas entre as imagens observadas e a produo visual prpria; reconhece as qualidades artsticas, estticas e histricas presentes nas produes artsticas observadas; interage com os demais, trocando opinies, e como relaciona as suas opinies aos juzos da crtica de arte; percebe as informaes visuais veiculadas pelos meios de comunicao de massa e as interpreta criticamente a partir da sua prpria realidade sociocultural; percebe e identifica formas, matizes, materiais, densidades, superfcies, texturas, efeitos visuais, no entorno (urbano ou rural) e na produo visual da cultura cotidiana; utiliza o vocabulrio adequado nas anlises das obras de arte e reprodues; compreende a importncia das instituies pblicas e particulares que abrigam obras de arte, se as respeita e reconhece como fonte de informao e referncia.

Confronto de suas prprias opinies e opinies de colegas com os juzos de crticos especialistas e de historiadores da arte. Utilizao de vocabulrio adequado nas anlises, buscando o constante esclarecimento de conceitos relativos ao projeto e produo de artistas.

Rodas de apreciao e discusso sobre imagens dos meios de cultura de massa, estimulando a interpretao dos contedos, respeitando os pontos de vista dos alunos, mesmo que diferentes daqueles do professor, valorizando e respeitando as diferenas culturais e tnicas, sem preconceitos.

43
Conhecer e identificar as profisses e os profissionais de artes plsticas e comunicao visual, suas organizaes de produo e de agremiao e sua forma de atuao na sociedade. Reconhecimento e valorizao de profisses e profissionais que utilizem recursos do desenho. Pesquisa e reflexo sobre a prtica profissional de artistas plsticos ou artistas grficos, bem como de suas formas de atuao social, refletindo sobre os objetivos concretizados em seus projetos e sua relao com o pblico em diferentes pocas e culturas. Situaes de contato pessoal para conhecer e entrevistar artistas que utilizem o desenho em seus processos criativos, observando suas biografias e espaos de trabalho e registrando as suas preocupaes estticas e sociais. Rodas de conversa sobre as visitas realizadas a artistas que utilizam o desenho em seus processos criativos, ou sobre as pesquisas bibliogrficas sobre determinado artista ou grupo de artistas, estimulando a reflexo sobre as relaes entre as obras realizadas e a sua prtica social em diferentes pocas e culturas. Situaes de elaborao de cartazes, painis ou vdeos sobre os artistas estudados, registrando a relao entre os projetos artsticos realizados, a postura tica de seus produtores e o contexto sociocultural de produo. Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: reconhece e percebe o papel social que artistas plsticos e artistas grficos desempenharam em diferentes pocas e culturas.

44

ARTES VISUAIS - Referncias Curriculares para o 7 ano


Objetivos
[capacidades]

Contedos
[O que preciso ensinar explicitamente ou criar condies para que os alunos aprendam e desenvolvam as capacidades que so objetivos]

Propostas de atividade
[Situaes de ensino e aprendizagem para trabalhar com os contedos]

Formas de avaliao
[Situaes mais adequadas para avaliar]

Expressar-se nas modalidades da linguagem visual da gravura e da monotipia, experimentando e pesquisando suas possibilidades.

Produo de trabalhos de gravura e monotipia, valorizando a espontaneidade, a inventividade e a maneira pessoal de se expressar. Finalizao dos prprios projetos e acabamento adequado aos meios utilizados. Experimentao e utilizao de diversos tipos de materiais e meios de impresso (monotipias, gravuras, carimbos, frotagens). Utilizao e experimentao de diversos tipos de suporte para a realizao de impresses (por exemplo, papel, papelo, tela, madeira, pedra, tecido, plstico, peas de vesturio etc.). Utilizao de diversos instrumentos grficos e pictricos na preparao de matrizes (por exemplo, lpis, palitos, escovas, esponjas, canudinhos, garfo, pregos, cotonetes etc.). Conceituao de relevo e textura na gravura. Pesquisa e utilizao de diversas formas de confeco de relevos imprimveis, em diversos materiais de suporte: madeira, papelo, isopor, tecido, papel etc. Conceituao e utilizao de forma-matriz e forma-impressa (imagem espelhada). Conceituao e explorao de

Atividades semanais de produo individual e coletiva na linguagem da gravura, em que o aluno possa manifestar seus temas e assuntos de interesse, atravs da experimentao e pesquisa em artes visuais. Situaes de produo individual e coletiva, a partir de propostas de trabalho que tragam desafios de explorao da linguagem visual da impresso e da gravura (ponto, linha, plano, volume, forma, textura e cor). Situaes de criao individual e coletiva nas linguagens escolhidas, a partir de discusses que surjam da apreciao de produtos culturais pertinentes temtica trabalhada, sempre evitando a cpia e a releitura, permitindo a incorporao de novas formas de expresso. Alguns exemplos: elaborao de monotipias sobre suporte de diversos tamanhos para explorao das tintas, possibilitando a descoberta de novas cores, tanto adicionando tinta como retirando ou raspando a tinta da matriz; elaborao de monotipias coletivas de grandes painis usando como matriz as mesas de trabalho ou outros suportes, com tema

Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: se expressa livremente, utilizando elementos das linguagens plstica e visual; escolhe seus temas de representao, elabora seus sentimentos e pensamentos; se utiliza dos diversos recursos disponveis, experimentando; se expressa na linguagem trabalhada; utiliza-se de dispositivos tcnicos de comunicao visual; finaliza os prprios projetos e d acabamento adequado aos meios utilizados; interage produtivamente com seu grupo de trabalho; observa seu ambiente de vida e identifica qualidades estticas visuais e a forma particular com que registra a sua percepo.

45
procedimentos aditivos e subtrativos de tinta no preparo de monotipias. previamente elaborado pelos alunos, a partir de conversa e leitura de reprodues de obras de arte; gravura em matriz de papelo ondulado; gravura em matriz de isopor; gravura a partir de relevo de diversos materiais colados sobre suportes diversos, como madeira, papelo etc. (por exemplo, cortia, esponja, bucha, l, barbante, botes, tecidos, folhas, galhos, palitos de dente etc.); experimentao de impresses com tintas a base de leo e de gua (por exemplo, aquarela, guache, tmpera de ovo, tinta a leo, tinta tipogrfica); experimentao do uso de mdiuns para a monotipia, colocadas sobre a superfcie antes das tintas a base dgua (por exemplo, gel de cabelo, goma feita com farinha de arroz etc.); uso de carimbeiras para desenhar com suas impresses digitais; frotagem: busca de texturas com papel e giz de cera. Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: relaciona seus trabalhos com os de outros alunos ou obras de arte; argumenta e justifica sua interpretao sobre o prprio trabalho, de colegas e obras

Desenvolver a autoconfiana com a prpria produo plstica, relacionando com a dos colegas e de artistas da comunidade, valorizando e respeitando a diversidade artstica das vrias etnias da cultura brasileira e de outras culturas. Reconhecimento do seu prprio desenvolvimento expressivo, a partir do confronto de seu trabalho com o dos colegas, artistas da comunidade, de outras regies e de outros pases e pocas, sem preconceitos. Observao e apreciao das produes dos colegas, respeitando as diferentes escolhas, formas de

Rodas de conversa em que o aluno possa manifestar-se verbalmente com clareza e seja estimulado a relacionar seu trabalho com o de colegas e de artistas de sua e de outras regies, sem discriminao esttica ou tnica. Situaes de elaborao de cartazes ou painis explicativos com o registro dos elementos da

46
expresso e estilos pessoais. Identificao, nas obras ou reprodues dos colegas, dos elementos da linguagem visual e alguns procedimentos e tcnicas utilizadas. linguagem visual e alguns procedimentos e tcnicas utilizadas nos trabalhos apreciados. Situaes de elaborao de cartazes ou painis explicativos com informaes sobre as condies culturais de produo das obras observadas. Visitas a museus, atelis, galerias, centros culturais, feiras, festivais, proporcionando um contato direto, ou por meios virtuais, com as fontes de informao e produo artstica, em especial os acervos de gravura. Situaes que permitam apreciar gravuras como as japonesas ou as do cordel brasileiro. Rodas de conversa para apreciao de imagens de obras de arte ou reprodues, analisando-as. Rodas de conversa para reflexo sobre os contedos apreciados tanto da produo dos alunos como das imagens de artistas de diversas culturas e pocas, incentivando a manifestao verbal sobre o prprio trabalho, dos colegas e trabalhos artsticos, atentando para: identificao e emprego de vocabulrio adequado em relao aos elementos e tcnicas das artes plsticas e visuais; valorizao da visita aos acervos e veculos que documentam trabalhos artsticos da sua e de outras culturas; identificao e compreenso, nos diferentes momentos da de arte; percebe e valoriza as diferenas culturais expressas nos trabalhos de outros alunos ou obras de arte.

Apreciar e ler imagens de diferentes culturas e pocas, da arte popular, folclrica, indgena ou erudita, local, brasileira ou internacional, e compar-las com a produo visual dos alunos na escola, compreendendo o contexto histrico e cultural de produo, atravs de reprodues ou visitas a museus, centros culturais ou comunitrios, galerias, feiras e eventos populares ou indgenas.

Apreciao de obras de arte e de reprodues de obras de arte da cultura local, brasileira e de outras culturas, e da informao visual veiculada pelas mdias publicitria, televisiva e de comunicao impressa, como revistas, jornais, cartazes, sobretudo daquelas realizadas nas tcnicas de gravura, como as xilogravuras de cordel. Apreciao da produo dos demais alunos, de trabalhos de artistas e artesos ou do ambiente natural. Apreciao de imagens de artistas que se expressam nas linguagens da gravura, de origem popular, como as imagens da literatura de cordel, ou da cultura erudita. Anlise das imagens observadas, identificando: os elementos plsticos, visuais e estticos presentes nos trabalhos de gravura; as tcnicas da xilogravura, gravura em metal, litogravura, linleo-gravura e monotipias; os estilos da poca histrica; as relaes entre as imagens e o contexto sociocultural de produo; as semelhanas e diferenas entre as imagens observadas e a produo visual dos alunos;

Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: compreende os conceitos que utiliza e sua adequao aos elementos plsticos e visuais; faz a leitura e a anlise das obras de arte/reprodues; percebe os elementos da linguagem visual; estabelece relaes entre as imagens e o contexto sociocultural de produo; percebe as semelhanas e diferenas entre as imagens observadas e a produo visual prpria; reconhece as qualidades artsticas, estticas e histricas presentes nas produes artsticas observadas; interage com os demais, trocando opinies, e como relaciona as suas opinies aos juzos da crtica de arte; utiliza o vocabulrio adequado nas anlises das obras de arte e reprodues; compreende a importncia das instituies pblicas e particulares que abrigam obras

47
como feita a numerao em gravuras produzidas em sries. histria das artes plsticas e das artes visuais, das caractersticas tcnicas e estticas utilizadas; identificao e compreenso da importncia da conservao da memria de uma sociedade, representada pelos objetos, obras e prticas de suas populaes, encontrados nos museus, centros culturais ou comunitrios, galerias, feiras, eventos populares ou indgenas. de arte, se as respeita e reconhece como fonte de informao e referncia.

Reconhecimento das qualidades artsticas, estticas e histricas presentes nas produes artsticas e culturais de sua regio e de outras culturas e pocas, identificando o projeto de seus criadores e o contexto em que foram criados. Reconhecimento da importncia do contato pessoal com obras e objetos artsticos nas instituies que abrigam acervos de artes visuais, bem como da sua conservao e manuteno. Confronto de suas prprias opinies e opinies de colegas com os juzos de crticos especialistas e de historiadores da arte. Utilizao de vocabulrio adequado nas anlises, buscando o constante esclarecimento de conceitos relativos ao projeto e produo de artistas. Reconhecimento e valorizao de profisses e profissionais que utilizem recursos das diferentes formas de gravura. Pesquisa e reflexo sobre a prtica profissional de artistas plsticos ou artistas grficos, bem como de suas formas de atuao social, refletindo sobre os objetivos concretizados em seus projetos e sua relao com o pblico em diferentes pocas e culturas.

Observao: As rodas de conversa sobre a produo dos prprios alunos devem ser feitas com muito cuidado, pois no se trata de descobrir erros ou destacar talentos, mas possibilitar ao aluno o exerccio de leitura da prpria produo simblica, em uma atitude de valorizao da sua capacidade de representar.

Conhecer e identificar as profisses e os profissionais de artes plsticas e comunicao visual, suas organizaes de produo e de agremiao e sua forma de atuao na sociedade.

Situaes de contato pessoal para conhecer e entrevistar gravuristas, observando as suas biografias e espaos de trabalho, sobretudo nos atelis e oficinas de gravura, registrando as suas preocupaes estticas e sociais. Rodas de conversa sobre as visitas realizadas a gravuristas, ou sobre as pesquisas bibliogrficas sobre determinado artista ou grupo de artistas, estimulando a reflexo sobre as relaes entre as obras realizadas e a sua prtica social em diferentes pocas e culturas. Situaes de elaborao de cartazes, painis ou vdeos sobre os

Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: reconhece e percebe o papel social que artistas plsticos e artistas grficos desempenharam em diferentes pocas e culturas.

48
artistas estudados, registrando a relao entre os projetos artsticos realizados, a postura tica de seus produtores e o contexto sociocultural de produo.

49

ARTES VISUAIS - Referncias Curriculares para o 8 ano


Objetivos
[capacidades]

Contedos
[O que preciso ensinar explicitamente ou criar condies para que os alunos aprendam e desenvolvam as capacidades que so objetivos]

Propostas de atividade
[Situaes de ensino e aprendizagem para trabalhar com os contedos]

Formas de avaliao
[Situaes mais adequadas para avaliar]

Expressar-se nas modalidades da linguagem visual da pintura, experimentando e pesquisando suas possibilidades.

Produo de trabalhos de pintura, valorizando a espontaneidade, a inventividade e a maneira pessoal de se expressar. Finalizao dos prprios projetos e acabamento adequado aos meios utilizados. Utilizao e experimentao de diversos tipos de suporte para pintura (por exemplo, papel, papelo, tela, madeira, pedra, peas de vesturio, pele do corpo, parede, teto, azulejo etc.). Utilizao de diversos instrumentos e materiais de pintura tradicionais (por exemplo, giz, carvo, pastel, pincis chatos e redondos, macios ou duros, tintas guache, aquarela, acrlica, ltex, nanquim etc.). Utilizao de diversos instrumentos e materiais de pintura no tradicionais (por exemplo, pincis confeccionados pelos prprios alunos com materiais naturais, sucatas, cascas de rvores, pincis muito longos amarrados a varetas ou cabos de vassoura, pincis presos a partes do corpo, algodo etc.). Experimentao com pigmentos naturais e fabricao de tintas a partir de sementes, terras, madeiras, folhas, flores, gema de ovo etc. Conceituao e utilizao de cores

Atividades semanais de produo individual e coletiva na linguagem da pintura, em que o aluno possa manifestar seus temas e assuntos de interesse, atravs da experimentao e pesquisa em artes visuais. Situaes de produo individual e coletiva, a partir de propostas de trabalho que tragam desafios de explorao da linguagem pictrica (manchas, pontos, linhas, forma, textura e cor). Situaes de criao individual e coletiva nas linguagens escolhidas, a partir de discusses que surjam da apreciao de produtos culturais pertinentes temtica trabalhada, sempre evitando a cpia e a releitura, permitindo a incorporao de novas formas de expresso. Alguns exemplos: pintura individual sobre suporte de diversos tamanhos e formas para explorao das tintas, possibilitando a descoberta de novas cores e elaborando temas da vida cotidiana; pintura coletiva de grandes painis com tema previamente elaborado pelos alunos, a partir de conversa e leitura de reprodues de obras de arte, sobre papelo, madeira ou plstico;

Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: se expressa livremente, utilizando elementos das linguagens plstica e visual; escolhe seus temas de representao, elabora seus sentimentos e pensamentos; se expressa na linguagem trabalhada; se utiliza dos diversos recursos disponveis, experimentando; utiliza-se de dispositivos tcnicos de comunicao visual; finaliza os prprios projetos e d acabamento adequado aos meios utilizados; interage produtivamente com seu grupo de trabalho; observa seu ambiente de vida e identifica qualidades estticas visuais e a forma particular com que registra a sua percepo.

50
frias, quentes, primrias, secundrias, matiz (diferentes tons), valor (claro-escuro), contraste de complementares. Conceituao e utilizao da relao figura-fundo na pintura. Conceituao e utilizao de tintas que propiciem transparncias, opacidade ou empastamento. pintura em trios de alunos, a partir da observao de imagens da cultura indgena acriana; pintura corporal a partir de imagens de pintura corporal indgena; pintura em situaes no convencionais como, por exemplo, fixando-se os pincis longos a partes do corpo: cotovelos, ps, joelhos; pintura com as mos, dedos e ps. Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: relaciona seus trabalhos com os de outros alunos ou obras de arte; argumenta e justifica sua interpretao sobre o prprio trabalho, de colegas e obras de arte; percebe e valoriza as diferenas culturais expressas nos trabalhos de outros alunos ou obras de arte.

Desenvolver a autoconfiana com a prpria produo plstica, relacionando com a dos colegas e de artistas da comunidade, valorizando e respeitando a diversidade artstica das vrias etnias da cultura brasileira e de outras culturas. Reconhecimento do seu prprio desenvolvimento expressivo, a partir do confronto de seu trabalho com o dos colegas, artistas da comunidade, de outras regies e de outros pases e pocas, sem preconceitos. Observao e apreciao das produes dos colegas, respeitando as diferentes escolhas, formas de expresso e estilos pessoais. Identificao, nas obras ou reprodues dos colegas, dos elementos da linguagem visual e alguns procedimentos e tcnicas utilizadas.

Rodas de conversa em que o aluno possa manifestar-se verbalmente com clareza e seja estimulado a relacionar seu trabalho com o de colegas e de artistas de sua e de outras regies, sem discriminao esttica ou tnica. Situaes de elaborao de cartazes ou painis explicativos com o registro dos elementos da linguagem visual e alguns procedimentos e tcnicas utilizadas nos trabalhos apreciados. Situaes de elaborao de cartazes ou painis explicativos com informaes sobre as condies culturais de produo das obras observadas. Visitas a museus, atelis, galerias, centros culturais, feiras, festivais, proporcionando um contato direto, ou por meios virtuais, com as fontes de informao e produo artstica de artistas que desenvolvem suas obras como reflexo da vida cotidiana em diversos contextos histricoculturais.

Apreciar e ler imagens de diferentes culturas e pocas, da arte popular, folclrica, africana, indgena ou erudita, local, brasileira ou internacional, e compar-las com a produo visual dos alunos na escola, compreendendo o contexto histrico e cultural de

Apreciao de obras de arte e de reprodues de obras de arte da cultura local, brasileira e de outras culturas, e da informao visual veiculada pelas mdias publicitria, televisiva e de comunicao impressa, como revistas, jornais, cartazes, sobretudo aquelas relacionadas pintura acriana e indgena.

Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: compreende os conceitos que utiliza e sua adequao aos elementos plsticos e visuais; faz a leitura e a anlise das obras de arte/reprodues;

51
produo, atravs de reprodues ou visitas a museus, centros culturais ou comunitrios, galerias, feiras e eventos populares ou indgenas. Apreciao da produo dos demais alunos, de trabalhos de artistas e artesos ou do ambiente natural. Anlise das imagens observadas, identificando: os elementos plsticos, visuais e estticos presentes nos trabalhos de pintura; as tcnicas utilizadas, as cores (primrias, secundrias, quentes, frias), o contraste entre as cores, os matizes, as formas, o equilbrio, a densidade das tintas etc.; os estilos da poca histrica; as relaes entre as imagens e o contexto sociocultural de produo; as semelhanas e diferenas entre as imagens observadas e a produo visual dos alunos. Rodas de conversa para apreciao de imagens de obras de arte ou reprodues, analisando-as. Rodas de conversa para reflexo sobre os contedos apreciados tanto da produo dos alunos como das imagens de artistas de diversas culturas e pocas, incentivando a manifestao verbal sobre o prprio trabalho, dos colegas e trabalhos artsticos, atentando para: identificao e emprego de vocabulrio adequado em relao aos elementos e tcnicas das artes plsticas e visuais; valorizao da visita aos acervos e veculos que documentam trabalhos artsticos da sua e de outras culturas; identificao e compreenso, nos diferentes momentos da histria das artes plsticas e das artes visuais, das caractersticas tcnicas e estticas utilizadas; identificao e compreenso da importncia da conservao da memria de uma sociedade, representada pelos objetos, obras e prticas de suas populaes, encontrados nos museus, centros culturais ou comunitrios, galerias, feiras, eventos populares ou indgenas. percebe os elementos da linguagem visual; estabelece relaes entre as imagens e o contexto sociocultural de produo; percebe as semelhanas e diferenas entre as imagens observadas e a produo visual prpria; reconhece as qualidades artsticas, estticas e histricas presentes nas produes artsticas observadas; interage com os demais, trocando opinies, e como relaciona as suas opinies aos juzos da crtica de arte; percebe e identifica formas, matizes, materiais, densidades, superfcies, texturas, efeitos visuais, no entorno (urbano ou rural) e na produo visual da cultura cotidiana; utiliza o vocabulrio adequado nas anlises das obras de arte e reprodues; compreende a importncia das instituies pblicas e particulares que abrigam obras de arte, se as respeita e reconhece como fonte de informao e referncia.

Reconhecimento das qualidades artsticas, estticas e histricas presentes nas produes artsticas e culturais de sua regio e de outras culturas e pocas, identificando o projeto de seus criadores e o contexto em que foram criados. Reconhecimento da importncia do contato pessoal com obras e objetos artsticos nas instituies que abrigam acervos de artes visuais, bem como da sua conservao e manuteno. Confronto de suas prprias opinies e opinies de colegas com os juzos de crticos especialistas e de historiadores da arte. Utilizao de vocabulrio adequado nas anlises, buscando o constante

Observao: As rodas de conversa sobre a produo dos prprios alunos devem ser feitas com muito cuidado, pois no se trata de descobrir erros ou destacar

52
esclarecimento de conceitos relativos ao projeto e produo de artistas. talentos, mas possibilitar ao aluno o exerccio de leitura da prpria produo simblica, em uma atitude de valorizao da sua capacidade de representar. Situaes de contato pessoal para conhecer e entrevistar pintores, observando suas biografias e espaos de trabalho e registrando as suas preocupaes estticas e sociais. Rodas de conversa sobre as visitas realizadas a pintores, ou sobre as pesquisas bibliogrficas sobre determinado artista ou grupo de artistas, estimulando a reflexo sobre as relaes entre as obras realizadas e a sua prtica social em diferentes pocas e culturas. Situaes de elaborao de cartazes, painis ou vdeos sobre os artistas estudados, registrando a relao entre os projetos artsticos realizados, a postura tica de seus produtores e o contexto sociocultural de produo. Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: reconhece e percebe o papel social que artistas plsticos e artistas grficos desempenharam em diferentes pocas e culturas.

Conhecer e identificar as profisses e os profissionais de artes plsticas e comunicao visual, suas organizaes de produo e de agremiao e sua forma de atuao na sociedade.

Reconhecimento e valorizao de profisses e profissionais que utilizem recursos pictricos. Pesquisa e reflexo sobre a prtica profissional de artistas plsticos ou artistas grficos, bem como de suas formas de atuao social, refletindo sobre os objetivos concretizados em seus projetos e sua relao com o pblico em diferentes pocas e culturas.

53

ARTES VISUAIS - Referncias Curriculares para o 9 ano


Objetivos
[capacidades]

Contedos
[O que preciso ensinar explicitamente ou criar condies para que os alunos aprendam e desenvolvam as capacidades que so objetivos]

Propostas de atividade
[Situaes de ensino e aprendizagem para trabalhar com os contedos]

Formas de avaliao
[Situaes mais adequadas para avaliar]

Expressar-se nas modalidades da linguagem visual tridimensional (como tecelagem, cermica, escultura, prottipos, maquete e instalao), experimentando e pesquisando suas possibilidades.

Produo de trabalhos plsticos tridimensionais de esculturas, stabiles, mbiles, assemblages e construes, valorizando a espontaneidade, a inventividade e a maneira pessoal de se expressar. Finalizao dos prprios projetos e acabamento adequado aos meios utilizados. Experimentao e utilizao de diversos tipos de materiais e meios (por exemplo, argila, gesso, pedra, cimento, fibras, cera, papel, papelo, metal, arame, madeira, vidro, PVC, plsticos, galhos e fibras naturais e todo tipo de sucata e material reaproveitvel, como brinquedos e mveis velhos, objetos eltricos e eletrnicos quebrados etc.). Utilizao de diversos instrumentos (por exemplo, martelo, serrote, tesoura, estilete, esteca de modelagem, talhadeira, grosa, lima, lixa, cola branca, cola quente, cola epxi, durex, esparadrapo, parafusos, rebites etc.). Conceituao e utilizao de formas volumtricas na escultura. Conceituao e utilizao de ritmo, harmonia, movimento, composio no espao, equilbrio e repetio modular na confeco de objetos.

Atividades semanais de produo individual e coletiva na linguagem tridimensional, em que o aluno possa manifestar seus temas e assuntos de interesse, atravs da experimentao e pesquisa em artes visuais. Situaes de produo individual e coletiva, a partir de propostas de trabalho que tragam desafios de explorao da linguagem tridimensional (volumes, vazios, verticalidade, horizontalidade, ocupao do espao, relao com o entorno). Situaes de criao individual e coletiva nas linguagens escolhidas, a partir de discusses que surjam da apreciao de produtos culturais pertinentes temtica trabalhada, sempre evitando a cpia e a releitura, permitindo a incorporao de novas formas de expresso. Alguns exemplos: escultura individual sobre suporte de diversos tamanhos; escultura coletiva com tema previamente elaborado pelos alunos, a partir de conversa e leitura de obras de arte na linguagem tridimensional; modelagem com argila, em trios de alunos, a partir da observao de imagens de escultores brasileiros e estrangeiros;

Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: se expressa livremente, utilizando elementos das linguagens plstica e visual; escolhe seus temas de representao, elabora seus sentimentos e pensamentos; se utiliza dos diversos recursos disponveis, experimentando; se expressa na linguagem trabalhada; utiliza-se de dispositivos tcnicos de comunicao visual; finaliza os prprios projetos e d acabamento adequado aos meios utilizados; interage produtivamente com seu grupo de trabalho; observa seu ambiente de vida e identifica qualidades estticas visuais e a forma particular com que registra a sua percepo.

54
construo de stabiles com sucata de diversos tipos de materiais, em grupos de cinco ou seis alunos, com o objetivo de elaborar estruturas firmes que permaneam na posio vertical; construo de objetos mveis ou mbiles; construo de assemblages a partir de brinquedos e objetos do cotidiano quebrados; escultura de formas abstratas em gesso; construo de objetos a partir de mdulos (forma padro) em papelo ou madeira; maquetes de construes idealizadas pelos alunos; construo de prottipos de objetos idealizados pelos alunos. Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: relaciona seus trabalhos com os de outros alunos ou obras de arte; argumenta e justifica sua interpretao sobre o prprio trabalho, de colegas e obras de arte; percebe e valoriza as diferenas culturais expressas nos trabalhos de outros alunos ou obras de arte.

Desenvolver a autoconfiana com a prpria produo plstica, relacionando com a dos colegas e de artistas da comunidade, valorizando e respeitando a diversidade artstica das vrias etnias da cultura brasileira e de outras culturas.

Reconhecimento do seu prprio desenvolvimento expressivo, a partir do confronto de seu trabalho com o dos colegas, artistas da comunidade, de outras regies e de outros pases e pocas, sem preconceitos. Observao e apreciao das produes dos colegas, respeitando as diferentes escolhas, formas de expresso e estilos pessoais. Identificao, nas obras ou reprodues dos colegas, dos elementos da linguagem visual e alguns procedimentos e tcnicas utilizadas.

Rodas de conversa em que o aluno possa manifestar-se verbalmente com clareza e seja estimulado a relacionar seu trabalho com o de colegas e de artistas de sua e de outras regies, sem discriminao esttica ou tnica. Situaes de elaborao de cartazes ou painis explicativos com o registro dos elementos da linguagem visual e alguns procedimentos e tcnicas utilizadas nos trabalhos apreciados. Situaes de elaborao de cartazes ou painis explicativos com informaes sobre as condies culturais de produo das obras observadas.

55
Apreciar e ler imagens de diferentes culturas e pocas, da arte popular, folclrica, africana, indgena ou erudita, local, brasileira ou internacional, e compar-las com a produo visual dos alunos na escola, compreendendo o contexto histrico e cultural de produo, atravs de reprodues ou visitas a museus, centros culturais ou comunitrios, galerias, feiras e eventos populares ou indgenas. Apreciao de obras de arte e de reprodues de obras de arte da cultura local, brasileira e de outras culturas, e da informao visual veiculada pelas mdias publicitria, televisiva e de comunicao impressa, como revistas, jornais, cartazes, sobretudo de obras tridimensionais. Apreciao da produo dos demais alunos, de trabalhos de artistas e artesos ou do ambiente natural. Anlise das obras observadas, identificando: os elementos plsticos, visuais e estticos presentes nos trabalhos: textura, forma, volume, composio, ritmo, harmonia, equilbrio, modulao; a tcnica utilizada: escultura, talha, modelagem, mbile, assemblage, construo; os estilos da poca histrica; as relaes entre as imagens e o contexto sociocultural de produo; as semelhanas e diferenas entre as imagens observadas e a produo visual dos alunos. Visitas a museus, atelis, galerias, centros culturais, feiras, festivais, proporcionando um contato direto, ou por meios virtuais, com as fontes de informao e produo artstica. Rodas de conversa para apreciao de imagens de obras de arte ou reprodues, analisando-as. Rodas de conversa para reflexo sobre os contedos apreciados tanto da produo dos alunos como das obras de artistas de diversas culturas e pocas, incentivando a manifestao verbal sobre o prprio trabalho, dos colegas e trabalhos artsticos, atentando para: identificao e emprego de vocabulrio adequado em relao aos elementos e tcnicas das artes plsticas e visuais; valorizao da visita aos acervos e veculos que documentam trabalhos artsticos da sua e de outras culturas; identificao e compreenso, nos diferentes momentos da histria das artes plsticas e das artes visuais, das caractersticas tcnicas e estticas utilizadas; identificao e compreenso da importncia da conservao da memria de uma sociedade, representada pelos objetos, obras e prticas de suas populaes, encontrados nos museus, centros culturais ou comunitrios, galerias, feiras, eventos populares ou Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: compreende os conceitos que utiliza e sua adequao aos elementos plsticos e visuais; faz a leitura e a anlise das obras de arte/reprodues; percebe os elementos da linguagem visual; estabelece relaes entre as imagens e o contexto sociocultural de produo; percebe as semelhanas e diferenas entre as imagens observadas e a produo visual prpria; reconhece as qualidades artsticas, estticas e histricas presentes nas produes artsticas observadas; interage com os demais, trocando opinies, e como relaciona as suas opinies aos juzos da crtica de arte; utiliza o vocabulrio adequado nas anlises das obras de arte e reprodues; compreende a importncia das instituies pblicas e particulares que abrigam obras de arte, se as respeita e reconhece como fonte de informao e referncia.

Reconhecimento das qualidades artsticas, estticas e histricas presentes nas produes artsticas e culturais de sua regio e de outras culturas e pocas, identificando o projeto de seus criadores e o contexto em que foram criados. Reconhecimento da importncia do contato pessoal com obras e objetos artsticos nas instituies

56
que abrigam acervos de artes visuais, bem como da sua conservao e manuteno. Confronto de suas prprias opinies e opinies de colegas com os juzos de crticos especialistas e de historiadores da arte. Utilizao de vocabulrio adequado nas anlises, buscando o constante esclarecimento de conceitos relativos ao projeto e produo de artistas. Reconhecimento e valorizao de profisses e profissionais que utilizem recursos escultricos . Pesquisa e reflexo sobre a prtica profissional de artistas plsticos ou artistas grficos, bem como de suas formas de atuao social, refletindo sobre os objetivos concretizados em seus projetos e sua relao com o pblico em diferentes pocas e culturas. indgenas. Observao: As rodas de conversa sobre a produo dos prprios alunos devem ser feitas com muito cuidado, pois no se trata de descobrir erros ou destacar talentos, mas possibilitar ao aluno o exerccio de leitura da prpria produo simblica, em uma atitude de valorizao da sua capacidade de representar.

Conhecer e identificar as profisses e os profissionais de artes plsticas e comunicao visual, suas organizaes de produo e de agremiao e sua forma de atuao na sociedade.

Situaes de contato pessoal para conhecer e entrevistar escultores, observando suas biografias e espaos de trabalho e registrando as suas preocupaes estticas e sociais. Rodas de conversa sobre as visitas realizadas a escultores, ou sobre as pesquisas bibliogrficas sobre determinado artista ou grupo de artistas, estimulando a reflexo sobre as relaes entre as obras realizadas e a sua prtica social em diferentes pocas e culturas. Situaes de elaborao de cartazes, painis ou vdeos sobre os artistas estudados, registrando a relao entre os projetos artsticos realizados, a postura tica de seus produtores e o contexto sociocultural de produo.

Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: reconhece e percebe o papel social que artistas plsticos e artistas grficos desempenharam em diferentes pocas e culturas.

57

DANA - Referncias Curriculares para o 6 ano


Objetivos
[capacidades]

Contedos
[O que preciso ensinar explicitamente ou criar condies para que os alunos aprendam e desenvolvam as capacidades que so objetivos]

Propostas de atividade
[Situaes de ensino e aprendizagem para trabalhar com os contedos]

Formas de avaliao
[Situaes mais adequadas para avaliar]

Improvisar, compor e interpretar diferentes formas de dana.

Improvisao de danas utilizando movimentos, seu desenvolvimento no espao e sua relao com os ritmos. Composio, em grupo e individualmente, de diferentes formas de danas, fazendo uso dos elementos estruturais da dana: movimento, espao, som/silncio. Experimentao e interpretao de danas j existentes trazidas espontaneamente pelos alunos. Reconhecimento de diferentes ritmos e estilos musicais de diversas origens culturais. Identificao e nomeao de aspectos estruturais das danas praticadas (nmero de participantes, papis e funes durante a execuo etc.). Reconhecimento e estima pela prpria produo, a produo dos colegas e as danas de diversas origens culturais. Utilizao de movimentos de diferentes partes do corpo, espaos, nveis, formas e ritmos. Distino entre as tcnicas para preparar o corpo e a improvisao, composio e interpretao em dana.

Rodas de aquecimento, alongamento e sensibilizao em que se proponha aos alunos, com o sentido de preparar o corpo para a dana ou para voltar o corpo ao estado de repouso: jogos corporais de experimentao de movimentos de cada parte do corpo; jogos corporais de explorao dos movimentos em relao ao espao; jogos corporais de explorao dos movimentos em relao aos ritmos musicais.

Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno, respeitando as possibilidades e limites do seu prprio corpo: utiliza elementos estruturais da dana, como movimento, espao, som/silncio; reconhece as danas criadas pelos prprios colegas; interage com os colegas em atitude de participao e colaborao; faz os exerccios de preparao do corpo para a dana propostos pelo professor; faz distino entre exerccios utilizados na preparao corporal e movimentos utilizados na improvisao, composio e interpretao de danas.

Situaes de improvisao e composio de danas em grupos, a partir de gestos espontneos dos alunos. Situaes de improvisao e composio de danas em grupos, a partir de movimentos do cotidiano dos alunos (por exemplo, movimentos de escovar os dentes, andar, tomar nibus, praticar determinado esporte etc.). Situaes de utilizao de materiais diversos nas danas propostas, atribuindo-lhes significado simblico (por exemplo, bola, cadeira, retalhos de tecido, guarda chuva, caixas, corda, escada, bambol etc.).

58
Desenvolver a percepo, fruio e anlise crtica de movimentos corporais e coreografias na apreciao da dana. Desenvolvimento da percepo visual, sonora e do movimento corporal, em relao s danas criadas, interpretadas e apreciadas. Apreciao e fruio de danas diversas, sabendo identificar, descrever e analisar criticamente movimentos do corpo e coreografias. Reconhecimento, nos movimentos da dana, da expresso de sentimentos pessoais e coletivos. Situaes de apreciao de danas ao vivo ou por meio de diferentes mdias: TV, vdeo, filme. Rodas de conversa para anlise dos movimentos do corpo e coreografias de diferentes danas apreciadas e executadas pelos alunos. Situaes de elaborao de registros grficos, em painis, cartazes ou cadernos, a partir das vivncias corporais, observando os aspectos rtmicos, coreogrficos e culturais. Situaes de filmagem dos alunos em movimento para que assistam, analisem, discutam e comparem com a dana de outras etnias, pocas e lugares, respeitando a prpria forma de movimentar-se e o movimento do outro. Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: analisa criticamente movimentos do corpo e coreografias das danas praticadas, observando os diferentes movimentos e deslocamentos do corpo no espao; reconhece a dana, atravs das situaes vivenciadas, como expresso de sentimentos pessoais e coletivos.

Observao: As rodas de conversa sobre a produo dos prprios alunos devem ser feitas com muito cuidado, pois no se trata de descobrir erros ou destacar talentos, mas possibilitar ao aluno o exerccio de leitura e percepo da prpria produo simblica, em uma atitude de valorizao da sua capacidade de representar/interpretar. Conhecer as dimenses histricas e culturais da dana e seus aspectos estticos e saber distinguir, nos diversos contextos, as caractersticas da relao corpo-dana. Comparao, anlise e identificao de caractersticas dos movimentos corporais e da coreografia na dana, em diferentes culturas e tempos histricos. Contextualizao histricocultural de diferentes danas, estabelecendo relaes entre a dana e as demais linguagens da Pesquisa de informaes sobre as diferentes manifestaes artsticas em dana em diferentes fontes, como, por exemplo: vdeos, livros, revistas, sites, jornais; acervos de bibliotecas, filmotecas, centros culturais; fontes vivas de informao, Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno, respeitando as possibilidades e limites do seu prprio corpo: pesquisa, em diferentes locais e mdias, informaes sobre dana, seus criadores e intrpretes;

59
arte (artes plsticas, visuais, teatro, arte circense, cinema). Pesquisa em diversos espaos e instrumentos, organizando informaes sobre a dana, seus criadores e intrpretes, em diferentes mdias (vdeo, livros, revistas, sites, jornais etc.). como artistas e pessoas da comunidade na qual a escola se insere, no sentido de resgatar as memrias sobre dana. Situaes de reconhecimento das diversas caractersticas que diferenciam as danas urbanas, rurais, folclricas, percebendo a origem cultural. Situaes de elaborao coletiva de registros da pesquisa em cartazes, painis ou outro meio grfico. articula e faz associaes com as informaes colhidas, elaborando um corpo de conhecimentos artsticos, histricos e culturais sobre dana; identifica caractersticas dos movimentos corporais de diversos contextos culturais; identifica, compara e analisa a relao corpo-dana, em distintas danas, quanto histria e cultura s quais pertencem ; interage com os colegas, expondo seus pontos de vista, tecendo argumentos, compreendendo e respeitando manifestaes diferentes da sua.

60

DANA - Referncias Curriculares para o 7 ano


Objetivos
[capacidades]

Contedos
[O que preciso ensinar explicitamente ou criar condies para que os alunos aprendam e desenvolvam as capacidades que so objetivos]

Propostas de atividade
[Situaes de ensino e aprendizagem para trabalhar com os contedos]

Formas de avaliao
[Situaes mais adequadas para avaliar]

Improvisar, compor e interpretar diferentes formas de dana.

