You are on page 1of 4

Ponte de Wheatstone A ponte de wheatstone um mtodo mais refinado de se determinar a resistncia de um resistor.

. Ela consiste na utilizao de um galvanmetro, dois resistores de resistncia conhecida (R1 e R2) e outro de resistncia varivel (RV), alm de uma fonte de tenso. A figura abaixo mostra a montagem de uma ponte de Wheatstone:

Nesta montagem, para determinar a resistncia desconhecida RX, devemos ajustar a resistncia varivel RV de modo que no haja passagem de corrente pelo galvanmetro. Isso acontecer quando os ns C e D possurem o mesmo potencial, ou seja:

Consequentemente teremos tambm

Substituindo a Eq. 2 na Eq. 1, temos:

Ou seja, quando os produtos cruzados dos resistores da ponte de Wheatstone forem iguais, o galvanmetro no indicar nenhuma corrente eltrica no ramo CD. Nesta situao, dizemos que a ponte est em equilbrio. Para determinar o valor da resistncia desconhecida basta utilizar a relao

Ponte Mtrica

Uma outra montagem da ponte de Wheatstone chamada de ponte mtrica, pois depende do comprimento dos resistores envolvidos. Nesta montagem utilizamos um resistor R, de comprimento L e cursor central. O cursor divide o resistor R em dois resistores: RA e RB de comprimentos LA e LB, sendo que LA + LB = L e RA + RB = R.

A relao que torna a ponte equilibrada (sem passagem de corrente pelo galvanmetro)

R1.RB=R2.RA
Utilizando a segunda lei de Ohm, podemos chegar nas seguintes relaes:

Substituindo ambas as relaes acima na equao da condio de equilbrio podemos finalmente obter

R1.LB=R2.LA
A condio de equilbrio depende dos comprimentos LA e LB, justificando o nome ponte mtrica.

http://www.professoraraujo.com.br/conteudo/eletricidade/wheatstone.php

http://www.orfury.com.br/blog/14983/como-usar-o-alicate-amperimetro.html. Como usar o alicate amperimetro Quem trabalha com instalaes eltricas no pode deixar de ter um alicate ampermetro no seu jogo de ferramentas. Utilizando-se de princpios bsicos da fsica, o alicate ampermetro utilizado para a medio de correntes (amperagem) presentes em um circuito eltrico ou eletrnico. Ele possui uma grande vantagem em relao aos outros modelos de ampermetros exatamente por ter um formato mais simplificado, o que facilita a sua utilizao sem a necessidade de realizar alteraes nos circuitos. Embora seja um pouco mais caro que os modelos convencionais, o alicate ampermetro se tornou to fundamental nos dias de hoje que pode ser adquirido com bastante facilidade, tanto em lojas de equipamentos eltricos quanto em sites pela internet. Por isso, saber utiliz-lo de forma correta vai garantir muito mais praticidade e rapidez para realizar manutenes e criar instalaes eltricas. Como funciona o alicate ampermetro Para utiliz-lo de maneira correta preciso compreender o seu funcionamento. Segundo a fsica, uma corrente eltrica ao passar por um condutor capaz de gerar um campo magntico. Utilizando-se dos princpios de um Transformador de Corrente, o alicate ampermetro capaz de medir indiretamente a quantidade eletromagnetismo gerado ao redor do condutor e convert-la, por meio de um fator especfico, em um valor muito prximo do real. O alicate composto por uma bobina e circuitos especficos que so responsveis por determinar o valor final da corrente obtida. Muitos alicates ampermetros tambm funcionam como multmetros digitais. Nesse caso, a medio direta, pois necessria a utilizao de cabos inseridos diretamente no circuito para a obteno dos resultados. Como utilizar o alicate ampermetro Aps compreender um pouco do seu funcionamento, fcil utilizar um alicate ampermetro para realizar as medies em quaisquer instalaes. Em primeiro lugar, certifique-se de que o aparelho est ligado e escolha o tipo de corrente a ser analisada Corrente Contnua ou Corrente Alternada. Feito isso, selecione o segmento do circuito a ser analisado e separe um fio ou cabo especfico. Abra as garras do alicate e abrace o fio de forma que ele fique centralizado e perpendicular s garras. Analise o visor e tome nota do resultado obtido. Para fins de confirmao, reinicie o alicate ampermetro e repita o procedimento. Caso queira realizar outras medies, a maioria dos alicates ampermetro possuem tambm multmetros digitais para a aferio de voltagens, correntes e outras grandezas. Para isso, basta inserir os cabos da forma correta em srie ou em paralelo, dependendo da grandeza a ser analisada e ajustar os detalhes no medidor.

Onde adquirir um alicate ampermetro pelos melhores preos e descontos

Por ser uma ferramenta fundamental no dia-a-dia de eletricistas e profissionais de manuteno industrial e eltrica, os alicates ampermetros podem ser encontrados na maioria das lojas de equipamentos eletrnicos. O site www.grandeeletro.com.br possui uma linha completa de ferramentas e alicates ampermetro para serem utilizados tanto em servios profissionais quanto em manutenes domsticas.

O alicate ampermetro uma das principais ferramentas de um eletricista, principalmente para aqueles que desejam ter mais facilidade e rapidez na hora de realizarem todos os tipos de medies. Saber utiliz-lo de forma correta vai garantir uma instalao mais tranquila, alm de ter mais segurana e evitar sobrecargas no circuito analisado.

Fonte: http://comofas.com/como-usar-o-alicate-amperimetro/

You might also like