Improvisao de danas utilizando movimentos, seu desenvolvimento no espao e sua relao com os ritmos. Composio, em grupo e individualmente, de diferentes formas de danas, fazendo uso dos elementos estruturais da dana: movimento, espao, som/silncio. Experimentao e interpretao de danas j existentes trazidas espontaneamente pelos alunos. Reconhecimento de diferentes ritmos e estilos musicais de diversas origens culturais. Identificao e nomeao de aspectos estruturais das danas praticadas (nmero de participantes, papis e funes durante a execuo etc.). Reconhecimento e estima pela prpria produo, a produo dos colegas e as danas de diversas origens culturais. Utilizao de movimentos de diferentes partes do corpo, espaos, nveis, formas e ritmos. Distino entre as tcnicas para preparar o corpo e a improvisao, composio e interpretao em dana. Interpretao de danas j existentes: populares, tradicionais, brasileiras de

Rodas de aquecimento, alongamento e sensibilizao, com o sentido de preparar o corpo para a dana, em que se proponha aos alunos movimentos: com diferentes partes do corpo (braos, pernas, cabea, tronco); com diversos desenvolvimentos no espao, como correr, abaixar, saltar, ficar parado, expandir; que transmitam alegria, tenso, tristeza, liberdade etc.

Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno, respeitando as possibilidades e limites do seu prprio corpo: utiliza elementos estruturais da dana, como movimento, espao, som/silncio e objetos de cena; reconhece as danas populares, tradicionais nacionais, ou criadas pelos prprios alunos; interage com os colegas em atitude de participao e colaborao; faz os exerccios de preparao do corpo para a dana utilizando diferentes partes do corpo, espaos, nveis, formas e ritmos; expressa sentimentos e sensaes; faz distino entre exerccios utilizados na preparao corporal e movimentos utilizados na improvisao, composio e interpretao de danas.

Situaes de improvisao e composio de danas em grupos, a partir de gestos espontneos dos alunos. Situaes de interpretao de danas populares como, por exemplo, break, rock, xote, forr etc., em diversas formas de organizao do grupo de alunos: duos, trios, quartetos, solos, todos os alunos etc. Situaes de improvisao e composio de danas a partir de movimentos das danas de diversas origens vivenciadas. Situaes de composio de danas e coreografias a partir de temas combinados coletivamente. Situaes de utilizao de materiais diversos nas danas propostas, atribuindo-lhes significado simblico

61
diversas origens culturais etc. (por exemplo, bola, cadeira, retalhos de tecido, guarda chuva, caixas, corda, escada, bambol etc.). Situaes de apreciao de danas ao vivo ou por meio de diferentes mdias: TV, vdeo, filme. Rodas de conversa para anlise dos movimentos do corpo e coreografias de diferentes danas apreciadas e executadas pelos alunos. Situaes de elaborao de registros grficos, em painis, cartazes ou cadernos, a partir das vivncias corporais, observando os aspectos rtmicos, coreogrficos e culturais. Situaes de filmagem dos alunos em movimento para que assistam, analisem, discutam e comparem com a dana de outras etnias, pocas e lugares, respeitando a prpria forma de movimentar-se e o movimento do outro. Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: analisa criticamente movimentos do corpo e coreografias das danas praticadas, observando os diferentes movimentos e deslocamentos do corpo no espao; reconhece a dana, atravs das situaes vivenciadas, como expresso de sentimentos pessoais e coletivos.

Desenvolver a percepo, fruio e anlise crtica de movimentos corporais e coreografias na apreciao da dana.

Desenvolvimento da percepo visual, sonora e do movimento corporal, em relao s danas criadas, interpretadas e apreciadas. Apreciao e fruio de danas diversas, sabendo identificar, descrever e analisar criticamente movimentos do corpo e coreografias. Reconhecimento, nos movimentos da dana, da expresso de sentimentos pessoais e coletivos.

Observao: As rodas de conversa sobre a produo dos prprios alunos devem ser feitas com muito cuidado, pois no se trata de descobrir erros ou destacar talentos, mas possibilitar ao aluno o exerccio de leitura e percepo da prpria produo simblica, em uma atitude de valorizao da sua capacidade de representar/interpretar. Conhecer as dimenses histricas e culturais da dana e seus aspectos estticos e saber distinguir, nos diversos contextos, as caractersticas da relao corpo-dana. Comparao, anlise e identificao de caractersticas dos movimentos corporais e da coreografia na dana, em diferentes culturas e tempos histricos. Contextualizao histricocultural de diferentes danas, estabelecendo relaes entre a dana e as demais linguagens da Pesquisa de informaes sobre as diferentes manifestaes artsticas em dana em diferentes fontes, como, por exemplo: vdeos, livros, revistas, sites, jornais; acervos de bibliotecas, filmotecas, centros culturais; fontes vivas de informao, Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno, respeitando as possibilidades e limites do seu prprio corpo: pesquisa, em diferentes locais e mdias, informaes sobre dana, seus criadores e intrpretes;

62
arte (artes plsticas, visuais e teatro). Pesquisa em diversos espaos e instrumentos, organizando informaes sobre a dana, seus criadores e intrpretes, em diferentes mdias (vdeo, livros, revistas, sites, jornais etc.). como artistas e pessoas da comunidade na qual a escola se insere, no sentido de resgatar as memrias sobre dana. Situaes de reconhecimento das diversas caractersticas que diferenciam as danas urbanas, rurais, folclricas, percebendo a origem cultural. Situaes de elaborao coletiva de registros da pesquisa em cartazes, painis ou outro meio grfico. articula e faz associaes com as informaes colhidas, elaborando um corpo de conhecimentos artsticos, histricos e culturais sobre dana; identifica caractersticas dos movimentos corporais de diversos contextos culturais; identifica, compara e analisa a relao corpo-dana, em distintas danas, quanto histria e cultura s quais pertencem ; interage com os colegas, expondo seus pontos de vista, tecendo argumentos, compreendendo e respeitando manifestaes diferentes da sua.

63

DANA - Referncias Curriculares para o 8 ano


Objetivos
[capacidades]

Contedos
[O que preciso ensinar explicitamente ou criar condies para que os alunos aprendam e desenvolvam as capacidades que so objetivos]

Propostas de atividade
[Situaes de ensino e aprendizagem para trabalhar com os contedos]

Formas de avaliao
[Situaes mais adequadas para avaliar]

Improvisar, compor e interpretar diferentes formas de dana.

Improvisao de danas utilizando movimentos, seu desenvolvimento no espao e sua relao com os ritmos. Composio, em grupo e individualmente, de diferentes formas de danas, fazendo uso dos elementos estruturais da dana: movimento, espao, som/silncio, cenrio, figurino, iluminao. Reconhecimento e desenvolvimento de atitudes de respeito s culturas das quais os demais alunos so originrios. Reconhecimento e estima pela prpria produo, a produo dos colegas e as danas de diversas origens culturais. Interpretao de danas j existentes: populares, tradicionais, acrianas de diversas origens culturais. Utilizao de movimentos de diferentes partes do corpo, espaos, nveis, formas e ritmos, diferenciando as suas possibilidades na dana: impulsionar, flexionar, contrair, elevar, alongar, relaxar etc.

Rodas de aquecimento, alongamento e sensibilizao, com o sentido de preparar o corpo para a dana, nas quais se proponha aos alunos movimentos: com diferentes partes do corpo (braos, pernas, cabea, tronco); com diversos desenvolvimentos no espao, como correr, abaixar, saltar, ficar parado, expandir; que utilizem distintos nveis (alto, mdio, baixo) e formas (reta, curva); que transmitam alegria, tenso, tristeza, liberdade etc.; que utilizem ritmos firmes, leves, lentos, rpidos, controlados ou livres.

Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno, respeitando as possibilidades e limites do seu prprio corpo: utiliza elementos estruturais da dana, como movimento, espao, som/silncio, figurino, cenrio; reconhece as danas populares, tradicionais, indgenas, ou criadas pelos prprios alunos; interagem com os colegas em atitude de participao e colaborao.

Situaes de improvisao e composio de danas em grupos, a partir de gestos espontneos dos alunos. Situaes de interpretao de danas populares e tradicionais do Acre como, por exemplo, xote, xaxado e danas dos diversos grupos nativos do Acre. Situaes de improvisao e composio de danas a partir de movimentos das danas de diversas origens vivenciadas.

64
Situaes de composio de danas e coreografias a partir de danas populares e tradicionais do Acre, experimentando a variabilidade dos seus elementos constituintes: passo, ritmo e coreografia. Situaes de elaborao de diversas formas de registro, como desenho, escrita, fotografia, relato oral etc., das danas acrianas praticadas, bem como das composies dos alunos. Situaes de apreciao de danas ao vivo ou por meio de diferentes mdias: TV, vdeo, filme. Rodas de conversa para anlise dos movimentos do corpo e coreografias de diferentes danas apreciadas, como por exemplo: perceber e comparar os gestos e as coreografias do Boi-Bumb da Amaznia e os gestos e as coreografias do Bumba meu boi do Maranho; perceber e comparar o cenrio do Boi-Bumb da Amaznia e o cenrio do Bumba meu boi do Maranho; perceber e comparar a iluminao do Boi-Bumb da Amaznia e a iluminao do Bumba meu boi do Maranho; identificar e comparar as diferentes danas de origem popular, tradicional ou das comunidades nativas. Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: analisa criticamente movimentos do corpo e coreografias das danas vivenciadas; conhece e identifica, nas obras apreciadas, os elementos estruturais da dana: movimento, espao, som/silncio, danarino (a), figurino, cenrio, iluminao.

Desenvolver a percepo, fruio e anlise crtica de movimentos corporais e coreografias na apreciao da dana.

Desenvolvimento da percepo visual, sonora e do movimento corporal, em relao s danas criadas, interpretadas e apreciadas. Apreciao e fruio de danas diversas, sabendo identificar, descrever e analisar criticamente movimentos do corpo e coreografias. Reconhecimento, nos movimentos da dana, da expresso de sentimentos pessoais e coletivos. Reconhecimento dos movimentos das danas acrianas de origem popular, tradicional ou das comunidades nativas.

Situaes de filmagem dos alunos em movimento para que assistam, analisem, discutam e comparem com a dana de outras etnias, pocas e lugares, respeitando a

65
prpria forma de movimentar-se e o movimento do outro. Observao: As rodas de conversa sobre a produo dos prprios alunos devem ser feitas com muito cuidado, pois no se trata de descobrir erros ou destacar talentos, mas possibilitar ao aluno o exerccio de leitura e percepo da prpria produo simblica, em uma atitude de valorizao da sua capacidade de representar/interpretar. Conhecer as dimenses histricas e culturais da dana e seus aspectos estticos e saber distinguir, nos diversos contextos, as caractersticas da relao corpo-dana. Comparao, anlise e identificao de caractersticas dos movimentos corporais e da coreografia na dana, em diferentes culturas e tempos histricos. Contextualizao histricocultural de diferentes danas, estabelecendo relaes entre a dana e as demais linguagens da arte (artes plsticas, visuais, teatro, arte circense, cinema). Pesquisa em diversos espaos e instrumentos, organizando informaes sobre a dana, seus criadores e intrpretes, em diferentes mdias (vdeo, livros, revistas, sites, jornais etc.). Situaes de pesquisa de informaes sobre as diferentes manifestaes artsticas da dana, em diferentes fontes, como, por exemplo: vdeos, livros, revistas, sites, jornais; acervos de bibliotecas, filmotecas, centros culturais; fontes vivas de informao, como artistas e pessoas da comunidade na qual a escola se insere, no sentido de resgatar as memrias sobre dana.
-

Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno, respeitando as possibilidades e limites do seu prprio corpo:
pesquisa, em diferentes locais e mdias, informaes sobre dana, seus criadores e intrpretes; articula e faz associaes com as informaes colhidas, elaborando um corpo de conhecimentos artsticos, histricos e culturais sobre dana; identifica caractersticas dos movimentos corporais de diversos contextos culturais; identifica, compara e analisa a relao corpo-dana, em distintas danas, quanto histria e cultura s quais pertencem; interage com os colegas, expondo seus pontos de vista, tecendo argumentos, compreendendo e respeitando manifestaes diferentes da sua.

Rodas de conversa para reflexo sobre dados histricos e sociais pesquisados, analisando a relao corpo-dana em diferentes contextos. Situaes de elaborao de registros escritos, grficos ou imagticos, a partir dos dados das pesquisas efetuadas (cartazes, painis, vdeos, fotografias, desenhos, grficos), individualmente ou em grupos.

66

DANA - Referncias Curriculares para o 9 ano


Objetivos
[capacidades]

Contedos
[O que preciso ensinar explicitamente ou criar condies para que os alunos aprendam e desenvolvam as capacidades que so objetivos]

Propostas de atividade
[Situaes de ensino e aprendizagem para trabalhar com os contedos]

Formas de avaliao
[Situaes mais adequadas para avaliar]

Improvisar, compor e interpretar diferentes formas de dana.

Improvisao de danas utilizando movimentos, seu desenvolvimento no espao e sua relao com os ritmos. Composio, em grupo e individualmente, de diferentes formas de danas, fazendo uso dos elementos estruturais da dana: movimento, espao, som/silncio, cenrio, figurino, iluminao. Reconhecimento e desenvolvimento de atitudes de respeito s culturas das quais os demais alunos so originrios. Reconhecimento e estima pela prpria produo, a produo dos colegas e as danas de diversas origens culturais. Interpretao de danas modernas e contemporneas. Utilizao de movimentos de diferentes partes do corpo, espaos, nveis, formas e ritmos, diferenciando as suas possibilidades na dana: impulsionar, flexionar, contrair, elevar, alongar e relaxar etc. Comparao das diferentes manifestaes da dana da regio, com a dana moderna e contempornea, compreendendo a diversidade cultural como forma de expresso de um povo e a diversidade de formas de expresso na arte.

Rodas de aquecimento, alongamento e sensibilizao, com o sentido de preparar o corpo para a dana, em que se proponha aos alunos movimentos: com diferentes partes do corpo (braos, pernas, cabea, tronco); com diversos desenvolvimentos no espao, como correr, abaixar, saltar, ficar parado, expandir; que utilizem distintos nveis (alto, mdio, baixo), e formas (reta, curva); que transmitam alegria, tenso, tristeza, liberdade etc.; que utilizem ritmos firmes, leves, lentos, rpidos, controlados ou livres.

Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno, respeitando as possibilidades e limites do seu prprio corpo: utiliza elementos estruturais da dana, como movimento, espao, som/silncio, figurino, cenrio, iluminao; conhece as danas modernas, contemporneas, nacionais, internacionais, ou criadas pelos prprios alunos; interage com os colegas em atitude de participao e colaborao; identifica nas vivncias corporais as diferentes manifestaes culturais da dana; reconhece diferentes ritmos de diferentes estilos musicais de diversas origens culturais.

Situaes de composio de danas com movimentos desenvolvidos a partir de temas, enredos, histrias ou materiais. Situaes de improvisao e composio de danas a partir de movimentos das danas pesquisadas e vivenciadas, experimentando a variabilidade dos seus elementos constituintes: passo, ritmo e coreografia. Situaes de elaborao de diversas formas de registro, como

67
Reconhecimento dos padres rtmicos e meldicos nos diferentes estilos musicais, utilizando-os na criao e vivncias de coreografias individuais e coletivas. Desenvolvimento da percepo visual, sonora e do movimento corporal, em relao s danas criadas, interpretadas e apreciadas. Interesse por assistir e apreciar danas coletivas e danas em pares, sabendo identificar, descrever e analisar criticamente movimentos do corpo e coreografias. desenho, escrita, fotografia, relato oral etc., das danas acrianas praticadas bem como das composies dos alunos.

Desenvolver a percepo, fruio e anlise crtica de movimentos corporais e coreografias na apreciao da dana.

Situaes de apreciao de danas ao vivo ou por meio de diferentes mdias: TV, vdeo, filme etc. Rodas de conversa para anlise dos movimentos do corpo e coreografias de diferentes danas apreciadas, como por exemplo: perceber e comparar os gestos e coreografias de danas populares e tradicionais conhecidas previamente e os gestos e coreografias de danas modernas e contemporneas apreciadas; perceber e comparar o cenrio de danas populares e tradicionais conhecidas previamente e o cenrio de danas modernas e contemporneas apreciadas; perceber e comparar a iluminao de danas populares e tradicionais conhecidas previamente e a iluminao de danas modernas e contemporneas apreciadas; identificar e comparar danas coletivas e as danas em pares, percebendo as diferenas entre danas tradicionais, populares, indgenas e as danas modernas e contemporneas.

Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: analisa criticamente movimentos do corpo e coreografias das danas vivenciadas; conhece e identifica, nas obras apreciadas, os elementos estruturais da dana: movimento, espao, som/silncio, danarino (a), figurino, cenrio, iluminao; identifica e valoriza as diferenas culturais e sociais nas danas apreciadas.

Situaes de filmagem dos alunos

68
em movimento para que assistam, analisem, discutam e comparem com a dana de outras etnias, pocas e lugares, respeitando a prpria forma de movimentar-se e o movimento do outro. Observao: As rodas de conversa sobre a produo dos prprios alunos devem ser feitas com muito cuidado, pois no se trata de descobrir erros ou destacar talentos, mas possibilitar ao aluno o exerccio de leitura e percepo da prpria produo simblica, em uma atitude de valorizao da sua capacidade de representar/interpretar. Conhecer as dimenses histricas e culturais da dana e seus aspectos estticos e saber distinguir, nos diversos contextos, as caractersticas da relao corpo-dana. Comparao, anlise e identificao de caractersticas dos movimentos corporais e da coreografia na dana, em diferentes culturas e tempos histricos. Contextualizao histricocultural de diferentes danas, estabelecendo relaes entre a dana e as demais linguagens da arte (artes plsticas, visuais, teatro, arte circense, cinema). Pesquisa em diversos espaos e instrumentos, organizando informaes sobre a dana, seus criadores e intrpretes. Pesquisa de informaes sobre as diferentes manifestaes artsticas em dana em diferentes fontes, como, por exemplo: vdeos, livros, revistas, sites, jornais; acervos de bibliotecas, filmotecas, centros culturais; fontes vivas de informao, como artistas e pessoas da comunidade na qual a escola se insere, no sentido de resgatar as memrias sobre dana. Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno, respeitando as possibilidades e limites do seu prprio corpo: pesquisa, em diferentes locais e mdias, informaes sobre dana, seus criadores e intrpretes; articula e faz associaes com as informaes colhidas, elaborando um corpo de conhecimentos artsticos, histricos e culturais sobre dana; identifica caractersticas dos movimentos corporais de diversos contextos culturais; identifica, compara e analisa a relao corpo-dana, em distintas danas, quanto histria e cultura s quais pertencem; interage com os colegas,

Rodas de conversa para reflexo sobre dados histricos e sociais pesquisados, analisando a relao corpo-dana em diferentes contextos. Situaes de elaborao de registros escritos, grficos ou imagticos, a partir dos dados das pesquisas efetuadas (cartazes, painis, vdeos, fotografias, desenhos, grficos etc.),

69
individualmente ou em grupos. expondo seus pontos de vista, tecendo argumentos, compreendendo e respeitando manifestaes diferentes da sua.

70

MSICA - Referncias Curriculares para o 6 ano


Objetivos
[capacidades]

Contedos
[O que preciso ensinar explicitamente ou criar condies para que os alunos aprendam e desenvolvam as capacidades que so objetivos]

Propostas de atividade
[Situaes de ensino e aprendizagem para trabalhar com os contedos]

Formas de avaliao
[Situaes mais adequadas para avaliar]

Expressar-se e comunicar-se atravs da improvisao, composio e interpretao musicais.

Improvisao utilizando sons de diferentes naturezas e procedncias, quer sejam produzidos pelo prprio corpo, por materiais sonoros ou instrumentos musicais. Composio de msicas ou sequncias sonoras a partir de sons do cotidiano dos alunos. Interpretao de msicas instrumentais ou vocais, sobretudo de msicas relacionadas ao universo cultural das crianas, adolescentes e jovens do meio urbano ou rural. Conceituao e experimentao, nas improvisaes, composies e interpretaes, dos elementos musicais nas suas formas mais bsicas: intensidade, altura, durao, timbre, pulsao, ritmo. Noes bsicas de tcnicas de emisso vocal e afinao. Percepo auditiva do ambiente cotidiano do aluno, sobretudo na escola, pesquisando as diversas paisagens sonoras.

Apreciao e registro de paisagens sonoras diferenciadas em ambientes reais, como por exemplo: os sons que se ouve nas margens do rio Acre quando um batelo vai subindo esse rio; o percurso de uma moto atravessando uma movimentada avenida em uma cidade; sons do ptio da escola na hora do intervalo.

Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: improvisa em msica utilizando sons de diferentes naturezas e procedncias, produzidos pelo prprio corpo, materiais sonoros ou instrumentos musicais; cria e compe, em grupo, pequeno arranjo, msica, acompanhamento, jingle comercial, a partir da pesquisa e explorao de diferentes possibilidades: da voz e do corpo, de materiais sonoros e instrumentos musicais convencionais e no convencionais; interpreta junto aos colegas algumas msicas tocando e/ou cantando; reconhece e diferencia distintas paisagens sonoras; improvisa e compe descrevendo uma paisagem sonora; percebe e identifica as propriedades do som; identifica e organiza sequncias sonoras; percebe e identifica as estruturas formais das msicas

Situaes de improvisao e composio de msicas ou sequncias sonoras que descrevam ambientes sonoros ou paisagens sonoras, explorando e pesquisando as diversas possibilidades de utilizao de objetos do cotidiano que possam ser utilizados como fontes sonoras, por exemplo: panelas, garrafas (com ou sem gua, sopradas ou percutidas), folhas de papel e papelo, latas etc. Exerccios que permitam experimentar e identificar os elementos da linguagem musical, tais como as propriedades fsicas do som: som e silncio; timbre, altura e intensidade;

71
pulsao. interpretadas.

Interpretao de msicas do universo cultural de crianas, adolescentes e jovens do meio urbano ou rural, atentando para sua constituio formal: solo (cantado ou instrumental); acompanhamento; repeties e sucesses de partes da melodia; quadra e refro.

Composio de msicas baseadas nos ritmos escolhidos do universo cultural de crianas, adolescentes e jovens do meio urbano ou rural, por procedimentos do tipo: recorte e colagem de trechos musicais, pardias, novas melodias para ritmos j conhecidos etc. Situao de elaborao de registro das msicas compostas pelos prprios alunos com o uso de grafias de livre inveno, procurando registrar silncio, altura, intensidade. Execuo das msicas compostas pelo sistema de notao espontnea criado pelos alunos. Situaes de fruio de apresentaes musicais ao vivo, dentro e fora da escola (praas pblicas, festas de culturas tradicionais, festivais, shows, concertos, teatros), quer sejam de msica regional, nacional ou internacional. Rodas de alunos para apreciao de msicas gravadas ou difundidas pelos meios de comunicao (rdio, TV, discos, vdeos) de diferentes gneros, ritmos, da Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: faz uso, registrando, lendo e executando, de trechos simples de grafia musical.

Fazer uso de grafias musicais convencionais e no convencionais.

Leitura e registro de trechos simples de msica em cdigos inventados pelos alunos. Noes iniciais da grafia musical convencional. Compreenso da importncia de cdigos para registro de trechos de msicas. Apreciao, identificao, comparao e anlise de msicas de diferentes gneros, compositores e intrpretes do cotidiano dos alunos. Fruio de apresentaes musicais e/ou apresentaes artsticas que envolvam a msica da atualidade e prxima do universo cultural dos alunos. Apreciao, reconhecimento e comparao de alguns

Apreciar, perceber, fruir e analisar obras musicais de diversas culturas e pocas.

Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: identifica algumas msicas de diferentes gneros, comparando-as entre si; relaciona as msicas com os respectivos compositores e intrpretes; identifica os elementos estruturais da linguagem

72
compositores e intrpretes da msica nacional e internacional da atualidade. Percepo e identificao de elementos da linguagem musical estudados: intensidade, altura, durao, timbre, pulsao, ritmo. atualidade, dando nfase s acrianas e s brasileiras. Alguns exemplos: rap, rock, mangue beat, pagode, xote, baio. Rodas de reflexo e anlise dos elementos da linguagem musical estudados: intensidade, altura, durao, timbre, pulsao, ritmo. Rodas de conversa para reflexo sobre a poluio sonora, discutindo solues.
Pesquisa de informaes sobre diversos gneros musicais de diversas pocas e culturas, em fontes de registro e preservao, como discos, fitas sonoras, fitas de vdeo, partituras musicais, encontradas em bibliotecas, filmotecas, centros culturais ou no contato pessoal com msicos. Reunio de pequenos grupos de alunos para discusso e registro grfico que permita a identificao, caracterizao e comparao de gneros musicais, articulando estes conhecimentos com: as pocas histricas e espaos geogrficos; as contribuies de determinados compositores e intrpretes nacionais e internacionais; o contexto cultural da poca, mais especificamente no que diz respeito produo de outras linguagens da arte (pintura, escultura, dana, teatro, literatura).

musical nas msicas apreciadas; identifica o timbre dos instrumentos nas msicas apreciadas; posiciona-se sobre a poluio sonora e prope sugestes sobre solues viveis; faz colocaes respeitosas a respeito da prpria produo e da produo do outro.

Perceber e identificar as relaes entre uma obra musical e seu contexto cultural, histrico e geogrfico de produo.

Pesquisa sobre perodos significativos da histria da msica geral, do pas e do Estado do Acre, alguns compositores e intrpretes. Caracterizao da msica de alguns povos no seu contexto histrico, cultural e geogrfico de produo. Estabelecimento de inter-relaes com as outras linguagens artsticas (artes plsticas e visuais, dana, teatro) e com as demais reas do conhecimento.

Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: compreende os aspectos gerais de alguns perodos significativos da histria geral da msica, da histria da msica do pas e do Estado do Acre; conhece alguns dos principais compositores e intrpretes desses perodos e respectivas contribuies dos mesmos; reconhece msica de alguns povos, estabelecendo interrelaes com o contexto histrico, cultural e geogrfico.

Pesquisa e registro grfico sobre msicas e seus respectivos autores, em diversas fontes de pesquisa acessveis na escola: livros, discos, revistas, jornais, vdeos etc.

73

MSICA - Referncias Curriculares para o 7 ano


Objetivos
[capacidades]

Contedos
[O que preciso ensinar explicitamente ou criar condies para que os alunos aprendam e desenvolvam as capacidades que so objetivos]

Propostas de atividade
[Situaes de ensino e aprendizagem para trabalhar com os contedos]

Formas de avaliao
[Situaes mais adequadas para avaliar]

Expressar-se e comunicar-se atravs da improvisao, composio e interpretao musicais.

Improvisao e composio de msicas utilizando sons de diferentes naturezas e procedncias, quer sejam produzidos pelo prprio corpo, por materiais sonoros ou instrumentos musicais. Interpretao de msicas instrumentais ou vocais, sobretudo de msicas brasileiras regionais. Identificao de diferentes possibilidades da voz e maneiras de cantar de algumas etnias e culturas brasileiras. Conceituao e experimentao, nas improvisaes, composies e interpretaes, dos elementos musicais nas suas formas mais bsicas: intensidade e sua dinmica, altura e movimentos meldicos ascendentes e descendentes, durao do som e pausa, timbres de instrumentos regionais brasileiros, ritmos brasileiros. Noes bsicas de tcnicas de emisso vocal e afinao.

Situaes de improvisao e composio, individual ou em grupo, explorando e pesquisando as propriedades do som pesquisadas, fazendo uso de: materiais sonoros a partir de sucatas e materiais diversificados, como, por exemplo, cabaas, sementes secas, madeiras de diferentes tipos, metais etc.; instrumentos musicais convencionais e no convencionais; sons vocais e corporais.

Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: improvisa em msica utilizando sons de diferentes naturezas e procedncias, produzidos pelo prprio corpo, materiais sonoros ou instrumentos musicais; cria e compe, em grupo, arranjo, msica, acompanhamento, jingle comercial, a partir da pesquisa e explorao de diferentes possibilidades: da voz e do corpo, de materiais sonoros e instrumentos musicais convencionais e no convencionais; interpreta junto aos colegas algumas msicas tocando e/ou cantando; percebe e identifica as propriedades do som estudadas; identifica e organiza sequncias sonoras; percebe e identifica as estruturas formais das msicas interpretadas.

Situaes de interpretao de msicas de repertrio escolhido, cantando ou tocando em grupo, utilizando as diferentes formas de cantar pesquisadas. Exerccios que permitam experimentar e identificar os elementos da linguagem musical, tais como as propriedades fsicas do som: intensidade e sua dinmica, altura e movimentos meldicos ascendentes e descendentes, durao do som e pausa, timbres de instrumentos regionais brasileiros, ritmos brasileiros. Situaes de fruio de apresentaes musicais ao vivo, dentro e fora da escola (praas pblicas, festas de culturas

Apreciar, perceber, fruir e analisar obras musicais de diversas culturas e pocas.

Apreciao, identificao, comparao e anlise de msicas de diferentes gneros, compositores e intrpretes

Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno:

74
brasileiros. Fruio de apresentaes musicais e/ou apresentaes artsticas nas quais a msica se faz presente. Identificao dos diversos ritmos musicais brasileiros, tradicionais ou atuais. Percepo e identificao de elementos da linguagem musical estudados: intensidade e sua dinmica, altura e movimentos meldicos ascendentes e descendentes, durao do som e pausa, timbres de instrumentos regionais brasileiros, ritmos brasileiros. tradicionais, festivais, shows, concertos, teatros), quer sejam de msica regional ou nacional. Rodas de alunos para apreciao de msicas gravadas ou difundidas pelos meios de comunicao (rdio, TV, discos, vdeos) de diferentes gneros, ritmos, perodos histricos, regies, dando nfase s acrianas e s brasileiras. Rodas de reflexo e anlise dos elementos da linguagem musical tais como: intensidade e sua dinmica, altura e movimentos meldicos ascendentes e descendentes, durao do som e pausa, timbres de instrumentos regionais brasileiros, ritmos brasileiros. Situao de elaborao de registro das msicas compostas pelos prprios alunos com o uso inicial de grafias convencionais e tambm de livre inveno, procurando registrar silncio, altura, intensidade. Pesquisa e utilizao (registro, leitura e execuo) de grafia tradicional simples em clave de sol (pentagrama, notao musical) em tempo simples de diviso por dois. Pesquisa de informaes sobre diversos gneros musicais de diversas pocas e culturas, em fontes de registro e preservao, como discos, fitas sonoras, fitas de vdeo, partituras musicais, encontradas em bibliotecas, filmotecas, centros culturais ou no contato pessoal com msicos. Reunio de pequenos grupos de alunos para discusso e registro grfico que permita a identificao, caracterizao e Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: compreende os aspectos gerais de alguns perodos significativos da histria geral da msica, da histria da msica do pas e do Estado do Acre; conhece alguns dos principais compositores e intrpretes identifica algumas msicas de diferentes gneros, comparando-as entre si; relaciona as msicas com os respectivos compositores e intrpretes; identifica os elementos estruturais da linguagem musical nas msicas apreciadas; identifica o timbre dos instrumentos nas msicas apreciadas.

Fazer uso de grafias musicais convencionais e no convencionais.

Leitura e registro de trechos simples de msica grafados de modo convencional ou atravs de grafias inventadas pelos alunos.

Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: faz uso, registrando, lendo e executando, de trechos simples de grafia musical.

Perceber e identificar as relaes entre uma obra musical e seu contexto cultural, histrico e geogrfico de produo.

Pesquisa sobre perodos significativos da histria da msica geral, do pas e do Estado do Acre, alguns compositores e intrpretes. Caracterizao da msica de alguns povos no seu contexto histrico, cultural e geogrfico de produo. Estabelecimento de inter-relaes com as outras linguagens artsticas (artes plsticas e visuais, dana, teatro) e com as demais reas do conhecimento.

75
comparao de gneros musicais, articulando estes conhecimentos com: as pocas histricas e espaos geogrficos; as contribuies de determinados compositores e intrpretes nacionais e internacionais; o contexto cultural da poca, mais especificamente no que diz respeito produo de outras linguagens da arte (pintura, escultura, dana, teatro, literatura). desses perodos e respectivas contribuies dos mesmos; reconhece msica de alguns povos, estabelecendo interrelaes com o contexto histrico, cultural e geogrfico.

Pesquisa e registro grfico sobre msicas e seus respectivos autores, em diversas fontes de pesquisa acessveis na escola: livros, discos, revistas, jornais, vdeos etc.

76

MSICA - Referncias Curriculares para o 8 ano


Objetivos
[capacidades]

Contedos
[O que preciso ensinar explicitamente ou criar condies para que os alunos aprendam e desenvolvam as capacidades que so objetivos]

Propostas de atividade
[Situaes de ensino e aprendizagem para trabalhar com os contedos]

Formas de avaliao
[Situaes mais adequadas para avaliar]

Expressar-se e comunicar-se atravs da improvisao, composio e interpretao musicais.

Improvisao utilizando sons de diferentes naturezas e procedncias, quer sejam produzidos pelo prprio corpo, por materiais sonoros ou instrumentos musicais. Composio de msicas ou sequncias sonoras a partir de ritmos e melodias acrianas. Interpretao de msicas instrumentais ou vocais, sobretudo de msicas acrianas. Conceituao e experimentao, nas improvisaes, composies e interpretaes, dos elementos musicais nas suas formas mais bsicas: intensidade e sua dinmica, altura e movimentos meldicos ascendentes e descendentes, escala diatnica maior e menor, trade maior e menor, timbres de instrumentos e ritmos regionais acrianos. Noes bsicas de tcnicas de emisso vocal em duas vozes e afinao.

Situaes de improvisao e composio, individual ou em grupo, explorando e pesquisando as propriedades do som pesquisadas, fazendo uso de: materiais sonoros a partir de sucatas e materiais diversificados, como, por exemplo, cabaas, sementes secas, madeiras de diferentes tipos, metais etc.; instrumentos musicais convencionais e no convencionais; sons vocais e corporais.

Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: improvisa em msica utilizando sons de diferentes naturezas e procedncias, produzidos pelo prprio corpo, materiais sonoros ou instrumentos musicais; cria e compe, em grupo, pequeno arranjo, msica, acompanhamento, jingle comercial, a partir da pesquisa e explorao de diferentes possibilidades: da voz e do corpo, de materiais sonoros e instrumentos musicais convencionais e no convencionais; interpreta junto aos colegas algumas msicas do Acre tocando e/ou cantando a duas vozes; percebe e identifica elementos musicais estudados; identifica e organiza sequncias sonoras; percebe e identifica as estruturas formais das msicas interpretadas.

Situaes de interpretao de msicas de repertrio escolhido, cantando ou tocando em grupo, utilizando as diferentes formas de cantar pesquisadas. Exerccios que permitam experimentar e identificar os elementos da linguagem musical: intensidade e sua dinmica, altura e movimentos meldicos ascendentes e descendentes, escala diatnica maior e menor, trade maior e menor, timbres de instrumentos e ritmos regionais acrianos. Situaes de fruio de apresentaes musicais ao vivo, dentro e fora da escola (praas pblicas, festas de culturas tradicionais, festivais, shows,

Apreciar, perceber, fruir e analisar obras musicais de diversas culturas e pocas.

Apreciao, identificao, comparao e anlise de msicas de diferentes gneros acrianos tradicionais e contemporneos.

Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: identifica algumas msicas de

77
Fruio de apresentaes musicais e/ou apresentaes artsticas nas quais a msica se faz presente. Apreciao musical envolvendo reconhecimento e comparao entre alguns compositores e intrpretes da msica acriana, com a msica nacional e internacional. concertos, teatros), de msica acriana. Rodas de alunos para apreciao de msicas gravadas ou difundidas pelos meios de comunicao (rdio, TV, discos, vdeos) de diferentes gneros, ritmos, perodos histricos, povos e regies, dando nfase s acrianas, como por exemplo: msicas da populaes nativas (Ashaninka, Yawanaw, Madija, Manchineri, Jaminaw, Katukina, Kaxinaw, Shaninaw) e msicas de ritmos como o xote e o xaxado. Rodas de reflexo e anlise dos elementos da linguagem musical tais como: intensidade e sua dinmica, altura e movimentos meldicos ascendentes e descendentes, escala diatnica maior e menor, trade maior e menor, timbres de instrumentos e ritmos regionais acrianos. Pesquisa e registro grfico sobre msicas e seus respectivos autores, em diversas fontes de pesquisa acessveis na escola: livros, discos, revistas, jornais, vdeos etc. Situaes de escuta e observao das atuaes (performances) de msicos nas distintas funes que eles exercem em momentos de apreciao musical ao vivo ou por meio de vdeo, TV etc. Situao de elaborao de registro das msicas compostas pelos prprios alunos com o uso de grafias tambm de livre inveno, procurando registrar silncio, altura, intensidade. Pesquisa e utilizao (registro, leitura e execuo) de grafia tradicional simples em clave de sol Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: faz uso, registrando, lendo e executando, de trechos simples de grafia musical. diferentes gneros, comparando-as entre si; relaciona as msicas com os respectivos compositores e intrpretes; identifica os elementos estruturais da linguagem musical nas msicas apreciadas; identifica o timbre dos instrumentos nas msicas apreciadas.

Fazer uso de grafias musicais convencionais e no convencionais.

Leitura e registro de trechos simples de msica grafados de modo convencional e atravs de grafias inventadas pelos alunos.

78
(pentagrama, notao musical) em tempo simples de diviso por quatro com suas variaes. Perceber e identificar as relaes entre uma obra musical e seu contexto cultural, histrico e geogrfico de produo. Pesquisa sobre perodos significativos da histria da msica geral, do pas e do Estado do Acre, alguns compositores e intrpretes. Caracterizao da msica de alguns povos no seu contexto histrico, cultural e geogrfico de produo. Estabelecimento de inter-relaes com as outras linguagens artsticas (artes plsticas e visuais, dana, teatro da cultura acriana) e com as demais reas do conhecimento. Pesquisa de informaes sobre diversos gneros musicais de diversas pocas e culturas, em fontes de registro e preservao, como discos, fitas sonoras, fitas de vdeo, partituras musicais, encontradas em bibliotecas, filmotecas, centros culturais ou no contato pessoal com msicos. Reunio de pequenos grupos de alunos para discusso e registro grfico que permita a identificao, caracterizao e comparao de gneros musicais, articulando estes conhecimentos com: as pocas histricas e espaos geogrficos do Acre; as contribuies de determinados compositores e intrpretes nacionais e internacionais; o contexto cultural de produo, relacionando as msicas s produes de outras linguagens da arte acriana (pintura, escultura, dana, teatro, literatura), notadamente nas festas e eventos regionais. Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: compreende os aspectos gerais de alguns perodos significativos da histria geral da msica, da histria da msica do pas e do Estado do Acre; conhece alguns dos principais compositores e intrpretes desses perodos e respectivas contribuies dos mesmos; reconhece msica de alguns povos, estabelecendo interrelaes com o contexto histrico, cultural e geogrfico.

79

MSICA - Referncias Curriculares para o 9 ano


Objetivos
[capacidades]

Contedos
[O que preciso ensinar explicitamente ou criar condies para que os alunos aprendam e desenvolvam as capacidades que so objetivos]

Propostas de atividade
[Situaes de ensino e aprendizagem para trabalhar com os contedos]

Formas de avaliao
[Situaes mais adequadas para avaliar]

Expressar-se e comunicar-se atravs da improvisao, composio e interpretao musicais.

Improvisao utilizando sons de diferentes naturezas e procedncias, quer sejam produzidos pelo prprio corpo, instrumentos musicais produzidos pelos prprios alunos. Composio de msicas ou sequncias sonoras a partir de pesquisa de msica instrumental, brasileira ou internacional. Interpretao de msicas instrumentais ou vocais, sobretudo de msica brasileira e internacional. Conceituao e experimentao, nas improvisaes, composies e interpretaes, dos elementos musicais nas suas formas mais bsicas: intensidade e sua dinmica, altura e movimentos meldicos ascendentes e descendentes, escala diatnica maior e menor, trade maior e menor, timbres de instrumentos fabricados pelos prprios alunos, simultaneidade sonora e noes simples de harmonia. Noes bsicas de arranjo musical.

Situaes de improvisao e composio, individual ou em grupo, explorando e pesquisando as diversas possibilidades de utilizao de instrumentos sonoros construdos pelos alunos a partir de sucatas e materiais diversificados, como, por exemplo, cabaas, sementes secas, madeiras de diferentes tipos, metais etc. Situaes de interpretao de msicas de repertrio escolhido, cantando ou tocando em grupo. Exerccios que permitam experimentar e identificar os elementos da linguagem musical tais como: intensidade e sua dinmica, altura e movimentos meldicos ascendentes e descendentes, escala diatnica maior e menor, trade maior e menor, timbres de instrumentos fabricados pelos prprios alunos, simultaneidade sonora e noes simples de harmonia. Situaes de realizao de arranjos instrumentais para as msicas do repertrio escolhidas.

Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: improvisa em msica utilizando sons de diferentes naturezas e procedncias, produzidos pelo prprio corpo, materiais sonoros ou instrumentos musicais; cria e compe, em grupo, pequeno arranjo, msica, acompanhamento, jingle comercial, a partir da pesquisa e explorao de diferentes possibilidades materiais sonoros e instrumentos musicais no convencionais; interpreta instrumentalmente junto aos colegas algumas msicas compostas pelos prprios alunos; percebe e identifica elementos musicais estudados. identifica e organiza sequncias sonoras; percebe e identifica as estruturas formais das msicas interpretadas.

Construir instrumentos musicais tradicionais ou inventados pelos prprios alunos.

Pesquisa e construo de instrumentos musicais como os utilizados nas culturas de tradio, na prpria comunidade escolar, instrumentos inventados por pesquisadores ou instrumentos

Oficinas de construo de instrumentos musicais a partir de pesquisa na comunidade escolar sobre instrumentos utilizados em manifestaes de culturas de tradio, como, por exemplo:

Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: constri instrumentos musicais inventados por ele mesmo e

80
inventados pelos prprios alunos. Pesquisa de fontes sonoras que possam ser aproveitadas para a construo de instrumentos. Pesquisa de instrumentos regionais produzidos por artesos acrianos ou de comunidades indgenas. Conceituao e experimentao das formas bsicas de produo sonora, como, por exemplo, tubo sonoro, corda sonora, peles e outros instrumentos de percusso. tambor, flauta, pandeiro, zabumba etc. Oficinas de construo de instrumentos musicais a partir de pesquisa de instrumentos no convencionais, com materiais como tubos de PVC, vidro, fibras etc. Situaes de construo de objetos artstico-sonoros, em trabalho conjunto de Artes Visuais e Msica. Pesquisa em diversas fontes (Internet, discos, vdeos etc.) sobre msicos inventores/construtores de instrumentos, como por exemplo: Fazer uso de grafias musicais convencionais e no convencionais. Leitura e registro de trechos simples de msica contempornea, grafados de modo convencional ou atravs de grafias inventadas pelos alunos. W. Smetak, suo que morou na Bahia; Grupo Uakti de Belo Horizonte; Fernando Sardo de So Paulo. Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: faz uso, registrando, lendo e executando, de trechos simples de grafia musical tradicional. tambm instrumentos musicais feitos a partir do aprendizado sobre como se fazem instrumentos musicais de culturas de tradio.

Situao de elaborao de registro das msicas compostas pelos prprios alunos com o uso de grafias tambm de livre inveno, procurando registrar silncio, altura, intensidade. Pesquisa e utilizao (registro, leitura e execuo) de grafia tradicional simples (pentagrama, notao musical) e notao contempornea. Situaes de fruio de apresentaes musicais ao vivo, dentro e fora da escola (praas pblicas, festas de culturas tradicionais, festivais, shows, concertos, teatros), quer sejam de msica regional, nacional ou internacional. Rodas de alunos para apreciao de msicas gravadas ou difundidas pelos meios de comunicao (rdio, TV, discos, vdeos) de diferentes

Apreciar, perceber, fruir e analisar obras musicais de diversas culturas e pocas.

Apreciao, identificao, comparao e anlise de msicas de diferentes gneros, compositores e intrpretes. Fruio de apresentaes musicais e/ou apresentaes artsticas nas quais a msica se faz presente. Apreciao musical envolvendo reconhecimento e comparao entre alguns compositores e intrpretes da msica nacional e internacional, popular e erudita.

Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: identifica algumas msicas de diferentes gneros, comparando-as entre si; relaciona as msicas com os respectivos compositores e intrpretes; identifica os elementos estruturais da linguagem

81
gneros, ritmos, perodos histricos, povos e regies. Alguns exemplos: rap, rock, mangue beat, pagode, xote, baio, reggae, jazz, choro, samba; gneros musicais vocal, instrumental, sacro/religioso, popular ou da chamada msica erudita. musical nas msicas apreciadas; identifica os elementos da linguagem musical pesquisados.

Rodas de reflexo e anlise dos elementos da linguagem musical tais como: intensidade e sua dinmica, altura e movimentos meldicos ascendentes e descendentes, escala diatnica maior e menor, trade maior e menor, timbres de instrumentos fabricados pelos prprios alunos, simultaneidade sonora e noes simples de harmonia. Pesquisa e registro grfico sobre msicas e seus respectivos autores, em diversas fontes de pesquisa acessveis na escola: livros, discos, revistas, jornais, vdeos etc. Situaes de escuta e observao das atuaes (performances) de msicos nas distintas funes que eles exercem (como os msicos da Orquestra Filarmnica do Acre) em momentos de apreciao musical ao vivo ou por meio de vdeo, TV etc. Pesquisa de informaes sobre diversos gneros musicais de diversas pocas e culturas, em fontes de registro e preservao, como discos, fitas sonoras, fitas de vdeo, partituras musicais, encontradas em bibliotecas, filmotecas, centros culturais ou no contato pessoal com msicos. Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: compreende os aspectos gerais de alguns perodos significativos da histria geral da msica, da histria da msica do pas e do Estado do

Perceber e identificar as relaes entre uma obra musical e seu contexto cultural, histrico e geogrfico de produo.

Pesquisa sobre perodos significativos da histria da msica geral, do pas e do Estado do Acre, alguns compositores e intrpretes. Caracterizao da msica de alguns povos no seu contexto histrico, cultural e geogrfico de produo. Estabelecimento de inter-relaes

82
com as outras linguagens artsticas (artes plsticas e visuais, dana, teatro) e com as demais reas do conhecimento. Reunio de pequenos grupos de alunos para discusso e registro grfico que permita a identificao, caracterizao e comparao de gneros musicais, articulando estes conhecimentos com: as pocas histricas e espaos geogrficos; as contribuies de determinados compositores e intrpretes nacionais e internacionais; o contexto cultural da poca, mais especificamente no que diz respeito produo de outras linguagens da arte (pintura, escultura, dana, teatro, literatura). Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: analisa as recprocas influncias entre as mdias (rdio, TV, revistas) e o pblico adolescente e jovem, no que diz respeito msica; discute e manifesta opinio prpria sobre usos, funes e mercado da msica na atualidade. Acre; conhece alguns dos principais compositores e intrpretes desses perodos e respectivas contribuies dos mesmos; reconhece msica de alguns povos, estabelecendo interrelaes com o contexto histrico, cultural e geogrfico.

Identificar e compreender diferentes funes exercidas pelos msicos e sua forma de atuao na sociedade.

Pesquisa, identificao e compreenso das diferentes funes desempenhadas por msicos na sociedade (cantor, instrumentista, regente, compositor, arranjador e outros). Conhecimentos sobre as influncias do mercado cultural na produo musical no pas.

Encontros com msicos profissionais em estdios, oficinas ou na escola, conhecendo as vrias funes profissionais que um msico pode exercer. Reunio de pequenos grupos de alunos para elaborao de registros grficos ou em udio e vdeo sobre os encontros com msicos profissionais. Leitura e discusso de crticas musicais. Rodas de alunos para discutir e refletir sobre o mercado cultural, os usos e funes da msica na atualidade.

83

TEATRO - Referncias Curriculares para o 6 ano


Objetivos
[capacidades]

Contedos
[O que preciso ensinar explicitamente ou criar condies para que os alunos aprendam e desenvolvam as capacidades que so objetivos]

Propostas de atividade
[Situaes de ensino e aprendizagem para trabalhar com os contedos]

Formas de avaliao
[Situaes mais adequadas para avaliar]

Improvisar e representar, individual e coletivamente, fazendo uso dos elementos da linguagem teatral.

Improvisao desenvolvida a partir de jogos teatrais reconhecendo e utilizando recursos da fala, dos gestos e do espao. Criao coletiva de pequenas cenas teatrais em parceria. Observao de gestos, sonoridades, ambientes, iluminaes, arquiteturas, espaos e ambientes na vida cotidiana dos alunos.

Rodas de aquecimento e sensibilizao em que se proponha aos alunos, com o sentido de preparar o grupo para o jogo teatral: jogos de alongamento e concentrao; jogos corporais de experimentao de movimentos e da fala; jogos de explorao expressiva do corpo em relao ao espao cnico; jogos teatrais que explorem a imaginao teatral, exercitando o como se fosse, criando personagens e situaes de conflito entre os personagens.

Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: comporta-se em situaes de improvisao, atravs do gesto, do movimento e da voz; capaz de sintetizar as observaes que realiza no mundo natural e na sua cultura em falas e gestos prprios para o jogo teatral; participa cooperativamente na organizao de uma cena ou espetculo teatral, identificando os diversos elementos e sua integrao; estabelece relaes de respeito, compromisso e reciprocidade com o prprio trabalho e com o trabalho de colegas na atividade teatral na escola.

Jogos teatrais, alternando a participao como atuantes e como plateia, ou seja, como emissores e receptores da comunicao teatral. Situaes de representao de cenas inventadas pelos alunos a partir de situaes e cenrios do cotidiano da sua vida. Fruio de espetculos de teatro, de circo, de cultura de tradio, fora ou dentro da escola (praas pblicas, festas de culturas tradicionais, festivais, centros culturais, teatros)

Apreciar, perceber, fruir e analisar obras teatrais de diversas culturas e pocas.

Fruio de espetculos de teatro, identificando e comparando as principais caractersticas de interpretao.

Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno:

84
Expresso de opinies, verbalmente ou por escrito, sobre a atividade teatral, com clareza e critrios fundamentados, sem discriminao esttica ou tnica. Identificao de elementos da linguagem teatral nas obras apreciadas. ou em formas de representao teatral veiculados pelas mdias (novela, publicidade com fico etc.). Reunio dos alunos para reflexo sobre as obras apreciadas, com espao para emisso e confronto de opinies entre os colegas, observando: a trajetria dos personagens; a estruturao dramtica da histria; o cenrio; o figurino; a iluminao; a sonorizao; a msica de cena; as relaes possveis com os jogos e exerccios de teatro criados pelos alunos e situaes da vida cotidiana. Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: emite julgamentos prprios, fundamentados na observao, na pesquisa e no conhecimento da histria e esttica do teatro; identifica momentos da histria do teatro, relacionando com os aspectos culturais de cada poca. identifica os elementos da linguagem teatral estudados nas obras apreciadas; manifesta julgamentos e desenvolve seu prprio vocabulrio a partir da fruio de obras teatrais; interage com o julgamento dos colegas.

Compreender os diferentes momentos da histria do teatro mundial de regies e pocas variadas.

Pesquisa sobre perodos significativos da histria do teatro da regio, do Estado do Acre, do teatro nacional e internacional, bem como de autores, diretores e atores. Caracterizao do teatro de alguns povos no seu contexto histrico, cultural e geogrfico de produo.

Pesquisa de informaes sobre diversos gneros dramticos de diversas pocas e culturas, grupos e companhias de teatro, atores e atrizes da comunidade, da regio, de nosso e de outros pases, em fontes de registro e preservao (livros, revistas, jornais, registros de udio e vdeo etc.) encontrados em bibliotecas, filmotecas, centros culturais ou no contato pessoal com profissionais do teatro.

85

TEATRO - Referncias Curriculares para o 7 ano


Objetivos
[capacidades]

Contedos
[O que preciso ensinar explicitamente ou criar condies para que os alunos aprendam e desenvolvam as capacidades que so objetivos]

Propostas de atividade
[Situaes de ensino e aprendizagem para trabalhar com os contedos]

Formas de avaliao
[Situaes mais adequadas para avaliar]

Improvisar e representar, individual e coletivamente, fazendo uso dos elementos da linguagem teatral.

Improvisao desenvolvida a partir de jogos teatrais reconhecendo e utilizando recursos da fala, dos gestos e do espao. Criao coletiva de pequenas cenas teatrais em parceria. Pesquisa de recursos disponveis na prpria escola e na comunidade para a atividade teatral. Compreenso da atividade teatral como fruto da ao coletiva e colaborativa que envolve o desempenho de diferentes funes.

Rodas de aquecimento e sensibilizao em que se proponha aos alunos, com o sentido de preparar o grupo para o jogo teatral: jogos de alongamento e concentrao; jogos corporais de experimentao de movimentos e da fala; jogos de explorao expressiva do corpo em relao ao espao cnico; jogos teatrais que explorem a imaginao teatral, exercitando o como se fosse, criando personagens e situaes de conflito entre os personagens.

Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: comporta-se em situaes de improvisao, atravs do gesto, do movimento e da voz; capaz de sintetizar as observaes que realiza no mundo natural e na sua cultura em falas e gestos prprios para o jogo teatral; participa cooperativamente na organizao de uma cena ou espetculo teatral, identificando os diversos elementos e sua integrao; estabelece relaes de respeito, compromisso e reciprocidade com o prprio trabalho e com o trabalho de colegas na atividade teatral na escola; escreve ou adapta roteiros a partir das atividades de jogo; reconhece a prtica do teatro como tarefa coletiva de desenvolvimento da solidariedade social; manifesta julgamentos e desenvolve seu prprio

Jogos teatrais, alternando a participao como atuantes e como plateia, ou seja, como emissores e receptores da comunicao teatral. Representao de cenas inventadas pelos alunos na sala de aula ou em qualquer outro espao da escola, como o ptio, os corredores, outras salas, procurando ocupar espaos diversificados na escola e identificando: atuantes e seus personagens; -

86
relao palco-plateia; cenrio e espao de apresentao; maquiagem; objetos de cena; figurino e adereos. vocabulrio a partir da vivncia dos jogos teatrais.

Reunio de pequenos grupos de alunos para a criao ou adaptao de cenas (de contos, de crnicas, de notcias, de poemas), encenando-as como exerccios de palco. Situaes de representao de cenas inventadas pelos alunos a partir de contos, de crnicas, de notcias, de poemas brasileiros. Fruio de espetculos de teatro, de circo, de cultura de tradio, fora ou dentro da escola (praas pblicas, festas de culturas tradicionais, festivais, centros culturais, teatros) ou em formas de representao teatral veiculados pelas mdias (novela, publicidade com fico etc.). Leitura de cenas, peas de teatro, esquetes ou histrias em quadrinhos, identificando as principais caractersticas da dramaturgia, como por exemplo: os dilogos; o contexto e sua poca; a narrativa; os conflitos e as solues encontradas pelo autor. Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: identifica os elementos da linguagem teatral nas obras apreciadas; manifesta julgamentos e desenvolve seu prprio vocabulrio a partir da fruio de obras teatrais; interage com o julgamento dos colegas aprofundando sua perspectiva crtica.

Apreciar, perceber, fruir e analisar obras teatrais de diversas culturas e pocas.

Fruio de espetculos de teatro, identificando e comparando as principais caractersticas de interpretao e desvendando suas caractersticas e modos de construo. Expresso de opinies, verbalmente ou por escrito, sobre a atividade teatral, com clareza e critrios fundamentados, sem discriminao esttica ou tnica. Identificao de elementos da linguagem teatral nas obras apreciadas.

Reunio dos alunos para reflexo

87
sobre as obras apreciadas, com espao para emisso e confronto de opinies entre os colegas, observando: a trajetria dos personagens; a estruturao dramtica da histria; o cenrio; o figurino; a iluminao; a sonorizao; a msica de cena; as relaes possveis com os jogos e exerccios de teatro criados pelos alunos. Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: reconhece algumas formas teatrais brasileiras estudadas; emite julgamentos prprios, fundamentados na observao, na pesquisa e no conhecimento da histria e esttica do teatro; reconhece a importncia de seus registros e anotaes em relao memria da atividade teatral; reconhece o direito preservao da prpria e das demais culturas; percebe a necessidade e importncia da pesquisa de fontes de documentao do teatro em arquivos e bibliotecas.

Compreender os diferentes momentos da histria do teatro mundial de regies e pocas variadas.

Pesquisa e caracterizao do teatro de alguns povos no seu contexto histrico, cultural e geogrfico de produo. Estabelecimento de inter-relaes com as outras linguagens artsticas (artes plsticas e visuais, dana, msica) e com as demais reas do conhecimento. Valorizao das fontes de preservao da memria, os acervos e os arquivos da produo teatral local e nacional.

Reunio de pequenos grupos de alunos para discusso e registro grfico que permita a identificao do teatro de alguns povos e regies do Brasil relacionando-os com: hbitos, crenas, religiosidades, mitologias presentes nas obras estudadas; as pocas histricas e espaos geogrficos; as contribuies de determinados autores, encenadores, intrpretes, cengrafos nacionais; o contexto cultural da poca, mais especificamente no que diz respeito produo de outras linguagens da arte (pintura, escultura, dana, msica, literatura).

88

TEATRO - Referncias Curriculares para o 8 ano


Objetivos
[capacidades]

Contedos
[O que preciso ensinar explicitamente ou criar condies para que os alunos aprendam e desenvolvam as capacidades que so objetivos]

Propostas de atividade
[Situaes de ensino e aprendizagem para trabalhar com os contedos]

Formas de avaliao
[Situaes mais adequadas para avaliar]

Improvisar e representar, individual e coletivamente, fazendo uso dos elementos da linguagem teatral.

Improvisao desenvolvida a partir de jogos teatrais reconhecendo e utilizando recursos da fala, dos gestos e do espao em parceria. Criao coletiva de pequenas cenas teatrais em parceria. Observao de gestos, sonoridades, ambientes, iluminaes, arquiteturas, espaos e ambientes na vida cotidiana dos alunos. Criao de cenas escritas, reconhecendo e organizando os recursos teatrais de dilogos, espao cnico, cenrio, iluminao, maquiagem, adereos, sonorizao. Pesquisa de recursos disponveis na prpria escola e na comunidade para a atividade teatral. Compreenso da atividade teatral como fruto da ao coletiva e colaborativa que envolve o desempenho de diferentes funes.

Rodas de aquecimento e sensibilizao em que se proponha aos alunos, com o sentido de preparar o grupo para o jogo teatral: jogos de alongamento e concentrao; jogos corporais de experimentao de movimentos e da fala; jogos de explorao expressiva do corpo em relao ao espao cnico; jogos teatrais que explorem a imaginao teatral, exercitando o como se fosse, criando personagens e situaes de conflito entre os personagens.

Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: comporta-se em situaes de improvisao, atravs do gesto, do movimento e da voz; capaz de sintetizar as observaes que realiza no mundo natural e na sua cultura em falas e gestos prprios para o jogo teatral; participa cooperativamente na organizao de uma cena ou espetculo teatral, identificando os diversos elementos e sua integrao; estabelece relaes de respeito, compromisso e reciprocidade com o prprio trabalho e com o trabalho de colegas na atividade teatral na escola; escreve ou adapta roteiros a partir da atividade de jogo; identifica gneros e estilos teatrais e os traduz nos roteiros e adaptaes que realiza; manifesta julgamentos e desenvolve seu prprio vocabulrio a partir da vivncia

Situaes de representao de cenas inventadas pelos alunos a partir de contos, mitos das comunidades indgenas, lendas e obras literrias acrianas, reinventando e atualizando seus personagens. Jogos teatrais e improvisaes alternando a participao como atuantes e como plateia, ou seja, como emissores e receptores da comunicao teatral, procurando ocupar espaos diversificados na escola e identificando:

89
atuantes e seus personagens; relao palco-plateia; roteiro ou texto teatral; cenrio e espao de apresentao; maquiagem; objetos de cena; figurino e adereos; trilha sonora; iluminao. dos jogos teatrais; articula os elementos culturais percebidos nos contos, mitos das comunidades indgenas, lendas e obras literrias acrianas, ao escrever e improvisar cenas teatrais.

Representao de cenas e peas na sala de aula ou em qualquer outro espao da escola como o ptio, os corredores, outras salas. Fruio de espetculos de teatro, de circo, de cultura de tradio, fora ou dentro da escola (praas pblicas, festas de culturas tradicionais, festivais, centros culturais, teatros) ou em formas de representao teatral veiculados pelas mdias (novela, publicidade com fico etc.). Leitura de cenas, peas de teatro, esquetes ou histrias em quadrinhos, identificando as principais caractersticas da dramaturgia, como por exemplo: os dilogos; o contexto e sua poca; as concepes estticas do autor e de sua poca; a narrativa; os conflitos e as solues Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: identifica a presena dos diversos gneros teatrais nos espetculos que assiste ou textos que l; identifica a presena de tradies do teatro nos espetculos que assiste e nas formas de representao teatral veiculados pelas mdias; identifica os elementos da linguagem teatral nas obras apreciadas; manifesta julgamentos e desenvolve seu prprio vocabulrio a partir fruio de obras teatrais; interage com o julgamento dos

Apreciar, perceber, fruir e analisar obras teatrais de diversas culturas e pocas.

Fruio de espetculos de teatro, identificando e comparando as principais caractersticas de interpretao e desvendando suas caractersticas e modos de construo. Reflexo sobre a produo teatral local, da regio e sobre as formas de representao teatral presentes nas mdias, relacionando com sua prpria expresso e de seus colegas. Expresso de opinies, verbalmente ou por escrito, sobre a atividade teatral, com clareza e critrios fundamentados, sem discriminao esttica ou tnica. Identificao de elementos da linguagem teatral nas obras apreciadas.

90
encontradas pelo autor; os estilos e gneros (romntico, trgico, cmico, pico, dramtico, naturalista, melodramtico, farsesco, didtico, musical etc.). colegas aprofundando sua perspectiva crtica.

Reunio dos alunos para reflexo sobre as obras apreciadas, com espao para emisso e confronto de opinies entre os colegas, observando: as principais caractersticas da interpretao (ritmada, expressiva, dramtica, coerente, estereotipada, improvisada, declamada, a dico, os gestos etc.); a trajetria dos personagens; a estruturao dramtica da histria; o projeto cnico do autor; o cenrio; o figurino; a iluminao; a sonorizao; a msica de cena; as relaes possveis com os jogos e exerccios de teatro criados pelos alunos. Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: emite julgamentos prprios, fundamentados na observao, na pesquisa e no conhecimento da

Compreender os diferentes momentos da histria do teatro mundial de regies e pocas variadas.

Pesquisa sobre perodos significativos da histria do teatro da regio, do Estado do Acre, do teatro nacional e internacional, bem como de autores, diretores e atores. Caracterizao do teatro de alguns

Pesquisa de informaes sobre contos, mitos das comunidades indgenas, lendas e obras literrias acrianas, em livros, revistas, jornais, registros de udio e vdeo, encontrados em bibliotecas, filmotecas, centros culturais etc.

91
povos no seu contexto histrico, cultural e geogrfico de produo. Estabelecimento de inter-relaes com as outras linguagens artsticas (artes plsticas e visuais, dana, msica) e com as demais reas do conhecimento. Valorizao das fontes de preservao da memria, os acervos e os arquivos da produo teatral local e nacional. Reunio de pequenos grupos de alunos para discusso e registro grfico que permita a identificao, caracterizao e comparao dos diversos textos encontrados e selecionados, articulando estes conhecimentos com: hbitos, crenas, religiosidades, mitologias na vida do povo acriano; as pocas histricas e espaos geogrficos; as contribuies de determinados autores, encenadores, intrpretes, cengrafos nacionais e internacionais; o contexto cultural da poca, mais especificamente no que diz respeito produo de outras linguagens da arte (pintura, escultura, dana, msica, literatura). Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: percebe e valoriza os diversos profissionais do teatro. histria e esttica do teatro; identifica momentos da histria do teatro, relacionando com os aspectos culturais de cada poca; reconhece a importncia de seus registros e anotaes em relao memria da atividade teatral; reconhece o direito preservao da prpria e das demais culturas; percebe a necessidade e importncia da pesquisa de fontes de documentao do teatro em arquivos e bibliotecas.

Identificar e compreender diferentes funes exercidas pelos profissionais das artes cnicas e sua forma de atuao na sociedade.

Pesquisa, identificao e compreenso das diferentes funes desempenhadas por profissionais de teatro na sociedade.

Encontros com profissionais de teatro de sua comunidade e de sua regio, como atores, diretores, dramaturgos, iluminadores, cengrafos, figurinistas, sonoplastas, contra-regras, companhias teatrais, circenses e grupos teatrais, para conhecer seu trabalho, sua organizao profissional e suas associaes de classe. Reunio de pequenos grupos de alunos para elaborao de registros grficos ou em udio e vdeo sobre os encontros com profissionais de teatro.

92

TEATRO - Referncias Curriculares para o 9 ano


Objetivos
[capacidades]

Contedos
[O que preciso ensinar explicitamente ou criar condies para que os alunos aprendam e desenvolvam as capacidades que so objetivos]

Propostas de atividade
[Situaes de ensino e aprendizagem para trabalhar com os contedos]

Formas de avaliao
[Situaes mais adequadas para avaliar]

Improvisar e representar, individual e coletivamente, fazendo uso dos elementos da linguagem teatral.

Improvisao desenvolvida a partir de jogos teatrais reconhecendo e utilizando recursos da fala, dos gestos e do espao em parceria. Criao coletiva de pequenas cenas teatrais em parceria. Observao de gestos, sonoridades, ambientes, iluminaes, arquiteturas, espaos e ambientes na vida cotidiana dos alunos. Criao de cenas escritas, reconhecendo e organizando os recursos teatrais de dilogos, espao cnico, cenrio, iluminao, maquiagem, adereos, sonorizao. Pesquisa de recursos disponveis na prpria escola e na comunidade para a atividade teatral. Compreenso da atividade teatral como fruto da ao coletiva e colaborativa que envolve o desempenho de diferentes funes.

Jogos teatrais e improvisaes alternando a participao como atuantes e como plateia, ou seja, como emissores e receptores da comunicao teatral, procurando ocupar espaos diversificados na escola e identificando: atuantes e seus personagens; relao palco-plateia; roteiro ou texto teatral; cenrio e espao de apresentao; maquiagem; objetos de cena; figurino e adereos; trilha sonora; iluminao.

Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: comporta-se em situaes de improvisao, atravs do gesto, do movimento e da voz; capaz de sintetizar as observaes que realiza no mundo natural e na sua cultura em falas e gestos prprios para o jogo teatral; participa cooperativamente na organizao de uma cena ou espetculo teatral, identificando os diversos elementos e sua integrao; escreve ou adapta roteiros a partir das atividades de jogo; identifica gneros e estilos teatrais e os traduz nos roteiros e adaptaes que realiza; estabelece relaes de respeito, compromisso e reciprocidade com o prprio trabalho e com o trabalho de colegas na atividade teatral na escola. reconhece a prtica do teatro como tarefa coletiva de

Reunio de pequenos grupos de alunos para a criao ou adaptao de cenas (de contos, de crnicas, de notcias, de poemas), encenando-as como exerccios de palco. Representao de cenas e peas na sala de aula ou em qualquer outro espao da escola como o ptio, os corredores, outras salas.

93
Organizao de subgrupos no grupoclasse responsveis pela realizao de diferentes tarefas da criao teatral: improvisao, cenrios, figurinos, maquiagem, iluminao, produo, divulgao (cartazes, filipetas, faixas, convites etc.) das produes realizadas, com recursos obtidos na prpria escola. Fruio de espetculos de teatro, de circo, de cultura de tradio, fora ou dentro da escola (praas pblicas, festas de culturas tradicionais, festivais, centros culturais, teatros) ou em formas de representao teatral veiculados pelas mdias (novela, publicidade com fico etc.). Leitura de cenas, peas de teatro, esquetes ou histrias em quadrinhos, identificando as principais caractersticas da dramaturgia, como por exemplo: os dilogos; o contexto e sua poca; as concepes estticas do autor e de sua poca; a narrativa; os conflitos e as solues encontradas pelo autor; os estilos e gneros (romntico, trgico, cmico, pico, dramtico, naturalista, melodramtico, farsesco, didtico, musical etc.). desenvolvimento da solidariedade social; manifesta julgamentos e desenvolve seu prprio vocabulrio a partir da vivncia dos jogos teatrais.

Apreciar, perceber, fruir e analisar obras teatrais de diversas culturas e pocas.

Fruio de espetculos de teatro, identificando e comparando as principais caractersticas de interpretao e desvendando suas caractersticas e modos de construo. Reflexo sobre a produo teatral local, da regio e sobre as formas de representao teatral presentes nas mdias, relacionando com sua prpria expresso e de seus colegas. Expresso de opinies, verbalmente ou por escrito, sobre a atividade teatral, com clareza e critrios fundamentados, sem discriminao esttica ou tnica. Identificao de elementos da linguagem teatral nas obras apreciadas.

Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: identifica a presena dos diversos gneros teatrais nos espetculos que assiste ou textos que l; identifica a presena de tradies do teatro nos espetculos que assiste e nas formas de representao teatral veiculados pelas mdias; identifica os elementos da linguagem teatral nas obras apreciadas; manifesta julgamentos e desenvolve seu prprio vocabulrio a partir da fruio de obras teatrais; interage com o julgamento dos colegas aprofundando sua perspectiva crtica.

Reunio dos alunos para reflexo sobre as obras apreciadas, com espao para emisso e confronto de opinies

94
entre os colegas, observando: as principais caractersticas da interpretao (ritmada, expressiva, dramtica, coerente, estereotipada, improvisada, declamada, a dico, os gestos etc.); a trajetria dos personagens; a estruturao dramtica da histria; o projeto cnico do autor; o cenrio; o figurino; a iluminao; a sonorizao; a msica de cena; as relaes possveis com os jogos e exerccios de teatro criados pelos alunos.

Leitura de crticas e notcias sobre os espetculos assistidos, procurando confrontar as opinies dos autores com as suas e de seus colegas. Pesquisa de informaes sobre diversos gneros dramticos de diversas pocas e culturas, grupos e companhias de teatro, atores e atrizes da comunidade, da regio, de nosso e de outros pases, em fontes de registro e preservao (livros, revistas, jornais, registros de udio e vdeo etc.) encontrados em bibliotecas, filmotecas, centros culturais ou no contato pessoal com profissionais do teatro. Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: emite julgamentos prprios, fundamentados na observao, na pesquisa e no conhecimento da histria e esttica do teatro; identifica momentos da histria do teatro, relacionando com os aspectos culturais de cada poca;

Compreender os diferentes momentos da histria do teatro mundial de regies e pocas variadas.

Pesquisa sobre perodos significativos da histria do teatro da regio, do Estado do Acre, do teatro nacional e internacional, bem como de autores, diretores e atores. Caracterizao do teatro de alguns povos no seu contexto histrico, cultural e geogrfico de produo. Estabelecimento de inter-relaes com as outras linguagens artsticas (artes plsticas e visuais, dana,

95
msica) e com as demais reas do conhecimento. Valorizao das fontes de preservao da memria, os acervos e os arquivos da produo teatral local e nacional. Reunio de pequenos grupos de alunos para discusso e registro grfico que permita a identificao, caracterizao e comparao de gneros teatrais, articulando estes conhecimentos com: hbitos, crenas, religiosidades, mitologias presentes nas obras estudadas; as pocas histricas e espaos geogrficos; as contribuies de determinados autores, encenadores, intrpretes, cengrafos nacionais e internacionais; o contexto cultural da poca, mais especificamente no que diz respeito produo de outras linguagens da arte (pintura, escultura, dana, msica, literatura). Algumas propostas: Propostas que permitam identificar e compreender como e se o aluno: percebe e valoriza os diversos profissionais do teatro. reconhece a importncia de seus registros e anotaes em relao memria da atividade teatral; reconhece o direito preservao da prpria e das demais culturas; percebe a necessidade e importncia da pesquisa de fontes de documentao do teatro em arquivos e bibliotecas.

Identificar e compreender diferentes funes exercidas pelos profissionais das artes cnicas e sua forma de atuao na sociedade.

Pesquisa, identificao e compreenso das diferentes funes desempenhadas por profissionais de teatro na sociedade.

Encontros com profissionais de teatro de sua comunidade e de sua regio, como atores, diretores, dramaturgos, iluminadores, cengrafos, figurinistas, sonoplastas, contra-regras, companhias teatrais, circenses e grupos teatrais, para conhecer seu trabalho, sua organizao profissional e suas associaes de classe. Reunio de pequenos grupos de alunos para elaborao de registros grficos ou em udio e vdeo sobre os encontros com profissionais de teatro.

96

Sugestes de materiais de apoio


FILMES Na elaborao de um plano de aula, muitas vezes outras mdias podem possibilitar o contato dos alunos com determinados contedos de modo bem mais interessante do que apenas pela fala expositiva do professor. O uso do filme ou vdeo em aula, no entanto, deve ser sempre planejado tendo em conta os objetivos definidos para o trabalho: no basta passar um filme, preciso ter claro em que ele contribui com a aprendizagem que se pretende para dos alunos. Muitas vezes, bastar apresentar um trecho do filme. Outras vezes, ser bem vinda uma conversa anterior apresentao e, em outras, conversas e atividades devero ser deixadas para depois, a fim de no mediar demasiadamente o contato dos alunos com a produo filmogrfica que tambm obra de arte e que tem seu poder de comunicar e tocar. O vdeo, como as demais linguagens em Arte, no realidade, mas representao, e tambm se pauta em uma linguagem especfica e dela faz uso. Assim, na apreciao destas obras, fundamental uma postura crtica em relao ao contedo abordado, o que implica no utilizar o vdeo como exemplo de uma verdade no caso da listagem abaixo, isto de especial interesse, pois muitos dos filmes se pretendem biografias da vida de artistas, e sabemos quo mais complexa a vida de qualquer pessoa em relao sntese que dela se faz para a produo de uma narrativa. A elucidao dos elementos formais e compositivos do filme deve acontecer em conjunto com sua apreenso a fim de, neste sentido (dependendo do objetivo de seu uso), esclarecer aspectos formais de sua elaborao e articulao com elementos do respectivo contexto histrico e cultural. Uma discusso interessante, bem sistematizada e atualizada sobre esse assunto, encontra-se no artigo de Jos Manuel Moran, intitulado O Vdeo na Sala de Aula, publicado na revista Comunicao & Educao (So Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995 e que est disponvel no endereo eletrnico http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm). A listagem apresentada a seguir no esgota de forma alguma os filmes que poderiam ser utilizados no decorrer das aulas de Arte. Os filmes indicados constituem alguns dos ttulos possveis, que devem e podem ser acrescidos de outros em funo de lanamentos futuros, do repertrio regional e do repertrio do prprio professor. O importante realmente adequar a apresentao dos filmes de forma critica, dinamizando a aula, acrescendo outras formas de abordagem dos contedos e incrementando as discusses sobre as linguagens em arte. 1. Agonia e xtase (1965) de Carol Reed
(The agony and the ecstasy, USA) SINOPSE O filme transcorre ao redor de questes polticas relacionadas pintura do teto da Capela Sistina, em Roma/Itlia, por Michelangelo Buonarroti31 como uma encomenda do Papa Jlio II. O ano 1508. INFORMAES TCNICAS: Roteiro: Philip Dunne Gnero: Drama, Biografia Produo: Carol Reed Msica Original: Alex North, Jerry Goldsmith, Franco Potenza Fotografia: Leon Shamroy Direo de Arte: John DeCuir. Jack Martin Smith

2. Amor Bruxo (1986) de Carlos Saura


(El Amor Brujo, Espanha) SINOPSE O filme da trilogia flamenca de Carlos Saura32, criado a partir da msica de Manoel de Falla faz uma exposio minuciosa da tradio cigana que marcou a cultura na Espanha. INFORMAES TCNICAS Gnero: Drama, Musical Durao: 100 min. / cor

31 32

Artista e arquiteto do Renascimento Fotgrafo, escritor e diretor de cinema espanhol.

97
3. As Aventuras do Baro de Munchausen (1988) de Terry Gillian
(The Adventures of Baron Munchausen, Inglaterra) SINOPSE As fantsticas histrias do Baro, que relembra a aposta com o Califa, a visita Lua, a dana com Afrodite, entre outras aventuras. INFORMAES TCNICAS Gnero: Aventura Tempo de Durao: 121 minutos

4. Basquiat (1996) de Julian Schnabel


(Basquiat, EUA) SINOPSE Vida e Obra de Basquiat. Relata o inicio de sua carreira e as questes da legitimao da obra de arte no mercado Norte Americano. Refere sobre a relao de Basquiat33 e Andy Warhol34. INFORMAES TCNICAS Gnero: Drama Tempo de Durao: 106 minutos Estdio/Distrib.: Miramax Films / Eleventh Street Productions / Jon Kilik

5. Bodas De Sangue (1981) de Carlos Saura


(Bodas De Sangre, Espanha/Frana) SINOPSE Inspirado em obra de Garcia Lorca o primeiro filme da trilogia do diretor Carlos Saura sobre a tradio musical espanhola. INFORMAES TCNICAS Gnero: Drama, Dana Roteiro: Antonio Artero, Antonio Gades, Carlos Saura Produo: Emiliano Piedra Msica Original: Emilio de Diego Coreografia: Antonio Gades Fotografia: Teodoro Escamilla Edio: Pablo Gonzlez del Amo Figurino: Francisco Nieva

6. Camille Claudel (1988) de Bruno Nuytten


(Camille Claudel, Frana) SINOPSE Vida de Camile Claudel35 e as dificuldades que viveu como mulher artista na Frana no sculo XIX. O filme tambm mostra seu relacionamento com Auguste Rodin36 e refere sobre a amizade com seu irmo, o poeta Paul Claudel. INFORMAES TCNICAS Gnero: Drama Tempo de Durao: 166 minutos Estdio/Distrib: SPECTRA

7. Cndido Portinari, o Pintor de Brodsqui (1968) de Joo Batista de Andrade


(Cndido Portinari, o Pintor de Brodsqui, Brasil) SINOPSE Vida e obra do pintor Cndido Portinari. Alm de apresentar algumas de suas telas, reconstituem-se cenas de sua terra natal que marcaram seu imaginrio como o futebol de meninos, o enterro infantil com caixozinho azul e os camponeses e trabalhadores em seus afazeres. INFORMAES TCNICAS Roteirista: Joo Batista de Andrade Gnero: Documentrio Durao: 12 min. Tipo: Curtametragem / P&B/Cor Produtora: Instituto Nacional de Cinema

8. Caravaggio (1986) de Derek Jarman


(Caravaggio, Inglaterra) SINOPSE Filmado em cenrio que nos recordam a sensibilidade de Caravaggio37, o filme retrata sua vida e obra. INFORMAES TCNICA Gnero: Drama Tempo de Durao: 93 minutos Estdio/Distrib.: SPECTRA

9. Carmen Miranda (1995) de Helena Solberg e David Meyer


(Carmen Miranda: Bananas Is My Business, Inglaterra/Brasil) SINOPSE Obra ficcional sobre a vida de Carmen Miranda. INFORMAES TCNICAS Gnero: Documentrio Tempo de Durao: 91 minutos

33 34

Artista de rua que tornou-se celebridade no meio artstico nova iorquino. Artista ligado ao movimento da Pop Art. 35 Escultora francesa cuja obra possui forte carter expressionista e se incorpora a profuso de elementos da presentes na esttica da Belle poque (movimentos esttico Frances na virada do sculo XIX ao XX) 36 Escultor frances que trouxe escultura a possibilidade e a ateno s partes, ao inacabado (como em Michelngelo) o que se relaciona s tentncias museolgicas do sculo XIX. 37 Artista italiano ligado pintura barroca. Pode-se notar fortes contrastes de luz e sombra em sua obra, quase sempre sobre a temtica religiosa crist.

98
10. Carmen (1983) de Carlos Saura
(Carmen, Espanha) SINOPSE Baseado na pera Carmen, de Bizet. Faz parte da trilogia do diretor Carlos Saura sobre a tradio musical espanhola. INFORMAES TCNICAS Durao: 100 minutos

11. Egon Schiele: Excess and Punishment (1981) de Herbert Vesely


(Egon Schiele: Excess and Punishment, Alemanha) SINOPSE Vida do artista plstico Egon Schiele38. O filme gravado em tons de spia. INFORMAES TCNICAS Diretor de Fotografia Rudolf Blahacek Musica Brian Eno, Webern and Mendelssohn Produo Dieter Geissler. Tempo de Durao 90 minutes (ainda no lanado no Brasil).

12. Frida (2002) de Julie Taylor


(Frida, EUA/Canad) SINOPSE Vida de Frida Kahlo39, mostra sua relao com o Surrealismo40, a forma com a qual incorporou em seu trabalho elementos da tradio pictrica Mexicana e com o movimento comunista. Refere ao seu relacionamento ao lado de Diego Rivera41. INFORMAES TCNICAS Gnero: Drama Durao: 123 minutos Estdio: Miramax Films/ Lions Gate Filmes Inc./ Trimark Pictures/ Handprint Entertainment/ Ventanarosa Productions Distribuidora: Miramax Films/ Lumire Roteiro: Clancy Sigal, Diane Lake, Gregory Nava e Anna Thomas, baseado em livro de Hayden Herrera Produo: Lindsay Flickinger, Sarah Green, Nancy Hardin, Salma Hayek, Jay Polstein, Roberto Sneider e Lizz Speed Edio: Franoise Bonnot

13. Goya (1999) de Carlos Saura


(Goya em Burdeos, Espanha) SINOPSE Cinebiografia de Francisco Jos de Goya42 y Lucientes, enfocando o perodo em que Goya viveu exilado em Burdeos, no fim de sua vida. INFORMAES TCNICAS Gnero: Drama Tempo de Durao: 102 minutos Estdio/Distrib: Televisin Espaola/ Via Digital/ Italian International Film/ LolaFilms/ RAI

14. Janela da Alma (2002) de Joo Jardim e Walter Carvalho


(Janela da Alma, Brasil) SINOPSE Dezenove pessoas com diferentes graus de deficincia visual entre estas o escritor Jos Saramago, o msico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, o fotgrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sack e a atriz Marieta Severo - fazem relatos pessoais sobre vrios aspectos relativos viso: o funcionamento fisiolgico do olho, o uso de culos e suas implicaes sobre a personalidade, o significado de ver ou no ver em um mundo saturado de imagens e tambm a importncia das emoes como elemento transformador da realidade se que ela a mesma para todos. INFORMAES TCNICAS Gnero: Documentrio Tempo de Durao: 73 minutos Estdio/Distrib.: Europa Filmes

15. Klimt (2006) de Raoul Ruiz


(Klimt, Alemanha/ ustria/ Frana/ Reino Unido) SINOPSE Obra ficcional sobre a vida de Gustav Klimt43.

38

O artista associado ao movimento expressionista. Seus retratos e autorretratos mostram corpos contorcidos em traos/pinceladas intensas. 39 Artista mexicana que retrata seu universo ntimo em suas obras e dirio, em confisses, retratos e autorretratos. 40 O Surrealismo foi um movimento artstico e literrio surgido primariamente em Paris dos anos 20 do sculo XX que posteriormente se expandiu para outros pases. Inserido no contexto das vanguardas histricas, reuniu artistas inicialmente vinculados ao Dadasmo. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalticas de Sigmund Freud (1856-1939), o surrealismo enfatizou o papel do inconsciente na atividade criativa. Seus representantes mais conhecidos so Max Ernst, Ren Magritte, Salvador Dal, Andr Breton (literatura) Luis Buuel (cinema). 41 Artista muralista mexicano de projeo internacional, cujas obras mostram seu engajamento piltico. 42 Pintor e gravurista espanhol de obra ampla e diversificada, que abrange do estilo rococ s pinturas da fase negra, caracterizadas pelo bizarro e mrbido. 43 Artista vienense cuja obra foi influenciada pelo impresionismo, simbolismo e Art Nouveau.

99
INFORMAES TCNICAS Tempo de durao: 97 min Gnero: Biografia / Drama Roteiristas: Raoul Ruiz, Gilbert Adair e Herbert Vesely

16. Moa com Brinco de Prola (2003) de Petter Weber


(Girl with a Pearl Earring, Inglaterra) SINOPSE Obra ficcional sobre a vida de Johannes Vermeer44 e um de seus mais famosos trabalhos: a tela Girl with a Pearl Earring. INFORMAES TCNICAS Gnero: Drama Tempo de Durao: 95 minutos Estdio/Distrib.: Archer Street Productions/ Delux Productions/ Film Fund Luxembourg/ Path Pictures Ltd./ UK Film Council/ Wild Bear Films

17. Modigliani. Paixo pela Vida (2004) de Mick Davis


(Modigliani, EUA) SINOPSE Biografia do artista Amedeo Modigliani45, a histria da rivalidade entre Modigliani e Picasso. INFORMAES TCNICAS Gnero: Drama Durao: 128min Estdio: Universal Pictures Roteiro: Mick Davis Produo: Philippe Martinez, Stphanie Martinez

18. Moulin Rouge. Amor em Vermelho (1952) de Baz Luhrmann


(Moulin Rouge, Austrlia/EUA) SINOPSE Jovem escritor recebe o apoio de Henri de Toulouse-Latrec46, que o ajuda a participar da vida social e cultural do bairro bomio de Montmartre, que gira em torno do Moulin Rouge. INFORMAES TCNICAS Gnero: Musical Tempo de Durao: 127 minutos Ano de Lanamento: 2001 Estdio/Distrib.: Fox Home

19. O Carteiro e o Poeta (1994) de Michael Radford


(Il Postino, Itlia) SINOPSE O filme mostra a amizade entre o poeta Pablo Neruda e um carteiro quase analfabeto. INFORMAES TCNICAS Gnero: Romance Tempo de Durao: 116 minutos Estdio/Distrib.: Buena Vista Pictures

20. O Nome da Rosa (1986) de Jean-Jacques Annaud


(Der Name der Rose, Alemanha) SINOPSE Baseado na obra de Humberto Eco o filme apresenta o contexto da Contra Reforma, a incorporao dos preceitos cartesianos e cientficos e como se dava a transmisso de conhecimento nas bibliotecas medievais atravs da compilao de textos Greco-romanos pelos monges catlicos. INFORMAES TCNICAS Gnero: Suspense Tempo de Durao: 131 minutos Estdio/Distrib.: Warner Home Vdeo

21. Os Amores de Picasso (1996) de James Ivory


(Surviving Picasso, EUA) SINOPSE Filme discorre sobre a vida de Pablo Picasso47 a partir de 1943. Ao longo do filme diversas obras de Picasso so mostradas, bem como so reconstrudos alguns ambiente de Ateli e de exposio da poca. INFORMAES TCNICAS Gnero: Drama Tempo de Durao: 125 minutos

22. Pintora aos 4 Anos (2007) de Amir Bar-Lev


(My Kid Could Paint That, EUA/ Inglaterra) SINOPSE Um olhar sobre Marla Olmstead, uma menina de quatro anos considerada pela mdia mundial uma pintora prodgio. O diretor Amir Bar-Lev, que ficou ntimo da famlia Olmstead durante as filmagens, disseca a obsesso humana com talentos-prodgio, explora o complexo debate sobre o que constitui uma verdadeira obra de arte e at questiona a tica da narrao documental.
44 45

Pintor holands; retrata a vida domstica de modo naturalista. Artista italiano influenciado pelo fovismo, pela obra de Czanne e pelo contato que teve com a escultura de Brancusi, dedicou-se prioritariamente figura feminina. 46 Artista modernista francs que trabalhou a pintura, o desenho e a litografia. Pintou cenas dos cabars parisienses, dentre eles o Moulin Rouge, 47 Artista modernista espanhol que transitou por diferentes estilos, sendo mais conhecido como artista cubista.

100
INFORMAES TCNICAS Gnero: Documentrio Durao: 82 min. Tipo: Longa-metragem / Colorido Produtora(s): A&E Indiefilms, Axis Films, British Broadcasting Corporation, Passion Pictures

23. Pollock (2000) de Ed Harris (Pollock, EUA)


SINOPSE Filme apresenta o artista Jackson Pollock48 reconhecido e identificado mundialmente como um dos fundadores da action painting. INFORMAES TCNICAS Gnero: Drama Durao: 122 min. Prmios: Vencedor de 1 Oscar Distribuidora(s): Califrnia Filmes Produtora(s): Brant-Allen, Fred Berner Films, Pollock Films, Zeke Productions Roteirista(s): Steven Naifeh, Gregory White Smith, Barbara Turner, Susan J. Emshwiller

24. Rembrandt (1999) de Charles Matton


Rembrandt (Rembrandt, Frana, Alemanha, Holanda, 1999) SINOPSE O filme retrata a vida de Rembrandt49. INFORMAES TCNICAS Diretor(es): Charles Matton Roteirista(s): Charles Matton, Sylvie Meyer Gnero: Drama Durao: 103 min. Produtora(s): Argus Film Produktie, Canal+, Centre National de la Cinmatographie, CoBo Fonds, Cofimage 10, Eurimages, Filmstiftung Nordrhein-Westfalen, France 2 Cinma, La Sofica Gimages 2, Nederlands Fonds voor de Film, Ognon Pictures, Pain Unlimited GmbH Filmproduktion, Procirep, Tros Televisie, Zentropa Entertainments

25. Sede de Viver (1956) de Vincente Minnelli


(Lust for Life, EUA) SINOPSE O filme retrata a vida de Van Gogh50. INFORMAES TCNICAS Gnero: Drama Tempo de Durao: 122 minutos Estdio/Distrib.: Warner Home Vdeo

26. Sombras de Goya (2006) de Milos Forman


(Los fantasmas de Goya, Espanha) SINOPSE Sobre vida de Francisco Goya, em especial sobre o evento no qual Ins, uma de suas modelos, ter sido acusada de heresia e enviada priso. INFORMAES TCNICAS Gnero: Drama Tempo de Durao: 118 minutos Estdio/Distrib: Downtown

27. Sonhos (1990) de Akira Kurosawa e Ishir Honda


(Yume / Akira Kurosawa's Dreams, Japo/Eua) SINOPSE Baseado em sonhos verdadeiros do cineasta Akira Kurosawa. Ema (?) delas, Corvos, h referencia s obras de Vincent Van Gogh. Histrias: Um raio de sol atravs da chuva, O jardim das pessegueiras, A tempestade, O tnel, Corvos, Monte Fuji em vermelho, O demnio que chora, O vilarejo dos moinhos

INFORMAES TCNICAS Gnero: Drama Durao: 119 min 28. Um Lobo Atrs da Porta (1986) de Henning Carlsen
(Wolf at the Door, Dinamarca) SINOPSE A vida do pintor Paul Gauguin51. INFORMAES TCNICAS Gnero: Drama Durao: 102 Distribuio: Jaguar

29. Um Tiro para Andy Warhol (1996) de Mary Harron


(I Shot Andy Warhol, Inglaterra/EUA) SINOPSE A histria de Valerie Solanas, que ficou famosa aps atirar em Andy Warhol52, o cone da arte pop, por ter tido um recusado apoio financeiro do artista plstico para a montagem de uma pea underground53.
48

Artista estadounidense que trabalhou em suas pinturas o expresionismo abstrato. Em dado momento comeou a gotejar ou lanar tintas sobre a tela o que ficou conhecido como action painting (pintura de ao). 49 Artista holands do sc. XVII cujos retratos mostram pesadas sombras. 50 Pintor holands ps-impressionista que utilizava cores vibrantes e pinceladas marcadas em suas pinturas. 51 Pintor francs que utilizava cores sem preocupao naturalista. Passou seus ltimos dias no Taiti, retratando a vida dos nativos.

101
INFORMAES TCNICAS Gnero: Drama Tempo de Durao: 103 minutos Roteiristas: Mary Harron, Daniel Minahan, Jeremiah Newton Distribuidora: Cannes

30. Van Gogh (1991) de Maurice Pialat


(Van Gogh, Frana) SINOPSE Cinebiografia do pintor holands Vincent van Gogh54, que viveu no final do sculo XIX. O filme retrata o cotidiano da vida do artista bem como tenta reconstruir seu relacionamento com pessoas prximas como o irmo Theo e a esposa deste Johanna. INFORMAES TCNICAS Roteirista: Maurice Pialat Gnero: Drama Durao: 158 min. Distribuidora: AB Vdeo, Belas Artes Produtora(s): Canal+, Centre National de la Cinmatographie, Club des Investissments, Cofimage 2, Erato Films, Films A2, Les Films du Livradois, Sofiarp, Sofica Investimage

31. Van Gogh. Vida e Obra de um Gnio/ Vincent & Theo (1990) Robert Alyman
(Van Gogh, Holanda, Inglaterra, Frana) SINOPSE Exibido em alguns pases da Europa em formato de minissrie (o filme tem originalmente quatro horas), trata-se da cinebiografia do pintor Vincent van Gogh e seu relacionamento com o irmo Theo. INFORMAES TCNICAS Roteirista: Julian Mitchell Gnero: Drama Durao: 138 min. Distribuidora(s): Mundial Produtora(s): Arena Films, Belbo Films, Central Films

32. Vermelho como o Cu (2006) de Cristiano Bortone


(Rosso Come Il Cielo, Itlia) SINOPSE Histria de um jovem que fica cego em funo de um acidente. O filme retrata questes relacionadas incluso de deficientes visuais na Itlia no decorrer da dcada de 70 do sculo XX bem como questiona o papel da escola e da educao em seus moldes mais tradicionais. INFORMAES TCNICAS Gnero: Drama Durao: 96 min Estdio: Orisa Produzionid Distribuidora: California Filmes Roteiro: Paolo Sassanelli, Cristiano Bortone e Monica Zapelli Produo:Daniele Mazzocca e Cristiano Bortone Msica:Ezio Bosso Fotografia:Vladan Radovic Edio:Carla Simoncelli

52 53

Artista que produziu obras relacionadas Pop Art nos Estados Unidos Fora do sistema regular/oficial de produo cultural. Literalmente, o que referente ao submundo 54 Pintor neerlands que tem contato com os impressionistas e desenvolve pintura que posteriormente ser uma das principais referencias ao impressionismo. H uma vasta gama de materiais sobre Van Gogh sendo que recomendamos com especial apreo as publicao Cartas a Tho traduzida ao portugus e publicada pela L&PM Pocket, uma compilao da correspondncia entre Van Gogh e seu irmo entre os anos de 1873 2 1890.

102
LINKS A internet se configura hoje em dia como um grande aliado ao trabalho do educador, pois propicia o acesso rpido a diversos contedos. No entanto possvel encontrar tanto bons compndios, textos, sites, imagens e publicaes como material de pouco rigor e muitas vezes contendo informaes errneas. Nesse sentido, ndices de bons compndios so a referncia ao autor nos textos escritos, aqueles ligados a projetos ou Museus e Instituies idneas e aqueles que possuem indicao de referncias bibliogrficas. A fim de contribuir ao acesso a bons sites de consulta, a serem utilizados dentro de um plano de aula, ou mesmo indicados aos alunos na elaborao de trabalhos ou consulta a materiais imagticos ou udio-visuais, listamos abaixo55 alguns endereos eletrnicos agrupados por rea de conhecimento.
I. MUSEUS, INSTITUTOS E FUNDAES BRASILEIROS: II. MUSEUS ESTRANGEIROS III. FOTOGRAFIA IV. CIMENA/TELEVISO V. DANA VI. TEATRO VII. MUSICA A. CONSTRUO DE INSTRUMENTOS B. COMPOSITORES C. HISTRIA DA MUSICA VIII. ARTES VISUAIS A. TCNICAS ARTSTICAS E MATERIAIS B. ESTUDO DAS CORES C. HISTRIA DA ARTE D. MATERIAIS ARTSTICOS D. LOJAS VIRTUAIS IX. REVISTAS

A listagem apresentada nas prximas pginas no esgota de forma alguma os bons links existentes, inclusive dia a dia incrementados, mas configuram um panorama geral de algumas boas referncias.

55

A data de acesso a todos os sites abaixo relacionados se deu entre os meses de Novembro e Dezembro de 2009 e que podem estar no disponveis em datas muito futuras em funo da mobilidade j conhecida de postagem de ambientes eletrnicos na rede.

103
I. MUSEUS, INSTITUTOS E FUNDAES BRASILEIROS

Cultura Amazonas Portal Oficial do Governo do Estado do Amazonas. A completa pgina d acesso a sites de museus, teatros, bibliotecas, centros culturais e a blogs culturais. http://www.culturamazonas.am.gov.br/ Fundao Iber Camargo. A pgina divulda a biografia e a obra de Iber Camargo. No site possivel ver a programao cultural da Fundao e a consulta ao acervo. http://www.iberecamargo.org.br/ Fundao Nacional de Artes FUNARTE. A pgina da Fundao disponibiliza informao sobre cursos, concursos, projetos e prmios nas reas de teatro, dana, msica e artes visuais, alm de um catlogo online do Centro de Documentao e Informao em Arte. http://www.funarte.gov.br/novafunarte/funarte/index.csp Instituto Inhotim. Site do complexo museolgico. A pgina disponibiliza a programao cultural do Inhotim e a consulta obras de arte contempornea e artistas. http://www.inhotim.org.br/ Ita Cultural. A completa pgina traz toda a programao do Instituto, a revista cultural Contiuum, a rdio (pode-se ouvir programas experimentais) e as enciclopdias (artes visuais, arte e tecnologia, literatura brasileira, teatro). http://www.itaucultural.org.br/ Memorial da Amrica Latina. O site disponibiliza a agenda cultural do museu. Possui acervo de arte e arte popular latino americana. http://www.memorial.sp.gov.br/memorial/index.jsp Museu Afro Brasil. A pgina disponibiliza a programao do museu, possui acervo de arte, de religiosidade, da escravido. Possui tambm galeria de imagens e vdeos. http://www.museuafrobrasil.com.br/animacao.htm Museu Brasileiro de Escultura. O site traz a programao cultural, com exposies, cursos, seminrios e palestras, recitais de piano. http://www.mube.art.br/?Homepage Museu Casa da Xilogravura. A pgina explica de maneira clara o que a xilogravura e sua histria. Possibilita a consulta do acervo de gravuras. http://www.casadaxilogravura.com.br/ Museu da Imagem e do Som. No site encontra-se a programao do museu e possibilita a consulta ao acervo. No Rede-Mis possvel acessar blogs, comunidades e arquivos de usurios do museu. http://www.mis-sp.org.br/ Museu de Arte Contempornea do Paran. A pgina possui um acervo virtual e galeria de fotos. Permite verificar a agenda de exposies. http://www.pr.gov.br/mac/ Museu de Arte Contempornea da Universidade de So Paulo. A pgina possui um acervo virtual. possivel consultar o Gabinete de Papel; mais da metade do acervo do museu so obras sobre papel. http://www.mac.usp.br/ Museu de Arte de So Paulo. Pgina em reconstruo. Permite atualmente verificar horrio de visitao e a agenda de exposies. Acesso ao Twitter do museu: http://twitter.com/maspmuseu ou http://masp.art.br/ Museu de Arte Moderna da Bahia. Alm da agenda de exposies atuais a pgina permite verificar exposies passadas. Entrevistas com artistas. http://www.mam.ba.gov.br/ Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. A pgina permite verificar a agenda de exposies, a histria e memrias do museu. http://www.mamrio.com.br/ Museu de Arte Moderna de So Paulo. A pgina possui um acervo virtual. Permite verificar a agenda de exposies e sinopses de exposies passadas. http://www.mam.org.br/ Museu do ndio (Link para o Jornal: Informativo do Museu do ndio). Acervo da publicao do museu, com muitas fotos e informaes sobre cultura indgena. http://www.museudoindio.gov.br/template_08/default.asp?ID_S=89 Museu do ndio. A pgina divulga a cultura dos ndios Oiapoque, com imagens de pinturas, cermicas, cestarias, esculturas. http://oiapoque.museudoindio.gov.br/

104
Museu Lasar Segall. A pgina divulga a biografia e a obra de Lasar Segall, alm da agenda cultural e de cursos que o museu oferece. http://www.museusegall.org.br/ Pinacoteca do Estado de So Paulo. A pgina possibilita fazer uma visita virtual pelo museu, consultar as obras do acervo e uma linha do tempo com a histria da Pinacoteca. http://www.pinacoteca.org.br/

II.

MUSEUS ESTRANGEIROS

Auckland Art Gallery (Nova Zelndia) http://www.aucklandartgallery.govt.nz/ Galleria Nazionale dArte Moderna (Itlia) http://www.gnam.arti.beniculturali.it/ Galleria Uffizi (Itlia) http://www.uffizi.com/ Guggenheim New York (Estados Unidos) http://www.guggenheim.org/new_york_index.shtml Irish Museum of Modern Art (Irlanda) http://www.imma.ie/en/index.htm Kunstmuseum Basel (Suia) http://www.kunstmuseumbasel.ch/ Kyoto National Museum (Japo) http://www.kyohaku.go.jp/eng/index_top.html Louisiana Museum of Modern Art (Dinamarca) http://www.louisiana.dk/dk/Service+Menu+Right/English Muse Czanne (Frana) http://www.cezanne.com/fr/h_m.htm Muse du Louvre (Frana) http://www.louvre.fr/llv/commun/home.jsp Muse National d'Histoire et d'Art (Luxemburgo) http://www.mnha.public.lu/ Muse Rodin (Frana) http://www.musee-rodin.fr/ Museo Chileno de Arte Precolombino (Chile) http://www.precolombino.cl/ Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (Argentina) http://www.malba.org.ar/web/home.php Museo de Arte Thyssen-Bornemisza (Espanha) http://www.museothyssen.org/thyssen/ Museo de Arte Virtual (Chile) http://www.mav.cl/ Museo del Prado (Espanha) http://www.museodelprado.es Museo del Vidrio (Mxico) http://museovidrio.vto.com/ Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofa (Espanha) http://www.museoreinasofia.es Museo Nacional de Bellas Artes (Chile)

105
http://www.dibam.cl/bellas_artes/pre_home.htm Museo Nacional de Bellas Artes (Cuba) http://www.museonacional.cult.cu/ Museu Calouste Gulbenkian (Portugal) http://www.museu.gulbenkian.pt/main.asp?lang=pt Museum of Contemporary Art (Austrlia) http://www.mca.com.au/ Muzeul National de Arta al Romaniei (Romnia) http://www.mnar.arts.ro/ National Museum of Contemporary Art (Coria) http://www.moca.go.kr/eng/index.do?_method=engMain Royal Museum of Fine Arts of Belgium (Blgica) http://www.fine-arts-museum.be/site/EN/default.asp Tate British and International Modern and Contemporary Art (Inglaterra) http://www.tate.org.uk/ The Croatian Museum of Naive Art (Crocia) http://www.hmnu.org/ The Metropolitan Museum of Art (Estados Unidos) http://www.metmuseum.org/ The Nacional Gallery (Inglaterra) http://www.nationalgallery.org.uk/ The National Museum of Modern Art, Tokyo (Japo) http://www.momat.go.jp/english/ The State Hermitage Museum (Rssia) http://www.hermitagemuseum.org/ Tokyo National Museum (Japo) http://www.tnm.go.jp/en/servlet/Con?pageId=X00&processId=00 Van Gogh Museum (Holanda) http://www.vangoghmuseum.nl/vgm/index.jsp?lang=nl

III.

FOTOGRAFIA

Portal Photos. A pgina possibilita a leitura de entrevistas com fotgrafos, apreciao de imagens, informaes sobre exposies e lanamento de livros sobre fotografia. http://photos.uol.com.br/ Studium Revista eletrnica do Instituto de Artes da Unicamp com artigos sobre fotografia e que traz um trabalho bem cuidado em relao concepo visual da prpria interface. http://www.studium.iar.unicamp.br/

IV.

CINEMA/ TELEVISO

Pipoca Moderna. A pgina traz notcias, crticas, trailers e sinopses sobre cinema. http://pipocamoderna.virgula.uol.com.br/ TV Cultura. O site da emissora possibilita checar a programao, ler artigos e blogs e assistir a vdeos culturais. http://www.tvcultura.com.br/detalhe.aspx?id=108

V.

DANA

Ballet de Londrina. O site traz a sinopse das obras da Companhia, fotos, crticas, agenda. http://www.balletdelondrina.art.br/

106
Ballet Nacional do Brasil. A pgina traz o histrico, a agenda, galeria de fotos e o repertrio da Companhia com sinopses. http://www.balletnacionaldobrasil.com.br/ Conexo Dana. Site que rene informaes sobre dana: artigos, links, bibliografias (<http://www.conexaodanca.art.br/bibliografias.htm>). http://www.conexaodanca.art.br/

VI.

TEATRO A. GRUPOS E COMPANHIAS DE TEATRO

Armazm Teatro Rio de Janeiro http://www.armazemciadeteatro.com.br Barraco Teatro Baro Geraldo http://www.barracaoteatro.siteoficial.ws/ Boa Companhia - Baro Geraldo http://www.boacompanhia.art.br/principal.php?area=utero Companhia do Lato - So Paulo http://www.companhiadolatao.com.br/ Espao Cultural Semente - Baro Geraldo http://www.culturalsemente.com.br/br/index.html Fraternal companhia de arte e malas-artes So Paulo http://www.fraternal.com.br Grupo Andaime de Teatro UNIMEP Piracicaba http://www.andaimeteatro.com.br/blog/ Grupo Galpo Belo Horizonte http://www.grupogalpao.com.br/port/ogrupo Lume Teatro - Baro Geraldo http://www.lumeteatro.com.br/index.php OS GERALDOS - Baro Geraldo http://www.osgeraldos.com.br Pia Fraus Teatro - So Paulo http://www.piafraus.com.br Teatro da Vertigem So Paulo http://www.teatrodavertigem.com.br/site/index2.php

B. FESTIVAIS DE TEATRO Festival Internacional de Teatro de Campinas Feverestival http://www.feverestival.com.br Festival Internacional de Teatro Universitrio de Blumenau http://www.furb.br/especiais/interna.php?secao=1212 Festivais no Brasil http://www.artes.com/noticias/festivais.htm

VII.

MSICA

A. GRUPOS E ORQUESTRAS Barbatuques. Percusso corporal. A pgina traz vdeos do grupo. http://www.barbatuques.com.br/ Orquestra sinfnica Nacional. A pgina traz a histria da orquestra, a programao anual, fotos e a possibilidade de assistir a vdeos. http://www.uff.br/centroarte/orqsinfonica.htm Osesp. Orquestra Sinfnica do Estado de So Paulo. A pgina traz informaes sobre cursos, palestras, discografia, vdeos e informaes sobre a temporada de apresentaes. http://www.osesp.art.br/home.aspx

B. CONSTRUO DE INSTRUMENTOS Confeco de maracas, chincalhos, tambores com baquetas, flautas de P e clavas. Direcionado a alunos de ensino fundamental. http://clientes.netvisao.pt/fmm65b/textos/construcao.htm Mtodo de construo de instrumentos, apresenta fotos e vdeos. http://instrumentosmusicais.ning.com/ Sobre a confeco de diversos instrumentos. http://www.jose-lucio.com/Pagina2/Olharinr.htm

107
C. COMPOSITORES Compositores e intrpretes com breve biografia de cada um - clicar em Compositores e Intrpretes (espanhol). http://www.kalipedia.com/musica/

D. HISTRIA DA MUSICA Histria da msica desde os primrdios at as novas tecnologias musicais - clicar em Historia de la Msica. (espanhol) http://www.kalipedia.com/musica/

VIII.

ARTES VISUAIS

Educa Thyssen. Pgina educativa do Museo Thyssen Bornemisza. http://www.educathyssen.org/ Pgina do Educa Thyssen no Youtube, com vdeos diversos sobre artes visuais. http://www.youtube.com/user/EducaThyssen

A. TCNICAS ARTSTICAS E MATERIAIS Pgina da Associao Artstica Cultural Oswaldo Goeldi. Papier Mch. http://www.oswaldogoeldi.com.br/tecnicas.htm Pgina do Museu Calouste Gulbekian. Mostra as tcnicas da tmpera, do giz pastel e da pintura a leo. http://www.museu.gulbenkian.pt/exposicoes/tecnicas/home.asp Extenso educativa do Museo Thyssen Bornemisza. Mostra interessantes vdeos sobre as tcnicas artsticas. Em espanhol. http://www.educathyssen.org/recursos_educativos_0 Pgina em espanhol que explica detalhadamente diversas tcnicas artsticas. http://bellas-artes-tex.blogspot.com/ Pgina em espanhol (ingls como opo) que explica tcnicas de gravura. http://goya.unizar.es/InfoGoya/Obra/TecnicaGrabado.html

B. ESTUDO DAS CORES Universo da Cor. A pgina mostra um crculo cromtico onde se pode verificar a relao entre as cores - anlogas, complementares etc -, alm de possibilitar o acesso matizes ou contrastes. Neste site possvel simular diferentes deficincias na viso em relao s cores. http://www.universodacor.com.br/unicor/index.php?scr=esquemas_cores Universo da Cor. A pgina possibilita experimentar a mistura de cores. http://www.universodacor.com.br/unicor/index.php?scr=misturador_cor

C. HISTRIA DA ARTE A pgina em espanhol abrange a Histria da Arte desde a idade antiga at a arte contempornea. http://www.kalipedia.com/arte/

D. MATERIAIS ARTSTICOS http://www.acrilex.com.br/ http://www.gatopreto.com.br/site/pt/home.asp http://www.corfix.com.br/ http://www.fabercastell.com.br/ http://tgatintas.com.br/index.html http://www.acrylicosvallejo.com/ (pgina em espanhol) http://www.artel.cl/ (pgina em espanhol) http://www.koh-i-noor.cz/en/produkty (pgina em ingls)

108
http://www.talens.com/ (escolher o idioma) http://www.fabriano.com.ar/home.php (pgina em espanhol) http://www.carandache.com/ (pgina em ingls) http://www.pentel.com.mx/ (pgina em espanhol) http://www.sakuraofamerica.com/ (pgina em ingls) http://www.canson-us.com/ (pgina em ingls)

E. LOJAS VIRTUAIS http://www.casadaarte.com.br/ http://www.frutodearte.com.br/distinction.php http://www.oprojetista.com.br/ http://www.casadorestaurador.com.br/ http://www.emporiomichelangelo.com.br/produtos.htm https://www.pentelstore.com/ (em ingls) http://www.todoart.com (em espanhol)

IX.

REVISTAS

Revista BRAVO. Editora Abril. http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2689 Revista CONTINUUM (virtual) http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2689 Revista CULT. Editora Bregantini. http://revistacult.uol.com.br/novo/default.asp Revista ETCETERA (virtual) http://www.revistaetcetera.com.br/ Revista MUSEU (virtual) http://www.revistamuseu.com.br/default.asp Revista O PERCEVEJO http://www.fale.ufal.br/grupopesquisa/gtdramaeteatro/percevejo.htm Revista SALA PRETA ECA/USP http://www.eca.usp.br/salapreta

109

Bibliografia
INTRODUO
BRASIL. Ministrio da Educao. Parmetros Curriculares Nacionais - Introduo. Braslia: MEC/SEF, 1997. MAKARENKO, Anton. Poema pedaggico. Lisboa: Livros Horizonte, 1980. RIBEIRO, Vera M. (org.). Letramento no Brasil. So Paulo: Global / Instituto Paulo Montenegro / Ao Educativa, 2003. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO DO ACRE e SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DE RIO BRANCO. Caderno 1 Orientaes para o Ensino de Lngua Portuguesa e Matemtica no Ciclo Inicial. Rio Branco, 2008. SECRETARIA DE LA EDUCACIN DEL GOBIERNO DE LA CIUDAD DE BUENOS AIRES. Diseo Curricular para la Escuela Primria de la Ciudad de Buenos Aires. Buenos Aires, 2004. ZABALA, Antoni. A prtica educativa - como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ARTES VISUAIS, MSICA, TEATRO E DANA


ALBANO, Ana Anglica. Artes Visuais. In: Caderno de Formao 1. Santo Andr: Secretaria Municipal de Educao e Formao Profissional, 1999, p. 46 ALMEIDA, Ana Cristina Rocco Pereira de. Propostas de trabalho: experincias para a arte. 1991. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educao, Universidade de So Paulo, So Paulo. ANDRADE, Carlos Drummond. A Educao do Ser Potico. Transcrito do Jornal do Brasil, Rio de Janeiro RJ, 20.07.74. Disponvel em http://www.ccsa.ufrn.br/5sel/v2/pdf/minicurso06_aeducacaodoserpoetico.pdf (acesso 08/2009) AQUINO, Felipe Avellar de. Prticas Interpretativas e a Pesquisa em Msica: dilemas e propostas. Revista Opus, n. 9, p.106, dez. 2003. Disponvel em: <http://www.anppom.com.br/opus/opus9/opus9-8.pdf> Acesso em: 19 out. 2008. BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. Imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. So Paulo: Perspectiva, 1991. BENNETT, Roy. Elementos bsicos da msica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990. (Cadernos de Msica da Universidade de Cambridge). BORTORE, Cristiano. Filme Vermelho como o Cu. Produo de Cristiano Bortone e Daniele Mazzocca, 95min. Abril de 2007 California Filmes. Brasil. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: arte / Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1997 CHAU, Marilena. Merleau-Ponty: obra de arte e filosofia. In: NOVAES, Adauto (org.). Artepensamento. So Paulo: Companhia das Letras, 1994. DE MAIS, Domenico. O cio Criativo. Rio de Janeiro: Editora Sexteto, 4 Edio, 2000 DERDYK, Edith. Linha de horizonte: por uma potica do ato criador. So Paulo: Escuta, 2001 DEWEY, John. A arte como experincia. In: Dewey (Os Pensadores). So Paulo: Abril Cultural, 1985 (1934) FAVERO, Sandra Maria Correia. As Inquietaes do Artista-Professor In Da Pesquisa: Revista de Investigao em Artes, Florianpolis/SC. Volume 2 Numero 2. Disponvel em http://www.ceart.udesc.br/revista_dapesquisa/volume2/numero2/plasticas/sandra_favero.pdf (acesso 08/2009) FISCHER, Ernst. A necessidade da arte, Zahar, Rio de Janeiro,1967 FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios pratica educativa. Editora Paz e Terra. 35 edio. So Paulo, 1996. GONALVES, Tatiana Fecchio. Arte Diferena e Incluso no Contexto Edicacional. Revista Digital Art&, v. Ano VI, p. Nov.2008Nov.2008, 2008. GONALVES, Tatiana Fecchio. Questes acerca do Pesquisar em Artes Plsticas. Intervenes (UFPB). , v.2 e 3, p.151 - 161, 2009. GRAMANI, Jos Eduardo. Rtmica. So Paulo: Perspectiva, 1988. HILMAN, James. O Cdigo do Ser: Uma busca do Carter e da Vocao Pessoal (traduo de Adalgisa Campos da Silva, primeiro edio 1996). Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1997 (p.13-52) HOLM, Anna Marie. Fazer e pensar arte. So Paulo: MAM-SP, 2005. HYDE, Levis. The gift: imagination and the erotic life of property. Londres: Vintage/Handom House, 1988. IAVELBERG, Rosa. O desenho cultivado da criana. Porto Alegre: Zouk, 2006. KOLLREUTTER, Hans Joaquim. Sobre o valor e o desvalor da obra de arte. Estudos Avanados, So Paulo, n. 37, vol.13, p.251-260. set./dez. 1999. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v13n37/v13n37a14.pdf> Acesso em: 20 out. 2007.

110
KRAMER, Snia. A infncia e sua singularidade. In: BEAUCHAMP, Jeanete (org.). Ensino fundamental de nove anos: orientaes para a incluso da criana de seis anos de idade. Braslia: MEC/SEB, 2007. LACERDA, Osvaldo. Compndio de teoria elementar da msica. So Paulo: Ricordi Brasileira, 1967 LARROSA, Jorge. p. LARROSA, Jorge. Nota sobre a experincia e o saber da experincia. Revista Brasileira de Educao, n 19 Rio de Janeiro: ANPED, 2002. p.27 LEMINSKI, Paulo. A Arte e Outros Inutenslios. Jornal Folha de S. Paulo, caderno Ilustrada, p. 92, 18/10/1986 LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possvel e o necessrio. Porto Alegre: Artmed. 2002. LOUREIRO, Alcia Maria Almeida. O ensino da msica na escola fundamental: um estudo exploratrio. 2001. Dissertao (Mestrado em Educao) Faculdade de Educao, Pontifcia Universidade catlica de Minas Gerais, Belo Horizonte. MACHADO, Marina Marcondes. O brinquedo-sucata e a criana. So Paulo: Loyola, 1994. MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didtica do Ensino de Arte. So Paulo: FTD, 1998. MATEU, Mara Cateura. Msica para los ciclos bsicos: ciclo medio - niveles III, IV y V. Madrid-Barcelona, Mxico: Ediciones Daimon, Manuel Tamayo, 1983. MATURANA, Humberto. Emoes e linguagem na educao e na poltica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001. MOREIRA, Ana Anglica Albano. O espao do desenho: a educao do educador. So Paulo: Loyola, 1984. MORIN, Edgar. Introduo ao pensamento complexo. Porto Alegre: Editora Sulina, 2005. NOVAES, Adauto. Constelaes. In: NOVAES, A. (org.). Artepensamento. So Paulo: Companhia das Letras, 1994. OSTROWER, Fayga. A Expresso artstica no Levada a Srio nas escolas. Publicado em Fevereiro de 1988 (referencias bibliogrficas incompletas) OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criao. Petrpolis: Editora Vozes, 1986 (p.09-30) PARK, Margareth Brandini; FERNANDES, Renata Siero (orgs.). Um Sobrevoo: O Conceito de Educao No-Formal. In Educao NoFormal: Contextos Percursos e Sujeitos. Campinas: CMU Publicaes, Editora Setembro, 2005 PAULNACK, Karl. Resumo do Encontro de Boas Vindas. Traduo Tatiana Fecchio Gonalves (no publicado). 2004 PAZ, Otavio. Ver e Usar: Arte e Artesanato. In Paz, Otavio. Convergncias: Ensaios sobre Arte e Literatura . Rio de Janeiro, Editora Rocco, 1991. PESSOA, Fernando. Reflexes sobre a arte. In: Obras em prosa, volume nico, Rio de janeiro: Editora Nova Aguilar,1982, p.218 PRADO, Guilherme do Val Toledo; CUNHA, Renata Barrichelo. Percursos de autoria: exerccios de pesquisa. Campinas: Alnea; 2007. PRADO, Guilherme do Val Toledo; SOLIGO, Rosaura. Porque escrever fazer histria: revelaes, subverses, superaes. Campinas, SP: Graf. FE-UNICAMP, 2005. RANCIRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lies sobre emancipao intelectual. Belo Horizonte: Autntica, 2002. REZENDE, Antonio Muniz. A Anlise Pedaggica do Discurso. In Iniciao Terica e Prtica as Cincias Sociais. Antonio Muniz de Rezende (Org.). Petrpolis: Editora Vozes, 1979 RODARI, Gianni. A gramtica da fantasia. So Paulo: Summus, 1982. RODRIGUES, K. L. O professor de arte que temos e o professor de arte que queremos. Akrpolis Umuarama, v. 16, n. 3, p. 165170, jul./set. 2008. SALLES, Ceclia Almeida. Gesto Inacabado: processo de criao artstica. So Paulo: FAPESP: Annablume, 1998. SALLES, Ceclia Almeida. Redes da criao: Construo da Obra de Arte. 2a. Edio. Prefcio: Jean-Claude Bernardet. So Paulo: ed.Horizonte,2006.172p. SIMSON, Olga R. de M. Von; PARK, Margareth B.; FERNANDES, Renata S. (orgs.). O Educador de Rua e sua Prtica: O Projeto Travessia. In Educao no-formal: cenrios da criao. Campinas/SP: Editora da Unicamp/ Centro de Memria, 2001. TATIT, Luiz Augusto de Moraes. Semitica da Cano Melodia e Letra. So Paulo: Escuta, 1994. Srie Estudos: n.1

You might also like